Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 17 de março de 2003 - Nº 742 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Ocorrências policiais caem pela metade após operação do Deic
   Alunos dos quatro municípios passam por avaliação na segunda
   CBH-LN fará eleição para participação no comitê

Caraguatatuba:
   Quadrilha rouba caixa-eletrônico no Porto Novo
   Dono de cães recebem luvas para coletar fezes
   Caraguá oferece desconto de 90% em juros e multas de tributos
   20º BPM organiza torneio em prol do adolescente

Ilhabela:
   Vela: em busca de uma vaga olímpica
   Confronto com a Equipe Olímpica Permanente
   Volta social de Ilhabela reunirá 40 nadadores em prova de 150 quilômetros
   Evento reúne campeões de natação na cidade
   Comunidades tradicionais recebem kits comemorativos
   Listagem de participantes
   Inicia processo para construção de uma nova escola no Portinho

São Sebastião:
   PM é preso acusado de agressão
   Sargento do Exército é preso com arma na Costa
   PM de São Sebastião abre inscrições para soldado temporário
   São Sebastião vai ter CVV e curso preparatório para voluntários

Ubatuba:
   Greve deve parar transporte de Ubatuba a partir de terça-feira
   Ubatuba apresenta reivindicações ao governador
   Alunos credenciados pela Universidade de Cambridge

   Carta do Leitor

   Colunista



Ocorrências policiais caem pela metade após operação do Deic

Litoral Norte - As ocorrências policiais caíram quase pela metade após a megaoperação do Deic (Departamento de Investigações do Crime Organizado) no Litoral Norte. De 13 casos registrados na noite e madrugada anterior na região, no mesmo período posterior o índice caiu para sete ocorrências.
Com exceção de Ilhabela, que teve um caso em cada período, os outros municípios tiveram queda.
Os quase 500 policiais em 100 viaturas que vieram fazer uma “varredura” nos pontos de criminalidade da região foram embora por volta das 18h de quinta-feira. Após este período, os distritos policiais e até os atendimentos da Polícia Militar registraram redução.
Em Ubatuba, foram dois casos “pós Deic”, sendo uma averiguação de um suspeito e um acidente de trânsito. No mesmo período anterior, foram quatro registros: desinteligência, agressão, roubo e furto.
Caraguatatuba teve duas ocorrências de furto e ameaça na madrugada de ontem e três casos no período anterior de furto de carro, lesão corporal e furto.
Dos cinco crimes registrados nos três distritos de São Sebastião na madrugada anterior à operação, o índice caiu para dois casos “pós Deic”.
Um morador do Perequê-Mirim, um dos bairros de maior índice de violência em Caraguatatuba, disse que os policiais do Deic fizeram uma “limpa” no ponto de drogas do bairro. “Achei muito boa a presença maciça da polícia nas ruas”, disse.
Ostensiva - Para o presidente da OAB de São Sebastião, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, a redução dos crimes na noite passada em relação ao período anterior se deve à presença do Deic. “Quando a polícia se mostra de modo ostensivo, reduz os crimes”, assegura.
Conforme Luiz Tadeu, o bandido fica recolhido e não pratica crimes. O presidente afirma que tem que haver este policiamento semanalmente e em dias não previstos. “Sem dúvida se isso fosse feito, os índices de criminalidade seriam bem mais baixos do que são hoje”, destaca.
O Deic veio fazer esta operação depois da divulgação do crescimento da criminalidade no Litoral Norte, segundo a Ouvidoria da Polícia.
A operação também está antecedendo a reunião sobre segurança, que acontece hoje, em São José dos Campos, com a presença dos representantes dos Consegs (Conselho de Segurança) da região, dos prefeitos e do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.
Na ocasião, os representantes dos Consegs e prefeitos irão pedir aumento do efetivo policial na região. A operação do Deic foi um exemplo de que várias viaturas e policiais nas ruas podem reduzir a violência. Atualmente a região está com um policial para cada mil habitantes, quando o ideal, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), é 200 pessoas para cada policial.
Em quase dez horas de operação no Litoral Norte, o Deic deteve 11 pessoas, apreendeu drogas e arma, localizou um carro roubado, prendendo o receptador, encontrou um desmanche de carros e ainda estourou um ponto de droga. (Fonte: Imprensa Livre)

Alunos dos quatro municípios passam por avaliação na segunda

Litoral Norte - Com o intuito de fazer um diagnóstico do ensino público do Litoral Norte e entrar com novas medidas para resolver possíveis irregularidades, a Diretoria de Ensino do Estado está com uma iniciativa pioneira, que vai avaliar alunos das 5ª série do ensino fundamental e 1ª série do médio nesta segunda-feira.
Organizada em parceria com as prefeituras de Caraguatatuba e Ilhabela, a avaliação vai envolver mais de dois mil alunos. Os ATPs (Assistentes Técnicos Pedagógicos) que atuam na D.E., e os funcionários foram responsáveis pela elaboração da provas que serão aplicadas num período de três horas, em cada escola para as séries escolhidas.
Envolvendo as disciplinas de matemática e português, a avaliação será em forma de teste e o período mínimo de permanência em sala de aula durante a realização é de uma hora.
No caso do ensino médio, apenas 25% dos alunos de cada escola realizarão o teste. Já para o ensino fundamental, apenas não fazem a prova, alunos das escolas muni-cipalizadas.
O dirigente de ensino, Laér-cio Albarici, disse que um dos objetivos é desfazer ou confirmar um comentário que gira em torno das escolas públicas, sobre a formação de “analfabetos”. O dirigente explica que por meio dessa avaliação será possível perceber qual é realmente o nível dos alunos da região.
“Se existirem crianças analfabetas na 5ª série haverá um trabalho intenso para reverter esse quadro.”
Albarici conta que além de mudanças no ritmo de ensino, pode haver um envio maior no repasse de verbas para as escolas mais necessitadas. “Iremos investigar o problema de cada aluno. Se a criança não foi alfabetizada por falha no ensino, vamos tentar suprir essa necessidade”. Ele ressalta que existem crianças que têm alguma deficiência que os impedem de progredir nos estudos, e isso também será avaliado.
Além do diagnóstico e da reflexão sobre o ensino, será proposta uma nova maneira de ensinar, com o intuito de melhorar a qualidade. O dirigente conta que essa avaliação não pretende interferir na municipalidade, apenas tentar ajudar na educação como um todo.
As escolas das quais os alunos serão avaliados, ficarão responsáveis por criar uma equipe de aplicação e outra de correção. Além disso, Albarici garante que a prova não vai interferir no andamento normal das escolas. “A orientação é para que as aulas sejam realizadas normalmente. Elas só serão suspensas caso tenham alguma justificativa”.
A prova organizada para a região foi baseada em avaliações de vários anos do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que acontece desde 1996 no Estado. Ela visa mostrar a situação do ensino, mas como o dirigente comenta, não possibilita uma avaliação mais direcionada e regionalizada.
A equipe de correção deverá entregar no dia 20 todas as provas corrigidas na Diretoria, que deverá sistematizar os dados para a análise. Além da divulgação, a D.E. deverá propor reflexões sobre os resultados e propor ações de intervenção.
A Secretaria de Educação de São Sebastião não participou do processo de elaboração das provas porque passava por um momento de reorganização quando o programa foi iniciado. Mesmo assim os alunos serão avaliados e os resultados entregues à secretária. O mesmo aconteceu em Ubatuba, onde foi encontrada uma resistência quanto a uma avaliação do governo do Estado.
Desta forma, Laércio disse que resolveu respeitar a posição da administração municipal, que caso tenha interesse ainda poderá participar do processo.
“Existem escolas mais frágeis e outras mais fortes. Depois da avaliação, vamos partir da realidade, propor parcerias para melhorar cada uma delas, porque teremos condições de ajudar”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

CBH-LN fará eleição para participação no comitê
Eleição da sociedade civil - Procedimentos que serão adotados

Litoral Norte - No dia 21 de março, às 18:00h, no Auditório das Faculdades Integradas Módulo, na Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro - Caraguatatuba ocorrerá a eleição das entidades da sociedade civil que queiram participar do CBH-LN.
No total foram cadastradas 72 entidades das 8 categorias, com direito aos seguintes números de votos (titulares e suplentes):
Entidades Associativas de Bairro: 23 cadastradas com direito a 4 votos (1 de cada município) e respectivos suplentes.
Entidades de Ensino Superior e de Pesquisas Científicas: 7 cadastradas e com direito a um voto e um suplente.
Entidades Ambientalistas: 16 cadastradas e com direito a 2 votos e respectivos suplentes.
Entidades Associativas de Agricultores e Artesãos:4 cadastradas com direito a um voto e um suplente.
Entidades Associativas de Pescadores: 5 cadastradas e tem direito a um voto titular e um suplente.
Entidades de Interesses Difusos: 8 cadastradas e com direito a um voto e um suplente.
Entidades do Comércio, Serviços e Indústria: 5 cadastradas e com direito a um voto e um suplente
Associações de Profissionais: 4 cadastradas e com direito a um voto e um suplente.
Os procedimentos para a eleição serão os seguintes - Quando da chegada do representante da entidade será verificado o seu cadastramento, e em qual categoria que disputará a vaga. Caso não esteja presente o presidente da entidade, este poderá ser representado por membro da entidade devidamente designado através de carta.
Na sequência a Secretária Executiva do CBH-LN falará sobre o que é o Comitê de Bacias - uma vez que são muitas as entidades que se cadastraram - destacará os requisitos para a representação de entidades neste segmento e apresentará um gráfico que demonstra a freqüência das entidades nas reuniões plenárias do CBH-LN.
Todos os presentes, então, serão divididos em oito diferentes locais, e considerando o número de vagas definida para cada categoria serão definidas as representações, preferencialmente por consenso, não sendo possível por voto aberto ou secreto (serão distribuídas cédulas).
Definidas as entidades que serão representadas, será solicitado a cada uma delas que encaminhe, em caráter de urgência, para a Secretaria Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte a indicação dos nomes dos representantes, que deve ser feita pelo presidente da entidade.
A posse dos representantes dos 3 segmentos ocorrerá no dia 27 de março, em reunião plenária do CBH-LN, que ocorrerá no Sítio Santa Cruz - Sertão da Quina - Praia da Maranduba, a partir das 9:30h. Nessa oportunidade será eleita a nova coordenação do CBH-LN, sendo que à sociedade civil cabe o cargo da Vice-Presidência, o que será definido em reunião do segmento em separado. (Fonte: CBH-LN)

Quadrilha rouba caixa-eletrônico no Porto Novo

Caraguatatuba - Cinco homens armados levaram na noite de anteontem um caixa-eletrônico da agência do Banco do Brasil, em Caraguatatuba. O caixa fica localizado no prédio da sub-prefeitura na avenida José Erculano, no bairro Porto Novo. É o segundo roubo de caixa-eletrônico registrado este ano na cidade. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes renderam o vigia da agência, que foi amarrado com uma corda de nylon. Os criminosos retiraram o caixa e fugiram em um veículo. O nome do funcionário não foi divulgado. A polícia não soube informar o valor em dinheiro que tinha no caixa. Até as 14h de ontem, os assaltantes não haviam sidos localizados. (Fonte: ValeParaibano)

Dono de cães recebem luvas para coletar fezes

Caraguatatuba - Os proprietários de cães de Caraguatatuba estão recebendo uma luva plástica para a coleta das fezes dos animais durante os passeios nas ruas. A medida foi adotada pelo Cecan (Centro Comunitário de Apoio aos Animais) que está distribuindo o material gratuitamente aos moradores. O centro recebeu de um laboratório de medicamentos 300 luvas e 200 já foram entregues.
A medida agradou os donos de cães que aprovaram a utilização do produto durante os passeios com os animais.
Segundo o diretor-geral do Cecan, Márcio França, a intenção é reduzir o número de fezes de animais em locais públicos como praias, avenidas, praças e ruas.
"A pessoa vai colocar a luva e pegar as fezes. Ao retirar da mão, a luva se transforma em uma sacola onde haverá duas fitas que serão amarradas antes do material coletado ser levado ao lixo. Não há contato direto da pele durante o procedimento", disse França.
O veterinário Marcos Inoue, disse que as fezes dos animais podem transmitir doenças como o bicho geográfico. A principal via de contaminação é o contato com a pele.
"As doenças são transmitidas por vermes que ficam no intestino do animal. O risco é maior para as crianças que brincam em areias e jardins", disse.
As luvas estão sendo distribuídas para as pessoas que vão ao Cecan. A entidade busca parcerias com empresas para a arrecadação de novos produtos.
"O processo pode ser feito com uma sacola plástica que também vai impedir o contato direto das fezes com a pele", disse.
O veterinário da Sessão de Zoonose de Caraguá, Guilherme José Garrido, disse que uma lei municipal obriga os proprietários de animais recolher as fezes em locais públicos.
"A pessoa é responsável pela higiene do animal. Em casos de flagrantes a multa é em torno de R$ 150", disse.
A prefeitura proíbe a permanência de animais domésticos nas praias do município. O animal pode ser recolhido pelos agentes fiscais.
APOIO - O auxiliar de informática Thiago Vale, 17 anos, disse que apóia a utilização das luvas. Ele afirmou que não recolhe as fezes de seu cão da raça pitbull.
"Não tenho esse hábito, mas com a distribuição de luvas e sacolas vou adotar a coleta", disse.
Para o Policial Militar Aposentado, Paulo Magalhães, 75 anos, o recolhimento das fezes garante a limpeza da cidade. Ele disse que vai utilizar sacolas e luvas ao sair com seu cachorro. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá oferece desconto de 90% em juros e multas de tributos

Caraguatatuba - Os contribuintes inadimplentes de Caraguatatuba poderão efetuar o pagamento dos créditos tributários atrasados com desconto de 90% nos juros e multas até o dia 31 de março.
O benefício é válido para todos os tipos de débitos municipais como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), taxas, impostos e contribuições de melhorias. O prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) prorrogou o prazo para o acerto das dívidas, que venceu no dia 31 de dezembro.
Segundo a procuradora fiscal de Caraguá, Eliane Inês, o pagamento dos débitos deve ser realizado à vista. A arrecadação é revertida pela prefeitura em melhorias na cidade.
"Este ano o Executivo distribuiu cerca de 70 mil carnês de IPTU e uma média de 20% dos contribuintes são inadimplentes. O desconto é a oportunidade para o munícipe ficar em dia com o pagamento dos créditos", disse Eliane.
A procuradora afirmou que serão aceitos somente o pagamento de todos os débitos. Os munícipes devem estar inscritos na dívida ativa.
"Caso o contribuinte esteja com o IPTU dos últimos dois anos em atraso, será cobrado a dívida de todos os períodos. O mesmo vale para as demais taxas e contribuições", disse.
Eliane disse que o parcelamento da dívida será aceito, mas o valor dos juros e multas será integral. Não é necessário que os créditos deste ano estejam em dia.
"O pagamento dos créditos tributários deve ser realizado em dinheiro ou cheque do próprio contribuinte nas agências bancárias do setor da Dívida Ativa. É necessário que seja levado os carnês dos débitos atrasados", disse a procuradora.
O Setor de Dívida Ativa funciona no período das 11h às 16h, de segunda a sexta-feira. O endereço é rua Luiz Passos Júnior, 50. Mais informações podem ser obtidas no (12) 3897-8141 ou 3897-8182. (Fonte: ValeParaibano)

20º BPM organiza torneio em prol do adolescente

Caraguatatuba - A 1ª Copa Integração de Futsal, promovida pelo 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM), começa nesta segunda-feira no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba.
São nove equipes de São Sebastião e Caraguatatuba inscritas no torneio, na categoria sub 18 (de 15 a 18 anos).
Segundo Ivan Leonel, coordenador do Projeto Integração, o objetivo do torneio é atrair adolescentes de 15 a 18 anos para tirá-los da rua, diminuindo o tempo ocioso.
O torneio acontece as segundas, quartas e sextas-feiras no Cemug, a partir das 20h30, sendo realizadas duas partidas por noite.
Serão entregues troféus e medalhas do 1º ao 3º lugar, além de troféu para o artilheiro do torneio, goleiro menos vazado e ao árbitro que mais se destacar.
A 1ª Copa Integração de Futsal conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguatatuba, Licaf e Escola Estadual Colônia dos Pescadores. Colaboram com o evento: Auto Posto Joti; Auto Vitras; Castilho e Gobetti; Tani Borracharia; Século XXI; Lima Letras; Trans 70; W.S.I. e Expressão Caiçara. (Fonte: Imprensa Livre)

Vela: em busca de uma vaga olímpica
Competição que começa amanhã em Ilhabela vale um lugar na Equipe Permanente de Vela Olímpica do Brasil

Ilhabela - A Pré-Olímpica de 2003, que começa amanhã em Ilhabela, marca o recomeço da disputa por uma vaga na Equipe Permanente de Vela Olímpica do Brasil (EPVO).
A competição é a terceira seletiva da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e vai definir a equipe que deverá representar o país nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.
Os melhores velejadores do país vão decidir quem vai embarcar para a capital da Grécia no próximo ano. As competições de iatismo dos Jogos Olímpicos de Atenas acontecem de 14 a 28 de agosto de 2004 no Ágios Kosmas Olympic Sailing Centre.
Com organização da Secretaria de Turismo de Ilhabela, Federação de Vela do Estado de São Paulo e Yacht Club Santo Amaro, a Pré-Olímpica vai reunir velejadores com índice mundial nas classes Star, Tornado, 470, Finn, 49er e Europa Feminino.
As classes Laser Standart e Mistral não foram convocadas por já terem participado da Semana Pré-Panamericana que aconteceu em Porto Alegre no início de fevereiro. (Fonte: Jornal da Tarde)

Confronto com a Equipe Olímpica Permanente

Ilhabela - Os competidores que atingiram pontuação para participar da Pré-Olímpica vão ter que enfrentar a atual Equipe Olímpica Permanente formada por nomes conhecidos como Torben Grael e Marcelo Ferreira (Star), Alan Adler e Ricardo Ermel (Star), João Signorini e Bruno Prada (Finn), André Fonseca e Rodrigo Link (49er), Marcos Ferrari e Arthur Cândido (49er), Maurício Santa Cruz e João Carlos Jordão (Tornado), Ronaldo Fernandes e Fernando Jacobina (Tornado), Fernanda Oliveira e Fabiana Scarrone (470 feminino), Alexandre Paradeda e Roberto Paradeda (470 masculino), Roberta Borges (Europa feminino), Vivian MacKnight (Europa feminino), Bruno Bethlen e Júlio Falcão (470 masculino).
Ainda fazem parte da equipe olímpica Robert Scheidt (Laser), Ricardo Winick (Mistral), Martin Cordioli (Mistral), Valéria Matuck (Mistral), Paula Newlands (Mistral).
A atual equipe olímpica é formada por 30 velejadores com participação em campeonatos mundiais e que atingiram o índice da ISAF, que é de 40%, ou seja, numa competição mundial onde estejam presentes 100 velejadores, só atinge o índice quem ficar até a 40ª posição.
Ao lado da Pré-Olímpica de Vela, velejadores com menos de 18 anos estarão disputando em Ilhabela a Copa da Juventude.
Eldorado-Brasilis - Os organizadores da regata Eldorado-Brasilis prestam hoje, às 19h, na Mercearia São Roque, na rua Amaury, uma homenagem especial à tripulação feminina do veleiro "Daslu/Portugal Brasil Telecom".
Ao mesmo tempo, Fernando Luigi, responsável pela promoção da prova, já estará recebendo inscrições para a quinta edição da regata, prevista para largar no dia 17 de janeiro de 2004. (Fonte: Jornal da Tarde)

Volta social de Ilhabela reunirá 40 nadadores em prova de 150 quilômetros

Ilhabela - Ilhabela será palco de um evento inédito do dia 21 de março. Cerca de 40 nadadores profissionais vão nadar os 150 km ao redor da ilha. A aventura está prevista para durar de 30 a 36 horas.
O ponto de partida será da Praia das Pedras Miúdas, em frente ao Colonial Dive, no lado sul, com a chegada no mesmo local. Os nadadores e as lanchas Free Wille e Belunga, sairão no sentido Portinho, passando por locais como praias Grande, Curral, Borrifos, Bonete, Vermelha, Castelhanos, Pontas das Canas, Vila, Perequê e Barra Velha.
A travessia será feita em esquema de revezamento. Assim, cada nadador deve ficar na água aproximadamente por 15 minutos nadando em alta pressão ou ritmo acelerado. Isso corresponde dizer que cada atleta deve voltar à água após 7 horas.
Mas não significa que aquele que não estiver nadando vai ficar numa boa, só acompanhando. Uma das regras da prova é que todos terão funções distintas dentro da embarcação que fará o acompanhamento. Entre as ‘tarefas’, ficar de vigia noturno, cuidar da proa e da popa da lancha.
Os atletas serão acompanhados por dois caiaques durante todo o percurso, que também serão conduzidos pelos nadadores de ‘folga’. Bombeiros paramédicos acompanharão a prova com suas embarcações para auxiliar os competidores em caso de necessidade.
Solidariedade - O coordenador da prova, Mário Jorge Bello, disse que o evento terá caráter social, porque serão entregues diversos mate-riais paras moradores das comunidades tradicionais. (leia mais nesta página). Com isso, a Volta foi denominada de Prova Desportiva, Social e Aventura Nadando em Torno da Ilha – Esporte, Solida-riedade e Cidadania.
Bello ressalta que a Volta a Ilhabela é um ensaio para analisar os pontos fracos e imprevistos que poderão surgir ao longo do percurso para uma eventual competição, que é a idéia do coordenador.
“Queremos medir as dificuldades que serão encontradas ao longo do percurso, principalmente com relação às condições do tempo - que pode atrapalhar a prova, e o desempenho dos atletas em caso de chuvas, ventos muito fortes e correnteza”, explicou.
A prova está prevista para o dia 21 de março, com saída a partir das 18h, e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Esporte e Turismo, Família Schurmann, Auto Viação e Turismo Ilhabela Ltda., Padaria Show Pão e Marcelo Castaldo.
Os atletas nadarão a uma distância de aproximadamente1/2 milha (500m) da costeira, por uma questão de segurança para os nadadores e embarcações. Bello explica que quanto mais perto da costeira, maior o risco de serem atingidos por pedras que ficam bem próximas da superfície da água.
Serão 20 atletas de Ilhabela e mais 20 atletas convidados de diversas cidades do litoral. Na largada, o navio de combate contra incêndio do Corpo de Bombeiros exibirá seus dez canhões de água, soando seu apito para os presentes. O veleiro da família Schurmann, que deu a volta ao mundo, também estará no ponto inicial e final da prova. (Fonte: Imprensa Livre)

Evento reúne campeões de natação na cidade

Ilhabela - A Volta a Ilhabela vai contar com a participação de 20 atletas da cidade e outros 20 convidados pela coordenação. Entres os atletas dessa façanha destaque para o bi-campeão da prova de Fim de Ano de Ilhabela, José Nascimento; o campeão do Iron Man realizado no Havaí, Bento Borges, mais conhecido como Mosquito; Delton Ipólito, campeão brasileiro de nado clássico, e Mario Fuschini, especialista em provas de fundo, campeão paulista. Para ele, o resultado final dessa prova é simples,aprender cada vez mais.
Cada nadador levará a bordo, além de muita resistência física, coragem e espírito de equipe. Para agüentar a maratona, é importante levar água mineral, pão integral e muitas frutas ricas em carboidratos e proteínas, como banana, melancia e laranja.
“É importante destacar que os atletas devem possuir um bom preparo psicológico, não se preocupando com o que poderão encontrar, como mau tempo e possíveis tubarões”, alerta Mario Bello.
“O evento, antes de ser uma prática esportiva, é um exercício de cidadania, principalmente para os atletas da cidade. É importante que eles conheçam todo o perímetro da cidade após o término da prova. Assim, eles terão uma outra visão do que é realmente Ilhabela”, diz o coordenador. (Fonte: Imprensa Livre)

Comunidades tradicionais recebem kits comemorativos

Ilhabela - Durante a passagem dos atletas pelas comunidades tradicionais de Ilhabela, o bote que acompanha a travessia vai atracar nas praias ou costeiras para deixar kits comemorativos contendo mate-riais de higiene bucal, cosméticos, linha de pesca, anzóis para a pesca de garoupa e 200 brinquedos.
O município tem aproximadamente 15 comunidades tradicionais, entre elas, as localizadas na praia da Fome, Serraria, Guanxumas, Eustáquio, Praia Brava, Sombrio, Figueiras. (Fonte: Imprensa Livre)

Listagem de participantes

Ilhabela - Atletas da ilha que participarão da prova:

1.José Nascimento, 42 anos
2.Manoel de Carvalho, 46 anos
3.Marcos Cardial,38 anos
4.Harry Finger,46 anos
5.Geancarlo P. Nassif, 31 anos
6.José Ricardo Silva, 38 anos
7.Mario Bello, 62 anos
8.Marcio Tenório, 31 anos
9.Adailton dos Santos, 19 anos
10.Erick Luiz, 15 anos
11.João Paulo da Silva, 17 anos
12.Waldemir Filho, 15 anos
13.Reinaldo L. Garcez, 22 anos
14.Ellen Yumi Ono, 22 anos
15.Monica Gomes, 30 anos
16.Beatriz S. Bello, 38 anos
17.Simone Fortes, 24 anos
18.Eduardo Char, 41 anos
19.Gerson da Sulva,43 anos

Atletas convidados
1.Marcos A. Fuschini, 42 anos
2.José H. Myashiro, 30 anos
3.José Renato Borges, 31 anos
4.Carlos A. da Silva, 48 anos
5.Paulo J. V. Menna. 47 anos
6.Antonio G. da Cruz, 38 anos
7.Klaus M. de Souza, 39 anos
8.Edwin mrkvich, 41 anos
9.Renato M. Campos, 34 anos
10.Eugenio Pierotti, 58 anos
11.Silvio S. de O. Bello, 34 anos
12.João Borges, 34 anos
13.Antonio Joaquim, 50 anos
14.Edelto ipolito, 45 anos
15.Nivaldo dos santos, 50 anos
16.Carlos A. de Paula, 48 anos
17.Silvio Nauslauck, 50 anos
18.Marcos A. Nascimento, 45 anos

Atletas mirins
1.Soham Bello e Silva, 11 anos
2.Suryah S. Silva, 12 anos
3.Cristobal K. Parraga, 12 anos (Fonte: Imprensa Livre)

Inicia processo para construção de uma nova escola no Portinho

Ilhabela - Começou no início desta semana o processo de licitação na modalidade tomada de preço para a construção de uma nova escola no bairro do Portinho, costa sul de Ilhabela, no mesmo local da Escola de ensino infantil e fundamental (1ª a 4ª série) Dercy de Andrade de Castro. O valor estimado da obra é de R$385.560,28 e a empresa vencedora terá 120 dias para entrega da obra.
Segundo o secretário da educação Professor Antonio Cornélio o antigo prédio apresenta problemas em várias áreas como elétrica, hidráulica além de problemas com goteiras dadas as precárias condições do telhado. “O prédio será demolido para a construção de uma escola nova e moderna na mesma linha arquitetônica da escola Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira”, afirmou.
O novo prédio vai contar com quatro salas de aulas, palco, banheiro para deficientes físicos, sala de vídeo, melhor ventilação, pátio coberto para atividades extracurriculares entre outros.
De acordo com o secretário, a dirigente da escola professora Lúcia, professores, funcionários, pais e alunos estão localizando uma casa com boas condições de abrigar os alunos durante a reforma. Cerca de 115 estudantes serão beneficiados. (Fonte: PMI)

PM é preso acusado de agressão

São Sebastião - Um policial militar de São Paulo foi preso na madrugada de ontem suspeito de ter agredido uma pessoa em São Sebastião. Segundo a Polícia Civil, o PM Rodinei José Nunes, 37 anos, teria agredido Wagner Rogério Batista Silva, 31 anos, na fila de embarque da balsa, após uma discussão.
Nunes teria agredido Silva com uma coronhada e foi encaminhado para a delegacia. No local, foi constatado que a arma era de uso pessoal e não pertencia à PM.
O policial foi preso por lesão corporal dolosa. A polícia informou que Nunes deve ser transferido para o presídio da Polícia Militar Romão Gomes, em São Paulo. (Fonte: ValeParaibano)

Sargento do Exército é preso com arma na Costa

São Sebastião - O 3° sargento do Exército, T.A.L., 25 anos, foi detido pela Polícia Militar para averiguação. Ele estava armado no bairro Juquehy, na Costa Sul, em atitudes suspeitas. O caso aconteceu na madrugada de quinta-feira.
A Polícia Militar recebeu uma denúncia de que dois homens estavam dentro do carro, pertencente a uma firma de segurança do bairro, e abordavam pessoas na rua.
Os policiais encontraram o carro suspeito. Com o sargento estava um revólver, calibre 38. Ele apresentou uma identidade aos policiais. O documento é provisório e estava vencido.
Foi feito contato com o 2° Batalhão de Caçadores, em São Vicente, onde T. alegou ser lotado. Um tenente, que seria o superior do sargento, disse que T. não pertence mais ao Exército, tendo dado baixa dia 28 de fevereiro último. O caso foi levado ao 1° Distrito Policial, onde foi registrado o porte ilegal de armas. (Fonte: Imprensa Livre)

PM de São Sebastião abre inscrições para soldado temporário

São Sebastião - A Polícia Militar abriu inscrições para preencher 15 vagas no cargo de soldado temporário masculino em São Sebastião. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira, dia 17, até dia 21, na sede do Batalhão da Polícia Militar, na praça Rafael Tobias de Aguiar, no Centro.
O setor de relações públicas do Batalhão esclarece que os soldados irão trabalhar apenas na parte administrativa. Os interessados devem ter entre 18 e 22 anos, altura mínima de 1,65, e ter cursado o ensino fundamental.
Para se inscrever é necessário pagar uma taxa de R$ 6,32. A seleção será baseada em prova de conhecimento, teste físico e investigação social. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião vai ter CVV e curso preparatório para voluntários

São Sebastião - Após batalhar para trazer o curso para a cidade e preparar novos voluntários, procurar uma sede adequada para o funcionamento, os organizadores do CVV (Centro de Valorização da Vida) conseguiram confirmar o funcionamento da Ong (Organização não Governamental) na cidade.
O Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros) emprestou uma sala para o funcionamento do centro, que presta serviços de auto-ajuda, por meio de ligações telefônicas.
Com o intuito de estar sempre disponível para ouvir o próximo, o CVV capacita pessoas que podem ser consideradas amigas em momentos de solidão, perdas, entre outros problemas. Para isto os voluntários fazem plantões para atender às chamadas dos necessitados.
O organizador do projeto na cidade, Sérgio Carneiro, conta que a sua preocupação em implantar o sistema em São Sebastião é pelos casos de suicídios que acontecem na região.
Para ele, às vezes, a partir de uma conversa a pessoa passa a se sentir mais aliviada e tende a mudar de idéia. “Se elas ligam para o serviço é porque ainda têm a esperança de uma saída para o problema”.
Nesta segunda-feira, a partir das 19h30, na sede da Setec (Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura), serão realizadas as inscrições e a aula inaugural do curso que vai formar novos voluntários.
Serão cinco dias de curso, onde as pessoas serão treinadas para ficarem aptas para começar o trabalho voluntário.
Sérgio conta que apesar de apresentar toda a filosofia do CVV, em São Sebastião o serviço vai se chamar SOS Samaritanos. Isso porque, para utilizar o crédito do centro, que funciona em inúmeras cidades em todo o Brasil, é necessário atender 24 horas por dia. “Vamos apresentar os mesmos serviços, porém inicialmente, em um horário pré-determinado. A idéia é funcionar 12 horas diárias”.
O organizador conta que para participar basta ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para servir às pessoas algumas horas por mês. (Fonte: Imprensa Livre)

Greve deve parar transporte de Ubatuba a partir de terça-feira

Ubatuba - Motoristas, cobradores e mecânicos da Costamar, empresa responsável pelo transporte coletivo de passageiros em Ubatuba, podem paralisar os serviços a partir da zero hora da próxima terça-feira.
O aviso de greve já teria sido comunicado à direção da empresa, prefeitura, Ministério Público e ao Ministério do Trabalho pelo presidente do sindicato dos trabalhadores das empresas de transporte urbanos do Litoral Norte, Francisco Israel.
A provável greve aconteceria em virtude da Costamar não realizar depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e de contribuições do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) de pelo menos 170 funcionários, há pelo menos cinco anos.
“Existem casos em que funcionários precisaram do dinheiro por causa de saúde e não puderam sacá-lo”, explicou Israel, que na manhã de ontem estava no pátio da empresa para conversar com funcionários da Costamar.
À tarde, o encontro foi com diretores da empresa. Segundo Israel, a Costamar teria se comprometido a renegociar somente os débitos referentes ao Fundo de Garantia. “Sobre o INSS, os diretores da empresa falaram que poderíamos entrar em greve, porque não iriam pagar mesmo”, afirmou.
Israel explicou que a Costamar não se compromete a pagar o INSS porque o valor da dívida não consta do contrato de venda da empresa pelo antigo proprietário, José Lúcio, aos a-tuais diretores. A Costamar foi vendida em novembro do ano passado. “De qualquer forma vamos à greve e também acionar juridicamente o José Lúcio pelo débito de INSS”, observou.
Caso seja deflagrada, a greve deve prejudicar aproximadamente 13 mil pessoas diariamente. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba apresenta reivindicações ao governador

Ubatuba - Durante o despacho coletivo do governador Geraldo Alckmin na última sexta-feira 914), durante o Forum Regional em São José dos Campos, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos encaminhou uma série de pedidos abrangendo as diversas áreas de atuação da administração municipal. O início das obras rodoviárias com recursos externos marca com destaque a presença do Governo do Estado na região estando incluido o trecho da Rio-Santos entre Ubatuba e Caraguatatuba.
Na área da Saúde, o prefeito está reivindicando recursos para a implantação de um laboratório de análises clínicas municipal, um aparelho auto-clave para esterilização, equipamentos para completar a UTI e o término da Unidade Mista da Maranduba. A Santa Casa encaminhou pedido de aporte de recursos da ordem de R$ 600 mil para a conclusão das obras do primeiro andar. No setor da Educação os pedidos estão voltados para obras de reforma e ampliação das escolas estaduais José Celestino Aranha”, no Horto Florestal; “Prof. Maria Alice Alves Pereira”, na Marafunda; “ EM Ernesmar de Oliveira” na Praia Dura; “EM Altimira Silva Abirached”, no Itaguá, além da construção de novas escolas no Bairro da Lagoinha onde existe uma área com 10 mil m2 e outra na rua Saudades, com 12 classes e quadra de esportes coberta numa área central com 27 mil m2.
A programação visual da cidade com placas indicativas para sinalização de pontos turísticos também consta da pauta. O setor de esportes reivindica recursos para campeonatos municipal, brasileiro e mundial de surf e de pesca, além de biatlo, triatlo e provas natatórias. O reforço na dotação do projeto “Complementando a Renda”, para a área de habitação e cursos de capacitação e outras ações para possibilitar a inserção social dos índios da Aldeia Boa Vista estão na lista dos pedidos.
A pavimentação da estrada da Casanga também figura no rol de reivindicacões do prefeito de Ubatuba. Paulo Ramos reitera ainda o pedido de recursos para construção de duas pontes de maior porte, uma de acesso ao Bairro da Ressaca, sobre o Rio Grande com 20 m de extensão, no valor de R$ 158 mil e outra no Loteamento Balneário Maranduba, com 27 m e custo de R$ 120 mil. Estas duas obras estão sendo analisadas pelo Governo do Estado na Coordenadoria da Defesa Civil. (Fonte: ACS-PMU)

Alunos credenciados pela Universidade de Cambridge

Ubatuba - A Escola BP English, funcionando em Ubatuba desde 1988, conseguiu que 8 de seus alunos fossem aprovados e credenciados para prestarem exames na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Eles competiram com alunos de outras escolas em prova realizada na Cultura Inglesa, na Capital. Os alunos aprovados foram Angelo, Agnes, Iris, Sabrina, Maiana, Fernanda, Rafael e Fábio . O prefeito Paulo Ramos fez questão de cumprimentar o administrador Jorge Carlos Seabra Neves e a professora Alyy Truram pela conquista. O certificado conferido pela Universidade de Cambridge é reconhecido em todo o mundo.
O nível Preliminary English Test - PET, em que os alunos conseguiram a aprovação é um importante instrumento para enriquecer o currículo na luta pelo mercado de trabalho. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

A redação do jornal Litoral Virtual - Queremos primeiramente dar os parabéns pela cobertura instantânea dos fatos que ocorrem em nossa cidade, porém, o que temos a salientar sobre a matéria da Camara Municipal de Ubatuba a respeito do adiamento da votação sobre supostas irregularidades da Comtur é que o verador Maurício Leite não faz parte da bancada do prefeito e que por motivos particulares não participou da Sessão extraordinária da última quinta feira. No mais, queremos que este veículo de comunicação continue sempre com esta conduta de nos manter atentos a todos os fatos.

Rafael Ricardi Irineu
Assessor Parlamentar do Dr. Maurício Leite Carvalho
Ubatuba, SP


Treinamento para o bem atendimento - É da natureza humana as pessoas falarem sobre as experiências, especialmente experiências envolvendo emoções como essas geradas por uma transação insatisfatória. Não permaneço calado, porque assim privo a chance de corrigir o problema e manter um duradouro relacionamento com o local na qual consumo.
Foi nesta linha de raciocínio que durante a espera de um simples "açaí na tigela" no estabelecimento Oficina do açaí, no MultiFeira Caraguatatuba durante o carnaval que perdi a compostura e jurei não mais voltar á Oficina do açaí e não mais levar os amigos(as) que costumo levar para fazer "tour" pela cidade.
Ao efetuar o pagamento o cliente recebe uma senha e esta tem como finalidade retirar o produto tão logo esteja pronto, por principio lógico as senhas são numeradas e entregue por ordem de chegada e crescente como todo e qualquer lugar que freqüentei. Doce ilusão,ao perceber que algo estava errado pois pessoas que chegaram depois já haviam sido atendidas, resolvi mostrar o cartão com o número "49" e recebi a primeira saudação indelicada de uma rapaz que estava preparando o açaí : "Não existe ordem numérica".
Continuei pacientemente observando por mais alguns minutos , desisti do açaí fui em direção ao caixa para pegar o dinheiro de volta e consumir o "açaí" num dos diversos estabelecimentos que existe na cidade.
Ao tentar explicar o motivo pelo qual desisti da compra a jovem que estava no caixa fechou o ciclo de relacionamento com o cliente afirmando que o fato de "não mais voltar ao estabelecimento não faria importância".
Tentei justificar que eu poderia ser um em uma centena de consumidores que poderiam pensar da mesma forma e as conseqüências poderiam levar ao fechamento do estabelecimento por falta de clientes e que depois muitos empresários colocariam a culpa nos turistas que desapareceram ou no governo por falta de incentivo.
Finalizo o triste episódio multiplicando a minha triste experiência com os leitores do Litoral Virtual e pretendo encaminhar cópia desta manifestação ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba Jorge Washington de Camargo no intuito de disponibilizar aos Empresários e Comerciantes de Caraguatatuba a oportunidade de participar de cursos de atendimento e excelência aos clientes.

Sérgio Messias Baptista
Caraguatatuba, SP


Cobrança de Estacionamento - Eu sou contra a cobrança de estacionamento nas praias. Nas grandes cidades são cobrados pela prefeitura a zona azul, a arrecadação é usada para melhoria asfaltica,saneamento básico etc...
Em Ubatuba, o que é feito do dinheiro? Alguém pode me dizer, por favor.
Outra coisa: cadê as escolas de samba do Itaguá e Pereque? Quem gostou de ver o carnaval na avenida? Acho que ninguém, porque não houve. Se não fosse o trio-elétrico, coitadinho dos jovens. Passou alguns bloquinhos com muitas horas de atraso, como acontece todos os anos, acho um descaso com o turista, principalmente com o povo mais idoso, que leu no jornal que os blocos sairiam a partir das 20,30horas, e a chuva caiu as 23,00 horas e nada de bloco.
O que a Comtur e Prefeitura quer do turista é só o dinheiro.
Ponham primeiro as ruas em boas condições asfálticas, iluminadas, saneamento básico, soluções para as aguas pluviais, ofereçam lazer aos turistas, depois podem cobrar o tal do estacionamento.

Magaly Zingaro
Ubatuba, SP


Elogio - Caro Editor. Há muito tempo não envio uma mensagem, mas não poderia deixar passar em branco um elogio ao seu maravilhoso Jornal, tão informativo e esclarecedor, pena que diante de tantas situações escabrosas, as notícias apenas se repetem e nenhuma providência é tomada.
Há pouco tempo nos encontramos e conversamos em como anda a situação de nossa cidade. Você reparou como todos mentem para tirar vantagens?
Faltam tantos profissionais competentes, ou pelo menos honestos. O que diria então dos invejosos, não é?
Sei que seu trabalho é sério, profissional e da mais alta qualidade e totalmente imparcial, e que muitos outros, um dia quem sabe, se renderão à sua qualidade e vão seguir o seu exemplo, ou afundarão nas mentiras e falsidades que tanto nós conhecemos como certos que se dizem "parceiros" e se utilizam dessa palavra como se fosse uma fralda usada.
Parabéns pelo seu esplêndido trabalho e continue sendo o profissional que você sempre foi.
Um abraço e até breve.

Alexandre Antonakis
Ubatuba, SP


Colunista

Sr. Governador - Aproveitado que em breve o Sr fará uma visita à nossa região, aproveitei este espaço para lhe falar. Tenho viajado pelo interior do nosso estado e fico deslumbrado com suas obras, principalmente com as de saneamento. Ah! E as estradas, os viadutos, as rotatórias e as estradas? Invejáveis. Tudo de primeiro mundo e muito planejado. Planejamento de longo prazo. Pode-se claramente perceber.

Já era hora de investimentos planejados no Litoral Norte? A noticia de melhoras em trechos da estrada e sua recente Blitz da Policia Civil são alentadoras, mas, como sempre, são atitudes intempestivas; de afogadilho, um "tapa-buracos" e, por que não, com todo respeito, uma “meia sola”. Muito diferente e muito aquém do que se pode constatar em TODAS as outras regiões do nosso estado.

Por que Sr Governador? O Sr não conhece nosso potencial turístico? As nossas Belezas naturais? O Sr não sabe que temos restrições de ocupação territorial? O Sr não sabe da influência das nossas restrições ambientais? O Sr Sabe ou tem idéia, o quanto nosso estado “gasta” em outros destinos turísticos, em que seus respectivos estados investiram maciçamente em infra – estruturas, e deixam de “gastar” em nosso próprio estado? Não??? É uma fortuna! O Sr não precisa “arrecadar”? Não é o Sr que manda as peruas do ICMS nas ocasiões da temporada? O que elas vem buscar aqui? Vêem colher? Como, se não plantou? Extrativismo fiscal? É proibido e áreas de “preservação”!

Não temos alternativas econômicas (devido a tantas restrições ambientais e a distância dos mercados produtores e consumidores). A população cresce. A migração é absurda e descontrolada. Não há expectativas de empregos. Nunca houve. Não temos postos de trabalho, porque não temos “postos”. No que e onde nossos filhos irão trabalhar? Que expectativas do futuro o Sr daria aos nossos jovens? Onde irão trabalhar? Serão marginalizados? Ambulantes? Balconistas de uma, das milhares de lojinhas temporárias? O Crescimento, ou melhor, o “inchaço” das atividades comerciais de pequeno porte, tipo hospedagens, restaurantes, lojas, ambulantes etc, está provocando concorrência predatória destas atividades, nos moldes de Porto Seguro. Em muito breve será o fim.

O Sr sabe que aqui é muito mais fácil e rápido aprovar e construir um “predinho” de 36 apartamentos (tipo caixa de sapatos) do que um hotel com os mesmos 36 apartamentos? Pode? É verdade! O Sr sabe quantas pessoas recebemos no verão? São centenas de milhares. Muitas vezes até 20 vezes nossa população fixa. Precisamos nestas épocas de 20 vezes mais de tudo. De atendimento hospitalar e de pronto socorro, de segurança (do tipo que o Sr recentemente enviou) de acessos rodoviários de estacionamentos, de coletas de lixo, de “lixão”, de organização do trânsito e de ruas asfaltadas. Tudo 20 vezes mais. Repito! O Sr Tem idéia de quanto tempo se leva na temporada ou em qualquer feriado, do Saco da Ribeira ao Centro da cidade? Duas horas e meia. A Praia Grande “vira” uma rua com o maior número de “travessias” que se conhece. Poderíamos, com ela, até entrar naquele famoso livro de RECORDES. Sabe o que aconteceria com sua Blitz na temporada? Não sairia do lugar. Assim esta “meia sola” na rodovia não vai resolver.

O Sr é um governante inteligente. Indiscutivelmente. Veja bem: UBATUBA, não tem lá muitos eleitores que lhe possa dar um respaldo político, mas, recebemos mais de 1.000.000 deles na temporada! Aqui eles (que são também seus contribuintes) em férias têm todo o tempo do mundo para avaliar e por que não receber o “retorno” dos seus impostos. Estamos calados, pacientes e na fila há muitos e muitos anos. Quando o Sr se lembra de um grande investimento do Estado por aqui? O da SABESP não vale.

Está mais do que na hora de termos um programa planejado para o desenvolvimento econômico para as quatro cidades da região. Nós temos tentado mas nos falta de tudo, até mesmo de profissionais para tanto. Invista aqui Sr Governador! Com planejamento. Invista em nossa vocação turística. Não é pedir muito. Nossa região não é de muitos eleitores, mas, é a que apresenta a maior VISIBILIDADE política. Somos sim, um Mega OUT-DOOR. Os filhos de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilha Bela; 1.500.000 de paulistas que nos visitam e, o nosso meio ambiente, lhes seremos eternamente gratos. No aguardo, atenciosamente,

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia:
Cachoeira do Côrrea
Ubatuba
Cachoeira do Côrrea
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Pousada Barra da Lagoa Disk Denúncia Polícia Militar Museu Caiçara

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor