Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 31 de maio de 2002 - Nº 543 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis A.Coutinho Residencial Hawaii

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Estudante é morto a tiros em São Sebastião
Caraguá marca festival do camarão
Mata esconde "vila" com mais de 250 anos em São Sebastião
Escavações começaram há 12 anos
Semana do Meio Ambiente 2002 Ano Internacional do Ecoturismo
Ilhabela será palco de mais um grande evento da vela brasileira
Ilhabela terá atleta no Campeonato Brasileiro de Karatê
Ouro e bronze para karatecas de Ilhabela
FUSSMI promove curso de capacitação
Atendimentos do Conselho Tutelar de Caraguá
Projeto inaugura restaurante fictício na EMEF do Jaraguazinho
Vereadores aprovam pedido de implantação de programas nas escolas
Pagamento para participar de sessão extraordinária é aprovado
Carta do Leitor



Estudante é morto a tiros em São Sebastião

São Sebastião - O estudante Alexandre Ribeiro, 25 anos, foi morto anteontem a tiros no bairro Itatinga, região central de São Sebastião. Segundo a Polícia Civil da cidade, o estudante foi assassinado próximo de sua casa, quando voltava da escola. O corpo foi encontrado por policiais militares por volta das 22h15, na avenida Itatinga, após um telefonema anônimo. Ribeiro não tinha passagem pela polícia. A Polícia Civil informou que não tem pistas dos autores do crime. Ninguém tinha sido preso até ontem de manhã. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) da cidade para necrópsia. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá marca festival do camarão

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba marcou para o período entre 7 e 9 de junho o 5º Festival do Camarão. O evento acontece na praia do Camaroeiro com uma programação rica em atividades culturais e oportunidade para pescadores mostrarem seus trabalhos. Haverá Tenda das Artes, comida típica, shows musicais e culturais, corrida de canoa, cunhagem de canoa, além da venda promocional de camarão. A festa acontece em comemoração ao fim do defeso --época em que os pescadores ficam sem poder pescar o camarão. O defeso existe há 18 anos. (Fonte: ValeParaibano)

Mata esconde "vila" com mais de 250 anos em São Sebastião
Arqueólogo descobre possível centro comercial do século 17 que estava encoberto pela mata

São Sebastião - Em meio à mata atlântica, no bairro São Francisco, em São Sebastião, foi descoberta uma "cidade" com mais de 250 anos. O local teria sido centro para escoamento de mercadorias e comércio de escravos.
A "cidade" fica no Sítio Arqueológico de São Sebastião e foi descoberta a partir dos estudos das ruínas de uma antiga fazenda.
Já foram encontrados vestígios de uma senzala, estradas, paredes de pedras e novas construções. "Descobrimos que a extensão do sítio ultrapassa os limites delimitados e o sistema de aqueduto atinge um quilômetro de abastecimento de água. O que era um sítio arqueológico passa a ser um grande complexo arqueológico", disse Wagner Bornal, arqueólogo responsável pelos trabalhos.
Segundo ele, a descoberta é importante porque representa um forte elo de ligação com todas as cidades do Litoral, Vale do Paraíba e com outras regiões fo Estado.
A estimativa é que o complexo já tenha sido mapeado em torno de 40%, mas apenas 10% do terreno foram escavados. A área inicial estudada era de 3.500 metros
"O sítio está bem no eixo da distribuição, aparece como fonte de abastecimento de escravos e escoamento de mercadorias. Agora, será possível saber as rotas comerciais e econômicas, obter informações culturais da comunidade de São Sebastião, principalmente sobre os escravos", disse Bornal.
A senzala e os pontos de observação estão encobertos pela mata. Existe uma delimitação esporádica, não precisa, que irá requerer um novo mapeamento da área. O que mais impressionou o arqueólogo foi à dimensão, o posicionamento sob o ponto de vista estratégico e a capacidade construtiva inovadora do homem.
VALOR - O bom estado de preservação do material arqueológico encontrado no local, pelo fato de estar no meio da mata e ligado a uma concepção lendária, na qual o dono das terras teria um pacto com o diabo, também confere ao sítio grande importância.
Até o momento, foram encontrados os diversos tipos de vestígios da época, a maioria louças vindas da Europa, cerâmicas rudimentares, que refletem a cultura escrava, com seus costumes e rituais africanos.
"São Sebastião foi considerado, no século 17, o maior centro produtor e exportador de cerâmica do Brasil, inclusive, fornecia para a corte portuguesa", disse Bornal. (Fonte: ValeParaibano)

Escavações começaram há 12 anos

São Sebastião - Os trabalhos no Sítio Arqueológico de São Sebastião começaram há 12 anos. Apenas uma escavação havia sido realizada, na área próxima aos fornos utilizados para produção de açúcar. No local, foram encontradas mais de 30 mil peças.
Após a delimitação do território, cerca de 3.000 metros, foi iniciada a catalogação e lavagem das peças encontradas, além de uma análise preliminar para tentar identificar todos os padrões de louça e cerâmica existentes.
No ano passado, uma equipe retomou os trabalhos no sítio para possibilitar que a abertura do local para visitação pública.
A Prefeitura de São Sebabstião também pretende transformar a ecotrilha, que dá acesso ao sítio, em atração turística plantando espécies nativas como pau-brasil, guapuruvus, quaresmeiras, flecheiras e urucum.
"Todas as espécies serão identificadas, mostrando, acima de tudo, que no sítio arqueológico se aprende sobre a vegetação, a agricultura e geografia", disse o secretário de Turismo, Esportes e Cultura, José Cardim de Souza.
A visita a ecotrilha, que dá acesso ao Sítio Arqueológico, deve ser agendada na secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, localizada na Rua da Praia, região central de São Sebastião. O número de pessoas, por passeio, é restrito a 20, devendo obrigatoriamente ser acompanhado por monitor. (Fonte: ValeParaibano)

Semana do Meio Ambiente 2002 Ano Internacional do Ecoturismo

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião comemora entre os dias 1 e 9 de junho a “Semana do Meio Ambiente – 2002 Ano Internacional do Ecoturismo” com diversas atividades voltadas para a conscientização da comunidade em preservar o meio ambiente.
Na programação estão inseridas atividades como, um mutirão de limpeza nas trilhas e nas ilhas do município, palestra sobre a Agenda 21 brasileira, com a historiadora e consultora ambiental, Ana Maria Batista, palestra “Estação Ecológica Tupinanbás e as ONGs”, com a chefe da unidade do Ibama em São Sebastião, Carla Marcon , além de apresentação dos índios da aldeia Rio Silveiras e de várias peças teatrais para os alunos da rede pública municipal.
No dia 5, dia Mundial do Meio Ambiente, o evento será aberto oficialmente com a apresentação de propostas das Ongs para agenda 21 local, lançamento de projetos “Ponta do Recife” e “Reflorestamento de Áreas Degradadas utilizando o palmito Jussara”. (Fonte: PMSS)

Ilhabela será palco de mais um grande evento da vela brasileira

Ilhabela - A cidade de Ilhabela será sede do Campeonato Sul Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 que começa nesta quinta-feira dia 30 de maio e terá o encerramento no dia 1º de junho, com regatas nos três dias. O evento terá como sede oficial a Secretaria de Turismo de Ilhabela, de onde vai sair a largada, a entrega de premiação e todos os eventos do campeonato.
Estão previstas a participação de 45 embarcações com um total de 80 atletas, representando os estados de São Paulo, Santa Catarina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.
O Hobie Cat 16 é um catamaran que mede 5,10m e pertence ao seleto grupo das classes panamericanas e chega a atingir até 22 nós de velocidade, atraindo a atenção do público por onde passam.
Os favoritos são o catarinense Ricardo Halla (Campeão Brasileiro2001), Bruno Bernardi (Campeão Sul Americano/SC), Bernard Arndt (Campeão Paulista/SP), e Ilhabela será representada por duas duplas Beto de Mazinho e Silvia Schimidt, que conquistaram a 3º colocação no Campeonato Brasileiro e Cezinha e Marcio Reis, que ficaram com a 8º colocação.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Turismo e Diretoria de Esportes Náuticos. (Fonte: PMI)

Ilhabela terá atleta no Campeonato Brasileiro de Karatê

Ilhabela - Os karatecas de Ilhabela participaram dia 18 deste mês do “13º Campeonato Paulista de Karatê Boys”, no Ginásio Mauro Pinheiro em São Paulo. Pela primeira neste campeonato, Ilhabela participou levando 4 atletas que representaram muito bem a cidade, com destaque para Eduardo Hirakawa Marins, 11 anos, que trouxe a medalha de Bronze para casa.
Eduardo vai representar o estado de São Paulo dentro da Seleção Paulista de Karatê no “Campeonato Brasileiro Mirim e Infantil de Karatê”, que vai acontecer na cidade de Joinville (Santa Catarina) de 05 a 07 de julho. (Fonte: PMI)

Ouro e bronze para karatecas de Ilhabela

Ilhabela - A Diretoria de Esportes de Ilhabela em parceria com o clube Bushi-Kan participou com dois atletas ilhabelenses do V Campeonato Brasileiro de Karatê-do e Kobu-do organizado pela Federação Brasileira de Karatê, que aconteceu neste domingo dia 26 em São Paulo. Na categoria Adulto faixa-preta masculino (absoluto), o karateca Juvenal de Lima conquistou a medalha de ouro nas modalidades Shiai Kumitê e Kata. A luta que decidiu a vitória foi contra o atleta da Sociedade Esportiva Palmeiras com o placar de 6x1.
O outro representante da cidade no campeonato foi o atleta Gabriel Adelino Ferreira da Silva, 14 anos, da categoria infanto-juvenil. Gabriel conseguiu a 3ª colocação nas modalidades Shiai Kumitê e Kata, o que surpreendeu o técnico Juvenal que já apostava com uma medalha no Kunitê, mas não esperava uma boa colocação na modalidade Kata.
Agenda dos próximos campeonatos de Karatê, organizados pela Federação Paulista, que a equipe de Ilhabela vai participar:
02 de junho - “Copa Estadual de Karatê” na cidade de Serra Negra, interior de São Paulo.
16 de junho - “Copa Cubatão de Karatê” na cidade de Cubatão, Baixada Santista.
29 de junho - “23º Campeonato Paulista de Karatê” nas categorias Infanto-juvenil, Juvenil e Master. Quem se classificar neste campeonato vai representar o estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro, realizado no mês de agosto em Recife. (Fonte: PMI)

FUSSMI promove curso de capacitação

Ilhabela - Foi assinado nesta segunda, 27, mais um termo de compromisso entre Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) e Fundos Sociais Municipais, entre eles o FUSSMI (Fundo Social de Solidariedade do Município de Ilhabela), com objetivo de implantar o Projeto “Tece e Acontece” em Parceria com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção-ABIT.
O projeto visa capacitar e aperfeiçoar profissionais de oficinas de costura existentes nos Fundos Sociais de São Paulo. A cerimônia de assinatura foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, e teve a participação do Governador Geraldo Alckmin, a primeira dama Maria Lúcia Alckmin, o presidente da ABIT entre outras autoridades. Para representar o Município de Ilhabela, esteve presente a presidente do FUSSMI, a primeira dama Célia Heidorn R. Ferreira, que trouxe para o município o termo de compromisso devidamente assinado.
Esta nova ação virá complementar o projeto criado pelo FUSSMI “Oficina de Costura”, que terá início na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, onde inicialmente foram selecionadas 30 mulheres, que num período de 2 a 3 meses vão receber o treinamento com técnicas básicas de moldes, desenhos, conhecimento em tecidos e costura em geral.
Todo equipamento que será utilizado na “Oficina de Costura” (Máquinas de overlock, costura reta, máquinas de corte, tesouras etc) foi adquirido também com verba doada pelo FUSSESP no valor de R$ 8 mil reais e que posteriormente será complementado com o projeto “Tece e Acontece”, que entrará com capacitação de profissionais e fornecimento de tecidos através da parceria com a ABIT.
Para a seleção dos inscritos foram priorizadas mulheres atendidas por projetos Sociais como Renda Cidadã e Programa Viva Leite, pessoas desempregadas e com renda de até dois salários mínimos, com objetivo de formar grupos de geração de renda e dando condições para inclusão no mercado de trabalho, possibilitando a melhora do quadro financeiro da família.

Turma A: 2ª, 4ª e 6ª das 13h30 às 17h30

Alaíde dos Santos
Clarice Zacarias
Dalmácia Lucia
Jane Santana de Araújo
Janete Ap. Padilha
Josenilda Barreto Nobre
Jucimara P. Lima
Lucilene Cardoso Aguilar
Malvina Rocha dos Santos
Maria Antonia Rodrigues Santos
Maria de Lurdes dos S. Batista
Maria do Amparo Santos
Maria José Sabino dos Santos
Sebastiana Messias da Silva
Vanda Lopes dos Santos Jesus

Turma B: 3ª, 5ª e Sábado das 13h30 às 17h30

Adriana Rocha Barbosa
Ana Cleíde Garcez Ramos
Ana Lúcia de P. Garcez Ramos
Angela Mª Bonardi
Elisangela dos Santos
Fernanda Antonia Anunciáta
Josiane Chaves de Carvalho
Lilian Magalhães Soares Cunha
Luciene Souza Santos
Maria Aparecida A. Souza
Maria dos Anjos Silva
Marilene Rodrigues do Narte
Mirian de Jesus dos Santos
Noemi Elen de Jesus Gonçalves (Fonte: PMI)

Atendimentos do Conselho Tutelar de Caraguá

Caraguatatuba - O Conselho Tutelar de Caraguatatuba divulgou os atendimentos prestados no mês de março. De acordo com o quadro demonstrativo, foram atendidos 171 adolescentes e crianças que necessitaram de apoio em saúde, educação, cultura, liberdade, respeito e dignidade. Do total de atendidos, 161 são de Caraguatatuba. Destes 33 estavam envolvidos em situação de maus tratos, briga, negligência materna, situação de risco, atos infracionais, estupro, prostituição e atentado ao pudor. No total de outros municípios, estavam crianças de Taubaté, Itapira, São Paulo, São Sebastião, São José dos Campos
Outros 86 casos atendidos estavam relacionados a fuga de casa, rebeldia, família em situação irregular, desinteligência familiar e abrigamento. Também foram atendidos menores com problemas relacionados a educação, como vagas em escolas, neste caso foram solucionados 11 casos. Outros 11 casos de exploração de trabalho infantil também foram solucionados. O Conselho Tutelar também se incumbe de fazer encaminhamentos a Secretaria de Assistência Social, Fundacc, Secretaria Municipal de Educação, creches, Centro de saúde, OAB, casa da Criança, tendo atendido 25 pessoas encaminhamentos efetuados.
Denúncias ao Conselho Tutelar podem ser feitas pelos telefones 422-1690, 422-5573, 9729-0467 ou pelo e-mail: conselho.tutelar@uol.com.br  (Fonte: PMC)

Projeto inaugura restaurante fictício na EMEF do Jaraguazinho

Caraguatatuba - Alunos e professores da EMEF Professor Jorge Passos, do no Jaraguazinho, em Caraguá, estiveram reunidos com a secretária municipal de Educação Roseli Morila, supervisores de ensino, professores e a diretora da escola, Gianna Flávia Tonacci Hardit, além da comunidade do bairro para comemorar a inauguração do “restaurante Delícias da Geralda”.
O restaurante foi desenvolvido pelos próprios alunos em um espaço dentro da escola. De acordo com o projeto, o local é na verdade, um restaurante fictício, criado durante um projeto interdisciplinar desenvolvido em sala de aula nas últimas semanas, visando passar aos alunos todo o tipo de conhecimento que um comércio, no caso, um restaurante pode exigir.
“Tudo foi feito de acordo com o funcionamento real de um restaurante”, explicou a coordenadora Aline Okuda. “Durante as aulas, os alunos aprenderam como funciona o serviço self-service, o cardápio, noções de higiene, o sistema monetário, a decoração e até a importância do respeito e da boa convivência dentro no ambiente.”
Para festejar, a inauguração contou com jantar, sobremesa, atendimento e serviço completo de um restaurante. O projeto envolveu também funcionários da escola, como a merendeira Geralda que acabou interpretando a dona do restaurante.
Outro objetivo do projeto é proporcionar a integração entre alunos, professores e funcionários. Os participantes são alunos entre 17 e 60 anos de idade, do EJA - Educação para Jovens e Adultos, além de alunos com deficiências Visuais. O projeto, segundo a coordenadora, continua sendo trabalhado em sala de aula. (Fonte: PMC)

Vereadores aprovam pedido de implantação de programas nas escolas

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, o pedido de vistas de 10 dias ao projeto de lei 039/02, de autoria do vereador Marcos Antônio do Carmo Fuly (PFL), que institui o “projeto férias”, a ser desenvolvido no período de recesso escolar e férias nas escolas municipais.
Segundo o autor, o objetivo de adiar a votação foi para melhorar a proposta.
O programa tem como objetivo o desenvolvimento de ações de cidadania dirigida à crianças e adolescentes; o aumento do vínculo estabelecido entre a comunidade e a escola; a redução dos riscos de danos psicossociais, expostos durante as férias; a redução dos níveis de violência; o desenvolvimento de programas de caráter sócio-cultural, esportivo e de educação em saúde e a incrementação do processo de descentralização e intersetorialidade.
Somente as crianças e adolescentes da comunidade da escola poderão se inscrever no projeto, nos dois meses que antecedem o período de férias.
Todas as atividades, a serem realizadas, deverão ser planejadas e desenvolvidas de forma descentralizada, respeitando as realidades socioculturais.
A definição dos períodos serão desenvolvidos nos meses de recesso escolar e férias pela Prefeitura, devendo ser amplamente divulgados através da mídia e junto as comunidades das escolas participantes.
O vereador Capitão Mota (sem partido) afirmou, em sessão passada, que pretende apresentar uma emenda estendendo o programa aos finais de semana e feriados. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Pagamento para participar de sessão extraordinária é aprovado

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por maioria de votos, em 1ª votação, o projeto de emenda a Lei Orgânica 001/02, de autoria dos parlamentares, que veda o pagamento de parcela indenizatória em valor superior ao do subsídio mensal.
Em outras palavras, o vereador não poderá receber, por cada sessão, mais do que o seu vencimento, que é de R$1.800,00 (Hum mil e oitocentos reais).
Somente o vereador Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) foi contrário a propositura. Zezinho da Piscina (PSB) faltou a sessão e os edis Marcos Leopoldino (PSDB) e Marcos Fuly (PFL) não se encontravam no plenário no momento da votação.
O projeto altera o parágrafo 1º do artigo 31 visando adequá-lo ao parágrafo 7º do artigo 57 da Constituição Federal, modificado pela Emenda Constitucional 019/98.
Atualmente lê-se no dispositivo em questão a seguinte redação: “§ 1º - Na sessão legislativa extraordinária, a Câmara deliberará somente sobre matéria para que foi convocada”.
O vereador Capitão Mota (sem partido) disse que foi favorável pelo fato da proposta ser constitucional. “O projeto está apenas adequando a lei orgânica a emenda constitucional e limitando o valor a ser pago aos vereadores”, declarou Sérgio Pereira (PV). (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Carta do Leitor

A Cozinha do Padre - Há um ditado antigo que diz: "quem não tem o que fazer, faz colher de pau e borda o cabo". E os esgotos lançados no mar? E a invasão dos mananciais no sopé da serra? E o chorume do lixo contaminado as águas dos rios, córregos e solos? E as invasões em áreas de alto risco como no Pereque Mirim, entre outras? E as ruas esburacadas, danificando os veículos que por ali são obrigados a transitar para dirigirem-se-se as suas residências e ainda sem canalização de esgotos ou águas pluviais? E o saneamento básico absolutamente deficitário frente as mais comezinhas necessidades do município, constituindo-se em sérios riscos para a saúde pública? E as piscinas abandonadas por seus proprietários para criação de mosquitos e contaminação do ambiente, sobre cujo fato não adianta solicitar providências de quem quer que seja? E os lixos abandonados em via pública levando mau cheiro aos moradores? E a falta de emprego e trabalho para a população carente do município? (também é defesa do meio ambiente)
E o afavelamento do município dassartes as milhares de promessas políticas vãs no decorrer dos anos à fio? E um atendimento médico/hospitalar condizentes e compatíveis com as necessidades e com o número de habitantes do município? E as infra-estruturas dignas, compatíveis com as necessidades e adequadas para incrementar a maior fonte de rendas ainda hoje disponível no município, que é o turismo? E as águas do mar e de nossas praias contaminadas por despejos de toda a sorte, lixo, óleos de embarcações, combustíveis, derivados de petróleo e similares? E melhores condições de vida e de comércio no município para impulsionar o seu necessário desenvolvimento como atrativo dos tão necessários investimentos externos?
E por que uma conduta administrativa e sócio/comunitária como louvada e benemérita equipe que se empenha na derrubada da cozinha do padre, constituída de pessoas capacitadas e inteligentes, não se engaja na edificação das melhorias para o município, na elaboração de projetos comunitários, sócio/ambientais, projetos edificantes e criativos que possam ser usados como atrativos de investimentos no município, ao invés de gastarem o seus preciosos tempos e ocuparem as suas mentes, em montagens estratégicas, como se fosse a programação de combate, desatinada ao conflito com um feroz inimigo, numa gigantesca e renhida guerra total, contra uma mísera cozinha de um pobre padre???????????
Ah! Façam-me um favor! Me poupem!!! Isso não é um ato de heroísmo nem de valoração passiva de reconhecimento público, que deva ser louvado, como dizia Carnot: "não gosto de medalhas que se dispam com a casaca". São essas condutas, as "medalhas" que se despem com a casaca, pois a sua grandeza não reside no ato do objetivo buscado, mais na alegoria do engalanamento apenas, na vaidade do aparecimento e na busca da notoriedade frívola, e nada mais vão e despiciendo do que o nada, para nada. Há um adágio popular na Inglaterra que diz: "The highway that goes for the hell is good intentions sidewalk" (A rodovia que vai para o inferno também está calçada de boas intenções).
Por favor, usem as vossas mentes e inteligências privilegiadas para ajudar ao crescimento do município, melhorar a suas qualidades de vida, incentivar o progresso e a cidadania, ajudar na apresentação de projetos pertinentes a evolução sócio/econômica dessa veneranda e sofrida comunidade litorânea, que precisa da ajuda de todos nós. Há coisa mais nobres e importantes para que devamos nos ocupar do que a mísera cozinha do padre. Para que tanto pra tão pouco?
Com o devido respeito e consideração,

Dom Malachias
"ubatubano por opção"


Direito de Resposta - Dirijo-me a este conceituado Veículo de Comunicação, que distribui notícias de nossa região, tanto para o Litoral Norte como para o resto do país e alguns lugares do mundo, para o meu Direito de Resposta, com base na Lei de Imprensa.
Em resumo estou aqui respondendo as inverdades divulgadas pelo senhor Delvan e citadas pela senhora Layde Pereira, respectivamente nos dias 28 e 29 de maio do corrente.
Em 6 (seis) anos de mandato já elaborei centenas de Requerimentos e Indicações, bem como dezenas de Projetos de Lei dos mais variados tipos e assuntos, não encontrando qualquer propositura que seja, dirigida a alguém ou a algo.
Quanto ao assunto em questão não há projeto de minha autoria, com tal teor, bem como não foi votado no dia citado nenhum projeto referido pelo infeliz internauta. Se o inatento internauta tivesse vindo à sessão da Câmara, veria que nada disto foi votado.
Não tolerarei de forma alguma que se use um veículo sério para fazer tal "brincadeira", esclarecendo aos leitores citados que antes de divulgarem impropérios deste tipo, estudem e analisem bem o que irão escrever, pois seus atos e escritos sempre estarão aos olhos de pessoas sérias e ainda da lei e das penalidades a ela correspondidas.

Vereador Aurimar Mansano - PTB
Vereador - Caraguatatuba




BIL Ilhabela Virtual

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor