Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003 - Nº 727 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral Norte tem 9 praias impróprias
   Saldo positivo na Operação Verão: redução de roubos e furtos no Litoral

Caraguatatuba:
   Caraguá intensifica ações para prevenir a Aids no Carnaval
   Polícia é informada sobre programa de prevenção a AIDS e DST
   Delegado critica distribuição de seringa
   Bombeiros fazem o parto de uma menina dentro da viatura
   Novo evento substitui Megacycle em Caraguá
   Assistência Social descentraliza atendimento
   Dupla de Futvôlei disputa campeonato no Guarujá
   PAT tem vagas para vendedor de queijo
   Carnaval de Antigamente promete agitar as praças de Caraguá
   SME realizou capacitação do SAEMEC para diretores das escolas municipais
   Setor de Merenda seleciona verduras e legumes para as escolas
   Projeto do Perímetro Escolar é adiado por uma sessão

Ilhabela:
   Usuários protestam contra fumaça na balsa
   Prefeitura inicia processo de implantação de hidrovia
   Leis municipais estão disponíveis para consulta no site da prefeitura
   Ilhabela no cenário dos jogos olímpicos de 2012

São Sebastião:
   São Sebastião embarga obras de celular
   Técnicos vistoriam estrada da Limeira e podem autorizar obras no Parque
   Prefeitura retoma escolinha de natação para 150 alunos

Ubatuba:
   Prefeito Antonio Carlos será cidadão ubatubense
   Alunos da Cooperativa Educacional realizam ato contra a guerra
   Pintor é executado em plena luz do dia na frente de sua casa

   Carta do Leitor



Litoral Norte tem 9 praias impróprias

Litoral Norte - O número de praias poluídas reduziu de 11 para 9 no Litoral Norte, segundo boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). Martin de Sá e Indaiá, em Caraguatatuba, e Perequê, em Ilhabela, saíram da lista. A praia da Feiticeira, em Ilhabela, foi incluída. Em Ubatuba, as praias sujas são Itaguá e Perequê-Mirim, e, em São Sebastião, Porto Grande, Pontal da Cruz e São Francisco. As praias das Palmeiras, Centro e Porto Novo, em Caraguá, continuam inadequadas para os banhistas. O uso dos locais impróprios pode causar doenças de pele, hepatite A e cólera. (Fonte: ValeParaibano)

Saldo positivo na Operação Verão: redução de roubos e furtos no Litoral

Litoral Norte - A redução de roubos e furtos na Operação Verão deste ano, nos Litorais Sul e Norte, da Polícia Militar, levou o comando a considerar o balanço final positivo.
Segundo a assessoria de imprensa de Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Operação Verão, realizada de 26 de dezembro a 4 de fevereiro, contou em todo litoral paulista com 1.696 policiais no reforço, sendo 428 no Litoral Norte.
A operação ainda teve o apoio do COE (Comando de Operações Especiais), do Regimento da Cavalaria, da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e dos helicópteros do Grupamento Aéreo da PM.
Conforme a assessoria, os números revelaram que grande parte da população do interior se deslocou para as praias. Pelo menos no Litoral Norte, o número de turistas foi maior que no período anterior.
Números da região - A operação deste ano no Litoral Norte registrou 24.446 telefonemas no 190, sendo 25% a mais que período anterior. Os furtos tiveram uma queda de 20% e roubos reduziram em 10%. As prisões de traficantes foram 40% a mais que temporada anterior e cresceu também o número de veículos recuperados, subindo de 27 este ano para 44 em 2002/2003.
Segundo o comando do Litoral Norte, a cada ano a Operação Verão registra resultados positivos, com a queda de criminalidade. As ocorrências de homicídio e tentativa na região se mantiveram iguais nos dois períodos, destacando que a maioria das vítimas dos crimes está relacionada com vingança e “acerto de contas” entre criminosos.
No Litoral Sul, comparado com o mesmo período do ano passado, o número de homicídio apresentou uma queda de 29,8%. No delito tentativa de homicídio caiu para 24,13%.
Nesta região, a polícia também realizou grandes apreensões. O número de flagrantes de tráfico de entorpecentes aumentou em 23% e as prisões por porte de droga cresceu 35,88%. O número de armas apreendidas também teve um crescimento de 19,2%.
A operação em todo litoral paulista registrou 763 prisões em flagrante, sendo que somente no Litoral Norte foram 215. Nesta operação não houve registro de seqüestro ou de apreensão de material explosivo. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá intensifica ações para prevenir a Aids no Carnaval
Saúde fornece gratuitamente seringas e preservativos masculinos e femininos

Caraguatatuba - A secretária municipal de Saúde de Caraguatatuba, Myrlene Veneziani, reúne-se hoje com representantes da polícia civil e militar para informá-los sobre as ações que a secretaria vem desenvolvendo para prevenir a AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis durante o carnaval.
O objetivo da reunião é evitar uma possível polêmica que possa ocorrer devido a distribuição de seringas descartáveis aos usuários de drogas injetáveis.
Os agentes de saúde estão percorrendo a cidade, visitando bares e casas noturnas. Nesses locais, os agentes fazem palestras abordando a aids e as demais doenças sexualmente transmissíveis, bem como, fazendo a doação de seringas descartáveis e preservativos masculino e feminino as pessoas consideradas de alto risco.
A coordenadora de projetos estratégicos com população vulnerável, Priscila Meyer, disse que, desde janeiro as ações vem sendo agilizadas com o objetivo de reduzir os riscos das doenças, principalmente, durante o carnaval. “ A semana passada fizemos palestras nas três casas noturnas da cidade- Chaparrral, Bahamas e Cascata, orientando as mulheres e travestis sobre a prática do sexo seguro”, adiantou ela.
Em janeiro foram distribuídos 15 mil unidades de preservativos masculinos. A distribuição de preservativos femininos é restrita as pacientes atendidas pela secretaria. “ O preservativo feminino é importado e custa R$ 2,50 a unidade. O preservativo masculino custa R$ 0, 17 a unidade.
As ações com os usuários de drogas injetáveis também têm sido intensificadas. A secretaria, que tem cadastrado na Unidade de Atendimento de Portadores de Moléstias Infecto-contagiosas(UAMI) um total de 26 usuários de drogas injetáveis, 19 deles com AIDS (outros sete ainda não desenvolveram a doença), tem percorrido bares e lanchonetes procurado fazer contato com usuários que ainda não contraíram o vírus do HIV para conscientizá-los sobre a importância de que seja evitado a reutilização das seringas.
Priscila Meyer, adiantou que, em janeiro foram distribuídas 300 seringas e que até o carnaval outras 300 deverão ser distribuídas. O município, único na região a ter projeto aprovado pelo Ministério da Saúde no combate a transmissão da AIDS através de drogas injetáveis, trata de 123 pacientes com AIDS, sendo cerca de 50o% deles pessoas que não possuem o 1º completo. (Fonte: PMC)

Polícia é informada sobre programa de prevenção a AIDS e DST

Caraguatatuba - A equipe do Programa Municipal de Redução de Danos da Secretaria de Saúde de Caraguá estará reunida nesta quinta-feira, dia 20, às 15 horas, na sede da secretaria, com representantes da Polícia Militar, Rodoviária e Civil para informá-los sobre a atuação do programa no município.
A equipe do Programa Municipal DST AIDS/Redução de Danos, têm um trabalho específico para a população vulnerável e para isso tem visitado casas de prostituição e abordado este público em ruas da cidade, por isso querem informar a Polícia sobre o programa e como ele acontece.
Além de fornecer o kit Redução de Danos, que possui informações, camisinhas e até seringas, o trabalho dos redutores visa inserir o público vulnerável (profissionais do sexo, homossexual, usuário de drogas injetáveis e HSH-Homem que faz sexo com homem) nas unidades de saúde, para que eles também possam usufruir do atendimento adequado, visando a prevenção e também o tratamento correto. Um cadastramento está sendo feito para que todas estas pessoas sejam atendidas.
Com este programa, a secretaria Municipal de Saúde quer prevenir a Aids e outras doenças, visando a prevenção e menores gastos com as doenças. O programa é do Ministério da Saúde, que oferece o material de divulgação e um kit com preservativos e seringas para que serem distribuídos para pessoas vulneráveis, como profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis.
O Programa Redução de Danos já distribuiu 15 mil camisinhas na campanha pré-carnaval, que vem acontecendo às sextas-feiras, desde o dia 4 de fevereiro. Em horário diferenciado, os agentes vêem promovendo às sextas-feiras, das 17 às 21 horas, nas Unidades de Saúde, quando a população recebe orientações e preservativos, além de folhetos sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids.
A UAMI - Unidade de Atendimento de Portadores de Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), está fazendo testes de HIV, hepatite e doenças sexualmente transmissíveis, de segunda à sexta-feira, das 7 às 15 horas, na Rua Padre Américo V. Andrize, 25, Centro. O telefone para atendimento é o 3883.9122. No local também são aplicadas vacinas para maiores de 18 anos, diferente dos postos de saúde, que só aplicam em pessoas com até 18 anos. Na unidade são atendidos 12 pessoas por dia. (Fonte: PMC)

Delegado critica distribuição de seringa
Para policial campanha lançada pela Prefeitura de Caraguá pode incentivar o consumo de droga

Caraguatatuba - O delegado da Polícia Civil de Caraguatatuba, Gilberto Carlos Fernandes Junior, classificou como "esdrúxula" a campanha de prevenção à Aids lançada pela prefeitura. Até o Carnaval, a Secretaria de Saúde vai distribuir 300 kits com seringas e frascos para usuários de drogas.
O objetivo da Prefeitura de Caraguá é evitar o aumento de pessoas contaminadas pelo vírus HIV. Atualmente, segundo levantamento feito pela secretaria, Caraguá tem aproximadamente 180 portadores do vírus.
No kit de prevenção, o usuário de droga irá receber duas seringas, frascos para diluição das drogas, frascos com água destilada e ainda preservativos. A distribuição já começou a ser feita em pontos considerados de risco mapeados pela secretaria na periferia e região central da cidade.
Para o delegado, este tipo de ação vai acabar estimulando ainda mais o uso de drogas. "É um procedimento extremamente equivocado. Oficialmente não fomos informados sobre a campanha. Mas pretendemos falar com o prefeito para buscar outra alternativa", disse Fernandes Junior.
O delegado de Caraguá acredita que a campanha pode aumentar em até 50% o consumo de drogas na cidade. "A gente faz um trabalho para repreender e agora eles (prefeitura) fazem este tipo de campanha. O que estão fazendo é apologia ao uso de drogas", afirmou o delegado.
A especialista em direito penal Helena Regina Lobo da Costa, de São Paulo, disse que a distribuição de seringas descartáveis não caracteriza apologia ao consumo de drogas.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado informou que este tipo de campanha não é comum no Brasil, mas que estimativas não-oficiais indicam que a distribuição de seringas descartáveis para usuários de drogas ajuda a reduzir em até 30% a transmissão do vírus HIV.
POLÊMICA - A pioneira neste tipo de campanha foi a Prefeitura de Santos em 1997. Até hoje o programa gera polêmica na cidade. Em Caraguá, a distribuição de seringas também está dividindo a opinião da comunidade.
A professora Simone Barreto, 26 anos, concorda com a campanha. "A distribuição de seringas aos usuários de drogas é fundamental para a prevenção à Aids. A pessoa deve ter consciência e não compartilhar a seringa. No Carnaval, aumentam as chances de contrair a doença", disse a professora.
Para a auxiliar administrativa Adriana Alves, 28 anos, a distribuição de seringas pode incentivar o consumo de drogas. "As campanhas de prevenção à Aids são importantes antes e durante o Carnaval, mas a entrega de seringas pode incentivar o uso de drogas injetáveis. O ideal seria uma orientação para evitar o uso de entorpecentes.
OUTRO LADO - A Secretaria de Saúde de Caraguá informou, por meio da assessoria de imprensa, que este tipo de campanha é desenvolvido com respaldo em uma lei estadual, assinada no dia 17 de setembro de 1997, pelo governador Mário Covas.
A lei autoriza a distribuição de seringas para usuários de drogas, desde que a campanha tenha a finalidade de reduzir a transmissão do vírus HIV.
A secretária de Saúde, Milene Veneziane, não retornou as ligações do ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Bombeiros fazem o parto de uma menina dentro da viatura

Caraguatatuba - Mais uma vida nasce pelas ‘mãos’ de três bombeiros. A sétima filha de Elisabete Pinheiro de Souza, 42 anos, nasceu na tarde de domingo dentro da viatura do Corpo de Bombeiros, de Caraguatatuba. A mãe, que mora no bairro Perequê-Mirim, entrou em trabalho de parto próximo à Colônia de Férias João Cleófas, no Porto Novo.
O soldados Simar Fernandes conta que o o parto não tem como esperar.
“A mãe começou a ter contrações, quando vi a cabeça da criança apontando; a viatura parou para a criança nascer. Desta vez foi uma menina forte e grande. Já fiz outros partos, até mesmo quando estava na rua, mas cada um é especial. A emoção é como se estivesse vendo meus quatro filhos nascendo”.
O soldado Paulo Vidal conta que ele e os dois colegas de trabalho chegaram no batalhão com a farda molhada de tanta emoção. Em 2001, oito bebês nasceram em Caraguá dentro da viatura do Corpo de Bombeiros. A mãe e a menina estão internadas na Casa de Saúde Stella Maris e passam bem. (Fonte: Imprensa Livre)

Novo evento substitui Megacycle em Caraguá

Caraguatatuba - O secretário de Turismo e Fomento de Caraguatatuba, Paulo Noronha, esteve na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no último final de semana, para conhecer o evento motociclístico Moto Road, que estava acontecendo no município durante os últimos dias. Segundo informou o secretário, a intenção é trazer o evento para Caraguá ainda este ano.
Com a saída do Megacycle, Caraguá passa a realizar um evento nos mesmos, provavelmente denominado Caraguá Bike Week, que deverá acontecer na segunda quinzena de setembro, de quarta a Domingo, na avenida da praia. De acordo com Paulo Noronha, que já esteve conversando com o organizador do Moto Road, José Lopes, a intenção é trazer um evento nos moldes do Megacycle na mesma época do ano. “Será um evento aberto, com exposições de motos e acessórios, shows de grande porte, espaço reservado para weeling, entre muitas outras novidades”, adiantou.
O secretário está empenhado em trazer um evento que substitua o Megacycle na baixa temporada, época em que o comércio precisa ser revitalizado. “O novo evento deverá receber a correção de alguns erros com relação ao Megacycle. Segundo Paulo Noronha, os ingressos para a entrada na feira de exposições, por exemplo, deverão estar mais baratos.
O secretário disse que o Moto Road é fantástico e que Caraguá é a cidade ideal para a realização de um evento como este, por ser uma cidade parecida com as cidades que realizam os melhores e maiores eventos motociclísticos do mundo. “Com praias lindas e uma avenida como poucas cidades possuem, Caraguá tem ainda a praça de eventos e uma boa estrutura turística. “Caraguá é a melhor cidade do Brasil para sediar o evento” afirmou. (Fonte: PMC)

Assistência Social descentraliza atendimento

Caraguatatuba - A Secretaria de Assistência Social está investindo na descentralização do atendimento. A secretaria dará continuidade à descentralização através dos projetos sociais que serão levados a vários bairros do município. O próximo projeto a contemplar a população é do Centro de Atendimento e Integração Social - Espaço Cidadão, um projeto de geração de renda que vai funcionar em vários bairros e com novos prédios.
Conforme informou a Secretária de Assistência Social, o prefeito pretende construir espaços adequados para o desenvolvimento dos projetos de geração de renda, da família, da criança e do adolescente.
Os bairros a receberem os novos centros de atendimento são o Casa Branca, que atenderá em novo prédio na Avenida Jaraguá; o Tinga, também em novo prédio; o Massaguaçu, previsto para começar a atendimento daqui há 60 dias; Perequê-Mirim, Getuba, Barranco Alto, Morro do Algodão, Gaivotas e Sumaré. A maioria com nova construção.
Cada local vai cuidar do atendimento com assistentes sociais e do desenvolvimento social através de projetos de geração de renda. “Além das oficinas profissionalizantes, cada centro vai oferecer palestras e acompanhamentos das famílias para melhor integração social. (Fonte: PMC)

Dupla de Futvôlei disputa campeonato no Guarujá

Caraguatatuba - Nos dias 1 e 2 de março, a dupla Thiago Augusto Oliveira e Marcos Augusto Mota irá participar da 3ª etapa do Circuito Paulista de Futvôlei que acontece no Guarujá.
A dupla, de Caraguatatuba, conquistou o 8º lugar na 2ª etapa do campeonato, que aconteceu nos dias 15 e 16, em São Vicente. Eles foram os vencedores do Torneio Aberto de Futvolei Verão 2003, realizado neste verão, na praia Martim de Sá. (Fonte: PMC)

PAT tem vagas para vendedor de queijo

Caraguatatuba - O PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá está oferecendo oito vagas para vendedores de churrasquinho de queijo no espeto. O posto ainda tem disponível oito carrinhos, oferecendo ainda um curso rápido de qualificação para o vendedor.
Caraguá já tem 16 carrinhos de churrasco de queijo espalhados em diversas praias do município como Martim de Sá, Indaiá, Capricórnio, Palmeiras, Prainha e Massaguaçu.
Segundo Cristina Botta, coordenadora do PAT, o carrinho tem ajudado muitas famílias com o aumento da renda mensal. “Para se ter uma idéia, no ano novo e no reveillon, alguns vendedores chegaram a ganhar R$ 1.600,00; a maioria deles ganhou acima de R$ 900,00 nesta época do ano”. Cada espetinho é vendido a R$2,00 e o lucro do vendedor é de R$1,00 produto vendido.
A coordenadora disse que a previsão de lucro para o Carnaval é de R$ 600,00 nos cinco dias de feriado. E mesmo após o Carnaval a venda do queijo no espeto pode garantir um lucro de R$ 600,00 ao mês. Conforme explicou Bota, o projeto “Meu trabalho, meu orgulho” foi criado com intuito de gerar renda para desempregados, por isso é dado toda a orientação necessária para que o vendedor seja bem sucedido. O projeto tem total apoio do prefeito Antonio Carlos. (Fonte: PMC)

Carnaval de Antigamente promete agitar as praças de Caraguá

Caraguatatuba - Pelo 4º ano consecutivo a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove o Carnaval de Antigamente com 4 bailes populares, sempre a partir das 21 horas. Resgatando a tradição das marchinhas, com a animação da New Band, de Caraguá, com muito confete e serpentina e a brincadeira dos bonecões e cabeções gigantes que encantam público, o Carnaval de Antigamente está sendo muito esperado pelos moradores e turistas que já conhecem o evento. Em 2002, arrastou para a praça um cordão de foliões mais de 5 mil pessoas nas quatro noites de festa.
Durante os bailes, acontecerão os concursos de blocos animados e de fantasias adulto e infantil. No domingo, dia 2, a partir das 15 horas, acontece a matinê na praça Dr. Cândido Motta, no centro de Caraguá.
Os bailes acontecem em três praças da cidade, no centro, Porto Novo e Perequê-Mirim. No centro a animação é de New Band, no Porto Novo, é o grupo Feira Livre, e no Perequê -Mirim, Swing Brasil. (Fonte: Fundacc)

SME realizou capacitação do SAEMEC para diretores das escolas

Caraguatatuba - A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, através do setor de Informática, realizou nesta segunda-feira 17, uma capacitação sobre o SAEMEC para os diretores de escolas municipais de Caraguatatuba.
O SAEMEC é um Sistema de Administração Escolar, utilizado pela Prefeitura de Caraguá, nas escolas, para o gerenciamento de dados. O setor de Informática, que está promovendo o curso, reuniu na semana passada a equipe de Supervisão da SME, para que as supervisoras também pudessem entender o sistema e compreender os dados referentes ao setor administrativo das escolas.
Nesta semana, foi a vez das diretoras passarem pela capacitação, ministrada pela monitora Patrícia Helena Pereira, com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o SAEMEC e mostrar da facilidade na utilização do programa para a otimização de dados em geral.
Em janeiro de 2003, funcionários da Diretoria de Educação de Itupeva também estiveram em Caraguá para conhecer de perto a utilização do Sistema. A capacitação foi oferecida pela Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, através de um congresso no qual foi feito o primeiro contato com a Diretoria de Educação de Itupeva, que demonstrou interesse em aprender a utilizar o SAEMEC. O treinamento, que teve duração de dois dias foi oferecido gratuitamente.
Sobre o SAEMEC - É um sistema utilizado por todas as escolas da rede municipal de Caraguatatuba. Trata-se de um software desenvolvido pelo MEC para a automatização de trabalhos rotineiros das escolas como controle de freqüência, emissão de boletim e histórico escolar, controle de recursos humanos, financeiros, etc. O SAEMEC é distribuído gratuitamente para todas as escolas públicas e privadas de todo o Brasil e possibilita a transferência de dados do Censo Escolar para o SIED – Sistema de Informações Educacionais e INEP – Instituto de Pesquisas Educacionais – o que garante agilidade e confiabilidade às informações. Em Caraguá há ainda mais um diferencial: os dados escolares são transmitidos para o servidor da rede da Secretaria Municipal de Educação através de conexão online. (Fonte: SME/PMC)

Setor de Merenda seleciona verduras e legumes para as escolas

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, tem uma grande preocupação com a alimentação das crianças que freqüentam as unidades escolares de Caraguá. Por isso, o setor de Merenda Escolar da SME recebe toda semana as verduras, frutas e legumes que são enviadas para as escolas e realiza a separação e higienização dos alimentos os quais as escolas utilizam para preparar o cardápio das crianças.
O setor de Merenda, além da separação de alimentos, é responsável também pela organização do cardápio das escolas, de acordo com as diferentes faixas etárias, atendendo desde a Primeira Infância até os alunos de Ensino Fundamental.
De acordo com o Diretor da Divisão de Merenda Escolar, Manoel Vicente da Silva, o Manú, o objetivo da separação e acondicionamento dos legumes é estar levando para as escolas um produto mais higiênico e pronto para o manuseio das merendeiras, que não precisam mais realizar a separação dos alimentos na escola, como era feito antigamente. “Em princípio, a pedido da Secretária Roseli, estávamos separando os alimentos para os Centros de Educação Infantil, que lidam com crianças pequenas e precisam de cuidado redobrado na alimentação. Agora já estamos enviando as frutas e legumes nos sacos plásticos também pra as escolas de Ensino Fundamental, atendendo assim toda a rede municipal”, explicou Manú.
Os vegetais e hortaliças passaram a ser embalados desde janeiro de 2003, após uma solicitação da secretária de Educação, Roseli Morilla, durante reunião com os diretores de divisão da SME. (Fonte: SME/PMC)

Projeto do Perímetro Escolar é adiado por uma sessão

Caraguatatuba - O Projeto de Lei do Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que versa sobre o Perímetro Escolar de Segurança, foi adiado por uma sessão. Os Vereadores discordavam sobre os prédios comerciais que ficam dentro da suposta área de segurança a ser aprovada. Para evitar uma derrota, o autor preferiu adiar a votação por uma semana.
O Vereador Aurimar Mansano é Delegado de Polícia licenciado e está no seu segundo mandato como Parlamentar. O objetivo da criação do Perímetro Escolar de Segurança é resolver o problema da entrada de drogas dentro das escolas da rede pública municipal e estadual.
Segundo o projeto, fica determinada uma área de 100 metros lineares ao redor de qualquer estabelecimento de ensino, onde são proibidas a permanência de pessoas estranhas, o estabelecimento de comércios e o trabalho de ambulantes de toda a espécie.
Durante a discussão, o Vereador observou que alguns Parlamentares discordavam sobre os estabelecimentos comerciais fixados dentro da suposta área de segurança. Percebendo que poderia ter uma derrota no plenário, Aurimar argumentou e retirou a propositura por uma semana, a fim de poder discutir melhor com seus colegas Vereadores. "Vamos discutir novamente esta questão, mas não abro mão da segurança, principalmente das crianças que tudo faremos para que sejam educadas longe das drogas", frisou.
Ainda sobre a 3ª Sessão Ordinária semanal, o projeto de Resolução do Vereador Anderson Silva Bertoncini (PTB), que concede Título de Cidadão para o presidente do grupo Orsa, Sérgio Antonio Garcia Amoroso não foi disutido, visto que o autor encontra-se em Brasília, no 48º Congresso Nacional de Vereadores.
Foram discutidos e aprovados os seguintes projetos de denominação de rua; Travessa Sebastiana Maria da Conceição Silva, no Loteamento Jardim Rio Santos, com autoria de Valmir Gonçalves (PSDB); Travessa Benedicta Seraphim Anselmo no bairro Massaguaçu, do Vereador Celso Pereira (PSDB) e Travessa Júlio César Ferreira, no bairro do Tinga, através da autoria do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira (PTB).
No Expediente, foram aprovadas 4 Moções e discutidos 6 Requerimentos, sendo 2 rejeitados e ambos da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira (PDT). Foram lidas no intervalo 69 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Usuários protestam contra fumaça na balsa

Ilhabela - A fumaça produzida pela balsa Noahs está sendo motivo de reclamação de usuários da travessia São Sebastião-Ilhabela. De acordo com os usuários, os dois motores da embarcação produzem uma intensa fumaça preta, que pode sujar roupas e, em algumas ocasiões, dificultar a respiração. “Principalmente em dias de muito vento”, disse a comerciária Juceliene Alves Viera.
A doméstica Claudia Manrique Santos também concorda que a fumaça torna-se um problema nos dias de ventos fortes, mas afirma que a quantidade já foi maior, quando do início das atividades da Noahs, em outubro do ano passado.
Troca - O coordenador de travessia da OP Marine e responsável pela embarcação, José Augusto Depinho, informa que a Noahs produzia muito mais fumaça até o mês de janeiro, quando os dois motores de 600 HP, entre os mais potentes da categorias, passaram por uma revisão, para tentar solucionar o problema, que ainda persiste.
De acordo com Depinho, uma nova revisão está prevista para os próximos meses, para detectar se o problema está na bombas injetoras dos motores.
A embarcação, adquirida pela OP Marine em Belém (PA), tem 10 anos e é considerada relativamente nova. Ela tem capacidade para 27 veículos e cerca de 200 passageiros, além de ser a mais veloz das cinco balsas que operam no Canal de São Sebastião, podendo atingir até 21 km/h. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inicia processo de implantação de hidrovia
Os atracadouros serão construídos nas praias da Armação, Curral, Portinho, Praia Grande, Campo de Aviação e Barra Velha – próximo a Balsa.

Ilhabela - A prefeitura municipal de Ilhabela, por intermédio do setor de licitação, iniciou ontem o processo de tomada de preços para a construção de 6 atracadouros em concreto, a abertura dos envelopes, com as propostas das empresas, será realizada no próximo dia 6 de março.
Com está medida o prefeito Manoel Marcos dá início ao cumprimento de mais um item de compromisso de sua administração com a comunidade, uma vez que a construção de atracadouros servirá para efetivar a criação de hidrovia em Ilhabela,” nossa vocação natural é o mar, e para melhor utilização deste recurso , necessitávamos de um maior investimento em hidrovia, que reverterá positivamente no desenvolvimento dos bairros e do nosso próprio turismo”, observa.
Os atracadouros serão construídos nas praias da Armação; Curral; Portinho; Praia Grande, Campo de Aviação e Barra Velha – próximo a Balsa. Para dar maior agilidade e rapidez nas obras , o prefeito Manoel Marcos decidiu que a licitação das obras será realizada em lotes, podendo assim uma empresa concorrer em 1 ou em 6 obras. (Fonte: PMI)

Leis municipais estão disponíveis para consulta no site da prefeitura

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela está disponibilizando a partir desta quarta-feira, dia 19, em seu site oficial (www.ilhabela.sp.gov.br), as principais leis que regem o município e que também são as mais procuradas por moradores e veranistas.
São 16 leis que poderão ser consultadas, imprimidas ou copiadas, entre elas está a lei 163/02 que autoriza o lançamento progressivo do IPTU.
Como acessar as leis - Depois da página de apresentação em flash clicar na homepage. Acima e a direita, nas pastas das secretarias entrar em JURÍDICO. (Fonte: PMI)

Ilhabela no cenário dos jogos olímpicos de 2012
Em solenidade realizada na Capital do Estado, o prefeito Manoel Marcos foi empossado como membro do Conselho de Postulação de São Paulo à Sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

Ilhabela - Em solenidade realizada no Palácio das Convenções, em São Paulo, envolvendo autoridades esportivas , políticos e empresários , foi lançada a candidatura da cidade de São Paulo como sede dos jogos olímpicos de 2012. A cidade de São Paulo irá concorrer com a cidade do Rio de Janeiro, em disputa nacional, e a vencedora , numa segunda etapa de disputa, concorrerá a nível internacional.
Na oportunidade o prefeito Manoel Marcos foi empossado como membro do Conselho de Postulação de São Paulo à Sede dos Jogos Olímpicos de 2012 , Integram também esta comissão, atletas tais como Aurélio Miguel, Magic Paula , Hortência , Moreno, Pampa, entre outros medalhistas olímpicos.
Para o prefeito Manoel Marcos, está será uma oportunidade única para elevar o nome de Ilhabela tanto a nível nacional e internacional,”uma vez que, se a cidade de São Paulo for escolhida para os jogos Olímpicos , existe o compromisso de Ilhabela se tornar a sede das disputas de velas”, destaca.
Os jogos Olímpicos de 2004 serão realizados em Atenas e os de 2008 em Pequim. A escolha da cidade brasileira aspirante a sediar os Jogos de 2012, será realizada em julho de 2003 na Assembléia do Conselho Olímpico Brasileiro - COB. (Fonte: PMI)

São Sebastião embarga obras de celular

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião notificou e embargou duas obras de instalação de torres de telefonia celular da empresa Tim. Segundo o chefe da Fiscalização de Obras e Meio Ambiente, Waldir Marcelino, a obra no bairro Topolândia foi embargada e multada em R$ 185 devido à falta de projeto autorizando a realização do serviço. Anteontem, a obra do Pontal da Cruz, que foi embargada em 2003, foi notificada pois as atividades teriam sido retomadas sem autorização. A assessoria de imprensa da empresa informou que atendeu às especificações técnicas mas aguarda posição da prefeitura para definir a liberação. (Fonte: ValeParaibano)

Técnicos vistoriam estrada da Limeira e podem autorizar obras no Parque

São Sebastião - Representantes da Petrobras/Transpetro, do Instituto Florestal e da Prefeitura de São Sebastião deverão percorrer hoje a estrada da Limeira no Parque Estadual da Serra do Mar. O objetivo da vistoria é apurar o que precisa ser feito para melhorar o acesso ao local para manutenção de oledutos da Transpetro, conforme explica o diretor do Parque, Edson Marques Lobato.
Desde agosto do ano passado estão embargadas obras da Transpetro na estrada. É que a empresa promoveu serviços de pavimentação, sem licenciamento ambiental. Conforme Lobato, houve reunião na sede do IF, em São Paulo, na semana passada, quando representantes da Transpetro falaram sobre a necessidade emergencial de realizar a manutenção dos dutos. Para tanto, seria necessário melhorar os trechos de acesso.
Segundo Lobato, o IF autorizará algumas intervenções, mas que não envolvem pavimentação, pelo menos por enquanto. O IF e a prefeitura de São Sebastião querem apoio da Transpetro para a viabilização de infra-estrutura de proteção da estrada, dentro do Parque Estadual.
Isto porque a melhoria do acesso implica risco mais grave de invasão de caçadores, palmiteiros e assentamentos clandestinos. IF e prefeitura vislumbram estrutura para a criação de uma Estrada-Parque como guaritas, equipamentos de transporte e comunicação, espaço administrativo, programas de educação ambiental, incentivo ao ecoturismo e atuação de guardas-parques.
R$ 300 mil
Em documento, assinado pelo engenheiro Rogério Migueis Picado, coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Transpetro, consta que a empresa poderá dispor de R$ 300 mil, destinados a um projeto de gerenciamento ambiental (estrada-parque) da Limeira, durante este ano. O documento foi apresentado a Lobato no dia 16 de janeiro.
A parceria para a viabilização da estrada-parque ainda depende de mais discussão e de formalização oficial. Mas no documento Picado escreve que a Transpetro tem interesse em ceder apoio para os seguintes aspectos: Demarcação do Parque Estadual, dentro dos limites de São Sebastião e Caraguatatuba e para instalação de equipamentos de proteção; capacitação dos integrantes de setores de turismo e meio ambiente, direta ou indiretamente envolvidos no projeto de gerenciamento ambiental; difusão de conhecimentos em educação ambiental para as comunidades vizinhas ao Parque Estadual; incentivo a estudos científicos, ava-liação e monitoramento das ações e dos projetos. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura retoma escolinha de natação para 150 alunos

São Sebastião - As aulas da escolinha de natação da Prefeitura de São Sebastião começaram ontem. Cerca de 150 alunos serão atendidos por dia, em uma piscina no Porto Grande. No ano passado, as aulas também eram ministradas no Clube Portal da Olaria, mas até o momento, devido ao término do contrato e mudança da diretoria do clube, nada foi definido.
Os alunos reclamam da falta de estrutura. A comer-ciante Meire Landes, 29 anos, freqüenta as aulas da escolinha desde 97. “Acho que a prefeitura deveria ter uma piscina própria, para termos mais opções de horário. Eu preciso fazer natação porque tenho bronquite e sinusite. No ano passado fiquei sem fazer devido à confusão que foram as inscrições”, disse ela. Este ano a inscrição é feita direto com o professor.
Segundo o coordenador das escolinhas de esporte da prefeitura, o professor Marcos Fortes, a procura pela natação é muito grande. “Quase todos os alunos que estavam na lista de espera do ano passado foram chamados”.
“As aulas de natação têm como objetivo a iniciação desportiva e terapêutica, já que muitas pessoas procuram a natação por orientação médica”, completa o coordenador.
Para a professora de natação Estela Orselli, o ideal seria que o município tivesse sua própria piscina, para que pudessem usá-la todos os dias e atender mais pessoas.
Cainã Ogeda Flor, 8 anos, é um dos alunos que está na fila de espera. “Quero fazer aula por dois motivos: o primeiro é que quero emagrecer, o segundo é que gosto de água”, disse ele, “aprendi a ‘plantar bananeira’ na praia e pretendo fazer aqui na piscina também”.
A mãe de Cainã, Dora Ogeda, alegou que torce muito para que o filho consiga fazer aula. “É a primeira vez que o trago na escolinha e ele precisa fazer porque está obeso e acho que as crianças precisam praticar esportes”.
Esta também é a opinião da dona de casa Ângela Maria dos Santos. Seu filho Bruno Domingos, 10 anos, faz aulas na escolinha há três anos. “Acho bom a prefeitura oferecer a natação. Tem muitas pessoas que não têm condições de pagar e esse esporte é um dos melhores”.
Ana Maria Martins Barros, de Paúba, inscreveu seu filho de 10 anos por recomendações médicas. “O Felipe é hiperativo, mas precisa da natação e trabalhar sua coordenação motora. Ele estuda na Apae e falta às aulas duas vezes por semana para nadar”, disse ela, que vem de Paúba ao bairro Porto Grande, por causa da natação.
As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 7h às 11h e das 14h às 21h. As inscrições podem ser feitas com os professores, nos horários das aulas, na Academia Physical Training, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1655, no Porto Grande.
Escolas de Esporte - As escolas de esporte da Prefeitura já iniciaram suas atividades nos bairros da Enseada, Pontal da Cruz, São Francisco, Porto Grande e no Centro Comunitário da Topolândia.
As modalidades oferecidas são: basquete, futsal, voleibol, handebol, judô, karatê, tae kwon do e ginástica terapêutica e acontecem nas quadras dos bairros e na Sol de Verão, no centro.
As aulas de esporte estão suspensas nas quadras esportivas dos bairros de Barequeçaba, Vila Amélia, Canto do Mar e Cigarras, porque as mesmas encontram-se interditadas.
Segundo o secretário de Obras Particulares e Meio Ambiente, José Teixeira Filho, as obras para a recuperação destas quadras estão previstas no orçamento e se encontram em fase de avaliação.
As inscrições para as modalidades desportivas continuam abertas e podem ser feitas nas quadras dos respectivos bairros. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito Antonio Carlos será cidadão ubatubense

Ubatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, será homenageado com o título de cidadão ubatubense. O título de cidadania, de autoria do vereador Charles Medeiros(PSDB), foi aprovado na noite de ontem (Terça-feira, dia 17) pela Câmara de Vereadores de Ubatuba. A entrega da comenda será feita em sessão solene, no dia 28 de outubro deste ano, data em que a cidade comemora aniversário.
“ Fiz a indicação, por considerar o prefeito Antonio Carlos da Silva, um líder regional. Sua administração tem sido das mais elogiadas, com reflexos nas demais cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte”, destacou o vereador ubatubense. A concessão do título obteve assinaturas favoráveis de dez dos treze vereadores que compõem a Câmara de Ubatuba.
O vereador destacou ainda, que o prefeito Antonio Carlos da Silva foi responsável por várias ações que beneficiaram a região como um todo, citando como exemplos, a implantação do Ceprolin-Centro Integrado de Educação Profissionalizante do Litoral Norte, a instalação do escritório regional do Ministério da Agricultura e Pesca, o Sebrae e a Diocese do Litoral Norte.
Charles lembrou ainda, que Antonio Carlos tem se esforçado cada vez mais para uma maior integração da região. Charles Medeiros cumpre seu primeiro mandato como vereador. Nas eleições de outubro passado, disputou uma vaga na assembléia legislativa, obtendo cerca de 6 mil votos, ou seja, 18% dos votos válidos em Ubatuba.
O prefeito Antonio Carlos da Silva afirmou ter ficado honrado com a indicação feita pelo vereador Charles Medeiros. “ Gostaria de agradecer ao vereador e aos demais membros do legislativo ubatubense pela concessão do título”, afirmou o prefeito. Segundo ele, o recebimento do título de cidadão ubatubense é motivo de orgulho para toda a sua família. Antonio Carlos afirmou ainda, que pretende ir a Ubatuba para agradecer pessoalmente aos vereadores pela comenda. (Fonte: PMC)

Alunos da Cooperativa Educacional realizam ato contra a guerra

Ubatuba - Os alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba participaram no último sábado, dia 15 de fevereiro, do ato mundial contra a guerra, junto com mais de 600 cidades de todo o planeta, pedindo que a diplomacia seja a solução e que o governo norte americano não faça a guerra contra o Iraque.
Vestidos de branco e com cartazes pela paz e contra a guerra, os alunos cantaram, gritaram palavras de ordem e leram textos, juntamente com as outras entidades que participaram do ato.
A direção da Cooperativa Educacional parabeniza todos os alunos da escola que prestaram e passaram nos concursos de vestibular (100% de aprovação). A Cooperativa Educacional de Ubatuba teve alunos aprovados na Unitau, Módulo, Unifei, Univap, Puc, Umec, Fmu, Usp e Senac.
Parabéns a Karlos, Lucas, Maiana, Caio, Mariana Janaina, Natásia, Natalia, Rodrigo, Simone, Vanáh, Larissa, Rangel, Marcos e Dáina. Vocês mostraram que o cooperativismo é o caminho para grandes realizações. (Fonte: Cooeduba)

Pintor é executado em plena luz do dia na frente de sua casa

Ubatuba - O pintor Alexandre Francisco da Silva, 28 anos, foi executado na manhã de segunda-feira, em frente da casa que morava na rua Oscarlino da Cunha, no morro Mariazinha, bairro Perequê-Mirim, um dos mais violentos de Ubatuba. Embora o local tenha várias moradias e o crime ocorreu em plena luz do dia, ninguém identificou o assassino à polícia.
A Polícia Militar foi acionada por populares, encontrando o corpo caído no quintal da casa, localizada em uma viela no final da rua, onde há várias casas ao redor e havia crianças brincando.
A única testemunha arrolada pela polícia foi a companheira da vítima, A.S.. Ela contou que estava na casa da mãe, esperando o pintor, que viria buscá-la, quando moradores chegaram contando o ocorrido. A.S. disse desconhecer o motivo e autoria do crime.
A vítima foi atingida com quatro tiros no peito e um na cabeça, disparados de revólver calibre 38. O homicídio está registrado na Delegacia de Polícia de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Morro de Sto. Antonio - Com referencia à opinião do sr. Antonio Carlos sobre o morro Sto. Antonio, eu vou mais além, talvez estivesse na hora de a prefeitura formalizar uma parceria com empresa interessada em explorar um bondinho (nos moldes do que tem em Poços de Caldas) saindo de um certo ponto embaixo e subindo o morro, claro dependendo de um projeto de viabilidade, se a subida é muito ingreme, etc, etc. A cidade precisa oferecer mais alem de praia para o turista.
Outra idéia que poderia ser aproveitada, seria um deck de pesca, uma plataforma para os amantes de pesca, na praia da Freira saindo daquelas pedras que avançam mar adentro. Ubatuba fez o seu deck ao lado do canal no final da praia do centro.

Claudio Amatte
Caraguatatuba, SP


Jet Ski I - Senhores, independentemente da falha do jet ski, o fato condenável é que o mesmo se deslocava em alta velocidade próximo a outras embarcações, essa responsabilidade cabia somente ao piloto. Quanto a parte técnica de direção, se um jet ski pode se deslocar a 110 Km/h, no momento em que o motor pára, a água continua correndo por dentro do tubo propulsor até que o jet ski pare, correto? Bem, se o tubo mencionado pode ser direcionado com o comando da direção, e esta tem a capacidade de direcionar o jato (proporcionado pela velocidade acumulada), enquanto o jet ski estiver em movimento, existe SIM a possibilidade de mudar a sua direção.
Para aqueles que têm a possibilidade de pilotar um jet ski, experimente fazer o seguinte teste: Atinja a velocidade de meia aceleração, desconecte o fio de segurança, fazendo o motor parar, e, finalmente ainda com o jet ski em movimento, experimente virar o guidão ou direcionador, verá como a direção é alterada. Concordar e "engolir" que o motivo foi a falta de combustível e "pronto", é uma posição muito paciente e submissa.
Com o jet ski parado, realmente, fica impossível trocar sua direção, mas se no caso de Tabatinga, se o jet ski estivesse parado, nada teria acontecido. Mesmo com o motor em funcionamento, curvas em alta velocidade, com raios de curvatura pequenos são praticamente impossíveis na água, levando-se em conta que o jet ski tem uma boa flutuação, que o meio de deslocamento é um fluído (gases ou líquidos), e que fluidos não resistem a esforços de cisalhamento.
De qualquer forma, acredito que este questionamento de laudos por parte de meros civis, como nós, e debates técnicos, são muito importantes, pois divulga opiniões que antes ficariam somente em torno de quem as fez, e agora podem ser confrontadas com as posições de outras pessoas.
Agradeço a atenção de todos que participaram.

Roberto Russo
Ubatuba-SP


Jet Ski II - Para que a discussão sobre a física que faz do jet ski uma arma perigosissima, gostaria de abrir aqui uma discussão mas objetiva e que poderá sim diminuir os acidentes provocados por esse equipamento. De acordo com as normas da Marinha, para se dirigir um jet assim como outras embarcações é necessário que a pessoa seja habilitada. Mas quem vive no mar como eu, sabe que essas regras são desrespeitadas e o que se ve são os banhistas a mercê de pilotos exibiconistas, irresponsáveis que navegam aquém da distância dos 200 metros, que não saem da praia no sentido perpendiluar a essa.
Existem empresas que locam jet. Será que só alugam para pessoas habilitadas? Existe um mercado clandestino de locadores que zombam da fiscalização das Prefeituras, assim como da Marinha. Perguntem quantos jets a Marinha apreendeu em toda temporada de verão. Nadar a 50 metros em praias calmas como a do Lazáro em dias de muito movimento, chega a ser um ato suicida. Quando a Marinha sai de S.Sebastião para fazer uma blitz, antes dela aqui chegar a cidade toda já sabe e cada um se esconde como pode.
Cidades como Cabo Frio, Parati, Itacurussa que tem um número de embarcações infinitamente menor que Ubatuba, tem a sua agência da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Aqui, temos uma delegacia que fica a uma distância que torna impossível um policiamento eficaz. Atravéz da Câmara Municipal, Associação de bairros já expomos isso aos orgãos competentes, mas nada foi feito até agora.
A população de embarcações de esporte recreio assim como profissionais cresce a cada dia, mas o contingente da Marinha permanece o mesmo. Acho que estamos na contra mão da salvaguarda daqueles que frequentam o mar, sejam embarcados ou não. Na verdade, quero aqui, aproveitando o gancho do acidente ocorrido reiniciar uma luta para que sejam tomadas ações preventivas. Cada um que usa essse espaço, sugerindo ou mesmo fazendo críticas o faz no sentido positivo.
Que tal direcionarmos nossas energias nesse sentido. Deixo aqui meu e-mail me colocando a disposição para discutirmos esse assunto: marazul85@hotmail.com

Carlos Alberto Barreto
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia:
Ponta da Fortaleza
Ubatuba
Ponta da Fortaleza
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu cometário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Pousada Barra da Lagoa Vivenda do Flamboyant JCASTRO INFORMÁTICA

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor