Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 24 de abril de 2002 - Nº 518 Edições Anteriores

Anuncie Aqui! BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

São Sebastião proíbe venda de refrigerantes em escolas
Ubatuba tem mutirão de reflorestamento em rio
Câmara muda projeto da Igreja Renascer
Gil & Banda Beijo levaram 30 mil pessoas a Praça de Eventos
Demônios da Garoa atraiu 3 mil pessoas neste domingo 21
Fundação Mário Covas nomeou Antonio Carlos membro do Conselho
Resultado dos jogos do final de semana em São Sebastião
SENAC oferece Curso de Administração de Pousadas
Alunos da Apae se divertem em pista de Buggy
Vereador diz ter sido discriminado pelo Executivo
Prefeito chama Vereadores oposicionistas para debate
Carta do Leitor



São Sebastião proíbe venda de refrigerantes em escolas

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou anteontem projeto que proíbe a venda de refrigerantes, doces, salgados fritos, entre outros, nas escolas da rede pública municipal.
O projeto, de autoria do vereador Erwim Edson Aparecido da Mota (sem partido), foi aprovado por unanimidade. A lei deverá ser sancionada pelo prefeito Paulo Julião (PSDB).
A medida vai atingir 13 mil alunos matriculados nas escolas municipais. Também ficará proibido o comércio de sucos artificiais, salgadinhos e pipocas industrializadas, cigarros e bebidas alcóolicas.
Segundo o autor do projeto, a lei pretende evitar a obesidade e promover a educação alimentar das crianças. Mota disse que se baseou em um projeto similar, que tramita na Assembléia Legislativa.
"Não acho que seja uma decisão radical. As cantinas terão que se readaptar para que as crianças tenham alimentação mais sadia", afirmou.
Para o prefeito, a restrição terá que ser analisada "com cautela". Segundo Julião, a lei deverá conter algumas modificações. O departamento jurídico da prefeitura vai analisar a legalidade dos artigos.
"Não vejo nenhum problema na venda de refrigerantes, mas acho salutar que os vereadores se preocupem com a saúde dos alunos."
As cantinas terão 90 dias para se adaptarem à nova lei, após sua publicação.
Comerciantes que não cumprirem as determinações deverão ser denunciados pela APM (Associação de Pais e Mestres) das escolas e terão o contrato cancelado com a prefeitura.
APROVADA - A diretora da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Henrique Botelho, Nívea Maria Quinsan dos Santos, aprovou as mudanças.
"Concordo plenamente com a decisão da Câmara. Acho que deve haver consciência dos pais e alunos sobre a importância do projeto." (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba tem mutirão de reflorestamento em rio

Ubatuba - Moradores de Ubatuba realizam amanhã um mutirão de reflorestamento da mata ciliar do rio Grande, que abastece 88% da cidade. Serão plantadas 20 mil mudas, doadas pela Votorantin. O trabalho começa às 8h, no Horto Florestal, e terá a participação do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), que é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. Segundo Ramos, o objetivo é preservar a qualidade da água distribuída à população. O trabalho de produção de mudas está sendo realizado por meio de uma parceria entre prefeitura, Instituto Florestal e Comitê de Bacias. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara muda projeto da Igreja Renascer

Caraguatatuba - O projeto da Prefeitura de Caraguatatuba, que concederia por 30 anos uma área à Fundação Renascer, da Igreja evangélica Renascer em Cristo, para um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, foi retirado da pauta da Câmara.
A proposta tinha sido rejeitada na semana passada por moradores do loteamento Praia do Indaiá, local onde seria concedida a área de 7.500 metros quadrados.
Segundo a Associação dos Moradores da Praia do Indaiá, os moradores não concordam com a proposta porque o local é o único no bairro para construção de uma praça com área de lazer. O Centro atenderia cerca de 100 pessoas. Segundo o vereador José Benedito Gonçalves Pinto (PDT), outro local deve ser indicado para o projeto. "A entidade não dá despesa para o município. Eles têm estrutura própria e pretendiam dar assistência para as pessoas do município", disse Pinto. Procurados por telefone, os representantes da Fundação não foram localizados. (Fonte: ValeParaibano)

Gil & Banda Beijo levaram 30 mil pessoas a Praça de Eventos
A cantora baiana Gil e a Banda Beijo agitaram o fim-de-semana em Caraguá. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Setur - Secretaria de Turismo e Fomento trouxe esse super presente para turistas e moradores em comemoração ao aniversário de Caraguá. O show foi aberto e aconteceu na Praça de Eventos

Caraguatatuba - Caragua já conhecia muito bem o show da cantora Gil acompanhada pela Banda Beijo. Essa “baiana arretada” abriu em grande estilo o Carnaval 2002 em Caraguá, cantando os maiores sucessos da música baiana da atualidade e voltou mais uma vez durante as comemorações de 145 anos de Caraguá. Gil esbanjou charme e irreverência e atraiu 30 mil pessoas em seu show aberto, na Praça de Eventos, no Centro de Caraguá.
Em seu repertório, a cantora que agora está em carreira solo, mostrou o melhor da axé music, samba e música popular brasileira, num show descontraído que atraiu público de todas as idades. O show aconteceu Sábado, dia 20 de abril. (Fonte: PMC)

Demônios da Garoa atraiu 3 mil pessoas neste domingo 21
O grupo de samba Demônios da Garoa fechou com “chave de ouro” as festividades dos 145 anos de Caraguatatuba. Com o “Tributo a Adoniran Barbosa”, o grupo atraiu um público bastante variado, de aproximadamente 3 mil pessoas à praça Cândido Motta neste domingo 21

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba se empenhou para entregar à população várias obras importantes no Aniversário de Caraguá. Como parte das festividades dos 145 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, a Setur - Secretaria de Turismo e Fomento se encarregou de proporcionar lazer e diversão para turistas e moradores, com os shows que aconteceram neste fim-de-semana. Os Demônios da Garoa fizeram parte desta grande festa, realizando uma homenagem merecida a Adoniran Barbosa, um dos grandes mestres da Música Popular Brasileira, que morreu em 1982.
O tributo aconteceu na Praça Cândido Motta neste Domingo 21, e atraiu cerca de 3 mil pessoas à praça do coreto.
Com público bastante variado, incluindo crianças e adolescentes, os sambistas do grupo Demônios da Garoa deram um show de alegria e irreverência e interpretaram clássicos do samba brasileiro como “O samba do Arnesto”, “Saudosa Maloca”, “Malvina”, “Trem das Onze”, “Iracema”, “Joga a chave”, “Samba Italiano”, entre outras.
O Demônios da Garoa é o grupo mais antigo do mundo e foi citado no Guiness Book, pelos quase 60 anos de carreira ininterruptos. O virtuosismo aliado ao bom humor é o segredo do sucesso dos músicos. Os Demônios são reconhecidos como os melhores intérpretes de Adoniran Barbosa, cantor que conheceram no início dos anos 50 na Rádio Nacional. E em Caraguá, trouxeram parte do repertório cantado durante esses 60 anos de carreira, atraindo gente de todas as idades e todos os gostos, presenteando Caraguatatuba com MPB da melhor qualidade, nesses 145 anos. (Fonte: PMC)

Fundação Mário Covas nomeou Antonio Carlos membro do Conselho
Único prefeito a fazer parte do Conselho Consultivo da Fundação Mário Covas, Antonio Carlos espera, através da entidade, trabalhar ainda mais em prol de Caraguatatuba e região

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, tomou posse na tarde de domingo 21, como membro do Conselho Consultivo da Fundação Mário Covas. A solenidade aconteceu na sala São Paulo da Estação Júlio Prestes - sede da Secretaria de Estado da Cultura, na Capital paulista, ocasião em que estiveram presentes milhares de pessoas. O convite para fazer parte do Conselho foi feito pela Fundação Mário Covas, e estão participando deste Conselho juntamente com o prefeito Antonio Carlos, grandes personalidades da atualidade como o governador Geraldo Alckmin (PSDB), os empresários Gugu Liberato e Antonio Ermírio de Moraes, o ex-secretário estadual de Segurança Pública, Marcos Vinícius Petrelluzi, o atual secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça e dom Paulo Evaristo Arms, além de Olavo Setúbal e José Anibal Perez.
Com o claro objetivo de reunir recursos financeiros a serem aplicados em projetos para a melhoria da qualidade de vida os brasileiros, a Fundação Mário Covas, segundo declarou Antonio Carlos, “é uma continuidade da filosofia de vida pública do próprio Covas, a qual tem por meta formar novos políticos capacitando-os para um futuro mais promissor, tendo, apesar de sua pouca existência, apenas um ano, coordenadores em sete núcleos distribuídos pelo País, a exemplo do Rio de Janeiro, Baixada Santista e do próprio Distrito Federal”, explicou.
O prefeito falou também sobre a importância de sua participação no Conselho, visto ser o único representante de toda região, incluindo o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte na entidade. “A preocupação de Covas sempre foi formar políticos voltados à questão social e nisso já está embutido a ajuda à população. E é isso o que continuaremos a fazer. Através de parcerias cada vez maiores com os Poderes Públicos, teremos condições de resolver os problemas que mais afligem as comunidades”, esclareceu Antonio Carlos.
Durante a cerimônia de posse, da qual participaram cerca de 2,5 mil pessoas, foram apresentados três novos projetos que dentro em breve estarão em prática: “Gestão Pública”, numa parceria com a Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), Faap (Faculdade Álvaro Penteado) e FGV (Fundação Getúlio Vargas) que visa a criação da chamada “Escola de Vida Pública”, a ser implantada visando a formação de novos administradores; “Ação Comunitária”, objetivando maior participação da população nas decisões públicas e “Morro Verde Rosa”, em parceria com o Grêmio Recreativo da Estação Primeira de Mangueira.
De acordo com o presidente do Conselho Curador da Fundação, o convite feito a Antonio Carlos se deve ao apoio que o prefeito sempre deu ao projeto da Instituição Mário Covas como também por “sua história de compromisso com os ideais da organização”. A solenidade foi encerrada com a emocionante apresentação do sambista Jamelão juntamente com Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Coral, numa parceria que arrancou aplausos da platéia e fechou o evento com “chave-de-ouro”. (Fonte: PMC)

Resultado dos jogos do final de semana em São Sebastião

São Sebastião - O Basquetebol adulto feminino de São Sebastião fez partida contra Pindamonhangaba no último dia 20 de abril no Ginásio Municipal José de Souza - Gringo. Em jogo válido pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte, São Sebastião perdeu de 65 a 93. As parciais foram 16 a 20 no 1º quarto, 09 a 27 no 2º quarto, 15 a 24 no 3º quarto e 25 a 22 no 4º quarto.
O destaque sebastianense da partida, segundo a arbitragem foi a atleta Jacqueline com 23 pontos.
Pela 2ª vez Jacqueline é indicada como destaque tanto pela arbitragem como pela equipe adversária. Segundo a técnica, Helza Hartog, Jacqueline é uma atleta dedicada e que joga com raça. “Ela tem técnica e muita velocidade e a maior qualidade dela é a determinação, além do potencial que é indiscutível. Se precisar, ela joga em qualquer posição.”, afirma Helza.
Já o Tênis de Mesa, esteve em Piracicaba nos dias 20 e 21 de abril, participando da Copa Brasil de Tênis de Mesa.
A equipe sebastianense foi representada por Fernando Bitente, Jonathan Silva, Felipe Silva, Alexandre Silva, Marina Oliveira e Tatiane Guedes.
A Copa Brasil estava representada por diversos clubes do Brasil e os atletas foram divididos por categorias e ranting do A ao J. O destaque sebastianense doi Alexandre Silva, campeão na categoria adulto e 3º colocado no ranting B, passando assim para o ranting A.
Os demais atletas de São Sebastião que se destacaram ficaram da seguinte forma na colocação geral:
Jonathan Silva - 3º colocado no ranting J e Tatiane Guedes, 3ª colocada no ranting C.
Segundo o Monitor Jonathan, trazer uma medalha para São Sebastião, era mais que uma obrigação, era uma promessa. “Prometi para o atleta Saul, de 07 anos de idade, que se ele continuasse se esforçando eu traria uma medalha em sua homenagem e apesar de Ter sido bastante difícil pois o nível dos adversários era muito alto, eu trouxe a medalha.” completa Jonathan.
Já a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Tae Kwon Do, realizada na cidade de Ribeirão Pires pela Federação de Tae Kwon Do do Estado de São Paulo, foi representada pelos atletas sebastianenses Rafael Brasil, Uesclei Ramos, Estevan Rafael e Bruno Ferreira.
O atleta Uesclei Ramos sagrou-se campeão na categoria Adulto até 78 Kilos, faixa vermelha. Apesar da distensão no ligamento do joelho direito que lhe causou muita dor, Uésclei foi até o final, garantindo assim o título de campeão.
Segundo o técnico Márcio Santos, o resultado geral foi excelennte. “Levamos 04 atletas, sendo que um se machucou e ficou sem condições de luta. Os outros 03 atletas trouxeram medalhas. Bruno Ferreira, 2º colocado na categoria adulto até 72 kilos, faixa vermelha e Estevan Rafael, 2º colocado na categoria infantil até 78 kilos, faixa vermelha.
A 3ª etapa do Campeonato Paulista de Tae Kwon Do deverá acontecer no início da segunda quinzena do mês de maio mas ainda não tem local definido. Ainda em maio, os atletas sebastianenses deverão participar da fase final da Liga Paulista de Tae Kwon Do. (Fonte: PMSS)

SENAC oferece Curso de Administração de Pousadas

O Senac de Santos nos dias 11 e 18 de maio estará realizando o curso de Administração de Pousadas e Pequenos meios de hospedagem. O curso é voltado para pequenos e médios proprietários de empreendimentos hoteleiros, a estudantes de turismo, hotelaria e outros cursos e interessados no setor.
O docente através de aplicações de exercícios práticos transmite uma visão clara sobre os pontos necessários para uma boa administração orientando o aluno na melhor forma de administrar o seu empreendimento, bem como, aos que pretendem montar um meio de hospedagem a melhor forma de não perder o dinheiro investido.
O curso tem duração de 2 sábados em período integral das 9:00 as 17:00. O curso será ministrado pelo consultor de empresas hoteleiras Luiz Antonio Rodrigues, que vem atuando no mercado dando apoio aos pequenos e médios empreendimentos.

Alunos da Apae se divertem em pista de Buggy

Caraguatatuba - As crianças da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), de Caraguatatuba, tiveram uma atividade extra-classe nos últimos dias. Cerca de 45 alunos estiveram na pista de Mini Buggy - Pilotos dos Futuro, para uma divertida brincadeira. A iniciativa partiu do Vereador Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS).
A atividade rendeu risos e muita alegria, não só entre os alunos, mas também para os monitores, professores e funcionários do empreendimento. Os alunos revezaram-se em 2 turmas, pela manhã e a tarde, brincando cerca de 2 horas e cada uma chegando a fazer 2 voltas no circuito, que tem aproximadamente 200 metros.
O mais alegre de todo o grupo era o Vereador Nézão, que tinha um motivo para isso. "A Apae e a Câmara tem uma certa ligação. Primeiro pelos problemas dos portadores da Síndrome de Down e por último, pelo fato da Vereadora Madalena ter sido presidente da entidade por muitos anos", explica. O Parlamentar gostou tanto da idéia, que já prometeu repeti-la a cada 2 meses (60 dias). "Se as crianças da rede escolar tem privilégios e atividades extras, as crianças da Apae também merecem tê-la", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador diz ter sido discriminado pelo Executivo

Caraguatatuba - O Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS), levantou a denúncia de que foi discriminado durante as inaugurações pelos festejos dos 145 anos de Emancipação Político-Administrativa de Caraguatatuba. O Parlamentar relata que foi proibido de discursar durante as inaugurações.
Segundo o Vereador tudo começou durante a inauguração da Emei/Emef do Barranco Alto - "Professor João Benedito Marcondes", no dia 19 de abril. Ao chegar no local o Parlamentar subiu ao palanque e não teve o seu nome selecionado pelo Cerimonial do Executivo, para discursar durante a cerimônia de inauguração. "Perguntei a um colega Vereador e este me disse que eu estava proibido de falar, pela Prefeitura, disse. A proibição, segundo Bolha, vem do fato do Vereador criticar a atual administração e ser considerado como um "Vereador de Oposição".
Para o Vereador o caso é triste e causou-lhe uma profunda amargura e chateação. "Como Vereador tenho o direito de me manifestar, seja para elogiar, para criticar, seja para falar ao povo que me elegeu e uma cerimônia como essa seria o ideal", frisa. Bolha não admite essa proibição e alega que iria elogiar a obra que estava sendo inaugurada. "Tenho senso de equilíbrio e não criticaria uma obra que foi feita graças a intensos pedidos da população e que foi atendida pelo Executivo", conta.
O Parlamentar espera que isso não aconteça mais e alega que se não puder mais se manifestar em eventos do Executivo, usará o mais que puder os eventos do Legislativo, bem como sua vez na Tribuna da Câmara, durante as Sessões Ordinárias semanais. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Prefeito chama Vereadores oposicionistas para debate

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), foi a rádio local, a Oceânica AM (670 Khz), na manhã de ontem, segunda-feira e falou sobre o projeto da Fundação Renascer. Ao final convidou 3 (três) Vereadores, Bolha, Leonor e Madalena, dito oposicionistas, para um debate. A produção da rádio está agendando o encontro para a próxima semana.
O chefe do Executivo local é o maior defensor da cessão, em Regime de Comodato, de uma área de 7.500 metros² para a Fundação Renascer, com sede em Santana de Parnaíba, mais a doação, em dinheiro, de uma verba de R$ 400 mil (Quatrocentos Mil Reais), para o início das obras.
Recentemente o prefeito, o vice e uma comitiva de Vereadores estiveram no local, visitando as instalações da entidade, que abriga 90 jovens, entre masculino e feminino, que permanecem por 180 dias (6 meses), para se recuperarem da dependência química. Os Vereadores que lá estiveram ficaram entusiasmados com o que viram.
Os Vereadores aceitaram o convite do prefeito e só esperam uma confirmação da produção da Rádio Oceânica, através do programa "A Cidade se Comunica", carro chefe da programação diurna. Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS) disse que vai debater e mostrar que a proposta do prefeito está errada. Já Madalena Fachini (PSB) aceitou de pronto. "Lógico que vou e mostrarei que contraria as leis do município". A Vereadora só ficou triste quando o assunto a ser debatido era somente com respeito a Renascer. "Eu queria debater tudo, outros assuntos, não só a Renascer", frisou. A Vereadora Leonor Diniz (PDT) se diz lisonjeada. "Ele já disse que só agrada a maioria e agora quer debater com a oposição? Eu irei, desde que haja igualdade no debate, irei com prazer, pois estou pronta", disse.
A produção da rádio ainda não acertou data, que deverá ser marcada para a próxima semana. Quanto ao horário, pensa-se entre 10h10 e 11h40, ou seja, com 90 minutos de duração. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Parabéns Antonio Carlos! - Gostaria de parabenizar o excelente trabalho do sr. Antonio Carlos frente a Prefeitura de Caraguá. Sou frequentador assíduo da Praia Martin de Sá, onde possuo apto. Gostaria de perguntar se a prefeitura de Caraguá, não tem projeto para as barracas que vendem alimentos, e estão localizadas no centro da cidade. Penso que as pessoas precisam trabalhar mas, da forma precária que eles servem os alimentos e com suas barracas sem as mínimas condições de higiene, acabam deixando a cidade feia. Peço que pensem no assunto. Um abraço,

Edilson Felix Monteiro
São Paulo - SP


Cerimonial e Comunicação: Nota 10! - Assisti de perto as comemorações do município de Caraguatatuba. Também já tinha acompanhado tais comemorações nos anos anteriores. Realmente as inaugurações foram boas e são de grande relevância para a população caiçara. Mas quero destacar algo a que niguém se referiu até então: a equipe de cerimonial e comunicação. Acho que a assessoria fez seu papel, divulgando, disseminando as notícias, as realizações, papel que é de obrigação do setor. Acho que a equipe foi além e acompanhou tudo de perto. Esse ano também notei algo diferente; uma equipe de cerimonial que atendeu às necessidades do evento... integrada, trabalhando todo mundo junto e em parceria com a assessoria. Tudo foi muito organizado acho que nos próximos anos a tendência é melhorar ainda mais.... mas não tinha visto esse trabalho entrosado nos anos anteriores e vi que realmente unindo forças é que as coisas acontecem.
Parabéns... pessoal do cerimonial e comunicação...!
A festa e o resultado dela também é mérito de vcs!

Ricardo Albuquerque Porto
Caraguatatuba- SP


Anuncie Aqui BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor