Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003 - Nº 733 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Hotéis da região devem alcançar lotação máxima no Carnaval
   PM do litoral recebe reforço de 150 homens
   Vereador de Ilhabela pede instalação de Poupatempo no Litoral Norte

Caraguatatuba:
   Polícia prende quadrilha de roubo de cargas em Caraguá
   Vereador de Caraguá ganha reajuste
   Prefeitura entrega casas para famílias que ocupam encosta da Tamoios
   Prefeitura libera verbas para entidades assistenciais
   Atleta de Caraguá é classificado em campeonato de Xadrez
   Nadadores chegam na final da Copa “Peixinhos e Golfinhos”
   Dupla de Futevôlei disputa campeonato no Guarujá
   Coleta de lixo será intensa no Carnaval
   Confira as datas e horários de coleta em Caraguá

Ilhabela:
   Manoel Marcos: relatório ignorou irregularidades da gestão passada

São Sebastião:
   Tudo pronto para o carnaval 2003
   Mutirão recolhe 600 toneladas de lixo
   Incêndio destrói parte dos materiais da Cooperativa de Sucata
   Vereador denuncia “pesca de arrasto” na praia de Boracéia
   17 computadores são levados da escola no Canto do Mar
   Homem é assassinado com tiros na cabeça em Maresias

Ubatuba:
   Chega ao fim a cobrança de Zona Azul nas praias
   Ubatuba cancela Zona Azul na praia
   Presidente da Comtur quer anular a lei
   Comtur deixa Maranduba sem carnaval
   Carnaval nos Mares de Ubatuba
   Valéria Machado exibe sua beleza em Ubatuba
   Artesãos possuem novo espaço para exposição
   Câmara recebe visitantes chilenos

   Carta do Leitor



Hotéis da região devem alcançar lotação máxima no Carnaval

Litoral Norte - O presidente da AHPC (Associação de Hotéis e Pousada de Caraguatatuba), Wilson de Oliveira, afirma que 80% das reservas da rede hoteleira já foram alcançadas para o Carnaval. Ele se refere a 17 estabelecimentos registrados na associação. “Os principais estão com a gente”, diz.
Oliveira considera que este índice de ocupação é muito positivo. “A perspectiva é de 100% de lotação durante o Carnaval”. O mesmo considera o presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba), Jorge Washington de Camargo.
Camargo afirma que o movimento da cidade deve ser muito bom, uma vez que o tempo deverá se manter ensolarado. “Tivemos um janeiro de muita chuva e depois a volta às aulas. Agora nos resta o Carnaval e a Semana Santa, mas estamos otimistas”, diz. Caraguatatuba já está recebendo turistas. Camargo diz que o movimento na praia de Martin de Sá, ontem, indica a presença de visitantes de outras regiões.
O presidente da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), Artur Ramirez Balut, também considera que a rede hoteleira do município ficará lotada durante o Carnaval. “Temos recebido muitos telefonemas de turistas à procura de vagas”, explica. “Além disto, os hotéis e pousadas nos informam que restam poucas vagas”.
A Aciss tem cerca de 100 estabelecimentos catalogados, entre hotéis, pousadas e chalés. Ele também considera que em termos de movimento de vendas, a situação será melhor, comparando-se ao Carnaval do ano passado.
O secretário executivo da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Célio Moraes, conta que a rede hoteleira da cidade está praticamente lotada. “A perspectiva é mesmo de bom movimento porque o tempo está firme”, diz. Ele conta que durante o Carnaval de 2002, Ubatuba recebeu muitas pessoas, mas o movimento financeiro não foi tão bom. “Atualmente, esperamos que os ganhos sejam maiores”, conclui.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Marcelo Antonio de Freitas Carlos, conta que alguns hotéis da cidade já estão lotados. “Talvez a metade dos existentes já estão assim, e os demais com poucas vagas”, diz. “A expectativa é sempre boa”. (Fonte: Imprensa Livre)

PM do litoral recebe reforço de 150 homens

Litoral Norte - A Polícia Militar inicia hoje a operação Carnaval 2003 no Litoral Norte. Cerca de 150 policiais vão reforçar o efetivo a partir das 20h de hoje até as 7h de quarta-feira. Segundo a PM, Ilhabela vai receber 30 policiais e 40 vão trabalhar em Caraguá, São Sebastião e Ubatuba. O comandante da PM de Caraguá, Valter Padulla, disse que o policiamento será reforçado nas ruas do centro e nas praias das quatro cidades. Em Pindamonhangaba, a prefeitura vai utilizar 120 seguranças --50 homens serão contratados e 70 já trabalham para o município-- para apoiar o trabalho da Polícia Militar durante os desfiles de Carnaval. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador de Ilhabela pede instalação de Poupatempo no Litoral Norte

Litoral Norte - O vereador José Donizette da Silva entrou com um requerimento na Câmara de Ilhabela, cobrando um posicionamento quanto a possível instalação de um posto Poupatempo no Litoral Norte.
No requerimento, que será encaminhado ao governador Geraldo Alckmin, o vereador questiona quais os critérios para viabilizar essa instalação e se há um cronograma para que novos municípios sejam contemplados com o Poupatempo, dentre eles, algum desta região.
“Eu acho que em cidades turísticas é importante que se promova a desburocratização dos serviços. Sabemos que o governo do Estado realiza ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população, agilidade e transparência da administração pública”.
Nos balcões de Poupatempo é possível solicitar vários tipos de serviços. Um dos mais utilizados é para a obtenção de 1ª e 2ª vias de documentos, bem como carteira de motorista, carteira de identidade ou carteira de trabalho.
Também é possível pagar contas e impostos, como o IPVA, água, luz e licenciamento de veículos e ainda pedir ligações de luz e água e a obtenção de informações gerais.
“Como um Posto Poupatempo reúne vários órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública e serviços de apoio num único espaço, é possível, através dele, que o cidadão possa ter um atendimento mais ágil, mais eficiente, de qualidade e com economia. Muitas vezes, o morador dessa região se vê obrigado a ir até São José dos Campos à procura dos serviços prestados por um dos postos do Poupatempo, o que nos leva a solicitar estudos que viabilizem a instalação de um balcão dentro do Litoral Norte”, finaliza.
Um por região - De acordo com a assessoria de imprensa do Poupatempo, na criação do plano de ação do governo, o projeto inicial prevê a instalação de um posto sede por região administrativa. No caso do Litoral Norte, quem atende é a regional de São José dos Campos.
Ainda segundo a assessoria, não existe previsão de instalação de um Posto Poupatempo nesta região.
Mesmo com a resposta, a assessoria informou que encaminhará o requerimento à Casa Civil, que posteriormente será analisado. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia prende quadrilha de roubo de cargas em Caraguá

Caraguatatuba - Um homem foi preso na manhã de ontem em Caraguatatuba suspeito de participar de uma quadrilha de roubos de cargas na região. O acusado teria rendido na madrugada o caminhoneiro José Fernandes Lopes, 36 anos, no bairro Jardim Satélite, zona sul de São José dos Campos. Lopes transportava frangos que seriam distribuídos na cidade.
Segundo a Polícia Militar, o motorista foi levado pelos assaltantes para Caraguatatuba. O caminhão, que tem sistema de rastreamento por satélite, foi localizado pela polícia no bairro Rio do Ouro, próximo à entrada do município.
O motorista e o ajudante Nelson Santana, 28 anos, estavam presos na carroceria, junto com a carga de frangos.
O assaltante informou à polícia que a mercadoria roubada seria distribuída em uma casa no bairro do Tinga. No local, a polícia encontrou um frigorífico e duas pessoas foram presas. O proprietário do estabelecimento fugiu. O nome dos suspeitos não foi divulgado pela polícia.
O caminhoneiro disse que foi abordado pelos dois homens em São José. Segundo a vítima, eles usavam máscaras e estavam armados. Ele disse que foi preso na carroceria após dirigir por 30 quilômetros com uma arma na cabeça. "É a terceira vez que sou assaltado." (Fonte: ValeParaibano)

Vereador de Caraguá ganha reajuste

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou ontem por 13 votos a 2 um reajuste de 14,8% nos salários dos parlamentares e funcionários do Legislativo. Com o aumento, os vencimentos dos vereadores passam de R$ 2.200 para R$ 2.500 mensais. A medida vai beneficiar 17 parlamentares, 17 assessores e pelo menos 20 servidores.
Segundo o presidente da Câmara, Wilson Gobetti (PPS), a reposição é feita de acordo com a variação anual do IGP-M (Indice Geral de Preços ao Mercado).
"A reposição salarial é justa para todos os parlamentares e servidores. O Executivo também deve adotar o mesmo procedimento", disse Gobetti.
Os parlamentares Aurimar Mansano (PTB) e Madalena Fachini (PSB) votaram contra a proposta.
A vereadora afirma que o aumento "é um desrespeito aos demais funcionários públicos". "O aumento é um absurdo. Estamos lutando desde o início da atual administração para conquistar um reajuste aos servidores e temos uma reposição somente para o Legislativo", disse Madalena. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura entrega casas para famílias que ocupam encosta da Tamoios

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá transferiu, hoje, as quatro famílias que ocupam as encostas do Rio do Ouro próximo a Rodovia dos Tamoios. As famílias foram transferidas para quatro casas situadas no bairro Jardim Jaqueira. Os moradores foram removidos do local porque suas casas ficavam próximas das pista, em local considerado de risco pelos engenheiros do DER. As casas serão demolidas amanhã para evitar novas ocupações. No local, o DER construirá um muro de arrimo que permitirá agilizar as obras de melhorias na rodovia dos Tamoios, financiadas com recursos do BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Prefeitura e DER compraram quatro casas no bairro Jardim Jaqueira, a cerca de 2 km do local, para abrigar as famílias de Aparecida Fernandes, Maria Costa, Oswaldo Claro e Maria de Jesus Otonio. Cada uma das casas novas doadas aos moradores possui dois quartos, sala conjugada com cozinha, banheiro e quintal. “ Estou muito feliz. Agradeço ao prefeito Antonio Carlos por nos tirar das encostas do morro e conseguir essa casa para minha família”, disse Aparecida Fernandes, de 54 anos, mãe de cinco filhos. A entrega das novas casas foi feita pela secretária de Assistência Social, Vera Peixoto e representantes do DER.
Segundo Vera Peixoto, os parentes (outras quatro famílias) que conviviam nas moradias das famílias transferidas receberão verba da prefeitura para construírem suas casas em outros locais. Serão beneficiadas as famílias de Luciana Claro, Andréia Faria, Vaneide Otonio e Tânia dos Santos. Vera Peixoto adiantou ainda que essas famílias receberão também material básico para construção de suas casas. Será destinada uma verba de R$ 32.500,00 para as quatro moradoras.
A transferência das famílias das encostas do Rio do Ouro deverá agilizar as obras de implantação da terceira faixa na Tamoios pelo DER, com prazo de conclusão previsto de doze meses. As obras foram paralisadas durante a temporada para que fosse evitado prejuízo ao trânsito em direção as cidades do Litoral Norte. O BID liberou R$ 140 milhões para recuperação da malha viária das rodovias estaduais. (Fonte: PMC)

Prefeitura libera verbas para entidades assistenciais

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva fará a entrega, hoje, sexta-feira, dia 28, das verbas destinadas ás entidades assistenciais do município. A liberação dos recursos acontecerá ás 9h30, na sede da Secretaria de Assistência Social. Estarão presentes, representantes das entidades, vereadores, secretários municipais, entre outros convidados.
Segundo a secretária de Assistência Social, Vera Peixoto, os convênios foram assinados anteriormente, garantindo verbas municipais ás entidades: Vila Vicentina, Instituto Pró-Vida, Centro de Convivência Estrela do Mar e Casa da Criança. Outras três entidades receberão suas verbas posteriormente: Cevati-Centro de Valorização da Terceira Idade, Creche Meimei e Comunidade Terapêutica Logus.
A prefeitura liberará um total de R$ 42.280,00 mensalmente às sete entidades, de acordo com o convênio assinado este ano. A Casa da Criança receberá R$ 12 mil; a Creche Meimei. R$ 17 mil; o Instituto Pró Vida, R$ 4 mil; o Asilo Vila Vicentina, R$ 4 mil; a Comunidade Terapêutica Logus, R$ 3,5 mil; o Centro de Convivência da Terceira Idade, R$ 2,8 mil: e o Cevati, R$ 1.980,00. (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá é classificado em campeonato de Xadrez

Caraguatatuba - O enxadrista Francisco de A.M. Júnior de Caraguá foi o 3º colocado na 1ª Etapa do 4º Circuito ValeParaibano de Xadrez. A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá foi representada pelos enxadristas Francisco de Assis Medeiros Júnior, Paulo Gomes Reimer e Marcos Nobre de Almeida. Os participantes disputaram com 60 competidores. O atleta Francisco de A.M. Júnior obteve o 3º lugar na categoria absoluto, o único do Litoral Norte a ser classificado. (Fonte: PMC)

Nadadores chegam na final da Copa “Peixinhos e Golfinhos”

Caraguatatuba - Os nadadores de Caraguá disputaram no último dia 22, no Sesi de Taubaté, a etapa final da Copa “Peixinhos e Golfinhos”, troféu Fabíola Molina. A Secretaria de Esportes e Recreação foi representada pela equipe de competição de Natação, sob a coordenação dos professores Juarez Saloni e Fábio Calheta. O atleta Victor Veloso obteve o 4ª lugar no Nado Crawl e 5º lugar no nado costas.
A atleta Aparecida Juliana obteve o 6ª lugar no nado crawl e 5º lugar no nado costas. A equipe também participou do revezamento 4x50 livre, conquistando o 4º lugar, com a equipe formada por Daniel Godoy, Cleyton Mariano, Guilherme Zaparolli e Rafael Godoy.
As feras da Academia Linha D’Água também continuam colocando Caraguá em destaque. No último dia 15, um Biatlon (corrida e natação), em Ilhabela, reuniu vários nadadores da Academia representando Caraguá. Os atletas conquistaram ótimas colocações. Alexandre Freitas, foi o primeiro colocado; Arthur Ferreira Marinho, conquistou o segundo lugar; Cláudio Santos Santana, ficou em terceiro; e Michel Willian Carvalho, conquistou o 4º lugar. (Fonte: PMC)

Dupla de Futevôlei disputa campeonato no Guarujá

Caraguatatuba - Nos dias 1 e 2 de março, a dupla Thiago Augusto Oliveira e Marcos Augusto Mota irá participar da 3ª etapa do Circuito Paulista de Futevôlei que acontece no Guarujá.
A dupla, de Caraguatatuba, conquistou o 8º lugar na 2ª etapa do campeonato, que aconteceu nos dias 15 e 16, em São Vicente. Eles foram os vencedores do Torneio Aberto de Futevôlei Verão 2003, realizado neste verão, na praia Martim de Sá. (Fonte: PMC)

Coleta de lixo será intensa no Carnaval

Caraguatatuba - A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba continuará realizando os trabalhos de intensificação de coleta de lixo no período que compreende o Carnaval. Na alta temporada de verão, a secretaria realizou o mesmo trabalho.
Em períodos de baixa temporada, são usados 8 caminhões de coleta, 1 caminhão basculante, 1 retro-escavadeira, 1 mini-carregadeira, 1 capinadeira, 1 varredeira de rua, 1 trator com roçadeiras, 25 homens na coleta e 20 na limpeza de praias. Já para a alta temporada desse verão, o número de caminhões coletores passou a ser 16, os basculantes foram 5 e as retro-escavadeiras, duas. Houve também 1 motoniveladora, 2 mini-carregadeiras, 2 varredeiras de praia, 1 trator rastelo, 2 capinadeiras, 1 varredeira de rua, 4 tratores com carretas, 3 tratores com roçadeiras, e 200 homens trabalhando, sendo 50 para coleta, 50 para limpeza de praias e 100 para limpeza geral. Todos os equipamentos e mão-de-obra contratados para a temporada vão trabalhar até o dia 10 de março.
De acordo com o diretor da Dilurb (Divisão de Limpeza Urbana), Gilberto Santos, serão feitos também serviços de capina. Ele reforça que a colaboração de todos é muito importante para tornar a coleta mais fácil. “Para que o trabalho tenha êxito pleno, é importante que as pessoas coloquem o lixo para fora das casas nas datas e horários certos”, disse. Ele informou que um serviço de atendimento 24 horas está disponível para dúvidas e pedidos no telefone 3882-5859. (Fonte: PMC)

Confira as datas e horários de coleta em Caraguá

SSP Regional Centro
Período: diariamente - a partir das 4 horas
Locais: Centro, Indaiá, Jardim Aruã e quiosques na orla marítima
Período: 2a, 4ª e 6ª - a partir das 4 horas
Locais: Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Benfica, Caputera, Poiares, Jardim Gaivotas, Sumaré, Ipiranga, Cidade Jardim, Canta Galo, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Ponte Seca e Martin de Sá.
Período: 3a, 5a e Sábado - a partir das 4 horas
Local: Jardim Terralão, Jardim Guaximduba, Olaria, Casa Branca, Jardim Jaqueira, Jardim Samambaia, Jardim Primavera, Tinga, Jardim Itaúna, Prainha e Jardim Forest.

SSP Regional Sul
Período: 2ª, 4a e 6ª - a partir das 4 horas
Local: Porto Novo, Praia das Palmeiras, Morro do Algodão, Travessão, Jaraguá, Pegorelli e quiosques.
Período: 3a, 5a e Sábado - a partir das 4 horas
Local: Jardim Parnázio (Colônia de Férias), Jardim Britânia, Balneário Golfinho (Jardim das Palmeiras), Pontal Santa Marina, Perequê Mirim, Vapapesca, Barranco Alto e quioques.

SSP Regional Norte
Período: 2a, 4a e 6a - a partir das 4 horas
Local: Getuba, Portal da Cacheira, Portal da Fazendinha, Jardim Santa Rose, Jardim Caraguatatuba, Jardim do Sol, Jardim Mariela, Világio Verde Mare, Gardemar, Sertão dos Tourinhos, Massaguaçu (morro), Tabatinga, CondomInio As Gaivotas, Condomínio Mar Verde e quiosques.
Período: 3a, 5a e Sábado - a partir de 4 horas
Local: Capricónio I, II e III, Delfim Verde, Portal do Patrimônio, Parque Imperial, Massaguaçu (praia), Cocanha, Roteiro do Sol, Mococa, Condomínio Verde Mar e quiosques. (Fonte: PMC)

Manoel Marcos: relatório ignorou irregularidades da gestão passada

Ilhabela - Por 8 votos a 5, a Câmara de Ilhabela decidiu arquivar na sua sessão desta semana o relatório final da CEI (Comissão Especial de Inquérito), criada para apurar denúncias de mau uso do dinheiro público nas obras do Hospital Mário Covas, na (UBS) Unidade Básica de Saúde da Barra Velha e nas contas da Saúde, nos anos de 1999 e 2000, durante a administração da ex-prefeita, Nilce Signorini. O relatório não apontou as irregularidades denunciadas no início do processo pelo Conselho Municipal de Saúde.
Para ela, o resultado foi um atestado de idoneidade dada pelos vereadores que fizeram parte da CEI.
“Eles me deram a oportunidade de me defender, pois eu poderia ter impedido essa CEI desde o início, mas quero provar a eles e à população de Ilhabela, a confiança e credibilidade que adquiri nos anos de política. Mesmo assim vou apresentar todos os documentos legais ao Ministério Público”, comenta.
Já o prefeito Manoel Marcos sustenta que as denuncias feitas pela Comissão Municipal de Saúde comprovam irregularidades da antiga administração.
“As provas apresentadas eram evidentes e só não vê quem não quer. Não podemos inocentar os culpados da antiga administração e jogar a culpa para a nossa administração, que trabalha com uma enorme transparência”, disse.
Os votos contrários ao relatório foram dos vereadores Carlos Alberto de Oliveira, Almir Mariano, Luiz Antônio dos Santos, José Garcia de Souza, José Pereira Brandão, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, Nanci Peres de Araújo Zanato e Romeu Pedro Persch.

Ministério público - A Comissão Especial de Inquérito não identificou irregularidades no processo avaliado. Apesar disso, colocou no relatório final que, independente do que fosse apurado, o relatório seria encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas.
Com a rejeição do relatório, esse dispositivo ficou inócuo e por isso, todo o trabalho feito nos últimos seis meses será arquivado, segundo o presidente da Câmara e membro da CEI, José Donizette. “Lamento porque, de acordo com o regimento interno, agora as denúncias apontadas pelo Conselho Municipal de Saúde não poderão ser apuradas pelo Ministério Público, via Legislativo”, salienta.
Para o presidente, os vereadores não precisariam ter rejeitado o documento, já que eles próprios apontaram que havia irregularidades.
“O que vai acontecer é que os documentos serão encaminhados para o MP, via munícipe ou pelo Conselho Municipal de Saúde”, disse.
A ex-prefeita, Nilce Signorini, disse ontem que as denúncias apresentadas pela Comissão de Justiça com relação à rasura na carta-convite e ao pagamento antecipado por material não recebido, não eram verdadeiras.
“Tenho certeza absoluta que eu não fiz rasura em nenhum documento. Caberá agora, através de inquérito policial investigar o autor. Lavrei boletim de ocorrência, cuja natureza foi falsificação de documento público”, fala.
Com relação ao material hospitalar que não foi entregue no prazo, Signorini disse que não havia espaço para armazenamento.

A fita - Durante a investigação, a CEI recebeu uma fita de vídeo, enviada pelo mestre de obras, Osnir Antônio Alves, que trabalhou na construção do hospital, contratado pela Construtora Catioca.
Ele fez denúncias graves de lesão ao patrimônio público nas obras do hospital, durante o ano de 2001, já na administração de Manoel Marcos.
Após algum tempo, foi obtida a transcrição da fita, devidamente assinada e com firma reconhecida.
A fita acabou sendo adicionada às investigações da CEI, uma vez que a comissão investigava irregularidades nas obras, sem data estipulada, o que tornou as investigações atemporais. Mas, por falta de tempo, as denúncias da fita não puderam ser apuradas como deveriam.
Para o vereador Walter Duarte, “o tiro saiu pela culatra, isso porque, o objetivo era acusar a ex-prefeita Nilce, mas o processo sofreu uma reviravolta com a chegada de uma fita de vídeo, trazendo denúncias envolvendo a atual administração. De qualquer maneira, a fita vai para o Ministério Público”, ressalva.
A ex-prefeita, Nilce Signorini, achou estranho o caso da fita. “A finalidade da CEI era investigar irregularidades durante a Construção do Hospital Mário Covas. Se a fita e sua transcrição foram ignoradas, esta CEI foi arquivada antes da investigação dos fatos. Portanto na minha opinião, a CEI foi feita pela metade”, salienta.

Mais improbidade - A Prefeitura de Ilhabela publicou um edital de citação de improbidade administrativa contra a ex-prefeita, Nilce Signorini, para dar explicações sobre uma ação movida pelo Executivo, que aponta irregularidades no procedimento licitatório (carta convite 005/00), para a contratação de serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e mão-de-obra para construção, fechamento do terreno com muro e alambrados da EMEI Sebastião Leite da Silva, situado no bairro do Bexiga, região Sul de Ilhabela.
Nilce Signorini informou que teve que ficar quase um ano fora da cidade para cuidar da saúde de seu pai e por isso o oficial de justiça não a encontrou.
“Estou reunindo toda a documentação e vou conversar com o meu advogado, para tomarmos as providências e responder os questionamentos da ação”, destacou.
O prefeito Manoel Marcos disse que mais uma vez foram detectadas irregularidades na administração da ex-prefeita.
“Queremos transparências nas assinaturas de contratos e nas licitações de obras realizadas pela antiga administração, doa a quem doer”, ressalva. (Fonte: Imprensa Livre)

Tudo pronto para o carnaval 2003

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião concluiu ontem a instalação do sistema de iluminação da “Passarela do Samba”, na Rua da Praia. Os refletores foram colocados sobre estruturas metálicas ao longo da avenida.
Para este trabalho foram utilizadas duas empilhadeiras. A partir de hoje deve ser feita a decoração. O Carnaval começa amanhã, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e com o baile de rua. (Fonte: Imprensa Livre)

Mutirão recolhe 600 toneladas de lixo

São Sebastião - Cerca de 600 toneladas de lixo foram recolhidos durante a "Operação Limpeza, que teve início há dez dias no bairro de Maresias, na costa sul de São Sebastião. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o trabalho serviu para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, nas casas do bairro. Segundo a prefeitura, o mutirão está sendo realizado por 100 funcionários do município e deve ser concluído em dois meses. A próxima etapa do trabalho começa no dia 6 de março no bairro de Boiçucanga. Até o final do mês, o mutirão vai acontecer nas regiões de Cambury, Barra do Say e Baleia. (Fonte: ValeParaibano)

Incêndio destrói parte dos materiais da Cooperativa de Sucata
Fogo começou por volta da meia-noite de terça-feira e só foi controlado após moradores acionarem o Corpo de Bombeiros. Presidente da Coopersuss não descarta possibilidade de “incêndio criminoso”

São Sebastião - Um incêndio ocorrido na noite de terça-feira destruiu parte dos materiais armazenados no galpão da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Coopersuss), localizado na rua Benedito Frúgoli, no Centro. O fogo começou por volta da meia-noite e só foi controlado após moradores acionarem o Corpo de Bombeiros.
Ontem à tarde, o presidente da Coopersuss, José Raimundo dos Santos, já contabilizava os prejuízos. “Só de papel nós perdemos mais de R$ 2 mil”, lamentou.
Pelo menos três toneladas do material acabaram queimadas. Segundo José Raimundo, o papel estava armazenado em quatro pequenos contêineres.
Ele disse que o incêndio começou na parte de fora, onde havia restos de sucata. “Depois se alastrou para dentro do galpão, causando todo este prejuízo”.
Para o presidente da Cooperativa de Sucata, a hipótese de “incêndio criminoso” não pode ser descartada. “Registrei um boletim de ocorrência na delegacia para que a polícia apure o caso”. A perícia deve ser realizada ainda hoje.
Além dos fardos de papel, o fogo queimou uma picotadeira e a lateral de caçamba para armazenamento de metais. “Vamos ter de fazer uma revisão na máquina, que é patrimônio da prefeitura, e pintura da caçamba”, diz José Raimundo. O “quadro de força” (painel com disjuntores e fusíveis do sistema elétrico) também acabou queimado. “Não temos nenhuma suspeita sobre o que ou quem teria provocado todo o incêndio”.
No total, 40 famílias vivem atualmente da venda de sucata. “É uma tristeza muito grande, porque perdemos bastante material”, finalizou o presidente.
A Coopersuss - A Cooperativa de Sucata é uma entidade sem fins lucrativos, na qual todo o lucro adquirido é dividido entre os trabalhadores. Para um melhor desempenho e organização, existe uma diretoria eleita por votação a cada dois anos.
Atualmente, o galpão que abriga a cooperativa é mantido pela prefeitura, que também realiza a coleta dos materiais. Chegando na cooperativa, a sucata é separada e classificada.
Os trabalhadores montam fardos de cada tipo de sucata, que são vendidos a empresas e intermediários. Por funcionar com esses padrões, o pagamento de todos os integrantes varia de acordo com o trabalho realizado. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador denuncia “pesca de arrasto” na praia de Boracéia

São Sebastião - O vereador Benedito Amâncio denunciou esta semana, por meio do requerimento 064/2003, aprovado na Câmara de São Sebastião, a realização da “pesca de arrasto” na praia de Boracéia, na divisa com o município de Bertioga. Segundo ele, todo o tipo de peixe é retirado da água.
O pescado de pequeno porte é deixado na areia da praia. Amâncio diz que muitos moradores têm questionado este tipo de ação.
Conforme explicou o vereador Dalton Silva, tal procedimento é conhecido como “picaré”. Ele disse que alguns pescadores são de Bertioga e, com a chegada da Polícia Ambiental, fogem para a divisa do município.
Já o vereador Marco Antônio de Souza diz ter esperança em melhorias no setor pesqueiro. “Estivemos em Brasília conversando com o ministro José Fristch e ficamos impressionados com as propostas”, disse Souza, que, com mais dois vereadores, acompanhou o prefeito Paulo Julião na audiência com o ministro.
No requerimento aprovado pela Câmara, Benedito Amâncio busca informações junto à Polícia Ambiental sobre o que prevê a legislação para a pesca de arrasto. Além disso, ele também quer saber qual seria a “malha” correta para realizar a pesca.
Para Dalton Silva, há a necessidade de acionar a polícia de Bertioga para atuar em conjunto com a equipe de fiscalização de São Sebastião.
O vereador Erwin Edson Aparecido da Mota afirma que a pesca predatória poderia ser diminuída ou cessada com a implantação de recifes artificiais na região. No entanto, Mota diz que os órgãos ambientais criam obstáculos.
Benedito Amâncio ainda sugeriu à prefeitura a colocação de tachões nos acessos à praia de Boracéia. O objetivo é evitar a entrada de veículos. (Fonte: Imprensa Livre)

17 computadores são levados da escola no Canto do Mar

São Sebastião - Dezessete computadores foram levados na madrugada de ontem da Escola Municipal Canto do Mar, na rua do Parque, região da Costa Norte. Três assaltantes invadiram a unidade, renderam dois vigias e levaram os aparelhos completos, inclusive as impressoras. Esta é a segunda vez que a escola é alvo de criminosos, que visam computadores.
Da primeira vez, furtaram cinco aparelhos, sem que nenhum funcionário fosse ameaçado. Depois deste crime, disse a diretora da unidade, Adriana Fernandes, foram colocadas grades em todas as janelas e portas da escola, além da segurança de dois vigias, que não ficam armados.
Mas todo este sistema não impediu o trio de levar os 17 aparelhos, usados na sala de informática, que continham trabalhos dos alunos. “O prejuízo também é da comunidade, que se beneficiava com as máquinas”, lamenta a diretora.
Desta vez o caso foi mais grave, pois trata-se de um roubo. A diretora conta que um dos seguranças que estavam no andar de cima, escutou um barulho. Ao descer, ele se deparou com os três assaltantes armados, que o obrigaram a subir, rendendo o outro vigia.
Os seguranças foram amarrados e amordaçados em um canto, enquanto os assaltantes entravam na sala de informática e pegavam os PCs. Conforme Adriana, todos os computadores da escola foram levados, sobrando apenas o da sala da diretora. O trio também levou o celular de um dos seguranças.
Desarmados - Os vigias chegaram a ouvir barulho de motor de carro, próximo à escola, mas não puderam identificar o veículo. De acordo com a diretora, os seguranças foram agredidos pelo trio. O fato dos funcionários não usarem armas trouxe alívio à diretora. “Graças a Deus eles não estavam com revólveres, pois poderia ter havido mortes”, alerta Adriana.
A diretora lembra que, ao contrário do primeiro prejuízo, quando cinco computadores foram levados e não tinham seguro, desta vez o sistema foi colocado. “A APM (Associação de Pais e Mestres) da escola viabilizou o seguro”, lembra.
Adriana ressalta que depois deste roubo a unidade deverá contar com um sistema de alarme ligado diretamente com a polícia. “Já fizemos de tudo, colocamos grade e vigias, só faltava adicionar mais este sistema”, afirmou.
A unidade escolar, com 800 alunos de 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental, fica distante cerca de 150 metros da Capela Sagrada Família, que também sofre com invasões de ladrões, no Canto do Mar. A última aconteceu esta semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem é assassinado com tiros na cabeça em Maresias

São Sebastião - Um homem, ainda não identificado, foi assassinado com dois tiros na cabeça, na madrugada de anteontem, na rua Olimpio Romão César, bairro Maresias, na Costa Sul. A autoria e motivo ainda são desconhecidos. Ao lado do corpo, a polícia encontrou um “papelote” de cocaína, levantando a suspeita de que o crime tenha relação com tráfico de droga.
Pedestres que andavam pela rua, quando a Polícia Militar estava no local, informaram que a vítima morava no sertão de Maresias e seria conhecida por “Mazinho”. Somente estas informações foram anotadas pela polícia, que não conseguiu encontrar testemunhas do crime.
O corpo estava caído no meio da rua, de bruços. Ele segurava uma touca em uma das mãos, usada geralmente por encapuzados em assaltos. A vítima aparenta ter 25 anos de idade, tem cabelos compridos, pretos e crespos, trajava bermuda preta e cinza, camiseta com listras vermelha e azul e tênis Adidas, cinza e preto.
A polícia pede às pessoas que conheçam a identidade da vítima, que entrem em contato com o IML (Instituto Médico Legal) onde o corpo está aguardando o reconhecimento familiar.
Ele poderá ser enterrado como indigente caso não apareça ninguém. (Fonte: Imprensa Livre)

Chega ao fim a cobrança de Zona Azul nas praias

Ubatuba - Depois de muita discussão, chega ao fim a cobrança de Zona Azul nas praias de Ubatuba. Com a publicação da lei 2314, de autoria do vereador Eduardo César, que ocorre nesta edição do Jornal A Semana, a Comtur (Companhia Municipal de Turismo) fica proibida de efetuar a cobrança dos carros que estacionarem nas praias Tenório, Maranduba e Grande.
O questionamento com relação à cobrança iniciou depois que a Companhia passou a taxar os carros com placa de Ubatuba, no final do ano passado. A decisão provocou revolta em muitos munícipes que se dirigiram à Câmara Municipal para reclamar contra a medida. A partir daí, desencadeou-se uma verdadeira caça às bruxas.
Alguns vereadores, entre eles Eduardo César, passaram a solicitar da direção da empresa uma posição diante das determinações que a lei apresentava, entre as quais o investimento do valor arrecadado em benfeitorias nos locais onde houvesse a Zona Azul.
Na oportunidade, o vereador Eduardo César elaborou um projeto de Lei extinguindo a cobrança, que foi aprovada por sete votos a cinco.
Diante dos acontecimentos e das críticas que começaram a surgir, a presidência da Câmara Municipal promoveu um fórum de debates com a diretoria da Comtur. Durante o evento, representantes de vários segmentos da sociedade questionaram a posição da Companhia diante da falta de investimentos.
Por fim, a única medida tomada a partir do Fórum foi o desligamento do Diretor Financeiro da entidade, Claudino Veloso, que pediu afastamento.
Após a aprovação, a lei foi para a apreciação do prefeito, Paulo Ramos, que apresentou veto total. Novamente, muitas discussões ocorreram, até que a Câmara voltasse a analisar a situação. Como a direção da Companhia não apresentou alternativas para o turismo local, nem uma posição quanto aos investimentos, o veto foi derrubado pelos mesmos sete votos a cinco e o fim da cobrança ficou na dependência da publicação da Lei, o que está sendo feita pela Câmara nesta edição.
A partir de hoje, a cobrança está suspensa em todo o município. Com isso, turistas e munícipes poderão curtir a praia durante o carnaval sem precisar desembolsar os R$ 3 que eram cobrados até ontem. Pode ser, porém, que o custo da lei, que entra em vigor a partir desta data, seja maior para todos.
Com o fim da cobrança, os tomadores de conta de carro - os chamados flanelinhas e flanelões - devem voltar a agir nestas áreas, o que poderá significar para os visitantes e moradores de Ubatuba um gasto maior do que o valor oficial que era cobrado.
Além disso, a Comtur deve ficar sem receita para arcar com os compromissos assumidos, o que deverá significar a demissão de boa parte dos funcionários da empresa e antecipar a dispensa dos que trabalhavam diretamente nas praias, cujos vínculos terminariam após as festividades carnavalescas. (Fonte: Jornal A Semana)

Ubatuba cancela Zona Azul na praia
Lei que impede estacionamento pago entra em vigor, mas fiscais mantinham cobrança até 16h

Ubatuba - A Zona Azul em quatro praias de Ubatuba foi cancelada ontem com a publicação da lei aprovada pelo Legislativo, que suspende a cobrança de estacionamento.
Mesmo com a medida os fiscais da prefeitura continuavam cobrando o estacionamento até as 16h de ontem nas praias Maranduba, Grande e Tenório, segundo apurou o ValeParaibano.
O sistema também era aplicado na praia da Lagoinha, mas não estava em prática ontem.
No início do mês, os parlamentares derrubaram por sete votos a cinco o veto do prefeito Paulo Ramos de Oliveira (PFL) ao projeto. A Comtur (Companhia Municipal de Turismo), responsável pela implantação da Zona Azul, informou que vai entrar na Justiça para retomar a cobrança.
Segundo o autor da lei, vereador Eduardo César (sem partido), a suspensão da cobrança vai aumentar o movimento de turistas nas praias. Os veículos pagavam R$ 3 por até doze horas de estacionamento.
"O visitante terá mais liberdade e ficará isento do pagamento de um serviço que não tinha retorno para a população", disse.
O vereador afirmou que vai denunciar à Justiça a cobrança irregular da Zona Sul realizada ontem nas praias. César disse que recolheu bilhetes de cobrança de estacionamento emitidos ontem nas praias Tenório e Grande.
A Câmara informou que a arrecadação anual da Comtur é em torno de R$ 1 milhão.
O projetista Jonathan Alves Ferreira, 49 anos, disse que pagou ontem R$ 3 para estacionar na Maranduba.
"Tinha conhecimento que a Zona Azul não estava sendo cobrada. Mas para estacionar o carro paguei a taxa para um fiscal da prefeitura", disse.
A dona de quiosque Rosemeire Mathias, 41 anos, disse que o dinheiro arrecadado com a Zona Azul não foi revertido em benefícios para os comerciantes e turistas.
"Não recebemos nenhuma melhoria com a cobrança. A expectativa é aumentar o movimento de clientes no Carnaval que terão estacionamento livre", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Presidente da Comtur quer anular a lei

Ubatuba - O presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Luiz Antônio Bischof, disse que suspendeu a cobrança da Zona Azul logo após ter conhecimento da publicação da lei.
Ele afirmou que estava viajando e que os fiscais foram comunicados somente no início da tarde de ontem.
Bischof disse que a Secretaria de Assuntos Jurídicos do município entrou com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo a anulação do projeto aprovado pelo Legislativo.
"O projeto é inconstitucional. Para a segurança dos turistas a cidade não pode ficar sem a cobrança do estacionamento", disse.
Bischof afirmou que o cancelamento da cobrança de estacionamento nas praias pode gerar mais desemprego no município e inviabilizar os trabalhos da Comtur. Ele mão informou o faturamento da empresa.
"Cerca de 110 funcionários que trabalhavam na Zona Azul foram demitidos. Sem a arrecadação, a Comtur pode ser extinta prejudicando os munícipes e turistas de Ubatuba", disse Bischof. (Fonte: ValeParaibano)

Comtur deixa Maranduba sem carnaval

Ubatuba - A poucos dias do início do carnaval, a Comtur (Companhia Municipal de Turismo), cancela festa de Momo programada para acontecer no bairro da Maranduba. A justificativa dada pela Companhia, segundo o empresário David Lemos, seria a falta de autorização do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).
A decisão deixou insatisfeitos os empresários que haviam tomado a iniciativa de realizar o evento. Segundo Lemos, em janeiro ele, juntamente com o também empresário José Carlos Cusato, esteve na sede da Comtur para discutir a viabilidade de realizar os festejos do carnaval. Na oportunidade, tudo teria ficado acertado entre as partes, cabendo aos empresários se responsabilizarem pela contratação, alimentação e hospedagem das atrações que fossem acertadas. À Comtur, caberia a montagem da estrutura que permitisse a realização do evento.
Diante da definição, o próprio presidente da Companhia Municipal de Turismo, Luis Bischof, chegou a divulgar pela imprensa local que a região sul do município teria baile carnavalesco, com atrações na praia de Maranduba. Com isso, o grupo de empresários se mobilizou para a contratação da banda “Os Amigos”, da cidade de Limeira, que animariam os foliões durante os quatro dias de carnaval.
Tudo caminhava dentro do previsto até o início desta semana, quando começou a montagem do palco. Na última terça-feira, menos de uma hora depois de a equipe da prefeitura terminar a instalação da estrutura que abrigaria os shows, o presidente da Comtur oficializou aos empresários daquele local que o evento estava cancelado.
Segundo Lemos, a alegação seria a falta de documentação junto ao CREA, para que fosse expedida a autorização para o baile.
“Ele nos disse que o CREA tinha solicitado documentos que atestassem a segurança do local onde ocorreria a festa, como laudos do corpo de bombeiros, de eletricistas e técnicos de montagem; e que para providenciar isso haveria um custo de R$ 10 mil, o que tornaria inviável realizar o que estava programado”, disse Lemos.
Segundo o fiscal do CREA, Paulo César Martins Ferreira, os laudos foram mesmo solicitados pelo órgão, mas ele disse desconhecer os valores citados pela Comtur. “Só se a prefeitura, ou a Comtur, for contratar uma empresa para expedir os laudos e esse for o custo da contratação, pois nós não pedimos dinheiro, nem arbitramos valores, só requisitamos os documentos que são de praxe”, declarou.
Ferreira afirmou, no entanto, que, sem os documentos necessários, não haveria a autorização para que o baile carnavalesco ocorresse na Maranduba. Ele deixou claro que a mesma situação será constada na região central da cidade, caso os bailes programados para acontecerem na avenida Iperoig contarem com estrutura de palco. “Nos informaram que, na avenida, o evento vai acontecer a partir de um trio elétrico. Se for isso mesmo, não haverá problema, mas se tiver palco, os trâmites serão os mesmos da Maranduba, com a necessidade dos laudos técnicos”, salientou.
O que chamou a atenção é que as negociações entre os empresários e a direção da Comtur duraram vários dias e a decisão de não realizar o evento foi tomada em cima da hora, quando muito pouco poderia ser feito pelos comerciantes. Inclusive, é justo registrar que muitos já haviam se preparado para a folia, que atrairia um número grande de pessoas e que seria responsável por uma movimentação maior no comércio local. Há estabelecimentos que contrataram empregados pensando no aumento de demanda; há locais em que houve um aumento de estoque pensando no grande movimento que a festa provocaria. Ou seja, pessoas que mais uma vez acreditaram na empresa responsável pelo turismo no município e que mais uma vez deixou os empresários sem saber exatamente o que fazer.
Mais estranho ainda, se levado em consideração que a atual diretoria da empresa está à frente das atividades turísticas do município há mais de dois anos e que, portanto, já teve tempo suficiente para saber os trâmites que devem ser seguidos para a realização de eventos deste porte. Portanto, sem a mínima condição de alegar ignorância das exigências que são feitas pelos órgãos que autorizam esse tipo de atividade.
Se há falhas, uma coisa é certa: não foram cometidas pelos empresários, que novamente demonstraram boa vontade em promover a cidade. Pelo contrário, se há algo que cabe a eles, é mais uma vez coisa o prejuízo que terão com a anulação da festa. (Fonte: Jornal A Semana)

Carnaval nos Mares de Ubatuba

Ubatuba - Programação fornecida pela Comtur

28/02/03 - Sexta-feira
Às 20:30h - Apresentação da Rainha do Carnaval, Rei Momo e Princesas no carro de som na concentração do Galo da Meia Noite.
Saída do Bloco do Galo da Meia-Noite do bairro do Perequê-Açú às 22:00h com destino à Av. Iperoig.
Encontro do Galo da Meia Noite com o “Boi Topéia” às 23:45h na Rua Dr. Esteves da Silva com a Av. Iperoig (na cabeceira da ponte do Perequê-açú).
Queima de fogos no farol da Barra às 00:00h, na Estátua de S. Pedro Pescador.
Após a queima de fogos, em cortejo seguem o Galo da Meia Noite e o Boi Topéia seguem na Avenida Iperoig (na contra mão) até o trio elétrico.
O carro de som estará na concentração do Perequê-açú às 20:00h tocando marchinhas e músicas dos velhos carnavais.
Às 22:00h a Banda da Band vai estar no carro de som para alegrar o cortejo e no encontro do carro de som com o Trio Elétrico, som mecânico para que a banda se prepare no Trio Elétrico e o baile vai até as 04:00h da manhã.

01/03/03 - Sábado
O Bloco Recordar É viver fará concentração na Praça Capricórnio às 20:00h e o desfile acontecerá às 20:30h na Av. Iperoig.
Às 21:30h concentração em frente ao Tubão do Bloco da Caxorrada quer virá pela Rua Thomaz Galhardo em sentido a Av. Iperoig, onde será realizado o desfile.
O carro de som estará na concentração na Praça capricórnio às 20:00h para o Bloco Recordar É Viver. Quando o carro de som estiver em frente à Rua D. João III o som será transmitido pelo Trio Elétrico e o Carro de som irá para a concentração da Caxorrada. Quando o bloco estiver na Av. Iperoig o carro de som será dispensado e o som será transmitido do trio.

02/03/03 - Domingo
Às 16:00 h Baile Infantil no Tubão na Rua Thomaz Galhardo.
O Boi Chorão fará concentração na Praça Capricórnio às 21:00h e o desfile acontecerá às 21:30h na Av. Iperoig com o carro de som.
Às 22:00h concentração do Bloco do Hotel Água Doce fará o desfile a partir das 22:30 na Av. Iperoig.

03/03/03 - Segunda-feira
O Bloco Recordar É viver fará concentração na Praça Capricórnio às 20:00h e o desfile acontecerá às 20:30h na Av. Iperoig.
Às 21:30h concentração em frente ao Tubão do Bloco da Caxorrada quer virá pela Rua Thomaz Galhardo em sentido a Av. Iperoig, onde será realizado o desfile.
O carro de som estará na concentração na Praça capricórnio às 20:00 h para o Bloco Recordar É Viver. Quando o carro de som estiver em frente à Rua D. João III o som será transmitido pelo Trio Elétrico e o Carro de som irá para a concentração da Caxorrada. Quando o bloco estiver na Av. Iperoig o carro de som será dispensado e o som será transmitido do trio.

04/03/03 - Terça-feira
Às 16:00 h Baile Infantil no Tubão na Rua Thomaz Galhardo.
O Boi Chorão fará concentração na Praça Capricórnio às 21:00h e o desfile acontecerá às 21:30h na Av. Iperoig com o carro de som.

Observação: Todas as noites haverá baile popular após o desfile dos blocos na Avenida.
Serão apresentadas as marchinhas tradicionais dos Carnavais do passado, além de axé, samba e vários ritmos do carnaval moderno, com o brilhantismo da Banda da Band com 09 (nove) músicos que irão alegrar o baile e também o Dj Léo e as dançarinas da Band no intervalo dos músicos. O carro de som irá trazer para a avenida os blocos, e durante o dia vai andar na orla do município alegrando os turistas e a população que aqui se encontram. (Fonte: Comtur)

Valéria Machado exibe sua beleza em Ubatuba

Ubatuba - Esbanjando beleza por onde passa, a modelo e dançarina Valéria Machado atrai um grande público que se embriaga com suas coreografias exibidas há três anos no Trio Elétrico Abadá, o mesmo que realizou o carnaval de 12 dias em Ubatuba e abertura do reveillon de 2001 e agora em 2003 fez a abertura do mês de carnaval.
A modelo, além de fidelizar o público, conquistou com seu talento, beleza e carisma a atenção das lentes de revistas de renome no país. No mês de janeiro último, durante dois dias em Maresias, litoral norte paulista, participou de um ensaio fotográfico sob os olhos clínicos do talentoso fotógrafo Lailson Santos, da revista Sexy. O resultado foi aprovadíssimo pelos profissionais que presentearam os leitores com inúmeras fotos de Valéria no recheio da revista. E não contentes com a aprovação dos leitores ela recebeu o convite para ser capa da próxima Sexy Especial, que irá para as bancas em 15 de março, com direito a noite de autógrafos e muito mais.
Como dizem na gíria: “A carioca de 22 aninhos, não é fraca não!” E agora que a descobriram vai ser difícil controlar o sucesso da morena. Mas Ubatuba é um de seus points preferidos e, nesta sexta-feira última, ela retornou a terrinha na qual pretende vir sempre que convidada para participar da gravação ao vivo do programa Vip da TV Band Vale, realizado na casa noturna Sunset - praia das Toninhas. E os fãs fiquem atentos pois em breve ela estará nos visitando para fazer uma tarde de autógrafos no Jija Auto Posto. Quem quiser contratá-la para festas, recepções, comerciais, etc, é só entrar em contato com seu empresário Ivan através do telefone: (11) 9548-2439, que deixa aqui seus agradecimentos aos colaboradores: Hotel Coquille e Mirela e Vagner da loja Suplement Alimentos de São José dos Campos. (Fonte: Jornal A Semana)

Artesãos possuem novo espaço para exposição

Ubatuba - Foi inaugurado, no último domingo, dia 23, o CAC (Centro de Artesãos da Casanga), onde os artistas poderão vender suas obras diretamente aos visitantes. Inclusive, segundo o presidente do Centro, Almir Medeiros, esse foi o principal motivo que levou à criação desse novo espaço.
“Nossa intenção é diminuir a ação dos atravessadores. Com isso, poderemos vender nossas peças a um preço mais barato e com a possibilidade de obter um lucro maior”, disse.
Em um primeiro momento, o CAC contará com os trabalhos de nove artesãos - todos da Casanga - dos quais seis são os pioneiros e sócios do centro. No entanto, Medeiros ressalta que novas adesões poderão acontecer, se houver procura por parte de outros artistas locais.
No caso de outras pessoas procurarem o espaço para expor suas obras, a decisão sobre aceitar ou não uma outra adesão caberá aos seis sócios fundadores.
As peças em exposição possuem valores que variam de R$ 1- a mais barata - a R$ 130, a mais cara.
Sobre o custo para os expositores, o presidente afirmou que das peças vendidas, 20% do valor ficarão como fundo de caixa para o grupo por dois anos, como forma de ajudar na manutenção dos trabalhos.
Sobre o apoio recebido, ele declarou que só obteve uma pequena ajuda da Fundart (Fundação de Arte e Cultura), que auxiliou com a divulgação da festa de inauguração. “Apoio, mesmo, foi muito pouco. Só a Fundart que cedeu o espaço para que pudéssemos elaborar o material de publicidade do CAC”, explicou.
O próximo passo, segundo os responsáveis pelo novo empreendimento, será o trabalho de divulgação. Por conta da distância e localização do artesanato, Medeiros entende que será necessário um bom trabalho de publicidade para atrair visitantes, em especial os turistas. Para tanto, ele garante que haverá um investimento na mídia local, além de panfletos e faixas, que deverão ser espalhados pela cidade.
“Sabemos que será preciso divulgar bem o local, mas entendemos que é um atrativo a mais para a cidade. Esperamos uma boa movimentação de público e que os nossos artistas possam exibir e vender seus trabalhos. É um espaço alternativo e democrático”, disse. (Fonte: Jornal A Semana)

Câmara recebe visitantes chilenos

Ubatuba - Em sessão solene, na noite de sexta-feira, dia 21, a Câmara Municipal recebeu uma comitiva da cidade chilena de Milipilla, que estava em visita oficial no município.
Após a oitiva dos hinos Nacional e oficial de Ubatuba, os visitantes entoaram o hino nacional chileno. Numa demonstração de cortesia, o vereador Charles Medeiros (PSDB) proferiu um discurso de boas-vindas em chileno. “O intercâmbio cultural, econômico e turístico é o princípio básico dos ideais do Mercosul, para que a América do Sul se torne uma grande potência, através da integração dos povos”, discursou Medeiros.
Os vereadores entregaram uma placa a cada uma das autoridades chilenas e também receberam homenagens. O prefeito de Milipilla, Fernando Perez Villagran, agradeceu as homenagens recebidas, explicou a diferença da organização política entre as duas cidades e afirmou que têm características muito parecidas, por isso, acredita no sucesso do intercâmbio.
O vereador Domingos dos Santos (PT) lembrou grandes personalidades da cultura, da política, da literatura e alguns heróis da história do Chile e disse que, enquanto alguns países pretendem a guerra, a América do Sul faz justamente o contrário: une-se irmanamente num exemplo de globalização.
O presidente da Câmara, Rogério Frediani (PTB), colocou a sua satisfação pela honrosa visita e prometeu conhecer brevemente a cidade co-irmã.
A comitiva da cidade de Milipilla, composta pelo prefeito Fernando Perez Villagran; vereadores Ivan Campos Avarena, Pedro Martinez Romo e Dario Jerez Jerez; juiz de direito José Antonio Alarca Moraga e assessor de relações internacionais Wanderlei Dias Souza, e acompanhada de diversos desportistas chilenos, chegou a Ubatuba pela manhã, quando foi recepcionada pelo prefeito Paulo Ramos. As duas cidades firmaram um compromisso de cooperação, visando fortalecer os laços de amizade e intercâmbio turístico e cultural.
No dia seguinte, a comitiva visitou a ilha Anchieta e encantou-se com suas belezas naturais e seu conteúdo histórico. “A Ilha é um recanto mui precioso”, elogiou o magistrado Alarca. (Fonte: Jornal A Semana)

Para que se possa contabilizar apenas alegrias na quarta-feira de cinzas,
é necessário seguir algumas regras básicas de segurança:

-
não abuse do álcool; não use drogas; se beber, não dirija;
- respeite as leis de trânsito;
- não ostente objetos de valor;
- não circule por locais mal iluminados e de pouco movimento durante à noite e divirta-se, mas sempre respeitando o direito dos demais;
- não vá armado aos salões e locais de concentração de pessoas;
- evite as más companhias.

Carta do Leitor

Clodovil Hernandez - Maravilhosa  a matéria publicada em 21/02/2003 com incansável divulgador de Ubatuba, Clodovil Hernandez. Se o tivéssemos como secretario de turismo da nossa querida Ubatuba, a quem ele tanto ama, respeita e divulga, daríamos um passo certo, firme para um turismo internacional.
Aqui fica a sugestão para o Sr. Prefeito Paulo Ramos, que e a vontade de centenas de pessoas que têm compromisso com Ubatuba, pois o Clodovil, pelo amor que ele tem pelo municipio, faria de tudo para colocar Ubatuba em primeiro lugar no turismo nacional e internacional.
Que tal pensarem nesta possibilidade? Vejamos como exemplo a secretaria de turismo de Alagoas, vende a sua imagem e nome e esta tendo tanto sucesso. Seria uma atitude que nos daria grande esperança, prazer e orgulho.

Mia Mafalda Niedheidt
Ubatuba, SP


Bloco "Recordar é Viver" - Caros amigos deste excelente jornal. Escrevo estas linhas na qualidade de secretário do bloco "Recordar é Viver", bloco carnavalesco da cidade de Ubatuba, fundado há 4 anos e que procura resgatar a essência dos carnavais passados com marchinhas como
"Mamãe eu Quero", "Jardineira" e outras mais. Fundado pela sra. Ophélia Prado de Oliveira Lopes, hoje comemorando seus 79 anos, leva ás ruas de Ubatuba a magia de outros tempos, onde a família participava desta festa popular.
Gostaria imensamente que se possível vocês publicassem esta pequena nota para homenagear a nossa querida Dona Ophélia, que, com entusiasmo e dedicação leva adiante o sonho de manter viva a imagem dos carnavais de outrora, pois como ela mesma sempre diz: RECORDAR É VIVER!

Edson de Almeida Correa
Secretário do Bloco Recordar é Viver
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia:
Parati
Parati
Laranjeiras
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Pousada Barra da Lagoa Vivenda do Flamboyant JCASTRO INFORMÁTICA

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor