Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 28 de março de 2002 - Nº 500 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

São Sebastião amplia as restrições contra antena
Litoral Norte registra 228 casos de dengue
São Sebastião conta com nova Unidade Básica de Saúde
Reggae da Tribo de Jah invade São Sebastião
De cara nova, Banda Eva se apresenta em São Sebastião
Fundacc lança campanha "Eu Doei História"
História do Teatro Moderno e Contemporâneo acontece na Fundacc
Voluntariado reuniu centenas de pessoas na creche Rio do Ouro
Assistência Social firma convênio com o Estado para abrigar 60 crianças
Banda Ôbahia e Aeróbica na Praia agitam Caraguá
Comitiva fica encantada com Centro de Reabilitação
Legislativo aprova abertura de Crédito Especial
Madalena faz Moção pelos 50 anos do ValeParaibano
Vera Peixoto pede novo afastamento de 15 dias
Câmara aprova convênio entre Prefeitura e FEBEM
Câmara rejeita parecer ao projeto que proíbe o uso aerosol
Maresias tem denominação de via pública alterado
Carta do Leitor



São Sebastião amplia as restrições contra antena

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram por unanimidade projeto que regulamenta e amplia as restrições para a instalação de antenas de transmissão e telefonia celular no município. O vereador Erwin Mota (PDT), autor do projeto, disse que a lei aprovada no ano passado era muito simples e falha. "Fomos buscar embasamento técnico e laudos para abranger mais os efeitos da lei e garantir a segurança da população." Entre as mudanças está a exigência de um laudo pericial antes da instalação da antena na cidade e adoção do sistema de compartilhamento. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte registra 228 casos de dengue

Litoral Norte - O número de doentes com dengue no Litoral Norte aumentou de 136 para 228. A Secretaria de Saúde de São Sebastião confirmou ontem mais 85 casos, elevando para 221 as vítimas do Aedes aegypti só no município. Os outros casos foram registrados em Caraguatatuba.
A preocupação da Saúde de São Sebastião é que esse número pode aumentar ainda mais, porque 464 exames de sangue estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Em Caraguá, que tem sete casos positivos, existem outros 263 suspeitos, que também aguardam análises.
As secretarias de Saúde de ambas as cidades estão intensificando os mutirões nos bairros para tentar acabar com os criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Em São Sebastião a situação é mais crítica nos bairros próximos ao centro. Todos os casos confirmados esta semana foram registrados na região central, Itatinga, Topolândia, Topovaradouro e Olaria.
Dos 221 casos positivos, 155 são autóctones, ou seja, foram contraídos no município, e 66 são importados. O mutirão já percorreu essa região e a secretária Cláudia Batochio pede a colaboração da população para que combatam os criadouros.
Em Caraguatatuba, os casos autóctones foram registrados no centro, Estrela Dalva, Rio do Ouro, Gaivotas e Jardim Primavera. A cidade tem ainda 6 casos importados.
APELO --A secretária de Saúde Myrlene Veneziani da Silva também pede a ajuda da população para que a doença não fuja do controle no município.
Há casos importados até em bairros próximo à divisa com São Sebastião --como o Perequê Mirim-- e a preocupação é que, se houver mosquito, o mesmo possa infectar outros moradores.
Outra recomendação é que a pessoa com sintomas da doença, como dor de cabeça, febre ou manchas vermelhas no corpo, procure imediatamente o posto de saúde. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião conta com nova Unidade Básica de Saúde

São Sebastião - O município de São Sebastião ganhou, na noite de hoje, 26, uma nova UBS - Unidade Básica de Saúde que irá atender aos moradores do bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município.
O local, que antes funcionava no mesmo prédio da Unidade de Pronto Atendimento, agora passará a atender na Estrada do Cascalho. Uma medida que, segundo a secretária de saúde Cláudia Batocchio Pinto Flausino, foi tomada para que a população fique mais próxima do atendimento médico.
"Essa entrega hoje é o reflexo da mudança mais profunda na área atendendo principalmente os moradores, que antes tinham de andar cerca de dois quilômetros até a UBS", destacou Cláudia.
Desde o ano passado, várias Unidades de Atendimento médico já foram entregues no município em bairros como Topolândia, Pontal da Cruz e Centro, além de outras que ainda passarão por reformas como Camburi, Morro do Abrigo e Barra do Una.
Diariamente cerca de 200 pessoas são atendidas na UBS de Boiçucanga. "Essa demanda será suprida com as novas instalações no Cascalho, que também servirão para abrigar as duas equipes de PSF – Programa Saúde da Família do bairro, totalizando em 50 pessoas - entre técnicos e profissionais especializados - que farão o melhor atendimento à população", disse a secretária.
O prefeito Paulo Julião aproveitou para relembrar da sua primeira gestão, em 85, quando o bairro não tinha nenhum médico em caráter permanente e, da segunda, em 89, quando a situação ainda era a mesma, alterada com uma iniciativa de buscar, por meio de anúncios em jornais do país, profissionais interessados em vir para o município. "No nosso primeiro mês de administração, Boiçucanga já contava com um casal de médicos e, durante nosso próximo passo, foi moralizar a atividade médica para todo o município, levando especialistas para cada bairro", disse ele.
Julião também abordou a questão de ter encontrado duas situações complicadas nesta gestão que são o lixo e, novamente, a saúde. "Mas nós contamos com excelentes profissionais que necessitavam apenas de estímulo", ressaltou.
Segundo o prefeito, um grande investimento dos governos Federal e Estadual e, que também está sendo levado a sério em São Sebastião, foi a implantação do PSF em 100% do município.
"No Brasil, 80% dos pacientes deixaram de procurar pelos Prontos Socorros após a implantação do PSF, por isso nós apostamos neste projeto e, com isso, aumentamos nosso investimento de R$ 190 mil a R$ 490 mil ao mês. Disso tudo, o mais importante é que esta não é apenas uma simples inauguração, mais sim a certeza de que estamos mudando a rotina da região", desabafou Julião.
"Este é um novo local de atendimento à saúde da população que vem ao encontro com o que a gente há muito tempo requisita do poder público, porque necessitávamos desta ampliação, já que Costa Sul tornou-se uma região imensamente povoada", disse o vereador e morador de Boiçucanga, Aldo Pedro Conelian Júnior.
O médico fez parte de todo o processo de implantação do atendimento médico nesta região, quando, assim como o médico Léo Jardim e respectivas esposas, em 92, mudou-se para São Sebastião para prestar atendimento em Boiçucanga.
A Fanfarra da Escola Municipal Walkir Vergani se apresentou antes da cerimônia de inauguração.
As unidades atendem das 7 às 17 horas, para PSF e consultório, e das 7 às 21 horas, para atendimento odontológico. (Fonte: PMSS)

Reggae da Tribo de Jah invade São Sebastião

São Sebastião - A banda de reggae, Tribo de Jah, se apresenta no bairro de Boiçucanga, na avenida Walkir Vergani, Costa Sul de São Sebastião, nesta sexta-feira, dia 29, às 24 horas. A entrada é gratuita.
A história da banda Tribo de Jah teve início na Escola de Cegos do Maranhão, onde quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho) viviam em regime de internato. Juntos começaram a desenvolver o gosto pela música, improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes.
Logo no início da carreira, eles realizaram shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada.
Neste momento, surgiu o radialista Fauzi Beydoun, nascido em São Paulo, filho de italianos com libaneses, que já havia morado quatro anos na Costa do Marfim (África), onde teve contato com a cultura reggae.
Nesta época, o ritmo se tornou um fenômeno quase inexplicável nas terras brasileiras do Maranhão, invadindo inicialmente os guetos para depois tomar toda cidade, o interior do estado e até os estados vizinhos.
O reggae viria marcar profundamente a cultura maranhense, contestado por uma minoria de intelectuais conservadores e abraçado pela grande massa, que através desse estilo musical originaria o título de "JAMAICA BRASILEIRA" à capital do Maranhão.
Foi neste cenário que a Tribo de Jah deu a partida para difundir o seu reggae roots até os ossos, com suas mensagens de amor e paz, políticas sociais e divinas, as quais afastaram das grandes gravadoras, as rádios não tocavam, a TV tão pouco informava e os jornais faziam vistas grossas.
De forma independente a Tribo de Jah foi fazendo shows e divulgando seus discos, hoje, conta com uma gravadora e uma distribuição a nível nacional.
Passados dez anos de trabalho, a banda já se apresentou no principal palco do reggae mundial (REGGAE SUNSPLASH FESTIVAL - JAMAICA 95), e nos quatro cantos do país (de Belém a Porto Alegre, passando pelo Canecão e Metropolitam - Rio, Palace e Olimpia - São Paulo).
Também esteve em alguns pontos internacionais, como Buenos Aires - Argentina, Caiena - Guiana Francesa, além de shows na Europa, em países como a França e Itália. (Fonte: PMSS)

De cara nova, Banda Eva se apresenta em São Sebastião

São Sebastião - o próximo sábado, dia 30, às 23 horas, a Banda Eva se apresenta na Praça de Eventos, na Rua da Praia, região central de São Sebastião. A entrada é gratuita.
A Banda Eva está de cara nova. Após quase dez anos anos liderado por mulheres (o último homem a cantar na banda foi Ricardo Chaves), o grupo volta a ter um vocalista: Saulo Fernandes.
Mais do que nunca, o grupo preserva os traços de sua sonoridade, influenciada pela moderna combinação dos metais e da percussão, o que vem aproximando a Banda Eva da world music.
Sem esquecer as raízes da música baiana, o grupo pretende ainda fortalecer sua aproximação com a linguagem pop, fazendo um trabalho pulsante, alegre e cada vez mais apaixonante.
Considerado um dos mais talentosos e promissores artistas da música baiana, Saulo foi o grande vencedor do Troféu Dodô & Osmar 2001 na categoria cantor revelação à frente da banda Chica Fé, um dos produtos trabalhados pelo Grupo Eva.
Com a energia de seus 24 anos, ele chega com força total, não só para se unir a uma constelação de estrelas que já passaram pelo bloco Eva - como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Ricardo Chaves e Emanuelle Araújo - mas também para dar continuidade ao arrojado projeto Banda Eva.
Na bagagem, o jovem e experiente cantor traz muitos dos atributos fundamentais para estar liderando esta banda, que é reconhecida dentro e fora do Brasil como um dos principais nomes do cenário musical da Bahia.
Beleza, talento, carisma e competência são apenas algumas das qualidades deste baiano de Barreiras, que poderão ser conferidas de perto pelo público de São Sebastião e do mundo.
Além de Saulo, chegam na nova Banda Eva outros músicos que integraram a Chica Fé: Alan "Toreba" (percussão), Léo Pinheiro (baixo) e Adriano Gaiarsa (teclado). Da antiga formação, permanecem Fábio "Slow" (bateria), Paulo Andrade (metais e direção musical), Ronaldo (guitarra) e Guerrinha (percussão). (Fonte: PMSS)

Fundacc lança campanha "Eu Doei História"

Caraguatatuba - "Eu Doei História". Esta frase é uma das questões mais importantes para a Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - ultimamente. É ela que vai estar impressa nos certificados entregues às pessoas que participarem do resgate da história de Caraguatatuba através da campanha "Eu Doei História". A campanha tem por objetivo receber peças para compor o acervo do M.A.C.C.­ - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que fará parte do Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos.
A "Sala de Mobiliário e Objetos", será o espaço onde ficarão expostas peças doadas por famílias e pessoas que as guardaram durante anos, e que agora vão poder ajudar a contar a história da cidade e de como vivia sua gente. São móveis, utilitários, peças decorativas, obras de arte, ferramentas, instrumentos de pesca artesanal, entre outros objetos que farão parte do acervo do museu.
Muito material já foi doado, mas a Fundacc espera uma maior contribuição da população, e com essa campanha a entidade visa arrecadar mais ainda. É importante lembrar que as doações ficarão sendo de domínio público, para visitação e pesquisa. Entre tantos objetos, já foi doada a flâmula da 1ª Prova Natatória Caraguá - Ilhabela, o chaveiro de um dos quartos do Antigo Hotel Binóca, um pingente de ouro em formato de chave, peça dos antigos navios naufragados na Ilhabela encontrado na praia, santos entalhados por escravos.
Para Eloiza A. Antunes de Oliveira, presidente da Fundacc, nessa campanha é de grande importância uma parceria, um envolvimento daqueles que prezam pela história e pela cultura de Caraguá - "Nós estamos montando a estrutura para que possa ser contada a história de Caraguatatuba, a trajetória dessa cidade e de sua gente, e esperamos que a população, as famílias antigas e tradicionais participem, doando peças para o museu. Sabemos que, às vezes, as peças têm um valor sentimental para a família, mas devem lembrar que elas fazem parte de um período histórico e que tem um imenso valor para a cidade" finaliza a presidente da Fundacc.
É esse resgate que a Fundacc vem oferecer, atra­vés da criação do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, um local onde toda a história será guardada e mantida para visitação, consultas, e exposições.
As pessoas que quiserem participar dessa campanha e doar algum material deve entrar em contato com a Fundacc - Rua Santa Cruz, 396, centro ou pelos telefones (12) 4225231 / 422 4184 / 38839770. (Fonte: Fundacc)

História do Teatro Moderno e Contemporâneo acontece na Fundacc

Caraguatatuba - A História do Teatro Moderno e Contemporâneo será tema do curso ministrado por Luiz Roberto Lopreto, promovido pela Fundacc em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. As aulas acontecerão de 28 de março a 27 de junho de 2002, às quartas e quintas -feiras, no Auditório da
A.C.I.C.-Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, e no Coreto da Praça Cândido Motta. O valor do curso é de R$30,00, que podem ser pagos em três parcelas.
Já é o terceiro curso que Lopreto ministra em Caraguá através das parcerias na área cultural, que estão acontecendo na cidade. "História da Arte Brasileira", "História do Teatro" são os temas que já foram realizados, sempre com a quota de alunos lotada e lista de espera.
Nesta próxima etapa, Lopreto abordará o Teatro Moderno e Contemporâneo, iniciando no Teatro Burguês, com Voltaire, Rousseau, Goethe entre outros; e vai passando por Teatro Romântico, Moderno, os Balles Russos, os Autores Latinos como Luigi Pirandello, Frederico Garcia Lorca, , Autores Russos, Americanos, o Teatro Pós-Guerra, com Samuel Beckett, Peter Weiss, e Ionesco; Teatro do Absurdo, Contemporâneo, com performances, teatro-dança e instalações teatrais, culminando nos Gêneros Teatrais.
As inscrições devem ser feitas na Fundacc e as vagas são limitadas. Mais informações pelos telefones 38839770/4225231/4224184 ou na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396, no centro. (Fonte: Fundacc)

Voluntariado reuniu centenas de pessoas na creche Rio do Ouro

Caraguatatuba - O CEI – Centro de Educação Infantil "Profª Honorina Pacheco Corrêa", no Rio do Ouro, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Orsa realizou nesta Terça-feira 26, a Tarde do Voluntariado, para homenagear pais e representantes da comunidade que colaboraram com a creche com mão-de-obra, doações e outras atividades
Em homenagem aos voluntários que trabalharam pelo desenvolvimento pleno das atividades do CEI – Centro de Educação Infantil "Profª Honorina Pacheco Corrêa", no Rio do Ouro, a direção, coordenação e equipe realizou a "Tarde do Voluntariado", presenteando a comunidade atuante dentro da creche.
De acordo com a diretora Matilde Malva, a idéia foi mostrar que o CEI valoriza o trabalho dos pais de alunos e comunidade em geral, que colabora como pode com a creche, não apenas com doações, mas na organização de festas, mão-de-obra para pinturas no pátio, além de outros trabalhos artesanais. "Em 2001, o CEI Rio do Ouro teve a colaboração de 330 voluntários, o que contabilizaria em espécie um valor equivalente a R$ 8.416,00, incluindo doações, brinquedos, gêneros, horas de trabalho voluntário, brinquedos, entre outros", explicou Matilde.
Segundo explicou a diretora, além dos voluntários ativos, como os pais de alunos, a creche homenageou também os voluntários especiais, considerados parceiros, por não participarem do dia-a-dia da creche, mas estarem sempre colaborando com o CEI. Entre os parceiros, receberam diplomas e uma lembrança Rodrigo Walter Simões, que fez uma quitandinha para as crianças e está construindo um circo, além de Ter realizado outros trabalhos de marcenaria na creche, o gerente do Pão-de-Açúcar, Francisco Pedro da Silva, representado pela funcionária Adriana dos Santos Pereira, a "dona" Fátima, dona de um mercado nas imediações e líder da comunidade, Maria Aparecida Garcez, da escola de cabeleireiro Cid Nill, a direção do Colégio Tableau, às diretoras das Emefs Aida Castro Grazioli e Bernardo Ferreira Louzada(ambas no Rio do Ouro), ao prefeito Antonio Carlos, secretária de Educação, Roseli Morilla, entre outros.
A secretária Roseli, que representou o prefeito na ocasião, passando às mãos da diretora Matilde Malva uma placa em reconhecimento pelo Prêmio Mérito Municipal, aproveitou a ocasião para falar do trabalho desenvolvido no CEI. "Reconhecer é mostrar que estamos fazendo um bom trabalho e o Prêmio Mérito é prova disso. Mais que o próprio troféu, o valor principal está no trabalho pedagógico realizado no CEI, que irá refletir no futuro de nossas crianças", explicou Roseli Morilla.
Centenas de pessoas estiveram presentes no local, assistindo às apresentações de Páscoa das crianças de 2 e 3 anos e durante o evento foram distribuídas 3 cestas básicas e no encerramento foi oferecido um café aos pais e comunidade em geral.
Coelho da Páscoa no Rio do Ouro - O CEI – Centro de Educação Infantil "Profª Honorina Pacheco Corrêa", no Rio do Ouro realizou nesta Quarta-feira 27, a festa de Páscoa com as crianças da creche, que tem parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Orsa. De acordo com a direção do CEI, além da distribuição de ovos de páscoa, os alunos receberam uma visita especial do coelho da páscoa, que foi cedido gentilmente pelo supermercado Pão-de-Açúcar, grande parceiro da creche na realização dos eventos em benefício da comunidade do Rio do Ouro. (Fonte: PMC)

Assistência Social firma convênio com o Estado para abrigar 60 crianças

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, firmou nesta quarta-feira um convênio com o governo do Estado de São Paulo. A parceria também foi feita entre Corpo de Bombeiros e creche Santo Antonio de Caraguá.
O convênio foi assinado pelo Prefeito Municipal de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o Secretário Estadual da Juventude e do Esporte, Gabriel Chalita e a Secretária Municipal da Assistência Social de Caraguatatuba, Maria do Carmo Cunha Ferreira.
A parceria servirá para abrigar 60 jovens de 10 a 15 anos na creche Santo Antonio. Estas pessoas receberão auxílio nas áreas educacionais, culturais, esportivas entre outros benefícios. O convênio, segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo, é muito importante porque estará auxiliando jovens e crianças da cidade. "Eles terão um lar, uma ocupação, além da oportunidade de conviver em família". Ela conclui dizendo que o principal objetivo da Assistência Social é aliar todas as secretarias municipais, firmando convênios com entidades filantrópicas, e todas outras que queiram o melhor para as crianças e jovens do município.
A solenidade ocorreu na Praça da Sé, na capital paulistana. Logo após a apresentação das autoridades, o convênio foi assinado no Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo. (Fonte: PMC)

Banda Ôbahia e Aeróbica na Praia agitam Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Turismo, está preparando uma programação especial para quem for visitar a cidade neste feriado de páscoa.
A agitação começa neste sábado, a partir das 11h na Praia Martim de Sá, com aulas de aeróbica com o Professor Marílio. O Trio Elétrico Ôbahia se apresentará logo em seguida. O conjunto é composto por 12 componentes e duas dançarinas. Eles interpretam músicas do melhor do "axé" e do novo ritmo "samba-duro". A Ôbahia esteve presente nas últimas edições do Festival de Verão da cidade e no carnaval deste ano. Sua atual formação é a mesma desde 1997, composta por músicos do circuito Porto Seguro-Salvador que já tocaram por todo o Brasil.
Para quem não pôde conferir a aeróbica na Martim na parte da tarde, haverá nova chance para exercitar-se no palco da Praça de Eventos, a partir das 21h. Está prevista também nova apresentação da banda no palco da Praça de Eventos, na Avenida da Praia, às 22h.
A expectativa para o número de visitantes que devem passar pela cidade é de 150 a 200 mil pessoas. Segundo o Secretário de Turismo de Caraguatatuba, Salim Burihan, "o feriado é forte, tradicional e importante para a região". Para ele, as condições climáticas pode influir diretamente neste fim-de-semana prolongado. "Espera-se grande número de visitantes caso o tempo permaneça em boas condições. Caso as condições climáticas piorem, a expectativa pode diminuir", conclui Salim. (Fonte: PMC)

Comitiva fica encantada com Centro de Reabilitação

Caraguatatuba - Uma comitiva política, formada pelo Prefeito, Vice e Vereadores esteve visitando o Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos da Fundação Renascer, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. O objetivo da visita foi o de mostrar aos membros do Legislativo o funcionamento da entidade, que tem intenção em construir um empreendimento idêntico em Caraguatatuba.
O Centro existe há cerca de 1 ano e meio (18 meses) e por lá já passaram cerca de 270 Dependentes Químicos e do Álcool. Estiveram presentes os Vereadores Valmir Gonçalves, Wilson Gobetti, Dalva Santana, Agostinho Lobo de Oliveira, José Benedito Gonçalves Pinto, João Rodrigues de Godoy Filho e a assessora Marizete, do Vereador Nilson Lopes da Silva, além do vice-prefeito José Pereira de Aguillar e do prefeito Antonio Carlos da Silva.
No local, numa área com mais de 2 mil metros², o Centro de Reabilitação tem capacidade para 90 pessoas, de ambos os sexos, que recebem alimentação diária e tratamento dentário, além de aulas de marinharia, panificação, serigrafia e trabalhos no setor de lavanderia, restaurante e horta comunitária. Há também sala de informática, piscina e biblioteca.
A recepção foi feita pelo vice-presidente da fundação, o Bispo Geraldo e a Psicóloga Elsa. A fundação nasceu em setembro de 1990, das idéias do Pastor Estevam Hernandes, um ex-executivo de marketing da Itautec. Aliado ao tratamento, existe o projeto Gauf (Grupo de Apoio ao Usuário e Familiares, que integra tanto o dependente, como a sua família, entre eles e perante a comunidade.
Através de negociações entre o prefeito Antonio Carlos e a Fundação, um novo centro deverá ser construído na cidade, através da doação de uma área no bairro do Indaiá e a doação de uma quantia em dinheiro. "Em Caraguá o Centro será maior e será adaptado uma escola de formação", disse o prefeito Antonio Carlos da Silva.
Os Vereadores gostaram do que viram e alegam que são favoráveis ao projeto. "Um centro como esse beneficiará em muito o tratamento dos dependentes das drogas e até do álcool de nossa cidade e região", frisou Valmir Gonçalves. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Legislativo aprova abertura de Crédito Especial

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Regime de Urgência, projeto do Executivo que solicitou Crédito Especial de R$ 140 mil (Cento e Quarenta Mil Reais). O projeto seguiu tramitação após a coleta de 12 assinaturas. O restante da Ordem do Dia foi adiada.
Os 3 projetos que constavam na Ordem do Dia da 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba foram adiados. O do Executivo, que cria a calçada padrão na cidade teve o adiamento solicitado pelo líder, João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL).
Já o projeto do Vereador Pastor Anderson Bertoncini (PTB), não foi discutido pois o mesmo encontra-se em Natal, para o Congresso Nacional de Vereadores. O projeto da Vereadora Madalena Fachini (PSB), que constitui Comissão de Assuntos Relevantes para estudar e atualizar a Lei de Uso do Solo - a 200/92, foi adiado a pedido da autora. Todos os projetos foram adiados por uma sessão.
O único projeto discutido e aprovado tem como autor o Executivo e através do pedido de Regime de Urgência, quando discutiu a abertura de Crédito Especial no valor de R$ 140 mil. O projeto foi aprovado. Além disso, foram discutidos, votados, aprovados e rejeitados Requerimentos e Moções, bem como a leitura de 71 Indicações. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Madalena faz Moção pelos 50 anos do ValeParaibano

Caraguatatuba - A Vereadora Madalena Maria Fachini (PSB), elaborou e aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 26 de março, Moção de Congratulações pelos 50 anos de fundação do jornal ValeParaibano, com sede em São José dos Campos. Para a Parlamentar é obrigação do Agente Político homenagear aqueles que trouxeram a informação para a região, bem como seria uma falha incrível esquecer tal data.
Na Moção a Parlamentar lembra a história do jornal, que teve início em 52, na cidade de Caçapava, sob as mãos de Chico Triste e Rubens Lencioni, passando pela década de 70, quando as famílias Salerno e Lovato compraram o periódico, até a década de 90, quando houve a modernização do matutino.
A Vereadora lembra o ValeParaibano como um veículo sério, que leva a informação aos formadores de opinião, obrigando-os ao debate. Ao mesmo tempo fala da qualidade de suas matérias e fotos, bem como do alcance e resultados de seu Departamento Comercial.
Para Madalena, 50 anos de ValeParaibano é um tempo muito pequeno para tamanho empreendimento. "Se este periódico tem esta qualidade com 50 anos, quero estar viva para testemunhar o 100º aniversário", brinca a Parlamentar. "Não podíamos deixar essa data passar em branco, seria uma gafe incorrigível, para um jornal que só trouxe a verdade e a informação ao Vale, Litoral e Mantiqueira", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vera Peixoto pede novo afastamento de 15 dias

Caraguatatuba - A Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto - a Vera Peixoto (PSDB), pediu prorrogação de sua licença médica por mais 15 dias. O pedido já foi encaminhado e aceito. O suplente assume na próxima segunda-feira e trata-se do ex-Vereador Carlos de Oliveira - o Carlinhos do Peixe (PSDB).
A Vereadora já havia cumprido 15 dias de licença médica, quando em consulta de retorno com sua médica, recebeu a orientação de que deveria continuar por igual período, para que não houvesse chance de seqüelas e para que o tratamento fosse feito da melhor maneira possível.
A Parlamentar queixa-se de problemas na região respiratória. O seu suplente direto, Francisco Carlos Marcelino - o Carlinhos da Farmácia (PSDB), não assumiu durante a vigência dos primeiros 15 dias, pois encontra-se em serviço de relevância ao município. Farmácia é atualmente o Secretário Municipal de Esportes e Lazer. Como não houve uma informação formal sobre o porque de não tomar posse, há riscos de que o suplente perca os direitos do mandato se for novamente chamado para tal.
O novo suplente na seqüência da lista é o ex-Vereador Carlos de Oliveira - o Carlinhos do Peixe (PSDB), que já está providenciando a documentação para assumir na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, estando apto a freqüentar a Sessão Ordinária do dia 2 de abril, terça-feira. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara aprova convênio entre Prefeitura e FEBEM

São Sebastião - Os vereadores aprovaram por maioria de votos, 11 a 1, em regime de urgência o projeto de lei 020/02, de autoria do Prefeito Paulo Julião (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a entidade Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM).
Somente o parlamentar Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) foi contrário a proposta em função de não ter conhecimento sobre o conteúdo. Na opinião dele, seria necessário discutir o projeto antes de colocá-lo em votação.
Os vereadores Dalton José da Silva (PRP) e Marquinho Souza (PSDB) faltaram a sessão.
O parlamentar Capitão Mota (PDT), mesmo sendo favorável a propositura, ressaltou que há a necessidade de se “trocar figurinhas”, ou seja, discutir a questão uns 3 ou 4 dias antes de se colocar em votação para que os vereadores possam consultar especialistas visando o esclarecimento de suas dúvidas. Ele salientou que votou a favor do pedido de urgência pelo fato da propositura ser de âmbito social. “É apenas para suprir deficiências pelo serviço que o município já executa, mas precisa receber repasse”, explica.
O vereador Aldo Pedro Conelian Júnior (PV) também frisou a necessidade de rever a votação de alguns projetos em regime de urgência. No entanto, ele ressaltou ser favorável a proposta por que a Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vera Alonso, esclareceu o motivo da urgência. Para Conelian, a atenção e o atendimento às crianças e adolescentes será melhor e direta. Além disso, o município irá receber um repasse financeiro do governo estadual. “Nesse caso não há como ser contrário uma vez que vai atender o social”. Na opinião dele, a demora na votação pode onerar a Prefeitura em relação aos serviços que já vêm sendo executados.
Já o parlamentar Benedito Amâncio dos Santos (PPS) declarou que há abuso por parte da administração em virtude de “enfiar goela a dentro um projeto que não se tem conhecimento de todo o seu conteúdo”. Amâncio votou a favor em consideração, segundo ele, ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretária Vera Alonso junto as questões sociais e também porque o projeto, que autoriza o convênio com a FEBEM, vai atender crianças carentes e abandonadas. Quanto ao repasse, o vereador disse que o valor é irrisório. “Não irá fazer diferença para uma Prefeitura como a nossa”, acredita.
Para o vereador Wagner Teixeira (PV), o que deve ser considerado é a questão social e não o valor a ser repassado pelo governo estadual.
Projeto - A proposta visa a execução de projetos destinados ao atendimento de crianças e adolescentes, em consonância com a lei federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
De acordo com o Prefeito, fica criado na lei de diretrizes orçamentárias o programa de atendimento, com o objetivo de atender os adolescentes que cometeram ato infracional e que estejam cumprindo medida sócio-educativa de liberdade assistida.
Segundo ele, o trabalho já vem sendo desenvolvido no município por uma técnica da fundação, com atendimento a vinte adolescentes. Com a municipalização, o acompanhamento será realizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.
O Prefeito atribui o problema a intensa migração verificada nas últimas décadas, atraída pelas atividades de construção civil e pelos serviços braçais executados por empreiteiras, que tem ocupado desordenadamente o município. Além disso, o baixo grau de escolaridade e de poder aquisitivo desta população, aliados às precárias condições de moradia, a pouca valorização dada aos laços familiares refletida no grande número de famílias desagregadas, também são dificultadores significativos na busca de melhores condições de vida das crianças e adolescentes do município.
Conforme explica, atualmente o abrigamento de adolescentes é um serviço realizado por entidade social com repasse financeiro municipal e estadual.
A proposta pretende trabalhar o adolescente em atendimento individual e em grupo de adolescente e sua família, adotando prática educativa e de participação dos envolvidos de maneira que favoreça a reflexão, o exercício da cidadania e o incentivo à comunidade em acolhê-los e apoiá-los. O projeto foi encaminhado à sanção. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Câmara rejeita parecer ao projeto que proíbe o uso aerosol

São Sebastião - A Câmara rejeitou por unanimidade de votos o parecer ao projeto de lei 010/2.002, de autoria do vereador “Marquinho Souza” (PSDB), que dispõe sobre a proibição do comércio e utilização de produtos em embalagens aerosol (spray) - aqueles que produzem espumas ou similares.
Segundo o parlamentar Capitão Mota (PDT), um dos membros da comissão de justiça, legislação e redação, o projeto é inconstitucional porque fere o artigo 5º inciso XIII da Constituição Federal.
Na época da apresentação da proposta, o autor explicou que muitas pessoas o procuraram para reclamar sobre a questão. De acordo com ele, o pronto atendimento instalado na rua da praia, durante o período carnavalesco, registrou, aproximadamente, 70% dos casos em função do uso indiscriminado do produto.
Ele informou, ainda, de acordo com informações obtidas junto a Polícia Militar, que houveram ocorrências e tumultos em decorrência da utilização do mesmo produto.
O projeto determina que a comercialização e utilização dos produtos fica proibida na passarela e proximidades de locais - cerca de 100 metros - onde se realizam os desfiles carnavalescos.
Ao infrator, conforme a proposta, será aplicada um multa de R$100,00 e/ou apreensão dos produtos.
O projeto foi encaminhado à ordem do dia da próxima sessão. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Maresias tem denominação de via pública alterado

São Sebastião - A Câmara aprovou por unanimidade de votos o projeto de lei 007/02, de autoria do vereador Capitão Mota (PDT), que dispõe sobre alteração de denominação de via pública no bairro de Maresias, costa sul do município.
Segundo a proposta, fica concedido o nome de “Capitão PM Gerson Tavares dos Santos” à rua denominada “Nilópolis”.
De acordo com o autor, a iniciativa visa atender a solicitação de grande número de munícipes, cerca de 150 assinaturas.
O parlamentar Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) disse que seria favorável ao projeto, mas ressaltou desconhecer qualquer tipo de serviço prestado pelo homenageado ao bairro. Na opinião dele, há caiçaras na localidade que se sentiriam contentes com a honraria.
Segundo Mota, a família do homenageado é moradora do bairro desde a época em que existia as Capitanias Hereditárias. “Existe em Maresias uma praça com o nome do seu tio”, lembra. Além disso, ele teceu comentários sobre a denominação de algumas ruas como Maritacas, do Peixe, entre outros, que, na sua opinião, deveriam ser mudadas, mesmo apesar dos problemas que surgem em decorrência da alteração, como por exemplo nas contas de energia elétrica e telefone. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Carta do Leitor

Ilha Anchieta - Com respeito a observação do sr. Carlos Alberto Barreto, quero deixar claro claro, que conheço toda as histórias desta terra que escolhi para morar, além de também conhecer grande parte do seu povo, que vejo sofrendo com tantos desmandes, como foi o caso dos atuneiros que vierem acabar com o nosso peixe no ano que passou. E é por isso que posso afirmar, que, se este senhor tivesse lido com mais atenção ao meu comentário, veria que gostaria que mais fosse feito pelos nossos pescadores. Não quero e nem por um minuto passou pela minha cabeça, em tirar os pescadores da Ilha, pois é com eles que passo muitas horas conversando e sei das dificuldades que passam. Quanto ao fato de comparar o rancho caiçara com uma favela, desculpe-me, mas não é uma opinião só minha. Todos que por ali passam, comentam a mesma coisa. Talvez o senhor Carlos Alberto não tenha ido por lá nos últimos tempos. Eu só quero o bem desta cidade que adoro e que tenho o DIREITO sim ,de falar e de não ficar calada como este senhor sugere pois é calando que todos abaixam a cabeça para o grande desmando que é o nosso país.
Sr. Carlos Alberto, o senhor sim, perdeu uma grande oportunidade de, ou ficar calado, ou ajudar aos pescadores para que tenham o que pescar Instituto de Piscicultura) do qual comentei.

Angela Parrilo

Nota do Editor

Chegamos ao boletim de número 500.
Foram 500 dias de notícias do Litoral Norte, divulgando os principais acontecimentos da região.
Toda essa informação é um arquivo vivo da nossa história. Muitos dos leitores podem não saber, mas todas essas informações estão disponíveis aqui desde 06 de abril de 2000, data em que iniciamos o "Últimas Notícias do Litoral". É só clicar em "Edições Anteriores".
Mas o mais importante de tudo isso é  mudança de comportamento que que as notícias via web trouxe para todos. Um jornal eletrônico que chega até sua casa ou escritório de forma rápida, precisa e funcional. Um veículo onde você pode comentar, interagir e criticar os acontecimentos através de uma mídia imparcial e que respeita a sua opinião.
É essa mudança de comportamento que procuramos atingir, e devemos todo o sucesso que nossos boletins têm atingido a você leitor, que nos acompanha todos os dias. Também agradecemos a colaboração das fontes de informações, dos orgãos de imprensa regionais e ao Jornal ValeParaibano, nossa principal fonte de notícias da região.
Desejamos atingir em breve a marca dos 1000 boletins, e para  isso contamos com as suas sugestões, críticas e opiniões para melhorar cada vez mais nossos serviços.
Contamos com você!

Emilio Campi
Editor

 

Studio Maranduba Screen Saver Grátis

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor