Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 12 de março de 2003 - Nº 739 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Segurança será tema de encontro no sábado
   Defeso do Camarão começa e Ibama promete intensa fiscalização
   Roteiro sobre a serra

Caraguatatuba:
   Secretaria de Esportes de Caraguá tem novo secretário
   Negretti e Ciro ‘incendeiam’ Praça de Eventos com manobras radicais
   Cavec doa moto e alimentos para Caraguá
   Caraguá sedia Encontro de Esperanto
   Procon convoca Instituto de Capitalização para Negociações
   Fundacc inaugura pólo central das Oficinas Culturais
   Projeto Bombeiros nas Escolas é pioneiro da região
   Bombeiros na Escola é lançado com demonstrações de primeiros socorros
   Crianças da APAE prestam homenagem à Secretária Roseli
   Presidente do Grupo Orsa visita CEI Rio do Ouro
   ACIC participa do projeto Empreender
   Omar retorna ao Legislativo; Nivaldo assume o Esporte

Ilhabela:
   Prefeito de Ilhabela troca dois assessores
   Grupo doa alimentos em Ilhabela
   Semana Pré-Olímpica de Vela 2003

São Sebastião:
   Cavaleiros fazem 3º romaria à Aparecida
   Crianças e adolescentes aprendem a surfar nas ondas de Guaecá

Ubatuba:
   Ubatuba retoma Zona Azul e Comtur quer pedir ressarcimento
   Escoteiros fazem boa ação

   Carta do Leitor



Segurança será tema de encontro no sábado

Litoral Norte - Na esteira do Fórum Regional, cerca de 400 representantes dos Consegs (Conselho de Segurança) do Vale do Paraíba e Litoral Norte realizarão uma reunião no sábado, às 9h30, no CTA (Centro Técnico Aeroespacial).
Estarão presentes o secretário de Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho e governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Segundo o membro da Coordenadoria Estadual dos Consegs do Estado de São Paulo, major Luiz Eduardo Pesce de Arruda, serão discutidos temas como índices de criminalidade na região, eleições e a nova lei do Conseg.
"Com certeza iremos discutir a questão dos índices de violência no Litoral Norte e Vale do Paraíba", disse Arruda.
A presidente do Conseg de São Sebastião na abrangência das áreas de Boiçucanga e Boracéia, Éder Castanha Monteiro, disse que a cidade vai encaminhar uma pauta de reivindicações para o secretário na reunião.
"Algumas coisas estão indo bem, mas outras precisam melhorar e vamos aproveitar a oportunidade para discutir isso", disse Monteiro.
LITORAL NORTE - No ano passado, as cidades do Litoral Norte apresentaram aumento nos índices de criminalidade.
São Sebastião é a oitava cidade com maior taxa de homicídios no ranking dos 10 municípios do Estado com piores índices criminais em 2002 com população acima de 50 mil habitantes. Ubatuba lidera o ranking de furtos e Caraguatatuba aparece em terceiro lugar.
Os dados fazem parte do relatório anual de prestação de contas da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. (Fonte: ValeParaibano)

Defeso do Camarão começa e Ibama promete intensa fiscalização

Litoral Norte - Durante os próximos três meses está proibida a pesca do camarão na costa brasileira. Este é o tempo que dura o Defeso do Camarão, que engloba os Estados das regiões Sul e Sudeste do país e teve início no dia 1º de março e vai até 31 de maio. Essa é a época do ano em que a espécie se reproduz.
Segundo Gilberto Sales, responsável pela área no Ibama, o período de proibição da pesca nos últimos anos começava em 15 de fevereiro, mas foi atrasado em 15 dias em 2001 por recomendação de uma reunião técnica sobre o Estado da Arte e Ordenamento da Pesca de Camarões na Região Sul/Sudeste, realizada em novembro último.
A portaria do Ibama proíbe a pesca dos camarões rosa, sete-barbas, branco, santana e barba ruça. Foi tolerado este ano o desembarque destas espécies até o terceiro dia útil após o início do defeso. As pessoas envolvidas com a captura forneceram ao Ibama, até o sexto dia útil, a relação detalhada dos produtos estocados e os locais de armazenamento.
As espécies incluídas no defeso, capturadas em outras regiões, precisam de comprovação legal de origem para serem transportadas, estocadas, beneficiadas e comercializadas. Durante este período, a frota camaroeira pode dedicar-se à captura de outras espécies, excluídas as que estão sob controle do Ibama, como corvina, castanha, pescadinha real e pescada.
Os pescadores que dependem desta atividade e que estejam cadastrados em suas entidades de classe (colônias de pescas, sindicatos ou associações) receberão, no período, um auxílio desemprego do Ministério do Trabalho, equivalente a um salário mínimo por mês.
De acordo com informações dos postos de atendimento ao trabalhador de São Sebastião e Caraguatatuba, cerca de 70 pescadores serão beneficiados.
Escritório regional - O escritório regional do Ibama no Litoral Norte promete uma intensa fiscalização.
No ano passado não foi feita nenhuma apreensão. O pescador que for pego pode pagar uma multa que pode variar entre R$ 700 e R$ 100 mil, além de responder uma pena que varia entre um e três anos de prisão.
Segundo informações do Ibama os locais mais críticos são as regiões Norte de São Sebastião e Ilhabela.
O fiscal do Ibama da unidade de conservação “Estação Tupinambás”, Roberto Reis, disse que o órgão precisa de uma colaboração dos pescadores locais para que denunciem os que estão cometendo crimes contra o meio ambiente.
“Queremos trabalhar em parceria com os pescadores. As pessoas que quiserem ligar para o Ibama sem se identificar podem ligar para os telefones (12) 3892-5585 ou (12) 3884-2344”, conta.
Colônia dos Pescadores - Para o presidente do Conselho Fiscal da Colônia dos Pescadores, Elias Mariano, o defeso é importante, mas deveria ser em outro momento.
“Já vi pescadores recolhendo camarões nesses primeiros dez dias de defeso. Acho que é preciso sim existir uma maior fiscalização por parte dos órgãos”, ressalva.
Os presidentes das Colônias dos Pescadores de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba estavam participando das eleições do novo presidente do órgão, em Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Roteiro sobre a serra
Lugar conhecido apenas por tropeiros no passado reserva paisagens paradisíacas e boas pousadas

Natividade da Serra - Um trecho da Serra do Mar conhecido por vários séculos como "sertão" está começando a mudar a cara. A região tinha apenas alguns bairros formados há mais de trezentos anos em função dos caminhos dos tropeiros que passavam por ali. Eram as únicas ligações do Litoral Norte com o Vale do Paraíba e Minas Gerais. Atualmente essas terras pertencem ao município de Natividade da Serra.
Na década de 70 esses bairros acabaram ficando isolados da sede da cidade, devido a cheia da Represa Paraibuna. Quando todos pensavam que ficariam no isolamento acabou se tornando uma região turística com muitas chácaras e hotéis-fazenda de alto nível.
Fazer um passeio por essa região é uma opção para quem gosta de aventura. A viagem começa no Km 67 da Rodovia dos Tamoios, já quase na descida da serra. Nesse ponto entra-se por um trecho da antiga SP-99, que ainda tem asfalto. Depois de dois quilômetros vale uma parada no mirante, para admirar o Litoral Norte. Mas esqueça as praias, pois você vai viver muito mais emoção.
Com três quilômetros de estrada, chega-se ao Bairro Alto da Serra, onde existem algumas casinhas. Um local que tem história, pois era a única parada dos turistas que se dirigiam ao litoral, até o início da década de 70. Consta que ali Ney Matogrosso e João Ricardo tiraram o nome do grupo Secos e Molhados, inspirados em um armazém que tinha essa denominação.
Procure na região o famoso xarope de cambuci, planta abundante neste clima de serra. Os moradores vendem o xarope pronto, pois a fruta aparece somente de março a abril.
Seguindo pela estradinha chega-se à beira da represa, que é um ótimo ponto de pesca. Neste local está a Pousada Alto da Serra, um local paradisíaco para relaxar.
Volte e siga pela estradinha de terra, em direção ao Bairro Pouso Alto. Se estiver chovendo, somente com veículo 4 x 4. Depois de três quilômetros está a entrada para a Pousada Piccollo Villaggio. É a mais nova opção para quem quer passar dias tranquilos no clima de serra e ao lado do imenso lago da represa de Paraibuna.
Seguindo pela estradinha principal, vá admirando a beleza da Mata Atlântica e os ribeirões. Neste trecho há muitos locais para banho. Depois de 11 quilômetros você está no Bairro Pouso Alto. O local tem vários bares para quem está interessado em um lanche e até em uma boa comida caseira. Procure pela Cachoeira do Rio Negro, que é um local aberto para banhos e até acampamento selvagem.
Siga em frente e depois de mais quilômetros você estará no Bairro Alto. Localizado à beira da represa, a paisagem local é muito bonita. Tem pontos de pesca, bares e uma balsa para travessia da represa.
TRILHAS - Siga mais seis quilômetros até o Hotel Fazenda Santa Rita, localizado junto à Cachoeira dos Martins. O hotel, um dos mais bem equipados da região, é ponto de turistas paulistanos e estrangeiros que procuram o sossego da serra. Ou então para andar pelas antigas trilhas dos tropeiros, que chegam até o litoral.
Continuando pela estradinha, a paisagem vai se enchendo cada vez mais de mato. Logo aparece o Rio Paraibuna, em seu leito original, sem a represa, mostrando muitas corredeiras e locais para pesca esportiva. Depois de mais quilômetros quilômetros chega-se ao Bairro da Vargem Grande. Aqui a parada do turista deve ser maior.
Primeiro procure admirar o bairro, conversar com seus moradores sempre muito hospitaleiros. Visitar as farinheiras e os fabricantes de queijos também é essencial. Depois tome um bom banho no ribeirão, ou na Cachoeira, logo abaixo do bairro. Se quer mais aventura, pergunte pela Cachoeira da Vaca, que está localizada em meio à mata a quatro quilômetros do bairro. Pode-se entrar também no Parque Estadual para visitar mais cachoeiras em meio a mata virgem.
A cinco quilômetros deste bairro está o Bairro das Palmeiras, que vem se tornando um centro de rafting no Rio Paraibuna. Se preferir, pode-se fazer uma antiga trilha de tropeiros, que passa ao lado da Pedra do Corcovado e termina em Ubatuba. Para este passeio é bom ter um guia que conheça o caminho.
Saindo do bairro, por mais sete quilômetros chega-se à Rodovia Osvaldo Cruz. Aí tem duas opções: voltar para casa ou descer para Ubatuba e esticar o passeio. (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria de Esportes de Caraguá tem novo secretário

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba já está sob a direção do novo secretário, Nivaldo Rodrigues Alves, que foi nomeado na semana passada. Nivaldo Rodrigues, 46 anos, é caiçara e já esteve ocupando uma cadeira no legislativo como vereador, substituindo o vereador Omar kazon (PL). Nivaldo é primeiro suplente do PL.
Sua ligação com o esporte aconteceu na juventude, quando foi jogador de futebol, tendo sido campeão pelo XV de Novembro e pelo Clube Indaiá. O atual secretário dará continuidade ao trabalho, explorando ainda mais a estrutura que o setor tem hoje. Com as novas quadras, centros esportivos e praças de esporte, como a pista de skate, pista de bicicross, um novo e amplo vestiário no Centro Esportivo, entre outras conquistas desta administração, o secretário acredita que poderá desenvolver um bom trabalho. “Meu critério será explorar o que a secretaria já possui, racionalizando os recursos, de forma que os setor possa trabalhar bem durante o ano todo”, disse.
Outra meta do novo secretário é buscar parcerias com empresários da cidade para promover o esporte em todos os seus segmentos. Nivaldo Rodrigues Alves pretende incentivar aqueles atletas que obtiveram os melhores resultados nos últimos jogos regionais, para que estes possam participar dos jogos deste ano.
“Oferecer atividades em todos os bairros para crianças e adolescentes, evitando que estas fiquem na rua; além de incentivar a participação da terceira idade são outros grandes objetivos, e para isso espero contar com o apoio de todos”, declarou o secretário. (Fonte: PMC)

Negretti e Ciro ‘incendeiam’ Praça de Eventos com manobras radicais

Caraguatatuba - Os pilotos Jorge Negretti, 34 anos, e Ciro Oliveira, 22 anos, incendiaram a Praça de Eventos de Caraguatatuba na noite de sábado quando se apresentaram no Cavec Yamaha Fest. A apresentação foi no caminhão-rampa que leva os seus espetáculos para todo o país.
Mesmo debaixo de chuva os dois fizeram manobras radicais e arrancaram aplausos dos espectadores. “Sempre que posso eu gosto de assistir as exibições porque as manobras são surpreendentes”, disse o comerciante Alberto Souza, de Campinas, que estava passando o final de semana na cidade.
“Foi demais quando os dois saltaram sobre o carro que estava no caminhão”, disse deslumbrado o estudante Ricardo Amaral, 16 anos, de São Paulo, que tem o sonho de correr de motocicleta.
Negretti ressaltou a importância do evento, principalmente pela parte social, uma vez que quem participou da revisão ou check-up de sua moto, automaticamente colaborou para a entrega de um quilo de alimento para uma entidade social do município.
Dentre essa característica social, o piloto adiantou que está concluindo uma cartilha com dicas de segurança, histórias vividas por pilotos e usuários de motocicletas, orientação para quem quer começar a praticar o motociclismo, entre outras. “Estamos buscando parceria para que a cartilha possa ficar pronta dentro de 60 dias.”
Piloto experiente, Negretti conta que sua manobra preferida é a que permite bater palmas com os pés estando em cima da motocicleta. Já a mais difícil implica em passar os pés por dentro do guidão, esticar e abrir as pernas. Tudo, em frações de segundo, para garantir o espetáculo e não incorrer em acidentes.
Já o piloto Ciro Oliveira, campeão de motocross, há três fazendo exibições no caminhão rampa do Jorge Negretti Show, conta que só no ano passado foram mais de 60 apresentações, 57 mil km rodados em 17 Estados.
Para ele, o medo faz parte da profissão. “O dia que eu perder o medo, acaba a graça. Pode parecer loucura o que fazemos, mas é tudo muito calculado e a adrenalina é mil”.
Ciro cita que sua manobra preferida é a variação do ‘superman’ onde permanece com uma mão no guidão e outra no pára-lama traseiro como se estivesse voando. Ele também gosta de plantar bananeira na moto, além do tradicional salto sobre os carros que estão no caminhão rampa. Mas sua meta ainda é fazer o loop mortal, manobra atualmente realizada apenas por sete pilotos em todo o mundo. “Ainda preciso de muito treino”.
Evento tem mais de 200 participantes - A proprietária da Cavec Yamaha de Caraguatatuba, Edilene Melo Maia, disse que o evento realizado o sábado atingiu as expectativas. Foram mais de 200 pessoas que fizeram a revisão e check-up de suas motos.
Segundo ela, com base no número de cupons preenchidos, serão doados o equivalente em quilos de alimento para uma entidade assistencial, que será indicada pela prefeitura. Ainda dentro do evento, a loja doou uma motocicleta para a Secretaria Municipal de Turismo. (Fonte: Imprensa Livre)

Cavec doa moto e alimentos para Caraguá

Caraguatatuba - Dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher foi dia de emoção na Praça de Eventos com o shows do piloto Jorge Negretti, apresentando suas mais brilhantes e perigosas manobras. Sua reconhecida habilidade no Moto Cross brasileiro atraiu o público para o local, que mesmo debaixo de chuva vibrou com as manobras radicais e surpreendentes.
Segundo a proprietária da Cavec, Edilene Melo Maia, o evento Yamaha Fest atingiu as expectativas. Ela disse que mais de 200 pessoas fizeram a revisão e o check-up de suas motos. Os números de cupons preenchidos serão doados pela revendedora o equivalente em quilos de alimentos para uma entidade assistencial que será indicada pela prefeitura. “O evento foi um sucesso, pretendemos realizar outros no Litoral, queremos poder ajudar com nossas doações, que dependem apenas da presença do público, já que as doações são feitas pela Cavec”, explicou.
A revendedora Cavec doou uma motocicleta Y-BR da Yamaha, para a Secretaria Municipal de Turismo, que poderá contar com mais um veículo para prestar seus serviços. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. Na opinião do Secretário Paulo Noronha, o evento foi extremamente interessante. “O Negreti é uma estrela nacional, que atrai um bom público. Achei simpática e inteligente a atitude da revendedora com a doação dos alimentos a uma entidades assistencial da cidade e também pela doação de uma moto para a prefeitura”. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia Encontro de Esperanto

Caraguatatuba - Acontece em Caraguá no próximo dia 16, o 51º Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba, que trará palestras nas línguas português e esperanto à partir das 9 horas, no Ceprolin-Centro Profissionalizante do Litoral Norte, no bairro Indaiá.
Quem quiser conhecer um pouco do movimento esperantista da cidade, da região e até do mundo poderá participar do evento que é gratuito e aberto ao público. Também deverão participar os esperantistas de Caraguatatuba, cerca de 20 integrantes do “Caraguatatuba Esperanto Grupo”.
O evento contará com três palestras no período da manhã, sendo uma em português. À tarde a programação conta com um debate, um jogo cultural e um momento artístico, marcado para 15h30 com música, esquetes e apresentação de poesias na língua esperanto. Leia programação abaixo.
O evento tem o apoio e coordenação do Dr. Mauricio Monkei Gomes que é professor da língua internacional e ministrará um curso pela Fundacc, nas Oficinas Culturais, às terças e quintas das 7 às 10 horas.

Auditório Zamenhof
09:00h - Abertura , leitura da ata do ultimo encontro.
09:30h - Homenagem ao casal Gilbert René Ledon e Symilde Schenk Ledon.
10:00h - Comissão da América da Associação Mundial de Esperanto Engenheiro Adonis Marcelo Saliba Silva (SP).
10:30h - Técnicas Modernas para o ensino do Esperanto -Prof. Flávio Rebello ( SP)
11:45h - Rodrigo de Méo. Página na internet da Associação de Esperanto de São Paulo .

Sala Engenheiro Gilbert René Ledon
09:30h - 10:30h - Progressos do Movimento de Esperanto (em português). Prof. Francisca Martos (SP).
12:00h - Intervalo para almoço
14:00h - Debate “As diferentes e atuais atitudes dos esperantistas em relação ao movimento do Esperanto”. Partiicpantes; Engº Adonis saliba, Givanildo Ribeiro Dr. Paulo Sérgio Viana e assistentes. Coordenador: James Rezende Piton.
15:00h - Kvizo (jogo cultural) Dr. Aloísio Sartorato - Rio de Janeiro.
15:30h - Arte Momento: poesia, música, teatro.
16:30h - Lanche de despedida. (Fonte: PMC)

Procon convoca Instituto de Capitalização para Negociações

Caraguatatuba - O Procon de Caraguatatuba terá uma reunião dia 14, sexta-feira, com representantes do Instituto de Capitalização Sul-América para conversar sobre queixas feitas por consumidores da cidade. Segundo a diretora do Procon, Lucy Ferreira, existem muitas reclamações de pessoas com relação a possível propaganda enganosa feita por corretores da empresa na venda de carros e casas.
“Os consumidores queixosos alegam que os corretores garantem que ao comprar o título de capitalização de carros ou casas, os bens serão entregues em meses. Como isso não ocorre, os consumidores estão reivindicando o ressarcimento integral do dinheiro investido”, explicou a advogada do Procon de Caraguá.
A reunião com representantes da Sul-América acontecerá na sexta-feira, a partir das 9h30, na sede do Procon, que fica na rua Luiz Passos Junior, em frente ao Paço Municipal. Segundo ela, outras pessoas que se sentirem lesadas pelos corretores podem fazer suas queixas ou obter mais informações das medidas que serão adotadas pelo Procon, através do telefone (012) 3883-3627. (Fonte: PMC)

Fundacc inaugura pólo central das Oficinas Culturais

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba inaugura no dia 13 de março, quinta-feira, às 10 horas, a unidade central das Oficinas Culturais, que também abrigará as aulas da educação continuada da terceira idade, e também o curso de Esperanto.O prédio fica na Rua Santos Dumont, 140, no centro.
No novo espaço cultural, serão instaladas oficinas de música com aulas de piano, teclado, bateria, percussão, violão e cavaquinho; e também a oficina de artes plásticas com aulas de desenho e história em quadrinhos. As oficinas de dança e teatro continuam acontecendo no Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc, assim como a oficina de capoeira que também continua na Praça Dr. Cândido Motta.
As inscrições para as oficinas ainda estão abertas e devem ser feitas com os monitores, no saguão do Centro Cultural, em horário comercial.A inscrição é R$5,00, sendo o mesmo valor mensalmente, por oficina. (Fonte: Fundacc)

Projeto Bombeiros nas Escolas é pioneiro da região

Caraguatatuba - O comandante do Bombeiros no Vale do Paraíba e Litoral Norte, cel. Antonio Fernando Chester, afirmou, hoje, durante a solenidade de lançamento do projeto Bombeiros nas Escolas que a proposta é pioneira na região. Segundo Chester, o projeto poderá ser estendido as demais unidades da corporação instaladas no Estado. “ Trata-se de uma proposta muito interessante pois vai garantir aos jovens noções de prevenção que poderão ser bastante úteis em caso de emergência”, afirmou.
O prefeito Antonio Carlos da Silva, afirmou que a prefeitura tem feito inúmeras parcerias com o intuito de envolver e beneficiar cada vez mais a comunidade. “ Cada jovem participante do projeto irá utilizar seus conhecimentos em prol da comunidade”, destacou. Antonio Carlos aproveitou o momento para lembrar da implantação do bombeiros em Caraguá. “ Era um sonho de mais de 30 anos, hoje, o Bombeiros vem prestando relevantes serviços a nossa comunidade”, destacou. O prefeito afirmou que dará um computador e bicicletas aos jovens que mais se destacarem durante o curso.
A secretaria da Educação, Roseli Morilla, afirmou que a prefeitura, através da Educação, tem parcerias com a Polícia Militar, com o Bombeiros e que duas novas parcerias serão concretizadas nos próximos meses envolvendo a Polícia Ambiental e a Marinha. “A Prevenção também é responsabilidade dos educadores. O sucesso do programa de combate as drogas feito nas escolas é resultado da boa parceria existente entre a Polícia Militar e a Prefeitura”, destacou ela.
Estiveram também presentes ao lançamento do projeto “Bombeiros nas Escolas”, o comandante do 4º Subgrupamento de Caraguá, capitão Alexandre Reis, o comandante da Polícia Militar, capitão Valter Padula, os vereadores Juares Pardim, Aureliano Pereira, Nilson Santos e João Rodrigues de Godoy, secretários municipais, supervisores, diretores e representantes da sociedade civil.
O projeto, que vai levar informações sobre combate a incêndio, noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes, envolverá 200 alunos das sétimas séries das escolas municipais de ensino fundamental “Profa. Maria Thereza Souza Castro” (Getuba), “Benedito Miguel Carlota” (Massaguaçu) e “Benedita Pinto Ferreira” (Casa Branca). Serão duas aulas semanais, cada uma com duração de 50 minutos, ministradas pelos bombeiros.
Os alunos presentes à solenidade estavam ansiosos para o início das aulas na próxima segunda-feira, dia 17. “Quero prestar muita atenção nas aulas para aprender tudo certinho e poder colaborar com as pessoas do meu bairro”, afirmou Diego França Avelar, 13 anos, aluno da escola Benedito Miguel Carlota, no bairro do Massaguaçu. Segundo o estudante Emerson Ribeiro dos Santos, 13 anos, as orientações são muito importante para que em caso de emergência ele possa agir de acordo com os procedimentos adotados pelos bombeiros. (Fonte: PMC)

Bombeiros na Escola é lançado com demonstrações de primeiros socorros

Caraguatatuba - O Programa “Bombeiros nas Escolas”, que será realizado com os alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, foi lançado nesta terça-feira 11, na sede do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, com a presença do prefeito Antonio Carlos da Silva, da Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, do comandante Capitão da PM Alexandre Reis, do tenente coronel Chester, tenente Danilo de Oliveira Godoy, Capitão da PM Valter Padulla, os vereadores Juarez Pereira Pardim e Aureliano Gonçalves Pereira, Secretários Municipais, Diretores de Escola, comunidade e imprensa local e regional, entre outros.
O projeto, que acontecerá em três unidades escolares pertencentes à Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, entre elas a Emef “Profª Maria Thereza Souza Castro”, no Jetuba, Emef “Benedito Miguel Carlota”, no Massaguaçu, e Emef “Benedita Pinto Ferreira”, no bairro Casa Branca, será desenvolvido pelo sargento Nestor Vicente Costa, do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, e envolverá em média 200 alunos da rede, que participarão de aulas teóricas e práticas sobre Primeiros Socorros, Combate a Incêndios, Prevenção contra acidentes, entre outros. De acordo com o sargento Nestor, a 7ª série é ideal para a aplicação do programa. “Os alunos nessa fase já têm maturidade para aprender sobre salvamentos e primeiros socorros e isso é bom para a escola, que terá esses estudantes por mais um ano na mesma unidade escolar, até o
final da 8ª série”, explicou. O curso terá carga horária de 25 horas e tem o intuito de desenvolver nos alunos a segurança adequada para poderem prestar auxílio (Primeiros Socorros) em vítimas de diversos tipos de acidentes.
A abertura do programa contou com a participação dos alunos do projeto SOS Bombeiros, do Governo do Estado, que fizeram demonstrações de prevenção contra acidentes, primeiros-socorros, entre outros.
Durante o lançamento do projeto, a secretária Roseli Morilla falou sobre a parceria com o Corpo de Bombeiros. “Para nós é motivo de muito orgulho, afinal, com o Proerd já conseguimos formar cerca de 6 mil alunos e nessa nova parceria com a Polícia Militar, agora através do Corpo de Bombeiros, estaremos juntos ensinando aos alunos a prevenção contra acidentes e isso se refletirá em casa, e dentro da própria comunidade. Espero que continuemos fazendo parcerias como essa e que num futuro possamos estende-las para todos os alunos da rede municipal de ensino”, explicou Roseli.
O Tenente Coronel Chester também fez o uso da palavra. “Fico feliz em ver crianças e jovens no quartel. Isso torna nossa ligação coma comunidade ainda mais forte especialmente quando existe um projeto ligado aos jovens, que representam o futuro da cidade, e tenho certeza que desse projeto sairão bombeiros, mas o principal é que o trabalho incentivará o jovem a levar a prevenção adiante, protegendo a família, a escola e a comunidade e certamente isso servirá de exemplo para outros municípios”, disse o Coronel Chester.
O prefeito Antonio Carlos falou sobre a importância de desenvolver projetos como o Bombeiro na Escola, objetivando refletir numa melhor qualidade de vida no futuro para as famílias de Caraguatatuba. “É muito importante ter os pais presentes, participantes, porque o que o poder público quer é interagir na família. É ter uma espécie de cumplicidade, porque a Administração faz sua parte mas o envolvimento da família, o incentivo das crianças é fundamental.
Eu só acredito na transformação do país pela Educação e através de projetos como esse podemos perceber que estamos no caminho certo”, finalizou o prefeito, que se comprometeu a ofecere tanto aos alunos do SOS Bombeiros quanto aos participantes do Bombeiros na Escola um computador e duas bicicletas para os três melhores alunos de ambos projetos.
Em seguida os alunos do SOS Bombeiros fizeram demonstrações aos futuros alunos do Projeto Bombeiros na Escola, mostrando parte do conteúdo que será ministrado nas unidades escolares envolvidas. (Fonte: SME/PMC)

Crianças da APAE prestam homenagem à Secretária Roseli

Caraguatatuba - Nesta segunda-feira 10, os alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Caraguatatuba, estiveram visitando a sede da Secretaria Municipal de Educação, acompanhados de professores da escola. O motivo foi muito especial: as crianças vieram fazer uma visita à Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, e aproveitaram para presenteá-la com flores, pelo título de Cidadã Caraguatatubense que Roseli recebeu na última quinta-feira 6. A Secretária recebeu-os com muito carinho, conversou e ficou bastante emocionada com o gesto, que mostrou o reconhecimento das entidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação. (Fonte: SME/PMC)

Presidente do Grupo Orsa visita CEI Rio do Ouro

Caraguatatuba - No dia 7 de março, o presidente do Grupo Orsa, Sérgio Antonio Garcia Amoroso, acompanhado de representantes da empresa, da Fundação Orsa e sua esposa, juntamente com a Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, estiveram visitando o CEI “Profª Honorina Pacheco Correa”, no Rio do Ouro.
O empresário, que no dia anterior recebeu na Câmara de Caraguá o título de cidadão caraguatatubense aproveitou a ocasião para visitar a sede da Secretaria Municipal de Educação, onde se reuniu com o prefeito Antonio Carlos e em seguida seguiu em visita pelo CEI Rio do Ouro, uma das duas unidades responsáveis pela primeira parceria feita entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa. Na unidade, Amoroso pôde conferir de perto parte do trabalho pedagógico realizado com as crianças desde o berçário até o Grupo II, com alunos de 3 anos a 3 anos e 11 meses. Em seguida, o presidente do Grupo Orsa acompanhado da Secretária Roseli foi conhecer o prédio do futuro CEI Casa Branca, que será inaugurado ainda neste ano. Os visitantes conheceram as dependências do Centro, que substituirá o atual prédio do CEI João Bolinha e atenderá também os alunos de 4 a 6 anos dos bairros Olaria e Casa Branca. (Fonte: SME/PMC)

ACIC participa do projeto Empreender

Caraguatatuba - O Projeto Empreender surgiu na Alemanha em 1991 numa parceria entre a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (uma espécie de Associação Comercial) e a Fundação Empreender de Santa Catarina.
Através do esforço da nossa Associação Comercial na pessoa de seu Presidente Jorge Washington, Caraguatatuba é único município do litoral norte com o privilegio de fazer parte deste projeto inovador.
Este projeto busca o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da reunião de empresas de um mesmo ramo de atividade em núcleos setoriais. O Projeto Empreender já está atuando com 3 núcleos: Hotéis, Pousadas e Similares; Artesanato e Indústria de Confecção. Outro Núcleo está sendo ativado: Fábrica de Blocos.
As reuniões de núcleos iniciam com uma desconfiança até natural pois nossos empresários estão cansados de reuniões que levam a lugar nenhum.
Porém, o projeto empreender utiliza um sistema de gerenciamento de reunião chamado METAPLAN (criado por um grupo de psicólogos franco/alemães), onde os empresários não discutem entre si e nem mostram seus problemas para seus concorrentes mas através de fichas preenchidas e sem identificação apresentam seus problemas.
Descobrem, então, que embora sejam concorrentes naturais com relação às vendas, nos problemas são parceiros pois muitos dos problemas são comuns a todos.
Daí inicia o processo de união para a solução dos problemas em conjunto. As reuniões duram no máximo 01:30 hs.
Vencido o primeiro impasse da desconfiança, os empresários passam a assumir um comprometimento com o projeto e os colegas. Quando isto não acontece o núcleo é desfeito pois os resultados deixam de ser viáveis.
O plano de ação (busca de resultados para o núcleo) é de responsabilidade dos empresários com apoio do consultor na busca de soluções para o problema priorizado pelo núcleo.
O plano de ação prevê as atividades a serem executadas e datas de início e fim e o responsável pelo resultado. Por isto, o projeto empreender é uma busca real de soluções e conta ainda com apoio do SEBRAE, ACIC e outras instituições governamentais.
Já contamos com o apoio da Nossa Caixa Nosso Banco e da Secretaria de Turismo na pessoa do Secretário Sr. Paulo Noronha.
Visite o site criado pelo consultor: http://www.geocites.com/crneto2000
Lá estão todas as informações sobre o projeto atualizado diariamente e inscreva a sua empresa.
Venha participar deste projeto inovador onde o objetivo é unir para crescer. Não há custos para a participação nos núcleos a não ser a sua vontade de crescer. (Fonte: ACIC)

Omar retorna ao Legislativo; Nivaldo assume o Esporte

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba retornou ao Legislativo nesta segunda-feira, dia 10 de março, após um afastamento de 30 dias, devido a problemas médicos. No seu lugar, assumiu Nivaldo Alves (PL), que aceitou convite do prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Omar Kazon pediu afastamento por 30 dias alegando problemas de Saúde. No seu lugar assumiu o suplente, do mesmo partido, Nivaldo Alves, que já exerceu o mandato de 93 à 96. Kazon ficou afastado durante todo o mês de fevereiro e no início de março, não participando de várias sessões, como a da Atualização Salarial dos Vereadores.
Já restabelecido e com a energia que lhe é peculiar, o Parlamentar garante que já retomou os trabalhos. "Estamos retomando os trabalhos como fazíamos antes", disse.
Durante o período que exerceu a vereança, Nivaldo Alves apresentou propositura aumentando o período de inadimplência para as contas de água e luz de 30 para 120 dias, possibilitando um prazo maior antes do corte e para o usuário poder restabelecer o problema.
Ao final deste período, recebeu convite do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), de Caraguatatuba, para assumir a Secretaria Municipal de Esportes. "Farei retribuir da melhor maneira possível, a confiança depositada em mim pelo prefeito", disse. Nivaldo assume com uma tarefa difícil: Preparar a cidade e as respectivas equipes locais para os Jogos Regionais de 2004, que terá Caraguá como cidade sede. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito de Ilhabela troca dois assessores

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), demitiu os titulares das pastas de Cultura, Gilmar Penna, e de Esportes Náuticos, José Roberto de Jesus. O petebista anunciou ainda que pretende efetuar mudanças na Fundação Cultural da cidade. O prefeito nomeou sua irmã, Sônia Ferreira Dias, para a Secretaria da Cultura. "Prometi durante campanha que não iria nomear parentes para as secretarias. Mas neste momento preciso de uma pessoa de confiança no cargo", disse. O novo responsável pelo setor de Esportes Náuticos não foi definido. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo doa alimentos em Ilhabela

Ilhabela - Cerca de 20 toneladas de alimentos não-perecíveis serão distribuídas a partir de amanhã para famílias carentes, que vivem em comunidades isoladas, em Ilhabela. Os alimentos vão beneficiar mais de 6.000 pessoas.
Durante o Carnaval, foi realizado na cidade a campanha "Ilhabela sem Fome". O evento mobilizou milhares de turistas, na praia do Curral.
"Aproveitamos este período de grande freqüência na cidade para arrecadar alimentos para quem precisa. Em alguns pontos da Ilhabela, temos pessoas passando necessidade", disse o organizador da campanha, Alexandre Eker Basse.
A campanha vai beneficiar comunidades das praias do Bonete, Castelhanos, Serraria, da Fome e Ilhas de Búzios. Os organizadores da campanha precisarão usar barco ou lancha para entregar os alimentos.
"Nossa intenção é realizar esta arrecadação, pelo menos, uma vez por ano. Com este projeto, vamos de uma certa forma contribuir com o programa Fome Zero, do presidente Lula", disse Basse. (Fonte: ValeParaibano)

Semana Pré-Olímpica de Vela 2003
Disputa por vaga no iatismo começa dia 18 em Ilhabela

Ilhabela - A Pré-Olímpica de 2003 que começa no dia 18 de março em Ilhabela, marca o recomeço da disputa por uma vaga na Equipe Permanente de Vela Olímpica do Brasil (EPVO) . A competição que acontece no litoral norte do estado é a terceira seletiva da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e vai definir a equipe que deverá representar o país nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. De olho em um dos eventos mais importantes do mundo, os melhores velejadores do país vão decidir quem vai embarcar para a capital da Grécia no próximo ano. Os jogos Olímpicos de Atenas acontecem de 14 a 28 de agosto de 2004 no Ágios Kosmas Olympic Sailing Centre.
Organizado pela Secretaria de Turismo de Ilhabela, Federação de Vela do Estado de São Paulo e Yacht Club Santo Amaro, a Pré-Olímpica vai reunir velejadores com índice mundial nas classes Star, Tornado, 470, Finn, 49er, e Europa Feminino. As classes Laser Standart e Mistral não foram convocadas por já terem participado da Semana Pré-Panamericana que aconteceu em Porto Alegre no início de fevereiro.
Os competidores que atingiram pontuação para participar da Pré-Olímpica vão ter que enfrentar a atual Equipe Olímpica Permanente formada por nomes conhecidos como Torben Grael e Marcelo Ferreira (Star), Alan Adler e Ricardo Ermel (Star), João Signorini e Bruno Prada (Finn), André Fonseca e Rodrigo Link (49er), Marcos Ferrari e Arthur Cândido (49er), Maurício Santa Cruz e João Carlos Jordão (Tornado), Ronaldo Fernandes e Fernando Jacobina (Tornado), Fernanda Oliveira e Maria Krahe (470 feminino), Mariana Basílio e Adriana Kostiw (470 feminino), Alexandre Paradeda e Roberto Paradeda (470 feminino), Roberta Borges (Europa feminino), Vivian MacKnight (Europa feminino), Bruno Bethlen e Júlio Falcão (470 masculino). Ainda fazem parte da equipe olímpica Robert Scheidt (Laser), Ricardo Winick (Mistral), Martin Cordioli (Mistral), Valéria Matuck (Mistral), Paula Newlands (Mistral). A atual equipe olímpica é formada por 30 velejadores com participação em campeonatos mundiais e que atingiram o índice da ISAF que é de 40%, ou seja, numa competição mundial onde estejam presentes 100 velejadores, só atinge o índice quem ficar até a 40º posição.
Copa da Juventude - Enquanto os veteranos disputam uma vaga para a EPVO, as promessas da vela brasileira com idade inferior a 18 anos, estarão participando da Copa da Juventude. Foram convocados os velejadores das classes Laser Standart, Laser Radial feminino, 420 masculino e feminino, Prancha a Vela Mistral masculino e feminino. Os vencedores da Copa da Juventude representarão o Brasil no Mundial da ISAF de 2003 que acontece de 18 a 27 de julho de 2003 na Ilha de Madeira, em Portugal.

Programação:
Dia 18 de março – Inscrições
Dia 19 – 20 – 21 e 22 de março – Regatas
Dia 23 de março – Data Reservada

Serviço:
Pré-Olímpica e Copa da Juventude
De 18 a 23 de março de 2003
Estão programadas 9 regatas – até 3 por dia
Local: Illhabela – SP - Praça da Vela
Assessoria de Imprensa – Patricia Casagrande
Tel. (19) 3533 4796 - Celular. (19) 9739 1827
Email: patricia.casagrande@terra.com.br  - Home-Page: www.patriciacasagrande.com.br


Cavaleiros fazem 3º romaria à Aparecida

São Sebastião - Cerca de 60 cavaleiros do Litoral Norte participam hoje da terceira romaria de São Sebastião com destino à Aparecida. A saída será às 16h do centro de São Sebastião, com previsão de chegada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida no domingo. Segundo o organizador da romaria, José Geraldo Silva, 43 anos, estão previstas paradas em Natividade da Serra, São Luís do Paraitinga e Pindamonhangaba. "Vamos percorrer uma média de 50 km por dia. A idéia é participar da missa das 11h no domingo." (Fonte: ValeParaibano)

Crianças e adolescentes aprendem a surfar nas ondas de Guaecá

São Sebastião - Ter um bom equilíbrio sobre uma prancha, escolher e pegar as melhores ondas, são alguns dos requisitos básicos de qualquer surfista. Para quem pretende aprender essa prática, existem dois caminhos: tentar aprender sozinho, na prática, que é bem mais difícil, ou freqüentar uma escola que ensine surfe.
A segunda opção é mais recomendada, principalmente por ser mais segura, e por ter, em São Sebastião, aulas para jovens e crianças gratuitamente.
Por meio do Departamento de Esportes, a prefeitura oferece aulas de surfe para crianças entre 8 e 18 anos, em duas modalidades.
A primeira delas envolve as crianças até 12 anos que estão iniciando no esporte. Elas têm aulas duas vezes por semana, que totalizam cinco horas semanais, na praia de Guaecá. A outra turma, formada com alunos até 18 anos, treina para competições. Neste caso, as aulas acontecem em Maresias, uma vez por semana.
Para este semestre, inscreveram-se cerca de 60 alunos entre os dois módulos, e por motivos de segurança, as aulas são ministradas com, no máximo, 10 pessoas na água.
Os alunos já haviam começado as aulas antes do carnaval, e devido aos feriados, voltaram ontem para os treinos.
Segundo o instrutor Cristóvam Marmo, que dá aulas de surfe há dez anos, o objetivo é oferecer um contato mais próximo entre os adolescentes e a natureza. Por isso, inicialmente, não é visado que os alunos participem de competições. Eles só serão treinados para competição quando os instrutores perceberem que têm um bom desenvolvimento individual, que possibilite prosseguir com o esporte.
“O aluno precisa querer treinar mais e se dedicar ao esporte. São esses fatores que vão determinar o andamento deles no curso”.
O instrutor ainda comenta que considera fundamental a participação deles no esporte, que ajuda principalmente a jovens carentes do município. Marmo conta que, para participar das aulas basta saber nadar e o aprendizado costuma ser bem rápido. Normalmente o aluno já consegue ficar de pé na prancha na terceira aula.
Os participantes que tiverem prancha devem levar o equipamento e, no caso de quem não tem, a prefeitura oferece a prancha.
Diana Pagonis, 12 anos, mora na Praia Deserta e começou o curso de surfe há duas semanas. Ela conta que não tinha nenhuma noção do esporte, mas já está aprendendo várias coisas a respeito. “Eu adorava surfe e resolvi participar da escolinha. No primeiro dia eu caí, mas agora já consigo ficar de pé na prancha e pegar algumas ondas”. Ela conta que não está sendo difícil aprender porque o professor tem ensinado bem todos os detalhes do esporte. Diana afirma que não vai querer parar com o esporte tão cedo.
Daniela do Carmo Costa, 13 anos, também está progredindo no esporte. Participando da terceira aula, ela se destaca conseguindo pegar algumas ondas. Ela diz que sempre desejou praticar surfe, mas não tinha oportunidades.
Conta que nas duas primeiras aulas caiu e se machucou, mas foi bom, porque pegou o jeito. “É um esporte para quem gosta de aventura.
Qualquer um pode praticar, mas tem que gostar e querer bastante para conseguir aprender”. Daniela fala que quer continuar com as aulas, e futuramente participar de competições.
Pedro Santana, 9 anos, é morador do Topolândia e iniciou as aulas de surfe este ano. Ele achou legal a iniciativa e conta que vem melhorando a cada aula. O garoto diz ter planos de se dedicar ao esporte e se profissionalizar na área. “Quero ter aulas até ficar muito bom, depois conseguir patrocínio, competir e ganhar torneios”.
Marmo lembrou que o patrocínio é um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais do surfe. Ele conta que a cidade tem excelentes surfistas que não se profissionalizam por falta de patrocínio.
Ainda comenta que muitas personalidades do esporte começaram no surfe a partir das aulas da escolinha. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba retoma Zona Azul e Comtur quer pedir ressarcimento

Ubatuba - A Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba retomou no sábado a cobrança de estacionamento da Zona Azul, nas praias Grande, Tenório, Maranduba e Lagoinha.
A medida ocorreu após o TJ (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) acatar pedido liminar para a suspensão da lei municipal que extinguiu a Zona Azul
A lei havia sido promulgada pela Câmara no dia 20 de fevereiro, após os vereadores cassarem o veto do prefeito Paulo Ramos contra o projeto de lei, de autoria do vereador Eduardo César, que estabelecia a extinção da Zona Azul.
Com isso, o prefeito entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Câmara, no TJ, obtendo o atendimento liminar.
Conforme o secretário de assuntos jurídicos da prefeitura, Luis Bitetti, há vício de iniciativa na lei que extinguiu a Zona Azul porque trata de assunto de exclusiva competência da prefeitura.
Ontem, advogados da Câmara continuavam providenciando recurso contra a decisão do TJ.
Ressarcimento - O presidente da Comtur, Luiz Bischof, afirma que seus assessores jurídicos estudam a possibilidade de ação judicial objetivando o ressarcimento dos valores deixados de arrecadar desde 3 de janeiro, quando o projeto de lei para extinção da Zona Azul foi aprovado.
Segundo ele, durante o Carnaval o prejuízo ficou em torno de R$ 100 mil, mas o movimento na Zona Azul caiu desde quando o projeto foi aprovado, ou seja, antes mesmo da promulgação da lei.
Bischof admite que uma ação judicial contra a Câmara implicaria no ressarcimento com dinheiro público. “Veremos se a ação poderá ser apresentada contra os vereadores para evitar que a população tenha de pagar esta conta”.
Ele prevê que, não sendo possível acionar os parlamentares, a Comtur não fará o mesmo contra a Câmara, para preservar o dinheiro público.
Segundo Bischof, Ubatuba “virou um caos”, depois da Zona Azul ser extinta. É que os valores arrecadados com os estacionamentos eram destinados à manutenção de serviços à comunidade. A Comtur é a administradora da Zona Azul.
Bischof disse que com a extinção da Zona Azul, a Comtur teve de desativar nove sanitários (contêineres ligado à rede de esgoto) na praia de Maranduba e cancelar fiscalização de ônibus e vans de turismo de um dia e para segurança de carros na orla das praias.
Agora, com a retomada da cobrança por estacionamentos, ele diz que a Comtur também retomará os demais serviços. Os banheiros, então contratados, serão agora, construídos pela Comtur, segundo Bischof.
A Comtur cobra R$ 3 por estacionamento de veículos, durante 12 horas.
O vereador Eduardo César considera que Zona Azul é “covardia contra quem paga”. Segundo ele, a população não é beneficiada e os donos dos carros, obrigados a pagar pelo estacionamento, também não obtêm benefício. O parlamentar considera que os balancetes financeiros da Comtur são “maquiados”.
Para César, a Comtur não tem de cobrar pelo estacionamento de veículos. “Sua função é promover o turismo”. Eduardo César diz ter suspeitas sobre irregularidades financeiras na Comtur. (Fonte: Imprensa Livre)

Escoteiros fazem boa ação

Ubatuba - Nesta terça-feira, dia 11 de março, o Grupo Escoteiro Iperoig doou para a Santa Casa de Ubatuba uma caixa de remédios, cedida pelo E. M. A (Expedição Mata Atlântica) ao G.E.I. Na solenidade de entrega dos remédios a Santa Casa de Ubatuba se prontificou a dar um curso de primeiros socorros e curativos para os jovens do grupo.
O Grupo Escoteiro Iperoig avisa que já retomaram as atividades, todos os sábados das 14h às 16h no batalhão de polícia militar de Ubatuba no parque Vivamar.

Carta do Leitor

Ao caro leitor Raul Levy - Caro amigo, não se aborreça, aqui as coisas são assim mesmo. Se você ligar para a fiscalização da prefeitura, certamente será informado que os fiscais estão na rua fazendo fiscalização. Se ligar para a PM, será delicadamente informado que isso é problema da prefeitura, ou então que tente a policia civil, que certamente não poderá atende-lo... Mas não desanime. Junte-se ao bloco dos "pijamas" e tente curtir a vida, afinal nosso prefeito sempre disse que ia trabalhar para o turismo e não explorar o turista né!!!!!
Grande abraço,

Francisco José Marsiglia
São Sebastião, SP


Cidade Empreendedora - Carnaval é assim mesmo, sempre deixa suas seqüelas. Mas eu não bebi nada... acho que não estou curitindo nenhuma ressaca. Será isso verdade? Fico imaginando como estarão as demais cidades. Meu Deus!!!, Vou tomar um Engov pra ver se clareio a minha mente. É verdade sim, ganhamos, e o Sr. Prefeito o titulo de Prefeito Empreendedor. E agora? Ele vai imaginar que sua administração é uma maravilha e vai continuar como está. Ano 2003 será das creches, que bom, estamos precisando mesmo. Será que 2004 será das Emeis? Afinal em matéria de educação infantil acho que atingimos estágios que nos garantirá um honroso 1º lugar, pois acredito que Ubatuba seja a única cidade no Brasil que tenha uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) tão moderna a ponto de ter um posto de abastecimento de combustível. A crianças do Saco da Ribeira estão orgullhosas disso.

Carlos Alberto Barreto
Ubatuba, SP


Agradecimentos - Depois de 3 meses de grande sucesso ocorrido através das atividades em ecuturismo, aventura e lazer oferecidas pela Central de Reservas no quiosque montado no Shopping Center Porto Itaguá, gostaríamos de agradecer ao pool de parceiros que apoiaram e acreditaram neste projeto.
São inciativas como esta, que com certeza promovem o melhor do turismo em nosso município e região, onde o maior objetivo é a promoção de todos os serviços pretados pelo trade regional, seja em hotelaria, gastronomia, esportes náuticos, aventura, passeios de barco e escunas, ecoturismo e outros atrativos que projetam nossa região, como um rico e potencial polo turístico.
Vale frizar que continuaremos atuando durante todo o ano com o mesmo empenho no receptivo local e temos certeza que para o próximo verão poderemos contar com o apoio do trade regional.

Marcos Vinicius Fowler
Central de Reservas
Ubatuba, SP


Pais, várias escolas, um país e um filho - Posso me considerar um educador, apesar de sempre achar que nunca seremos educadores ideiais. Estamos sempre em construção, eterna construção! Podemos chamar assim a educação. Tenho construído, minha esposa também, e temos um filho, que por sinal tenta me explicar o motivo que o faz ter tantos problemas com as escolas. Ele tem 7 anos e não gosta de ficar nas escolas sem a nossa presença. Chorou no maternal, nas escolas alternativas, nas municipais e nas particulares. Meu filho não gostou de nenhuma.
Nós também não e isso nos dá uma sensação de culpa. Não era prá menos: professores mandando os alunos calarem a boca, professores descendo o braço, humilhando, gritando, xingando, trancando-as atrás da porta.
Escolas sem a mínima condição física e algumas sub-humanas, posso garantir!
Minha esposa sente-se culpada. Pensa que o filho só vai a escola por que a mãe é professora, senão nem iria. Isso a chateia bastante. Anda triste pelos corredores da escola.
Eu radicalizo! Temos ex-colas, projetos malfindados de escolas. Não se assustem. Continuo acreditando neste processo coletivo de aprendizagem, só não acredito mais nos discursos políticos em priorizar a educação em seus governos, nem do comprometimento dos pais na educação e por fim, da contribuição do pais na garantia deste direito fundamental.
Alguém disse para construirmos escolas e não prisões, concordam?

Fábio Marcelo Pereira

 

Foto do Dia:
Vista aérea de Parati
Parati
Vista aérea de Parati
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Pousada Barra da Lagoa Foto do Dia

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor