Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002 - Nº 481 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Carro de Andinho esteve em Caraguá
Licitação em Ubatuba atrai quatro empresas
Pescadores criticam data do defeso
Alunos de Ubatuba estudam em pátio da escola por falta de sala de aula
600 começam aula amanhã em São Sebastião
Obra é embargada por dano ambiental
Banco do Povo entrega os primeiros créditos
COMTUR lança Projeto Turismo e Cidadania
Prefeitos se reúnem em primeira reunião do Codivap, do ano de 2002
Fiscalização autua obras irregulares na Barra do Sahy
Caraguá será tema do informativo nacional da Fundação Orsa
Caraguá pede que turistas e veranistas também combatam a dengue
Audiência Pública é adiada para a próxima semana
Barranco Alto ganha Supletivo por intermédio de Aurimar
Câmara formaliza Comissão de Escolas Municipais
Vera Peixoto quer formar Comissão do Comércio
Vereadoras vão à Sorocaba no 5º Encontro da Avesp



Carro de Andinho esteve em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Civil de São Paulo está investigando a ligação de Andinho com a morte dos quatro sequestradores em outubro do ano passado em Caraguatatuba. As vítimas teriam sido executadas por policiais civis de Campinas durante uma operação feita sem o conhecimento da polícia local.
Os quatro estavam envolvidos no sequestro do menino E.E.R., 9 anos, ocorrido em setembro do ano passado. A ação foi confessada por Andinho.
Uma peça-chave na investigação é um carro Vectra prata, que teria sido usado por Andinho na morte do prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos (PT), ocorrida em setembro. O mesmo carro teria sido utilizado pelos bandidos mortos em Caraguá.
Segundo a polícia, uma pistola 9 milímetros encontrada com as vítimas não foi a mesma usada na morte do prefeito.
Os policiais de Campinas invadiram a casa alugada pelos sequestradores em Caraguá na madrugada do dia 2 de outubro. As vítimas foram Danderson José Bastos e Valmir Conti, o Valmirzinho -- que teriam ligação com a morte do prefeito de Campinas--, Fábio Soares Menengrone e Alexandre Renato Pereira de Carvalho.
O delegado Fábio de Carvalho Joaquim, que conduziu o inquérito, disse ontem que não tinha autorização para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Licitação em Ubatuba atrai quatro empresas

Ubatuba - Quatro empresas de ônibus entregaram propostas para participar da concorrência aberta pela Prefeitura de Ubatuba para o controle do transporte coletivo urbano no município.
O resultado do processo licitatório seria apresentado anteontem pela administração, mas os envelopes não foram abertos em razão de uma determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que suspende temporariamente a concorrência.
Entre as empresas que pretendem participar da disputa, três são do Estado de São Paulo e uma é da Bahia.
Mostraram interesse em atuar no transporte coletivo de Ubatuba a Auto Viação São Sebastião, que opera o sistema de transporte em São Sebastião, a Rodoviário e Transportes São José, de Guaratinguetá, a Primavera Transportes e Turismo, de Santo André, e a Novo Milênio Turismo Ltda, de Camaçari (BA).
RECURSO- O valor das propostas apresentadas não foi divulgado pela Comissão de Licitação da prefeitura, que aguarda a liberação da concorrência pelo TCE.
Até ontem o Departamento Jurídico da prefeitura não havia encaminhado recurso ao tribunal, mas, segundo a assessoria de comunicação, o edital e outros documentos exigidos pelo órgão serão apresentados dentro dos 10 dias de prazo estipulados.
Atualmente, o transporte coletivo em Ubatuba é operado pela empresa Costamar, que não apresentou proposta nessa licitação. O contrato com a empresa dura até maio deste ano. (Fonte: ValeParaibano)

Pescadores criticam data do defeso

São Sebastião - Pescadores do Litoral Norte estão preocupados com o início do defeso do camarão que começa amanhã e vai até o dia 31 de maio, período em que a pesca é proibida. Eles alegam que esse não é o melhor período para fechar a pesca do crustáceo.
O pescador José Roberto Barbosa, 34 anos, de Ubatuba, disse que os camarões estão pequenos e que nesse período o defeso deveria estar terminando.
Essa também é a opinião do presidente da Colônia dos Pescadores de Ilhabela, Roberto Lourdes do Nascimento, que reclama do fato dos pescadores não terem feito parte da pesquisa que definiu o período do defeso.
O oceanógrafo Acácio Tomás, do Instituto de Pesca, de Santos, contestou as reclamações dos pescadores e disse que os estudos mostram que nesse período o camarão juvenil tende a se juntar aos adultos e que se a pesca não for suspensa os riscos são maiores. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos de Ubatuba estudam em pátio da escola por falta de sala de aula
Falta de conclusão de sala faz estudantes ocuparem mesa onde é servida a merenda; diretora diz que medida é provisória

Ubatuba - A falta de conclusão de uma sala de aula em Ubatuba está fazendo com que um grupo de 25 alunos estude no pátio da Escola Municipal José Celestino Aranha.
Os alunos repetentes da 4º séria do ensino básico têm que sentar no banco do pátio. A maior dificuldade para alguns alunos é prestar atenção na aula que demora mais para começar, encerra mais cedo no recreio e no final da aula.
"As vezes tem muita gente no pátio e eu não consigo copiar a lição da lousa", disse Josemar de Souza Santos, 11 anos.
A aluna Flávia Rodrigues de Abrão, 10 anos, também não gosta de ficar no pátio. Ela disse que outros alunos apagam o que está na lousa quando ainda está copiando a matéria.
Para o estudante José Carlos dos Santos, 12 anos, além desses problemas, a aula no pátio é ruim porque em dia de sol fica muito quente ou quando chove forte, a água entra no pátio.
No pátio, os alunos sentam em bancos e mesas usadas para refeição. Por causa disso, eles têm que recolher o material mais cedo todos os dias e deixar na diretoria para liberar o espaço para os outros alunos.
Na hora de saída, a professora Paula Costa ajuda os alunos mais atrasados terminar de copiar a tarefa no caderno.
REFORMA - A diretora da escola Vani de Fátima da Silva disse que as instalações são provisórias porque uma nova sala está sendo concluída na escola. Segundo ela, falta colocar os vidros e instalar as carteiras.
A diretora disse que desde que a prefeitura municipalizou o ensino básico na unidade escolar em dezembro passado, não havia confirmação na necessidade de mais uma sala.
As dependências foram cedidas pelo Estado que ainda administrava as classes de ensino fundamental --5ª a 8ª séries). A secretária da escola, Célia Silva das Dores, disse que houve o "estouro" de uma classe da 1º série e da 4º série formada pelos alunos repetentes.
OUTRAS ESCOLAS - Outras duas escolas municipais estão fechadas por falta de material e término de obras.
A assistente-técnica da Secretaria da Educação, Rosalina Maria Gouvea, disse que as aulas para cerca de 400 alunos da escola Maria Josefina Digleo Silva, no bairro Estufa 2, devem começar ainda esta semana. Segundo ela, só ontem chegaram as carteiras encomendadas
No bairro Ipiranguinha, a Educação adiou para o dia 18 de março o início das aulas para cerca de 500 alunos matriculados na escola Governador Mário Covas porque as chuvas dos últimos dias atrapalharam o andamento das obras. A aulas deveriam começar na próxima segunda-feira.
Nessas duas unidades as aulas devem ser repostas com a compensação de meia hora por dia. (Fonte: ValeParaibano)

600 começam aula amanhã em São Sebastião

São Sebastião - A Secretaria da Educação de São Sebastião calcula que as aulas para mais de 600 alunos do ensino básico das escolas do Pontal da Cruz e Maresias comecem amanhã.
A secretária Vera Hilst disse que o calendário de reposição das aulas já foi pré-definido pelas escolas e os alunos não serão prejudicados.
A prefeitura está reformando, desde o final do ano passado, 25 escolas pertencentes à rede municipal de ensino.
Nas escolas dos bairros Pontal da Cruz e Maresias, houve um atraso no início das aulas porque os prédios estavam totalmente danificados e necessitavam passar por reforma geral.
Na escola Maria Francisca Tavolaro, no Pontal, a reforma foi geral. Segundo Vera Hilst, até o sistema de águas pluviais teve de ser readequado, pois no local havia acumulo de água, com focos do mosquito da dengue.
"Além disso, o piso estava se desfazendo e a poeira é nociva à saúde das criança," disse a secretária. Ela acrescentou que as obras vão acabar no dia 15 de março.
O prédio da escola Dulce César Tavares, em Maresias, também ganhou diversas melhorias. Além do ensino básico de 1º a 4º séries, a unidade escolar será a primeira a ter o ensino municipalizado para alunos de 5ª a 8ª séries. (Fonte: ValeParaibano)

Obra é embargada por dano ambiental

Ubatuba - A Promotoria de Meio Ambiente de Ubatuba abriu inquérito civil para investigar os danos ambientais causados pela abertura de uma estrada que ligaria a rodovia Rio-Santos e a praia do Perez.
A obra foi embargada pela Polícia Ambiental por suspeita de degradação ambiental de uma área de 400 metros quadrados. O dano, que se estendeu a uma trilha que dá acesso à praia da Lagoinha, foi constatado após vistoria realizada em conjunto com o DPRN (Departamento de Proteção dos Recursos Naturais) em julho do ano passado.
"O dano causado não foi grande, mas a tendência, com a continuação da obra, era degradar uma extensa área de importância para o patrimônio ambiental", disse o engenheiro do DPRN, Júlio Masueto de Carvalho.
Próximo à obra embargada, que é considerada faixa de Marinha, estão situadas áreas de preservação ambiental.
Segundo moradores, a estrada teria sido aberta manualmente por caiçaras pagos por dois proprietários de casas de veraneio localizadas próximas à praia do Perez. Com o inquérito, a Promotoria quer identificar os responsáveis pela obra. (Fonte: ValeParaibano)

Banco do Povo entrega os primeiros créditos
Duas costureiras foram beneficiadas pelos primeiros financiamentos aprovados na linha de crédito popular do município

Ubatuba - O vice-prefeito Moralino Valim Coelho (PMDB) entregou hoje, 27, os dois primeiros cheques de créditos aprovados no Banco do Povo Paulista de Ubatuba. A costureira Maria Aparecida dos Santos, 37, moradora do bairro do Silop, foi a primeira beneficiada. Seu crédito de R$ 800,00 foi aprovado no dia 6 e foi utilizado para aquisição de uma máquina de costura reta. A segunda beneficiada também foi uma costureira, Maria de Fátima Piton, 38, moradora do Parque dos Ministérios. Ela obteve um crédito, aprovado no dia 20, para aquisição de uma máquina de costura industrial, orçada no valor de R$ 900,00.
“O Banco do Povo funciona mesmo. Não tive nenhuma dificuldade para conseguir o financiamento. A taxa de juros é excelente, o atendimento é bom e as informações são claras. Para mim foi muito bom e assim que eu pagar essa máquina vou fazer outro financiamento para aumentar meu empreendimento”, declarou Maria Aparecida. A costureira Maria Piton destacou a simplicidade e a facilidade para a obtenção do crédito. “Para mim funcionou, por isso vou divulgar o Banco do Povo para as outras pessoas. Recebi um ótimo atendimento e a linha de financiamento, para quem está começando, é fundamental. Nem mesmo para obter o avalista foram colocadas quaisquer dificuldades”, contou Piton.
O Banco do Povo atendeu mais de 230 pessoas somente em janeiro, após sua inauguração no dia 10. Em fevereiro, a média de atendimentos é de 12 pessoas por dia. Segundo o agente municipal de crédito, Jailton de Oliveira Santos, as pessoas procuram a agência buscando orientações de funcionamento do banco. “Por enquanto, a grande procura gira em torno de pescadores, costureiras e profissionais autônomos na área de informática.”, explica Jailton. Os valores de financiamento variam de R$ 200 até R$ 5000,00 para pessoas física ou jurídica. Já cooperativas e associações podem obter linha de financiamento de R$ 200 a R$ 25.000,00, limitado ao máximo de R$ 5000,00 por associado, se o total de sócios for menor que cinco. A taxa de juros é de 1,0% ao mês.
O Banco do Povo é um convênio entre Prefeitura, Governo do Estado e Associação Comercial e Industrial de Ubatuba e tem como objetivo proporcionar linha de financiamento popular em benefício de pequenos empreendedores formais, informais, autônomos e cooperativas A Prefeitura cedeu dois funcionários que foram treinados e habilitados para a função de agentes de crédito. A sede da agência do Banco do Povo está instalada na Associação Comercial de Ubatuba, localizada na avenida Dona Maria Alves, 865, centro. Os telefones para informações são 3833-7880 e 3833-7884 e o endereço eletrônico é bpovopmu@iconet.com.br. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Na quarta-feira, só há atendimento ao público durante o período da manhã. (Fonte: ACS-PMU)

COMTUR lança Projeto Turismo e Cidadania

Ubatuba - A COMTUR e Secretaria da Educação lançam o Projeto Turismo e Cidadania com o objetivo de conscientizar os alunos do Ensino Fundamental sobre a importância socioeconômico e cultural do turismo.
Acontecerão oficinas de treinamento aos professores,ministrados pelos alunos da Universidade de Taubaté - Campus Ubatuba, que fazem parte do Convênio assinado pela Universidade, pelo Prefeito Paulo Ramos e pelo Diretor Presidente da COMTUR, Luiz Antonio Bischof.
Essas oficinas visam debater, trocar idéias e trabalhar o Turismo de forma multidisciplinar envolvendo todos os professores da escola. A idéia principal é mostrar o Brasil e principalmente Ubatuba aos alunos com suas riquezas naturais e sua diversidade cultural.
Todo o Projeto foi apresentado a Professora Doutora Regina Araújo de Almeida, coordenadora do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de São Paulo - USP, sendo aprovado com louvor.
A primeira palestra acontecerá no dia 16 de Março de 2002, no auditório da Escola Tancredo Neves, que fica na Av. Rio Grande do Sul, centro de Ubatuba.
O acompanhamento do Projeto será feito pela Professora Nirta Maria Noronha Mendes, Chefe de Serviços Técnico e Pedagógico e supervisionado pelo Secretário da Educação, Corsino Aliste Mezquita.
"Agora é o momento de semear para que no amanhã a colheita seja de grandes frutos para o município de Ubatuba" - disse Luiz Antonio Bischof, presidente da COMTUR. (Fonte: Comtur)

Prefeitos se reúnem em primeira reunião do Codivap, do ano de 2002

São Sebastião - Os prefeitos que integram o Codivap - Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira - se reúnem pela primeira vez, este ano, no Clube dos 500, na cidade de Guaratinguetá, na sexta-feira, 1º, às 14 horas, após a disputada eleição pela presidência do orgão, ocorrida no dia 1 de fevereiro, que elegeu para presidente o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB) e para vice- presidente, Danilo José de Toledo, prefeito de São Luís de Paraitinga.
Nesta reunião, já está confirmada a presença do secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder. "A presença do Altenfelder neste primeiro encontro se justifica por ser um dos secretários que agem no sentido de trazer recursos para o Estado de São Paulo, uma vez que a secretaria é voltada para o desenvolvimento da indústria e da agroindústria adotando medidas de incentivo à iniciativa privada, com apoio técnico às empresas", explica Paulo Julião.
Além de rediscutir a importância do Codivap para região, os prefeitos irão analisar a proposta de criação de câmaras setoriais, que visa agregar municípios com os mesmos interesses, para que haja maior fortalecimento - principalmente dos municípios menores - junto ao governo do Estado.
"O Codivap não é um órgão executivo, mas uma entidade que congrega prefeitos de várias regiões. Esta diversificação acaba por envolver interesses diferentes, pois as regiões têm áreas de atuação e problemáticas distintas, sendo uma industrial, outra agrícola e a nossa, por exemplo, turística. A proposta é criar divisões no Codivap, de acordo com micro-regiões tendo uma coordenação geral, para tentar fomentar maior produtividade e agregar os municípios integrantes do consórcio de acordo com seus interesses gerais e particulares", disse Paulo Julião.
A última eleição do Codivap ocorreu na cidade de Tremembé, com a presença de 34 dos 41 prefeitos que compõe o consórcio. Numa eleição disputadíssima, Paulo Julião, conseguiu 17 votos contra 16 da chapa adversária que era presidida pelo prefeito de Aparecida, José Luís
Rodrigues. (Fonte: PMSS)

Fiscalização autua obras irregulares na Barra do Sahy

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião, em operação realizada na tarde de ontem (quarta-feira), autuou várias obras irregulares que estavam em andamento na Vila Baiana, Barra do Sahy, costa sul do município.
As irregularidades das obras foram constatadas pelo cadastramento que está sendo realizado através da Assessoria de Defesa Civil e Proteção ao Cidadão, órgão da Prefeitura Municipal, que tem como objetivo controlar o aumento da ocupação desordenada em áreas de risco ou protegidas ambientalmente.
De acordo com o Assessor da Defesa Civil, Cel. Rui Nogueira de Lima, o primeiro cadastramento, que é atualizado a cada seis meses, foi realizado em março do ano passado, possibilitando a demolição de mais de 50 obras irregulares.
Os bairros Canto do Mar, Enseada e Jaraguá, na costa norte e Topolândia, Olaria e Itatinga, na região central do muncípio, já foram cadastrados e, num primeiro momento, não foram detectadas obras irregulares.
Esse ainda não é o resultado final do levantamento. Os dados serão compilados para saber se houve ou não aumento do número de famílias em áreas de risco ou de proteção, nesses bairros.
“Na Vila Baiana, ao contrário dos bairros da região central e costa norte, logo na primeira visita, nossos fiscais autuaram e multaram obras irregulares em andamento e outras receberam embargo com ação demolitória”, complementou Lima.
No bairro de Juqueí, também na costa sul, mais 20 construções foram notificadas. Porém, esses são casos regularizáveis.
O recadastramento será feito em todo o município até o final de março. Fiscais da secretaria de Obras e Meio Ambiente e agentes da Defesa Civil estão envolvidos nessa operação. O mapeamento do município será refeito e monitorado com a ajuda de um helicóptero, alugado pela prefeitura, e das viaturas da Defesa Civil, que acabou de receber uma Pick-up Ranger 4 X 4, facilitando o acesso das equipes a áreas de morro e alagadiças. (Fonte: PMSS)

Caraguá será tema do informativo nacional da Fundação Orsa
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba firmou no início de 2001 uma parceria na área de Educação, com a Fundação Orsa, para a administração das novas creches, inauguradas em abril do ano passado. Nesses 11 meses de trabalho, o CEI - Centro de Educação Infantil do Rio do Ouro ganhou o Prêmio Mérito Municipal, pelo trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de zero a 3 anos

Caraguatatuba - A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundação Orsa, resultou num trabalho pedagógico inovador com as creches de Caraguá, reconhecido através do Prêmio Mérito Municipal, que Caraguatatuba recebeu no dia 22 em São Paulo, em razão do projeto pedagógico aplicado na creche Rio do Ouro, que trabalha o aprendizado das crianças de forma lúdica, utilizando cores, música, artes e outros recursos.
Foram 11 meses de trabalho desde a inauguração dos Centros de Educação Infantil Rio do Ouro e Sertão dos Tourinhos. Em meados de julho a Fundação Orsa passou a adotar também a creche do Travessão, e em razão da aprovação do Conselho Municipal de Educação, a Fundação estará orientando também as creches do Ipiranga e João Bolinha, no Casa Branca. A parceria entre a Prefeitura de Caraguá e Fundação Orsa vai além, com as novas creches que serão inauguradas neste ano, no Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão e Olaria, a Fundação Orsa passará a administrar pedagogicamente 9 Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba. Com a inauguração das creches, o prefeito acredita “acabar com o déficit de crianças fora da creche).
Devido a parceria e o sucesso do trabalho desenvolvido no município, Caraguatatuba foi escolhida como tema do próximo informativo bimestral da Fundação Orsa, que tem circulação nacional e está previsto para circular em abril - mês do aniversário da cidade.
Para isso, a jornalista da Fundação Orsa, que tem sede em Carapicuíba, Elaine Lavezzo, esteve no gabinete do prefeito Antonio Carlos, realizando uma entrevista sobre a cidade e o investimento na Educação Infantil. A secretária de Educação Roseli Morilla também participou do encontro e o resultado desta coleta de informações poderá ser visto em abril, com a circulação do informativo na cidade. esta não será a primeira vez que Caraguatatuba aparece no cenário nacional, ligada a Fundação Orsa. No mês de outubro, as crianças do Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, do Rio do Ouro, foram capa do informativo, e levaram o nome da cidade muito além das fronteiras do Litoral Norte. (Fonte: PMC)

Caraguá pede que turistas e veranistas também combatam a dengue
O turista, ao deixar o município, deve verificar se não há água parada, empoçamentos, recipientes de vasos de plantas com água, bromélias, caixas d’água destampadas e até mesmo a tampa do vaso sanitário que deve ser mantida fechada, para que o mosquito não transforme estes pontos em criadouro do Aedes Egypti.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Saúde, procurando evitar casos de Dengue no município, fez várias campanhas, entre elas um plano emergencial contra a Dengue em razão da cidade possuir focos positivos do Aedes Aegypti. Neste mês de janeiro, entretanto, o foco da campanha, segundo informou a própria secretária de Saúde, Myrlene Veneziani, está voltado para os turistas e veranistas que vem passar férias em Caraguatatuba.
A cidade não possui nenhum caso de Dengue, mas por possuir focos da doença está trabalhando para conscientizar o turista que passa férias aqui. “Precisamos mostrar ao veranista a importância de não deixar água parada ou descoberta no quintal ou dentro de casa. Toda água limpa parada torna-se um criadouro do mosquito aedes aegypti. A região do Indaiá é a que mais está preocupando por ter sido encontrado o maior índice de focos e por tratar-se de uma região onde 35% das casas são de veraneio e passam a maior parte do ano fechadas”, explicou a secretária.
As primeiras ações contra a Dengue tiveram início com o plano emergencial, colocado em ação pela Prefeitura, que inclusive contou primeiramente com voluntários e depois realizou concurso, contratando pessoal para trabalhar durante três meses na campanha, buscando focos da epidemia na cidade.
No balanço realizado pela Secretaria de Saúde, foram detectados 56 focos positivos do Aedes em toda a região central, sendo 8 deles no Centro, 16 no Caputera e 20 no bairro Indaiá.
Segundo explicou a equipe da Secretaria de Saúde, é muito importante que o turista, ao deixar o município, verifique se não há água parada, empoçamentos, recipientes de vasos de plantas com água parada, caixa d’água muito bem fechada e até mesmo a tampa do vaso sanitário tem que ser mantida fechada, para que o mosquito não transforme a privada num criadouro propício a criação do Aedes.
O objetivo da campanha da Dengue em Caraguá é erradicar a doença na região, partindo do princípio de conscientização dos proprietários de casas de veraneio. (Fonte: PMC)

Audiência Pública é adiada para a próxima semana

Caraguatatuba - As Audiências Públicas que seriam realizadas na Câmara Municipal de Caraguatatuba nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de fevereiro, foram transferidas para a semana seguinte. O motivo da transferência é o mesmo que motivou a suspensão da Sessão Ordinária desta terça; O vazamento no plenário, em virtude da reforma e das fortes chuvas do último final de semana.
Na Sessão Ordinária do dia 19 de fevereiro, projeto de lei do Executivo que pedia autorização da Câmara para a implantação de um piso padrão para as calçadas da cidade foi remetido para Audiência Pública, devido a um parecer da Assessoria Jurídica do Legislativo.
As Audiências Públicas foram marcadas para os dias 27 e 28 de fevereiro, quarta e quinta-feira respectivamente, às 18 horas, com entrada franca da comunidade e com convites emitidos para a sociedade civil organizada.
Devido as fortes chuvas do último final de semana, aliado a reforma que o prédio da Câmara vem sofrendo, para aumento do espaço físico nos gabinetes dos Vereadores, o plenário sofreu um sério vazamento, que encharcou todo o carpete e deixou o local sem condições de uso para a realização da sessão, comprometendo toda a parte elétrica do local.
Em vista do problema, a Sessão Ordinária semanal foi transferida para sexta-feira, quando acontece uma Extraordinária às 19 horas e as Audiências Públicas foram igualmente transferidas para a próxima quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de março, às 18 horas, mantendo-se os convites à população e aos membros da sociedade civil organizada.
Na Audiência Pública, será discutido projeto do Executivo que estabelece um piso padrão para as calçadas da cidade, bem como o uso de um piso padrão de preço popular nos bairros mais carentes, além da permissão de colocação de gramas e jardins nas calçadas, desde que se mantenha a largura mínima de 1.20 metros, permitindo o fluxo de pedestres e deficientes físicos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Barranco Alto ganha Supletivo por intermédio de Aurimar

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB) recebeu o aval do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), para a criação de 3 (três) salas de Supletivo no bairro do Barranco Alto, zona sul de Caraguatatuba. As aulas terão início no segundo semestre, onde mais de 100 pessoas esperam por uma vaga.
A conquista do Supletivo se deu através de insistentes pedidos da população da zona sul, que tem atualmente apenas no Porto Novo, salas do Supletivo de 2º grau. Após analisar o fato e verificar que mais de 100 pessoas requisitavam a vaga para a complementação de seus estudos, o Parlamentar empreendeu esforços junto a Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla, ao Dirigente Regional de Ensino, Laércio Albaricci e ao prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva, para que o problema fosse solucionado. "O Supletivo é a chance do mais carente de completar seus estudos e conseguir uma colocação melhor, através da escola", disse.
A solução encontrada e que obteve aval da Educação Municipal e Estadual e mais ainda, do próprio Antonio Carlos da Silva, foi a cessão de 3 (três) salas do Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil), do bairro do Barranco Alto, na zona sul da cidade. Para complementar, o Vereador fez um pedido verbal, durante a Sessão de Prestação de Contas do prefeito, na Câmara, em 5 de fevereiro.
Graças a essa decisão, Aurimar Mansano acredita estar fechando as lacunas que estão abertas na Educação do município nos seus vários setores. "Não podemos impedir o acesso da população ao estudo e a educação. Uma comunidade de cidadãos também se forma nos bancos escolares", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara formaliza Comissão de Escolas Municipais

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba formalizou, através de determinação da presidência da casa, os integrantes da mais nova comissão do Legislativo. Trata-se da Comissão de Assuntos Relevantes das Escolas Municipais, uma iniciativa do Vereador Pastor Anderson Bertoncini (PTB). Além dos Vereadores a comissão será formada por técnicos do município.
A Comissão de Assuntos Relevantes das Escolas Municipais é uma iniciativa do Vereador Anderson Bertoncini (PTB), que elaborou projeto com base na rejeição de uma emenda de sua autoria. Quando foi votada e criada a Comissão de Assuntos Relevantes da Educação, que analisou as escolas estaduais na cidade, o Vereador Pastor apresentou emenda sugerindo que fossem analisadas as escolas municipais. A emenda foi rejeitada e foi opinado, por outros Vereadores na época, que fosse feita uma comissão somente para tratar do assunto.
Dito e feito, o Vereador Bertoncini apresentou no final do ano passado o projeto de lei, que foi aprovado pela maioria dos Vereadores. Como o ano letivo estava chegando ao fim, o autor preferiu esperar o reinício dos trabalhos escolares para formalizar e começar os trabalhos.
Por determinação da presidência do Legislativo, a cargo do Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), foram escolhidas as Vereadoras Dalva Santana (PPS) e Vera Peixoto (PSDB), sendo esta última a Relatora da Comissão.
Com o intuito de dar mais peso aos trabalhos da comissão, o Vereador Pastor elaborou ofício à Prefeitura, requisitando 3 (três) técnicos de diversas áreas para acompanhar as visitas.
Foram convidados técnicos da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Obras e da Cozinha Piloto, setor que é vinculado a Secretaria Municipal de Educação. O Parlamentar ainda não tem resposta do ofício e devido a isso, não sabe quais os técnicos que serão enviados para auxiliar os trabalhos.
As visitas terão início no dia 7 de março, em local e horário ainda a serem definidos. "Desde o ano passado quero saber as condições das escolas municipais e por causa disso, fiz o projeto. Pude acompanhar as visitas às escolas estaduais e estou ciente da situação. Espero que as escolas do município estejam melhores", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vera Peixoto quer formar Comissão do Comércio

Caraguatatuba - A Vereadora Vera Peixoto (PSDB), está preocupada com o comércio local e tendo em vista a última temporada de verão, está voltada a formar, através de projeto aprovado pelos Vereadores, a Comissão de Assuntos Relevantes do Comércio, que iria estudar a situação e determinar soluções para o fato que vem se agravando a cada ano. Vera Peixoto é professora e comerciante, além de descender de uma linhagem de antigos comerciantes no município.
Para a Vereadora Vera Peixoto as temporadas de Verão dos últimos 10 anos não tem surtido o efeito desejado, sendo que mudam de aspecto anualmente. "Cada ano é um problema diferente que aflige e causa prejuízo ao comércio; Ou é a inflação, o período escolar, preços dos pacotes para o exterior, a chuva e assim por diante. Não podemos viver nessa inconstância", disse.
A Parlamentar observa que sendo Caraguatatuba uma cidade turística, uma Estância Balneária, não pode ter um comércio que sofra tanto com as intempéries políticas, financeiras ou econômicas. "As outras comunidades turísticas do país sofrem também com as variações, mas não tem tantos prejuízos como os que notamos em Caraguá", frisou.
A propositura está sendo preparada e dentro em breve deverá ser enviada para leitura, parecer das comissões, discussão e votação. A partir daí serão formalizados os integrantes e iniciados os trabalhos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereadoras vão à Sorocaba no 5º Encontro da Avesp

Caraguatatuba - Uma delegação de até 5 (cinco) Vereadoras da Câmara de Caraguatatuba deverão estar no próximo sábado, dia 2 de março, em Sorocaba, para o 5º Encontro da Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo). Este será o primeiro encontro de 2002 da entidade. A última reunião aconteceu em novembro de 2001, em Caraguatatuba.
A delegação de Caraguatatuba deverá estar composta pelas Vereadoras da casa; Dalva Santana (PPS), Madalena Fachini (PSB), Leonor Diniz (PDT) e Vera Peixoto (PSDB), além da probabilidade de comparecimento de Gema Trombini (PMDB), que deverá substituir nos próximos 30 dias a Wilson Gobetti (PPS), afastado devido a problemas de Saúde.
Segundo Vera Peixoto a pauta definida para o encontro estará centrada no problema da Mulher e a Previdência Social e a Saúde da Mulher - Políticas Públicas. Além disso a Parlamentar estará sugerindo debates sobre os problemas da Dengue.
O encontro se dará na Câmara Municipal de Sorocaba e será presidido pela presidente da Avesp, a presidente da Câmara de Lorena, Rita Marton, com início às 9 horas. A anfitriã será a Vereadora Cíntia, da cidade de Sorocaba. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)


Pousada Arpoador Nipakh Honda Vulcano

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor