Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 24 de março de 2003 - Nº 747 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Grupos tentam reduzir poluição de rios no Litoral Norte
   Diretora do NRS afirma que panorama das águas na região é preocupante
   Ambientalistas criam proposta de integração política
   Litoral tem mais 310 casos de conjuntivite em período de 24 h

Caraguatatuba:
   Antonio Carlos reuniu-se com o presidente da Cetesb
   Secretaria intensifica orientações sobre conjuntivite
   Supervisoras e Diretoras de Registro visitam Caraguá

Ilhabela:
   Equipe permanente de Vela Olímpica está formada
   Vereador reivindica construção de píer para pescadores

São Sebastião:
   Família é refém de quadrilha no litoral
   São Sebastião investiga clonagem de cheques
   Câmara é vítima de 17 cheques fraudados. Polícia instaura inquérito

Ubatuba:
   Aldeia indígena de Ubatuba é novo roteiro de turismo
   Comtur de Ubatuba faz concurso para contratar 59 funcionários
   Surfista de Ubatuba vence vice-campeão de 2001
   Pedreira inaugura creche

   Carta do Leitor



Grupos tentam reduzir poluição de rios no Litoral Norte
Associações e cooperativas desenvolvem projetos para limpar córregos atingidos por esgoto domiciliar

Litoral Norte - As associações, cooperativas e institutos do Litoral Norte estão desenvolvendo projetos ambientais para reduzir a poluição em rios e praias da região. Na temporada de verão, o litoral teve em média 17 praias poluídas. O número cai para 5 fora da temporada.
Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), o principal motivo de poluição é o esgoto domiciliar lançado diretamente em rios e córregos que deságuam nas praias.
Em Ubatuba, pelo menos 2.250 residências estão ligadas à rede de esgoto criada pela Coambiental (Cooperativa de Saneamento Ambiental da Praia Grande). A cooperativa desenvolveu junto com moradores do bairro vários projetos ambientais, mas a região ainda tem cerca de 1.200 casas que usam fossas sépticas.
Atualmente, a comunidade desenvolve projeto para canalização de um córrego que segue em direção à praia Grande, considerada a mais popular do município. O valor investido nos projetos não foi divulgado.
A Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Caraguatatuba, está desenvolvendo um estudo para mapear todos os imóveis do bairro Canta Galo que despejam esgoto diretamente no rio Guaxinduba. O rio deságua na praia Martin de Sá, a mais popular. No local há pelo menos 190 imóveis onde vivem 1.200 pessoas.
"A nossa idéia é cadastrar todos os imóveis que têm ponto de despejo de esgoto direto no rio. Após detectado o problema vamos buscar a regularização do sistema", disse Paulo André Cunha Ribeiro, colaborador do projeto.
Em São Sebastião, o Instituto Terra e Mar desenvolve projetos de educação ambiental nas escolas estaduais. O instituto também faz mutirão de limpeza em rios e praias da cidade e de Ilhabela.
Para a oceanógrafa do instituto, Shirley Pacheco, a conservação da natureza depende principalmente da comunidade.
"Realizamos palestras e atividades ambientais para os alunos de 5º a 7º série. A proposta é mostrar para as crianças e adolescentes que além do esgoto, o lixo doméstico também causa a poluição das praias", disse.
Shirley afirmou que o lixo lançado nos rios vai diretamente para as praias causando a contaminação.
ANÁLISE - Segundo a Cetesb, o monitoramento das praias é semanal e dos rios bimensal. A análise da água dos rios é feita somente nos pontos de capitação de água da Sabesp.
Em Ubatuba, a qualidade da água no rio Grande no ponto de capitação, teve classificação ótima. No rio Claro, em Caraguatatuba, e no rio São Francisco, em São Sebastião, a qualidade da água é considerada boa.
Segundo a Cetesb, pode haver variação da qualidade da água se a análise for realizada em diferentes pontos do rio.
A Sabesp informou que desenvolve trabalho de identificação de ligações clandestinas de esgoto nos bairros São Francisco, Barequeçaba e Topolandia, em São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Diretora do NRS afirma que panorama das águas na região é preocupante

Litoral Norte - A diretora do Núcleo Regional de Saúde, Denise Formaggia, afirma que o panorama das águas do Litoral Norte é preocupante em termos de qualidade e quantidade. O Núcleo Regional de Saúde, em Caraguatatuba, é ligado à DIR (Divisão Regional de Saúde), em São José dos Campos, órgão do governo do Estado.
O Litoral Norte tem 34 bacias hidrográficas. Denise, que é médica sanitarista, afirma que até pouco tempo, considerava-se que as águas da região eram boas, mas com o crescimento demográfico ocorre comprometimento desta qualidade.
Ela cita loteamentos, assentamentos clandestinos, supressão da mata ciliar que protege os rios, despejo de esgoto nos cursos d’água e, por conseqüência, a poluição das praias. “Nossa praias, especialmente na temporada, ficam impróprias, por causa dos rios contaminados, a questão da balneabilidade na região ainda é sazonal”.
Ela considera que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tem investido no Litoral Norte. “Mas, estamos na região que mais cresce no Estado, em termos populacional”.
Segundo Denise, todos os rios da região que desembocam no mar sofrem impacto de poluição. Ela conta que em 1998, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), constatou que 70% dos rios do Litoral Norte apresentam contaminação por coliformes fecais.
Estiagem - A diretora também observa que sobre o aspecto da quantidade de água a preocupação começou a partir de 1996, quando a região passou a ter períodos importantes de estiagem. Associada ao crescimento demográfico, a situação compromete o volume de água para abastecimento. Denise afirma que a crise maior ocorre em Ilhabela, onde a Sabesp já pensa em perfurar poços. “O panorama é preocupante porque ficamos dependendo de chuvas”.
A diretora explica que aumenta a tendência de sistema alternativo de captação de água (uso de mangueiras). “Muitas residências, hotéis e restaurantes, em toda região, adotam esta prática, para fugir de cobrança sobre o fornecimento público ou para evitar falta d’água”.
Denise afirma que a fonte da captação por mangueiras pode ser de boa qualidade, mas há risco de contaminação no trajeto.
Denise cita que estudo do CBH/LN (Comitê de Bacias Hidrográficas) prevê agravamento de escassez e poluição das águas, a partir de 2020.
Para trabalhar contra este quadro há necessidade de ações imediatas. “Devemos proteger nossos mananciais, praticar leis específicas sobre uso do solo, fiscalizar e combater ocupações desordenadas, sensibilizar a população para não cometer desperdício de água e ter sistemas produtores (reservatórios de água) maiores para não haver falta d’água”.
Desperdício - Rosa Maria Mancini, diretora executiva do CBH/LN, destaca que perda e desperdício de água é outro fator alarmante em termos mundiais. No Litoral Norte, segundo ela, o índice é de 40% sobre o total da água captada e tratada. “A perda ocorre durante as falhas nos sistemas da Sabesp, que provocam vazamentos; e quando chega às torneiras, a população também desperdiça”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Ambientalistas criam proposta de integração política

Litoral Norte - Ambientalistas e pesquisadores elaboraram o documento “Águas e Florestas da Mata Atlântica: Por uma Gestão Integrada”, que reúne informações para subsidiar a integração das políticas de gestão de recursos hídricos e florestais da Mata Atlântica e iniciar um grande programa de conservação e recuperação destes recursos.
A publicação foi lançada ontem, durante o evento Água e Florestas, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em São Paulo.
Conforme a socióloga e especialista em gestão ambiental, Heloísa Dias, quem trabalha com a gestão de recursos hídricos está empenhado em resolver os problemas quantitativos, por meio de obra hidráulica, e os problemas qualitativos via saneamento, mas esquece a função das florestas como produtoras de água, em quantidade e com qualidade.
“Quem faz a gestão de recursos florestais costuma pensar na biodiversidade, mas desconhece a legislação dos recursos hídricos ou até a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos”, também disse Heloísa Dias, gerente nacional do programa Água e Florestas da Mata Atlântica.
Criado em 2000, o programa é uma parceria do conselho e da Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e outros setores governamentais não governamentais.
Entre suas prioridades está a capacitação de gestores para integrar a relação entre a conservação das águas e das florestas. “Queremos levar a conservação das florestas para discussão nos comitês gestores e dar prioridade a projetos de recomposição florestal”, diz Heloísa.
Litoral Norte - O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, Nivaldo Simões, afirma que, em geral, as pessoas desconhecem a importância da Mata Atlântica para o abastecimento de água. “As pessoas só se importam com a água quando ela falta, este comportamento é uma questão cultural”.
Simões lembra que somente 1% da água existente no planeta é disponível para consumo. “E a nossa realidade no Litoral Norte está muito ligada à Mata Atlântica; as pessoas não se dão conta disto; a Mata Atlântica é vital para nossa sobrevivência”.
A Mata Atlântica é como uma esponja, mantém os reservatórios de água, os rios e demais cursos d’água. Simões cita necessidade de repor à natureza o que dela foi suprimido. “Também é preciso conscientizar a população, que não pensa na cidade, na região como um todo”.
Ontem, quando Simões falava ao Imprensa Livre, chovia muito na região. “Não adianta chover se a degradação ambiental continuar, a chuva vai para o mar e ainda provoca deslizamentos de terra”, finalizou.
Privatização da água - Os grupos ativistas de meio ambiente, que se opõem à privatização dos serviços de água estatal em todo o mundo, não vão aceitar a declaração de uma conferência internacional que respalda a completa ou parcial privatização da água. “Não há declaração conjunta a não ser que se reconheça que não existe uma posição comum”, afirmou a escritora Maude Barlow, diretora do grupo ativista Conselho dos Canadenses.
O Conselho Mundial da Água, organizador do fórum internacional, em Kyoto, tem sido criticado por políticos e ativistas por promover a idéia de privatizar os serviços de água. Mas água no suplemento Fim de Semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral tem mais 310 casos de conjuntivite em período de 24 h
Falta de isolamento do paciente é responsável pelo aumento do número

Litoral Norte - Mais 310 casos de conjuntivite foram registrados em três cidades do Litoral Norte --Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba-- em um período de 24 horas --de anteontem para ontem--, elevando para 1.937 o total de casos na região.
Caraguatatuba não consta da relação porque a cidade não está fazendo contagem diária dos casos. O novo balanço só será divulgado na próxima segunda-feira.
Até a segunda-feira passada, último balanço divulgado, Caraguá tinha 1.008 casos e assumiu a liderança no ranking de casos de conjuntivite no Litoral Norte.
São Sebastião passou de 60 para 241 casos da última quinta-feira para ontem. Para a Secretaria da Saúde do município, o número está aumentando em razão das pessoas não respeitarem a orientação médica de afastamento dos locais públicos.
A médica da Vigilância Epidemiológica da Direção Regional de Saúde de São José dos Campos, Ana Cecília Falcão, afirmou que o mais importante do tratamento da conjuntivite é o isolamento da pessoa por alguns dias.
"Muitos pacientes até deixam de ir trabalhar, mas aproveitam para ir fazer compras ou passear e isso não adianta. Infelizmente, o paciente tem que se isolar por pelo menos sete dias para evitar a transmissão da doença", disse a médica.
Ela disse que o tipo de conjuntivite identificado no Litoral Norte já foi caracterizada como viral --transmitida por vírus--, e o paciente deve se prevenir e evitar que esse tipo se transforme em conjuntivite bacteriana secundária.
"As pessoas ficam coçando muito os olhos e trazem bactérias para o local, prejudicando a doença. Se a conjutivite passar de viral para bacteriana, o paciente deve começar a tratá-la com colírio próprio", afirmou.
TRATAMENTO - Para a conjuntivite viral, apenas a água gelada, após ter sido fervida anteriormente, é suficiente. Para distinguir os dois tipos de conjuntivite, os pacientes devem ficar atentos aos sintomas.
A conjuntivite bacterial elimina muita secreção amarelada. A conjuntivite viral, mais comum na região, deixa os olhos mais avermelhados e elimina pouca secreção, quase incolor.
Apreensivos com o grande número de casos registrados em Caraguatatuba, a prefeitura fez uma compra de 1.500 frascos de colírios. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa, é utilizar o medicamento contra a conjuntivite bacteriana.
A Direção Regional de Saúde alerta que o paciente deve procurar o médico no aparecimento de qualquer um dos sintomas e se empenhar na higiene pessoal, lavando as mãos e o rosto diversas vezes ao dia.
No Vale do Paraíba, as cidades de Jacareí e Taubaté apresentaram oito casos cada uma. Caçapava permanece com cinco casos e São José dos Campos com um. (Fonte: ValeParaibano)

Antonio Carlos reuniu-se com o presidente da Cetesb

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, esteve na última quinta-feira em São Paulo reunido com o presidente da Cetesb, Rubens Lara. O prefeito, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Auraci Mansano, consultou a Cetesb sobre projetos para implantação de aeroporto, marina e tratamento do lixo.
Antonio Carlos explicou que o projeto do aeroporto está bem adiantado e que o empreendimento irá atender a todo o Litoral Norte. “ trata-se de uma pista com 1.500 metros de extensão que podserá receber até boeing 737”, detalho. Segundo ele, o Daesp e a Secretaria dos Transportes estão orientando a prefeitura nos processos necessários para aprovação do aeroporto.
O prefeito solicitou à Rubens Lara apoio da Cetesb na elaboração do relatório de impactos ambientais. O presidente da empresa pediu que o prefeito encaminhasse os projetos para análise do Daia-Departamento de Impacto Ambientais e ao DPRN.” Trata-se de uma obra fundamental para o desenvolvimento do turismo regional”, afirmou Ruben Lara.
Sobre a implantação de uma marina no Camaroeiro, por parte da iniciativa privada, Rubens Lara conheceu o projeto e orientou os interessados a consultarem preliminarmente o Ibama, antes de encaminharem o projeto final à secretaria do Meio Ambiente. “Nós só nos manifestaremos a partir da solicitação feita pelo Ibama”, adiantou.
Antonio Carlos destacou a importância do empreendimento, lembrando ao presidente da Cetesb que Caraguá é a única cidade da região que não possui pier ou marina. “ Um projeto deste porte beneficiará em muito a cidade pois vai gerar emprego e movimentar a economia do município”, afirmou o prefeito. Os interessados na implantação da marina terão uma reunião a semana que vem com técnicos da Cetesb para aprofundarem os estudos preliminares sobre a obra.
Com relação ao lixo, Antonio Carlos comunicou a Rubens Lara que enfrenta dificuldades para armazenar o lixo coletado no município e que necessita de apoio da Cetesb para encontrar um local adequado para depositar o lixo. Antonio Carlos estuda a possibilidade de transportar o lixo para outra cidade. (Fonte: PMC)

Secretaria intensifica orientações sobre conjuntivite

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguatatuba reuniu na tarde de ontem médicos e enfermeiros para definir a estratégia de combate s conjuntivite. Estão sendo intensificadas as orientações junto à população para conter o aumento no número de casos. A secretaria agiliza os procedimentos para compra de remédios utilizados no tratamento da doença, mas enfrenta dificuldades pois os laboratórios estão com estoques reduzidos devido a epidemia da conjuntivite que atinge principalmente, os estado do Sul do país.
Os agentes comunitários de saúde e as USF_Unidades de Saúde da Família procuram dar todas as orientações no sentido de impedir o aumento da doença que já atingiu 1008 pessoas na cidade. Um novo balanço da doença será feito na Segunda-feira, dia 24. O coordenador do Programa Saúde da Família, Lourival Costa, acredita que pode haver um número maior de notificações. A Divisão Regional de Saúde solicitou que todas os casos sejam notificados e encaminhados para que a Secretaria de Estado da Saúde possa avaliar o avanço da epidemia no Estado.
Até mesmo, a rede municipal de ensino, vem colaborando com a secretaria da Saúde. Diretoras e professoras orientam os alunos e seus pais sobre como prevenir a doença. Segundo a secretária de Educação, Roseli Morilla, tem sido grande o número de funcionários e alunos que contraíram a doença nas escolas e creches do município. Ela adiantou, no entanto, que não houve necessidade de interrupção das aulas nas escolas municipais. Em uma das creches da prefeitura, 14 funcionários contraíram a conjuntivite. A secretaria de Administração informou que 50 servidores estão afastados de suas atividades por causa da conjuntivite.
Dengue - Apesar do surto de conjuntivite, a Secretaria de Saúde continua atenta ao combate da dengue. As campanhas de prevenção ao mosquito e aos criadouros continua sendo feito no município. Em 2003 foram feitas 54 notificações suspeita, mas nenhum caso positivo da doença foi constatado. Foram 14 notificações em janeiro, 27 notificações em fevereiro e 13 notificações em março. (Fonte: PMC)

Supervisoras e Diretoras de Registro visitam Caraguá

Caraguatatuba - O diretor do Departamento de Educação da cidade de Registro(SP), Rogério Geraldo Vieira, esteve em Caraguá na quinta-feira para conhecer o sistema educacional do município. Ele esteve em Caraguá com uma comitiva formada por 19 pessoas, entre supervisoras e diretoras das escolas de Registro. Foram feitas visitas às escolas e reuniões com a secretária da Educação, Roseli Morilla. Vários projetos educacionais de Caraguá poderão ser implantados pela Prefeitura de Registro.
A comitiva visitou a sede da secretaria e, em seguida, a escola e a creche do Rio do Ouro. Segundo Rogério, o ensino em sua cidade não é municipalizado. Registro tem 10 Emefs, 18 Emeis, oito creches e 19 escolas rurais. Em reunião com a secretária Roseli Morilla, o diretor do departamento de Educação de Registro mostrou profundo interesse em vários projetos realizados na rede municipal, entre eles, o “ Escola de Pais” e a lei que permite o repasse de recursos municipais para as APM-Associação de Pais e Mestres.
A rede municipal de ensino de Caraguá é formada por 19 Emeis, 22 Emefs e seis Centros de Educação Infantil. A secretaria municipal de Educação tem 1.125 funcionários e 495 professores que atendem a 5 mil alunos. Caraguá não tem nenhuma criança fora do ensino fundamental. Este ano, a prefeitura concluirá as obras de mais três centros de educação infantil que vão atender a demanda de creche nos bairro do Olaria, Morro do Algodão e Travessão. Atualmente, são atendidas nas creches 1.290 crianças. A partir da conclusão das obras serão atendidas 2.290 crianças, atendendo a toda a demanda de vagas nos centros de educação infantil.
O município já recebeu dois prêmios nacionais referentes a educação. Tem sido constante a visita de profissionais de educação ao município. Recentemente, representantes da Educação da cidade de Assunção, no Paraguai, estiveram na cidade conhecendo projetos que deverão ser implantados naquela cidade. Na semana que vem, em Brasília, o prefeito Antonio Carlos da Silva vai participar de um painel sobre Educação, durante o 8º Congresso Brasileiro de Municípios, que vai ser realizado no Parque de Exposições. (Fonte: PMC)

Equipe permanente de Vela Olímpica está formada

Ilhabela - O ano está apenas começando para os 28 atletas que compõe a partir de hoje a Equipe Permanente de Vela Olímpica (EPVO) do Brasil. A equipe tem a responsabilidade de representar o país nos campeonatos internacionais em 2003 e estão mais próximos dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.
Na classe Star a experiência de Torben Grael e Marcelo Ferreira foram decisivas e a dupla venceu a Pré-Olímpica de Vela mantendo o favoritismo ao ouro em Atenas.
Na classe Finn, João Signorini venceu 7 das 9 regatas competidas e ficou com o primeiro lugar na Pré-Olímpica e mantém a primeira posição na EPVO. Disputando a segunda vaga, Jorge Zarif e Maurício Bueno protagonizaram uma das mais bonitas decisões do campeonato. Com 18 pontos cada, o desempate foi feito com base nos melhores resultados. Vitória de Zarif que assume o lugar de Maurício na EPVO 2003.
A Equipe Permanente de Vela Olímpica é composta a partir de hoje pelos seguintes velejadores: Finn: João Signorini - RJ (1º) e Jorge Zarif – SP (2º), Tornado: Maurício Santa Cruz / Bruno Di Bernardi – RJ (1º) e Ronaldo Fernandes / Fernando Jacobina – RJ (2º), 49er: André Fonseca / Rodrigo Link - RS (1º) e Marcos Ferrari/Arthur Vasconcelos – SP (2º), Europa: Roberta Borges – PE (1º) e Vivian Mc Night – RJ, Prancha a Vela Mistral fem.: Carolina Borges – RJ e Paula Newlands – RJ, Prancha a Vela Mistral masc.: Ricardo Winnick – RJ e Martin Cordioli – SP, Laser: Robert Scheidt – SP e Bruno Fontes – SC, 470 masc.: Alexandre Paradeda e Flávio Fernandes – RS e Bruno Bethlen e Fernando Sesto – RJ, 470 fem.: Fernanda Oliveira e Fabiana Scarrone – RS, Isabel Ficker e Laura Zanni – SP. Star: a equipe final será confirmada após a realização da regata VII Distrito, em maio. Os velejadores Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt são membros natos da EPVO . Durante todo o ano, os 28 selecionados serão acompanhados pela Federação Brasileira de Vela e Motor em competições no Brasil e no exterior.
Em busca das vagas - Antes de sonhar com os Jogos Olímpicos, algumas equipes terão um trabalho ainda mais importante em 2003, conquistar o direito do Brasil de participar da competição. É o acontece nas classes Tornado, 49er, 470 masculino e feminino e Prancha a Vela feminino onde o país ainda não tem a vaga garantida. Segundo Nina Castro, da Federação Brasileira, ainda resta uma chance, caso a equipe conquiste um bom resultado no Mondo Vela, uma competição que reúne em setembro todas classes olímpicas para a realização de um único campeonato mundial.
Copa da Juventude: Rumo à Portugal - A Ilha da Madeira, em Portugal, recebe em julho os 7 jovens que vão representar o país na Copa Mundial da Juventude. São eles: classe 420 masculino, Thomas Summer e Mark Pineda, 420 feminino l Natália Hessel e Gabriela Bieckarc, Prancha a Vela masculino: Fernando Sâmara Pasqualin, Laser Radial: Odile Ginaid e Laser Standart masculino, Eduardo Couto. (Fonte: Ilhatur)

Vereador reivindica construção de píer para pescadores

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela estuda a proposta, feita através do requerimento 23/03, de autoria do vereador Almir Mariano, de construção de um píer exclusivo para os pescadores, com infra-estrutura e segurança, semelhante às obras feitas em cidades como Ubatuba, Praia Grande e Itanhaém. O projeto está inserido na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2004.
A resposta ao requerimento, assinada pelo prefeito Manoel Marcos, foi enviada à Câmara na última sessão.
De acordo com o prefeito, a Secretaria de Obras está analisando alguns pontos em que poderão ser construídos os píeres e cita, como exemplo, um local no bairro Itapecerica.
“Será implantado um projeto modelo, conforme a proposta feita pelo vereador Almir, porém, com características e estética próprias. O local seria exclusivo para a prática da pesca amadora”, disse.
O parlamentar disse que o importante é que a prefeitura viabilize a construção de píeres em dois trechos que concentram grande número de pescadores amadores, entre eles, os bairros do Perequê e da Barra Velha e entre o Saco da Capela e a Vila, na região central.
“As antigas construções usadas pelos pescadores foram reformadas e, depois disso, fechadas para a prática da pesca. Os pescadores da região central têm mais tradição para esse tipo de pesca e, por terem desativado os píeres do Perequê e da Vila, estou reivindicando a construção de mais dois deles, entre o centro e a balsa”, finaliza. (Fonte: Imprensa Livre)

Família é refém de quadrilha no litoral

São Sebastião - Um grupo de cinco assaltantes invadiu na madrugada de anteontem uma casa no bairro Canto do Mar, em São Sebastião. Cinco pessoas foram rendidas pelos criminosos e uma jovem de 20 anos foi estuprada por um dos assaltantes.
Segundo a Polícia Civil, a vítima E.M., 20 anos, estava em frente da casa com o namorado quando foi abordada pelos assaltantes. Eles foram obrigados a entrar na casa onde estavam o irmão da vítima e um casal. Todos foram trancados em um banheiro. O nome das pessoas não foi divulgado pela polícia.
A quadrilha que estava armada com um revólver levou um aparelho de som, um celular, um aparelho de CD, duas televisões e um vídeo-cassete.
Após o assalto, um dos criminosos retirou E. do banheiro apontando uma arma em direção de sua cabeça. Ela foi levada para um quarto e estuprada pelo assaltante. O grupo fugiu de bicicleta levando os produtos do assalto.
O delegado do 3º Distrito Policial de São Sebastião, Múcio Matos Monteiro de Alvarenga, disse que investiga a possibilidade do grupo ser da região.
"A casa era humilde e não tinha objetos de valor como jóias e dinheiro. Os assaltantes chegaram e saíram de bicicleta levando os objetos", disse.
Alvarenga afirmou que os assaltantes serão facilmente reconhecidos pelas testemunhas pois não usavam disfarces.
A presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da costa sul, Éder Ávila, disse que solicitou ao governo do Estado o reforço de policiais para o município. O conselho ainda não obteve retorno do pedido. "Precisamos de mais policiais para aumentar o patrulhamento dos bairros." (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião investiga clonagem de cheques

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião abriu uma sindicância para investigar a clonagem de 17 folhas de cheques que foram depositados irregularmente na cidade de Catalão (GO). Os cheques tinham assinaturas falsificadas do presidente do Legislativo, Marco Aurélio Leopoldino dos Santos (PSDB), e do primeiro secretário da mesa diretora, Sérgio Pereira (PV).
Os valores dos cheques variavam entre R$ 1.500 e R$ 4.300 e somavam R$ 29.713,82 mil. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Segundo o assessor jurídico da Câmara, Onofre Santos Neto, os cheques foram emitidos pela Câmara em 2001 para pagamento de fornecedores.
O depósito foi feito no último dia 10, em uma conta corrente de pessoa física. O nome dos fornecedores e do correntista não foi divulgado.
O presidente da Câmara disse que o caso foi descoberto após análise de extratos bancários feita pelo setor de contabilidade.
"Vamos aguardar informações da agência bancária sobre o possível correntista. Estaremos analisando se a conta possui um proprietário ou é "fantasma", disse Marco Aurélio Leopoldino dos Santos.
A assessoria de imprensa do Banco do Brasil informou que um cheque clonado pode ser identificado somente pelas agências bancárias através do número do código de barra. Nesses casos, o cliente é reembolsado pelo banco.
O vereador Sérgio Pereira não foi localizado na tarde de ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara é vítima de 17 cheques fraudados. Polícia instaura inquérito

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião foi vítima de fraude de 17 cheques de sua conta corrente da agência do Banco do Brasil na cidade. O delegado Odair Bruzos, titular do 1º Distrito Policial, abriu inquérito ontem para apurar o caso.
Num total aproximado de R$ 30 mil, os cheques foram depositados em uma conta corrente de pessoa física, do HSBC da cidade de Catalão (GO). Segundo apurações iniciais da Câmara de São Sebastião, o titular da conta é J.F.M.S.
Todos os cheques foram depositados no dia 10 deste mês. Graças a controle rigoroso e diário da contabilidade da Câmara, houve estorno dos cheques e o dinheiro não foi pago.
Análise contábil - Conforme o vereador Sérgio Pereira, secretário da mesa diretora da Câmara, o crime foi descoberto após análises da contabilidade. Ele afirma que os cheques têm assinaturas falsificadas sua e do presidente Marco Leopoldino, apesar da numeração dos cheques mostrarem que já foram usados para pagamento a fornecedores no ano 2001, quando a mesa diretora da Câmara era outra. Assim, há fortes indícios de que os cheques foram clonados.
“Estamos apurando tudo para ver se houve alguma conexão do caso aqui na Câmara”, afirma Pereira. Ele declara que também serão solicitados os exames grafotécnicos das assinaturas para que não haja nenhuma dúvida.
“Tivemos a surpresa dos débitos estranhos porque estamos usando outra série de numeração de cheques”. Os cheques da Câmara são sempre assinados pelo presidente e pelo secretário da mesa diretora.
Pereira afirma que pelas informações que recebeu, J.F.M.S., titular da conta corrente do HSBC, seria um fazendeiro. “Não compramos nenhum gado”, brinca o vereador. Ele declara que a Câmara nunca depositou cheques nessa agência.
Furto de documentos - O vereador Sérgio Pereira, que já trabalhou durante 35 anos como auditor da Receita Federal, lembra que o cliente da agência também pode ser vítima neste caso porque há possibilidade de seu nome ter sido usado para abertura de outras contas, por meio de furto ou roubo de seus documentos. “Mas a fraude ocorreu porque existem as assinaturas falsificadas”, completa.
A Câmara, até ontem, havia recebido cópia de um dos 17 cheques. Este é de aproximadamente R$ 4 mil e foi redigido à mão. Outros têm valores de R$ 999, R$ 1.600 e R$ 1.700. “Os demais também devem ter assinaturas falsificadas porque as numerações são as mesas já usadas em 2001”, diz o vereador. Ele conta que a assinatura falsificada de seu nome é parecida com a original.
A Câmara já solicitou ao Banco do Brasil cópias de requisições de talões de cheques em 2001 até agora. O objetivo é verificar se a Câmara recebeu talões com numeração em duplicata, e qual funcionário da Câmara recebeu os talões.
Mas tanto o vereador Sérgio Pereira, como o advogado da Câmara, Onofre Santos Neto, e também o delegado da Polícia Civil, Odair Bruzos, consideram difícil uma instituição bancária emitir cheques em duplicata.
A Câmara abriu procedimento administrativo para apurar o caso. Onofre Santos também afirma que já foram solicitadas micro-filmagens dos 17 cheques. “A Câmara só não teve prejuízo em razão da competência da sua contabilidade”, observa o advogado.
Ele conta que conhece bem a assinatura do presidente da Câmara e pode considerar que a falsificação nos cheques é grosseira.
O vereador Pereira acredita que qualquer correntista desatento ou que não controle seus extratos pode ser vítima de fraudes.
O presidente da Câmara, Marco Leopoldino, afirma que “a ordem é achar quem ou quais são os responsáveis por isto, para as providências legais”. O delegado Odair Bruzos afirma que o titular da conta do HSBC deverá explicar o que sabe sobre os depósitos de cheques em sua conta. “Isto é, se ele realmente existe”, observa o delegado. Bruzos considera que, a princípio, trata-se de clonagem de cheques. O prazo inicial de conclusão do inquérito é 30 dias. (Fonte: Imprensa Livre)

Aldeia indígena de Ubatuba é novo roteiro de turismo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba planeja incluir a aldeia indígena Boa Vista, localizada no bairro do Promirim, no roteiro turístico do município. A proposta é instalar um espaço cultural para exposição e venda do artesanato dos índios.
Atualmente, a venda é realizada às margens da rodovia Rio-Santos.
Segundo o assessor de Turismo da prefeitura, Edgar Marques, a idéia é apresentar aos turistas a cultura e a tradição indígena. Cerca de 120 índios guaranis moram na aldeia.
"O diferencial seria oferecer aos turistas uma visita a aldeia", disse.
Marques afirmou que as atrações do local seriam as atividades culturais, ecológicas e de educação ambiental.
"Os índios vão apresentar seus trabalhos, músicas e dança. A aldeia oferece ainda quatro trilhas e uma cachoeira aos visitantes", disse.
AÇUDE - A aldeia deve receber no prazo de 10 dias a obra do açude para a criação de peixes. O projeto faz parte da Campanha da Fraternidade de 2002 e a construção é uma parceria da Diocese de São José dos Campos e prefeitura. O investimento é de R$ 12 mil.
"O cultivo dos peixes será para consumo dos índios. Eles terão a oportunidade de ensinar a técnica da pesca tradicional para as crianças", disse a coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade, Eva Falcon. (Fonte: ValeParaibano)

Comtur de Ubatuba faz concurso para contratar 59 funcionários

Ubatuba - A Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba vai realizar concurso para contratação de 59 funcionários As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 e 25 de março. Segundo a Comtur, serão quatro vagas disponíveis para fiscal de ônibus e van e cinco para coordenador de Zona Azul, com salário de R$ 450, cada função. Para auxiliar de serviço geral haverá 18 vagas e auxiliar de Zona Azul 30, com salários de R$ 315 e R$ 250, respectivamente. Para fiscal de Zona Azul haverá duas vagas com salário de R$ 350.
A Comtur é responsável pela cobrança de estacionamento nas praias Tenório, Grande, Maranduba e Lagoinha. O data do concurso ainda será marcada. A prefeitura não informou o valor da taxa de inscrição. Segundo o presidente da Comtur, Luiz Antônio Bischof, o preenchimento das vagas é uma determinação do Tribunal de Contas. Ele afirmou que a companhia teve uma queda no número de funcionários após a suspensão da cobrança do estacionamento nas praias em fevereiro. "Vamos atender uma solicitação do TC para definir o quadro de funcionários. Atualmente temos apenas 30 servidores", disse. O valor da Zona Azul nos locais é R$ 3 por 12 horas. Os interessados poderão comparecer na sede da Comtur na praça 13 de maio, 200, no Centro. Horário de atendimento 9h às 18h. Telefone para informação (12) 3832-5382. (Fonte: ValeParaibano)

Surfista de Ubatuba vence vice-campeão de 2001

Ubatuba - A maior surpresa do terceiro dia do SuperSurf foi Hizunomê Bettero, estreante de Ubatuba que despachou o vice-campeão do circuito de 2001, Odirlei Coutinho. No terceiro dia de competição em Maresias, as ondas voltaram com até 1,5 m de altura. Os surfistas no mar novamente deram mais um show.
Agora foi a vez da categoria feminina folgar e o terceiro dia da competição ficou reservado para a disputa de toda a terceira fase e metade da primeira rodada do evento principal masculino, quando estréiam os cabeças-de-chave do SuperSurf 2003.
O atual campeão brasileiro Leonardo Neves (RJ) estava escalado para participar da última bateria do dia, com Tadeu Pereira (SP) e Claudemir Lima (CE) conquistando as duas primeiras vagas para as oitavas-de-final do SuperSurf de São Sebastião.
“As condições estão muito difíceis, porque as séries estão alternando bastante, com as maiores até abrindo um pouco mais”, analisou o paulista Tadeu Pereira, após ganhar o confronto contra o também ubatubense Costinha.
“Eu consegui pegar duas ondas regulares e depois quebrou uma série na minha cabeça e fiquei mais de 7 minutos remando. Já estava esgotado e só torcendo para que o Costinha não conseguisse tirar a pontuação que ele precisava. E deu tudo certo!”, confessou o vice-campeão brasileiro da primeira edição do SuperSurf no ano 2000.
Seu adversário na abertura das oitavas-de-final do SuperSurf de São Sebastião será o cearense Claudemir Lima, que também entrou duas vezes no mar para enfrentar as difíceis condições das ondas na Praia de Maresias.
Na primeira, ele despachou o paulista Renato Galvão e na segunda barrou o número 5 do SuperSurf 2002, o catarinense Andréas Eduardo. “Estou amarradão porque estava precisando de um bom resultado para me motivar ainda mais”, falou Bibi, como Claudemir Lima é mais conhecido. “Não foi fácil disputar duas baterias hoje, porque as ondas subiram de repente e você não sabe qual é que vai abrir uma boa parede para as manobras”, emendou Claudemir.
O maior destaque dessa terceira rodada foi o baiano Flávio Costa, que para derrotar Adriano de Souza (SP), mais jovem surfista da história a ingressar na carreira profissional, quebrou todos os recordes do campeonato, tirando a maior nota - 9,17 - e registrando a maior pontuação - 16,17 pontos - dos três primeiros dias da competição.
“Achei uma esquerda de sonho na bateria e estou muito feliz por ter avançado para enfrentar os tops no evento principal”, disse Flávio Costa. “O Mineirinho (Adriano de Souza) é um moleque que está evoluindo bastante e quem sabe não poderá ser o nosso campeão mundial um dia. Ele surfa como gente grande e eu sempre respeito todos os adversários, porque o nível do SuperSurf é muito alto e se você der mole pode dançar para qualquer um”, completou Flávio Costa.
Hoje acontecem as oitavas e quartas-de-final masculina e as quartas-de-final feminina. Domingo, dia do encerramento do campeonato, acontecem as semifinais e finais masculina e feminina, além da premiação prevista para as 13h15. (Fonte: Imprensa Livre)

Pedreira inaugura creche

Ubatuba - Será no próximo sábado, 29, ás 10 h, a creche existente no bairro da Pedreira passa a denominar-se Escola Municipal "Terezinha Fernandes Rossi", homenagem prestada pelo prefeito Paulo Ramos a uma merendeira que destacou-se pelo seu carinho e dedicação as crianças.
Localizada à rua Domingos Pedro de Oliveira, no bairro da Pedreira, a nova escola conta atualmente com 3 salas de aula, 2 berçarios, área de serviço e pátio cobertos e cozinha. Ganhará ainda um parque, play-ground , tanque de areia e um pequeno gramado. A Secretaria da Educação investiu na reforma, que incluiu um grande muro de proteção com até 5,5 m de altura, cerca de R$ 180 mil.
Nas antigas instalações abrigava 40 crianças, hoje atende 80 em período integral procedentes dos bairros mais próximos como Perequê-Açu, Sumidouro e Taquaral.
Nas justificativas para a escolha do nome da patrona são citados vários aspectos para a homenagem entre as quais o fato de Terezinha ter sempre merecido o respeito, admiração e carinho de todos que com ela trabalharam ou se aproximaram. "Era admirável verificar a constante alegria e atenção dispensada aos alunos, aos colegas de serviço e a todos que com ela se relacionavam. Era uma mulher carismática, alegre e querida por todos, principalmente pelas crianças", diz o Corsino Aliste Mezquita, secretário da Educação.
MONTE VALÉRIO - Já teve início a colocação de pedra britada como base para pavimentação asfáltica da estrada.
CRECHE - Oitenta crianças frequentam, em período integral, a nova creche do bairro da Pedreira que foi ampliada e reformada.
THOMAZ GALHARDO - A colocação de cerca de 3 mil m lineares de sarjetas na rua Thomaz Galhardo, um dos mais importantes eixos viários da cidade dá início ao projeto de pavimentação do centro da cidade. As lombadas serão eliminadas e a colocação de tubos evitarão as enchente. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Parabéns - Mais uma vez venho parabenizar a Familia Trombini. Sr.Milton Trombini, este gesto de Solidariedade é que todos os Brasileiros teriam que ter, principalmente nossos Politicos. Sou de Ubatuba, hoje resido em Igarapava-SP, mas se um dia eu voltar para Ubatuba estarei a seu lado compartilhando com sua bondade, não existe nada melhor que você possa Servir.

José Guido Prado
(Guido Carlota)
Igarapava, SP


Cadê nossos representantes? - Mais uma vez escrevo neste belissimo jornal para defender nossa região sul, por que ao que parece não temos nenhum representante para lutar pelos nossos interesses. No dia 22 de março de 2003 li mais uma noticia que me deixou indignado, em relação ao esgoto que o vereador Charles Medeiros pediu providencias ao governo estadual, juntamente com as casas populares. A minha indignação não é por que o vereador pediu, até venho parabeliza-lo por estas medidas. Minha indignação é que nós da região sul, tambem estamos precisando não só de tratamento, como do esgoto como um todo, e tambem de casas populares na nossa região, por que o prefeito não libera o terreno aqui na região sul para se construir as 400 casas populares que o CDHU já liberou para nossa cidade? Mais uma vez sentimos nos abandonados pelos poderes constituidos. Por que verdadeiramente, não temos representantes na Câmara para lutar pelos nossos interesses, dos moradores da região sul.

David Lemos
Maranduba
Ubatuba, SP


Atribuição Reprovada - O processo de atribuição de aulas para os professores neste ano foi bastante tumultuado. A conquista da centralização da atribuição por parte da APEOESP não inibiu algumas Diretorias de Ensino da tentativa de prejudicar os professores. Em algumas regiões, dirigentes de ensino, de forma autoritária, recusaram-se inclusive a acatar as orientações estabelecidas pela Secretaria da Educação. O processo informatizado praticamente não funcionou, provocando confusão e longo período de espera para a escolha em todas as Diretorias de Ensino.
A intervenção da APEOESP (por meio dos diretores estaduais, dos conselheiros e dos REs) conseguiu alterar as tentativas de injustiças contra os professores em muitas regiões. Mas nem sempre isso foi possível. No Litoral Norte, o processo de atribuição também foi lento e, além do cansaço, da angústia da espera, os professores foram desrespeitados com os equívocos cometidos pela banca: casos em que as mesmas aulas foram atribuídas a mais de um professor, atribuição de aulas inexistentes em determinadas séries e classificação não respeitada.
Como resultado do desrespeito e da desorganização provocados pelo governo estadual, milhares de professores estão desempregados. Além disso, a comunidade escolar também colheu prejuízos, já que na quase totalidade das regiões do estado, salas foram fechadas, as classes de magistério- que se constituíam numa opção de profissionalização para os estudantes- praticamente deixaram de existir e a superlotação das salas é uma realidade que afeta diretamente as condições de ensino-aprendizagem.
Este quadro poderia ter sido evitado. Bastava à Secretaria da Educação acatar as diretrizes para uma atribuição justa encaminhadas pela Diretoria da APEOESP no segundo semestre de 2002.

Prof. Rose Mary Teles Sousa
APEOESP - Subsede de Caraguatatuba
Em defesa da escola pública, por melhores condições de trabalho, garantia de emprego e salário digno


Foto do Dia:
Naufrágio na Ribeira
Ubatuba
Naufrágio na Ribeira
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Pousada Barra da Lagoa Disk Denúncia Polícia Militar Museu Caiçara

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor