Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 17 de maio de 2002 - Nº 534 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis Ilha do Pontal Korovin

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Alckmin entrega novas viaturas em São Sebastião
Ilhabela recebe uma viatura da PM
Governo promete acabar com superlotação da cadeia de São Sebastião
Alckmin atende reivindicações de Paulo Julião
Equipe de balonismo tenta vôo inédito em Ilhabela
Termina o cameponato externo de malha em São Sebastião
Equipe sebastianense de tênis de mesa participa da Copa Brasil
Volei infanto juvenil “massacra” Ubatuba na casa do adversário
Adolescente é morto a tiros em Caraguá
Prefeito recebe Menção Honrosa do Instituto Ambiental Biosfera
Crianças da rede pública recebem exame de audição
Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento em Caraguá dia 19
Campeonato Inter Estados de Ciclismo em Caraguá
Torneio Tiradentes de Futsal 2002
Agenda esportiva do fim de semana em Caraguá
XV de Caraguá testa mais 3 jogadores
Ubatuba e São Sebastião mantém equilíbrio na Livovali
Saúde Mental ganha prédio novo no dia da Luta Antimanicomial
Ubatuba promove esporte e saúde para idosos e crianças
Guaratinguetá vence Ubatuba no futebol
Ubatuba participa dos Jogos Regionais do Idoso
Fraldinha e Dente de Leite: goleadas na primeira rodada
Atletas ubatubenses disputam final em São Paulo
Convênio com Segurança reacende polêmica sobre CDP
Presidente da Câmara teme o caos na coleta de lixo
Projeto de Regularização de obras está nas Comissões
Sabesp admite ligação clandestina e agradece Vereadora
Vereador inova concedendo honraria para pessoas vivas
Carta do Leitor



Alckmin entrega novas viaturas em São Sebastião

São Sebastião - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve ontem, dia 16, em São Sebastião para a entrega de 8 viaturas, tipo Blazers, às Polícias Civil e Militar do Litoral Norte, sendo quatro para São Sebastião, duas para Caraguatatuba, uma para Ilhabela e uma para Ubatuba. A cerimônia contou com a presença de cerca de duas mil pessoas.
Além das pick-ups, os municípios de São Sebastião e Caraguatatuba receberam, cada qual, uma viatura de apoio ao resgate, modelo S10, equipada com uma ambulância convencional. Também serão enviados à região, na próxima semana, três Santanas e três veículos descaracterizados, para uso da polícia civil.
O anúncio do aumento de efetivo para São Sebastião, com a criação de 19 novos cargos e a vinda de 41 soldados temporários, com idades entre 19 e 23 anos, veio ao encontro dos anseios da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil –, da Federação Pró- Costa Atlântica, que representa as Sociedades Amigos de Bairro da Costa Sul, e demais autoridades envolvidas na questão da segurança na região.
Eles viram nesta atitude uma resposta imediata do governo do Estado à reunião que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na última terça-feira, dia 14, que contou com uma comitiva, liderada pelo prefeito Paulo Julião (PSDB), formada por vereadores e membros da sociedade civil organizada.
“Esta iniciativa mostra o respeito do governo do Estado pela democracia e pelo cidadão. Há 10 anos, temos lutado por uma ação mais efetiva da polícia para melhorar a qualidade de vida na região. Essa é uma vitória do povo”, disse Julião.
Para o coronel da Polícia Militar de São Sebastião, Lorival Kroll, os veículos irão possibilitar que todo o efetivo disponível seja utilizado. “ Irá diminuir a criminalidade na região com certeza, já que, se alguma viatura se quebrar, agora poderá ser substituída”, explica.
Operações Especiais - Apesar de animada com as medidas adotadas pelo Estado, a presidente da Federação Pró- Costa Atlântica, Regina Helena de Paiva Ramos acredita que somente a entrega das viaturas e aumento do efetivo não deverão eliminar, de forma definitiva, a criminalidade na Costa Sul do município. “Acho que a solução só virá quando acontecerem as operações especiais prometidas pelo governador”, diz.
O comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI – 1), coronel Sebastião Souza Pinto, também concorda que o aumento de soldados na rua não garante a diminuição da criminalidade. “Não é só aumentar o efetivo é preciso criar uma força tática”.
Segundo ele, caso as medidas atuais tomadas pelo governo não surtir efeito, já existem os planos B e C, que seriam a vinda do COE – Comando de Operações Especiais – e a Rota, respectivamente, para São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Ilhabela recebe uma viatura da PM

Ilhabela - A questão da segurança é uma das áreas que mais preocupa a atual administração, junto com saúde e saneamento básico. Ontem, 16, em visita a São Sebastião, o governador do estado, Geraldo Alckmin, repassou nas mãos do Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, uma viatura para Polícia Militar. Além de Ilhabela, receberam viaturas as cidades de São Sebastião (6 para PM, 1 civil e 1 resgate), Caraguatatuba (2 para PM) e Ubatuba (1 para PM).
Este foi o primeiro benefício em relação à segurança vindo do estado. Segundo Alckmin o próximo passo é o aumento do efetivo com mais 19 policiais militares fixos e 41 temporários que deverão chegar em julho, o que vai beneficiar também Ilhabela.
Em seu discurso, Alckmin definiu os equipamentos de segurança (viaturas) do estado de São Paulo como os melhores do Brasil bem como o treinamento de policiais. O Secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, falou do avanço que a segurança vem tendo em relação à criminalidade, que está sendo tratada com firmeza sem dar espaço para a impunidade.
Entre as autoridades de Ilhabela estiveram prestigiando o evento o vice-prefeito Gilson Tangerino, o Diretor de Obras Antônio Simões, o Secretário da Saúde Antônio Colluci, a Coordenadora do Plano Diretor, Maria Inez Fazzini e os vereadores Walter Duarte, José Brandão, Keko, Jadiel Vieira e Gracinha. (Fonte: PMI)

Governo promete acabar com superlotação da cadeia de São Sebastião

São Sebastião - O governador Geraldo Alckmin afirmou que, até a próxima semana, 70 presos serão transferidos da cadeia de São Sebastião para os CDPs do Estado. “O número de detentos não passará de cem. Caso ocorram novas prisões, nesse período, serão transferidas para outras cidades”, explicou.
Atualmente a cadeia de São Sebastião conta com 190 presos, sendo que o número suportável é de apenas 70. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Luis Tadeu de Oliveira Prado, afirmou que essa iniciativa do governo atende aos anseios da OAB. “Ficamos muito satisfeitos com essa decisão”. (Fonte: PMSS)

Alckmin atende reivindicações de Paulo Julião
Governador autoriza Conjunto Habitacional, Compra de Ultra- Som e diz que Porto pode ser regionalizado

São Sebastião - Durante a cerimônia de entrega das viaturas às Polícias Militar e Civil, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, atendeu a uma série de reivindicações feitas pelo prefeito Paulo Julião, entre elas, a construção de um Conjunto Habitacional, a compra de um aparelho de ultra- sonografia para o Hospital de Clínicas e uma decisão sobre a ampliação do Porto.
Alckmin assinou, em público, a liberação de uma verba de R$ 4,8 milhões para construção de 270 unidades, através da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano -, em terreno a ser doado pela prefeitura.
O governador também autorizou a compra de um aparelho de ultra- sonografia para o Hospital de Clínicas da cidade.
Com relação à questão portuária, o prefeito Paulo Julião, salientando a importância do Porto de São Sebastião para a economia da região, reivindicou a ampliação da área. “Estamos a cem quilômetros de São José dos Campos, um dos maiores pólos industriais do Estado de São Paulo”, destacou Julião.
Segundo o prefeito, uma mostra de que o Porto de São Sebastião é viável é que a segunda maior empresa do ramo de pás para energia eólica do mundo, voltada 95% para exportação, estará vindo para a cidade.
Em resposta aos pedidos do prefeito, Alckmin disse que o Estado espera incluir São Sebastião no projeto de regionalização do Porto de Santos. “Esperamos acoplar os dois Portos para conseguir maior eficiência”, disse o governador.
Universidade - A secretária da Educação, Vera Hilst, entregou ao governador Geraldo Alckmin um ofício em que solicita que o município de São Sebastião seja incluído no Programa de Expansão de Vagas da Universidade Pública do Estado.
Uma pesquisa realizada na cidade, no Orçamento Cidadão, revela que cerca de 63% da população almeja cursos profissionalizantes e de nível superior gratuitos.
“O projeto prevê um aumento de dez mil novas vagas e queremos que São Sebastião tenha opções de cursos profissionais gratuitos”, disse.
Segundo Hilst, os cursos seriam, em princípio, voltado à área de ciências humanas. “Mas nós queremos também cursos voltados para nossa vocação regional, como gastronomia, hotelaria, pesca e artesanato”, explica.
Museu de Arte Sacra - Aproveitando a presença do governador Geraldo Alckmin, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, reinaugurou hoje a Capela São Gonçalo, que abriga o Museu de Arte Sacra.
A obra do Museu teve início em julho de 2000. Além do restauro da fachada do prédio, o sistema elétrico foi alterado para receber um sistema de segurança computadorizado. Algumas peças do acervo, assim como, a nave e o altar- mór também foram restaurados. (Fonte: PMSS)

Equipe de balonismo tenta vôo inédito em Ilhabela

Ilhabela - A equipe do Balão do Processador Intel Pentium 4 vai tentar uma façanha inédita nos dias 17, 18 e 19 de maio em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Os balonistas Rui Kalousdian e Luiz Consiglio pretendem atravessar o canal entre Ilhabela e São Sebastião com o balão a ar quente patrocinado pela Intel, a maior fabricante de processadores do mundo.
O vôo de alto nível técnico de pilotagem e navegação, segundo especialistas em balonismo, tem decolagem em Ilhabela e o objetivo é aterrissar no continente, em alguma praia de São Sebastião, já que não é possível determinar com exatidão o ponto de aterrissagem. Apesar de a distância ser relativamente pequena, cerca de 8 quilômetros de extensão, a técnica de navegação será fundamental. As tentativas de cruzar o canal estão previstas para as primeiras horas do dia (por volta de 5h30 da manhã). (Fonte: Reginal News)

Termina o cameponato externo de malha em São Sebastião

São Sebastião - Terminou no último dia 14, o Campeonato Externo de Malha realizado no Balneário dos Trabalhadores desde o dia 02 de maio.
Segundo os organizadores do evento, este campeonato foi realizado para os amantes da malha e que também trabalham no Balneário dos Trabalhadores e necessitam de uma diversão após o longo dia de serviço. O evento teve total apoio do Departamento de Esportes da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura.
A colocação geral ficou da seguinte maneira: Em 1º lugar com 12 pontos, a dupla José Carlos e Manoel, em 2º lugar, Maria Clara e Quintino com 09 pontos, em 3º Lauro e Maguila também com 09 pontos e em 4º lugar Daniel e Ditinho com 09 pontos. (Fonte: PMSS)

Equipe sebastianense de tênis de mesa participa da Copa Brasil

São Sebastião - A equipe sebastianense de tênis de mesa viaja para o Rio de Janeiro neste final de semana (18 e 19 de maio) para participar da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa “Copa Brasil”.
São Sebastião ser apresentado por 06 atletas e compete nas seguintes categorias: Infantil com os atletas Fernando Bitente e Marina Oliveira; Juvenil com Felipe Silva e no Adulto com Alexandre Silva, Jonathan Silva e Tatiane Guedes.
A promessa da equipe é o atleta Alexandre Silva que está em 21º lugar no ranking brasileiro e está brigando para ficar entre os 16 primeiros. Alexandre faz parte do raiting A - a mesma categoria do atual campeão brasileiro. “Estou treinando muito forte e vou dar tudo de mim para conseguir alcançar uma melhor colocação na classificação geral.” Afirma Alexandre.
A Copa Brasil do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa tem 12 etapas, sendo uma etapa por mês e está dividida em duas regiões - Centro - Sul - Leste e Norte - Nordeste. (Fonte: PMSS)

Volei infanto juvenil “massacra” Ubatuba na casa do adversário

São Sebastião - A equipe sebastianense de voleibol infanto-juvenil masculino venceu Ubatuba na casa do adversário por 03 sets a 0 em 58 minutos de jogo.
A disputa foi no dia 15 de maio, quarta-feira, em Ubatuba em jogo válido pela Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte - LIVOVALI.
As parciais do jogo foram: 25 a 09 no 1º set, 25 a 15 no 2º set e 25 a 09 no 3º set e os destaques da partida foram: Rafael Talarico, como melhor levantador; Bruno como melhor bloqueio e melhor atacante e Kleber como melhor passe.
Segundo o técnico da equipe, o Assessor de Esportes, Waldemar Talarico que continua com os treinamentos intensivos da equipe, o jogo teve superioridade total durante todo o tempo. E neste Sábado, dia 18, às 15:00 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “José de Souza Gringo”, a equipe enfrenta o time de Cruzeiro e precisa ganhar apenas 01 set para terminar a 1ª fase do Campeonato em 1º lugar. “Se a nossa equipe for 1º nesta fase do campeonato, todos os jogos da próxima fase serão disputados em São Sebastião e isso é muito bom para os nossos atletas que já estão acostumados com a quadra do Gringão e ainda tem a torcida local a nosso favor para incentivá-los durante as partidas.” Afirma Talarico.
A Comissão Técnica é formada por Waldemar Talarico, Profº Adriano e Profº Milson e a equipe infanto - juvenil masculina que continua invicta na LIVOVALI é formada por Rafael A. - o “Lemão”, Gustavo, Allan M. - o “Rui”, Hudson, Rafael O., Bruno - capitão da equipe, Guto, Allan H. - o “Sabiá”, Daniel, Marcelo “Puf”, Kleber, Rafael e Lucca. “Vamos continuar trazendo excelentes resultados para o município porque estamos treinando forte para isso. Além das vitórias serem gratificantes para a equipe, é também uma das maneira de demonstrar gratidão pelas pessoas que vem nos ajudando.” Completa Bruno, o capitão da equipe.
Os treinamentos da equipe acontecem as terças, quintas e sextas, das 17:00 às 20:00 horas no Ginásio do Gringão e às segundas e quartas, os atletas fazem o treinamento físico na academia de ginástica para manter o alto nível de atuação nos jogos. (Fonte: PMSS)

Adolescente é morto a tiros em Caraguá

Caraguatatuba - O adolescente F.C.M., 16 anos, foi morto com cinco tiros anteontem à noite em Caraguatatuba. O crime aconteceu por volta das 18h na avenida Manuel Paulino Ferreira, no bairro Barranco Alto. Segundo a Polícia Militar, quatro disparos atingiram a cabeça e um o peito. A PM soube do homicídio por meio de uma ligação anônima. Segundo a PM, o local seria ponto de venda de drogas e F. frequentaria a região. Moradores disseram aos policiais que o suspeito teria sido um homem moreno e magro trajando bermuda azul e boné. A PM disse ainda que o adolescente morto morava no bairro Porto Novo. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito recebe Menção Honrosa do Instituto Ambiental Biosfera

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, receberá Menção Honrosa do Instituto Ambiental Biosfera, que por decisão unânime do Conselho Diretor, conferiu o Diploma de Menção Honrosa na Área Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, ao prefeito, em reconhecimento aos seus relevantes serviços públicos dessa natureza prestados ao município.
A sessão solene de entrega do Diploma ao grupo de autoridades premiadas será realizada no dia 21 de maio, no auditório Paulínia do Parque Brasil - 500, em Paulínia - SP, como parte da programação do 1º Simpósio e Exposição Internacional Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais - Pulínia 2002. Irão compor a mês a Senhor Ministro de Meio Ambiente, Dr. José Carlos Carvalho, o Senhor Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dr. José Goldenberg, e a Diretora do Projeto Megacidades (New Yok), Sr. Janice Perlman, entre outros. (Fonte: PMC)

Crianças da rede pública recebem exame de audição

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatuba está realizando triagens nas escolas da rede para detectar casos de deficiência auditiva em seus alunos. Os exames estão acontecendo nesta terça-feira, dia 14, nas EMEF’s do Indaiá e da Martim de Sá, onde todos os alunos selecionados, ou seja, aqueles que já passaram por teste na 1ª série em 1999 e 2000, de todas as escolas municipais e por algum motivo não preencheram ou não entenderam o vídeo-teste realizado anteriormente.
Os alunos estão sendo examinados pelo Dr. Sérgio Garbi, que está detectando problemas em crianças que tenham linear auditivo de até 30 decibéis. Segundo o especialista, o objetivo é zerar o número de crianças com problemas auditivos nas escolas de todo o país, por isso os testes audiométricos e os exames estão sendo realizados.
“É muito comum encontrarmos excesso de cera, corpos estranhos e até mesmo problemas na respiração por adenóides ou amígdalas grandes, que podem estar prejudicando a audição. Neste caso a mãe também é orientada para que possa procurar a tratamento adequado. A limpeza e retirada de objetos é feita pelo Dr. Sérgio durante o teste. Ele explicou que o excesso de limpeza no ouvido causa problemas de audição, por que ao invés de retirar a cera, muitas vezes a mãe empurra a para dentro, causando má audição. O ideal, segundo ele, é limpar apenas a região externa do ouvido. O médico enfatizou que a campanha é eficiente para solucionar problemas de audição que chegam a interferir na aprendizagem, mas a visita ao um especialista não deve ser dispensada.
O diagnóstico faz parte da Campanha “Quem ouve bem aprende melhor”, realizada em parceria o Ministério da Educação, Ministérios da Saúde e prefeitura, com o objetivo de solucionar problemas de baixo aproveitamento escolar de alunos com problemas auditivos.
O Ministério da Educação se comprometeu a dar próteses auditivas, já o Ministério da Saúde se comprometeu a fornecer recursos específicos para o exame médico e avaliação audiométrica desses alunos.
As crianças que apresentam deficiências auditivas importantes são encaminhadas para protetização e recebem seus aparelhos auditivos gratuitamente. Já os casos com necessidade de acompanhamento médico e cirúrgico devem ser atendidos pela rede pública. (Fonte: PMC)

Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento em Caraguá dia 19

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar mais um vez um importante campeonato de pesca. Trata-se da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento, que acontece no próximo domingo, na praia do Indaiá, em Caraguá. A competição está marcada para domingo, das 7 às 13h30 horas. (Fonte: PMC)

Campeonato Inter Estados de Ciclismo em Caraguá

Caraguatatuba - Aconteceu no último domingo em Caraguá, a 2ª etapa do Campeonato Inter Estados de Ciclismo. A prova foi realizada na Avenida da Praia, tendo sido organizada pela Liga Valeparaibana com apoio da Prefeitura Municipal.
contando com bom número de atletas, cerca de mais de 200 ciclistas participaram do evento.
O evento contou com segurança da PM e da Ditran e apoio da Prefeitura Municipal. Estiveram presentes o secretário de Esportes Francisco Carlos Marcelino, do Cel. Celso Rapacci, diretor da Ditran; e do professor Cicero Alberto da SER.
Segundo a associação dos Ciclistas de Caraguá, os resultados foram: Francisco José em 2º lugar, Paschoal Martinez em 3º; Luctano do Nascimento em 4º e Agenor em 5º. Na categoria Open, Ângelo Arantes, também de Caraguá, ficou em 10º. Nesta categoria não tivemos tanta sorte, já que no único acidente que houve durante a competição, três atletas de Caraguá foram atrapalhados e impedidos de voltar ao pelotão devido ao forte ritmo e do vento. (Fonte: PMC)

Torneio Tiradentes de Futsal 2002

Caraguatatuba - O 4º Torneio Tiradentes de Futsal 2002 foi encerrado no último dia 14 no Centro Esportivo. O torneio aconteceu entre Policiais Militares do Litoral Norte, Polícia Rodoviária, Polícia Floretsal, Bombeiros e Polícia Militar. A equipe campeã foi a 1ª Cia de São Sebastião, a equipe tem no comando o Tem. César . Em segundo ficou a C.C.S.V. de São Sebastião, que tem no comando o sgto. Beto. Em terceiro lugar ficou a Polícia Florestal, sob o comando do Sgto. Silva; e, em quarto, o Corpo de Bombeiros, sob o comando do Sgto. José Eduardo. Os responsáveis pelo torneio foram os professores Chaves e Dagoberto. Após os jogos, a premiação foi feitacom a presença do Coronel Lourival Croll, comandante do 20º B.P.M.I. do Litoral Norte; do secretário de Esportes, Francisco Carlos Marcelino, familiares dos participantes, entre outros convidados. (Fonte: PMC)

Agenda esportiva do fim de semana em Caraguá

18/05 - Jogos da Juventude do Estado de São Paulo - Atletismo. Local: Pindamonhangaba. Professor responsáveil: Nilson. Saída: 6 horas no Centro Esportivo.
19/05 - Inter-câmbio de Natação em Campos Jordão, com participação de 45 nadadores da SER.
Saída: Centro Esportivo. Professores responsáveis: Juarez saloni e Ricardo. Transporte: prefeitura Municipal.
Horário de saída: 6 horas na SER.
19/05 - 3ª Etapa da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa em Caçapava. Saída 6 horas no Posto Mareli. Professor responsável: Mitsuo Kashiura. Transporte: Prefeitura Municipal.
10/05 - 4ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicros, em Americana. Saída: 3 horas do Pátio de Obras. Transporte: Prefeitura Municipal. (Fonte: PMC)

XV de Caraguá testa mais 3 jogadores

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba testava ontem três jogadores que poderão reforçar a equipe no domingo, em casa, às 11h, contra o Velo Clube de Rio Claro. Até agora, em seis rodadas da Série B-1, o time já utilizou 33 jogadores e ainda não conseguiu comemorar a primeira vitória. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba e São Sebastião mantém equilíbrio na Livovali

Ubatuba - Uma vitória e uma derrota. Esse foi o resultado dos jogos envolvendo as equipes infanto juvenis feminina e masculina de Ubatuba e São Sebastião na quarta-feira, 15, em rodada dupla válida pela Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali) no ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, o Tubão.
A torcida prestigiou as equipes da casa e compareceu em número razoável. A equipe feminina não teve dificuldades e conseguiu venceu por 3x0. No masculino, a condição se inverteu e o time de São Sebastião levou a melhor, vencendo pelo mesmo placar.
Nesse final de semana, as equipes de vôlei da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba entram em quadra para mais uma rodada da Livovali.
As equipes infantis masculina e feminina vão a Mogi das Cruzes (SP) onde enfrentam a equipe da casa, neste sábado, 18. O jogo da equipe feminina começa às 15h, seguido pelo masculino, previsto para as 16h.
No domingo, 19, a equipe infanto juvenil feminina enfrenta a equipe da cidade de Taubaté (SP). (Fonte: ACS-PMU)

Saúde Mental ganha prédio novo no dia da Luta Antimanicomial

Ubatuba - Sábado, 18, a Unidade de Saúde Mental estará comemorando mais um ano da luta antimanicomial, que é manter o mínimo de internações possíveis em hospitais de referência na região. Este procedimento já tem colocado Ubatuba em destaque perante outras cidades do Vale do Paraíba e, principalmente, no Litoral Norte, mantendo o menor índice de internação da região.
A Unidade de Saúde Mental, criada na primeira getão do Prefeito Paulo Ramos (93/96), estará instalada em uma nova casa na Rua Cunhambebe 703, ao lado do sacolão da avenida Tomás Galhardo. Esta mudança ocorre para melhor atendimento ao público e também para num futuro próximo ser instalado neste local o CAPS (Centro de Atenção Psicosocial), que trará um nível de atendimento ainda melhor para os pacientes, com oficinas terapêuticas e outros procedimentos para pessoas que necessitam dos serviços dos profissionais da Saúde Mental.
O movimento da Luta Antimanicomial, iniciado há anos quando o modelo assistencial em saúde mental, era predominantemente às internações, onde o doente não tinha as garantias de seus direitos humanos , dignidade e cidadania. O preconceito ou discriminação o mantinha fora de um universo que permitisse o convívio familiar, social impedindo o paciente de mostrar plenamente suas manifestações psicológica, existencial , social e política. Para que o novo sistema seja implantado várias mudanças tem que acontecer, como uma rede de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos. Nosso município, há anos, vem desenvolvendo trabalhos onde procura viabilizar atendimentos que contemplem um serviço mais resolutivo. Para isso procura garantir ao portador de transtorno mental ou com dificuldades na esfera emocional, condições para uma vida mais digna, convivendo com sua família a qual também recebe apoio e orientações participando do tratamento, obtendo maior êxito nos resultados para o paciente e para os que com ele convivem.
Para Ubatuba, o dia 18 não será só o dia instituído Nacionalmente para a Luta Antimanicomial , mas também de mudanças estruturais e modernas no tratamento dos pacientes que usam este serviço, que tem sido um exemplo para outros municípios, pela qualidade e dedicação dos profissionais que trabalham nesta área que encamparam o lema da III Conferência Nacional de Saúde Mental que diz “Cuidar sim , excluir não”. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba promove esporte e saúde para idosos e crianças
Parceria entre secretarias de Saúde e Esportes e Lazer busca a prevenção de doenças através do esporte

Ubatuba - Um trabalho de parceria entre as secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba está promovendo atividades esportivas de forma divertida e saudável em vários bairros da cidade. Cerca de 600 pessoas vem sendo beneficiadas pela inicitava da Prefeitura nos bairros de Itamambuca, Taquaral, Perequê-Açu, Horto, Ipiranguinha, Sertão da Quina, Jardim Carolina, Lagoinha, Maranduba, além das associações Comercial e dos Aposentados de Ubatuba.
O projeto “Atividade Física, Uma Questão de Saúde”, foi desenvolvido pela professora de educação física Mônica Alix da Silva, 36, técnica desportiva da secretaria de Esportes, e pretende estender a todos a vivência de atividades físicas com o objetivo de melhorar a saúde física e mental da população através de atividades que associem o social com o esportivo.
Oito estagiários da faculdade Módulo e da Universidade de Taubaté (Unitau) participam do projeto. O secretário de Esportes, Richard dos Santos, entende que a proposta vem ao encontro com as promessas de campanha do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL). “Nossa idéia é suprir a carência de atividades físicas em vários bairros de Ubatuba. Além disso, estamos dando oportunidade para que os estagiários possam desenvolver seu trabalho”, disse Richard.
A secretaria de Saúde estará envolvida no projeto através das equipes do PSF (Programa Saúde da Família), no qual os médicos acompanham o desenvolvimento de atividades com crianças e idosos de cada bairro, desenvolvidas por estagiários de educação física cadastrados na secretaria de Esportes. Jurandiau Lovizaro, secretário de Saúde, acredita que a prática de esportes é uma das principais formas de prevenção de doenças. “Nossa secretaria é da Saúde, não da doença. Temos que promover atividades saudáveis e preventivas. Crianças e idosos que praticam atividades físicas com certeza estarão menos sujeitos ao desenvolvimento de várias enfermidades”, explicou Lovizaro.
Para as crianças na faixa etária de 9 a 12 anos estão sendo oferecidas atividades de atletismo, voleibol e futebol. A terceira idade participa com caminhadas e alongamentos. “Dar qualidade de vida é fundamental para o bem estar social. Numa próxima etapa do projeto pretendemos promover passeios dentro do próprio município, encontros e confraternizações entre as pessoas de bairros diferentes e, no final do ano, um campeonato interbairros para motivar ainda mais nossos atletas”, explica Mônica Alix, coordenadora do projeto. (Fonte: ACS-PMU)

Guaratinguetá vence Ubatuba no futebol

Ubatuba - A equipe de futebol da secretaria de Esportes da Prefeitura de Ubatuba perdeu pelo placar de 3x1 para a equipe de Guaratinguetá na fase regional dos Jogos Abertos da Juventude. A partida foi disputada às 10h no sábado, 11, no estádio municipal de Aparecida (SP).
Com a derrota, a equipe de Ubatuba está fora da competição, pois o regulamento dos Jogos Abertos da Juventude prevê o sistema de eliminatória simples. Guaratinguetá passou para a semifinal contra Pindamonhangaba (SP), jogo em que será decidido quem disputa a grande final contra o vencedor do jogo entre Santa Branca (SP) e Aparecida.
Os Jogos Abertos da Juventude envolve diversas modalidades. A competição é voltada para atletas com até 18 anos de idade. Ubatuba havia desclassificado a equipe de São Sebastião por 2x1, em jogo disputado no Centro Esportivo de Caraguatatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba participa dos Jogos Regionais do Idoso
Competição envolve atletas com idade acima de 60 anos. Delegação ubatubense vai a Santos em busca do bons resultados

Ubatuba - Vinte e seis atletas com idade acima de 60 anos estarão representando a cidade de Ubatuba nos Jogos Regionais do Idoso (JORI) durante este final de semana na cidade de Santos (SP). O evento começa na sexta-feira, 17 e se encerra no domingo, 19. A participação da delegação de Ubatuba ocorre com o apoio do Fundo Social de Solidariedade.
Segundo a chefe da delegação ubatubense, Mônica Alix da Silva, 36, técnica desportiva da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, os atletas da cidade participam na natação, atletismo, coreografia, dominó, dama, buraco, malha e vôlei. Três monitores e dois dirigentes acompanham os atletas da cidade no evento.
Em outubro do ano passado, o grupo da Melhor Idade de Ubatuba participou do JORI na cidade Caieiras (SP). Quarenta municípios participaram na ocasião e Ubatuba conquistou a 6ª colocação. (Fonte: ACS-PMU)

Fraldinha e Dente de Leite: goleadas na primeira rodada

Ubatuba - A primeira rodada dos campeonatos da escolinha de futebol Rubens Salles nas categorias Fraldinha (7, 8 e 9 anos) e Dente de Leite (13, 14 e 15 anos) teve o equilíbrio como marca na maioria dos jogos e duas grandes goleadas. Na categoria Fraldinha o destaque ficou para a única goleada da categoria, aplicada pela equipe da Costamar no Madeireiro, por 6x1. Na Dente de Leite, a grande goleada ficou por conta da equipe Calçados Fernandes, que derrotou a Liga Ubatubense de Futebol por 9x1.
Na categoria Fraldinha, sete equipes estão na disputa. As quatro primeiras se classificam paras as semifinais, de onde saem as finalistas. Os jogos serão disputados no campo da empresa Marconi e não será permitido o uso de chuteiras, uma vez que o campo é society.
Na Dente de Leite, duas chaves abrigarão seis equipes cada. No 1º turno, as chaves se cruzam e os dois primeiros times de cada chave se classificam para as semifinais, de onde saem os finalistas, que decidem quem leva o título de campeão do turno. No 2º turno, as equipes se enfrentam dentro das chaves, com o mesmo critério de classificação. O grande campeão sairá da final entre o campeão do 1º e 2º turnos.
De acordo com o coordenador da escolinha, Almir Ramos Corrêa, 32, conhecido como “Pipoca”, a motivação nos dias de jogos vem empolgando aqueles que acompanham as rodadas. “Os jogos vem atraindo muita gente. A participação dos pais, por exemplo, vem sendo intensa. Nosso objetivo é proporcionar um lazer sadio e ao mesmo tempo seguro para as crianças”, frisou. Corrêa informou que 460 crianças estão participando das aulas na escolinha, sendo 192 na categoria Dente de Leite, 110 na Fraldinha e 158 no Dentinho (10, 11 e 12 anos).
Confira a tabela da rodada deste sábado, 18:
Categoria Fraldinha – Campo da Marconi
8h – Costamar x FM Imóveis
8h45 – Auto Posto Ipiranga x Marconi
9h30 – Locadora Leal x Madeireiro
Folga: Foice de Ouro
Categoria Dente de Leite – Estádio Ciccillo Matarazzo
8h – Vale Saúde x Atlantic Ipiranga
9h – Comércio de Carnes Irmãos Ribeiro x Liga Ubatubense de Futebol
10h – Calçados Fernandes x Trimed Litoral Norte
11h – Ismael Comida Caseira x Depósito Perequê-Mirim
Categoria Dente de Leite – Campo da Estufa II
10h – Ceregatti Ubatuba x Ubatubinha
11h – Terraplanagem Simões x Kajú Comercia (Fonte: ACS-PMU)

Atletas ubatubenses disputam final em São Paulo

Ubatuba - Os atletas da equipe de Karatê de Ubatuba disputam neste final de semana a final do XIII Campeonato Paulista de Karatê Boys - 2002. O evento acontece no sábado, 18, a partir das 9h no ginásio de poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. A equipe de Ubatuba recebeu o apoio da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba (SEL). (Fonte: ACS-PMU)

Convênio com Segurança reacende polêmica sobre CDP

Caraguatatuba - O projeto de lei do Executivo, que trata do convênio com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, reacendeu, através de suas discussões, a velha polêmica em torno do Cadeião ou, como é chamado atualmente, os CDP (Centro de Detenção Provisória). O reaparecimento da polêmica veio graças a emenda do Vereador Aurimar Mansano (PTB), um eterno lutador contra a vinda dos CDP ao Litoral Norte.
Tudo começou quando ao apresentar o projeto de lei que realiza convênio com a Secretaria de Segurança Pública estadual, o líder do prefeito, João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), reinterou que a propositura deveria sair, aprovada, como entrou, limpa e enxuta, sem qualquer emenda.
O projeto garante cooperação do Executivo para com o Governo Estadual na área de Segurança Pública, seja para o abastecimento das viaturas, bem como para o conserto e compra de peças, bem como aluguel, reforma e até compra de imóveis, para as Polícias Civil e Militar. Outro ponto constante no convênio fala na construção e reforma de Cadeias Públicas.
Esse artigo chamou a atenção do Parlamentar, que viu o retorno de sua velha luta; a de impedir a vinda de Cadeiões ou Centros de Detenção Provisória, os chamados CDP. Com base nisso, o Vereador Mansano entrou com 2 (duas) emendas; uma suprimindo a palavra Cadeias Públicas e a outra, garantindo complementação salarial aos Policiais Civis e Militares.
A complementação é citada na mensagem do Executivo como sendo proibida, conforme norma expressa da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Para o Vereador a medida é legal, pois nem todos os policiais irão recebê-la. "A complementação atingirá somente os policiais que estarão fazendo serviços em áreas do Executivo e Legislativo Municipal ou em eventos ligados pelo apoio da Prefeitura", disse.
Quanto as Cadeias Públicas, Mansano discerta um velho rosário, com inúmeros prejuízos se a obra for concretizada. "O Litoral Norte é eminentemente turístico e um CDP iria trazer um clima de insatisfação e intranqüilidade à população, seja ela local, seja aos turistas e veranistas", frisou. Para o Parlamentar um CDP só poderá vir à região depois que a política carcerária for completamente mudada. "Atualmente as Cadeias não educam ou ressocializam o indivíduo em detenção. Não há como ter certeza que esse detento sairá um homem correto", explica.
O Cadeião não é a única luta do Vereador Mansano. Há cerca de 3 (três) anos, o Parlamentar lutou intensamente para que a Febem não viesse para Caraguá. "Imagine uma Febem super lotada, com menores infratores de várias partes do estado, criando mais preocupação aos nossos contribuintes", ressalta.
O Vereador promete continuar a lutar, mesmo que sua luta termine com a manutenção de um veto parcial do Executivo. "Não posso deixar os policiais sem a complementação, pois com ela teríamos um aumento no nosso efetivo. Ao mesmo tempo não posso deixar que instalem um Cadeião na cidade. Vou tentar aprovar as emendas, mas friso que minha parte foi feita, no caso do projeto voltar com veto e o mesmo foi mantido", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Presidente da Câmara teme o caos na coleta de lixo

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB) discursou na Tribuna da Câmara na última terça-feira, para falar sobre um problema que poderá afetar futuramente toda a cidade. A coleta de lixo, segundo o Vereador está a beira do caos, com a recusa da Serramar em manter o lixão em sua propriedade. O Parlamentar teme que não haja mais local para guarda dos dejetos até a Prefeitura conseguir uma nova área.
O Vereador Valmir Gonçalves utilizou-se da Tribuna da Câmara, no espaço reservado aos Parlamentares, das 21 às 22 horas, semanalmente durante as Sessões Ordinárias Semanais, para falar do problema do lixo na cidade. O discurso do Vereador foi entrecortado por vários apartes, dos colegas Parlamentares.
Caraguatatuba tem a sua coleta diária de lixo feita pela empresa Pioneira, que recolhe diariamente cerca de 150 toneladas de dejetos. Esse total chegar a duplicar diariamente durante a temporada de verão. Para o Vereador, a situação tende a se tornar intolerável, pois a Serramar, dona de uma área que compreende a 1/3 do município, cede graciosamente uma área para o depósito final do lixo diário coletado na cidade.
A situação intolerável, segundo o Vereador, tem a ver com as constantes recusas da Serramar em aceitar o depósito do lixo. "Várias vezes os altos funcionários da limpeza pública e da Secretaria de Serviços Municipais tem que negociar com a Serramar para a entrada dos caminhões da Pioneira", disse.
A Serramar, segundo o Parlamentar, não quer mais o lixo de Caraguatatuba, que é depositado no local há 22 anos, por algum motivo que ele desconheça. "Acho que deva ser alguma proposta imobiliária ou remanejamento de prioridades, mas o que importa é que o nosso lixo eles não querem mais", frisou. Com base num acordo de cavalheiros, a Serramar cede a área e a Prefeitura o maquinário para enterrar os dejetos coletados diariamente na cidade.
Valmir conta que a Câmara dará todo o apoio para a desapropriação de uma nova área e que espera somente uma ação do Executivo. "O lixão da Serramar tem parecer contrário da Cetesb e uma área que seria usada no Perequê-Mirim também não foi aceita pelo órgão", ressalta. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Projeto de Regularização de obras está nas Comissões

Caraguatatuba - O Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), enviou projeto de lei ao Legislativo local, autorizando o Executivo a regularizar as construções clandestinas na cidade. A propositura é tradicionalmente apresentada todos os anos, já foi lida na sessão de 14 de maio e encaminhada às Comissões Permanentes.
Por mera coincidência, o Vereador Baduca, que é empreiteiro e está no seu quarto mandato, tem apresentado este projeto anualmente nos últimos 10 anos. Segundo a propositura o Executivo poderá regularizar obras clandestinas na cidade, desde que as mesmas estejam em terreno devidamente cadastrado e em dia com os cofres públicos.
Para regularizar, o proprietário deverá apresentar planta e memorial descritivo dentro dos padrões da lei, devidamente elaborado por profissional habilitado, no caso um engenheiro ou arquiteto. Feito isso e após o trâmite, a Prefeitura dará o "habite-se" se a moradia não estiver ainda sendo ocupada ou o "alvará de regularização", para locais já habitados, o que equivale ao habite-se.
Não terão benefícios os proprietários que apresentarem projeto e memorial de construções em ruínas o mau estado, que interfiram no sistema viário ou implantação de prédios públicos e que não estejam dentro das conformidades de habitabilidade, higiene e segurança.
Ao mesmo tempo a Prefeitura não perde o seu poder de polícia, podendo demolir construções que não tenham sido regularizadas dentro do prazo limite desta lei, que será de 90 (noventa) dias, após a data de sua publicação. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Sabesp admite ligação clandestina e agradece Vereadora

Caraguatatuba - A Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), através de sua Superintendência do Litoral Norte, enviou carta à Vereadora Madalena Fachini (PSB), agradecendo sobre a preocupação da Parlamentar no caso da ligação clandestina de esgoto da Secretaria Municipal de Educação. Na carta a Superintendência confirma falha da Prefeitura.
No início de abril, a Sabesp remeteu aos moradores do bairro do Indaiá, zona sul da cidade, carta de orientação alertando sobre os riscos de ligação de ramal na rede de esgotos do bairro. A carta da Sabesp ressaltava que a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) que servirá àquela comunidade ainda não estava pronta e portanto, nenhuma ligação deveria ser feita, pois o esgoto não seria tratado, configurando uma ligação clandestina e crime ambiental.
No mesmo período, próximo a inauguração da nova Secretaria Municipal de Educação, os moradores do Indaiá denunciaram à Vereadora que a Prefeitura estava fazendo ligação clandestina do ramal na rede de esgotos. A Parlamentar esteve no local e constatou o transbordamento da fossa e chamou imediatamente a Sabesp, que esteve no local e embargou a obra, até que uma nova fossa fosse feita.
No início deste mês, a Sabesp, através de ofício assinado pelo Superintendente da Unidade de Negócios do Litoral Norte, o engenheiro João Carlos Simões, agradece a Parlamentar pela preocupação com o fato ocorrido, quanto a ligação clandestina de esgoto no prédio da Secretaria Municipal de Educação. No ofício, Simões esclarece que a irregularidade não era de conhecimento da estatal e tampouco da diretoria regional da Sabesp.
Para Madalena esse agradecimento é sinal de que o dever de Vereadora tem sido cumprido. "Recebi críticas por ser de oposição e de que minha denúncia era falha e vazia, sem embasamento. Este ofício comprova o fato e que minha função, que é a de fiscalizar o Executivo, vem sendo cumprida à risca", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador inova concedendo honraria para pessoas vivas

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) está inovando e enviou para a Câmara Municipal de Caraguatatuba, projeto de lei, no mínimo, diferente. A propositura concede denominação de nome de ruas, praças e próprios municipais para pessoas vivas. O projeto já foi lido e encaminhado às Comissões Permanentes.
Atualmente na Câmara de Caraguatatuba, bem como em todas as Câmaras Municipais, Legislativos Estaduais e Federal, as denominações de nome de rua, praça e prédios públicos são dadas para pessoas já falecidas, como forma de homenagem pelos serviços prestados a um bairro, comunidade, a toda cidade, estado etc.... Pela propositura de Gobetti, essa honraria seria dada às pessoas ainda em vida.
O projeto altera a Lei Municipal 739/99 nos seguintes termos; O homenageado ou homenageada, deverá ter mais de 60 anos de idade, não poderá ocupar cargo eletivo ou público de nomeação política, não poderá ter sofrido condenação criminal e nem estar respondendo pela prática de crime, comprovado por certidão do Distribuidor.
A honraria só poderá ser concedida, desde que a pessoa goze de bom conceito junto a comunidade local, que esteja morando no município há mais de 10 (dez) anos e não seja oficialmente candidata a cargo eletivo. A denominação será feita exclusivamente por Lei Municipal, com aprovação de 2/3 dos votos dos Parlamentares, ou seja, 12 votos, podendo o Vereador nomear apenas uma pessoa viva por Legislatura.
Gobetti considera uma forma carinhosa a de denominar nomes de rua para pessoas já falecidas, mas acha que há maneiras melhores para homenagear um ser humano. "A melhor maneira de agradecer a uma pessoa pelos serviços prestados à sociedade caraguatatubense é dar-lhe essa honraria ainda vivo, para que possa desfrutar em vida, de um ato que a ele foi concedido", disse. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Equivocos do Edil - Quanto ao Direito de Resposta publicado por este sério e competente veículo de informação da nossa região, algumas considerações fazem–se necessárias para estabelecermos a verdade e seriedade dos fatos.
O nobre edil caraguatatubense vem tentando conduzir a ambulância após a tempestade por ele mesmo criada ao propor tal Lei. O parlamentar coloca a rápida locomoção dos policiais como essencial para a segurança esquecendo–se que, antes de mais nada, a questão da segurança é um problema social, educacional e de vontade política em querer resolve-lo. Se a rápida locomoção dos policias acabasse com a criminalidade bastariamos equipar a policia com carros de corrida.
Se esquece o parlamentar que o problema social está ligado diretamente a questão do desemprego e o educacional está ligado ao número de crianças fora dos bancos escolares. É mais fácil correr atrás da criança, hoje, para coloca-la na escola do que correr atrás do bandido amanhã. Estranha–me a afirmativa do parlamentar ao defender o árduo trabalho realizado pelo Executivo apoiado pelo Legislativo para diminuir o número de crianças fora da escola, já que o número dessas crianças naquele município não diminuiu nos dois últimos censos escolares e a municipalização adotada em Caraguatatuba e em outras cidades do Estado, não ampliou o atendimento no ensino fundamental. Em 1995, a soma dos alunos do ensino fundamental nas redes estadual e municipal era de 5.909.612 (fonte: Seade). Em 2001 esse número caiu para 5.322.580 (fonte: Inep/MEC).Seria interessante que o vereador em seu papel de fiscalizador atuasse para saber o porque dessa situação e esclarecesse o que o mesmo tem feito para solucionar tal problema em sua cidade.
Gostaria de informar ao nobre legislador que como professor, representante de escola e conselheiro da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – subsede do Litoral Norte, conheço, me interesso e proponho alternativas viáveis para lastimável situação que se encontra a Educação não somente nas quatro cidades da nossa região, bem como, em todo o Estado, agravada por 8 (oito) anos de (des)governo neo–liberal do PSDB e partidos coligados, onde salas de aulas foram fechadas, milhares de professores demitidos e a progressão continuada se transformou em aprovação automática, segundo avaliação de pais, alunos e professores, fazendo com que nossos alunos cheguem aos últimos anos do ensino fundamental sem saberem ler e escrever. Não é com a municipalização ou com prédios novos, modernos e bonitos que resolveremos os problemas educacionais.
Gostaria de acrescentar, ainda, que não afirmei em momento algum do meu comentário anterior que a classe política esteja descrente de seu próprio trabalho quem o faz agora é o parlamentar em questão.

Afonso Ricca
Ubatuba - SP


Excelente - É assim que vejo a pergunta do leitor Claudio Bertotti Marques dirigida à Sra Vereadora Madalena Fachini, sobre a possibilidade de se conhecerem as propostas da comissão que estuda elaboração de plano diretor para cidade de Caraguatatuba através da internet. Tenho acompanhado o assunto nas edições desta semana neste jornal e acredito o leitor, assim como eu, tenha se sensibibilizado com matéria publicada nesta mesma seção, onde alguém refere alterações de zoneamento à revelia daqueles que adquiriram imóveis acreditando nas leis que lhes davam garantia de determinado tipo de uso. Considero esta situação autocrática e um absoluto desrespeito para com aqueles que escolheram passar o período bom de suas vidas nesta cidade e para isto pagam tributos elevados.
Também possuo imóvel no bairro da Tabatinga onde lei de iniciativa da Câmara de Vereadores alterou, em 1996, as regras de ocupação do solo. A mudança de zoneamento naquele bairro é tão viciosa que chega a contornar um único quarteirão, ao que dizem, objetivando resguardar integralmente um empreendimento que ali explorava atividade irregular. Aberta a porteira pela força da lei, proliferaram estabelecimentos que se autodenominam marinas e fundeiam os barcos que guardam em terra firme!!!! Oferecem sua parcela de contribuição degradativa afetando a qualidade de vida, danificando a infra-estrutura urbana, provocando concentrações de tráfego, enfeiando a paisagem urbana e poluindo as águas marinhas o que inviabiliza as possibilidades de lazer local. Não dos proprietários de barcos, que podem se dirigir para praias e águas limpas, deixando atrás de si, mais exatamente na baía da Tabatinga, uma cobertura de óleo que impede o simples banho de mar.
Que vantagens tal alteração trouxe para o bairro e a para a cidade? A vantagem de elitizar o lazer? A vantagem de oferecer aproximadamente 50 postos de trabalho a um custo pago por, no mínimo, 1500 famílias? A vantagem de burlar leis que direcionam para o desenvolvimento sustentado e das quais todos se beneficiariam? A vantagem de reduzir a exploração do potencial turístico da cidade?
Uma vez aprovado plano diretor para o município, estas perguntas terão que ser respondidas.
Não há mérito em fazer deste espaço simples instrumento de reclamos, gostaria assim de concluir com duas propostas:
1) que a comissão que estuda o plano diretor da cidade abra um canal/endereço via internet para o recebimento de sugestões e divulgação de seus próprios trabalhos, uma vez que a grande maioria dos contribuintes de IPTU no município residem fora dele;
2) que a mesma comissão avalie a possibilidade de incluir nos estudos em andamento, a exemplo do plano diretor da cidade de Porto Alegre, dispositivo que obrigue consulta e acordo com todos os proprietários que venham a ser atingidos por mudanças de zoneamento. Para tanto o cadastro do IPTU, de propriedade do executivo e altamente confiável, pode e deve servir como instrumento de divulgação e consulta sobre mudanças.

Carmelita Begnozzi
São Paulo - SP


Lei do Uso do Solo de Caraguatatuba - Caro Sr. Cláudio Berttoli Marques, São Paulo, os estudos que estamos realizando estão direcionados sobre os desvios da atual Lei 200 e de propostas para justificar um projeto elaborado de acordo com o Estatuto da Cidade e de um novo Plano Diretor, ocasião que teremos a necessidade de divulgação por todos os meios possíveis para que a comunidade como um todo participe. Os meios de contatos conosco podem ser pelos telefones da Câmara Municipal: 0(**)12 38972555, com Marcelo, ou pelo meu celular: 0(**)12 97290408, ou madalenafachini@bol.com.br . Estou muito satisfeita de ver que o "Litoral Virtual" é realmente um excelente meio de informação e de participação de cidadania para todo o nosso litoral norte.

Madalena Fachini
Vereadora
Comissão de Assuntos Relevantes da Lei 200


Marajá Andando de Elefante Branco - Ao ler o comentário da senhora Bel Dergham, do Sertão da Quina sobre o descaso da prefeitura com o dinheiro público, fiquei mais indignada ainda com a administração desta cidade. Não é possível que isso aconteça com tal freqüência, e pouquíssimas pessoas se manifestem.
Sou estudante, ainda nem pago os meus impostos, mas não me conformo de forma alguma com a situação de Ubatuba, que a cada ano, está pior.
Ainda no outro dia, mês passado, na frente da pista de Skate, haviam "expostos" dois ônibus, com a identificação de que seriam destinados ao transporte de funcionários públicos, e mais, uma faixa bem grande na qual estava escrito: "Isso foi adquirido com o seu IPTU!"
Só faltou a descrição "trouxas!" no final da frase!
Numa cidade onde os contribuintes têm de pagar R$1,40, p/ se locomover, o que é um absurdo de caro, só Ubatuba e São Paulo têm um preço como esse, o mais alto do país, p/ andar em ônibus que não estão mesmo nas melhores condições!
É repugnante! Ubatuba está indo p/ o esgoto!
A cidade que se denomina "Capital do Surf", (talvez por não ter outros méritos), presta apoio mínimo aos esportistas e as praias. Sabe tem tanta coisa errada acontecendo nessa cidade que não tem mesmo nem por onde começar!
E o mais revoltante, é esse povo de Ubatuba que se contenta em ser submisso a meia dúzia que manda na cidade, os jovens que não têm atitude. Há pouco tempo acompanhei a luta de um amigo meu para formar uma associação de skatistas, com fim de cuidar da manutenção da pista de skate, abrir uma escolinha e aproveitar o espaço p/ fins culturais, mas nem os próprios usuários da tal pista se interessaram!
O Jovem de Ubatuba não se interessa por política e assim não se interessa por justiça, por uma cidade mais limpa, mais agradável p/ seus filhos e netos! Os jovens não têm ambição de crescer e acrescer a cidade!
Gente! Ubatuba é uma das poucas cidade que ainda tem mata atlântica conservada!
E eu estou vendo esta sumir! São construções irregulares em terreno de preservação! São contruções iregulares nas nascentes dos rios! A água que a gente bebe aqui em baixo é que está comprometida! E não é só! Existe muita sacanagem acontecendo aí em nossas costas que a gente não teima em olhar p/ ver! Ah, é muita indignação, e pouca coisa ao meu alcance...
Mas saibam que se alguem com mais noção do que esta mera estudante que vos escreve tiver iniciativa de concretizar algum manifesto, uma pequena chama que saír dessa faísca que aqui coloco, podem contar comigo!
Mais um suspiro de falta de esperança.

P. L. M. S.
Estudante
Ubatuba - SP


Forum de Debates - A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo, tem o prazer de convidar à todos para o "Fórum de debates do Plano de Gerenciamento Costeiro para o Litoral Norte Paulista"
Data: 18 de maio ( Sábado ) Horário 9:00 às 16:00 horas
Local: Faculdades Integradas Módulo - Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro - Caraguatatuba - SP
Informações/ Inscrições: Casa do Advogado da 65ª Subsecção de Caraguatatuba da OAB SP - Fone: (0xx12) 422-2594
Comissão do Meio Ambiente da OAB SP - Fones: (0xx11) 3116-1069 /1085/1161
A presença de todos é muito importante, uma vez que o Plano de Gerenciamento Costeiro regula entre outras questões o uso e ocupação do solo.

Karina Gaspar Uzzo
Membro Titular da Comissão do Meio Ambiente da OAB SP
e Conselheira Suplente no CONSEMA


Uba Ruas Compras e Serviços, o novo mapa de Ubatuba - Em virtude da atualização do principal sistema viário da cidade e da grande variedade de informações, a previsão de entrega do “Uba Ruas Compras e Serviços”, foi prorrogada para o mês de julho próximo. Agradecemos a todos que estão colaborando para a realização deste trabalho. Será com certeza, um benefício para comunidade.
Você sabia? Ubatuba cresceu muito, sendo considerada pelo censo um dos municípios que mais cresceu no país, em população.
Em boa hora o Uba Ruas Compras e Serviços, está chegando para suprir a carência da fácil e rápida localização de logradouros, nomes e endereços de diversas categorias das atividades na cidade.
Procurando oferecer as mais diversificadas opções de compras e serviços, seguindo a meta da qualidade e bons serviços, o mapa Uba Ruas está mais útil, agora mostrando os principais comércios e prestadores de serviços da cidade. As escolas da rede municipal de Ensino, atrativos turísticos, órgãos públicos e outras informações.
Realizado pela Giasone Publicidade e pela Arte Zanotto, já conta com nomes conceituados em Ubatuba, além do apoio da Prefeitura, Associação Comercial, Câmara Municipal, Sabesp, jornal A Cidade, www.litoralvirtual.com.br , Guarda Municipal e Polícia Militar.
Ainda é possível sua participação no Uba Ruas. Para participar ligue para o Giasone no telefone 433-2864 ou para o Geraldo no telefone 433-2001.
Desde já, ficam os parabéns para todos que estão colaborando para acontecer este importante guia de ruas e informações úteis sobre a cidade.
Uba Ruas Compras e Serviços, o novo mapa de Ubatuba

Giasone Publicidade
Ubatuba - SP

 


Yurgs Pousada São Sebastião Virtual

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor