Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 17 de junho de 2002 - Nº 554 Edições Anteriores

Screen Saver Free Wallpaper

Caraguatatuba:
   Prefeitura vai construir rancho de pesca na Cocanha
   Caraguá sediou curso de formação de Chefes de Escoteiros

Ilhabela:
   Ilhabela faz curso para formar garçom

São Sebastião:
   São Sebastião ganha duas bases da Polícia Militar até o verão
   "Arma" de vigilantes é bicicleta
   Prefeito vai ao TJ para manter lixão
   Fundo Social recebe doação para campanha do agasalho
   Judoca de São Sebastião vai ao Mundial na Irlanda
   Moradores realizarão cursos para capacitação profissional
   Termina o 11º Campeonato de Malha do Comércio de São Sebastião

Ubatuba:
   Mulher mata marido com cloro e cachaça
   Academia Dojo Kano comemora 25 anos
   Comtur vai à Brasília com pacote de reivindicações
   Procon de Ubatuba ganha novos equipamentos
   Equipe “Ecovida” é a campeã da Gincana Ecológica

   Carta do Leitor



Prefeitura vai construir rancho de pesca na Cocanha

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através de projeto desenvolvido pela Secretaria de Pesca liberou a construção de um rancho para os pescadores na praia da Cocanha. A proposta foi discutida recentemente entre o prefeito Antonio Carlos da Silva, o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo, Pesca e Habitação, Auracy Mansano; o secretário de Turismo, Salim Burihan; a presidente da Fundacc, Eloísa A. A. Antunes de Oliveira; representantes da Associação dos Maricultores, entre outros. Além da construção de um rancho para os pescadores, também foi discutido na reunião, a questão da rota de ski-bananas na praia da Cocanha, tratando da necessidade de mudar a rota para proteger as fazendas de mariscos instaladas entre as ilhas Cocanha e Ilhote.
Segundo o Secretário da Pesca, Auracy Mansano, a engenheiro Leandro, Secretário de Obras, estará demarcando o local onde será construído o rancho. O local será usado para a venda do marisco in natura e também para que os pescadores da Massaguaçu possam comercializar seus pescados. Quanto a permanência dos ski bananas, ficou determinado que os proprietários dos barcos terão de respeitar os locais de cultivo do mexilhão. Para tanto, um decreto determina distâncias e locais permitidos.
Isso solucionará o problema de riscos de contaminação de mexilhões por combustíveis. Ficou determinado, por exemplo, que os barcos não poderão passar entre as Ilhas, um dos pontos de cultivo de mexilhões.
A Associação dos Maricultores de Caraguá em parceira com a Prefeitura e Fundacc já está programando a realização do 1º Festival do Mexilhão de Caraguatatuba. A festa deverá ser realizada assim que o novo rancho estiver pronto.
Caraguá é o maior produtor de mexilhão de todo o Estado de São Paulo. São 19 produtores, que chegam a atingir aproximadamente 100 mil kg de marisco por ano. Mais informações pelos telefones 424-2763 ou 9142-4164, com José Luis, da Associação dos Maricultores de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Caraguá sediou curso de formação de Chefes de Escoteiros

Caraguatatuba - Aconteceu nos dias 08 e 09 em Caraguá um curso de formação de chefes de escoteiros (curso preliminar) ministrado pela equipe de dirigentes da União dos Escoteiros do Brasil - região de São Paulo. Participaram os grupos Caraguatá, SO. Amélio Azevedo e Marques e os Gedeões, de Caraguá, além de outros grupos do litoral.
O movimento já existe em Caraguá, Ubatuba e São Sebastião com aproximadamente 250 membros juvenis e 50 membros adultos. Ilhabela será a próxima cidade a ter um grupo escoteiro.
O Polo Litoral Norte, através de muito esforço, conseguiu inúmeros colaboradores como Prefeitura Municipal, General Motores do Brasil, Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Estúdio de Arquitetura Sérgio Augusto Garcia, Distribuidora Bismar, Padaria Esquina do Pão III, Distribuidoras de Bebidas Gaivotas e Faculdades Integradas Módulo.
Em 1907 na Inglaterra, Robert Baden Power colocou sua idéia em prática, reunindo 21 jovens na Ilha de BrownSea, proporcionando adestramento de vida ao ar livre. Ele acreditava que se o jovem aprendesse no sistema de aprender fazendo, isso contribuiria para a formação do caráter além de desenvolver potencialidades sociais, físicas, intelectuais e espirituais, formando verdadeiros líderes. O maior movimento de jovens do mundo é do Escotismo, pois fazem parte 216 países congregando 28 milhões de jovens. Nos últimos 20 anos o movimento escoteiro dobrou principalmente nos países em desenvolvimento. (Fonte: PMC)

Ilhabela faz curso para formar garçom

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela vai realizar o segundo curso para profissionalização de garçom a partir de 1º de julho. Os alunos terão direito às aulas básicas de inglês para atendimento aos clientes.
São 80 vagas disponíveis. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira. O curso é gratuito. O primeiro curso, encerrado esta semana, teve 60 participantes.
As aulas estão sendo promovidas pela Comissão Municipal de Emprego, ligada à prefeitura, e pela Associação Comercial, com o apoio de empresários e do maitrê Jair Souza da Silva, que ministra o curso.
O marinheiro Gelmario Alves Lisboa, 27 anos, disse que sempre admirou a profissão e fez o curso como garantia, caso algum dia fique desempregado.
Os interessados devem se inscrever entre os dias 17 e 28 de junho, das 9h às 17h, na sede da Associação Comercial de Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião ganha duas bases da Polícia Militar até o verão
Objetivo da iniciativa é ajudar no patrulhamento das costas sul e norte

São Sebastião - Moradores de São Sebastião decidiram se mobilizar para garantir mais segurança nos bairros das costas sul e norte do município. Duas novas bases para a Polícia Militar serão construídas por meio de uma parceria entre o Estado, a prefeitura e SABs (Sociedade Amigos de Bairro).
Os bairros beneficiados serão o Canto do Mar, costa norte, e Barra do Una, costa sul. O objetivo é agilizar o atendimento de ocorrências nas duas regiões. A meta é terminar as obras antes da próxima temporada de verão.
Segundo a Segurança Pública do Estado, o município registrou nos três primeiros meses do ano um aumento de 362,5% nos casos de furto e roubo de veículos, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os números de roubos e furtos também cresceram 40,82% e 26,61%, respectivamente. Grande parte das ocorrências aconteceu em janeiro, mês de maior movimento no litoral.
A base do bairro Canto do Mar, considerada estratégica por estar na divisa do município, será instalado na parte superior do prédio da Regional Costa Norte, na rodovia SP-55, e deverá entrar em operação em um mês. O aluguel será pago pela prefeitura.
O pelotão conta hoje com 12 policiais e 3 viaturas mas, por falta de sede, está alojado no prédio da 1ª Companhia da PM, localizada no bairro da Topolândia, região central.
COSTA SUL - A base de Barra do Una, costa sul, será construída em um terreno cedido pela prefeitura. A obra, estimada em R$ 120 mil, ficará a cargo da SAB.
"Um órgão sozinho não faz nada. A polícia precisa trabalhar em parceria com a comunidade", disse o tenente Fernando Marcos Pedroso, comandante da 1ª Companhia de São Sebastião.
Segundo o comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Sebastião Souza Pinto, a unidade abrigará 19 soldados que serão transferidos para a região no mês de agosto. Além disso, a base terá três viaturas.
Atualmente, a costa sul conta com uma base em Boiçucanga, formada por cerca de 20 policiais, que cobrem mais de 60 quilômetros de costa.
"A criação dessa base irá facilitar as ações da polícia", disse Souza Pinto.
Além da construção da base, a SAB de Barra do Una comprometeu-se a construir quatro casas, que serão doadas em comodato aos policiais que vierem morar na região com suas famílias.
"Não queremos um bairro violento e não dá para ficar só reclamando. O governo não consegue resolver o problema sozinho, a sociedade deve participar", disse o presidente da SAB, Fernando Gonçalves da Silva. (Fonte: ValeParaibano)

"Arma" de vigilantes é bicicleta

São Sebastião - Desde a temporada de verão do ano passado, a SAB de Barra do Una contratou 25 pessoas que realizam rondas com bicicletas pelas ruas do bairro em sistema de quatro turnos.
Qualquer atitude suspeita é comunicada por meio de rádio a uma central, responsável por acionar a polícia pelo telefone 190.
Segundo o presidente da SAB, Fernando Silva, a iniciativa reduziu a criminalidade em 80%. Mesmo após a alta temporada, o serviço continua, mas o número de vigilantes diminuiu para 12.
"Iremos continuar com a ronda, pois conseguimos desenvolver um trabalho que a polícia não faz por ser mais ostensiva e ter que circular por vários bairros da região", disse Silva. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito vai ao TJ para manter lixão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião encaminhou ontem recurso ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para tentar anular a sentença que obriga o poder público municipal a desativar o lixão da Praia da Baleia.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), a sentença do tribunal é baseada em um processo que teve início na década de 80. Ele afirmou que a situação do lixão é diferente hoje.
"Esta não é uma sentença final e cabe recursos. A própria Sociedade Amigos do Bairro das Baleias, que encaminhou o processo, emitiu uma declaração para a prefeitura afirmando que a situação do lixão é diferente da época do início do processo", disse Julião.
Além de encaminhar o recurso para tentar cancelar a decisão judicial, a prefeitura vai pedir ao Tribunal de Justiça uma nova vistoria na área onde está situado o lixão.
"Esta vistoria poderá reverter a decisão do Tribunal de Justiça. A sentença fala, por exemplo, de catadores de lixo e urubus. Isso não existe mais no local", afirmou Julião. (Fonte: ValeParaibano)

Fundo Social recebe doação para campanha do agasalho

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião recebeu mais de mil peças de roupas da Delegacia Seccional de Polícia de São Sebastião, que serão destinadas à Campanha do Agasalho 2002, promovida pelo Fundo Social do Estado de São Paulo.
As peças arrecadadas por funcionários da Seccional, do1º, 2º e 3º DPs, Dise, Ciretran, Delegacia da Mulher, Cadeia Pública e também por alguns detentos, foram entregues à presidente do Fundo Social, Elsa Julião e serão destinadas às famílias carentes.
O Fundo Social do município já está organizando a campanha deste ano, que em breve, terá os postos de recolhimentos em locais tais como bancos, mercados e órgãos públicos. Além disso, haverá um carro que irá passar nos bairros recolhendo doações.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso, as assistentes sociais também acompanham freqüentemente as necessidades das pessoas carentes, o que vai ajudar na distribuição dos agasalhos. (Fonte: PMSS)

Judoca de São Sebastião vai ao Mundial na Irlanda

São Sebastião - A atleta de São Sebastião, Rogéria Cozendey, 30, embarca neste sábado, dia 15, às 11 horas, para Londonderry, na Irlanda do Norte, onde disputará o Campeonato Mundial Master de Judô. A atleta está viajando com o apoio financeiro da Prefeitura, no total de R$ 8 mil.
No dia 20, às 10h15, Rogéria luta na categoria Kata e, às 18 horas, no Individual. Já no dia 23, às 9 horas, a atleta disputa o título por Equipe e Absoluto. A seleção brasileira é composta por 18 pessoas. “Os técnicos acreditam que eu tenho chance de conquistar medalha, mesmo sendo a mais nova integrante da equipe”, disse Cozendey.
Esta é a primeira vez que a atleta disputará uma competição internacional. “Em cinco anos de judô consegui coisas inesperadas”, afirma. Quando retornar do mundial, Rogéria tem uma agenda tomada por competições.
“Volto no dia 25 e inicio um treinamento intensivo para os Jogos Regionais, em Mogi das Cruzes. Logo após, acontecerá a Copa São Paulo, com atletas classificados em 2001, quando conquistei o 3º lugar”, afirma.
Em agosto, a atleta participará do Campeonatos Paulista e Brasileiro. Este último irá valer pela classificação para o Mundial de 2003, que acontecerá no Japão. (Fonte: PMSS)

Moradores realizarão cursos para capacitação profissional

São Sebastião - Atividades como jardinagem, confeitaria, costura, serão oferecidas para grupos de moradores em bairros de São Sebastião que se caracterizam devido à alta concentração populacional e ao maior nível de carência.
O projeto é desenvolvido pelo PAE - Programa de Auto Emprego da SERT – Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho, que disponibilizou uma equipe de técnicos para a realização de um estudo para implantação destes cursos voltados à geração de trabalho e renda e ao empreendedorismo, cujo o objetivo é a criação de pequenas empresas populares ou cooperativas.
Os bairros Canto do Mar, Enseada, Jaraguá, Itatinga, Olaria, Topolândia, Vila Baiana e Vila Tropicanga estão incluídos nos estudos e serão visitados pelos seis técnicos que realizarão reuniões com a comunidade, após a escolha dos locais e antes da implantação dos cursos.
O técnico em Desenvolvimento Econômico do PAE, Nilton de Oliveira, disse que o estudo visa avaliar a viabilidade do bairro, as necessidades que atendam aos moradores e o que daria um melhor retorno para a região. “Nós capacitamos pessoas para que estas possam gerenciar seu próprio negócio sendo em cooperativas ou em pequenas empresas populares”, explicou Oliveira.
No mínimo são oferecidos cinco cursos, disponíveis nos períodos da manhã, tarde e noite, num período de 45 dias com aulas diárias. Para o desenvolvimento total do projeto são necessários três meses, entre a pesquisa, reuniões de avaliação e introdução dos programas.
Os moradores receberão aulas teóricas e práticas que serão ministradas por técnicos do PAE e por profissionais da própria comunidade. “Nós passaremos noções sobre vários aspectos administrativos como técnicas de venda, gerenciamento e contabilidade e contrataremos pessoas para a parte prática. Um exemplo: se for implantado o curso de costureira, contrataremos uma instrutora costureira daquele bairro, e assim com os demais, sejam eles de jardinagem ou de confeitaria”, destacou o técnico do PAE.
Os cursos foram solicitados pelo PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de São Sebastião. Segundo a coordenadora do posto, Elmar Soares Farias Ferreira, a proposta surgiu devido à carência da qualificação das pessoas que procuram por empregos. “Há algum tempo nós estamos observando as pessoas que nos procuram, e vimos à dificuldade em encaixa-las no mercado de trabalho por não terem a qualificação, na maioria das vezes, exigida”, disse Elmar.
A Assessora de Assuntos Comunitários, Rose Marie Tournillon Costa, destacou a importância da qualificação local, durante reunião realizada com os técnicos do PAE, na tarde de hoje, sexta-feira, 14. “Desta forma, nós pretendemos trabalhar a geração de renda com a mão-de-obra local, evitando a vinda de pessoas de outras regiões e, com isso, uma maior migração, e que os moradores do município continuem sem a capacitação necessária para a realização dos serviços necessários na cidade voltados à construção civil e ao turismo, por exemplo”, concluiu Rose. (Fonte: PMSS)

Termina o 11º Campeonato de Malha do Comércio de São Sebastião

São Sebastião - No último dia 13 de junho - quinta-feira, terminou o tradicional campeonato interno de malha do comércio de São Sebastião, que há 11 anos vem acontecendo no município.
Organizado pelo comércio local e com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, o campeonato este ano teve início no dia 06 de março, na quadra do bairro do Pontal da Cruz, região central do município e teve a participação de 28 equipes.
Na classificação geral, o primeiro colocado foi Color Cid, (Diógenes, Beth, Juninho), em segundo ficou a equipe da Eclipse Filme (Nê, Lurdinha e Bruna), terceiro lugar para Marcenaria Tomazetti (Felipe e Henrique) e em quarto, a Padaria São Francisco (Carlinhos, Thiago e Lucas). (Fonte: PMSS)

Mulher mata marido com cloro e cachaça

Ubatuba - O pedreiro José Carlos Barreto, 49 anos, morreu na última quinta-feira, em Ubatuba, após ingerir uma mistura de cloro com cachaça, supostamente preparado pela esposa, a empregada doméstica Silma Barbosa de Oliveira, 43 anos.
A polícia informou que o crime aconteceu às 7h, quando o pedreiro chegou em casa e pediu um chá para a esposa. Ela teria preparado um líquido contendo água, cachaça e cloro.
O pedreiro foi socorrido por seus irmãos, Lindomar Barreto e Walter Barreiro. Eles afirmaram que a vítima, antes de morrer, disse que foi Silma quem lhe deu a bebida.
A suspeita teria sido confirmada quando os irmãos saíram para procurar ajuda e encontraram a cunhada no caminho. Ela teria perguntado se o marido já tinha morrido.
Silma foi presa e levada para a cadeia de Ubatuba. Na casa, a polícia apreendeu uma garrafa, que exalava cheiro de cachaça e cloro.
Barreto foi submetido a exames que confirmaram a morte por envenenamento. (Fonte: ValeParaibano)

Academia Dojo Kano comemora 25 anos
As festividades incluem a entrega de quimonos aos atletas que representarão Ubatuba nos Jogos Regionais desse ano

Ubatuba - A academia de judô Dojo Kano completou 25 anos de existência no município nesse domingo, 16. Um torneio interno na academia com a participação de 80 atletas em todas as categorias comemorou a data nessa quarta-feira, 12. No evento, que conta com o apoio da secretaria de Esportes da Prefeitura de Ubatuba, foram distribuídas medalhas para os melhores colocados, além do exame de verificação de mudança de faixas. Uma festa de aniversário ocorrida na sexta-feira, 14, fechou as comemorações, na qual foram entregues quimonos aos atletas que representarão Ubatuba nos Jogos Regionais desse ano.
Fundada em 16 de junho de 1977, a academia sempre esteve localizada na rua Coronel Domiciano, nº 700, no Centro. Segundo o mestre Josino Francisco de Souza, de 60 anos, 6º Dan e professor Kodansha (acima da faixa preta), a Dojo Kano começou com cerca de 100 alunos e manteve nesses 25 anos a média de 50 alunos, número atual de atletas. “Em nossa história, tivemos cerca de 10 mil atletas praticando o judô. Entre eles, formamos faixas pretas no 1º, 2º, 3º e 4º Dan, o que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido”, destacou o mestre.
Josino nasceu em Paraisópolis (MG) e recebeu o título de Cidadão Ubatubense. Pioneiro no Litoral Norte, o mestre tem um currículo respeitado no esporte. Cargos como auxiliar técnico da seleção brasileira de judô, estágios práticos no Japão, aulas ministradas em Portugal e o fato de integrar a comissão técnica examinadora da Federação Paulista de Judô são alguns dos destaques em sua carreira, que o credenciaram a ser reconhecido, entre outros feitos, como o melhor professor de Kata (técnicas) do Brasil.
Fluente em línguas como o inglês, japonês e espanhol, vem sendo reconhecido internacionalmente no judô. O título de vice-campeão mundial de Ju no Kata (técnicas antigas) conquistado em Phoenix, nos Estados Unidos, em julho do ano passado, confirma o estágio técnico-profissional alcançado pelo mestre, que agora planeja repetir o bom desempenho em julho do ano que vem no campeonato mundial Master, que será disputado no Japão.
A academia Dojo Kano teve participação na vida da cidade durante esses 25 anos. Entre as atividades sociais, destacam-se os treinamentos ministrados em diversas oportunidades aos policiais militares e aos guardas municipais, no treinamento para o trabalho preventivo no policiamento.
A academia também é responsável pela equipe de Ubatuba nos Jogos Regionais. “Sempre representamos a cidade nos Regionais e conseguimos bons resultados. Acreditamos que podemos repetir as boas campanhas no campeonato desse ano”, avaliou Josino.
O secretário de Esportes e Lazer, Richard Ricardo, enfatizou a importância da academia na cidade. “A história da Dojo Kano nos faz render homenagens ao professor Josino, diante do brilhante trabalho desempenhado no judô. Merece os parabéns.” declarou o secretário. (Fonte: ACS-PMU)

Comtur vai à Brasília com pacote de reivindicações

Ubatuba - O presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba, Luiz Bischof, representando o prefeito Paulo Ramos (PFL), esteve recentemente em Brasília com um pacote de reivindicações que foram encaminhadas através de ofícios a diversos Ministérios do Governo Federal. Os Ministérios já estão manifestando-se positivamente em diversas das solicitações da Prefeitura de Ubatuba, que serão benefícios a toda população do município.
Em visita oficial ao Ministério do Esporte e Turismo protocolou ofício solicitando a confecção de um livro para o município e material de folheteria para a divulgação de Ubatuba. Reivindicou a construção de dois portais, um no Camburi, divisa com o Estado do Rio de Janeiro, e outro na rodovia Oswaldo Cruz, que liga à Taubaté. Foi solicitado, também, a construção do Centro de Convenções, para gerar o turismo de negócios no município.
Na Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Bischof conseguiu a verba de R$ 40 mil para a padronização da sinalização urbana do município, do trecho que compreende do trevo do Indaiá, no Perequê-Açu, até o trevo da Praia Grande. Está verba será liberada a partir de agosto. As novas placas terão o padrão da Embratur e serão orientadas pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística. Bischof já está pensando na padronização da sinalização para pedestres.
No Departamento Nacional de Infra-Estrutura, órgão do Ministério do Transporte, foi protocolado ofício solicitando a permissão para as construções de dois túneis. Um ligando o Perequê-Açu ao Taquaral e toda a região do Sumidouro e outro ligando as Estufas I e II. Para Bischof o contato foi positivo e a construção será autorizada. Por fim, reivindicou a instalação de lombadas eletrônicas, ciclovia na BR-101 e a transformação do trevo do Indaía em rotatória. (Fonte: ACS-PMU)

Procon de Ubatuba ganha novos equipamentos

Ubatuba - A equipe técnica do Procon (Proteção ao Consumidor) de Ubatuba vem mobilizando-se para estruturar o setor com equipamentos que possam oferecer um melhor atendimento ao consumidor. No início das atividades da atual administração, o setor encontrava-se totalmente desestruturado, apenas com duas máquinas de datilografar, sendo uma quebrada. Com o grande fluxo de atendimento/dia, a equipe sempre se desdobrou e não mediu esforços para bem atender os municípes.
Hoje, o Procon já conta com três micros computadores, duas impressoras laser e o acesso à internet. Com isso, o órgão ganha em agilidade e precisão no atendimento diário e o município no pronto atendimento. Desses equipamentos, recentemente foram doados pela empresa de telecomunicações de São Paulo, Telefonica, dois micros computadores completos. A doação foi por intermédio da atendente da operadora, Nilvania, que encaminhou a necessidade ao diretor de Relações Regionais, Evair Morais, que sensibilizou-se e efetivou a doação.
O fluxo de atendimento mensal do Procon de Ubatuba é variável. Em média, são cerca de 80 atendimentos/mês. Segundo a equipe, cerca de 90% das demandas são resolvidas com entendimento amigável entre o fornecedor e o consumidor. Os casos pendentes e problemáticos que não conseguem uma solução imediata, são encaminhados ao Juizado Especial Cível. O Procon de Ubatuba funciona na Prefeitura de Ubatuba, que fica na avenida Dona Maria Alves, 865, centro, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Os telefones sao 434-1050 e 434-1010. (Fonte: ACS-PMU)

Equipe “Ecovida” é a campeã da Gincana Ecológica

Ubatuba - A equipe Ecovida, formada pelas estudantes universitárias da UNITAU – Ana Carolina, Maria Fernanda, Daniela Cabral, Marcela Sabrina e Telma Cristina sagrou-se campeã da Gincana Ecológica elaborada pela Associação Socioambientalista “Somos Ubatuba” (ASSU) com apoio de todos os parceiros da Semana do Meio Ambiente 2002. Em segundo lugar ficou a equipe IPEMA.
As equipes tiveram apenas 3 dias para desenvolver as doze tarefas, que iam desde uma lúdica elaboração de poema (com tema “Fogo”) até atividades “mão na massa” como na Coleta de Resíduos em Trilhas (700 kg!) ou no Plantio de Mudas de Árvores (40 indivíduos de várias espécies), passando também por provas instrutivas como o Questionário Ambiental e a Coleta de Sementes. Apesar do número reduzido de participantes a integração destes foi surpreendente, a ponto de, durante o longo e saboroso julgamento da prova Preparos Culinários, firmar-se um compromisso de atuação mais efetiva ao longo do ano.
Palestras, Oficinas, Mesas Redondas, Visitas Monitoradas e para encerrar uma Gincana Ecológica. A semana de 3 à 8 de junho foi bastante agitada e instrutiva para aqueles que realmente buscam o caminho do desenvolvimento sustentável em Ubatuba. Para tantos outros foi apenas mais uma semana “normal”. (Fonte: ASSU)

Carta do Leitor

Cães em Ilhabela - O Prefeito de Ilhabela, Sr. Manoel Marcos, esta de parabéns ao tomar esta decisão retirando os Animais eqüinos e bovinos da rua. Estas pequenas atitudes que dignifica o Homem e faz a diferença. Mas sempre é bom lembrar que os caninos vira latas, também andam soltos pelas belas praias de Ilhabela. Porque não tomar as mesma atitudes?

Florentino Bernardes
o apaixonado pelo litora
l



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Studio Maranduba
BIL

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor