Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 25 de março de 2002 - Nº 497 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Ubatuba terá projeto em evento em Cuba
Grupo limpa praias de São Sebastião
Litoral Norte lança ofensiva para tentar acabar com a poluição visual
Ilhabela muda placas para padronizar
TCE notifica Câmara de Caraguá
Aprovada a criação da Agência de Bacias do Litoral Norte
Surf vai ganhar monumento em Ubatuba
Parceria com ONG trará o tema para o dia-a-dia de alunos
ANP defende portaria 29 durante reunião com representantes da Abramt
São Sebastião aprimora parceria de fiscalização ambiental
Time de Malha de São Sebastião vence Brasília
São Sebastião na liga Paulista de Basquete com equipe renovada
Prefeitura faz mutirão de limpeza no Rio do Ouro – 2002
Prefeito destaca importância no investimento na área social
Antonio Carlos recebe diploma “Amigo do Batalhão”
Novo prédio da SME fará homenagem à Lucy Franco Montoro
Caraguá participa do Congresso de Vereadores em Natal
Comissão de Escolas faz segunda visita em uma semana
Caraguatuba x São Sebastião na “IV Copa de Futsal Estadual”
Carta do Leitor



Ubatuba terá projeto em evento em Cuba
Trabalho de prevenção de cáries com crianças conseguiu atingir índice exigido pela OMS

Ubatuba - O projeto de prevenção de cáries em crianças com até 12 anos desenvolvido em Ubatuba foi escolhido como modelo para ser apresentado em um seminário internacional, que será realizado em Cuba, no mês de maio. Em 12 anos de trabalho, o índice atingido pelo município ficou abaixo do preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o Brasil a partir de 2000.
A meta da organização era que o aceitável para cada criança seria de três dentes cariados, perdidos ou obturados. Pesquisa feita em 2001 por alunos do curso de Saúde Coletiva da USP (Universidade de São Paulo) apontou que a média de dentes cariados nas crianças de Ubatuba era de 2,12.
A cirurgiã-dentista Maria da Graça Gil Matos, idealizadora do projeto, disse que o resultado foi gratificante porque o trabalho tem atingido crianças mais carentes.
Segundo ela, a incidência maior é encontrada em bairros como Monte Valério, Rio Escuro e região norte. "Quando começamos o programa havia criança que nunca tinha usado uma escova."
A dentista foi convidada pela Sociedade Cubana de Estomatologia para dar uma palestra sobre o programa, entre os dias 27 e 31 de maio, durante o 14º Congresso Nacional de Estomatologia e 1º Simpósio Internacional de Saúde Bucal, que acontece em Varadero, Cuba.
Quando o programa foi iniciado, em 1989, a média era de 5,92 cáries por criança. Avaliação realizada em 94 aponta uma queda para 4,70. Já em 1998, o resultado voltou a surpreender quando a incidência caiu para 3,66.
Atualmente o programa atinge 9.000 crianças de escolas municipais e particulares, entidades e da aldeia Guarani Boa Vista, do Promirim.
A equipe de saúde bucal da prefeitura é formada por cinco pessoas que percorrem esses locais.
Os técnicos iniciam o trabalho com palestras informativas sobre a importância das escovações, ensinam a forma correta de escovar os dentes e alertam sobre os riscos dos doces.
FESTA - Para a garotada, o dia de visita da equipe de saúde bucal é considerado uma festa.
"Se a gente demora para passar elas ficam na expectativa", disse a atendente Pedrina de Azevedo Alcântara.
A garota Letícia Lamaque, 7 anos, disse que aprendeu a lição e tem que fazer dez bolinhas com a escova em cada canto da boca, escovar a língua e fazer "vai-vem" nos outros dentes.
O garoto Willian Caíque Lemos de Oliveira, 8 anos, disse que gosta de escovar o dentes e ensina em casa tudo que aprendeu na sala de aula. VALE

Grupo limpa praias de São Sebastião

São Sebastião - O mutirão de limpeza realizado ontem nas praias de São Sebastião mostrou que os banhistas continuam jogando muito lixo na água e na areia. Cerca de 600 voluntários entre estudantes, ambientalistas e moradores participaram da campanha.
No bairro São Francisco, os voluntários encontraram assento de vaso sanitário, tapete, mochila e até calculadora. Tatiane do Carmo Avelar, 12 anos, aluna da escola Nair Pereira Neves, disse que ficou impressionada com o lixo. "Eu achei três chupetas na areia."
A responsável pela coleta no bairro, Maria Idalina Medalha dos Santos, disse não ter ficado muito surpresa com o resultado porque os usuários na praia não colaboram em jogar nas lixeiras. "Infelizmente a praia tem ficado muito suja", disse Maria Idalina.
FIM DO VERÃO - A coordenadora da campanha e oceanógrafa da Fundamar (Fundação do Mar), Shirley Pacheco de Souza, disse que o objetivo do mutirão era deixar as praias mais limpas após o final do verão.
"Todo material recolhido será separado e classificado de acordo com o tipo para identificar o que mais é deixado nas praias."
Segundo a oceanógrafa, posteriormente, a Fundamar vai entrar em contato com as empresas para trabalhar um programa de educação ambiental.
A estimativa da organização é que sejam retiradas cerca de 3 toneladas de lixo com o mutirão. Só no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, foram retirados 17,5 quilos de lixo, sendo a maioria de garrafas plásticas. O resultado oficial deverá ser divulgado na próxima semana. VALE

Litoral Norte lança ofensiva para tentar acabar com a poluição visual
Órgãos públicos e privados se unem para limpar a "sujeira" e padronizar as propagandas públicas

Litoral Norte - As quatro cidades do Litoral Norte --Caraguatatuba, Ilhabelha, São Sebastião e Ubatuba-- estão aproveitando a baixa temporada para organizar o espaço urbano e padronizar as propagandas públicas.
A luta é contra a poluição visual dos municípios turísticos, causada principalmente pelas grandes empresas que realizam promoções na região.
Em Ubatuba, uma comissão formada por representantes do comércio e poder público municipal está discutindo, desde o início do mês, sugestões para a alteração e adaptação da lei aprovada em 1998, que estabelece um plano de orientação visual e mobiliário urbano na cidade.
Apesar de a lei ter entrado em vigor há quase quatro anos, a prefeitura não está fiscalizando o comércio com relação à poluição visual de Ubatuba.
Segundo o assessor de expediente de Gabinete, Eunápio Ramos, que está presidindo a comissão, a idéia é adequar a lei com a realidade atual da cidade e elaborar um projeto para ser votado na Câmara em abril.
Atualmente, participam da comissão representantes da Secretaria dos Assuntos Jurídicos, Serviço de Trânsito Municipal, Secretaria da Arquitetura, Urbanismo e Planejamento, Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), Comtur (Comissão Municipal de Turismo) e Aciu (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba).
FISCALIZAÇÃO - A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando ações contra comerciantes e promotores de eventos que colocam faixas e placas na cidade desde o final do ano passado. Quem desobedecer as normas poderá receber uma multa de até R$ 400.
A Secretaria da Arquitetura e Urbanismo da cidade não soube informar o número de multas aplicadas durante a temporada passada. Segundo o secretário, Auracy Mansano Filho, a primeira medida é orientar os comerciantes sobre o problema da poluição visual.
"Depois de orientados, os comerciantes poderão ser multados de acordo com o Código de Postura estabelecido no município", disse.
Em São Sebastião, a preocupação maior do poder público municipal é com relação ao centro histórico. "Além da reurbanização da rua da praia e a colocação de novo calçadão na avenida central, estamos elaborando um projeto de despoluição visual das fachadas dos estabelecimentos comerciais localizados no centro histórico", afirmou Paulo Roberto Collineti, diretor de Planejamento de São Sebastião.
Segundo ele, a prefeitura pretende realizar um trabalho para estimular os comerciantes a restaurar suas fachadas antes da fiscalização.
De acordo com as normas do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), as fachadas de prédios históricos tombadas não podem conter propagandas capazes de esconder a arquitetura. VALE

Ilhabela muda placas para padronizar

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela instalou cerca de 50 placas indicativas padronizadas no centro da cidade antes da última temporada de verão. Atualmente, mais 20 placas estão sendo colocadas em alguns bairros.
A instalação das placas indicativas faz parte do projeto de combate à poluição visual do município, realizado em parceria com a Mastercard, que investiu R$ 27 mil.
Para o secretário do Turismo de Ilhabela, Eduardo Espiaut, visualmente a cidade estava poluída e a medida foi eficaz para a limpeza do espaço público. As placas antigas foram retiradas em setembro do ano passado e as novas, serão instaladas até dezembro.
Segundo o presidente interino da Acii (Associação Comercial e Industrial de Ilhabela), Marcelo Carlos, a prefeitura deveria dialogar mais com os comerciantes e padronizar o tamanho das placas instaladas.
"Achamos importante a padronização para a limpeza do espaço urbano, mas acreditamos que as placas do poder municipal também deveriam obedecer às normas estipuladas pela prefeitura." VALE

TCE notifica Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - O TCE (Tribunal de Contas do Estado) notificou a Câmara de Caraguatatuba para que tome providências sobre as irregularidades constatadas no contrato entre a prefeitura e a Data City, empresa que administra as multas dos três radares instalados na avenida da Praia.
A notificação foi feita após o TCE ter negado provimento ao recurso impetrado pelo departamento jurídico do município. A apelação da prefeitura ocorreu depois que relatores do Tribunal terem considerado irregular o aditamento feito pela prefeitura.
O contrato entre o município e a Data City foi assinado em maio de 1999.
Ontem, o presidente da Câmara, Valmir da Colônia Gonçalves (PSDB), disse que a notificação foi apenas para a ciência do Legislativo. Funcionários se recusaram a apresentar o documento entregue pelo TCE alegando que não havia autorização da presidência.
O procurador-chefe do município, Sidnei de Oliveira Andrade, disse que, apesar de o TCE ter negado o recurso, os trabalhos com a empresa continuam porque esta semana foi impetrada uma rescisão de julgado, para tentar reverter o parecer do Tribunal.
O prefeito Antônio Carlos dos Santos (PSDB) não foi localizado na sexta-feira para falar sobre o assunto. VALE

Aprovada a criação da Agência de Bacias do Litoral Norte

Litoral Norte - Em reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de 22 de março em Caraguatatuba foi aprovada a criação da Agência de Bacias. As decisões sobre as ações relacionadas a recursos hídricos continuarão a ser tomadas pelo CBH, mas este terá um escritório técnico melhor organizado e aparelhado, ou seja, a atual Secretaria Executiva que trabalha com parcos recursos humanos e materiais, passará a ter melhor estrutura para prestar suporte aos 4 municípios da região. Isso porque o CBH passará a ter personalidade jurídica, que permitirá estabelecer convênios e receber recursos para desenvolver projetos na área de prevenção e controle dos recursos hídricos e meio ambiente.
Até que seja aprovada a lei da cobrança pelo uso da água no Estado de São Paulo, cujos recursos a serem arrecadados darão suporte para o funcionamento da Agência e para financiamento de projetos, os 4 Prefeitos do Litoral Norte estarão dando apoio para seu funcionamento inicial. Cada um contribuirá dentro das possibilidades municipais para manter um escritório enxuto, mas eficiente.
Quem ganha com isso tudo é a população do Litoral Norte que terá as 4 prefeituras integradas, e técnicos e mais recursos, além dos do FEHIDRO, para financiar projetos para a melhoria da condição dos nossos rios.
Destaca-se que não se trata de mais um órgão público a ser criado, mas o aprimoramento de uma estrutura já existente e que está disseminando um espírito de integração. Acredita-se que até 2003 a Agência já esteja em funcionamento. CBH-LN

Surf vai ganhar monumento em Ubatuba

Ubatuba - O surf de Ubatuba vai ganhar um monumento para justificar o título de “Capital do Surf” e uma das cidades com maior números de praticantes. Durante a reunião da COMTUR, FUNDART, ACIU, MDU e Secretaria Municipal de Arquitetura e Urbanismo, com a Associação Ubatuba de Surf - AUS, foram discutidos os itens relativos ao local e o desenho do monumento. Algumas sugestões como o mirante do Félix e a Av. Iperoig, na área ao lado do Centro de Informações Turísticas, foram discutidas. Os recursos para as obras serão da COMTUR, de acordo com Luiz Bischof, presidente da Companhia. Estiveram presentes, além dos representantes da administração municipal, o presidente da AUS, Julio César Prado, os diretores José Alberto Jacob e Felipe Azevedo, empresários e os surfistas Ricardo Toledo, Edgar Bischof, Edu Newman, Dr. Camargo e Suelen Naraísa, entre outros. COMTUR

Parceria com ONG trará o tema para o dia-a-dia de alunos

São Sebastião - Os cerca de 12 mil alunos das 19 escolas municipais de São Sebastião terão o meio ambiente como tema central de estudos e trabalho no ano letivo de 2002, com a preservação ambiental ocupando lugar de destaque em todas as disciplinas da grade curricular do município. A orientação da prefeitura nesse sentido foi anunciada ontem pela secretária de Educação, Vera Hilst, que participa na segunda-feira, ao lado do prefeito Paulo Julião, no Teatro Municipal, do lançamento do projeto "Viagem no Tempo", desenvolvido pela ONG Vitae Qualitas.
O projeto visa fixar na mente das crianças, de forma lúdica (através de atividades e brincadeiras), os valores e conceitos de preservação da natureza e da busca permanente da melhoria das condições e qualidade de vida. Dividido em quatro sub-projetos, "Viagem no Tempo" usará dos recursos dos games, teatro, material multimídia, ações interativas, concursos, disputas e prêmios para fixar na mente das crianças as relações de causa e efeito verificadas na natureza, procurando induzir uma mudança no comportamento social através da influência infantil nas famílias.
Para reforçar essa linguagem, os professores da rede municipal estão sendo capacitados por técnicos de órgãos como Ibama, Polícia Ambiental, Instituto Florestal e secretaria municipal de Meio Ambiente, através de palestras de noções gerais de como preservar o meio ambiente e conhecimento do ecossistema.
"Numa região em que temos o turismo como principal vocação e um cenário composto pela Mata Atlântica e Oceano Atlântico, a questão ambiental passa a ser prioritária em nosso dia-a-dia. Por isso é fundamental que crianças tenham conhecimento desse assunto o mais cedo possível", explica Vera Hilst.
A Ong Vitae Qualitas prevê utilizar, no sub-projeto 'A escola protegendo a natureza' recursos como maquetes de florestas, com elementos móveis (árvores, pedras, terra) para os alunos montarem cenários ecológicos realistas - positivos e negativos -, verificando os efeitos do assoreamento das áreas desmatadas, e a preservação daquelas que conservaram a mata ciliar, por exemplo. No sub-projeto 'Viagem no Tempo', o destaque fica por conta de uma representação teatral, a cargo do grupo Sia Santa, de Campinas, que conta a história do futuro e do passado da natureza, a partir da visão de um cientista louco, duas crianças - Toninho e Rebeca - e do cachorro Kid Espacial, que atuarão em um cenário futurista, móvel, com frente e verso - mostrando as realidades positivas e negativas da evolução da natureza, em caso de preservação ou de devastação. O sub-projeto 'Ajudando a natureza' consiste em um conjunto de apresentações em diversas escolas, simultaneamente, com videos sobre saúde, lixo e reciclagem, apresentados na TV Lixão, que mostrará cenas dos recreios das escolas, com direito a videokê e karaokê, levando os alunos a disputas positivas de coleta e reciclagem de materiais, para fabricação de utilitários e utilização em atividades artísticas. O quarto e último sub-projeto é o 'Plantando o futuro', que prevê uma campanha de plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas da Mata Atlântica, nas cotas de proteção do Parque Estadual da Serra do Mar, com a distribuição de um gibi estimulando a 'adoção'de árvores (em praças e ruas) e o plantio nos jardins e quintais, das mudas e sementes oferecidas.
O projeto "Viagem no Tempo"envolve o trabalho de atores, professores, publicitários, jornalistas e outros profissionais - muitos voluntários e especialistas em suas áreas de atuação, motivados pela preocupação com a manutenção da qualidade de vida no futuro. A Ong Vitae Qualitas, presidida pelo diretor da Central Globo de Afiliadas e Expansão, José Francisco R. de Góes, obteve o apoio à iniciativa de educação ambiental por parte das TV's Vanguarda (Rede Globo) e Taubaté (Rede Bandeirantes), além do Jornal Imprensa Livre. PMSS

ANP defende portaria 29 durante reunião com representantes da Abramt

São Sebastião - "Abertura de Novas portas e entendimentos entre a ANP - Agência Nacional de Petróleo, a Petrobras e a Abramt - Associação Brasileira dos Municípios com Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural". Essa foi a definição do presidente da Abramt e prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, no encerramento da reunião da associação realizada hoje, 22, em Angra dos Reis.
Durante a discussão, que contou com a participação do superintendente adjunto das participações governamentais da ANP, Alfredo Renault, do representante da agência Marcelo Ramos e do gerente do Tebig – Terminal Marítimo da Baia de Ilha Grande, Silvio Daniel Pereira, os prefeitos da associação puderam discutir assuntos como a alteração da portaria 29, de fevereiro de 2001, a cobrança de ISS aos serviços de rebocadores, esclarecimentos da Petrobras sobre a faixa de segurança exigida na área da passagem de dutos e sobre os cuidados que os prefeitos devem tomar com relação ao valor repassado dos Royalties.
A questão da nova distribuição aos municípios pela portaria 29 – que altera de 60% para 40% o valor excedente em Royalties aos municípios com terminais e, de 40% para 60%, aos vizinhos para que sejam divididos de forma igualitária, foi o assunto que mais chamou a atenção dos prefeitos presentes.
Renault defendeu a tese da ANP e disse que a portaria é coerente uma vez que, pelo ponto de vista técnico, ela foi editada com base na experiência adquirida ao longo dos anos, principalmente com os resultados dos acidentes que atingiram as cidades que fazem a divisão com os municípios sede. "A portaria procurou contemplar estes locais para que eles também possam ter uma compensação com os riscos", alegou o superintendente.
Paulo Julião argumentou o fato do município ser um local de risco permanente e levantou a questão da empresa estar localizada na área urbana de São Sebastião. Dentre as alternativas apontadas pelo prefeito está a possibilidade de a ANP realizar um estudo dentro da distribuição atual para que, pelo menos, seja calculado o valor dos Royalties proporcionalmente à possibilidade de risco que cada município está inserido. "Um exemplo é Ilhabela, que recebe em suas praias 90% dos vazamentos ocorridos em São Sebastião", disse ele.
Este mês São Sebastião recebeu cerca de R$ 1,5 milhão em Royalties. Um valor que varia mensalmente de acordo com a produção do petróleo, a média do valor do produto calculado em dólar e da movimentação de todos os terminais. Segundo o prefeito, não há como dizer a quantidade exata produzida no município, pois essa não é uma informação disponibilizada pela Petrobras. "Mas nós já entramos num acordo e a ANP irá nos encaminhar a planilha da memória de calculo para que nós possamos compreender melhor como se chega a estes valores", explicou Julião.
O superintendente da empresa aproveitou para alertar aos prefeitos quanto aos cálculos previsíveis para arrecadação. Segundo ele, as prefeituras devem tomar muito cuidado com a expectativa de receita, já que ele considera instável o valor desse repasse. "As prefeituras encontram dois grandes problemas. O primeiro com a Lei de Responsabilidade Fiscal e, o segundo, com o comprometimento político em atender uma grande demanda de ações, que poderão não ter como dar procedência", destacou Renault.
A próxima reunião da entidade será em Tramandaí, nos dias 5 e 6 de julho. Na pauta está a arrecadação do ISS. PMSS

São Sebastião aprimora parceria de fiscalização ambiental

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião, através da secretaria municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, realizou ontem um encontro entre os órgãos envolvidos nas operações de fiscalização ambiental integradas, realizadas periodicamente por agentes fiscais da Prefeitura, Defesa Civil, Instituto Florestal e Polícia Militar Ambiental, com objetivo principal de manter a incolumidade do Núcleo São Sebastião (NSS) do Parque Estadual da Serra do Mar, bem como sua área de entorno.
O NSS não dispõe de guarda-parques, contando apenas com o setor administrativo; daí a importância da atuação dos outros órgãos na fiscalização da unidade de conservação.
Além de embargos e multas, durante a fiscalização integrada podem ser realizadas até mesmo o desmonte de construções erguidas clandestinamente em áreas de risco e/ou preservação permanente ou localizadas no interior do NSS, com o auxílio de funcionários da Prefeitura.
A reunião de ontem teve como principal finalidade fazer uma avaliação técnica das operações integradas, visando eliminar possíveis falhas operacionais.
Segundo o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente – Wander Augusto – os funcionários municipais envolvidos nas operações integradas permanecem à disposição das autoridades envolvidas na operação o tempo necessário para que a mesma seja completada a contento. PMSS

Time de Malha de São Sebastião vence Brasília

São Sebastião - O time de malha de São Sebastião estreou na Copa Brasil vencendo, com tranquilidade, o time de Brasília, por 174 a 48. A partida aconteceu hoje, dia 22, às 15 horas, no campo da GM, em São José dos Campos.
O sorteio que aconteceu hoje, às 8 horas, durante o congresso técnico, colocou a equipe sebastianense na chave B junto com Embraer (SJC), Rio de Janeiro e Brasília. A chave A foi composta pelos times Assem (SJC), Campo Grande, Minas Gerais e Paraná.
Amanhã, dia 23, a equipe sebastianense realizará três jogos. Os adversários somente serão conhecidos momentos antes do jogo. O resultado do sorteio não foi o esperado por São Sebastião, que contava não ter que se confrontar com o Embraer, campeão paulista/ 2001, nesta fase do campeonato.
"Estamos torcendo para não cair na mesma chave do Embraer, considerado um dos times mais fortes desta competição", disse Zico, jogador e técnico da equipe de São Sebastião, antes de viajar a São José dos Campos.
A final da Copa Brasil será neste domingo. A equipe sebastianense será dirigida pelo técnico Fabrício e é formada por: Cláudio, Carlinhos, Nei, Eduardo, Élcio, Diogenes, Rafael e Zico. A base do time é a mesma que sagrou- se campeã nos Jogos Regionais e Abertos, em 2001. PMSS

São Sebastião na liga Paulista de Basquete com equipe renovada

São Sebastião - O time de Basquete masculino, categoria adulto, de São Sebastião enfrenta São Vicente, neste sábado, dia 23, às 17 horas, no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, no bairro Topovaradouro, pela Liga Paulista, ainda com uma equipe nova.
A maioria dos jogadores que disputou os torneios em 2001, por problemas de saúde ou escolar, tiveram que se desligar do time, como: Renato, André, Edú, Paulão, Alexandre e Roquinho.
Mesmo com uma equipe recém formada, o técnico Adriano José Ruiz disse que São Sebastião ainda tem chance de vitória. "O time treinou junto nos dois últimos finais de semanas e parece até que os jogadores já se conheciam há um tempão".
Do ano passado, os jogadores que permanecem no time são: Marcelo, Fernandinho, Cássio, Luiz, Bruno e Magrão. Os novatos na equipe são: Tiago Almino, Tiago Luiz, Neto, Fabiano Cabelo, Rafael, Wesley e Amaral.
Essa é a primeira vez que São Sebastião enfrentará o time de São Vicente. "O presidente da Liga disse que é uma equipe bastante forte e que já está junta há 2 ou 3 anos", explica Adriano Ruiz.
Na primeira fase do campeonato serão formadas quatro chaves com quatro equipes. Os times com grandes chances de conquistar o ouro, além de São Sebastião, são: Itanhaém, Poá, São Vicente e Guarulhos.
"Apesar de estar sem uma equipe definida e treinando há tempos, a expectativa de vencer o campeonato é grande por causa do alto nível dos jogadores. A prefeitura está fazendo o possível para que a formação definitiva do time ocorra o mais rápido possível, mas também é importante o apoio de outros parceiros", explica o técnico.
Segundo Ruiz, o objetivo maior do trabalho da equipe adulta de basquete é motivar o aparecimento de novos talentos na cidade, através das escolinhas de esportes da prefeitura. "Pretendemos a seguir organizar clínicas de basquete nas escolas", disse. PMSS

Prefeitura faz mutirão de limpeza no Rio do Ouro

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, através da SSM (Secretaria de Serviços Municipais) realizará um mutirão de limpeza no bairro Rio do Ouro a partir das 19h30, no próximo dia 25. A operação de limpeza envolve também o nivelamento de ruas, cascalhamento, colocação de tubulação, varredura e pintura de guias. Serão realizadas também limpeza de valas, margens do rio do ouro. Os serviços serão prestados por 20 funcionários da SSM que contarão com equipamentos como caminhões, retro-escavadeiras, moto-niveladoras, pá-carregadeiras, entre outros.
O mutirão permanecerá durante seis dias no bairro. A próxima operação da SSM está prevista para começar daqui há quinze dias em toda a cidade. Posteriormente um mutirão no bairro Morro do Algodão também será realizado. PMC

Prefeito destaca importância no investimento na área social

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB) assinou nesta terça-feira um convênio com a creche MEIMEI, Sociedades Amigos de Bairro entidades beneficentes do município. A assinatura do prefeito possibilitará a construção de um abrigo para crianças e adolescentes com capacidade para 24 pessoas. No total serão 12 vagas para meninas e 12 para meninos. Durante a apresentação na Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), o prefeito Antonio Carlos declarou que “Caraguá tem muito o que comemorar, pois ele diz estar investimento cada vez mais na educação e no social, fatores considerados por ele fundamentais para o engrandecimento não só de um município, mas sim de todo o Brasil. Antonio Carlos compara a Prefeitura de Caraguá como “um grande condomínio”. “Estamos abertos sempre a negociações. Temos defeitos, claro, e nem queremos ser perfeitos, mas lutamos cada vez mais para uma cidade melhor em todos os setores”, diz. O prefeito também afirma que o fato de Caraguá hoje em dia não ter um criança sem estudo já é uma grande vitória. “Recebemos recentemente um prêmio nacional na área educacional e temos convicção que para merecer este prêmio não trabalhamos sozinhos. Temos que agradecer toda a comunidade, Sociedades Amigos de Bairro, Associações de Pais e Mestres, secretários da prefeitura”.
Durante suas declarações sobre o convênio firmado, o prefeito comenta que está satisfeito com o trabalho e destaca a união entre todos os setores envolvidos. “Após seis anos de administração vejo que todo seu investimento em parceria com outros setores tem dado certo. A necessidade de participação ou de uma ação igual a esta que firmamos hoje tem de ser realizado sempre. Isto é um dinamismo permanente” , define prefeito. Ele conclui dizendo que o “social não anda quando a entidade é omissa ou a prefeitura não dá acesso, fato que não acontece em Caraguatatuba”.
Luta pelo Social - O prefeito Antonio Carlos também declarou que antes de sua entrada na prefeitura ouvia muitos comentários sobre a situação preocupante que encontrava-se as entidades filantrópicas e sociais do município. “Lembro que sempre lia no jornal que a creche Santo Antonio, APAE e Lar dos Idosos, iriam fechar as portas por falta de recursos. Hoje podemos dizer que este panorama mudou”. Antonio Carlos afirma que já foi feita uma reforma em todas essas entidades e destacou que o município é visitado por muitos representantes de outras cidades para aprender um pouco com a cidade no setor da educação e assistência social. “Embora muitos não saibam, Caraguá durante os últimos meses foi visitada por mais de 12 prefeitos e secretários de várias cidades”. Antonio Carlos finaliza falando sobre a importância da parceira MEIMEI, que é a creche que vem agindo em parceria com a prefeitura desde o início de sua administração. “Ela e outras entidades só estão engrandecendo o setor social tirando nossas crianças e adolescentes da rua, oferecendo uma vida digna para os nossos habitantes”. PMC

Antonio Carlos recebe diploma “Amigo do Batalhão”

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB) foi agraciado nesta sexta-feira 22 com o diploma “Amigo do Batalhão”. O título foi entregue pelo 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em Caçapava, em comemoração aos 93 anos da corporação daquela cidade.
O evento é tradicional e sempre homenageou pessoas, empresas e entidades que colaboraram de alguma forma com o Batalhão.
Além de Antonio Carlos, 17 pessoas receberam o prêmio como o prefeito de Salesópolis, Francisco Rodrigues Correia. O Prefeito de Caraguatatuba foi pessoalmente receber o título. PMC

Novo prédio da SME fará homenagem à Lucy Franco Montoro
Dentro de pouco tempo a Secretaria Municipal de Educação estará funcionando integralmente no novo prédio, construído no bairro Indaiá. O prédio, construído com o que há de mais moderno para abrigar o setor de educação receberá o nome de Lucy Pestana Silva Franco Montoro, homenageando assim a esposa do ex- presidente, falecida no início deste ano

Caraguatatuba - A nova Secretaria Municipal de Educação receberá o nome da esposa do ex presidente Franco Montoro, Lucy Pestana Silva Franco Montoro, recentemente falecida num acidente. Lucy foi professora, formada pela Escola Normal de Caetano de Campos, fez Assistência Social e bacharelado em Filosofia e Filosofia, e entre as várias atividades realizadas, foi responsável pela organização do Movimento Feminino do PDC, PMDB e PSDB. Entre os trabalhos exercidos pela ex-primeira dama, os destaques estiveram relacionados a cargos como presidente do Fundo Social de Solidariedade do estado de São Paulo, entre 1982-1986, e presidente do Instituto Brasileiro de Estudos a Apoio Comunitário e presidente da Junta Estadual da União Latino-Americana de Mulheres.
Devido aos trabalhos realizados na área da Educação e pelo social, Lucy Franco Montoro foi escolhida como patronesse da nova SME. Entre suas teses e estudos, uma das grandes frases de destaque de Lucy foi “Educação: Instrumento fundamental da promoção humana e construção da cidadania”.
A nova SME será inaugurada em breve mas parte da equipe já está realizando a mudança para o novo local de trabalho nesta semana. Alguns setores como Passe Escolar, APM - Associação de Pais e Mestres, Merenda Escolar e Fundação Orsa, já estão funcionando na nova sede. Na próxima semana, segundo informações da SME, todos os setores já terão sido transferidos para o novo prédio, que funcionará em conjunto com a Secretaria de Assistência Social.
O endereço da nova sede da Secretaria de Educação é avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá, de esquina com o Corpo de Bombeiros. Os telefones para contato no novo prédio são (12) 423-4009, 423-4440(Fundação Orsa); 423-5753 e 423-3080. PMC

Caraguá participa do Congresso de Vereadores em Natal

Caraguatatuba - Uma comitiva de 3 (três) Vereadores de Caraguatatuba, mais o Assessor Jurídico Chefe, estarão na próxima semana na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, para participar do 37º Congresso Nacional de Vereadores, que se realiza de 26 à 28 de março, na capital potiguar. A ida dos Parlamentares tem como objetivo aprender um pouco mais sobre o Plano Diretor e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Estarão em Natal, a partir da tarde da próxima segunda-feira, dia 25, os Vereadores Anderson Silva Bertoncini (PTB), Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS) e Juarez Pereira Pardim (PSDB), líder do partido na Câmara. Acompanha a comitiva o Assessor Jurídico Chefe, Sérgio Custódio.
O 37º Congresso Nacional de Vereadores acontece de 26 à 28 de março em Natal, capital do Rio Grande do Norte, no Hotel Imirá Plaza, numa realização do IMB (Instituto Municipalista Brasileiro), empresa essa que realizou o Encontro de Vereadores em Caraguatatuba, em abril do ano passado. A comitiva do Legislativo local embarca na segunda-feira, dia 25, às 12h30 do Aeroporto de Guarulhos.
Na pauta do Congresso estão a discussão do Plano Diretor, o Estatuto da Cidade e a Lei de Responsabilidade Fiscal. O custo total da comitiva será de R$ 5.065,40 (Cinco Mil e Sessenta e Cinco Reais e Quarenta Centavos), incluindo passagens de ida e volta São Paulo - Natal e vice-versa e as diárias de hotel.
Segundo o presidente do Legislativo, Valmir Gonçalves, este Congresso é importante para o Parlamento Municipal. "São assuntos momentosos que interessam às Câmaras Municipais, sendo indispensável a presença de Vereadores e Servidores, que irão colher subsídios de grande valia aos nossos trabalhos legislativos", frisou. CMC

Comissão de Escolas faz segunda visita em uma semana

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes das Escolas Municipais da Câmara Municipal de Caraguatatuba fez a sua segunda visita em uma semana. Desta vez foram visitadas a Emei e a Emef do bairro do Indaiá, na zona sul da cidade. A Comissão tem prazo de 90 dias para concluir os trabalhos.
Estiveram presentes o presidente da Comissão, Vereador Pastor Anderson Bertoncini (PTB) e a membro, Dalva Ricardo Santana (PPS). A Relatora da Comissão, Vereadora Vera Peixoto (PSDB), mesmo afastada do exercício do mandato por problemas de saúde, compareceu às visitas, como ouvinte e tomando cuidados redobrados com o seu bem estar. Além dos Parlamentares, uma equipe de Servidores da Câmara acompanhou, documentando e filmando as visitas.
Foram visitadas nesta sexta-feira, dia 22 de março, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Maria de Lourdes Lucarelli Perez e a Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, ambas no bairro do Indaiá, na zona sul da cidade.
Os Vereadores não encontraram irregularidades nas visitas desta sexta, apenas problemas corriqueiros e facilmente resolvidos, como a falta de merendeiras, devido a adaptação da empresa Nutri Plus, que ganhou concorrência para a terceirização da Merenda Escolar na cidade. CMC

Caraguatuba x São Sebastião na “IV Copa de Futsal Estadual”

Caraguatatuba/São Sebastião - Na próxima quarta-feira 27, Caraguatatuba terá chances de prosseguir na IV Copa de Futebol de Salão Masculino do Estado de São Paulo, fase regional. A cidade disputa com São Sebastião uma vaga na próxima fase, em jogo a ser realizado no Ginásio El Gringo, em São Sebastião. O jogo está marcado para às 20h.
As cidades participantes desta fase são Aparecida, Caraguá, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Monteiro Lobato, Paraibuna, São Sebastião e Taubaté.
As partidas serão disputadas no sistema “Play Off”, ou seja, melhor de duas. Cada município terá direito de disputar uma partida em casa e outra na cidade adversária. O time que obter o maior número de pontos, se classificará para a próxima fase.
Caso houver empate, cada equipe tem direito a cobrar 3 penalidades máximas, batidas por 3 atletas diferentes. Persistindo a igualdade de placar, haverá cobranças alternadas por atletas que não tenham chutado antes. PMC

Carta do Leitor

Pesquisa de Opinião em Caraguá - Sou freqüentador assíduo do Litoral Norte, precisamente do município de Caraguá e gastaria de tecer algum comentário sobre a pesquisa realizada recentemente que inclui o assunto que se refere aos preços praticados por comerciantes da região.
Tenho como racional a exploração do turismo de forma consciente e vejo a pratica abusiva dos preços com uma exploração irracional do turista. Não desconheço que a região é sazonal e que a alta temporada é curta mas, também tem a mesma dimensão a linha de raciocínio de que é necessário ganhar muito em pequenas transações. Lógico seria faturar igual ou mais com um volume maior de vendas e para isso necessário seria praticar preços menores e justos.
Hoje quando vamos à praia ainda levamos aquela tão detestada, pelos comerciante, geladeira de isopor com nossa cerveja, refrigerante, lanche e tudo mais para não ter que nos submeter a pagar duas vezes mais no comércio local. Não fosse tão alto os preços certamente não nos daríamos ao trabalho de levar tudo da origem.
Comerciantes de Caraguatatuba e região pensem e reflitam, se o custo do turismo na litoral norte fosse aplicado de forma racional, certamente a temporada seria maior, a convergência de turistas seria também maior. A temporada é curta porque o turista gasta muito em pouco tempo de estadia e por conseqüência não pode voltar tão cedo.
Comerciantes da região o nosso litoral é lindo comparado à maior parte do litoral brasileiro só é pouco freqüentado porque é pouco conhecido e pouco conhecido porque é muito caro.

Dirceu Astorga Emmã

 

Studio Maranduba Screen Saver Grátis

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor