Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 30 de janeiro de 2003 - Nº 712 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Shows encerram férias no Litoral Norte
   Comércio Clandestino: Apreensões nas praias somam 10 mil
   Turista aproveita temporada para aprender vela e surfe

Caraguatatuba:
   Caminhada nos calçadões de Caraguá ganha adeptos de verão
   Caraguá tem 12 casos suspeitos de dengue
   XV de Novembro promove 4ª Copa Meio Ambiente

Ilhabela:
   Ilhabela espera proposta sobre nova tarifa
   Prefeitura de Ilhabela promove Open de Biathlon de Verão

São Sebastião:
   São Sebastião altera velocidade dos radares
   Homem é acusado de violentar a filha

Ubatuba:
   Ubatuba embarga obras de saneamento
   I° Concurso Museu Caiçara de Máscaras de Carnaval

   Carta do Leitor



Shows encerram férias no Litoral Norte
Último fim-de-semana antes das aulas tem eventos do gospel ao pop rock; teatro e dança também são opções

Litoral Norte - Uma maratona de shows e eventos culturais encerra as férias de verão no Litoral Norte. As cidades prepararam uma série de atividades que prometem agradar todas as idades e todos os gostos.
Oficialmente, a temporada só termina após o Carnaval mas a maioria das escolas retorna às aulas na próxima semana, o que deve deixar as praias da região vazias a partir de segunda-feira.
Na agenda programada pelos municípios, vão opções do gospel ao rock, da MPB ao axé music. Também não vai faltar atividade para quem curte teatro ou espetáculo de dança.
Em Caraguatatuba, a programação começa hoje, às 21h, na praça de eventos, com a apresentação da cantora Baby do Brasil. O show chamado "Exclusivo para Deus" marca a nova fase da cantora, que se tornou evangélica e está realizando a turnê de seu primeiro CD gospel.
Na tenda cultural montada na praia Martin de Sá, haverá apresentação de jazz com a banda Jama e piano com o músico José Henrique Castellane De Carli.
O Caraguá Music também segue neste final de semana com as apresentações da dupla sertaneja Rick & Renner, amanhã, e da banda Capital Inicial, no sábado.
Em Ilhabela, a agitação fica por conta da festa da padroeira Nossa Senhora da Ajuda, que acontece no sábado e domingo. A partir das 18h, haverá quermesse na Praça de Eventos Prefeito Roberto Fazzini.
Duas atrações musicais também deverão fazer parte da festa. No sábado, o cantor Jorge Vercilo apresentará seu repertório de MPB a partir das 22h. No domingo, a agitação fica por conta do pop rock do LS Jack. A entrada é franca.
TEATRO - Para os amantes de shows humorísticos, a opção é acompanhar o espetáculo "Fábrica de Risos" com o humorista José Vasconcelos. A apresentação acontece às 21h de amanhã, no Teatro Municipal de São Sebastião. O valor do convite é R$ 15.
Em São Sebastião, também haverá apresentação de dança com a companhia Cisne Negro e shows musicais na Avenida da Praia. Amanhã, o agito fica por conta do grupo baiano Harmonia do Samba.
No sábado, se apresenta na cidade o cantor Maurício Manieri e, no domingo, Jorge Ben Jor. Os shows serão realizados na praça de eventos, a partir das 23h. A entrada é franca para todos os eventos. (Fonte: ValeParaibano)

Comércio Clandestino: Apreensões nas praias somam 10 mil

Litoral Norte - Mais de 10 mil produtos clandestinos foram apreendidos nas praias do Litoral Norte desde o início da temporada. Na lista, constam produtos de venda proibida nas praias e material de vendedores não autorizados pelas prefeituras.
A preocupação das administrações é a venda de alimentos de qualidade duvidosa. Na temporada passada, 85 turistas tiveram intoxicação alimentar após consumirem frituras em quatro praias de Ubatuba.
Os produtos apreendidos vão desde alimentos até roupas e artigos esportivos.
Segundo o encarregado da fiscalização em Ubatuba, Francisco Assis Cardoso, o número de vendedores sem licença aumenta pelo menos 50% no verão. O município tem 720 ambulantes cadastrados. O setor apreendeu cerca de 2.900 mercadorias desde o início do verão.
O chefe da fiscalização do comércio de Caraguatatuba, Eduardo Machado de Castro, disse que é permitida a venda de coco verde, raspadinha, milho verde e cachorro-quente. Mais de 6.000 mercadorias já foram apreendidas.
A prefeitura proíbe o comércio de camarão, ostras, queijos, churros, amendoim e produtos feitos com maionese caseira. Em Ilhabela, foram apreendidos 1.400 produtos. A Prefeitura de São Sebastião não informou as apreensões.
O ambulante Marcos Silva, 28 anos, disse que o comércio dos produtos deveriam ser liberados. Ele afirmou que já teve suas mercadorias (queijos e doces) apreendidas. (Fonte: ValeParaibano)

Turista aproveita temporada para aprender vela e surfe

Litoral Norte - Muitos turistas têm aproveitado as férias para fazer cursos à beira mar. Entre as opções no Litoral Norte estão vela, surfe e canoagem.
Para os amantes de esportes à vela, mas que nunca entraram num barco, é possível encontrar cursos de várias modalidades.
Segundo o instrutor de vela José Roberto de Jesus, qualquer pessoa com mais de 7 anos e que saiba nadar pode aprender a velejar.
Dependendo da habilidade do aluno, a partir da terceira aula já é possível sair velejando sozinho. A hoteleira Constanze Von Oertzen, 38 anos, está na oitava aula e já veleja sozinha. "O instrutor me acompanha no barco ao lado somente para dar algumas orientações."
Outro curso procurado é o Kitesurf. Os praticantes utilizam uma prancha que lembra a utilizada para o snow board e uma "pipa" (espécie de pára-quedas menor). Com a força do vento, o praticante é puxado e a prancha se locomove sobre a água.
Segundo o instrutor Cid Atusi Outi, o esporte deve ser praticado por pessoas a partir dos 14 anos, porque envolve a segurança de quem está por perto do esportista. Os cursos para os amantes do surfe também tem espaço garantido nas praias.
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) oferece gratuitamente aulas de canoagem e surfe nas praias do Indaiá e da Cocanha. (Fonte: ValeParaibano)

Caminhada nos calçadões de Caraguá ganha adeptos de verão

Caraguatatuba - Tanto nos calçadões do Centro, da Martin de Sá, como na beira das praias de Caraguá, a caminhada consegue cada vez mais adeptos, principalmente durante a temporada de verão, quando os turistas estão um pouco mais preocupados em manter a forma física. Mas, para que a caminhada tenha resultado benéfico, alguns cuidados devem ser tomados.
A professora de Educação Física, Eliane Timóteo, orienta que os caminhantes usem roupas leves e, principalmente, tênis apropriado. “O tênis com amortecedor evita que ocorram maiores impactos, já as roupas devem ser de tecidos leves como algodão, lycra ou suplex”.
Ela ressalta que, antes de se praticar qualquer atividade física, deve-se alongar os principais grupos musculares, começando pelos pés até chegar ao pescoço. A última consideração importante é relacionado à respiração. “Deve-se inspirar pelo nariz e expirar pela boca, acompanhando o ritmo do corpo”.
Com relação a corridas ou caminhadas, Eliane esclarece que a caminhada não tem tanto impacto como a corrida. Para manter a saúde em dia basta caminhar 30 minutos três vezes por semana. Isso para as pessoas que estão começando uma atividade física.
Para os que praticam esportes, chega uma hora em que a caminhada não faz tanto efeito. Assim, a pessoa começa a correr. “O bom é estar dentro do seu limite e encontrar a harmonia entre corpo e alma”.
Tanto caminhar como correr, andar de bicicleta e dançar são exercícios aeróbicos, bons para quem quer perder peso ou mantê-lo. Em uma hora de caminhada um adulto chega a gastar de 400 a 600 calorias, valor que depende da idade, peso e metabolismo individual.
“Parei de fumar há seis meses e desde então comecei a caminhar, o que tem me ajudado a ter mais fôlego, disposição e saúde”, conta a biomédica de São Paulo, Maria Aparecida Oliveira.
Já a advogada Anaide Camargo conta que está acostumada a caminhar em São Paulo e quando vem para a praia, aproveita para andar no calçadão. Estou levando a atividade física mais a sério. A recompensa de corpo e alma saudáveis é gratificante”. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá tem 12 casos suspeitos de dengue

Caraguatatuba - A Secretaria da Saúde de Caraguatatuba já registrou 12 casos suspeitos de dengue este ano. Em Aparecida, o Departamento de Vigilância Epidemiológica registrou um aumento de focos do mosquito de 19 para 33. Todos os casos foram registrados no bairro Santa Rita, próximo à via Dutra. Segundo a diretora técnica da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Estado), Celeste Cristina Azevedo, a região do Vale do Paraíba tem que ficar em alerta permanente nesta época do ano. "Esse período de chuva ajuda o mosquito a proliferar." (Fonte: ValeParaibano)

XV de Novembro promove 4ª Copa Meio Ambiente

Caraguatatuba - O Esporte Clube XV de Novembro estará promovendo a 4ª Copa Meio Ambiente entre os próximos dias 30 de janeiro a 02 de fevereiro, com a finalidade de selecionar os jogadores que representarão o ‘XV de Caraguá’ no Campeonato Paulista de Futebol Profissional, série B-2.
Representantes das equipes convidadas e a Comissão Técnica do XV de Novembro estarão reunidos para a entrega dos regulamentos, sorteio das chaves e das equipes, a partir das 8h desta quinta-feira (30), na E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, localizada na avenida Frei Pacífico Wagner, 75, centro.
A abertura da Copa acontece a partir das 12 horas, no estádio do clube, contando com desfile das equipes, juramento dos atletas, e proclamação do hino nacional pelos participantes e autoridades locais convidadas.
São esperados aproximadamente 200 atletas com idades de 19 à 22 anos, vindos das cidades de São Paulo, Areias, São José dos Campos, Ilhabela e times do próprio município. Eles estarão hospedados na Escola Thomaz Ribeiro de Lima, onde receberão alimentação completa, durante os quatro dias de jogos.
A Comissão Técnica do XV de Novembro que estará selecionando 18 a 20 jogadores que formarão o grupo deste ano é formada por Edson da Conceição, Nestor Soares, Cláudio Vicente e Varalo M.. Quatro jogadores da cidade já estão indicados para fazer parte da equipe do XV de Novembro.
Os jogos da Copa estarão acontecendo na parte da manhã e da tarde, em três campos de futebol: no Estádio do XV, no Centro Esportivo Municipal e no Campo da Praia do Indaiá. O presidente da Comissão de Árbitros será Rodolfo Donizete dos Santos.
José Carlos de Oliveira, atual presidente do XV de Novembro que estará no comando do clube nos próximos dois anos, finaliza comentando a importância desta Copa. “A partir desta copa estaremos começando a trabalhar com os jogadores que representarão o ‘Leão do Litoral Norte’ este ano no Campeonato Paulista, série B-2. Nossa principal meta é ‘reerguer’ o time”.

Ilhabela espera proposta sobre nova tarifa

Ilhabela - Terminou sem acordo a reunião entre a Prefeitura de Ilhabela e a empresa de ônibus Auto Viação Ilhabela para definir o novo preço da passagem no município. A empresa recusou a proposta da prefeitura de reajuste para R$ 1,50. Na primeira planilha enviada à prefeitura, a empresa pediu um aumento para R$ 1,87. O proprietário da empresa, Luiz Antônio Braga de Siqueira, disse que o valor é insuficiente. "O valor mínimo aceitável é de R$ 1,70", afirmou. A prefeitura informou que não vai anunciar o aumento enquanto a empresa não apresentar outra proposta. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Ilhabela promove Open de Biathlon de Verão

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através de sua Diretoria de Esportes promoverá no próximo dia 15 de fevereiro (sábado) dentro do Festival de Verão 2003 o Open de Biathlon de Verão de Ilhabela. Serão mil metros de natação e dois metros de corrida em nove categorias mistas.
Segundo um dos organizadores do evento, professor Mario Bello, o objetivo de uma competição de nível fácil como esta é promover um encontro entre atletas das cidades litorâneas vizinhas. “Os turistas que já visitam a cidade nesta época, poderão, além de visitar nossa cidade, participar de mais uma festa do esporte. Temos atletas confirmados de Caraguá, Santos, São Vicente, Bertioga e São Sebastião”, completa Mário.
Ambulâncias da Secretaria de Saúde, Agentes de trânsito e salva-vidas estarão no local para dar a assistência necessária. Além de prestar segurança, a equipe de biathlon do corpo de bombeiros, também foram convidados a participar da competição.
Receberão troféus os três primeiros colocados além de 50 medalhas de finisher.

Percurso:
A prova começa com a natação na Praia do Pequeá (em frente a Secretaria de Turismo). Os participantes nadarão até a Praia do Engenho D’Água (próximo a BL3), em seguida a corrida até a vila (Restaurante Estaleiro) voltando para a Praia do Pequeá.

Categorias:
Cat. A – 13 a 15 anos
Cat. B – 16 a 20 anos
Cat. C – 21 a 25 anos
Cat. D – 26 a 30 anos
Cat. E – 31 a 35 anos
Cat. F – 36 a 40 anos
Cat. G – 41 a 45/46 a 50/51 a 00

Local de início: Praia do Pequeá (Secretaria de Turismo)
Horário: 10h30
Data: 15/02/2003
Inscrições: Diretoria de Esportes tel: (12) 3896-1765 ou até 30 min. antes do evento
Taxa de inscrição: 1 quilo de alimento não perecível. (Fonte: PMI)

São Sebastião altera velocidade dos radares

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está alterando a velocidade dos radares, instalados na cidade no início deste mês.
Com esta alteração, a partir das 0h de sexta-feira, 31, a velocidade máxima passará de 50 Km para 60 km.
Segundo o prefeito Paulo Julião, desde as instalações destes aparelhos, há um acompanhamento das gravações arquivadas nos radares que constatam uma velocidade média de 40 km/hora, diminuindo para 35 km/hora nas lombadas eletrônicas. “Esta média ficou abaixo do esperado, por isso, nós resolvemos passar para 60 quilômetros, visando melhorar o fluxo”, disse o prefeito.
Julião ainda informou que a idéia era deixar em 50 quilômetros nas lombadas, “mas devido a distância entre o radar e a lombada ser menor do que a prevista na lei, isso não será possível”.
As informações do Detraf – Departamento de Tráfego da Prefeitura apontam que em 2002, somente neste trecho, ocorreram 215 acidentes, sendo 60 com vítimas.
Instalados na Rodovia Rio-Santos, entre os bairros de São Francisco e Topolândia, os radares tiveram a sua localização estabelecida após levantamento do índice de acidentes e fluxo de pedestres e velocidade dos veículos, fornecido pelas polícias Militar e Rodoviária. Sendo: quatro na Avenida Manoel Teixeira (dois próximos à escola e os outros dois próximos ao destacamento da Polícia Ambiental); quatro na Avenida Manoel Hipólito do Rego, dois no bairro Portal da Olaria e dois no Pontal da Cruz. Na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, no bairro Porto Grande, também foram instalados quatro radares e, na Avenida engenheiro Remo Corrêa da Silva, no bairro da Topolândia, dois radares são os responsáveis pela fiscalização.
Outro radar foi instalado na Avenida Altino Arantes - Rua da Praia, em frente ao Teatro Municipal, com limite máximo de velocidade de 40 km/hora. “Este nós instalamos recentemente devido ao fluxo de pedestres naquela área”, disse o diretor do Detraf, Carlos Eduardo da Costa Carvalho.
O Inmetro esteve acompanhando os trabalhos da empresa Engebras, contratada pela prefeitura para realizar os serviços nesta área, durante todo o dia de hoje.
O supervisor da Delegacia de Ação Regional do IPEM/SP, de Santos, Álvaro Augusto Pereira Filho, explicou que o Inmetro faz as aferições dos radares, tornando válidas as autuções.
“A tolerância de erro para o Inmetro, do demonstrador do carro e do radar, é de cinco quilômetros por hora acima da velocidade permitida, mas a tolerância para a multa é de sete quilômetros acima da quilometragem estipulada. Desta forma, ninguém será multado injustamente”, disse Pereira Filho.
A prefeitura investiu R$ 141 mil na contratação deste serviço que, a princípio, deverá permanecer até abril. (Fonte: PMSS)

Homem é acusado de violentar a filha

São Sebastião - O desempregado J.D.S., 36 anos, foi preso anteontem pela Polícia Civil em São Sebastião acusado de violentar a própria filha, de 1 ano e 2 meses de idade. O crime ocorreu no dia 15 em Boiçucanga depois que o suspeito foi denunciado pela mulher.
Segundo a polícia, a faxineira M.S., 24 anos, saiu para trabalhar e deixou os filhos do casal, uma menina de 1 ano e 2 meses e um menino de 3 anos, com o suspeito em casa.
Ela saiu às 7h30 e, ao retornar, às 19h, encontrou o marido alcoolizado na cama com a filha, que estava suja de sangue. A mulher notou lesões na filha e levou a criança para o hospital, onde foi comprovada a violência.
A mulher fez a denúncia à polícia no dia 18. Foram requisitados exames de corpo de delito na criança, que atestaram a violência.
A mãe disse em depoimento à polícia que o filho mais velho, de 3 anos de idade, contou com detalhes como o pai violentou a menina.
Souza teve a prisão temporária decretada anteontem pela Justiça. Ele foi levado para a cadeia pública da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba embarga obras de saneamento

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba embargou as obras realizadas pela empresa JAM, que presta serviços para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A empresa é responsável pela abertura de valas para a colocação da rede de água e esgoto em Ubatuba. O embargo foi feito pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, que alega que a Sabesp está realizando as obras sem recuperar o asfalto das ruas por onde passam as tubulações. As ruas mais esburacadas, segundo a prefeitura, estão nos bairros do Perequê-Açu e Itaguá. A Sabesp informou que já está providenciando a recuperação das ruas. (Fonte: ValeParaibano)

I°. Concurso Museu Caiçara de Máscaras de Carnaval
Homenagem à Manoel Nunes de Souza - seo Manequinho. Mascareiro de Ubatuba que em 1989 participou da 20ª Bienal de Arte Moderna do Estado de São Paulo

Ubatuba - A AAMuC - Associação dos Amigos do Museu Caiçara - Ubatuba, localizado junto ao Projeto TAMAR, na rua Pescador Antonio Athanásio da Silva, 273 - Bairro do Itaguá; cria o I°. Concurso de Máscaras de Carnaval.
OBJETIVOS: Estimular o espírito carnavalesco ao povo Ubatubano e incentivar a criação artística-artesanal, às crianças, jovens e adultos.
DOS PARTICIPANTES: Poderão participar todos os interessados do Estado de São Paulo; individual ou em coletividade como: Escolas, Assoc. de Bairros, Instituições Sociais, etc.
DAS OBRAS: As máscaras poderão ser apresentadas em face lisa ou em alto-relevo com ou sem enfeites, com ou sem pinturas. Além da representação da face humana, as máscaras poderão ser apresentadas com representações de caras de animais, peixes ou insetos. As máscaras poderão ter qualquer tamanho e feita em material qualquer.
DAS INSCRIÇÕES: Cada concorrente ou grupo poderá inscrever apenas UM trabalho; identificado com nome e endereço. A inscrição é automática, mediante a apresentação do trabalho, que deverá ser até as 14:00 horas do dia 28/02/2003, na sede do Museu Caiçara (Tamar), rua Pescador Antonio Athanásio da Silva, 273 - Itaguá; OU na Rádio Gaivota FM - Programa Estação Ubatuba - Shoping Iperoig - centro.
DO JULGAMENTO: Dos trabalhos entregues, a Comissão Organizadora selecionará, no local, o corpo de jurados que irão premiar os três melhores trabalhos, em cada categoria (lisa e em relevo), que receberão os seguintes prêmios:
1°. Lugar: Medalha de ouro e diploma de participação. 2°. Lugar: Medalha de prata e diploma de participação. 3°. Medalha de bronze e diploma de participação. 4°.ao10°. lugar, diploma de participação.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS: Os trabalhos premiados não serão devolvidos e farão parte do acervo do Museu Caiçara, durante UM ano. As Inscrições implicam a aceitação das normas estabelecidas por este regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Seja criativo, entre no clima do Carnaval e faça Ubatuba mais alegre! Contamos com você! Participe!
Maiores informações: julinho@iconet.com.br fone: 3832 19 90
*Conheça a tradição das Máscaras em Ubatuba através do site: http://www2.ubaweb.com/ubatuba/cultura/index.html 

Carta do Leitor

Acidente com jet-ski na Tabatinga I - Sou frequentador da praia da Tabatinga e sou Leitor do Litoral Virtual. Até hoje não havia me animado a comentar o que diversas pessoas tem alertado, embora concordasse com elas.Agora que li sobre a morte de uma pessoa de apenas 35 anos e uma criança que está em coma por absoluta falta de fiscalização e ação das autoridades (sejam elas quais forem) não posso deixar de perguntar: estão estas autoridades, que pelo que tenho lido nos últimos meses no Litoral Virtual, devidamente alertadas para os perigos dos jetsky, dos barcos e tratores, do galão de combustível na areia para os jetsky, etc., aguardando mais outros infelizes acidentes (anunciados) com crianças atropeladas por trator ou carreta de barco talvez? ou pessoas idosas? ou mães?
Onde estão as autoridades e as ações que esperamos delas?

Juvenal Martins
Frequentador da praia da Tabatinga


Acidente com jet-ski na Tabatinga II - Após ler no Litoral Virtual a notícia obtida do Vale Paraibano fiquei com a impressão que estão brincando conosco, usuários da praia da Tabatinga.
Quer dizer que o jet-sky estava "jogado" na praia? com a chave no contato?
Creio que esta nem a "Velhinha de Taubaté" (para quem se lembra desta personagem) acreditará!

Claudio Berttoti Marques
Caraguatatuba, SP


Boi-topéia: Uma história cabulosa - Em sua fazendinha, João Paixão, criava apenas uma vaquinha, animal este que era de sua estimação. Era ainda uma novilha quando lhe apareceu; tinha ganho em um bingo beneficente e a levou para pastar em seu pequeno pedaço de terra. A pedra que lhe fez ganhador foi a de número 36, cobra; por isso chamou a novilha de jibóia. Era uma bezerra de tronco comprido e anca larga, pelagem caramelada com manchas pretas. Vivia sozinha pastando pelo sitio, não conhecia outra de sua espécie e muito menos tinha visto um boi ou touro que lhe enchesse a vista. Cresceu, fez-se garrota e estava em seu primeiro período de fertilização; estava em seu primeiro cio e por não ter nenhum touro a seu redor vivia triste e agoniada. Numa dessas noites, deitada em seu pequeno curral, sentiu algo lhe adentrando o colo do útero, em seguida sentiu uma ferroada e uma dor, que lhe fez soltar um berro que foi ouvido a quilômetros de distância. Todo mundo ouviu aquele estranho berro que ecoou do sítio de João Paixão. No outro dia vários curiosos vieram querer saber que estranho berro foi aquele, porém não tinham respostas para tal estranho fato. Os dias se sucederam e o fato foi esquecido. João cuidava da jibóia com muito carinho: dava-lhe ração, remédios, banhos e até perfume e talco, João passava em sua vaca de estimação. Alguns meses depois, João passou a observar que a barriga da jibóia estava crescendo. Aquilo o intrigou. Cada vez mais a barriga da vaca crescia, fazendo com que ela se arrastasse, feito cobra, pelo chão.
-Você esta preeeenha, sua vaca! Concluiu João em primeiro pensamento. -Mas como, se aqui na redondeza não existe touro? -Isso é barriga d’água! Concluiu melhor. Sem demora, contatou um veterinário que de pronto se fez presente a examinar o animal. Aperta aqui, apalpa ali, faz o toque, escuta, examina e em uma hora, o Dr. Veterinário dá o parecer: -A sua vaca esta prenha seu João, está com nove meses e prestes à parir! Abismado João responde:
-Mas como Dr.? Não tenho boi, e num raio de dez quilômetros não existe um tourinho se quer!
-Pois é seo João, acho que a sua vaca andou pulando cerca, e pelo exame que fiz, aí dentro dessa barriga tem mais de um filhote, pois eu senti umas dezoito pernas.
-Que é isso seo Dr., esta vaca é virgem, é de respeito e digo que até religiosa ela é, pois vive pastando ao redor da capela!
A discussão levou mais de três horas, novos exames, novos apertos e a conclusão foi a mesma; a vaca estava prenha e prestes a parir.
-Fazer o que! Que leve a breca, vamos ver que bicho dá! Pensou João.
João se retirou e a noite chegou. Jibóia já sentia as primeiras contrações do parto; foi rastejando pro fundo da fazenda, e num lugar sombrio começou o seu solitário trabalho de parto; com contrações, gemidos e dores o bezerro deu a cara, em seguida as patas dianteira, depois as patas secundárias, as terciárias,... enfim, nascia um bezerro centípede, ou melhor, o bezerro tinha cem pares de patas, e, provavelmente seria um boi de cem pares de chifres.
O dia amanheceu chuvoso; João chega no sítio e saiu a procura da Jibóia. Procura daqui, procura dali e acha um rastro que o lava ao fundo do sítio; lá estava Jibóia, em couro e osso, parecia que chupada, mamada em sua ultima gota de leite. Ao lado, João observa o traseiro de um estranho animal, cheio de pernas, parecendo uma centopéia que perfurava um profundo buraco no chão ao pé do morro, que rumava ao sol nascente, indo em direção ao litoral.
João não acreditava no que estava vendo. Seria um BOI-TOPÉIA? Talvez sim! Pois aquele estranho berro, ouvido pela vizinhança meses atrás, foi a ferroada de uma Centopéia macho que fecundou a Vaca Jibóia em sua noite de cio.
Acredite quem quiser! Essa é uma verdadeira história ocorrida no Vale Paraíba, cidade de Cruzeiro, sítio de João Paixão. O boi-topéia ainda perfura seu buraco, e nessas alturas já deve estar varando a serra de nossa Mata Atlântica, e provavelmente estará presente no carnaval 2003, aos olhos de que quem não acredita nessa história.
Podem ter certeza; Neste carnaval: “Dentro do BOI-TOPÉIA, só não vai quem já morreu!
Ubatuba,23/01/2003

Júlio César Mendes
Ubatuba, SP


O TABU de Porto Alegre - Sou um leitor compulsivo de assuntos ambientais e de desenvolvimentos “sociais” de “populações”. Hoje mesmo (29/01) li no Estadão, matéria que tratava do assunto do momento: A FOME. O) Autor, em sua conclusão afirma que é difícil determinar como, e até quando, seria a contribuição dos digamos assim, “incluídos” aos “excluídos”. Claro, que não de maneira tão simplória, mas chegou em sua análise a um ponto tal, que faltariam “incluídos”, para sustentar tantos “excluídos”.
Tratar a fome, em uma situação imediata, provocada por quaisquer distúrbios que sejam, se faz sim, sem sombra de dúvidas, necessário. Perpetua-la... Muito longe das discussões sobre as causas da exclusão social e da fome, está o assunto, “controle da natalidade”. Não sei se por TABU ou por posturas religiosas, que seriam vistas ou “taxadas” de politicamente “incorretas”, este assunto primordial, das maiores causas da fome e da exclusão social, não tem merecido a atenção devida. No reino animal as alterações ambientais (a qualquer título) e as predatórias, provocam novas atitudes comportamentais e “sociais” em favor da preservação da espécie. O controle da natalidade é sim fator relevante, que deve fazer parte dos planejamentos á longo prazo das políticas sociais e econômicas dos governos. A desinformação, a falta de orientação e de assistência social no planejamento familiar da população, em pleno século XXI, com todas as suas características, provocará a cada ano e cumulativamente, filas intermináveis de “excluídos”. A capacidade de produzir, gerar e distribuir riquezas é tão finita, quanto são finitos os espaços disponíveis. Este assunto, pela seriedade do que representa, deveria estar no topo das discussões (sérias) de qualquer fórum social de qualquer porto. Alegre ou não.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 

Forum Comtur - Participe!
Ajude a transformar Ubatuba em uma cidade com turismo de qualidade.
Clique Aqui para participar com sua sugestão

ou leias as sugestões enviadas


Foto do Dia:
Píer do Saco da Ribeira
Ubatuba
Saco da Ribeira
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu cometário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


MUseu Caiçara Ubatuba Solar das Águas Cantantes

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor