Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 28 de janeiro de 2002 - Nº 464 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Cidades do Litoral Norte de SP recebem 1,5 milhão de turistas
Ambientalistas esperam visão menos política
Academia monta equipamento na praia e agrada turista
Turista revê hábito alimentar no litoral
Nutricionista recomenda evitar fritura
Saúde reforça fiscalização nas praias
Festa rave atrai 3.000 a Ubatuba
Vôo panorâmico: emoção no Litoral Norte
Pára-quedas invadem céu de Ubatuba
Banco recebe ameaça de bomba em Ubatuba
Homem coloca fogo na casa em Caraguá
FAPS tem novos conselheiros
Teatro de São Sebastião apresenta “Uma Empregada Quase Perfeita”
Zona Azul voltou neste sábado no Promirim
Ubatuba amplia número de acessos para deficientes
IPTU pode ser pago com desconto de 5% até 10/02
Festival de Verão traz João Donato para Caraguá
SSM faz balanço do primeiro mês da temporada de verão em Caraguá
Parlamentar quer explicações sobre convênio entre Prefeitura e o DER
Vereador reforça pedido de Hospital Regional para Caraguá
Carta do Leitor



Cidades do Litoral Norte de SP recebem 1,5 milhão de turistas

Litoral Norte - As quatro cidades do litoral norte de São Paulo - Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba - receberam, juntas, cerca de 1,5 milhão de turistas durante o feriado prolongado do aniversário de São Paulo.
O movimento, segundo o presidente do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) do litoral norte, José Carlos de Souza, atingiu as expectativas dos comerciantes.
O quesito segurança também recebeu um reforço especial neste ano. Além de 400 homens, vindos das cidades de Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo, para o policiamento preventivo, as cidades contam este ano com um helicóptero da Polícia Militar, que ficará na região até o final da temporada, para auxiliar nas operações feitas por terra.
Segundo o Grupamento Aéreo de São Paulo, a experiência tem mostrado bons resultados, já que não foram registradas ocorrências graves até agora.
Nos anos anteriores, o helicóptero não ficava o tempo todo litoral. Saía da capital para prestar apoio apenas quando era solicitado.
Além disso, outros dois helicópteros estão sobrevoando as cidades durante todo o dia para auxiliar o resgate marítimo. Prática que já foi adotada em anos anteriores. (Fonte: Folha Cotidiano)

Ambientalistas esperam visão menos política
Mas ainda não é certo que os representantes de ONGs voltem ao Consema

Litoral Norte - A escolha de José Goldemberg para a pasta do Meio Ambiente agradou a lideranças ambientalistas no Estado, que há meses reivindicavam a saída do deputado Ricardo Tripoli. "Acredito que o professor Goldemberg é uma pessoa de visão mais científica e menos política, o que atende às nossas reivindicações", disse o secretário do Movimento em Defesa de Ubatuba, Roberto Francine Júnior, representate das ONGs do litoral no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
Em dezembro, o chamado Coletivo de ONGs, grupo de 84 organizações não-governamentais paulistas, retirou sua representação do Consema em protesto aos rumos da gestão ambiental. Ele possui 6 dos 36 assentos. Uma reunião foi marcada para o dia 5 para discutir uma pauta de propostas com o novo secretário. "Algumas são reivindicações imediatas, outras são revisões dos mecanismos de gestão ambiental", disse o ambientalista Carlos Bocuhy, do movimento Billings, Eu te Quero Viva e membro do Consema.
Para retomar sua representação, os ambientalistas reivindicam uma reestruturação do conselho. São 18 cadeiras para o Estado e 18 para sociedade civil. "Como o secretário tem o voto de Minerva, o Estado sempre ganha. Se for assim, não temos interesse em participar dessa encenação."
Outras prioridades reivindicadas incluem a revisão dos mecanismos de licenciamento ambiental e a limpeza de áreas contaminadas por resíduos industriais. (Fonte: Estadão)

Academia monta equipamento na praia e agrada turista

Litoral Norte - Para quem pensa que praia é lugar apenas para descanso, paquera e badalação, o verão no Litoral Norte mostra que há muito mais que exibir um corpo bonito na praia. Turistas que durante todo o ano frequentam as academias em suas cidades, encontram este ano um forte aliado para se divertir sem perder o ritmo.
A moda agora na costa sul de São Sebastião e no centro de Caraguatatuba é a ginástica na praia. Academias completas foram montadas em Maresias para atender os banhistas. O investimento é apontado como o sucesso da temporada, de acordo com Simone Muraro, 32 anos, coordenadora de eventos da Academia Runner. Em uma área de 400 metros quadrados, o atleta encontra todos os equipamentos para musculação, além de aulas de alongamento, abdominal, bike classic, step e condicionamento físico.
"Esse é mais um diferencial para nosso cliente que vinha para a praia e sentia falta dos exercícios", disse Simone. O fisioterapeuta Dexter Garcia, 32 anos, de São Paulo, concorda com a dificuldade em manter o ritmo durante as férias de verão.
A comerciante Lígia Castelo, 42 anos, também aprovou a academia na praia. Ela disse que está hospedada em Boiçucanga e todos os dias vai para a praia de Maresias fazer o treinamento.
O gerente Hugo Coimbra, da academia Bio Ritmo, também instalada na avenida principal de Maresias, disse que desde que foi montada, no início do mês, uma média de 200 pessoas fazem exercícios diários. Os preços variam de R$ 10 a R$ 110 e o atleta pode optar por planos que variam de 1 a 30 dias.
Em Caraguatatuba, a NutriSport colocou aparelhos de musculação na avenida da Praia e também ganhou praticantes cativos. O montador de banner Márcio Barbosa dos Santos, 21 anos, morador na cidade, aproveitou a oportunidade para colocar os exercícios em dia.
A academia vai funcionar até o dia 10 de fevereiro das 10h30 às 12h30 e das 15h às 20h. (Fonte: ValeParaibano)

Turista revê hábito alimentar no litoral
Incidente que levou 80 pessoas para o hospital fez vigilâncias intensificarem fiscalização de ambulantes

Litoral Norte - Calor, sol, mar, praias exuberantes e uma paisagem para tirar o estresse de qualquer um. O ambiente do Litoral Norte na temporada de verão é cobiçado por turistas que esperam o ano inteiro para arejar a cabeça durante as férias.
O que muitos nem imaginam é que toda essa tranquilidade pode ser ameaçada a partir da degustação de um simples alimento.
Durante o verão, a atenção dos turistas deve estar redobrada na hora do lanche. Peixes, frutos do mar, sanduíches, pastéis e demais alimentos vendidos nas praias devem estar muito bem acondicionados e refrigerados para a sua ingestão. A dica é de nutricionistas. Do contrário, todo o sossego esperado pode se transformar em um pesadelo e até chegar a levar o turista ao hospital, vítima de uma intoxicação alimentar.
Diante desse quadro, as vigilâncias sanitárias das quatro cidades do Litoral Norte estão trabalhando em parceria com a fiscalização do comércio para autuar ambulantes e quiosqueiros que estejam vendendo produtos guardados de forma inadequada.
Enquanto uns trabalham, outros aproveitam as férias, e ficam atentos com a saúde e alimentação na praia. As irmãs Ilda Richter e Cristina Damian, de Guaratinguetá, afirmam que preferem comer alimentos leves na praia e optam em beber muito líquido, principalmente água mineral e água de coco. "Exposto ao sol, a gente perde muito líquido, que deve ser reposto." As irmãs comentam que evitam frituras e alimentos gordurosos.
Enrico Barbosa, 3 anos, também de Guará, tem o exemplo desde cedo. A alimentação do menino na praia é a base de frutas e sorvetes. "Quando chegamos em casa, preparamos uma comidinha bem gostosa e sem problemas para a saúde", afirma a avó de Enrico, Célia Barbosa. Segundo ela, a fruta preferida do neto é banana. Ele come pelo menos três durante o período em que está na praia. "Sempre trazemos frutas bem refrigeradas para a praia", disse o avô, João Bosco Leite Barbosa.
Mas nem todos os turistas têm o hábito de comer apenas alimentos saudáveis na praia e, mesmo correndo riscos de intoxicação, não deixam de degustar um gorduroso pastel.
"Sei que não é a alimentação ideal, mas como sem pensar que vai me fazer mal", disse a estudante Andreza Souza, 24 anos, de Taubaté. Ela afirma que, apesar de comer, sempre procura dar uma olhada nas condições de higiene do local onde compra o pastel.
O óleo em que o pastel será frito não pode estar queimado. Caso contrário, segundo especialistas, o alimento poderá causar doenças para quem ingeri-lo.
O gerente administrativo Gilberto Caom, 30 anos, de Vinhedo, disse que gosta de comer milho verde na praia. "Sei que o milho é mais natural e pode dar menos problema para a saúde, apesar da manteiga", disse.
Embora prefira consumir bebidas e alimentos na praia, o engenheiro civil Gerson Pelegrini, 43 anos, de Porto Ferreira (SP), conta que convenceu a família a preparar sanduíches de presunto e queijo em casa para levar à praia com medo de algum alimento estragado. "A gente não sabe a procedência, aí fica complicado." (Fonte: ValeParaibano)

Nutricionista recomenda evitar fritura

Ubatuba - Alimentação leve e muito líquido para hidratação. A recomendação de nutricionistas para uma boa saúde durante as férias vale para todas as faixas etárias e tipos físicos.
Mesmo os magrinhos devem evitar a ingestão de muita gordura enquanto estiverem em exposição ao sol, principalmente devido a problemas na pele. Além disso, o estômago é outro inimigo dos alimentos gordurosos.
Segundo a nutricionista Karina Aparecida Vieira da Cruz, de Ubatuba, saladas, legumes e frutas não podem faltar no cardápio dos turistas.
A nutricionista Tereza Cristina de Oliveira, de São José, alerta que o óleo queimado utilizado para fritar pastéis libera uma substância tóxica chamada acroleína. "Essa substância pode até causar intoxicação."
Para não ter problemas, as nutricionistas recomendam evitar comer produtos de ambulantes, que possuem formas precárias de acondicionar alimentos. Outra dica é, se for comer um peixe frito, por exemplo, evitar os molhos.
As especialistas afirmam que se o turista optar em preparar o próprio lanche também deve tomar cuidado na hora de embalar. Salgadinhos, bolachas e biscoitos devem sempre se manter fechados. (Fonte: ValeParaibano)

Saúde reforça fiscalização nas praias

Litoral Norte - Alertas com o problema sofrido em Ubatuba no início da temporada, no qual mais de 80 pessoas foram parar no hospital vítimas de intoxicação alimentar, as vigilâncias sanitárias do Litoral Norte estão reforçando a fiscalização de ambulantes nas quatro cidades.
Em Caraguá, cerca de 70 ambulantes participaram durante o ano passado de cursos de manipulação de alimentos a partir de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae. Segundo o chefe da Vigilância Sanitária, José Ernesto Pires de Campos, a fiscalização está intensiva até o feriado de Carnaval. Na cidade, hoje, os ambulantes que vendem camarão, pastel e ostra não estão regularizados.
Em Ubatuba, o prefeito Paulo Ramos (PFL) encaminhou um projeto de lei à Câmara proibindo a venda de frituras na praia. O projeto ainda não foi votado, mas a expectativa é que os turistas também colaborem, selecionando mais o que vão comer.
Para o coordenador da Vigilância Sanitária de Ubatuba, Jair Antônio Souza, estão sendo realizadas vistorias em equipamentos utilizados por ambulantes da cidade para a preparação dos produtos comercializados. "Acreditamos que dessa maneira, também preveniremos possíveis problemas como o acontecido há pouco tempo", afirma. (Fonte: ValeParaibano)

Festa rave atrai 3.000 a Ubatuba

Ubatuba - Mais de 3.000 pessoas de todas as partes do mundo estão acampadas na praia do Ubatumirim, em Ubatuba. O motivo não é o feriado prolongado de aniversário de São Paulo mas um encontro mundial de música eletrônica, o Festival Ypy Poty Gathering, que começou na noite de sexta-feira e vai até o amanhecer da próxima terça-feira.
A mistura da música eletrônica e da decoração multicolorida é o que mais chama a atenção dos participantes, que são frequentadores de outras festas psicodélicas de São Paulo e de outras capitais do mundo. É a segunda vez que Ubatuba recebe esse tipo de festival --a primeira festa aconteceu há dois anos, na Ilha das Couves.
Segundo a organização do evento, a escolha da praia de Ubatumirim foi justamente pela beleza natural que a região oferece, que vai ao encontro da proposta de integração total com a natureza.
A chilena Sofia Chellew, 30 anos, disse que viajou para o Brasil especialmente para participar do festival. "Vi na internet e me interessei. Chamei uma amiga e agora estamos aqui", afirma Sofia, que viaja pela primeira vez para fora de seu país.
O norueguês F.G.B (que não quis se identificar) disse que eventos como esse são comuns na Europa e afirma ser a décima vez que vai a uma festa "rave". "Aqui as pessoas não ficam reparando em você. Cada um faz o que está a fim."
ESTRUTURA - Dois grandes ambientes resumem o festival. De um lado, uma tenda com música ao vivo, 24 horas por dia. A mistura de jazz, MPB, soul, blues, tecno e outros ritmos ditam o som do espaço.
A grande agitação do festival fica por conta da pista de dança, onde os participantes curtem das 20h às 14h do outro dia DJs de todo o mundo "mixando" músicas eletrônicas.
De frente para o mar, o encontro acontece ao lado de um dos maiores campings e quiosques da praia. A proprietária, Zita Pedro dos Santos, 52 anos, nativa do Ubatumirim, afirma estar gostando muito da festa, já que está quase triplicando suas vendas. "Além de estar dando mais trabalho pra gente, a organização contratou segurança e uma empresa que faz coleta de lixo."
O pescador Manuel dos Santos, 60 anos, disse que à noite faz barulho, mas não está chegando a incomodar as pessoas do local. "Quem não está gostando muito são os turistas que já estavam aqui hospedados, bem tranquilos, e não contavam com essa moçada."
O festival de música eletrônica está sendo organizado por duas empresas --uma de São Paulo, Daime Tribe, e outra de Lisboa (Portugal), Boom Festival. O ingresso para o evento custa R$ 90 e vale para os quatro dias. (Fonte: ValeParaibano)

Vôo panorâmico: emoção no Litoral Norte
Aventura proporciona vista de mais de 30 praias de Ubatuba; passeio acontece a mais de 200 km/h

Ubatuba - A temporada de verão no Litoral Norte reserva ao turista muito mais que praia e gente bonita. Emoção e passeios inusitados já fazem parte do roteiro turístico da região. Em Ubatuba, o vôo panorâmico atrai quem quer conhecer as praias de outro ângulo --de cima.
Coragem e espírito aventureiro são essenciais para realizar o passeio aéreo, que tem velocidade média de 200 quilômetros por hora.
A aventura começa no aeroporto de Ubatuba. Com capacidade para quatro pessoas, um avião Tupi (EMB-712/1985), da Embraer, decola rumo ao mar para um passeio pela costa. O opção entre o lado sul e norte é do cliente, mas o tempo de vôo é o mesmo --20 minutos no ar.
Do lado norte, a vista começa com uma panorâmica da cidade. O roteiro passa por cerca de 30 praias, incluindo a ilha do Prumirim, ponto turístico de escunas e demais barcos que fazem passeio náutico na cidade. Quem prefere avistar praias com ondas ideais para a prática de surfe --como Itamambuca, Félix e Vermelha do Norte--, a melhor opção é seguir rumo ao Rio de Janeiro. O avião chega até as proximidades da divisa do Estado de São Paulo, na praia do Camburi, extremo norte da Ubatuba.
Do lado sul da cidade, a vista também começa com uma panorâmica do centro de Ubatuba e segue rumo aos pontos mais badalados, como Praia Grande, Toninhas e mesmo a praia do Lázaro. Mas o ponto forte do passeio no lado sul é a vista completa da Ilha Anchieta, cartão postal de Ubatuba.
A 330 metros de altura, o avião sobrevoa as praias do Presídio e Palmas, na parte norte da ilha, que se destacam --lá do alto-- por suas águas claras. As ruínas do presídio são outras atrações que chamam a atenção dos passageiros.
Segundo o comandante do avião, Jones Fabiano Pinto, o passeio é procurado por turistas de todo o país e também de fora. "O que os passageiros mais se impressionam é com a beleza da costa recortada e das baías, que se destacam no Litoral Norte."
No retorno do passeio, uma explicação do comandante sobre os principais pontos do litoral e um emocionante pouso, com muita segurança. Terra firme, pé no chão, quem estava com medo não se arrepende de ter se "arriscado" para curtir o litoral.
HELICÓPTERO - Quem acha que vale a pena ouvir um barulho mais alto (provocado pela hélice), mas ter o gostinho de parar no ar e poder sobrevoar praias exuberantes a apenas 100 metros de altura, outra opção é o passeio de helicóptero. Também saindo do aeroporto de Ubatuba, o vôo tem duração média de 7 minutos.
O vôo panorâmico de avião custa R$ 120 e tem capacidade para três pessoas (pacote fechado). O helicóptero cobra R$ 35 por pessoa. (Fonte: ValeParaibano)

Pára-quedas invadem céu de Ubatuba

Ubatuba - O céu de Ubatuba terá mais colorido a partir desta semana. Na terça-feira, dia 29, começa a 11ª edição do Boogie de Pára-quedismo, no aeroclube da cidade.
A expectativa dos organizadores é que cerca de 150 esportistas participem do evento, que contará com profissionais dos Estados Unidos e Europa.
O Brazil Carnaval Boogie, nome dado ao evento este ano, apresentará saltos em diversas modalidades do pára-quedismo.
A organização do evento é da empresa Azul do Vento, de Campinas. Segundo o coordenador, Marcos Pettena, a equipe realiza atividades no litoral há mais de 10 anos e já conhece as condições de vôo da região.
Pettena afirmou que Ubatuba apresenta uma localização privilegiada para os saltos principalmente por estar localizada no eixo Rio-São Paulo e ter proximidade com o aeroporto Gastão Madeira, que oferece condições favoráveis para todas as modalidades do esporte.
O evento contará com organizadores de saltos de todo o país, com participações dos campeões nacionais. Estes organizadores terão a tarefa de manter os participantes no ar o máximo de tempo, além de zelar pela segurança do evento.
O público interessado poderá assistir aos saltos dos pára-quedistas todas as manhãs, a partir das 9h, até o dia 6 de fevereiro. A entrada é franca. (Fonte: ValeParaibano)

Banco recebe ameaça de bomba em Ubatuba

Ubatuba - A agência do Banco do Brasil de Ubatuba recebeu uma ameaça por telefone, na manhã de sexta-feira, sobre uma possível colocação de bombas no banco. Segundo o gerente, Edson da Silva Cunha, tratou-se de um trote. Ele contou que, ao atender o telefone, por volta das 9h30 da manhã, uma voz masculina informou que havia duas bombas na agência. Cunha acionou a segurança do banco, que vasculhou a agência e não encontrou nenhum vestígio do artefato. As polícias civil de militar de Ubatuba não foram acionadas e não souberam informar sobre o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Homem coloca fogo na casa em Caraguá

Caraguatatuba - Um homem embriagado teria tentado matar a mulher e os três filhos dentro da própria casa ateando fogo nos móveis e trancando a porta. O caso aconteceu na madrugada de sexta-feira no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, no Litoral Norte.
Segundo a Polícia Civil, o ajudante de serviços gerais Carlos Roberto Batista Jardim, 39 anos, chegou em casa por volta das 3h e começou a agredir a esposa, a dona-de-casa Terezinha Gomes Matos Jardins, 34 anos.
Os vizinhos não teriam notado a confusão e nem escutado os gritos dos filhos do casal, de cinco, sete e 12 anos.
Após a agressão e, com alguns móveis em chamas, Batista fugiu deixando a família trancada. Terezinha e os filhos conseguiram escapar pelo telhado, onde abriram um buraco.
A Polícia Militar foi chamada e tentou localizar o acusado numa busca pelas redondezas, mas até o início da noite de ontem ele continuava foragido. Batista será indiciado por tentativa de homicídio.
A casa não chegou a queimar e o fogo foi controlado pelos vizinhos. A polícia abriu inquérito para apurar o caso, que será investigado no 1º Distrito Policial de Caraguá.
CHURRASCO - Em Ubatuba, a Polícia Militar foi chamada para socorrer um morador que queimou o braço tentando acender uma churrasqueira. A vítima, cujo nome não divulgado pela polícia, sofreu queimaduras leves. (Fonte: ValeParaibano)

FAPS tem novos conselheiros

São Sebastião - Tomaram posse na tarde de hoje, 25, os novos integrantes do Conselho Administrativo do FAPS - Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores de São Sebastião.
Destes dois terços foram indicados pelo Prefeito, sendo eles: o presidente da entidade José Inácio Homem de Bittencourt e os conselheiros Walmir Ramos de Jesus, Ivete Vasconcelos Farias Rodirgues, Alessandro Olímpio Cezar, Ubirajara Nascimento e Marcelo Torres Santos, além dos suplentes Luiz Leite Santana, Luiz Teixeira da Silveira, Luiz Carlos da Costa Pereira, Andréa Rocha, Maria Luiza Berthoud Lopes e José Christina de Abreu.
Além destes um terço foi eleito por voto secreto e direto, no dia 17 de dezembro, sendo eles os titulares Ângela Regina Couto, Marcos Aurélio de Sant´Ana e Nelsino da Conceição Silva e os suplentes Francisco Ferreira Bonfim, João Luiz de Souza e Roberto Vicente do Nascimento.
Hoje o FAPS tem 268 beneficiário e possui R$ 101 milhões no caixa, com um superávit de 2.02%. “Os funcionários públicos devem ter como privilégio a certeza de que eles terão a segurança de uma aposentadoria”, disse Paulo Julião, ressaltando que a instituição é significativa, importante de grande alcance social.
“Quando nós implantamos o FAPS, levamos a questão a sério e continuamos com o regime estatutário dos funcionários, pois acreditamos que é o maior investimento está na valorização destes servidores”, acrescentou Paulo Julião.
Durante a festa de confraternização do FAPS, realizada no final do ano passado, o presidente da Aneprem – Associação Nacional de Previdências Municipais, Afonso José Soares Filho, disse que a grande maioria dos aposentados não têm interesse em conhecer o que é o fundo de pensões. “Para se ter uma idéia, na maioria dos locais onde há fundo, as pessoas não participam”, disse Soares Filho, fazendo uma comparação entre a arrecadação de São Sebastião que é de R$ 101 milhões, com a de Guarulhos, que gira em torno de R$ 28 mil. “Se estas pessoas fossem preocupadas com o futuro, este fato seria bem diferente”, enfatizou.
Os novos conselheiros irão atuar durante o biênio 2002 – 2003. (Fonte: PMSS)

Teatro de São Sebastião apresenta “Uma Empregada Quase Perfeita”

São Sebastião - O Teatro de São Sebastião apresenta na próxima terça-feira, dia 29, às 21 horas, a peça “Uma Empregada Quase Perfeita”, de Ronaldo Ciambroni e direção de Miriam Lins.
O elenco é formado por Hilton Have, a Zazá da peça “A Gaiola das Loucas” e o mordomo da peça “Sua Excelência o Candidato”; Carlos Denoni, de “Um espírito Baixou em Mim”e “Tá Boa Santa? e Rosana Moreira.
A peça, uma divertida comédia, conta a história de um jovem casal recém-casado, Salvador (Carlos Denoni) e Pamella (Rosana Moreira), que contrata uma empregada na esperança de solucionar as mais duras tarefas do lar.
Ao contrário do que se espera, com a chegada de Magali (Hilton Have), a empregada, a vida do casal se transforma num divertido e complicado triângulo amoroso.
Aos poucos a identidade de Magaly, que na verdade é um travesti e afirma ser um antigo namorado de Salvador, é revelada e a situação fica ainda mais engraçada.
Os ingressos custarão R$ 10 e poderão ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal, localizado na avenida Altino Arantes, 02, a partir de segunda-feira, dia 28, das 14 às 18 horas. A renda será em prol do Fundo Social de Solidariedade. Informações: (12) 452- 4489. (Fonte: PMSS)

Zona Azul voltou neste sábado no Promirim
Associações pedem a Comtur o retorno do serviço na praia

Ubatuba - Na última sexta-feira, o presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Luiz Bischof, recebeu representantes das associações Amigos do Promirim e Amigos Caiçaras que pediram o retorno da Zona Azul na praia do Promirim, região norte de Ubatuba. A cobrança da Zona Azul foi interrompida na última terça-feira, 22, por um movimento liderado pelo sindicalista Gerson Florindo e alguns moradores do bairro. Na reunião, Bischof atendeu ao pedido do presidente da Associação e do seu secretário, William Carnicelli e José Henrique Sena Russo, e a partir deste sábado retorna a Zona Azul no Promirim.
A implantação da Zona Azul no Promirim teve início em 29 de dezembro por solicitação, através de ofício, das associações do bairro. Da arrecadação, a Comtur repassa 10% à Associação de Pais e Mestres do Promirim e 10% à Associação Amigos do Promirim. Além disso, foram gerados cinco novos empregos para os moradores do bairro. A equipe da Comtur trabalha em parceria com os nove funcionários da associação que promovem a fiscalização dos veículos estacionados e até a limpeza diária da praia, o que nunca ocorreu. Com isso, o turista não encontra mais o incômodo dos flanelinhas.
Para o presidente Bischof a implantação da Zona Azul no Promirim trouxe muitos benefícios. “Nós geramos empregos para a própria comunidade, qualificamos o turismo naquela praia, eliminamos a figura do flanelinha, limpamos a praia diariamente e ainda contribuímos financeiramente para o desenvolvimento do bairro, através do repasse de 20% da arrecadação que é gerada em cima do estacionamento do veículo”, afirmou Bischof. Os representantes das associações do Promirim também entendem que é fundamental esta organização para a preservação da praia do Promirim, que é um dos cartões postais de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba amplia número de acessos para deficientes

Ubatuba - O serviço de trânsito da secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba, desde o início da atual administração vem procurando preparar e adaptar Ubatuba para o uso mais humano do deficiente, melhorando os acessos já existentes e criando novos. O secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud e o chefe do serviço de trânsito, Douglas Libertti Incáo, em reuniões com a diretoria da ADUBA (Associação dos Deficientes de Ubatuba), traçaram metas de trabalho e prioridades que foram desenvolvidas no ano passado.
O rebaixamento de guias com rampas de passeios foram executados em locais como a avenida Rio Grande do Sul (esquinas com Thomaz Galhardo e Conceição), avenida Thomaz Galhardo (esquina com rua Cunhambebe), acesso ao Farol da Barra, Feira de Artesanato, rua Dr. Esteves da Silva com avenida Iperoig, totalizando 31 rampas.
O setor de trânsito promoveu serviços de rebaixamento e rampas de acesso no Calçadão (uma), Biblioteca (uma), Prefeitura (quatro), avenida Maria Alves (duas), rua Liberdade com avenida Iperoig (dando acesso à pista de skate, parque de diversões e avenida Nove de Julho, num total de 8 vagas). Foram criadas vagas para estacionamento na Câmara Municipal (duas), Banespa (uma), Prefeitura (duas), Biblioteca (uma), loja Esquina das Modas (duas), rua Dom João III (duas)e parque de diversões (quatro).
Para este ano o serviço deverá criar nove vagas de estacionamento próximas a rua Liberdade, rampa de acesso a Biblioteca e avenida Leovigildo Dias Vieira. Vagas com travessia de pedestre e rebaixamento serão construídas próximas ao shopping Porto Itaguá, rua Capitão Felipe e praça Santos Dumont. “Como ex-membro do Conselho para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência sei das dificuldades que essas pessoas enfrentam no seu cotidiano. Dentro do nosso cronograma de trabalho para este ano, faremos o possível para ampliarmos o número de vagas de acesso para deficientes”, explicou Incáo.
Outros serviços - Além de serviços destinados aos deficientes, a equipe do serviço de trânsito realizou serviços de pintura de embarque e desembarque de alunos nas escolas, pintura de travessia de pedestres, inclusive em escolas. Ao final do ano, com a aproximação da temporada, a cidade foi preparada com placas de trânsito, trocas de placas danificadas, sinalização em todos os bairros como Ipiranguinha, Perequê-Açu, Esufa I e II, Tenório, Itaguá, praia Grande e outros locais. (Fonte: ACS-PMU)

IPTU pode ser pago com desconto de 5% até 10/02

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba enviou 73 mil carnês de IPTU 2002 de dezembro até agora para contribuintes no município. O setor de Tributação da Prefeitura estará recebendo os pagamentos à vista de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) até 10 de fevereiro, com 5% de desconto. Os descontos de 10% beneficiaram os contribuintes que pagaram até o dia 10 deste mês. A terceira opção é fazer o parcelamento em 11 vezes, mas sem o desconto. O valor do IPTU foi reajustado apenas com o repasse inflacionário de 7%, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), da Fundação IBGE (Instituto Brasileiro de Geo Estatística). A expectativa de arrecadação de IPTU este ano, segundo o secretário de Planejamento, Roberto Leite, é de 25 milhões. Em Caraguá a maior arrecadação de tributos é a do IPTU, chegando a representar quase 30% da receita. Os pagamentos deverão ser efetuados no setor de Tributação, no Paço Municipal, que fica na Rua Luis Passos Junior, nº 50, Centro. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (12) 420-8197. (Fonte: PMC)

Festival de Verão traz João Donato para Caraguá

Caraguatatuba - Uma das últimas atrações do 3º Festival de Verão do Litoral Norte, João Donato e sua banda estarão se apresentando na Praça de Eventos, na praia do Centro em Caraguá no dia 31 de janeiro, às 21 horas.
Comemorando os 50 anos de carreira de João Donato, a Lumiar Discos lançou recentemente três “Sdongbooks, acompanhado de versões definitivas de todas as suas canções, na voz de Gal Costa, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Joyce, Ed Mota, Rose passo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Luis Melodia, Nana Caymmi, João Bosco, Adriana Calcanhoto, Djavan, Lenine, entre outros.
O multi talentosos pianista, arranjador, compositor e autor consagrado demonstra ser um grande parceiro de letristas como Gilberto Gil (A Paz, Lugar Comum, Bananeira), Caetano Veloso (A Rã), e Cazuza (Doralinda). João Donato também possui grandes sucessos como “Um Simples Carinho, Até Quem Sabe, Amazonas e a Emoriô, tão bem retratadas em seu songbook.
Acompanhado de um trio formado por Luis Alves, no contra-baixo acústico e de Robertinho Silva, na Bateria, realizou recentemente uma turnê de sucesso pelos Estados Unidos.
No ano de 2000, João Doanto foi escolhido como vencedor do prêmio Shell de Música, importante premiação do mercado musical brasileiro, que foi entregue em dezembro, participou com um show elogiado no Free Jazz Festival/2000, além de ter realizado uma bem sucedida turnê pelo EUA, que divulgou o Cd Amazonas, lançado pela gravadora Elephant Records, quie vem recebendo destaque nos EUA e já está entre os dez melhores Cds de Jazz do ano. (Fonte: PMC)

SSM faz balanço do primeiro mês da temporada de verão em Caraguá

Caraguatatuba - A SSM (Secretaria de Serviços Municipais de Caraguatatuba) fez o balancete geral da coleta de lixo no mês de dezembro, primeiro da temporada de verão. Segundo o setor, foram coletados 1000 toneladas de lixo por dia, sendo que a maior coleta foi no último dia 31 de dezembro, com uma média que ultrapassou 300 toneladas diárias.
Estão atuando pela SSM 25 caminhões da empresa Pioneira, sendo que são 15 caminhões coletores e 10 vasculantes. Há também atuando em Caraguá duas varredeiras que percorrem toda cidade, com maior incidência no verão.
A Secretaria pede que os veranistas coloquem o lixo dentro das mais de 30 caçambas e containers instalados nas praias, principalmente na Martim de Sá, que tem o maior número de freqüentadores. Segundo o órgão, a conscientização é o passo mais importante para que as praias de Caraguá e a cidade fiquem sempre limpas. Em janeiro, segundo a SSM, foram coletados até agora (último dia 10) 190 toneladas de lixo diariamente.
Caminhões Coletores tem horários específicos - Os caminhões de coleta de lixo da SSM estão priorizando os serviços entre os bairros que compreendem o Jardim Aruãn e Martim de Sá (todos situados próximo a região central de Caraguá.) Nos bairros de menor quantidade de visitantes, os veículos atuam em horários alternados. (Fonte: PMC)

Parlamentar quer explicações sobre convênio entre Prefeitura e o DER

Caraguatatuba - O Líder do PTB na Câmara de Caraguatatuba, o Vereador Aurimar Mansano (PTB) quer explicações do DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens), sobre o porque da não execução das obras previstas no acordo para o pagamento da Serra do Mar. O acordo foi feito em 1999 e até a própria Superintendência da estatal desconhece o fato. O convênio tem verba de R$ 4 milhões.
Em dezembro de 1999 a Prefeitura enviou projeto de lei a Câmara, onde fez convênio com a Fazenda Estadual, para o pagamento da indenização do Parque Estadual da Serra do Mar, num processo que levou 16 anos para ser concluído.
No convênio, para receber os mais de R$ 59 milhões do Governo Estadual, a Prefeitura emprestou R$ 20 milhões para a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e forneceu ao DER, a quantia de R$ 4 milhões, para obras na malha viária de jurisdição estadual na cidade.
O dinheiro será usado para a construção do acostamento da SP-55 e 5 trevos de acesso a bairros da cidade, entre eles o trevo de entrada do município.
A dúvida do Vereador diz respeito ao fato de que até o momento nada foi feito conforme o acordo. Em recente Requerimento, feito em junho do ano passado e de número 117/2001, o Parlamentar obteve como resposta, da Superintendência da estatal, que desconhece o fato e tão pouco o acordo, o que causou a indignação de Mansano. "Um acordo como esse não pode desconhecido numa estatal como o DER", disse.
O Vereador considera o acordo e as obras que dele nascerão de suma importância. "Diariamente vidas são ceifadas devido a falta de estrutura de nossas estradas, aliadas também a imprudência dos motoristas e pedestres", frisou.
Neste segundo Requerimento, Aurimar pergunta qual o motivo de nenhuma obra ter sido feita com base no acordo de 99, bem como quais são as obras previstas a serem realizadas na cidade e finalizando, quando terá início cada uma delas. Este Requerimento será endereçado ao Governador Alckmin, com cópias para o Secretário dos Transportes e para o Superintendente do DER, para conhecimento e manifestações. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador reforça pedido de Hospital Regional para Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB) aproveitou a visita do Governador do Estado, Geraldo Alckmin para, num encontro com o Secretário Estadual de Saúde, José da Silva Guedes, reforçar o pedido pela vinda de um Hospital Regional para Caraguatatuba. O Secretário frisou que não planos para o momento, mas ressaltou que há um caminho para uma tentativa de melhora no serviço na cidade.
O encontro entre Mansano e Guedes ocorreu no dia 29 de dezembro de 2001, quando da visita do Governador Alckmin a Caraguatatuba, para a entrega de ambulâncias a 10 cidades dos litorais norte e sul.
Na ocasião o Vereador se apresentou também como presidente da Comissão Temporária de Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aproveitando o momento para requisitar, de forma informal, um Hospital Regional para a cidade, sonho esse também compartilhado pelo prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva (PSDB).
O Secretário explicou que para o momento não há planos ou estudos de um hospital para o Litoral Norte, sendo que próximo daqui, no Vale do Paraíba, serão instaladas 2 unidades, em São José dos Campos e Taubaté.
Ao mesmo tempo Guedes explicou que a situação pode ser remediada com reuniões e discussões junto a Dir (Diretoria Regional de Saúde), localizada em São José dos Campos e comandada pelo médico Paulo Seneghini.
Segundo o Secretário, a verba de complementação que a Casa de Saúde Stella Maris em Caraguatatuba, o único hospital da cidade, recebe, pode ser ampliada durante todo o ano, melhorando a estrutura da entidade, que já recebe verba de repasse mensal da Prefeitura. Essa verba seria dirigida especialmente para o Pronto-Socorro, que passaria para a gestão do município e não mais das religiosas.
Debate idêntico foi travado no segundo semestre do ano passado, entre os Vereadores Mansano e Prequeté (PDT), juntamente com o Assessor do Ministro Serra, na Agência Nacional de Saúde Suplementar, em São Paulo. Mansano quer marcar uma reunião com o responsável pela Dir, para tratar do assunto o quanto antes. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Acidente explode barco na Tabatinga - Na qualidade de Presidente da Sociedade Amigos da Tabatinga, não posso deixar de me manifestar quanto ao lamentável ocorrido dia 24 do corrente mês nesta praia, que culminou com a queima do barco Briza em meio aos banhistas que aqui freqüentam.
Somente pela intervenção divina pode-se justificar a não ocorrencia de prejuizoà vida, já que o acidente teve lugar no espaço de maior frequência pública.
Atendendo inúmeros pedidos desta comunidade tenho encaminhado solicitações diversas:
1-) à Marinha do Brasil para que adeqüe o Balizamento protetor à segurança dos banhistas posicionando-o a 200 metros (encontra-se atualmente a cerca de 60 metros).
2-) à Polícia Militar para que interceda nas questões de tráfego na praia, visando prevenir acidentes fatais.
3-) à Prefeitura de Caraguatatuba para que tome conhecimento da degradação da qualidade de vida e do meio ambiente que vem sofrendo este bairro
4-) ao Ministério Público (que felizmente nos atendeu) para que os banhistas e não somente os barcos e seus proprietários possam usufruir a praia.
Neste momento, em que o paiz atravessa grave crise de segurança Pública, em que o Presidente da Nação conclama os cidadãos a exigirem de seus governtes medidas efetivas contra a violência que assola o país, me permito lembrar às autoridades que, esta comunidade mais uma vez apela por segurança preventiva, para resguardo à vida dos banhistas e frequentadores do bairro e praia da Tabatinga.

Gregori Xavier Niculitcheff
Caraguatatuba SP
grisha@uol.com.br



Barulho na Avenida da Praia - É impressionante o som que ouvimos aqui, na Avenida da Praia. Não dá para entender quem faz o barulho maior. É simplesmente horrível. Será possível que a Prefeitura não vá mesmo mandar os fiscais na Choperia Avenida?
E aí, Dona Cida, do Urbanismo, a senhora não pode fazer nada para nos ajudar?

Manoel Espinoza Filho
Caraguatatuba SP
brespinoza@uol.com.br



Poste de Pizza - Gostaria de poder mostrar a todos a grande obra realizada pela prestadora de serviços da telefonica. No dia 23/12/2001 na rua Mato Grosso, Perequê - Açu, um caminhão baú se enroscou nos fios de um poste pertencente a companhia telefonica. O poste ficou dependurado e os fios arrebentados pela rua. A policia foi notificada, a companhia, a rádio, etc...
Passado uns 15 dias a prestadora de serviços compareceu ao local e calçou o referido poste com pedras. Um dia após, novamente um caminhão baú das Lojas Cem, ao realizar uma entrega, colocou o poste abaixo. Mas graças aos eficentes funcionários da companhia novamente o poste esta calçado, só que agora com duas pedras.
Rezo todos os dias para que não passe na rua mais nenhum caminhão baú, pois poderá causar a queda do referido poste, que diga se de passagem é cimento puro. Machucar alguem, amassar carros, quebrar calçadas, isto é o de menos, a minha maior preocupação é aonde conseguirmos pedras para novamente calçá-lo e também prejudicar as obras realizadas. Peço que agradeça em nome dos moradores à Telefonica, pois não é qualquer rua ou mesmo cidade que possua como nós uma cópia da torre de Pizza, digo poste de...

Terezinha de Carvalho Andrade
Ubatuba SP
idalina@iconet.com.br


Centro Náutico Uba Uba Studio Maranduba

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor