Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 31 de janeiro de 2002 - Nº 466 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Acusado de pedofilia molestou mais crianças, diz polícia
Carcereiro é preso em São Sebastião
Ajudante é morto em São Sebastião
Ipem autua 13 lojas de 110 lojas fiscalizadas
Família de modelo quer processar Pão de Açúcar
Litoral esconde verdadeiros "paraísos"
“Caraguá Folia” - Caraguá melhor a cada Carnaval
Polícia Militar monta esquema especial de Segurança
Opções de trânsito evitam congestionamento em Caraguá
Nova avenida facilita acesso à zona sul
Polimerização do asfalto
Fim dos alagamentos de verão
Limpeza Pública de Caraguá trabalha enquanto todos descansam
Atendimento: Mão de obra qualificada
Secretaria de Turismo inova no atendimento ao turista
Hospedagem: hotéis oferecem descontos a Melhor Idade
Carnaval de Ubatuba tem campanha educativa
Ubatuba aplica vacina contra rubéola
Caraguá faz arrastão da Dengue no Indaiá e região
Programa de Saúde da Família amplia serviços à população
Vice-Prefeito atende moradores do Rio Escuro
GIL e a banda Beijo agita a Praça de Eventos
Teatro de São Sebastião apresenta o humorista João Kleber
São Sebastião realiza Seminário de balneabilidade das praias
Comissão visita Casa do Idoso
Transpetro investe 4 mlhões em segurança no TEBAR
Aurimar quer Delegacia 24 horas na Zona Sul de Caraguá
Vereador Nézão quer linha de ônibus no Jaraguazinho
Vereador Nézão quer linha de ônibus no Jaraguazinho
Secretaria de Esportes traz Montanaro à Caraguá
Carta do Leitor



Acusado de pedofilia molestou mais crianças, diz polícia

Caraguatatuba - Na máquina fotográfica apreendida pela polícia com A.C.Z., 42 anos, músico tecladista preso sob a acusação de pedofilia em Caraguatatuba, o filme, após revelado, teria mostrado fotos de outros menores em posições eróticas e seminus, informou a polícia. As outras crianças não foram identificadas.
O músico teria oferecido salgados, refrigerantes e um passeio no parque para supostamente convencer duas crianças a acompanhá-lo até a praia Brava, em Caraguá, anteontem, onde foi preso em flagrante. A. estaria abusando sexualmente das crianças.
Os garotos, ambos de 10 anos, moram no bairro da Olaria, um dos mais carentes da cidade e passavam o dia na praia Martin de Sá recolhendo latas de alumínio para ajudar no orçamento familiar.
"Eu limpei toda a casa, lavei a louça e cuidei de meus irmãos menores", contou E. Depois disse que não quer ir mais para a rua. Após o susto, o garoto disse que conheceu o tecladista em um quiosque na Martin de Sá e que ele sempre foi bondoso. "Ele sempre conversava comigo, pagava um salgadinho e um refrigerante".
E. disse ainda que apresentou B. para o músico e que os três estavam sempre juntos. Anteontem o homem teria combinado com os garotos um passeio até a praia Brava.
No local ele teria dito que iria fazer umas fotos e teria solicitado que os meninos tirassem a sunga.
E. acrescentou que se recusou a tirar a peça da roupa, mas teria sido forçado por A. "Ele me segurou, jogou minha sunga longe e me colocou em cima de uma pedra". Nesse meio tempo foram feitas as fotos.
A delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Maria Amélia de Moraes Giubin, disse que as fotos apreendidas com o músico e na casa dele mostram os garotos sem roupa tomando sorvete.
Os meninos contaram ainda que o tecladista supostamente havia combinado um novo encontro. Ele foi preso antes.
Na família de B. duas crianças e a mãe tem problemas de saúde e a família vive com os bicos que o pai faz e da venda de salgadinhos da mãe.
LIBERDADE - O advogado do acusado, Sílvio Ferreira, disse que vai entrar com pedido de liberdade provisória para seu cliente. Ele aguarda uma resposta do Fórum para esta semana. (Fonte: ValeParaibano)

Carcereiro é preso em São Sebastião

São Sebastião - O carcereiro Luciano de Moraes, de 28 anos, foi preso na manhã de terça-feira quando entrava para o trabalho na cadeia pública de São Sebastião. Outros policiais que deixavam o plantão noturno desconfiaram da mochila do carcereiro, que estaria muito pesada.
Uma revista foi solicitada pela direção da cadeia e, para surpresa de todos, na mochila o carcereiro levava 5 kg de cimento, broca, pá, martelo, pregos e outros objetos.
O carcereiro acabou confessando que a "encomenda" era para um grupo de presos que se preparava para uma fuga e que teria facilitado outras fugas na cadeia, além de entregar celulares e estiletes para os detentos.
O carcereiro foi mandado para o presídio especial da Polícia Civil em São Paulo e, por enquanto, permanece afastado. Só no ano passado, três fugas foram registradas na cadeia pública de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Ajudante é morto em São Sebastião

São Sebastião - O ajudante de mecânico Adailton Nunes dos Santos, 23 anos, foi morto com seis tiros por volta das 23h de anteontem em sua casa, no bairro Canto do Mar, em São Sebastião. Os autores dos disparos fugiram.
Os motivos do homicídio ainda são desconhecidos. Na casa do ajudante, que não tem antecedentes criminais, os policiais encontraram um coldre de revólver e um capuz preto.
De acordo com a polícia, Santos estaria em frente à TV junto com seus familiares, quando desconhecidos o chamaram na porta de sua residência.
Ao sair para atendê-los, ele foi alvejado pelos disparos e morreu na hora. A polícia não sabe quantas pessoas tiveram participação no crime.
O caso está sendo investigado no 3º Distrito Policial de São Sebastião, onde foi instaurado inquérito.
A delegada titular do distrito, Eliana Aparecida Camargo, afirmou ontem que a polícia apura a possibilidade de o ajudante ter ligação com uma quadrilha que age na cidade usando capuzes pretos.
"Estamos investigando se a vítima tinha inimigos ou ligações com bandidos. Assim, podemos descobrir os motivos desse homicídio." (Fonte: ValeParaibano)

Ipem autua 13 lojas de 110 lojas fiscalizadas

Litoral Norte - O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo) constatou irregularidades em 13 estabelecimentos do Litoral Norte. Foram fiscalizados 110 comércios em Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. O maior erro foi encontrado na venda de refrigerante em uma padaria de Caraguá. O local fornecia 50 ml a menos do que o anunciado. Uma padaria de Ubatuba também foi autuada por fornecer pão francês com 7,96 gramas a menos. Em São Sebastião, uma sorveteria vendia 20 gramas a menos do que o indicado na balança. (Fonte: ValeParaibano)

Família de modelo quer processar Pão de Açúcar

São Sebastião - A família da modelo Fernanda Vogel, morta aos 22 anos em acidente de helicóptero em 27 de julho do ano passado, pode processar o grupo Pão de Açúcar, dono da aeronave, pedindo indenização pelo falecimento da modelo. A mãe de Fernanda, Myriam Vogel, contratou o escritório do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Wellington Moreira Pimentel, para acompanhar o caso. Fernanda viajava com o namorado, o empresário João Paulo Diniz, quando o helicóptero caiu no mar em Maresias, em São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral esconde verdadeiros "paraísos"
Praias tranqüilas e desertas são encontradas em todo litoral, onde o acesso exige apenas uma boa caminhada

Litoral Norte - Mesmo na alta temporada, as cidades do Litoral Norte ainda apresentam opções de praias tranqüilas para quem quer relaxar. De todos os tamanhos, umas com acesso mais fácil, outras exigindo longas caminhadas, as praias da costa norte do Estado conservam pedaços de um paraíso natural ainda pouco explorado pelo homem.
Somente na região norte de Ubatuba, pelos menos 15 praias atendem aos requisitos de tranqüilidade, além oferecer uma diversidade da fauna e da flora, características da mata atlântica.
Do centro de Ubatuba, seguindo com destino ao Rio de Janeiro, as praias Saco da Mãe Maria, Alto, Brava da Itamambuca, Conchas, Léo, Brava da Almada e do Camburi só são acessadas através de trilhas que exigem caminhadas de 10 a 30 minutos.
A menos de 10 quilômetros do centro, a praia do Cedro apresenta características de vila de caiçara, com rancho de pescadores e cultivo de marisco.
O gerente comercial Antuine Hanna, 52 anos, de São Paulo, afirma que frequenta a praia do Cedro há mais de 3 anos e prefere sempre locais mais tranqüilos para relaxar durante as férias.
Já a estudante Marcela Mattos, 20 anos, de Bauru, disse que praia é local de ouvir o mar. "Não suporto aquelas praias lotadas, onde você não consegue contemplar a natureza e ainda tem que aturar o pagode no último volume", disse.
Outra opção do lado sul de Ubatuba é a praia Sete Fontes, localizada a aproximadamente uma hora e meia do Saco da Ribeira. A caminhada pela mata ainda passa por outras duas prainhas --Flamengo e Flamenguinho-- até chegar na ponta da costa de Sete Fontes.
Em Caraguatatuba, a costa sul também dispõe de praias de fácil acesso e beleza exuberante, como é o caso da Lagoa Azul, na Ponta do Capricórnio, ou mesmo a Cocanha e a Mococa, que ficam próximas à rodovia Rio-Santos.
ESCONDERIJOS -Em São Sebastião e Ilhabela, os "esconderijos" naturais também são abundantes --basta saber explorar. Paúba, Baleia, Calhetas e Brava são algumas praias tranqüilas em São Sebastião, procuradas principalmente pelos que curtem a natureza.
Em Ilhabela, Armação, Castelhanos, Mansa e Vermelha são os destaques apontados pelo Centro de Informação ao Turista. Praias boas para o banho de mar e perfeitas para relaxar ainda podem ser encontradas por quem tem espírito aventureiro ou está em busca de paisagens paradisíacas. (Fonte: ValeParaibano)

“Caraguá Folia” - Caraguá melhor a cada Carnaval

Caraguatatuba - Em Caraguá, durante o Carnaval, funcionarão normalmente o serviço de coleta de lixo da Secretaria de Serviços Municipais, que terá fará plantão para atender a demanda do feriado. Para este Carnaval, a Secretaria de Turismo estima a vinda de 400 mil pessoas para o município, que contará, durante todo o feriado, com os serviços da Polícia Militar, Bombeiros, Salva-Mar, Pronto Socorro, Comércio em geral. Estarão fechados apenas os bancos, o Paço Municipal, escolas e os Postos de Saúde. Shoppings, lojas e restaurantes funcionam normalmente. (Fonte: PMC)

Polícia Militar monta esquema especial de Segurança

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba estará montando um esquema especial de segurança ao veranista que estiver visitando Caraguatatuba. Haverá um reforço de 8 viaturas e cerca de 180 homens que estarão auxiliando o trabalho da corporação da cidade.
Segundo o Capitão da PM, André Luiz Cavalcanti, o visitante poderá contar ainda com a ajuda de mais 8 policiais que estarão atuando com bicicletas e ainda há a possibilidade da fiscalização policial com um quadriciclo. A PM fará blitz diárias nas divisas da cidade (no bairro da Tabatinga), e na Rodovia dos Tamoios, além de fiscalizações diárias nos bairros de Caraguá. (Fonte: PMC)

Opções de trânsito evitam congestionamento em Caraguá

Caraguatatuba - A Ditran - Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, objetivando melhorar as condições de tráfego durante o Carnaval, anuncia mudanças de trânsito que facilitam a vida do motorista que desce pela Rodovia dos Tamoios e segue viagem pela SP-55, tanto no sentido Ubatuba como no sentido São Sebastião, sem a necessidade de passar pela região central da cidade.
O motorista que viaja sentido São Sebastião, pode evitar o congestionamento do trevo da cidade virando à direita, na rua do Terminal Rodoviário - Av. Brasília, e seguir até o final, onde entrará à esquerda na rua Rio Grande do Norte, e chegará à Av. Rio Branco (Rio-Santos sentido São Sebastião). Outra opção para quem vai até São Sebastião é seguir a primeira entrada após a rotatória (trevo da cidade) que dá acesso à avenida da praia (à esquerda região sul), agora com as obras de pavimentação e urbanização finalizadas, é possível seguir pela avenida até a Praia das Palmeiras, evitando-se assim o trânsito da Rodovia SP - 55, por cerca de 12 Km.
Para o motorista que segue viagem para Ubatuba, a melhor opção é a Avenida Goiás, 2ª entrada após a chegada no trevo da cidade. Seguindo esta rua o motorista atingirá a Avenida Artur Costa Filho, quando deverá entrar à esquerda e seguir até o camaroeiro; ali pegará a rotatória, entrando na Avenida Jundiaí que levará até a rodovia SP 55 Outra alternativa é seguir pelo Trevo em direção ao centro de Caraguá pela avenida principal, e entrar à direita após a ponte Rio Santo Antonio - Rua Maranhão seguindo até a Avenida Anchieta, que dá acesso à Avenida Castelo Branco - SP 55 - Rio Santos. Outra alternativa é seguir pelo bairro do Rio do Ouro, trevo anterior ao posto da Polícia Rodoviária. Entrando à esquerda, pega-se uma rua sinalizada e chega-se até a Rua Irmã São Francisco, seguindo depois à esquerda pela Avenida Presciliana de Castilho e Avenida Frei Pacífico Wagner até o fim, chegando depois à Avenida Castelo Branco, altura do Fórum de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Nova avenida facilita acesso à zona sul
Infra-estrutura, urbanização, pavimentação, estacionamentos, e novas ciclovias na praia do Indaiá estão em fase final

Caraguatatuba - São 2.900 metros de duplicação, drenagem e pavimentação asfáltica na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, da Praia do Indaiá à avenida da Praia no Centro, que vão garantir mais conforto ao turista e ao morador. Trata-se da revitalização da orla marítima, obra de porte que conta com ciclovia, calçadão, bolsões de estacionamento, paisagismo, galerias pluviais, desacelerador de velocidade. A nova avenida vai facilitar o acesso à região sul. O turista que passa por Caraguá a caminho de outros municípios também poderá optar pela avenida Geraldo Nogueira, que abrange um trecho da orla pouco visitado até pouco tempo atrás, por não possuir pavimentação adequada. (Fonte: PMC)

Polimerização do asfalto
O turista se surpreenderá quando chegar ao centro da cidade e se deparar grande parte de ruas e avenidas asfaltadas e sinalizadas

Caraguatatuba - Para contribuir com a segurança e melhorar as condições de trânsito, a Secretaria de Obras de Caraguá está realizando um trabalho de pavimentação e revitalização no centro da cidade. Com o asfaltamento das principais ruas e avenidas, a prefeitura está proporcionando maior segurança e conforto aos visitantes. O asfaltamento teve acabamento com polímero, nova espécie de borracha que dá maior flexibilidade à manta asfáltica. O trevo de Caraguá também receberá uma urbanização com mais de mil e seiscentos metros quadrados. No total este projeto atinge mais de 66 mil metros quadrados de asfalto perímetro central. (Fonte: PMC)

Fim dos alagamentos de verão
As novas Redes de Galerias Pluviais impedem os problemas causados pelas chuvas

Caraguatatuba - A construção de galerias em trechos críticos do Centro da cidade acabaram com o problema de alagamento em épocas de chuva no município. Caraguá foi beneficiada com verbas do Governo do Estado de São Paulo, que liberou no final de setembro R$ 59.170,43 para o projeto de construção de uma galeria de concreto armado na cidade, verba essa que será utilizada para a construção de uma galeria na rua Teotino Tibiriçá Pimenta. Outra obra de grande porte em fase de acabamento é a Galeria Oswaldo Cruz, que abrange um trecho importante no trânsito do centro da cidade. Neste verão, certamente não teremos essas complicações nem alagamentos nos dias de chuva. Com esta obra, Caraguá ganhou uma nova rua, a Oswaldo Cruz, que também já está em fase de asfaltamento. (Fonte: PMC)

Limpeza Pública de Caraguá trabalha enquanto todos descansam
Opinião da população aponta maiores índices de aprovação na coleta de lixo de todos os tempos.

Caraguatatuba - O Setor de Limpeza Pública e Coleta de Lixo está preparado para o operação de limpeza durante e após o carnaval. Para atingir os melhores resultados a SSM trabalha durante a madrugada, quando os funcionários realizam limpezas em toda a orla marítima de Caraguá, Calçadão Santa Cruz, Ciclovias (da Praia do Indaiá à Martim de Sá percorrendo um total de 10 km) além das habituais lavagens de vias e praças públicas.
A SSM instalou este mês 100 (cem) lixeiras em pontos estratégicos da cidade e pretende instalar mais 200 lixeiras nos próximos meses. As lixeiras foram distribuídas da seguinte forma: calçadão - 5, Calçadão da Martim de Sá - 25, Prainha - 8, Av. Arthur Costa Filho - 10, Praça de Eventos - 20, Paço Municipal -2, Operação Praia Limpa - 10, Praça Cândido Mota - 14, Praça Setur - 10. As lixeiras foram instaladas onde há maior concentração de lixo nesta época e poderão ser remanejadas.
O Setor contará com 150 homens e 15 caminhões para a coleta de lixo em conjunto com a empresa Pioneira. Este serviço é realizado em dois turnos. Vale lembrar que nas praias haverá limpezas freqüentes, para as quais estão sendo disponibilizadas máquinas de varreduras. (Fonte: PMC)

Atendimento: Mão de obra qualificada

Caraguatatuba - A meta da administração Antonio Carlos é atender o turista com qualidade, o que é indispensável para propor qualquer ação que vise promover o turismo. Em Caraguá, é inquestionável o esforço que vem sendo realizado pela Administração Municipal, empresários e associações, para conscientizar a comunidade sobre a importância daqueles que visitam o município.
Uma das prioridades é a qualificação da mão-de-obra para atender o turista com a eficiência desejada. Para tanto viabilizou em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Sindicato da Social Democracia e o FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador, vários cursos de qualificação profissional para as áreas de hotelaria e comércio. Os cursos gratuitos compreendem higiene e manipulação de alimentos, vendas, excelência em atendimento, auxiliar para serviços gerais, auxiliar de cozinha, garçons e camareiras. (Fonte: PMC)

Secretaria de Turismo inova no atendimento ao turista

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Turismo e Fomento de Caraguatatuba abriu espaço para um posto de atendimento e informações da Associação de Hotéis, Pousadas e Similares dentro da própria Setur, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. Isto, para poder atender ainda melhor o turista. Com plantões nos finais de semana, a equipe está preparada para fornecer mapas e folheteria adequada e para orientar sobre hospedagem, alimentação, pontos turísticos, ecoturismo, passeios e dicas de serviços, entre outras informações.
O calendário de eventos também está à disposição dos visitantes e é repassado periodicamente à rede de hotéis. Os eventos de verão que prometem muita diversão vêm sendo agilizados para satisfazer o grande número de turistas que já sabem que em Caraguá o verão é cultuado e movido a eventos de qualidade. O telefone para informações ao turista é o 422-6190. (Fonte: PMC)

Hospedagem: hotéis oferecem descontos a Melhor Idade

Caraguatatuba - A hospedagem é um capítulo à parte. A AHPS (Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba) tem se esforçado ao máximo para promover e melhorar a qualificação de seus serviços. Segundo o presidente, Hélio Barros Leite, atualmente é fundamental oferecer hospedagem de qualidade por preços reduzidos, levando-se em conta a situação econômica do País. "É preciso acreditar e investir no turismo, uma indústria limpa, que não polui, que gera renda e melhora a qualidade de vida de todos" diz ele.
Durante o Carnaval é possível encontrar pacotes super econômicos, com pensão completa e várias opções de lazer, isto em toda a rede dos hotéis associados.
Em Caraguá, nosso grupo tem buscado outras alternativas para continuar oferecendo pacotes a partir de R$ 30,00 com pensão completa", diz a vice presidente da AHPS Marly Fabrette. Ela acrescenta ainda que alguns hotéis associados oferecem descontos especiais para aniversariantes e seus familiares. Também nas estadias durante a semana existem pacotes especiais para grupos acima de 50 pessoas com descontos excepcionais. Vale a pena conferir.
Outra novidade proposta pelo grupo diz respeito às cidades que aniversariam. Na data de aniversário de outras cidades do Estado de São Paulo, (comprovadamente) seus moradores recebem um desconto todo especial. A melhor Idade também é prestigiada, hotéis da Associação oferecem as melhores opções em pacotes e passeios.
O telefone da Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba é (0XX) 12 3883.9052. (Fonte: PMC)

Carnaval de Ubatuba tem campanha educativa

Ubatuba - A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba preparou para o Carnaval 2002 a campanha “quem quer brincar, tem que se prevenir!, voltada para a prevenção da AIDS e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Serão distribuídos 20 mil preservativos e 15 mil folders educativos em vários postos instalados na cidade, de 8 a 12 de fevereiro. Além dos postos, funcionários da secretaria estarão abordando as pessoas para a distribuição dos materiais. Para a compra de preservativos e a produção de folders a secretaria investiu cerca de R$ 10 mil. A secretaria de Saúde está aguardando o envio de preservativos do Governo Estadual.
Os postos serão montados no Centro de Informações Turísticas (avenida Iperoig), no bairro do Itaguá, no quiosque Point do Gordo (praia Grande) e no quiosque Millenium (praia da Maranduba. Cada posto terá uma média de quatro funcionários da secretaria e funcionarão das 23 às 2 horas. Nos postos poderão ser retirados preservativos e material educativo que trará informações sobre as principais DSTs, AIDS, formas de prevenção e contágio.
A coordenadora da equipe de prevenção e atenção a Aids, Maria Joana Monte Claro, disse que a campanha é uma solicitação do Ministério da Saúde. “No ano passado distribuímos preservativos nos blocos, já que o tempo foi curto para prepararmos algum material. Neste ano decidimos desenvolver a campanha”, explicou. Em parceria com a Prefeitura, a casa noturna Red Beach Park, na praia Vermelha do Norte, estará distribuindo de 7 a 12 de fevereiro, mil preservativos e folders por dia. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba aplica vacina contra rubéola

Ubatuba - Atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde, a secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba realiza na próxima terça-feira, 5, mais um dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Rubéola para Mulheres. A medida se faz necessária já que Ubatuba não atendeu a meta de 95% de mulheres vacinadas; índice determinado pelo Ministério. Para atingir essa porcentagem, a secretaria precisa vacinar cerca de 500 mulheres.
Podem ser vacinadas mulheres de 15 a 29 anos que não estejam grávidas. Serão aplicadas as vacinas dupla viral (contra sarampo e rubéola) e dupla adulto (tétano e difteria). É necessário apresentar a carteira de vacinação ou o RG. A vacinação será realizada no Calçadão da avenida Dona Maria Alves, das 8 às 16 horas, no centro de Ubatuba.
Em novembro do ano passado foram vacinadas 8008 mulheres. A maior procura foi de mulheres entre 15 a 19 anos. Além dos postos de saúde e do Centro de Saúde, a campanha também percorreu escolas municipais, estaduais e particulares. (Fonte: ACS-PMU)

Caraguá faz arrastão da Dengue no Indaiá e região
Durante a visita para eliminação de criadouros, 7.176 casas foram visitadas, 2.039 estavam fechadas e 226 proprietários não permitiram a entrada dos agentes.

Caraguatatuba - A prefeitura Municipal de Caraguá continua atuando na Campanha contra a Dengue com o objetivo de erradicar a Dengue do município e região. A Secretaria Municipal de Saúde terminou no dia 10 de janeiro o Arrastão contra a Dengue iniciado no município no dia 3 de dezembro. O arrastão percorreu os bairros Indaiá, Caputera, Jardim Primavera, Sumaré, Centro e Ipiranga, região em que a Saúde vem econtrando maior dificuldade para combater de fato a proliferação da Dengue, devido a maior infestação do mosquito transmissor Aedes Aegypti.
Durante o arrastão foram visitadas 7.176 casas, sendo que entre elas, 4.911 foram trabalhados efetivamente, ou seja, além da visita para a eliminação dos criadouros também foi feito um trabalho de orientação e conscientização com os moradores. A equipe não conseguiu visitar um total de 2.039 casas fechadas nesta região. A maioria delas são casas de veraneiro. A Vigilância Sanitária não conseguiu visitar ainda 226 casas, que equivale a 3% das casas visitadas, onde os proprietários não permitiram a entrada dos agentes de Saúde para o trabalho de eliminação de criadouros nem mesmo para orientação sobre os cuidados a serem tomados para não manter criadouros do mosquito dentro do próprio quintal. (Fonte: PMC)

Programa de Saúde da Família amplia serviços à população
Atividades físicas e demais serviços da Prefeitura devem ser disponibilizados para a população das áreas atendidas pelo PSF

Ubatuba - O Programa de Saúde da Família (PSF), desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde do Governo Federal e a Prefeitura de Ubatuba, deve oferecer novos serviços à população a partir da segunda quinzena de fevereiro. Entre os novos programas a serem implantados, destaques para o projeto “Educação Física: Uma Questão de Saúde”, em parceria com a secretaria municipal de Esportes, e para a melhoria da integração dos serviços e especialidades médicas do município com o PSF.
O projeto de educação física visa proporcionar atividades para a população nas áreas cadastradas pelo programa, supervisionadas por técnicos da secretaria de Esportes e desenvolvidas por estagiários universitários. O outro projeto tem como objetivo proporcionar maior integração entre os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura (como Vigilância Sanitária, Saúde Mental e Unidade de Integração e Reabilitação) e a população, de acordo com as necessidades verificadas nos bairros.
Criado em 98, o PSF conta atualmente com 12 equipes de médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários, que utilizam 6 carros para atender cerca de 62% da população ubatubense. O número de famílias atendidas é de 10.370, com 40.948 pessoas cadastradas. O programa, considerado uma das prioridades na área de saúde pelo prefeito Paulo Ramos (PFL), teve uma ampliação de 25% determinada no segundo semestre de 2001. A meta é alcançar a totalidade da população.
Inicialmente, o trabalho de campo começa a ser feito pelos agentes comunitários, que fazem um mapeamento da área atendida e cadastramento das famílias. As famílias recebem em casa uma visita mensal dos agentes, mas de acordo com as necessidades verificadas o número de visitas aumenta, bem como o atendimento do médico generalista que atende a região. Com as informações levantadas, são priorizados os atendimentos a gestantes, crianças (principalmente menores de 2 anos), hipertensos (doença de maior incidência no programa), diabéticos e portadores de doenças de notificação compulsória, como tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis.
“O PSF é conceituado tecnicamente como uma estratégia de atenção básica de caráter preventivo, de acompanhamento clínico e controle de doenças. Neste programa, a família tem nome, número e endereço. O médico conhece o cidadão e o agente fica responsável pela ponte com a equipe para providenciar a solução dos problemas verificados. Podemos dizer que se trata de uma mudança do modelo de atendimento médico”, definiu a psicóloga Josiane Brunácio Grunvald, de 40 anos, coordenadora do programa.
A pesquisa do perfil sócio-econômico é outra característica do programa, que realiza um levantamento de dados populacionais como sexo, idade, escolaridade, tipo de casa, abastecimento e tratamento de água por domicílio e o destino dado ao lixo, fezes e urina. “O contato com as associações de bairro é permanente, estreitando as relações entre a comunidade e o Poder Público”, concluiu a coordenadora. (Fonte: ACS-PMU)

Vice-Prefeito atende moradores do Rio Escuro

Ubatuba - Nesta quarta-feira, 30, o vice-prefeito de Ubatuba, Moralino Valim (PMDB), recebeu representantes da Associação de Moradores do bairro do Rio Escuro. Estiveram presentes na reunião o gerente da Sabesp de Ubatuba, Gustavo Bahia, o engenheiro da secretário de Obras, José Carlos Vital, o secretário de Assistência Social, Edson Alves e o assessor Jurídico, Cícero Assunção. A Associação reivindica o abastecimento de água e a instalação de rede de esgoto.
Os representantes da Associação do Rio Escuro disseram que há cerca de oito anos promoveram a captação de água de uma área onde passa o rio que corta o bairro. O proprietário da área doou a água e a Associação cobra de cada residência o valor de R$ 6,50 por mês. A água que chega aos moradores não possui nenhum tipo de tratamento. Parte das residências do bairro construiu sua própria fossa e muitos despejam detritos direto nos rios que passam pelo bairro.
Muitas das residências não possuem situação regularizada junto à Prefeitura. Com isso, a Sabesp fica impedida de levar o serviço e irá propor a regularização dos imóveis, sendo que os que estiverem em áreas de risco ou de preservação haverá um trabalho de conscientização em parceria com as secretarias de Assistência Social, Assuntos Jurídicos e Comunitários. A Associação do Rio Escuro estima que a população do bairro ultrapasse mais de mil famílias.
Moralino Valim propôs a instalação de um reservatório no morro do Pinhão, no bairro da Domingas Dias, com a captação de água tratada do bairro do Lázaro. Para Valim a capacidade do reservatório deve ser definida conforme estudo populacional que determinará a necessidade para atender também os bairros da Folha Seca, Corcovado e Fortaleza. “Assim, estaremos estendendo ainda mais o benefício aos demais bairros da região”, afirmou Valim.
Gustavo Bahia, engenheiro da Sabesp, informou já existe um projeto pronto para a instalação de água e esgoto nos bairros da região, que compreende Rio Escuro, Folha Seca, Corcovado e praia Dura. No estudo de concepção, a captação está prevista na cachoeira do Corcovado. Bahia adiantou que existe a intenção de executar a obra, mas depende de uma decisão da presidência da Sabesp, que administra o cronograma e os recursos disponíveis.
Valim enfatizou o compromisso da administração com os bairros da região. Lembrou que no orçamento deste ano de 2002, está o asfalto que ligará o Rio Escuro ao bairro do Monte Valério e que é uma das prioridades do prefeito Paulo Ramos (PFL). Outra luta da Prefeitura é levar a iluminação pública de cerca de um quilômetro. Esta reivindicação é liderada pela Prefeitura junto à concessionário de Ubatuba, Elektro.
Ao final da reunião, ficou definido que após o carnaval uma comissão formada por representantes do bairro, Prefeitura, Sabesp e Associação de Arquitetos e Engenheiros, fará uma visita oficial para identificar a real situação do bairro e discutir todas as possibilidades para a viabilização da instalação de água e esgoto. A Sabesp apresentará filmes educativos no combate ao desperdício de água. (Fonte: ACS-PMU)

GIL e a banda Beijo agita a Praça de Eventos
O Carnaval está começando mais cedo em Caraguatatuba. Uma das atrações que promete transformar a Praça de Eventos na própria Bahia é a apresentação da cantora de axé Gil, junto com a Banda Beijo

Caraguatatuba - O Caraguá Folia está começando! Nesta Sexta-feira, 1º de janeiro, quem estará animando a festa na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, em Caraguá, é a cantora Gil, que acompanhada da banda Beijo irá entoar grandes sucessos de sua carreira, inclusive “Maionese”, sua atual música de trabalho.
Gil se apresenta a partir das 23h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Água do Mar e Ron Jon, em Caraguatatuba e São Sebastião. A novidade é que neste fim-de-semana, quem comprar ingresso para ver Gil e a Banda Beijo poderá utilizar a entrada também no Sábado, para curtir o som da Banda Bliss. São duas atrações pelo preço de uma, ou seja R$ 10,00. (Fonte: PMC)

Teatro de São Sebastião apresenta o humorista João Kleber

São Sebastião - O Cantor Raul Seixas um dia sugeriu em uma de suas músicas que a solução era alugar o Brasil, mas o humorista João Kleber tem outra idéia Dercy Gonçalves para presidente!!. Essa sugestão dá o tom do novo espetáculo do humorista.
Apesar de o país viver um momento de extrema dificuldade nos âmbitos políticos e econômicos, é quase que impossível não extrair instantes de bom humor da situação e principalmente dos personagens integrantes desse jogo-os políticos.
Logo na abertura do show João Kleber faz um retrato – ou por que não uma caricatura – dos governantes brasileiros. Para se Ter uma idéia do que vem por ai, o humorista criou jornal , o JK News, onde ele representa um mediador numa entrevista exclusiva com FHC e Itamar Franco, na tentativa de uma reconciliação entre os dois decanos da política brasileira.
Em O RISO, pessoas e assuntos que ocupam as manchetes dos principais jornais ganharam destaque, obviamente com bom humor. Mas a grande novidade do espetáculo de João Kleber são as piadas Online que o humorista deverá criar a cada show.
No espírito da velocidade em que as informações chegam até as pessoas através do rádio, da TV e Internet, Kleber criará textos de acordo com os acontecimentos do dia . O que for notícia durante o dia, vira piada a noite. Certamente, esta será a maneira mais engraçada de ficar bem informado.
Já as famosas paródias de João Kleber não poderiam ficar de fora. Júlio Iglesias, Caetano Veloso, Cauby Peixoto. Os seriados de TV como Mulher” e “ Você Decide” também são alvos. Até mesmo os serviços de disque-sexo os famosos pacotes de viagem que dão uma tremenda dor de cabeça ao turista, fazem parte do repertório do show.
Ainda dentro do universo televisivo há uma sátira de um dos programas de TV mais famoso de Silvio Santos, o “Namoro na TV” . No show, João Kleber criou um quadro interativo onde os espectadores são convidados a participar e têm a chance de encontrar o seu “verdadeiro amor”.
Dia 02 de fevereiro as 21:00 horas
Ingresso: R$ 10,00 - Renda em prol do Fundo Scial de Solidariedade
Teatro de São Sebastião - Av. Altino Arantes, 02 (Rua da Praia)
Censra: 12 anos
Informações: (12) 452.4489 (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza Seminário de balneabilidade das praias

São Sebastião - A secretaria de Obras e Meio Ambiente da prefeitura de São Sebastião, realiza na próxima terça feira, dia 5, no Teatro Municipal, seminário sobre a balneabilidade das praias do Litoral Norte paulista.
O objetivo do seminário é ampliar as discussões entre os quatro municípios que compõem o Litoral Norte, são eles Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela junto ao governo Estadual, visando a troca de experiência e conhecimento dos novos parâmetros adotados para controle da balneabilidade de acordo com a resolução 274 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
Os temas abordados no seminário serão: discussão da resolução 274 do Conama, apresentação do relatório de balneabilidade das praias e apresentação do estudo epidemiológico (mostrando a correlação da balneabilidade com doenças gastroentestinais e ainda indices de contaminação) e, finalizando o seminário, após as palestras, será aberta a palavra para as discussões entre os municípios.
O seminário será comandado pelo secretário de Obras e Meio Ambiente de São Sebastião, Wander Augusto, tendo como palestrante Dra. Claudia Lamparelli da Cetesb, com a presença do prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB).
De acordo com Wander Augusto, a participação da comunidade é fundamental, já que após obter conhecimentos sobre balneabilidade todos podem ajudar em seu controle.
“A iniciativa de se fazer esse seminário é para que autoridades e população possam discutir esse assunto que é totalmente afeto a nossa região”, declarou o secretário.
Os interessados em participar do seminário, que será aberto, deverá fazer a inscrição no local a partir das 13 horas. (Fonte: PMSS)

Comissão visita Casa do Idoso

São Sebastião - Uma comissão formada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elsa Regina Julião, pelo prefeito Paulo Julião e pelos vereadores Danton José da Silva, João Barreto, Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos, Aldo Pedro Conelian Júnior, Joel Manoel de Mattos, Erwin Edson Aparecido da Mota, Marco Antonio Carmo Fully, Benedito Amâncio dos Santos e José Luiz Ribeiro, estiveram hoje, quarta-feira, 30, no prédio construído para abrigar a Casa do Idoso, no bairro São Francisco, onde discutiram uma maneira mais viável para utilização do imóvel.
Segundo Elsa Julião, até a próxima semana será formada uma comissão específica para o tratar do assunto que contará com a participação da sociedade civil, vereadores e representantes de algumas secretarias municipais como Saúde, Educação e Promoção Social e do Fundo de Social de Solidariedade.
“Após montada, essa comissão deverá dar uma resposta ao prefeito em 30 dias”, disse a presidente do Fundo. (Fonte: PMSS)

Transpetro investe 4 mlhões em segurança no TEBAR

São Sebastião - Visando garantir a segurança das operações dos petroleiros, a Transpetro (Petrobras Transporte S.A.) está instalando medidores de vazão de produtos nas linhas de carga e descarga do píer sul do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso). Os serviços foram iniciados no último dia 25 e deverão ser concluídos amanhã (31/01).
Os medidores são sensores que estão sendo instalados nas tubulações, próximo aos braços de carregamento e já na parte terrestre, numa distância aproximada de 2.200 metros. Serão monitorados o volume, a densidade, a pressão e a temperatura dos produtos. Dessa forma, será possível detectar rapidamente qualquer alteração maior do que os limites aceitáveis dessas variáveis, paralisando imediatamente as operações. Os equipamentos estão sendo instalados nas cinco linhas do píer sul, duas de petróleo, duas de óleo combustível e uma de óleo diesel.
Esta obra faz parte do PEGASO (Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional), que está sendo desenvolvido pela PETROBRAS.
A instalação destes equipamentos no píer sul envolve cerca de 200 pessoas, entre empregados próprios e das empresas contratadas para efetuar o serviço.
Ainda no mês de fevereiro, será realizada obra idêntica nos dutos do píer norte, melhorando assim, a segurança do sistema operacional nos píeres. O custo total da obra está estimado em R$ 4 milhões.

Aurimar quer Delegacia 24 horas na Zona Sul de Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador e Delegado de Polícia Civil Aurimar Mansano (PTB), protocolou Requerimento, pedindo que o 1º Distrito Policial, no bairro do Porto Novo, funcione 24 horas. Para o Vereador a região necessita de mais segurança, além das maiores ocorrências de crimes acontecerem no período noturno.
O Requerimento ainda não foi votado, devido ao período de recesso, que termina em 4 de fevereiro, é endereçado ao Secretário Estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho e pede que o 1º Distrito Policial, localizado no bairro do Porto Novo, zona sul de Caraguatatuba, funcione 24 horas.
Atualmente o distrito, inaugurado em 20 de abril do ano passado, funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, não atendendo nos finais de semana e após o horário comercial. Para o Vereador além da necessidade de uma presença efetiva da Polícia Civil e Militar na região, os maiores índices de criminalidade são registrados no período noturno, com destaque para estupros, homicídios e roubos.
O Vereador Aurimar Mansano e o 1º Distrito Policial na zona sul estão intimamente ligados, pois foi dele a indicação para a sua criação, em 1992 e através de seu trabalho, a sua instalação, no ano passado. Através de outros Requerimentos, o Vereador já pediu viaturas e efetivo para o local, bem como a instalação do 2º Distrito Policial, desta vez na zona norte, no bairro do Massaguaçu. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador Nézão quer linha de ônibus no Jaraguazinho

Caraguatatuba - O Vereador Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), solicitou via ofício, à empresa concessionária dos transportes coletivos em Caraguatatuba, a Praiamar Transportes, a criação de uma linha de ônibus no bairro do Jaraguazinho, na zona oeste da cidade. A solicitação é feita com base em pedido de contribuintes moradores na região.
A zona oeste de Caraguatatuba é essencialmente residencial e com maioria de moradores locais, ou seja, é pequeno o número de turistas ou veranistas que freqüentam o local. Com base nos dados sobre a população permanente é que o Vereador elaborou o ofício a empresa Praiamar Transportes Coletivos, requisitando a criação da nova linha de ônibus.
Fazem parte da zona oeste os bairros do Jaraguazinho, Rio do Ouro e Ponte Seca, que mesmo próximos, tem longas distâncias até seus extremos, o que força os moradores a caminhar durante vários minutos até a sua residência.
Foi pensando nisso que o Vereador Nézão elaborou o ofício, pois segundo ele, os moradores do Jaraguazinho necessitam utilizar a linha Rio do Ouro para sua locomoção, além de caminhar por longos trajetos, mesmo depois que o ônibus da linha chega no seu ponto final.
O ofício foi encaminhado à diretoria da empresa, que irá analisar o fato, para posteriormente responder ao Parlamentar. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Água Viva Coral abre inscrições para novos cantores

Caraguatatuba - O Água Viva Coral está com inscrições para novos cantores que queiram fazer parte desse grupo que vem há anos levando a música a todos os lugares como forma de expressão, e emocionando a todos que o assistem. Para inscrever-se é preciso ter acima de 12 anos, e gostar de cantar. Os interessados devem entrar em contato com a regente Eliana Banheza na Fundacc, que fica na Rua Santa Cruz, 396, centro ou pelo telefone 3883-9770. (Fonte: PMC)

Secretaria de Esportes traz Montanaro à Caraguá

Caraguatatuba - O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, José Montanaro Júnior, de 43 anos, esteve visitando Caraguatatuba nesta terça-feira. Atualmente gerente de voleibol da equipe do Banespa, ele esteve acompanhado do Secretário de Esportes da Prefeitura, Francisco Carlos Marcelino, onde visitou o gabinete municipal cumprimentando o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) e também a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguá (S.E.R).
Segundo Montanaro, a razão de sua vinda até a cidade “é conhecer a infra-estrutura disponível para realizar uma clínica de vôlei, já que o time profissional do Banespa vem no próximo dia 9 para cá. Iremos interagir com a garotada da cidade ou com os visitantes para estarmos ensinando os princípios básicos deste esporte”. Montanaro também fala sobre mais uma das recreações que haverá nas arenas montadas nas praias de Caraguá. “Vamos fazer um mini-vôlei para a “garotadinha”, diz ao se referir às crianças menores.
Ele fala que já esteve na cidade em outras vezes, também para passear. “Tenho casa em Caraguá e em São Sebastião, pois sempre venho pra cá tanto para trabalho como para passear”.
A equipe do Banespa irá disputar um jogo recreativo com a equipe vencedora do 1º Circuito de Vôlei de Duplas, válidos pela Liga do Litoral Norte. A disputa será no próximo dia 9, na arena da praia da Cocanha, norte do município. O ex-jogador também fala de sua ligação com os atletas e pessoas ligadas ao esporte da cidade. “Temos no Banespa uma pessoa de Caraguá, que é o Alexandre Stanzionni. Ele trabalha no departamento técnico da categoria infanto-juvenil”.
Para o Secretário de Esportes de Caraguá, o evento é muito válido e segundo ele, virão ainda muitos astros do esporte para estar aprovando a qualidade do esporte na cidade. “Esta idealização de trazer o Montanaro para cá surgiu através de um cliente do banco Banespa daqui de Caraguá. Após esta indicação desta pessoa, firmamos uma parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Estado, o que se reverteu em muita alegria para todos nós”.
O Secretário disse também que está praticamente fechando um contrato para que o Banespa sempre venha à Caraguá para realizar estas clínicas. “É uma honra para nós e com a presença dessas importantes figuras de âmbito nacional, estaremos ajudando cada vez mais o esporte de Caraguatatuba”, finaliza. (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

Parabéns Prefeitura de Caraguá - Está de parabéns a prefeitura de Caraguatatuba pela sua ação no combate ao dengue, ou melhor, ao seu vetor. Quanto a nós, pobres abandonados moradores de Ubatuba só nos resta fazer novena e cuidar da limpeza da própria casa. Sou moradora do Perequê-Açu, em Ubatuba, e Diretora da escola daquele bairro. Ocorre que ao lado da escola passa um córrego (ou seria esgoto ao céu aberto?) alimentado no seu percurso por águas servidas de metade do bairro. Com as últimas chuvas unida ao descaso na limpeza do mesmo, o dito cujo transbordou e suas águas fétidas estão formando um rio.
Aonde????????????????? Claro, na frente da escola. A rua da escola é trajeto para a praia e muitos desavisados "lavam" os pés nessa "água". Já entramos em contato com a Vigilância Sanitária mais de uma vez e a resposta que recebemos é que eles "não podem fazer nada". Com essa estou procurando um santo para dirigir minhas novenas. Alguém conhece algum que nos proteja da omissão dos órgãos públicos?

Maria Emilia Muka Yani Martins
Ubatuba - SP
dionisia@iconet.com.br



Workshop de Fotografia - Olá, estaremos realizando neste final de semana, em Camburi- litoral norte de SP o Workshop de Iatã Canabrava, que será a próxima de nosso ciclo de oficinas fotográficas, projeto coordenado por Juvenal Pereira. Gostaríamos de estar divulgando no site de vcs, que como enfoca também a programação cultural do litoral tem tudo a ver c/ nosso projeto! Maiores informações em http://www.lafirma.com.br/Iata.html

Iatã Canabrava
iatas@uol.com.br


Centro Náutico Uba Uba Free Wallpaper

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor