Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 25 de fevereiro de 2003 - Nº 730 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Redutos caiçaras atraem turistas aventureiros
   Ilhas escondem tesouros naturais
   Castelhanos vive da pesca artesanal

Caraguatatuba:
   Quiosques fazem campanha contra a dengue em Caraguá
   Crescem suspeitas de dengue em Caraguá
   Fundacc e prefeitura promovem eventos em homenagem a Mulher
   Moto Road poderá substituir Megacycle em setembro
   Rede de Informações e Proteção ao Crédito
   Campanha Super Natal ACIC premia oito moradores
   Câmara volta a discutir Perímetro Escolar de Segurança
   Programação de Carnaval 2003 em Caraguá

Ilhabela:
   Divisão de trânsito anuncia alterações para o carnaval
   Festival de Verão Ilhabela-TIM encerra com show do cantor Guinga
   Câmara de Ilhabela rejeita relatório e arquiva CEI da Saúde

São Sebastião:
   Folia no Mar: Carnamar espera 250 embarcações
   Maria de Paula é a nova Rainha do Carnaval e rei Momo é reeleito
   Prazo para renovação de licença do Tebar é prorrogado
   Tebar garante que vai se submeter à licença ambiental do município

Ubatuba:
   Baile, desfile e trio-elétrico em Ubatuba
   Mergulho nos estudos
   Estudantes entendem melhor na prática
   Turista tem opção de turismo cultural
   Do café da manhã ao jantar
   Turista opta por culinária sofisticada
   Pestiscos e cerveja gelada
   Doce e sorvete caseiros são tentações
   Ubatuba sai na frente na preservação ambiental

   Carta do Leitor



Redutos caiçaras atraem turistas aventureiros
Verdeiros esconderijos sob o céu e sobre o mar chamam a atenção dos apaixonados por natureza; acesso aos locais são sempre mais complicados

Litoral Norte - Apreciados tanto por turistas como pelos nativos, os redutos caiçaras chamam atenção por suas belezas, histórias e costumes. Os locais são ótimas opções de passeio para os turistas que procuram sossego para o feriado de Carnaval.
As quatro cidades do Litoral Norte abrigam esses esconderijos. Em Ubatuba, um dos exemplos é a praia da Picinguaba, que atrai aventureiros principalmente pelas águas verdes e calmas. Nela, encontra-se a vila de pescadores, que possui casas, canoas e artefatos mantidos com suas características originais.
Muitos barcos saem da Picinguaba rumo às ilhas Comprida, das Couves, e a Ilhota da Carapuça. A impressão é que o tempo anda mais devagar no local. Crianças ocupam o dia mergulhando na Pedra da Gaivota. Com tranquilidade, os caiçaras realizam seus afazeres. O turista, ao deparar-se com tanta beleza, fica extasiado.
A maioria dos turistas que frequenta Caraguatatuba desconhece e sente falta de maiores informações acerca dos redutos, lugares selvagens, desabitados que existem na cidade, como também à respeito da cultura do caiçara.
"Sinto que falta interesse por parte da prefeitura em montar grupos organizados que orientem os turistas sobre as opções de turismo que a cidade oferece", disse o administrador de empresas Rodrigo Marçom, 28 anos.
Ele conta que conheceu a praia Brava por acaso com alguns amigos. "Vimos uma pequena placa indicando e ficamos curiosos para visitá-la. Mas não tínhamos idéia do que encontraríamos pela frente. Achei linda."
A praia Brava localiza-se ao norte da cidade, tem por volta de 200 m de extensão. É uma praia de tombo, ainda selvagem, em formato de concha, boa para a prática do surfe. Tem sua encosta recoberta pela mata atlântica. É desabitada e seu acesso é pelo lado direito da praia Martin de Sá.
A praia é mais visitada pelos próprios caiçaras que tomaram conhecimento de sua existência pelos pais e amigos. "É minha praia preferida e, hoje em dia, frequento com minha namorada e amigos", comenta o caiçara Otaviano Machado, 36 anos.
Em São Sebastião e Ilhabela também existem praias desconhecidas pela maioria dos turistas. Para os aventureiros que buscam sossego, a dica é pegar informações com os próprios caiçaras. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhas escondem tesouros naturais

Litoral Norte - As ilhas são sempre envolvidas por histórias e mistérios. Da terra, o turista somente imagina os tesouros que elas escondem. Ao chegar, pode apenas usufruir da exuberante natureza do local e voltar para a terra, ou, sendo um pouco mais curioso, conhecer um modo de vida, completamente novo e que, com certeza, o enriquecerá.
Foi o que aconteceu com o comerciante Christiano Arrivabene, 28 anos, de Campinas e seus amigos. "Saímos para fazer um passeio de lancha. Esta ilha pequena com a praia de areia branquinha nos chamou atenção e páramos. Conversamos com o morador local e descobrimos porque ele nos passa tanta tranquilidade."
Na ilha do Promirim, em Ubatuba, não tem turista que não se encanta com a cor da água e as piscinas naturais. Aquino dos Santos, 70 anos, é o caiçara que mora na ilha há 17 anos. Fazer o pixé -- como eles chamam a mistura entre amendoim, farinha de mandioca, açúcar e sal, socados no pilão -- para comer com café e secar o peixe ao sol, são alguns de seus costumes. (Fonte: ValeParaibano)

Castelhanos vive da pesca artesanal

Litoral Norte - Carros modernos, petroleiros, telefones celulares e até lep tops. Na balsa que faz a travessia de São Sebastião para Ilhabela, a modernidade está tão presente que não dá pra imaginar que possa existir uma comunidade que vive, exatamente, como há quase 500 anos, na Baía de Castelhanos. A pirataria contribuiu muito para sua formação, e hoje conta com aproximadamente 60 moradores. Descendentes de holandeses, muitos aparentam europeus bronzeados. Vivem, basicamente, de peixe, pois a pesca é muito farta no local.
Para chegar ao local, só com carro tração quatro rodas. Luiz Carlos de Oliveira, 49 anos, "filho de Castelhanos", como costumam dizer os que nascem e vivem, no local, conta que em sua juventude, gostava de "agarrar maré". O costume é repetido por seus enteados, filhos de Nair de Souza Rangel, 51 anos. "Agarrar maré" é o modo que os mais antigos davam quando pegavam onda de canoa feita por eles próprios. (Fonte: ValeParaibano)

Quiosques fazem campanha contra a dengue em Caraguá

Caraguatatuba - Os quiosqueiros de Caraguatatuba entraram na campanha de combate a dengue neste Carnaval. Em parceria com a Prefeitura, 53 quiosques vão colaborar durante os cinco dias de Carnaval, distribuindo sacolinhas e folders educativos aos banhistas. A parceria foi feita entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo e Fomento e Associação dos Quiosqueiros.
A secretaria de Saúde disponibilizou 20 mil sacolinhas de plástico e 30 mil folders, que falam sobre a dengue. Os folders informam sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da dengue, enfatizando a importância de se eliminar possíveis criadouros dentro de casa.
A preocupação da Secretaria de Saúde, no momento, é com a eliminação dos criadouros. Em Caraguá, a população e o turista em geral, estão bastante conscientizadas. Segundo o biólogo Ricardo Souza, coordenador da campanha de combate a dengue no município, a campanha feita no verão pelos agentes de saúde e a colagem de adesivos informativos nas casas de veranistas garantiram bons resultados. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, Caraguá registrou em janeiro, 14 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo que 12 destes foram negativos, e dois ainda não foram confirmados. Em fevereiro, foram notificados 21 casos suspeitos, sendo que até sexta-feira passada, dois resultados foram negativos. Caraguá não registrou, até agora, nem um caso positivo de dengue. (Fonte: PMC)

Crescem suspeitas de dengue em Caraguá

Caraguatatuba - O número de casos suspeitos de dengue aumentou de 15 em janeiro para 21 neste mês, em Caraguatatuba. O município registrou o maior número de casos suspeitos do Litoral Norte. A única confirmação da doença no litoral foi em São Sebastião, que registrou 27 suspeitas. A prefeitura já notificou cerca de 60 residências que tem criadouros. Segundo biólogo da secretaria de Saúde de Caraguá, Ricardo Souza, a campanha vai ser intensificada no Carnaval onde serão distribuídos 20 mil sacolas e 30 mil folders educativos nas praias. (Fonte: ValeParaibano)

Fundacc e prefeitura promovem eventos em homenagem a Mulher

Caraguatatuba - A mulher terá posição de destaque à partir dia 8 de março, quando será comemorado o Dia Internacional da Mulher. A Fundação Cultual de Caraguatatuba - Fundacc, promove na Sexta-feira, dia 6 de março, uma missa em ação de graça à Nossa Senhora, às 19 horas, na igreja Matriz da Paróquia de Santo Antonio, no centro da cidade. Na mesma noite, após às 20 horas, um show musical com direção de Carlos Grilo na Praça Cândido Motta homenageia o público feminino.
Durante todo o mês de março a Fundacc estará promovendo exibições de filmes na Videoteca Lúcio Braun no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. Nos dias 21 e 28 de março, a projeção de filmes será incrementada por pequenos debates sobre os filmes: “Shirley Valentine” e “Tomates Verdes Fritos” respectivamente.
A secretaria de Assistência Social por sua vez estará lançando, também no mês de março, cerca de oito mil folders com informações de interesse da mulher e da família, que deverão ser distribuído em locais estratégicos para que a mulher tenha acesso. O folheto também anuncia o lançamento ainda para 2003 do Manual de Recursos da Mulher, que trará todo tipo de informações que possa orientar e informar a mulher sobre temas como seguridade, saúde, educação, justiça, esporte, trabalho e profissão, espiritualidade, telefones úteis, conselhos, ong’s, entre outros assuntos de interesse.
A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação está organizando um Torneio de Futsal Feminino para o dia 8 de março, na quadra do Cemug. As inscrições já podem ser feitas na secretaria. (Fonte: PMC)

Moto Road poderá substituir Megacycle em setembro

Caraguatatuba - O presidente da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, Jorge Washington de Camargo, junto do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Bijus e o secretário de Turismo da cidade, Paulo Márcio Baptista de Magalhães Noronha, estiveram em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, conhecendo o Know-How do Moto Road, realizado nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro. A viagem foi realizada para convidar oficialmente o empresário José Lopes de Alencar, idealizador do evento, para organizar um festa semelhante ao Megacycle na cidade do Litoral Norte Paulista.
De acordo com presidente da ACIC, a idéia de trazer esse evento para a cidade surgiu, quando há alguns anos, participou do evento em Campo Grande e, ao voltar, sugeriu para o secretário de Turismo Paulo Noronha e para o presidente do Conselho de Turismo Paulo Bijus, a ida a Campo Grande para propor ao idealizador do evento José Lopes, a realização do evento em Caraguá, já que a cidade não terá mais o Megacycle.
Os três representantes de Caraguatatuba circularam pelo parque Laucídio Coelho para conhecer a estrutura do evento, sendo que nesta sexta edição, a festa atraiu um público de 120 mil pessoas, 284 moto clubes e fez circular mais de R$ 20 milhões na economia de Campo Grande, o que indica que este evento é similar ao evento anterior sediado em Caraguatatuba. Nesta visita, Lopes teve a garantia do total apoio da Prefeitura de Caraguá, na realização do Moto Road.
De acordo com o secretário de Turismo Paulo Noronha, a realização do evento na cidade será confirmada nesta semana, mas está empenhado em trazer o evento em substituição ao Megacycle na baixa temporada, época em que o comércio precisa estar revitalizado. Paulo Noronha afirmou ainda, que o evento deverá sofrer algumas correções em relação ao evento anterior e que os ingressos para a entrada na feira de exposições deverão ser mais baratos.
Jorge Washington afirma também, que o evento poderá ser melhor que o Megacycle, já que, além de atrair os motociclistas e grandes atrações, o evento atrai também, grandes parceiros para a realização do evento. (Fonte: ACIC)

Rede de Informações e Proteção ao Crédito
Sistema é a base de consulta mais rápida ao SCPC

Caraguatatuba - A RIPC - Rede de Informações e Proteção ao Crédito, é um dos serviços que a Associação Comercial de Caraguatatuba disponibiliza aos seus usuários. É a base de consultas de crédito mais rápida, segura, completa e eficiente do país, que disponibiliza, com um único acesso, de no máximo três minutos, ao SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito, informações comerciais de Pessoa Física ou Jurídica.
Além de agregar agilidade no processo de consultas, e impedir a migração dos inadimplentes entre localidades, a RIPC proporciona o menor custo para o pequeno varejista e para as grandes redes e financeiras. As consultas ao SCPC podem ser realizadas através do telefone, internet, micro terminal de consultas ou pelo sistema URA. Nas consultas via internet, o comerciante pode acessar o site www.aciconline.com.br; pelo sistema URA, é só ligar para 3883-1304; e para consultar o micro terminal o interessado deve adquirir o aparelho fornecido pela ACIC. (Fonte: ACIC)

Campanha Super Natal ACIC premia oito moradores

Caraguatatuba - A Campanha Super Natal ACIC, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, terminou neste sábado, 22, com a distribuição de muitos prêmios para oito moradores da cidade, que cumpriram seu dever: "ajudando a erradicar o mosquito da Dengue na cidade".
Para a realização do evento, a ACIC contou com a parceria da Fundacc - Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba, que cedeu o espaço e a aparelhagem de som e, a Secretaria da Saúde que nesta última etapa da campanha, cedeu os agentes de saúde para a eliminação no mosquito.
Os ganhadores foram selecionados a partir das regras que julgava criatividade,originalidade e clareza da frase elaborada para falar do comércio da cidade. Depois de separadas as melhores frases do comércio, os selecionados participaram de mais uma etapa, a visita dos agentes da Secretaria da Saúde na verificação da existência do foco do mosquito da Dengue.
Desses, oito não continham o foto e receberam os prêmios de acordo com as frases e a colocação ficou em: primeiro lugar com a frase "Caraguatatuba de encantos mil, centro do Litoral Norte e o melhor comércio do Brasil", ficou Silvia dos Santos da Silva, do bairro Porto Novo, comprou na loja Jocami e recebeu uma Moto 125cc - Kasinski; em segundo lugar, com a frase "Tamanho do mar é só mergulhar ... e gastar, ficou Aurea Moura de Mattos, do bairro Estrela D´Alva, que comprou na Rossi Calçados e ganhou um DVD; em terceiro lugar, com a frase "Subir a Serra praquê? Se o comércio de Caraguá é muito mais você", ficou Inês Cascardo, do bairro Jardim Arouã, comprou na Pim Pam Pum Brinquedos e ganhou uma bicicleta; em quarto lugar, com a frase "Caraguatatuba beleza natural e comércio sem igual", ficou Luis Carlos Neves Rodrigues, da região central, também comprou na Pim Pam Pum Briquedos e ganhou uma bicicleta; em quinto lugar ficou Neuza Rodrigues, do bairro Indaiá, comprou na Pim Pam Pum Brinquedos e ganhou uma bicicleta com a frase "De motocicleta vou andar era um sonho meu onde eu realizei no Comércio de Caraguá"; em sexto lugar ficou Sandra Santos da Paixão, do bairro Travessão, comprou na Renz Calçados e ganhou uma bicicleta com a frase " Entre as montanhas e mar, Caraguatatuba é a melhor cidade para você comprar e economizar"; em sétimo lugar, com a frase " Não precisa subir a serra, nem pegar o barco para ir comprar, o comércio de Caraguá tem tudo que precisamos, ele aumentou seu comércio, suas lojas está do tamanho do mar... Gastei aqui... Fiquei por aqui... Aqui é nosso lugar", Sônia Regina de Oliveira, do bairro Estrela D´Alva, comprou na Renz Calçados e ganhou uma bicicleta; e em oitavo lugar, com a frase " Chega de indecisão, o comércio de Caraguá é a solução", Marcelo Cutalo, do bairro Poiares, abasteceu no Posto Asa Delta e ganhou uma transformação no Salão do Wilton Alves, "Camarim da Beleza".
Para a classificação, os participantes contaram com a mesa de jurados composta por Malu Bacará - Jornal Mais Mais, Cláudio Milito - Jornal Imprensa Livre, Marcos Ivan de Mello Júnior - gerente da Kasinski, Edésio dos Santos - proprietário da Kasinski e Ricardo Mazei - Rádio Integração. A Apuração foi realizada pela advogada Dra Ivani Andolfo e a entrega dos prêmios foi dada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, Jorge Washington de Camargo. (Fonte: ACIC)

Câmara volta a discutir Perímetro Escolar de Segurança

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro, a partir das 19h30, na sua 4ª Sessão Ordinária semanal, projeto de lei do Vereador Aurimar Mansano (PTB) que cria o Perímetro Escolar de Segurança nas unidades da rede pública municipal e estadual do município. O projeto foi adiado na sessão passada e agora o autor espera a sua aprovação.
O Perímetro Escolar de Segurança estabelece que 100 metros ao redor de qualquer unidade escolar na cidade, não poderão haver comércios, aglomerações ou ambulantes. O objetivo do Vereador é o reduzir e até acabar com o tráfico de drogas nas escolas.
Na sessão passada o projeto estava na Ordem do Dia em discussão, quando alguns Vereadores não concordavam, pois em alguns locais da cidade comércios estavam sendo construídos visando o público estudantil. Para evitar a rejeição da propositura, o Parlamentar preferiu adiar por uma sessão e conversar atentamente com os colegas.
Além do projeto de Aurimar, está na Ordem do Dia o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson (PTB), que concede Título de Cidadão para o presidente do grupo Orsa, Sérgio Antonio Garcia Amororo. O grupo Orsa terceirizou algumas escolas infantis e creches do município. Por último, o Vereador Nílson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), denomina rua Osny Ramos para a atual rua 3, no bairro do Rio do Ouro. Osny Ramos foi empresário do ramo hoteleiro, falecido há cerca de 2 anos, vítima de acidente de carro.
Ainda na sessão haverá a leitura de projetos protocolados, a Tribuna dos Vereadores e a votação e discussão de Requerimentos e Moções. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programação de Carnaval 2003 em Caraguá

Carnaval Popular - O bloco Unidos da Folia antecipa a festa de Carnaval antecipa a festa de Carnaval com um desfile pela avenida da praia, nesta terça-feira, às 20 horas. Concentração: ponte do Rio Santo Antonio,
O Carnaval-Folia 2003 já tem confirmado grandes shows que animarão a Praça de Eventos. Terra Samba, Gera Samba, Tchaka-Bum e Gera Samba, Axé Blond e Revelação são atrações gratuitas do Caraguá-Folia 2003. A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) promove o Carnaval Popular, à partir de sexta-feira, dia 28 de fevereiro, com os grupos Terra Samba e Gera Samba. No sábado, dia 1º de março, o Carnaval fica por conta das bandas Tchaka-Bum e Gera Samba. No domingo, a festa rola solta com Axé Blond e Gera Samba. Na segunda-feira, o grupo Gera Samba é a atração da noite. E para fechar o Carnaval, na terça-feira, o grupo Revelação se apresenta ao público, que poderá curtir na mesma noite, mais um show com o grupo Gera Samba.
A inovação do carnaval popular na Praça de Eventos esse ano são os camarotes e a praça de alimentação. A estimativa de público no local é de 25 mil pessoas. A animação vai rolar solta pela avenida com desfiles de blocos. No sábado, dia 1º, desfila o Bloco das Piranhas; a concentração está marcada para às 17 horas também na Ponte do Rio Santo Antônio. No domingo, às 18 horas, no mesmo local desfila o Bloco Integração.

Trio elétrico na região sul - O Carnaval-Folia também vai animar o bairro Massaguaçu com um trio elétrico animando a festa enquanto Mara Amaral & Banda dá o tom da festa durante cinco noites e uma matinê, com muita marchinha e axé. O Bloco das Cheirosas desfila de sábado à terça-feira com concentração no Trevo do Massaguaçu a partir das 21 horas. Camisa do bloco à R$ 15,00 com direito a beber 4 dias a Cheirosa (bebida a base de erva cidreira) e outras batidas. Vendas e informações nos dias 26, 27, 28 de fevereiro e 1º de março no Kioske do Corsário e Pirata, na Praia da Cocanha - Massaguaçu.

Carnaval de Antigamente - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promoverá o pelo 4º ano consecutivo o Carnaval Carnavalesco com quatro bailes populares, sempre a partir das 21h, resgatando a tradição das marchinhas, com a animação da New Band, com muito confete, serpentina, brincadeira dos bonecões e cabeções gigantes que encantam o público na praça Dr. Cândido Mota. Durante os bailes acontecerão os concursos de blocos animados e as melhores fantasias entre adultos e crianças. Além da praça central, os bailes também acontecerão no bairro Porto Novo, com animação do grupo Feira Livre e no Perequê-Mirim, com o grupo Swing Brasil.

Exposições entram no clima de Carnaval - O Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) abriu dia 13, em contagiante clima carnavalesco, a exposição “Festa Profana”, do Artista Plástico Neneco Martins. A exposição vai até 9 de março e possui obras tridimensionais em materiais reciclados como garrafas pet, papéis, plásticos, madeiras, cordas, entre outros, que se transformam em formas humanas, em esculturas, bonecos, máscaras, surgindo um mundo totalmente cênico, onde a cor impera e as formas são vivas. E quem quiser registar este Carnaval pode fazer uma fotografia com o rosto no painel da inesquecível Carmem Miranda.

Folia no Ilha - Carnaval na Ilha Tamanduá Dance Club, na Martim de Sá, durante as cinco noites. Animação com Dj’s, marchinhas, axé, samba, pagode e outros ritmos animam o local. A garotada também vai poder curtir a Folia no Ilha Tamanduá Club, sábado, às 17h30. Ingressos pagos. Mais informações pelos telefones: 9769-7787, 9144-6107.

Exposição “Festa Profana” - O Macc - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, dia 13, em contagiante clima carnavalesco, a exposição “Festa Profana”, do Artista Plástico Neneco Martins. A exposição vai até 9 de março e possui obras tridimensionais em materiais reciclados como garrafas pet, papeis, plásticos, madeiras, cordas, entre outros, que se transformam em formas humanas, em esculturas, bonecos, máscaras, surgindo um mundo totalmente cênico, onde a cor impera e as formas são vivas. Para quem quiser lembrar da inesquecível Carmem Miranda pode fotografar seu rosto no painel da cantora gratuitamente.

Exposição “Carnaval, Carnavais” - Também fazendo parte da programação de Carnaval do Macc, a exposição fotográfica “Carnaval, Carnavais, de Toninho Macedo, também teve início ontem, dia13 e vai até dia 9 de março. A visitação é de terça a domingo, das 13h30 às 21h30. A exposição de 34 fotos no formato 50x70cm, é um documental fotográfico da cultura carnavalesca brasileira, realizado no decorrer dos eventos e festas de todo o Estado, priorizando os aspectos da festa popular, sem plumas e paetês, além das manifestações carnavalescas, como: pereirões de Monteiro Lobato, Zé Pereira e as Vaquinhas de Paraisópolis.

Exposição Carnaval de Caraguá no Macc - O Carnaval de Caraguá também está sendo mostrado através de seis fotografias, como: o “Banho da Dorotéia” (roupas feitas de papel para pular o carnaval de rua e depois tomar banho de mar); o bloco “Noite no teu semblante” (iniciado em 1976, que contou com a participação de moradores e turistas); o “Bloco das Piranhas” (iniciado também em 1976, o qual os homens saem vestidos de mulher); e o “Carnaval de Antigamente”, realizado pela Fundacc, resgatando as marchinhas e bailes populares na praça da cidade. (Fonte: PMC)

Divisão de trânsito anuncia alterações para o carnaval

Ilhabela - A Divisão Municipal de Trânsito de Ilhabela já definiu as mudanças que de sentidos de rua e estacionamento que deverão entrar em operação nos quatro dias de Carnaval (1, 2, 3 e 4 de março). As mudanças acontecem todos os dias a partir das 18h.
Sábado e domingo, dias 2 e 3 - Para quem segue sentido norte a opção será subir a Rua Washington Luiz (rua que leva para a Matriz) virando a esquerda na rua Padre Bronislaw Cherer (rua da Santa Casa), seguindo pela rua 7 de setembro, beirando o córrego e saindo na rua da Padroeira sentido norte.
Para quem segue sentido sul deverá seguir a rua da Padroeira direto até pegar a avenida. O estacionamento estará limitado na Vila durante os quatro dias. A rua da Padroeira, a Benedito C. Sobrinho (rua da Câmara) e ao redor da Praça Cel. Julião ficarão totalmente proibidos para estacionamento.
Segunda e terça, dias 3 e 4 - Devido a acomodação dos carros alegóricos depois dos desfiles, na segunda e terça, haverá uma outra mudança no trânsito para quem segue sentido norte. A rua 7 de setembro será interditada para trânsito, então, o motorista deverá descer a rua São Benedito para sair na rua da Padroeira.
Nestes dias, o estacionamento também ficará proibido ao redor de todo prédio da escola Gabriel Ribeiro dos Santos.
O Campo de Aviação e as travessas adjacentes, no bairro Pequeá, localizado a menos de um quilometro do Centro da cidade, estará liberado para estacionamento. Agentes de trânsito estarão de plantão para orientar os motoristas. (Fonte: PMI)

Festival de Verão Ilhabela-TIM encerra com show do cantor Guinga

Ilhabela - Acabou neste domingo, dia 23, o Festival de Verão Ilhabela-TIM 2003, promovido pela prefeitura de Ilhabela através da secretaria de turismo com patrocínio da empresa TIM e apoio da Rádio Eldorado. Cerca de 10 mil pessoas conferiram as atrações que iniciaram dia sete deste mês com o show de Jair de Oliveira (Jairzinho).
Este final de semana, que contou com os shows das bandas instrumentais Paulicéia Combo, Banda Mantiqueira além do cantor Guinga reuniram no deck da Vila um público de mais de três mil pessoas. A novidade deste final de semana foi a apresentação de um grupo de dança da academia da professora Juliana de São Paulo.
As nove atrações escolhidas para o festival deste ano trouxeram, além de lazer, muita cultura para o público ilhabelense e de turistas que visitavam a cidade. Segundo declarações de alguns moradores que acompanharam os shows esta foi uma oportunidade de conhecer novos ritmos e até relembrar velhos sucessos da MPB.
O produtor musical da Rádio Eldorado José Nogueira, elogiou a organização e a recepção que os artistas receberam da produção, formada por funcionários da secretaria de turismo, e afirmou que a ligação da rádio com a cidade esta cada vez mais forte.
O balanço do festival, segundo o secretário de turismo Ricardo Fazzini, foi excelente porque trouxe musica brasileira de qualidade e espera que parcerias como esta aconteça mais vezes ainda este ano. “Para o segundo semestre estamos planejando um festival de blues”, afirmou. (Fonte: PMI)

Câmara de Ilhabela rejeita relatório e arquiva CEI da Saúde

Ilhabela - Em sessão tumultuada, os vereadores de Ilhabela rejeitaram ontem à noite o relatório final da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investi -gava possíveis irregularidades na área da Saúde na gestão da ex-prefeita Nilce Signorini.
Dos 13 parlamentares, oito votaram contra o relatório. São eles: Romeu Persch, Almir Mariano, José Garcia, Luiz
Antônio dos Santos Carlos de Oliveira Pinto, José Pereira Brandão, Maria das Graças e Nanci Peres.
A CEI foi instalada no ano passado para apurar denuncias de irregularidades referentes às obras para a construção do Hospital Municipal Governador Mário Covas, Unidade Básica de Saúde da Barra Velha e a não aprovação das contas públicas de 99 e 2000.
As denúncias foram feitas pela Comissão Municipal de Saúde, presidida pelo secretário de Saúde Antônio Luiz Colucci.
Na avaliação dos vereadores, o relatório não condizia com o parecer final da comissão de Justiça e Redação.
Antes da leitura do documento, a comissão presidida pela vereadora Nanci Peres, seguida dos parlamentares
Almir Mariano e Garcia, apontava que faltavam elementos no relatório.
Entre eles, a rasura na carta convite para as obras do hospital e o pagamento de uma compra de material que ainda não havia sido entregue para o município. “Faltou elementos na conclusão do trabalho”, justificou a presidente da comissão.
Os integrantes da CEI, vereadores Rogério Ribeiro Sá, José Donizette, Jadiel Viera, José Pereira Brandão Câmara de Ilhabela arquiva CEI da SaúdeWálter Duarte, tiveram 180 dias para concluir o relatório.
O presidente da CEI, Rogério Sá, disse que pelos elementos apresentados não foi possível confirmar a veracidade das denúncias apresentadas.
Independente do resultado, o vereador disse que encaminhará a documentação ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas.
Junto com o relatório ele informou que também enviará a fita de vídeo que foi apresentada durante a investigação, enviada por um mestre de obras que trabalhou na construção do Hospital Municipal e que continha denúncias graves de lesão ao patrimônio publico nas obras do hospital, no ano de 2001, já na administração do
prefeito Manoel Marcos.
O presidente da Câmara, José Donizette, disse que a CEI será arquivada e que qualquer tentativa ao contrário, como enviar o documento não aprovado a outros órgãos, é considerada irregular.
O secretário de Saúde Antônio Colucci, disse que, independente resultado da CEI, já havia encaminhado as denúncias ao Ministério Público. (Fonte: Imprensa Livre)

Folia no Mar: Carnamar espera 250 embarcações

São Sebastião - Cerca de 250 embarcações estão sendo esperadas para a 13º edição do Carnamar (desfile de barcos) em São Sebastião. A expectativa é superior ao ano passado que teve a participação de 200 barcos.
A festa, que é tradicional no domingo de Carnaval, terá como novidade um "barco musical" que vai animar os foliões durante o trajeto de 26 quilômetros entre o município e Ilhabela.
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no Centro de Informações Turísticas durante a semana ou no dia do evento na praia do Arrastão (local do desfile). O início está previsto para as 10h.
A Marinha informou que está proibido o banho de jato d`água entre as embarcações por causa do acidente no último ano que feriu uma pessoa no rosto.
Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Cultura de São Sebastião, José Cardim de Souza, um trio elétrico e as atividades aeróbicas vão animar os participantes durante o desfile que é liberado para todas as embarcações motorizadas.
O roteiro do passeio inclui as praias São Francisco e Cigarras no município, Ponta das Canas e região central de Ilhabela.
"Uma banda estará se apresentando na praia do Arrastão antes do evento. No retorno, os barcos serão recepcionados com muita música e animação", disse.
A prefeitura informou que os vencedores nas categorias criatividade, animação e decoração receberão troféus e pacotes para ficar hospedado em pousadas e hotéis da costa sul do município.
As inscrições para participar do Carnamar são gratuitas e podem ser feitas, até sábado, no Centro Informações Turísticas, das 8h às 22h, ou no dia do evento na Praia do Arrastão. É necessário levar documentação do barco e carteira de habilitação do condutor. (Fonte: ValeParaibano)

Maria de Paula é a nova Rainha do Carnaval e rei Momo é reeleito
A mineira de 22 anos foi por duas vezes 1ª princesa, em 2001 e 2002. “Quando entrei na passarela pensei apenas em levar a alegria do carnaval, que é uma festa maravilhosa”, disse a Rainha.

São Sebastião - A agente do Programa de Saúde da Família (PSF) do Topovaradouro, Maria de Paula Costa, 22 anos, foi eleita no último final de semana “Rainha do Carnaval 2003 de São Sebastião”. O concurso realizado no palco da Praça de Eventos, na Rua da Praia, teve a participação de 13 candidatas.
Já Celso Francisco de Lima, Rei Momo em 2002, foi reeleito. Ele concorreu com mais dois candidatos. A novidade foi a eleição do “Príncipe Momo”, Carlos Luiz de França.
Além do concurso, o público que lotou a praça de eventos ainda assistiu à apresentação de samba-enredo das escolas da cidade. A seqüência foi a mesma do desfile que será realizado no próximo domingo.
O Grêmio Recreativo Bairro de São Francisco, foi o primeiro a se apresentar, com o enredo “O vôo de um pensamento”, A escola da Topolândia foi a segunda a se apresentar com o samba “Uma viagem pelo Brasil na Estrela da Mocidade”, seguida pela Ki Fogo, com “25 anos de existência” e Sol de Verão, a última escola a se apresentar com o enredo “Cultura caiçara, lendas e mitos”.
Luciano Bolão, vocalista do grupo Juventude SA e Luizinho SP (ex integrante do grupo sensação e compositor de vários sambas cantados por Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Netinho, entre outros), estiveram prestigiando o evento na Rua da Praia.
Luciano destacou a iniciativa da administração em retomar o carnaval na cidade, resgatando o samba enredo. “O Samba é a nossa origem e a representação cultural do Brasil no exterior”, disse.
Já Luizinho considerou ser uma boa estrutura a organizada em São Sebastião durante o carnaval. “Há cidades em São Paulo que têm mais tradição carnavalesca e que não têm a estrutura que está sendo montada em São Sebastião”, exemplificou.
A nova Rainha do Carnaval, Maria de Paula Costa, não escondia sua alegria após a vitória. “A emoção de vencer não dá para explicar”, declarou.
Ela também elogiou as demais candidatas. “Todas foram muito bem”, disse Maria Paula, que nos dois últimos anos foi 1ª princesa.
Filha de Maria e Paulo Costa, a mineira chegou em São Sebastião há seis anos. Caçula de nove irmãos, ela promete um reinado de muito entusiasmo. “Quando entrei na passarela, pensei em levar a alegria do Carnaval, que é uma festa maravilhosa. De agora para frente, vou levar muita energia”, concluiu.
Alexandra Magalhães Rocha Sales, 21 anos, e Jemima de Oliveira Souza, 22 anos, foram eleitas 2ª e 1ª princesas, respectivamente. A corte momesca, que recebeu premiação em dinheiro, participará de todos os eventos do Carnaval 2003.
O secretário de Turismo, Esporte e Cultura, José Cardim de Souza, disse que a idéia é melhorar cada vez mais a festa no município. “A escolha de Rei Momo e Rainha do Carnaval foi o início e que todos possam se divertir num carnaval de muita paz”, finalizou.
A preocupação do secretário é válida, já que a expectativa é de que entre 70 a 100 mil pessoas circulem pela rua durante as noites de folia.
Após o concurso houve o “Grito de Carnaval” com a banda “Caldeirão Baiano”. (Fonte: Imprensa Livre)

Prazo para renovação de licença do Tebar é prorrogado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião prorrogou pela segunda vez o prazo para a renovação da licença ambiental do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Petrobras/Transpetro, que opera no município.
A licença da empresa venceu no dia 30 de dezembro de 2002, quando deveria ser renovada.
O último prazo para a renovação seria o próximo dia 28. Com a prorrogação, a empresa tem até o dia 30 de março para apresentar ao Executivo os documentos técnicos referentes à segurança ambiental.
"Atendemos uma solicitação da empresa que não teria condições de cumprir o último prazo (dia 28)", disse o secretário de Meio Ambiente, José Teixeira Filho.
O secretário disse que aguarda relatórios de segurança ambiental como análise da qualidade de efluentes que são despejados pela ETE (Estação de Tratamentos de Efluentes), Plano de Contingência para acidentes, entre outros.
"Toda a documentação está sendo providenciada para a renovação da licença e a empresa deve cumprir as exigências do município", disse o gerente do Tebar, Luiz Alberto de Faria Franco. (Fonte: ValeParaibano)

Tebar garante que vai se submeter à licença ambiental do município

São Sebastião - O Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Petrobras/Transpetro, em São Sebastião, continuará se submetendo aos licenciamentos ambientais da prefeitura. A garantia foi feita ontem pelo do gerente da empresa, Luiz Alberto de Faria Franco.
No último sábado, o Imprensa Livre publicou notícia, dando conta que a Petrobras não quer mais se submeter à licença ambiental. A notícia foi divulgada com base em declarações do diretor municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Simões.
Simões havia dito que o gerente do Tebar afirmou que o terminal não ficará mais sujeito aos licenciamentos, ao se reunir com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, José Teixeira Filho. Simões explicou que não participou desta reunião, mas foi informado pelo secretário.
Segundo Simões, o gerente do Tebar também disse que o jurídico da empresa entende que não há necessidade do licenciamento, desde dezembro do ano passado, com base nos decretos estaduais 44700/2002 e 44397/2002. Na quinta-feira, Simões comunicou o caso ao Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente). Os decretos alteram a Política Estadual de Meio Ambiente e disciplinam Resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
“Não taxativo” - “Nivaldo Simões achou que o gerente do Tebar foi taxativo”, declarou ontem o secretário Teixeira Filho. “Pelo contrário, a Petrobras cumprirá a lei municipal de São Sebastião”, completa. Segundo o secretário, Franco apenas disse que tem dúvidas sobre o cumprimento de algumas exigências do Comdurb, em razão dos decretos estaduais. “Falou da necessidade de adequação com as legislações estaduais; se eu estivesse na reunião do Comdurb, isto não aconteceria”.
Na sexta-feira, o Imprensa Livre não conseguiu contato com o gerente do Tebar porque estava em viagem. Ontem, ele afirmou que ficou surpreso ao ler a notícia publicada sábado. “Por isto voltei a falar com o secretário Teixeira Filho, hoje (ontem)”.
Franco afirma que existe somente um item de exigência para a renovação do licenciamento passível de dúvidas para o cumprimento. Segundo ele, trata-se do controle sobre número de funcionários do terminal. “Isto não consta em nenhuma legislação”. O gerente garante a empresa vai cumprir a lei municipal de São Sebastião, em relação ao licenciamento ambiental. “Cumprimos todas as leis federais, estaduais e
municipais”, completa.
A licença - A licença ambiental ao Tebar é renovável a cada dois anos, pela prefeitura, mediante aval do Comdurb. A medida consta na lei municipal 848/92. Em dezembro do ano passado, venceu prazo de renovação da licença, mas foi concedida prorrogação que vencerá no próximo dia 28 deste mês, ainda passível de renovação.
“Mal entendido” - Ontem, Nivaldo Simões admitiu eventual mal entendido, mas não de sua parte. “Estou há muito tempo nesta área para me confundir com coisas tão simples”, ele diz. Mas o diretor municipal declara que hoje a situação é melhor, já que a Petrobras mantém interesses em se submeter às licenças. “Ótimo, vamos convocar extraordinária do Comdurb para comunicar o assunto”.
Simões ainda declara que, hoje, o caso está melhor também porque há documento do Tebar. Trata-se do ofício 4060/2003, entregue ontem ao secretário Teixeira Filho. No documento, o gerente do Tebar relata que o item de exigência do Comdurb sobre número de funcionários na empresa “é matéria de decisão administrativa que não pode ser considerada exigência para o licenciamento ambiental”.
“Recuo” - O advogado Eduardo Hipólito do Rego, membro do Comdurb, também considera “ótima” a nova notícia em relação ao Tebar. “Fico feliz porque poderemos dar continuidade aos nossos trabalhos; aliás, a
Petrobras precisa dar resposta rápida quanto à contratação de especialista”. Trata-se de um profissional, escolhido pelo Comdurb, para auxiliar na avaliação de documentos técnicos do Tebar para fins da renovação da licença.
Rego considera que a Petrobras realmente citou que não mais se submeteria aos licenciamentos municipais. “Acredito que a empresa recuou após rever suas estratégias, inclusive em razão do que o prefeito previu”.
Paulo Julião, em entrevista na sexta-feira, mas sem saber oficialmente sobre a “manifestação” da Petrobras, disse que não hesitaria em interditar a empresa se desrespeitasse a lei municipal 848/92 que prevê a licença ambiental, sob aval do Comdurb. (Fonte: Imprensa Livre)

Baile, desfile e trio-elétrico em Ubatuba

Ubatuba - Em Ubatuba, o Carnaval está garantido com desfiles, trio-elétrico, queima de fogos e bailes. Os turistas que estiverem na cidade terão opção para todas as noites e, além de curtirem o carnaval, poderão relembrar os velhos tempos com as marchinhas.
A festa começa na sexta-feira, dia 28, com a apresentação da Rainha do Carnaval, Rei Momo e Princesas. No mesmo dia, às 23h, o Bloco do Galo da Meia-Noite sai do bairro do Perequê-Açu com destino à avenida Iperoig. No Farol da Barra dos Pescadores, haverá queima de fogos à meia-noite.
No sábado e segunda-feira acontece, a partir das 20h, o desfile dos blocos de embalo e depois baile popular no Trio Elétrico, com DJ, dançarinas e banda.
No domingo e terça-feira é a vez do desfile dos Blocos de Enredo, com baile popular no Trio Elétrico e no Tubão.
Nos bailes populares que acontecerão todas as noites depois dos desfiles, serão apresentadas as marchinhas tradicionais dos carnavais de (Fonte: ValeParaibano)

Mergulho nos estudos
Estudantes e 'curiosos' têm a oportunidade de conhecer melhor o fundo do mar com a instrução de biólogos do Cespema, em Ubatuba

Ubatuba - Moluscos, invertebrados, crustáceos, plânctons e fitoplânctons. Aparentemente, ouvir esses nomes durante um passeio não é nada legal. Mas o interessante é conhecer espécies da fauna marinha e ainda aproveitar um passeio em paisagens exuberantes na baía de Ubatuba.
O Cespema (Centro de Estudos e Pesquisas Marinhas), de Ubatuba, desenvolve estudos para universitários que cursam biologia e que tem difícil acesso ao mar, complementando a teoria, através de um curso de extensão universitária em biologia marinha.
Para alunos de ensino médio, o serviço ajuda a direcionar a carreira. Mas o passeio também pode ser aproveitado por curiosos que estão de férias no litoral e querem conhecer um pouco mais sobre o ecossistema.
"Nossa visão é ensinar como se estuda o mar. Temos como objetivo oferecer para faculdades de biologia e alunos de ensino médio, o conhecimento dos ambientes marinhos," explica Sérgio Roth, biólogo com mestrado em oceanografia e um dos sócios do Cespema.
Dependendo da faixa etária e escolaridade, é que se dá o enfoque do estudo. Para pré-escola, são oferecidos minicursos de uma forma lúdica. Aos alunos de universidade de biologia, o estudo é mais aprofundado. A parte do curso que sai a campo é feita em parceria com a escuna da Nóbrega Turismo. Um dos roteiros fica nas proximidades das praias do Cedro e do Alto, onde é feita a coleta de plâncton e fitoplâncton.
Outro local é a Ponta da Surutuva, onde existe uma balsa para estudos dos organismos coletados e uma fazenda de criação de mexilhões e vieiras. No local, o biólogo recolhe alguns crustáceos, moluscos, entre outros animais e vegetais marinhos.
A estudante Renata Barbosa Marangoni, 14 anos, saiu três vezes com o Cespema. "Acho que é um projeto que proporciona conhecer melhor os animais aquáticos."
Segundo Roth, o trabalho proporciona os alunos sentirem e presenciarem o que, muitas vezes, estudam na teoria. (Fonte: ValeParaibano)

Estudantes entendem melhor na prática

Ubatuba - É no laboratório que a estudante Raquel Barbosa Marangoni, 15 anos, consegue assimilar o conjunto de animais visitados no mar. "Observando, por exemplo, os fitoplânctons que ficam na superfície da água, através do microscópio e identificando no catálogo, pude entender como interagem em todo o meio. As saídas me incentivaram e me despertaram um interesse em saber mais sobre biologia marinha", comenta a estudante, que ficou fascinada ao ver a tartaruga marinha encontrada na última terça-feira.
Para o estudante do ensino médio Tiago Costa da Silva, 16 anos, as saídas com Cespema estão ajudando a direcionar e reforçar os seus conhecimentos em biologia marinha. "Estou cada vez mais certo que quero mesmo é fazer oceanografia", afirma.
Para os interessados, o agendamento deve ser feito pelo telefone (12) 3833 8948. O CESPEMA está localizado na Av. Leovigildo Dias Vieira, 1106, Itaguá, Ubatuba. Site www.cespema.com.br  (Fonte: ValeParaibano)

Turista tem opção de turismo cultural

Ubatuba - Ubatuba oferece oportunidade aos turistas que querem conhecer a história e cultura do lugar. A Casa da Farinha, que é uma das atrações do Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar, é um desses pontos.
O local era no final do século passado uma usina de açúcar e álcool, que foi abandonada. Na década de 50, a roda d'água foi aproveitada para movimentar os aviamentos de uma casa de farinha. No ano de 1986, foi recuperada totalmente pelo parque e até hoje é utilizada na produção de farinha de mandioca.
Já na Praia da Lagoinha, é possível conferir as Ruínas da Lagoinha, onde funcionava a Fazenda Bom Retiro. O local possuía em meados do século 17 uma extensa cultura cafeeira, além da produção de aguardente de cana-de-açucar e açúcar mascavo. Acredita-se que, na época, a fazenda utilizava-se da mão de obra escrava.
Nas Ruínas da Lagoinha existem imensos paredões de pedra, restos de uma roda d'água e uma imensa pedra de granito de 16 metros de diâmetro. Para chegar ao local é preciso pegar a Rio-Santos no sentido Caraguá-Ubatuba e seguir até a praia da Lagoinha. (Fonte: ValeParaibano)

Do café da manhã ao jantar
O ValeParaibano preparou um roteiro com indicações dos principais serviços de alimentação oferecidos aos turistas que estão em Ubatuba desde as primeiras horas do dia até à noite

Ubatuba - Opções tem para todos. Para os que preferem comprar pão francês fresquinho para tomar o café da manhã em casa o local mais indicado é a padaria Skinapão, localizada na Avenida Thomaz Galhardo, no centro de Ubatuba. Apesar de não ser a mais bonita, nela o turista encontra o melhor pão. Querendo um pouco mais de sofisticação, a padaria O Rei da Baguete, localizada no bairro Itaguá, oferece um café da manhã completo, com suco de laranja, café com leite, fatia de mamão, dois pães com manteiga, geléias, presunto e queijo e duas fatias de bolo, por R$ 7. Todos os dias, entre 15h30 e 16h, saem as deliciosas baguetes recheadas.
A alternativa para os que acordam tarde, e que querem ganhar tempo para chegar às praias, é o restaurante 100 Miséria, situado na Av. Leovigídio Dias Vieira, também no Itaguá, que serve o café até às 12h.
INFRA-ESTRUTURA -- A padaria Orquídea Palace, nas proximidades da Praia Grande é a que apresenta melhor infra-estrutura. Nela, o turista encontra tudo o que precisar --desde uma escova de dente até uísques importados, além é claro, dos produtos básicos de padarias e uma grande variedade de pães salgados e doces. Tem estacionamento próprio, dois bancos eletrônicos e funciona das 6h às 23h.
Para atender aos que procuram uma 'poderosa' vitamina, com um pão na chapa ou um açaí na tigela regado a frutas e granola para segurar o estômago até a hora do almoço, vale conferir a Sucolândia, localizada no centro, que oferece quase 300 combinações de sucos e vitaminas, feitos com água, leite ou suco de laranja e que custam R$ 3. A jarra em que são servidas comportam 650 ml e uma pessoa sozinha, não dá conta de tomá-la. Lá, os campeões de vendas são o suco de laranja com açaí e banana e o açaí na tigela.
ÁGUA DE COCO -- Indo à praia, estando ou voltando dela, uma água de coco sempre cai bem. Localizadas na Rua Capitão Felipe, entre as praias Grande e Itaguá, estão as barracas com os cocos de água doce e gelada e com os preços mais baratos. O turista pode comprar uma fruta por R$ 1,50 ou ainda pagar R$ 5 por quatro cocos. (Fonte: ValeParaibano)

Turista opta por culinária sofisticada

Ubatuba - Ubatuba oferece restaurantes com uma culinária bem diversificada e cardápios variados. O turista pode escolher desde os locais que preparam comidas típicas caiçaras até as famosas receitas internacionais.
No restaurante Peixe com Banana, que fica em frente ao aeroporto, o prato que mais faz sucesso é o "Azul Marinho", incorporado à culinária caiçara e conquistador do paladar dos turistas.
Já o 'carro-chefe' do restaurante Rei do Camarão são os sofisticados camarões recheados com catupiry, arroz com alho e ervas e batatas fritas. Para duas pessoas, o prato sai por R$ 55. Sugestão para acompanhar o prato é vinho branco Calamares, que custa R$ 28 a garrafa.
Para os que preferem massa, a dica é o restaurante Perequim, localizado na avenida Guarani, centro. Mesmo na praia, têm aqueles que não trocam o peixe pela carne. Uma boa pedida é a churrascaria Picanha da Tábua, no Itaguá, que oferece qualidade, bom preço e atendimento. Aos que preferem saborear uma boa comida mineira no fogão à lenha, podem procurar o Delícias da Cabocla, na praia da Lagoinha, região sul da cidade. Com preços mais populares, estão os restaurantes por quilo. O "Ismael" é ideal para os que querem comer bem e pagar pouco. Fica localizado na rua Liberdade, travessa paralela ao aeroporto. Outra opção de quilo, é o Refúgio da Louca, na praia do Itaguá, com vista para o mar. (Fonte: ValeParaibano)

Pestiscos e cerveja gelada
Na praia, nada mais gostoso do que ficar 'beliscando' o dia inteiro; as maiores tentações dos turistas são as porções de peixe e frutos do mar

Ubatuba - No lugar das refeições tradicionais -- como almoço e jantar -- um bom petisco durante o passeio no litoral. Para essa tentação, tem opções de sobra à beira-mar. O diferente sempre é o que mais chama a atenção dos turistas.
Aos apreciadores da gastronomia libanesa, não há melhor opção que o Quiosque Cantão, localizado na Praia Grande. Em ambiente agradável, o quiosque serve deliciosos pratos como tabule, homos, charutinhos de uva e repolho, kafta, kibe cru e frito, esfiha, além dos frutos do mar.
Uma novidade no local é o chamado 'kit cerveja'. Trata-se de quatro cervejas dispostas em um isopor de 5 litros, com muito gelo. O cliente consome quantas quiser. O preço varia de R$ 1,50 a R$ 2,50 a garrafa. Consumindo mais de R$ 40, o cliente recebe uma foto de cortesia.
Além dos pratos diferentes, porção de lula ou casquinhas de siri acompanhados de uma cerveja bem gelada são os mais procurados pelos turistas. No quiosque Cacha Prego, tudo isso é acompanhado de um boa música ao vivo.
Uma bela e saborosa tábua de frios, servida pela choperia Beleléu, é suficiente para até cinco pessoas e seu preço varia de R$ 17 a R$ 27. A Choperia está localizada na avenida Leovigildo Dias Vieira, Itaguá, em um espaço com frondosas árvores e ambientes ao ar livre.
"A choperia tem um astral legal. Está localizada à beira-mar e possibilita sentirmos a natureza ao mesmo tempo que estamos em um recinto descontraído, com música de qualidade", comenta Ozânea de Souza, 30 anos, lojista de Ubatuba.
SIRI -- Uma das melhores casquinhas de siri de Ubatuba pode ser encontrada na praia de Picinguaba. Ela é confeccionada em uma tortinha de massa folhada, a qual se come junto com a massa de carne de siri. Seu preço é R$ 7.
Melhor que ela só a boa receptividade da caiçara Nilza Gonçalo, proprietária do restaurante Petiscos à Beira-mar, localizado na vila dos pescadores de Picinguaba, que oferece uma saborosa caldeirada com frutos do mar e peixes frescos tirados do próprio local. (Fonte: ValeParaibano)

Doce e sorvete caseiros são tentações

Ubatuba - Quem não fica com vontade de comer um doce quando volta da praia? Difícil é resistir às tentações das compotas, geléias de frutas, doces de leite e as tradicionais bananinhas do Tachão de Ubatuba.
Mas a maior novidade fica por conta do sorvete ao forno. Sobre uma fatia de pão-de-ló, coloca-se o sorvete, envolvendo-o com salada de frutas, coberto com merengue e levado ao forno para gratinar. O interessante é que o sorvete continua gelado. Delicioso.
A loja central do Tachão está localizada ao lado do aeroporto, em Ubatuba. Na avenida Professor Thomaz Galhardo, no centro, encontra-se a sorveteria do Sérgio, que trabalha com 18 sabores de sorvetes de massas caseiros, além de 16 tipos de massas importadas da Itália. Uma delas, muito exótica, é o 'blue-ice', feito com pétalas de rosa.
A sorveteria trabalha com o sistema self-service por quilo e com 5 diferentes tipos de taças. Entre elas, o 'havaí', que são 6 bolas na metade de um abacaxi, que sai por R$ 8 e a taça 'Ubatuba', com 6 bolas, acompanhadas de salada de frutas e coberturas, que custa R$ 12.
PÃO DE QUEIJO -- Produtora de sua própria massa, a Ellen Pão de Queijo, localizada no bairro do Itaguá, ultrapassa 20 anos de tradição. Além da especialidade, a casa oferece doces e salgados caseiros preparados artesanalmente, lanches no croissant, no pão sírio e no pão francês. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba sai na frente na preservação ambiental

Ubatuba - O Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, editou em 2000 a resolução 273, que foi regulamentada pela resolução SMA 05/01 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, determinando os procedimentos para o licenciamento ambiental para postos de combustíveis, novos e existentes.
Ubatuba sai na frente de muitas cidades brasileiras, e a exemplo de Caraguá, já tem o primeiro posto de abastecimento de veículos a obter a licença de funcionamento emitida pela Cetesb, o Veraneio Auto Posto Ubatuba Ltda (BR) de propriedade do Sr. Renato de Oliveira.
O empreendimento foi assessorado pelos engenheiros João Paulo Rolim e Evandro Fortunato e conta com tanques ecológicos controlados por computador, caixas separadoras de água/óleo com placas coalescentes, válvulas antitransbordamento entre outros dispositivos imprescindíveis para proteção contra vazamentos.
“A natureza é a nossa maior riqueza, e as novas tecnologias têm provado que podemos ter compatibilidade entre combustíveis potencialmente poluidores e o meio ambiente”, diz Renato.
Além do Veraneio existem outros postos novos em processo de licenciamento e outros tantos existentes que estão seguindo a convocação da Cetesb para se adaptarem.
Segundo o gerente da agência de Ubatuba, Eng. Sylvio do Prado Bohn Jr., a Cetesb já convocou mais de mil postos em todo o Estado e no final deste mês serão mais oitocentos.
Talvez estas resoluções tenham sido o passo mais importante dos últimos anos para proteção do meio ambiente, nesta área de combustíveis.

Carta do Leitor

Uma questão de descaso - Sou moradora de Itamambuca há 15 anos, praia de Ubatuba. Por várias vezes nos dirigimos as autoridades competentes para tratarmos da questão dos acessos irregulares, das travessias em níveis e da entrada de itamambuca a BR-101.
A entrada ao loteamento de Itamambuca está localizada no fim de uma reta com inicio a subida de 3 km para o Félix. A velocidade média é superior a 100 km p/h para quem sobe ou desce. É inexistente placas de sinalização ou de redutores de velocidade.
Dos dois lados da pista existem pontos de onibus que contribuiem, dificultando a visibilidade dos motoristas e ou ao escape para o motorista em caso de necessidade. Inexistente a pista de desaceleração para quem desce.
Temos o trafego de pedestres entre os 2 bairros, de alunos de 1ª a 5ª série.
Fora as brincadeiras de skate e carrinho de rolemã, jogo de futebol no final da descida.
Ontem aconteceu mais uma morte.
Pela lei da física F=m.a - isto é - a força de impacto é igual a massa vezes a aceleração. Em todas as vezes demorou-se para juntar os pedaços de quem foi atropelado. O mesmo aconteceu ontem.
Até quando pessoas inocentes e de poucos conhecimentos sobre traâsito vão morrer.
Ou o filho de quem importante poderá sofrer com a analfabetismo da legislação de trânsito e que apartir daí seja feito algo.
Entre a cidade e Itamambuca são 12 km de pura irregularidade e de falta de cumprimento ás leis de trânsito.

Mariana Penteado Adolpho
Psicóloga Clínica
Itamambuca, Ubatuba, SP


Lugar de criança é na escola, ou também na rua? - Ao ler a reportagem “CRESCE EM MAIS DE 100% O NUMERO DE ADOLESCENTES INFRATORES NO LITORAL NORTE” (aconselho todos a lerem), publicado neste Litoral Virtual em 24/02/03, fiquei impressionado, e pensando no que fazer para melhorar esta terrível situação, cheguei a seguinte conclusão:
Que Ubatuba enfrenta um grave problema com crianças e adolescentes soltos pelas ruas sem ter o que fazer, arranjando problemas, assaltando turistas e moradores em verdadeiras gangues de bicicleta, quando não, traficando drogas, todos nós já sabemos. O que ninguém soube até hoje foi como resolver este problema, pois aí está a reportagem para confirmar este fato.
Pensando nisto, imaginei a criação de uma Associação, ou seja lá o que seja, permitido pelas leis brasileira, para juntar esta quantidade enorme de jovens que perambulam pelas ruas o dia todo, sem ocupação nem objetivo, para exercer uma atividade de utilidade para o município e principalmente para eles e sua família.
Imaginemos uma Associação (hipotética) dos Vigilantes de Veículos (AVV). Esta Associação convocaria todos os jovens a participar de uma atividade de grande interesse turístico. Todos deveriam estar matriculados em uma escola e exercer esta atividade no período livre. A Associação através de um curso de orientação prepararia estes jovens no trato com as pessoas, prestando informações aos turistas, educadamente, com simpatia, e transmitindo seriedade e honestidade nas suas atividades. Todos, uniformizados e com seu crachá fornecido pela Associação, devidamente limpos e penteados estariam em seus postos distribuídos por toda a cidade exercendo a função de vigilantes dos veículos, sem nada pedir, nem ameaçar, simplesmente aguardando uma contribuição espontânea, que com toda certeza haverá.
Os uniformes seriam financiados pelos empresários e comerciantes que teriam direito de ter seu logotipo estampado, segundo um padrão estabelecido, e os mesmos seriam confeccionados pelas mães que tivessem aptidão para costura.
QUEM GANHARIA COM ISTO?
- Ganhariam as mães, que teriam uma fonte de renda costurando uniformes.
- Ganhariam os jovens, que teriam oportunidade de reforçar o orçamento doméstico, além de se sentirem úteis.
- Ganhariam os pais, orgulhosos ao verem seus filhos contribuindo para o município, e para a família.
- Ganhariam os empresários e comerciantes, ao contribuírem para uma boa causa.
- Ganharia a cidade, ao oferecer um serviço de nível, com jovens educados e interessados em agradar os turistas, com a proteção da policia afastando os intrusos e malandros.
Alem de estarmos contribuindo com o programa contra a fome, tão em evidencia.
Seria viável? Abro aqui um fórum para ser discutida a questão com a participação de todos, pois este é o caminho para alcançarmos um objetivo.
Participem fornecendo suas criticas e sugestões. É muito importante sua opinião.
Com certeza chegaremos a uma solução a este grave problema.

José Ricardo
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia:
Praia do Sul - Ilha Anchieta
Ubatuba
Praia do Sul - Ilha Anchieta
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu cometário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Pousada Barra da Lagoa Vivenda do Flamboyant JCASTRO INFORMÁTICA

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor