Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 22 de maio de 2002 - Nº 537 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis Ilha do Pontal Mirante da Orla

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Lixo químico polui água em 16 áreas do Vale e Litoral Norte
Casos de dengue aumentam 103% em uma semana
Comunidade de Guanxumas recebe mais um benefício da prefeitura
Passeio Ciclístico acontece no domingo, dia 26
Daniel Richard é o símbolo da campanha
Como vai acontecer a campanha “Ciclista: Seja Vivo”
Caraguá estará presente na 8ª BNT Mercosul
“Divisão de Responsabilidades” traz os pais para o convívio do CEI
V Litoral Dance Festival é sucesso
Fundacc apresenta comédia de grupo da terceira idade
Casa de Saúde de Caraguatatuba comemora 50 anos
Prefeitura homenageia famílias do programa Renda Cidadã
São Sebastião apresenta “As Encalhadas ”
Basquete sebastianense vence FAAP por um ponto diferença
Basquete feminino faz partida em Mogi das Cuzes e São José dos Campos
Comtur organiza reuniões que discutirão segurança e turismo
Ubatuba promove I Encontro Solidário
Vereador consegue viaturas policiais e verba para Hospital
Comissão de Zoneamento quer propostas até o dia 27
Gobetti quer Delegacia do Idoso em Caraguatatuba
Câmara discute Código de Limpeza e cargos de motorista



Lixo químico polui água em 16 áreas do Vale e Litoral Norte

Litoral Norte - Levantamento divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) apontou que o Vale do Paraíba e o litoral norte têm 16 áreas industriais e comerciais contaminadas por produtos químicos ou orgânicos.
Todos os pontos de contaminação atingiram o lençol freático, segundo o órgão. Danos ambientais, ocorridos há pelo menos dez anos, ainda não foram reparados.
São José dos Campos lidera o ranking de cidades, com sete áreas industriais contaminadas, seguida por Taubaté (cinco), Caraguatatuba (duas), Jacareí e Caçapava (uma área cada).
Os danos ambientais foram provocados pelo armazenamento irregular de resíduos ou o vazamento dos produtos tóxicos dos tanques de tratamento de efluentes das empresas.
As áreas na região foram contaminadas, de acordo com o relatório da Cetesb, por mercúrio, chumbo, cromo, níquel, hidrocarbonetos de petróleo, cádmio e manganês, entre outros.
Especialista consultado pela Folha afirmou que o contato indevido com as substâncias químicas pode causar até a morte.
Os 16 focos mapeados na região correspondem a 6,27% do total de áreas contaminadas em todo o Estado de São Paulo _255.
Em São José dos Campos, estão na lista multinacionais como Monsanto, Panasonic, Hitachi, Johnson & Johnson e New Part, além das brasileiras Revap (Refinaria Henrique Lage) e Gerdau.
Já, em Taubaté foram incluídas na lista três postos de combustíveis, monitorados para evitar possíveis explosões, e duas indústrias químicas _IQT e Ciquine.
Também são alvo de investigação da agência ambiental dois postos de combustíveis, em Caraguatatuba, a empresa Tonolli, de Jacareí, e a MWL, de Caçapava.
As empresas apontadas no relatório informaram, quando procuradas pela Folha, que estão seguindo as determinações da Cetesb.
O gerente de controle da agência da Cetesb de Taubaté, Vander Eustáquio Salomon, disse que nenhuma das áreas contaminadas oferece risco à população, mesmo tendo atingido o lençol freático.
"Nas indústrias, as áreas são restritas, impossibilitando a presença de poços artesianos. No caso dos postos de gasolina, já mapeamos a área e não encontramos casas abastecidas por esse sistema", disse Salomon.
Segundo o gerente, a Cetesb descarta o risco de contaminação pela água porque as cinco cidades da região são abastecidas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que faz a captação nos rios. "Também não vemos a possibilidade de ocorrer uma explosão nos postos de combustíveis porque a gasolina está muitos metros abaixo do solo", disse o gerente.
Recuperação - Salomon disse que, com exceção da Tonolli, de Caçapava, e dos postos de gasolina, a indústrias já removeram os resíduos sólidos depositados irregularmente.
"Essas empresas já apresentaram estudos para remediar os danos ambientais, que estão sendo analisados pela Cetesb, ou iniciaram os trabalhos de recuperação das áreas", disse Salomon.
Segundo ele, para impedir o impacto ambiental, as empresas terão que fazer o bombeamento da água do lençol freático e providenciar o tratamento.
Ele afirmou que todas as indústrias e postos já foram notificados pela Cetesb. No entanto apenas duas foram multadas _a Ciquine e IQT_, segundo o órgão.
"A maioria das contaminações ocorreu na década de 80, quando ainda nem existia um aterro licenciado na região para receber os resíduos. Diante disso, autuamos somente as empresas que apresentaram os problemas após 1985", disse o gerente. (Fonte: Folha Vale)

Casos de dengue aumentam 103% em uma semana

Litoral Norte - O número de casos de dengue avança no litoral paulista e as autoridades sanitárias voltam as atenções para Santos. De acordo com os últimos relatórios divulgados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, os casos autóctones (contraídos no próprio município) aumentaram 103,9% em uma semana _o número de vítimas saltou de 2.562 para 5.224.
Em todo o litoral, já são 14.065 casos, o equivalente a 64% do total do Estado (21.961). Municípios em que não havia transmissão de dengue até o ano passado, como Caraguatatuba, no litoral norte, e Itanhaém e Peruíbe, no litoral sul, já registram vítimas.
As três mortes por dengue hemorrágica no Estado neste ano ocorreram em Santos, no Guarujá e em Praia Grande.
A situação em Santos já é tão grave que, desde março, não estão mais sendo feitos exames de sangue para detectar a presença da doença. Os casos estão sendo confirmados por exame clínico epidemiológico, quando há sintomas muito evidentes e acontecem em uma área onde há muita transmissão.
"Chega um ponto da epidemia em que não há mais necessidade de fazer exames de sangue. O laboratório não estava dando conta", diz Maria de Fátima Domingos, diretora-técnica da Regional da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) na Baixada Santista. Todos os exames de dengue são feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, ligado à Secretaria Estadual da Saúde.
Segundo ela, o litoral reúne todas as condições para a proliferação da dengue: a temperatura continua elevada na região e é uma área muito urbanizada, onde há mais criadouros em potencial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além disso, há muitas casas de veraneio que ficam fechadas e não recebem a visita dos técnicos.
Na semana passada, a Sucen iniciou um trabalho intensivo no litoral para estudar o comportamento do mosquito e tentar diminuir os altos índices de dengue da região.
Os técnicos da Sucen estão encontrando mosquitos adultos em locais onde não há criadouros, o que significa que eles se movimentam bastante. O estudo deve ser concluído nesta semana. (Fonte: Folha Vale)

Comunidade de Guanxumas recebe mais um benefício da prefeitura

Ilhabela - Guanxumas recebeu no início desta semana o material para a construção de uma escada, que facilitará o acesso da população à escola e às moradias. O caminho, que vai da praia para a comunidade, é íngreme e difícil de ser percorrido quando molhado. As pessoas reivindicavam por um modo mais seguro de acesso, principalmente para as crianças.
O Prefeito Manoel Marcos está cumprindo mais um compromisso assumido com os moradores de Guanxumas, feito por ocasião da inauguração da escola, no final do ano passado. Apesar da mão de obra ser da prefeitura, os moradores se prontificaram a colaborar, no momento em que o prefeito comunicou a construção da escada. (Fonte: PMI)

Passeio Ciclístico acontece no domingo, dia 26

Caraguatatuba - O Passeio Ciclístico que fará o lançamento da Campanha “Ciclista: seja Vivo” da Ditran - Divisão de Trânsito de Caraguá vai acontecer no próximo dia 26, com sorteio de brindes e distribuição de camisteas. Os primeiros 200 inscritos serão presenteados com um conjunto de equipamento obrigatório com campainha, sinalização noturna, reflexivos dianteiros, traseiro, lateral e pedais e espelho retrovisor. As inscrições deverão ser feitas nos seguintes postos: Di Ciclo, J. Bike 1, J Bike 2, Ciclo Gê, Big Bike, Ditran, Rádio Oceânica).
O percurso do passeio ciclístico será da Praça de Eventos até a Praça da Prainha (término da ciclovia). Os participantes deverão portar o número de inscrição de forma visível. A concentração vai acontecer à partir das 9 horas no local de saída. Até 10 horas, inscrições e distribuição de camisetas aos participantes.
O elevado número de bicicletas circulando nas vias e nas estradas - frota estimada de 20 mil bicicletas, tem gerado acidentes de trânsito com vítimas. Num balanço geral, nos últimos 3 anos aconteceram 315 acidentes com 291 vítimas acidentadas e 7 mortes e de acordo com a Ditran, somente os números já justificam a necessidade de uma campanha de trânsito.
Os acidentes ocorrem principalmente nas seguintes vias: Av. Miguel Varlez, Av. José da Costa Pinheiro Jr., Av. Castelo Branco, Av. Dr. Artur da costa Filho e Av. Paulo Ferrraz da Silva Porto. Segundo a Ditran, a necessidade evidencia-se quando se constata que as duas últimas são providas de ciclovia e na Av. José da costa Pinheiro Jr. foi implantada uma ciclofaixa em 2001. (Fonte: PMC)

Daniel Richard é o símbolo da campanha

Caraguatatuba - O sorteio será feito pelo símbolo da campanha, o ciclista Daniel Richard Maischberger, 12 anos, vítima de atropelamento em 12 de outubro do ano passado. Daniel foi atropelado por uma motorista de São José dos Campos, que não pôde socorrer o garoto por estar alcoolizada. Daniel foi socorrio por um agente de trânsito da Ditran, levado a Santa Casa de Misericórida por volta das 14 horas em estado grave, a família só ficou sabendo do ocorrido por volta das 18 horas, quando o menino já havia sido transportado para outro hospital em São José dos Campos por uma ambulância da UTI. Ele sofreu fratura de crânio, fratura exposta no fêmur e no cotovelo, afundamento do tórax, ficou na UTI por 11 dias, permanecendo em estado de coma por 15 dias. Daniel sofreu cirurgias de alto risco e ficou internado no hospital por 58 dias.
O pai de Daniel, George Richard Maischberger, disse que toda a família ficou extremamanente abalada e que o garoto ainda não se recuperou do trauma, estando ainda bastante abalado psicologicamente, com sequelas físicas, como incapacidade permanente da função extensora do punho e incapacidade para praticar determinados esportes devido a fratura do fêmur.
Na opinião de George Richard Maischberger, esta campanha é de extrema importância, já que a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado em Caraguá mas não é respeitada com tal. “O ciclista nem sempre conhece as leis de trânsito, por isso a campanha deverá reduzir o número de acidentes. Cada um tem sua parcela de falta de educação no trânsito, mas acho importante que a campanha também atinja aos motoristas, com placas iguais as dos ciclistas. Todos tem que respeitar as regras do trânsito, mas o motorista tem que demonstrar que está mais preparado, já que frequentou uma auto-escola que o preparou para o trânsito, mas nem sempre ele age com tal responsabilidade”, afirmou.
O ciclista símbolo da campanha, que considera a sua recuperação um milagre, pediu ao prefeito Antonio Carlos que fizesse uma campanha informativa para turistas sobre o elevado número de bicicletas na cidade. O prefeito de fato considerou de grande importância uma campanha educativa na cidade devido ao elevado número de ciclistas em circulação.
A Ditran quer, desta vez, enfocar o ciclista e seu comportamento na via pública, tanto em relação aos veículos como em relação aos pedestres. Para a Ditran o objetivo dessa nova campanha é atingir algumas metas em relação à educação no trânsito, inclusive com relação ao uso de equipamentos obrigatório. (Fonte: PMC)

Como vai acontecer a campanha “Ciclista: Seja Vivo”

Caraguatatuba - No início da campanha, o projeto vai abranger trechos da área central da cidade, como do trevo até o final da avenida Dr. Altino Arantes e também em toda a extensão da Avenida da Praia. A segunda etapa da campanha irá atingir também os bairros de Caraguá. Quem fará o trabalho de fiscalização e conscientização são os Marronzinhos, “Trata-se de uma experiência que poderá ser alterada de acordo com os resultados obtidos. O objetivo é fazer com que o ciclista se acostume a utilizar a ciclovia e respeite as leis de trânsito”, comentou o diretor da Ditran, Cel. Celso Rapacci.

Fase 1 - Educativa e de orientação, com duração de 2 semanas, consiste na abordagem do ciclista. Por ser o primeiro contato do Agente de Trânsito, será transmitido noções de segurança viária e regras de circulação, e ainda de segurança pessoal. Como material de apoio será distribuído folheto educativo.

Fase 2 - Educativa e de reciclagem, quando o ciclista será orientado e receberá um auto de infração educativo que será entregue junto com o folheto. Os dados do condutor e da bicicleta serão inseridos num banco de dados. Numa reincidência da infração mediante consulta no banco de dados, o agente de trânsito apreenderá a bicicleta e convocará o infrator para que compareça na Ditran e se inscreva no curso de segurança viária. O curso terá duração de 4 horas e será ministrado por agentes de trânsito. O ciclista durante o curso terá de elaborar uma redação sobre um tema ligado a segurança viária.

Fase 3 - consiste na notificação e apreensão de bicicletas ao condutor que já tiver sido advertido anteriormente. (Fonte: PMC)

Caraguá estará presente na 8ª BNT Mercosul

Caraguatatuba - Caraguá estará presente, através da Setur, na 8ª BNT Mercosul - Bolsa de Negócios Turísticos, evento que reúne mais de 2 mil agentes de viagens e está entre os principais promotores de negócios turísticos do país. A 8ª versão acontece nos dias 24 e 25 de maio em Balneário de Camburiú, onde os participantes ficam hospedados.
A Feira de Negócios será realizada no Complexo Beto Carrero Word, onde 120 stands reúnem mais de 400 empresas expositoras, promovendo destinos, comercializando serviços e produtos turísticos de norte a sul do país. Algumas delegações chegam a ter 30 empresários em busca de novos negócios e oportunidades. Os visitantes são agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas. Na última ediçãoda BNT, cerca de 3.500 profissionais circularam pelo evento, entre eles a diretora de Turismo de caraguá, Selma Gallo, que esteve presente como convidada, e este ano juntamente com o secretário de Turismo Salim Burihan estará fazendo novos contatos e fomentando o Turismo de Caraguá. A expectativa de público para este ano é de 4 mil participantes.
Segundo os organizadores do evento, Geninho Goes e Jair para Pasquini, o número de participantes é ideal. “Um número exagerado acaba impossibilitando o expositor de realizar contatos comerciais. “Fazer uma feira para ter apenas distribuição de folheteria seria um desperdício. Um evento serve para fortalecer vínculos e não apenas entregar cartões de visitas”, enfatizaram.
Segundo a diretora de Turismo de Caraguá, Selma Gallo, pelo menos 30 Famturs e um grupo de 120 jornalistas do Mercosul participam do evento. Ela contou que numa iniciativa inédita, grupos de hotéis e empresários do trade turístico, em conjunto com operadoras nacionais e internacionais realizam parcerias com a organização da BNT Mercosul, viabilizando a participação de pelo menos 2 mil agentes de viagens. (Fonte: PMC)

“Divisão de Responsabilidades” traz os pais para o convívio do CEI
Os CEI’s - Centros de Educação Infantil(creches) estão fazendo uma verdadeira revolução em Caraguá no que diz respeito à participação efetiva da comunidade. Um dos destaques do mês de maio ficou para o CEI Messias Mendes de Souza, no Ipiranga, que deu início ao projeto “Divisão de Responsabilidades”, inaugurando vários cantinhos de imaginação construídos com a ajuda dos pais de alunos

Caraguatatuba - O CEI Messias Mendes de Souza, no Ipiranga, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Orsa deu início no mês de março ao projeto “Divisão de Responsabilidades”. Com isso, trouxe os pais para a escola e com essa ajuda especial novos cantinhos de imaginação foram construídos e os que já existiam foram reformados. Entre as novidades o destaque ficou para a sala de leitura e a casinha feita de caixas de leite.
A inauguração dos cantinhos aconteceu na última terça-feira 14, com a participação da comunidade. Para a direção, o projeto tem como principal objetivo o envolvimento dos pais com a escola, proporcionando a eles a oportunidade de interagir no processo de aprendizagem dos filhos.
O CEI conta hoje com 18 pais, que atuam em parceria com a creche através de doações e mão-de-obra.
Nessa 1ª etapa do projeto a casinha de madeira foi reformada e pintada pelas mães. Um dos pais de alunos trocou o telhado e o madeiramento. Simultaneamente, outros pais construíram uma outra casinha com caixas de leite longa vida, a qual foi pintada pelos funcionários e lembra um rancho caiçara.
Na Área de Imaginação, as cortinas ganharam nova pintura e um suporte para guardar livros feito por uma costureira, mãe de aluno e amiga da escola. O chão do CEI também recebeu nova pintura para que as crianças de zero a 3 possam fazer leitura de imagens e posteriormente adquirirem gosto pela leitura.
Na inauguração dos cantinhos e abertura do projeto Divisão de Responsabilidades para a comunidade foi realizada uma grande festa, na qual estiveram presentes a secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, as coordenadoras da Fundação Orsa, Renata Sanches Salva e Maria Wânia Martins de Carvalho, a supervisora do setor de creches, Anésia Aparecida Arouca, entre outros. Os pais envolvidos no projeto receberam um diploma durante a festa e as crianças assistiram a um teatro feito pela equipe do CEI com personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. Estiveram presentes cerca de 150 pessoas. (Fonte: PMC)

V Litoral Dance Festival é sucesso

Caraguatatuba - A cidade viveu nos últimos dias maravilhosos momentos do mundo artístico. Através da Fundacc, o público presente no V Litoral Dance Festival, no Centro Esportivo Municipal, estimado em 5 mil pessoas, extasiou-se e aplaudiu em pé bailarinos que com suas coreografias, desenharam e transmitiram sob as luzes, formas e sentimentos, deixando todos muito emocionados. A noite de gala, com a apresentação do Grupo Raça Cia. de Dança de São Paulo, abriu o evento dando uma pequena mostra do que é uma grande cia de dança.
A Fundacc, responsável pelo evento, trouxe à cidade 1.600 bailarinos de 72 cidades brasileiras, vindos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que vieram mostrar suas coreografias e concorrer às primeiras colocações.
A cidade inteira foi invadida por apresentações de dança, workshops, e aulas abertas, que aconteceram na praça Dr. Cândido Motta, na Fundacc e no Centro Esportivo, envolvendo os coreógrafos e os bailarinos e o público que compareceu em massa, para assistir ou participar das aulas abertas de dança de rua ou dança do ventre.
A maior intenção do evento, segundo a presidente da Fundacc, Eloiza A. A. Antunes de Oliveira, além de promover um intercâmbio entre os bailarinos é revelar também o potencial artístico dos grupos de diversas modalidades de dança. "Neste ano, pudemos contar com a participação efetiva dos hoteleiros, através da A.H.P.S.C. - Associação de Hotéis Pousadas e Similares de Caraguatatuba, que acreditaram no evento, e deram ótimos descontos às cias de dança. Só assim, com o envolvimento do setor empresarial em nossos eventos é que poderemos melhorá-los a cada ano. Essas parcerias são grandiosas" finaliza a presidente.
A praça de alimentação instalada no CEMUG também foi um diferencial neste ano, atendendo melhor os bailarinos e o público, que nas quatro noites lotou as arquibancadas.
Premiações - Os grupos das Oficinas Culturais da Fundacc obtiveram ótimas colocações em suas modalidades e categorias. A coreografia "Traquinagem", dos coreógrafos Iara Dias e Samir Souza, grupo Front Fundacc, ficou em 3ºLugar na modalidade Livre; "Feeling" da coreógrafa Carla Bueno, grupo Korpus Dance Fundacc, obteve o 2º Lugar na modalidade Jazz; na categoria Street Dance Duo Amador, a coreografia "Batalha Final" coreografia de Vanderson Luis e Cristian Rocha, grupo Dança de Rua Fundacc, ficou em 4ºLugar e a coreografia "Emoções" de Marílio Roes, obteve o 2º Lugar na modalidade Livre, com lambaeróbica. Parabéns aos nossos bailarinos! (Fonte: Fundacc)

Fundacc apresenta comédia de grupo da terceira idade

Caraguatatuba - "A Nobre Família Silva Santos", comédia de Regina Maria Barbosa Rodrigues, será apresentada em Caraguá, no dia 25 de maio, sábado. Sob a direção de Marisa Sasso Papa, o grupo de teatro Unati-Unesp, da terceira idade encena a comédia no auditório da Fundacc, com entrada franca.
Trata-se de uma família de classe média de "nome e tradição", com problemas do cotidiano, como por exemplo, uma gravidez inesperada, desencadeando outros conflitos e revelações surpreendentes. O pai, Manuel, defensor da "moral e bons costumes", tem suas fraquezas. Sara a mãe, um pouco alienada e doida, pensa que sua família é perfeita. Raquel, a filha, apresenta seu problema aos pais de forma inusitada. Petronilha, a empregada aparentemente submissa, tem outros planos para seu futuro. Claudia , a amiga, apresenta uma personalidade controvertida, ao passar por problemas conjugais. Dona Salomé e sua filha Pureza, vizinhas curiosas e fofoqueiras, ficam atentas ao que acontece naquela casa. Tudo isso é contado de forma hilariante.
Marisa Sasso, diretora do espetáculo é atriz e professora de artes cênicas compós graduação em Artes pela ECA-USP, com participações em cursos e festivais de teatro na Europa e Caribe. É voluntária no Núcleo UNESP-UNATI, que iniciou uma oficina de jogos teatrais, dando início a uma série de trabalhos com o grupo de terceira idade.Já foram produzidos os espetáculos "Uma visita inesperada", "Romão e Julinha", com a qual participaram de festivais e do Mapa Cultural Paulista, em 2000, e em 2001 iniciaram "A Nobre Família Silva Santos". (Fonte: Fundacc)

Casa de Saúde de Caraguatatuba comemora 50 anos

Caraguatatuba - Criada em 1942 para atende as necessidades de assistência médica-hospitalar, a Santa Casa transformou-se no maior hospital da região.
Administrada pelas Irmãs da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, a Casa de Saúde Stella Maris é responsável pelo atendimento emergencial mensal de aproximadamente 5 mil pessoas.
Dirigida por mãos firmes e responsáveis, Ir. Francisca Tereza é a superiora da Congregação que zela pelo serviço missionário de promoção da vida, cumprindo a ordem de Jesus, “Estive enfermo e me visitaste”: “Com este trabalho manifestamos nosso carisma, idealizado por nossos fundadores, Madre Maria Tereza de Jesus Eucarístico e Dom Epaminondas Nunes D´Avila e Silva e mantido por todas nós a cada dia”.
A Casa de Saúde Stella Maris apresenta uma estatística mensal que aponta para internações em número aproximado de 640; atendimentos de ortopedia 740; 269 cirurgias de pacientes internados; mais de 2600 atendimentos de RX e 170 exames de mamografia.(dados do mê de abril). Mantém serviços de assistência social de orientação familiar e transferências de internações.
Para Irmã Francisca Tereza um dos maiores desafios na administração da Santa Casa é a falta de recursos econômicos para acompanhar a necessidade constante de transformação e adaptação tecno-científica para melhor atender os doentes: “falta de recursos financeiros que nos permitam ampliações emergentes devido a grande demanda reprimida que o município hoje tem. O hospital não tem condições de comportar qualitativa e quantitativamente o número de doentes que necessitam de atendimento. Dependemos do convênio SUS que cobre parcialmente as despesas, e contamos com uma complementação da Prefeitura destinada em sua maior parte para os serviços médicos”. Mesmo com este complemento, os recursos não geram equilíbrio financeiro que permitam melhorias constantes em sua estrutura física, operacional, recursos humanos com melhores condições de remuneração e qualificação profissional, completa Ir. Francisca Tereza.
Outro desafio que vem sendo assumido pela Santa Casa é a construção da nova unidade obstétrica e UTI neo-natal que em muito vai melhorar o atendimento nesta área e consequentemente aumentar o número de leitos hoje totalmente defasados. Além disso, a administração espera que haja um reajuste no repasse feito pela Secretaria de Saúde para equilibrar as receitas e despesas.
As comemorações dos 50 anos de aniversário da Casa de Saúde Stella Maris será marcada pelo lançamento do Boletim Informativo Estrela do Mar edição especial e com uma Missa que será celebrada na Igreja Matriz de Santo Antonio, centro de Caraguatatuba no dia 24 de maio, às 19h30. Em seguida, as Irmãs da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada receberão autoridades, convidados e funcionários para um coquetel.
História - Em 1945 um pequeno grupo de irmãs chega à Caraguatatuba com a missão de evangelizar. Aqui, encontraram-se com o Padre Américo Virgílio Andrizzi que tinha como desejo realizar na cidade uma obra assistencial. Estando bem próxima da realidade daquele povo, as irmãs perceberam a carência no setor de assistência média hospitalar, fazendo com que muitas pessoas morressem à míngua, por falta de um pronto atendimento.
Pe. Américo então doou à Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, uma extensa área no bairro do Caputera. As irmãs, venderam a casa em que moravam e com o dinheiro, deram início a realização daquele sonho: construir uma Santa Casa.
Em 24 de maio de 1952, era inaugurada a Casa de Saúde Stella Maris, que significa, estrela do Mar. No princípio, um prédio de dois andares, que também servia de moradia para as irmãs. Duas enfermarias, masculina e feminina, uma pequena pediatria e maternidade o do trabalho incansável das irmãs e do corpo clínico, que vinha de São José dos Campos. Tudo mantido pela Congregação Religiosa e por meio de doações. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Prefeitura homenageia famílias do programa Renda Cidadã

São Sebastião - As famílias que participam do programa Renda Cidadã de São Sebastião foram homenageadas hoje, pela Prefeitura Municipal, durante um encontro realizado no Tebar Praia Clube.
Com o objetivo de integrar as famílias que participam do projeto, o evento também serviu para homenagear todas as mães, que puderam assistir uma palestra com a psicóloga Zenaide Momolo Vidal.
O programa Renda Cidadã é um apoio financeiro temporário, já que é válido por um período de 12 meses, destinado à auto-sustentação e reorganização familiar para uma melhor qualidade de vida às famílias de baixa renda.
Em São Sebastião, 90 famílias são beneficiadas com o repasse do recurso financeiro, no valor de R$ 60, onde as mulheres têm o papel principal, conforme critérios determinados pelo Estado, já que são elas as responsáveis em receber e investir o dinheiro.
O evento de hoje também contou com a presença das assistentes sociais responsáveis pelo programa, da primeira dama Elsa Regina Julião – representando o prefeito Paulo Julião, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso e das crianças dos projetos Garoçá e Cidadão Criança, que participaram do encontro se apresentando com o Canto Coral e Dança das Bonecas.
Para Vera Alonso, o programa Renda Cidadão busca duas vertentes, sendo uma de inclusão social – por subsídios financeiros, e a outra pelo trabalho sócio-educativo. “Embora seja um número reduzido de vagas, o convênio é de extrema importância para o município, pois possibilita a melhoria na qualidade de vida destas pessoas”, disse a secretária.
Durante o evento foram organizados grupos com os presentes que, desta forma, puderam se conhecer melhor e passar suas experiências de vida. A moradora de Juqueí, Ivete Maria, 44, está desempregada, há dois anos, e cria dois dos seus oito filhos com a ajuda que recebe do Renda Cidadã. O benefício também ajuda Maria Aparecida dos Santos, 35, que tem uma filha e ganha R$ 80 ao mês trabalhando como babá. Outra mãe a se beneficiar com o projeto é Vera Gomes de Souza, 37, que cria seis filhos sozinha, pois o marido foi embora e não paga pensão.
Liana Gomes do Nascimento, moradora do bairro da Enseada, uma das mães beneficiadas, aproveitou a oportunidade para expressar aos presentes a importância do benefício no lar de cada família, lendo um texto escrito por ela. “Muitas de nós estávamos desesperadas, sem dinheiro para comprar remédio ou leite para os nossos filhos, e sem ter onde morar porque não tínhamos condições de pagar o aluguel....Obrigada a todos que estenderam as mãos para nos ajudar neste momento de aperto”, desabafou ela.
Segundo Elsa Julião, os programas voltados para o atendimento à família sempre são bem aproveitados e orientados e ajudam a resgatar a auto-estima e a reorganização familiar em busca da cidadania.
As assistentes sociais que trabalham no projeto são Rita Elizabeth Ângelo, responsável pelos bairros Jaraguá, Canto do Mar e Enseada; Ellen Cristina Tavares, que organiza os bairros Morro do Abrigo e São Francisco; Irma Carretoni, que atende Maresias, Paúba, Santiago, Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande; e Eliane Silvestre responsável pelas famílias de juqueí.
O evento foi encerrado com um almoço e a distribuição de uma lembrança para cada mãe. (Fonte: PMSS)

São Sebastião apresenta “As Encalhadas ”

São Sebastião - “As Encalhadas”, comédia musical que estréia no Teatro de São Sebastião, neste final de semana, dias 25 e 26, às 21 horas, dirigida por Paulo Afonso de Lima e Bibi Ferreira (direção geral), gira em torno de três mulheres modernas que, por motivos diferentes, encontram-se sozinhas.
Cecília (Ximena Araya) é solteirona convicta “com muito orgulho”, já que o homem que ela quer “simplesmente não existe”. Representante do famoso “complexo de Cinderela”, seu maior conflito é querer ter um filho e decide procurar um reprodutor.
Grace (Viviane Alfano) é o oposto. Também solteira, ela tem uma vida amorosa intensa, mas só com homens casados, vivendo sempre o papel de amante. Seu maior sonho é encontrar um homem que largue da esposa para ficar com ela.
Narcisa (Miriam Palma), divorciada de um marido milionário, se vê obrigada a aprender a andar de ônibus e freqüentar salões de cabeleireiro na periferia. A partir daí, começa sua “difícil tarefa” de encontrar um homem rico que a sustente.
Apesar de possuírem trajetórias muito diferentes, as três mulheres convivem com o dilema de como lidar com a solidão e, mesmo sem saber, estão ligadas ao mesmo homem, Ernesto (Alaor Coutinho): ex- marido de Narcisa, amante de Grace e o pai do filho de Cecília.
Todas as situações são apresentadas em forma de esquetes bem humorados, na academia de ginástica, no cabeleireiro e no sex- shop. Com um figurino pra lá de espalhafatoso e colorido (cada atriz faz mais de 15 trocas de roupa), as personagens danças e cantam tango, merengue e hip hop. O músico e compositor, Dyoniso Moreno produziu oito canções para o espetáculo.
O texto, assinado pelas atrizes Isabel Scisci e Miriam Palma, sob supervisão do dramaturgo Lauro César Muniz, foi escrito após dois anos de pesquisas realizadas informalmente entre mulheres solteiras e descasadas.
Os ingressos poderão ser adquiridos, a partir de quarta-feira, na bilheteria do Teatro Municipal, das 14 horas às 20 horas. O ingresso antecipado custará R$ 10 e, no dia, R$ 15.
Local: Teatro Municipal de São Sebastião – Rua Altino Arantes, 02
Datas: Sábado (19h e às 21h) e Domingo ( 21h )
Ingressos: R$ 15 – Antecipados/ R$ 10 no dia (Fonte: PMSS)

Basquete sebastianense vence FAAP por um ponto diferença

São Sebastião - No último dia 18 de maio, a equipe sebastianense de basquetebol masculino adulto enfrentou a equipe da FAAP no Gringão (Ginásio de Esportes “José de Souza Gringo”), às 18:00 horas em jogo válido pela Liga Paulista de Basquetebol - “Taça Cidade de São Paulo”.
As parciais foram: 21 a 19 no 1º quarto, 20 a 15 no 2º quarto, 15 a 19 no 3º quarto e 19 a 21 no 4º quarto. O cestinha do jogo foi o pivô Adilson, com 22 pontos. Destaque também para o capitão da equipe, o lateral Neto, com 18 pontos, seguido do pivô Felipe com 10 pontos.
Em relação ao jogo, o técnico Adriano cita que esta foi uma partida que muito surpreendeu a equipe de São Sebastião. Apesar de não deixar cair a regularidade técnica do time, a equipe da Faap veio mais estruturada e os atletas com um ritmo diferente de jogo. “Na primeira vez que enfrentamos a FAAP, ganhamos de 13 pontos de diferença. Pelo fato de o jogo ser em casa, imaginamos que o resultado seria semelhante, mas realmente o desempenho da equipe da FAAP surpreendeu a todos nós. Tanto que o placar final foi de 75 a 74. Continuaremos com o treinamento forte pois agora, se inicia uma nova fase pela Liga Paulista. O treinamento e a concentração deverão aumentar para que o alto nível de competição dos nossos atletas continue dando estes resultados gloriosos para o município.” Finaliza Adriano
Liga - O próximo jogo pela Liga do Vale, acontece no dia 23/05, quinta-feira, contra o time da cidade de Taubaté, na casa do adversário. No primeiro jogo contra Taubaté, a equipe sebastianense venceu de 86 a 53.
No Sábado, dia 25 de maio, São Sebastião enfrenta Pindamonhangaba, desta vez em casa. No primeiro jogo, São Sebastião venceu Pinda de 96 a 79.
Ambos os jogos são válidos pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A equipe sebastianense aproveita para convidar toda a comunidade para vir torcer. Segundo todos os jogadores o incentivo é vital, “a torcida gritando passa uma energia muito boa para dentro da quadra e isso faz com que o sentimento e a vontade de ganhar cresça dentro da gente. A gente vai com garra pra cima do adversário. É muito gratificante e prazeroso olhar a torcida vibrando a cada ponto,” falam os jogadores. (Fonte: PMSS)

Basquete feminino faz partida em Mogi das Cuzes e São José dos Campos

São Sebastião - Na sexta-feira, dia 17 de maio passado, o time de basquete feminino adulto fez partida contra a equipe de Mogi das Cruzes na casa do adversário e o placar final ficou em 69 a 61 para Mogi.
As parciais foram: 20 a 09 no 1º quarto, 18 a 26 no 2º quarto, 14 a 10 no 3º quarto e 17 a 16 no 4º quarto. Segundo a arbitragem, a melhor jogadora sebastianense em quadra foi a atleta Andréia Ferreira com 27 pontos.
De acordo com a técnica Helza, 03 atletas da equipe estão com problemas de saúde e não puderam ir ao jogo. “Jogamos com um time desfacado, mas apesar disso, as meninas foram atrás de um bom resultado. Andréia e Jacqueline saíram no quarto quarto com 05 faltase isso prejudicou ainda mais o desempenho do time. Perdemos por uma diferença de 08 pontos. Agora o negócio é treinar muito para não cometer os mesmos erros.” Finaliza Helza.
O próximo jogo da equipe adulta, será no dia 25 de maio em São José dos Campos contra a equipe da casa.
Infantil Feminino - No dia 18 de maio, sábado, a equipe de basquetebol infantil feminino fez partida contra São José dos Campos perdendo de 50 a 33, em jogo válido pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
As parciais foram: 18 a 05 no 1º quarto, 13 a 09 no 2º quarto, 11 a 11 no 3º quarto e 08 a 08 no 4º quarto.
Segundo a técnica Helza, as atletas sebastianenses sentiram muito a marcação e a pressão da equipe adversária. “Apesar de empatarmos os dois últimos quartos, faltou entrosamento das meninas em quadra. Elas se deixaram levar pela estratégia do adversário e o nervosismo tomou conta, deixando a concentração para fazer as jogadas de lado. Este é o primeiro campeonato que esta equipe participa, sendo assim, ainda falta entrosamento e confiança. O resultado deste time depende de um trabalho dinâmico a longo prazo.” Completa a técnica.
O próximo jogo da equipe infantil será no dia 24 de maio, contra a cidade de Paraibuna na casa do adversário. (Fonte: PMSS)

Comtur organiza reuniões que discutirão segurança e turismo

Ubatuba - Por intermédio do presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Luiz Bischof, aconteceu ontem, 21, uma reunião que discutiu a segurança no município e o encaminhamento das responsabilidades quanto as questões dos “flanelinhas”, mendigos, andarilhos e assaltos à mão armada. Para o agendamento da reunião, na semana passada Bischof encaminhou ofício ao Juiz da Infância e da Juventude de Ubatuba, Dr. Carlos Gutemberg de Santis Cunha. Participaram da reunião ainda o Promotor de Justiça Eduardo Dias Brandão, secretários municipais, Associação Comercial de Ubatuba, Sindicato de Hotéis, Polícias Civil e Militar, Câmara Municipal, Associação de Pousadas e Conselho Tutelar de Ubatuba. A reunião aconteceu às 17 horas na sede da Comtur.
Hoje, quarta-feira, 22, secretários de turismo, conselhos de turismo e presidentes de Associações Comerciais do Litoral Norte e Paraty/RJ e a Comtur estarão se reunindo no Ubatuba Palace Hotel, às 18 horas, para definirem estratégias de trabalho em conjunto para a divulgação da região como um único produto e destino turístico. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba promove I Encontro Solidário

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Universidade de Taubaté, promove o I Encontro Solidário de Ubatuba, onde associações de bairros e classistas e representantes de instituições poderão conhecer e participar do Programa Alfabetização Solidária.
O evento acontece na próxima quinta-feira, 23, a partir das 19 horas na Unitau-Campus Ubatuba.
O Programa Alfabetização Solidária é uma iniciativa do Governo Federal em convênio com a Universidade de Taubaté e a Prefeitura de Ubatuba. Os professores são remunerados pelo Governo Federal, a orientação pedagógica é feita pela Unitau e a Prefeitura de Ubatuba participa com a infra-estrutura através da secretaria de Educação e do Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: ACS-PMU)

Vereador consegue viaturas policiais e verba para Hospital

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), tem motivos de sobra para comemorar sua ida a São Sebastião, na última sexta-feira, quando da visita do Governador Geraldo Alckmin (PSDB). Além de entregar 2 (duas) viaturas para a Polícia Militar, o chefe do Executivo paulista anunciou a verba de R$ 600 mil para as obras da Casa de Saúde Stella Maris. A verba foi pedida via Comissão Temporária de Assuntos da Saúde.
Como Delegado de Polícia Civil, o Vereador Aurimar Mansano sempre teve como um de seus pontos preferidos na política a luta pela Segurança Pública. A criação das Delegacias do Massaguaçu e do Porto Novo partiram de sua autoria.
Depois de inaugurada a delegacia do Porto Novo, no ano passado, Mansano observou que faltavam infraestrutura e contingente para equipar o distrito da maior área residencial da cidade e tratou, logo em seguida a inauguração, de requisitar homens, equipamentos e viaturas.
O seu pedido foi aceito e concretizado na última sexta-feira, em São Sebastião, quando o Governador Geraldo Alckmin fez a entrega de várias viaturas para a região, em especial 2 para a Polícia Militar, além de uma viatura resgate, para o Corpo de Bombeiros.
Para o Parlamentar a missão ainda não está cumprida. "Agora temos que trazer mais delegados, investigadores e agentes policiais para dotar o distrito do melhor atendimento, numa das áreas mais críticas da cidade", disse.
Mas a alegria de Mansano não parou por aí. No mesmo dia, o Governador anunciou no palanque que estará remetendo R$ 600 mil para a Casa de Saúde Stella Maris, como parte do acordo para a construção da enfermaria pediátrica, que além de aumentar os leitos infantis, dará mais 26 leitos para a enfermaria comum, melhorando o atendimento.
O custo total da obra está orçado em R$ 1.2 milhões, sendo que o Governo do Estado enviou R$ 300 mil mais os R$ 600 mil prometidos em palanque. O restante da obra fica por conta do envio da verba pelo Executivo Municipal em Caraguatatuba.
O Vereador ficou sabendo do caso como presidente da Comissão Temporária de Assuntos da Saúde, durante uma visita a Casa de Saúde Stella Maris, juntamente com os Vereadores membros da comissão e a direção da entidade, através das irmãs Francisca Tereza e Sílvia Helena.
Durante a visita as religiosas manifestaram o desejo de que as verbas viessem o mais rápido possível, para que a construção terminasse o mais breve e não aumentasse a porcentagem da demanda reprimida que sofre a cidade em termos de atendimento à Saúde.
Após a reunião, juntamente com o relatório de visita, foi dada ordem para a elaboração de um ofício ao Governador Geraldo Alckmin, para que a verba de R$ 600 mil fosse enviada o quanto antes, no que foi prontamente atendida por Alckmin, através do anúncio feito em palanque pelo Chefe do Executivo Estadual.
Para o Vereador este é o sinal de que a comissão vem tendo frutos. "Conseguimos grandes melhorias após o início da comissão, como a Saúde Mental e a reforma de algumas UBSs, mas a verba da Santa Casa me sensibilizou, pela rapidez e pelos benefícios que irá proporcionar", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Comissão de Zoneamento quer propostas até o dia 27

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes para a análise, o estudo e a atualização da Lei de Zoneamento esteve reunida na noite da última segunda-feira, dia 20 de maio, no plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba, para mais uma reunião. No encontro ficou acertado que os membros deverão encaminhar propostas até o dia 27 deste mês, para um novo encontro.
A Comissão de Assuntos Relevantes da Lei de Zoneamento tem a presidência da Vereadora Madalena Fachini (PSB), autora da propositura. O Relator é o Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS) e o membro, João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL). O prazo inicial é de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Ao final do prazo, um Relatório Final será elaborado e expedido aos órgãos competentes.
Os membros da Comissão, convocados e convidados de diversos setores da Sociedade Civil Organizada pela presidente, deverão encaminhar propostas até o dia 27 deste mês. As propostas serão repassadas aos 4 técnicos/membros da Comissão e para a Câmara de Engenharia do Legislativo. Com o encaminhamento das propostas, uma nova reunião será marcada, para data ainda a ser definida. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Gobetti quer Delegacia do Idoso em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) aprovou Requerimento na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba, pedindo informações sobre a possibilidade de criar em Caraguatatuba a Delegacia do Idoso. Para o Parlamentar esta é a única solução para uma melhora na vida dos mais velhos na cidade e região.
A Delegacia do Idoso foi criada pelo Governo do Estado, como forma de coibir e proteger os mais velhos em São Paulo. Assim como as mulheres e os turistas, os idosos necessitam de cuidados especiais, não somente na Saúde, mas também na sua segurança.
O objetivo do Parlamentar foi o de proteger os mais velhos de agressões, sejam elas de terceiros ou de familiares, casos esses que tornam-se cada dia mais comuns dentre a escalada da violência em todo o estado.
Mesmo não concordando com o sistema adotado pela Secretaria de Segurança Pública, de dividir os setores em Delegacias especializadas, Gobetti vê na Delegacia do Idoso uma forma de apoiar aqueles que trabalharam toda a vida e necessitam de um descanso tranqüilo. "O melhor seria colocar, dentro de uma só delegacia, setores direcionados ao Menor, a Mulher e aos Idosos, mas como isso não é tarefa do Vereador, temos que lutar com o que temos em mãos", diz.
O Vereador não tem dados concretos sobre a violência com o Idoso, mas salienta, que assim como a Delegacia da Mulher, os casos irão se reduzir. "Tínhamos informações vagas sobre a violência contra a Mulher, mas com a Delegacia em nossa cidade, a estatística pôde ser feita e os números diminuíram sensivelmente", frisa.
Outro ponto levantado pelo Parlamentar, diz respeito a ação da justiça contra os agressores de Idosos. "Antigamente os que molestavam ou agrediam mulheres achavam que iriam ficar impunes. Hoje não é mais assim. Com a Delegacia do Idoso, certamente a história dará o mesmo rumo, acompanhando o mesmo ritmo", ressalta.
Gobetti destaca também que o Idoso hoje não se assemelha em nada, com o vovô ou a vovó de antigamente. "O Idoso hoje não fica recluso em casa ou faz o costumeiro caminho da vendinha para sua residência ou dela para a igreja. O Idoso hoje tem atividade física, é um nicho de mercado, um consumidor destacado, mantêm uma série de eventos sociais. O Idoso hoje pensa, age, discute e reivindica melhorias para a sua vida e uma delas é a Delegacia voltada especialmente para ele", explica.
O Vereador garante que sua idéia será aceita pelo prefeito Antonio Carlos, o qual tem um profundo respeito e uma ligação pessoal e política estreita. Em conversas anteriores o chefe do Executivo Municipal garantiu que não medirá esforços para trazer mais esse benefício para a cidade, dentro das possibilidades da Prefeitura. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara discute Código de Limpeza e cargos de motorista

Caraguatatuba - A Ordem do Dia da 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba, votará nesta terça-feira, dia 21 de maio, projetos do Executivo, que versam sobre alteração no quadro de funcionários com relação aos motoristas e a criação do Código Municipal de Limpeza Urbana. O terceiro e último projeto denomina rotatória no bairro da Prainha, de autoria do Vereador José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT).
O Executivo enviou projeto de lei, alterando a lei 616/97, que diz respeito ao quadro permanente dos Servidores Municipais. Segundo a propositura, o atual cargo de motorista, passa a ter o nome de Motorista 1, sendo criado, para contratação em regime efetivo, via Concurso Público, 40 cargos de Motorista 2, com carga horária semanal de 40 horas e salário referência 20, o que perfaz um total aproximado de R$ 400,00 (Quatrocentos Reais) mensais.
Já o segundo projeto, foi discutido há vários meses em Audiência Pública no plenário do Parlamento Municipal e diz respeito ao Código Municipal de Limpeza Urbana. Na proposta em questão, são classificados os tipos de lixo e os serviços de limpeza urbana no município, bem como o seu acondicionamento e destino final.
O último projeto de lei da noite denomina "Praça Joaquim Pereira da Silva - Quincas", a área circundada pela rua Pedro de Carvalho, rua Benedito Vicente dos Santos e rua Benedito Jorge, na Prainha. A autoria da propositura é do Vereador José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT). Quincas, como era mais conhecido foi ex-Vereador na cidade, com uma grande folha de serviços prestados ao povo do município. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)


BIL Caraguá Virtual

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor