Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 19 de março de 2002 - Nº 493 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Adolescente ganha apoio em Caraguá
Mães pedem continuidade de projeto
Pane deixa Caraguá sem telefone durante 1h
Mateus Toledo vence etapa do Paulista
Duas toneladas de materiais são recolhidos em São Sebastião
S. Sebastião faz acordo com indústrias de pneus para combater à dengue
Teatro de São Sebastião apresenta Recital de Piano com Castellane
Maratona de Águas Abertas reúne mais de mil atletas
5º Litoral Dance Festival em Caraguá
Canta Galo fez mutirão contra Dengue no domingo
Novos sanitaristas na região



Adolescente ganha apoio em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguatatuba será a primeira cidade do Litoral Norte a instalar uma Casa Abrigo para atender adolescentes em situação de risco. Hoje, o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) assina convênio com entidades assistências para assegurar o projeto.
A casa vai funcionar no bairro do Tinga e será administrada pela creche Meimei. Inicialmente ela terá capacidade para atender 30 adolescentes, sendo 15 menino e 15 meninos.
A instalação da casa transitória é uma reivindicação antiga do Conselho Tutelar e Vara da Infância e Adolescente. O objetivo é atender principalmente os adolescentes em situação de risco.
Nessa situação estão jovens que vivem em famílias desestruturadas, onde há brigas, agressões, alcoolismo e drogas. Em fevereiro o Conselho Tutelar atendeu 24 crianças e adolescentes nesta situação.
A cidade também tem uma outra categoria de adolescente que necessita da Casa Abrigo que é o jovem que sai de sua cidade para passar uns dias no litoral sem avisar a família e fica sem dinheiro. Isso ocorre mais durante a temporada de verão, finais de semana e feriados.
Conselho Tutelar localiza-se na rua Olímpio José de Oliveira, 79, Jardim Jaqueira. Fones: (012) 422.2573 e 422.1690 - Plantão: 9729-0467. (Fonte: ValeParaibano)

Mães pedem continuidade de projeto

Caraguatatuba - Cerca de 25 crianças com idade entre 4 e 6 anos que participam do Grupo de Apoio Sócio-Educativo, no bairro do Tinga, em Caraguatatuba, ficarão sem atividades a partir do dia 28 de março. As mães querem a continuidade do programa e temem que os filhos fiquem na rua.
A doméstica Maria Alves dos Santos, 45 anos, disse que sua filha Isabela, 4 anos, estava integrada ao programa e terá que refazer sua vida para que a garota tenha para onde ir depois que sair da creche.
A idealizadora do projeto, Célia Maria Simon, disse que uma nova proposta foi encaminhada ao governo federal em outubro, mas não houve resposta.
O programa atende 118 mães de alunos que freqüentam a creche Meimei e 25 crianças. Enquanto elas desenvolvem atividades para geração de renda, os filhos participam de atividades de arte e educação física.
Segundo Célia, o projeto só vai continuar se alguma empresa privada se interessar em patrociná-lo. A prefeitura informou que apenas intermediou o implantação do programa. (Fonte: ValeParaibano)

Pane deixa Caraguá sem telefone durante 1h

Caraguatatuba - Uma pane em um processador regional da Telefônica deixou sem telefone os assinantes da região central de Caraguatatuba por cerca de 1h. A interrupção do serviço aconteceu por volta das 11h40. Segundo a assessoria da Telefônica, houve um problema com o software do processador e, quando os técnicos foram consertá-lo, a central saiu do ar. A empresa não informou o número de pessoas prejudicadas pela falha. A secretária Ana Lúcia Santos, 20 anos, disse que não conseguir passar fax e e-mail no período. (Fonte: ValeParaibano)

Mateus Toledo vence etapa do Paulista

Ubatuba - O surfista de Ubatuba, Mateus Toledo, se deu bem na etapa de abertura do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim, realizada no final de semana passado na praia do Tombo, em Guarujá.
Ele venceu a categoria Grommets (até 12 anos) e abriu caminho para o bicampeonato. O surfista chegou em duas finais, ficando em 4º lugar na Iniciantes (limite de 14 anos).
Mateus deu mostras que tem tudo para seguir se transformar em um grande campeão, como seu pai, o bicampeão brasileiro Ricardo Toledo.
Em 2º lugar, ficou Wesley Moraes, prata da casa, seguido do catarinense Alejo Muniz.
Os pequenos talentos também mostraram um surfe forte na Petit. Natan Brandi, de 10 anos, foi o melhor, deixando Thiago Guimarães (9 anos), de Peruíbe, em 2ª lugar.
Das cinco disputas realizadas com ondas de meio metro, sol forte e um grande público, a mais acirrada foi na Mirim entre Adriano Mineirinho e o atual campeão da categoria, Heitor Pereira, também de Guarujá.
Os dois são grandes adversários desde que começaram a competir, em 1998.
Mineirinho liderou a bateria e Heitor tentou até a última onda virar o resultado.
O 3º colocado foi o ubatubense Hizunomê Bettero, que forma o trio de grandes rivais com os dois primeiros colocados.
Na 4ª colocação ficou Emerson Piai, de Praia Grande, outra grande promessa. (Fonte: ValeParaibano)

Duas toneladas de materiais são recolhidos em São Sebastião

São Sebastião - Foi realizado no último domingo o “Arrastão -Na luta contra a dengue”, organizado pela prefeitura de São Sebastião. A operação, que percorreu os bairros da Topolândia, Itatinga, Olaria e TopoVaradouro, teve a participação de agentes sanitários, monitores de ações educativas, agentes comunitários de saúde e voluntários, que recolheram duas toneladas de recipientes, desde tampinhas de garrafa até pneus, considerados alguns dos principais criadouros do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.
A secretária de Saúde, Claudia Batocchio Pinto Flausino, explica que a operação na verdade é um mutirão de limpeza para acabar com os criadouros do Aedes. “Esse foi o primeiro dia “D” para o combate ao inseto, com a participação da comunidade”, disse a secretária.
Além desse “arrastão”, a prefeitura aplica o fumacê (inseticida) em todos os locais da cidade onde existam casos registrados de dengue. Para reforçar a campanha mais de 140 pessoas, entre agentes de saúde e agentes comunitários de saúde, visitam todos os dias as residências do município no programa “ Casa a casa”, orientando sobre como prevenir a proliferação do mosquito.
A prefeitura está realizando também palestras para os funcionários da Petrobras e, monitoramento da área em torno dos tanques de petróleo, para evitar a reprodução do mosquito.
De acordo com a coordenadora da campanha contra a dengue, Annie Mello de Aguiar, essa operação será realizada em todo município durante os finais de semana. “Os bairros de Camburi, Baleia e Centro serão os próximos a receber a nossa equipe”, informou a coordenadora.
Desde janeiro 109 casos positivos da dengue foram diagnosticados no município. Num total de 456 notificações, 21 não confirmaram a doença e 326 ainda aguardam o resultado. Dos casos positivos 106 são autóctones e três são importados. (Fonte: PMSS)

S. Sebastião faz acordo com indústrias de pneus para combater à dengue

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião fechou parceria com a ANIP - Associação Nacional das Indústrias de Pneus, para recolher e triturar os pneus inservíveis espalhados por terrenos, residências e estabelecimentos comerciais do município, como parte dos esforços municipais no combate à dengue e em cumprimento à Resolução 258/99 do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA.
A resolução do CONAMA estabelece que em 2002, para cada quatro pneus produzidos, a indústria do setor processe pelo menos um. Em 2003, a proporção subirá para dois a cada quatro pneus produzidos, e segue crescendo até chegar em 2005 com toda a produção sendo processada. A ANIP tem uma planta de trituração de pneus instalada no município de Jundiaí, de onde o material - atualmente a capacidade é de triturar 200 mil pneus/mês - é encaminhado para indústrias cimenteiras, para queima nos altos fornos.
A prefeitura estará providenciando a coleta dos pneus inservíveis através de suas regionais, e solicita que a população informe da existência dos pneus através dos seguintes telefones: Centro - 451-2080 / Costa Norte - 461-1234 / Maresias - 465-6547 / Boiçucanga - 465-1550 / Juqueí - 463-1473 , ou então com as secretarias de Saúde ( 452-1744 r. 222) ou de Meio Ambiente (452-1526).
O acordo com a ANIP prevê que todos os pneus recolhidos, e que serão transportados a Jundiaí por conta da prefeitura de São Sebastião, sejam triturados. (Fonte: PMSS)

Teatro de São Sebastião apresenta Recital de Piano com Castellane

São Sebastião - O Teatro de São Sebastião apresenta amanhã, dia 19, às 20 horas, o recital com o pianista José Henrique Castellane de Carli, 69, um dos percursores da música clássica na cidade.
A programação do espetáculo conta com composições de Schumann, Debussy, Liszt, Chopin, Villa Lobos e Beethoven, entre elas, a trilha sonora que fez sucesso na mini- série global, Riacho Doce.
Este recital dá início a uma série de apresentações que o pianista fará pelo Brasil, passando por Niterói (RJ), Barueri (SP), Jaú (SP) e na capital paulista. "O Brasil não tem formação na música clássica ao contrário da Europa. É uma questão de cultura".
Paulista de Bebedouro, Castellane iniciou seus estudos aos dez anos. No Brasil foi aluno de José Kliass, Magdalena Tagliaferro, Arnaldo Estrêla, Fontainha e Homero Magalhães.
Formado pelo conservatório "Santa Cecília", em Roma – Itália, o pianista aperfeiçoou-se com os maestros Rodolfo Caporali, Carlo Zecchi, Tito Aprea e Franco Medori e, nessa primeira fase, apresentou-se no Castel Sant’Angelo, na Basílica de Massenzio, no Teatro Argentina e no festival de Spoleto.
Após residir em Curitiba e na capital paulista, Castellane escolheu viver em São Sebastião, por encontrar na cidade a tranquilidade para trabalhar, o que faz diariamente, por 10 à 12 horas.
"Acredito que seja difícil reverter a situação da música clássica no Brasil, mas espero que se tenha a dignidade de manter um espaço para os grandes compositores", diz o pianista, ao se referir ao diminuto interesse da população pela música erudita.
Desde 1999, o apoio da iniciativa privada tem permitido ao pianista ampliar ainda mais a conquista de novas platéias para a música clássica, em projeto que resultou na produção de seu CD.
Atualmente, Castellane atualiza seu repertório sob a orientação de Amaral Vieira. "É preciso ter uma situação econômica estável para viver da música. O importante não é o dinheiro, mas o prazer de tocar". (Fonte: PMSS)

Maratona de Águas Abertas reúne mais de mil atletas

São Sebastião - O maior Campeonato de Maratona de Águas Abertas do País, realizado neste domingo, 17, no Balneário da Praia Grande, em São Sebastião, reuniu mais de 1.100 atletas, de 107 equipes de Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, durante um dia de muito sol.
Dos inscritos, 1026 terminaram as provas nas categorias iniciantes, a partir de 6 anos e com percurso de 1 km, Máster, a partir de 45 anos e com percurso de 3 km e o grupo de Elite - atletas profissionais que percorrem 5 km.
O Campeonato é considerado o maior da América Latina e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Campeonato Italiano de Maratona.
“O título se deve ao que estamos oferecendo aos competidores durante 20 anos consecutivos. Hoje as equipes se estruturam e treinam para participarem das competições”, destacou Igor de Souza, diretor da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e árbitro geral do Campeonato Paulista.
Esta é a 2ª etapa do 21º Campeonato Paulista que, apesar da nomenclatura, recebe nadadores de outros Estados.
“São Sebastião entrou em nosso roteiro por sua beleza natural indiscutível e pela infraestrutura do Balneário”, acrescentou o diretor da Confederação.
Segundo ele, esse ano teve um acréscimo no número de participantes em 200%, comparado a 2001. “Ficamos surpresos com o número de inscritos. Acredito que a estrutura oferecida aos competidores e o grande encerramento das maratonas realizado no ano passado motivaram os atletas”, explicou Igor.
A 3ª etapa do Campeonato está marcada para acontecer em Caraguatatuba, no começo do próximo mês. Na agenda também estão Natividade da Serra, Avaré, Ubatuba, Rifaina, Santos, Igaratá e, a última prova da competição, será em Caraguatatuba.
A equipe vencedora na categoria infantil foi a Toshio Natação de São Paulo, em segundo lugar ficou a Competition, também de São Paulo e, em terceiro, a Sere, de Osasco.
Na categoria Master o Clube Athlético Paulistano levou a primeira colocação, a Academia Atlantis de São Bernardo do Campo, ficou com o segundo lugar e, Scania / Iara Wizard, com o terceiro.
A SERC Santa Maria de SCS ganhou o primeiro lugar na categoria principal, o Circulo Militar de São Paulo o segundo e a Saldanha Fiore H. Guaiúba, o terceiro lugar. (Fonte: PMSS)

5º Litoral Dance Festival em Caraguá

Caraguatatuba - Bailarinos e amantes da dança se preparem. Vem aí o V LITORAL DANCE de Caraguatatuba. Acontecerá nos dias 16,17, 18 e 19 de maio próximo. As incrições estarão abertas até 26 de abril. Poderão participar nas categorias adulto amador, semi profissional, profissional, infantil e juvenil I e II. O V LITORAL DANCE terá as modalidades clássico, jazz, moderno, contemporâneo, livre, pas de deux de repertório, pas de deux livre, pas de troes, pas de quatre, dança de salão, caráter, street dance, street jazz, sapateado, grupo, solo feminino, solo masculino, pas de deux/duo. Só não participa quem não quiser. Acontecerá também clínicas, e apresentações nas praças da cidade. A grande atração será a apresentação do grupo Corpo que dará também palestras especiais e gratuítas para aqueles que se inscreverem. Maiores informações pelos telefones (12) 3931-9181 / 3933-5807 / 9712-6210 com a professora Matlhilde Mathias responsável pelo Corpo de Baile Experimental da Fundacc de Caraguatatuba. Já estão inscritos perto de 1.800 bailarinos e neste ano o V LITORAL DANCE FESTIVAL será o maior encontro de dança do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Canta Galo fez mutirão contra Dengue no domingo

Caraguatatuba - A Sociedade de Amigos do Bairro Canta realizou um mutirão contra a dengue no último domingo. O encontro envolveu moradores e alguns técnicos da saúde, que se reuniram com os moradores para dar orientações através de palestras específicas.
Em seguida os moradores deram início ao mutirão, limpando ruas, margens do rio Guaxinduba, além de praças e terrenos baldios. O grupo também atuou na conscientização da população sobre a responsabilidade da limpeza a partir de suas próprias casas.
Na sexta passada, a Secretaria de Saúde realizou um treinamento com novos agentes contratados para trabalharem na Campanha da Dengue. São 15 novos agentes incorporados a equipe da Secretaria. Estas atuarão na campanha de arrastão contra dengue na região central do município, Indaiá, Caputera, Sumaré e Ipiranga.
Comemoração - As Escolas Estaduais de Caraguá comemoraram no Domingo o “Dia Estadual Contra a Dengue” através de uma passeata pelas ruas da cidade. Paralelamente, os colégios EEPSG Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’álva) e Avelino Ferreira, receberam quatro técnicos do setor de zoonoses da prefeitura, que estiveram ministrando palestras sobre conscientização contra a dengue.
Em Caraguá, um caso da doença já foi comprovado. Há dois casos, que precisam ser confirmados pelo laboratório Estadual Adolfo Lutz.
Também foi montada na Praça Esperanto, no bairro Estrela D’Alva, uma tenda com informações sobre a dengue. (Fonte: PMC)

Novos sanitaristas na região

Caraguatatuba - A Pousada das Garças, em Caraguá, recebeu no sábado, 9, para uma grande festa de formatura, 51 pós-graduandos, novos sanitaristas, seus familiares e amigos. Eles foram capacitados através do curso regionalizado de Especialização em Saúde Pública/ Gestão Municipal do SUS, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguá, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP e o COSEM/SP. São médicos, dentistas, enfermeiros, biólogos, biomédicos, entre outros, de Caraguá, Ubatuba e São Sebastião. A Pousada das Garças sempre foi palco das melhores e mais badaladas festas temáticas, formaturas e casamentos e está sob nova direção. Quem está no comando é Wilson Oliveira, proprietário do Hotel CaraSol e Spa, que vem traçando novos planos para a Pousada, e para o Rio Juqueriquerê, o único rio navegável de Caraguá, e um dos mais belos cartões postais da cidade, fazendo parte do cenário do jardim da Pousada das Garças.

 

Corsario

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor