Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 26 de março de 2002 - Nº 498 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Empresário é multado por construir casa em área ambiental no litoral
Proprietário nega dano ao meio ambiente
Índios reaprendem história em sua própria versão
Projeto de Dança atraiu centenas de pessoas à Fundacc
Tarde do Voluntariado acontece hoje na creche Rio do Ouro
Antonio Carlos irá conhecer instalações da Fundação Renascer
Prefeito faz reunião para tratar da legalização das SAB’s
Saúde de Caraguá participou do “Dia D” no último Sábado
Boiçucanga terá nova Unidade Básica de Saúde
Judoca recebe promoção de faixa antes de ir ao Mundial
São Sebastião conquista 3º lugar na Liga do Vale de Tênis de Mesa
Basquete de São Sebastião vence São Vicente por 1 ponto
São Sebastião vence Pinda na estréia da Livovali
Projeto de Calçada Padrão está na Ordem do Dia da Câmara



Empresário é multado por construir casa em área ambiental no litoral
Filho do ex-deputado Gastone Righi, presidente estadual do PTB, tem obra embargada em bairro de São Sebastião

São Sebastião - O empresário de telecomunicações Sérgio Henrique Cuoghi, filho do ex-deputado federal Gastone Righi --atual presidente do diretório estadual do PTB--, foi multado pela Prefeitura de São Sebastião em R$ 4.000 sob acusação de construir uma casa em área de preservação ambiental.
Cuoghi, que dirige a TV Mar, retransmissora da Rede Record no litoral paulista, terá dois dias para derrubar o alicerce de um imóvel em construção no Sertão do Piavu, em Cambury, na costa sul da cidade.
A obra foi descoberta ontem pela manhã durante fiscalização dos agentes ambientais da prefeitura e policiais ambientais.
A casa está sendo erguida em área de preservação permanente, porque o início da construção fica a 15 metros de um curso d'água --a legislação ambiental determina distância mínima de 30 metros.
Quando os agentes e policiais chegaram ao local, encontraram os irmãos Lindomar e Marcos Francisco dos Santos trabalhando na área. De acordo com a polícia ambiental, uma área de 234 metros quadrados teria sido desmatada para a construção da casa, que teria 67,20 metros quadrados.
Pelo projeto apresentado aos policiais e ao diretor de Meio Ambiente da prefeitura, Nivaldo Simões, a obra é uma residência de caseiro com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda.
Segundo a Polícia Ambiental, para se construir em área de preservação permanente é necessária a licença do DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais) com a anuência do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
De acordo a Secretaria de Obras, além do suposto crime ambiental, a construção estaria irregular porque a lei de zoneamento do município considera o sertão do Piavu como uma "zona de alta restrição", onde os terrenos, se regulares, devem ter, no mínimo, 3.000 metros quadrados para cada imóvel.
No caso da obra de Cuoghi há duas edificações e uma em início de construção que não estariam seguindo essa determinação. O proprietário afirma que todo o seu sítio tem cerca de 200 mil metros quadrados e diz desconhecer irregularidades na obra (leia texto nesta página).
A Secretaria do Meio Ambiente deu prazo de 48 horas para que as tábuas usadas como gabarito para a construção sejam desmanchadas. Caso o embargo seja desrespeitado e as medidas não sejam tomadas, a prefeitura promete voltar ao local para demolir a casa.
O proprietário também teve embargada uma outra construção, de aproximadamente 11 metros quadrados usada como depósito porque não teria sido apresentado o projeto. O depósito estaria em área de preservação permanente, a 25 metros do curso d'água.
Como essa obra está quase pronta, a fiscalização da prefeitura deu prazo de 8 dias para que ela seja demolida pelo proprietário antes de tomar as providências cabíveis.
Essa é a segunda ação dos fiscais da prefeitura este ano. Na semana passada duas construídas em área de preservação ambiental, na Baleia e em Maresias, também na costa sul, foram demolidas. (Fonte: ValeParaibano)

Proprietário nega dano ao meio ambiente

São Sebastião - O empresário Sérgio Henrique Cuoghi disse ontem que não teve intenção de causar danos ao meio ambiente ao erguer a residência para o caseiro. "Quando comprei o sítio há 10 anos já existia uma construção velha e o projeto era para uma nova moradia para o funcionário."
Ele afirma zelar pela preservação da área e diz integrar a Sepi (Sociedade Ecológica do Piavu).
O empresário contesta a informação da prefeitura com relação ao tamanho da área para edificação. Segundo ele, o sítio possui 200 mil metros quadrados --10 mil metros quadrados seriam para uso.
Ele nega ainda que a obra esteja em área de preservação permanente. Cuoghi disse que o curso d'água não faria parte do rio Piavu, que corta a região.
"Todas as casas são rodeadas por córregos menores. Se não construísse no vale teria que ser no morro, o que não seria aceitável para a preservação."
O empresário afirmou que não foi notificado pela prefeitura acerca da multa. "Não recebi nenhuma notificação e só após saber qual a aplicação é que terei condições de tomar algum tipo de medida." (Fonte: ValeParaibano)

Índios reaprendem história em sua própria versão

Ubatuba - A história oficial contada nos livros escolares, que esconde o quase extermínio dos índios pelo colonizador português, sofre resistência da aldeia Boa Vista, em Ubatuba, onde os 35 curumins reaprendem a versão dos próprios índios em encontros fechados organizados pelos líderes da comunidade na casa de reza.
É a forma de incutir nessas crianças as teses revisionistas da história do Brasil, que ganham força também entre as comunidades negras, insatisfeitas com a versão "branca" da colonização.
O cacique, o pajé e os mais idosos da aldeia costumam reunir os mais jovens para mostrar que os livros, em alguns casos, mais escondem a verdadeira história do país do que a revelam. "Procuramos orientar as crianças a saber que nem tudo que falam na sala de aula da rede municipal é verdade", diz o professor indígena Roberto Karaí da Silva Santos, 32.
A coordenadora-substituta do Centro de Apoio às Escolas Indígenas do MEC (Ministério da Educação), Ana José Marx, disse que o currículo escolar nas instituições de ensino indígenas deve ser escolhido pela comunidade da aldeia, o que não ocorre em Ubatuba. Segundo ela, além de a Constituição garantir o currículo específico, o núcleo escolar indígena também deve abrigar um professor índio, para manter a língua materna da etnia.
O secretário da Educação da Prefeitura de Ubatuba, Corsino Aliste Mezquita, afirmou que o currículo escolar não foi formado com a comunidade indígena porque os índios não conhecem o "mecanismo educacional".
"Até tentamos, mas não foi possível. Diante disso, aplicamos as matérias da rede municipal de ensino na escola indígena. Colocamos um professor índio, que traduz para o guarani, quando necessário, o que a professora fala em sala de aula", disse Mezquita.
Segundo ele, o professor índio também deve desenvolver atividades culturais para preservar os costumes da aldeia.
Contraponto - Na divisa de São Sebastião e Bertioga, a escola indígena guarani Nhembo"Eaporã recebe 86 crianças da pré-escola à 4ª série do ensino fundamental. Há ainda 30 índios adultos que iniciaram o processo de alfabetização.
A secretária da Educação da Prefeitura de Bertioga, Maria Julieta Farah Lanças, que é responsável pelo processo educacional da aldeia, disse que o currículo escolar indígena foi feito com base nas prioridades estabelecidas pelos índios. "Também mantemos um professor índio e outros três monitores da aldeia. Todas as matérias escolares são dadas de acordo com a visão dos índios", disse. (Fonte: Folha)

Projeto de Dança atraiu centenas de pessoas à Fundacc
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação mostrou parte do trabalho realizado nas escolas de Ensino Fundamental, com projetos fora do horário de aula, nas áreas de dança, pintura, atividades esportivas, xadrez, entre outros. A apresentação do projeto de Dança aconteceu no auditório da Fundacc, nesta sexta-feira 22

Caraguatatuba - A apresentação de dança, resultado do projeto especial de Educação Física, foi realizada com sucesso nesta Sexta-feira 22, no auditório da Fundacc. Estiveram presentes o prefeito Antonio Carlos da Silva, a secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, equipe da Secretaria Municipal de Educação, diretores, professores, pais de alunos e comunidade, que conferiram de perto o trabalho realizado pelas professoras de Educação Física Rosemary, do Estrela Dalva, Adriana Pileggi, do Morro do Algodão e Laís, do Tinga.
Estiveram participando cerca de 100 crianças das três escolas onde acontece o projeto de dança, e foram apresentados vários estilos de dança, em 10 coreografias. O encerramento teve a participação de alunos das três escolas e os alunos foram aplaudidos com entusiasmo pela platéia. Foram homenageadas as diretoras das escolas municipais participantes, a supervisora da área de Educação Física, Rosana Leite de Albuquerque, a secretária de Educação, Roseli Morilla e o prefeito Antonio Carlos, que em suas palavras falou da importância em investir na Educação. “Eu tenho filhos e zelo pela educação delas, e meu compromisso com a Educação torna minha responsabilidade ainda maior, com todas as crianças da rede municipal, garantindo um ensino de qualidade para que a criança seja o cidadão do futuro, que irá governar essa cidade e exercer a cidadania”, explicou Antonio Carlos, que na ocasião aproveitou para fazer uma conscientização sobre a importância em eliminar possíveis focos de Dengue nas casas.
Estiveram prestigiando a apresentação de dança cerca de 200 pessoas. (Fonte: PMC)

Tarde do Voluntariado acontece hoje na creche Rio do Ouro
O CEI - Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, no Rio do Ouro, uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa estará realizando nesta Terça-feira 26, a Tarde do Voluntariado, homenageando todos os voluntários que de certa forma colaboraram com as atividades realizadas na creche

Caraguatatuba - Mostrando que o voluntário faz acontecer e merece reconhecimento, o CEI - Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, no Rio do Ouro, parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Orsa, estará realizando a Tarde do Voluntariado - uma forma de homenagear todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram com a creche, doando materiais, recursos, ou colocando ä mão na massa”, por uma escola melhor e participativa.
De acordo com a diretora do CEI, Matilde Malva, só em 2001 a creche teve mais de 300 colaboradores voluntários, entre eles pais de alunos e pessoas da comunidade, que auxiliaram em trabalhos manuais, organização de festas, doações, pinturas no pátio da escola e outras atividades. Essa participação dos voluntários transformou a creche num lugar aberto à comunidade, para a participação e principalmente a integração dos pais com a escola, acompanhando os passos dos filhos, que participam diariamente do convívio escolar desde a 1ª infância.
A Tarde do Voluntariado irá proporcionar aos homenageados uma lembrança e para a comunidade haverá sorteio de cestas básicas e outros benefícios, em agradecimento aos trabalhos realizados pelos voluntários na creche, que neste ano foi premiada pelo projeto pedagógico aplicado em 2001, com o Prêmio Mérito Municipal, que na área de Educação competiu com cidades de todo o Brasil.
Além da Tarde do Voluntariado, desde 2001, o CEI Rio do Ouro vem realizando com os pais de alunos os cursos geradores de renda. Entre os já realizados está o de Velas Artesanais. Os próximos cursos, gratuitos e abertos para os pais de alunos são de sabonete e biscuit. (Fonte: PMC)

Antonio Carlos irá conhecer instalações da Fundação Renascer

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), irá conhecer pessoalmente nesta terça-feira, as instalações da Fundação Renascer, em Santana do Parnaíba (SP). Ele sairá de Caraguá por volta das 6h juntamente com alguns vereadores do município. Antonio Carlos irá analisar o trabalho que está sendo feito no local e deverá firmar uma parceria para que a instituição venha à Caraguá. Está prevista a chegada de Antonio Carlos à cidade por volta das 10h. A Fundação Renascer é um órgão de utilidade pública e atua em várias frentes de trabalho, junto à ação social. Pertencente à Igreja Evangélica “Renascer em Cristo”, a instituição tem projetos da construção de 25 centros em todo o país. Santana do Parnaíba foi o primeiro município a ter o projeto viabilizado em outubro do ano passado.
Foi acertada a visita do prefeito na quinta-feira passada durante uma reunião no gabinete municipal, entre membros da Fundação Renascer, a Secretária de Saúde, Myrlene Veneziani e o Prefeito Antonio Carlos.
Participaram da reunião também o vereador Valmir Gonçalves (Presidente do Legislativo), a Presidente da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Eloíza Antunes Andrade de Oliveira, o Secretário de Turismo, Salim Burihan e o empresário Antonio Fabrette.
A Fundação pertence à Igreja Evangélica “Renascer em Cristo”, e a instituição tem projetos para a construção de 25 centros iguais ao implantado em Santana do Parnaíba em outubro do ano passado. Caraguatatuba poderá ser o próximo município a prestar serviços de recuperação de dependentes químicos. (Fonte: PMC)

Prefeito faz reunião para tratar da legalização das SAB’s

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, fará uma reunião com os presidentes das SAB’s- Sociedades de Amigos de Bairros, na nova sede social da Assistência Social (Av. Bahia esquina com a Av. Aristides Anísio dos Santos), nesta segunda-feira, dia 25 às 19 horas.
Todos os presidentes de SAB’s do município foram convidados para participar da reunião que irá tratar da legalização das SAB’s para que os convênios possam ser estabelecidos entre prefeitura e as sociedades de amigos de bairros. Irão participar ainda a procuradora Márcia Paiva de M. Pinto, da Prefeitura.
A procuradora estará esclarecendo aos presidentes das SAB’s, como estar legalmente em dia com a Justiça Federal, como as documentações necessárias para que os convênios possam ser estabelecidos. “É importante que as Sab’s estejam informadas para que tomem as providências necessárias quanto ao CNPJ, declaração de imposto de renda, entre outras exigências, geralmente desconhecidas pela poulação.
A secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo, também participa da reunião. Ela va explicar à sociedade sobre a importância da legalização das Sab’s para que elas possam usufruir de todos os benefícios possibilitados através dos convênios.
Os convênios poderão ser estabelecidos com todos os setores da prefeitura. O projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal, mostra a possibilidade na firmação de convênios que visem o benefício da comunidade no que diz respeito à melhoria na qualidade de vida. Segundo a secretária Maria do Carmo, esta parceria com as Sab’s, vai aproximar a comunidade, facilitando o levantamento e a solução de muitos problemas junto com a população. (Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá participou do “Dia D” no último Sábado

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal da Saúde, participou no último Sábado 23 da campanha “Dia D” no combate à dengue. O evento foi iniciativa do governo do Estado de São Paulo que instituiu como o dia 23, a data oficial de combate à doença. O governo contou com a parceria da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
A Secretaria Municipal da Saúde de Caraguá teve apoio da Secretaria Estadual e Municipal da Educação, Sucen e Defesa Civil, montando um evento educativo na Praça Candido Motta (centro de cidade) para conscientização e prevenção da doença.
Outros postos de informação foram colocados em vários pontos da cidade, como os Supermercados Shibata, Pão-de-Açúcar, Semar e Silva, além do Caraguá Praia Shopping.
A Secretaria Municipal da Saúde, Myrlene Veneziani destacou que “o mais importante nesta luta é que cada um limpe o seu espaço”. Ela destacou o trabalho educativo feito nas escolas estaduais e municipais. “São mais de 14 mil alunos matriculados nas escolas e estamos tendo muito apoio por parte destas pessoas que estão ajudando na conscientização e prevenção desta doença, evitando uma epidemia”. Myrlene afirmou também que “a integração de todas as secretarias do município é muito importante”. A Secretaria conclui dizendo que “cada munícipe tem de ter a consciência de eliminar os criadouros, pois precisamos além de nosso agentes de saúde, o apoio de todos os cidadãos. Cada um tem de eliminar o foco da doença, como por exemplo, aterrar locais que tenham água parada e ensacá-los para não transferir o problema de um lugar para o outro”.
As escolas envolvidas nesta ação integrada foram as Escolas Estaduais Colônia dos Pescadores, Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’ Álva), Antonio Alves Bernardino. Dr. Eduardo, Benedita Pinto Ferreira e Comendador Mário Trombini. Estiveram presentes também 25 agentes de campo da Secretaria de Saúde Municipal.
O evento também recebeu apoio do Corpo de Bombeiros e Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). (Fonte: PMC)

Boiçucanga terá nova Unidade Básica de Saúde

São Sebastião - Os moradores de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, ganharão a partir de amanhã, dia 26, uma nova UBS - Unidade Básica de Saúde.
Localizado na Estrada do Cascalho, número 150, o local foi desvinculado da Unidade de Pronto Atendimento do bairro e possuirá maior espaço físico para um melhor atendimento da população.
Atualmente passam pela UBS do bairro cerca de 200 pessoas ao dia, uma demanda que será suprida com as novas instalações, que contarão com sete consultórios para atendimento de assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos, equipes do PSF – Programa Saúde da Família, dentre outros profissionais e técnicos que somam uma equipe de 50 pessoas.
A UBS do Cascalho está inserida num pacote de nove entregas de outros postos de saúde, como no Pontal da Cruz, inaugurado no último dia 17; Centro e Topolândia - já em funcionamento; Camburi e Morro do Abrigo, que ainda serão entregues; e Barra do Una, que em breve também passará por reformas.
Além disso, o centro de obstetrícia e cirurgia do Hospital das Clínicas receberá reparos, numa parceria entre os governos Municipal e Estadual e o Pronto Socorro Central será readequado até a construção de um novo hospital.
Segundo a secretária da Saúde, Cláudia Batocchio Pinto Flausino, para este ano ainda estão previstas a implantação do Centro de Controle de Zoonoses, numa parceria com a Sociedade Amigos de Maresias, reforma ou construção de um novo posto para abrigar a UBS do Jaraguá e adequação da UBS da Enseada. Em Boracéia será implantado um novo consultório odontológico e, o odontomóvel, inutilizado durante 12 anos, está passando por reformas e será utilizado em bairros da Costa Sul, como Barra do Sahy e Camburi.
A cerimônia da entrega de amanhã está prevista para as 17 horas e contará com a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Walkir Vergani e da Banda Municipal.
As unidades atendem das 7 às 17 horas, para PSF e consultório e das 7 às 21 horas, para atendimento odontológico. Na UBS da Topolândia o horário para atendimento odontológico é das 7 às 19 horas, segundo a secretária esse é o período que melhor atende à demanda.
“Na Topolândia nós estaremos inserindo o terceiro turno odontológico na escola, onde os alunos do noturno que trabalham durante o dia, terão a oportunidade de ter atendimento odontológico”, explicou a secretária. (Fonte: PMSS)

Judoca recebe promoção de faixa antes de ir ao Mundial

São Sebastião - A judoca Rogéria Cozendey recebeu neste domingo, 23, às 9 horas, no CAT - Centro de Aperfeiçoamento Técnico – a promoção de faixa marrom para preta. Nesta ocasião, o delegado regional, Cláudio Calazans Camargo, foi promovido para kodansha a 6º dan.
Essa mudança, que tem carência de 1 ano, sendo concedida de acordo com o desempenho nos treinos e no trabalho de apoio durante os campeonatos, foi promovida à atleta por mérito. "Acredito que eles analisaram meus títulos e resultados", explica Rogéria.
Feliz por esta promoção ter vindo antes do Mundial, que acontecerá no 2º semestre do mês de junho, quando a atleta representará o Brasil na Irlanda do Norte, Rogéria intensifica os treinos e o cuida do condicionamento físico na academia Phisicol Tranning.
"A seleção brasileira é formada por 15 atletas, masculinos e femininos. No Mundial estarei competindo na categoria pesado, nas modalidades Master e Kata", explica a judoca. (Fonte: PMSS)

São Sebastião conquista 3º lugar na Liga do Vale de Tênis de Mesa

São Sebastião - Os jogadores de Tênis de Mesa, categoria adulto, Jonathan da Silva e Alexandre Silva, conquistaram neste domingo, dia 24, no Clube Social Urbano, em Lorena, os dois terceiros lugares, na 1ª Etapa da Liga do Vale.
Também participaram da competição, outros 16 atletas da cidade. Os destaques foram: Rodolfo Nascimento - 4º lugar ( cat. pré- mirim), Diogo Ramos – 8º lugar (cat. mirim) e Tatiane Guedes – 6º lugar ( cat. adulto feminino).
O primeiro jogo do tenista Jonathan Silva foi contra o time de Mogi das Cruzes, considerado o favorito para vencer este campeonato. Nessa disputa São Sebastião perdeu por 3 a zero.
Tanto no segundo quanto no terceiro jogo contra Volta Redonda e Resende, respectivamente, São Sebastião venceu por 3 a zero. Em seguida, a disputa contra Pindamonhanga não aconteceu e a vitória, por WO, foi do atleta Jonathan Silva.
Nos dois jogos da semi- final, os atletas Jonathan da Silva e Alexandre Silva, de São Sebastião, perderam , respectivamente, para Cruzeiro e Mogi das Cruzes, garantindo os 3º lugares dessa etapa.
A Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa prossegue até o final do ano. A 2ª etapa acontecerá no dia 7 de abril, na cidade de Jacareí. "A maré de azar parece que foi embora. Se eu conseguir chegar à final do campeonato já fico feliz, porque o nível dos jogadores é muito alto", explica Jonathan. (Fonte: PMSS)

Basquete de São Sebastião vence São Vicente por 1 ponto

São Sebastião - O time de basquete masculino, categoria adulto, de São Sebastião venceu São Vicente por apenas um ponto de diferença - o placar final de 78 a 77. O jogo, que aconteceu neste sábado, dia 23, às 17 horas, no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, no bairro Topovaradouro, vale pela Liga Paulista.
O próximo jogo do time sebastianense será no dia 6 de abril, contra o recém formado time do Runner Club, em São Paulo. No dia 7, São Sebastião entra novamente em quadra, enfrentado o time de Guarulhos, às 16 horas, no Gringão.
Jogando com uma equipe nova, esta foi a primeira vez que São Sebastião enfrentou o time de São Vicente, considerado um dos mais fortes do campeonato. O cestinha do time sebastianense foi o ala- pivô, Fabiano Cabelo, com 14 pontos.
O início do jogo foi marcado por muito nervosismo e ansiedade por parte do time de São Sebastião. "Os jogadores estavam tensos porque a equipe é nova e ainda está em fase de entrosamento", explica o assistente técnico, Ricardo Rosa.
Com o time de São Vicente cadenciado e abrindo distância no placar, o técnico de São Sebastião, Adriano Ruiz, resolveu mexer no time. Com uma defesa mais atuante, a equipe reagiu.
Nos 3º e 4º quartos, que antecederam o final do jogo, o time sebastianense encostou no placar e manteve o resultado que lhe garantiu a vitória. "A torcida foi fundamental para que o time reagisse", disse Ricardo.
O time de São Sebastião irá se reunir nas terças, quartas e quintas- feiras, no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, para um treinamento intensivo. "Queremos melhorar a defesa para reparar os erros cometidos nesse primeiro jogo e manter o bom desempenho do time no campeonato".
Segundo ele, no próximo dia 6, contra o Runner Club, o time não sofrerá alterações, sendo formado pelos seguintes jogadores: Marcelo, Fernandinho, Cássio, Luiz, Bruno, Magrão, Tiago Almino, Tiago Luiz, Neto, Fabiano Cabelo, Rafael, Wesley e Amaral. (Fonte: PMSS)

São Sebastião vence Pinda na estréia da Livovali

São Sebastião - O time de vôlei de São Sebastião, na categoria Infanto- Juvenil, venceu Pindamonhangaba, por 3 sets a zero, na estréia da Livovali ( Liga do Vale do Paraíba e Litoral Norte), no domingo, dia 24, às 15 horas, no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo. As parciais foram 25 x 16, 25 x 13 e 25 x 20.
O time sebastianense, sob a supervisão técnica de Waldemar Talarico, é composto por Guto, Daniel, Lucca, Marcelo, Gustavo, Rafael, Felipe, Alan, Hudson, Bruno (capitão), Fernando e Kléber (líbero).
O próximo jogo da equipe será no dia 6 de abril, contra Ubatuba, às 16 horas, no Ginásio José de Souza Gringo. "O primeiro jogo sempre é marcado pelo nervosismo de estréia. A participação da torcida é um incentivo aos jogadores", diz o técnico.
Ele afirma que o time sebastianense, da categoria Infanto- Juvenil, está bastante fortalecido e tem grande chance de "faturar" a medalha de ouro da Livovali.
Basquete Adulto - Na quarta-feira, dia 27, o time de basquete masculino, categoria adulto, de São Sebastião enfrenta Mogi das Cruzes, na cidade adversária, às 19 horas.
A formação do time, basicamente, é a mesma que compõe a equipe da categoria Infanto-Juvenil e a possibilidade de vitória é bastante difícil. "O jogo será muito disputado. Estamos competindo nesta categoria para ganhar experiência", disse o técnico Waldemar Talarico.
O time de Mogi das Cruzes sagrou- se campeão da Liga, no ano passado, após vencer todas as partidas que disputou, por 3 sets a zero. Nesta primeira fase da Livovali São Sebastião ainda jogará com os time de Taubaté – Associação (13/04), Pindamonhangaba (17/04), Taubaté- Volks (12/05), Taubaté- Associação (22/05), Mogi das Cruzes (30/05) e Pindamonhangaba (01/06)
Os jovens interessados em ingressar no time de vôlei de São Sebastião devem procurar o técnico Waldemar Talarico, nas terças, quintas ou sextas- feiras, no Gringão, das 17 às 20 horas, quando acontecem os treinos da equipe. (Fonte: PMSS)

Projeto de Calçada Padrão está na Ordem do Dia da Câmara

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute na sua 8ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira, dia 26 de março, três projetos na sua Ordem do Dia, sendo 1 do Executivo e 2 de autoria dos Vereadores. Na sessão não estarão presentes 3 Vereadores, participando do Congresso Nacional de Vereadores, na cidade de Natal, Capital do Rio Grande do Norte, juntamente com o chefe da Assessoria Jurídica.
O primeiro projeto tem a autoria do Executivo e disciplina as calçadas da cidade. O tema foi debatido em Audiência Pública. De acordo com a propositura, as calçadas terão um piso padrão, determinado por decreto pelo chefe do Executivo e poderão conter grama ou jardins, desde que se mantenha a largura mínima de 1.20 metros, facilitando o acesso dos pedestres e deficientes físicos.
O Pastor Anderson Silva Bertoncini (PTB) apresenta projeto de lei, que inclui na Lei 821/99, a obrigatoriedade dos prédios públicos ensacarem devidamente o seu lixo. A lei estabelece que os condomínios verticais acima de 2 (dois) andares deverão ensacar o seu lixo e coloca-lo em lixeiras tampadas para facilitar a coleta pública.
Finalizando a sessão, a Vereadora Madalena Fachini (PSB) quer criar a Comissão de Assuntos Relevantes para estudar e analisar a Lei de Zoneamento do município - a 200/92, adequando-a a Lei Federal 10257/2001 - o Estatuto da Cidade. A Lei de Zoneamento tem 10 anos e vem sendo alterada constantemente através de projetos de lei. Já o Estatuto da Cidade foi criado no ano passado e foi tema de um encontro de Vereadoras, realizado em Caraguá. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

 

Studio Maranduba Screen Saver Grátis

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor