Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 19 de junho de 2002 - Nº 555 Edições Anteriores

Gaivota Mykonos Turismo

Caraguatatuba:
   1ª Copa Imprensa de Boliche
   Festa junina diverte pacientes do Núcleo de Atendimento Psicossocial
   Projeto Caraguatá promove Oficinas sobre Aids e DST
   Sabesp e Prefeitura lançam obra para beneficiar Perequê-Mirim
   Expediente será alterado nesta sexta-feira, dia de jogo do Brasil
   Nomes de rua predominam na Câmara de Caraguá
   Vereadores discutem sobre remédios com Secretária de Saúde

Ilhabela:
   Cara Limpa recolhe 6 toneladas de lixo reciclável no Bexiga
   Futebol Feminino está na final do Campeonato de Guaratinguetá
   Atletas de Ilhabela lideram Campeonato Optimist Principiante

São Sebastião:
   “0900 – Disquei e me Estrepei” satiriza Encontros Virtuais
   São Sebastião dá reajuste a servidores

Ubatuba:
   Ubatuba aprova processo de cassação
   Paulo Ramos diz que votação é ato irresponsável
   Ubatuba adota bicicletas para guardas-municipais
   Ubatuba define alojamento para os Jogos Regionais
   Chuvas suspendem rodada na Rubens Salles
   Equipes de Ubatuba disputam finais na Livovali

   Carta do Leitor



1ª Copa Imprensa de Boliche
Evento quer reunir profissionais da imprensa em clima esportivo e recreativo

Caraguatatuba - Pela primeira vez a imprensa do Litoral e de toda a região do Vale do Paraíba poderá participar de um evento esportivo e recreativo com a possibilidade de integrar-se com profissionais de sua área. O Boliche Center Sport Bar estará promovendo a 1ª Copa Imprensa de Boliche em Caraguá no dia 3 de agosto próximo.
O evento será aberto a jornalistas e assessores de veículos de comunicação impressa como jornais e revistas, além da mídia televisiva e radiofusão. Poderão participar ainda publicitários, assessores de imprensa, produtores de programas de TV, diagramadores, assistentes técnicos, programadores de sites de internet, etc.
Segundo Osmar Cabrino Filho, proprietário do Boliche Center Sport Bar, os participantes irão receber prêmio de participação e poderão comemorar o evento no final do dia com uma festa de confraternização.
“Sempre gostei de realizar eventos e por isso já organizei muitos campeonatos de boliche. Gosto muito do esporte e acho que o Boliche é uma modalidade de grande integração, é um esporte para todas as idades. O objetivo deste evento é promover algumas horas de descontração a esses profissionais que têm tão pouco tempo para o laser ou mesmo para praticar um hobby. Além disso esta copa irá proporcionar a integração destes profissionais num clima descontraído”, explicou o organizador da festa, Osmar Cabrino Filho,
Para garantir a sua participação basta inscrever-se através dos telefones (12) 423-1605 (após 18h de terça a domingo) ou 422-6867 (fax). O Boliche Sport Bar fica na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, nº 207, Centro, Caraguatatuba. Cep.: 11.660-170. Peça o regulamento da prova.
Curiosidades: o Boliche é uma modalidade esportiva que já faz parte dos jogos olímpicos. Na última Olimpíadas, o boliche fez parte das competições que envolveram atletas de todas as modalidades. A modalidade virou mania na década de 60. (Fonte: PMC)

Festa junina diverte pacientes do Núcleo de Atendimento Psicossocial

Caraguatatuba - O Núcleo de Atendimento Psicossocial realizou na Terça feira, 18 , sua Festa Junina. Com direito a fogueira, bolinho caipira, cachorro quente, churrasquinho, pipoca, amendoim, sagu e refrigerantes, os pacientes receberam visitantes e convidados e festejaram a data dançando a quadrilha em meio a muita música e alegria. Jogo de argolas, pescaria e bola de meia animaram os pacientes que ganharam diversas prendas. A Secretária da Saúde Sra. Myrlene Silva prestigiou a festa com sua presença. Os alunos do Colégio Tableau também compareceram e dançaram a quadrilha.
O Coordenador do NAPS Eduardo Gutemberg Félix e a Terapeuta Ocupacional Giovanna, responsáveis pelo evento fizeram um agradecimento todo especial ao Eric’s Bar, Produtos Vinhedo, Colégio Tableau, Lojinha do Carlão, Ovos Santa Marta, Docimar, e ao grupo de Amigos voluntários da saúde mental, entre eles Dona Alzira, Eliana, Ermelindo e Paulo Félix., que colaboraram para a realização do evento. (Fonte: PMC)

Projeto Caraguatá promove Oficinas sobre Aids e DST

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal da Saúde promoveu uma reunião no Centro de Saúde Maurício Borges, com representantes de outras secretarias com o objetivo de captar parcerias para dar início ao projeto “Caraguatá - HSH, UDI, e PS”- que elaborou com o Ministério da Saúde.
A reunião que foi coordenada pela psicóloga Maria Fernanda Langlada visou a apresentação do projeto, a captação das necessidades da comunidade, potencialidades de cada setor e a união de forças para o trabalho em Prevenção da AIDS e DST.
A Secretaria Municipal de Saúde, Myrlene Veneziane da Silva, pretende ampliar a participação da sociedade civil na área da saúde em busca de prevenção e assistência eficaz, para reduzir o número de novas infecções promovendo o diagnóstico precoce das doenças em questão. O Projeto Caraguatá promoverá Oficinas de Informação sobre Aids, Oficinas de sexo seguro e Grupos de convivência, destinados a todas as pessoas interessadas, portadoras do hiv e familiares, que residam em nosso município. Estas oficinas terão como objetivo levar informação e esclarecimento sobre a questão Aids - O que é, como se transmite, e principalmente a detecção de novos portadores.
No Brasil, o Ministério da Saúde estima que existam 597 mil pessoas infectadas com idade entre 15 e 49 anos, e destas pessoas, só 210.447 casos de Aids foram notificados em 3.340 municípios do País, restando em nossa sociedade, um número muito grande de pessoas portadoras do vírus, que não sabem que são portadoras.
Segundo a psicóloga, é preciso trabalhar a questão da prevenção se não quisermos que a doença saia do controle. Para participar destes trabalhos, a pessoa interessada, deverá se dirigir pessoalmente ao Centro de Saúde, na Av. Anchieta, 476, para a inscrição. Após a inscrição os interessados serão entrevistados e organizados de acordo com os grupos. As inscrições já estão abertas e basta procurar no próprio Centro, por Irene ou Janaína. A equipe do projeto Caraguatá trabalha em conjunto com o Programa Saúde da Família e Secretaria Municipal de Educação.
- “Vamos buscar a prevenção, assistência, diagnóstico e maior acesso para HSH (Homens que fazem sexo com homens) UDI (Usuários de drogas injetáveis) e PS (Profissionais do sexo). Apesar do programa ser dirigido a grupos específicos, a Secretaria pretende ampliá-lo em virtude das tendências atuais da epidemia de HIV-AIDS atingir heterossexuais e ter um crescimento acelerado entre as mulheres e jovens. Há uma incidência de aproximadamente 20.000 casos de registrados por ano “. Diz ela. que alerta ainda, que nenhum grupo será discriminado e que o programa está aberto a todos os interessados. (Fonte: PMC)

Sabesp e Prefeitura lançam obra para beneficiar Perequê-Mirim
A comunidade do bairro Perequê-Mirim será beneficiada com as novas obras que serão realizadas no bairro pela Sabesp, totalizando 15 mil metros de redes coletoras que serão ligadas a ETE Porto Novo

Caraguatatuba - Será realizado nesta sexta-feira 21, às 11h, na praça do Perequê-Mirim, região Sul de Caraguatatuba, o lançamento de obras complementares de esgoto, da Sabesp, as quais serão ligadas a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Porto Novo.
A obra compreende redes coletoras, troncos coletores, ligações prediais e estações elevatórias, que prontas irão beneficiar a comunidade do Perequê-Mirim, com esgoto tratado e despoluição das praias localizadas na região. De acordo com a assessoria de imprensa da Sabesp, serão implantados 15 mil metros de redes coletoras e 2 mil metros de troncos coletores, resultando em cerca de 1600 ligações domiciliares.
As nove estações elevatórias que serão implantadas no local permitirão que o esgoto seja tratado e interligado à ETE Porto Novo, beneficiando assim, turistas e moradores e conseqüentemente, melhorando a qualidade de vida da população local. O lançamento da obra acontece às 11h, na Praça do Perequê, em Caraguá. (Fonte: PMC)

Expediente será alterado nesta sexta-feira, dia de jogo do Brasil
A Prefeitura de Caraguá estará funcionando a partir das 10h, em todos os setores municipais, em razão do jogo entre Brasil e Inglaterra estar marcado para às 3h30 da manhã

Caraguatatuba - Mais uma vez o servidores públicos municipais poderão vestir e camisa e acompanhar cada lance da partida entre Brasil e Inglaterra, válida pelas oitavas de final.
De acordo com o decreto nº 090/02 de 31 de maio, que permite uma flexibilidade de horários de funcionamento das secretarias municipais, foi decretado pelo secretário de Administração, dr. João Correia Senna Filho, o horário de funcionamento de todas as repartições a partir das 10h, nesta sexta-feira 21.
Em razão da partida entre Brasil e Inglaterra estar marcada para às 3h30 da manhã o horário de entrada no trabalho, para os servidores municipais foi alterado, para que todos possam torcer pelo Brasil e descansar após a partida. (Fonte: PMC)

Nomes de rua predominam na Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - A Ordem do Dia da 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba terá apenas denominações de ruas e praças do município. Os projetos do Vereador Nilson Lopes da Silva - o Nézão, que constavam da Ordem do Dia, serão adiados.
A Vereadora Dalva Ricardo Santana (PPS), denomina Praça do Estudante a área localizada no Loteamento Jardim dos Sindicatos, no bairro do Porto Novo, zona sul da cidade. Já o Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), denomina Alexandre Costa Pinto a antiga rua 5, localizada no Morro do Algodão, também na zona sul de Caraguatatuba e por último, do presidente da Câmara, Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), denomina Simone de Oliveira Pinto a área pública localizada também no Morro do Algodão.
Os 2 (dois) projetos do Vereador Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), que dispõe sobre garantia especial no atendimento bancário a Policiais Militares e Civis, bem como o que denomina praça Engenheiro Marino Parolari para área localizada no Jardim dos Sindicatos, no Porto Novo, serão adiados, até que o Parlamentar retorne de sua licença saúde, que tem período de 30 (trinta) dias. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores discutem sobre remédios com Secretária de Saúde

Caraguatatuba - Um grupo de Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve reunido na tarde de segunda-feira, dia 17 de junho, com a Secretária Municipal de Saúde, a primeira-dama Myrlene Veneziani, para debater o fornecimento de remédios aos usuários da rede pública municipal. Os Parlamentares disseram que há várias reclamações dos munícipes sobre a falta de remédios nas UBS (Unidade Básica de Saúde). Além de dar as explicações, Myrlene ainda deu boas notícias sobre o setor.
Estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira os Vereadores Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), presidente da Câmara; Juarez Pereira Pardim (PSDB), Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), Celso Pereira (PSDB), Oduvaldo Romano (PPS), Dalva Santana (PPS) e José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT), além da Secretária Municipal de Saúde, Myrlene Veneziani da Silva.
Os Parlamentares levaram à Secretária as reclamações dos usuários da rede pública municipal, de que há falta de remédios na rede, além do grande número de cirurgias, em torno de 300, que estão para serem agendadas e realizadas.
Segundo a Secretária o problema dos remédios será resolvido o quanto antes, pois está sendo montado um almoxarifado central, no antigo prédio do 1º Cartório de Títulos e Documentos, localizado ao lado do Fórum local, que fará a guarda, a compra e distribuição mais eficaz dos medicamentos.
Ainda com relação aos remédios, Myrlene Venezini garantiu que no momento está sendo padronizada a listagem dos remédios da Secretaria, em torno de 220 itens, enquanto que a listagem do Governo Estadual é de apenas 40 medicamentos. Esta padronização está sendo feita com os médicos de cada especialidade, que se reúnem com a secretaria para definir quais medicamentos serão usados por eles.
O problema das cirurgias, de acordo com a secretaria, vem da falta de leitos da Casa de Saúde Stella Maris, que no momento está em obras para um aumento neste número, com um custo de R$ 1.2 milhões e que garantirá mais 26 leitos para a enfermaria.
Ao final do encontro a Secretária informou aos Parlamentares presentes que as obras para construção da nova UBS do Massaguaçu, zona norte da cidade, já foram licitadas e serão iniciadas em breve e que tanto esta unidade, como a do Porto Novo, na zona sul do município, terão pronto-atendimento 24 horas, com a realização de pequenas cirurgias e ambulância de prontidão.
Os Vereadores saíram satisfeitos da reunião e pediram providências imediatas quanto aos remédios. "O fornecimento de remédios é vital para a população, ainda mais para os usuários mais carentes, que não podem pagar por eles", definiu Valmir Gonçalves. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Cara Limpa recolhe 6 toneladas de lixo reciclável no Bexiga

Ilhabela - Neste sábado, 15, aconteceu no Campo do Osmundo, Bairro do Bexiga, a 10º edição do projeto “Ilhabela Tem Cara Limpa”. Desta vez, o evento contou com a participação de mães e pais além de adolescentes e crianças, que retiraram cerca de 6 toneladas de lixo reciclável. Foram 3 viagens de caçamba de caminhão e 2 de caçamba de Kombi.
Esta edição do projeto surpreendeu a Secretaria do Meio Ambiente devido a grande participação de adultos, que nos outros locais, com exceção do Bonete, não foi tão numerosa. Além disso, o primeiro e o segundo ganhador da bicicleta cederam o prêmio para um novo sorteio, para que uma criança que não possuísse bicicleta pudesse ser contemplada. Segundo a Secretária do Meio Ambiente, Cássia Redó é um exemplo a ser seguido.
A Secretária do Meio Ambiente, Cássia Redó estava presente com toda sua equipe como a Chefe de Sessão de limpeza pública Ana Lúcia, Coordenadora de Educação Ambiental, Vanda, os viveiristas Anderson, Fábio e Rodrigo, os estagiários Deivid, Felipe, Jefferson, Nelson e Rafael, parte da equipe da limpeza pública do Sul, Zico e Eduardo, além do trabalho voluntário de Diego Rodrigo Ambrósio que sempre nos auxilia e o som do Osmar (Base Mirela).
Este módulo teve o patrocínio do Instituto Família Schurman, Secretaria da Saúde, Petrobrás com as camisetas e brindes menores doados pela Secretária Cássia Redó.
A 11ºedição do evento acontecerá no próximo sábado, dia 22, também no bairro do Bexiga, nas proximidades da Capela do Bexiga. (Fonte: PMI)

Futebol Feminino está na final do Campeonato de Guaratinguetá

Ilhabela - A Seleção de Ilhabela de Futebol Feminino, empata com Guaratinguetá em 0X0 e se classifica para a final pelo V Campeonato Regional Guaratinguetá. O resultado foi definido no jogo que aconteceu no último domingo, dia 16, em Guará.
Ilhabela jogava pelo empate no tempo normal e na prorrogação, vantagem que conquistou por ter feito uma ótima campanha durante o campeonato e acumulado 25 pontos. Isso manteve o time na defesa durante todo primeiro tempo enquanto a equipe de Guará só atacava. Já no segundo tempo a seleção de Ilhabela encontrou o futebol que a levou para a fase semi-final e mandou no jogo. Faltando 10 minutos para o fim do jogo, a jogadora Débora foi expulsa por uma falta deixando Ilhabela com uma jogadora a menos.
Mesmo assim as meninas terminaram o jogo empatado. A prorrogação foi feita em dois tempos de 10 minutos e não deu outra, a equipe continuou se defendendo fechando o meio campo e deixando só uma jogadora na frente. O técnico da equipe, Everaldo está muito confiante apesar de Lorena ser a favorita. “Nosso time teve um bom desempenho no campeonato nos dando confiança no final”, disse Everaldo. A Prefeitura Municipal através da Diretoria de Esportes apoiou a seleção de Ilhabela desde o começo do Campeonato acreditando no potencial das meninas do futebol.
A final entre Ilhabela e Lorena, vai acontecer no próximo domingo, dia 23 as 15h no Estádio Dário Rodrigues Leite em Guaratinguetá. (Fonte: PMI)

Atletas de Ilhabela lideram Campeonato Optimist Principiante

Ilhabela - Iniciou este fim de semana, 15 e 16, na represa de Guarapiranga, em São Paulo o Campeonato Paulista de Optimist Principiante, que conta com a participação de 26 velejadores do Estado.
A cidade de Ilhabela está sendo bem representada por seis atletas, sendo quatro meninos e duas meninas, todos com patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, o apoio do Yatch Club Santo Amaro e Escola de Iatismo BL3. Este fim de semana foram disputadas cinco regatas com vento variando de 5 a 10 nós.
Ilhabela, até o momento, está liderando com o 1º lugar Pedro Paulo Wenceslau, 2º Gustavo Carvalho, 3º Gabriel Araújo e 12º Fernando Cardial. Ilhabela lidera também no feminino, com o 1º lugar Mariana Rafael e em 3º Ana Carolina.
Para o próximo fim de semana, 22 e 23, está previsto a realização de mais três regatas na Guarapiranga. (Fonte: PMI)

“0900 – Disquei e me Estrepei” satiriza Encontros Virtuais

São Sebastião - Os encontros virtuais entram em cena no Teatro de São Sebastião neste sábado, dia 22, às 21 horas, com a comédia romântica “0900 – Disquei e me Estrepei”, texto e direção de Vitor Branco.O ingresso custará R$ 10.
O espetáculo conta a história de um quarentão separado que é incentivado por um amigo a procurar uma agência matrimonial. As confusões acontecem quando as pretendentes resolvem num primeiro encontro revelar traços curiosos de suas personalidades
A peça satiriza também os serviços telefônicos que prometem a todo custo resolver os problemas das pessoas e revive momentos marcantes do cinema com cenas famosas dos filmes “Nove Semanas e Meia de Amor” e “Instinto Selvagem”.
“0900 – Disquei e Me Estrepei”, em tournée há dois anos, continuará em cartaz até o final de 2002. O espetáculo faz parte do projeto de popularização do teatro, através da lei de incentivo a cultura.
Local: Teatro Municipal de São Sebastião – Av. Altino Arantes, 02 – Centro
Horário: 21h
Ingressos: R$ 10
Censura: 12 anos (Fonte: PMSS)

São Sebastião dá reajuste a servidores

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou na sessão de anteontem projeto de resolução da Mesa Diretora criando 11 funções gratificadas para servidores de carreira e 3 novos cargos de comissão.
Segundo o projeto, os servidores que forem indicados para as funções gratificadas receberão reajuste em seus vencimentos de até 70%.
Também foram reajustados os salários de contínuos, serventes e copeiros de R$ 315 para R$ 615 e dos escriturários de R$ 550 para R$ 800.
A Câmara de São Sebastião tem atualmente 76 funcionários e a folha de pagamento mensal é de R$ 135 mil. Com os reajustes, os gastos com funcionalismo subirão para R$ 180 mil por mês. O orçamento do Legislativo para este ano é de R$ 5,2 milhões.
A matéria foi aprovado por 11 a 2 - apenas os vereadores Marcos Souza (PSDB) e Sérgio Pereira de Souza (PV) votaram contra.
"Fizemos uma pesquisa e constatamos que nossos funcionários recebiam menos do que os servidores de outras Câmaras", afirmou o presidente da Câmara, José Luiz Ribeiro (PSDB). (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba aprova processo de cassação
Câmara cria comissão processante que pode cassar mandato de prefeito por aquisição de carro importado

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou ontem a abertura de uma Comissão Processante que pode resultar na cassação do mandato do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira (PFL).
Paulo Ramos é acusado de improbidade administrativa por ter comprado com dinheiro público um carro importado no valor de R$ 126 mil. O pedido de abertura da comissão foi aprovado por 7 dos 13 vereadores de Ubatuba.
Os membros da comissão foram sorteados logo após a votação. O vereador Rogério Frediani (sem partido), que integra a bancada de oposição, irá presidir a comissão.
O relator será o vereador Eduardo César (sem partido), também da oposição e que já havia encaminhado o caso ao Mistério Público.
Para o vereador Domingos dos Santos (PT), a compra do veículo é "imoral". "É um absurdo a compra do carro. Ubatuba é uma cidade carente de recursos. É imoral gastar R$ 126 mil com um carro, se outros setores, como a Vigilância Sanitária, não têm veículo. Políticos de projeção nacional usam carros nacionais. Ele (prefeito) está querendo ficar acima dos outros políticos", afirmou Santos.
O pedido da abertura da Comissão Processante foi protocolado na última sexta-feira pela líder comunitária do bairro Estufa, a dona-de-casa Maria Aparecida da Cunha.
O prefeito comprou no início do mês um Passat alemão, considerado "top de linha" pela Volkswagen. Paulo Ramos afirmou ontem, por meio de nota oficial, que a polêmica sobre a aquisição do veículo foi causada por "artimanhas pessoais que visam denegrir a imagem da administração".
Apenas o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do carro custa R$ 3.220. O seguro do veículo está estimado em cerca de R$ 5.000, segundo empresas do setor.
O carro anterior utilizado pelo chefe do Executivo em Ubatuba era um Ômega. Um modelo completo do veículo, ano 2002, custa atualmente R$ 60 mil.
DÍVIDA - A sessão de cassação foi acompanhada ontem por integrantes da Associação do Estudantes Universitários de Ubatuba. A entidade afirma que a administração acumula uma dívida estimada em R$ 180 mil com a entidade.
O valor é referente a despesas de transporte de estudantes de Ubatuba às cidades de Caraguá e Taubaté, do decorrer de 2001 e do primeiro semestre de 2002.
Segundo a presidente da associação, Claudia Camargo, a prefeitura deveria custear metade dos gastos com transporte, mas desde o ano passado não repassa verba à entidade.
"É um absurdo o prefeito adquirir um carro importado neste valor. Os vereadores precisam se lembrar que os estudantes universitários da cidade correm o risco de ficar sem transporte." (Fonte: ValeParaibano)

Paulo Ramos diz que votação é ato irresponsável

Ubatuba - Em nota oficial divulgada ontem, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira (PFL), classificou as acusações como "atos irresponsáveis e levianos".
"Os fatos que vêm ocorrendo no município, que dizem respeito à compra do carro oficial, são apenas artimanhas pessoais que visam denegrir a imagem desta administração e consequentemente manchar o nome da cidade de Ubatuba com atos irresponsáveis e levianos."
Paulo Ramos afirma também que a administração adquiriu "mais de 50 novos veículos para a renovação da frota da prefeitura".
Em relação ao valor do veículo adquirido para ser o seu carro oficial --R$ 126 mil--, o prefeito disse que o "veículo oficial foi adquirido direto da fábrica, a custo de fornecedor".
A nota oficial cita ainda obras tocadas pela prefeitura nas áreas de educação e saúde.
Segundo o texto oficial, "quem não tem trabalho para mostrar quer destruir através de calúnias tudo o que está sendo feito e prova que não tem compromisso algum com a população de Ubatuba."
DÍVIDA - A Secretaria de Administração informou ontem através da assessoria de imprensa que não assinou convênio com a Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba e por isso não reconhece a dívida.
De acordo com a assessoria, a prefeitura encaminhou um projeto à Câmara aumentado de R$ 7.500 para R$ 15.000 mensais o valor para subsidiar o transporte dos estudantes.
Os vereadores teriam alterado o valor para R$ 40 mil mensais, o que não estaria dentro das condições financeiras da administração, sengundo a assessoria. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba adota bicicletas para guardas-municipais

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba está implantando rondas em bicicletas na área central da cidade, em caráter experimental. Foram compradas 30 biciletas para patrulhamento nas escolas e na orla marítima. Os guardas irão utilizar bicicletas marca Caloi, 18 marchas, equipamento de HT para comunicação e revólveres calibre 38. O comandante da Guarda, Gilberto de Carvalho, disse que, inicialmente, as rondas serão feitas da avenida Iperoig, no Farol, até a rua Capitão Felipe, no Itaguá. O patrulhamento também inclui as escolas Tancredo Neves e Padre José Anchieta. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba define alojamento para os Jogos Regionais
Com 199 pessoas, delegação ubatubenese ficará alojada em dois estabelecimentos educacionais próximos na cidade de Mogi das Cruzes (SP)

Ubatuba - A secretaria de Esportes e Lazer (SEL) da Prefeitura de Ubatuba definiu o local onde ficará hospedada a delegação ubatubense na 46ª edição dos Jogos Regionais, que será realizada em Mogi das Cruzes (SP) entre os dias 5 a 14 de julho. A delegação masculina, composta por 137 pessoas entre atletas, dirigentes e comissão técnica, ficará na escola estadual Professor Guiomar Pinheiro Franco, no bairro Jardim São Pedro em Mogi das Cruzes. A feminina, composta por 62 pessoas, estará abrigada no SESI, localizado na Vila Industrial, próximo ao outro estabelecimento. Essa é a 25ª participação consecutiva de Ubatuba, representada desde 1977 na competição.
Segundo o secretário de Esportes Richard dos Santos, a equipe ubatubense está definida em 199 pessoas entre atletas e dirigentes. Ubatuba disputará as modalidades de vôlei (masculino e feminino), judô, karatê (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), ciclismo, dama (equipe mista), xadrez, tênis, tênis de mesa (masculino e feminino) e capoeira (masculino e feminino).
O investimento da secretaria para a participação nos Jogos Regionais é estimado em cerca de R$ 20 mil, segundo o secretário. No ano passado, Ubatuba conseguiu a 11ª colocação. “Nossa expectativa é de conquista de medalhas no tênis, tênis de mesa e karatê, mas acreditamos que outras modalidades podem surpreender. A grande dificuldade fica por conta da contratação de atletas profissionais por outras cidades, desequilibrando o nível da disputa”, avaliou Richard.
A delegação ubatubense é formada somente por atletas do município. “Valorizamos nossos próprios atletas. Acreditamos que esse é o verdadeiro espírito dos Jogos Regionais”, salientou o secretário. (Fonte: ACS-PMU)

Chuvas suspendem rodada na Rubens Salles

Ubatuba - A rodada do final de semana foi suspensa em razão das chuvas nos campeonatos da escolinha de futebol Rubens Salles na categoria Fraldinha (7, 8 e 9 anos) e Dente de Leite (13, 14 e 15 anos).
Segundo o coordenador da escolinha, Almir Ramos Corrêa, 32, o “Pipoca”, os campeonatos continuam com força total neste final de semana. Confira os jogos deste sábado, 22:

Categoria Fraldinha – Campo da Marconi
08h – Marconi x Locadora Leal
08h45 – FM Imóveis x Auto Posto Ipiranga
09h30 – Foice de Ouro x Costamar
Folga: Madeireiro

Categoria Dente de Leite – Estádio Ciccillo Matarazzo
8h –Ismael Comida Caseira x Calçados Fernandes
9h – Vale Saúde x Ceregatti Ubatuba
10h – Comércio de Carnes Irmãos Ribeiro x Terraplanagem Simões
11h – Liga Ubatubense de Futebol x Depósito Perequê-Mirim

Categoria Dente de Leite – Praça Maracanã - Estufa II
10h – Atlantic Ipiranga x Kajú Comercial
11h – Trimed Litoral Norte x Ubatubinha (Fonte: ACS-PMU)

Equipes de Ubatuba disputam finais na Livovali

Ubatuba - As equipes de vôlei feminino da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba estão classificadas para a fase final da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali).
Na rodada do final de semana válida pelas semifinais, a equipe infantil feminina da cidade recebeu na tarde de sábado, 15, o time de Mogi das Cruzes (SP), no ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho, o Tubão. A classificação foi obtida em uma vitória por 3x1 (25/23, 18/25, 25/17, 25/23). Na final, a equipe caiçara deve enfrentar o time do Tênis Clube de São José dos Campos. Apesar da derrota da primeira fase por 3x1, o técnico Geraldo Vanoni, 38, acredita em equilíbrio no jogo final. “O time deles mudou muito desde aquele jogo e nossa equipe também evoluiu. Será um jogo bastante disputado”, avaliou o técnico.
A equipe infanto juvenil feminina inicia a fase decisiva disputada em uma série de melhor de três jogos contra a equipe de Pindamonhangaba (SP). O primeiro compromisso está marcado para sábado, 22, no Tubão. No domingo, a segunda partida será disputada no ginásio Juca Moreira, em Pinda. Se necessário, o terceiro jogo também acontecerá em Pinda, no dia 27, às 19h. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Rotatória da SP 55 - Sr. Milton Gomes. Desmanchar a "rotatória" significa voltar a situação de uma criança ser arrastada por um caminhão por quase 300 metros, um jovem morto e outros rapaz aleijado em menos de um mês, além de no mínimo um acidente (isto mesmo!) por dia em períodos de grande movimento. A "rotatória" foi resultado de um movimento de toda a comunidade que estava com medo de ser a próxima vítima, cansada de chorar pelos seus entes queridos, e não está dentro do orçamento anual da Prefeitura. Já está liberada uma verba para recuperação do acostamento da SP-55, e a "rotatória" está incluída. O único problema é a data do início da obra. Talvez este ano, talvez ano que vem, talvez no ano de eleição...

José Honório Filho
Caraguatatuba - SP


Merecimento - A polêmica gerada em torno da compra do Passat alemão pelo prefeito de Ubatuba não se deve tanto ao valor do veículo, e sim ao fato de o prefeito da cidade  merecer usar tal carro. Vejamos o seguinte: o prefeito é o representante da cidade, seu "diretor", ou até mesmo seu "gerente". Se o seu trabalho de administrar a cidade for excelente, nada mais justo que ele ande de Passat alemão, BMW ou Mercedes, pois ele está representando a cidade, e seu trabalho faz juz a isso. Tomemos como exemplo o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos. Ele está fazendo uma excelente administração, foi reeleito e transformou Caraguá em uma cidade modelo tanto nos quesitos educação, saúde e qualidade de vida. Tenho certeza que se ele comprasse um Passat alemão como carro oficial, ninguém acharia ruim, pois ele fez por merecer que o prefeito da cidade andasse com tal veículo. Já o prefeito de Ubatuba... pelo seu desempenho em suas administrações, no máximo merecia estar andando de Chevette 86, duas portas, e sem motorista.

Lourival dos Santos
Ubatuba - SP

 
Sugestão - Gostaria de sugerir que os senhores colocassem anúncios de pousadas/hotéis do litoral norte no email do noticiário pois no último final de semana eu tentei acessar um site local de Ubatuba e mandei vários e-mails solicitando preços das diárias e não fui respondido... Ou seja, não fui viajar, e não gostaria o mínimo de sair daquí sem um local reservado. Sempre leio atentamente as notícias mas gostaria também de receber algumas ofertas para viajar com minha familia. Também sempre mando o noticiário para um amigo nos EUA matar a saudade.

Alexandre Adam

 


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Vivenda do Flamboyant
BIL Korovin

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Twister
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor