Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 16 de janeiro de 2002 - Nº 456 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Chuva provoca alagamentos e muitos problemas em Caraguá
Mau tempo espanta turistas das praias
Comunidade de Caraguá pede água tratada e rede de esgoto
Praias viram "vitrines" para divulgação de produtos
Rádios e TVs fazem programas no litoral
São Sebastião comemora 500 anos com show de Roberto Carlos
Prefeitura de Ubatuba e DER melhoram sinalização na Rio-Santos
Aldeia indígena terá energia elétrica
Prefeitura realizará concurso para professores
Centro Profissionalizante do Litoral Norte será inaugurado em breve
Salvamar mostra que acidentes podem e devem ser evitados
João Bosco fará show aberto na Praça de Eventos nesta quinta-feira 17
Zezé Di Camargo & Luciano no Caraguá Music
Filó Machado e banda tocam dia 20 em Caraguá
Etapa de Vôlei de Praia define finais em Caraguá
1ª Copa Topper de Futebol Society entrega troféus a destaques
Programa de Férias Caraguatatuba - Verão 2002
Programação “São Sebastião - 500 Anos de História”
Carta do Leitor



Chuva provoca alagamentos e muitos problemas em Caraguá

Caraguatatuba - As chuvas estão causando transtornos à população de Caraguatatuba. Anteontem um temporal alagou as principais ruas do centro da cidade e no bairro do Tinga a enchente atingiu várias casas.
A situação se agravou pois, no momento da chuva, a maré estava alta e o nível do Rio da Lagoa não suportou o volume de água. Alguns trechos da rodovia Rio-Santos (SP-55) ficaram alagados e intransitáveis. O mesmo ocorreu na avenida da praia, no Jardim Aruan e Praia das Palmeiras.
"Tive que levantar os móveis para não perdê-los de novo", disse a dona-de-casa Vanda Miguel Braga Soares, 26 anos. Ela mora ao lado do córrego da Paca, no Tinga, que transbordou.
O eletricista de autos Luiz Carlos Dimani, 54 anos, disse que perdeu tudo que tinha na geladeira com a invasão da água, que chegou a 50 centímetros.
LIMPEZA - Ontem foi dia de retirar a lama, limpar as casas e se prevenir contra novos alagamentos. Dimani colocou tijolos sob os móveis.
De acordo com a Defesa Civil, também foram registrados pontos de alagamento nos bairros Caputera, Jardim Jaqueira, Ponte Seca e Jardim Gaivota e pequenos deslizamentos no Casa Branca, Jaraguazinho e Rio do Ouro.
A diretora da Defesa, Cláudia Ruiz, disse que nos últimos três dias choveu 51,1 milímetros na cidade, o equivalente a 51 litros de água por metro quadrado.
O secretário de Serviços Municipais, José Pereira de Aguilar, disse que as equipes passaram o dia de ontem limpando o córrego da Paca para aumentar sua vazão.
A dona-de-casa Aparecida Maria Mendes, moradora na Praia das Palmeiras, disse que chuva fez o esgoto retornar para dentro das casas do bairro. (Fonte: ValeParaibano)

Mau tempo espanta turistas das praias

Caraguatatuba - O mau tempo está espantando os banhistas das praias do Litoral Norte nos últimos dias. Os turistas estão usando a criatividade para buscar alternativas para garantir o lazer e passar o tempo.
Em Caraguatatuba, a área de lazer de hotéis e pousadas foi a opção de muitos que não aguentavam mais dormir ou assistir televisão.
A artesã Mercedes Escanho, 44 anos, de São Caetano do Sul (SP), aproveitou o dia chuvoso de ontem para jogar dominó com a família e amigos na área social da pousada onde está hospedada.
"Cheguei ontem e vou embora na quinta. Ainda pretendo pegar sol, mas enquanto ele não vem, vamos nos divertindo por aqui."
A comerciante Rosana do Carmo Pereira Fuinhas, 36 anos, de Santo André (SP), afirmou que programou as férias na praia, mas está decepcionada com o mau tempo. "Já passei por outras cidades do litoral e não tive sorte de pegar sol."
Enquanto Rosana e sua família esperam a chuva passar, as crianças aproveitam para brincar e jogar pimbolim. "Não faz mal não ter praia, a gente está se divertindo mesmo assim", diz Letícia Fiunhas, 8 anos.
O aposentado Waldemar de Carvalho, 61 anos, aproveitou o tempo chuvoso para dormir até mais tarde e brincar com os filhos e netos durante o dia.
Jogar sinuca foi outra opção que os amigos tiveram para esperar o sol sair. O metalúrgico Durval Aparecido Rizzo, 46 anos, disse que há muito tempo não jogava sinuca, mas a chuva fez ele recordar os velhos tempos.
LUCRO - A chuva não trouxe só frustração para os turistas. A dona-de-casa Fernanda Riscoti, 28 anos, de São Bernardo do Campo, trocou o lazer da praia pelo trabalho dentro da pousada onde está hospedada.
Em dois dias, ela já conseguiu ganhar um dinheiro extra com a venda de quatro chinelos. "Enquanto o sol não chega, vou aproveitando o tempo para trabalhar e acabo me divertindo com os novos amigos da pousada."
Fernanda faz chinelos há quase 10 anos e afirmou que sempre carrega seus materiais quando viaja com o objetivo de trabalhar durante à noite. O trabalho manual de Fernanda também virou atração para algumas mulheres que estavam procurando o que fazer na manhã chuvosa de ontem.
A dona-de-casa Margarete Rizzo, 41 anos, afirmou que acabou se divertindo com as filhas "assistindo" a nova amiga fazer os chinelos.
"O clima de férias é realmente muito agradável, mesmo quando o tempo não ajuda. Amanhã (hoje), quem sabe, teremos sol." (Fonte: ValeParaibano)

Comunidade de Caraguá pede água tratada e rede de esgoto
Além de saneamento básico, os moradores querem o fim dos buracos nas ruas

Caraguatatuba - Moradores dos residenciais Mar Verde 1 e Mar Verde 2, em Caraguatatuba, estão revoltados com os problemas de infra-estrutura e com a demora da prefeitura para fazer melhorias no bairro. Falta de água e de rede de esgoto e buracos no asfalto são os principais problemas enfrentados pelos moradores.
Segundo Urbano Jacomino Neto, morador do residencial desde 1996, a prefeitura emitiu um comunicado onde informava que 99% da cidade possui água encanada e rede de esgoto. "O nosso bairro deve ser o 1% restante", disse.
Segundo ele, não existe nenhum planejamento da Prefeitura de Caraguá com relação à colocação de água encanada e galeria coletora de esgoto.
Ele disse ainda que o residencial é considerado clandestino. "Na hora de pagar os impostos, que são muito altos, eles não querem saber se o bairro é legalizado, mas na hora das melhorias, o bairro não é legalizado", afirmou Jacomino Neto.
A falta de água não afeta Jacomino Neto porque ele fez um poço em sua casa, mas a maioria dos moradores dos residenciais utilizam uma água que desce do morro próximo ao bairro.
"Nunca foi feito um estudo ou um exame para saber se esta água que desce da serra é potável ou não", disse.
RUAS ESBURACADAS - Os buracos nas ruas e o mato alto são outros problemas enfrentados pelos moradores dos residenciais.
Jacomino Neto disse que a rua principal do Residencial Mar Verde 1 está intransitável, por causa da quantidade de buracos e também porque o mato alto tomou conta de grande parte da rua.
A prefeitura fez uma proposta para os moradores com relação ao conserto dos estragos causados pelas chuvas. "A Prefeitura disse que se os moradores comprarem a brita, as máquinas vão ao local", disse Jacomino Neto.
Ele disse ainda que isto é um absurdo, porque os moradores pagam os impostos, e entre eles estão inclusos o conserto de ruas, porque têm que pagar novamente, comprando a brita.
OUTRO LADO - Até o fechamento desta edição, ninguém da Prefeitura de Caraguá havia sido localizado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Praias viram "vitrines" para divulgação de produtos
Litoral Norte é "invadido" por grupos empresariais que aproveitam a temporada para divulgar seus produtos

Litoral Norte - As praias do Litoral Norte se transformam em verdadeiras "vitrines" para divulgação e venda de produtos durante a temporada de verão. Nos finais de semana, promotores de eventos percorrem vários quilômetros distribuindo brindes e folhetos para os milhares de turistas que frequentam as cidades litorâneas.
O microempresário Alexandre Saraiva Sayão foi um dos que aproveitou para divulgar sua empresa. Ele instalou quiosques da "The Nutty Bavarian" no Caraguá Praia Shopping e na rua do Meio, em Ilhabela.
"É mais conveniente levar o produto onde tem gente. Nesta época do ano, a frequência é muito maior no litoral", afirmou o empresário, que pretende ficar na região até o final de fevereiro.
A cervejaria Skol está apostando na música eletrônica para mostrar o seu produto. A praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião, é uma das escolhidas.
O evento, batizado de Skol Spirit, tem o conceito e clima das festas que movimentam o verão de Ibiza. Para agitar as festas, DJ's como Patife, Pathaan, Chris Montgomery e Hareesh on Mars, tocam até o final de fevereiro.
DIVULGAÇÃO - Com o slogan "A Tess vai Invadir sua Praia", o diretor de marketing da empresa, Rodrigo Vidigal, disse que não há nada melhor do que as cidades cheias para a divulgação do seu produto.
O Litoral Norte está sendo alvo do novo serviço da empresa que implantou o "Chat Amizade", que consiste em 40 salas de bate-papo para os clientes que querem localizar quem está na praia.
Para os secretários de Turismo das quatro cidades, esses eventos também promovem as praias. O presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba, Luís Bischof, disse que fechou parceira com a MTV para divulgar a Festa de São Pedro em sua grade de programação (leia texto nessa página).
Segundo ele, a preferência das empresas é pelas praias mais movimentadas como Grande, Maranduba, Vermelha do Norte.
O secretário de Turismo de Caraguá, Salim Burihan, disse que as promoções devem gerar cerca de R$ 50 mil para o município. A cidade recebeu 20 pedidos para eventos.
Em São Sebastião, a procura é maior pelas praias da costa sul. Segundo a prefeitura, 17 empresas estão autorizadas a fazer divulgação na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Rádios e TVs fazem programas no litoral

Ubatuba - Além das empresas que fazem promoções nas praias do Litoral Norte, emissoras de rádio e TV também pautam seus programas de verão na região e promovem a divulgação das praias.
Até o final do mês, a equipe da rádio Band FM, de São Paulo, agita os finais de semana no litoral com o programa "Estação 40 Graus".
O coordenador da emissora, Marcos Vinícius, disse que parte do programa é transmitido ao vivo. Além dessa divulgação, a rádio leva um trio-elétrico para atrair os banhistas.
A estudante Vanessa Rossi, 16 anos, de Americana (SP), disse que a praia fica mais animada quando tem música.
Para gravar o "MTV na Praia" no litoral paulista, a emissora escolheu a praia Vermelha do Norte, em Ubatuba.
Com isso, imagens da cidade serão transmitidas durante todo o verão de segunda a sexta-feira das 20h30 às 22h com reprise das 8h30 às 10h, 15h30 às 17h30, aos sábados das 10h às 13h, e aos domingos das 11h às 15h30.
Para o estudante Alexandre Gonçalves Carneiro, 22 anos, de Botucatu (SP) além das brincadeiras, o evento serviu ver seus ídolos como Max Fivelinha, Didi, Thunderbird e Tathi Mancini. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião comemora 500 anos com show de Roberto Carlos

São Sebastião - O rei da música brasileira, Roberto Carlos, encantará os corações de quem estiver em São Sebastião na próxima segunda-feira, 21, com a apresentação do show “Amor Sem Limites”.
Serão 24 sucessos do rei entre eles músicas mais recentes como “Detalhes”, “Como é grande o meu amor por você”, “Emoções”, “Como vai você”, ou ainda da Jovem Guarda, compostas com o amigo Erasmo Carlos, “Eu sou terrível”, “As curvas da estrada de Santos”, “Parei na Contra Mão”, “O calhambeque”, etc.
O show faz parte da programação que vem sendo realizada pela Prefeitura Municipal para comemorar os 500 anos de história de São Sebastião – a cidade mais antiga do Litoral Paulista.
A expectativa do grande público e a presença do rei, já mudaram a rotina no município, que com seus 62 mil habitantes, nos 100 quilômetros de costa, oferece muitas belezas, sendo elas naturais que se encontram entre a Serra do Mar e as praias, ou arquitetônicas, com os casarios que formam os oito estreitos quarteirões, com ruas ainda pavimentadas em paralelepípedos, tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo, a Igreja Matriz, a Capela de São Gonçalo, que formam o Centro Histórico.
O show será na rua da Praia, a partir das 21 horas. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de Ubatuba e DER melhoram sinalização na Rio-Santos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, a Associação de Hotéis e Pousadas de Ubatuba e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) firmaram uma parceria para colocar 77 placas indicativas de praias, da rede hoteleira e de pontos comerciais nas margens da rodovia Rio-Santos (SP-55).
O serviço começou a ser realizado na tarde de ontem na entrada da praia da Caçandoca, costa sul, e deve prosseguir até o final da semana, cobrindo o trecho de 28 km da rodovia em Ubatuba.
As mensagens aos motoristas informam as principais entradas e os nomes das praias, dos hotéis, das pousadas e de serviços de interesse geral que se encontram às margens da rodovia estadual.
Hoje, a sinalização do trecho estadual da rodovia, que vai até a praia Grande, é precária. Há locais em que não existe a indicação dos nomes das praias.
O mesmo problema ocorre na costa norte, onde a rodovia é federal. (Fonte: Folha Cotidiano)

Aldeia indígena terá energia elétrica
Parceria entre Prefeitura, Furnas e Elektro levará eletricidade que beneficiará cerca de 130 índios

Ubatuba - As 27 famílias guaranis que habitam a aldeia Boa Vista no sertão do Promirim, região norte de Ubatuba, estarão sendo beneficiadas com a instalação da rede elétrica. A instalação terá 1444 metros de extensão primária, implantação de 35 postes e a colocação de um transformador monofásico de 15 Kva. A obra terá a duração de 45 dias úteis e será realizada pela Elektro com o total apoio financeiro de Furnas Centrais Elétricas, que disponibilizou cerca de R$ 29 mil. A reivindicação foi da Prefeitura de Ubatuba em apoio a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).
Para se chegar a Aldeia Boa Vista são 1,5 km de estrada de terra. A eletricidade estará contribuindo para ampliar a assistência nas áreas de educação, saúde e saneamento. Atualmente, está sendo construída uma enfermaria que contará com gabinete odontológico, estufa para esterilização, inalador, geladeira para conservação de medicamentos e na área de saneamento estão sendo construído sanitários. A escola indígena atende 30 alunos e está com projeto aprovado para ampliação que terá a implantação de sala de vídeo, televisão, computador e a instalação de um freezer e de uma geladeira. Está sendo reivindicado junto ao CDHU (Companhia de Desenvolvimento de Habitação Urbana) a implantação do Programa de Moradia Indígena, que contemplará a comunidade com 32 residências.
A decisão favorável de Furnas se deu pela natureza social da reivindicação e reforçada pelo fato da cidade de Ubatuba integrar o “Projeto 80 Municípios Eficientes”, que teve início em março de 2001. Para o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), é de fundamental importância o atendimento às necessidades básicas desta aldeia. Ramos lembra que em sua primeira administração (93/96) a Aldeia Boa Vista obteve o total apoio com emissão de documentos, implantação do atendimento médico, a reintegração do índio à sociedade com o combate ao alcoolismo, convênio que repassava verba para a manutenção da escola de alfabetização e preservação do idioma tupi-guarani, entre outros.
São 130 índios que habitam a aldeia Boa Vista. A comunidade sobrevive do extrativismo de palmito e confecção de artesanato. Vem obtendo progressos na área agrícola no plantio e manejo sustentável do palmito nativo. Trabalham também na criação de peixes, plantio de 1200 mudas de frutíferas nativas da mata Atlântica, roças de mandioca, milho, banana, cana, entre outros. Na Aldeia não há energia elétrica e operam com algumas placas coletoras de energia solar, suficiente para manter em funcionamento equipamentos básicos. A instalação de rede elétrica deverá acontecer até o final deste mês de janeiro. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura realizará concurso para professores

Ubatuba - A secretaria municipal de Educação deverá chamar nos próximos dias 41 pessoas aprovadas no concurso público para PEB I (Professor de Ensino Básico de 1ª a 4ª séries) para ocuparem cargos de professores. Outras 150 funções de professores deverão ser ocupadas no regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) através de concurso público, conforme determina a Constituição Federal.
As funções foram criadas no início do ano por lei municipal sancionada pelo prefeito Paulo Ramos (PFL) e se destinam a ocupar 37 funções de adjunto PEB II (matérias específicas de 5ª a 8ª séries), 13 adjunto Profissionalizante e 100 adjunto PEB-1.
Segundo o secretário municipal de Educação, Cursino Aliste Mezquita, em razão da municipalização do ensino básico, o número de classes do município teve um aumento de 15%. Escolas como Maria Josefina Giglio Silva, na Estufa II, Mário Covas Júnior, no Ipiranguinha, José Celestino Aranha, no Horto Florestal, e Semíramis Prado de Oliveira, no Saco da Ribeira, foram algumas das responsáveis pelo aumento da rede pública de ensino municipal. (Fonte: ACS-PMU)

Centro Profissionalizante do Litoral Norte será inaugurado em breve

Caraguatatuba - Será inaugurado em breve, em Caraguá, o Ceprolin - Centro Profissionalizante do Litoral Norte. A previsão de inauguração é para o final deste mês. Logo após a inauguração serão oferecidos primeiramente cursos básicos em algumas áreas. Segundo a presidente da Fundacc - Fundação Cultural de Caraguatuba, os cursos técnicos começarão nos meses seguintes.
Segundo o prefeito Antonio Carlos da Silva, a escola profissionalizante é uma reivindicação bastante antiga dos moradores da região. O Ceprolin foi construído em uma área de 5.197 metros quadrados no bairro do Jardim Aruan, em Caraguatatuba, com dois pavimentos e uma área coberta de 2.894,56 metros quadrados. O terreno foi doado pela prefeitura municipal à Fundacc. Os recursos são do Proep-Programa de Expansão da Educação Profissional, através de convênio firmado entre a Fundacc e o Ministério da Educação.
A capacidade plena de atendimento da escola é de 1800 alunos, sendo 600 alunos por cada período. O Ceprolin tem cerca de seis salas de aula e quatorze laboratórios. Segundo a presidente da Fundacc, professora Eloiza Antunes Andrade de Oliveira, o Ceprolin oferecerá cursos básicos e técnicos profissionalizantes para jovens e adultos de toda a região. A escola conta com seis salas de aula, diversos laboratórios, entre eles de biotecnologia, biologia aplicada, línguas, informática, edificação, e; salas didáticas como uma operadora de turismo, restaurante, padaria, confeitaria, rouparia, apartamento, lavanderia, cozinha, copa, além de biblioteca, auditório para 150 pessoas Os cursos oferecidos são administração de empresas, hospitalar e hotelaria; técnico em edificações, saneamento, turismo, alimentação e informática; operador de agência de turismo, telefonista, promotora de eventos, recepcionista e telemarketing; camareira, garçon, cozinheiro, padeiro e confeiteiro, barman, gestão, analista de solos e águas e sanemanto básico.
Para fazer os cursos básicos não será exigido escolaridade. Já para os cursos técnicos, o aluno deverá estar cursando o 2º ano do Ensino Médio (2º grau), ou ter terminado. A duração dos cursos básicos é de 40 a 80 horas e o dos cursos técnicos será de mil horas, podendo durar três semestres.
As obras do Ceprolin- Centro profissionalizante do Litoral Norte foram iniciadas no dia 7 de julho de 2000 e deverão ser finalizadas no final deste mês. O projeto da escola é de autoria dos arquitetos Alexandre Stringari e Antonio Cesar Abboud, ambos de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Salvamar mostra que acidentes podem e devem ser evitados
Nenhum caso de morte por afogamento foi registrado nesta temporada nas praias onde atuam os guarda-vidas.

Caraguatatuba - A equipe de Salvamento Marítimo do Litoral Norte tem demonstrado que a parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Petrobrás melhorou ainda mais a segurança em nossas praias. Juntas, prefeitura e Petrobras, possibilitaram a contratação de mais 24 guarda-vidas temporários, entre eles muitos atletas e surfistas dos próprios municípios. Todos os salva-vidas foram treinados com aulas de primeiros socorros e curso básico de guarda-vidas. Os registros apontam os melhores índices possíveis. Neste verão, desde que a Salva-Mar entrou em ação no Litoral, abrangendo cerca de 13 cidades do Litoral Paulista com mais de 200 guarda-vidas, não há um registro sequer de morte por afogamento em horários em que os guarda-vidas já chegaram à praia. Segundo o Tenente Alexandre Rodrigues dos Passos, do 17º Batalhão, ao qual pertence a Salvamar, isso mostra que o serviço está funcionando 100%.
O tenente Passos explica que os salva-vidas ficam distribuídos de acordo com a necessidade de cada praia. A Salvamar usa uma estratégia com base no fluxo e na frequência de banhistas, e principalmente os riscos que a praia oferece, principalmente praias de turismo de um dia, que recebem pessoas que não são tão acostumadas com a praia. Os salva vidas são treinados para agir com táticas de prevenção e nunca esperar o afogamento acontecer para depois praticar o salvamento. Segundo o tenente Passos o sucesso que a Salvamar vem alcançando deve-se ao apoio da prefeitura Municipal de Caraguá que há quatro temporadas vem apoiando na contratação do reforço de homens. O projeto guarda-vidas temporários tem também o patrocínio da Petrobrás. O projeto também conta com um helicóptero da PM que voa todo o LN com dois guarda-vidas. “Este ano houve um empenho muito antes da temporada começar e graças a isso temos obtido excelente resultados, disse Passos. Ele lembra a importância de os banhistas prestarem atenção nas placas de sinalização e nos sinais sonoros, que são os apitos alertando para o perigo. “Queremos que os banhistas vejam os guarda-vidas como um guardião e que os procurem para pedir informações sobre a praia, como locais e horários mais perigosos”, finalizou, lembrando que os abusos de bebida devem ser evitados. (Fonte: PMC)

João Bosco fará show aberto na Praça de Eventos nesta quinta-feira 17
O cantor apresentará seu novo disco “Na esquina” mas não faltarão no show os grandes sucessos de sua carreira, como “Papel Maché”, “Quando o amor acontece”, Memória da Pele”, Corsário”, “Enquanto espero”, Desenho de Giz” e “Jade, músicas que o público exige estarem incluídas em suas apresentações

Caraguatatuba - O 3º Festival de Verão do Litoral Norte presenteará turistas e moradores de Caraguatatuba com um show imperdível e gratuito: João Bosco. O Cantor fará uma apresentação na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, nesta Quinta-feira 17, a partir das 21h.
O disco “Na esquina, mais recente lançamento de João Bosco, vem sendo acolhido de modo consensual pela critica musical dos principais jornais e revistas do país. Entre outros exemplos, a revista Isto é recomenda aos leitores que ouçam sem parar o disco; o jornal. O Globo comenta a habilidade que João Bosco tem para mexer com gêneros que estão entre as bases da música brasileira; o jornal do Brasil destaca, entre outras, as faixas “Mama Palavra”, “Na esquina” e o “Calango envenenado” e “Ditodos”, a conceituada revista Bravo! Fala que o disco é um “Ponto de Referência”, e mesmo a crítica da Folha de São Paulo, ressalvas à parte , qualifica o disco de “ótimo”. O show de João Bosco traz do samba ao bolero, do reggae ao jazz, da palavra ao fonema, o lugar múltiplo que João Bosco habita desenha uma verdadeira utopia cultural brasileira: a de que todos possam trafegar por quaisquer caminhos, diminuindo o apartheid cultural que vigora no país. Daí sua preferência por instalar-se nos interstícios dos gêneros: contaminar os gêneros é turvar as fronteiras de alta e baixa cultura, mostrando o quanto o complexo pode ser simples e vice-versa. É essa operação a que João submete o samba, gênero que ele conhece tão bem. Em músicas como “Coisa Feita” e “O ronco da cuíca” (ambas da celebrada parceria com Aldir Blanc), o samba é aberto ao jazz, que nele germina sua riqueza e enriquece as possibilidades do gênero maior de nossa música. Aqui o resultado não é um samba-jazz - não aquele dos anos sessenta, de Wilson Simonal,. por exemplo - mas um samba aberto: é o jazz que é trazido para jogar no time do samba, ampliar o seu escrete. O mesmo faz João nas novas “Mama Palavra” e “Ditodos”: na primeira, o reggae é exposto a harmonias eruditas que lembram Villa-Lobos; na outra, o calango toma injeção de levada pop com direito a palmas e ruídos da modernidade. O resultado dessa contaminação, como dissemos, é a um só tempo um desafio às classificações apressadas que segregam os gostos, e um convite para todos ouvirem uma música que se quer “ditodos”. E é claro não faltarão no show grandes sucessos de sua carreira, como “Papel Maché”, “Quando o amor acontece”, Memória da Pele”, Corsário”, “Enquanto espero”, Desenho de giz” e “Jade, músicas que o público exige estarem incluídas em suas apresentações. É esse, portanto, o convite de João Bosco: que todos se encontrem na esquina, lá onde um caminho é também o seu avesso, e onde o avesso é também um caminho. (Fonte: PMC)

Zezé Di Camargo & Luciano no Caraguá Music

Caraguatatuba - Com um currículo que conquistou o Brasil de ponta a ponta, a dupla mais romântica do País estará se apresentando em Caraguatatuba, na Sexta-feira, dia 18, no Caraguá Music. A dupla que já vendeu 18 milhões de cópias é líder do mercado fonográfico há 11 anos. O sucesso teve início em 91 com a música É o Amor, que vendeu 1,1 milhão de cópias. Daí em diante, Zezé Di Camargo & Luciano não pararam mais de fazer sucesso em todo o País. A partir de 94, a dupla conquistou sucesso internacional, conhecida como Camargo e Luciano.
O Caraguá Music acontece na Praça de Eventos, na praia central de Caraguatatuba, com excelente estrutura para o público. O local tem capacidade para 30 mil pessoas, com área de alimentação, sanitários e muita segurança. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nas bilheterias do Caraguá Music e em várias lojas comerciais da cidade. (Fonte: PMC)

Filó Machado e banda tocam dia 20 em Caraguá
Agora, são os norte-americanos quem mais estão apreciando a boa música de Filó Machado. Lançado no ano passado, seu CD “Cantando um Samba” vem colecionando elogios da crítica especializada de jazz e até mesmo word music

Caraguatatuba - Na trilha sonora da vida do cantor, compositor, guitarrista (ele é na verdade um multiinstrumentista), arranjador e produtor, figuram, entre palcos e discos, os mais prestigiados nomes da música nacional e internacional como Michel Legrand, Paul Mauriat, Jon Hendrickx, Jane Duboc, Ivan Lins, Leny Andrade, Proveta, Joyce, Hermeto Paschoal, Johnny Alf, Tim Maia ou Flora Purim.
Seu vistuosismo e talento permitiram que, de Ribeirão Preto, Filó Machado viajasse o mundo, desde os Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, até o Japão, além de fazer parte dos espetáculo “Rendez Vous Brasil Cuba”, ao lado da saxofonista Jane Bunnet, em turnê pelo Canadá. Com canções em parceria com Djavan, Aldir Blanc, Sérgio Natureza, Taiguara, Judith de Souza, Sérgio Ricardo e Fátima Guedes, o compositor também teve a oportunidade de se apresentar nos festivais de Jazz da Córsega e Uzeste, na França chegando a abrir o show de Nina Simone no Festival de Jazz de Cannes. Agora, são os norte-americanos quem mais estão apreciando a boa música de Filó Machado. Lançado no ano passado pela gravadora Malandro records (Ohio-EUA), seu CD “Cantando um Samba” vem colecionando elogios da crítica especializada de jazz e até mesmo word music, em publicações de prestígio como as revistas Down Beat, Jazziz, Jazz Now e Rhythm.
Além de constar na lista dos 44 títulos indicados para concorrer ao Grammy-na categoria melhor Album de Jazz Latino - este disco levou Filó Machado ao templo mundial da música: Em outubro deste ano, a convite do maestro Ettore Stratta e da procuradora Pat Philips, dividiu o palco do Carnegie Hall, em Nova York, com Gal Costa, Dory Caymmi, Toots Thielemans, Cesar Camargo Mariano, Jane Montheit, Romero Lubambo e Paula Robison, no espetáculo “40 anos de Bossa Nova”.
Daí, para o Snug Harbor, em New Orleans, ou The Bird of Paradise Jazz Club, em Ann Arbor e até mesmo o Night Town, em Clevland foi um caminho mais que natural. Afinal, a turnê americana é a quarta deste ano do artista, que já se apresentou também no Canadá, no Un Mas, em Toronto), Japão (em Takasaki a Tóquio) e Dinamarca (Jazz House, Copenhagen).
Filó Machado já está gravando o seu próximo CD pela Malandro records, que será lançado em 2002. Desta vez seus convidados serão Kenny Barron, César Camargo Mariano, Romero Lubambo, Paulo Braga e Nilson Matta. (Fonte: PMC)

Etapa de Vôlei de Praia define finais em Caraguá

Caraguatatuba - A 1ª etapa de vôlei de praia realizada na arena montada no bairro Tabatinga, em Caraguá, teve importantes resultados nos últimos dias 12 e 13.
O evento que tem apoio da Secretaria de Esportes e Recreação e (S.E.R) e organizada pela Liga de Vôlei do Litoral Norte do município, realizou eliminatórias definindo as semi-finais e finais.
O torneio é realizado em duplas e o prêmio para cada o 1º colocado é de R$ 200, além de R$ 100 para o vice-campeão.
A dupla Felipe e Michael, de Caraguá, assegurou o título, vencendo os atletas Marquinho e Erick. A terceira colocação ficou com Júlio de São José dos Campos e Flávio de Jacareí.
A próxima etapa do torneio acontecerá na praia da Cocanha nos próximos dias 19 e 20 em frente ao quiosque Sol & Cia, nas categorias masculino e feminino.
Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (0**12) 9767-5121, falar com Marcelo ou na Secretaria de Esportes de Caraguá (0**12) 422-1165 e 427-5922. (Fonte: PMC)

1ª Copa Topper de Futebol Society entrega troféus a destaques
O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, entregará troféus para destaques do campeonato

Caraguatatuba - A 1ª Copa Topper de Futebol Society, realizada na Academic Soccer em Caraguatatuba, entregará nos próximos dias, os troféus de melhor goleiro, destaque do campeonato e artilheiro da competição. A premiação será entregue pelas mãos do Prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, que também premiará os segundos e terceiros lugares da competição.
O torneio começou no dia 25 de novembro do ano passado e vai até o próximo dia 13 de janeiro. Neste último dia 6, as equipes do Esporte & Cia e Fluminense jogaram partida válida pela semi-final. O resultado foi 10 x 3 para a primeira equipe. Já no mesmo dia, o Mercadinho Getuba perdeu para o Casabranca por 7 x 3. No Domingo 13, o Fluminense enfrentará o Mercadinho Getuba às 10h na Academic Soccer, lutando pelo 3º e 4º lugares.
A Copa Topper de Futebol Society teve apoio do jornal o Mirante, Rádio Oceânica com a equipe de Esportes de Ricardo Mazzei, Pão de Queijo Jo Brás, TV Band, Bracar Auto Center, Hellas Calçados, Felipe Letras, Pão de Açúcar, Perereka Surf Light, Copiadora Imagem, Hotel Pousada das Garças, Nutrisports, Beira-Mar FM e Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
O 1º e 2º lugares disputarão a vaga às 11h, também no dia 13, envolvendo as equipes do Esporte & Cia x Casa Branca.
A organização do campeonato lembra que será disputada a 2ª Copa do Mundo Academic Soccer, com inscrições abertas a partir de fevereiro. Mais informações no telefone (0**12) 9144-8576, falar com Tarcísio Matheus. (Fonte: PMC)

Programa de Férias Caraguatatuba - Verão 2002

Caraguatatuba - O programa de férias é um projeto da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SER - Secretaria de Esportes e Recreação, preparou uma super programação para moradores e turistas curtirem o melhor das férias de Verão, com diferentes atividades físicas, recreativas e culturais para todas as idades. As inscrições são feitas no local da atividade. Para as atividades infantis é necessária a presença de pais ou responsáveis. Vale à pena conferir! . (Fonte: PMC)

De 3 de janeiro a 10 de fevereiro

Praia do Indaiá
Ao lado da Pista de Bicicross Tom Ferreira

Projeto Bate Coração - Academia de Musculação (prof. Beto)
Idade: livre
Local: ao lado da pista de bicicross
Dias: 3ª, 5ª, sábados e domingos.
Horário: das 7h30 às 9h30 e das 18 às 18h30.

Futebol de areia
masculino e Feminino (instrutor Paulo Messias)
Idade: à partir dos 16 anos
Dias; de 3ª a Domingo
Horário: das 7h30 às 10h e das 17 às 20h.
Loca: quadra de areia principal.

Idade: de 7 a 5 anos. (instrutores Edinho e Márcio)
Dias: 3ª e 6ª feira, Sábado e Domingo - jogos
Horário: das 7h30 às 10h e das 17 às 19h.
Local: quadra de areia infantil.

Vôlei de Areia e Fut-Vôlei - Masculino e Feminino (instrutor Alexandre Gardelin).
Idade: livre
Dias: 3ª a 6ª feira, sábados e domingos: jogos
Horário: das 7h30 às 10h e das 17 às 20h.
Local: quadra de vôlei principal

Recreação
Idade: livre
Dias: de 3ª a domingos
Horário: das 7h30 às 11h e das 17 às 19h.
Local: Quadra de Vôlei Quiosk - 28/Bongiovanni.

Biribol
Idade: livre
Dias: de 3ª a 6ª feiras, sábados e domingos (jogos).
Horário: das 7h30 às 11h e das 15h às 19h.
Local: piscina de biribol.

Capoeira (instrutor Cleber/Abadá Capoeira)
Idade: livre
Dias: 5ª feiras e sábados.
Horário: das 17 às 19h.
Local: Quiosk - 28/Bongiovanni.

Dança de Rua (professor Carlos)
Idade: livre
Dias: sextas, sábados e domingos.
Horário: das 8h às 11h.
Local: Quiosk - 28/Bongiovanni.

Costa Sul

De 7 de janeiro a 10 de fevereiro
Karatê (instrutor Edinho)
Idade: à partir dos 7 anos
Dias: 2ª, 4ª e 6ª feira.
Horário: das 18h30 às 22h
Local: Porto Novo - Subprefeitura.

Futebol de Campo - Masculino (Prof. Gerson)
Idade: de 10 a 6 anos.
Dias: 3ª a 6ª feira.
Horário: das 16 às 18h
Local: Barranco Alto - Campo de Futebol.

Futebol de Campo - Masculino e Feminino
Idade: de 10 a 16 anos.
Dias: 4ª e 6ª feira.
Horário: das 7h30 às 11h.
Local: Campo de Futebol do Brasília.

Futebol de Salão - Masculino e Feminino (prof. Gerson)
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 4ª a 6ª feira.
Horário: das 7h30 às 11h
Local: Porto Novo - Quadra “Izaías de Souza”.

Capoeira - Masculino e feminino (instrutor Cleber)
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 3ª e 5ª feira.
Horário: das 8h30 às 10h.
Local: quadra Izaías de Souza.

Recreação (confirmar) - (Proerd - PM: de Paula e Lígia)
Programa Educacional de Resistência às drogas e a violência.

Costa Norte
Local: Massaguaçu - Ginásio de Esportes Márcio Fleury.

Futebol de salão - Masculino e Feminino (prof. Jaime)
Idade: 3ª e 5ª feira.
Horário: das 7h30 às 11h.

Karatê - masculino e feminino (instrutor Edinho)
Idade: à partir dos 7 anos.
Dias: 4ª e 6ª feira.
Horário: das 15 às 18h.

Voleibol - Masculino e feminino (prof. Márcio)
Idade: de 10 a 16 anos.
Dias: 4ª a 6ª feira.
Horário; das 7h30 às 11h.

Recreação (confirmar)
Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência com PM De Paula e Lígia.

Centro - Bairro

Capoeira - Masculino e feminino (grupo Abadá)
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 4ª e 6ª feiras.
Horário: das 8h30 às 10h30.
Local: Cidade Jardim - Quadra de esportes.

Recreação (confirmar)
Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 4ª a 6ª feiras.
Horário: das 7h30 às 11h.
Local: Poiares - Ginásio de Esportes Benedito Lippi.

Futebol de Salão - Masculino e Feminino
(Instr. José Carlos)
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 2ª, 4ª e 6ª feira.
Horário: das 7h30 às 11h.
Local: Poiares
Ginásio de Esportes Benedito Lippi.

Vôlei de Praia
Locais de recreação: Praia da Tabatinga, Praia da Mococa, Praia da Cocanha, Praia do Massaguaçu.
Locais de competição: torneio de preparação dias 5 e 6 de janeiro na Praia do Indaiá (arena principal).
1ªetapa: 2 e 13 de janeiro na praia da Tabatinga.
2ª etapa: 19 e 20 de janeiro na praia da Cocanha.
3ª etapa: 26 e 27 de janeiro na praia de Martim de Sá.
4ª etapa (final): 2 e 3 de fevereiro na praia do Indaiá (arena principal).

Bicicross - Escolinha de Verão
Idade: à partir dos 5 anos.
Dias: de 3ª feira a domingo.
Horário: das 15h às 22h.
Local: Praia do Indaiá. (informações com Wlamir Fone: 9144-6982)
São Sebastião - Verão 2002. (Fonte: PMC)

Programação “São Sebastião - 500 Anos de História”

São Sebastião - Segue programação de todos os eventos que estarão acontecendo em São Sebastião - shows, peças de teatro e esportes.

Shows

18.01 – João Bosco - Horário: 21 horas
19.01 – Tião Carvalho - Horário: 21 horas
19.01 - Miltinho Edilberto e Targino Gondim
20.01 – Yamandú Costa e Renato Anesi - Horário: 21 horas
20.01 - 20.01 – Tribo de Jah - Horário: 23 horas
21.01 – Show Roberto Carlos - Horário: 21 horas
25.01 – Sá, Rodix e Guarabira - Horário: 21 horas
26.01 – Ulisses Rocha - Horário: 21 horas
26.01 – Show de Elba Ramalho - Horário: 23 horas
27.01 – Banda Pia Fraus - Horário: 21 horas
27.01 – Padre Antônio Maria - Horário: 22 horas
01.02 – João Donato - Horário: 21 horas
01.02 – Escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2002 - Horário: a partir das 22 horas
02.02 – Orquestra Sinfônica Paulista convida Hector Costita - Horário: 21 horas
02.02 – Show J Quest - Horário: 23 horas
03.02 – Roberto Menescal - Horário: 21 horas

Local dos Shows: Av. Altino Arantes (Praça de Eventos da Rua da Praia) região central de São Sebastião. Entrada Gratuita em todos os shows

Peças no Teatro Municipal

23.01 – Juca Chaves - Horário: 21 h
24.01 – Trair e coçar é só começar - Horário: 21 h
29.01 – Uma empregada quase perfeita - Horário: 21 h
30.01 – Lançamento do livro da família Caymi - horário: 21 h
31.01 – Show acústico Nana e Danilo Caymi e Sebastião Tapajós - horário: 21 h
02.02 – João Cleber - Horário: 21 h

Local: Avenida Altino Arantes, número 2 - Centro São Sebastião

Programação de Esportes

17.01 – Amistoso Futebol de campo entre Portuguesa Santista e Juventude de São Sebastião - Estádio Otoniel Santos - Horario: 16 h
19 e 20.01 – Beach Game - Jogos de Verão - Praia de São Francisco - Horário: das 10 às 17
19.01 – Jogo de Vôlei na arena montada na rua da Praia - Horário: 16 h
20.01 – Jogo Futebol de campo da Seleção Máster Brasil x São Sebastião - Local: Campo da Marinha - Horário: 10 h
10.02 – Carnamar - Horário: a partir das 10 horas – Praia do Arrastão (Fonte: PMSS)

Carta do Leitor

Rodeio na Praia - A Prefeitura de São Sebastião mandou lacrar a porta da Cia de Rodeio São Dourado, mas eles romperam o lacre por duas vezes e infernizaram por duas noites os moradores do Sertãozinho. Uma pousada que tinha 18 hóspedes ficou com 7... Bom, não? A Polícia Florestal multou o dono do terreno "emprestado" ao rodeio por corte de árvores de grande porte. Certos de que Juquehy não dá moleza, os responsáveis levantaram âncoras, bois e cavalos e estão anunciando - atenção, amigos de Boiçucanga! - que vão mudar de praia! O destino é Boiçucanga...

Regina Helena de Paiva Ramos
reginapaiva@uol.com.br



Centro Náutico Uba Uba Free Wallpaper

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor