Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2003 - Nº 707 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Festas e shows agitam final de semana no Litoral Norte
   Depósitos de lixo do Litoral Norte estão inadequados
   Problemas sobre depósitos de lixo da região

Caraguatatuba:
   Caraguá tem brinquedos radicais para todas as idades
   Defesa Civil faz limpeza de valas para prevenir enchentes
   Famílias ignoram perigo em Caraguá
   Câmara questiona renovação de frota
   Caraguá faz intercâmbio esportivo com equipe do Paraguai
   Caraguá tem o triplo de acidentes na temporada
   Filas podem ser evitadas, diz prefeitura
   Especialistas recomendam sinalização
   Sete fogem da cadeia de Caraguá
   Nadadores se classificam para final da Copa Vanguarda de Peixinhos
   14 duplas participam das quartas de final de Vôlei em Caraguá
   Nova Diretoria apresenta propostas para levantar o XV de Novembro

Ilhabela:
   Ilhabela tem 20 ruas alagadas
   Fiscalização apreende mais de 1300 objetos durante a temporada
   Atletas ilhabelenses do OP vão para seletiva mundial

São Sebastião:
   Marinha é premiada por preservação de Alcatrazes
   Temporada exige mais fiscalização em ilhas
   Ambientalista questiona treinamento
   São Sebastião lança workshop com projetos para 2003
   Mais de 20 mil assistem ao show do Cidade Negra
   Saúde realiza curso para otimizar atendimento em pronto-socorros

Ubatuba:
   Paulo Ramos mantém cobrança em praias
   Ubatuba derruba moradia em local de risco
   Suplicy participa de reunião na Vila da Picinguaba
   Cidadania e meio ambiente
   Licitação Rio Escuro-Monte Valério é na 6ª feira
   Petrobrás vai fornecer emulsão asfáltica
   Ponte para o Bela Vista
   Prefeitura atua na Almada
   Tapa-buraco reforça equipes
   Travessia da Rio-Santos
   Estrada do cais do Porto
   Comunicado Programa Viva Leite

   Carta do Leitor



Festas e shows agitam final de semana no Litoral Norte

Litoral Norte - Atrações ecléticas pretendem atrair turistas de várias "tribos" para o Litoral Norte neste fim-de-semana. A partir de amanhã, subirão aos palcos de Caraguá, São Sebastião e Ubatuba nomes como Rita Lee, KLB, grupo Revelação, Tribo de Jah, Natiruts, Peixe Elétrico, Angra, entre outros. Amanhã, apresentam-se os pagodeiros do Revelação, na praça de Eventos, em Caraguá, e a banda de forró Peixe Elétrico, em São Sebastião.
Sábado, acontecem os shows do KLB (Caraguá), da roqueira Rita Lee (São Sebastião) e dos "regueiros" da Tribo de Jah (Ubatuba).
No domingo, as alternativas vão do rock ao reggae. A partir das 13h, será realizado na praça de Eventos o 1ª Rock Praia de Caraguá, com nove bandas e Angra.
Em São Sebastião, o reggae do Natiruts será apresentado às 22h, na avenida da Praia. O horário do show pode sofrer alterações, caso sejam confirmadas as apresentações do roqueiro Supla e da banda Jota Quest.
Em Caraguá, o evento batizado de "Caragua Vibe" deve reunir no sábado amantes da música "tecno".
DEMOCRACIA - A diversidade de opções deve reunir público superior a 75 mil pessoas, em pelo menos sete programas distintos.
"Pretendemos atrair pessoas de São Paulo, do Vale e litoral que curtam rock", disse o produtor musical Tony Fonseca, 43 anos, responsável pela organização do Rock Praia.
O promoter do Red Beach, Alexandre Câmara Leal, disse que a casa escolheu o show com o Tribo de Jah para "encerrar simbolicamente a temporada para a galera do surf, que gosta de mar e reggae".
A Prefeitura de Ilhabela vai apostar na realização de shows em fevereiro. O Festival de Verão Ilhabela-Tim contará com shows de MPB, jazz, blues e música instrumental. (Fonte: ValeParaibano)

Depósitos de lixo do Litoral Norte estão inadequados
Estudo da Cetesb aponta indices inadequados de qualidade de resíduos

Litoral Norte - A Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia Ambiental) divulgou o novo IQR (Índice de Qualidade de Resíduos), com referência à condição dos depósitos de lixo do Estado. No Litoral Norte, todos as quatro cidades têm depósitos inadequados.
O aterro da praia da Baleia está recebendo melhorias para obter licenciamento ambiental.
O gerente da Cetesb em Ubatuba, Silvio do Prado Bohn Júnior, explica que entre o índice 0 a 6, o aterro é inadequado, de 6,1 a 8, controlado, e 8,1 a 10 adequado. Segundo ele, são avaliados 41 itens para a obtenção do item.
Entre os critérios estão infra-estrutura, condição operacional, capacidade do solo, proximidade com núcleos habitacionais e cursos d’água, lençol freático, drenagem de chorume, água de chuva e gases, controle de recebimento de cargas e monitoramento de águas subterrâneas.
No Litoral Norte, o depósito de Ubatuba obteve o índice 5,8 e São Sebastião 5,2. Caraguatatuba e Ilhabela têm o mesmo índice: 3,8.
Em São Sebastião, o aterro da Baleia conta com tratamento mecânico-biológico, tecnologia alemã, adotada em 2000.
O gerente da Cetesb afirma que o tratamento feito em São Sebastião ainda não tem licenciamento ambiental. O RAP (Relatório Ambiental Prévio) ainda não foi aprovado.
Conforme Bohn Júnior, o aterro em São Sebastião apresenta problemas como proximidade de curso d’água, visibilidade do aterro pela população, falta de sistema de tratamento de chorume, presença de urubus e falta de impermeabilidade do solo. Ele explica que a área tem certo nível de impermeabilidade natural.
Morro de lixo - O depósito de São Sebas-tião tem um passivo de lixo acumulado durante 14 anos, entre 1986 a 2000. Trata-se de uma montanha de 60 metros de altura, formada por 250 mil metros cúbicos de lixo. O gerente explica que IQR avalia a qualidade do todo depósito. “Não podemos isolar o aspecto do passivo da análise”.
Mas ele também afirma que o lançamento inadequado de chorume ocorre pela área de passivo e onde estão as leiras (lixo compactado do novo processo de tratamento mecânico-biológico). “A drenagem não converte para um ponto central e isso está sendo corrigindo só agora”, diz, acrescentando que falta impermeabilização do solo sob as leiras.
Um estudo encomendado pela SOS Mata Atlântica e Sociedade Amigos da Praia da Baleia revelou que uma camada geológica abaixo da superfície do aterro está contaminada por coliformes fecais e totais.
“De maneira geral, é difícil encontrarmos lençol freático sem contaminação, inclusive onde não existe depósito de lixo”, diz o gerente da Cetesb. Ele considera que o problema apontado pelo estudo pode não estar relacionado com o depósito de lixo, mas com lançamento irregular de esgoto.
Diretor de Meio Ambiente de São Sebastião explica medidas adotadas no aterro
O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, Nivaldo Simões, afirma que a Enob, empresa contratada pela prefeitura, faz a comple-mentação de medidas para o RAP (Relatório Ambiental Prévio) referente ao aterro de lixo na Baleia, que deve ficar pronto em fevereiro.
Ele explicou ainda que são providenciadas ações para mitigar os efeitos do passivo de lixo decorrente dos depósitos entre 1986 a 2000.
Segundo o diretor, esta área era um vale antes de se tornar um morro de 60 metros de altura, com 250 mil metros cúbicos de lixo.
Ainda de acordo com Simões, em razão de falta de espaço físico houve algumas formas improvisadas dentro do tratamento mecânico-biológico. “Hoje, estamos resolvendo para que todas as etapas fiquem perfeitas”.
Simões conta que uma das providencias é a instalação de um tanque com capacidade para 1.600.000 litros de percolado (resíduo de lixo gerado quando chove). Também serão instalados drenos horizontais no amontado de lixo (passivo) para que o percolado seja destinado à caixa de captação.
Simões acrescenta que o topo do “lixão” (passivo) será impermeabilizado a fim de não mais gerar o percolado. Também serão instaladas chaminés verticais para evitar acúmulo de gases.
A empresa Enob contratou a firma Ziguya para a elaboração do RAP. Nivaldo Simões esclarece que as medidas previstas no RAP estão sendo instaladas.
Estudo - Ele afirma que a prefeitura recebeu cópia do estudo encomendado pela SOS Mata Atlântica e Sociedade Amigos da Praia da Baleia, que apontou contaminação dos lençol freático na área do aterro. O estudo foi feito pela firma Maxiágua.
“Mandamos as cópias do estudo para avaliação da empresa Ziguya”, diz o diretor de Meio Ambiente. Segundo ele, a conclusão é que o estudo pode ter revelado alteração do solo, não contaminação, em razão do processo da sondagem eletromagnética, usado para o estudo.
Simões também afirma que no aterro da Baleia foram instalados seis postos de monitora-mento do lençol freático, até dez metros de profundidade.
O resultado das primeiras amostras deve ser divulgado em fevereiro.
O diretor afirma que o que vai de resíduo para o solo é procedente do passivo de lixo acumulado em 14 anos. Ele também concorda que falta impermeabilização do solo sob leiras antigas, porque as novas já contam com este sistema.
Ele considera que o índice baixo do IQR se deve a este ponto do aterro. Confirma que falta impermeabilização na base de leiras, mas só das mais antigas. “As novas estão impermeabilizadas”. Segundo Nivaldo, a presença de urubus se deve à chegada diária de 200 toneladas, volume de lixo na alta temporada.
Aterro regional - Amanhã, técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e das quatro prefeituras do Litoral Norte, estarão reunidos no gabinete do secretário José Goldemberg.
O encontro visa dar prosseguimento às discussões para instalação de um aterro sanitário regional no Litoral Norte, a princípio, na cidade de Caraguatatuba. Este aterro receberia o lixo de Caraguatatuba, da Costa Norte e centro de São Sebastião, além cidade de Ilhabela e da parte norte de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Problemas sobre depósitos de lixo da região

Ubatuba (IQR 5,8)
Proximidade de núcleo habitacional
Proximidade de curso d’água
Falta de impermeabilização da base do aterro
Falta de tratamento de chorume
Falta de drenagem de gases
Presença de urubus

São Sebastião (IQR 5,2)
Proximidade de cursos d’água
Visibilidade do aterro pela população
Falta de tratamento de chorume
Presença de urubus
Falta de impermeabilização do solo

Ilhabela (IQR 3,8)
Proximidade de lençol freático
Falta de monitoramento da qualidade da cobertura do lixo
Inexistência de tratamento de chorume
Aspecto geral ruim
Presença de urubus

Caraguatatuba (IQR 3,8)
Proximidade de curso d’água
Falta de drenagem e tratamento de chorume
Falta de drenagem de água de chuva e gases
Presença de urubus e moscas
Falta de cobertura do lixo
Descarga de lixo hospitalar (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá tem brinquedos radicais para todas as idades

Caraguatatuba - A praia do Centro, em Caraguatatuba, está cheia de atrações em brinquedos radicais. O “Acqua Loca”, é um brinquedo com três toboáguas, sendo dois de 14metros de altura e um de 12,5m, que terminam em uma piscina. Um dos toboágua é fechado e com os outros, contam com curvas, ondulações e retas que prometem muitas emoções aos turistas.
Para garantir a segurança dos usuários, foi estabelecido que a idade mínima para brincar é de 7 anos e peso máximo de 95kg, além de um bombeiro e três salva-vidas que permanecem atentos de plantão durante o horário de funcionamento.
O Acqua Loca está instalado ao lado do Parque de Diversões e o valor da descida é de R$2,00 e do passaporte diário é de R$ 20,00.
Para maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 9712-1903.
Outra atração é o “Orbit Boll”, uma bola plástica com três metros de diâmetro e uma pista com quatro metros de largura e 30 metro de descida. Essa novidade foi criada na Nova Zelândia e, chegou ao Brasil na Feira de Esportes Radicais, que aconteceu em 2002, na Ibirapuera, em São Paulo.
O Orbit Boll não tem limites de idade, somente peso que deve varias entre 30kg a 100kg. O brinquedo não é recomendado para pessoas cardíacas e custa R$ 5,00 por descida.
E a última novidade de brinquedos radicais é a “Bumgy Trampolim”, localizada ao lado da boate “Dakota”. O brinquedo é formado por um conjunto de quatro camas elástica. Onde a pessoa salta amarrado por cordas elásticas. Nesse brinquedo é possível atingir até 6,5 metros de altura, podendo realizar saltos mortais com segurança.
O trampolim, está disponível para crianças a partir de 2 anos e adultos com no máximo 120kg, com custo de R$ 5,00 a cada três minutos. (Fonte: PMC)

Defesa Civil faz limpeza de valas para prevenir enchentes

Caraguatatuba - De acordo com os dados meteorológicos registrados pela Defesa Civil, na última terça-feira, em Caraguá, os índices de chuva entre as 12 horas do dia 21 e 12 horas do dia 22 chegaram a 64,7 mm no bairro Martim de Sá, e de 77 mm no Porto Novo.
Os bairros mais prejudicados pela chuva foram o Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Praia das Palmeiras, Morro do Algodão, Massaguaçu, Porto Novo, Centro. A Desefa Civil de Caraguá abrigou quatro famílias no Centro Esportivo do Perequê-Mirim, além de outras cinco famílias que foram para casas de parentes.
Segundo Cláudia Ruiz, diretora do COMDEC, todas as famílias já foram para suas casas ainda hoje. Conforme informou a Defesa Civil, a situação hoje está sob controle, a água baixou e a equipe de voluntários está fazendo vistorias, limpando e desentupindo algumas valas para não haja mais enchentes. A previsão é de outra forte chuva para esta quarta-feira. (Fonte: PMC)

Famílias ignoram perigo em Caraguá

Caraguatatuba - As nove famílias removidas do bairro Perequê-Mirim de Caraguatatuba durante o temporal de anteontem retornaram na manhã de ontem para as suas casas. A chuva causou vários pontos de alagamentos prejudicando ainda comerciantes e moradores da região central.
Os bairros mais atingidos foram Porto Novo, Centro, Massaguaçu, Pegorelli, Travessão, Morro do Algodão e Praia das Palmeiras.
"As famílias voltaram por conta própria pois não tinha mais água nas casas. A situação está controlada e intensificamos o monitoramento nas áreas de risco", disse a diretora da Defesa Civil de Caraguá, Cláudia Ruiz.
Segundo a prefeitura, quatro famílias foram encaminhadas para o Centro Esportivo do bairro e as demais para casas de parentes.
O secretário de Obras Gilson Mendes de Souza, afirmou que o alagamento ocorreu devido ao excesso de chuva e à maré alta.
"Realizamos a canalização do antigo leito do rio Santo Antônio na avenida Oswaldo Cruz que solucionou vários problemas da região. No momento qualquer obra no local é inviável financeiramente", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara questiona renovação de frota

Caraguatatuba - A vereadora Madalena Fachini (PSB) vai encaminhar requerimento à Câmara de Caraguatatuba questionando a compra de 34 veículos para renovação de 40% da frota da prefeitura. O valor da compra, segundo a prefeitura, foi de R$ 1,327 milhão. A vereadora quer saber o motivo de todos os veículos terem sido comprados da marca Volkswagen e de modelos diferentes. O prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) disse que os veículos foram comprados com desconto e na própria cidade, o que vai permitir o retorno em impostos à administração. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá faz intercâmbio esportivo com equipe do Paraguai

Caraguatatuba - Uma equipe de 50 crianças do Paraguai estão hospedadas em Caraguá, no Terminal Turístico, até o final desta semana para fazer um intercâmbio esportivo com os alunos das escolinhas de futebol das regiões Sul e Centro, do município.
O intercâmbio entre os jogadores de Caraguá e Paraguai acontece há cinco anos. A equipe do Paraguai, composta por crianças de 14 anos disputarm no dia 21, uma partida de futebol com os alunos da região Sul. Ambas as equipes disputam nas categorias fraldinha (até 11 anos) e Pré-Mirim (até 14 anos). O próximo jogo vai acontecer nesta quinta-feira, às 9 horas, no Ginásio Esportivo Municipal.
O intercâmbio esportivo é coordenado pelo professor Sidney Alberto dos Santos, da Prefeitura de Caraguá, e pela Veradora Dalva Ricardo Santana. Os professores Leandro, técnico da escolinha do Centro, e Cláudio, técnico da região Sul, são os instrutores responsáveis. Os jogadores do Paraguai participam de um roteiro turístico preparado pela vereadora. Segundo o professor Beto este intercâmbio é muito importante pela troca de informações e de cultura entre as crianças dos dois países. (Fonte: PMC)

Caraguá tem o triplo de acidentes na temporada
Com a frota "inchada" durante o verão, cidade chega a registrar três acidentes a cada 24 horas

Caraguatatuba - Os acidentes de trânsito em Caraguatuba triplicam durante a temporada de verão. Neste período, são registrados uma média de três acidentes a cada 24 horas. Fora da temporada, a cidade registra uma ocorrência por dia.
Em dezembro de 2002, foram registrados 93 acidentes na zona urbana. Nos primeiros 20 dias deste ano já ocorreram 74 acidentes na cidade.
Especialistas e a própria prefeitura atribuem o aumento no número de acidentes ao efeito "ioiô" no trânsito da cidade. Nos meses da alta temporada, a média de carros nas ruas sobe 15 mil para 25 mil veículos nos finais de semana.
O inchaço na frota de Caraguá atinge o pico no Réveillon e Carnaval, quando a cidade recebe 100 mil carros. Em outros feriados prolongados, a média é de 40 mil veículos chegando ao município.
Além de aumentar o número de acidentes, a fluxo de veículos na temporada de verão provoca congestionamentos em todas as regiões da cidade. Entre os pontos críticos estão as avenidas Miguel Varlez, Arthur Costa Filho e Castelo Branco.
LENTIDÃO - O trevo de entrada da cidade, na saída da rodovia de Tamoios e que recebe o fluxo de veículos que vem de São José dos Campos, é um outro ponto crítico. O entrocamento serve de acesso para as demais cidades do Litoral Norte.
O acesso que liga Caraguá a Ubatuba, na rodovia Manoel Hipólito Rego, também registra lentidão na temporada. Motoristas que fazem o percurso em meia hora nos dias normais, estão levando até três horas durante a temporada.
O diretor do Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguatatuba, Celso Capaci, disse que a prefeitura está criando alternativas para os motoristas evitarem os congestionamentos no centro (leia texto nesta página).
Os congestionamentos são as principais reclamações dos motoristas de Caraguá. As ruas estreitas dificultam o fluxo de carros.
Para a advogada Soraia Verlangieri, 42 anos, para melhorar o trânsito é preciso ampliar ruas e avenidas do município.
"Temos dificuldade para encontrar vagas de estacionamento e as ruas não têm placas indicativas suficiente para orientar moradores e turistas."
MORTES - Apesar do aumento do número de acidentes, as ocorrências com mortes no trânsito de Caraguá cairam no ano passado. Foi registrada uma morte em 2002 em acidente, contra nove em 2001.
Já o número de acidentes com vítimas subiu de 151 em 2001 para 194 no ano passado.
O pintor Agnaldo da Silva, 24 anos, disse que no ano passado foi atropelado na faixa de pedestre na avenida da Praia, região central. "Os carros não respeitam os limites de velocidade e a sinalização", disse.
O empreiteiro de obras Silvio Rodrigues, 52 anos, disse que tem dificuldade para transitar com bicicleta na cidade. "No centro não há ciclovia, temos que disputar espaço com os carros. O perigo é maior nas rodovias que ligam os bairros." Rodrigues disse que nos últimos quatro anos cinco amigos morreram em acidentes em rodovias do litoral. (Fonte: ValeParaibano)

Filas podem ser evitadas, diz prefeitura

Caraguatatuba - O diretor do Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguatatuba, Celso Rapaci, disse que a prefeitura criou alternativas para evitar congestionamentos nas avenidas centrais da cidade e nas vias que dão acesso ao município.
Rapaci explicou que para chegar a Ubatuba existe uma alternativa que o motorista pode usar, numa rota via bairro Rio do Ouro. O acesso está localizado antes do posto da Polícia Rodoviária, na rodovia dos Tamoios.
"Essa é uma alternativa para fugir dos congestionamentos para quem vai para Ubatuba. Para quem vai para São Sebastião tem a possibilidade de fugir da lentidão do trânsito por meio da avenida Brasília", disse.
Com relação ao centro, Rapaci afirmou que o problema da região não é congestionamento e sim lentidão no trânsito em algumas vias.
"Vamos fazer a readequação de algumas avenidas centrais como a melhoria na sinalização. Vamos estudar ainda reforma de trechos problemáticos para melhorar a fluidez do trânsito", disse Rapaci.
Sobre os acidentes, o diretor de trânsito prometeu mais rigor na fiscalização a partir de fevereiro. (Fonte: ValeParaibano)

Especialistas recomendam sinalização

Caraguatatuba - A sugestão de especialistas para melhorar o trânsito de Caraguatatuba é investimento em planejamento urbano mais ousado e na sinalização das vias mais problemáticas.
O mestre em planejamento urbano e professor de Arquitetura da Unitau (Universidade de Taubaté) Flávio Mourão definiu do trânsito de Caraguá como "céu e inferno".
Mourão explicou que a avenida da Praia é um exemplo de que o planejamento urbano pode melhorar o trânsito. No entanto, ele ressaltou que os outros locais que não foram planejados continuam caóticos.
"A solução para o trânsito de Caraguá seria a construção de avenidas planejadas como foi feito na avenida da Praia", disse Mourão.
Mourão sugeriu ainda que a prefeitura encampe o trecho Caraguá-Ubatuba da rodovia Manoel Hipólito do Rego, que hoje é de responsabilidade do governo do Estado.
"A prefeitura não faz melhorias neste trecho porque ele está sob admistração do Estado. No entanto, a rodovia corta a zona urbana da cidade, afetando diretamente a vida quem passa pelo município", afirmou.
SINALIZAÇÃO - O especialista em trânsito Getúlio Nascimento, de São José dos Campos, sugere que a Prefeitura de Caraguá melhore a sinalização do trânsito no centro da cidade.
Nascimento, que está passando férias em Caraguatatuba, disse que a principal falha que tem observado na cidade é a falta de uma sinalização adequada nas princiais avenidas da região central.
"As placas de trânsito são poucas, quase inexistentes. A prefeitura tem que investir na sinalização do centro para evitar acidentes. Esta seria uma das iniciativas que iriam melhorar o trânsito da cidade", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Sete fogem da cadeia de Caraguá

Caraguatatuba - Sete presos --cinco adultos e dois adolescentes-- fugiram às 3h30 de ontem da Cadeia Pública de Caraguatatuba por um vitrô que dá acesso à rua. O grupo foi visto por um operador de telecomunicação da cadeia que chamou a polícia. Quatro detentos foram recapturados.
Segundo a polícia, cinco presos do xadrez 10 do "seguro" (reservado para presos jurados de morte) conseguiram serrar uma coluna de ferro e romper o alambrado. Todos os fugitivos têm passagem por roubo.
Foram recapturados Adilson Francisco da Silva, Sebastião Coelho da Silva, M.A.S., 17 anos, e W.J.A., 16 anos. Os presos Everton Gomes dos Santos e Valdei Teixeira Júnior continuam foragidos.
TREMEMBÉ - O detento Joelmir da Silva Afonso, 24 anos, fugiu ontem na penitenciária Edgard Magalhães de Noronha, o Pemano, em Tremembé. Ele estava no regime semi-aberto. (Fonte: ValeParaibano)

Nadadores se classificam para final da Copa Vanguarda de Peixinhos

Caraguatatuba - A equipe de natação dos professores Juarez Saloni e Ricardo Mello, da Secretaria de Esportes, representou Caraguatatuba na “Copa Vanguarda de Peixinhos e Golfinhos”, para atletas de 6 a 16 anos, realizada no último sábado, em São José dos Campos.
Os quatro nadadores da turma de treinamento de Caraguá que foram classificados para a etapa final em Taubaté foram Victor Veloso, Aparecida Juliana, Guilherme Zaparolli e Katiane.
Segundo o professor Juarez, a estimativa é que os nadadores da cidade fiquem entre três primeiros colocados. (Fonte: Imprensa Livre)

14 duplas participam das quartas de final de Vôlei em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes de Caraguatatuba realizou no final de semana a segunda etapa do Torneio de Vôlei de Praia e Futvôlei, na Martin de Sá (foto), onde foram classificadas 14 duplas no vôlei e quatro no futvôlei.
As quartas de final do vôlei acontecem neste sábado. A semifinal e a grande final serão no domingo.
As duplas classificadas na categoria feminino são as jogadoras de São José dos Campos Valdireni e Soledne e Luciana e Danda e as caraguatatubenses Raquel e Nicoli; Patrícia e Marlúcia; Camila e Daniela e Vitória e Dani.
Na categoria masculino se classificaram Henrique e Maurício (Caraguá), Agnaldo e Rogério (Caraguá), Wagner e Fábio (São Sebastião), Ricardo e Felipe (Caraguá), Sandro e Cláudio (Caraguá), Alexandre e Ricardo (São José dos Campos), Erick e Barão (Caraguá) e Ronaldo e Rodrigo (Jacareí).
Futvôlei - O Torneio de Futvôlei de Caraguatatuba, realizado na Arena da Martin de Sá, terá sua semifinal e final nos dias 1º e 2 de fevereiro com participação das quatro duplas pré classificadas.
Disputam o título do campeonato Edno e Carioca, Jeferson e Carioca, Thiago e Marquinhos e Cícero e Lê.
“O Projeto Verão 2003 está bastante movimentado, tem muita gente participando e assistindo”, disse Renato Leite, da Secretaria de Esportes.
No dia 8 de fevereiro acontecerá a “Clínica de Voleibol Banespa” com a presença da equipe principal. (Fonte: Imprensa Livre)

Nova Diretoria apresenta propostas para levantar o XV de Novembro

Caraguatatuba - O novo presidente do Esporte Clube XV de Novembro, de Caraguatatuba, José Carlos de Oliveira, mais conhecido como ‘Kibinho’ assumiu o clube este mês e ontem, apresentou as propostas e projetos para o biênio 2003/2204. Uma de suas metas é reativar a parte esportiva e social do clube, iniciando pelo término do piso da quadra esportiva.
Kibinho adiantou que a idéia é transformar o clube em empresa, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal de 2002. “Transparência: essa palavra resume o que será minha administração. Estamos com muita força de vontade e trabalhando para reerguer o XV que já foi considerado o ‘Leão do Litoral Norte’. Para isso, precisamos resgatar a credibilidade com empresários, comércio e, principalmente, com a população de todo litoral, para transformar o XV em um ‘clube de verdade’”, esclarece José Carlos.
A primeira obra da nova presidência é terminar o piso da quadra esportiva e os banheiros para iniciar as atividades esportivas do clube como escolinha de futebol de campo e de salão, basquete, vôlei, karatê e judô.
“Implantaremos atividades esportivas para a população e para os associados, assim como dividiremos os times por categorias. Esperamos fazer parcerias com escolas particulares que não têm espaço para desenvolver as atividades físicas. Há uma proposta de parceria com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) que precisa de mais espaço para ampliar seus projetos esportivos e de dança. Pretendemos organizar um estacionamento que poderá ser utilizado pelos ônibus de universitários do Módulo, entre outras ações”, explica o diretor de Esportes, Francisco de Assis Guedes Filho.
Tanto a quadra esportiva como o campo de futebol do XV poderão ser utilizados pela população, através de propostas de parcerias com entidades da cidade, prefeitura, clubes amadores e, principalmente, com as cerca de 40 equipes da Licaf (Liga de Futebol de Caraguatatuba) que terão mais um local para realizar seus jogos.
José Carlos ressaltou que pretende ainda pretendemos construir uma piscina, pista de malha, de bocha, resgatar o carteado, usar a quadra como espaço social, alugando para shows e bailes e reativar a lanchonete.
“Não repetiremos o erro do ano passado, no qual os jogadores ficavam alojados aqui no campo. Este ano eles ficarão em pousadas e serão contratados”.
O ex-presidente do XV no ano de 1996 e atual diretor dos veteranos, Wilson Rangel comenta sua nova ação. “A partir da semana que vem estarei fazendo contatos pessoais com os ex-jogadores e ex-sócios do XV. Pretendo repetir o que ocorreu na minha presidência, erguer o XV e colocá-lo na próxima série do Campeonato Paulista. Outra grande conquista foi a ampliação de mil para 5 mil lugares sentados na arquibancada”.
Ele explica que depois de sua gestão começou uma briga entre a situação e a oposição do clube. “ Esse empecilho fez com que o XV se encontrasse como está”.
Atual situação - O XV de Caraguá tem uma dívida de R$ 600 mil, não conta com nenhuma verba e não tem nenhum jogador contratado. “Tivemos acesso aos papéis agora, estamos analisando todas dívidas e contratos e pretendemos convocar uma audiência pública. A única parceria que existe é a de locação do campo do XV com a Secretaria de Esportes, mas esta também está sendo revista. Já começamos a correr atrás de empresários, comércio local e queremos resgatar os ex-sócios. Pretendemos ter de 500 a 700 sócios nos próximos dois meses”, disse José Carlos.
A pior campanha do XV foi a do ano passado. O time não ganhou nenhum jogo durante o Campeonato Paulista da Futebol e foi rebaixado para a série B2. Durante a Copa do Meio Ambiente, que está prevista para começar no próximo dia 30, serão escolhidos os futuros jogadores que disputarão o Campeonato Paulista deste ano. A escolha dos jogadores será feita pelo corpo técnico e de gerenciamento do XV e as equipes convidadas são das cidades de Areias, São José dos Campos, Taubaté, Redenção da Serra, Paraibuna, Litoral Norte e Grande São Paulo.
A chapa que venceu por 8 votos a 3, a eleição para presidência do XV é composta pelo presidente José Carlos de Oliveira, vice-presidente Nerli do Amaral, 2º secretário Vicente Jacinto dos Santos, 3º secretário Hamilton Rangel, diretor social Geraldo Cândido do Nascimento, diretor de patrimônio Irineu Mendes de Souza, diretor de esportes Francisco de Assis Guedes Filho e diretor de marketing Luciano Iaccoca.
Os cargos de 1º secretário, 1º, 2º e 3º tesoureiros serão entregues no próximo dia 10, quando serão votados os últimos nomes que farão parte do Conselho Deliberativo do XV. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela tem 20 ruas alagadas

Ilhabela - A forte chuva de anteontem em Ilhabela provocou alagamentos em pelo menos 20 vias públicas do município. O prédio da prefeitura foi um dos pontos invadidos pela água. Na tarde de ontem uma rápida chuva atingiu a região mas, não houve ocorrências graves.
A Defesa Civil detectou ainda quatro quedas parciais de muros nos bairros Itaquanduba e Barra Velha --que também teve dois pontos de escorregamento. Na região do Morro dos Mineiros, também foi registrado um escorregamento de terra.
"Estamos monitorando as oito áreas de risco", disse o presidente da Defesa Civil, Klaus Bruder.
SÃO SEBASTIÃO- Em São Sebastião, duas famílias do bairro Canto do Mar retornaram ontem para suas casas. Elas foram removidas devido o alagamento do bairro na terça-feira.
As 500 casas dos 50 pontos considerados críticos estão sendo fiscalizadas diariamente.
"Registramos um deslizamento no bairro Morro do Jaraguá e alagamentos em alguns pontos da costa norte e sul", disse o chefe da Defesa Civil Luiz Figueiredo. (Fonte: ValeParaibano)

Fiscalização apreende mais de 1300 objetos durante a temporada

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela através de seu Departamento de Fiscalização realizou mais oito apreensões em Blitze realizada na região norte da Ilha, totalizando 23 apreensões e mais de 1.300 objetos apreendidos desde o início da temporada.
Entre os objetos apreendidos nesta última ação, encontravam-se óculos de sol, roupas de praia, raízes de sândalo além de 318 mudas de árvores frutíferas como mangas, acerola, jabuticada e algumas árvores floríferas que foram repassadas para o Viveiro Municipal de Mudas.
Na segunda, 62 abacaxis foram apreendidos no Bairro do Perequê. As frutas foram imediatamente encaminhadas para a Secretaria de Assistência Social que dividiram entre entidades do município e o Hospital Gov. Mário Covas Jr.
Os outros objetos ficam na prefeitura até que os interessados retirem mediante pagamento das taxas. (Fonte: PMI)

Atletas ilhabelenses do OP vão para seletiva mundial

Ilhabela - Encerrou nesta segunda, 20, o 31º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado na cidade de São Sebastião. Participaram do evento cerca de 154 embarcações sendo nove delas de representantes da cidade de Ilhabela e três de alunos do Projeto Navegar.
Um dos destaques de Ilhabela ficou com o velejador de 12 anos, João Mário M. Posso, que terminou o campeonato em 16º lugar na colocação geral e em 3º na categoria Infantil. Segundo o Diretor de Esportes Náuticos José Roberto de Jesus, o resultado de João Mário foi surpreendente, entrando para a história da vela na cidade como primeiro caiçara a conquistar esta posição em um Brasileiro dentro da classe.
Outro destaque ficou por conta de Gustavo Carvalho Isaias, 10 anos, que se sagrou vice campeão do campeonato na Categoria Mirim. “Estou muito contente com o desempenho destes garotos, que pela primeira vez participaram de um Brasileiro”, afirma o Diretor e técnico dos atletas.
Na 2ª etapa, os velejadores ilhabelenses vão participar da seletiva mundial que acontece de 1º a 4 de maio, em Florianópolis (SC), que vai definir os atletas que irão disputar o Campeonato Mundial, o Europeu e o Norte Americano.
O Campeonato Brasileiro terminou com a vitória de Marco Grael, o carioca Marco Adler em segundo e o catarinense Matheus Dellagnelo em terceiro. Estes atletas juntamente com os que se classificaram até o 15º lugar irão disputar o Sul Americano. (Fonte: PMI)

Marinha é premiada por preservação de Alcatrazes
Certificação internacional da Sociedade Oceanográfica recomenda trabalho na costa de S. Sebastião para outros países

São Sebastião - A Marinha do Brasil recebeu certificado de reconhecimento pelo trabalho de preservação ambiental realizado no Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião. O selo foi concedido pela Sociedade Oceanográfica Conservação Marinha, que tem sede em Madri, na Espanha.
A instituição, que atua na defesa e preservação do meio ambiente marinho, é filiada à Sociedade Cousteau, na França. A honraria foi concedida no último dia 6.
No certificado, a Sociedade Oceanográfica destaca que a Marinha brasileira, por sua atuação no arquipélago, tem se constituído ao longo dos anos num aliado comprometido com as recomendações aprovadas pelos Estados membros da Agenda 21 das Nações Unidas.
O protocolo de intenções da Agenda 21 foi assinado por 179 países durante a Eco-92, no Rio de Janeiro, em 1992. No documento, os países se comprometeram a lutar pela preservação do meio ambiente em seus territórios.
Em outro trecho do certificado, a instituição afirma que vai informar à comunidade internacional o trabalho da Marinha brasileira. O documento é finalizado com a declaração de que o mesmo trabalho deveria ser imitado pelas Forças Armadas dos demais países da América Latina.
"Ficamos muito felizes e honrados com este certificado, que é mais um reconhecimento ao esforço que fazemos diariamente para preservar Alcatrazes", afirmou o capitão-de-fragata Paulo Rogério Souza, delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião.
Apesar do selo, a Marinha continua promovendo aulas de tiro no arquipélago. O treinamento tem causado polêmica (leia texto nesta página).
"As aulas de tiro são realizadas em locais isolados do arquipélago. Temos cuidado para realizar esse treinamento afastado da fauna e da flora para não causar danos", disse Souza.
A Capitania dos Portos intensificou nesta semana a fiscalização no arquipélago com um navio de patrulha costeira (leia texto nesta página).
ARQUIPÉLAGO - O arquipélago de Alcatrazes, localizado a 37 quilômetros do continente em São Sebastião, é formado pelas ilhas de Alcatrazes, Paredão, Porto, Sapata, Lage do Nordeste, Lage do Sudoeste e Oratório.
A maior é a de Alcatrazes, com 194 hectares de extensão. Em 1982, o arquipélago foi cedido à Marinha pela Secretaria de Patrimônio Histórico do Governo Federal.
No local, há 18 animais de espécie rara, com destaque para a jararaca de Alcatrazes e a perereca-scinacx. Alcatrazes possui ainda três espécies únicas de plantas, com destaque para a Rainha do Abismo. (Fonte: ValeParaibano)

Temporada exige mais fiscalização em ilhas

São Sebastião - A Capitania dos Portos de São Sebastião intensificou nesta semana a fiscalização às embarcações que se aproximam do Arquipélago de Alcatrazes. Com o objetivo de aumentar a segurança no local, a Marinha instalou desde ontem um navio de patrulha costeira na entrada do arquipélago.
Neste ano, nenhuma embarcação foi apreendida ou multada pela capitania. Em compensação, no ano passado foram nove embarcações apreendidas por falta de documentação do piloto ou do veículo.
O fundeio e a pesca são proibidos nas imediações de Alcatrazes. Apenas embarcações autorizadas pela Marinha podem se aproximar do local. "Além das nove apreensões, no ano passado autuamos 50 veículos, sendo que 42 foram multados por estarem em Alcatrazes sem permissão da Marinha", disse o capitão-de-fragata Paulo Rogério Souza, delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião.
Segundo ele, o aumento da fiscalização foi motivada pelo início da alta temporada. "Nesta época aumenta bastante o número de embarcações e nossa vigilância tem que ser redobrada."
A multa para quem se aproxima indevidamente de Alcatrazes ou é flagrado pescando varia de R$ 40 a R$ 2.200.
JET-SKI - Há duas semanas, a capitania intensificou a fiscalização a embarcações que transitam sem documentação pelo Litoral Norte. Até o momento, foram apreendidas 25 embarcações, sendo 17 jet-skis. (Fonte: ValeParaibano)

Ambientalista questiona treinamento

São Sebastião - O vice-presidente do Instituto Sócio-Ambiental de São Paulo, Enrique Svirsky, considera contraditório a Marinha receber um certificado por preservação ambiental no arquipélago de Alcatrazes e ao mesmo tempo continuar com os treinamentos de tiro no local.
"Acho que a Sociedade Oceanográfica não sabe dos treinamentos de tiro. Caso contrário, duvido que concederia essa honraria à Marinha. Não sei qual critério foi utilizado pela instituição."
Para Svirsky, o treinamento em Alcatrazes é um erro grave. "É um absurdo utilizar para esses fins um arquipélago no meio do oceano que se constituiu num refúgio de aves e outros animais. Com certeza, o ecossistema está sendo afetado", disse.
No arquipélago, há 18 animais de espécie rara, como a jararaca de Alcatrazes e a perereca-scinacx. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião lança workshop com projetos para 2003

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através do Departamento de Planejamento, realiza ahoje, a partir das 19h30, no Teatro Municipal, um workshop, intitulado de “O Futuro é agora”, cujo objetivo é levar ao conhecimento da população os projetos de obras que serão iniciados a partir deste ano.
Serão apresentadas aproximadamente 50 obras. Entre as que se destacam estão a conclusão da praça do Pôr do Sol, em Boiçucanga; construção da praça do Surfe, em Maresias; Unidade Básica de Saúde, em Cambury, construção do Centro de Zoonoses, no bairro do Jaraguá.
O diretor de planejamento, Paulo Collineti, destacou a importância do investimento no município. “São Sebastião possui um elevado crescimento habitacional e, por isso, a necessidade de estar investindo em obras de infra-estrutura. Além disso, a vocação turística da cidade faz com que os investimentos em saneamento básico, malha viária e habitação sejam voltados para a proteção do meio ambiente”.
No workshop será apresentado um vídeo, com duração aproximada de 1h10, com imagens de maquetes, apresentação de projetos dos arquitetos da prefeitura, e ainda entrevistas com o prefeito Paulo Julião e secretários municipais, contando sobre as dificuldades encontradas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, assistência social, turismo, entre outras.
Em seguida, os arquitetos responsáveis pelos projetos apresentarão as soluções criadas para os problemas atuais, como a construção de escolas, postos de saúde, portais turísticos, ginásio de esportes, etc.
Além do vídeo, será distribuída uma cartilha mostrando o investimento feito em obras no ano de 2002, como a execução da reforma do Pronto Socorro Central, de calçadas e ciclovia nas avenidas Dário Leite Carrijo e Guilherme de Almeida, no Jaraguá, entrega de ocas para os índios da Aldeia Ribeirão Silveira, em Boracéia, praça Pôr do Sol, em Boiçucanga e a reurbanização da Praia Deserta. (Fonte: Imprensa Livre)

Mais de 20 mil assistem ao show do Cidade Negra

São Sebastião - Seguindo a maratona de shows ao vivo desta temporada, a banda carioca Cidade Negra apresentou na noite de segunda-feira, na Rua da Praia, o repertório do cd “Acústico MTV” para um público estimado, segundo a Polícia Militar, em mais de 20 mil pessoas.
Depois de subir no palco, o vocalista da banda, Toni Garrido, antes de começar a tocar a primeira música, pediu para que todos entrassem no clima de “paz e amor”.
Durante mais de 1h quem esteve na Rua da Praia pôde ouvir os novos e antigos sucessos da banda. Entre eles, “Já Foi”, “Firmamento” e “A Sombra da Maldade”.
Uma das canções entoada em coro foi “Girassol”, feita em parceria com a banda Pedro Luís e a Parede, sobre a vida nas favelas cariocas. No intervalo entre as músicas, Garrido conversou com a platéia e parabenizou o santo São Sebas-tião, por mais um aniversário.
O público gostou do show e muitas mulheres que estiveram no espetáculo elogiaram o carisma e a simpatia da banda. É o caso da turista do Rio de Janeiro, Ana Maria Araújo, que disse ser fã da banda há mais de dois anos. “Além do som ser bom, ele(Toni Garrido) é lindo”.
Já a universitária de Santa Catarina, Renata Oliveira, disse que gostou da apresentação, mas reclamou do consumo excessivo de entorpecentes nos arredores. A polícia deteve duas pessoas (leia texto na página 5).
Para o corretor Orestes Portaleoni, morador em São Sebastião, o Cidade Negra fez uma das melhores apresentações deste ano.
“O som está bom, o clima de harmonia e a lua também apareceu, para melhorar ainda mais”. (Fonte: Imprensa Livre)

Saúde realiza curso para otimizar atendimento em pronto-socorros

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião está realizando um curso de emergência e urgência voltado para os profissionais de enfermagem da rede municipal que atuam nos pronto socorros. A idéia é otimizar os serviços prestados por esses funcionários, nas unidades do Centro e de Boiçucanga.
Ao todo, 56 profissionais entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem, estão participando do treinamento, que termina hoje. Para atender a essa demanda, foram formadas duas turmas, que tiveram aulas em dois dias, que totalizaram 16 horas.
De acordo com o secretário de Saúde, Aldo Conellian, esta iniciativa visa melhorar a qualidade do trabalho prestado na cidade. Ele conta que muitos profissionais já possuem bom conhecimento na área, mas esta é uma forma de reciclagem.
“Temos que estar cientes que um bom treinamento pode salvar muitas vidas”. Ele comenta que esse curso deve refletir diretamente nos moradores e turistas que precisarem dos serviços. Para Aldo, a melhoria do atendimento é um ganho para a cidade como um todo. Já na área da saúde é possível haver um aumento da credibilidade nesse setor.
O curso está sendo realizado no auditório da Transpetro. Houve também a parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e AVDEC para a realização do treinamento.
O curso foi organizado pelos profissionais da Secretaria de Saúde, André Luiz da Silva Leandro e Cibele Moraes Missio. Eles participaram de um treinamento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado, em junho de 2002, e agora estão repassando os conhecimentos aos demais funcionários.
O secretário também lembra que o município é o primeiro do Litoral Norte a implantar a organização no atendimento pré hospitalar em toda a rede.
De acordo com André Luiz, já aconteceram outros treinamentos anteriormente voltados aos profissionais, mas nenhum possuía esta sistematização e seguia um cronograma. Ele acredita que com esses moldes é possível otimizar o trabalho já existente na rede de saúde.
André conta que essas ações se fazem necessárias porque vários procedimentos nessa área mudam a cada dois anos, quando sofrem a avaliação de especialistas do mundo todo. “Nesse período, algumas técnicas são inutilizadas e outras as substituem. Por isso é importante estar sempre se atualizando”.
Aldo Conelian comentou que esta é mais uma fase de todo um processo de melhorias no atendimento emergencial da cidade. Os médicos, por exemplo, também deverão passar por um treinamento, a ser realizado pelo médico Luiz Francisco Moreira Ferreira. Na oportunidade, eles poderão ser recapacitados e aumentar a qualidade dos serviços de urgência e emergência de São Sebastião.
O secretário adiantou que cursos como este serão realizados periodicamente na cidade, com intervalos em cada três a quatro meses. (Fonte: Imprensa Livre)

Paulo Ramos mantém cobrança em praias

Ubatuba - A cobrança de zona azul em quatro praias de Ubatuba deve continuar em fevereiro, contrariando decisão da Câmara.
O cancelamento da cobrança foi aprovado pelo Legislativo no dia 3, mas dependia da sanção do prefeito Paulo Ramos (PFL).
Ontem, a assessoria da prefeitura informou que o pefelista decidiu vetar o projeto a fim de evitar a "falência" da Comtur (Companhia Municipal de Turismo).
A arrecadação é única fonte de renda da Comtur, que arrecada R$ 544 mil ao ano. O presidente da Câmara, Rogério Frediani (PPB), disse que exigiu da diretoria da Comtur a prestação de contas.
O presidente da Comtur, Luis Bischof, disse que já informou os balancetes de 2002. Segundo ele, o recurso foi investido em projetos. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba derruba moradia em local de risco

Ubatuba - A Defesa Civil de Ubatuba vai demolir na próxima semana uma casa no bairro do Ipiranguinha que corre risco de desabamento. Há quinze dias as quatro pessoas que moravam no local foram retiradas e encaminhadas para casas de familiares. "A casa tem várias rachaduras e para a segurança dos familiares resolvemos fazer a demolição", afirmou o presidente da Defesa Civil, Arly de Oliveira Cruz. O município tem cerca de 1.500 pessoas morando em áreas de risco e está em estado de observação. Nas últimas 24 horas o índice pluviométrico era de 42 milímetros. "O monitoramento dos 27 pontos críticos de alagamento e desabamento vai continuar pois temos previsão de novas chuvas", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Suplicy participa de reunião na Vila da Picinguaba

Ubatuba - O senador Eduardo Suplicy (PT) participou de um encontro realizado no último Sábado, na Vila da Picinguaba, em Ubatuba, organizado pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. O evento reuniu pescadores, moradores e autoridades municipais e teve como objetivo ouvir as reivindicações da nova diretoria da Associação de Moradores da Vila.
Estiveram presentes o secretário da Agricultura e Pesca, Antônio Marchiori, representando o prefeito Paulo Ramos (PFL), o senador da República, Eduardo Suplicy (PT), o novo presidente da Associação da Picinguaba, Manoel, representantes da Ong Cananéia e cerca de 40 pescadores e moradores do local.
Durante a reunião os pescadores reclamaram a falta de fiscalização com relação à pesca de parelhas, que é uma forma predatória, não seletiva e que acaba reduzindo os estoques pesqueiros do local.
O secretário da Agricultura, Antônio Marchiori, que representou o prefeito Paulo Ramos, explicou que a prefeitura está empenhada na solução deste problema desde a realização do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Marítimo realizado por sua pasta em 2001.
Ele adiantou ainda que na última semana membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Marítimo se reuniram com autoridades da Polícia Ambiental para viabilizar a efetiva fiscalização da pesca de parelha, que segundo o secretário, não pode ocorrer a menos de uma milha e meia da costa.
O senador Suplicy, que tem casa no bairro, enfatizou a importância cultural, histórica e social de Picinguaba como uma vila de pescadores. Durante a reunião, Suplicy ofereceu seu apoio para que todas as reivindicações sejam ouvidas e que ocorram as ações necessárias para solucionar os problemas crônicos do setor.
Ao final, Suplicy comprometeu-se em levar ao município o secretário especial da recém-criada Secretaria da Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, José Fritsch.
Entre outras reivindicações feitas pelos pescadores estão a proibição de ancorar na ilha de Alcatrazes, a exploração dos atravessadores que atuam como especuladores no comércio de pescado e a construção de uma infra-estrutura para o desembarque em terra.
Dentro do plano de investimentos em infra-estrutura da Prefeitura de Ubatuba, está prevista a construção de um píer na Vila da Picinguaba, via verba do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). (Fonte: Imprensa Livre)

Cidadania e meio ambiente

Ubatuba - O prefeito Paulo Ramos estará nesta quarta-feira, dia 22, às 19h30, na Escola Anchieta, uma palestra sobre Cidadania e Meio Ambiente como parte da programação dos cursos promovidos pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT em parceria com a Comissão Municipal de Emprego e Prefeitura. As 340 vagas oferecidas pelos cursos, foram preenchidas e as aulas, ministradas nos períodos de manhã, tarde e noite, vem ocorrendo na Escola Olga Gil. A coordenação dos cursos está sob responsabilidade da Assessoria de Assuntos Comunitários compreendendo informática básica, manutenção de computador, inglês, espanhol, recepção e atendimento ao cliente. O perfil desse público é constituído por pessoas de familias de baixa renda e de jovens que buscam o primeiro emprego e a inserção no mercado de trabalho. (Fonte: ACS-PMU)

Licitação Rio Escuro-Monte Valério é na 6ª feira

Ubatuba - Às 16 horas desta sexta-feira, 24, a Comissão de Licitação julga as propostas de preços da concorrência da pavimentação da estrada ligando Rio Escuro ao Monte Valério. A fase de análise da documentação foi superada restando a seleção da proposta baseada no preço. Caso não haja nenhum impedimento segue a fase do julgamento e homologação para a assinatura do contrato. A previsão de início de obras, sem imprevistos, é de 20 dias
A pavimentação da estrada Rio Escuro -Monte Valério terá o prazo de 4 meses para conclusão. Os recursos, da ordem de R$ 1,7 milhão, são do município. Trata-se de uma ligação fundamental para aliviar o tráfego na rodovia Ubatuba-Caraguatatuba, principalmente na região das praias da Região Sul, além de promover o progresso ao longo de seus 12 km de extensão. (Fonte: ACS-PMU)

Petrobrás vai fornecer emulsão asfáltica

Ubatuba - A Prefeitura firmou contrato com a Petrobrás para o fornecimento de 2 mil t de emulsão, no valor de R$ 1,8 milhão, para atender ao programa de asfaltamento das principais ruas da área central da cidade. Paralelamente, para completar o projeto, a Secretaria de Obras vem dando sequência a licitação para o fornecimento de 15 mil m3 de pedrisco e mão de obra. O valor total do projeto é da ordem de R$ 3,5 milhões. Participaram da concorrência para a entrega da emulsão, além da Petrobrás, as empresas Compasa, Betumel e Greca Distribuidora.
O material será ainda destinado ao programa de atendimento em áreas carentes. O prefeito Paulo Ramos pretende atender ainda neste contrato a estrada da Casanga e da Sesmaria sem custo para os moradores. Este tipo de melhoria, conhecido como asfalto social, já beneficiou a rua Frei Tarcisio Correa, com 60% do asfalto concluído, e Minas Gerais, no Ipiranguinha; Rua Ari Vieira, na Estufa II e Luiz Ana, na Enseada.
A rua Babaçus, também no Ipiranguinha, vem sendo coberta com pedra 2 para receber asfalto. (Fonte: ACS-PMU)

Ponte para o Bela Vista

Ubatuba - A empresa JM Moreira Cardoso foi a vencedora da licitação para construção da ponte de concreto de acesso ao bairro da Bela Vista. Terá 10 m de extensão e 7m de largura e substituirá a atual ponte de madeira que encontra-se em situação bastante precária. Orçada em cerca de R$ 80 mil, a ponte deverá estar concluída nos próximos 60 dias dependendo das chuvas. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura atua na Almada

Ubatuba - A Prefeitura deu início a colocação de 200 m de canaletas, de um total de 1.000 m, na estrada que dá acesso à Praia da Almada, no norte do município. Com isso fica eliminado o risco de destruição da estrada principalmente em função das fortes chuvas que vem ocorrendo nesta época do ano. O projeto da Secretaria de Obras prevê a recuperação da estrada em toda sua extensão. (Fonte: ACS-PMU)

Tapa-buraco reforça equipes

Ubatuba - A Secretaria de Obras confirmou a aquisição de um caminhão especializado para espalhar asfalto, além de um rolo compactador. Trata-se de um reforço de equipamento providenciado pela Prefeitura para fazer frente a necessidade de atender a operação tapa-buraco em maior escala lançado na semana passada. A Prefeitura conta atualmente com 3 equipes atuando na área de recuperação asfáltica: 2 atuando em projetos específicos desenvolvidos nas áreas carentes e outra para atender a operação tapa-buraco. (Fonte: ACS-PMU)

Travessia da Rio-Santos

Ubatuba - A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras, concluiu o projeto de travessia da rodovia Rio-Santos na altura da Rua Corintians. Está previsto a construção de dois túneis possibilitando o fluxo nos dois sentidos ligando a Estufa I a Estufa II. A Prefeitura encaminhou o projeto ao Governo Federal, dentro das especificações técnicas exigidas pelo setor rodoviário, além da solicitação de recursos. (Fonte: ACS-PMU)

Estrada do cais do Porto

Ubatuba - Está em fase final a concorrência para as obras de urbanização da estrada do Cais do Porto compreendendo iluminação, decks para pescadores, muros de arrimo, escadas e guarda-corpos. As obras, estimadas em R$ 154 mil, são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias - DADE em parceria com a Prefeitura. O resultado da concorrência já foi publicado no Diário Oficial aguardando o prazo de 10 dias para recursos. (Fonte: ACS-PMU)

Comunicado Programa Viva Leite

Ubatuba - A Secretaria de Assistência Social solicita para as pessoas já cadastradas no programa Viva Leite para comparecerem á Secretaria e falar com a assistente social Avani que estará informando sobre as mudanças na distribuição de leite a partir do mês de Fevereiro. O novo endereço da Secretaria é Rua Cunhambebe 468. O Programa Viva Leite atende 370 famílias com 15 litros de leite por mês.
Distribuição em 30 de Janeiro:
Centro - das 14 às 16 horas
Local: Av. Professor Thomaz Galhardo, 375, no prédio antigo do projeto GAGG, ao lado do Tubão
Perequê-Mirim - das 8 às 12 horas
Centro Comunitário ao lado do Centro de Saúde
Nos seguintes bairros, das 9 às 14 horas:
Itaguá: SAMU (Lar do Menor) Sociedade Assistencial ao Menor Trabalhador
Bela Vista: Escola EMEB
Sesmaria: Escola EMEF
Horto Florestal: Escola EE José Celestino Aranha
Poruba: Escola EMEF
Estufa I: escola EMEB Dinorah
Ipiranguinha: Associação do Menor Trabalhador
Maranduba: Administração Regional Sul (Sub-Prefeitura) (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Mais Eventos - Estava bem na hora dos moradores de Caraguá manifestarem sua indignação com o descaso dos servidores públicos às questões de poluição sonora de que a cidade é pródiga.
E como turista, venho somar minha voz. Aluguei uma casa para passar as festas de Natal e Ano Novo no bairro da Tabatinga, nas proximidades de uma pousada chamada Portal da Tabatinga. Imaginava fosse um lugar tranquilo onde pudesse encontrar o que buscava: sol, praia e sossego. Ledo engano! Sol, de fato encontrei. Praia? Nem pensar: o exército de barcos que alí transitam enchem a água de óleo e o jeito foi ir para Ubatuba. Quanto ao sossego...
Na passagem de ano, a tal pousada resolveu promover uma festa ao ar livre com música ao vivo, que estendeu-se até 3:00 hs da madrugada.
Ao tentar reclamar, fui jogada de um serviço público para outro e, obviamente, o alto som so parou porque parou, quando quis!
Como turista posso decidir: Caraguá, NUNCA MAIS. Os pobres moradores, parece-me, so podem contar com este espaço.

Gabriela L. Prado
S.J.Campos, SP


Nem moradores, nem turistas. So o descaso - Assim é a forma como a prefeitura de Caraguá trata seus contribuintes. Quando o turista de segunda residência se manifesta, é estigmatizado sob a alegação de não conhecer os problemas da cidade, porque nela não vive. Como se isto fosse privilégio de alguns poucos iluminados e apenas estes alguns fossem capazes de geri-los. De memória curta, esquecem-se que o turista de segunda residência teve razões especiais para investir suas economias nesta cidade, colabora com o pagamento de obras e salários dos funcionários públicos e ainda gera emprego.
Quando é o morador idoso que expõe sua opinião é tratado como sobra, sem respeito e sem dignidade. Novamente aqueles alguns deixam de notar que moradores idosos pagam impostos, geram consumo durante o ano todo e não concorrem no mercado de trabalho local.
Tomada de assalto por turistas sem compromisso com a cidade, esta lhes patrocina mega shows para que jovens desvairados exponham o pior lado de caráter: falta de educação, alcoolismo precoce e vandalismo liberado pela omissão do executivo.
Aos moradores que reclamaram dos excessos, gostaria de informar que o código de posturas do município proíbe a perturbação do sossego. Ocorre que, por omissão ou por inépcia ou por ineficiência aqueles alguns furtam-se ao cumprimento da lei. Neste caso uma alternativa, em geral de ótimo resultado, é procurar o Ministério Público. Em Ubatuba, sem choro nem vela, o barulho acabou após a intervenção deste respeitado órgão que representa nossa única tábua de apoio.

Silvio Dias Ribeiro
Caraguatatuba, SP


100 mil em Obras para São Sebastião - Sugestão: Incluir como prioritário no pacote de Obras a serem executadas no biênio 2003/4. Praia de Boiçucanga: Expropriação de toda a orla marítima, da curva até a rampa de acesso a Camburi. Isto devido à ganância das propriedade particulares. Reurbanização da mesma dando continuidade a conclusão da Praça do Por do Sol.

Giuseppe D'Ippolito
Boiçucanga, SP


Forum Comtur I - A Comtur tem que investir o dinheiro arrecadado com a cobrança da zona azul em projetos e na melhoria da infra estrutura para melhor recebermos os turistas que frequentam nossa Ubatuba, e não apenas cobrar sem investir nada em nossa cidade.

Rafael Flori
Ubatuba, SP
22/01/2003 - 14:59h


Forum Comtur II - Sugestao=Gostaria de ver a cidade mais limpa, sem aqueles buracos nas ruas vazando água suja... Fiquei muito triste ao ver a cidade abandonada...

Cristina
Botucatu, SP
22/01/2003 - 12:58h


Forum Comtur III - Acho mais do que necessário a presença de pelo menos um salva-vidas na Praia da Sununga, em Ubatuba, principalmente em época de temporada. O local, na maioria das vezes, é muito perigoso; por ser uma praia de tombo, possui fortes correntezas, ondas intesnsas e com picos altíssimos. Algumas pessoas sentem-se desafiadas a enfrentar a turbulência das águas e acabam se machucando gravemente quando conseguem sair, e outras acabam morrendo, por falta de socorro de pessoal treinado e especializado.

Sonia Alves
Campinas, SP
22/01/2003 - 10:49h


Salva-vidas na Sununga - Acho mais do que necessário a presença de pelo menos um salva-vidas na Praia da Sununga, em Ubatuba, principalmente em época de temporada. O local, na maioria das vezes, é muito perigoso; por ser uma praia de tombo, de frente para mar aberto, possui fortes correntezas, ondas intensas e com picos altíssimos. Algumas pessoas sentem-se desafiadas a enfrentar a turbulência das águas e acabam se machucando gravemente quando conseguem sair, e outras acabam morrendo, por falta de socorro de pessoal treinado e especializado. As Praias do Lázaro e Domingas Dias, apesar de apresentarem águas mais calmas, também necessitam da presença de salva-vidas, pois seus freqüentadores constituem-se, em grande parte, de famílias com crianças.
Quem conhece bem os locais sabe que não se deve abusar pois, apesar de suas águas parecerem mansas e rasas, muitas vidas foram perdidas ali.

Sonia Elizabeth

 

Forum Comtur - Participe!
Ajude a transformar Ubatuba em uma cidade com turismo de qualidade.
Clique Aqui para participar com sua sugestão

ou leias as sugestões enviadas


Foto do Dia:
Massaguaçu
Caraguatatuba
Massaguaçu
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também do Forum COMTUR
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Ligue 3833.5550
ou clique aqui e envie seu comentário


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Lineu Representações Ubatuba Mary´s Chalés

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor