Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 14 de maio de 2002 - Nº 531 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis Nipakh Korovin

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Arqueólogos encontram ossos humanos em Ubatuba
Saúde Mental ganha prédio novo no dia da Luta Antimanicominial
Alunos fazem apresentação em homenagem à Abolição dos Escravos
Fundo realiza bazar na região Sul
Presença da região na entrega de título
Reunião discute realização da Travessia de Ubatuba
Conselho Municipal da Condição Feminina reúne grande público
Equipe de basquete masculino mirim vence Taubaté
Basquete masculino vence Trianon em casa
Futebol feminino se classifica para a 2ª fase do regional
Reunião apresenta Plano Diretor em Ilhabela
Escola é inaugurada no Bairro São Pedro
Passeio ciclístico dará 200 conjuntos de equipamento obrigatório
Centro de Educação Infantil cria projeto “Divisão de Responsabilidades”
Prefeitura e Orsa oferecem cursos para pais
V Litoral Dance Festival apresentará 214 coreografias
Agenda Cultural Fundacc Caraguatatuba
Câmara discute projeto de Convênio com Segurança Pública
Carta do Leitor



Arqueólogos encontram ossos humanos em Ubatuba

Ubatuba - Uma equipe de arqueólogos do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Universidade de São Paulo) descobriu 87 fragmentos de ossos humanos que datam de 2000 a.C, na ilha do Mar Virado, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Além disso, foram descobertos carvão, sementes de vegetais e outras peças identificadas como adornos e utensílios domésticos.
Com a descoberta, o projeto "Sítio Arqueológico do Mar Virado", que é desenvolvido por meio de um convênio entre a USP e a Prefeitura de Ubatuba, atinge sua décima etapa de pesquisa científica sistemática.
"No local, há sinais da presença do homem em tudo, desde o seu nascimento até seu sepultamento", disse a arqueóloga Dorath Pinto Uchôa, coordenadora da pesquisa.
A pesquisadora também já desenvolveu estudos semelhantes em outros bairros da cidade, como Tenório e Itaguá.
Segundo Dorath, as evidências deixadas pelo homem estão registradas nos elementos utilizados em rituais e principalmente na alimentação à base de peixes, moluscos e ervas.
Existem similaridades, de acordo com a coordenadora, entre os sítios arqueológicos do Mar Virado e de Itaguá, denominados por ela como "conchíferos", já que ambos apresentam registros de grupos pré-históricos que se alimentavam de moluscos.
Segundo ela, os moluscos eram utilizados ainda para a fabricação de instrumentos de trabalho e adornos.
"Eles utilizavam toda a matéria-prima que encontravam no local", explicou.
A pedra, por exemplo, era transformada em uma ferramenta semelhante ao machado, e os dentes do peixe cação se transformavam em enfeites.
Dorath disse ainda que os antigos habitantes da ilha desconheciam qualquer forma de escrita, porém, sabiam utilizar bem todo o ambiente.
Maquetes, peças, fotos e detalhes da pesquisa do projeto "Sítio Arqueológico do Mar Virado", estarão expostos a partir do dia 19 de julho, no Sobradão do Porto, no centro da cidade.
De acordo com Dorath, a mostra faz parte do convênio entre a prefeitura e o museu, que prevê, além dos trabalhos de pesquisa de campo, exposições temporárias da documentação e do material coletado.
Também estão previstas no convênio palestras sobre os patrimônios arqueológico e ambiental do município.
"É um projeto multidisciplinar que abrange educação, turismo, antropologia cultural e arqueologia", disse.
O trabalho de pesquisa vem sendo desenvolvido por um grupo de 11 pessoas, entre alunos de doutorado e pós-graduação orientados por professores da USP.
O último sítio arqueológico descoberto na região do Vale do Paraíba e do litoral norte foi na cidade de Canas, em dezembro do ano passado.
O sítio, datado do período pré-colonial, foi encontrado durante escavações que estavam sendo feitas para a implantação das redes de água e esgoto em um conjunto habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).
Foram encontrados fragmentos de cerâmica tupi-guarani de formato geométrico, com decoração feita em baixo relevo feitas provavelmente a unha. (Fonte: BOL)

Saúde Mental ganha prédio novo no dia da Luta Antimanicominial

Ubatuba - Dia 18 sábado a Unidade de Saúde Mental estará comemorando mais um ano da Luta Antimanicominial, que é manter o mínimo de internações possíveis em Hospitais de referência na região. Este procedimento já tem colocado Ubatuba em destaque perante outras cidades do Vale e principalmente no Litoral. A cota de internação que é de 21 por mês, já atingiu 2 a 3 internações mês , pelo cuidado no atendimento ambulatorial.
A Unidade de Saúde Mental que foi criada na outra gestão do Prefeito Paulo Ramos, estará instalada em uma nova casa na Rua Cunhambebe , ao lado do sacolão da Tomás Galhardo. Esta mudança ocorre para melhor atendimento ao público e também para num futuro próximo ser instalado neste local o CAPS, que trará um nível de atendimento ainda melhor para os pacientes, com oficinas terapêuticas e outros procedimentos para pessoas que necessitam dos serviços dos profissionais da Saúde Mental. Para Ubatuba o dia 18 não será só o dia instituído Nacionalmente para a Luta Antimanicominial , mas também de mudanças estruturais e modernas no tratamento dos pacientes que usam este serviço que tem sido um exemplo para outros municípios, pela qualidade e dedicação dos profissionais que trabalham nesta área. (Fonte: ACS-PMU)

Alunos fazem apresentação em homenagem à Abolição dos Escravos

Ubatuba - Cerca de 70 alunos do Projeto Sol Nascente estiveram expondo seus trabalhos artesanais e se apresentando em uma roda de capoeira na segunda-feira, 13. A apresentação aconteceu na praça 13 de Maio em homenagem à data alusiva à Abolição da Escravatura.
A roda de capoeira foi orientada pelo professor Fábio Sabiá, 24, do grupo Nova Maré, e chamou a atenção das pessoas que passavam pela praça durante o horário comercial. O primeiro grupo de crianças iniciou a apresentação por volta das 9h e, no período da tarde, houve nova apresentação, com início às 14h.
Como forma de demonstração dos trabalhos realizados pelos alunos, os monitores do projeto instalaram uma barraca com diversos trabalhos artesanais produzidos pelas próprias crianças, apresentando produtos diversificados, como cestas e bolsas produzidas através da utilização de sacos de farinha reciclado, bem como enfeites e máscaras trabalhados em papel marchê. Todos os produtos estavam à venda, a preços populares.
O projeto Sol Nascente é uma realização da Prefeitura de Ubatuba, através da secretaria de Desenvolvimento Social. Segundo a assistente social Maria Aparecida Sena, 34, o projeto consiste em um trabalho de assistência a crianças em situação de risco, desenvolvido em horário alternativo ao escolar. São ministradas aulas de capoeira, reforço escolar, artesanato, informática, serigrafia e esportes em geral, como futebol, vôlei e tênis de mesa, entre outros. O acompanhamento social dos grupos familiares também é parte integrante do projeto. A sede de projeto Sol Nascente fica na rodovia Oswaldo Cruz, nº 5.100, no bairro do Horto. O local está aberto a visitações e para receber doações. (Fonte: ACS-PMU)

Fundo realiza bazar na região Sul

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade realizou o segundo bazar beneficente este ano com mercadorias apreendidas pela fiscalização da Prefeitura durante a temporada de verão. O bazar foi realizado sábado, 11, na Escola Municipal Terezinha dos Santos, no Sertão da Quina, pela primeira vez, com a renda, da ordem de R$ 2.300,00 a ser revertida em prol de entidades assistenciais do município. As mercadorias como bermudas, bolsas, calças, óculos, redes, colchas, sandálias, tapetes, etc, foram apreendidas no período de férias de verão na área de jurisdição da Regional Sul. (Fonte: ACS-PMU)

Presença da região na entrega de título

Ubatuba - As lideranças políticas do Litoral Norte e Vale do Paraíba marcaram presença na entrega do título de “Cidadão Caraguatatubense” ao prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), na última sexta-feira, 10, com o salão nobre da Câmara completamente lotado. O título é de autoria do vereador João Rodrigues de Godoy Filho (PL), tendo em vista os trabalhos realizados pelo homenageado em favor das cidades do Litoral Norte e Vale do Ribeira. Paulo Ramos, prefeito de Ubatuba pela segunda vez, foi responsável pela criação da Asssociação dos vice-Prefeitos do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra Mantiqueira (AVALIN), tendo ainda assumido a presidência do CODIVAP onde defendeu as reivindicações dos municípios junto ao Governo Mário Covas. Visitou países europeus e estreitou o relacionamento, por meio de ações municipalistas, com países do Mercosul.
Ramos preside atualmente o Comitê de Bacias Hídricas do Litoral Norte. Além de vereadores da região, a cerimônia contou com a presença dos prefeitos Danilo José de Toledo, de Sâo Luiz do Paraitinga e de Antonio Carlos, de Caraguatatuba, na festa de confraternização. Paulo Ramos, ao agradecer a homenagem disse que as regiões do Litoral Norte e Vale do Paraíba tem um relacionamento geográfico e histórico e que os políticos são julgados pela opinião pública em caráter permanente e, com a entrega do título, seu desempenho recebeu aprovação. “O título de cidadania de Caraguatatuba aumenta a nossa responsabilidade de trabalhar pela região”, disse o prefeito. (Fonte: ACS-PMU)

Reunião discute realização da Travessia de Ubatuba

Ubatuba - Representantes de diversas áreas operacionais e de apoio ligadas à realização da 33ª Travessia de Ubatuba estiveram reunidos na sede da Comtur (Companhia Municipal de Turismo) na praça 13 de Maio na manhã de segunda-feira, 13.
Assuntos como segurança para o público e atletas, infra-estrutura, apoio aquático, salvamento e esquemas especiais de trânsito foram abordados em conjunto pelos representantes da secretaria municipal de Turismo, Sérgio Eric de Carvalho, secretaria municipal de Esportes e Lazer, Richard Ricardo, Comtur, Luiz Bischof, Polícia Militar, tenente Rubens Martins Franco Júnior, Guarda Municipal, coronel Gilberto de Carvalho, Bombeiros, sargento Nestor Gama Pinto e Tamoios Iate Clube, através do comodoro José Jacyntho de Magalhães Netto. .“Devemos disponibilizar uma URSA (Unidade de Resgate e Salvamento Aquático) e um bote para a prova, além de um grupo de seis guarda vidas que devem estar com atenção exclusiva ao evento”, contou o sargento Gama, do Corpo de Bombeiros.
A prova será realizada a partir das 9h no próximo domingo, dia 26, na praia do Cruzeiro. O evento faz parte do calendário turístico-esportivo de Ubatuba. Na prova principal, o trajeto a ser percorrido é de 9.400 metros e terá início no canto direito da praia do Perequê-Açu, em direção à orla da Barra Seca, seguindo ao Cais do Porto, Pedra do Morcego e retornando a praia do Cruzeiro. A segunda prova terá 3.100 metros (saindo do Cais do Porto e chegando na praia do Cruzeiro) e a última 750 metros (saindo da Prainha do Matarazzo e chegando na praia do Cruzeiro).
O palanque será montado junto ao Centro de Informações Turísticas, onde a premiação estará em exposição até o final da prova. Haverá também uma retrospectiva da Travessia de Ubatuba, até sua interrupção na administração anterior. (Fonte: ACS-PMU)

Conselho Municipal da Condição Feminina reúne grande público

São Sebastião - Cerca de 80 mulheres estiveram reunidas no sábado, dia 11, às 17 horas, no Hotel Porto Grande, em São Sebasstião, para a reunião do Conselho Municipal da Condição Feminina.
Além da presidente do Conselho, Denise Estevaletto, estiveram presentes, a vice- prefeita, Cláudia Batocchio Pinto Flausino; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso e a presidente do Conselho da Comunidade Negra, Regina Célia Cristino Barbosa.
O objetivo do encontro foi dar oportunidade para que as mulheres dessem sugestões e conhecessem as ações desenvolvidas no município. As participantes abordaram várias questões, entre elas, a condição da mulher no política nacional.
Durante o encontro, o público aproveitou para solicitar à presidente do Conselho da Condição Feminina, Denise Estevaletto, maior frequência na realização da Feira da Mulher.
Além disso, questionaram a falta de um centro de Zoonoses, o destino do Lar dos Idosos que, segundo Vera Alonso, em breve, será ocupado pelos moradores do Lar Vicentino, e a ampliação do número de vagas nas creches.
As mulheres também reclamaram da falta de um mamógrafo e tomógrafo no Hospital de Clínicas, um ambulatório específico para o público feminino e a dificuldade de acesso ao Sistema Único de Saúde. (Fonte: PMSS)

Equipe de basquete masculino mirim vence Taubaté

São Sebastião - No dia 11 de maio passado, a equipe de basquetebol masculino na categoria mirim, venceu Taubaté em casa, em jogo válido pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O placar final foi 48 a 42 e as parciais foram: 18 a 07 no 1º quarto; 11 a 12 no 2º quarto, 10 a 08 no 3º quarto e 09 a 15 no 4º quarto
O cestinha do time foi o capitão da equipe, Rodrigo Lopo, com 14 pontos. Destaques também para Jefferson Rocha com 10 pontos e para o armador Jessé que proporcionou ótimas assistências para os pivôs da equipe sebastianense.
Segundo o técnico Ricardo Rosa, os atletas tem aproveitado bastante os treinamentos, aplicando-os em quadra da melhor maneira possível. “Devido a dedicação ao basquetebol, os nossos atletas tem mostrado um excelente desempenho em quadra, trabalhando bem as jogadas aplicadas nos treinamentos. A participação em jogos faz com que eles possam adquirir maior experiência e conhecer os bem a estratégia dos adversários.” Afirma Ricardo Rosa.
Além dos treinamentos semanais (Segunda, Quarta e Sexta), os atletas da categoria mirim podem contar com a cooperação e incentivo da equipe masculina adulta. No dia 06 de maio, os atletas da equipe adulta fizeram uma clínica de basquetebol no Ginásio de Esportes “José de Souza Gringo” para os atletas do mirim masculino e feminino e foi um sucesso. “Esta é uma ótima maneira de incentivar o atleta e volto a dizer, eles seguem o exemplo dos adultos. Estamos formando a personalidade esportiva destas crianças, além do que, temos esperança de que desta quadra, saia um verdadeiro campeão.” Finaliza Ricardo. (Fonte: PMSS)

Basquete masculino vence Trianon em casa

São Sebastião - No dia 10 de maio passado, às 20:30 horas, a equipe de basquetebol de São Sebastião, na categoria adulto masculino venceu o Trianon da cidade de Jacareí em casa por uma diferença de 15 pontos. Em jogo válido pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O placar final foi 93 a 78.
As parciais foram: 24 a 20 no 1º quarto; 29 a 20 no 2º quarto, 15 a 15 no 3º quarto e 25 a 23 no 4º quarto e o cestinha do time foi o armador MARCELINHO, com 21 pontos e 09 assistências. Destaques também para o pivô RAFAEL, com 20 pontos, 03 assistências e 04 rebotes de ataque e 05 rebotes de defesa e para o escolta WESLEY - o Mineiro com 04 recuperações de bola.
Segundo o técnico, Adriano José Ruiz, os atletas tiveram um desempenho muito bom em quadra, usando de forma correta as estratégias de jogo para vencer o adversário. “O fato do time adversário ser extremamente provocador não afetou os nossos jogadores. Eles entraram em quadra concentrados, usaram as estratégias definidas e não deixaram o ritmo do jogo cair. Vencemos mais um adversário difícil e com certeza iremos manter os resultados que conquistamos até o presente momento.” Afirma Adriano.
Para os jogadores a infra estrutura e os métodos de treinamento adotados especialmente para a equipe são perfeitos. “Estamos podendo treinar diariamente - o que é muito bom para o entrosamento da equipe em quadra - além de podermos contar com a ajuda constante da Prefeitura e o mais importante, temos respaldo para tudo que é necessário. Essa ajuda valiosa não tem preço e é graças a isso que estamos podendo trazer esses belíssimos resultados para São Sebastião. Fazer parte desta equipe é mais do que bom, é um prazer, e falo isso em nome de todos os jogadores.” Completa Wesley - o Mineiro.
O próximo jogo da equipe sebastianense é válido pela Liga Paulista de Basquetebol. São Sebastião enfrenta Arujá na casa do adversário.
No primeiro jogo contra Arujá, São Sebastião venceu o adversário por um placar de 109 a 78, ou seja, 31 pontos de diferença e promete dar outro “show” só que desta vez na casa do adversário.
Tanto na Liga Paulista, como na Liga do Vale do Paraíba e Litoral Norte, São Sebastião está em primeiro lugar. Segundo o último boletim informativo divulgado pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte, São Sebastião se mantém invicto com 12 pontos na classificação geral, seguido pela equipe do Trianon de Jacareí e a equipe de Pindamonhangaba com 05 pontos. Já pela Liga Paulista de Basquetebol, série ouro, São Sebastião se mantém na primeira colocação totalizando 05 pontos ganhos no quadro geral de colocação, seguido pela equipe de Arujá com 04 pontos ganhos. (Fonte: PMSS)

Futebol feminino se classifica para a 2ª fase do regional

São Sebastião - No dia 12 de maio, Domingo, a equipe de futebol feminino adulto empatou com a equipe de Ilhabela em casa. O placar final foi 0 x 0 em jogo válido pelo 5º Campeonato Regional de Futebol Feminino, pela Liga Municipal de Futebol de Guaratinguetá.
Segundo o técnico, Alexandre Chagas foi uma partida muito equilibrada, “Esta foi a última partida dos dois times pela 1ª fase. Ambos já estão classificados para a 2ª fase e a data deverá ser definida até quarta-feira, dia 15 de maio. A equipe sebastianense tem mostrado bastante força e um belíssimo desempenho em campo. Isto é resultado de muito trabalho e um tremendo esforço por parte das meninas que tem treinado duro para garantir a classificação no campeonato e já estamos treinando forte também para os Jogos Regionais de 2002” Afirma Alexandre.
A equipe de São Sebastião é representada por: Ana Beatriz (meio de campo); Ana Terezinha (zagueira); Catarina Silva ( meio campo); Fabiana Teixeira ( meio campo); Hevilin Magalhães (lateral esquerda); Inês Ambrósio (atacante); Ivanete Ferreira( atacante); Janice Goncalves ( atacante); Josiane Santos (zagueira); Juliana Barranco ( lateral direito); Leandra Guedes ( goleira); Sandra Champoski (meio campo); Suelen Rodrigues (goleira); Taís Nogueira ( atacante); Vânia Letícia ( atacante); Vivian Aparecida ( zagueira) e Williane Alves ( atacante). A Comissão Técnica é formada por Profº Alexandre Chagas (técnico), Profª Hanna Hartog (Auxiliar Técnica), Profª Janaína Borin (Preparadora Física) e Francisco Bonfim (massagista).
Futebol Masculino vence amistoso em Guaratinguetá - No Sábado passado, dia 11 de maio, a equipe de futebol masculino de São Sebastião participou de um amistoso em Guaratinguetá, na casa do adversário, vencendo de 04 a 00.
Os gols foram marcados por Rafael (2), Bruno (1) e Felipe (1). Segundo o técnico Áureo Rêgo, este amistoso faz parte das preparações para os Jogos Regionais. (Fonte: PMSS)

Reunião apresenta Plano Diretor em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da equipe do Plano Diretor realizou nesta sexta-feira uma reunião com a comunidade para apresentar os resultados das 25 reuniões populares ministradas pela equipe do plano, onde cerca de 900 pessoas participaram representando suas regiões e tiveram a oportunidade de expressar suas insatisfações em várias áreas. Deste resultado foi possível extrair dois quadros de problemas, um contendo problemas estruturais de soluções a longo prazo próprias de um Plano Diretor e outro quadro de problemas de solução imediata ou a curto prazo passíveis de comporem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), este último foi a pauta da reunião.
O prefeito Manoel Marcos esteve presente para que, junto com a comunidade, tomasse conhecimento da porcentagem de ocorrências, segundo as necessidades e prioridades da população, coletadas durante as reuniões populares. Manoel Marcos disse que quer ver o envolvimento da população na solução dos problemas da cidade, através de denúncias e participando da administração e reuniões como esta, que é aberta a toda comunidade.
Entre aproximadamente100 problemas apresentados, os mais citados foram a falta de rede coletora e estação de tratamento de esgoto, atendimento médico hospitalar precário, falta de segurança, lixo e precariedade do aterro sanitário. Em relação a este último ponto, o prefeito comunicou a distribuição de 250 lixeiras pela cidade em pontos onde exista a concentração de pessoas para conter este problema. Para o lixão, haverá uma readequação da área e uma nova destinação para os resíduos sólidos.
A solução destes problemas, considerada de curto prazo, está dividida entre ações da prefeitura, de órgãos do governo federal e estadual e dos próprios cidadãos. Alguns de competência da prefeitura, já estão em vias de solução, como é o caso do hospital municipal, com inauguração prevista para o final do mês de junho. Outros serão incluídos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que vai determinar o orçamento do ano que vem. Os problemas de competência do governo federal e estadual serão encaminhados aos órgãos competentes.
Ao que compete aos cidadãos é a parceira do poder público na solução e prevenção de problemas, além da tomada de consciência e responsabilidade na hora de agir. Segundo a coordenadora do Plano Diretor, Maria Inez Moura Fazzini Biondi, a um planejamento participativo é novidade na vida política brasileira. “Governantes e população não estão habituados a esse processo. Para a condução do nosso Plano Diretor é imprescindível a participação popular, faz parte da metodologia de trabalho e acredito ser a melhor ferramenta na busca de soluções para melhorar a vida de todos”, disse. (Fonte: PMI)

Escola é inaugurada no Bairro São Pedro

Ilhabela - Foi inaugurada neste Sábado, 11, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação mais uma obra em benefício da educação das nossas crianças. A escola municipal de ensino fundamental Professora Maria Tereza de Freitas Vidal, no bairro São Pedro, foi reformada, ampliada e adaptada para as necessidades das crianças.
A festa de entrega da escola à comunidade contou com a presença de autoridades como o prefeito Manoel Marcos, o vice-prefeito Gilson Tangerino, o Secretário de Obras João Marques, o presidente da câmara, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o representante da comunidade Zeca do São Pedro, o representante da Empreiteira Esquadro, Edson Matos, Secretário da Educação, Antônio Cornélio e a presidente da APAE, Mônica Kurachina.
Em um discurso informal Antônio Cornélio agradeceu o apoio da comunidade do bairro, que acompanhou o desenvolvimento da obra e demonstrou-se feliz por poder proporcionar as crianças a oportunidade de estudo digno e de qualidade.
O prefeito Manoel Marcos falou da importância de utilizar materiais de qualidade em uma obra, porque garante longa durabilidade e evita a necessidade de novas reformas. Citou também algumas obras que vem realizando no sul entre elas estão a quadra poli-esportiva do Borrifos, a reforma da UBS do Curral, a troca de sarjetas e a reforma da quadra da Praia Grande, construída pelo seu pai, o Prefeito Eurípedes. (Fonte: PMI)

Passeio ciclístico dará 200 conjuntos de equipamento obrigatório

Caraguatatuba - O Passeio Ciclístico que fará o lançamento da Campanha “Ciclista seja Vivo” da Ditran - Divisão de Trânsito de Caraguá irá oferecer muitos brindes aos participantes. Os primeiros 200 inscritos serão presenteados com um conjunto de equipamento obrigatório com campainha, sinalização noturna, reflexivos dianteiros, traseiro, lateral e pedais e espelho retrovisor. A campanha que começa a ser realizada este mês com intuito de educar o ciclista para o trânsito, será lançada no dia 26 de maio com o passeio ciclístico, que será realizado pelas ciclovias da cidade. No final do passeio haverá sorteio de biciletas e camisetas (somente aos inscritos nos seguintes postos: Di Ciclo, J. Bike 1, J Bike 2, Ciclo Gê, Big Bike, Ditran, Rádio Oceânica).
O sorteio será feito pelo símbolo da campanha, o ciclista Daniel Richard Maischberger, 13 anos, vítima de atropelamento em 12 de outubro de 2001 na Av. Miguel Varlez (em frente à padaria esquina do Pão), ano passado.
O percurso do passeio ciclístico será da Praça de Eventos até a Praça da Prainha (término da ciclovia). O sorteio dos brindes será público e a entrega logo após a apuração. Os participantes deverão portar o número de inscrição de forma visível. A concentração vai acontecer à partir das 9 horas no local de saída. Até 10 horas, inscrições e distribuição de camisetas aos participantes.
O ciclista símbolo da campanha, que considera a sua recuperação como um milagre, pediu ao prefeito Antonio Carlos que fizesse uma campanha informativa para turistas sobre o elevado número de bicicletas como meio de transporte na cidade. O prefeito de fato considerou de grande importância uma campanha educativa na cidade devido ao elevado número de ciclistas em circulação.
A Ditran quer, desta vez, enfocar o ciclista e seu comportamento na via pública, tanto em relação aos veículos como em relação aos pedestres. Para a Ditran o objetivo dessa nova campanha é atingir algumas metas em relação à educação no trânsito, inclusive com relação ao uso de equipamentos obrigatório.
O elevado número de bicicletas circulando nas vias e nas estradas - frota estimada de 20 mil bicicletas, tem gerado acidentes de trânsito com vítimas. Num balanço geral, nos últimos 3 anos aconteceram 315 acidentes com 291 vítimas acidentadas e 7 mortes e de acordo com a Ditran, somente os números já justificam a necessidade de uma campanha de trânsito.
Os acidentes ocorrem principalmente nas seguintes vias: Av. Miguel Varlez, Av. José da Costa Pinheiro Jr., Av. Castelo Branco, Av. Dr. Artur da costa Filho e Av. Paulo Ferrraz da Silva Porto. Segundo a Ditran, a necessidade evidencia-se quando se constata que as duas últimas são providas de ciclovia e na Av. José da costa Pinheiro Jr. foi implantada uma ciclofaixa em 2001.
A campanha acontecerá em três fases - No início da campanha, o projeto vai abranger trechos da área central da cidade, como do trevo até o final da avenida Dr. Altino Arantes e também em toda a extensão da Avenida da Praia. A segunda etapa da campanha irá atingir também os bairros de Caraguá. Quem fará o trabalho de fiscalização e conscientização são os Marronzinhos, “Trata-se de uma experiência que poderá ser alterada de acordo com os resultados obtidos. O objetivo é fazer com que o ciclista se acostume a utilizar a ciclovia e respeite as leis de trânsito”, comentou o diretor da Ditran, Cel. Celso Rapacci.
Fase 1 - Educativa e de orientação, com duração de 2 semanas, consiste na abordagem do ciclista. Por ser o primeiro contato do Agente de Trânsito, será transmitido noções de segurança viária e regras de circulação, e ainda de segurança pessoal. Como material de apoio será distribuído folheto educativo.
Fase 2 - Educativa e de reciclagem, quando o ciclista será orientado e receberá um auto de infração educativo que será entregue junto com o folheto. Os dados do condutor e da bicicleta serão inseridos num banco de dados. Numa reincidência da infração mediante consulta no banco de dados, o agente de trânsito apreenderá a bicicleta e convocará o infrator para que compareça na Ditran e se inscreva no curso de segurança viária. O curso terá duração de 4 horas e será ministrado por agentes de trânsito. O ciclista durante o curso terá de elaborar uma redação sobre um tema ligado a segurança viária.
Fase 3 - consiste na notificação e apreensão de bicicletas ao condutor que já tiver sido advertido anteriormente. (Fonte: PMC)

Centro de Educação Infantil cria projeto “Divisão de Responsabilidades”

Caraguatatuba - Nesta terça-feira, dia 14 de maio, o centro de Educação Infantil Messias Mendes de Souza, no bairro Ipiranga realiza um evento com objetivo de integrar os pais na educação de seus filhos. Sob o tema “Divisão de Responsabilidade” o evento fará o lançamento do projeto com a implantação de duas novas áreas de estimulação: a área de imaginação e da casinha.
A diretoria da escola também conta com a participação dos pais na manutenção destas áreas, bem como construção de novos espaços criativos. Segundo a diretora da escola, Maria de Fátima da Rocha, cerca de 18 pais já colaboram com a escola prestando serviços. “Este é o objetivo do projeto “Divisão de responsabilidade” que quer promover a participação de todos os pais. Sempre que precisamos já contamos com os pais. Agora queremos envolver os outros pais”. A diretora explicou que é esta integração é muito importante para a criança, tanto para o filho quanto para o exercício da cidadania dos pais.
A escola tem cerca de 380 alunos e espera poder contar com a participação de todos os pais para a melhoria da escola A diretora deu um bom exemplo de participação, falando de um pai que vai montar uma marcenaria na escola durante as férias, aproveitando restos de madeira de sua marcenaria. “É uma forma de ensinar muitas coisas para as crianças, até mesmo sobre o reaproveitamento de materiais para evitar desperdício, etc.”, comentou ela.
Durante a manhã haverá homenagens aos pais. À partir das 14 horas, pais e filhos serão convidados a participar de oficinas de confecção de massas de modelagem, arte com pintura, músicas, fantoches. (Fonte: PMC)

Prefeitura e Orsa oferecem cursos para pais

Caraguatatuba - Pais e familiares de alunos do Centro Educacional Infantil do Travessão, em Caraguá, estão participando de um novo programa desde abril. “Escola de pais cidadãos - Um sonho possível”, como foi intitulado, tem como objetivos: desenvolver um processo de conscientização dos pais sobre a importância do seu papel na educação dos filhos; oferecer orientações sobre o desenvolvimento dos filhos e a necessidade de fortalecer os vínculos familiares; e ainda promover maior inter-relação entre os pais, os Centros de Educação Infantil e a Comunidade.
O novo programa, segundo a Secretaria de Educação futuramente será desenvolvido em todos os Centros de Educação Infantil (CEI’s) de Caraguá, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal e Fundação Orsa.
Este projeto é destinado prioritariamente aos pais que tenham filhos matriculados nos Centros de Educação Infantil, e pretende abrir vagas para os demais pais das comunidades onde se localizam os CEI’s. Sob a coordenação da assistente social Luíza Rangel, o projeto contará com a colaboração de médicos, psicólogos e professores voluntários.
O programa está sendo oferecido para um grupo de 25 pais e terá duração de 36 horas. Os temas abordados são: “As diferentes famílias; História de nossos pais”; “Conhecendo e mudando nossa história”; “A importância do amor”; “Ser pai e mãe hoje”; “O limite na educação dos filhos”; “Violência na família”; “Os direitos da família”; “Saúde, amor e segurança”; “Conhecendo como seu filho se desenvolve”; “O lúdico na família dos pais”; “O lúdico entre pais e filhos”. (Fonte: PMC)

V Litoral Dance Festival apresentará 214 coreografias

Caraguatatuba - O V Litoral Dance Festival , realização da Fundacc, sob a coordenação da Coreógrafa Mathilde Mathias, reunirá entre os dias 17, 18 e 19 de maio, no Centro Esportivo Municipal, em Caraguatatuba, 214 coreografias em diversas modalidades. São apresentações nas categorias: Infantil, Juvenil I, Juvenil II, Amador, Semi Profissional e Profissional. Cerca de 1600 bailarinos apresentarão suas coreografias nas modalidades de jazz, ballet clássico, livre, strett dance, dança de salão, contemporâneo, moderno, néo clássico, sapateado, street dance, street jazz e gospel.
As apresentações acontecerão a partir das 20 horas, e também em mostras paralelas, que estarão acontecendo na praça Dr. Cândido Motta, no Sábado, e no Domingo, na praça do Porto Novo, ambas às 10 horas. Outra atração é a Tenda do Desafio, competições individuais entre os bailarinos, que são desafiados a dançarem uma música, criando uma coreografia naquele momento. Acontecerão também, aulas abertas e workshops.

Confira aqui a programação:

Dia 17, Sexta-feira das 14 às 15h30 - Aula Aberta de ballet clássico, com Valderez Zani- - no Centro Esportivo Municipal
Dia 18 , Sábado das 10 às 11h30- Workshop de ballet clássico com Jolles Sales - e no dia 19, Domingo às 14 h - na Sala de Dança da Fundacc.
Dia 18, Sábado, das 10 às 12 h - Aula Aberta de Street Dance com Ricardo Dias.
Dia 18, Sábado das 14 às 15h30 - Aula Aberta de Dança do Ventre com Najla Haiek, no Centro Esportivo Municipal.
Dia 19, Domingo, às 10 h - Workshop de Jazz com Roseli Rodrigues na Sala de Dança da Fundacc.

No dia 16, Sábado, acontece a Noite de Gala com a presença do Grupo Raça Cia de Dança, de São Paulo, fazendo a abertura do Festival, e Roseli Rodrigues, que estará compondo a banca de jurados. Para este dia, os ingressos serão vendidos na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá, a R$3,00.Para os outros dias do evento, a entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local sempre no dia da apresentação. Serão colocados 800 convites por noite de apresentação. Mais informações na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, ou pelos telefones 423 7555, 38833737. O CEMUG fica na Rodovia Caraguá-São Sebastião, Km 2.
Vamos prestigiar esse evento que pode tornar-se um grande cartão de visitas da cidade, um evento nosso, parceria de todos, fazendo de Caraguá o melhor cenário para a dança no Cone Leste Paulista. (Fonte: Fundacc)

Agenda Cultural Fundacc Caraguatatuba

Litoral Dance Festival - Caraguatatuba sediará pelo quinto ano o maior encontro de dança do Cone Leste Paulista em maio. Realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, através da organização da coreógrafa Mathilde S. Mathias, o 5º Litoral Dance Festival, acontece nos dias 16, 17,18 e 19 de maio de 2002, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, na Rodovia Caraguá - São Sebastião.

Teatro - "A Nobre Família Silva Santos", comédia de Regina Maria Barbosa Rodrigues, grupo de teatro Unati-Unesp de Guaratinguetá, será apresentada no auditório da Fundacc, no dia 15 de maio, sábado. Sob a direção de Marisa Sasso Papa, o espetáculo tem em seu elenco, membros da terceira idade. A Entrada é franca.

Concurso de Dramaturgia - Com o objetivo de incentivar a criação dramatúrgica na região e abrir espaços para novos talentos, a Fundacc está promovendo o I Concurso Fundacc de Dramaturgia, que está aberto a alunos do ensino Fundamental, Médio, Profissionalizante e Superior, bem como representantes da comunidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de junho de 2002, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
A cerimônia de premiação acontece dia 29 de junho de 2002, onde a comissão julgadora composta por membros da Comissão Municipal Setorial de Artes Cênicas indicará os trabalhos que receberão prêmios em dinheiro e menções honrosas. Mais informações na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396, no centro ou pelos telefones (12) 38839770 ou 4237555.

V Festival do Camarão - De 8 a 10 de junho, na praia do Camaroeiro, em Caraguatatuba, acontece o V Festival do Camarão, realizado pela Fundacc, Setur, Colônia Z-8 e Associação dos Pescadores do Camaroeiro. Com pratos típicos, venda promocional de camarão, corrida de canoa caiçara, cunhagem da canoa, canoa a pano, tenda das artes, e inúmeras apresentações artísticas, o festival vai mostrar a cultura caiçara na beira da praia. Dia 31 de maio, às 17 horas no camaroeiro, acontece a cerimônia dos "Barcos ao Mar", quando após o defeso, a pesca ao camarão estará aberta. Os pescadores recebem a benção e partem para a pescaria. (Fonte: Fundacc)

Câmara discute projeto de Convênio com Segurança Pública

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute na Ordem do Dia da sua 15ª Sessão Ordinária semanal, nesta terça-feira, dia 14 de maio, projeto do Executivo que autoriza convênio com a Secretaria Estadual da Segurança Pública. Além do projeto, há outros 2, de autoria dos Vereadores, que denominam nomes de rua no município.
Este mesmo projeto de convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Segurança Pública deu entrada no final do ano passado. Devido a polêmica que causou e as várias emendas feitas pelos Vereadores, o Executivo retirou o projeto da pauta, para devolvê-lo mais enxuto e melhor direcionado.
Segundo a propositura, a Prefeitura daria apoio na execução de reparos, conservação e manutenção das viaturas policiais, com o fornecimento de peças de reposição, bem como colaborar na reforma e ampliação dos prédios que abriguem unidades das Polícias Civil e Militar.
O fornecimento de combustível para as viaturas destas duas forças também está incluído no projeto de convênio, como também, se houver necessidade, aluguel ou cessão de imóveis para a instalação de unidades destas polícias. Na mensagem inicial, o prefeito informa que suprimiu o inciso 5º do artigo 1º, que permitia a complementação salarial dos policiais que prestam serviço na cidade. De acordo com o prefeito essa complementação esbarra na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Além do projeto do Executivo, os Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB) e Celso Pereira (PSDB), apresentam projetos que denominam nomes de ruas na cidade. De autoria de Lobinho, ele denomina Afonso Batista dos Santos a avenida Marginal, no loteamento Jardim Itaúna e de Celso Pereira, rua Adhemar Ribeiro a atual rua Paranaguá, no Portal Patrimônio, no Massaguaçu. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Ausencias Notadas - Em que pese o dever de se realizarem audiências públicas, dar ampla publicidade e garantir a participação popular na discussão do plano diretor da cidade de Caraguatatuba a cargo da 5ª Comissão de Assuntos Relevantes, cujos trabalhos encontram-se em curso na Câmara Municipal, é de se lamentar não componha o grupo nenhum membro da sociedade civil que integra o conselho de turismo municipal.
Uma cidade que tem na indústria turística sua principal fonte de receita seja pela representatividade do IPTU pago pela população flutuante, seja pelo aporte de visitantes que, na temporada, praticamente dobram o número de habitantes fixos, merecia uma atenção especial a este item evitando a mera representação tecnocrática pela via da Secretaria Municipal de Turismo.
Igualmente ressentida é a ausência de representante de associações de pescadores que no caso da miticultura, contribuem com 25% da produção do Estado. Este número além de prestigiado merece ser incentivado e incluído em questões de macrozoneamento, à vista de não progredir a legislação sobre gerenciamento costeiro.
Transporte urbano e sociedades de bairro também não foram solicitados a apresentar contribuições, notando-se que estas últimas constituem células da cidade e vivenciam na carne seus problemas. Representantes de condomínios e loteamentos, incluindo-se nestes, aqueles que sofreram volências por leis de zoneamento que lhes alteraram a finalidade sem anuência de seus proprietários, também são figuras ausentes.
Mas enfim, os trabalhos da 5ª Comissão de Assuntos Relevantes estão apenas começando. Vamos confiar que seu produto possa diagnosticar com fidelidade a imagem da cidade.

Elzira Sato
Porto Novo
Caraguatatuba - SP


O papel de Rubens - Decepcionante! Isso é o mínimo que se pode dizer sobre o resultado do GP da Áustria, disputado no último fim de semana. Esse sentimento tornou-se ainda mais acentuado ao ouvirmos as declarações de pilotos que, há pouco tempo, também ocuparam o cockpit. Entre eles, um ex-bi-campeão da categoria, Nelson Piquet.
Ao responder sobre o ocorrido, a ultrapassagem negociada na mesa de operações da Ferrari, que entregou a Michael Schumacher a vitória, consideraram válidos os princípios da decisão. Bem, quais seriam os tais princípios? Somar pontos para a escuderia? Dar o título de campeão, antecipadamente, ao piloto alemão? Nada disso estava em jogo, qualquer que fosse a ordem de chegada da dobradinha Ferrari.
Pragmaticamente, Nelson Piquet sugeria que, diante do quadro, a Ferrari agiu corretamente ao retirar a pontuação de Barrichello, realocada às estatísticas de Schumacher. Há muitos interesses disputando a bandeira quadriculada! Parece que Pelé não levou isso em conta ao final do GP Brasil.
Os espectadores, ansiosos pela competição, a rede Globo, que compra os direitos de transmissão, os torcedores das arquibancadas, que pagam ingressos, os pilotos em formação, que demonstram técnica e coragem em busca de um lugar no circo, os patrocinadores, que associam suas marcas à imagem da competição etc.
Em troca de subverter a ordem de chegada, a decisão da Ferrari ignorou todo esse contexto. Os quatro pontos que extraiu da contabilidade de Rubens servirão apenas para deixar em aberto o resultado do GP da Áustria. Essa foi uma corrida que não terminou. A bandeira final será acenada somente quando vierem a público oferecer respostas decentes. Até lá, Ferrari, FIA, pilotos, patrocinadores e redes de TV, façam o que bem entenderem nos próximos GP’s. Os resultados não terão a menor importância. Já assistimos o suficiente!
Finalizando, se o que importa é ter uma estratégia, recomendo que instalem a marcha a ré na caixa de câmbio da Ferrari de Rubens. Afinal, sabe-se lá o que ocorrerá daqui a diante. Quem chegou a esse ponto pode muito bem dar mais um passo...mesmo que, contratualmente, para trás!

Vitório Manoel Moreira Papini
São Sebastião - SP

 


Pont Motos Free Wallpaper

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor