Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28 de janeiro de 2003 - Nº 710 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Chuvas aumentam número de praias impróprias na região
   Jet-ski é fiscalizado 1 vez por semana
   Tatuagem ganha adeptos no verão

Caraguatatuba:
   Adolescente continua em coma
   Vítima era marinheiro particular
   Operação visa combate à dengue
   Neneco Martins expõe no MACC
   “Brincando na areia” agita praia nas férias em Caraguá
   Pilotos de Caraguá dão show na Copa Refactor
   Saúde instala novas placas para o combate à Dengue em Caraguá
   Caraguá Music apresenta Rick & Renner
   Educadoras do Paraguai visitam SME com vereadora
   Morro Santo Antônio atrai amantes das alturas e dos esportes radicais
   Workshop sobre situações difíceis em sala de aula
   Primeira Infância foi destaque na visita de Aloísio Nunes

Ilhabela:
   Mais uma escola de Ilhabela será beneficiada com cobertura de quadra
   Termina Temporada de Pesca Oceânica do Yacht Clube Ilhabela
   YCI comemora 47 anos e pensa no futuro
   Ilhabela lança Festival de Verão com MPB, Jazz, Blues e instrumental

São Sebastião:
   “O Rei do Riso” chega a São Sebastião

Ubatuba:
   Prefeitura e Sabesp discutem operação tapa-buraco
   Verão & Arte Ubatuba 2003

   Carta do Leitor



Chuvas aumentam número de praias impróprias na região

Litoral Norte - A chuva dos últimos dias aumentou de 16 para 18 o número de praias impróprias no Litoral Norte. A praia mais popular de Caraguatatuba, a Martin de Sá, foi reprovada para o banho de mar, segundo boletim de balneabilidade divulgado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental).
Da lista das praias poluídas de São Sebastião, a Cigarras também está imprópria. As demais cidades, Ilhabela e Ubatuba, continuam com três praias poluídas cada (veja quadro nesta página).
Segundo o gerente do Departamento de Recursos Hídricos e Assistência Técnica da Cetesb, Lineu José Bassoi, a chuva carrega para as praias o esgoto que é lançado irregularmente nas valas, rios e córregos.
"O esgoto in natura aumenta a quantidade de coliformes fecais na água, deixando as praias impróprias para uso do banhista", disse.
Bassoi afirma que não é recomendável o banho de mar após um período intenso de chuva. As pessoas devem evitar ainda o banho em rios e córregos que deságuam nas praias.
O uso de locais impróprios pode provocar doenças como hepatite A, cólera, alergias, entre outros.
O gerente disse que as praias Tenório, Vermelha, Grande, Félix e Maranduba, em Ubatuba, têm classificação "ótima" para uso de banhistas. No período de 3 e 5 anos, as praias não foram incluídas na lista de impróprias.
ESGOTO - A assessoria de imprensa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no Litoral Norte informou que iniciou no ano passado uma fiscalização para detectar irregularidades nas redes de esgoto.
Em São Sebastião, cerca de 80% das residências vistoriadas nos bairros Barequeçaba, São Francisco e Morro do Abrigo apresentavam problemas no sistema.
A Sabesp pretende iniciar em até dois meses o monitoramento do bairro Juqueí. Até o final do ano, a fiscalização do sistema deve ser realizada nas demais do litoral.
A companhia não soube informar o número de ligações de redes de esgoto clandestinas existentes na região. (Fonte: ValeParaibano)

Jet-ski é fiscalizado 1 vez por semana
Extensão do Litoral Norte impede que praias sejam fiscalizadas mais vezes; adolescente permanece em coma

Litoral Norte - A fiscalização de jet-skis no Litoral Norte é feita somente uma vez por semana em cada praia. A Marinha é responsável por monitorar as embarcações que estão no mar. As empresas que alugam os equipamentos para os turistas não são vistoriadas pela Capitania dos Portos.
Uma equipe de 30 homens percorre diariamente a região. No entanto, cada praia é fiscalizada, em média, uma vez por semana.
A equipe da Capitania verifica principalmente se o condutor do jet-ski tem habilitação náutica e o uso de colete salva-vidas.
Na sexta-feira, o jet-ski pilotado por João Batista Silva Alves, 35 anos, perdeu o controle e bateu em um barco de pesca na praia da Tabatinga, em Caraguatatuba. Alves foi encontrado morto duas horas depois do acidente.
O carona, o estudante José Luiz Martins Junior, 12 anos, teve traumatismo craniano. Ambos estavam sem coletes. Alves possuía habilitação mas, segundo a polícia, havia saído com o aparelho sem autorização dos proprietários.
Segundo o comandante da Capitania dos Portos, Paulo Rogério de Souza Almeida, a responsabilidade da Marinha é verificar se as embarcações estão navegando com a documentação necessária e de maneira adequada.
"Verificamos se o condutor é maior de 18 anos, possui a carteira de habilitação e o documento do equipamento. A locação de jet-ski deve ser fiscalizada pelo município. As marinas também são monitoradas", disse. Desde novembro, a Marinha já apreendeu 17 jet-skis irregulares na região.
O auxiliar-administrativo do Setor de Fiscalização do Comércio de Caraguá, Nilo Sérgio de Oliveira, disse que as empresas de locação de jet-ski são monitoradas periodicamente. O aluguel do equipamento é realizado nas praias da Tabatinga e Mococa.
INVESTIGAÇÃO - Segundo a Capitania dos Portos, até o final da semana, as testemunhas do acidente devem prestar depoimentos.
"Temos um prazo máximo de 30 dias para concluir as causas do acidente. Estamos investigando se as vítimas estavam sem coletes e a possibilidade de excesso de velocidade", disse Almeida.
A Marinha vai realizar uma nova perícia no jet-ski. O mesmo procedimento foi realizado pela Polícia Civil. O equipamento, que está no pátio da delegacia, deve ser transferido ainda hoje para capitania.
O delegado de Caraguá, Fábio de Carvalho Joaquim, disse que instaurou inquérito policial. O laudo do IML (Instituto Médico Legal) e da perícia devem ser concluídos em 15 dias.
"Temos os depoimentos informais de algumas testemunhas que vão ser convocadas para prestar esclarecimentos essa semana", disse Joaquim. (Fonte: ValeParaibano)

Tatuagem ganha adeptos no verão

Litoral Norte - Desde que chegou ao Litoral Norte, no final da década de 90, a tatuagem de henna vem ganhando cada vez mais adeptos.
Os turistas apontam como principal atrativo da tatuagem de henna o fato dela não ser definitivas.
Segundo o tatuador Franklin de Sousa Nobre, as tatuagens têm sido procuradas tanto por adultos, quanto por crianças. Os desenhos mais pedidos são sol, letras chinesas, golfinhos, cavalos marinhos e estrelinhas.
"Embora ache bonito, não tenho coragem de marcar meu corpo definitivamente com uma tatuagem. Então, sempre que venho à praia faço uma de henna", disse a estudante Fernanda Assis Freire Martins, 17 anos.
Algumas pessoas também usam a tatuagem de henna como um "ensaio" para a definitiva.
"Eu pretendo fazer uma tatuagem definitiva, mas enquanto não tomo coragem prefiro as de henna", disse a estudante Valéria Antenor, 20 anos.
Em média, as tatuagens duram de 15 a 25 dias e custam de R$ 5 a R$ 45, dependendo do modelo.
CUIDADO - Apesar de parecerem inofensivas, as tatuagens de henna também podem trazer problemas.
Segundo a dermatologista Dirlene Melo Palmeira Roth, a henna original indiana não causa irritações na pele, mas já há imitações feitas a base de misturas químicas, que podem causar problemas de pele.
"Nem mesmo os próprios tatuadores conseguem identificar a falsificação, por isso, é preciso muito cuidado", afirma.
As crianças com menos de 12 anos também não devem ser tatuadas, porque tem uma pré-disposição maior a alergias.
O sol deve ser evitado de 3 a 4 dias depois da aplicação da henna e, em caso de exposição, o filtro solar não deve ser esquecido.
"Se a pessoa tomar sol logo após a aplicação do produto, o risco de surgirem alergias e manchas na pele praticamente dobra", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Adolescente continua em coma

Caraguatatuba - O estudante José Luiz Martins Júnior, 12 anos, continuava, até as 21h de ontem, em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba.
Segundo o hospital, o adolescente permanecia em coma e o quadro de saúde era estável. O estudante teve traumatismo craniano e está internado desde a noite de sexta-feira.
A Santa Casa informou que o adolescente não pode ser transferido para outro hospital antes de apresentar alguma melhora de saúde.
A família, que mora em Ribeirão Preto (SP), teria solicitado no final de semana a remoção do estudante para um hospital em São Paulo, mas o pedido foi negado pelos médicos.
Segundo o tio do estudante, João Carlos Marques, os médicos informaram que o menino só poderia ser transferido se manifestasse algum sinal de melhora.
O estudante estava em Caraguá acompanhando o pai, José Luiz Martins, que está trabalhando na operação da temporada de verão da Polícia Militar. (Fonte: ValeParaibano)

Vítima era marinheiro particular

Caraguatatuba - O proprietário da náutica NautiMec, em Caraguatatuba, Hélio Buso, disse que João Batista Silva Alves, 35 anos, morto no acidente de jet-ski na sexta-feira, trabalhava em um barco que fica estacionado na marina.
"Alves trabalhava como marinheiro particular para um cliente da empresa. Ele não tinha nenhum vínculo emprecatício com a náutica", disse.
Buso afirmou que o jet-ski envolvido no acidente não estava guardado na náutica.
"Nenhum funcionário da empresa tinha conhecimento que Alves saiu de jet-ski naquela tarde. A náutica não tem nenhum envolvimento com o acidente", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Operação visa combate à dengue

Caraguatatuba - A Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) realiza até o dia 2 de fevereiro no Litoral Norte a campanha "Praia Limpa sem Dengue". O foco principal da ação deste ano será o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
No ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 1.359 casos autóctones de dengue no litoral.
Segundo o coordenador da campanha, Celso Massari, o objetivo é conscientizar para manter a limpeza das praias e orientar as pessoas sobre os cuidados para evitar criadouros do mosquito.
"As prefeituras serão responsáveis pela distribuição do material, que deve ser entregue nas principais praias da região", disse Massari.
Para Caraguatatuba e Ubatuba, foram destinadas 8 faixas, 40 mil panfletos educativos e 60 mil sacolas de lixo para a distribuição em cada cidade.
Para Ilhabela, foi entregue uma faixa, 25 mil panfletos e 40 mil sacolas. São Sebastião vai receber apenas 40 mil panfletos, pois, segundo a Cetesb, a prefeitura não solicitou faixas e sacolas de lixo.
Na rodovia dos Tamoios, será instalado um painel com frase educativa de combate à dengue.
Massari afirmou que o trabalho será encerrado em fevereiro mas terá continuidade entre os dias 1º e 5 de março, por causa do Carnaval. (Fonte: ValeParaibano)

Neneco Martins expõe no MACC

Caraguatatuba - Festa Profana... Esse é o título da exposição do artista Neneco Martinsque acontece no MACC e reunindo elementos cênicos e artísticos, resultando numa sala interativa, onde o público vai poder ver as obras de Neneco , suas cores e formas, e conhecer um pouco da trajetória desse artista que foi responsável pela cenografia de Prince no filme Purple Rain e diretor cênico ao lado de Antunes Filho.
O MACC apresenta a exposição “Festa Profana”, do artista plástico Neneco Martins, de 13 de fevereiro a 9 de março, promovido pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Neneco, que atualmente está com seu atelier em Camburi, São Sebastião, produziu as peças exclusivamente para essa mostra, que comporá o acervo do MACC, possibilitando que ela seja itinerante. São obras tridimensionais em material reciclado como garrafas pet, papel, plásticos, madeira, corda entre tantos outros, que transformados pelo artista, tomam formas humanas, viram esculturas, bonecos, máscaras, fazendo surgir um mundo totalmente cênico, onde a cor impera e as formas são vivas.
Neneco intitula-se produtor visual, escultor, confeccionador de bonecos e máscaras, diretor, professor, maquiador, figurinista, coreógrafo, enfim um artista completo, responsável por trabalhos em diversas áreas por longos anos.
Como diretor de cena, realizou “Macunaíma”, com Antunes Filho, espetáculo apresentado em todas as capitais brasileiras, além de ser convidado a participar do Festival de La Mamma, New York (E.U.A), Festival of Fools, Amsterdam (Holanda), Festival de Nancy e Festival de Teatro de Paris (França), Festival de Bohn (Alemanha), Festivais de Firenze e Roma (Itália); dirigiu também “Não explica que complica”, de Odavlas Petti; Santa Joana, de José Possi Neto; “Hamletto” e “Rei Devasso” de Antonio Abujamra; “Hamelet”, de Márcio Aurélio e Sérgio Mamberti; “Quem tem Medo de Itália Fausta?” de Miguiel Magno, “O mistério de Irmã Vap”, de Marília Pêra, entre outros.
Fez cenários e figurinos para os espetáculos “Maktub !”, de Zenaide Zen; “O que ?”, de Penha Pietras; “Under skin”, de Ismael Ivo; “Black out”, de Denise del Vecchio; Teatro de expressão corporal, com Wilson Silva, e “Minotaurus”, de Ismael Ivo, em Campinas e Berlim.
Produziu também adereços e fez maquiagens nos espetáculos ‘Othello”, de Juca de Oliveira ; “Macunaíma”, de Antunes Filho; “Marzipan”, Carlton Dance Festival; “Purple Rain”, estrelado por Prince; “Ela odeia mel” e “Calígula”, de Edson Celulari.
Neneco também produziu bonecos e esculturas e realizou instalações para o Masp, Sesc, e Festival Latino-Americano de Artes, de Brasília. (Fonte: PMC)

“Brincando na areia” agita praia nas férias em Caraguá

Caraguatatuba - O projeto Brincando na Areia tem atraído a garotada para a tenda do projeto que fica em três praias de Caraguá. Brincadeiras e jogos, além de gincanas e oficinas de arte são algumas das atividades preparadas pelos monitores, que ficam aos pares em cada tenda.
As tendas estão funcionando diariamente das 9 às 12 horas, na praia Martim de Sá, Cocanha e Mococa, com muita tinta, papel, baldinhos, entre outros, além de brincadeiras em grupo e jogos.
O projeto, que aconteceu no verão do ano passado, com atividades e brinquedos para crianças de todas as idades está acontecendo durante o mês de janeiro e fevereiro. “Papais e mamães podem ficar tranqüilos enquanto as crianças se divertem e participam de brincadeiras em grupo.
O melhor ainda é que as crianças podem participar de brincadeiras antigas mas muito dinâmicas, exercitando a sociabilidade, a atenção, o reflexo e por aí vai. Além do mais são brincadeiras muito divertidas”, explicou a coordenadora e também recreadora do “Brincando na Areia”, Nayana Ribeiro. (Fonte: PMC)

Morro Santo Antônio atrai amantes das alturas e dos esportes radicais

Caraguatatuba - O Morro Santo Antônio no bairro Sumaré em Caraguatatuba tem atraído, todos os anos, amantes dos esportes radicais. O local tem duas plataformas para salto de asa delta, um do lado Norte da cidade e outro do lado Oeste.
Outros esportes como caminhadas, mountain bike e para-pente também podem ser praticados no local, que tem a vista mais bela do Litoral Norte. De lá, é possível avistar toda a baía formada pelas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Existe um projeto da prefeitura que visa a construção do Caminho de Santo Antônio de Caraguatatuba, semelhante ao de Santiago de Compostela. Esse percurso deve passar pela parte de trás do morro até o Cantagalo, área ecológica de grandes riquezas naturais. Assim, a cidade terá mais um atrativo turístico para os visitantes do litoral.
Histórico - O morro recebeu esse nome em 1954, quando uma imagem do santo padroeiro da cidade foi colocada no local. Existe uma crendice popular que diz que o nome se deu porque a imagem de Santo Antônio da igreja matriz saía todas as noites do altar e subia o morro para avistar Caraguá lá de cima. Quando o padre chegava na igreja no dia seguinte, os pés da imagem estavam sujos de areia.
A imagem colocada em 1954 sofreu depredação e foi retirada do morro. Em 1994, um concurso foi realizado na cidade para que os artistas plásticos da região esculpissem uma nova imagem que seria colocada no lugar da outra. A escultura escolhida está exposta no Museu Adaly Coelho Passos.
A assessoria de imprensa da igreja matriz acredita que a colocação da nova imagem no local faria com que o morro se tornasse um marco da importância de Santo Antônio na região.
Contatos possíveis para mais informações:
Denise Peixoto (Cúria Diocesana) - 3883-4888/3883-6888/9145-4515
Luzia (historiadora do Arquivo Público) - 3883-9980/3883-9188
Adriana (Fundação Cultural de Caraguatatuba) - 3883-3737. (Fonte: PMC)

Pilotos de Caraguá dão show na Copa Refactor

Caraguatatuba - A Copa Refactor de Bicicross aconteceu em Caraguá no último sábado, 25, das 16 às 23 horas na pista Ton Ferreira, com participação de 210 pilotos, vindos de Estados como São Paulo, Minas Gerais. Cidades como Varginha, Paulínia, Poços de Caldas, Campo Limpo, Várzea Paulista, Sorocaba, Campos do Jordão, São Paulo e Ilhabela estiveram na cidade para disputar o campeonato. Os pilotos de Caraguá também marcaram presença e tiveram posições de destaque. Caraguá foi muito bem representada por 30 pilotos. O público de mais de mil pessoas compareceu para torcer e vibrar.
Participaram pilotos de idades entre 6 e 60 anos, disputando várias categorias. Esta etapa da Copa Refactor também teve validade para a primeira etapa da Copa Caiçara de Bicicross, que será realizada em mais 4 etapas, durante este ano em Caraguá. Foram premiados com troféus todos os primeiros, segundos e terceiros lugares. Já a categoria Elite+ foi premiada até o terceiro lugar como R$100, R$80 e R$50 reais.
Caraguá teve vários destaques na competição. Entre eles podemos citar Paulo José - o Fi, campeão da Categoria Elite (considerada a fórmula 1 do bicicross); Márcio Barbosa, campeão da categoria 19+; Evandro Castilho, campeão da categoria 11-12 anos; Michele Nascimento, campeã da categoria Feminino 15-16 anos; Dayane Freitas, 2º lugar na categoria 15-16 anos e Carolina Espckamp.
“A copa foi um sucesso, apesar da chuva e das dificuldades que ela trouxe aos pilotos, tivemos bom número de participantes. O nível técnico também foi bastante alto. Nossos pilotos deram um show e aproveitaram para treinar para a Copa Paulista, que acontece em 15 de fevereiro, com a coordenação da Federação Paulista de Bicicross”, opinou o presidente do Caraguá Bicicross Clube, Wlamir de Araújo. (Fonte: PMC)

Saúde instala novas placas para o combate à Dengue em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba está instalando novas placas da Campanha de Controle da Dengue nas saídas e no centro da cidade. O objetivo da secretaria é alertar a população sobre a eliminação de criadouros - idéia da campanha dessa temporada.
As 52 placas com as frases antigas estão recebendo, desde a semana passada, uma reformulação. “Agora, as frases são mais curtas e objetivas, o que é melhor para a assimilação por parte das pessoas que freqüentam as estradas e não podem se distrair por estarem dirigindo”, disse o biólogo da Vigilância Epidemiológica Ricardo Souza. Ele informou que a iniciativa partiu da própria Secretária Municipal de Saúde Myrlene Veneziane, que tem se empenhado muito nas campanhas de combate à doença. As placas estão instaladas na saída para Ubatuba, para São Sebastião e também no percurso da Rodovia dos Tamoios, próximo a Caraguá.
No início deste mês, a Secretaria de Saúde da cidade treinou mais 43 pessoas para se tornarem agentes comunitários de saúde e saírem a campo visitando casas e orientando pessoas. Ao todo, Caraguatatuba tem, atualmente, 61 agentes trabalhando nas vistorias dos bairros e centro.
Nos últimos dias, nenhum caso de dengue foi detectado em Caraguá. O telefone disponível para informações sobre visitas agendadas ou orientações sobre riscos, criadouros e sintomas da doença, é o 3883-3939. (Fonte: PMC)

Caraguá Music apresenta Rick & Renner

Caraguatatuba - Após uma série de shows no mês de janeiro, Caraguatatuba apresenta o penúltimo show do Caraguá Music, versão 2003. Até a presente data a cidade recebeu nomes como Rastapé, Charlie Brown Jr, Ultraje a Rigor, Ira!, Daniel, Rouge, Revelação, Fala Mansa, além da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano, e os meninos do KLB. O Caraguá Music agradece ao público e promete voltar ano que vem com novas atrações para o melhor da música nacional. Este evento vai até o próximo dia 1º de fevereiro e é uma ação integrada entre Prefeitura Municipal, através de Secretaria Municipal de Turismo (Setur), além de A.S Eventos, GBM Promoções, Rádio Jovem Pan e Morada do Sol FM 95,5. O show está acontecendo no palco da Praça de Eventos, na Avenida da Praia do Centro de Caraguatatuba (Av. Dr Artur da Costa Filho). O evento conta com uma grande estrutura de luz a palco e despede-se do Litoral com a apresentação dos roqueiros do Capital Inicial. (Fonte: Caraguá Music 2003)

Educadoras do Paraguai visitam SME com vereadora

Caraguatatuba - A Secretária de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos recebeu nesta quarta-feira 22, a visita da Coordenadora de Educação Inicial de Asunción, Paraguay, Norma Beatriz B. de Benites, que veio visitar a SME acompanhada pela vereadora de Caraguá, Dalva Santana, e ainda a diretora Ana E. Ortiz de Escobar, e a arquiteta, Myriam Beatriz Britos, ambas do Paraguay também.
Segundo explicou a Coordenadora, a intenção da visita foi firmar uma parceria para trazer a Caraguatatuba no segundo bimestre, cerca de 46 professoras da rede educacional de Asunción, muito interessadas em conhecer o projeto pedagógico dos Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba.
A Secretária Roseli Morilla se reuniu com as educadoras e deixou a SME bem como as escolas de Educação de Primeira Infância à disposição das educadoras estrangeiras, necessitando apenas de uma proposta por escrito e o agendamento da visita.
Segundo Norma, que já esteve no Brasil, mais precisamente em Caraguatatuba seis vezes e conheceu a estrutura dos CEI’s no ano passado, "esse trabalho é uma grande referência para nós no Paraguay. Não existem escolas como essas lá. Queremos poder presenciar as atividades e projetos para tentarmos estruturar assim nossas escolas de Educação Infantil", explicou a educadora. De acordo com Norma, no Paraguay a Primeira Infância é dividia em três períodos: de zero a 2 anos é Maternal, de 2 a 4 anos é a fase do Jardim e de 4 a 6 anos trata-se do Pré-primário.
As 46 professoras de Asunción devem vir a Caraguatatuba entre maio e junho e permanecer na cidade por cerca de 8 ou 10 dias.(Fonte: SME/PMC)

Workshop sobre situações difíceis em sala de aula

Caraguatatuba - Temas como "Ginástica Cerebral" e "Como desmontar o cérebro e voltar a monta-lo" serão ministrados pelo professor Jairo de Paula durante apalestra que acontecerá no Ilha Morena no dia 4 de fevereiro, para os professores da rede municipal de Caraguatatuba
Os professores da rede municipal de Caraguatatuba, estarão participando no dia 4 de fevereiro, no clube Ilha Morena, de um workshop sobre "Como encarar situações difíceis em sala de aula". A reunião, que tem como objetivo mostrar a técnica de Ginástica Cerebral – de Brain Gym, será realizada em dois períodos: às 9h e às 14h30, e terá duração de 2h.
A palestra propõe aos profissionais de Educação desenvolver técnicas e conceitos que podem mudar a maneira de conduzir os acontecimentos dentro da escola/sala de aula.
De acordo com o palestrante, "Unindo pensamento, técnica e ação, aplicando esses conhecimentos no mundo profissional, no desempenho escolar e relacionamentos sociais, é possível assumir o controle da situação, independente do tempo em que os fatos ocorram. Isso possibilita às pessoas se tornarem realmente donas der seu tempo, condutoras de seu passado e inventoras do seu futuro, aprendendo a tornar realidade os melhores sonhos", explica Jairo de Paula.
Entre as questões que serão discutidas durante o evento estão "O que é Ginástica Cerebral", "O que é uma ancoragem educacional", "Remodelagem Lateral de Dennison (como desmontar o cérebro e voltar a monta-lo quando existem bloqueios de aprendizado), entre outros.
É importante evidenciar que a palestra é restrita aos professores da rede, e faz parte das capacitações das quais os profissionais de Educação participam, apoiados pela Secretaria Municipal de Educação. (Fonte: SME/PMC)

Primeira Infância foi destaque na visita de Aloísio Nunes

Caraguatatuba - O ex-ministro e atual deputado federal Aloísio Nunes(PSDB), esteve nesta sexta-feira 24, acompanhado de assessores e do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, visitando a sede da SME. Na ocasião, ambos foram recepcionados pela Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, que na ocasião falou da satisfação de estar recebendo na Secretaria um político interessado nos assuntos referentes à Educação.
Estiveram participando do encontro diretores das escolas municipais, equipe de supervisão da SME e profissionais de diferentes áreas que atuam na rede, além de Secretários Municipais, vereadores e imprensa local/regional.
Durante a visita, Aloísio Nunes, numa conversa com os diretores, falou da importância de investir na Educação desde a Primeira Infância. "A escola de Educação Infantil tem de ser vista não como um lugar onde a mãe deixa a criança para ir trabalhar, mas como um espaço pedagógico, de desenvolvimento da criança desde pequena, com atividades preparadas especialmente para essa faixa etária, colocando a educação de Primeira Infância como atividade educacional e a escola como lugar de aprendizagem. Essa atenção com a Infância foi possibilitada com a aprovação da LDB", explicou Nunes.
Segundo o deputado federal, com a retomada das atividades no Congresso, um dos projetos que pretende apresentar tem o objetivo de alterar a distribuição de verbas do Fundef para que a Educação Infantil possa também ser beneficiada. "Para melhorar a Educação Infantil hoje, há necessidade de mais recursos, mas também da vontade política do administrador municipal, o que é o caso do prefeito Antonio Carlos, aqui em Caraguatatuba", disse.
Após a reunião com os diretores municipais o ex-ministro almoçou na sede da SME, com os diretores de escola e demais convidados e conheceu os projetos realizados pelas escolas, através das exposições no saguão da Secretaria de Educação. (Fonte: SME/PMC)

Mais uma escola de Ilhabela será beneficiada com cobertura de quadra

Ilhabela - Depois das escolas Maria Gema, Eva Esperança e Waldemar Belisário, agora é a vez da Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos fazer a cobertura de sua quadra esportiva. O processo de licitação deve iniciar nas próximas semanas.
A verba é um repasse do FDE (Fundo para Desenvolvimento da Educação) que vai liberar o valor de R$ 40 mil para a APM da escola. O dinheiro será administrado pelo Diretor executivo da APM juntamente com o Diretor da escola.
O Prefeito Manoel Marcos recebeu vários pedidos de representantes estudantis e das APMs das escolas, intermediados também, pelo Secretário de Educação Antonio Cornélio, que foram atendidos através da intervenção do prefeito junto ao FDE para liberação da verba.
Segundo declaração de alguns diretores e coordenadores de escolas, Ilhabela se diferencia de outros municípios no apoio e tratamento da prefeitura com as escolas estaduais. Só em 2002, a prefeitura municipal entregou cerca de R$14 mil para as escolas estaduais.
As obras das outras três escolas começaram dia 06 de janeiro. (Fonte: Imprensa Livre)

Termina Temporada de Pesca Oceânica do Yacht Clube Ilhabela

Ilhabela - As festividades de aniversário incluem o Torneio de Encerramento da Temporada de Pesca Oceânica iniciado em outubro e que já teve três torneios. A lancha Bacana, de Fabio Ferraz, Marcos Pozza, André e Rodrigo Magini foi a campeã na Abertura, dia 26 de outubro.
No 13º Torneio de Marlim Azul, dias 10 e 23 de outubro, a Royal Fish, de Alberto Foroni, Bio Felix, Luís Camacho, foi a campeã. No 18o Torneio de Peixes de Bico, dias 7 e 14 de dezembro e 11 de janeiro, a Taniuka, de Adhemar de Barros Neto, Emílio Massoni, Virgílio Reis, Marcos e Juarez Ortiz, faturou o primeiro lugar.
Os torneios de Marlim Azul e Peixes de Bico foram na modalidade de tag & release (marca e solta), quando os pescadores colocam pequenas marcas numeradas de nailon do dorso dos peixes para estudos de crescimento e migração feitos pelo Instituto de Pesca de Santos e TBF (The Billfish Foundation).
Um total de cinco marlins azuis, dois marlins brancos e 53 sailfishes foram devolvidos ao mar com as marcas de identificação. Se reencontrados os cientistas podem saber o quanto cresceram no período e para onde se deslocaram.
A Temporada de Pesca Oceânica foi organizada pelo diretor de pesca do YCI, Claudio Orfão, e recomeça apenas quando os peixes de bico voltarem a se aproximar da costa brasileira, normalmente entre outubro e fevereiro. (Fonte: Imprensa Livre)

YCI comemora 47 anos e pensa no futuro

Ilhabela - O Yacht Club de Ilhabela comemorou 47 anos. Quase cinqüentenário, o YCI, como é conhecido, não descuida de suas tradições, tampouco deixa de lançar seus olhares para o futuro. E o futuro, segundo o comodoro Artur Mendes, chama-se Plano Diretor.
Concebido desde a diretoria antecessora, da qual fez parte, Mendes observa que o Plano Diretor irá delinear as futuras diretrizes administrativas e, consequentemente, as obras a serem implementadas na associação. “O plano diretor será o rosto do clube daqui para o frente”, diz o comodoro.
Conforme Mendes, o Plano Diretor deverá estar concluído até o começo do segundo semestre, quando será apresentado ao Conselho Deliberativo, para aprovação. Por meio dele, continua Mendes, o clube pretende retomar a sua verdadeira vocação náutica.
Para tanto, duas grandes obras foram priorizadas: a construção da marina, com o desdobramento do pier dos pescadores com o atracadouro das embarcações, que vai propiciar a atracação, com toda a infra-estrutura necessária, de 180 barcos de todos os tamanhos; além da construção da nova sede social.
Mendes estima que as duas obras, que terão a assessoria de um escritório de arquitetura trabalhando em conjunto com uma comissão do clube, estejam totalmente concluídas em no máximo dois anos.
O projeto da marina é um sonho antigo dos associados, que deram o “sinal verde” para que fosse prosseguido após consulta de interesse. “Os sócios apontaram a necessidade e a viabilidade da obra”, diz Artur Mendes.
De acordo com o comodoro, foram enviados 315 questionários, referentes à composição do quadro associativo. Deste total, 211 foram respondidos, sendo que 150 sócios informaram desejar uma vaga no novo atracadouro, e outros 20 querem uma segunda vaga. Não manifestaram interesse na construção da marina 61 sócios.
História - O Yacht Club de Ilhabela foi fundado em 1956 por um grupo de pessoas apaixonadas pela Ilha, pelo mar e pelas atividades náuticas. A primeira sede do Clube, por mais paradoxal que seja, ficava em São Paulo, em um apartamento localizado na Rua Marconi, na região central.
Neste apartamento, os 13 primeiros sócios assinaram, na noite de 25 de janeiro daquele ano, a ata de constituição da sociedade civil sem fins lucrativos, denominada Yacht Club de Ilhabela. Estava, então, criado o YCI.
Daí para frente, o clube, após receber a doação de um terreno pela Prefeitura de Ilhabela, iniciou a construção de sua sede social. Mesmo com a doação, a associação passou por um longo período de poucos recursos e associados, para então, em seguida, investir em obras e no seu crescimento .
Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, foi durante este período de afirmação que o YCI aumentou e reformulou seu espaço, modernizou constantemente suas instalações sociais, construiu seu píer e aumentou seu patrimônio.
Após 47 anos, e tendo passado por inúmeras refor-mulações, o Yatch Club de Ilhabela viu seu quadro associativo aumentar, bem como sua conceituação social. Atualmente, como o comodoro Artur Mendes gosta de frisar, o YCI vive um momento dos mais prósperos da sua história.
“Temos cerca de 100 funcionários, e toda a nossa estrutura administrativa está profissionalizada. Um orgulho para os associados, que transformaram o Yacht Club de Ilhabela em um dos mais importantes clubes náuticos do país”, finaliza.
E para lembrar a data de seus 47 anos neste 25 de janeiro, uma grande comemoração em estilo havaiano foi agendada, a partir das 21h; quando estará se apresentando, na sede social do clube, o grupo Aloha Hawaiian Dance, com toda a magia e o encanto do povo polinésio. A seguir, o DJ Chico Alves promete não deixar ninguém sentado. Ao final, o Aloha retornará para dançar com os convidados.
A programação gastro-nômica estará sob os cuidados do chef Marcel Desmonts. A agenda comemorativa é destinada, exclusivamente, aos 320 sócios e seus convidados, e se propõe a promover o congraçamento entre os associados. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela lança Festival de Verão com MPB, Jazz, Blues e instrumental

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Turismo, estará promovendo no mês de fevereiro o Festival de Verão de Ilhabela-TIM, desta vez com o patrocínio exclusivo da empresa de telefonia e apoio cultural da Rádio Eldorado.
O Festival de Verão de Ilhabela-TIM deste ano trará shows públicos para todas as idades, que vão da MPB até música instrumental, passando pelo Jazz e Blues.
Serão nove shows apresentados em um palco montado na Vila, região central da cidade, próximo ao píer.
Os três shows que abrem o primeiro fim de semana de festival vão contar com a presença da nova geração da Música Popular Brasileira, com os artistas Jair de Oliveira (Jairzinho), Simoninha e Banda “A Favela”.
Os próximos shows serão o encontro do Jazz e o Blues nas vozes e instrumentos de Nuno Mindelis, Tradicional Jazz Band e André Christóvam.
Para encerrar, o melhor da música instrumental brasileira fecha o festival com Paulicéia Combo, Banda Mantiqueira e Guinga.
Todos os shows serão gratuitos e acontecerão às 21h. (Fonte: Imprensa Livre)

Confira a programação

07/02/03 – 6ª feira
Artista: Jairzinho

08/02/03 – Sábado
Artista: Simoninha

09/02/03 – Domingo
Artista: Banda “A Favela”

14/02/03 – 6ª feira
Artista: Nuno Mindélis (Blues)

15/02/03 – Sábado
Artista: Tradicional Jazz Band

16/02/03 – Domingo
Artista: André Christóvam

21/02/03 – 6ª feira
Artista: Paulicéia Combo

22/02/02 – Sábado
Artista: Banda Mantiqueira

23/02/03 – Domingo
Artista: Guinga (Fonte: Imprensa Livre)

“O Rei do Riso” chega a São Sebastião

São Sebastião - O Teatro de São Sebastião apresenta na sexta-feira, dia 31, às 21 horas, o espetáculo “O Rei do Riso”, com o humorista José Vasconcelos, que recentemente ficou conhecido pelo personagem Sá...Silva, da Escolinha do Professor Raimundo, na TV Globo. No sábado, haverá nova apresentação no Hotel Tambayba, em Maresias, costa sul.
O show começa com o artista, em seu camarim, recordando o início de sua carreira. Conversando com um público imaginário, ele conta histórias e piadas que o transformaram de imitador de vozes de artistas famosos na em um dos maiores show-mans do Brasil.
Com muito humor, o artista revela suas primeiras apresentações em rádio, quando substituiu um dos maiores comediantes deste país: Lauro Borges, no programa “Piadas do Manduca” e a mudança para o teatro de revista, recordando os primeiros espetáculos como produtor de comédias musicais, entre outras.
O espetáculo, que estreou em 1997, com as atrizes Adriana Moraes, Karla Mafra e Roseli Palhares, demonstra a grande versatilidade de José Vasconcelos nos palcos.
Serviços:
Local: Teatro de São Sebastião – av. Altino Arantes, 02 – centro
Horário: 21h
Ingresso: R$ 15 – a partir de amanhã, às 14h, nas bilheterias. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Sabesp discutem operação tapa-buraco

Ubatuba - A recomposição do asfalto das ruas onde houve abertura de valas para a colocação da rede de água e esgoto de Ubatuba foi o tema da reunião de hoje, segunda-feira, 27, entre a Prefeitura e a direção da Sabesp. A pedido do prefeito Paulo Ramos, a Secretaria de Obras elaborou um relatório fotográfico contendo informações sobre os pontos críticos que serviu como base para uma avaliação preliminar. Ficou acertado que na proxima quarta-feira, 29, todos os envolvidos no assunto - Prefeitura, Sabesp , Consórcio Concremat-Etep e empreiteiras - estarão fazendo uma inspeção nos locais onde o pavimento está deteriorado.
De acordo com Jeriel Rocha, Secretário de Obras, devido as fortes chuvas o número de buracos aumentou também em função dos projetos da Sabesp. “Estamos unindo esforços para resolver o problema em vários bairros do município. Além disso, a Prefeitura vai iniciar um amplo programa de asfaltamento das ruas centrais e há necessidade de manter a base do solo em perfeitas condições”, diz o Secretário. Jeriel ainda enfatizou a necessidade de sinalização das obras da estatal. A reunião contou com a participação de João Carlos Simões, superintendente do Litoral Norte da Sabesp; José Antonio Prado, do Departamento Técnico; Marcos Sampaio, Gerente da Divisão de Obras e Gustavo Bahia, gerente de Ubatuba.
Ainda durante o dia de hoje, 27, a empresa JAM, responsável por um setor da implantação da rede de esgoto foi embargada pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo - SAL, com base na Lei 2283 de 30 de dezembro do ano passado, que regulamenta a permissão de uso de vias públicas, obras de arte, espaço aéreo e subsolo no município. Prefeitura e Sabesp acordaram que o embargo somente será cancelado caso a empresa apresente um plano de trabalho detalhando os serviços onde será feito a recomposição do asfalto danificado. (Fonte: ACS-PMU)

Verão & Arte Ubatuba 2003

Ubatuba - A exposição Verão e Arte Ubatuba 2003 acontece no espaço cultural do Ubatuba Iate Clube, Av. Plínio de França, 378, Saco da Ribeira, de 18/01/2003 a 18/02/2003, horários: sábados e domingos das 16:00hs às 20:00hs e 2ª, 3ª, 5ª, 6ª feiras das 16:00hs às 19:00hs
São apresentados trabalhos de artistas de ubatuba e convidados: Adriana Rodríguez, Benjamin Gonzalez, Carlos Brito, Costa Simões, Edval Ramosa e Paulo Gil. Convidados: Dalcir Ramiro, Franco de Renzis e Yeda Pieroni
Realização: Diretoria Social UIC - Produção: Paula & Nanni Arte e Eventos, fone: (12) 3836-1901.

Carta do Leitor

Acidente com jet: história mal contada - Os populares que viram o acidente e conheceram o marinheiro tem feito comentarios sobre os fatos. Nem tudo parece ser o que é. Solicito publicacão na opinião do leitor, a fim de que o inquerito possa ser devidamente esclarecido.
Sobre a versão a respeito do acidente acontecido na sexta feira passada em Tabatinga, Caraguá, pairam várias dúvidas.
Dizem alguns que o marinheiro condutor do jet-sky teria insistido pedido de empréstimo uma dessas embarcações a outros seus colegas, tendo sido negado, por ser preciso autorização.
Dizem também que aproveitou a retirada do mar de um desses equipamentos e o tomou de assalto, levando consigo uma criança de 12 anos, sob as vistas do pai.
Dizem que o jet estava com problemas no cabo de aceleração.
Dizem que o marinheiro era experiente em sua profissão, estando acostumado a pilotar lanchas grandes e jamais pegaria algo sem autorização.
Dizem que o passeio foi patrocinado para prestigiar policial militar, tendo havido consentimento deste, do proprietário da máquina e de gerente de marina.
Tomar de assalto qualquer coisa que seja aproxima-se do roubo. Roubo sob as vistas do proprietário... De outros marinheiros...?
Tomar de assalto equipamento motorizado levando consigo uma pessoa, quase equivale-se a sequestro. Sequestro sob as vistas do pai, de banhistas, de empregador e empregados...? E por via marítima? Em calção de banho?
O tempo necessário para recolocar jet-sky no mar, levando passageiro, não é tão rápido que não seja possível impedir a ação de assalto.
Haveria irregularidades sendo encobertas?

Anselmo Nunes
Taubaté, SP


Danceteria "Tendha"... de horror - Tenho casa na Fazenda Ressaca lugar calmo onde os únicos ruídos, eram de pássaros durante o dia, e a noite grilos e corujas, porém até este final de semana 25/01/2003 entre 23 horas até as 10:00 horas do dia 26 esta PAZ, fora quebrada, em total falta de respeito a lei do silencio.
Não sou contra a casas de espetáculos, porém que as mesmas tenham isolação acústica adequada, o que não é o caso desta tenda (Tendha) montada debaixo de uma lona de circo.
Imagino que o Prefeito Paulo Ramos, não tenha sido informado, que o som produzido ali seria ouvido não apenas pelos freqüentadores do local, más também por todos os eleitores dos bairros vizinhos, gostem ou não das músicas tocadas ali a noite toda, e com vibração capaz de mudar a cama de lugar!!!.
Creio que a única coisa que comunicaram ao Prefeito foi o quanto o município ganharia com a aprovação e alvará de funcionamento.
Aguardo uma atitude da Prefeitura,
Com todo o respeito de um cidadão que ama Ubatuba.

Álvaro Dias
Ubatuba, SP

 

Forum Comtur - Participe!
Ajude a transformar Ubatuba em uma cidade com turismo de qualidade.
Clique Aqui para participar com sua sugestão

ou leias as sugestões enviadas


Foto do Dia:
Praia do Lambert
Ubatuba
Praia do Lamberto
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu cometário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Lineu Representações Ubatuba Solar das Águas Cantantes

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor