Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 19 de fevereiro de 2002 - Nº 474 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Blitz no Litoral: Casal é suspeito de tráfico
Tia e sobrinha morrem afogadas após caírem em rio de Caraguá
Prefeitura de Ubatuba estuda adesão ao uso de programas livres
Prefeitura realizará audiência pública nesta sexta
Santa Casa de Caraguá faz balanço da temporada de verão
Fundação Orsa reuniu profissionais da rede no Rio do Ouro
Peças de cerâmica recebem o nome de Caraguá
Da Hui Fest agita Caraguá no próximo sábado 23 no Princes Club
Projeto GURI: a transformação através da música
Projeto GURI abre inscrições para 2002
Lixo reciclável vai gerar renda para bairros em Caraguá
Barracas ajudaram a manter praias limpas no verão
Fundacc premia vencedores do Concurso Literário no Dia da Poesia
Bandeirante distribui 700 Kit’s escolares em Caraguá
Carta do Leitor



Blitz no Litoral: Casal é suspeito de tráfico

Caraguatatuba - A Polícia Militar prendeu um casal com três pedras de crack e uma pistola 9 mm às 17h de anteontem na rua Atlântica, no bairro Jardim Aruã, em Caraguatatuba. O casal foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
O desempregado Severino Ramos da Silva, 42 anos, e a dona-de-casa Quitéria Ferreira Bezerra, 29 anos, estavam em um Gol Special vermelho quando foram abordados por policiais militares. Os PMs estavam patrulhando o bairro e desconfiaram do casal, que tinha um comportamento suspeito.
No carro, os policiais encontraram três pedras de crack embaladas em um saco plástico transparente e com uma fita adesiva indicando o peso de 100 gramas cada pedra. A droga estava pronta para venda.
A PM foi até a casa dos suspeitos, onde teria achado uma pistola 9 mm municiada com 13 cápsulas intactas. Na residência também teriam sido apreendidas duas balanças de precisão, cerca de R$ 2 mil em dinheiro e outros objetos.
Segundo a polícia, Silva responde a dois processos por porte ilegal de arma. Ele foi levado para cadeia de Caraguatatuba e Quitéria, para a cadeia feminina de Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Tia e sobrinha morrem afogadas após caírem em rio de Caraguá

Caraguatatuba - Uma criança e uma mulher foram encontradas mortas, vítimas de afogamento, pelo Corpo de Bombeiros. As duas desapareceram na tarde da última sexta-feira no rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba.
A menina L.R, 10 anos, foi encontrada no início da noite de ontem, na praia do Indaiá, zona sul de Caraguatatuba.
O corpo da tia da menina, Luciana Ribeiro, 22 anos, que estava junto com a criança às margens do rio, foi localizado no mar, na manhã de sábado, a 1 quilômetro da costa, próximo ao canal de Ilhabela.
A tia da criança teria sido encontrada com o brinco da sobrinha enrolado nos cabelos. Elas teriam sido atingidas por uma correnteza no rio.
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros de Caraguá, Danilo Gogoy, foi mobilizada uma operação especial para o caso. "Das 6h às 17h de ontem, 15 mergulhadores realizaram buscas e foram encontrar somente no início da noite, na praia do Indaiá", informou.
Durante as buscas, que começaram na última sexta-feira, o Corpo de Bombeiros localizou no domingo, um corpo não-identificado boiando na costa da praia Caçandoca. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Ubatuba estuda adesão ao uso de programas livres

Ubatuba - O Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura de Ubatuba organizou para amanhã, 19, a palestra “O uso do software livre na administração municipal” . Ministrada por profissionais da Conectiva S A, maior empresa de Linux da América Latina, secretários e assessores conhecerão esse novo modelo de solução em informática. Os programas livres dispensam licenciamento e seus altos custos por serem desenvolvidos e atualizados em regime de colaboração, por milhares de programadores em todo o mundo e podem ser obtidos gratuitamente por meio da Internet.
“Este modelo gera uma substancial redução de custo para as administrações com maior segurança e agilidade, uma vez que não se trata de uma solução proprietária e sim de um modelo livre em franco crescimento mundial”, explica o administrador de sistemas do CPD, Luiz Antonio de Oliveira Serpa. Prefeituras como as de Recife, Campinas, São Paulo, São Carlos, Amparo, entre outras, já adotaram ou iniciaram processo de adoção desse novo modelo.
A palestra acontecerá no prédio da secretaria de Educação, localizada na rua Gastão Madeira, 101, centro, das 9 às 12 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura realizará audiência pública nesta sexta

Ubatuba - Nesta sexta-feira, 22, a partir das 17 horas, na Câmara Municipal, a Prefeitura de Ubatuba estará realizando a prestação de contas do exercício de 2001. Os expositores da Administração Pública serão o secretário de Finanças, Luiz Nunes e a chefe da Contabilidade, Vera Lúcia Ramos, que apresentarão os demonstrativos contábeis da gestão orçamentária. Esta audiência atende a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina a demonstração do cumprimento das metas fiscais quadrimestralmente. Vereadores e população poderão participar solicitando maiores esclarecimentos. (Fonte: ACS-PMU)

Santa Casa de Caraguá faz balanço da temporada de verão
A Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguá, está completando Jubileu de Ouro neste ano. Em seu boletim informativo, a Santa Casa aproveitou para noticiar não só o Jubileu, mas o balanço de atendimentos realizados em dezembro, início da temporada de Verão em Caraguá

Caraguatatuba - No dia 24 de maio, a Casa de Saúde Stella Maris estará completando 50 anos de existência em Caraguatatuba. Para deixar mais bonito o visual do prédio, a Comissão Organizadora do Jubileu de Ouro da Santa Casa está lançando uma campanha para adquirir doações de latas de tinta, as quais darão nova cor à Casa de Saúde. Outra solicitação da Comissão está relacionada a fatos históricos que envolvam a Santa Casa. Se você tem algo a contar sobre a Santa Casa em alguma época desde sua fundação, entre em contato com a Comissão. Se você quer colaborar e de alguma forma pode auxiliar a Santa Casa, seja com a doação de tintas, ou mesmo com a mão-de-obra, entre em contato pelo telefone (12) 422-1866 ou utilize o e-mail cssmaris@uol.com.br. Participe!
Balanço de atendimento no Hospital - Para a Santa Casa, Projeto Verão significa o aumento significativo de atendimentos no Pronto Socorro, pelos mais variados motivos, não existindo sempre “final feliz”, nas histórias presenciadas por funcionários, médicos e equipe em geral. No balanço fechado pela Santa Casa em dezembro, início da temporada de verão, entre os registros estão 35 atropelamentos, 34 agressões, 60 acidentes de trânsito, 35 acidentes de moto, 04 quedas de moto, 04 quedas de bicicleta, 11 pessoas baleadas, 04 esfaqueamentos, 05 tentativas de suicídio, 01 estupro, 02 overdoses, 03 óbitos por arma de fogo, 02 óbitos por afogamento e 04 mortes naturais. Foram realizados um total de 6.751 atendimentos , entre eles 148 cirurgias, 661 atendimentos de ortopedia, 500 internações, 27 internações na UTI, 2994 RX, 163 mamografias, 93 ultra-sonografias, 54 partos normais e 53 cesáreas. (Fonte: PMC)

Fundação Orsa reuniu profissionais da rede no Rio do Ouro
A Fundação Orsa, que através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba está administrando três creches (CEI’s - Centros de Educação Infantil) da cidade ofereceu nesse fim-de-semana um curso de capacitação para profissionais da Educação de zero a 3 anos, incluindo diretores, coordenadores, ADI’s - Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, entre outros

Caraguatatuba - A Fundação Orsa, em parceria com a Prefeitura de Caraguá, realizou no 1º semestre de 2001 uma capacitação com os educadores da rede municipal, e em seguida passou a administrar dois novos CEI’s: no Sertão dos Tourinhos e Rio do Ouro. Em meados de julho a creche do Travessão também passou a pertencer à Fundação Orsa e no mês de março de 2002, outras duas creches da rede também estarão pertencendo à Fundação, que proporciona capacitação pedagógica e é responsável pela área de recursos humanos. As creches João Bolinha, no Casa Branca e Ipiranga, na região central estarão entrando para o time no próximo mês.
Neste sábado 16, a capacitação reuniu cerca de 200 profissionais, incluindo ADI’s, diretores, lactaristas, coordenadores, professores entre outros da área de Educação Infantil de zero a 3 anos. O entro foi aberto pela secretária de Educação de Caraguá, Roseli Morilla, que falou sobre a importância da parceria com a Fundação Orsa. “Foi uma experiência muito boa para Caraguatatuba, e em especial para a Educação Infantil. A Orsa é vista com bons olhos na cidade e foi bastante elogiada na Prestação de Contas, em razão do sucesso dessa parceria com a SME”. Explicou Roseli.
A coordenadora da área de Educação da Fundação Orsa, Vera Melis também participou do encontro. “A parceria com a Prefeitura de Caraguá mostra uma visão de política pública que beneficia a família, a comunidade. Esse investimento em Educação Infantil de zero a 3 anos é uma coisa pioneira aqui, e muito recente no Brasil, já que normalmente a preocupação é com o ensino de 7 a 14 anos. Para que a educação de zero a 3 anos seja eficiente é importante estar envolvendo a família nesse processo, trazendo os pais de alunos para dentro da escola”, frisou Vera Melis.
Durante o encontro, os profissionais discutiram temas como Cuidar e Educar, Espaço e tempo, e Atividades (brincadeiras) dirigidas. O próximo encontro será no dia 22, somente entre coordenadores das creches de Caraguá. No dia 23 acontece o encerramento, com todos os educadores que participaram do 1º encontro. As creches e CEI’s - Centros de Educação Infantil participantes foram: Rio do Ouro, Sertão dos Tourinhos, Travessão, Ipiranga, João Bolinha (Casa Branca), MeiMei e Santo Antônio. (Fonte: PMC)

Peças de cerâmica recebem o nome de Caraguá
Peixes utilitários aromatizam e divulgam a cidade Brasil afora

Caraguatatuba - O artista plástico Mauricio Santos Filho está expondo peças de cerâmica em diversas lojas de São Paulo, Ribeirão Preto, Itú, Campinas e outras cidades do litoral. Mauricio Santos Filho reside em Caraguá há 12 anos, aprendeu o ofício em um dos cursos de Antonio Carelli, e trabalhando há 9 anos com esse material, decidiu usar o seu trabalho em cerâmica como um elemento de divulgação da cidade.
Além de pratos com temas brasileiros, animais da Mata Atlântica, rechaut (porta-incenso), o artista produz peças utilitárias como peixes aromatizadores e luminárias de jardim, entre outras. Todas têm esculpidas o nome de Caraguá. Maurício diz que também produz peças pequenas para exportação em razão dos estrangeiros admirarem muito o artesanato brasileiro. As peças do ceramista, diferentemente da cerâmica oriental(mais comum), são trabalhadas e pintadas no estilo rústico com argila colorida de diferentes regiões como Itú, Florianópolis, Bahia, entre outras.
O trabalho de Maurício foi escolhido pelo site Urbanóide de São Paulo, cuja especialidade é promover a arte. Seu trabalho estará acessível à partir de 26 de fevereiro no site www.urbanoide.com.br e o e-mail é: exposição@urbanóide.com.br. Quem preferir, poderá conhecer de perto o trabalho do artista, que irá participar da inauguração do Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, em Caraguá com a escultura em cerâmica Raça Brasileira.
Mais informações sobre peças em cerâmica e preços podem ser obtidas com o prórpio ceramista, pelo telefone (12) 427-2234. (Fonte: PMC)

Da Hui Fest agita Caraguá no próximo sábado 23 no Princes Club
Acontece no próximo sábado 23, em Caraguatatuba a Da Hui Fest, no Princes Club. Com o patrocínio da rádio Morada FM, a Da Hui, uma das marcas de surf mais conceituadas promete fazer um super agito, atraindo gente de todos os gostos e idades

Caraguatatuba - Uma super festa promete agitar Caraguatatuba no próximo sábado 23. A Da Hui Fest acontece no Princes Club, a partir das 23h e tem o patrocínio da Da Hui (marca de surfwear) e rádio Morada FM.
Com o objetivo de atrair gente de todas as idades e estilos, a Da Hui Fest irá proporcionar ambientes variados, com a presença de 3 dj’s, 06 bares, 3 ambientes, distribuição de muitos brindes e um torneio de surf mecânico que promete agitar a galera.
Os convites podem ser adquiridos antecipadamente nas lojas Perereka, Pastelícia, no Posto Centenário, nos valores R$ 5,00 e R$ 7,00, para mulher e homem, respectivamente. Vale lembrar que o valor da entrada na portaria será R$ 10,00 e os convites são limitados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9141-5270, com Pedro.
E vem aí, no dia 9 de março a Festa do Hawaii, também com o apoio da Morada FM, no Princes Club, em Caraguá. (Fonte: PMC)

Projeto GURI: a transformação através da música

Caraguatatuba - Através da parceria da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal, o Projeto GURI, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura foi implantado em Caraguatatuba em setembro de 2001. Em dezembro fizeram sua estréia, com 80 integrantes na orquestra e coral, encantando a todos os presentes, na praça Cândido Motta.
O que é o projeto Guri - O GURI é um dos projetos mais bem sucedidos da área social em todo o país. É um empreendimento sócio-cultural onde a criança e o adolescente são integrados ao mundo da música, visando a formação de orquestras, corais e grupos musicais.
Tudo começou em 1995, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no bairro paulistano do Brás, com a participação de 180 jovens. Atualmente são 7.200 crianças e adolescentes, na faixa de 8 a 18 anos, em mais de 30 pólos, aprendendo música. No início, a idéia era simplesmente preencher o tempo das crianças que moravam próximas as oficinas, logo transformou-se em esperança para milhares de jovens, muitos deles internados em unidades da Febem. Hoje, ostentando o Prêmio Multicultural Estadão 2000, na categoria fomento à cultura, o GURI multiplica-se em pólos instalados em favelas, cortiços, clubes, nas mais diversas cidade e bairros.
Na capital, há pólos no Brás, Morumbi, Campos Elísios, Parque D.Pedro, Vila Maria, Centro, Bela Vista, Tatuapé e Campo Limpo. No interior, em Álvares Machado, Américo de Campos, Campos do Jordão, Cubatão, Emilianópolis, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jaci, Limeira, MST-Pontal do Paranapanema, Neves Paulista, Osasco, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pindamonhangaba, Potirendaba, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Santos, São Roque, São Vicente, Taubaté e Tupi Paulista. A meta é que em cada pólo sejam atendidos 300 alunos. O objetivo é o de afastar estes jovens das ruas, fortalecendo a construção da cidadania integrando-os no processo social, usando a música como meio de transformação, fortalecendo a auto-estima, criando uma nova perspectiva de vida. Em 1999, o projeto GURI gravou seu primeiro CD com os Hinos Nacional, da Indepência e da Proclamação da República. (Fonte: PMC)

Projeto GURI abre inscrições para 2002

Caraguatatuba - O Centro Comunitário do Poiares abriga as atividades do projeto GURI em Caraguatatuba. As aulas acontecem às terças e quartas-feiras, das 15h30 às 20 horas, no Centro Comunitário do Poiares. Os alunos poderão aprender a tocar instrumentos de cordas, sopro, bateria e percussão e participar do coral. Os interessado devem inscrever-se com Ariadne de Oliveira Melo no Centro Comunitário, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 567, no Bairro do Poiares, em Caraguatatuba.
Mais informações na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396 centro - 11.660.150 - Caraguatatuba - SP - telefones - (12) 4225231 e 38839770. (Fonte: PMC)

Lixo reciclável vai gerar renda para bairros em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá está investindo na coleta de lixo reciclável e vai oferecer em breve o serviço em todos os bairros do município. Com a reinstalação da usina de reciclagem “Arte de Viver”, além de ter gerado emprego a prefeitura voltou a apoiar e incentivar a separação do lixo na cidade. A idéia da prefeitura é formar centrais de coleta nos bairros. Terão prioridade os bairros que já têm Associações de Amigos de Bairro organizadas, atendendo o objetivo do projeto, que é gerar renda aos moradores do próprio bairro.
A novidade começou em alguns bairros que já receberam a proposta do Fundo Social de Solidariedade para organizar o serviço de coleta nos bairros. A proposta a prefeitura é fazer com que os moradores se conscientizem e se interessem pela reciclagem separando todo o lixo reaproveitável. Todo lixo reciclável será vendido e o valor arrecadado será revertido em benfeitorias para os próprios moradores, que poderão receber cestas básicas, remédios ou outras ações, de acordo com as necessidades. Segundo o Fundo Social a experiência já foi negociada com os bairros Travessão, Rio do Ouro, Cidade Jardim Terralão, Tabatinga e Sumaré cinco bairros até agora mas será feita em todos os bairros. A empresa Metal Park é parceira do projeto e irá comprar o material reciclável recolhido na cidade. (Fonte: PMC)

Barracas ajudaram a manter praias limpas no verão

Caraguatatuba - As barracas instaladas em algumas praias de Caraguá ajudaram a manter as praias limpas durante a temporada de verão e ainda geraram renda para a comunidade através da Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade. O trabalho foi realizado em parceria com a empresa Metal Par, que comprou material recolhido por banhistas nas praias Martim de Sá, Centro, Indaiá, Flexeiras e Cocanha. (Fonte: PMC)

Fundacc premia vencedores do Concurso Literário no Dia da Poesia

Caraguatatuba - O Concurso de Poesias, Contos e Crônicas de Caraguatatuba, com 133 trabalhos inscritos, já tem seus vencedores que estarão recebendo seus prêmios em solenidade no dia 14 de março de 2002, no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc. O dia 14 de março é o Dia da Poesia. Durante a noite de entrega dos prêmios, está prevista apresentações do Água Viva Coral.
O Concurso foi uma realização da Fundacc através da Comissão Setorial Municipal de Literatura. Participaram autores de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião.
Foram 31 trabalhos selecionados pela comissão julgadora, que já apontou e divulgou os autores vencedores, que são: na Categoria Crônica em 1º lugar - "Pensar Brasil", autoria de Edneu Pinto, em 2º lugar - "O Baú", de Sylvia Maria Maistrelo; em 3º lugar, empatados, os trabalhos "Horas de Cão", autoria de Flávia Ribeiro de Castro Paiva, e "O Poder", de Mariangela Souza Ragassi. Em Poesia foi indicada como o melhor trabalho "Império", do autor José Itamar Cardoso, em 2º lugar, também empatados, "Azul Marinho, a cor que faz dormir", de Servo de Jesus Oliveira e "Lição da Natureza", de Luiz Ricardo dos Santos, e em 3º colocação, "De como polir é sofrer", de Vladinei Ferreira de Lima. Na Categoria Contos, em 1º lugar "Só a morte é Severina", de autoria de Vladinei Ferreira de Lima, em 2ºlugar "O capitão Luiz", autoria de Sylvia Maria Maistrelo, e "A Batalha Mortal", autoria de Maura Cristina da Silva , dividiu a terceira colocação com "A Fila", de Marcos Augusto de Oliveira Fonseca.
Os autores que tiveram suas obras selecionadas receberão menções honrosas. Na categoria Conto: Rubens Ribeiro, Sonia Regina de Oliveira, João Marcos de Oliveira, Vicente P. de Souza, Luiz Ricardo dos Santos; em Crônicas: Doca Ramos Mello, Luiz Ricardo dos Santos Andréa Lunardi Laureano, Iracema Jesus Rocha, Cintia Peralta Sant 'Anna Costa, e na categoria Poesias foram: Grazielle Lemes Ferreira, Julieta Fialho, Edneu Pinto, Silvia Helena de Nadai, Rafael Puertas de Miranda, Maura Cristina da Silva, Luiz Alberto Conceição Farias, Rubens Ribeiro e Wagner Armani.
Segundo Hélio Rosa, mestre em letras, doutorando em literatura, e professor das Faculdades Módulo, alguns textos chegaram a tocar-lhe muito fundo, a ponto de emocionar-se. Anna Francisca de Almeida Leão, professora aposentada, viu nos trabalhos um nível muito bom, muita profundidade transmitidas através das palavras, verdadeiras lições de vida. Segundo ela, muitas vezes, chegou a rir e a chorar com os textos.
Maria das Dores Mello Garcia, também responsável pelo julgamento, apontou as obras classificadas como trabalhos gostosos de ler, ricos em sua essência. Para ela foi uma ótima experiência participar dessa iniciativa da Fundacc.
Os jurados estão à disposição dos autores para que possam discutir comentários sobre as obras selecionadas. (Fonte: PMC)

Bandeirante distribui 700 Kit’s escolares em Caraguá
Projeto social da Empresa de Energia Elétrica faz parceria com Prefeitura contribuindo para a melhoria do ensino fundamental

Caraguatatuba - A escola Municipal EMEF Oswaldo Ferreira do bairro Casa Branca foi contemplada pelo projeto “Bandeirante Comunidade-Educação” e irá receber 700 kit’s escolares. O projeto social da empresa bandeirante busca estabelecer um canal de comunicação entre a empresa e as instituições da área de Educação, como forma de canalizar o desejo de contribuir para a melhoria do ensino fundamental em escolas públicas municipais, através do desenvolvimento de ações de responsabilidade.
Para marcar o lançamento do projeto, no início do ano letivo a Bandeirante fará a entrega de um kit escolar a todos os alunos de 1ª a 4ª séries de 28 escolas previamente selecionadas - uma para cada município de sua área de concessão. Cada Kit equivale uma lista de material completa contendo: 4 cadernos brochura, 1 caderno de desenho, 1 caderno de caligrafia, 3 lápis pretos, 3 canetas, 1 régua, 1 tesoura, 2 colas.
A entrega simbólica será na própria escola na terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2002, às 14 horas. Para a secretaria de Educação uma parceria como esta é de grande importância, pois fortalece e enriquece cada vez mais a Educação de nosso município. (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

Parabéns pelo Carnaval de Antigamente - Estão de parabéns as pessoas que lutaram para a realização do "carnaval de antigamente" na praça Candido Mota, pois conseguiram trazer a velha alegria do carnaval, através das marchinhas inesquecíveis. Também foi muito bom o "Bloco das Piranhas" apesar da falta de organização no início e no final onde o trio elétrico muito mais animado, era encoberto pelo som perfeito e repertório horrível do palco montado na praia, que acabava por atrapalhar a finalização do desfile do bloco.
Aliás, a banda ô Bahia, que mais tarde animou os foliôes de Massaguaçu esteve perfeita, superando em muito a banda Panelabada da "Dandara". O repertório dessa última não tinha nada a ver com carnaval, nem axé, nem marchinha, nem samba de enredo. Tocaram massivamente músicas de seu show do ano todo repetindo incessantemente várias vezes bonde do tigrão, xuxa, sandy e jr, mamonas assassinas e funks que aliás acabaram causando alguns tumultos na platéia.
Minha sugestão é que se faça na cidade de Caraguá um Fórum sobre carnaval até o mês de agosto no máximo para que democraticamente a prefeitura ouça todos os interessados em dar sugestões e colaborar voluntariamente na organizzação do carnaval de 2003.

Sérgio Santos
serginho-pt@uol.com.br



Notícias de Ubatuba - Ubatuba finalmente comeca a aparecer nos news. Sempre leio este jornal virtual a procura de noticias sobre Ubatuba, normalmente tão esquecida... Foi bom notar que as noticias da cidade, apesar de ainda serem poucas, comecem a ser publicadas neste jornal. Um bom comeco... Mais ainda a desejar...

Marcia Woisky
Halifax Canada
woisky@attcanada.ca



Salvem o Rio Itamambuca - O futuro bate às nossas portas trazendo más notícias. Mais uma vez estamos com bandeira vermelha nesta temporada no rio Itamambuca, um dos principais cartões postais de nossa cidade. Além de ser considerado um dos melhores locais do mundo para a prática do surf, principalmente por sua regularidade, Itamambuca é hoje um dos mais requisitados "points" da galera, que a adotou como a praia da moda.
Mas as consequências da ocupação desordenada ao longo do curso do rio e seus afluentes, está aparecendo de modo desastroso. As leituras de balneabilidade realizadas pela Cetesb (a pedido do Ubatuba Surf Cam, desde 2000), indicaram qualidade imprópria no rio, com alto índice de coliformes fecais.
Segundo o responsável pela Cetesb em Ubatuba, o engenheiro Sylvio Bohn, a situação é muito complicada: "Fizemos várias análises ao longo do rio, e o dado mais assustador é que temos altos índices de coliformes acima da ponte da Rio-Santos, o que denota poluição proveniente também do sertão da Casanga".
Bohn também deu informações muito importantes sobre os riscos de se banhar em locais considerados impróprios: "A Cetesb realizou uma pesquisa de grande porte, envolvendo 24 mil entrevistados, visando concluir um estudo sobre as consequências de se banhar em águas ditas impróprias. A conclusão é clara, indicando 90% de chances desta pessoa contaminar-se com doenças de pele ou gastro-intestinais. Se atitudes de cunho estadual não forem tomadas de modo urgente, poderemos ter sérios problemas na Itamambuca".
Já não é a primeira vez que isto acontece na paradisíaca Itamambuca. No ano passado, frequentadores foram surpreendidos com o estúpido índice de 7000 coliformes por medida, quando o limite aceitável na época era de 1000 coliformes. Várias manifestações ocorreram, mas a realidade bate forte em todos nós. Nada foi feito. Nenhuma atitude por parte de todos os interessados foi tomada. Os responsáveis pela sujeira se escondem atrás da falta de recursos, jogando todos os esgotos in-natura no rio. Em geral posseiros e outros aproveitadores, formam a massa que polui o rio à vontade.
Protegidos por uma frágil lei ambiental, os recursos naturais mostram-se incapazes de resistir ao tremendo ataque da especulação imobiliária, com desmatamentos, exploração de areia, esgotos, aterros e demais barbaridades. E apesar disso tudo, ainda querem transformar a Itamambuca em uma área onde se possam construir à vontade.
Vamos nos unir contra esta barbaridade, vamos coibir os abusos, vamos dirigir os nossos esforços para tentar conter este avanço terrível da poluição na Itamambuca. Se você tem interesse na preservação de nossa praia, manifeste-se. Mande seu e-mail para a Câmara Municipal de Ubatuba - camaraubatuba@pratica.com.br  - solicitando aos vereadores que tomem providências urgentes contra a destruição do Rio Itamambuca.

Wagner
wagnergambini@yahoo.com.br



Que Navio é Este? - Pasmem, senhores e senhoras...Estamos de frente para uma das maiores agressões à paisagem. Não é um navio. E´um caixote de alumínio, imenso, ceceando mais do que já esta, a vista da praia do Itaguá.
Para vantagem de alguém ligado ao executivo, ou ao legislativo, ou por mera incompetência dos poderes atuantes desta cidade, ou quiçá, simples desinteresse em preservar o que existe de mais importante que são as paisagens de Ubatuba.
O tão eficaz poder do meio ambiente, com seus ouvidos ávidos, atuou sem melindres ou complacência neste último carnaval.
Sem comentários, anão ser...(que pena que a justiça é cega), e portanto não vai conseguir enxergar o mal que a tal desnecessária Banca do Itaguá, está fazendo a nossa tão valiosa paisagem da praia do Itaguá.
Senhores e senhoras, é preciso estarmos atentos, porque se descuidarmos de assuntos como o presente; Em breve... Não duvidem ! A Av. Leovigildo Dias Vieira vai ser igual a Avenida Guarani, por fruto de tantos favores e gentilezas politiqueiras, e dai vamos ter que batizar a Praia do Itaguá, provavelmente de Avenida 31 de Março, só para mudar um pouco as comemorações das datas das Rupturas da Democracia.

Vicente Ganzelevitch
Arquiteto e Urbanista
vicentearquiteto@uol.com.br


Studio Maranduba Orquídeas

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor