Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 19 de março de 2003 - Nº 744 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Frente fria mantém clima ameno na região
   Litoral Norte tem surto de conjuntivite

Caraguatatuba:
   Farmácias têm falta de remédio
   Pacientes lotam postos e hospital
   Saiba mais sobre a doença
   Procon fiscaliza falta de preços em Caraguá
   João Abreu vence mais uma etapa do Kart Summer Cup
   Solene ratifica a importância da Mulher em Caraguá
   Mesa Diretora da Câmara da Ilha visita Caraguatatuba
   Gobetti apóia Torneio de Caratê em Caraguá

Ilhabela:
   Casas de Ilhabela ficam alagadas
   Scheidt é atração do Pré-Olímpico em Ilhabela

São Sebastião:
   Ponte é derrubada em São Sebastião
   Tromba d’água castiga Costa Sul de São Sebastião
   Circuito Nacional de surfe tem início hoje em Maresias
   Grupo de dança da APAE se apresenta no Festival Estadual

Ubatuba:
   Chuva mata 1 e desaloja 14 em Ubatuba
   Famílias perdem móveis e ficam sem comida
   Defesa Civil monitora 27 áreas de risco
   Deslizamento prejudica trecho da Oswaldo Cruz
   Justiça investiga facilitação em roubo
   Motorista do litoral tenta acordo
   Karatecas Boys nas Finais do Campeonato Paulista de Karatê
   Realizado curso para chefes escoteiro

   Carta do Leitor



Frente fria mantém clima ameno na região
Chuvas devem continuar e temperaturas permanecem atípicas até o final da semana, diz meteorologia

Litoral Norte - As chuvas vão continuar hoje no Vale do Paraíba e Litoral Norte, de acordo com a previsão do CPTEC (Centro Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) de Cachoeira Paulista. A frente fria deve ficar estacionada na região nas próximas 24 horas.
As temperaturas também permanecem baixas nesse período, com mínimas oscilando entre 17ºC e 19ºC. Deve chover no período da manhã e no final da tarde na maioria das cidades da região.
De acordo com o meteorologista Sérgio Calbet, as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte nos últimos dois dias foram provocadas pela chegada de uma frente fria que se encontrou com a massa de ar quente proveniente do oceano Atlântico.
"As cidades mais prejudicadas pelo encontro da frente fria e a massa de ar quente foram as do Litoral Norte, pela proximidade do mar. As chuvas devem continuar em toda a região", disse Calbet.
O índice de precipitação em Ubatuba foi 190 milímetros entre 21h do dia 17 e 9h de ontem.
O número aponta que nesse intervalo de tempo, a precipitação correspondeu a mais da metade das chuvas que afetaram o município no mês de fevereiro --quando o índice ficou na média de 314 milímetros mensais.
Segundo Calbet, a cidade foi a mais prejudicada com a chegada da frente fria.
"Tradicionalmente as chuvas são mais intensas em Ubatuba nessa época do ano. O fenômeno ocorrido nos últimos dias acentuou essa tendência", disse.
TEMPERATURA - Além de provocar as chuvas, a frente fria derrubou as temperaturas na região. A mínimas mais expressivas foram registradas em Campos do Jordão, com 12ºC, e em São José dos Campos, com 17ºC, na noite do dia 17 de março.
As mínimas previstas para hoje são de 18ºC em São José dos Campos, 19ºC em Guaratinguetá e 21ºC em Ubatuba.
O Cptec informou que a frente fria que está na região deve perder intensidade nas próximas 24 horas com diminuição das chuvas e aumento das temperaturas.
"As chuvas devem perder a intensidade, mas temos que observar a evolução da frente fria nas próximas horas", disse Calbet. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte tem surto de conjuntivite
Região tem 1.118 casos registrados da doença desde a semana passada; remédios usados no tratamento começam a faltar

Litoral Norte - Um surto de conjuntivite atingiu o Litoral Norte, que já está com 1.118 casos notificados desde a semana passada. O município de Caraguatatuba lidera com 1.008 casos registrados até ontem.
O Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo pediu amostras de exames para saber se os casos são de contaminação bacteriana ou viral. Os resultados deverão ser divulgados em dois dias pela DIR (Direção Regional de Saúde) de São José dos Campos.
A cidade de São Sebastião registrou 13 casos; Ubatuba tem 80 casos notificados apenas entre anteontem e ontem e Ilhabela contabilizou 17 casos notificados.
A doença atingiu estudantes em escolas, bombeiros e servidores municipais. O número de casos está aumentando a cada dia e há falta de água boricada e soro fisiológico --usados no tratamento da doença-- nas farmácias e drogarias de Caraguatatuba.
Segundo a médica da Vigilância Epidemiológica da DIR, Ana Cecília Falcão, as pessoas com a inflamação na membrana interna dos olhos --conjuntiva ocular-- devem procurar um médico e depois ficar em casa em tratamento.
"O afastamento deve ser de pelo menos três dias dos locais de trabalho ou escola para evitar a transmissão. Há dois anos não ocorre surto de conjuntivite na região", disse Cecília.
A Vigilância está investigando os casos para saber se está ocorrendo uma epidemia. Os dois tipos de conjuntivite existentes são semelhantes.
A viral dá menos secreção nos olhos, mas incomoda mais e demora mais tempo para sarar. A doença dura em média 15 dias e o único tratamento é a higienização dos olhos --com água boricada, água ou soro fisiológico-- com as mãos sempre limpas.
A conjuntivite bacteriana regride em três ou cinco dias e tem mais secreção amarela. Ambos os casos se transmite de pessoa a pessoa.
RECOMENDAÇÃO - Segundo a médica Cecília, a bacteriana precisa de tratamento com colírio e antibiótico. A médica recomenda vários cuidados de higiene pessoal para que a conjuntivite regrida.
As mãos e o rosto devem ser lavados com frequência com água e sabão, a pessoa deve evitar coçar os olhos e usar lenços, toalhas e travesseiros individuais. Deve-se ainda evitar o uso de objetos (lápis, lenços, copos etc.) de pessoas portadoras de conjuntivites e evitar frequentar piscinas.
O surto de conjuntivite, iniciado no Carnaval, se alastrou pelos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná, segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), órgão do Ministério da Saúde. O mais atingido é Santa Catarina, com 23.542 vítimas.
Em segundo lugar, vem São Paulo, com cerca 13 mil, seguido de Mato Grosso do Sul, com 1.000. Em São Paulo, a região mais atingida é a Baixada Santista, com 6.118 vítimas. Não há dados do ano passado, pois a conjuntivite não é uma doença de notificação obrigatória. (Fonte: ValeParaibano)

Farmácias em Caraguá têm falta de remédio

Caraguatatuba - O surto de conjuntivite em Caraguatatuba está provocando a falta de água boricada e soro fisiológico nas drogarias da cidade e afastando trabalhadores de serviços essenciais, como o Corpo de Bombeiros.
Pelo menos três bombeiros foram dispensados dos serviços após serem contaminados.
"Eles (bombeiros) têm que se afastar para não contaminar os outros. Atrapalha porque nosso efetivo não é grande", disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Caraguá, tenente José Eduardo Stanelis de Aquino.
A drogaria SÓS Farma, que fica no centro da cidade, está há três dias sem água boricada devido à procura. O produto quando chega acaba no mesmo dia na maioria das drogarias.
"Deve chegar mais água boricada amanhã (hoje) pela manhã. A procura começou a crescer na semana passada", disse o gerente da SÓS, Eraldo Matos Azevedo.
O proprietário da drogaria Primavera, João Maurício Ramalho, disse que vende em média 20 tubos por dia e que por duas ou três vezes ficou dois dias sem o produto.
A proprietária da drogaria Porto, Cacilda Maria da Costa, disse que está em falta com a água boricada que é vendida em média a R$ 1. Segundo as drogarias, os pacientes também utilizam soro fisiológico para remover a secreção dos olhos. (Fonte: ValeParaibano)

Pacientes lotam postos e hospital

Caraguatatuba - Os casos de conjuntivite em Caraguatatuba têm lotado as unidades de saúde e a Santa Casa. Em apenas meia hora, na tarde de ontem, havia cinco pessoas na fila de pacientes com conjuntivite aguardando atendimento.
"Amanheceu e meu olho estava arranhando. Comecei a sentir ontem (anteontem) e vou ter que me afastar do trabalho", disse o vidraceiro João Pedro de Souza Rodrigues, 31 anos, que aguardava atendimento na Santa Casa.
O colega de trabalho de Rodrigues, o vidraceiro Wallasse Davi Ramos, 20 anos, também foi buscar atendimento médico. "Senti que o olho começou a doer e olhei no espelho e estava piorando. Creio que foi no campo de futebol, no domingo, onde 90% das pessoas que estavam jogando tinha conjuntivite nos dois olhos", disse Ramos.
A estudante Naira de Almeida Pirk, 10 anos, moradora do bairro Indaiá, também estava em casa devido à doença. "Acho que peguei na escola (estadual Antonio de Freitas Avelar). Tinha bastante gente com conjuntivite", disse Naira.
A mãe da estudante, Mara Aparecida de Almeida, 42 anos, disse que vários vizinhos também estão com conjuntivite. (Fonte: ValeParaibano)

Saiba mais sobre a doença

Sintomas da conjuntivite
- olhos avermelhados
- lacrimejamento
- pálpebras inchadas e avermelhadas
- secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras - intolerância à luz (fotofobia)
- sensação de areia nos olhos
- pálpebras grudadas ao despertar
- visão borrada

Como se transmite
- Geralmente começa em um olho e passa para o outro. A transmissão de pessoa a pessoa faz-se principalmente por objetos contaminados e quando não são observados cuidados de higiene pessoal. Dissemina-se com maior facilidade em ambientes coletivos

Como evitar
- Sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos por pelo menos três dias
Fonte: Centro de Vigilância Epidemiológica - (Fonte: ValeParaibano)

Procon fiscaliza falta de preços em Caraguá

Caraguatatuba - O Procon de Caraguatatuba decidiu fechar o cerco em supermercados e mercearias da cidade que não colocam preços nas mercadorias. A ofensiva deverá começar ainda este mês com a operação "Páscoa". "Vamos fazer vistorias nos próximos dias e os supermercados e estabelecimentos que não afixarem os preços nos ovos de Páscoa serão autuados", disse a coordenadora do Procon de Caraguá, Luci Machado Pinto Ferreira. Segundo ela, a falta de preços prejudica os consumidores. "Como são muitas marcas e tamanhos de ovos de Páscoa, os consumidores ficam confusos se não encontram os preços nos produtos." (Fonte: ValeParaibano)

João Abreu vence mais uma etapa do Kart Summer Cup
Precisão e técnica deram a vitória ao sebastianense João Abreu, 8 anos, na 2ª Etapa do Kart Summer Cup, em Caraguatatuba, pela categoria Cadete.

Caraguatatuba - Depois de ter feito a pole-position, João Abreu liderou a prova de ponta a ponta. Em 2º lugar ficou Vitor Franzoni, 7 anos, de São Paulo, e Dennis Canteruccio foi o 3º colocado.
“Vitor é um dos destaques na cadete, ele corre há três anos e tem apenas 7 anos. O João é destaque pela qualidade, ele corre muito”, disse um dos organizadores do evento, Talles Augusto.
Com mais esta vitória, o piloto mirim de São Sebastião soma 24 pontos na classificação geral, liderando absoluto o circuito.
“Gosto de correr de kart porque gosto de automobilismo e de velocidade, gosto desde que tinha 4 anos. O mais legal é fazer curva em alta velocidade, mas não é perigoso porque tem bastante equipamento de segurança”, disse João Abreu, que em sua promissora carreira já sofreu três acidentes, mas nenhum grave. “Quero ser um piloto de Fórmula 1, se não der vou correr na Indy e se não der também vou continuar no kart, não quero parar de correr”.
Um dia antes do Kart Summer Cup o piloto caiçara participou da 2ª etapa do Campeonato Paulista, ficando em 4º lugar.
João Abreu também conquistou o público presente: “Ele é muito arrojado, nas curvas ele entrava com precisão e técnica, sem tirar o pé do acelerador. Na tomada de tempo achei que fosse haver um equilíbrio, mas na segunda volta já tinha certeza que ele ia ganhar”, afirmou o industrial Marcos Fernandes.
Na categoria RD 135cc Mauro Martins venceu a corrida após fazer o pole-position. Amorzinho Jr. foi o segundo colocado seguido por Albertinho. Nathan Oliveira, 12 anos, de Caraguatatuba, fez a volta mais rápida desta etapa com o tempo de 40seg320, na categoria V4. Ele também foi o Pole-position e terminou a prova em 1º lugar, confirmando seu favoritismo.
“Comecei a correr porque meu pai me incentivou, não pretendo mais parar, gosto muito. O kart é muito emocionante”, disse o caragua-tatubense, que é vice-campeão do Campeonato Serrano, da Taça Cidade de Atibaia, e também da Taça São Paulo.
“O Nathan começou a correr por hobby, logo começou a despontar e agora penso mais sério numa carreira no automobilismo”, disse o pai do piloto, o empresário Laurival de Oliveira.
Ainda pela V4, Mohamed foi o 2º e Carlos Cesar o 3º colocado.
Na categoria Parilla 145kg Rafael Camargo, 16 anos, de Caraguatatuba, foi o campeão, mas na 1ª etapa ele não foi bem devido a problemas com o pneu, ficando em 5º. Em segundo ficou Leonardo e o pole-position Tiago Gerniomi, de Guaratinguetá, liderou toda a prova, mas na última volta quebrou a corrente e ficou em 3º lugar. O sebastianense Robert Landgraft, 37 anos, foi o vencedor na categoria Parilla 160kg. O comerciante, que corre há oito anos, achou a pista um pouco escorregadia.
“O kart pra mim representa uma diversão muito gostosa. É muita adrenalina, um passatempo fantástico”, disse o piloto.
Na categoria de Landgraf, Dinho Reis foi o 2º e Natal Camillot, que largou na primeira posição, foi o 3º colocado.
A 3ª e última etapa do Kart Summer Cup acontecerá no dia 6 de abril no Kartódromo de Caraguá e é organizada pela KRT Eventos, patrocinada pela Softmed e conta com o apoio de Girotto Racing.
Após esta última etapa a KRT dará continuidade às competições com o Campeonato Litoral Norte de Kart, que acontecerá durante todo o ano. Os pontos das três etapas do Summer Cup valerão para esta competição. (Fonte: Imprensa Livre)

Solene ratifica a importância da Mulher em Caraguá

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba homenageou na noite da última quinta-feira, em seu plenário, o Dia Internacional da Mulher, com a entrega de honrarias a diversas mulheres de destaque da sociedade local. Nos discursos foi exaltada e ratificada a importância da Mulher no contexto familiar, profissional, social e do trabalho.
Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas na Câmara Municipal de Caraguatatuba, às 19h30 da última quinta-feira, para homenagear a Mulher no Dia Internacional, comemorado tradicionalmente no dia 8 de março. Diversas autoridades políticas, sociais e militares compareceram ao Parlamento Municipal para o evento.
Foram homenageadas, entre outras, a diretora da Casa de Saúde Stella Maris, irmã Beverley de Araújo, a Delegada de Defesa da Mulher, Maria Amélia Giudin, a Presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, a advogada Ghislaine Macedo e a Presidente do Clube da Mulher, Elza Martins.
Nos discursos, todos exaltaram a beleza, a garra e a determinação da mulher, além de criticarem o atual mercado de trabalho, que oferece poucas vagas ao público feminino, bem como salários menores do que os concorrentes masculinos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Mesa Diretora da Câmara da Ilha visita Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhabela, composta pelo Presidente, Vice, 1º e 2º Secretários, além da Assessora de Imprensa, estiveram visitando a Câmara Municipal de Caraguatatuba na tarde de ontem, terça-feira, para um intercâmbio de idéias e para tirar dúvidas administrativas, além de conhecer o prédio e suas dependências. Na visita o assunto Associação das Câmaras do Litoral Norte voltou a ser mencionado.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara de Ilhabela, Vereador José Donizete da Silva, acompanhado de seu Vice, o Vereador Jadiel Vieira - Kéco, além do 1º Secretário, Rogério Ribeiro de Sá - o Catolé e da 2ª Secretária, a Vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes. Também fez parte da comitiva a Assessora de Imprensa, a Jornalista Débora Rodrigues.
Na visita a comitiva conheceu as dependências do prédio do Parlamento Municipal e gostaram muito das ampliações realizadas e do formato das salas dos Vereadores e dos setores Legislativo e Administrativo.
O Presidente José Donizete voltou seu interesse quanto a 2 questões fundamentais; A Ata Eletrônica e quanto a existência de Lei Municipal que garante o adiantamento salarial dos funcionários do Legislativo.
Devido a problemas na capital, o Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti - Wilson Gobetti (PPS), não pôde estar presente na visita, pedindo desculpas formais pelo atraso e prometendo retribuir a visita, indo até a Casa de Leis em Ilhabela.
Ao final do encontro, tanto José Donizete como Catolé manifestaram o desejo de que os presidentes de Câmara Marcos Leopoldino, de São Sebastião; Rogério Frediani, de Ubatuba e Wilson Gobetti, de Caraguatatuba, agendem um encontro para tratar de assuntos deixados de lado pelas presidências anteriores, como a criação da Associação dos Vereadores do Litoral Norte.
Junto com este encontro, os Presidentes de Câmara iriam trocar informações e debater assuntos de igual interesse a todos, como Educação, Segurança Pública, Turismo, Meio Ambiente, além da estrutura interna e jurídica de cada uma das Câmaras.
Outra idéia, levantada por Catolé, diz respeito a criação de um "Codivap Legislativo". O Codivap é o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Segundo Catolé a idéia é começar com a Associação dos Vereadores do Litoral Norte e ir mais longe, criando um consórcio que integre os Vereadores de todo o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. "Assim como os Prefeitos tem o seu canal de reivindicações, nós, os Vereadores, precisamos do nosso, almejando melhorias para nossas cidades e a região", frisou.
Assim que retornou da capital, o presidente Gobetti tomou ciência da visita de José Donizete e comitiva, manifestando total apoio as idéias do Legislativo vizinho. "Tudo que for de bom para Caraguatatuba e o Litoral Norte é aceito. A troca de idéias é sempre bem vinda e a união dos Vereadores representa uma base forte e sólida para os interesses de nossos contribuintes e cidades", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti apóia Torneio de Caratê em Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), atual presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba está total e incondicional apoio a 1ª Copa Kyokushinkaikan de Karatê. O Parlamentar pratica este tipo Arte Marcial há vários anos e decidiu dar apoio ao torneio, o primeiro do gênero no município.
A 1ª Copa Kyokushinkaikan de Karatê acontece em Caraguatatuba, no próximo dia 6 de abril, a partir das 10 horas no Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), localizado no bairro do Poiares, as margens da SP-55, rodovia que liga Caraguatatuba a São Sebastião.
O evento contará com cerca de 200 atletas de todo o Brasil, distribuídos em 36 categorias, entre elas a absoluto, que é de nível internacional. Neste torneio haverá a disputa do cinturão do campeão brasileiro de 2002.
Entre as categorias, destaque se dá para a mirim e infantil, quando as crianças do Projeto Karatê, realizado pelas Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil) e Emefs (Escola Municipal de Educação Fundamental) da rede pública municipal de Caraguatatuba poderão mostrar tudo que vem aprendendo.
Outro destaque será a participação da equipe de Caratê de Caraguatatuba, que se tornou campeã paulista recentemente, nas categorias infanto juvenil e juvenil, feminino e adulto.
Para o presidente da Câmara, todo apoio deve ser dado a projetos que incentivem a socialização, a educação e a cidadania da criança e do jovem. "Pratico Caratê, do tipo Kyokushinkai há vários anos. É uma Arte Marcial que exige técnica, dedicação, aprendizado e conscientização de uma doutrina, dando condições de equilíbrio e raciocínio ao jovem, preparando-o para o futuro", disse.
Maiores informações com Gualberto Villarroel - professor - Tel: (012) 9769-5960. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Casas de Ilhabela ficam alagadas

Ilhabela - Em Ilhabela, as chuvas dos últimos três dias causaram a queda da parede de uma casa no bairro Barra Velha e alagaram outras duas no bairro Praia Grande. De acordo com a Defesa Civil de Ilhabela, as duas casas atingidas pelas chuvas ficam em um condomínio de veraneio e estavam desocupadas. Segundo o subchefe do Centro de Gerenciamento Emergencial da Defesa Civil do Estado, tenente Walter Nyakas Júnior, nenhum reforço foi solicitado pelas defesas civis do litoral norte para conter os estragos. "Já fizemos contato com os municípios. Por enquanto, a situação está controlada", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Scheidt é atração do Pré-Olímpico em Ilhabela

Ilhabela - O hexacampeão mundial da classe Laser, Robert Scheidt, inicia hoje a disputa da Semana Pré-Olímpica de Vela, em Ilhabela, participando da classe Star, ao lado de Bruno Prada, só para se aprimorar. Ele já está classificado para os Jogos de Atenas em 2004, quando lutará pela terceira medalha olímpica na Laser. Robert Scheidt é um dos principais medalhistas olímpicos do Brasil em todos os tempos. Na próxima competição, ele espera definitivamente entrar para a história do esporte nacional ao conquistar uma nova medalha. (Fonte: ValeParaibano)

Ponte é derrubada em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), estima que o município deva gastar cerca de R$ 250 mil na realização das obras de recuperação dos bairros afetados pelas chuvas ocorridas na região nos últimos dois dias. Só com a reconstrução da ponte que liga o bairro do Juqueí, na costa sul do município, à rodovia Rio-Santos, a prefeitura deve gastar cerca de R$ 150 mil. A reconstrução da ponte, segundo Julião, deve ser concluída em cerca de 40 dias e pode começar após a estiagem. No entanto, técnicos e engenheiros da prefeitura começaram já hoje o trabalho de limpeza das margens do rio Juqueí. (Fonte: ValeParaibano)

Tromba d’água castiga Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - Queda de ponte, casas inundadas, ruas alagadas, pessoas ilhadas. Este foi o saldo da tromba d’água que castigou a Costa Sul de São Sebastião, o município mais prejudicado com as chuvas que atingiram o Litoral Norte a partir da madrugada de ontem.
Segundo a Defesa Civil, os bairros mais afetados da região foram Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una, com diversos pontos de alagamentos. O pior deles ocorreu na Vila Baiana, em Barra do Sahy. No local, ruas e residências construídas em áreas consideradas irregulares foram invadidas pela água.
Em Juquehy, a ponte da rua Benedito Carlos de Almeida, principal via de acesso do bairro, cedeu devido à força das águas do rio Juquehy. Com a queda da ponte, houve rompimento da adutora de abastecimento de água, com suspensão dos serviços até por volta das 19h.
O rompimento da ponte aconteceu depois da destruição de tubos da estrutura da ponte, causada pela pressão d’água represada por árvores e mato caídos no leito rio Juquehy. A constatação do risco foi realizada ainda na manhã de ontem pelos agentes do Detraf (Departamento de Tráfego), que interditaram o local.
Outra ponte, essa na avenida Mãe Bernarda, teve o tráfego interditado a caminhões e ônibus. Em Barra do Una, funcionários da Defesa Civil conseguiram evitar a destruição da ponte sobre o rio Una, ameaçada por causa do represamento das águas pela queda de árvores.
O prefeito Paulo Julião esteve visitando os pontos mais críticos durante o dia de ontem. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito determinou a reconstrução da ponte da Benedito Carlos de Almeida, o que deve acontecer no prazode 30 dias.
“Nós pudemos ver, pessoalmente, a real situação da área, a pressão da água no local e o que será necessário ser feito. No ano passado, nós conseguimos do Governo do Estado 12 pontes metálicas e, destas, duas serão destinadas para Juquehy”, disse Julião, acrescentando que, em contrapartida, o município necessita investir cerca R$ 300 mil nas cabeceiras das pontes e que a administração está buscando parcerias para tais recursos.
Julião também prevê a melhoria das condições de uso do local, cujas obras têm valores estimados em pelo menos R$ 150 mil. “Nós iremos encaminhar um relatório para o Estado solicitando recursos do Plano de Emergência Esta-dual”, afirmou o prefeito.
O tráfego na Rio-Santos (SP-55) entre Boracéia e o centro, embora lento, não teve registro de acidentes, com exceção do tombamento de um carro Uno, de São José do Campos, na altura do km 157 na descida da serra de Maresias. Não houve vítimas, de acordo com o posto de policiamento rodoviário do bairro do Guaecá.
Durante todo o dia, tanto a Polícia Rodoviária quanto o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) realizaram monitoramento dos pontos mais críticos da via, espe-cialmente nas proximidades do balneário da Praia Grande, onde foi registrado um deslizamento de terra; além da serra de Boiçucanga e do trecho compreendido entre Cambury e Barra do Una.
Na região central, o bairro da Topolândia foi o mais afetado novamente. Segundo a Defesa Civil, as maiores dificuldades dos moradores foram com ruas alagadas e o retorno de esgoto para as residências. O pior registro foi o deslizamento de terra sobre uma residência. Não houve vítimas, mas o imóvel ficará isolado por pelo menos 24 horas. (Fonte: Imprensa Livre)

Circuito Nacional de surfe tem início hoje em Maresias

São Sebastião - A Praia de Maresias, em São Sebastião, vai servir de palco para o início da temporada de 2003 do Surfe Profissional. De hoje até domingo, será realizado no Litoral Norte a quarta edição do principal circuito brasileiro da modalidade.
A novidade na elite do circuito brasileiro deste ano é o número maior de surfistas. Na categoria masculino, por exemplo, foram inscritos 80 atletas, enquanto em 2002 eram apenas 48.
Já no feminino, o número de surfistas aumentou de 16 para 24. "Mas continuaremos a ter a divisão de acesso. Esta mudança só vai aumentar ainda mais a competitividade do torneio", disse o diretor-executivo da Associação Brasileira de Surfe, Marcelo Andrade.
O circuito nacional vai ser dividido em cinco etapas. Além das provas de São Sebastião, estão programados torneios em Torres, no Rio Grande do Sul, Ubatuba, Bahia e Saquarema, região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A etapa desta semana deve ser uma das mais concorridas da temporada. Os organizadores esperam ondas de até 2 metros nos próximos dias.
"A Praia de Maresias proporciona grandes espetáculos. São ondas fortes e com grandes tubulações", completou o dirigente.
Em cada uma das cinco etapas, estará em jogo uma premiação de R$ 80 mil em dinheiro - R$ 60 mil para a categoria masculina e R$ 20 mil para a feminina -, com o ganhador da categoria masculina ainda recebendo um veículo O km.
Depois do Rio de Janeiro, São Paulo é o segundo Estado com o maior número de participantes no Brasileiro de 2003, com 25 atletas, sendo seguido por Santa Catarina (11) e Ceará (9), que proporcionalmente foi o que conseguiu o maior aumento na quantidade de surfistas, pois em 2002 só tinha três atletas.
A lista da nova elite nacional é completada com o Rio Grande do Norte (6), Paraná (4), Bahia (4), Paraíba (3), Espírito Santo (3), Alagoas (2), Pernambuco (2), Rio Grande do Sul (1) Sergipe (1) e Maranhão (1). (Fonte: ValeParaibano)

Grupo de dança da APAE se apresenta no Festival Estadual

São Sebastião - O grupo de dança Sem Limites, formado por 20 alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de São Sebastião, se apresenta hoje e amanhã no Festival Estadual das APAES. Esta é a primeira vez que os alunos participam do festival, que será realizado pela Federação Nacional das APAES e Escolas Especiais, em Santa Barbara do Oeste (SP).
Além da apresentação de dança, a aluna Maria Elana estará expondo e concorrendo na categoria artes plásticas, com sua tela. A abertura é hoje, às 19h30, e deve contar com a presença do presidente das Federações das APAEs, artistas e representantes do governador do Estado de São Paulo. Serão feitas também algumas apresentações com os alunos vencedores da edição passada do Festival. Amanhã o dia todo será destinado a apresentações das diversas delegações da APAE de todo o Estado de São Paulo. Serão cerca de 1.100 alunos apresentando números de dança, teatrais, exposições de desenhos e artes plásticas.
Esse evento é realizado de dois em dois anos, assim como os festivais Regionais e Na-cionais das APAES. Em 2002, São Sebastião foi sede do Regional, se destacando entre as outras cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Segundo a professora Elisabete de Lima Ferreira, os alunos da APAE de São Sebastião tiveram o primeiro contato com a dança-terapia há aproximadamente dez anos, com o objetivo de dar chance para os alunos demonstrarem todo o seu talento, seja, na dança, no esporte, no teatro ou nas telas pintadas por eles.
“Com a arte no dia a dia dos alunos, eles deixaram de ficar presos somente à leitura e à escrita, melhorando o seu desempenho como um todo”, diz a professora. (Fonte: Imprensa Livre)

Chuva mata 1 e desaloja 14 em Ubatuba
Temporal afeta quatro bairros e causa deslizamentos; dona-de-casa é arrastada pela enxurrada em riacho

Ubatuba - As chuvas que atingiram Ubatuba nos últimos dois dias provocaram a morte de uma pessoa e deixaram 14 desabrigadas. Oito famílias foram removidas às pressas de suas casas.
Os bairros mais prejudicados pelas enchentes foram Horto Florestal, Parque Guarani, Pedreira e Itaguá. As rodovias Rio-Santos e Oswaldo Cruz registraram quedas de barreiras.
Durante o período mais intenso do temporal --entre as 18h de anteontem e 5h de ontem-- o índice pluviométrico chegou a 186 milímetros, o equivalente a mais de 50% do volume normal para o mês.
A Defesa Civil entrou em estado de atenção. O município tem 27 áreas consideradas de risco de alagamento e deslizamento de terra onde moram cerca de 1.500 pessoas.
A enxurrada provocou a morte da dona-de-casa Maria Dulcinéia Nunes Sartori, 57 anos. Ela havia deixado sua residência, no bairro do Horto, por causa da chuva às 22h de anteontem.
Maria Dulcinéia tentou atravessar um riacho próximo de sua casa quando foi arrastada pela água.
Segundo relato de testemunhas, o filho de Maria Dulcinéia, que também fazia a travessia do riacho, ainda teria tentado resgatá-la, mas a força das águas tirou o equilíbrio da dona-de-casa.
Seu corpo foi encontrado pelos bombeiros às 8h de ontem no rio Grande, a cinco quilômetros do local do acidente. A dona-de-casa era casada e tinha cinco filhos.
O último registro de morte por causa das chuvas na cidade era de 96, no bairro Picinguaba. Na ocasião, seis pessoas que viviam em uma área de risco morreram em um desabamento de terra.
Em São Sebastião, embora o volume de precipitações acumulado nos últimos três dias esteja abaixo do nível de atenção (76,8 mm), as chuvas dos últimos dias causaram estragos, principalmente nos bairros de Juqueí, Barra do Una e Barra do Saí, na costa sul. Em Ilhabela, três casas foram atingidas pelas chuvas (leia textos nesta página).
Segundo a meteorologia, o temporal foi provocado por uma frente fria, que deve perder intensidade até o final da semana (leia texto abaixo).
DRAMA- Ontem, os desabrigados foram transferidos para o ginásio de esportes Benedito Pinho Filho.
No Parque Guarani, o rio Acaraú transbordou e a água invadiu casas durante a madrugada. As famílias receberam alimentos e roupas da prefeitura. Os moradores do local perderam móveis e objetos pessoais durante a chuva.
"O rio transbordou devido a forte chuva e a maré alta. Os moradores devem retornar para o local nos próximos dias", disse o presidente da Defesa Civil, Arli Oliveira Cruz. (Fonte: ValeParaibano)

Famílias perdem móveis e ficam sem comida

Ubatuba - Os moradores do bairro Parque Guarani, um dos mais afetados pelo temporal em Ubatuba na madrugada de ontem, perderam vários objetos pessoais, roupas e móveis em razão do alagamento das casas.
Além do Parque Guarani, foram prejudicados os bairros do Horto e da Pedreira.
O casal André Alexandre da Silva, 28 anos, e Tatiane Cristine Santos Costa, 18 anos, perdeu todas as roupas da família, alimentos, colchões, camas e armários. Eles têm dois filhos.
"Perdemos tudo que estava dentro da casa. Não temos comida e roupas para aquecer as crianças", disse Silva, que está desempregado.
A dona-de-casa Juliana Regina Santos, 19 anos, disse que a água atingiu 1,20m de altura dentro de sua casa. Para salvar seus dois filhos pequenos, ela colocou as crianças em cima da pia da cozinha. "Não sei como vou resolver essa situação. Voltaremos para a casa mesmo com o risco de novas enchentes pois não tenho outro lugar para morar", disse.
SURPRESA- A dona-de-casa Anadeusa Silva, 30 anos, disse que ficou surpresa com o alagamento das residências. Ela afirmou ter conseguido salvar apenas algumas peças de roupas. O rio transborda em dias de chuva forte mas nunca invadiu as casas", disse.
As famílias desabrigadas foram removidas para o ginásio de esportes do centro da cidade.
A prefeitura promete dar ajuda material e psicológica aos desabrigados. (Fonte: ValeParaibano)

Defesa Civil monitora 27 áreas de risco

Ubatuba - A Defesa Civil de Ubatuba entrou em estado de atenção com as chuvas e intensificou o monitoramento das áreas de risco de deslizamentos e alagamentos no município.
Cerca de 1.500 pessoas vivem em 27 pontos considerados críticos em dias de chuva.
"Todas as áreas serão fiscalizadas nos próximos dias. A maré alta colaborou para os alagamentos nos bairros", disse o presidente da Defesa Civil, Arli Oliveira Cruz.
Cruz afirmou que as áreas de perigo da cidade são vistoriadas diariamente e que a morte da dona-de-casa Maria Dulcinéia Nunes Sartori, 57 anos, foi uma fatalidade.
"Infelizmente registramos uma morte por causa da chuva. Orientamos que a pessoa solicite ajuda em casos de alagamentos e deslizamento para que o resgate possa ser feito com segurança", disse.
O presidente da Defesa Civil afirmou que o órgão está avaliando as condições das casas alagadas para o retorno das famílias.
"Orientamos a permanência dos moradores no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho até que seja descartado novos riscos de alagamentos", disse Cruz.
AJUDA- A assessoria de imprensa da prefeitura, informou que as famílias desabrigadas vão receber roupas e alimentação. Há pelo menos 14 pessoas alojadas no ginásio do esportes da cidade.
A precipitação pluviométrica chegou a 186 milímetros somente anteontem, o que equivale a quase um mês de chuva em períodos normais. (Fonte: ValeParaibano)

Deslizamento prejudica trecho da Oswaldo Cruz

Ubatuba - Um trecho de barranco desmoronou no km 85 da Rodovia Oswaldo Cruz, em Ubatuba, ontem de madrugada. O deslizamento ocorreu devido à forte chuva que atingiu a região. A Polícia Rodoviária Estadual informou que a terra foi retirada pela manhã e não houve interdição ou congestionamento no local. A quantidade de terra, segundo a polícia, era pequena e foi retirada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Apenas o trecho de acostamento da pista Taubaté-Ubatuba do km 85 ficou interditado por 40 minutos. O DER informou que não é necessário fazer barragem no local e não há risco de outros desmoronamentos. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça investiga facilitação em roubo

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba instaurou sindicância para apurar se houve facilitação por parte de funcionários do Fórum no roubo de armas ocorrido na madrugada de segunda-feira.
A juíza Cristina Alves Biagi Fabri disse que os funcionários do Fórum começam a ser ouvidos esta semana. A sindicância será conduzida pelo juiz-diretor, José Carlos França Carvalho Neto.
Foi o segundo caso no Litoral Norte. Em julho de 2000, cinco homens roubaram cerca de 200 armas do Fórum de Caraguá.
Segundo a juíza, ainda não foi definido se o Fórum receberá reforço na vigilância.
No momento do roubo, nenhum dos quatro vigias estava no local. O funcionário escalado para trabalhar na noite do roubo não compareceu ao serviço porque estaria doente.
Segundo a Polícia Civil, outro indício para a suspeita seria o fato de a janela do 2º andar do Fórum, que dá acesso à sala da Promotoria, estar aberta no dia do roubo.
O delegado Fausto Geraldo Cardoso disse que até ontem 19 funcionários haviam sido ouvidos.
Segundo a juíza Cristina, oficialmente, pelo menos dez armas teriam sido furtadas. Na noite do crime, a PM havia informado que 300 armas teriam sido levadas. Ontem, o comando da PM negou a informação.
SEGURANÇA - A Polícia Militar reforçou o patrulhamento da cidade após o furto de armas. A polícia intensificou o monitoramento nos bairros e abordagens de veículos e pessoas suspeitas. As polícias rodoviárias também estão ajudando na fiscalização das estradas.
Segundo o capitão da PM de Ubatuba, Marcos Antônio Marcondes de Carvalho, os policiais reforçaram as rondas nos bairros mais populosos. (Fonte: ValeParaibano)

Motorista do litoral tenta acordo

Ubatuba - O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos do Litoral Norte informou ontem que foi suspensa a ameaça de greve dos 80 cobradores e motoristas da empresa de ônibus Costamar, que opera o transporte público de Ubatuba.
Os funcionários da empresa decidiram em assembléia permanecer em estado de greve. A possilbilidade de paralisação foi afastada após reunião entre o sindicato e os diretores da Costamar.
Após o encontro, ficou acertado que a empresa terá até o dia 4 de abril para regularizar a situação do depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do repasse do desconto do INSS.
Segundo o sindicato, a empresa não está fazendo o depósito do FGTS e o repasse do INSS dos funcionários há cinco anos. "Pelo menos 170 funcionários da empresa estão sendo prejudicados", disse o diretor do sindicato, Francisco Israel.
Nenhum representante da empresa foi localizado pelo ontem pelo ValeParaibano para comentar assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Karatecas Boys nas Finais do Campeonato Paulista de Karatê

Ubatuba - Ao décimo quinto dia do mês de março do corrente, foi realizado nas dependências do “Centro Municipal de Esportes “Dondinho”, sito Parque São Vicente cidade de São Vicente, “O XIV CAMPEONATO PAULISTA BOYS-2ªDR “ que abrange as categorias Pré-mirim, Mirim e Infantil de karate, evento organizado pela 2ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Karatê (Entidade Reconhecida pelo Comitê Olímpico Nacional), abrangendo as Cidades do Litoral Norte, Litoral Sul, Sto André, São Caetano São Bernardo do C. e Suzano, onde Ubatuba esteve representada pela Associação Ubatuba Karatê Kyokai obtendo o seguinte resultado para a Cidade de Ubatuba:
Victor Fragoso F. da Silva - 6 anos - prata no Kata e no Kumite;
Caroline da Silva Vital - 10 anos - ouro Kumite;
Victor da Silva Vital - 13 anos - prata no Kata e ouro Kumite;
Victor Tadioto Santos - 16 anos - prata no Kumite; e
Filipe Noronha R. Lima - 15 anos - participação
Arbitro designado: Prof. Edson Bettin
A final do Campeonato Paulista de Karatê Boys realizasse-a no próximo dia 10 de maio e se dará, através da disputa entre os três primeiros colocados de cada Delegacia Regional, para se obter o Campeão Paulista de 2003 onde os campeões e os vices de cada categoria formaram a Seleção Paulista de Karate representante do Estado de São Paulo nas competições Nacionais do segundo semestre.
“Cristo Seja Louvado”
Ass. Ubatuba Karatê Kyokai
Local de treinos R. Cel Domiciano 700, centro Ubatuba - www.karatekyokai.hpg.com.br

Realizado curso para chefes escoteiro

Ubatuba - Os chefes do Grupo Escoteiro Iperoig de Ubatuba participaram, no dia 16 de março, de um curso para dirigente institucional. Este curso foi ministrado pela equipe do chefe Jorge, pertencente à equipe regional de formação de recursos adulto da UEB (União dos Escoteiros do Brasil). Graças ao esforço do pólo escoteiro do litoral norte, este e outros cursos vão ajudar a preparar os adultos que são voluntários a trabalhar pelos jovens de nossa região. Além dos chefes escoteiros de Ubatuba, participaram chefes de outras cidades do litoral norte e Vale do Paraíba.
O Grupo Escoteiro Iperoig avisa a todos que a partir de abril suas atividades passaram a ser realizadas na área da piscina municipal de Ubatuba, que está localizada na frente do ginásio do Tubão. De acordo com a chefia do grupo escoteiro, essa mudança será ótima para os escoteiros pois o local está situado no centro da cidade e praticamente todas as linhas de ônibus passam por lá. Com essas mudanças espera-se poder aumentar o número de jovens no movimento escoteiro.
Quem quiser mais informações sobre o movimento escoteiro em Ubatuba,poderá comparecer no batalhão de policia - parque vivamar aos sábados das 14:00h às 16:00h ou pelo telefone 3842.1254 - André Diniz

Carta do Leitor

Bom Atendimento - Meu caro Sérgio Messias Baptista, nós da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba lamentamos que numa região turística, principalmente em Caraguatatuba, ainda existam péssimos atendimentos como o citado por V.S. Infelizmente casos semelhantes de maus atendimentos chegam ao nosso conhecimento e nos mais variados ramos de atividade. Parece coincidência mas talvez não seja, normalmente trata-se de estabelecimento comercial não associado da ACIC. O empresário filiado é esclarecido e não tem tido nenhum tipo de reclamação por parte de seus clientes. Aliás, nos procuram para que seus funcionários façam cursos e estejam atualizados, cientes de suas responsabilidades. Inclusive, o local citado por V.S. não pertence ao quadro de associados da ACIC. Contudo nada impede que eles nos procurem para poder educar o seu pessoal e deixá-los aptos para um atendimento adequado e exemplar. Para seu conhecimento Sérgio, e também a quem possa interessar, a Associação Comercial de Caraguatatuba em parceria com o SEBRAE, SENAC e alguns consultores (César Ribeiro, Wanderley B. Pereira e Flávio Garcia) tem promovido palestras e cursos especializados ao bom atendimento, dentre eles os mais variados temas direcionados a arte de vendas. (Atendimento Surpreendente, Vendas que satisfaçam, “Smart Training”, Excelência na Qualidade de Atendimento ao Cliente, Educação e Atendimento exemplar, entre outros)
Que o exemplo do Sérgio Messias Baptista seja seguido e que todos que sejam mal atendidos reivindiquem os seus direitos e protestem porque somente assim começaremos a corrigir e a melhorar cada vez mais para aumentar e valorizar o turismo na região. A nossa intenção é defender sempre os interesses comuns (empresário/consumidor) em razão disso recomendamos ao comércio em geral filiar-se à ACIC, fortalecendo assim nossa entidade para proporcionar treinamentos específicos ao pessoal e garantir melhor qualidade no atendimento.

Jorge Washington de Camargo
Presidente da ACIC
Caraguatatuba, SP


Segurança - Sr. Editor, quero parabenizá-lo por este jornal que recebo todos os dias, onde posso ficar melhor informada, ficando por dentro de tudo que acontece aí.
Quanto têr só uma viatura de polícia militar, fico cá com minhas dúvidas. Moro no bairro da Lagoa (Itaguá) e há uns quinze (15) dias liguei para a PM, que fica duas quadras da minha casa, e fiz uma denúncia sobre uns suspeitos que rondavam por alí. Disseram-me que só havia uma viatura e que a mesma tinha saído para atender outro chamado. O dia acabou, os suspeitos foram embora, e a viatura não chegou. Por isso é que estou achando muita coincidência falarem para o Sr. a mesma coisa que falaram para mim.
Quanto as armas roubadas, é lamentável. Na minha opinião todas as armas apreendidas de bandidos deveriam ser inutilizadas, e não guardadas para as mesmas depois voltarem para as mãos dos mesmos.

Magaly Zingaro
Ubatuba, SP


Pontes - Gostaria por intermedio deste pedir aos poderes constituidos desta cidade de Ubatuba que nos apoiam na nosa empreitada em relação as pontes, 1º a ponte sobre o rio Maranduba Av. Alcides de Oliveira x Av dos Expedicionarios, na Maranduba, e tambem que se conserte a Ponte sobre o Rio do Boi, que liga a Maranduba ao Sertão da Quina, antes que esta tambem caia.
Estamos trabalhando com um abaixo assinado e esperamos que a Câmara dos vereadores venha a entrar nesta luta com os cidadões desta cidade, para que a prefeitura, em caráter de urgência, venha a solucionar estes seríssimos problemas que aflinge a toda a região.
Desde já agradecemos as pessoas que estão nos ajudando a recolher as devidas assinaturas para que se DEUS quiser, e ele quer, nós venhamos a alcançar esta vitoria.

David Lemos
Maranduba
Ubatuba, SP


Perequê Mirim - Vergonha de Ubatuba - Senhores, gostaria de aproveitar este espaço para alertar as autoridades do que esta acontecendo no Bairro Perequê-Mirim:
Sr. Secretário do Meio Ambiente
Freqüentador de Ubatuba desde 1970 tenho assistindo na ultima década a degradação da região, especificamente, do Bairro do Perequê-Mirim, uma das praias mais lindas de Ubatuba onde famílias podiam freqüentar a praia e desfrutar da linda paisagem que essa praia proporciona.

Problemas:
1 - A praia do Perequê-Mirim esta totalmente poluída e abandonada pelas autoridades. Existem restos de galhos de arvores por toda extensão da praia.
1.1 Motivos da Poluição
Por capricho da natureza existem dois rios, um do lado direito e outro do lado esquerdo despejando águas poluídas no oceano. As casas construídas na beira do rio jogam esgosto sem a menor fiscalização da prefeitura ou da CETESB.
Existe no bairro uma lavanderia (SOMA) que além de poluir o ar e atormentar a vida dos visinhos, ainda despeja no rio água podre que saem de suas caldeiras arcaicas. Com relação a essa lavanderia foram inúmeras as reclamações para a CETESB que também não toma nenhuma providência tanto para despoluir o rio quanto a fumaça que polui o ar.
Condomínios despejam esgoto diretamente na praia do Perequê-mirim.
1.2 Destruição dos Morros
Recentemente um poderoso empresário dono de um morro no bairro começou a destruí-lo com o intuito de construir um condomínio com alvará da prefeitura, começou a vender a terra do morro e no ultimo mês na calada da noite um sabotador botou fogo na vegetação viva do morro. Os moradores através da associação do bairro tentaram salvar o morro, entretanto a força do dinheiro falou mais alto e o morro esta sendo destruído. Agora se espera que a prefeitura acompanhe o projeto de arborização do condomínio, conforme o aprovou.
Subindo o morro pelo acesso da rua Jacatirão, pode-se observar que cada vez mais estão avançando a serra destruindo as arvores e construído
casas.
No ano passado derrubaram arvores no meio da serra este ano surgiram casebres no meio da selva, inclusive com iluminação instalada e muito provavelmente água encanada da Sabesp.

Soluções:
Despoluição dos Rios:
1 - Retomar as obras da rede de tratamento de esgotos no bairro.
2 - Enviar carta a todos os moradores nas localidades beirando os rios proibindo a utilização do rio para jogar esgosto sob a pena de pesadas multas.
3 - Proibir a Lavanderia de Jogar água podre no rio sob pena de pesadas multas.
4 - Proibir a Lavanderia de utilizar carvão/eucaliptos como combustível para aquecer caldeiras, modernizando as caldeiras para utilizar gás ou eletricidade.
5 - Proibir o condomínio da praia da Enseada jogar esgoto na praia do Perequê.
6 - Promover a despoluição da Praia do Perequê-Mirim.
7 - Pelo menos uma vez por semana a prefeitura promover a limpeza da praia.
Desmatamento do Morro
1 - Cadastrar todos os moradores do morro.
2 - Remover todo morador invasor e destruidor da mata, fazendo-o replantar as arvores removidas.
3 - Demarcar as áreas ainda preservadas como proibidas de devastação.
4 - Criar política de ocupação do morro, como por exemplo, o proprietário da terra tem que preservar 65% da mata.
5 - Não permitir a ligação de água e luz para os invasores da mata.
Recentemente recebemos a visita do pessoal do Chile que ficaram maravilhados com a beleza natural da nossa cidade, estive em Vinã Del Mar e recomendo que as autoridades de Ubatuba façam uma visita em retribuição a visita dos colegas chilenos para que possamos implementar as coisas belas da cidade Chilena na nossa cidade de Ubatuba.

Sugestões:
Criar sub-prefeituras com responsabilidade limitada para cada localidade assim destribuida:
Sul Maranduba-Lagoinha
Lazaro - Saco da Ribeira - Perequê-Mirim-Enseada
Toninhas - Praia Grande
Centro Itagua - Perequê-Açú - Ipiranguinha
Norte - Itamambuca - Prumirim - ....
Os sub-prefeitos ficariam com a incumbência de reivindicar junto ao prefeito as benfeitorias do local sob a sua responsabilidade elaborando projetos de melhoria continua da localidade, trabalhando em conjunto com as associações de bairro, tendo acesso ao prefeito sempre que necessário ou através de reuniões com datas pré-definidas.
Acionar as áreas competentes de meio ambiente, ou qualquer outra área da administração pública quando necessário.
(As associações de bairro funciona quando a associação é forte e em muitos bairros de Ubatuba não existem associações que tenham acesso a prefeitura.)

Recursos:
Os recursos para execução das benfeitorias poderão chegar das seguintes fontes:
1 - Negociação da Prefeitura com o Governo do Estado, no que se refere a rede de esgotos.
2 - Definir uma pequena porcentagem do IPTU para benfeitorias do local, isto significa que cada morador que pagar o IPTU uma parte ficaria no próprio local para desenvolvimento da região.
3 - Financiar calçamento de ruas. A prefeitura executa os serviços com terceiros negociando o pagamento na mesma modalidade que financiar os proprietários.
4 - Criar imposto diferenciado para morador e morador eventual.
Se Todos Quiserem Poderemos Fazer de Ubatuba Uma Grande Cidade, Vamos Faze-la (Tiradentes). Estou a disposição do Sr. Prefeito para colaborar no que for preciso.

Pascoal Spinelli Neto
Ubatuba, SP


Foto do Dia:
Praia das Sete Fontes
Ubatuba
Praia das Sete Fontes
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Pousada Barra da Lagoa Disk Denúncia Polícia Militar Museu Caiçara

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor