Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 24 de junho de 2002 - Nº 558 Edições Anteriores

Itamambuca A.Coutinho Basfibra

Caraguatatuba:
   Pereira vai para Convenção com apoio de Pastores
   Câmara concede Título de Cidadão para Médico

São Sebastião:
   Alunos de Escolas Municipais recebem diploma do Proerd
   Inauguração das obras do Hospital reúne mais de 200 pessoas
   Brasil se destaca no Campeonato Mundial de Judô na Irlanda do Norte

Ubatuba:
   Ipiranguinha e Estufa inauguram escolas
   Festa de São Pedro movimenta a Ilha dos Pescadores
   Programação da 79ª  Festa de São Pedro Pescador

   Carta do Leitor



Pereira vai para Convenção com apoio de Pastores

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), esteve neste domingo em São Paulo, para a convenção do partido que ratificou o seu nome como candidato a Deputado Estadual nas eleições deste ano. Antes da convenção o Parlamentar reuniu-se com Pastores, que firmaram apoio à sua candidatura.
O Vereador Pereira esteve reunido com um grupo de 95 Pastores Evangélicos em Caraguatatuba. O encontro se deu na Churrascaria Boi na Brasa, no bairro do Sumaré, com a presença do Deputado Federal Ary Kara José (PTB) e do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB).
No encontro Pereira falou da necessidade do Litoral Norte ter um representante na Assembléia Legislativa e quais os benefícios que isso irá trazer para a região. "Os poderes Legislativo e Executivo são independentes e trabalham em harmonia. Essa harmonia acontece também entre o Governador e os Deputados e sendo assim, necessitamos de um representante na Assembléia", disse.
Durante o encontro o Deputado Federal Ary Kara José manifestou o seu apoio incondicional ao Parlamentar de Caraguatatuba. "O Vereador Pereira representa a fidelidade do partido, pois contêm as linhas gerais de ação da entidade, além de honestidade e competência para assumir o cargo", conta.
O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva explicou a necessidade de se ter um Deputado Estadual do Litoral Norte na capital. "Boa parte dos nossos projetos e aspirações dependem de uma sintonia com Deputados Estaduais e Federais e isso seria muito mais fácil com alguém de nossas praias, que sabe as nossas necessidades", frisou.
Depois desta reunião o Vereador Pereira segue firme no propósito de defender e representar o Litoral Norte na Assembléia Legislativa. A convenção do partido aconteceu domingo, dia 23 de junho, onde o nome do Parlamentar foi ratificado pela direção do Diretório Estadual. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara concede Título de Cidadão para Médico

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba concedeu na noite da última sexta-feira, dia 21 de junho, Título de Cidadão Caraguatatubense para o Médico Oftalmologista João Prado Júnior, morador na capital e frequentador da cidade há 40 anos. Este é o oitavo Título dado somente este ano pelo Legislativo local.
O Título de João Prado Júnior é o 81º na história da Câmara Municipal de Caraguatatuba, o 8º somente este ano e o 12º na gestão do presidente Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB).
O homenageado nasceu em março de 48, na cidade de São Paulo e tem casa de veraneio na Praia das Palmeiras, na rua com o nome de seu pai, onde também se localiza o Templo da Luz, entidade assistencial, filantrópica e benemérita, da qual é vice-presidente fundador.
Formado pela Faculdade de Medicina de Marília, em 75 optou pela Oftalmologia, fazendo parte da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, do Conselho Brasileiro do setor e do Conselho Federal de Medicina, tendo recebido prêmios e menções honrosas.
João Prado Júnior freqüenta Caraguatatuba há 40 anos, tornando-se até eleitor do município há 9 anos. É presidente fundador da Sociedade Espírita Assistencial "Dr. João Prado", com sede na capital e vice-presidente fundador da Sociedade de Estudos Holísticos Templo da Luz, que tem por objetivo a difusão da ciência, da religião, filosofia e artes.
O homenageado receberá uma placa simbolizando o Título de Cidadão Caraguatatubense. A autoria da honraria vêm da Vereador Leonor Diniz Santos Ferreira - a Drª. Leonor (PDT). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Alunos de Escolas Municipais recebem diploma do Proerd

São Sebastião - Cerca de 280 alunos de escolas municipais de São Sebastião, da região central e Costa Norte, participaram hoje, 21, às 14 horas, no Tebar Praia Clube, da formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Participaram da cerimônia de entrega dos diplomas, entre várias autoridades, a secretária da Educação, Vera Hilst e o 1º tenente da Polícia Militar, Fernando Marcos Pedroso de Carvalho.
O curso do Proerd teve duração de 17 semanas. As aulas são ministradas semanalmente para os alunos da 4ª série, com o objetivo de orientar sobre o mal causado pelas drogas, através de atividades de integração em grupo.
Em São Sebastião, as responsáveis pelas aulas são a soldado Terezinha e a sargento Sônia. Na próxima semana, ocorrerá a formação de 400 alunos do Proerd residentes na Costa Sul. Já no dia 3 de julho, será a vez de Ilhabela.
Segundo o soldado Domingues, a partir de agosto, serão iniciadas novas turmas, formadas por alunos de escolas que ainda não participaram do programa e comunidades isoladas, como a Ilha dos Búzios e Bonete. (Fonte: PMSS)

Inauguração das obras do Hospital reúne mais de 200 pessoas

São Sebastião - Na noite de ontem 20, o Hospital de Clínicas de São Sebastião abriu suas portas para recepcionar os mais de 200 convidados entre autoridades, profissionais da saúde e população, à cerimônia de entrega das obras de reformas, adequação e construção de uma nova ala que irá abrigar as salas de parto e pré-parto. Assim, possibilitou-se a criação de mais leitos, berçário com UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e Neonatal, realizadas no local.
Na cerimônia, aberta com uma missa realizada no pátio interno do Hospital, e celebrada pelo padre Elmiran Santos, também se comemorou o aniversário da Irmandade Santa Casa Coração de Jesus, mantenedora do hospital, que completou o seu 76º aniversário.
Na missa, o padre Elmiran fez uma reflexão do trabalho, que é desenvolvido dentro do hospital. Um ambiente que, segundo ele, necessita de aconchego e espiritualidade. “Aqui nós temos o limite entre a vida e a sobrevivência, atendido pelos recursos da ciência, por isso nossa função é agir como médicos da alma. Nós, que temos a assistência oferecida por São Sebastião, devemos agradecer a Deus ”, disse o padre.
Para a provedora da Santa Casa, Elisabethe dos Santos Chagas, 2002 foi um ano especial para a entidade que “caminhou a passos largos”, com o apoio e a parceria do poder público. “Nós também tivemos um crescimento na coordenação do hospital. Hoje, há muitas pessoas da provedoria que estão diariamente dentro do hospital, participando da vida deste local. Com todos estes anos, a coordenação cresceu, progrediu e amadureceu sempre visando um atendimento mais digno e mais humano à população”, destacou Elisabethe.
Com o novo centro obstétrico, a provedoria pretende readequar o atendimento às gestantes, possibilitando que estas tenham, durante o seu período de pré-parto, a companhia de um familiar, que também valerá para as pessoas com mais de 60 anos, que, por lei, hoje já têm direito ao acompanhante. “É difícil, mas tentaremos implementar o mais breve possível essas mudanças. Nós já reformamos o prédio, agora queremos reformar o atendimento”, completou a provedora.
Dentro do projeto de melhorias do hospital, está a implantação de uma sala para exames de tomografia e mamografia e atendimento ambulatorial em cardiologia e pediatria.
O prefeito Paulo Julião aproveitou a oportunidade para destacar a atuação do Governo do Estado, na administração do ex-governador Mário Covas e do atual Geraldo Alckmin, que, segundo ele, encontraram o Estado falido e com mais de R$ 2 milhões em obras paradas. “Desde aquela época, a prioridade do Estado foi investir na saúde e no saneamento básico e o Litoral Norte teve um respaldo do governo, já que a Santa Casa de São Sebastião era a única referência da região. Após sete anos de governo, esse serviço vem sendo otimizado com recursos estaduais destinados à melhoria da Saúde em Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela (que está ganhando um novo Pronto Socorro com um pequeno hospital)”, explicou o prefeito.
Para ele a situação da saúde em São Sebastião é melhor do que em qualquer outra cidade do mesmo porte do resto do país. “Hoje nós temos um hospital de grande porte e administramos uma saúde municipal em parceria com a Irmandade. Temos um Pronto Socorro no centro e uma Unidade de Pronto Atendimento que serve a Costa Sul. Mesmo assim, mais melhorias nesta área é motivo de muito orgulho para todos nós”, concluiu Julião.
As obras foram realizadas com recursos destinados pelo Governo do Estado, num total de R$ 620 mil, utilizados também nas reformas da Unidade de Pronto Atendimento de Boiçucanga e no Pronto Socorro Central. A prefeitura recebeu o recurso e obteve autorização para investir a verba no hospital, que presta serviços ao Pronto Socorro.
Paulo Julião, a vice-prefeita Claudia Batocchio Pinto Flausino e a fisioterapeuta Maria de Loudes Malfara Bonzan Favarão, receberam placa de homenagem da provedora Elisabeth Chagas como agradecimento. (Fonte: PMSS)

Brasil se destaca no Campeonato Mundial de Judô na Irlanda do Norte

São Sebastião - O Brasil está se destacando no Campeonato Mundial Master de Judô em Londonderry, na Irlanda do Norte, onde está sendo representado por 29 atletas, sendo três da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Dentre os destaques estão o médico de São José dos Campos, Almir Medeiros Júnior, que conquistou a 3ª colocação na categoria Master Pesado e a atleta de São Sebastião, Rogéria Cozendey, que disputará amanhã o título na categoria Absoluto Individual e, no domingo, 23, também irá para a final pela categoria Absoluto Feminino por Equipe. Rogéria conta com apoio da Prefeitura Municipal.
Para Medeiros Júnior a competição não é novidade, já que consagrou-se campeão mundial peso pesado em 1999. Já a atleta sebastianense Rogéria, está participando pela primeira vez de um campeonato internacional. “Não esperava estar entre as finalistas, já que não tinha experiência em mundiais”, disse ela.
Mesmo num Mundial de Judô, a copa se torna assunto e o assédio aos brasileiros são inevitáveis. “O que mais me chamou a atenção aqui foi o assédio dos Irlandeses. Após a vitória do Brasil sobre a Bélgica eles tornaram-se torcedores brasileiros para o jogo Brasil X Inglaterra (realizado na madrugada de hoje)”, destacou Rogéria.
A atleta, que não se adaptou a cozinha irlandesa, já está com saudades da comida da mãe e está optando (assim como a maioria da delegação), pela compra de macarrão instantâneo, salada e lasanha pronta.
A delegação retorna neste domingo, após o término da competição. Rogéria ainda não tem a adversária definida, pois os resultados para a final são divulgados pouco antes da competição.
Em agosto, a atleta participará do Campeonatos Paulista e Brasileiro. Este último irá valer pela classificação para o Mundial de 2003, que acontecerá no Japão. “Espero contar com o apoio de patrocinadores para competir com tranquilidade”, finaliza. (Fonte: PMSS)

Ipiranguinha e Estufa inauguram escolas

Ubatuba - No último sábado, às 15 horas, a Prefeitura de Ubatuba inaugurou a Escola Municipal “Gov. Mário Covas Jr.”, com 8 salas de aula e 16 classes com todas as 570 vagas ocupadas. São 996 m2 de área coberta, cozinha com 40 m2, 3 almoxarifados, sala de professores e vestiário para merendeiras. “ Estamos homenageando um dos maiores políticos de São Paulo, um homem de idéias claras e verbo fácil lutou incansavelmente pela democracia, o bom senso e a ética na política”, diz o Prefeito Paulo Ramos. Trata-se de uma obra integralmente custeada pela Prefeitura de Ubatuba, atendendo um grande número de alunos do bairro do Ipiranguinha . Com a nova escola, afirma o secretário de Educação Corsino Aliste Mezquita” estamos evitando ainda a travessia dos alunos que precisavam atravessar a rodovia Oswaldo Cruz para estudar na Escola Madre Glória, no Parque dos Ministérios.”
Estufa II - Na segunda-feira, dia 24, ás 10h, será inaugurada a EM “Maria Josefina Giglio Silva”, na Estufa II, construída em parceria com o Governo do Estado. A escola atende 442 alunos divididos em 15 turmas, sendo 7 no período da manhã e 8 no período da tarde. A professora homenageada foi uma incansável batalhadora pela construção do SESI e uma das primeiras professoras daquela escola. Lecionou ainda na rede pública municipal e estadual sendo diretora da Escola Aurelino Ferreira, no mesmo bairro, onde deixou a marca de dirigente escolar carinhosa e atenciosa. Foi um período em que a escola estendia sua ação educadora e formadora cultural também para a população extra-escolar. (Fonte: ACS-PMU)

Festa de São Pedro movimenta a Ilha dos Pescadores

Ubatuba - Os organizadores da 79a Festa de São Pedro, em Ubatuba, ampliaram o período de duração do evento que começou na sexta-feira e vai até domingo, 30, com muitas atrações locais sendo mantidas os ítens tradicionais como tainha assada, procissão terrestre e marítima, benção dos anzois e missa campal. A organização está a cargo da Fundart com a colaboração da Prefeitura, Comtur, Associação Comercial e Industrial, Paróquia Exaltação à Santa Cruz e Colônia Z10. A Ilha dos Pescadores vem se afirmando como local próprio para o evento pois naquele local, onde está situado o Mercado de Peixe, o ambiente lembra em tudo o universo ligado à pesca. “ Estamos trazendo de volta valores da cultura caiçara numa festa que tem tudo a ver com as nossas tradições”, afirma o prefeito Paulo Ramos. A Fundart baseou toda a programação em manifestações e atrações típicas do município “ para mostrar ao público que temos artistas que apenas precisam de espaço para mostrar seu talento e esta festa, com grande público, é uma excelente oportunidade”, diz Silvia Issa, presidente da Fundart.
Além da conhecida barraca da Colônia Z10 que serve tainha assada com arroz e maionese, as demais entidades que também estarão atendendo ao público são: Rotary Club de Ubatuba; Associação dos Aposentados, Gaiato, Lar Vicentino, Seicho No Ie, Paróquia Exaltação da Santa Cuz, APAE, Escoteiros, Pronadar, Santa Casa de Misericórdia , APAF e Aduba. (Fonte: ACS-PMU)

Programação da 79ª  Festa de São Pedro Pescador

Dia 21.06 - Sexta-feira
20 h -Abertura Oficial - Concurso Rainha dos Pescadores
21 h - Dança da Fita
22 h - Show musical - Banda Pé de Vento

Dia 22.06 - Sábado
20h - Danças Tontinha , Chapéu e Grupo de Viola “Caiçarada”
21h - Coral Marecanto da Fundart
22 h - Show musical - Grupo Simplissamba

Dia 23.06 - Domingo
20h - Banda Lira Padre Anchieta da Fundart
21h30 - Show musical - Banda Kaiaki

Dia 26.06 - Quarta-feira
20h - Encontro de Quadrilhas
21h - Show musical - Grupo quem que guenta?

Dia 27.06 - Quinta-feira
20h - Danças folclóricas - Instituto “ O menino e o mar”
21h - Roda de Capoeira - Fundart
21h30 - Show Musical - Banda Ápice Local

Dia 28.06 - Sexta-feira
20h - Danças folclóricas: Dança do Boi, Xiba, Folia de Reis
22h - Show Musical : Banda Ká Prá Nóis

Dia 29.06 - Sábado
14h30 - Procissão terrestre
15h30 - Procissão marítima
16h30 - Benção dos Anzóis
17h - Missa Campal
20h - Oficina de Dança - Fundart
21h30 - Show Dalvan

Dia 30.6 - Domingo
14h - Corrida de Canoas
20h - Banda Lira Padre Anchieta
21h30 - Show Sertanejo - Bom Sucesso e Niterói. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Congratulações - Gostaria de parabenizar a iniciativa de divulgação e qualidade das informações do "Litoral Virtual". Certamente este "jornal virtual" vem contribuindo para a democratização da informação em nossa região, apresentando notícias de interesse geral de todos os municípios, de uma forma leve, porém consistente. Parabéns!
Atenciosamente,

Denise Maria Elisabeth Fromaggia
Diretora Técnica do Núcleo Regional de Saúde do Litoral Norte
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo


Executivo em prol da degradação do patrimônio da cidade - Em meados de março correram boatos sobre visita de funcionários da prefeitura ao bairro da Tabatinga. Não para constatar as denúncias por danos ambientais, mas para promover a seqüência do processo de detonação. Autorizou-se, mediante alvará, mais um espaço para o tráfego de veículos (tratores tracionando embarcações) na praia, favorecendo o lazer de poucos abastados e em detrimento da coletividade que, espremida por área contígua por onde já trafegam veículos com a mesma finalidade, perderá uma faixa aproximada de 50 m, onde se localiza praça adotada por moradores e proprietários do bairro e campo de futebol usado pela população nativa e turistas.
Parabenizo aqui a eficiência com que se está conseguindo criar em Tabatinga um pernóstico passivo ambiental pela geração de mais uma fonte de derramamento de óleo diesel naquelas águas. E, em minha ignorância, continuo tentando entender que significado teve a frase atribuída em recente matéria deste jornal, ao Senhor Prefeito por ocasião do anúncio da instalação de uma Vara Federal na cidade que dará destaque a Crimes Ambientais: “Vamos dar o apoio necessário e o Governo Federal dará a estrutura que Caraguá tanto precisa e necessita”.
Confesso que tive melhores condições de entender a fala atribuída ao Senhor Valmir Gonçalves quando declara que uma Vara Federal “fará com que a justiça chegue mais próxima e rápida dos criminosos ambientais que infestam nossa região”.
E pergunto: que dizem disto os ambientalistas convocados pela Comissão de Assuntos Relevantes, criada para avaliar os desrespeitos ao zoneamento municipal?

Cesar Guerardi
Caraguatatuba - SP


Muita Briga por Pouco - Pessoal de Ubatuba, eu acho que está havendo muita tempestade num copo d'gua. No meu ponto de vista o carro escolhido pelo Prefeito está coerente, pois é ele que viaja todas semanas, para diversas parte do estado, sendo assim, o veiculo tem de
ser o mais confortavel possível, não é fácil viajar o dia todo dentro de um carro, inclusive será útil a futuros Prefeitos. Está parecendo mais um movimento político, não sendo bom para a Cidade de Ubatuba, qual percebe-se que deve preocupar-se com o Turista, sua fonte de renda Principal. A população tem de entender que as verbas conseguidas para o bem do Município nestas viagem são significativas, perto do
valor que esta sendo questionado. Percebe-se também muitas obras que estão sendo construídas na Cidade, aparentando ser um Prefeito moderno e preocupado com o Município.

Pedro
Nascido e criado em Ubatuba


O grito Indignado de Ubatuba - A comunidade de Ubatuba soltou forte seu grito de indignação obrigando e pressionando os nobres Edis a aprovarem na Câmara Municipal a abertura de uma Comissão Processante que pode resultar na Cassação do Prefeito Paulo Ramos ( PFL ).
Acredite nobre leitor, o Prefeito Paulo Ramos disse em nota oficial que esta medida ( o ato desta abertura ) era irresponsável, ou seja, chamou o povo de Ubatuba de irresponsável pois, os vereadores que assim votaram representam a vontade popular.
E eu pergunto, quem é irresponsável, o Prefeito que gasta esta fortuna num automóvel e deixa diversos núcleos da comunidade na carência, ou o povo de Ubatuba, que através de seus Vereadores se manifesta contra tal arbitrariedade ?
Machado de Assis já disse e escreveu: " Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de corrigi-los " porém, sua Excelência o Prefeito Municipal Paulo Ramos não só não admite o erro como não tem a mínima vontade corrigi-lo e ainda ofende o cidadão que o elegeu transferindo a estes a sua irresponsabilidade.
Numa conversa informal com um dos Vereadores que votou a favor do Prefeito Paulo Ramos, este me afirmava que seu voto fora desta forma porque as pessoas que estavam pressionando na câmara eram sempre as mesmas. Pode um negócio destes ?
O povo de Ubatuba demonstrou que está amadurecido politicamente ao se manifestar através da coragem da Líder Comunitária da Estufa Maria Aparecida da Cunha que pediu providências do Legislativo Municipal.
Dentre as inúmeras manifestações, destacou-se também a forte mobilização estudantil que liderada por Claudia Camargo, que não só rechaçou a compra do Carrão importado do prefeito Paulo Ramos, que pagou quase R$ 130.000,00 ( cento e trinta mil reais ), como também cobrou providências no tocante ao débito adquirido junto a empresa que transporta os alunos, que segundo a Associação dos Estudantes de Ubatuba está desde o ano passado em atraso pela falta do repasse de verbas por parte da prefeitura.
Particularmente gostaria de estar abordando assuntos mais amenos, como Marketing para Hotelaria e Turismo, que é minha especialidade porém, infelizmente não dá pois, qual é o turista que vem para um lugar onde o povo é chamado indiretamente de irresponsável pelo próprio Prefeito Municipal, onde a cidade é cheia de buracos e a criminalidade cresce a olhos vistos sendo que o executivo municipal não cria alternativas para o emprego privilegiando o turismo e ainda indica um Secretário que não tem formação na área ?
Pois é, se o Processo de Cassação for levado a cabo, caberá ao Vice Prefeito que deverá assumir o cargo dar uma guinada nesta situação e mudar a triste história contemporânea de Ubatuba. Quem viver verá.

Joaquim Diniz
Professor Universitário
e colunista do Litoral Virtual

 


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Vivenda do Flamboyant BIL Ilha do Pontal

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Twister
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor