Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 10 de março de 2003 - Nº 737 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Pesquisa sobre biodiversidade indica área poluída em praia
   Centro de pesquisa ajuda preservação

Caraguatatuba:
   Exposição “Os Britânicos no Brasil” chega ao MACC
   Caraguá faz leilão de carros
   Mulher passa 17 h com sequestradores
   Bombeiro do litoral dá aulas na rede pública
   Mulheres são achadas esfaqueadas em Caraguá
   Ladrões levam 11 computadores de escola em Caraguatatuba
   ACIC cria Bolsa Emprego para dar segurança às empresas
   Comerciantes fazem balanço de Verão e Carnaval
   Corte de água e luz em 120 dias é aprovado na Câmara
   Valmir reivindica melhorias urgentes para a zona sul
   Vereador Bolha quer viaturas para o Esporte local
   Câmara aprova atualização salarial de 14,81%
   Câmara entrega título para empresário e Secretária

Ilhabela:
   Farol inspira histórias e guarda mistérios em Ilhabela
   Torre foi construída com material francês
   Faroleiro conta caso de 'assombração'
   Lugar já foi palco para amor e casamento
   Durante o Carnaval, prefeitura faz mutirão de limpeza no Topo
   Isolamento ajuda a preservar ecossistema

São Sebastião:
   Sequestrador é preso em São Sebastião
   Falta d’água transtorna vida de famílias do bairro da Enseada
   Jogos de Verão de Barequeçaba terminam e surpreendem organizadores

Ubatuba:
   Acidente na Rio-Santos deixa 1 morto
   Justiça derruba lei da Câmara e libera Zona Azul em Ubatuba
   Legislativo vai recorrer da decisão
   Comerciantes reclamam da cobrança
   Base da PM é alvejada em Ubatuba

   Carta do Leitor



Pesquisa sobre biodiversidade indica área poluída em praia
Espécies de animais marinhos encontrados por pesquisadores no Litoral Norte apontam local com poluição

Litoral Norte - A pesquisa realizada por universidades no Litoral Norte, que identificou 52 novas espécies de animais marinhos, está orientando os pesquisadores a também identificarem regiões poluídas nas praias.
Chamadas de bioindicadoras, essas espécies se desenvolvem apenas em lugares poluídos.
Um verme, denominado capitella capitata, encontrado em grande quantidade na praia Enseada, em Caraguatatuba, é uma presença típica de areias situadas próximas a locais em que há despejo de esgoto doméstico.
A bióloga e coordenadora do projeto, Antônia Cecília Zacagnini Amaral, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), afirmou que as áreas exploradas mais problemáticas são o trecho da praia Enseada próximo ao rio Santo Antônio e o canto norte da praia São Francisco, em São Sebastião.
"Identificando essas espécies podemos desenvolver futuras pesquisas na área de preservação do meio ambiente", disse a coordenadora. Ela afirmou que ainda não foi catalogado o número exato deste tipo de espécie.
A pesquisa está sendo realizada pela USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp. Pesquisadores estão explorando a biodversidade marinha do Litoral Norte, onde 535 espécies já foram catalogadas, sendo que 52, deste total, foram descritas pela primeira vez.
As explorações foram realizadas em praias de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.
Os animais estudados fazem parte da fauna bentônica, que é o nome técnico dado a moluscos, crustáceos e vermes que necessitam de algum substrato para se desenvolverem. Eles são classificados como meiofauna e macrofauna.
Das 52 novas espécies, 40 pertencem a categoria de meiofauna, pois não podem ser vistos a olho nu e têm em média 0,05 milímetro.
Alguns tipos encontrados pelos pesquisadores foram classificados como comestíveis. Um deles é o molusco fivela mactroides, uma concha acinzentada que possui um marisco comestível no interior.
A pesquisa será desenvolvida até 2004, com uma verba de R$ 2,5 milhões, do programa Biota/Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo). (Fonte: ValeParaibano)

Centro de pesquisa ajuda preservação

Litoral Norte - Os centros de pesquisa do Litoral Norte desenvolvem projetos que orientam a comunidade a preservar o meio ambiente. As atividades são voltadas para turistas, pescadores e moradores, que aprendem técnicas de como proteger animais marinhos e praias.
Em Ubatuba, o Projeto Tamar, que trabalha na pesquisa e preservação de tartarugas marinhas, orienta pescadores sobre cuidados de não capturar os animais. "As tartarugas podem ficar enroscadas nas redes de pesca e a sua retirada deve ser feita com segurança", disse o coordenador técnico do projeto José Henrique Becker.
O coordenador afirma que a participação dos pescadores é fundamental para a preservação das tartarugas.
"Temos casos em que os pescadores comunicam ao projeto o aparecimento de tartarugas. Essa relação ajuda a equipe a localizar a espécie que vai ser pesada e receber selo de identificação", disse.
Os moradores da comunidade isolada de Camburi usam rádio VHS para comunicar aparecimento de tartarugas. O aparelho foi instalado pelo Tamar.
A base do Instituto Oceanográfico de Ubatuba da USP oferece para a comunidade um serviço de meteorologia. Os visitantes têm acesso aos balcões de experimentos vivos como os tanques com camarões.
Em São Sebastião, o Cebimar (Centro de Biologia Marinha) da USP trabalha com pesquisa de invertebrados marinhos em todo litoral. Localizado na praia do Segredo, o centro oferece biblioteca de biologia marinha e abre todos os dias.
"Moradores e estudantes podem usar o acervo. Nas visistas as pessoas recebem informações de preservação ambiental e sobre as pesquisas que são desenvolvidas", disse o biólogo Cláudio Gonçalves. O Cebimar tem cerca de 60 projetos de pesquisa básica (sem aplicação imediata). (Fonte: ValeParaibano)

Exposição “Os Britânicos no Brasil” chega ao MACC

Caraguatatuba - O MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta de 13 de março a 13 de abril de 2003, a exposição “Os Britânicos no Brasil”, numa parceria com a Cultura Inglesa. São 164 painéis, objetos, e uma área dedicada à antiga Fazenda dos Ingleses, situada em Caraguatatuba, com fotografias antigas e recentes, e objetos da época.
A exposição “Os Britânicos no Brasil” é uma iniciativa pioneira, que recupera cinco séculos da presença da Grã-Bretanha no processo histórico do país. Economia, sociedade, cotidiano, e, naturalmente a ferrovia, talvez uma das suas mais expressivas referências, são evocados ao longo de um percurso que retoma depoimentos e testemunhos da comunidade britânica num balanço em que se entrelaçam História e Memória.O objetivo principal da mostra é trazer à luz, de forma panorâmica, a contribuição de escoceses, galeses, ingleses e irlandeses que participaram da construção do Brasil nas mais diversas áreas.
A exposição “Os Britânicos no Brasil”, não se limita ao seu caráter de mostra. Mais que isso, coloca-se como marco inicial para futuros segmentos de análise da participação britânico-brasileira no esforço de construção de uma memória compartilhada.
Ingleses em Caraguá - Assim como em todo o Brasil, em Caraguatatuba, a presença dos ingleses e de seus investimentos foi marcante, transformando, influenciando e trazendo benefícios para toda a região, com a vinda do Frigorífico Anglo. Instalado na Fazenda São Sebastião, o grupo iniciou a atividade de cultivo de cítricos, exportando frutas para a Europa no período de 1927 a 1968. Eram embarcados cerca de 85 mil caixas de laranja e banana por semana. Suas atividades sofreram decréscimo com a 2ª Guerra Mundial, refletindo em sua atuação comercial, porém, o fator decisivo foi a catástrofe ocorrida em Caraguá em 1967, que arrasou não só com a fazenda, mas também todo o município.
Posteriormente, a fazenda foi vendida à Serveng Civilsan, do grupo brasileiro “Penido”. A fazenda Serramar, antiga Fazenda dos Ingleses, passou a atuar exclusivamente no ramo pecuário, iniciando suas atividades com o gado de leite. No ano de 2000, a Fazenda leiloou o gado leiteiro passando a trabalhar somente com gado de corte.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.
Visitação: de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca. FUNDACC

Caraguá faz leilão de carros

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba promove hoje um leilão com 29 veículos. O evento acontece a partir das 11h no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Também serão leiloados caçambas e uma carreta de dois eixos com capacidade para 20 toneladas. Entre os carros que serão oferecidos no leilão, estão os modelos Gol e Saveiro e caminhões. Os arrematadores devem pagar 45% do valor fechado no ato, em cheque nominal para a Prefeitura de Caraguatatuba e 5% para o leiloeiro. O restante deve ser pago em um prazo de 48 horas. (Fonte: ValeParaibano)

Mulher passa 17 h com sequestradores

Caraguatatuba - Uma decoradora foi sequestrada na noite de sexta-feira em São Paulo, permaneceu 17 horas com os bandidos. Ela conseguiu fugir dos assaltantes quando estava em Caraguatatuba. Maria Dalva Santos, 39 anos, foi abordada pelos adolescentes D.C.S, 17 anos, e W.R.V., 12 anos, em um semáforo, quando chegava do aeroporto de Congonhas. Depois de percorrerem várias favelas, foram parar em Caraguá, onde Maria conseguiu fugir e avisar a Polícia Militar. A PM conseguiu prender a dupla, que tinham levado R$ 110, jóias e as malas da vítima. (Fonte: ValeParaibano)

Bombeiro do litoral dá aulas na rede pública

Caraguatatuba - Soldados do Corpo de Bombeiros, de Caraguá, vão ministrar aulas de primeiros-socorros para alunos da 7ª série da rede municipal. O lançamento do curso, que irá fazer parte do currículo escolar do município, acontecerá na próxima terça-feira, às 9h, no quartel do Corpo de Bombeiros. Segundo a secretária da Educação de Caraguá, Roseli Morila, além das aulas de primeiros-socorros, os estudantes vão aprender prevenção de acidentes e incêndio. "Acredito que após a conclusão do curso, estes alunos vão ter mais consciência e agilidade para se defender de possíveis acidentes", afirmou o sargento do Corpo de Bombeiros Nestor Costa. (Fonte: ValeParaibano)

Mulheres são achadas esfaqueadas em Caraguá

Caraguatatuba - Duas mulheres foram esfaqueadas dentro de casa na madrugada de sexta-feira, no bairro da Olaria, em Caraguatatuba. A Polícia Civil não tem pista do suspeito e desconhece o motivo do crime. Francisca Coelho de Souza, 29 anos, e Maura Coelho Pereira, 19 anos, estão internadas na Casa de Saúde Stella Maris, mas passam bem. As vítimas foram encontradas por moradores, que chamaram a Polícia Militar. Francisca estava caída na varanda da casa e Maura foi encontrada no quarto. As duas foram socorridas pelos policiais e não conseguiram contar o que houve. O caso foi registrado como dupla tentativa de homicídio. (Fonte: ValeParaibano)

Ladrões levam 11 computadores de escola em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Ladrões levaram na madrugada de quinta-feira 11 computadores com as respectivas impressoras da Escola Estadual Comendador Mário Trombini, no bairro Ponte Seca, em Caraguatatuba. O furto foi descoberto pela manhã, quando o caseiro abriu a escola.
O caseiro, que mora nas proximidades, contou à polícia que por volta das 3h, ouviu um barulho perto da escola. Ele chegou a verificar, não encontrando nada de diferente.
Pela manhã, quando foi abrir a porta da unidade, percebeu que o portão e também a porta da sala da informática haviam sido arrombadas.
A reportagem não conseguiu saber com a diretora da escola se os computadores tinham seguro. Ela pediu para procurar o delegado de Ensino, que não foi localizado ontem.
Outros roubos - Não é a primeira vez que computadores de escolas são alvo de ladrões e assaltantes. Ainda no mês passado, foram roubados 17 aparelhos da Escola Municipal no Canto do Mar, em São Sebastião, que tinham seguro.
Meses antes, a mesma escola já tinha sofrido o mesmo crime, sendo lesada com cinco computadores, que tinham acabado de ser instalados, e não tinham ainda seguro. Nas duas vezes os assaltantes renderam os vigias, que foram amarrados. IMP

ACIC cria Bolsa Emprego para dar segurança às empresas

Caraguatatuba - Para dar maior segurança aos associados da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, a ACIC possui desde 1994, um banco de dados com informações de candidatos que disputam uma vaga no mercado de trabalho.
Esse banco de dados chamado Bolsa Emprego, foi a forma encontrada para uma pré-seleção dos candidatos, já que os interessados precisam estar com a documentação necessária em dia. Para efetuar a inscrição, o candidato deve se dirigir à Associação Comercial, das 9h às 12h, munido de CIC, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Reservista, uma foto 3x4, um telefone para contato e dois telefones para referência.
As empresas que querem efetuar a contratação, tem disponibilidade em consultar o banco de dados ou pedir para que um funcionário da Acic faça a seleção e os encaminhe. Caso a empresa queira conhecer mais sobre o candidato, a Associação disponibiliza uma sala para que seja feita a entrevista.
Das 700 empresas cadastradas, apenas 10 procuram por mês os inscritos na Bolsa Emprego, um número baixo de acordo com os interessados, que chegam a quase 120 por mês.
De acordo com Eliana Fernandes Soares, responsável pela Bolsa Emprego, a ACIC têm trabalhado muito para estruturar o cadastramento dos candidatos a uma vaga, para que as empresas tenham o melhor rendimento de seus funcionários, mas para isso é necessário que as empresas usem o banco de dados e tenham uma satisfação maior na conduta de seus servidores. ACIC

Comerciantes fazem balanço de Verão e Carnaval

Caraguatatuba - Depois de muita folia, os comerciantes de Caraguá fazem o balanço de carnaval e verão do ano de 2003. Para muitos a decepção durante o carnaval, mas em compensação durante o verão, o aumento das vendas nos comércios aumentou em quase 40%.
Para Julio Vieira, proprietário do Bar do Julinho, durante toda a temporada de verão, o bar obteve um aumento de 20% com relação ao ano passado, mas durante o carnaval não teve nenhuma diferença, já que o comércio não depende da temporada tendo sua maior clientela os próprios moradores.
Mas não foi apenas para os donos de bares que essa variação e queda foi significativa, para Selma Abreu Fernandes Dias, proprietária da loja Lemar Calçados, do bairro Travessão, durante toda a temporada a loja registrou aumento de 40% nas vendas em relação ao ano passado, mas, durante o carnaval, o movimento caiu cerca de 10%. "Minha expectativa já era de uma queda, por estar no final do mês e ninguém têm dinheiro", lamentou.
Na Loja Seller, as vendas superaram a previsão. De acordo com o Gerente da loja, Donizete Andrade, as vendas foram excelentes durante os meses de novembro, dezembro e fevereiro, tendo uma pequena queda em janeiro. Durante o carnaval as vendas foram normais.
De acordo com o Capitão da Polícia Militar, Valter Padulla, cerca de 500 mil pessoas passaram o carnaval na cidade. Mais de 120 mil veículos desceram a Serra de acordo com a Polícia Militar Rodoviária. ACIC

Corte de água e luz em 120 dias é aprovado na Câmara

Caraguatatuba - O Vereador Nivaldo Alves (PL) aprovou na Sessão Ordinária semanal, em Regime de Urgência, projeto de lei que disciplina o corte de água e luz no município. O projeto foi amplamente discutido e recebeu parecer contrário do Jurídico. Nivaldo Alves é suplente do Vereador Omar Kazon (PL), que está afastado por motivos de saúde.
No projeto de Alves os cortes de água e luz são disciplinados para a falta de pagamento após 120 dias, ou 4 (quatro) meses. Atualmente os cortes são feitos 10 (dez) dias após não pagamento da conta. O projeto foi aprovado por 14 votos favoráveis (unanimidade). Na sessão faltaram os Vereadores Pastor Anderson (PTB) e Dalva Ricardo Santana (PPS).
Mesmo com a falta do Pastor Anderson, o Projeto de Resolução que concede Título de Cidadão para o presidente do Grupo Orsa, Sérgio Antonio Garcia Amoroso, foi discutido e aprovado, por 15 votos favoráveis (unanimidade). O motivo da falta do Parlamentar foi o trânsito na capital do estado e um acidente na Rodovia Carvalho Pinto.
Finalizando a Ordem do Dia o projeto do Vereador Aurimar Mansano, que estabelece o Perímetro Escolar de Segurança foi aprovado. De acordo com a propositura, ficam proibidas aglomerações, ambulantes e estabelecimentos comerciais num raio de 100 (cem) metros lineares das unidades escolares no município.
Durante o Expediente, foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 5 projetos, bem como discutidos e votadas 3 Moções. No intervalo foram lidas 127 Indicações. CMC

Valmir reivindica melhorias urgentes para a zona sul

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, fez uma série de reivindicações, na forma de Indicação, ao prefeito municipal Antonio Carlos da Silva (PSDB). Os pedidos vão do esporte a infra estrutura básica. Valmir tem suas bases eleitorais na zona sul da cidade.
Valmir da Colônia foi presidente da Câmara de Caraguatatuba, sendo tradicionalmente conhecido por seus projetos polêmicos, mas desta vez, elaborou uma série de indicações com pedidos importantes para a população da zona sul da cidade.
Os pedidos foram feitos para o Balneário Golfinho e Morro do Algodão. Para o Golfinho, o pedido é da construção de uma quadra esportes, um Centro Comunitário e a limpeza total do bairro, que carece de manutenção em suas valas, ruas e avenidas.
No Morro do Algodão a indicação versa sobre a reconstrução do campo de futebol e a construção do Centro Comunitário e de campos de Bocha e Malha, além do recapeamento de toda a camada asfáltica da região, feita na gestão do ex-prefeito José Sidney Trombini.
Para o Vereador, uma das funções do Parlamentar é intermediar os anseios e necessidades da população junto ao Executivo. "O Vereador não tem o poder de realização, mas pode e deve fazer o meio de campo entre o Executivo e os contribuintes, sempre", frisou. O prefeito não é obrigado a responder às indicações, podendo fazê-las ou não. CMC

Vereador Bolha quer viaturas para o Esporte local

Caraguatatuba - O Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou Requerimento, na Sessão Extraordinária da última quinta-feira, dia 27 de fevereiro, pedindo 3 carros do tipo Kombi, para a Secretaria Municipal de Esportes. O Vereador quer que estas viaturas sejam retiradas do leilão que será realizado no próximo dia 29 de março.
A Prefeitura de Caraguatatuba recentemente renovou toda a sua frota, com veículos da marca Volkswagen e por causa disso, vários veículos deixarão de pertencer a frota municipal, devido ao seu estado atual e ano de fabricação.
O Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha, que tem sua linha de ação centrada no esporte, tem reclamado da falta de apoio que o Executivo e a Secretaria Municipal de Esportes tem dado ao esporte amador, principalmente ao transporte das delegações para jogos, torneios e competições dentro do Estado de São Paulo.
Tendo em vista este problema e aproveitando-se do leilão que será realizado, o Parlamentar viu a possibilidade destas delegações, basquete, vôlei, bicicross, skate e futebol poderem se locomover para seus respectivos jogos sem o atropelo da falta de uma condução.
Para que haja uma solução neste impasse, o Vereador pediu, via Requerimento aprovado pelos Vereadores, que 3 destas viaturas, do tipo Kombi (utilitário), possam ser encaminhadas para a Secretaria Municipal de Esportes, com o intuito de que haja um transporte seguro e certo para estas delegações. "É inconcebível que nossas equipes, com o alto nível que tem, não possam participar de torneios e campeonatos por falta de condução", finalizou o Parlamentar. CMC

Câmara aprova atualização salarial de 14,81%

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, por 13 votos favoráveis e 2 contrários, Projeto de Resolução que atualiza monetariamente os salários de Vereadores, Assessores e Funcionários em 14,81%. A medida está embasada em lei. Votaram contra os Vereadores Aurimar Mansano (PTB) e Madalena Fachini (PSB).
A atualização monetarial está salvaguardada pela Constituição Federal, através do artigo 37 - inciso 10 que ordena uma revisão anual dos subsídios dos funcionários e agentes políticos.
Atualização monetarial é simplesmente uma revisão das perdas salariais nos últimos 12 meses, não se tratando de aumento, que é um percentual acima da perdas ou conjugado com elas. Grandes categorias de trabalhadores brasileiros reivindicam atualização monetarial e aumento quando discutem mudanças em seus salários na época da data base.
A atualização da Câmara de Caraguatatuba foi feita com base em índices do IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado), data base de janeiro, podendo ser de até 27%, mas a alíquota utilizada, dentro de um bom senso, foi a de 14,81%.
Sobre as críticas recebidas de Vereadores, pelo Presidente da Câmara, Wilson Gobetti (PPS), o Parlamentar foi direto e claro. "É meu dever dar esta atualização, como reza a lei, pois corro o risco de algum Vereador, Assessor ou Funcionário entender que foi lesado e processar o Legislativo por causa desta omissão", disse. Gobetti entende que a inflação está caminhando rápido no país e que algo precisa ser feito. "Compreendo que não só os Vereadores, mas toda a população deste país necessita de atualização monetarial anual", frisou.
Ainda quanto as críticas que veicularam a atualização com a falta deste aos Funcionários Públicos do Executivo, Gobetti foi enfático. "Os poderes são harmônicos, porém independentes. Se o prefeito não atualizou os salários em 7 anos, isto diz respeito a ele e não a mim. Não posso me intrometer no Executivo.", ressaltou.
Com a atualização os salários dos Assessores passaram a R$ 1.272,24 e dos Vereadores para R$ 3.007,41 bem abaixo ainda dos 40% dos Deputados Estaduais de São Paulo, como reza a lei. O orçamento da Câmara para este ano é de R$ 3.980 milhões, já estimada a atualização monetarial dada. CMC

Câmara entrega título para empresário e Secretária

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite desta quinta-feira, dia 6 de março, a sua segunda Sessão Solene do ano, com a entrega de Títulos de Cidadão para o empresário Sérgio Amoroso e a Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla. As galerias estiveram lotadas com a presença de amigos e autoridades.
Os Títulos de Cidadão de Sérgio Amoroso e Roseli Morilla tiveram como autores, respectivamente os Vereadores Anderson Bertoncini - Pastor Anderson (PTB) e Aurimar Mansano - Vereador Aurimar (PTB). Sérgio Amoroso é empresário do ramo de celulose e presidente da Fundação Orsa, que gerencia e terceiriza Creches e Escolas Infantis em Caraguatatuba. Roseli Morilla tem em seu currículo diversos cursos e administra a Secretaria Municipal de Educação desde 2001.
As galerias estiveram lotadas durante toda a cerimônia, com a presença anotada de mais de 100 pessoas. Além de professores, supervisores de ensino e diretores das empresas do grupo Orsa, amigos e simpatizantes marcaram presença numa sessão que foi chamada de "uma grande festa", pelo presidente do Parlamento Municipal, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
Além dos homenageados, os autores estavam radiantes. Para o Pastor Anderson, "grandes homens realizam grandes obras e quando a população ganha com isso, há de se parabenizar o autor destes feitos", disse. Já o Vereador Aurimar Mansano comentou a concessão do Título para Roseli Morilla. "Seu trabalho a frente da Secretaria de Educação deu provas suficientes de amor à cidade e nosso povo e o título imortalizará as suas ações", frisou.
Na noite de ontem, sexta-feira, às 19h30, a Câmara realizou mais uma Sessão Solene. Desta vez o Título de Cidadão foi entregue para o empresário de Marketing e Hotelaria Antonio Fabrette, com autoria do Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB). O Dia Internacional da Mulher será comemorado em outra Sessão Solene, a 4ª deste ano, dia 13 de março, às 19h30. CMC

Farol inspira histórias e guarda mistérios em Ilhabela
Torre de mais de 100 anos no extremo sul da ilha é operada por faroleiros; grupo resiste ao tempo e à saudade

Ilhabela - Quem olha de longe o Farol da Ponta do Boi, no extremo sul da Ilhabela, não imagina as histórias por trás daquela torre de concreto e metal, sempre iluminada e visível para orientar navegantes que contornam o Litoral Norte.
Personagens inspirados em romances, os faroleiros resistem ao tempo e à solidão. Embora a tecnologia já tenha sido responsável pela criação de equipamentos modernos capazes de orientar os navegadores até por meio de satélites, o bom e velho farol ainda é considerado o marco mais preciso e seguro.
O Farol da Ponta do Boi está entre os dez mais importantes do país. Seu sinal chega a 22 milhas, o que equivale a 40,7 km de distância.
Outros aspectos de sua importância são localização e isolamento --os vilarejos mais próximos são das praias do Bonete (5 horas de caminhada), Castelhanos (6 horas) ou Saco do Sombrio (4 horas).
"Quando falo que sou faroleiro, as pessoas não acreditam", afirma o sargento Inácio Costa Júnior, 35 anos, que trabalha com mais dois militares no lugar.
Apesar de centenária, a profissão ainda resiste. "Somos responsáveis pela manutenção do local e por manter o farol aceso", disse o cabo Sérgio Reis, 35 anos, faroleiro que mora há 4 anos na Ponta do Boi e só saiu de lá 4 vezes, nas férias.
Ele é casado e tem três filhos. A família já morou por dois anos com ele, mas precisou sair do isolamento, já que o filho mais velho entrou na escola.
Atualmente, Reis fica com a mulher e os filhos, que moram em Bicas (MG), somente um mês por ano, nas férias.
DISTRAÇÃO - Segundo o faroleiro, para passar o tempo, é preciso arrumar o que fazer. Pesca, roça, trilha na mata e leitura são as práticas mais comuns dos três militares que moram no farol.
Apesar da responsabilidade com a manutenção dos motores, que funcionam a diesel, e com o simples ato de apagar e acender o farol, o restante do dia é "arrastado" pelos trabalhadores, que encontram tempo para fazer de tudo.
Morador da Ponta do Boi há quase 4 anos --permanecendo um mês na ilha e um mês em São Sebastião com a mulher e os dois filhos--, o sargento Heráclito Marcos de Freitas Régis, 43 anos, que já morou com a família na ilha, conta que precisava usar a criatividade para distrair os filhos de 6 e 12 anos. "Cheguei até a fazer bonequinha de lata e pano para minha filha. Também ajudei meu filho a montar uma casinha de madeira sobre uma árvore para passar o tempo."
ROTINA - A paisagem do farol chega a se tornar bucólica para os faroleiros. O local se resume nas instalações do farol, datada de 1900, além de duas casas de alvenaria para a moradia dos faroleiros e um heliponto para o acesso do helicóptero da Marinha.
Sem possibilidade de tomar balho de mar --na Ponta do Boi não tem nem 10 metros de praia--, os moradores pescam na costeira e andam pela mata.
Visitas só recebem uma vez ao mês, quando uma equipe de militares do Rio de Janeiro vai ao local de helicóptero para levar alimentação e combustível.
Turistas são proibidos mas os faroleiros costumam dizer que ninguém procuraria o lugar para passear, nem se fosse permitido. (Fonte: ValeParaibano)

Origem do nome gera controvérsia

Ilhabela - Lendas e histórias de pescador não faltam no Farol da Ponta do Boi. Muito temido pelos caiçaras, principalmente pelo mar agitado, o local é alvo de contos que ninguém sabe ao certo se realmente aconteceram ou foram criados pelo imaginário popular.
A polêmica já começa no próprio nome do local. Uns contam que no início do século 20, para fazer o transporte do material de construção do farol, foram levados carros-de-boi para ajudar a carregar tijolos e demais estruturas de metal, importadas da França.
Mas a origem do nome, sustentada até hoje pelos últimos faroleiros do local, está ligada ao formato da ponta do morro, que sugere o corpo de um animal.
Outra história contada pelos caiçaras é que, na década de 70, a Prefeitura de Ilhabela tinha um projeto para abrir uma estrada de acesso até o Farol da Ponta do Boi. Nesta mesma empreitada, dizem que também estava prevista a construção de um cais no local para melhorar o acesso pelo mar. Nenhum dos dois empreendimentos foram iniciados até hoje.
Atualmente, o acesso ao farol é somente pelo ar --a Marinha do Brasil construiu uma área de pouso nas suas proximidades em 1995-- ou pelo mar, quando a navegação está propícia na parte sul da Ilhabela, que está voltada para o oceano. (Fonte: ValeParaibano)

Faroleiro conta caso de 'assombração'

Ilhabela - Apesar de exuberante, a paisagem é monótona para o faroleiro que amanhece e escurece no lugar. Os mistérios do Farol da Ponta do Boi se concretizam, principalmente à noite.
Embora os atuais moradores da Ponta do Boi nunca tenham visto nenhuma "assombração" no local, histórias dos antigos não faltam.
Segundo o encarregado de balizamento da Capitania dos Portos, Miguel Dias Farias, 58 anos, que trabalhou como faroleiro na Ponta do Boi por cinco anos durante a década de 70, faróis são lugares que geralmente têm histórias de assombração.
"Sei de uma história de uma mulher que morava no farol e teria se queimado quando ia acender um candeeiro. Com certeza, na escuridão da noite, tem gente que fala que já ouviu vozes e viu muitos vultos dela."
Ele conta que, apesar de já ter ouvido muita história de Ilhabela, nunca presenciou nada de perto. "Eu ouvia vozes no farol de Cabo Frio, onde trabalhei durante seis anos, mas aqui (Ponta do Boi) só ouvi histórias, mas nunca vi nada."
Segundo o sargento Inácio Costa Júnior, 35 anos, que atualmente mora na Ponta do Boi durante seis meses alternados durante o ano, o barulho do vento e do mar sugerem um ambiente "macabro", principalmente à noite.
"A gente tem que ter uma cabeça boa, no lugar, para não pensar em besteira. Se deixar, a cabeça vai longe e a gente até enxerga o que não tem." (Fonte: ValeParaibano)

Lugar já foi palco para amor e casamento

Ilhabela - "O segredo para sobreviver morando no isolamento, como é o Farol da Ponta do Boi, é nunca parar." A afirmação do ex-faroleiro Miguel Dias Farias, 58 anos, denota o espírito aventureiro que nunca pode acabar para um faroleiro. Já tendo morado 17 anos em três faróis, Farias diz que o da ilha, onde viveu 6 anos, é o mais significativo em sua vida. "Foi lá que encontrei meu grande amor, casei e construí família." O então faroleiro da Ponta do Boi (entre 1974 e 1979) se apaixonou por uma menina de 11 anos, filha de caiçaras. Depois do namoro, casou-se com Carmen dos Santos Farias, hoje com 43 anos, e tiveram a primeira filha. (Fonte: ValeParaibano)

Torre foi construída com material francês

Ilhabela - O Farol da Ponta do Boi foi inaugurado em 11 de abril de 1900. Segundo a Marinha, a construção durou 20 meses e o material de metal, importado da França, era levado pelo mar. O farol está entre os dez mais importantes do Brasil devido à localização e pela abrangência. Até 1948, o farol funcionou com sinal sonoro. Em dia de nevoeiro, a buzina acionava a cada cinco segundos. Hoje, além do aspecto visual --da luminosidade à noite e da pintura em cores fortes para ser facilmente visualizado de dia-- o farol também funciona com sistema de bips, que emite sinais que podem ser decodificados pelos aparelhos de navegação dos barcos. (Fonte: ValeParaibano)

Isolamento ajuda a preservar ecossistema

Ilhabela - O isolamento da Ponta do Boi é um dos maiores aliados para a conservação do ecossistema. Fauna e flora terrestre e marinha continuam preservadas e o lugar é visto como um rico laboratório natural para pesquisas nas áreas de ecologia e biologia marinha.
Segundo o pesquisador do Cebimar (Centro de Biologia Marinha) da USP (Universidade de São Paulo), Márcio Reis Custódio, há registro de cerca de 170 esponjas marinhas no Litoral Norte e a Ponta do Boi é um dos locais que ainda preserva a maioria das espécies.
"As esponjas são filtradoras e, consequentemente, responsáveis por manter o ecossistema marinho equilibrado. Cada quilo de esponja é capaz de filtrar, em média, 13 mil litros de água por dia", disse.
MERGULHO - O instrutor de mergulho da operadora Colonial Diver, de Ilhabela, Ricardo Prata, disse que o local é propício ao mergulho profissional, devido à rica quantidade e qualidade de espécies marinhas. "As dificuldades apresentadas não indicam o local para iniciantes".
Segundo Prata, peixes de passagem e de correnteza são os que mais se encontram no local --olho-de-boi, olhete, mero--, além de anchova e garopa e ainda tartarugas e raias, que estão entre as espécies mais encontradas.
Além de pesquisas sobre a fauna marinha, a Ponta do Boi também apresenta animais nativos da mata atlântica, como a jaguatirica, e abriga grande quantidade de cobras, como a jararaca, capturadas nas proximidades do farol pelos militares e enviadas para o Instituto Butantã, em São Paulo.
Segundo a diretora do Parque Estadual da llhabela, Kátia Biagini Arean, a área do farol pertence à Marinha e o seu arredor é responsabilidade do parque. "A região abriga uma das áreas mais preservadas do Litoral Norte devido à falta de acesso. O local não é considerado ponto turístico." (Fonte: ValeParaibano)

Sequestrador é preso em São Sebastião

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião prendeu na sexta-feira o desempregado Leandro de Freitas Fernandes, 21 anos, suspeito de ter participado do sequestro-relâmpago que acabou com duas mortes na madrugada de quarta-feira.
O acusado, abordado na rodoviária, portava uma porção de maconha e respondia em liberdade condicional por assalto.
Fernandes e mais dois homens renderam um casal de turistas em Caraguá e, depois de passar por vários caixas-eletrônicos, o grupo acabou se envolvendo em um acidente de trânsito. Um bandido e uma passageira do outro veículo morreram na hora. Um suspeito foi preso no local e Fernandes estava foragido. (Fonte: ValeParaibano)

Falta d’água transtorna vida de famílias do bairro da Enseada

São Sebastião - Trinta e cinco famílias moradoras nas ruas Maximiliano dos Santos e travessa Moisés Anselmo da Silva, no bairro Enseada, em São Sebastião, se declaram transtornadas com a falta d’água que ocorre diariamente há pelo menos seis meses naquela região da cidade.
A suspensão do serviço acontece no período das 8h às 22h, obrigando os moradores que não possuem caixa d’água a reservar o líquido em diversos recipientes, desde bacias, baldes a utensílios de alumínio.
É no começo da noite que as famílias mais sentem a suspensão no abastecimento, principalmente as crianças, devido à necessidade de tomar banho.
Usar o banheiro é também um sacrifício, afirma o funcionário público Itamar dos Santos Silva, que informou ainda ter recolhido assinaturas em abaixo-assinado, e levado à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para protestar contra ao que considera descaso da companhia.
A dona-de-casa Doralice de Siqueira também faz severas críticas à Sabesp. Segundo ela, constantes reclamações são feitas no escritório de São Sebastião, mas, infelizmente, nada foi feito até agora.
“Nem ao menos tiveram a paciência de vir aqui para conversar com os moradores”, desabafou.
Buraco - Os moradores da rua Ernesto Costa Santos, no Morro do Abrigo, em São Sebas-tião, também se queixam da Sabesp por causa de um buraco formado com a retirada de bloquetes da via em virtude de um conserto em uma caixa de esgoto.
Segundo o pedreiro Geraldo Luiz de Aguiar, o que aconteceu, na realidade, é que após a obra na caixa de esgoto, há um ano, o calçamento começou a se soltar, formando o buraco de mais de 1,5 metro que impede, inclusive, o tráfego de veículos.
Outro lado - A assessoria de imprensa da Sabesp informou que desconhece a irregularidade no abastecimento de água na Enseada, e que uma equipe de funcionários vai averiguar o problema até o começo da próxima semana. O mesmo vai ser feito na rua Ernesto Costa Santos, no Morro do Abrigo. Neste caso em específico, será verificado se a obra é de competência da Sabesp. IMP

Jogos de Verão de Barequeçaba terminam e surpreendem organizadores

São Sebastião - Os Jogos de Verão de Barequeçaba terminaram esta semana e os resultados surpreenderam os organizadores. Foi a 20ª edição do evento, que conseguiu alcançar todos os objetivos esperados no início das competições.
Ao todo, mais de 20 mil pessoas passaram pelo local onde foi instalado um palco, área de recreação e ginástica, brinquedos infláveis e montáveis, canchas de malha, quadra de tênis e streetball, que resultaram em 8 mil metros quadrados de área preenchida.
Para possibilitar a realização do evento, o departamento de esportes colocou monitores, professores, estagiários da prefeitura, além de colaboradores.
No futevôlei, o primeiro lugar ficou com a dupla Edno e Carioca, ambos de São Sebastião. O segundo prêmio foi para Thiago e Marquinhos, de Caraguatatuba. Quem ficou em terceiro foi outra dupla de Caraguatatuba, Jefferson e Alexandre. Já o quarto lugar foi conquistado por Mirandi e Marquinhos, de São Sebastião.
Na Malha, quem levou o 1º lugar foi José Augusto Miranda e Manoel Antônio Fernandes, de São Paulo, que ainda doaram R$ 100 do que receberam à Instituição de Caridade Asilo São Vicente de Paula.
Milton Rodrigues Rosa e Gilberto Gomes de Oliveira, também de São Sebastião, ficaram na segunda colocação.
A dupla sebastianense Homero Alves de Siqueira e Geraldo Francisco de Paula conquistou o terceiro lugar.
No Tênis de Campo Masculino, em 1º lugar ficaram Eduardo Honuma e Edson Inácio Pereira; 2º lugar José Manoel Lopes de Marília e Milton Sanches; e em 3º, Ângelo Marusso e Fabrício Alves.
No tênis de campo feminino, a dupla vencedora foi Mayla e Mayara, de Jundiaí. Já o 2º lugar ficou com Cecília e Marília, de São Sebastião.
Na competição de voleibol masculino a vitória foi de Felipe e Michel, seguido de Alexi e Rodney, de São Sebastião. Em 3º lugar ficou a dupla Paulinho e Renato, de São José dos Campos.
As atletas Soleane e Valdirene conquistaram o primeiro lugar. Quem também recebeu prêmio foi a dupla Vitória e Juliana, que seguida de Daniela e Patrícia, ambas de São José dos Campos. IMP

Acidente na Rio-Santos deixa 1 morto

Ubatuba - Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros no km 59 da Rodovia Rio-Santos (SP-055), em Ubatuba.
O comerciante Miguel Cabral Barbosa, 72 anos, que conduzia um Fiat Uno de Ubatuba na pista sentido Caraguá-Ubatuba, perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária.
O carro bateu em um Fiat Elba, de Taubaté, dirigido pelo técnico em refrigeração Julio Cesar Fernandes, 35 anos. A colisão aconteceu às 11h45. Os dois motoristas sofreram ferimentos leves.
Nilzelene Pereira de Macedo, 20 anos, que estava no Uno, morreu no local. Nilva Jovalina Pereira, 30 anos, e Vilberto da Costa, 50 anos, passageiros do Uno e da Elba, também tiveram ferimentos leves. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça derruba lei da Câmara e libera Zona Azul em Ubatuba
TJ concede liminar ao Executivo autorizando cobrança de estacionamento em praias da cidade

Ubatuba - A cobrança da Zona Azul nas praias de Ubatuba vai ser retomada sábado pela prefeitura. Na quinta-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar favorável ao Executivo cancelando lei publicada pela Câmara que suspendia a cobrança.
Os motoristas terão que pagar R$ 3 por até 12 horas de estacionamento nas praias Tenório, Grande, Lagoinha e Maranduba.
Sábado as placas informando sobre a Zona Azul foram recolocadas nas praias.
O presidente da Câmara, vereador Rogério Frediani (PTB), disse que vai recorrer da decisão do Tribunal. Os comerciantes também criticam a Zona Azul (leia textos nesta página).
"A Justiça mostrou que o projeto do Legislativo não tem validade e que a cobrança da Zona Azul é legal pelo município", disse o presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Luiz Antônio Bischof.
A decisão favorável à prefeitura foi assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Augusto Nigro Conceição.
A cobrança do estacionamento foi suspensa no último dia 26, após publicação da lei pela Câmara. Logo depois, a Comtur entrou com uma liminar no TJ pedindo anulação da lei alegando que projeto era inconstitucional.
No início de fevereiro, os vereadores derrubaram por sete votos a cinco o veto do prefeito Paulo Ramos de Oliveira (PFL), ao projeto.
PREJUÍZOS - Bischof disse que vai entrar com uma ação judicial pedindo o ressarcimento ao Legislativo dos prejuízos durante o período de suspensão da Zona Azul. Ele afirmou que vai mover um processo contra os vereadores que não apoiaram o veto do prefeito ao projeto.
"Somente no Carnaval tive um prejuízo em torno de R$ 100 mil por causa do cancelamento da cobrança nas praias. Vários eventos deixaram de ser desenvolvidos pela Comtur no período", disse Bischof.
O vereador Eduardo César (sem partido), autor do projeto, não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.
MOTORISTAS - Turistas entrevistados ontem pelo ValeParaibano criticaram a cobrança da Zona Azul.
O eletricista de Atibaia (SP), Noel Corrêa, 36 anos, disse que é contra a cobrança dos estacionamento nas praias. "O estacionamento deveria ser livre pois o turista tem vários gastos durante uma viagem para o litoral e o dinheiro poderia ser melhor investido", disse.
Para o marceneiro de Campinas (SP), Sandreli Tezoli, 29 anos, a prefeitura não precisa arrecadar dinheiro nas praias devido o pagamento de impostos pelos munícipes.
"A Zona Azul não garante a segurança do veículo e pagamos uma taxa que não tem nenhum retorno para os turistas", disse Tezoli. (Fonte: ValeParaibano)

Legislativo vai recorrer da decisão

Ubatuba - O presidente da Câmara de Ubatuba, vereador Rogério Frediani (PTB), disse na tarde de sexta-feira que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que concedeu a retomada da cobrança da Zona Azul em quatro praias do município.
"O projeto do Legislativo cancelava uma cobrança que visa somente a arrecadação. Os recursos nunca foram repassados em benefícios dos munícipes e turistas", disse.
A arrecadação anual da Comtur (Companhia Municipal de Turismo) é em torno de R$ 1 milhão, segundo levantamento da Câmara. Frediani afirmou que a Contur nunca apresentou ao Legislativo relatórios referentes aos investimentos do dinheiro arrecadado pela Zona Azul.
"Vamos provar na Justiça que a lei tem validade. É obrigação da Câmara interferir nas atividades da prefeitura quando houver irregularidades e uso inadequado do dinheiro público. A decisão do Tribunal é um desrespeito com as atividades exercidas pela Câmara", disse Frediani. (Fonte: ValeParaibano)

Comerciantes reclamam da cobrança

Ubatuba - O retorno da cobrança da Zona Azul nas praias de Ubatuba não agradou os comerciantes. Eles afirmam que durante o período em que o estacionamento ficou livre o movimento no comércio local auemntou.
"O turistas procuram as praias onde não há cobrança de estacionamento. Muitos clientes reclamam do pagamento pois a prefeitura não garante a segurança dos carros", disse o gerente do quiosque Pilequinho da Praia Grande, Saulo Wlander.
Para o gerente, o dinheiro arrecadado com a cobrança não é investido em melhorias nas praias. "Os turistas não recebe uma estrutura adequada. A praia continua sem banheiro público e a marginal sem pavimentação", disse.
Para o gerente do quiosque Arca de Noé, Carlos Faria, o município não dá assistência aos motoristas que estacionam os carros no sol.
"Os turistas precisam no mínimo de um sistema de segurança nas praias para compensar o valor pago pelo estacionamento", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Base da PM é alvejada em Ubatuba

Ubatuba - A Base Comunitária da Polícia Militar no bairro do Ipiranguinha, em Ubatuba, foi alvejada com seis tiros na madrugada de sexta-feira. Ninguém ficou ferido. A suspeita é de retaliação devido à intensificação de rondas policiais na região.
Um dos tiros atravessou o vidro da porta e atingiu a mesa e a cadeira onde ficam os policiais. No momento dos disparos, os PMs estavam em patrulhamento pela região. O posto funciona durante o dia e, no período noturno, os policiais trabalham em sistema de ronda.
Segundo a PM, um telefonema anônimo informou sobre o atentado. No local, foram encontradas cápsulas de revólver calibre 38 e de espingarda. O vidro foi trocado e a base funcionou normalmente na tarde de ontem.
Vizinhos da base disseram que não ouviram barulho de tiros e desconhecem os autores dos disparos.
Segundo os policiais que trabalham na base, a PM realiza patrulhamento diário e várias prisões de suspeitos de roubo, assaltos e tráfico foram realizadas no bairro. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Enquanto isso não acontecia... A comtur estava arrecadando - Retornando juntamente com sua comitiva, em fevereiro de 2002, de uma viagem ao sul do país Antonio, presidente da Comtur, traz novidades que seriam implantadas o quanto antes para a urbanização das áreas de estacionamento, controle de ambulantes, sinalização, paisagismo e ocupação de áreas. Enquanto isso não acontecia... A comtur estava arrecadando.
Na sua eloqüência afirma que no segundo semestre iría afundar um navio para point de mergulho. Enquanto isso não acontecia... A Comtur estava arrecadando.
Saindo de sua competência e atropelando a Secretaria de Assistência Social, lança o movimento "exportar mendigos" e flanelinhas. Enquanto isso não acontecia... A Comtur estava arrecadando.
No auge de sua eloqüência anuncia a reforma e adaptação do cais para receber navios de cruzeiro, a elaboração em sessenta dias de um plano de reestruturação da cidade. Enquanto isso não acontecia... A comtur estava arrecadando.
Antonio, presidente da Comtur, ignora e desdenha uma Lei Municipal e, na calada da noite, manda arrancar placas de indicação de hotéis e pousadas, prejudicando empresários e turistas. Enquanto isso acontecia... A comtur estava arrecadando.
Antonio, em outra ocasião, afirma á câmara municipal que "O papel da Comtur é o de desenvolver e incentivar o turismo, a defesa dos meios de hospedagem regulares de nosso municipio..." Essa afirmação não parece ser sincera pois na prova de Triathlon Long Distance que acontecerá em nosso municipio no próximo dia 13 de abril não consta a relação dos 93 meios de hospedagem regulares. Somente 11 estabelecimentos são citados, sendo que um deles é de propriedade de Antonio, presidente da Comtur. (confira em www.ciadeeventos.com.br)
Foi exatamente isso o que aconteceu no Enduro da Independência, com a divulgação do evento na véspera da largada, prejuízo de muitos em benefício de poucos.
Com certeza ainda não se deu conta, o presidente da Comtur, que sua função não é somente de fomentar o turismo e "defender" os meios de hospedagem regulares, mas também beneficiar o conjunto da população como um todo, preservar o meio ambiente e preservar a memória histórica e cultural de nosso municipio.
Não seu deu conta, ou não quis ouvir os muitos interlocutores que se manifestaram com uma serie de questionamentos, colocando-se assim em uma posição antipolítica e inoportuna que acabou prejudicando a imagem da Comtur.
Colocou em risco a seriedade da Comtur ao criar expectativas em torno das ações que se comprometeu publicamente a realizar e não realizou.
Não se deu conta que por mais de dois anos que esta na Comtur, arrecadou dinheiro (e não foi pouco!), pouco foi o que realizou, se é que fez alguma coisa de concreto.
Não se deu conta que teve a sua disposição tempo necessário e suficiente para viabilizar a Comtur e implantar um cronograma de trabalho.
Referindo-se a extinção da cobrança do estacionamento, Antonio, presidente da Comtur, alega que o turista ficaria a mercê dos flanelões nas praias, e o aumento de furto de veículos iria aumentar, perguntando quem vai se responsabilizar por isso.
A cobrança do estacionamento era feita em quatro praias, temos mais de setenta. Os flanelas, flanelinhas e flanelões pululam pelo municipio todo, e eles, assim como furto de carro não é da competência da Comtur, e sim da policia e da secretaria de assistência social.
Assunto encerrado, transcrevo uma citação de Aluisio de Toledo César.
"Há atitudes que amesquinham o ser humano e enchem de vergonha pais filhos e netos, comprometendo e marcando as gerações futuras. São atos que põem em duvida a origem do homem à imagem de Deus, e servem para ressaltar em algumas pessoas a inegável ligação com o macaco".

Ezio Pastore
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia:
Praia Grande
Ubatuba
Praia Grande
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Pousada Barra da Lagoa Foto do Dia

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor