Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 29 de maio de 2002 - Nº 542 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis A.Coutinho Residencial Hawaii

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Ambientalistas querem fim de obra irregular em igreja
Litoral discute vida útil de aterros
Má campanha derruba técnico do XV
Campanha do agasalho 2002
Quarta-feira é dia de atividade física no “Challange Day”
Caraguatatuba enfrenta Avaré no “Dia do Desafio”
Associação dos Aposentados fará atividade na Cândido Motta
Feira de Artesanato reúne 12 cidades do Litoral
Federação oficializa doação de máquinas para Coopersuss
I Fest’Art – Seduc Festival de Teatro Estudantil
Malha vence o Ferroviário em casa
Xadrez termina em 5º nos Jogos Abertos da Juventude
Projeto isenta de multas os proprietários de estabelecimentos comerciais
Usuário terá linhas de ônibus numeradas
Título de Cidadão à Secretária de Promoção Social é aprovado
Prefeitura quer destinar contribuição à Associação Comercial
Fiéis passam a noite preparando os tapetes para cerimônias
Prefeito promete melhorias para moradores da zona oeste
Carta do Leitor



Ambientalistas querem fim de obra irregular em igreja
OAB espera demolição de uma cozinha fora dos padrões da matriz de Ubatuba

Ubatuba - A Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em conjunto com quatro entidades ambientais de Ubatuba, entrou com uma representação no Ministério Público Estadual pedindo a demolição de uma cozinha construída anexa à Igreja de Exaltação da Santa Cruz, há 15 anos.
A obra descaracteriza a arquitetura original da igreja, que é a matriz da cidade. O padre responsável pelo templo é acusado de fazer recentemente uma ampliação da cozinha irregular.
A representação foi protocolado na Promotoria de Justiça no dia 23. A OAB e as ONGs já haviam entrado com ação dia 21 na Secretaria de Arquitetura e Urbanismo da prefeitura, exigindo a paralisação da ampliação, demolição, remoção dos entulhos e imediata recomposição da praça.
A obra complementar, iniciada no dia 10 de maio, foi embargada pela prefeitura no dia 16 e as novas paredes que haviam sido construídas foram demolidas. Representantes da prefeitura pensam em se reunir para discutir a remodelação da cantina.
A prefeitura autorizará a retomada das obras somente se o projeto seguir os padrões de construção utilizando o mesmo tipo de janela e porta da igreja.
"Não se pode mais tolerar ofensas ao patrimônio histórico", disse a presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, Maria Helena Pinheiro Bressan. Apesar de histórica, a igreja não é tombada por nenhum órgão de patrimônio oficial.
"Infelizmente o tombamento deveria ter sido feito há muito tempo. A igreja já passou por várias reformas e apenas uma das torres foi acabada", disse a historiadora Denise Lemes.

Outro Lado - O padre Gastone Pozobon disse que a cantina já existia anexa ao prédio da igreja e que é utilizada para as obras sociais da paróquia. "O local estava passando por uma reforma. Vamos ver o que pode ser feito", disse Pozobon.
Segundo o padre, a igreja não decidiu se continuará as obras e pretende remover a cantina atual, recuperando a igreja, se a prefeitura oferecer um novo local para o funcionamento da cozinha.

Templo Violado - A igreja matriz fica na Praça de Exaltação da Santa Cruz, no centro da cidade, e teve sua obra iniciada em 1835, com a fachada terminada em 1866. A obra irregular estava sendo coordenada pelo padre frei Gastone Pozobon desde o dia 10 de maio. As novas paredes que haviam sido construídas foram demolidas. Representantes da prefeitura devem marcar uma reunião para discutir a remodelação da cantina, construída há cerca de 15 anos e que estava sendo ampliada. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral discute vida útil de aterros

São Sebastião - Representantes da área de Meio Ambiente de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba participaram na última segunda-feira do 1º Encontro sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos, organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
O objetivo foi discutir medidas que estão sendo adotadas na região para prevenir que um número cada vez maior de produtos recicláveis sejam depositados nos aterros sanitários.
Segundo a presidente do comitê, Rosa Maria Mancini, todas as cidades têm problemas em seus locais de disposição de lixo.
"No Litoral Norte, temos um lençol freático muito próximo da superfície. Isso faz com que a situação dos aterros seja crítica porque a infiltração do chorume contamina o solo, atingindo as nascentes dos rios e trazendo conseqüências para o meio ambiente."
No encontro, foram discutidos métodos de controle disponíveis e alternativas para depósito de lixo.
A próxima atividade do comitê é integrar assuntos como planos de bacias hidrográficas, resíduos sólidos e gerenciamento costeiro nos Planos Diretores Municipais. (Fonte: ValeParaibano)

Má campanha derruba técnico do XV

Caraguatatuba - O última colocação na Série B-1, com dois empates e seis derrotas em oito rodadas, derrubou o técnico do XV de Caraguatatuba, Paulo Roberto Messias, o Paulão.
"Ele procurou fazer o que estava ao seu alcance, mas os resultados não vieram", disse o presidente do XV, Francisco Mastromônico.
Mesmo considerando normal a troca de técnico em um time que não vence, Paulão não quis assumir toda a responsabilidade pela péssima campanha.
"O elenco vem sendo formado durante a competição e só agora o time está surgindo", disse o ex-treinador.
Até sábado, quando o XV visitará o Mauaense, a equipe será comandada pelo preparador físico Cláudio e o auxiliar técnico Marlon. (Fonte: ValeParaibano)

Campanha do agasalho 2002

Ilhabela - Com o tema “Teça e Aqueça”, o Fundo Social de Solidariedade do Município de Ilhabela, inicia sua Campanha do Agasalho 2002. Este ano, além de arrecadar agasalhos, roupas e cobertores, pede também para que a população doe quadradinhos confeccionados em crochê ou tricô, medindo 30x30 cm, que serão unidos e transformados em mantas e colchas, para serem doados às famílias carentes do município.
“Se cada pessoa dedicar 15 minutos por dia para este fim, até junho teremos muitas mantas para serem doadas”, enfatiza a Presidente do Fundo, Célia Reale Ferreira. O Fundo Social também aceitará novelos de lã, que serão utilizados para ensinar usuários de Programas Sociais a confeccionar suas próprias mantas.
As doações de agasalhos, novelos de lã e quadradinhos confeccionados em crochê ou tricô deverão ser entregues em horário comercial, na sede da Secretaria de Assistência Social que fica na Rua Luiz Ameixeiro, 65 - Perequê, durante todo mês de Junho. (Fonte: PMI)

Quarta-feira é dia de atividade física no “Challange Day”

Ilhabela - Acontece hoje, 29, o evento mundial Challange Day (O dia do desafio), onde Ilhabela participa mais uma vez e promete colocar a toda cidade para agitar. Os 17 monitores da Diretoria de Esportes vão se distribuir pela cidade, passando pelas escolas (municipais, estaduais e particulares), academias, prefeitura municipal e outros pontos da cidade, no período da manhã e tarde, para desenvolver junto à população 15 minutos de qualquer atividade física.
Esses minutos de atividades contam pontos para Ilhabela, que terá como adversário a cidade de Cabricân, da Guatemala. Para os que já praticam suas atividades físicas diárias como caminhada, natação e ciclismo ou qualquer pessoa e grupo que querem ajudar a nossa cidade a vencer este desafio, podem participar entrando em contato com a Diretoria de Esportes e comunicando os monitores, que irão computar pontos a nosso favor.
Além disso, a Diretoria de Esportes vai dar um Kit Esportivo para a escola que reunir o maior número de alunos para a realização de evento. (Fonte: PMI)

Caraguatatuba enfrenta Avaré no “Dia do Desafio”
Caraguatatuba vai participar mais uma vez do “Dia do Desafio”, no qual as cidades de todo o Brasil se enfrentam numa maratona esportiva que tem como tema “Cuidar do Corpo é Divertido”. Para isso, a Secretaria de Esportes e Recreação estará mobilizando toda a população, afinal, 15 minutos de atividade física contam pontos para Caraguá na batalha contra o município de Avaré

Caraguatatuba - Chegou o “Dia do Desafio”. 29 de maio, das 0h às 20h, a cidade estará mobilizada a praticar 15 minutos de qualquer atividade física. Se cada cidadão fizer sua parte, Caraguatatuba vence Avaré nesta batalha e conseqüentemente, hastear sua bandeira no município perdedor. O tema deste ano é “Cuidar do Corpo é Divertido”. Para monitorar e incentivar a prática de atividades físicas, a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação preparou uma programação especial e está convidando toda a população a participar junto dessa batalha contra Avaré. As atividades serão realizadas na Praça de Eventos, na sala de ginástica da Sub-Prefeitura do Porto Novo, nos campos do Barranco Alto, Centro Esportivo, Brasília e quadras do Massaguaçu, Poiares, Tinga, Porto Novo, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Cidade Jardim e Jetuba, além da piscina do Centro Esportivo. É só escolher a atividade que mais aprecia, e colaborar com a cidade no Challenge Day.
É importante destacar que o Challenge Day é um evento mundial que incentiva a prática esportiva e as cidades se enfrentam conforme o número de habitantes. Caraguá possui segundo o último censo do IBGE, 78 mil habitantes.
Qualquer pessoa, departamento, associação, clube, empresa pode participar desta campanha fazendo algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. Desta forma todos estarão colaborando para que Caraguá seja a vencedora. O “Dia do Desafio” é um evento que tem o objetivo de promover a integração entre os povos, alertando para a necessidade do exercício físico como condição de qualidade de vida.
Para participar do “Dia do Desafio” e ajudar Caraguá a vencer a disputa, basta enviar a ficha de participação para a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, com as seguintes informações: nome da entidade, atividade desenvolvida, número de participantes, nome do responsável, RG, telefone, bairro, assinatura do responsável ou registrar sua participação pelos telefones 427-1165 ou 427-5922.
No ano passado Caraguá competiu com a cidade de Montero, na Bolívia e venceu com a participação de 32.326 mil pessoas contra 6.100 mil pessoas. (Fonte: PMC)

Programação - Praça de Eventos

7h - 12h - período da manhã
8h - Caminhada para a Terceira Idade
10h - Aeróbica
9h-12h - Vôlei adaptado para a Terceira Idade
7h-12h - Atividades desenvolvidas pelas escolas, entidades, etc
7h-12h - Atividades da Secretaria de Esportes - Vôlei, Futebol de Areia, Corrida, Queimada, etc
13h-17h - período da tarde
16h - Aeróbica
14h-17h - Vôlei adaptado para a Terceira Idade
13h-17h - Atividades desenvolvidas pelas escolas, entidades, etc
13h-17h - Atividades da Secretaria de Esportes - Vôlei, Futebol de Areia, Corrida, Queimada, etc
Das 7h às 19h - Acontecem nas quadras e campos, em vários bairros da cidade atividades como basquetebol, voleibol, ginástica, futsal e atividades desenvolvidas pela comunidade. No mesmo período, no Centro Esportivo haverá hidroginástica e Natação. (Fonte: PMC)

Associação dos Aposentados fará atividade na Cândido Motta

Caraguatatuba - A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba também estará dando sua colaboração para o Challenge Day. De acordo com a presidente do Conselho Consultivo da entidade, Vera Welzl, cerca de 30 integrantes do grupo de Dança Sênior, da Associação estarão na praça Cândido Motta no período da manhã, realizando várias atividades esportivas dando desta forma uma parcela de colaboração para o Dia do Desafio. (Fonte: PMC)

Feira de Artesanato reúne 12 cidades do Litoral

São Sebastião - A cidade de São Sebastião realizará, de 31 de maio a 02 de junho, a Feira Estadual de Artesanato do Litoral Norte, das 16h às 22h, na Praça de Eventos, na Rua da Praia, região central.
O evento, organizado pela Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e pela Prefeitura Municipal, através da Assessoria de Relações Comunitárias, contará com a participação de artesãos de 12 cidades do Litoral Paulista.
Além de São Sebastião, são elas: Cubatão, Bertioga, Itanhaém, Santos, Ubatuba, Caraguá, Ilhabela, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe e São Vicente. Estima-se que cerca de 195 artesãos participem do evento.
A Feira, que tem o objetivo de divulgar o artesanato típico da região, apresentará variados tipos de trabalhos, como: pintura em tecidos, cerâmica, artigos em couro, luminárias de bambu, velas, e peças em madeira, entre outros.

Casa do Artesão - A Cooperartess – Cooperativa de Trabalho de Artesãos de São Sebastião – está com nova sede, localizada na rua Martins do Val, esquina da rua Frei Ângelo, no bairro São Francisco. O horário de atendimento é de 3ª a 6ª, a partir das 14 horas, e ao sábado, das 10h às 18h.
No local estão sendo comercializadas cerâmicas utilitárias, como panelas e potes de barro, antiga tradição caiçara. Esta técnica milenar foi transmitida aos artesãos por dona Adélia Barsoti, 83, a última paneleira de São Sebastião. O preço das peças varia conforme o tamanho, indo de R$ 6 a R$ 20.
Para confecção das cerâmicas são utilizados a cabaça ( espécie de fruto) para dar forma e alisar o barro e o olho de boi ou pedra de rio para dar o lustre final. As panelas, após passarem pelos estágios de secagem, raspagem das sobras e confecção de dobras e das alças. (Fonte: PMSS)

Federação oficializa doação de máquinas para Coopersuss

São Sebastião - A Federação Face Norte oficializou hoje, 28, ao prefeito Paulo Julião, a doação de duas prensas e uma empilhadeira, cedidas pela Federação à Coopersuss (Cooperativa de Triagem de Sucata União de São Sebastião) e entregues na última sexta-feira, 24.
Para a presidente da entidade, Rosely Santaella, a doação é uma mostra do trabalho em parceria. Segundo ela, esta é a primeira vez que a Federação foi ao gabinete para fazer uma doação e não para pedir ajuda ao poder público. As máquinas foram doadas à Federação por Christian Martin Hermann Stettiner.
Paulo Julião disse que a parceria é uma palavra chave para a administração pública, só que muito difícil de se conseguir devido ao descrédito que as pessoas, às vezes, têm do poder público. “Mesmo assim, tenho a confiança na parceria, pois 90% das pessoas que eu conheci durante o tempo em que eu estou na política são sérias, honestas e que fazem o melhor de si em suas ações”, declarou Julião.
O prefeito ainda destacou que a sociedade tem de se conscientizar de que ninguém pode resolver as coisas sozinhas, por isso, a importância do trabalho em conjunto, “pois a vida se compõe de uma rotina em sociedade”.
Atualmente a cooperativa é composta por 37 famílias. José Raimundo dos Santos é integrante e presidente da entidade. Segundo ele, com o apoio da atual administração o rendimento para cada família aumentou muito. “Hoje nós recebemos entre R$ 500 e R$ 600 ao mês, muito superior ao que recebíamos anteriormente, cerca de R$ 60”, disse Santos, completando que as máquinas irão auxiliar no manuseio e empilhamento dos fardos prontos para a venda.
A Assessora de Relações Comunitárias da prefeitura Rose Tournillon Costa, disse que as máquinas vieram em boa hora, pois a cooperativa estava realmente precisando e estudando a possibilidade de adquirir tais equipamentos via empréstimo Banco do Povo, e que irá permitir maior ganho ao cooperados, já que o material reciclável é enfardado e, desta forma, vendido por um valor melhor no mercado. (Fonte: PMSS)

I Fest’Art – Seduc Festival de Teatro Estudantil

São Sebastião - Estão abertas as inscrições para o I Festival de Teatro Estudantil, voltado para as escolas públicas e particulares de São Sebastião. As inscrições poderão ser feitas no Teatro Municipal até o dia 15 de junho das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.
O festival é uma iniciativa da secretaria de Educação do município e tem como objetivo estimular a formação de grupos teatrais amadores nas unidades escolares do município.
Poderão participar do festival todas as escolas do município, mesmo as que não possuam grupos teatrais, nas categorias infantil, infanto juvenil e adulto
Para o sucesso do evento a secretaria de Educação programou para os professores e diretores das escolas inscritas um curso de noção de direção e interpretação, expressão corporal e leitura dramática com duração de três meses (julho/agosto/setembro), coordenado pelos Diretor Teatral Carlos Palmer, formado pelo Tablado e pela Escola de Teatro Macunaíma.
Palmer explica que o curso faz parte do festival. “Essa é uma oportunidade para todas as escolas participarem com igualdade no evento. O objetivo é que os professores e os diretores depois de capacitados possam formar seus grupos com mais segurança. Além do curso também estaremos à disposição para orientar todas as escolas na montagem das peças”, complementou.
A fase municipal do festival será realizada em outubro e todas as apresentações serão no Teatro Municipal de São Sebastião. Três peças serão selecionadas e participarão da fase regional do evento.
“Esse trabalho é muito importante e o nosso objetivo é que cada escola tenha seu grupo teatral, despertando em cada criança o interesse pelas artes em geral”, finalizou Vera Hilst, secretária de Educação de São Sebastião.
Maiores informações no Teatro Municipal ou pelo telefone (12) 452.4489 com Carlos Palmer ou Wellington Palmeira. (Fonte: PMSS)

Malha vence o Ferroviário em casa

São Sebastião - No dia 26 de maio, Domingo passado, a equipe sebastianense de malha jogou em casa contra a equipe do Ferroviário de Jacareí em jogo válido pela Liga Jacarezão de Malha.
São Sebastião venceu o adversário por 2 a 0 em duas rodadas. As parciais foram: 186 a 110 na primeira rodada e 208 a 46 na segunda rodada.
Os destaques da partida foram: Cláudio e Diógenes, ambos com 58 pontos e Rafael com 50 pontos. Com esta vitória, São Sebastião fica em primeiro com 06 pontos e Ferroviário e 11 de Junho em segundo, ambos com 03 pontos cada.
O próximo jogo será no dia 02 de junho, Domingo, e a equipe sebastianense enfrentará o 11 de Junho na casa do adversário. Segundo o técnico da equipe, Sr. Zico, a equipe adversária é forte e requer concentração. “Jogar na casa do adversário sempre é complicado porque não estamos acostumados com o campo e ainda temos a torcida contra, mas vamos nos esforçar bastante para manter a primeira colocação neste campeonato.” Completa Sr. Zico. (Fonte: PMSS)

Xadrez termina em 5º nos Jogos Abertos da Juventude

São Sebastião - No dia 25 de maio passado, Sábado, a equipe de xadrez de São Sebastião participou dos Jogos Abertos da Juventude realizado em São José dos Campos.
Ao todo 08 atletas da categoria Sub-18 representaram o município. São eles Michele Martins, as gêmeas Leila Cristina e Laila Cristina, Juliana da Silva, Felipe Melo, Leonardo Pogrebisnchie, Jeferson Toledo e Paulo Emílio. Sob a supervisão técnica da monitora Julieta Oliveira.
Segundo Julieta, se não fossem alguns imprevistos, a equipe teria ido bem melhor. “A equipe masculina foi desclassificada pois alguns atletas não levaram RG original não completando 51% da equipe e no feminino jogamos com uma atleta a menos ficando assim com a Quinta colocação.” Afirma a técnica.
O destaque fiou para a atleta Michele Martins que de 03 rodadas, venceu 02 perdendo apenas para a equipe de São José dos Campos que se consagrou campeã dos Jogos.
O próximo jogo da equipe de xadrez será no dia 29 de junho em local a ser definido pela Federação Paulista. São Sebastião fará sua participação no Circuito da Liga do Vale.
Em relação aos preparativos para os Jogos Regionais, a monitora se diz otimista em relação à equipe. “A expectativa é ótima, pois estamos com uma equipe de ponta. Estamos treinando os 10 atletas que irão competir, diariamente, durante 3 horas no Tebar. Dentre estes atletas, contamos com o atleta olímpico Stefan Morgado Dias - campeão 2002 do Torneio Internacional de Santos pela Liga Internacional de Xadrez, com a atleta Helena Yamazaki - Campeã Brasileira e Paulista de 96 e Célia Palieri, que vem trazendo ótimos resultados para o município desde 92.” Diz Julieta.
Além do treinamento das equipes de competição, a monitora Julieta Oliveira ressalta também a importância das Escolinhas de Xadrez para alunos a partir de 07 anos. “Já estamos formando futuros campeões. No Tebar Praia Clube as inscrições podem ser feitas às segundas, terças e quartas, das 14:00 às 17:00 horas e no SINDSERV, às quintas e sextas, das 14:00 às 17:00 horas.” Finaliza Julieta. (Fonte: PMSS)

Projeto isenta de multas os proprietários de estabelecimentos comerciais

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por maioria de votos o projeto de lei 036/02, de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que autoriza a Prefeitura a isentar de multa o empresário que requerer alvará de licença para funcionamento e localização, para os estabelecimentos que estão operando em clandestinidade.
Somente o parlamentar Benedito Amâncio dos Santos (PPS) foi contrário a proposta, que teve uma emenda de sua autoria rejeitada por maioria de votos. Além dele, o vereador Edvaldo Amarante (PPS) foi favorável. O documento em questão, caso fosse aprovado, eliminaria do projeto original o parágrafo único do artigo 1º, para que os empresários ou contribuintes que já foram notificados também pudessem usufruir do benefício. “Não concordo com este parágrafo porque beneficia os empresários mais ricos, enquanto os comerciantes mais pobres seriam prejudicados. No entanto, eles também geram empregos e são moradores da cidade”, explica.
A emenda supressiva havia sido apresentada pelo vereador Capitão Mota (sem partido), que acabou retirando-a, a pedido do prefeito Paulo Julião, com o argumento de que a Prefeitura iria realizar uma análise junto a equipe de fiscalização da Secretaria da Fazenda visando encontrar uma solução. “Gostaria de ser favorável, mas vou honrar o que foi combinado via telefone”.
O objetivo, segundo o Julião, é regularizar as atividades econômicas relacionadas no artigo 186 da lei 1.317/98, que institui o novo código tributário do município. “Embora a administração pública possa se utilizar, legitimamente, do poder de polícia e, assim, ‘encerrar atividades clandestinas’, entende também que, através de ações preventivas e de estímulo, deve produzir mecanismos que conduzam ao mesmo objetivo”, acrescenta.
A proposta recebeu somente uma emenda modificativa, de autoria do vereador Capitão Mota (sem partido). O documento altera o prazo de 60 para 90 dias visando colaborar no processo do pedido que, muitas vezes, tende a demorar.
A isenção proposta pelo prefeito não alcança o contribuinte que já tiver sido notificado. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Usuário terá linhas de ônibus numeradas

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por maioria de votos, 9 a 3, o projeto de lei 038/02, de autoria do vereador Marcos Antônio do Carmo Fuly (PFL), que dispõe sobre a criação de linhas de ônibus numeradas.
Foram contrários os vereadores Capitão Mota (sem partido), Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) e Benedito Amâncio dos Santos (PPS).
O parlamentar Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos (PSDB) não estava presente no momento da votação. Já Zezinho da Piscina (PSB) faltou a sessão.
A medida foi apresentada, segundo o autor, devido ao ‘grande’ número de munícipes analfabetos e com deficiência visual existente na cidade e até no país. Fuly acredita que a mudança não vai proporcionar transtornos aos usuários em função da quantidade de linhas disponíveis.
Na ocasião, o vereador Capitão Mota disse que tinha dúvida em relação a forma a ser adotada no itinerário. “Será somente número ou terá algo escrito também?”, pergunta. Conforme explicou o autor, serão os dois. Mota, no entanto, manifestou sua posição contrária argumentando que a empresa terá “bom” gasto para efetuar a mudança, uma vez que a colocação de adesivos nas portas de entrada e saída dos coletivos, contendo os números de telefones do Detraf e do DER, não podem ser colocados.
Para o parlamentar Amâncio, o problema de analfabetismo não é culpa da empresa e sim do Poder Público que precisa realizar parceria visando atrair as pessoas para estudar durante o período da noite.
Já o edil Edvaldo acredita que a proposta não vai atender tantos usuários. O ideal, segundo ele, seria rever os preços das tarifas cobradas pela empresa.
O vereador Carlos Antônio de Souza Borba (PMDB) justificou o seu voto dizendo que o projeto é bom porque o analfabeto sabe distinguir o dinheiro, conseqüentemente saberá utilizar a nova forma a ser adotada na empresa, através dos números.
O autor da proposta concorda que o problema do analfabetismo compete ao Poder Público, mas, muitas vezes, de acordo com ele, o trabalhador não tem tempo para freqüentar uma escola durante a noite. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Título de Cidadão  à Secretária de Promoção Social é aprovado

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de decreto legislativo 003/02, de autoria do vereador João Barreto (PRP), que concede título de cidadão sebastianense à Secretária de Promoção Social, Vera Lúcia Ferreira Alonso, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. (Fonte: Câmara municipal de São Sebastião)

Prefeitura quer destinar contribuição à Associação Comercial

São Sebastião - A Câmara Municipal está analisando o projeto de lei 050/02, de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que autoriza a Prefeitura a conceder contribuição financeira, no valor de R$ 25.000,00, à ACISS (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião).
O objetivo da proposta, segundo o prefeito, visa colaborar nas despesas da entidade a partir de campanhas que incentivem o consumo no comércio local. “A importância e os benefícios produzidos pela ACISS contribuem de forma decisiva com as próprias ações do Poder Público”, salienta Julião.
Ele também justifica que o incentivo ao consumo tem um reflexo direto nas receitas públicas municipais, uma vez que o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) traz retorno direto na questão da ampliação dos recursos públicos, decorrentes das devoluções que a municipalidade recebe em função do Fundo de Participação dos municípios.
O projeto determina que a concessão ficará incluída na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). (Fonte: Câmara municipal de São Sebastião)

Fiéis passam a noite preparando os tapetes para cerimônias

Caraguatatuba - Na Diocese de Caraguatatuba as cerimônias acontecerão em diversas paróquias. Em Caraguatatuba, o tradicional tapete confeccionado com sucatas e pó de serra ao redor da Praça Cândido Motta deve reunir centenas de pessoas para a sua preparação, que habitualmente acontece durante a noite. São aproximadamente 500 metros de tapete.
Participarão da Santa Missa Campal a partir das 17 horas e procissão, as paróquias Santo Antonio, Catedral Divino Espírito Santo e Paróquia São João Batista. Este ano, devido a viagem do bispo diocesano para a Itália, o celebrante deverá ser o bispo Dom David Picão, da Diocese de Santos.
Na paróquia Nossa Senhora da Glória, bairro do travessão uma longa procissão, com saída da Capela Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Perequê Mirim em direção a Igreja Matriz deve reunir centenas de pessoas que passarão por 6 altares preparados pelas comunidades locais, durante o percurso. Na chegada à Igreja será celebrada a Santa Missa.
A festa de Corpus Christi também acontece na comunidade do bairro Massaguaçu, que está em plena festa da Padroeira, Nossa Senhora da Visitação.
Em Ubatuba a preparação do tapete que movimenta centenas de pessoas é a atração para a Festa da Eucaristia. O tapete é confeccionado na Rua Dona Maria Alves. A Procissão sai às 15h da Igreja São Francisco em direção à Igreja Matriz Exaltação da Santa Cruz. Para a celebração da Santa Missa.
Em São Sebastião, a Igreja matriz celebrará Missa Campal às 17 horas e Procissão pelas ruas centrais da cidade, com saída da Praça do Coreto - Major João Fernandes, retornando para Matriz. O tapete será confeccionado pela comunidade já a partir das 20 horas do dia anterior, dia 29 e deve percorrer as ruas João Cupetino dos Santos, São Gonçalo, Sebastião Silvestre Neves e Antonio Argino. Em Boiçucanga, a reitoria Sagrado Coração de Jesus preparará o caminho da Eucaristia pela primeira vez.
Para os fiéis, a Festa de Corpus Christi é uma maneira de expressão, através das procissões, a fé no Cristo Vivo presente na hóstia consagrada.
A Celebração de Corpus Christi lembra a instituição da Eucaristia. É considerada uma das festas mais bonitas e alegres da Igreja pois é através da Eucaristia que se tem a presença viva de Cristo. Na verdade ela aconteceu na Quinta-feira Santa, quando Jesus participou da Santa Ceia e pediu para que todos "comecem do Pão em sua memória".
Como a Semana Santa não é ocasião propícia para festividades, a Igreja festeja esta data na quinta feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, este ano dia 30 de maio. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Prefeito promete melhorias para moradores da zona oeste

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva prometeu diversas melhorias para os moradores da zona oeste da cidade. O encontro se deu na escola do bairro, na última segunda-feira, no período noturno, graças a intermediação do Vereador Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), que tem suas bases eleitorais naquela região. Algumas melhorias propostas terão efeito em curto espaço de tempo.
Cerca de 60 pessoas se reuniram com o prefeito Antonio Carlos da Silva e o Vereador Nilson Lopes da Silva - o Nézão, na escola do bairro do Jaraguazinho, na última segunda-feira, por volta das 18h30. Estiveram presentes, além dos moradores, membros das SABs (Sociedades Amigos de Bairro) do Jaraguazinho, Ponte Seca e Rio do Ouro, além de membros da APM (Associação de Pais e Mestres) do Jaraguazinho.
A população aproveitou a ocasião para reivindicar melhorias para a região e por causa disso, o prefeito respondeu a inúmeras perguntas sobre Casas Populares, Pavimentação, Ônibus Urbano e o Campo de Futebol do Jaraguazinho.
Após os questionamentos, o prefeito prometeu dar início, nos próximos 30 dias, da construção da ponte que liga o Rio do Ouro a um lugarejo dentro daquela localidade, chamado de "Ilha do Sol". A ponte será de concreto e terá início na avenida Américo Timóteo do Rosário. Atualmente a ponte existente é precária e permite somente a passagem de carros leves, enquanto que os caminhões cruzam o local pelo rio, o que não é feito em horários de cheia e chuva forte.
Ao mesmo tempo o Vereador anunciou que a concessionária de Transportes Coletivos da cidade, a Praiamar Transportes, irá deixar a cargo da população a escolha de 4 (quatro) horários para a linha que servirá o Jaraguazinho, que terá entrada atrás do posto da Polícia Rodoviária e seguirá até o final da rua Sebastião Moreira César, no alto do morro, com retorno ao centro da cidade.
Na ocasião, Nézão disse que haverá um Mutirão de Limpeza do trecho de serra da SP-99, a Rodovia dos Tamoios, que liga Caraguatatuba a São José dos Campos, nos dias 5 e 6 de junho. No mutirão participarão membros do Parque Florestal, juntamente com voluntários do GAC e funcionários das Prefeituras de Caraguatatuba, Natividade da Serra e Paraibuna. O Vereador Nézão cederá para este evento o seu guincho, como forma de apoio e participação.
Na continuação das promessas, o prefeito Antonio Carlos da Silva disse que dará o alambrado e a grama para o campo de futebol do Jaraguazinho, que serão instalados e colocados pelos moradores do bairro, na forma de parceria e mutirão. Junto com o campo, serão instaladas várias luminárias e postes no bairro, visto que uma das reclamações dos moradores diz respeito as ruas escuras daquela localidade.
Finalizando a rua principal da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jaraguazinho, a Benedito Silveira Santana, será pavimentada, entrando em estudos, talvez para o próximo ano, a transformação do Centro Comunitário do Rio do Ouro em UBS, atendendo também ao pedido dos moradores. Para Nézão o encontro foi muito proveitoso. "A população quer estar próxima do prefeito e o Vereador faz a sua parte, levando as reivindicações propostas, mas nada melhor do que falar, pedir e discutir assuntos importantes diretamente com o Chefe do Executivo", disse. (Fonte: Câmara municipal de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Protesto - Diariamente consulto este conceituado meio de comunicação eletrônica... e hoje muito me espantou a carta ao leitor que falava da possível contratação do filho de Roberto Espíndola para o cargo de Assessor de Imprensa da Câmara de Caraguatatuba. Os jornalistas já foram bastante prejudicados pela decisão da juíza de permitir que outros.. trabalhando em meio de comunicação obtenham registro e agora mais essa... Pelo que me consta e todos sabem, o Caíto, como é conhecido, não é jornalista e se terminou o 2º grau...(se é que terminou)... foi o máximo que fez...! Não é jornalista... não fez faculdade e não acho que a escola de um jornalista é substituir o pai escrevendo fofoquinhas impertinentes numa página do jornal que poderia ser utilizada para matérias de interesse público. Ei... jornalistas da cidade... tomem a frente!
Outra coisa muito importante nessa história é que uma pessoa que trabalha no jornal... que praticamente escolhe o que entra ou não em pauta.... e assina páginas... não pode trabalhar para órgão público.... principalmente falando mal de profissionais da Prefeitura de
Caraguatatuba... uma constante na tal página 2. Isso será mau uso de dinheiro público para atender interesses do jornal... pertencente à família Espíndola.

Ernesto Bittencourt
Caraguatatuba - SP


Revisão Necessária - O conteúdo deste jornal virtual está excelente, abrangendo todas as áreas de interesse do leitor que reside (como eu) ou passeia no Litoral Norte. Acho, inclusive, que está bem mais "enxuto" e consistente do que o dos principais semanários da Região.
Porém, como profissional de redação (com mais de 180 alunos de Redação Empresarial pelo site da Manager - de SP, além de professora/corretora das redações do ENEM e do Poliedro, e ex- professora de redação e gramática das Faculdades, Colégio e Cursinho Módulo, sou obrigada a solicitar que contratem um revisor . Há erros gramaticais crassos veiculados pelo universo da Internet, depondo contra esse jornal, contra a nossa região, contra os profissionais que nele trabalham. O maior deles é o que sai no final de cada edição - "nescessariamente"; outro exemplo é a falta de crase no a do título "Convênio com Segurança Pública volta a pauta em Caraguá".
Como já trabalhei em revisão jornalística (Jornal da Praia - com 8/10 páginas publicadas semanalmente), tendo, inclusive, uma coluna permanente de artigos naquele veículo de comunicação, conheço bem a correria que se estabelece no fechamento da edição. Mas não se pode aceitar que nossa Língua, cuja gramática é sempre tão vilipendiada, também o seja em um jornal de muito bom conteúdo, como o Litoral Virtual.
Coloco-me à disposição para qualquer colaboração nesse sentido, inclusive de fazer uma parceria para a referida revisão, em troca de divulgação de meus cursos de redação (Atualização Gramatical, Redação Empresarial e Relatórios e Pareceres).
Para eventual contato telefônico, podem ligar para (012) 9769.2343 ou 424.3008.
Decepção - E quanto ao publicado na sessão Carta do Leitor, gostaria de manifestar minha decepção pela atitude conivente dos vereadores para com a "criação do cargo dirigido", a que se referiu o leitor Delvan. Também tenho interesse (e capacidade, como profissional de Comunicação há mais de 20 anos!) pelo cargo de Assessor de Imprensa , mesmo sem ser filha de dono de jornal da situação, como é o Expressão Caiçara. Gostaria de saber quais foram os critérios para escolha do Caito e qual a formação jornalística e experiência que o mesmo detém para alcançar posto tão cobiçado por muitos dos profissionais de redação, munícipes desta cidade. Não caberia um concurso público (com redação como prova eliminatória, entre outras) para atender ao projeto do Vereador Mansano? Espero que esta terça-feira (28.05) não fique, também, de exemplo do protecionismo que campeia neste (pobre) País.
Um abraço,

Layde M.C.Pereira
Caraguatatuba - SP


Direito de Resposta (Tréplica) - Venho por meio desta, utilizar-me do direito da Tréplica e avisando que falarei sobre o assunto pela última vez, visto que essa discussão está se tornando enfadonha e seus interlocutores, desvirtuando do assunto principal.
Volto a falar com o internauta Afonso Ricca, de Ubatuba e com Paulo César da Silva, de Caraguatatuba.
Pondo um ponto final no assunto, esclareço que fiz o projeto em questão para simplesmente ajudar esta classe tão sofrida que são os policiais, dando-lhes pelo menos algum privilégio, maior mobilidade e locomoção para o trato de seus afazeres diários, conjugados com a labuta de cuidar da Segurança Pública de nossa cidade.
Quanto a questão da Educação, eu e a Câmara de Caraguatatuba, estamos fazendo a nossa parte, dando o apoio necessário para que o Executivo dê mais qualidade de ensino, melhores prédios e professores mais gabaritados. Conheço os problemas da Educação, mas neste momento estou resolvendo os problemas dos policiais. O que tenho feito é dar apoio ao prefeito Antonio Carlos da Silva, homem que dirige a nossa cidade e que por ele, tenho a maior confiança e orgulho de trabalhar ao seu lado.
O que não admito é ser usado como fonte de ira exacerbada e sem medidas, de representantes da Educação, que com a sua razão, estão criticando o Governo Estadual. Não condeno as críticas, mas peço que as faça voltada para a questão da Educação e não usando a minha propositura para a base de seus reclamos.
Quanto a sua carta de 7 de maio de 2002, é o senhor cita e fala que a classe política está descrente, nas últimas linhas. "É por essas e outras atitudes que muitos, infelizmente, se encontram descrentes da classe política" (negrito nosso).
Quanto a carta do internauta Paulo César da Silva, devo dizer que respondê-la foi um pouco difícil, visto o grande número de erros e o texto, em alguns momentos, ser incompreensível. Queria esclarecer que a função do Vereador é a de fiscalizar o Executivo também. Repito que fiz a propositura para agilizar e melhorar, de alguma maneira, a vida dos policiais em nossa cidade. Em resposta, na minha família não há policiais militares. Com relação as outras questões, nem tomarei nota, pois também desvirtuam do assunto principal em epígrafe.

Nilson Lopes da Silva (PPS)
Vereador Nézão - Caraguatatuba




BIL São Sebastião Virtual

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor