Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 21 de maio de 2002 - Nº 536 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis Ilha do Pontal Mirante da Orla

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Corpo surge boiando em praia de Caraguatatuba
Caseiro leva sete tiros em Caraguatatuba, mas sobrevive
Vitória garante time nas quartas de finais
Empate para as meninas do futebol
Estudante do Módulo vence 1a etapa do “Beach Games”
Conquista Técnico-Científica para Ubatuba
Carta do Leitor



Corpo surge boiando em praia de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O corpo de um homem de aproximadamente 50 anos foi encontrado boiando em uma praia de Caraguatatuba, litoral de São Paulo.
O homem, que ainda não foi identificado, foi encontrado por volta das 21h30 de ontem na Barra dos Pescadores, próximo à área central do município.
O corpo foi localizado por moradores, no encontro entre o mar e um rio próximo, que chamaram a Polícia Militar. A vítima não apresentava marcas de ferimentos provocados por armas ou objetos cortantes.
A hipótese da polícia é que o homem tenha morrido no local por afogamento.
A identificação do corpo ainda não foi feita porque nenhum familiar ou morador compareceu ao IML (Instituto Médico Legal) ou registrou boletim de ocorrência de desaparecimento nas áreas do município.
Não há ainda registro no 1º Distrito Policial de Caraguá de nenhum caso de corpo desaparecido nas praias da cidade ou em áreas próximas. (Fonte: Folha Vale)

Caseiro leva sete tiros em Caraguatatuba, mas sobrevive

Caraguatatuba - O caseiro Wilson Palazzo Rodrigues, 50, foi baleado por volta das 22h20 de ontem por um vizinho, em Caraguatatuba. Ele levou cinco tiros na cabeça, um no braço e outro no peito.
O crime ocorreu depois de uma briga no bairro Martim de Sá, área que abriga principalmente imóveis de veraneio. Rodrigues foi encontrado por moradores caído na avenida principal da praia.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados. Rodrigues, que ainda estava consciente, disse que um outro caseiro, que mora a duas quadras de sua casa, efetuou os disparos.
Ele foi levado ao pronto-socorro da Santa Casa da cidade, mas, antes, informou aos policiais que não havia motivo para o vizinho ter disparado contra ele.
No hospital, os médicos se surpreenderam com o fato de o caseiro ter sobrevivido aos tiros, segundo a polícia. Ele passa bem e está no hospital apenas para observação. O suspeito pelo crime não foi identificado pela polícia, que espera a liberação médica de Rodrigues para efetuar a prisão. (Fonte: Folha Vale)

Vitória garante time nas quartas de finais

Ilhabela - A seleção de futebol de campo masculino de Ilhabela passou para as quartas de final da VIII - Copa Zito de Futebol, em partida realizada no último Sábado, 18, na cidade de Roseira. O jogo foi contra a seleção de Potim e fechou com o placar de 1X0 para Ilhabela.
Segundo os técnicos Amauri Gonçalves (Tibé) e Laerte Malheiros, a seleção de Ilhabela jogou muito bem, apesar de desfalcada. O destaque foi o atleta Thiago Sampaio que marcou o gol da vitória, mas todos os atletas tiveram um espírito de luta e união, o que garantiu uma ótima partida.
Na próxima fase a seleção de Ilhabela jogará completa com a volta dos jogadores que estavam suspensos. A partida será realizada no dia 1º de junho às 13h, na cidade de Roseira. O adversário sairá da decisão entre Cruzeiro e Juventude de São Sebastião. (Fonte: PMI)

Empate para as meninas do futebol

Ilhabela - A seleção de futebol feminino de Ilhabela empatou com a seleção de Pindamonhangaba no jogo deste Domingo, 19, com o placar de 1X1. A partida aconteceu pelo V - Campeonato Regional, promovido pela Liga Municipal de Guaratinguetá.
Se Ilhabela vencer a próxima partida, que será realizada no próximo Domingo, 26, no Estádio Ferreirão, Itaquanduba, vai se classificar em primeiro lugar para a semi-final. O técnico Everaldo Vieira se mostra confiante com a garra das meninas e acredita que conquistarão mais uma vitória para a cidade. Vale lembrar que a equipe de futebol feminino de Ilhabela continua invicta. (Fonte: PMI)

Estudante do Módulo vence 1a etapa do “Beach Games”

Caraguatatuba - No último final de semana, a praia de Maresias foi o grande cenário da 1ª Etapa do Campeonato Beach Games, a maior competição universitária do ano, que reúne grandes feras do surf universitário.
Na categoria feminina, o grande destaque foi a aluna de Educação Física do Módulo, Jahia Bettero, que ganhou a primeira etapa e está se preparando para a próxima fase do campeonato.
Nesta etapa do circuito, foram realizadas quatro baterias com quatro atletas cada uma, somando dezesseis participantes. As oito primeiras colocadas foram classificadas para a segunda fase, sendo que as quatro atletas que demonstrarem os melhores desempenhos nesta competição participarão da grande final. As próximas fases estão com datas a serem definidas.
Mesmo quebrando a quina da prancha e machucando o joelho em um dos intervalos das baterias, Jahia garantiu a primeira colocação da primeira fase, e está otimista em relação à conquista do título de campeã do circuito “Esta primeira colocação foi ótima, principalmente porque foi a primeira vez que participei de um campeonato deste porte. As ondas estavam boas e espero ser a campeã do Beach Games Universitário.” (Fonte: Módulo)

Conquista Técnico-Científica para Ubatuba

Ubatuba - O Convênio COMTUR-UNITAU promove mais uma vez o nome de Ubatuba no XXII Congresso Brasileiro de Turismo na cidade de Foz do Iguaçu-PR, considerado o maior evento técnico-científico da América Latina reunindo turismólogos, acadêmicos, professores, coordenadores, secretários de turismo, legisladores, enfim todo o setor responsável pela formação da cadeia produtiva do turismo.
Através do tema central “Turismo: Gestão e Oportunidades”, foram apresentados e analisados projetos que pudessem agregar valor e fortalecer os aspectos mercadológicos sobre a atual realidade do turismo brasileiro. O Projeto da parceria COMTUR-UNITAU: Estabelecendo parcerias: uma contribuição para a formação dos profissionais do Séc. XXI, de autoria de Patrícia Ortiz e Juliana Bussolotti, o Projeto de Conscientização Turística de autoria de Cíntia Manfredini, Rodrigo Augusto Ferrari de Almeida e Solange Cozac Wilmers e também o Projeto de Capacitação de Monitores Ambientais do Parque Estadual da Ilha Anchieta, de autoria de Maria de Jesus Robim e Juliana Bussolotti, foram apresentados e aprovados com louvor, garantindo o Certificado de Trabalho Técnico-Científico e trazendo grande alegria ao município de Ubatuba, disse o diretor presidente da COMTUR, Luiz Bischof, grande contribuidor e incentivador dos projetos e da parceria. (Fonte: Comtur)

Carta do Leitor

O retrato de Dorian Gray - O jornal Costa Norte, em sua edição de nº 514, 11 a 17/5/02, trazia a seguinte manchete: Cetesb condena os aterros do litoral. A matéria abordava o tratamento do lixo nas cidades do litoral paulista. Representando a Cetesb, o dr. João Fuzaro avaliava os métodos, e seus resultados, adotados por Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Bertioga e outras cidades ao sul, na Baixada Santista.
A respeito de São Sebastião, leiam as declarações do dr. João Fuzaro, publicadas na matéria:
(...) o local não pode ser classificado como um aterro sanitário, apesar das melhorias, até porque o sistema de tratamento alemão não tem licença do órgão;
(...) infelizmente, o que a gente encontra lá é a manutenção da situação. Ele é mal drenado, sem cobertura, há uma grande concentração de água. Apesar da homogeneização, é o mesmo lixo que vem de casa;
(...) Me sinto desconfortável no que diz respeito a avaliá-lo. Não há análise que comprove que o método funcione. O fato de ser alemão não significa tudo isso, porque estamos no Brasil, em São Paulo, e quem controla a poluição é a Cetesb.
Agora vamos a um outro jornal, o Imprensa Livre, que em sua edição nº 2570, de 18 e 19/5/02, traz na capa uma fotografia onde estão presentes dois personagens: o dr. João Fuzaro, da Cetesb, e o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião. O texto sob a imagem diz o seguinte: O prefeito Paulo Julião recebe a Medalha do Mérito em Gestão Ambiental, das mãos de João Fuzaro, da Cetesb.
O ato foi registrado durante a realização do Congresso de Tecnologia Ambiental, realizado em Porto Seguro, na Bahia. Durante o congresso, uma mesa redonda focalizou o tema “Ações, Interações e Responsabilidades dos Poderes Público e Privado na Gestão Ambiental”. Segundo a notícia, o tratamento mecânico-biológico empregado em São Sebastião despertou a atenção dos participantes.
Os leitores que tiveram a oportunidade de assistir “O retrato de Dorian Gray”, num esforço de memória, poderão lembrar que a pintura do personagem envelhecia, entretanto, Dorian permanecia jovem. O tempo não agia sobre Dorian, apenas sobre sua imagem na moldura.
Hoje não há mais necessidade da fantasia imaginária de Oscar Wilde. É possível envelhecer, como determina a natureza, e divulgar ao mundo que está tudo bem, obrigado! Com direito a medalhas, homenagens e primeira página.
Como se vê, os pintores ficaram no passado. Que pena, vivemos a era do Publisher. Durma-se com uma imagem dessas!

Vitório Manoel Moreira Papini
São Sebastião - SP

 


BIL Ubatuba Virtual

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor