Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 29 de janeiro de 2003 - Nº 711 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral Norte tem menos praias impróprias
   Chuva atrapalha o fim da temporada

Caraguatatuba:
   Acidente com jet-ski pode ficar sem os culpados
   Proprietário registra furto de aparelho
   Antonio Carlos já planeja governar Lorena
   Opositores apontam falhas na Saúde
   Piercing muda cores e formas no verão
   Pedagogia nota A ganha Moção do Vereador Aurimar
   Os números da Câmara de Caraguá em 2002
   Valmir da Colônia quer propaganda com produção local

Ilhabela:
   Família fica 2 dias refém em Ilhabela
   Polícia só foi avisada após libertação
   Mergulho reúne família em Ilhabela
   Campeonato de Natação de Ilhabela começa em abril
   Homem é preso depois de agredir fiscais da Prefeitura

São Sebastião:
   São Sebastião renova frota da Câmara
   São Sebastião muda limite de radares
   Fundo Social de São Sebastião recebe doação
   Prefeito vai ao Governador solicitar melhorias para Barequeçaba

Ubatuba:
   Ubatuba inicia reforma do aeroporto Gastão Madeira
   Ambulante aparece morto a tiros em cruzamento no Ipiranguinha
   Assaltantes invadem quatro casas com turistas no final de semana

   Carta do Leitor



Litoral Norte tem menos praias impróprias

Litoral Norte - As praias do Arrastão, em São Sebastião, e da Feiticeira, em Ilhabela, saíram da lista de impróprias, segundo boletim divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental).
No total, 16 praias continuam impróprias. No boletim anterior, eram 18. Em Ilhabela, apenas Perequê e Itaguaçu estão com índice de coliformes superior ao considerado normal. Caraguá é o município que tem mais praias com bandeira vermelha (veja quadro nesta página).
Segundo o gerente do Departamento de Recursos Hídricos e Assistência Técnica da Cetesb, Lineu Bassoi, as chuvas podem influenciar na qualidade das águas. "Com a chuva, o esgoto parado em valas é levado de uma vez para o mar. A chuva também deixa o solo encharcado, o esgoto das fossas transborda e vai para o mar."
As praias impróprias em Ubatuba são Iperoig, Itaguá e Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, Martin de Sá, Centro, Indaiá, Pan Brasil, Palmeiras e Porto Novo, em São Sebastião, Cigarras, São Francisco, Pontal da Cruz, Porto Grande e Barequeçaba e, em Ilhabela, Itaguaçu e Perequê. (Fonte: ValeParaibano)

Chuva atrapalha o fim da temporada

Litoral Norte - A chuva dos últimos dias prejudicou o faturamento dos comerciantes no Litoral Norte. As vendas tiveram uma queda de pelo menos 50% na segunda quinzena do mês.
Segundo a proprietária de quiosque Claudina Corrêa, 25 anos, a chuva tem atrapalhado as vendas. Ela trabalha na praia da Cocanha há cinco anos.
A ambulante Diva Santos, 57 anos, disse que tem vendido apenas cinco espigas de milho verde por dia. Normalmente, ela chega comercializar mais de 60 unidades.
"É muito prejuízo para uma época de temporada. Esperamos que o tempo melhore", disse.
Para a proprietária de ski-banana Cleusa Maria da Silva, 53 anos, somente um final de semana com sol pode ajudar a superar o prejuízo dos últimos dias. Ela disse que registrou queda de 50% no faturamento desde o início da chuva.
"A esperança é que o tempo melhore no sábado. Caso contrário, teremos que esperar até o Carnaval para ter faturamento", disse.
A vendedora de sorvetes Ana Lúcia Rosa dos Santos, 38 anos, disse que aproveita a fraco movimento de turistas para fazer crochê.
"Mesmo em dias de chuva temos que ficar na praia. Como não consigo vender, procuro alguma atividade para descontrair", disse.
TEMPO - A frente fria que está passando pela região vai deixar o céu encoberto em todo Litoral Norte. No decorrer do dia, a previsão é de chuvas esparsas que deve continuar até amanhã. (Fonte: ValeParaibano)

Acidente com jet-ski pode ficar sem os culpados
Polícia de Caraguá diz que inquérito vai apurar somente a causa do choque; adolescente permanece em coma

Caraguatatuba - O acidente envolvendo um jet-ski e uma embarcação pesqueira na praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, pode ficar sem culpados, segundo a Polícia Civil.
O condutor João Batista Silva Alves, 35 anos, morreu e o adolescente José Luiz Martins Junior, 12 anos, ficou gravemente ferido na última sexta-feira.
Segundo o delegado de Caraguá, Fábio de Carvalho Joaquim, foi instaurado um inquérito policial para esclarecer as causas do acidente.
"Não sabemos ainda quem será responsabilizado pois o indiciado (Alves), que conduzia o equipamento, morreu no local", disse.
O delegado afirmou que as testemunhas do acidente estão sendo convocadas para prestar depoimentos.
"Estamos investigando as causas do acidente e a informação que Alves pegou o jet-ski sem autorização do proprietário", disse.
O resultado da perícia e o laudo do IML (Instituto Médico Legal) devem ser concluídos no prazo máximo de 15 dias.
O comandante da Capitania dos Portos de São Sebastião, Paulo Rogério de Souza Almeida, disse que a Marinha está investigando os responsáveis pelo acidente.
"Temos uma fatalidade e vamos apurar os possíveis responsáveis e as causas da colisão", disse.
Almeida afirmou que ontem foi realizada uma perícia na embarcação. A investigação vai esclarecer se ocorreram problemas mecânicos, excesso de velocidade ou falha humana.
"Estamos trabalhando com todas as possibilidades, inclusive, a ausência do uso do coletes salva-vidas pelas vítimas. A perícia também vai ajudar esclarecer as causas do acidente", disse.
O comandante afirmou que o jet-ski ainda está no pátio da Polícia Civil mas poderá ser transferido nos próximos dias para a capitania.
ACIDENTE - No dia do acidente, Alves bateu em uma embarcação pesqueira, que afundou com o impacto.
O estudante foi levado para o pronto-socorro em estado grave. Segundo a Casa de Saúde Stella Maris, o adolescente continuava internado em coma na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até as 19h de ontem. Ele teve traumatismo craniano.
A Santa Casa informou que somente será possível a transferência do estudante para outro hospital se houver melhora no quadro de saúde. A solicitação teria sido feita pela família no final de semana.
PREJUÍZO - O proprietário do barco, Agnaldo Romão do Nascimento, disse que pretende encaminhar ação à Justiça para pedir ressarcimento do prejuízo. Ele disse que a embarcação ficou sem condições de uso.
"Sustento cinco pessoas da minha família e o barco é meu instrumento de trabalho. Alguém tem que ser responsabilizado pois não posso ficar no prejuízo", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Proprietário registra furto de aparelho

Caraguatatuba - O proprietário do jet-ski registrou boletim de ocorrência de furto na Polícia Civil de Caraguá. O equipamento pertence a Rodrigo Samu, de São Paulo.
O advogado do proprietário, Antoniel Ferreira, disse que Samu não tinha conhecimento que Alves saiu com o adolescente no equipamento.
"A nossa primeira atitude foi registrar a ocorrência pois o jet-ski estava estacionado na praia. O condutor saiu com o equipamento sem autorização e o proprietário teve conhecimento somente após o acidente", disse.
Ferreira afirmou que estuda a possibilidade de pedir indenização. (Fonte: ValeParaibano)

Antonio Carlos já planeja governar Lorena
Prefeito reeleito de Caraguá, tucano diz ter ampliado a infra-estrutura turística da cidade e admite entrar na briga pela sucessão de Aloisio Vieira em 2004

Caraguatatuba - Depois de seis anos à frente do Executivo de Caraguatatuba, o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) se apresenta como "o político que mudou a cara da cidade" e admite a possibilidade de tentar o terceiro mandato consecutivo disputando a Prefeitura de Lorena em 2004.
O "malabarismo" político se justifica. Nascido em Jacareí, Antonio Carlos se mudou para Lorena com um ano de idade e virou empresário na cidade.
Eleito prefeito de Caraguá em 96, cidade que adotara poucos anos antes, o tucano estreou na política e se tornou rapidamente em um dos administradores mais populares da região.
Em 2000, conseguiu uma reeleição tranquila batendo o único adversário na disputa --Álvaro Alencar Trindade (PDT) -- com quase 60% dos votos válidos.
"A questão da candidatura ainda não está definida. Com Lorena eu tenho bastante contato, Jacareí tenho menos. Vai depender muito da questão familiar", afirma o prefeito em entrevista exclusiva ao ValeParaibano.
Antonio Carlos, no entanto, demonstra conhecer bem os trâmites para uma eventual candidatura em 2004.
"Eu teria que mudar o domicílio eleitoral um ano antes e renunciar ao meu mandato seis meses antes."
NÚMEROS - Depois de seis anos de mandato, o prefeito fala com desenvoltura sobre os números da administração: 600 obras no período, R$ 120 milhões investidos em saneamento básico, 220 quilômetros de pavimentação.
"Toda a cidade turística tem que oferecer qualidade de vida. Saneamento, pavimentação, disciplina no trânsito, sinalização adequada. Isso para mim é qualidade de vida", afirma.
O prefeito também procura destacar a educação como prioridade absoluta no seu governo. "De 1ª a 4ª série temos 100% de crianças na escolas. Teremos até o final do mandato 100% de crianças em creches. Eu acredito na transformação desse país pela educação."
O prefeito também admite "gargalos" na administração como o atraso da construção do hospital neonatal em Caraguá. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

ValeParaibano - De acordo com um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), Caraguatatuba tem atualmente o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Litoral Norte. Como o senhor avalia esse resultado?

Antonio Carlos da Silva- Fico orgulhoso pelas condições que assumimos a prefeitura com uma série de problemas financeiros, completamente desestruturada. Na hora que você senta naquela cadeira fica muito preocupado em não errar. Nós fizemos um diagnóstico e colocamos a educação como prioridade. Municipalizamos logo no primeiro ano todo o ensino fundamental. Saímos de 2.700 alunos atendidos na rede municipal e depois de seis anos nós temos 16.400 alunos. Nem uma criança fora da escola, ensino com qualidade. Também priorizamos o saneamento básico. Nos dois mandatos pretendemos deizar Caraguá com 90% de saneamento básico e eu peguei com 9%. O município já tem 100% de abastecimento com água. Nessa temporada registramos um aumento de 20% de movimento e não faltou água.

VP - Mas a praia Martin de Sá foi considerada imprópria para o banho em quatro oportunidades?

Antonio Carlos - O que acontece é que o rio Guaxinduba, próximo à praia, recebe os afluentes dos bairros Olaria e Casa Branca. Estamos terminando em 30 dias estação de bombeamento para coletar o esgoto desses bairros. Também vamos intensificar a fiscalização para as pessoas ligarem o esgoto à rede.

VP - No verão do próximo ano esse problema não ocorrerá?

Antonio Carlos- A parte estrutural está pronta. Não justifica mais. Até o final do meu mandato, teremos quatro estações prontas em todas as regiões de Caraguá com capacidade para tratar 100% do esgoto. São estações ultra-modernas, não tem emissário submarino, com 97% de pureza. Depois será preciso investir e terminar algumas redes coletoras. Ainda no meu mandato teremos 90% de esgoto tratado. Estamos licitando uma obra de R$ 23 milhões, que é o complemento do Perequê-Mirim, Travessão e Pontal Santa Marina nós vamos atingir esse percentual.

VP- Qual o valor que o senhor investiu em obras de saneamento na cidade?

Antonio Carlos- Em água, foram R$ 34,9 milhões. Investimos R$ 92 milhões em tratamento de esgoto e mais esses R$ 23 milhões. Isso vai dar em torno de R$ 120 milhões. Isso equivale a mais que um Orçamento anual. Para este ano, nosso orçamento é de R$ 89 milhões.

VP - O senhor diz que quando assumiu um município em dificuldades financeiras. Qual a radiografia da máquina neste momento?

Antonio Carlos- Quando assumimos não tínhamos uma máquina na prefeitura funcionando. Tínhamos um déficit de 70% do Orçamento e agora temos 15% de capacidade de investimento. Naquele quadro levaríamos quatro anos só para pagar dívidas.

VP - Como está o quadro funcional atualmente?

Antonio Carlos - Quando assumi a prefeitura tinha 1.300 servidores e hoje temos 1.900. Aumentamos só na prestação de serviços. Na educação, por exemplo, tínhamos 80 professores e passamos para 850. Na saúde eram 17 médicos e contratamos mais 50. Contratamos também auxiliar administrativo para segurar a infra-estrutura.

VP- Qual é o comprometimento da folha de pagamento com a receita?

Antonio Carlos- Está em torno de 40%, temos uma margem boa. Criamos um plano de cargos e salários. Os servidores têm possibilidade de aumento de salários de acordo com sua capacitação e envolvimento. Nós demos 20% de aumento no primeiro ano e criamos uma cesta básica que este ano está em R$ 120.

VP- Como o senhor conseguiu ampliar a receita municipal?

Antonio Carlos- Corremos atrás. Por exemplo, o IPVA é uma receita importante. Emplacar carro demorava 20 dias, a delegacia não era ligada. A prefeitura fez tudo, informatizou. Hoje sai no mesmo dia, geramos mais receita. Com quatro meses de mandato, a prefeitura estava toda informatizada, impossibilitando o desvio de recurso público. Por maldade ou até por erro de lançamento. Sem aumentarmos o IPTU, nós elevamos a receita de 33 milhões em 97 para 87 milhões em 2002. Fomos também atrás dos royalties do petróleo e começamos a receber no ano passado R$ 150 mil por ano. O acordo com o Estado na desapropriação da área do Serra do Mar também foi vantajoso. Nesses seis anos entraram nos cofres da prefeitura R$ 33 milhões. Outros R$ 25 milhões emprestamos para a Sabesp e teremos o retorno em obras.

VP- Muitos turistas e moradores reclamam da fiscalização eletrônica na avenida da Praia e o acusam de ter montado uma fábrica de multas...

Antonio Carlos- O radar só autua quem está cometendo infração. Não atua ninguém que esteja dentro da velocidade permitida. Quando mudar a lei eu mudo também. Agora hoje eu tenho uma lei para cumprir. Se não regulamentar a velocidade na praia e uma pessoa for atropelada eu sou responsável criminalmente. Temos três radares na avenida da Praia porque ali fizemos um estudo técnico. O limite é 50 Km/h e só autuamos quem está acima de 57 Km/h. Temos um limite de tolerância.
Na avenida da Praia não tivemos um atropelamento com morte. Porque tem fiscalização e multa. se evitarmos a morte de uma pessoa já compensaria essa polêmica. Na área de transportes mudamos o perfil do sistema viário. Há seis anos atrás na temporada não se conseguia locomover. Demorava-se uma hora do centro da até a praia de Martin de Sá, duplicamos até a praia 8,5 quilômetros de orla com ciclovia, rotatória. O município tem 410 km de vias públicas. Quando eu assumi nós tínhamos 100 km de pavimentação. Nós fizemos nesses seis anos 220 km e pretendo fazer ainda este ano mais 30 km ou 40 km. Pavimentamos quase 70% do município.

VP- Um dos problemas não solucionados foi a questão das ocupações irregulares. O senhor pretende priorizar esse aspecto nos próximos dois anos?

Antonio Carlos - Nós procuramos solucionar. Já transferimos 205 famílias. Agora essa questão da ocupação está no Brasil inteiro. É preciso uma política habitacional. Pretendemos ampliar a parceria com a CDHU, estamos desapropriando terrenos. Temos hoje em Caraguá em torno de 3.000 famílias em condições de submoradias.

VP- Outra questão que se arrasta é a construção de leitos para recém-nascidos. Qual será o encaminhamento para essa questão?

Antonio Carlos- Ela vem se arrastando sim. O governo do Estado arrumou R$ 600 mil para a obra e a prefeitura R$ 300 mil. Falta um aporte maior do governo do Estado -- R$ 1 milhão para terminar. Mas temos conquistas importantes na saúde. Desde que assumi repassamos R$ 2,6 milhões para a Santa Casa.

VP- A população reclama bastante da falta de médico...

Antonio Carlos- Realmente falta médico, mas é preciso também mudar um pouco essa lógica. Eu defendo a formação de profissionais mais comprometidos com a saúde pública. Para mim, todo médico formado em universidade pública deveria assumir o compromisso de trabalhar na rede pública por cinco anos, ganhando o salário da rede. Dessa maneira, teríamos mais facilidade para a contratação.

VP- Caraguá também é acusada de "exportar" pacientes para cidades vizinhas?
Antonio Carlos- Isso é normal. A Prefeitura de São José ela é referência em procedimentos de mais alta complexidade da região. Eles recebem recursos para isso, nós não.

VP - O senhor já tem nomes para sucedê-lo. Quando se dará essa definição?

Antonio Carlos- Cabe a mim a responsabilidade de entregar o município com as contas em dia e vai caber à população eleger o sucessor. A nossa parte estamos fazendo. Eu não pensei em sucessão, eu penso em governabilidade. É uma questão para o último ano.

VP- E para 2006 o senhor sai candidato a deputado?

Antonio Carlos- Quando você tem um potencial, uma vontade pessoal trabalha para atingir o objetivo. Foi o que fiz. Agora com dois mandatos o futuro político depende muito mais desse trabalho do que vontade pessoal. Hoje é prematuro se falar sobre isso. É querer se profissionalizar muito politicamente e não é meu caso.

VP- Mas o senhor já foi sondado pelos diretórios do PSDB de Lorena e Jacareí para concorrer nessas cidades em 2004?

Antonio Carlos - Não existe nada oficial. Em primeiro lugar coloco a questão familiar, não tenho essa decisão formada. Estou focado mesmo em Caraguá. Minha ação política é aqui.

VP- Mas o senhor tem consciência que seria um nome forte tanto em Jacareí como em Lorena?

Antonio Carlos- Lorena sim, tenho bastante contato. Jacareí tenho menos contato.

VP - O que o senhor espera do governador Geraldo Alckmin?

Antonio Carlos- Espero que governo deixe uma marca forte com a duplicação da Tamoios, a ampliação do Porto de São Sebastião. Eu era até contra. Nossa região é estritamente turística e poderia deteriorar. Mas o porto também tem que cumprir sua função para o país, mas primeiro temos que pensar nas estradas. Não adianta querer fazer a ampliação do porto antes de resolver o problema do acesso. (Fonte: ValeParaibano)

Opositores apontam falhas na Saúde

Caraguatatuba - Um dos principais opositores do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) em Caraguatatuba, o vereador Omar Kazon (PL) afirma que o prefeito vem priorizando as obras na cidade em detrimento do setor de saúde.
Segundo Kazon, que é membro da Comissão de Saúde da Câmara, várias blitze feitas pelos vereadores nos postos de atendimento têm flagrado filas e atendimento insatisfatório.
"A saúde é a pedra no sapato do Antonio Carlos que não resolveu esse problema em Caraguá. Não tenho nada contra obras, pelo contrário, elas são importantes, mas o setor de sáude precisa de mais atenção", afirmou o vereador do PL.
Outro aspecto negativo na administração tucana apontada pelo vereador é a segurança pública. De acordo com dados da Polícia Civil em 2002, a cidade registrou o maior crescimento de homicídios entre os municípios da região.
"O prefeito precisa cobrar mais do governo do Estado uma solução para a violência", afirma Omar Kazon.
Opositor ferrenho de Antonio Carlos no primeiro mandato entre 97 e 2000, Kazon integra atualmente a bancada "independente" na Câmara e vê qualidades na gestão do prefeito tucano.
"Ele (Antonio Carlos) é um ótimo administrador. Isso ninguém nega. As obras nesse governo foram importantes e mudaram a cara da cidade." (Fonte: ValeParaibano)

Piercing muda cores e formas no verão

Caraguatatuba - Neste verão, os piercings estão mais coloridos do que nunca. As "jóias", que já vinham sendo usadas nas versões prateadas e douradas, ganharam cores, formas e até mesmo a cara de personagens como a figura "Smile".
O "body piercer" Luiz Anderson Eras Hammen, 24 anos, disse que os mais procurados têm sido os coloridos. "Os garotos também procuram pelo piercing colorido, mas o sucesso maior é entre as meninas de 16 a 18 anos", afirma.
A lojista Karita Silva, 18 anos, usa piercing desde os 14 anos e há quatro meses começou a usar os coloridos. Ela afirma que eles combinam com o verão, principalmente quando têm cores fortes. "Eles chamam mais a atenção. Os meus preferidos são os rosqueados dos dois lados, porque posso misturar as cores."
Alguns adeptos do piercing que perfuraram a língua também acham que os coloridos são mais interessantes. "Quando a gente brinca com ele na boca, o colorido aparece mais", disse a estudante Fabiana Aparecida Vigo, 17 anos, que pretende trocar o piercing prateado por um colorido.
A dermatologista Dirlene de Melo Palmeira Roth disse que antes de colocar um piercing a pessoa deve pensar muito bem porque serão necessários muitos cuidados durante e depois da cicatrização. "É importante manter uma boa higiene e preferir sempre os feitos com titanium, que oferecem menos riscos de alergia e infecção."
É importante ainda evitar tomar sol, ir à praia ou à piscina por 15 dias, não comer frutos do mar, ovos, carne de porco e derivados durante 10 dias e nunca coçar ou arrancar cascas que se formem. (Fonte: ValeParaibano)

Pedagogia nota A ganha Moção do Vereador Aurimar

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, elaborou Moção de Congratulações para as Faculdades Integradas Módulo, em decorrência da nota A, no provão 2002 do MEC (Ministério da Educação e Cultura), para o curso de Pedagogia. Para o Parlamentar a nota é motivo de orgulho para a cidade e classe estudantil.
Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais), o curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo, recebeu nota A no Exame Nacional de Cursos de 2002, realizado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Dos 5.031 cursos superiores em todo o Brasil, apenas 19% deles recebeu notas A e B, sendo o curso de Pedagogia o de maior demanda em todo o país, com 606 referências.
O Vereador sente-se orgulhoso com o fato, visto que as Faculdades Integradas Módulo tem em seus proprietários, pessoas ligadas à cidade e a Educação e que acreditaram no trabalho que realizam, juntamente com a Câmara de Caraguatatuba, que sempre depositou confiança no trabalho realizado pela instituição.
Para Mansano a satisfação é total. "Todo pai deseja que seu filho seja alguém, tenha um diploma e que permaneça o máximo próximo de si. Em nossa cidade isto hoje é uma realidade, pois o jovem poderá se formar morando em casa, próximo aos pais, com a atenção e a estrutura devidas", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Os números da Câmara de Caraguá em 2002

Caraguatatuba - Encerrado o ano legislativo de 2002, a Câmara Municipal de Caraguatatuba informa os seus números de produção. Os números dizem respeito as proposituras, as visitas de contribuintes e suas presenças durante as sessões.
No total, em 2002, a Câmara de Caraguatatuba produziu 95 Moções, 892 Indicações, 109 Projetos de Lei, 12 Projetos de Resolução e 5 Projetos de Decreto Legislativo. No tocante aos Projetos de Lei, o número não significa que todas as proposituras apresentadas foram produzidas na Câmara, sendo que algumas tem a autoria do Poder Executivo.
Ao mesmo tempo o Parlamento Municipal produziu 7 Projetos de Emenda à Lei Orgânica e 204 Requerimentos. No caso das Moções e Requerimentos, os números não representam que todas foram lidas, aprovadas, rejeitadas ou encaminhadas ao Prefeito Municipal, pois algumas restaram no Expediente da Câmara e sua leitura e discussão deverá ser feito no início do ano legislativo de 2003.
O serviço 0800 da Câmara registrou 185 chamadas até o mês de julho, quando foi encerrado. Já as visitas, ou seja, o número de contribuintes que vem a Casa de Leis para terem uma audiência com qualquer um dos 17 Parlamentares, registrou um total de 8.836 pessoas. As presenças retratam o número de contribuintes que freqüentam a Câmara nas sessões, sejam elas Ordinárias, Extraordinárias, Solenes ou Audiências Públicas, bem como as de Prestação de Contas, que acontecem 2 vezes por ano. Este item totalizou 1.970 pessoas em 2002.
Quanto a produção referente aos meses, observou-se que Abril é o mês de maior movimento no Legislativo local. Dos 10 itens apurados mensalmente, 7 deles tiveram maior número naquele mês.
As Moções tiveram maior número em abril, setembro e novembro. As Indicações registraram o maior índice também em abril, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo, Requerimentos, Visitas e Presenças.
Os Projetos de Lei tiveram o seu ápice em novembro e os Projetos de Resolução em abril, maio, junho e setembro. Já os Projetos de Emenda à Lei Orgânica tiveram índice superior em agosto. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir da Colônia quer propaganda com produção local

Caraguatatuba - O Vereador Valmir da Colônia (PSDB) protocolou esta semana, indicação ao prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), sugerindo providências quanto a produção de propaganda dentro do município. Para o Parlamentar o município perde em divisas e na geração de empregos.
Segundo o Parlamentar muitos estabelecimentos instalados na cidade se utilizam de gráficas e até carros de som de outras cidades, para divulgar seus produtos e promoções em nosso município.
Para Valmir isto caracteriza a evasão de divisas, pois estas gráficas ou empresas nada pagam de tributo em nossa cidade e ao mesmo tempo, levam o que a empresa contratada ganhou para outras localidades.
A sugestão do ex-presidente da Câmara é a de que a Prefeitura crie uma legislação específica para isso, cobrando tributos das empresas que anunciam em gráficas ou carros de som de outras cidades ou obrigando que os estabelecimentos comerciais criem e façam este material em Caraguatatuba, com empresas conhecidas e que recolhem suas taxas mensalmente.
De base política voltada para a polêmica, Valmir Gonçalves tem certeza que sua sugestão trará discussões pelos quatro cantos da cidade. "Podem dizer o que quiser, que esta é uma proposta corporativista, centralizadora, feudal e que vai contra os preceitos da economia, mas o que devemos analisar é o seu lado positivo, que é a geração de empregos e o aumento de impostos e taxas para o município", disse.
Esta indicação já foi protocolada e deverá ser lida a partir da Sessão Ordinária semanal de 11 de fevereiro. Ao ser lida será imediatamente encaminhada para o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), que por força de lei, não tem obrigação de responder a indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Família fica 2 dias refém em Ilhabela
Gerente de banco teve que sacar R$ 140 mil para soltar mulher, cunhado e filho; polícia não foi acionada

Ilhabela - O gerente de uma agência bancária de Ilhabela, sua mulher, o cunhado e o filho de 17 anos de idade foram sequestrados e ficaram quase 18 horas em poder de uma quadrilha. O banco pagou o resgate de R$ 140 mil e as vítimas foram libertadas anteontem na cidade.
Este foi o primeiro caso do ano. A Polícia Civil, no entanto, não considerou o crime como seqüestro, em razão de não ter havido negociação ou pedidos de resgate.
A Deas (Delegacia Especializada Anti-Sequestro) do Vale do Paraíba e Litoral Norte e o Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) não foram oficialmente comunicados do caso.
Segundo a polícia, o gerente foi rendido em sua casa no bairro Perequê por volta das 21h de domingo. Ele disse que estava no banheiro e, ao sair, foi rendido por três homens armados com revólveres que já haviam dominado sua família.
A família toda foi levada pelos sequestradores para um cativeiro, que seria localizado na própria cidade. O cativeiro não foi encontrado pela polícia. A família passou a noite no local, sob a mira dos revólveres.
Todos os contatos com a família eram feitos por um dos criminosos, que segundo as vítimas aparentava ser adolescente.
Por volta das 13h30 de anteontem, o gerente foi obrigado a ir ao banco e sacar o dinheiro do resgate.
O malote com o resgate foi entregue aos sequestradores. As vítimas foram libertadas por volta das 14h30, próximo à cachoeira do Mirante da Ilha, no bairro da Feiticeira.
A família não sofreu violência física. A Polícia Militar só foi acionada por volta das 15h de segunda-feira. Nenhum suspeito foi preso.
A agência estava passando ontem por uma auditoria. A assessoria de imprensa do banco não comentou o assunto.
SENHAS - O crime ocorreu de forma similar aos praticados por quadrilhas de sequestradores que agiam no Vale do Paraíba entre 2000 e 2001, cujos principais líderes foram presos.
Os resgates deixaram de ser pagos depois que um sistema de senhas bancárias passou a identificar quando um funcionário estava sendo vítima de um sequestro. Neste caso, o banco acionava a polícia.
O delegado de Ilhabela, Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho, não atendeu o ValeParaibano na tarde de ontem. O delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, estava em uma reunião em São José e não foi localizado. A família não comentou o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia só foi avisada após libertação

Ilhabela - O sequestro do gerente foi considerado como roubo qualificado pela Polícia Civil, em razão de não ter havido pedido de resgate ou negociação com familiares.
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, disse ontem que não havia sido comunicado oficialmente do caso e que a Deas (Delegacia Especializada Anti-Sequestro) do Vale do Paraíba e Litoral Norte também não havia sido acionada.
O diretor disse que esteve ontem à tarde com o delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, e que o crime não foi mencionado pelo delegado.
"O caso não foi registrado como sequestro, é roubo qualificado. Não foi exigido dinheiro nem houve negociação para libertar as vítimas", disse.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foram registrados na região 11 sequestros no ano passado e 22 casos em 2001, correspondendo a uma queda de 50%. (Fonte: ValeParaibano)

Mergulho reúne família em Ilhabela

Ilhabela - O turista que sempre teve vontade de mergulhar, mas não tem equipamento ou conhecimento para prática do esporte, pode procurar uma das opções em Ilhabela.
Segundo as operadoras na cidade, o esporte tem sido procurado por pessoas de todas as idades e por famílias.
O instrutor Rodrigo Gherardi disse que o mergulho é um esporte seguro, relaxante e pode ser praticado por qualquer pessoa.
"Crianças a partir dos 10 anos ou até mesmo pessoas que não sabem nadar podem mergulhar com segurança, se forem acompanhadas de um profissional."
O radialista Walter de Moraes, 40 anos, sempre teve vontade de mergulhar e aproveitou as férias para fazer o curso. "Minha filha também está fazendo o curso e podemos mergulhar juntos", disse.
A filha do radialista, Camila Barino Pereira Moraes, disse que só decidiu fazer o curso por estímulo do pai. "No começo eu estava com medo mas quando vi que era seguro gostei muito."
O curso de mergulho dura em média 3 ou 4 dias e inclui duas saídas para o mar, acompanhadas pelo instrutor. Os alunos têm a opção de escolher entre a ilha das Cabras, onde é possível observar uma grande biodiversidade, ou os naufrágios, onde é possível ver antigos navios afundados.
Entre os naufrágios, os preferidos estão o Dart, Aymoré, Velasquez e o Teresina, afundados no final do século 19 e início do 20.
"Estes são os preferidos porque preservam bem suas características originais e estão em águas calmas e claras", disse Alecsandro Naman Pons Garcia, instrutor de mergulho.
Aqueles que têm vontade de mergulhar, mas não tem certeza se vão gostar a ponto de encarar os quatro dias de curso, uma boa opção é fazer um resort --um mergulho de um dia acompanhado de instrutor.
SNORKEL - Para quem tiver medo de mergulhar, o snorkeling, uma modalidade de mergulho mais superficial, é uma boa opção.
A pessoa fica boiando apenas com o rosto submerso e utiliza uma espécie de canudo chamado snorkel para respirar. Até as crianças podem praticar.
Como para praticar o esporte é preciso apenas boiar, as pessoas que não sabem nadar também podem praticá-lo com o uso do colete salva vidas.
Em Ilhabela, um dos lugares mais procurados para a prática do snorkeling é a ilha das Cabras. (Fonte: ValeParaibano)

Campeonato de Natação de Ilhabela começa em abril

Ilhabela - Inicia em abril, com organização da Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Diretoria de Esportes, o II Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2003 – Troféu Eurípedes da Silva Ferreira.
Seguindo o sucesso do ano passado, quando o Circuito de Ilhabela recebeu em todas as etapas nadadores de várias cidades do Brasil, o campeonato deste ano teve poucas mudanças, que foram estudadas através de pedidos feitos pelos próprios atletas.
Uma das mais solicitadas foi o aumento no número de etapas, que subiu de sete para dez. A prova de incentivo de Maior e Melhor Idade vão continuar para os nadadores ilhabelenses.
Os locais de disputa serão diversificados, como por exemplo, o percurso de 3 mil metros na Baía de Castelhanos (região leste da ilha). Outra novidade fica por conta da premiação para as três equipes melhores classificadas durante o circuito.
Segundo um dos organizadores, professor Mario Bello, o nome do troféu é uma homenagem ao pai do atual prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, que sempre incentivou a natação em Ilhabela.
A taxa de inscrição deste ano será 5 quilos de alimento não perecível (por etapa), que são distribuídos para famílias carentes do município. A inscrição poderá ser feita no local do evento.

Regulamento:
- Atletas com três ausências não participarão da premiação final – entrega do Troféu Eurípedes da Silva Ferreira.
- Não haverá descartes.

Categorias:
A – de 89 a 88
B – de 87 a 83
C – de 82 a 78
D – de 77 a 73
E – de 72 a 68
F – de 67 a 63
G – de 62 a 58
H – de 57 a 53
I – de 52 a 48
J – de 47 a 43
K – de 42 A 00

Pontuação:
1º - 10 ptos;
2º - 08 ptos;
3º - 07 ptos;
4º - 06 ptos;
5º - 05 ptos;
6º - 04 ptos;
7º - 03 ptos;
8º - 02 ptos;
9º e demais - 1 pt.

Calendário:
- Os percursos estarão sujeitos a alterações conforme as condições climáticas.
- Todas as etapas acontecerão aos sábados

1ª Etapa: dia 19 de Abril às 13h
Distância: 1.500m
Percurso - Três voltas na Ilha das Cabras

2ª Etapa: dia 03 de Maio às 11h
Distância: 1.800m
Percurso - Praia Grande

3ª Etapa: dia 17 de Maio às 11h
Distância: 1.900m
Percurso – Praia Grande / Portinho

4ª Etapa: dia 21 de Junho às 14h
Distância: 1.500m
Percurso - Portinho/Feiticeira/Portinho

5ª Etapa: dia 26 de Julho às 11h
Distância: 1,200m
Percurso - Duas voltas na Ilha das Cabras

6ª Etapa: dia 23 de Agosto às 13h
Distância: 1.200m
Percurso – Barreiros/Viana

7ª Etapa: dia 06 de Setembro às 11h
Distância: 1.800m
Percurso - Barreiros/Praia do Sino (Aniversário da Ilha)

8ª Etapa: dia 11 de Outubro às 11h
Distância: 5.000m
Percurso - Viana/Pacuíba
Ou:
Distância: 3.000m
Percurso – Baía de Castelhanos

9ª Etapa: dia 15 de Novembro às 10h
Distância: 2.900m
Percurso – Praia Grande/Ilha das Cabras

10ª Etapa: dia 06 de Dezembro às 20h
Distância: 1.500m
Percurso – Duas voltas na Ilha das Cabras

Encerramento com lual e entrega do Troféu "Eurípedes da Silva Ferreira" para os cinco primeiros colcoados de cada categoria (masculino e feminino). (Fonte: PMI)

Homem é preso depois de agredir fiscais da Prefeitura

Ilhabela - Um homem agrediu e ameaçou fiscais do departamento de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela nesta terça, dia 28, no momento em que faziam a demolição da casa e do barraco construídos clandestinamente no bairro da Barra Velha.
O proprietário F. M., 23 anos, foi contido imediatamente por Policias Militares que davam apoio no momento da ação da fiscalização, recebeu voz de prisão e em seguida foi encaminhado para a Delegacia de Polícia.
A solicitação para demolição do imóvel veio do departamento Jurídico da prefeitura. A casa de cerca de 25 m² se encontrava em faze de construção. (Fonte: PMI)

São Sebastião renova frota da Câmara

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião pretende gastar R$ 400 mil com a compra de 14 veículos para a renovação da frota de viaturas oficiais.
O principal argumento para a aquisição dos carros é um estudo feito pela mesa diretora que mostrou "altas depesas" com a manutenção e locação de automóveis. Atualmente a frota oficial conta com nove carros-- sete modelo Gol, um Ômega e um Vectra.
O vereador Sérgio Pereira de Souza (PV), 1º secretário do Legislativo e responsável pelo estudo, afirma que no ano passado a Câmara gastou R$ 190 mil com a manutenção dos carros e R$ 300 mil com a locação de veículos. Segundo ele os carros que serão adquiridos devem ser modelo Santana.
"Fizemos uma projeção e constatamos a possibilidade de comprarmos 14 Santana", afirmou.
O diretor administrativo do Legislativo, Nicanor Anselmo, afirmou que o dinheiro para a compra dos veículos é proveniente de uma dívida que teria sido contraída pela prefeitura junto à Câmara durante a administração João Siqueira (PSB).
CRÍTICAS- A presidente da Mopress (Movimento de Preservação de São Sebastião), Nyelse Eliane Trench Martins, criticou a aquisição dos veículos. Ela se disse a favor da realização de audiência pública para medir a aprovação da população em relação à medida.
"Os eleitores têm o direito de saber para onde vai o dinheiro deles. Têm também o direito de opnar sobre esta compra", disse. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião muda limite de radares

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai alterar de 50 para 60 km/h o limite de velocidade estipulado na rodovia Rio-Santos, entre os kms 120 e 128, que corresponde ao trecho entre a praia São Francisco e o centro.
A partir de hoje, os 16 radares eletrônicos irão multar em R$ 127 apenas os motoristas que trafegarem acima de 60 km/h. A cada 500 metros da rodovia há um radar, sendo alternados os lados da pista.
Técnicos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) devem verificar os 16 aparelhos hoje para liberar o funcionamento após a alteração no limite de velocidade.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o Departamento de Trânsito decidiu aumentar o limite de velocidade porque os motoristas estavam trafegando muito abaixo de 50 km/h e prejudicando o trânsito no local.
Os radares foram instalados no início do mês devido ao número alto de acidentes no local. (Fonte: ValeParaibano)

Fundo Social de São Sebastião recebe doação

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião recebeu na manhã de hoje, terça-feira, 28, doações de bolas de futebol e cestas básicas da Marinha.
Segundo o Delegado da Capitania dos Portos, Paulo Rogério de Souza Almeida, as cestas são oriundas da Somar – Sociedade Amigos da Marinha e de usuários da área de esportes da capitania. “Nós visamos, com estas doações, estarmos contribuindo numa ação social”, disse.
Além da arrecadação da Marinha, o Fundo Social também recebeu cestas básicas dos barraqueiros. Na manhã de ontem, 27, Marcelo Marques da Costa e Romildo José Guimarães, representando todos os barraqueiros fizeram a entrega dos mantimentos.
A presidente do Fundo Social, Elsa Julião, disse que as cestas serão distribuídas de forma a atender o trabalho já desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social. (Fonte: PMSS)

Prefeito vai ao Governador solicitar melhorias para Barequeçaba

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, solicitará ao governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, uma audiência com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce , e a diretoria da Sabesp para juntos buscarem uma solução definitiva para o extravio de esgoto no bairro de Barequeçaba, na região central.
Esta decisão foi divulgada após a audiência com o vereador e presidente da sociedade amigos de Barequeçaba, Sérgio Pereira de Souza, ocorrida hoje, dia 28, às 16 horas.
Segundo o vereador, desde que ocorreu o vazamento de esgoto na praia do bairro, a Sabesp ainda não emitiu nenhuma resposta que justificasse o incidente. “Queremos saber quais as medidas que estão sendo estudadas pela empresa para solucionar este problema”, diz Souza.
Além disso, o vereador aproveitou a oportunidade para solicitar ao prefeito a continuação da manutenção das ruas, embora já exista um processo de licitação para contratação da empresa que estará asfaltando as vias, através do PCM – Plano Comunitário Municipal.
Outra reivindicação foi a retomada da obra de reforma da quadra poliesportiva, a única do bairro, que se encontra bastante deteriorada. “O prefeito ficou de marcar um encontro com os moradores do bairro para que esses e outros assuntos possam ser discutidos”, disse o vereador Sérgio. (Fonte: PMSS)

Ubatuba inicia reforma do aeroporto Gastão Madeira

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba deu início às obras do projeto de urbanização do Aeroporto “Gastão Madeira”, que prevê a construção de uma praça central, a implantação de uma via de acesso na área e alojamento para bombeiros.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), responsável pelos investimentos.
A urbanização compreende a utilização de 30 mil m2 de área e contou com a colaboração de uma equipe de arquitetos locais e do departamento de arquitetura do DAESP.
Os entendimentos para a urbanização do aeroporto foram mantidos e finalizados pelo prefeito Paulo Ramos e Dario Rais Lopes, ex-diretor do DAESP e atual secretário dos Transportes do Governo do Estado.
“Estamos criando um espaço nobre no centro da cidade para cultura e lazer e agradecemos o indispensável apoio do secretário”, diz o prefeito.
De acordo com o projeto, a avenida Guarani terá mão única em direção a cidade.
Na área que ficará liberada serão construídos uma praça com espaço para exposições, parque infantil, lago e vagas para 250 veículos.
As obras já foram iniciadas e terão prazo de 90 dias para conclusão. (Fonte: Imprensa Livre)

Ambulante aparece morto a tiros em cruzamento no Ipiranguinha

Ubatuba - O ambulante José Marcelo Briet, 22 anos, apareceu morto na madrugada de sábado, no cruzamento das ruas Assembléia com Promessas, bairro Ipiranguinha, em Ubatuba. O corpo dele foi reconhecido no dia seguinte por familiares.
A Polícia Militar foi acionada por denúncia anônima, informando a existência de um corpo caído no chão da rua. A vítima estava sem documentos e apresentava ferimentos de tiros na cabeça e rosto. Ao lado, a polícia apreendeu uma bicicleta, modelo feminino.
Segundo a polícia, o local do crime é uma rua deserta, com iluminação precária, portanto não foi possível encontrar testemunha do assassinato, registrado na delegacia da cidade. O ambulante, que vendia salgado na rua, morava no mesmo bairro do crime. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes invadem quatro casas com turistas no final de semana

Ubatuba - Caraguatatuba e Ubatuba registraram quatro casos de roubo, envolvendo vítimas turistas, no final de semana. Elas foram abordadas quando estavam dentro das residências. Nas quatro ocorrências a Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu prender suspeitos.
No bairro Itaguá, em Ubatuba, o comerciante A.B.C.L., 28 anos, e sua namorada L.R.C., moradores em Taubaté, foram vítimas da ação de três assaltantes enca-puzados, que invadiram o condomínio onde eles estavam, na manhã de domingo.
O trio, com uma pistola e um revólver, abordou o casal, fazendo ainda o caseiro e família de reféns. Todos foram trancados em um quarto no condomínio, com um dos assaltantes ficando de vigia. Os outros dois foram ao apartamento das vítimas, pegando dinheiro e documentos.
Caraguá - Já em Caraguatatuba foram três roubos envolvendo turistas. O primeiro aconteceu no início da noite de sábado, no Jardim Britânia. O corretor de seguros F.A.S., 42 anos, morador em São Paulo, e C.A.C., 40 anos, foram vítimas de dois assaltantes com revólver e pistola, que fugiram levando três celulares, jóias, dinheiro e computador.
Na mesma noite, mais duas pessoas, moradoras em São Paulo, também foram abordadas por dois assaltantes na Praia das Palmeiras. Os bandidos levaram celulares e mochilas com roupas.
Na madrugada de domingo, na Martin de Sá, um grupo de amigos, moradores em Olímpia e São José do Rio Preto, foi alvo de quatro assaltantes, que prenderam as mulheres em um quarto e os homens em outro. Das vítimas, os assaltantes pegaram R$ 630, dois celulares, dois relógios, dois capacetes, e três cartões de banco.
Na fuga, eles levaram o Ford Ka de uma das vítimas, que foi encontrado na tarde do dia seguinte, abandonado no bairro Perequê-Mirim, um dos mais violentos da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Amor por Ubatuba - Quero lhe dizer que eu amo Ubatuba, e tudo que se relaciona com Ubatuba me fascina e comove. Sou filho de Ubatuba, meus parentes todos moram aí, inclusive aí bem perto de você, na Maranduba reside uma boa parte deles, outra parte em outros bairros.
Por contigências da vida, hoje sou radicado já há 8 anos fora do Brasil, moro no Japão com esposa e 2 filhas. Hoje estava lendo sobre o "Seu Perez", outro dia, sobre a Dona Maria Ballio. Fico envaidecido por ver gente do povo, e muito mais por ver Ubatuba sendo divulgado na Net. Um grande abraço e um dia espero voltar a Ubatuba.

Gilberto
Japão


Valeta, Asfalto e Esgoto - Sr. Prefeito Paulo Ramos. Bom saber que irão ter uma reunião ainda esta semana para resolverem os problemas de buracos e valetas a serem tampados. Gostaria de saber se foram fotografar ou ver a valeta que tem na Rua Marília esquina com a Rua Tamoios. Essa valeta formou-se por falta de acabamento do asfalto relizado. Ela vive cheia de água parada (chuvas, águas de quintais) onde facilmente pode ter proliferação do mosquito da dengue.
Aproveitando, peço-lhes para que estudem com carinho,aquele pequeno trecho das mesmas ruas onde não estão relecionadas nos estudos da companhia contratada pela Sabesp. A caixa de passagem do esgoto, que já se encontra na Rua Tamoios, até a última casa da Rua Marília são somente 80m que faltam. Estas ruas estão localizadas aonde era o antigo tratamento do esgoto, Bairro da Lagôa-Itaguá, gostaria de pedir-lhes esgôto para esse pequeno trecho, que ao meu ver não é muito, pois o solo já se encontra impermeável. As fôssas vivem vazando pelos quintais, provocando mal cheiro.
Essas ruas estão abandonadas,esquecidas e são bastante usadas pelos turistas, pois quando a Rua Guarani está congestionada os motoristas, para fugirem do trânsito, usam esse caminho até o Parque Vivamar para irem à cidade. Peço a gentileza que os srs. passem por essas ruas e vejam o descaso: afasto mal acabado, falta de luz de rua nesse trecho de 80m e o esgôto que não está no projeto.
Agradeço ao Sr. Paulo Ramos por ter atendido o oficio que fiz a ele, para pôr uma placa de "Proibido Jogar Lixo" nos terrenos baldios da Rua Marília. Espero mais uma vez ser atendida por esse apelo que faço aqui nesse jornal com cópia para a Câmara Municipal de Ubatuba, pois não possuo os e-mails da Prefeitura e da Sabesp. Se alguém souber, por favor envie para mim através do jornal.
Atenciosamente,

Magaly Zingaro
Ubatuba-SP


Pousada da m**** - Na semana passada mencionei os abusos por poluição sonora provocados pela pousada Portal da Tabatinga na passagem de Ano Novo. Reconheci nas fotos publicadas em 24/01/03, na seção do leitor, o entorno do estabelecimento e descobri a origem do mau cheiro que exalava na região. Comentando o caso com um amigo fiquei sabendo que, atendendo reclamações de moradores apoiados por duas vereadoras, a tal pousada, foi visitada pela Sabesp quando descobriu-se ter aquela se conectado clandestinamente à rede de esgotos, que não está em operação. Resultado: a m**** dos hóspedes transbordou pela via pública. Além da multa, a Sabesp lacrou a conexão.
Parabéns aos moradores por terem exercido o direito que seus impostos lhes conferem. Quanto aos proprietários da pousada: que coisa feia...

Gabriela L. Prado
São José do Campos, SP

 

Forum Comtur - Participe!
Ajude a transformar Ubatuba em uma cidade com turismo de qualidade.
Clique Aqui para participar com sua sugestão

ou leias as sugestões enviadas


Foto do Dia:
Canoa na Ponta Aguda
Ubatuba
Canoa na Ponta Aguda
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu cometário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Lineu Representações Ubatuba Solar das Águas Cantantes

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor