Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 17 de abril de 2002 - Nº 513 Edições Anteriores
Clique Aqui para acessar edição comemorativa de aniversário de Caraguatatuba

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Ilhabela vai ter policiamento via Internet
Ubatuba presente no Congresso Brasileiro de Turismo 2002
Prefeitura elabora cartilha "passo a passo" para a liberação de alvará
Câmara vota projeto de concessão de imóvel para Fundação Renascer
Atacante do Joseense reforça XV de Caraguá
Basquete sebastianense vence Arujá em casa e Trianon em Jacareí
Basquete feminino também jogou no final de semana
Futebol de campo feminino vence Redenção da Serra em casa
Karatê e judô disputam campeonatos no final de semana
Vôleibol feminino jogou em São José dos Campos pela Livovali
Carta do Leitor



Ilhabela vai ter policiamento via Internet
Prefeitura vai instalar 13 câmeras em pontos estratégicos; imagens poderão ser acessadas à distância

Ilhabela - Ilhabela será a primeira cidade do Vale do Paraíba e Litoral Norte a implantar um sistema de monitoramento, com gravação e transmissão de imagens, via internet. Um total de 13 câmeras serão usadas para o serviço, em tempo real.
A medida visa aumentar a segurança no município, com 20.836 habitantes, população que chega a dobrar em temporadas ou feriados prolongados.
O projeto, implantado pela empresa vencedora da licitação, a Link Net Work, de São José dos Campos, a um custo de R$ 80 mil, vai permitir a ampliação dos pontos de monitoramento. Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Sérgio Diniz, apenas por meio de senhas é que as imagens podem ser visualizadas na internet.
"A vantagem do equipamento é a administração poder monitorar o sistema à distância", disse Diniz.
A instalação deve começar em 15 dias e deve ser concluída na primeira semana de julho.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), o monitoramento visa ampliar a segurança. "As imagens serão disponibilizadas na internet apenas para o controle da segurança. Não queremos correr o risco e sofrer ações por invasão de privacidade", disse.
Segundo o comandante da Polícia Militar de Ilhabela, tenente Antônio Carlos Siqueira Campos Junior, as câmeras inibem a ação de criminosos.
Na região, Taubaté e São José possuem monitoramento mas ainda sem disponibilidade de imagens pela internet.
A secretária Especial de Defesa do Cidadão de São José, Claude Mary de Moura, disse que quatro escolas terão monitoramento via internet. Segundo ela, o sistema do centro também será ampliado este ano e o projeto adotado permitirá, no futuro, a disponibilidade de imagens na internet. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba presente no Congresso Brasileiro de Turismo 2002

Ubatuba - Projetos desenvolvidos pela parceria UNITAU / COMTUR foram aprovados no XXII Congresso Brasileiro de Turismo da ABBTUR - Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo, que se realizará no período de 14 a 18 de maio de 2002, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
O “Projeto de Conscientização Turística para o Município de Ubatuba” elaborado pelos acadêmicos do 4º Ano de Administração com habilitação de Hotelaria e Turismo da Universidade de Taubaté e estagiários da COMTUR - Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba, Cíntia Manfredini, Rodrigo Augusto Ferrari de Almeida e Solange Cozac Wilmers, o Projeto “Estabecendo Parcerias: Uma contribuição para a formação dos profissionais do Século XXI”, elaborado pelas Professoras e Coordenadoras Patrícia Ortiz e Julianna Bussolotti e o Projeto “Capacitação de Monitores Ambientais da Ilha Anchieta-Ubatuba, SP” da Professora Doutora Maria de Jesus Robim e a Professora, Coordenadora Juliana Bussolotti serão apresentados pelos respectivos autores durante o evento.
Entre 82 trabalhos inscritos de todo o país,foram aprovados no total 52 temas, dos quais fazem parte os trabalhos encaminhados por estes profissionais do turismo de Ubatuba.
Estes projetos estão em andamento, repercutindo em todo o trade turístico do município, com apoio fundamental do Diretor Presidente da COMTUR, Luiz Antonio Bischof, que iniciou a parceria entre a Prefeitura Municipal, COMTUR, Secretaria da Educação e Unitau. (Fonte: Comtur)

Prefeitura elabora cartilha "passo a passo" para a liberação de alvará

São Sebastião - Foi realizada ontem, mais uma reunião entre a prefeitura de São Sebastião e as Associações de Pousadas e Hotéis de Maresias e Boiçucanga, visando a regularização dos estabelecimentos comerciais desse segmento, naqueles bairros.
De acordo com o secretário da Fazenda, Luís Leite Santana, a prefeitura elaborou uma cartilha “passo a passo”, com todas as informações para que proprietários de estabelecimentos comerciais possam se orientar com mais facilidade sobre os documentos necessários para obter a licença de funcionamento, o Alvará.
“A APHM, já identificou 79 estabelecimentos comerciais (pousada ou hotel) irregulares no bairro de Maresias, costa sul do município. Em breve fiscais estarão visitando esses estabelecimentos, afim de orientar através de um comunicado oficial, como agir para a regularização de suas empresas”, explica o secretário.
“Nossa intenção é dar condição de trabalho para todos. Queremos qualificar o próprio estabelecimento. Isso também vai evitar possíveis interdições surpresas, o que causa desagradável situação para os hóspedes”, concluiu.
Outra reunião, dessa vez com os contadores do município, foi realizada na segunda feira, com intuito de criar mecanismos para agilizar a liberação dos processos de alvará.
Santana conta que uma das maiores reivindicações dos contadores foi o retorno da fiscalização conjunta (Postura, Meio Ambiente e Obras), medida que já está em funcionamento.
“Não queremos atrapalhar, apenas agilizar o processo de alvará. O volume do comércio irregular ainda é grande em São Sebastião”, finalizou Zangado.
Além da secretaria da Fazenda, fazem parte desse trabalho a secretaria de Obras e Meio Ambiente, a Assessoria de Relações Comunitárias, Assessoria de Proteção ao Cidadão, Sub-prefeitura de Boiçucanga, Corpo de Bombeiros e Associações de Pousadas e Hotéis de Maresias e Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Câmara vota projeto de concessão de imóvel para Fundação Renascer

Caraguatatuba - Está em votação hoje na Câmara Municipal de Caraguatatuba o projeto de lei que autoriza o Executivo Municipal a outorgar concessão de direito real de uso, pelo prazo de 30 anos, à Fundação Renascer, de um terreno urbano, situado no loteamento Praia do Indaiá, com uma área de 7.549,62 m2, cujo valor é de R4 452.977,20, de acordo com a avaliação anexa à proposição.
Em outubro do ano passado o Executivo Municipal encaminhou o projeto à Câmara. Antonio Carlos da Silva (PSDB), conheceu recentemente, com detalhes, as instalações da Fundação Renascer, em Santana do Parnaíba (SP).
A Fundação Renascer pretende implantar no local um Centro de recuperação para Dependentes Químicos, bem como um Centro de Tratamento e Capacitação de Profissionais com essa finalidade, onde atenderá pessoas necessitadas, prestando serviços na área de assitência social, saúde e psicóloga, dentro de suas finalidades estatuárias, colaborando com a Administração Municipal nas suas atividades assistenciais.
A Fundação Renascer é um órgão de utilidade pública e atua em várias frentes de trabalho, junto à ação social. Pertencente à Igreja Evangélica “Renascer em Cristo”, a instituição tem projetos da construção de 25 centros em todo o país. Santana do Parnaíba foi o primeiro município a ter o projeto viabilizado em outubro do ano passado. (Fonte: PMC)

Atacante do Joseense reforça XV de Caraguá

Caraguatatuba- O atacante Guina está sendo emprestado pelo Atlético Joseense ao XV de Caraguatatuba e poderá reforçar a equipe do Litoral Norte na terceira rodada da Série B-1, domingo, às 11h, em casa, contra o Batatais. Depois de disputar duas edições da Copa São Paulo de Juniores e um campeonato da Série B-3 pelo time de São José, Guina considerou que uma transferência seria motivamente e aceitou a proposta dos dirigentes quinzistas. Pela Série B-2 o Joseense jogará no sábado, às 15h, recebendo a Ponte Preta-B de Sumaré na ADC Parahyba. (Fonte: ValeParaibano)

Basquete sebastianense vence Arujá em casa e Trianon em Jacareí

São Sebastião - No último dia 13 de abril, a equipe sebastianense de basquete masculino adulto enfrentou a equipe da cidade de Arujá no Ginásio Municipal “José de Souza - Gringo”, em São Sebastião, vencendo por 109 a 78.
As parciais foram: 30 a 15 no 1º quarto, 20 a 23 no 2º, 27 a 18 no 3º quarto e 23 a 22 no quarto quarto.
O cestinha da equipe foi o ala Thiago Henrique com 22 pontos, enquanto que os destaques da partida foram, o atleta sebastianense Bruno Souza, com 21 pontos, Thiago Luiz com um excelente aproveitamento pegando 15 rebotes e Rafael que deu 05 “tocos”.
Este jogo é válido pela disputa da “Taça Cidade de São Paulo”, pela Liga Paulista de Basquetebol.
No Domingo, dia 14, a equipe viajou para Jacareí para enfrentar o Trianon Clube pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte, vencendo por 108 a 99. As parciais foram: 1º quarto: 19 a 26; 2º quarto: 30 a 24; 3º quarto: 35 a 21 e 4º quarto: 24 a 28.
Segundo o técnico Adriano Ruiz, este foi um jogo com muita provocação psicológica. “Os atletas conseguiram superar a provocação e tiveram um ótimo rendimento em quadra. Isso é resultado de treinamento sério e dedicação total ao basquete.”
O cestinha do jogo foi o ala e capitão do time sebastianense Neto, com 40 pontos, 04 assistências e 06 rebotes. Os destaques foram Marcelo Dias com 34 pontos e os pivôs Rafael e Adilson com 09 rebotes cada.
A próxima equipe a ser enfrentada por São Sebastião é Pindamonhangaba, na cidade de Pinda. “O jogo é na Quinta feira e até lá vamos intensificar os treinamentos, acertar as falhas e esperamos trazer um resultado muito bom,” afirma Ruiz.
O jogo contra Pindamonhangaba é válido pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte. (Fonte: PMSS)

Basquete feminino também jogou no final de semana

São Sebastião - No dia 13 de abril, Sábado, a equipe de basquetebol adulto feminino fez partida contra São José dos Campos perdendo de 92 a 45.
Segundo a arbitragem da partida, o destaque sebastianense foi a armadora sebastianense Jaqueline com 18 pontos. Segundo a técnica Helza Hartog, a participação da atleta foi surpreendente. “Até “toco” na pivô do time adversário a Jaqueline deu. Este é o resultado dos treinamentos. Foi uma pena a ausência da titular Andréia que fraturou o pé no jogo anterior”, afirma Helza.
“Nossa equipe é sub 21 e está disputando a Liga Adulta para treinar para os Jogos Regionais. Quanto a vitória, nós sabemos que é difícil pois ainda precisamos nos esforçar mais para ganhar experiência e nos igualarmos às equipes adultas, completa a técnica.”
Já no Domingo a equipe feminina infantil fez partida na cidade de Pindamonhangaba e perdeu de 83 a 30.
O destaque sebastianense foi a armadora Adrielly com 14 pontos e a pivô Aliny com um desempenho exemplar pois a mesma é da categoria mini mirim, ano base 89 e está jogando na categoria acima, sabendo lidar muito bem com esta situação.
Segundo a técnica a equipe não jogou bem, “as meninas sentiram a pressão da torcida e a atleta Adrielly ficou sobrecarregada, fazendo a função de armadora e de lateral, alternando a cada ataque.” Disse Helza. (Fonte: PMSS)

Futebol de campo feminino vence Redenção da Serra em casa

São Sebastião - No Domingo, dia 14, a equipe sebastianense de futebol feminino enfrentou no Estádio Municipal “Otoniel Santos” o time de Redenção da Serra vencendo por 4 a 0. Gols marcados por Janice (2), Vânia e Sandra.
Este jogo é válido pelo V Campeonato Regional de Futebol Feminino pela Liga de Futebol de Guaratinguetá.
O time que é formado por Ana Beatriz, Fabiana Teixeira, Hevilin Magalhães, Inês Ambrósio, Janice Gonçalvez, Josiane Santos, Juliana Barranco, Leandra Guedes, Luciana Aparecida, Natália Cristina, Sandra Champoski, Suelen Rodrigues, Taís Nogueira, Vânia Letícia, Vivian Aparecida e Williane Alves.
As atletas Natália e Vânia são dúvida para o próximo jogo, Domingo, dia 21 de abril no Estádio Municipal “Otoniel Santos” contra Ilhabela. O jogo está marcado para às 15:00 horas. (Fonte: PMSS)

Karatê e judô disputam campeonatos no final de semana

São Sebastião - No dia 13 de abril, Sábado, a equipe de atletas do Judô participou do Campeonato Estadual do Interior de Judô - 1ª Divisão na cidade de São Bernardo do Campo-SP.
A atleta Jéssica Pereira ficou com o 2º lugar na categoria Juvenil Meio Médio. A final da categoria será disputada nos dias 17 e 18/05 na cidade de Bastos-SP.
Elaine Cristina ficou com a 3ª colocação na categoria sênior meio leve, Patrícia Cristina também 3 º lugar na categoria sênior ligeiro e Rogéria Cozendey, 3º lugar na categoria sênior pesado. Estas atletas estão classificadas para a final do Campeonato Paulista Sênior que será disputado no dia 24 de agosto na cidade de São João da Boa Vista-SP.
O destaque do Campeonato foi Claudinei Souza, 1º lugar na categoria infantil leve, consagrando-se Campeão Paulista de Judô na categoria acima. Este atleta está treinando há 03 anos na Escolinha de Esportes da Prefeitura e segundo o Monitor Uátila este atleta é uma promessa para o Judô municipal e talvez até nacional.
Em relação aos treinamentos da equipe que disputará os Joguinhos da Juventude e Jogos Regionais estão acontecendo aos sábados na Academia Dita Ursa, no horário das 10:00 às 12:00 horas.
Ainda no Sábado, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo a equipe sebastianense de Karatê participou do Campeonato Paulista de Karatê. (Fonte: PMSS)

Vôleibol feminino jogou em São José dos Campos pela Livovali

São Sebastião - A equipe sebastianense de voleibol feminino na categoria infanto e infantil jogou no último Domingo contra a equipe de São José dos Campos pela LIVOVALI.
Na categoria infanto, São Sebastião perdeu para o Tênis de 03 sets a 0. As parciais foram: 25 a 21; 22 a 25; 25 a 23 e 25 a 16.
Na categoria infantil, a equipe sebastianense também perdeu por 3 sets a 0 com as seguintes parciais: 18 a 25; 25 a 20; 25 a 18 e 25 a 17.
Segundo o técnico Milson, apesar da derrota, a equipe jogou muito bem, “a equipe do Tênis Clube é considerada uma das mais fortes do campeonato e a nossa participação foi ótima para podermos sentir o nível das atletas. Mesmo perdendo, tivemos alguns destaques nos fundamentos de passe - Daniele e Flávia e bloqueio - Rafaela e Débora. Agora temos que treinar muito mais e trabalhar bastante para corrigir os erros.”,afirma Milson.
O jogo de volta deverá acontecer entre os dias 28 e 30 de abril. A confirmação depende de outros resultados. (Fonte: PMSS)

Carta do Leitor

Bom Trabalho - Há muito observo o andamento desse informativo e posso lhe assegurar que os comentarios que os seus leitores fazem são de maior respeito e admiração pelo seu trabalho.
Tenha força e confiança para continuar desenvolvendo este trabalho.
Um abraço,

Edu Cardoso
Ubatuba - SP


Esclarecimento - Em virtude da grave acusação que o Programa Saúde da Família sofreu nesta semana de desvio de seus objetivos, em função da suposta utilização de recursos deste programa para abastecimento do carro do vereador Osmar de Souza, nos vimos obrigados a esclarecer à população qual a atuação e relação que a Santa Casa da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba tem junto ao PSF.
Ao assumirmos a gestão da provedoria da Santa Casa, para o biênio 2001/2002, já encontramos este convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Ubatuba e esta instituição, sendo que nossa Santa Casa apenas coopera em viabilizar a implantação deste programa em nosso município, não tendo qualquer participação na coordenação, contratação de funcionários, definição de salários ou na escolha de qualquer fornecedor, sendo estas funções exclusivas da Secretaria Municipal de Saúde, que nos envia periodicamente as listagens referentes aos pagamentos e contratações que se fazem necessárias. Portanto não nos cabendo questionar se os pagamentos indicados são devidos ou não.
Do total dos recursos destinados à Santa Casa para prover o PSF, nenhum centavo se destina a esta instituição, sendo que nos tornamos apenas meros repassadores das verbas que mantém este programa. Embora sejamos obrigados a assumir muitas das responsabilidades, como neste caso.
Temos cobrado a assinatura de um novo contrato que já foi preparado após várias negociações com a Secretaria Municipal de Saúde, baseado em modelos mais modernos de convênio que estão sendo utilizados em outros municípios, conforme orientação da DIR XXI, nossa diretoria regional de saúde, que nos proporcionaria desta forma mais segurança e possibilidades de estar respaldados em caso de problemas decorrentes de fatos distantes de nosso domínio, como o que agora sucede.
Buscamos também uma possibilidade de participar efetivamente na gestão do programa, oferecendo desta forma nossas considerações e indicando as necessidades da instituição, contribuindo para que o trabalho conjunto alcance seus verdadeiros objetivos, fato apoiado pelo Secretário Municipal de Saúde que inclusive busca uma sede para o programa, que desta forma terá uma nova dinâmica em busca do sucesso tão necessário.
Atenciosamente,

Maria Sylvia Ley
Provedora
Ubatuba - SP

 



Clique Aqui para acessar a edição comemorativa de aniversário de Caraguatatuba




 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor