Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 15 de julho de 2002 - Nº 572 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Forum de Integração discuitirá Planos Diretores do Litoral Norte

Caraguatatuba:
   Caraguá finaliza curso de cerâmica e faz abertura do forno
   Arraiá do Coreto tem início esta semana
   Artes Plásticas no Inverno Quente
   Fundacc traz as melhores caricaturas de Henfil e Jaguar
   A Câmara de Caraguá e os números do Semestre
   Prefeito anuncia obra de Aurimar em pacotaço
   Vereadora aciona Prefeitura no Ministério Público

Ilhabela:
   Ilhabela promove curso de capacitação para Educação Infantil

São Sebastião:
   São Sebastião e Brest firmam Acordo de Cooperação Tecnológica
   Profissionais da saúde participam de conferência regional
   Prefeitura lacra 11 estacionamentos em Maresias e reabre quatro
   Embarcações doadas pela família Diniz aos bombeiros continuam em Guarujá
   São Sebastião vence Poá e garante medalha de ouro nos Jogos Regionais

Ubatuba:
   Ubatuba ganha um presente: NATURALI Garden Center®
   Teatro mostrou novos talentos
   Artes plásticas no Sobradão
   Levantamento arquitetônico
   Atualização do site da Fundart
   Ação Popular araliza Obra de Urbanização
   Operação cidade limpa elimina poluição visual

   Carta do Leitor



Forum de Integração discuitirá Planos Diretores do Litoral Norte

Litoral Norte - Representantes das quatro prefeituras do Litoral Norte e do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH-LN), reuniram-se na sexta-feira, 12, na Associação dos Engenheiros de Caraguatatuba, para discutir sobre o I Fórum de Integração Regional, que será realizado no próximo dia 19, no Tebar Praia Clube, em São Sebastião.
De acordo com a secretária Executiva do CBH, Rosa Maria Mancini, o objetivo do Fórum de Integração é discutir o Plano Diretor de cada município. “Convidamos o Cepam ( órgão do Governo do Estado de São Paulo), que tem condições de nos dar apoio e poderá falar sobre Plano Diretor e Estatuto da Cidade”, completou.
No evento, as quatro prefeituras da região, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, estarão apresentando, através de painéis, o estágio de elaboração do respectivo Plano Diretor ou mesmo fazendo uma revisão, no caso de município já ter o Plano elaborado.
Segundo Rosa, os municípios estão em situações diferentes. “Caraguatatuba está no início, São Sebastião está num momento de revisão, Ilhabela está em discussões públicas e Ubatuba está fazendo uma discussão de uso e ocupação de solo”, concluiu.
Ela ainda explica que outro grande objetivo do Fórum é trabalhar na montagem de uma Agenda Regional dos Municípios, integrando de forma metodológica o Plano de Bacias, o Plano de Gerenciamento Costeiro, Plano de Gerenciamento de Parque e Resíduos Sólidos.
“A realidade dos municípios são parecidas, mas estão todos trabalhando separadamente. Dessa forma, a integração dos municípios como também a integração dos Planos existentes, são fundamentais para a elaboração da Agenda, que visa a melhoria na região”, finalizou.
O I Fórum de Integração do Litoral Norte, acontece no próximo dia 19 de julho, das 8 ás 17 horas, no Tebar Praia Clube, centro de São Sebastião. Além das quatro prefeituras, também irão participar o Cepam e integrantes da sociedade civil organizada de cada município. (Fonte: PMSS)

Caraguá finaliza curso de cerâmica e faz abertura do forno
Núcleo de cerâmica TerrAmar finaliza curso e faz cerimônia de abertura do forno com os novos ceramistas

Caraguatatuba - A Fundacc e o Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar estarão realizando no dia 20 de julho, às 10 horas, o encerramento do Curso de Cerâmica e a Cerimônia de Abertura do Forno. O Núcleo fica na Av. Miramar, nº 9.152, próximo a foz do Rio Juqueriquerê.
São 10 artistas que tiveram a chance de aprender técnicas da arte cerâmica através das aulas promovidas pela Fundacc e o Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar, dentro do projeto que visa a geração de renda. Essas pessoas foram selecionadas levando-se em conta vários fatores entre eles, a no fato ainda não ter uma atividade funcional, e a escolha de fazer da arte cerâmica sua profissão.
A Cerimonia de abertura do Forno e a entrega dos certificados aos alunos, Fernando Martinez Fuentes, Pedro Fiszuk, Wesley Aleixo de Oliveira, Ana Maria Macedo Santos, Edson Macedo da Costa, Giselli Xavier dos Santos, Luciana Renna da Silva, Márcia Yasue Nojiri, Paulo Sérgio Gomes e Vânia de Cássia Takahashi Kazi acontecerá com a presença de ceramistas, artistas, e autoridades.
As peças que são produzidas durante o curso estarão a venda e podem ser adquiridas no local. (Fonte: PMC)

Arraiá do Coreto tem início esta semana

Caraguatatuba - A Fundacc inicia o projeto “Inverno Quente”, a programação cultural das férias de julho, na área central de Caraguatatuba. Este ano, acontece também o Arraiá do Coreto, de 12 a 28 de julho, às sextas, sábados e domingos, na Praça Dr. Cândido Motta, sempre após a missa, às 21 horas.
Estarão apresentando-se neste ano, no Arraiá do Coreto, grupos regionais de festejos juninos, com repertório típico. Haverá também, barracas de quentão, vinho quente e bolinho caipira, uma parceria da Fundacc com a Igreja Matriz de Santo Antonio, e a praça ganhará decoração típica. As Oficinas Culturais da Fundacc também estão preparando-se para apresentar números com danças típicas. Aos domingos, a Banda Municipal Carlos Gomes apresenta repertório junino.
Abrindo a programação do Inverno Quente, dia 12 de julho, sexta-feira, acontece a premiação do I Concurso Fundacc de Dramaturgia, com a presença das oficinas culturais de teatro apresentando sckets , sob a direção de Júnior Magresco, homenageando os participantes do concurso. Logo após, Baile Sertanejo com Clayton e Dennis, de Caraguá. Durante a noite, apresenta-se a quadrilha da terceira idade. Já no dia 13, sábado, Allex e Marcos e Cabelo de Milho, de São José dos Campos. (Fonte: PMC)

Artes Plásticas no Inverno Quente

Caraguatatuba - Além das apresentações musicais do Inverno Quente, acontecerão também ações no Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos, a tão esperada exposição de Maria Bonomi, um dos nomes mais expressivos da gravura brasileira, artista de reconhecimento internacional, com a mostra “Ninfas e Naiades” que acontece no MACC, no Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos, de 18 a 31 de julho, colocando Caraguá na rota dos grandes museus. Maria Bonomi já participou de sete bienais em São Paulo, e representou o Brasil nas bienais em Tóquio, Veneza, Havana e Ljubljana.A abertura acontece dia 18 de julho, às 20 horas. A visitação é de Terça a Domingo, da s 10 às 18 horas, com entrada franca. (Fonte: PMC)

Fundacc traz as melhores caricaturas de Henfil e Jaguar
A Exposição Retratos do Brasil: A oposição na República através da caricatura estará exposta na Fundacc traçando através da caricatura, fatos marcantes da História do Brasil.

Caraguatatuba - A Fundacc promove através de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura a exposição itinerante Retratos do Brasil, que fica exposta no saguão do Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc de 3 a 15 de julho de 2002.A autoria da exposição é da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
A exposição traz 49 painéis de 79cmX55cm com as melhores caricaturas publicadas em jornais e revistas desde o início da República até a década de 80. São 65 artistas em mais de 170 caricaturas, trabalhos raros de Henfil e Jaguar entre outros. Fatos marcantes da história do Brasil estão na exposição como a Revolução de 30, a ascensão de Getúlio Vargas, a repressão na ditadura e a luta pela redemocratização, são transformados em desenhos que revelam um lado engraçado e o ridículo, mas também, a preocupação com a sociedade civil. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, com entrada franca. (Fonte: PMC)

A Câmara de Caraguá e os números do Semestre

Caraguatatuba - Com o final do mês de junho e conseqüente o início do Recesso de meio de ano na Câmara Municipal de Caraguatatuba, é a hora de fazer um balanço semestral de seus trabalhos. O Recesso termina em 31 de julho, com a primeira sessão marcada para o dia 7 de agosto, com a prestação de contas do semestre anterior pelo prefeito municipal.
Os números são simples e refletem o movimento das operações do Legislativo local. Foram 51 Projetos de Lei, 2 Pelom (Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal, 3 Projetos de Decreto Legislativo, 7 Projetos de Resolução, 1 Projeto de Lei Complementar e outros 30 documentos diversos.
Foram também 130 Requerimentos, 567 Indicações e 49 Moções, além de 75 chamadas para o telefone 0800, 1.236 visitas às sessões e 4.875 comparecimentos diários de contribuintes na sede desta Casa de Leis. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito anuncia obra de Aurimar em pacotaço

Caraguatatuba - O prefeito municipal de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, anunciou um pacotaço de obras na última quinta-feira, dia 11 de julho, para a imprensa local e regional, no valor total de R$ 7,5 milhões. Durante a exposição das obras, o chefe do Executivo anunciou uma conquista do Vereador Aurimar Mansano (PTB); a construção da Creche do Barranco Alto, através de uma emenda Parlamentar do Deputado Federal Ary Kara José (PTB/SP), feita a pedido do Vereador, no valor de R$ 120 mil.
A zona sul da cidade é a base eleitoral do Vereador Aurimar Mansano, uma região de grande densidade populacional e foi através da parceria com o Deputado Federal Ary Kara José, que juntos conseguiram, antes da Creche do Barranco Alto, a ampliação e reforma da UBS do Porto Novo, recentemente finalizada.
A mais nova conquista é a Creche do Barranco Alto, anunciada na última quinta-feira, num evento que reuniu Secretários, Jornalistas, Vereadores e autoridades políticas e civis da cidade. Através das solicitações da população, o Vereador Mansano encaminhou pedido de Emenda Parlamentar no Orçamento da União, ao Deputado Federal Ary Kara José, que prontamente o atendeu, destinando R$ 120 mil para uma obra que tem custo final de R$ 150 mil.
O futuro próprio municipal terá capacidade para 80 crianças e atenderá os anseios daquela região, que tem nas mães trabalhadoras, as maiores solicitantes. A doutrina de ação do Vereador se baseia na Saúde e Educação. "É com muita satisfação que ouço o anúncio de um trabalho encabeçado por mim num pacote de obras do prefeito Antonio Carlos. É como se a obra fosse minha, mas na verdade ela é fruto das reivindicações da população", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadora aciona Prefeitura no Ministério Público

Caraguatatuba - A Vereadora Madalena Maria Fachini (PSB) denunciou a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba no Ministério Público na última semana. A denúncia diz respeito ao uso das máquinas municipais nas obras de urbanização do Cemitério Parque Bela Vista, empreendimento particular localizado no bairro do Getuba. A Vereadora denunciou o prefeito, o vice e a Secretária Municipal de Finanças.
A Parlamentar, juntamente com a Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira (PDT), flagraram em meados de junho, máquinas da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realizando serviços de urbanização no Cemitério Parque Bela Vista, empreendimento particular localizado no bairro do Getuba, zona norte da cidade e pertencente a 3 sócios; Décio Stringari, Carlos Sá e João Turatti.
Após denunciar o fato para a imprensa da região, Madalena deu entrada com documento formal relacionado ao assunto no Ministério Público. Foram denunciados o prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva, o vice-prefeito José Pereira de Aguilar e a Secretária Municipal de Finanças, Emília Midori Kawata de Sá.
Segundo a Parlamentar o prefeito é o maior responsável pelo fato, visto que ao constatar o mau uso do maquinário público em área particular, não responsabilizou nenhum Secretário ou Servidor Municipal. Outra pessoa responsabilizada pela Vereadora foi o Secretário de Serviços Municipais e Vice-Prefeito, José Pereira de Aguilar, que é o responsável pelo uso adequado das máquinas. A Vereadora responsabilizou também a Secretária Municipal de Finanças, Emília Midori Kawata de Sá, pelo fato de seu marido, Carlos Sá, ser um dos proprietários do empreendimento, considerando-a como uma das virtuais responsáveis pelo ato de improbidade administrativa cometida pela Prefeitura.
Além de Improbidade Administrativa, a Vereadora levanta suspeitas de crime ambiental, pedindo a instauração de inquérito para a abertura de ação civil e penal públicas. A justificativa de crime ambiental se faz com base na degradação de reserva florestal e derrubada de morro existente no local. Madalena quer a paralisação imediata da obra e o ressarcimento dos prejuízos aos cofres públicos, com a indisponibilidade dos bens dos envolvidos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ilhabela promove curso de capacitação para Educação Infantil

Ilhabela - A Secretaria de Educação em parceria com o MEC (Ministério de Educação e Cultura) promoveu, de 8 a 12 de julho, um curso de capacitação para profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ilhabela dentro do programa PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) em Ação. As aulas foram realizadas no Capi (Centro de apoio pedagógico de Ilhabela) com a presença de 33 professores e 9 coordenadores.
Foram 120 horas de curso com três módulos, visando posicionar o profissional de forma que, ao ensinar a matéria, possa despertar na criança o interesse, ajustando a teoria a prática através de jogos e brincadeiras. O primeiro módulo abordou “Linguagem Oral e Escrita”.
O segundo, que aconteceu na semana passada, teve o tema “Matemática”. As professoras Alexandra Bonato Parone e Leika Watabe, ministraram as aulas deste módulo. Elas fazem parte de um centro de estudos para formação de professores, além de integrarem a equipe que organizou o PCN em Ação.
Segundo a Diretora de Divisão Pedagógica Elaine A. G. Sampaio, os profissionais da Rede Municipal participaram no ano passado da primeira fase do programa em São José dos Campos. A equipe recebeu apoio do Secretário de Educação, Antônio Cornélio, que sugeriu que fosse estruturado um programa para o município.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação tem investido na qualidade da educação através da qualificação de professores, dirigentes além dos coordenadores que fazem cursos de formação quinzenalmente em São José com a assessoria do MEC.
”Quando é preciso deslocar os funcionários para fazer algum curso em locais como São José, temos todo suporte necessário. O retorno do investimento é sentido nas salas de aula”, afirma Elaine.
A professora da Escola Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, Juliana S. Gomes, elogiou muito o primeiro módulo, onde os professores falaram sobre as problemáticas do dia a dia na sala de aula. “O tema do curso foi dentro da nossa realidade além de estar super atualizados”, afirma Juliana, que procura estar sempre informada sobre as novidades na área.
O terceiro módulo vai abordar o tema Natureza e Sociedade e vai ser realizado na última semana de Julho com aulas das professoras Vera Gruenfeld e Alexandra Bonato Parone. (Fonte: PMI)

São Sebastião e Brest firmam Acordo de Cooperação Tecnológica

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, acompanhado por uma delegação que inclui o secretário de Turismo, Esportes e Cultura, José Cardim de Souza, os vereadores Wagner Teixeira e Ronaldo Lourenço, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Vanderlei Nogueira, e os diretores de Planejamento, José Evanildo da Silva, e Desenvolvimento, Paulo Collinetti, que estão na França desde a última terça-feira, dia 9, reuniu-sena última quinta-feira com o prefeito e presidente da Comunidade Urbana de Brest, François Cuillandre, para trocar experiências entre as duas cidades portuárias. Os prefeitos firmaram na sexta-feira um convênio de cooperação nos setores de operação de portos comerciais e de lazer. A assinatura acontecerá por ocasião das comemorações da largada da regata Cutty Sark, com veleiros antigos de várias partes do mundo, que parte na próxima terça-feira.
Antes de chegar a Brest, um dos principais portos da costa atlântica da França, Julião e comitiva visitaram a cidade de Colmar, na região da Alsácia, oeste da França, onde a reconstrução e conservação de edifícios medievais do século XIII forma um importante ecomuseu.
Em julho de 2001, o etnólogo e professor da Universidade de Brest, o francês Patrick Le Guierriec, acompanhado por Ariane Porto, do “Projeto São Sebastião Tem Alma”, apresentou ao prefeito uma proposta de transformar o tradicional bairro São Francisco, na região central, em um ecomuseu. O bairro de São Francisco abriga o prédio mais antigo da cidade - o Convento de Nossa Senhora do Amparo , que foi construído em 1684, e também a maior colônia de pescadores, por isso seria o lugar perfeito para um ecomuseu que retrate a cultura e o modo de vida pesqueiro do século XVII. O bairro mantém preservadas suas casas, oficinas de cerâmica, redes e toda a estrutura colonial voltada para o mar.
Em Colmar, nos últimos doze anos, foram reerguidas edificações que reproduzem fielmente o modo de vida alsaciano nos séculos passados. O Ecomuseu recebe cerca de 350 mil visitantes por ano, e gera uma receita de aproximadamente U$ 8 milhões anuais. As edificações foram resgatadas em várias regiões, desmontadas e reconstruídas numa mesma gleba, compondo um circuito que os visitantes percorrem em algumas horas de passeio. Todos os dias, o ano inteiro, além de testemunhar o modo de vida medieval alsaciano, com oficinas, serrarias, sapatarias, estábulos e outras instalações em pleno funcionamento e produção, há apresentações e animações artísticas envolvendo artistas e voluntários locais. Várias atividades artesanais envolvem adultos e crianças da região, num esforço de recuperação cultural alsaciano.
Segundo Le Guirriec, a idéia, em São Sebastião, não é construir nada, mas explicar uma realidade que já existe e estimular sua manutenção e valorização. “O bairro São Francisco é perfeito para um museu porque não é preciso construir nada, já possui a população, construções e o saber tradicional”, explica.
Esse projeto, que também é conhecido como Centro de Interpretação da Realidade, prevê a restauração dos casarões como forma de recuperar o patrimônio histórico, ambiental e cultural do local. “O Brasil está atravessando um momento especial que confronta tradição e modernidade. Um país que não tem passado, não tem raízes, não tem futuro”, disse Le Guirriec.
Antes de dar andamento ao projeto, que além de resgatar e valorizar a cultura caiçara, irá transformar o bairro em um ponto turismo, o prefeito Paulo Julião decidiu conhecer a proposta na prática e constatou que o Ecomuseu, num segundo momento, poderá se expandir a outras áreas do município, no centro e na costa sul, onde a malha urbana e parcelas da população conservam atividades artesanais na pesca e na agricultura.

Porto de Lazer - Na cidade de Brest, antes do almoço em sua homenagem, oferecido pelo prefeito de Brest na residência oficial do município - um palacete situado em um bosque a poucas quadras da orla marítima -, a comitiva de São Sebastião visitou as instalações do porto de lazer, com capacidade para abrigar 1.200 embarcações de pequeno e médio porte. As bacias foram delimitadas por quebra-mares de pedra e por píeres flutuantes, uma vez que a variação da maré na baía de Brest pode atingir sete metros e, em épocas de mau tempo, as ondas quebram com cerca de dois metros de altura. A municipalidade de Brest está a ponto de receber, da Marinha Nacional Francesa, áreas portuárias que tinham destinação militar. Para conhecer detalhes do processo de transferência de áreas nacionais para o município, o conselho municipal de Brest recebeu a visita do prefeito da cidade norte-americana de Denver, que passou por experiência similar. Os detalhes do processo foram discutidos com o prefeito Paulo Julião, que manifestou interesse na municipalização do porto, hoje sob administração da Dersa, mas que pertence formalmente à União.
No período da tarde Julião ea comitiva foram recebidos pelos diretores da empresa de economia mista que gere os portos e também os equipamentos culturais da cidade. Hoje - além das festividades de lançamento da Cutty Sark, está prevista a visita às instalações do Oceanópolis, pavilhão de divulgação científica do conhecimento dos oceanos, anexo às marinhas de lazer, e que atrai a visita de centenas de milhares de turistas, todos os anos, aos aquários gigantes que reproduzem os ambientes dos mares tropical, ártico e temperado. (Fonte: PMSS)

Profissionais da saúde participam de conferência regional

São Sebastião - Os profissionais da saúde do Litoral Norte estiveram reunidos hoje, dia 12, no Teatro Municipal de São Sebastião, na Conferência Regional de Saúde, que tratou do Programa de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Oral.
Com uma abordagem multiprofissional, o evento contou com a participação de profissionais das áreas de odontologia, medicina, enfermagem, patologia e biopatologia, prótese e fonoaudiologia.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Saúde, Aldo Pedro Conelian Júnior, disse que o encontro foi uma forma de transmitir aos participantes informações valiosas sobre o câncer de boca. "A nossa proposta foi de servir como um veículo de informações, onde os profissionais pudessem discutir desde a prevenção até o tratamento de uma doença que causa morte em todo o mundo", destacou o secretário.
Na ocasião, a Secretaria da Saúde também lançou o Preco – Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Oral, uma iniciativa pioneira na região, que irá identificar a população de risco que tem a doença descoberta por acaso e já num estágio avançado.
Em São Sebastião, entre duas e três pessoas são atendidas ao mês, vítimas do câncer oral.
Para o coordenador do Preco, Flávio Godoy, este tipo de câncer é uma doença que deve ser prevenida e que na maioria das vezes os casos chegam a ser extremos devido à falta de atenção dos próprios profissionais da área. "A Secretaria está objetivando trabalhar a prevenção do carcinoma. Esta é uma função que necessita tanto da avaliação clínica dos dentistas como de demais profissionais de outras áreas da saúde", explicou Godoy.
Com a criação do Preco, as pessoas, principalmente aquelas que são caracterizadas como do grupo de risco, poderão, anualmente, fazer exame preventivo.
São consideradas de grupo de risco pessoas com grande exposição ao sol, acima de 40 anos, fumantes e alcoolistas.
Durante o evento de hoje, foram apresentados dados da Fundação Oncocentro, que constataram o surgimento de 92.370 casos de câncer em 2000. Destes 4,29% são de boca, ou seja, 3.960 casos. Esta estatística também evidenciou que os homens são os mais atingidos pelo carcinoma, já que a doença aparece 79% das vezes no sexo masculino e 21% no sexo feminino. Outro dado divulgado pela fundação é que destas mais de 92 mil pessoas, 35.241 morreram e 624 foram vitimadas pelo câncer oral.
A Secretaria Estadual da Saúde está desenvolvendo, no Centro Técnico de Saúde Bucal, projetos de capacitação profissional, com treinamentos e cursos, além da elaboração de material didático sobre o assunto.
Em São Sebastião, com a implantação do Preco, será desenvolvido um trabalho periódico de análises e exames, além de palestras educativas. "As pessoas, principalmente, as de grupo de risco, poderão, anualmente, fazer o exame preventivo", destacou Godoy, concluindo que, com o rastreamento, serão diagnosticadas outras doenças na boca, que podem ser confundidas com o câncer.
Também participaram do evento os médicos Luiz Eduardo Blumer Rosa, mestre e doutor em Patologia Bucal (USP); Maurílio Chagas, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (INCA-RJ); Celso Muller Bandeira, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (PUC-CAMPINAS), entre outros.
Como descobrir se você é portador de câncer de boca?
O Carcinoma lembra aftas, tipo úlceras, que permanece por mais de 15 dias na boca e que, ao contrário das aftas, não causam dor. Para diagnosticar a doença é necessária análise de biopsia.
Manchas brancas podem ser pré-malignas e, em média, para cada dez casos, um evolui para o câncer. Manchas vermelhas e negras também devem ser verificadas.
As pessoas que apresentarem qualquer alteração na boca num período superior a 15 dias, podem procurar pelo médico ou dentista generalista nas Unidades Básicas de Saúde ou nos postos de PSF – Programa Saúde da Família. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lacra 11 estacionamentos em Maresias e reabre quatro

São Sebastião - A Secretaria da Fazenda de São Sebastião interditou 11 estacionamentos de veículos em Maresias, na Costa Sul, na quinta-feira, por falta de alvará de funcionamento.
Ontem, a prefeitura autorizou a reabertura de quatro deles porque os proprietários entraram com pedido de regularização. A lei municipal 1317/98, concede a reabertura no momento em que o processo para obtenção do alvará é protocolado.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, quatro proprietários de estacionamentos entraram com o pedido foram autorizados a funcionar pelo período de 30 dias, prazo para a regularização. Foi estipulada uma taxa para retirar o pedido de regularização.
Entre os sete estacionamentos que são mantidos fechados, dois deles são da empresa Real Park, de São Paulo, e cuja lacração foi antecipara na quarta-feira pelo secretário da Fazenda, Luís Leite Santana. A prefeitura declarou que o proprietário de ambas áreas não apresentou pedido de regularização ontem.
O proprietário da Real Park, Paulo Carlos Alves Pereira, declarou anteriormente que não tinha conhecimento sobre a notificação que a prefeitura aplicou, alertando sobre a situação irregular dos estacionamentos.
Ele previu a possibilidade de um sócio, dono dos terrenos, em Maresias, ter recebido o documento.
Pereira declarou que a sua empresa operava dois estacionamentos, em Maresias, um servindo público da boate Lao e outro do Sirena. “Pagamos cerca de R$ 300 para a prefeitura, a fim de obter a licença”.
Segundo a prefeitura, essa é uma licença provisória que foi concedida no ano passado e está vencida. “Meu sócio disse que a licença iria vencer em uma semana, e eu respondi para que obtivesse outra licença”, disse Pereira.
Ele emitia nota fiscal de São Paulo aos clientes em Maresias, o que é considerado irregular.
Segundo a prefeitura, os estabelecimentos reabertos estão proibidos de emitir notas fiscais que não sejam de São Sebastião. As empresas em funcionamento precário (que pediram o alvará) terão de recolher ISS estimado pela prefeitura e entregar aos seus clientes recibos de prestação de serviço. (Fonte: Imprensa Livre)

Embarcações doadas pela família Diniz aos bombeiros continuam em Guarujá

São Sebastião - As três embarcações doadas pela família Diniz do Grupo Pão de Açúcar ao Corpo de Bombeiros, continuam, desde maio, na sede da corporação, no Guarujá. A lancha e os dois botes estão sendo testados e aguardam documentação da Marinha para operarem no litoral.
A família Diniz teria feito a doação após o acidente com o helicóptero da empresa, que caiu no mar em Maresias, na Costa Sul. Na ocasião, a empresa considerou precária a estrutura de resgate marítimo da região.
O major Daniel Onias Nossa, sub-comandante do 17° Grupamento dos Bombeiros/Salvamar Paulista, explicou que a doação foi feita à corporação para a compra de equipamentos de extrema necessidade, independente da área onde ocorreu o acidente. O dinheiro possibilitou a compra de dois botes grandes de cinco metros e uma lancha com motor 100 HP. Ambas embarcações são novas.
Segundo o major, os botes chegaram em maio, mas a lancha demorou um pouco mais. Ela foi projetada e adaptada com vários equipamentos e reforço no casco. O major disse que as embarcações estão sendo registradas na Capitania dos Portos e enquanto isso, estão sendo testadas em operação.
“A lancha chegou a apresentar um problema no test-drive. O pedido de registro está em trâmite na Capitania, que analisa a parte burocrática, e isso demora mesmo”, contou.
Mesmo os botes, esclareceu o major, estão em teste com os equipamentos de comunicação que foram instalados.

Litoral Norte - Onias afirmou que pelo menos a lancha e um dos botes virão para o Litoral Norte. “Estou fazendo o planejamento, mesmo porque não adianta 10 lanchas sem pessoal para operar e São Sebastião tem o navio comandante Cianciulli que atua 24 horas”, ressaltou.
De acordo com o major, a região também conta com duas lanchas em Caraguatatuba, que não estão operando porque precisam de reparos. Outro ponto que está sendo estudado, salientou Onias, se refere à dificuldade de acomodação das embarcações em São Sebastião.
“Há um convite para os barcos ficarem atracados em um estabelecimento de Barra do Una, mas não é o ideal pois se trata de um local privado e seria bom se fosse uma base nossa”, disse.
Mesmo com estas dificuldades, o major afirmou que a idéia é o Litoral Norte receber duas embarcações. Ele não quis adiantar uma data para chegada delas, mas disse que para o próximo verão é certeza dos barcos estarem aqui.
As bases da Salvamar no Litoral Norte, estão em Maresias (São Sebastião), Porto Novo (Caraguatatuba, onde agrupa a regional)) e em Perequê-Açu (Ubatuba). Elas são comandadas pela sede de Guarujá, que ainda concentra as bases dos litorais sul e centro.

Litoral Norte não conta com uma lancha grande - O Litoral Norte não tem uma lancha grande para socorro imediato. A informação foi dada pelo tenente Danilo Godoy, comandante da base em Caraguatatuba. Segundo o tenente, a maior embarcação, o navio comandante Cianciulli, fornece o apoio em resgates, mas por ser um transporte lento não serve para rápidos resgates.
Conforme o tenente, a região tem sete botes infláveis, sendo três em São Sebastião e Ilhabela, dois em Caraguatatuba, e dois em Ubatuba. Eles são menores que os barcos doados à corporação.
O Litoral Norte também tem dois jet-skis em Maresias, um no Porto Novo e dois em Ubatuba. Estas seriam as únicas embarcações existentes na região.
O tenente explicou que o local não tem embarcação para alto mar, sendo a única disponível o navio, que é lento. Para Danilo, a região necessita de pelo menos uma lancha grande para socorro imediato. O tenente esclareceu que quando há algum resgate que precise deste tipo de embarcação, é pedido para a Capitania dos Portos de São Sebastião.
“Aqui falta uma lancha, principalmente nesta época em que o mar fica revolto e estamos com a Semana de Vela, em Ilhabela. A embarcação seria útil também para ir atrás de embarcação perdida, barcos pesqueiros distante das praias”, completou.
De acordo com o tenente, o socorro com a lancha seria mais eficiente. No inverno não há tanto movimento de banhistas, lembrou o tenente, e se há resgates, geralmente ocorrem em alto mar. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião vence Poá e garante medalha de ouro nos Jogos Regionais

São Sebastião - A partida foi realizada na tarde deste sábado com grande equilíbrio entre as equipes. Aproveitando as falhas do adversário e impondo alto nível técnico, a equipe sebastianense conseguiu manter vantagem sobre o time de Poá, definindo o jogo somente no último quarto.
As duas equipes já tinham se enfrentado quatro vezes este ano e o time de Poá venceu três jogos. Comandada pelo técnico Adriano Ruiz, o time de São Sebastião encerra sua participação nos Jogos Regionais vencendo esta importante partida levando a medalha de ouro.
O encerramento dos Jogos Regionais foi neste domingo com a presença do Prefeito de Mogi das Cruzes Junji Abe e do chefe do Comitê Dirigente Carlos Roberto de Almeida.
Confira abaixo quadro de medalhas e classificação de sua cidade:

  Cidade Ouro Prata Bronze
S. JOSÉ DOS CAMPOS 79 52 27
SUZANO 45 52 39
MOGI DAS CRUZES 23 28 20
PINDAMONHANGABA 12 11 22
CRUZEIRO 9 5 2
SÃO SEBASTIÃO 6 14 13
JACAREÍ 2 4 12
TREMEMBÉ 2 3 0
TAUBATÉ 2 2 18
10º UBATUBA 1 4 1
11º GUARATINGUETÁ 1 3 2
12º F. VASCONCELOS 1 2 3
13º CAÇAPAVA 1 2 3
14º LORENA 1 2 1
15º CACHOEIR PTA. 1 0 0
16º ROSEIRA 1 0 0
17º POÁ 0 1 9
18º CARAGUATATUBA 0 1 5
19º APARECIDA 0 1 2
20º ARUJÁ 0 1 2
21º GUARAREMA 0 1 0
22º CANAS 0 0 1
23º S L PARAITINGA 0 0 1
24º SANTA BRANCA 0 0 1
25º BIRITIBA MIRIM 0 0 1
26º LAVRINHAS 0 0 1
FORAM COMPUTADAS TODAS AS MODALIDADES

(Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba ganha um presente: NATURALI Garden Center®

Ubatuba - Com uma bela recepção para autoridades e empresários de Ubatuba, o NATURALI Garden Center ( www.naturali.com.br ) abriu suas portas em grande estilo. A primeira loja de Artigos para Casa e Jardim da cidade expôs um variado acervo de móveis e acessórios para jardim, objetos de decoração e presentes criativos. Os visitantes também puderam percorrer os 3.000 m² de jardins e os canteiros com cerca de mil espécies de plantas ornamentais e frutíferas.
O bom gosto dos organizadores esteve presente em todos os detalhes da festa, desde o refinado coquetel até a iluminação que entremeava lâmpadas suaves e toucheiros valorizados pela noite fria. A proprietária da loja, Elaine Castillo, disse ao Litoral Virtual: “Sabemos que estamos lidando com os sonhos e com o prazer das pessoas. Por isso, trabalhamos apenas com produtos de qualidade e plantas saudáveis para que nossos clientes estejam sempre satisfeitos”.
Ao sair, cada convidado foi brindado com uma bela camiseta da empresa acompanhada de um marcador de livro com o Soneto da Rosa, de Vinícus de Moraes, um poema muito bem escolhido para a ocasião, que demonstra a paixão pela natureza que fez nascer este empreendimento. Vale a pena conhecer.

Soneto da Rosa

Mais um ano na estrada percorrida
Vem, como astro matinal, que a adora
Molhar de puras lágrimas de aurora
A morna rosa escura e apetecida

E da fragrante tepidez sonora
No recesso, como ávida ferida
Guardar o plasma múltiplo da vida
Que a faz materna e plácida, e agora

Rosa geral de sonho e plenitude
Transforma em novas rosas de beleza
Em novas rosas de carnal virtude

Para que o sonho viva de certeza
Para que o tempo da paixão não mude
Para que se una o verbo à natureza.


Teatro mostrou novos talentos

Ubatuba- A performance “Líricas ”encenada no último sábado no auditório da Fundart, no Sobradão do Porto, encerrou o ciclo de 4 apresentações do Curso de Interpretação ministrado pelo professor e diretor de teatro Luiz Roberto Rodrigues Lopreto. Desde o dia 16 de junho, cerca de 40 alunos do curso, promovido pela Fundart em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, desenvolveu suas vocações sob a orientação de Lopreto que desta vez abriu espaço para criação e performance dos participantes. Foram 4 performances: “Os macacos”; “Romeu e Julieta: cena de balcão”; “Um dia na praia” e “Líricas”.
O diretor de teatro faz questão de destacar o grande potencial de nossa cidade na área de teatro. “ Trata-se de um grupo com diversificação de talentos que leva a sério a arte de representar. Já trabalhei com vários grupos, mas este merece nosso reconhecimento pois acredito que superamos as nossas expectativas”. Lopreto elogiou ainda o apoio do Grupo Setorial de Teatro e da Fundart que possibilitou viabilizar a parceria com o Governo do Estado. (Fonte: ACS-PMU)

Artes plásticas no Sobradão

Ubatuba - O Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart comunica que a Exposição Coletiva dos Artistas Plásticos de Ubatuba estará aberta à visitação pública até domingo, dia 14. Mais de 30 obras estão expostas apontando várias tendências e motivos diferenciados. (Fonte: ACS-PMU)

Levantamento arquitetônico

Ubatuba - A Fundart encaminhou ao Instituto de Estudos do Vale do Paraíba - IEV, de Lorena, informações sobre a construção e a arquitetura do Sobradão do Porto, Cadeia Velha, Igreja Matriz, Câmara Municipal e Ruínas da Lagoinha. O projeto engloba o levantamento de prédios com valor histórico na região do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A fundação dará continuidade ao trabalho pesquisando outras áreas e construções de Ubatuba que justifiquem constar do roteiro do IEV. (Fonte: ACS-PMU)

Atualização do site da Fundart

Ubatuba - A Fundart está atualizando seu site principalmente no que diz respeito aos cursos e exposições. As informações colocam o site da Fundart como o mais completo comparando-se com outras fundações culturais existentes no País. São dados históricos da cidade, do Sobradão do Porto, danças típicas, textos sobre manifestações folclóricas e fotos antigas. A visita tem sido na base de 5 mil/mês. O endereço é www.fundart.com.br .

Ação Popular araliza Obra de Urbanização

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba comunica à população que atendendo determinação Judicial nos autos de uma ação popular proposta por alguns munícipes, paralisou as obras de urbanização da Praça Benedito Ignácio Pereira (Praça BIP), construída em parceria com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), do Governo do Estado. (Fonte: ACS-PMU)

Operação cidade limpa elimina poluição visual

Ubatuba - Desde quarta-feira, 10, a secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba está executando a retirada de todas as placas irregulares indicativas de propaganda em vias e logradouros públicos do município. Até sexta-feira, 12, foram retiradas cerca de 30 metros cúbicos de placas que foram levadas por seis caminhões basculantes. A operação ocorreu do trevo da praia Grande ao trevo do Indaiá, no Perequê-Açu, nas ruas Capitão Felipe, Guarani, Félix Guisard, nas avenidas Leovegildo Dias Vieira, Iperoig, Padre Manoel da Nóbrega e Governador Abreu Sodré, além de toda a região central que será concluída na próxima segunda-feira, 15. Na limpeza, também foram retirados os protetores de árvores, que estavam menores ao crescimento da vegetação.
A iniciativa e decisão é da comissão de estudo visual que é formada pela SAU (secretaria de Arquitetura e Urbanismo), setor de Trânsito, STM (serviço de Tributos Municipais), Guarda Municipal, Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Fundart (Fundação de Arte e Cultura) e ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba). Esta comissão está revendo a legislação que regulamenta a comunicação visual no município, estudando layouts em totens que abrigarão empresas da rede hoteleira e de restaurantes e também definindo a comunicação visual às empresas das demais atividades comerciais. O padrão estético e os locais para sinalização e orientação ao público serão definidos pela SAU.
Na quinta-feira, a comissão esteve reunida analisando cerca de 200 pontos para colocação das sinalizações e deu-se início na elaboração de minuta. Segundo a comissão, as únicas placas autorizadas no município são as placas que identificam os nomes das ruas e que podem ter o patrocinador. Para Sidney Giraud, secretário de Arquitetura e Urbanismo, a idéia deste trabalho é apresentar a cidade higienizada, sem poluição visual. A próxima reunião da comissão será na segunda-feira, dia 15. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Relação de Obras da Prefeitura da Caraguá - Chamou-me a atenção a urbanização que a prefeitura pretende para a bela praia da Cocanha, a qual, para quem não sabe, fica praticamente ao lado da praia da Tabatinga, aquela dos 450 barcos. Fiz uma pequena somatória para entender o problema: 450 barcos + tratores + jet skies + falta total e absoluta de patrulhamento do DITRAN + tráfego de tratores e carros na areia + poitas em todo o beira-mar, a uns 45 metros da areia, sem controle por parte da marinha + licença para funcionamento de garagem de barcos nas areias da praia + barco explodindo no beira-mar + óleo, graxa, diesel, gasolina nas águas + desrespeito por toda e qualquer legislação + etc., etc., etc. = o Antonio Carlos não gosta da nossa praia ou tem coisas que ele e seus secretários de turismo (principalmente), de meio ambiente, de urbanismo deveriam explicar para nós.
ONGs, povo das praias, uni-vos antes que esta administração acabe com as praias.

Augusto Cesar Coriolano

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Free Wallpaper Exata Informatica

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor