Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de janeiro de 2003 - Nº 693 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral ainda tem praia lotada e trânsito lento
   Litoral ficará nublado e com chuva até domingo
   Praias poluídas dobram no Litoral Norte
   Litoral intensifica a coleta de lixo na temporada
   Litoral tem mais crimes no feriado

Caraguatatuba:
   Caraguá obtém melhor índice de desenvolvimento humano municipal
   Índice de Poder de Compra
   Caraguá agita Reveillon de 500 mil pessoas
   Caraguá tem novas atrações neste verão
   Saúde treina 43 novos agentes para o controle da Dengue
   Charlie Brown Jr. se apresenta no dia 3
   Rouge se apresenta em Caraguá
   Banda Ôbahia faz show gratuito domingo em Caraguá
   Tenda Cultural tem Grande Programação de músicas
   Fiscais apreendem itens com camelôs clandestinos

Ilhabela:
   Três navios cruzeiros visitam Ilhabela nesta sexta
   Mudanças no trânsito da Vila

São Sebastião:
   Comunidades reclamam da falta de recursos e de assistência
   São Sebastião oferece kit de praia grátis

Ubatuba
   Zona Azul nas praias é revista
   Taxa nas Praias
   Vereador alega que cobrança é inconstitucional, ilegal e imoral
   Decisão sobre ISS é adiada
   Carnês de IPTU já estão sendo distribuídos



Litoral ainda tem praia lotada e trânsito lento

Litoral Norte - O movimento de turistas deverá continuar intenso até domingo nas praias do Litoral Norte. Durante todo o dia de ontem, as cidades registraram um fluxo intenso de veículos que causou congestionamento em Caraguatatuba e São Sebastião.
"Pretendo ficar na cidade até o final de semana mesmo com previsão de tempo nublado e chuvas para os próximos dias", disse a estudante Rocheli Pereira, 22 anos, de Três Corações (MG).
Em Caraguatatuba, houve lentidão no trecho entre as praias Martin de Sá e Massaguaçu. Na rodovia Manoel Hipólito do Rego, entre o km 121 e km 127 de São Sebastião, houve congestionamento de cerca duas horas no sentido das praias da costa sul.
A prefeitura calcula que cerca de 95 mil carros estejam na cidade. O tempo de espera na fila da balsa entre São Sebastião e Ilhabela chegou a uma hora e meia.
NAVIOS - Três navios cruzeiros estarão hoje em Ilhabela trazendo um público de cerca de 5.000 turistas. A expectativa da prefeitura é que pelo menos 3.500 pessoas deixem as embarcações para visitar a região central do município. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral ficará nublado e com chuva até domingo

Litoral Norte - Os turistas que estão no Litoral Norte deverão enfrentar tempo nublado e chuva nesta hoje, sábado e domingo, segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulita. O centro é ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo o pesquisador Marcelo Seluchi, os próximos dias serão marcados por tempo nublado e pancadas de chuvas devido à formação de uma área de instabilidade na região. "O sol que que apareceu no Réveillon não deverá voltar neste final de semana." As temperaturas deverão cair no final de semana. (Fonte: ValeParaibano)

Praias poluídas dobram no Litoral Norte
Cetesb diz que aumento do número de turistas para as festas de fim-de-ano contribuíram para a contaminação

Litoral Norte - O número de praias poluídas no Litoral Norte dobrou com o término das festividades de Natal e Réveillon comparado com a primeira quinzena do mês de dezembro de 2002.
Segundo o laudo de balneabilidade da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) divulgado ontem, dez praias estão impróprias para o banho contra cinco no dia 15 de dezembro.
A praia Martin de Sá, considerada a mais frequentada de Caraguatatuba, apresenta contaminação por esgoto e não está indicada para o uso de turistas.
Em Caraguá, seis praias não são indicadas para banho Indaiá, Centro, Palmeiras, Pan Brasil e Porto Novo, além da Martin de Sá. As praias Iperoig e Itaguá nas regiões centro e bairro em Ubatuba; e Pontal da Cruz e Porto Grande em São Sebastião, também estão impróprias.
O teste de balneabilidade apresentou resultados positivos em Ilhabela onde foram analisadas a qualidade de seis praias.
Segundo a Cetesb, com o intenso movimento de turistas nas cidades aumenta as chances de despejo de esgoto doméstico sem tratamento nas praias.
As prefeituras calculam que mais de 1 milhão de pessoas passaram pelas cidades litorâneas durante o feriado de final do ano.
A Cetesb orienta que os turistas respeitem a sinalização com bandeira vermelha que indicam a poluição da praia e evitem os locais impróprios. O banho nas praias contaminadas aumenta o risco de contrair doenças como cólera, alergias, micoses e hepatipe do tipo A.
A Cetesb analisou amostras de água de 75 praias no Litoral Norte. O teste de balneabilidade é feito semanalmente. O último foi realizado no dia 29 de dezembro. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral intensifica a coleta de lixo na temporada

Litoral Norte - A Prefeitura de Caraguatatuba dobrou o número de caminhões usados na coleta de lixo na cidade para melhorar o sistema durante a temporada.
O número de homens postos à disposição no trabalho de recolhimento dos resíduos nas ruas e praias do município também aumentou de 45 para 200 - quase quatro vezes o usado na baixa temporada.
O serviço foi intensificado no último dia 16 e se estende até o dia 10 de março de 2003. Com a medida, os bairros passaram a ser atendidos em intervalos de, no máximo, 12 horas.
O número de caminhões de coleta - basculante, retroescavadeira, mini car-regadeira, capinadeira, varredeira de rua e trator - passou de 8 para 16.
Já o número de trabalhadores nas ruas aumentou de 25 para 50 e ,nas praias, de 20 para 50. Outras 100 pessoas foram contratadas para os serviços de limpeza geral.
Segundo a Divisão de Limpeza Urbana da prefeitura, com a intensificação dos trabalhos, algumas regiões de Caraguatatuba terão os serviços de coleta três vezes ao dia: centro, Indaiá e Martin de Sá.
Também foram distribuídas cerca de cem caçambas pela cidade para facilitar o serviço de limpeza das vias públicas.
Ubatuba - E Ubatuba já colocou em funcionamento o seu novo esquema de coleta de lixo para a temporada de verão. O município, que coleta uma média de 120 toneladas/dia de lixo, espera atingir uma média de 300 toneladas/dia, durante este verão.
Para atender a esse aumento de mais de 100% de lixo produzido e coletado, serão utilizados cerca de 20 caminhões, que atenderão aos cerca de 100 quilômetros de extensão do município.
Deste total de veículos, cinco pertencem à prefeitura e farão a coleta no centro da cidade e na região norte - pelo menos até o dia 10 de janeiro, quando, segundo o chefe do setor de coleta de lixo, Pedro Paulo Souza, receberá o reforço de três caminhões que atualmente passam por reforma. O restante será fornecido pela empresa Sanepav, que presta serviços ao município e ganhou a concorrência para atuar durante a temporada.
Segundo Souza, a Sanepav está encarregada de fazer a coleta na região sul da cidade, a partir do Itaguá.
A divisão de ações entre empresa e prefeitura levou em consideração as dificuldades de tráfego na rodovia que corta a Praia Grande, a mais popular da cidade, e que chega a registrar congestionamento de até seis quilômetros, representando uma espera de até três horas para atravessar o trecho da praia.
Perguntado sobre a possibilidade de utilização da estrada do Monte Valério, que faz a ligação entre os bairros Rio Escuro e Monte Valério - e é a única forma de evitar o trecho da Paia Grande, para quem pretende chegar ao centro da cidade - Souza fez questão de ressaltar que ainda não é possível pois as condições da estrada são ruins para veículos pesados. “Com certeza, no ano que vem, após a pavimentação daquele trecho, poderemos utilizar como alternativa. Por enquanto, ainda é inviável” disse.
Ao todo, cerca de 90 homens trabalharão na coleta. O carnaval é um período tido como crítico pelo chefe do setor de coleta de lixo, mas com a reestruturação e divisão de ações que foram apresentadas, ele acredita que não haverá problemas.
Os horários de coleta variam das 4h da manhã até às 2h da manhã, dependendo do setor. Em alguns bairros, como Itamambuca, Casanga, Barra Seca e Ranário – na região norte – o recolhimento de lixo não ocorrerá todos os dias, ao contrário da região central e bairros periféricos, onde a coleta será diária.
Para facilitar o trabalho, a prefeitura espalhou pelos bairros e praias 50 con-têineres, enquanto a Sanepav distribuiu mais 60, além dos 18 contêineres de grande porte que foram colocados nos locais de maior aglomeração de pessoas.
Bertioga - A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga começou a instalar lixeiras em toda a orla da praia da Enseada, ao longo da avenida Vicente de Carvalho, às margens do Canal de Bertioga, e em alguns bairros da cidade.
No total, serão colocadas 450 lixeiras, sendo 300 do tipo contêiner e150 com pedestais.
As 300 lixeiras contêineres serão espalhadas pela cidade, a cada 50 metros, desde o Centro até o bairro do Indaiá, pois é neste trecho que existe maior concentração de pessoas. As outras 150 serão fixadas na orla da praia, em todo o trecho urbanizado.
“Cada contêiner tem capacidade para 140 litros. As lixeiras menores ficarão fixas na orla da praia e todas serão identificadas com adesivos da Prefeitura e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente)”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Nelo José Fernandes.
O secretário salientou que é preciso que tanto a população quanto os turistas se conscientizem da importância de se preservar os equipamentos. “É importante que as pessoas não depredem as lixeiras, pois elas são patrimônio público e servem para o próprio bem-estar da população”.
A Secretaria de Meio Ambiente também está implantando a Operação Verão Limpo 2003.
Desde ontem, 36 agentes, divididos em nove equipes, estão distribuindo sacolas em toda a praia, desde o Centro até Boracéia.
“Nestas sacolas, as pessoas devem acondicionar todo o lixo para depois depositá-las nas lixeiras espalhadas pela cidade”, ressaltou Fernandes. A Operação será realizada durante todo o Verão. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral tem mais crimes no feriado

Litoral Norte - O número de ocorrências policiais no Litoral Norte aumentou 40% no Réveillon deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a Polícia Civil registrou 300 casos, contra 214 do feriado passado. As cidades com mais ocorrências foram Caraguá e Ubatuba, com 100 cada.
Ladrões de carros não pouparam nem mesmo o chefe da Polícia Civil do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, teve o carro de sua mulher --modelo Gol-- furtado na praia Martin de Sá, em Caraguá. O crime ocorreu em frente a uma Base Móvel da Polícia Militar.
A mulher do delegado, a perita criminal Geni Lantaler, estacionou o veículo e ficou 40 minutos em uma fila na padaria. Ao retornar, o carro não estava mais no local.
O comandante da 2ª Companhia de Caraguá, Valter Padulla, disse que estava no local e não recebeu nenhuma comunicação de roubo de carro.
A secretária Silvia da Silva, 23 anos, teve as roupas e mantimentos furtados de dentro de seu Corsa estacionado na praia do Indaiá, em Caraguá.
CASOS - O delegado seccional João Barbosa Filho afirmou que o aumento das ocorrências foi consequência do número maior de turistas.
O subcomandante do 20º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento ostensivo, Newton Pouza Júnior, disse que irá intensificar as rondas nas praias e bairros. A PM recebeu um reforço para a temporada de 450 homens, vindos do Vale, Grande São Paulo e região de Campinas. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá obtém melhor índice de desenvolvimento humano municipal
Cidade é também a melhor colocada em índice de poder de compra

Caraguatatuba - O município de Caraguatatuba foi o primeiro colocado da região do Litoral Norte no ranking estadual do IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) feito pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento feito pelo IBGE classifica os municípios que oferecem melhor qualidade de vida tendo como indicadores a Educação (alfabetização e taxa de matrícula), Longevidade (esperança de vida ao nascer) e Renda Média Per Capita. Entre os 655 municípios paulistas, Caraguá obteve a 160º colocação, ficando à frente de São Sebastião (189º ), Ubatuba (205º ) e Ilhabela (311º ).
Caraguá subiu 66 posições comparando-se os censos de 2000 e 1991. Incluindo os municípios do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, Caraguá ficou na 12º posição. São José dos Campos é a que oferece melhor qualidade de vida entre as cidades avaliadas no Vale do Paraíba. A nível nacional, entre os 5.507 municípios avaliados pelo IBGE, o município ficou na 528º posição, São Sebastião em 619º, Ubatuba na 675º e Ilhabela na 1.035º colocação.
O prefeito Antonio Carlos da Silva ficou feliz em saber que a nível regional sua cidade é a que oferece, atualmente, melhor qualidade de vida. “Temos investido muito em educação, cultura, esporte, saúde, lazer, assistência social e saneamento básico para poder oferecer melhor qualidade de vida aos moradores e visitantes”, comentou. Segundo Antonio Carlos, o município não tem nenhuma criança fora da escola e, a partir de 2003, a prefeitura atenderá a toda a demanda de creche. É bom lembrar que após o Censo de 2000 a prefeitura inaugurou dezenas de novas obras e que o saneamento básico passou a beneficiar 66% das moradias do município. (Fonte: PMC)

Índice de Poder de Compra

Caraguatatuba - Outra boa notícia para os moradores e investidores: pesquisa feita pelo jornal Gazeta Mercantil para o Atlas do Mercado Brasileiro, que abrange os setores da economia de maneira detalhada e segmentada por regiões, classificou Caraguatatuba como o 28º município mais dinâmico do país entre 2001 e 2002. A avaliação foi feita com base nos seguintes critérios: IPC (Índice do Potencial de Consumo), depósitos bancários e aplicações, aberturas de novas empresas, crescimento populacional, crescimento do número de residências e evolução de número de banheiros por residência.
Caraguatatuba teve um índice de crescimento de 178% entre 2001 e 2002 se posicionando entre os 41 municípios brasileiros que mais cresceram. A cidade foi a melhor classificada incluindo os municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Entre as cidades pesquisadas na região, Taubaté ficou na 129ª posição, Pindamonhangaba na 139ª , Jacareí na 247ª , Cruzeiro na 258ª, Guaratinguetá na 278ª e Lorena em 288ª colocação. Palmas, no Tocantins, ficou na primeira colocação com um índice de crescimento de 1.044%.
O Atlas do Mercado Brasileiro distribuído em todo o país na última sexta-feira, dia 27, é uma publicação destinada a empresários, executivos, administradores, pesquisadores e professores que proporciona informações detalhadas sobre oportunidades de negócios, poder de compra dos consumidores, tendências de investimentos regionais, entre outros dados econômicos importantes. Foram analisados 300 municípios no país. Caraguatatuba ficou a frente de muitas cidades importantes brasileiras como Camaçari(BA) na 35ª posição e Joinville(SC), na 38ª. (Fonte: PMC)

Caraguá agita Reveillon de 500 mil pessoas

Caraguatatuba - Caraguá recebeu 500 mil pessoas durante o feriado de Reveillon. As estimativas são do secretário de Turismo Paulo Noronha, que acredita que cerca de 300 mil pessoas ainda permanecem na cidade. A festa de Reveillon foi animada com shows piro-musicais na Praia Massaguaçu e em dois pontos da praia do Centro, além de shows musicais da Rede Globo, transmitidos por telão, e banda Píer na Praça de Eventos.
A prefeitura, através da Secretaria de Serviços Municipais esteve atuando na limpeza das praias durante todo o feriado. O total de lixo recolhido em toda a cidade foi de 320 toneladas no dia 31 de dezembro e 350 toneladas no dia 1 de janeiro. A cidade recolhe em dias normais cerca de 80 toneladas. Só das praias foram retiradas 20 toneladas até agora. Foram limpas as praias do Centro, Martim de Sá, Prainha, parte da Cocanha e parte da Massaguaçu. Só na praia Martim de Sá foram recolhidas 5 toneladas de lixo durante a passagem de ano, cinco vezes mais do que o normal. Uma equipe de 200 homens atuam na limpeza através de 20 caminhões para a coleta, 10 basculantes e 5 retroescavadeiras para limpeza de praias. De acordo com o coordenador Gilberto Santos, o serviço será finalizado até o próximo final de semana. A quantidade de lixo produzida durante o feriado aumentou em 20% comparada ao ano passado.
A Divisão de Trânsito através de uma equipe de 24 agentes de trânsito apreendeu e multou, entre os dias 30 de dezembro e 1 de janeiro, sete veículos que estavam com som acima do volume permitido por lei, na praia Martim de Sá e Avenida Arthur Costa Filho. As multas aplicadas foram de R$ 300,00. A Ditran também atuou na Operação Subida junto com a Polícia Rodoviária nos desvios na Avenida Jundiaí, desvio de trânsito na Prainha e no sistema de mão única na rua da Praia Martim de Sá. Conforme explicou o diretor Cel. Celso Rapacci, a mão única até a Praça Antonio Fachini tem dado bons resultados desde novembro, quando foi implantado nessa praia.
A prefeitura também esteve fiscalizando o comércio de quiosques, bares, lanchonetes, trânsito e turismo de um dia através das equipes de fiscalização do Comércio, Urbanismo e Vigilância Sanitária. (Fonte: PMC)

Caraguá tem novas atrações neste verão
Arrigo Barnabé participa da abertura da Tenda Cultural neste fim de semana

Caraguatatuba - Caraguá tem uma programação pronta para proporcionar diversão e lazer aos visitantes durante todo o verão. No próximo final de semana, o Caraguá Music trará Charlie Brown Jr, dia 3 e o grupo Rouge, dia 4, à partir das 23 horas, na Praça de Eventos. Os shows custam R$ 20,00, sendo que menores de 18 anos, estudantes, professores e aposentados pagam metade.
Nos dias 3 e 4, o projeto da Fundacc Coreto em Sol acontece na Praça Dr. Cândido Motta com shows musicais gratuitos à partir das 21 horas. Neste Sábado, dia 4, a Banda Municipal Carlos Gomes se apresenta após a missa das 19h30.
De 2 a 31 de janeiro, a prefeitura oferece aeróbica e lambaeróbica, ginastica e hidroginástica, aula show e atividades recreativas nas praias Martim de Sá, às 12 horas; Indaiá, às 15 horas e Praia do Centro, às 20 horas.
A grande novidade deste ano em Caraguá é a Tenda Cultural, que vai acontecer na praça Antonio Fachinni na praia Martim de Sá, aos finais de semana, à partir das 19 horas. Nos moldes do Festival de Inverno de Campos, a Tenda Cultural trará shows de musica popular, contemporânea e erudita. A abertura acontece no dia 3 de janeiro com o GrupoKum de música afro-brasileira, em seguida canto lírico com o grupo de Jovens Cantores da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo. Nesta noite haverá apresentações de Afro Jazz com o grupo Terreiro de Jesus. A programação da Tenda para o sábado, dia 4, conta com o grupo “A Quatro Vozes”, formado pelas irmãs Dora, Jurema e Jussara e a sobrinha Tathiana e o quinteto de instrumentistas. Ainda no dia 4, encerrando com chave de ouro, o paranaense Arrigo Barnabé apresenta uma mistura de música contemporânea e popular com duo de pianos com Paulo Braga. (Fonte: PMC)

Saúde treina 43 novos agentes para o controle da Dengue

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba iniciou hontem, dia 2, um curso de treinamento para 43 novos agentes comunitários de saúde, que deverão trabalhar durante toda a temporada de verão na Campanha de Controle da Dengue. Essa capacitação serve para ampliar a equipe de campo, que atualmente conta com 19 pessoas treinadas.
Os monitores das aulas de capacitação serão a coordenadora da Campanha de Controle da Dengue Gladys Lima, o biólogo Ricardo Souza, a enfermeira-coordenadora do PSF Marcelle Costa Bernardo e o coordenador-médico Fernando Chiavenatto Júnior. O setor de Vigilância Epidemiológica fará também uma palestra para os alunos.
De acordo com a enfermeira-coordenadora Marcelle Costa Bernardo, esses agentes irão trabalhar nos bairros e no centro, conforme a necessidade de cada local. “A média de agentes é de um a dois por equipe de PSF, dependendo da área a ser visitada, mas isso não significa que não possamos colocar três ou quatro numa mesma área”, disse.
Será apresentado no curso de capacitação o funcionamento do PSF (Programa de Saúde da Família), os sintomas da doença, quais são os criadouros e como detectá-los.
As aulas acontecem nos dias 02, 03 e 06 de janeiro, das 8h às 17h, no Colégio Tableau, na Avenida da Praia, no Centro. (Fonte: PMC)

Charlie Brown Jr. se apresenta no dia 3

Caraguatatuba - A banda Charlie Brown Jr., formada no quintal de casa, continua com tudo e está lançando seu quinto CD e o novo show “Bocas Ordinárias”. Caraguatatuba receberá os skatistas rebeldes no dia 03 de janeiro, na Praça de Eventos, dentro da programação do Caraguá Music.
Produzido por Tadeu Patola, que já havia trabalhado com a banda em “Preço Curto...Prazo Longo”(1999), o novo Charlie Brown Jr. é fiel às raízes. Skate, hardcore e malanddragem. Consciente, mas politizado. O vocalista Chorão diz que não pretende ganhar o público pelo discurso forte, por achar que há muita hipocrisia em bandas que se dizem engajadas. “É fácil capitalizar em cima da miséria dos outros”, disse.
O recado vem acompanhado das guitarras cada vez mais pesadas de Marcão e da cozinha funkeada de Pelado e Champignon. E, mesmo após cinco anos falando da “doidera” da molecada, Chorão canta agora que só procura pela paz. Ele faz um apelo à pirataria. “O mercado da música é muito instável e a pirataria está fortíssima”. (Fonte: PMC)

Rouge se apresenta em Caraguá

Caraguatatuba - A banda Rouge, estará se apresentando sábado, dia 4, a partir das 21h, na praça de Eventos em Caraguatatuba.
O grupo pop surgiu do sonho e da luta das 30 mil meninas que se escreveram para ser uma popstars. O Realit Show foi uma co-produção do SBT com a produtora Entertainment, em parceria com a Sony Music, que chegou ao fim depois de quase seis meses de produção e dez eliminatíorias.
A luta das meninas começou no dia 1º de março, com as inscrições para o Popstar. A primeira eliminatória aconteceu no dia 30 de março, quando seis mil meninas pré-selecionadas, se apresentaram no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Os jurados Alexandre Schiavo. Iara Negrete, Rick Bonadio e Liminha, analisaram um trecho da voz de cada uma das candidatas, classificando duas mil meninas para a segunda fase.
Para a avaliação dessa fase, as meninas foram dividas em grupos de cinco, onde se apresentavam para os jurados e alí mesmo já sabiam se estavam classificadas.
Quinhentas meninas passaram para a terceira etapa e a partir daí, começaram a cantar sozinhas para os jurados, onde aumentou ainda mais a tensão das candidatas.
Após três etapas de canto, as 150 meninas classificadas se submeteram a teste de coreografia do professor Ivan Santos, que avaliou expressão corporal e a desenvoltura das competidoras. Das 150 candidatas, 61 foram escolhidas para uma etapa decisiva: “um teste de vídeo realizado nos estúdios do SBT”.
Nesta etapa 35 selecionadas participaram de um workshop, realizado num resort no interior de São Paulo. As meninas passaram por testes intensivos de canto e dança, incluindo a presença de artistas como Daniela Mercury, Fernanda Abreu e Samuel Rosa (vocalista do grupo Skank).
Após dez dias de atividades, as 20 garotas que ainda sonhavam ser popstars, receberam a missão de preparar um show para interpretar a primeira música de trabalho do futuro grupo, “Não dá pra Resistir”.
Ao final, foram escolhidas pelo Juri, 12 candidatas, que seguiram para Punta del Leste, no Uruguai. Lá ficaram uma semana ensaiando e curtindo momentos de lazer num dos mais importantes balneários da América do Sul. Para definir quem seguiria para a próxima etapa, as meninas fizeram mais uma apresentação individual, e dessa etapa, apenas oito seriam as finalistas.
De volta ao Brasil, as 12 garotas gravaram quatro músicas, que serviu para os jurados analisarem quais vozes combinavam umas com as outras. As oito classificadas foram direto para a casa da Popstars, onde passaram a morar juntas.
No dia da decisão, as meninas receberam a vista de parentes e amigos que participaram da resposta do Juri. Dalí, cinco meninas formariam o grupo Pop.
Aline Silva, Fantine Thó, Karin Pereira, Luciana Andrade e Patrícia Lissa, foram as escolhidas para fazer parte do grupo Rouge, nome escolhido por elas mesmo.
Já prontas, as cinco escolhidas gravaram os dois primeiros videoclipes, “Não dá pra Resistir” e “Ragatanga”, ambos dirigidos por Pietro Sargentelli, que entre outros trabalhos já dirigiu produções de Jota Quest e KLB.
Todo trabalho do grupo poderá ser conferido no disco “Homônimo” que está nas lojas. (Fonte: PMC)

Banda Ôbahia faz show gratuito domingo em Caraguá

Caraguatatuba - Entre os tantos shows e eventos da programação de verão 2003 de Caraguá, a banda Ôbahia é uma boa alternativa para este final de semana. O show acontece domingo, dia 5, gratuitamente na Praça de Eventos às 21 horas. O grupo formado na Bahia há cinco anos com integrantes do Olodum, Timbalada e percussão do Araketu, faz uma turnê para lançar o 3º CD, que tem como destaque a música “Miseravão, cara-de-miseravão”, muito tocada nas rádios de Salvador à Porto Seguro. A banda Ôbahia apresenta música baiana e novidades que rolam em Salvador, além de forró pé-de-serra, merengue, afro, reggae e samba-de-roda.
A grande novidade na programação de Verão 2003 em Caraguá é a Tenda Cultural que vai acontecer nos moldes no Festival de Inverno em Campos, com shows de música popular brasileira, erudita e contemporânea. Os shows são gratuitos e acontecem na Praça Antonio Facchini na Praia Martim de Sá, às 20 horas, todas as sextas-feiras e sábados até o dia 25 de janeiro. A abertura vai acontecer neste dia 3 com apresentações de Arrigo Barnabé, GrupoKum de música afro e em seguida canto lírico com o grupo de música afro-brasileira, em seguida canto lírico com o grupo de jovens cantores da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo (ULM). Na mesma noite haverá apresentações de Afro Jazz com grupo Terreiro de Jesus. A programação da tenda para o sábado, dia 4, conta com o grupo “A Quatro Vozes”, formado pelas irmãs Dora, Jurema e Jussara e a sobrinha Tahiana juntamente com o quinteto de instrumentistas. Ainda no dia 4, encerrando com chave de ouro, o paranaense Arrigo Barnabé apresenta uma mistura de música contemporânea e popular e duo de piano com Paulo Braga.
A programação de shows musicais do Caraguá Music continuam este final de semana com Charlie Brown Júnior (03/01), Rouge (04/01), Bruno e Marrone (10/01), Falamansa (11/01), Ultraje a Rigor e Ira (17/01), Zezé Di Camargo e Luciano (18/01), Revelação (24/01), KLB (25/01), Rick e Renner (31/01) e Capital Inicial (01/02), Caraguá terá grandes atrações culturais e esportivas para o verão 2003, incluindo o 1º Rock Praia no dia 26 janeiro. Os shows acontecem sempre às 23 horas na Praça de Eventos na rua da praia do Centro. Os ingressos custam R$ 20,00, sendo que para estudantes, professores e aposentados o custo é de R$ R$ 10,00.
A exposição de arte sacra Afeto e Fé do artista e escultor Hélio Petrus, de Mariana, MG, estará no MACC, Museu de Arte e Cultura de Caraguá - Pólo Cultural Prof. Adaly Coelho Passos, até o dia 6 de janeiro de 2003. São 26 peças esculpidas com temas religiosos e tratamento de envelhecimento, policromados e patinados. A exposição estará aberta para visitação até as 21 horas. Também, até o dia 6 de janeiro, o escultor Claudemir Fabrin estará expondo seu trabalho na Praça do Caiçara no Adaly.
As praias terão atividades recreativas, aeróbica, ginástica e hidroginástica no mar, lambaeróbica e aulas shows entre os dias 02 e 31 de janeiro; às sextas e sábados de fevereiro e de 01 a 04 de março, na praia Martin de Sá, as atividades começam a partir das 11 horas. No Indaiá, a partir das 15 horas e na praia do Centro a partir das 20 horas.
Todas as sextas e sábados de janeiro haverá o “Coreto em Sol” na Praça Dr. Cândido Motta a partir das 20 horas com apresentações de grupos musicais de vários gêneros e estilos. A Banda Municipal Carlos Gomes, sob regência do maestro Álvaro Ferraz, se apresenta neste sábado, 4, após a missa às 19h30. (Fonte: PMC)

Tenda Cultural tem Grande Programação de músicas

Caraguatatuba - A grande novidade deste ano em Caraguá é a Tenda Cultural, que vai acontecer na Praça Antonio Fachinni na praia Martin de Sá, aos finais de semana à partir das 19 horas. Nos moldes do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Tenda Cultural trará shows de música popular, contemporânea e erudita.
A abertura acontece na Sexta-feira, dia 3 de janeiro com o grupo Terreiro de Jesus, grupo instrumental formado por Nêne Batera, Jonas Santana (Guitarra), Bira Marques - Mentor, tecladista e baixista da banda e ainda conta com bailarinas afro, e em seguida canto lírico com o grupo de Jovens Cantores das universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, formado por mestres e alunos do último módulo. Apresenta repertório erudito clássico e brasileiro. Tem como diretor artístico Francisco Campos Neto.
Dia 4, Sábado
O compositor paranaense Arrigo Barnabé, foi revelado em 1979 no Festival Universitário da TV Cultura; Em 1980 lança o disco Clara Crocodilo, que foi um marco na história na música brasileira. Arrigo Barnabé, por procurar um denominador entre a música contemporânea e a música popular, passou a ser rotulado como Vanguarda Paulista, ao lado de Itamar Assunção. E, 1989, idealizou e fundou a Universidade Livre de Música, onde veio a lecionar composição, a partir de 2001. Há dez anos se apresenta num duo de pianos com Paulo Braga, trabalho em constantes transformações destacando os aspectos instrumentais. Em seguida, o grupo “A Quatro Vozes”, formado pelas irmãs Dora, Jurema e Jussara e pela sobrinha Tathiana é acompanhado por um quinteto instrumental. Em 1997 representou o Brasil no festival do Fogo em Cuba; em 2000 esteve no festival de inverno de Campos do Jordão, entre outras apresentações, Neste ano lançou o CD “Felicidade Guerreira”, que contem uma diversidade brasileira que vai do calango a bossa nova, além de clássicos do MPB.
Dia 10, Sexta-feira
O cantor e compositor Jarbas Monte é instrumentista da banda Tom Zé que estão se apresentando na Tenda Cultural. O grupo tem quatro CDs gravados, o último deles “Forró do Gogó ao Mocotó”, que recria canções imortalizadas por Jackson do Pandeiro, com quem tocou nos anos 80. Tem composições suas gravadas por Gilberto Gil, Marines, Chico César, entre outros. Outro grupo que se apresenta dia 10 é o cotrabaixista Sizão Machado e trio. O contrabaixista é renomado e conhecido por participar de gravações com os maiores astros da MPB. Recentemente gravou CD com composições próprias e interpretações de clássicos da nossa música. Vem de recente excursão pela Europa e Japão.
Dia 11, Sábado
Arismar do Espírito Santo é arranjador, compositor e multi-instrumentista, audidata com estilo próprio de tocar e compor. Iniciou a carreira como baterista e depois passou para o contrabaixo acústico. Toca ainda, contra-baixo elétrico, guitarra e piano. Tem quatro CDs instrumentais gravados.
Dia 17, Sexta-feira
O cantor e compositor João Terra, tem quatro discos lançados, onde mescla de forma única suas influências interioranas mineiras com reggae, resultando num som universal e ao mesmo tempo enraizando no que há de melhor dos ritmos nacionais. Com poesia inspirada e contundente, tem no seu último CD “Todas as Áfricas” a síntese de um trabalho inspirado e dançante.
Dia 18, Sábado
Tião Carvalho é cantor e compositor nascido no Maranhão, ganhou experiência profissional no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde atuou no Teatro Vento Forte. Sua composição “Nós” foi gravada em três versões por Cássia Eller; integrou a banda Mafuá. Recentemente lançou o CD “Quando Dorme Alcântra”. Tião Carvalho se apresenta acompanhado por grupo instrumental.3
Dia 24, Sexta-feira
Ulises Rocha é violonista, compositor e arranjador conhecido internacionalmente. Tem estilo único e caminha em várias vertentes musicais. Já trabalhou com Ernesto Pascoal. Al Di Meola, Ex integrante do grupo D’Alma, Roberto Carlos, entre outros. Apresentou-se em festivais internacionais, como o de Montreal, Nova Iorque e Quebec.
O grupo instrumental de choro, formado por quatro mulheres (flauta, violão, pandeiro e cavaquinho) interpretam o melhor deste estilo e ainda utiliza-se desta formação para interpretar sambas e baiões. Tem CD grade lastro de apresentações em vários grandes espetáculos.
Dia 25, Sábado
Com tr6es Cds gravados, o grupo Mawaca, pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo, buscando conexões com a música brasileira. É formado por seis cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas (indígena brasileira, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húgaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português). São seis cantoras do Mawaca, mais um grupo instrumental acústico responsável pela multiplicidade de timbres. (Fonte: PMC)

Fiscais apreendem itens com camelôs clandestinos

Caraguatatuba - Fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba apreenderam 2.310 produtos com ambulantes clandestinos e autuou 16 veículos entre ônibus e vans durante o feriado de Réveillon. Em Ilhabela, um grupo de 30 camelôs clandestinos foram barrados quando tentavam desembarcar da balsa. Em Ubatuba, foram apreendidas 300 caixas de fogos de artifício. Os ambulantes terão que pagar uma multa de R$ 40,81 por objeto caso queira retirar o produto em Caraguá. Ônibus e vans tiveram que pagar multas nos valores de R$ 2.500 e R$ 650, respectivamente. (Fonte: ValeParaibano)

Três navios cruzeiros visitam Ilhabela nesta sexta

Ilhabela - A cidade de Ilhabela recebe nesta sexta, 03, a visita de três navios cruzeiros com aproximadamente 5 mil passageiros a bordo. Cerca de 3.500 turistas deverão deixar o navio para conhecer a cidade. A cidade ainda terá 10 paradas de navios cruzeiros até o final da temporada, que encerra com a chegada do Island Escape no dia 03 de abril.
As paradas são dos já conhecidos Costa Clássica, Costa Tropicalle e Island Escape, que apesar de chegarem em horários diferentes, devem permanecer boa parte do dia juntos no Canal de São Sebastião, próximo ao Píer da Vila (Centro) criando uma atração turística para se admirar em terra.
De acordo com o Diretor de Turismo Ricardo Fazzini, o receptivo preparado pela Secretaria de Turismo e as agências de passeios estarão preparados para receber este número de pessoas em um mesmo dia.
A única mudança que deverá acontecer é no trânsito local. Segundo o Diretor da Divisão de Trânsito Laudelino C. S. Dias, os agentes estarão organizando o trânsito de forma que o tráfego de veículos que seguem em direção as praias do norte, comércios da Vila e sentido sul, flua normalmente e não atrapalhe a recepção dos passageiros dos navios.
Programação de Paradas para o dia 03 de janeiro:
 

NAVIO

CHEGADA (DIA 03/01)

PERMANÊNCIA

SAÍDA (DIA 04/01)

Island Escape    

8H00

6H

2H00

Costa Tropicalle

13H00

24H

13H00

Costa Clássica

15H00

24H

15H00

Mudanças no trânsito da Vila

Ilhabela - Para quem segue em direção ao Norte: A Rua da Padroeira estará interditada para ida, então o motorista deverá subir a Rua Washington Luiz (rua que leva a Igreja Matriz) passando em frente a Santa Casa e saindo na Rua 7 de Setembro, próximo a ponte.
Para quem segue em direção ao Sul: Neste sentido o motorista terá duas opções, uma pela Rua da Padroeira e a outra pela Rua Dr. Carvalho, que poderá ter o trânsito de veículos impedidos caso o movimento na rua seja muito grande. (Fonte: PMI)

Comunidades reclamam da falta de recursos e de assistência

São Sebastião - Moradores que vivem nas comunidades tradicionais de São Sebastião e Ilhabela estão reclamando da falta de recursos e assistências.
A responsabilidade por esses programas assistenciais, segundo os moradores, é ofuscada pelo atraso de visitas médicas e dificultadas, principalmente, por falta de embarcações das prefeituras, além das condições do mar.
Uma comunidade que sofre com esses freqüentes atrasos assistenciais é a dos moradores da Ilha Montão de Trigo, na Costa Sul de São Sebastião.
No local vivem 12 famílias e aproximadamente 50 pessoas, entre adultos e crianças. Mesmo com escola e igreja, os ilhéus vivem em situação precária.
A Escola Municipal do Montão de Trigo, por exemplo, é feita de madeira e não recebeu nenhuma melhoria desde a sua criação, em 1986 e para piorar a situação, há cerca de dois meses nenhuma professora aparece na ilha para ministrar aulas para as crianças.
Para Fátima Aparecida dos Santos, 22 anos, sem escola as crianças ficam sem fazer nada. “Elas precisam estudar, pois não podem ficar ignorantes”, disse.
Para Adilson Almeida de Oliveira, 28 anos, as condições estão péssimas para a pesca e na ilha em geral. “Nesse últimos dias não pesquei quase nada. Preciso sustentar minha família. A sorte é que eu tenho umas economias guardadas. Outro problema é a falta de infra-estrutura. O que temos de bom aqui é a beleza da ilha e do mar”, comenta.
Mas o maior problema, segundo os moradores, é a falta de assistência médica no local, destacando que há mais de três meses nenhum médico aparece na ilha.
Valéria Firmino, 21 anos, disse que quando o seu filho fica doente tem que levá-lo de canoa até Juquehy. “Fica complicado ir de barco até a cidade quando o mar está agitado. Além do meu filho correr risco, nós também corremos com a travessia. Precisamos urgente de uma assistência médica, ou melhor, de um posto médico na ilha”, destaca.
Um exemplo da vontade de conseguir melhorias para a sua comunidade é Maria da Conceição, 65 anos. Ela esteve há cerca de duas semanas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico pedindo melhorias para Ilha Montão de Trigo.
A maioria das casas é feita de madeira. Somente algumas delas possuem luz, que são ligadas através de um gerador.
A única diversão dos moradores da ilha são as confraternizações. Os homens são privilegiados com um campo onde são realizadas partidas de futebol todas as tardes.
Outra atração é a chamada piscina natural, que fica próxima à encosta, onde crianças e adultos se divertem pulando das pedras no mar de água cristalina.
Esclarecimentos - De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Econômico, Vera Alonso, existe um trabalho de assistência junto à comunidade da Ilha Montão de Trigo. Esse trabalho seria em relação a doação de cestas e atender suas necessidades, como roupas etc. “Estamos há algum tempo sem ir até à Ilha, mas estamos organizando uma comitiva para levar cestas e roupas no começo do ano. Estamos com problema de embarcação e ainda dependemos das condições do tempo”, explica.
Em relação às aulas na escola do Montão de Trigo, segundo informações da Secretaria de Educação, existe uma professora contratada responsável pelas aulas na ilha, mas no momento todos os professores da rede municipal de ensino estão em recesso.
Ilha de Búzios
Cerca de 120 pessoas vivem na comunidade tradicional da Ilha de Búzios, localizada no extremo norte de Ilhabela.
Distante aproximadamente três horas do Porto de São Sebastião, a comunidade vive isolada do continente, tendo acesso apenas através de barco.
No local, as cerca de 50 casas feitas de madeira, estão em condições de pura precariedade. Luz somente através de gerador, água só das cachoeiras e comunicação só via rádio, quando funciona.
Aqueles, por exemplo, que não possuem canoas, só podem chegar em Ilhabela ou São Sebastião, pagando um taxa a outros canoeiros, que às vezes chegam a cobrar mais de R$ 100 por viagem.
Segundo o pescador Anacleto Firmo Teixeira, 28 anos, as condições locais são sub-humanas.
“Tenho problemas na minha perna que requerem uma urgente cirurgia. Já pedi ajuda e ninguém me ajudou. Me negaram até uma muleta”, fala.
O pescador destaca ainda que muita gente da ilha tem medo de falar. “Eles acham que se ficarem quietos adianta. Já fui ameaçado de morte por estar denunciando barcos atuneiros e mergulhadores que ficam na região pescando e tiram nosso único sustento. Não temos assistência médica, educação, apesar da escola, e agora ainda segurança. Não somos bichos do mato, só moramos em uma comunidade isolada, que por sinal é caiçara”, desabafa.
Já Eliane do Nascimento Paes Hernandes, 36 anos, disse que muitas vezes ela e seu filho de três anos passam fome.
“Quando não tem peixe, não temos o que comer. A sorte é que temos a colaboração de alguns amigos e parentes que moram em São Sebastião e Ilhabela”, ressalva.
Esclarecimentos - O prefeito Manoel Marcos disse que as reclamações não procedem. “Na minha administração estamos dando total assistência às comunidades tradicionais do município. Para se ter uma idéia, fazemos visitas mensais e, às vezes, até quinzenais, com médicos, professores, enfim, não deixamos de atendê-los em nenhum momento. Estamos intensificando programas educativos, distribuindo merendas. Em nenhum momento vamos deixar de atender essas comunidades que fazem parte da história do município”, destaca.
Comunidade evoluída - Outra comunidade tradicional, mas esta um pouco mais evoluída, é a do Bonete, no extremo sul de Ilhabela.
No local vivem aproximadamente 280 pessoas, em casas de alvenaria, com luz, uma escola, um posto de saúde, igrejas (católicas e evangélicas), além de pousadas, bares e campings.
O problema, como em outras comunidades, é a falta de assistência médica, já que em termos de educação o local tem mais apoio.
Segundo José Feliciano Santos, 53 anos, as visitas de médico e assistentes deveriam ser mensais. “Tem vezes que eles atrasam, por isso quem precisa de melhor atendimento tem que ir de barco até a cidade”, fala.
O acesso à praia do Bonete pode ser por uma trilha de 15 Km de extensão ou por barcos e canoas.
A praia é considerada uma das mais extensas de Ilhabela, com cerca de 600 metros.
Sua orla é ladeada de árvores chapéus-de-sol, no mar, onde as ondas favorecidas pelo vento sul, fazem a alegria dos surfistas.
Paralelamente às dificuldades da comunidade tradicional, os turistas também fazem a festa no Bonete, que além de tudo é considerado um paraíso. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião oferece kit de praia grátis

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está oferecendo gratuitamente aos turistas acessórios como cadeiras, guarda-sol, bolas de vôlei, redes esportivas, raquetes de tênis de areia, bolas de futebol e barracas para serem usados nas praias da cidade.
Os materiais podem ser adquiridos nas tendas instaladas em vários pontos do município. A comodidade vale somente para os banhistas que frequentam as praias de Boiçucanga, Maresias, Juqueí, Guaecá e Barequeçaba.
A prefeitura está oferecendo cerca de 40 cadeiras e 20 guardas-sol que foram distribuídos entre as tendas. Os materias poderão ser usados durante todo o período que o turista estiver na praia.
Para a retirada dos acessórios é necessário a apresentação de um documento que identifique o banhista. Os produtos estarão disponíveis nas praias diariamente no horário das 8h às 20h até o dia 6 de março.
O controle dos materiais está sendo realizado por cerca de 50 funcionários temporários que estão monitorando as praias. O banhista será responsabilizado por qualquer dano e perda dos acessórios emprestados.
Segundo a Secretaria do Turismo, a medida é uma parceria entre o município e empresas privadas. A prefeitura não soube informar o valor investido nesse programa.
"Os turistas poderão levar menos produtos para as praias. Os acessórios vão garantir o conforto, a comodidade e o lazer dos banhistas", disse o diretor de turismo Daniel Augusto. (Fonte: ValeParaibano)

Zona Azul nas praias é revista

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba vota hoje o projeto que barra a cobrança de estacionamento em quatro praias do município. Caso seja aprovada, a medida vai suspender a taxa de R$ 3 cobrada de turistas e moradores que freqüentam as praias do Tenório, Maranduba, Lagoinha e Praia Grande.
O projeto, de autoria do vereador Eduardo César (sem partido), prevê a a revogação da Lei Municipal 3639/97, que autoriza a atual cobrança do estacionamento.
O dinheiro do estacionamento é arrecadado pela Comtur (Companhia Municipal de Turismo) que usa a verba para promover atividades turísticas durante o ano na cidade.
Segundo o vereador Eduardo César, a Comtur não tem automia para ser um órgão arrecadador e que a cobrança da Zona Azul estaria sendo feita de forma irregular.
"A Comtur é uma empresa de capital misto que conta com dinheiro da prefeitura e de empresários. Ela não a autonomia para ser um órgão arrecadador", disse César.
OUTRO LADO - O presidente da Comtur, Luiz Bischof, disse que o fim da cobrança do estacionamento prejudicaria diversas atividades desenvolvidas pelo órgão.
Ele afirmou ainda que a cobrança não é irregular porque está amparada pelo Decreto-Lei 37, de setembro de 1981. Na época, a taxa de estacionamento era cobrada pela Emdurb (Empresa Muncipal de Desenvolvimento Urbano).
"A cobrança é regular pois é feita pela Emdurb, que hoje faz parte da Comtur", disse Bischof. (Fonte: ValeParaibano)

Taxa nas Praias

Ubatuba- Praias que cobram estacionamento: Tenório, Maranduba, Lagoinha e Praia Grande*
Valor: R$ 3 por 12 horas de estacionamento
Número de vagas: 2000 nas quatro praias
Arrecadação: A Comtur arrecada R$ 544 mil por ano com a Zona Azul. O dinheiro é aplicado em projetos de divulgação da cidade e de iniciativas para melhorar o atendimento ao turista que visita a Ubatuba
* O cartão da Zona Azul vale para as quatro praias da cidade
Fonte: Comtur (Companhia Municipal de Turismo) (Fonte: ValeParaibano)

Vereador alega que cobrança é inconstitucional, ilegal e imoral

Ubatuba - O Vereador Eduardo Cezar afirmou que a cobrança de estacionamento pela COMTUR nas praias de Ubatuba é inconstitucional, ilegal e imoral, ferindo a Carta Magna no direito de ir e vir. Além da inconstitucionalidade, Cezar disse que com toda arrecadação durante mais de cinco anos, nada foi feito, apenas uma mureta na praia Grande, esta questionada por estar fora dos parâmetros técnicos do DER, e que o turista encontra mais lixo e abandono do que há cinco anos.
Outra alegação do vereador é que não existe um seguro que cubra qualquer dano causado a veículos estacionados dentro da área coberta pela COMTUR. Outro fator é o descumprimento das leis trabalhistas pelo fato de nem todos os funcionários serem registrados, e a falta de transparência nas prestações de contas e balanços da companhia. "Somente a cúpula da COMTUR se beneficia com esta arrecadação, dando margens a suspeitas de má utilização do dinheiro arrecadado, já que a COMTUR é uma companhia mista, onde a Prefeitura de Ubatuba detém 51% das ações".
Cezar também afirma que é desnecessário uma cidade como Ubatuba possuir praticamente 2 órgãos responsável pelo turismo: A COMTUR e a Secretaria Municipal de Turismo, e que mesmo com esses dois órgãos, não consegue projetar o município de uma forma satisfatória como as outras cidades da região, que com apenas uma secretária, divulgam seus municípios com shows, eventos e atrações. "Não justifica que 180 empregos temporários gerados pela COMTUR traga tantos danos para a imagem do município como vem trazendo há vários anos", disse Cezar.
Devido a gravidade do assunto, o vereador convoca
todos os interessados na preservação do turismo de Ubatuba, além de toda sociedade que se sente prejudicada com as ações da COMTUR, e também os turistas que se sentem lesados com a cobrança a comparecerem à Câmara Municipal nesta Sexta-Feira, às 19:30 horas, para cobrar dos vereadores a aprovação ao Projeto de Lei.

Decisão sobre ISS é adiada

Ubatuba - Os vereadores de Ubatuba adiaram ontem a votação do projeto que cancela a isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) à empresa de ônibus Costamar. A Câmara deu um prazo de 11 dias para empresa apresentar medidas que indiquem melhoria nos serviços de transporte público na cidade.
Segundo o presidente da Câmara, Rogério Frediane (PTB), autor do projeto, a votação foi adiada para que Costamar possa produzir um relatório sobre os investimentos da empresa na cidade.
"Se a Costamar apresentar um relatório que indique que a empresa está ampliando os investimentos, poderemos então rever o projeto", disse Frediane.
A Costamar não paga ISS à prefeitura deste 1995, quando a empresa fechou um acordo com o Executivo. Cerca de R$ 20 mil deixam de ser arrecados por mês com a isenção do imposto.
A votação do projeto será realizada após a entrega do relatório. A diretoria da Costamar não retornou as ligações do ValeParaibano ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Carnês de IPTU já estão sendo distribuídos
Com a progressividade, neste ano o contribuinte poderá obter até 12% de desconto

Ubatuba - A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Ubatuba iniciou a distribuição dos 48600 carnês de IPTU no dia 26 de dezembro. O vencimento permanece para todo dia 15 de cada mês. Com a progressividade instituída no exercício de 2002, hoje o contribuinte poderá obter até 12% de desconto no pagamento em cota única. Já para o pagamento parcelado não haverá desconto. Segundo os índices do IGPM/FGV, calculados de dezembro de 2001 à novembro de 2002, o reajuste poderia chegar até 21,04%. No entanto, o IPTU 2003 foi reajustado em 15%.
Com a progressividade o contribuinte poderá obter descontos de até 20%, pagando seus tributos em cota única no período de 10 anos. Cada ano acumula 1% que soma-se aos 10% do pagamento à vista. Quem optou pela cota única no ano passado, agora terá 11% de desconto. O contribuinte que quitou os últimos dois anos em cota única terá 12% de desconto neste exercício. Neste ano, todos os carnês terão impresso o percentual de desconto para o pagamento em cota única, que vai de 10% a 12%. Com isso, a progressividade é mais um benefício instituído pela Prefeitura para o munícipe.
Se por algum motivo o contribuinte não receber o carnê via correio, deve solicitar a 2ª via no setor de Tributos da Prefeitura ou emitir via site da Prefeitura. O endereço é www.ubatuba.sp.gov.br. A estimativa de arrecadação de IPTU 2003 é de cerca de R$32 milhões, o que representa 46,5% do orçamento global da Administração. Segundo o secretário de Finanças, Luiz Nunes, este é o item mais significativo da receita do município e ressalta a importância da diminuição do índice de inadimplência, hoje da ordem de 25%. (Fonte: ACS-PMU)
 


 Foto do Dia:
Reveillon em Caraguá
Caraguatatuba
Reveillon em Caraguá
© Gianni D´Angelo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu cometário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Museu Caiçara Cooperativa Educacional Ubatuba Ubatuba

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor