Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 22 de janeiro de 2002 - Nº 460 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Show de Roberto Carlos atrai mais de 50 mil
São Sebastião ganha filial do DPRN
Preso homem suspeito de fraudar bingo
Cetesb libera a Martin de Sá para banho
Cultivo do mexilhão é opção de renda para pescadores do litoral
Prevenção diminui os afogamentos no Litoral Norte
Maresias, Camburi e Ubatuba, as mais perigosas
VJs em Ubatuba
Baladas chiques invadem praias de São Paulo
Tuia (ex-Dotô Jéka) apresenta-se em Caraguá nesta terça
Zezé Di Camargo e Luciano cantam para público de 15 mil pessoas
Caraguá tem academia de Musculação na Praia
“Bate Coração” faz avaliação física em Caraguá
Barranco Alto e Morro do Algodão poderão ter passarela
Ampliação de Postos de Saúde
Curso de cerâmica acontecerá em Caraguá
Cursos de empapelamento para preparação do Carnaval
PTB de Caraguá recebe Antonio Carlos e Ary Kara
Carta do Leitor



Show de Roberto Carlos atrai mais de 50 mil

São Sebastião - Mais de 50 mil pessoas --segundo a Defesa Civil e organizadores-- assistiram ontem à noite o show "Amor sem Limite" de Roberto Carlos, em São Sebastião. O evento aconteceu no aterro da rua da Praia e faz parte das comemorações dos 500 anos de história do município.
O show, previsto para as 22h, começou com uma hora de atraso. Foi a primeira apresentação do "rei" no Litoral Norte. Ele atraiu caravanas de várias cidades do litora, Vale do Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. O espetáculo foi gratuito. Ao som de "Como é Grande o Meu Amor por Você", "Detalhes", "Emoções", o público cantou e chorou.
Para garantir a segurança da platéia, a Polícia Militar montou um esquema com 70 policiais. Também foi usado um contingente de 14 homens da Defesa Civil e 34 agentes de trânsito.
Para a escritora Helena Baptista Ribeiro, 81 anos, de Andradas (MG), assistir ao show de Roberto Carlos era o sonho de toda sua vida.
A professora de piano Neide Melo Silva, 54 anos, de São José dos Campos, foi a São Sebastião para prestigiar o "rei", apesar de já ter assistido a vários shows do cantor.
Natália Akeda, 9 anos, de Sao Paulo, não se importou com o fato de as músicas serem antigas. "Eu gosto de ouvir ele cantar Eu te Amo."
Ao final do show, por volta das 23h15, uma chuva atingiu a cidade e fez o público se dispersar mais rápido. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião ganha filial do DPRN

São Sebastião - São Sebastião ganhou ontem um escritório da DPRN (Divisão de Proteção aos Recursos Naturais). Essa unidade ficará responsável pela liberação das licenças ambientais para as cidades de São Sebastião e Ilhabela. Atualmente, esse trabalho era feito pelo escritório de Ubatuba. O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (SPDB), atribuía parte dos problemas ambientais a essa distância e a demora no retorno dos processos. "Muita gente acaba construindo sem apresentar a autorização da DPRN." O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, não compareceu ao evento como estava previsto por causa do luto oficial decretado pelo governador Geraldo Alckmin. (Fonte: ValeParaibano)

Preso homem suspeito de fraudar bingo

São Sebastião - Uma pessoa foi presa na noite de anteontem após tentar aplicar um golpe na igreja matriz de São Sebastião, no Litoral Norte. José Cavalcante Araújo foi detido depois de apresentar cartela cheia de um bingo que dava direito a um carro Renault Scenic.
O padre Jaime Matheus desconfiou porque o acusado teria preenchido a cartela muito rapidamente. A igreja usou seguranças disfarçados entre os participantes do bingo para detectar possíveis fraudes.
Três outros suspeitos fugiram, mas a expectativa da igreja é que eles sejam detidos porque o bingo foi filmado. Essa foi uma medida de segurança tomada pela igreja porque no ano passado outra quadrilha havia aplicado idêntico golpe na paróquia do Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba.
Os acusados foram detidos porque um policial à paisana desconfiou da ação do bando e avisou os organizadores, que confirmaram a fraude da cartela. Para aplicar o golpe os acusados usam cartelas falsas, borrachas e carimbos para registrar os números cantados.
Depois da prisão do acusado pelo Polícia Militar, o padre Jaime fez uma nova rodada. O carro saiu para quatro pessoas, que o venderam para a igreja. (Fonte: ValeParaibano)

Cetesb libera a Martin de Sá para banho
Após quatro dias com a classificação de poluída, praia mais movimentada de Caraguá ganha bandeira verde

Caraguatatuba - A Martin de Sá, uma das praias mais movimentadas de Caraguatatuba, voltou a ser considerada como própria para banho, segundo o último boletim de balneabilidade da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A praia ficou quatro dias como imprópria.
Além do sol que "mostrou a cara" depois de quase 15 dias de chuva e mais o resultado da balneabilidade serviram de comemoração para os banhistas e comerciantes.
"Eu nem acredito que estou na praia em plena segunda-feira de sol. Pensei que fosse voltar para a casa sem me bronzear", disse a professora Patrícia Ribeiro Dias, de Santa Rita do Sapucaí (MG).
Quanto à balneabilidade da praia, a professora comentou que nem ficou sabendo que o mar estava impróprio para o banho e passou o fim-de-semana com os filhos na água.
O fonoaudiólogo Dênis Santos, de São Paulo, afirmou que passou o domingo na Martin de Sá e nem sabia que a praia estava imprópria para o banho. "Fiquei no canto esquerdo da praia e não enxerguei a bandeira da Cetesb, que está localizada no centro", disse.
Apesar de ter tomado banho de mar, Santos afirmou que não sentiu nenhuma irritação na pele e, até agora, não se queixa de nenhum sintoma fora do normal. "Espero que não aconteça nada comigo. Agora fiquei até com receio de entrar no mar", afirmou.
Essa foi a primeira vez nesta temporada que a Martin de Sá foi classificada como imprópria para banho.
Desde o início do verão, a Cetesb intensificou o monitoramento nas praias de maior movimento no litoral de São Paulo. A coleta tem sido realizada três vezes por semana. Normalmente, a companhia efetua uma amostragem a cada sete dias.
O banho na água imprópria pode causar doenças como hepatite A e cólera, segundo a Cetesb.
COMÉRCIO - A falta de informação dos turistas acabou colaborando com os comerciantes, que não se queixaram sobre as vendas no fim-de-semana.
Embora a notícia não tenha prejudicado o comércio local, proprietários de quiosques e ambulantes da Martin de Sá alegaram que a informação afeta a imagem da praia, que passa a ser encarada pelos turistas com mais cautela.
"Tenho certeza que alguns turistas mais conscientes vão começar a observar a bandeira da Cetesb quando chegarem à praia. Por esse motivo, se a praia voltar a ficar imprópria para o banho, acredito que poderemos ter problemas durante a temporada", disse o comerciante Igor Allegrini. (Fonte: ValeParaibano)

Cultivo do mexilhão é opção de renda para pescadores do litoral
70 famílias de caiçaras são beneficiadas com a produção de marisco em quatro cidades

Litoral Norte - Pescadores do Litoral Norte de São Paulo descobrem uma nova forma de geração de renda sem degradar o meio ambiente. A maricultura, isto é, o cultivo do marisco, é a alternativa encontrada por pescadores para sobreviver diante da escassez do pescado.
Com o cultivo do mexilhão --ou marisco, como preferem os nativos--, cerca de 70 famílias de caiçaras das quatro cidades do Litoral Norte --Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba-- não dependem mais do peixe como a única fonte de renda.
A produção anual de 100 toneladas de mexilhão é vendida a restaurantes e quiosques do litoral, que pagam mais barato pelo produto e ainda garantem qualidade.
O cultivo de marisco começou há mais de 10 anos, a partir do projeto de desenvolvimento ordenado, coordenado pela oceanógrafa Valéria Gelli, do Instituto de Pesca de Ubatuba.
O trabalho tem como objetivo principal oferecer uma alternativa para a geração de renda do caiçara --além da pesca-- a partir do desenvolvimento sustentável. "Para isso, todos os esforços estão voltados para fixar o caiçara a sua terra e conscientizá-lo sobre a importância da preservação do meio ambiente".
Ubatuba é a cidade de maior produção de mexilhão no Estado de São Paulo. Mais de 30 maricultores cultivam fazendas de marisco em toda a costa de Ubatuba.
Segundo o presidente da Amesp (Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo), José Luiz Alves, a praia da Cocanha, em Caraguatatuba, lidera o ranking em número de maricultores do Estado.
Alves disse que somente na região da Cocanha, vivem 15 produtores de mexilhão, responsáveis pelo cultivo de 20 toneladas por ano.
"A produção daqui abastece restaurantes e quiosques de todo o Litoral Norte, principalmente São Sebastião e Ilhabela", afirmou.
O mexilhão é desenvolvido a partir da coleta de espécies jovens em forma de larva, que são distribuídas em redes. Cada 1,5 kg de semente de marisco é responsável pela produção de 10 kg por metro quatrado. O fruto do mar possui baixo teor calórico e é rico em proteínas e aminoácidos. (Fonte: ValeParaibano)

Prevenção diminui os afogamentos no Litoral Norte
Em praias de São Sebastião como Maresias, Camburi e Ubatuba, 66 guarda-vidas orientam os banhistas e dão apitos de advertência

Litoral Norte - Edvaldo Teodoro da Silva Neto, de 23 anos, chega cedo à praia e vai logo para a areia. Fica na praia das 7h30 às 19h30, conversando com as pessoas e andando de um lado para outro, de olhos fixos no mar. O que para muitos pode parecer diversão, para Neto se chama trabalho. Ele é guarda-vidas em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, há dois anos. Seu trabalho de prevenção, junto com os colegas do 17º Grupamento de Bombeiros, tem ajudado a reduzir em até 70% o número de socorros de afogamento no local.
O trabalho dos 66 guarda-vidas de São Sebastião consiste na prevenção ativa.
Eles conversam com os banhistas alertando para os riscos de afogamento e fazem sinalização sonora e visual. Em 2001, apenas uma pessoa morreu por afogamento nas praias do município. No ano anterior, foram oito vítimas. Os salvamentos também se reduziram de 346 ocorrências em 2000 para 103 no ano passado.
"O fator preponderante para essa redução é o trabalho de prevenção, que tira os banhistas de uma situação de risco, através de uma conversa ou do uso de apito", explica o tenente Igor Sergei Klein. Ele também aponta as parcerias firmadas com a Prefeitura, que contratou 12 guarda-vidas temporários, e com a Petrobrás, que contratou mais 25 homens.
"É uma segurança a mais para a gente. Se acontecer alguma coisa, há sempre um guarda-vidas perto", diz a estudante Tatiana Sá, de 22 anos. Ela está na praia há 15 dias e já foi advertida por guarda-vidas que ficam em Maresias.
"Estava no meio de um buraco e um deles apitou para eu sair." (Fonte: Jornal da Tarde)

Maresias, Camburi e Ubatuba, as mais perigosas

Litoral Norte - Os bombeiros de São Sebastião atenderam nos 20 primeiros dias deste ano 59 ocorrências de salvamento. Maresias, Camburi, Ubatuba, Guaecá e Praia Grande de Ubatuba são as mais perigosas de São Sebastião. Elas têm mar agitado, com muitas ondas e correnteza. Mas em Ubatuba e Praia Grande há outro fator de risco. "Essas praias costumam ser freqüentadas pelos chamados 'turistas de um dia', que nos dão muito trabalho porque não conhecem o local e querem aproveitar ao máximo o banho de mar", explica Klein.
O guarda-vidas Orlando dos Santos Filho, de 33 anos, atua em São Sebastião há 10. Ele conta que os maiores vilões das praias com águas calmas são a congestão e a ingestão de bebida alcoólica. Para as praias de mar agitado, Filho dá a dica: "Vá para onde há ondas." Locais onde a onda não quebra são pontos de correnteza, de retorno da água. Os bancos de areia, mais seguros, ficam nos pontos onde as ondas quebram e há espuma. "O local onde não quebra onda é perigoso. O ideal é onde as ondas se formam longe e acabam na beirada."
O guarda-vidas Edvaldo Teodoro da Silva Neto começa seu trabalho quando ainda não chegou ninguém. Às 7h30 ele percorre toda a praia para identificar quais pontos oferecem perigo. Até as 8h, Neto já colocou todas as placas que sinalizam perigo e montou sua cadeira de observação. "O cadeirão é sempre colocado em um ponto estratégico, na frente de um banco de areia."
Em seguida, Neto coloca seu flutuador, o apito, pega o rádio comunicador, as nadadeiras e o óculos e começa a percorrer a praia explicando para as pessoas que estão na areia quais são os pontos seguros para banho. Até o meio-dia, o trabalho é duro: um apito aqui, um grito ali, uma conversa acolá com os banhistas que estão ultrapassando os limites da faixa de banho. O almoço é por volta das 14h em dias calmos. Em meia hora, Neto já está de volta ao cadeirão. Mais apitos e conversas com banhistas. Às 19h30, depois de um dia de trabalho sem acidentes, Neto recolhe sua cadeira. Ele volta aliviado: não houve salvamento em Maresias. Prova de que seu trabalho de prevenção teve sucesso. (Fonte: Jornal da Tarde)

VJs em Ubatuba

Ubatuba - A terceira semana de programação do MTV na Praia traz os VJs Didi Wagner, Thunderbird e Edgard Piccoli diretamente da praia Vermelha do Norte, em Ubatuba (SP). Thunderbird gravou o quadro Thundertur, no qual foi atrás de ‘personalidades’ da praia, como vendedores de coco, surfistas mirins, entre outros. Ele também gravou o quadro Quero ser, no qual os participantes interpretaram músicas de Roberto Carlos e KLB. (Fonte: JC)

Baladas chiques invadem praias de São Paulo

Litoral Norte - Falar em agitação na praia é lembrar dos já conhecidos Sirena, em Maresias, ou O Galeão, em Camburi, mas este verão tem novidades promissoras, como o Bananas, na Praia Preta, entre Juqueí e Barra do Sahy.
A primeira boa impressão é visual, uma vez que a casa é construída na encosta de um morro à beira-mar. Dez degraus abaixo da entrada fica a pista de dança, aberta depois de 0h30. Até esse horário, é preciso descer mais 60 degraus para se chegar ao lounge, espalhado em dois deques, quase sobre o mar.
Unidos por um bar, os deques são ambientados com bossatronik, uma música eletrônica suave. E é o som que reafirma a sensação de que o Bananas não será apenas uma onda de verão. Na pista, raramente toca música eletrônica; o forte ali é black e soul music, além de bom rock'n'roll.
Em Camburi, a promessa da estação é o Sukata Chic. Apesar de possuir pista de dança, o charme da casa está no restaurante Aoyama e no lounge. Uma banda ao vivo toca jazz e MPB. A decoração do artista plástico Neneco dá um toque de irreverência ao lugar.
Para os lados de Ubatuba, a boa pedida é o Daft. A casa comporta duas pistas, uma com batida eletrônica e outra com uma mistura eclética, de black music a disco. Mesmo os mais exigentes com a música não perderão a viagem, já que o restaurante japonês é de qualidade. (Fonte: Folha Cotidiano)

Tuia (ex-Dotô Jéka) apresenta-se em Caraguá nesta terça

Caraguatatuba - O projeto Sons do Verão trará para Caraguá, nesta terça-feira, dia 22, Tuia, da banda Dotô Jeka. O show acontecerá à partir das 21h30 na Praça de Eventos, no Centro da Cidade. Tuia começou sua carreira musical como guitarrista influenciado pela geração rock da década de 80, hoje é um cantor e compositor que após experiências em bandas desde sua adolescência, tornou-se profissional quando gravou seu primeiro CD à frente da banda Dotô Jéka.
A banda Dotô Jéka se destacou pela sua originalidade. Surgida em 1996, com uma proposta ousada e inovadora de misturar rock com música caipira. Seu primeiro trabalho, que contou com o mesmo produtor dos Raimundos, foi parar na gravadora Virgin, que após várias apresentações em programas como: Xuxa Hits, Jô Soares Onze e Meia, Programa Livre, entre outros, alcançou os primeiros lugares nas rádios do interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Nordeste, com uma versão da música Romaria de Renato Teixeira (que participou do CD) e acabou ganhando também um clipe na MTV com diversas matérias na imprensa escrita, em destaque a revista Billboard americana.
Depois de dois anos e emio de estrada, Tuia compondo suas próprias músicas para seu trabalho solo, apresenta um novo estilo Pop Folk Rock com influências que vão de Oasis a Cássia Eller. Seu primeiro CD tem produção assinada por Beto Machado (co-produtor de nomes como: Titãs, Raimundos, Dotô Jéka, entre outros). (Fonte: PMC)

Zezé Di Camargo e Luciano cantam para público de 15 mil pessoas
Cerca de 15 mil pessoas foram conferir de perto o show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, que fez em Caraguatatuba seu 1º show da temporada 2002 do novo trabalho, que inclui uma canção em italiano e vários hits românticos

Caraguatatuba - O Caraguá Music trouxe para a cidade na sexta-feira 18, a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, com um show romântico, parte do repertório do novo cd, que inclui uma canção em italiano.
Cerca de 15 mil pessoas, incluindo crianças e adolescentes compareceram ao show, lotando todas as arquibancadas e a Praça de Eventos, da Avenida da Praia.
Entre os shows da programação do Caraguá Music, este foi o mais esperado, e com público mais diversificado até o momento.
De acordo com Zezé Di Camargo, “este foi o 1º show da turnê 2002. Estávamos de férias e voltamos hoje a fazer shows pelo Brasil. Não esqueceremos este público, que está sendo o 1º do ano”, explicou Zezé durante o show.
Para a comerciária Luciana Almeida Lourenço, que veio de São Paulo após o horário de trabalho só para ver o show, o espetáculo valeu à pena. “É lógico que vamos curtir o fim-de-semana na cidade, mas só o fato de Ter chegado aqui para ver este show já faz o fim-de-semana Ter sido bom, mesmo que não faça sol para pegarmos uma praia”, explicou a fã da dupla.
O metalúrgico Augusto Ricardo dos Santos, 26, de São José dos Campos, nunca tinha assistido um show da dupla. “Achei realmente muito bom. Eu não conhecia todas as músicas, mas o que vi me agradou, e certamente eu iria em outros da dupla. Acho até que vou comprar o cd”, disse Santos.
Eliza de Oliveira Macedo, 17, estudante, de Mato Grosso do Sul, está passando férias em Caraguá e fez questão de assistir de perto ao show da dupla sertaneja. “Eu já assisti show deles duas vezes, mas vale à pena ver de novo. Eles são muito bons. As férias na cidade, apesar da chuva, já estavam boas, pelo menos para descansar. E com os shows que estão acontecendo aqui, a cidade está cheia de gente e de atrações”, explicou a estudante.
Neste próximo fim-de-semana, as atrações do Caraguá Music começam mais cedo. Na quinta-feira 24, se apresenta na Praça de Eventos a banda Magníficos, uma das pioneiras do forró, que estourou da mídia com as músicas “Me usa” e “Meu tesão é você”.
Na Sexta-feira 25, é a vez do cantor de rock Supla se apresentar na Praça de Eventos.
Fechando a semana com chave-de-ouro, a dupla Bruno e Marrone participa do Caraguá Music, no Sábado 26. Todos os shows acontecem a partir das 23h, com ingressos antecipados no valor de R$ 10,00, nas lojas Ron Jon, no Caraguá Praia Shopping, e Água do Mar, no calçadão Santa Cruz. (Fonte: PMC)

Caraguá tem academia de Musculação na Praia

Caraguatatuba - A Academia de Musculação na Praia faz parte do projeto “Paz e Verão 2002” da prefeitura Municipal de Caraguá, que tem uma programação especialmente dedicada a quem não quer perder o ritmo da malhação nas férias de verão. O programa está movimentando as praias da cidade com a aeróbica, o vôlei, o fut vôlei, capoeira, escolinha de verão de bicicross, e até dança e rua nas praias da cidade. A Academia de Musculação é uma das novidades do Programa de Férias - Verão 2002 da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá. Instalada na praia do Centro, ao lado do Fraldário, funciona de terça-feira à domingos, das 8h às 11h e das 14h às 19h. A academia ficará disponível na praia até o dia 10 de fevereiro, sob coordenação e instrução dos professores Sérgio Vilhena e Leonardo. A academia na praia possui aparelhos para os três maiores grupos musculares do corpo: pernas, costas e peito. Todos podem participar gratuitamente desde que sejam maiores de 18 anos de idade e já pratiquem musculação. A academia tem recebido aproximadamente 30 pessoas por dia, segundo o técnico Mário Luiz da Silva (Marinho), da Secretaria de Esporte. (Fonte: PMC)

“Bate Coração” faz avaliação física em Caraguá

Caraguatatuba - Outra novidade dentro da programação “Paz e Verão 2002”, da Prefeitura Municipal de Caraguá e que tem agradado muitos moradores e turistas é o projeto “Bate Coração”.
O projeto vem funcionando na avenida da praia desde o ano passado. O projeto é da Secretaria de Esportes e está disponível para todos os interessados na praia do Centro, ao lado do fraldário. Funciona das 7h às 9h e das 17 às 19h. Os professores Marinho e Cídero Alberto dos Santos (Beto) já cadastraram mais de 150 pessoas neste verão, entre eles turistas e veranistas que procuram os instrutores para fazer uma avaliação física. Para fazer a Avaliação basta fazer uma consulta com os instrutores que irão avaliar os dados pessoais como peso, altura, dobras cutâneas e circunferências. Após avaliação computadorizada que indica composição corporal, peso ideal, quantidade de gordura, massa magra, IMC-Índice de Massa Corporal, os instrutores dão dicas aos interessados sobre atividades físicas adequadas apontando quais são as melhores alternativas de acordo com o objetivo e necessidade de cada um. Os adeptos da caminhada ou outras práticas esportivas, que queiram alguma informação sobre a atividade também podem procurar os instrutores. (Fonte: PMC)

Barranco Alto e Morro do Algodão poderão ter passarela

Caraguatatuba - Os bairros do Barranco Alto e Morro do Algodão, zona sul de Caraguatatuba, poderão ter algumas melhorias futuramente. Segundo o vereador Aurimar Mansano (PTB), “estas localidades tem uma grande concentração urbana de moradores locais, porém com pouca freqüência de turistas, por isso precisam de uma maior atenção”.
Ele disse que está requerendo a possibilidade da construção de uma passarela entre os dois bairros, por onde passa o rio mais famoso da cidade, o Juqueriquerê. “Queremos que esta ponte ligue as duas comunidades”, diz Mansano. Segundo ele, a ligação seria feita nos mesmos moldes das utilizadas na Rodovia Presidente Dutra.
Ele encaminhou o pedido ao prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) sob a forma de requerimento, se há possibilidade de construção de um campo de futebol para os moradores do Barranco Alto. O prefeito disse que estudará as propostas. Segundo ele tanto a passarela, que beneficiará as duas comunidades, quanto à construção campo de futebol no Barranco Alto, servirá como evoluções para o bairro, promovendo a integração”. (Fonte: PMC)

Ampliação de Postos de Saúde

Caraguatatuba - Apesar da Câmara Municipal de Caraguá estar de recesso até o dia 4 do mês que vem, outros pedidos foram feitos pelo vereador à prefeitura. Mansano alertou quanto à possibilidade da ampliação dos posto de saúde bairros do Tinga e Jaraguazinho. Atualmente o programa atende em 5 núcleos e aproximadamente 8 dos mais de 15 bairros do município. Segundo o parlamentar, o pedido é feito com base nas reivindicações dos moradores dessas localidades, que necessitam de um melhor atendimento médico. O prefeito Antonio Carlos da Silva disse que irá atender o pedido em nome da comunidade e também do vereador. (Fonte: PMC)

Curso de cerâmica acontecerá em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá está oferecendo um curso de cerâmica com o artista Bem Hur Vernizzi. A idéia parte do núcleo de cerâmica artesanal “Terramar” em parceria com a Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba) e Secretaria de Promoção Social. As vagas para o curso já estão abertas e a primeira turma começo em fevereiro. O artista mencionado realizou em 2001 a primeira edição do projeto, que foi de cerâmica artesanal, com o objetivo de proporcionar uma atividade artística como fonte de geração de renda.
No total são 15 vagas e estas serão preenchidas após análise dos dados dos futuros alunos. O curso terá a duração de cinco meses e é gratuito.
Segundo a Fundacc, este curso “procura oferecer um espaço de aprendizado e trabalho para a formação de ceramistas na região”. O artista Vernizzi disse que “os alunos da primeira fase do projeto feita no ano passado, já estão produzindo e vendendo suas próprias peças”.
Ele explica também que “há a necessidade de um movimento artístico que tenha continuidade e traga benefícios. É uma opção no turismo cultural, com a participação da comunidade mais simples e seu artesanato”. “Devido ao baixo custo da implantação e a matéria prima abundante, o artista vê a real possibilidade de haver continuidade após o curso por ser uma atividade simples e ter a venda garantida”, finaliza Vernizzi.
Para quem quiser mais informações o telefone da Fundacc é o (12) 3883-9770 ou (12) 422-5231. O endereço é rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Cursos de empapelamento para preparação do Carnaval

Caraguatatuba - A Fundacc também estará oferecendo nestas férias de verão, cursos de surf canoagem, futebol, futvolei, volei de areia, e dança de rua. Haverá também durante o carnaval, atividades nas áreas de teatro, artes plásticas, dança, música e folclore.
A instituição também estará promovendo um curso de empapelamento para a produção de bonecões, máscaras, adereços e estandartes, que segundo a assessoria de imprensa “ o ideal é buscar realizar a cada ano, o resgate das tradições do carnaval popular”. O curso terá a duração de um mês, e as aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras nas Oficinas Culturais da Fundacc, no centro de Caraguá, das 14h às 17h h, no CIEFI do Massaguaçu e do Perequê-Mirim, todos no mesmo horário. (Fonte: PMC)

PTB de Caraguá recebe Antonio Carlos e Ary Kara

Caraguatatuba - O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), através de seu presidente, Auracy Mansano Filho, recebeu no último sábado o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva e o Deputado Federal Ary Kara José (PTB), recém chegado ao partido. No encontro foi tratada a vinda do Vereador Nilson Lopes da Silva (PPS) e pedidos de agilização de algumas obras na cidade.
Estiveram no encontro, além de Antonio Carlos e Ary Kara, o presidente do PTB, Auracy Mansano Filho, Secretário de Habitação e Meio Ambiente da Prefeitura de Caraguatatuba, bem como os Vereadores Aurimar Mansano, AG Pereira e Pastor Anderson Bertoncini, todos do PTB local.
O encontro se deu num coquetel, na casa da família Mansano, no bairro do Indaiá, no último sábado, por volta das 19h30.
Na ocasião foi pedida a agilização de algumas obras, como o acostamento da SP-55 e conseqüente ciclovia, o Aeroporto local, a inclusão de Odontologia no PSF (Programa de Saúde da Família) e a construção de contornos em alguns bairros, como o Barranco Alto, pedidos estes formulados pelo Vereador Aurimar Mansano.
Ao mesmo tempo o PTB de Caraguá se comprometeu a apoiar o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, caso saia candidato a Deputado nas eleições deste ano. Nesse ínterim, o prefeito pediu o apoio do PTB, na aprovação de alguns projetos que deverão ser enviados pelo Executivo nos próximos meses.
O Deputado Federal Ary Kara José é considerado um campeão de votos pelos partidos que passou, seja no PMDB, PPB e agora pelo PTB, transformando-se, automaticamente no principal líder da legenda no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A reunião serviu também para acertar os detalhes da vinda do Vereador Nilson Lopes da Silva (PPS) - o Nézão, para o PTB. Antes mesmo de assinar sua filiação no novo partido, Nézão pediu a Ary Kara que seja feito um trabalho sobre trânsito nas escolas da cidade. Ary Kara é o relator do Novo Código de Trânsito Brasileiro. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

A Praia Errada - Lamentável Desprestígio - A revista Vejinha (parte integrante da conceituada VEJA) em seu primeiro exemplar do ano, apresentou a matéria "A Praia Certa", oferecendo aos leitores um roteiro das melhores praias do litoral paulista. Dentre as sete páginas editadas, nenhuma citação é feita a qualquer das 14 praias de Caraguatatuba.
Será que as jornalistas desconhecem a existência desta estância balneária? Ou será que ela não é digna de figurar dentre as mencionadas?
Como proprietária de imóvel na praia da Tabatinga há 23 anos sou forçada a aceitar a segunda possibilidade. Infelizmente. Pois esta praia, que já mereceu citação no Guia Mar São Paulo de Aloysio Gomes Carneiro, por sua extensa faixa de areias brancas, limpeza das águas e alto padrão ocupacional agoniza a olhos vistos. Visão esta, ao que parece, percebida apenas por seus freqüentadores, já que as autoridades públicas se mostram cumplices no processo de degradação.
Pasmem os demais leitores que nesta praia É permitido até o tráfego de veículos motorizados. Embora nosso Código de Trânsito determine o contrário...
Como poderiam as jornalistas de Vejinha indicar uma praia em que o banhista corre risco de vida? Que bom elas terem ignorado Tabatinga. Mostraram responsabilidade pela vida humana, o que não se observa por parte do poder público caraguatatubense.

Carmelita Begnozzi
carmelbeg@yahoo.com.br



Fotos de Ubatuba - Informo que o site www.helpjet.com.br  , disponibiliza fotos do centro da cidade em Ubatuba em tempo real para análise do tempo. Este serviço é voltado para Pilotos que operam em Ubatuba, mas pode servir também para o turista ter uma idéia de como está o tempo em Ubauba. Talvez esta informação seja importante para vossos leitores.

Eduardo Cury Russo
Ubatuba/SP
ecrusso@ig.com.br



Notícias de Ubatuba - Muito bom receber o Litoral Virtual. Mas porque tão poucas noticias de Ubatuba? Infelizmente a maioria das noticias vem de outras cidades do litoral. Existe outro jornal em que eu possa ter mais informacoes locais?

Marcia Woisky
woisky@attcanada.ca


Centro Náutico Uba Uba Free Wallpaper

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor