Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 25 de março de 2003 - Nº 748 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Casos de conjuntivite ultrapassam 4.000
   Os número da conjutivite
   Saiba mais sobre a doença
   Chuva deixa 5 famílias desabrigadas

Caraguatatuba:
   Duas Famílias removidas devido as fortes chuvas
   Cavec doa motocicleta à Secretaria de Turismo
   Secretaria intensifica o controle da conjuntivite em Caraguá
   Primeira FM de Caraguá estréia no Litoral Norte
   ACIC promove Campanha para o mês das mães

Ubatuba:
   Fórum aponta roubo de 300 armas
   Verba para avenida de Ubatuba é liberada
   Premiação do Concurso de Poesia

   Carta do Leitor



Casos de conjuntivite ultrapassam 4.000
Caraguá atinge 3.157 casos e mantém recorde no Litoral Norte; São José e Taubaté fazem campanha de prevenção

Litoral Norte - Os casos de conjuntivite no Litoral Norte já ultrapassam 4.000 pessoas contaminadas após o final de semana, segundo balanço divulgado ontem pelos órgãos de saúde. A região sofre desde a semana passada com uma epidemia da doença.
Só em Caraguatatuba, 3.157 casos foram registrados nos últimos 15 dias. A cidade é a recordista da doença no Litoral Norte. A Secretaria da Saúde de Caraguá informou que esses números são normais em quadros de epidemia e já intensificou o trabalho de orientação à população.
Ubatuba vem a seguir, com 744 registrados no mês de março, seguida de São Sebastião, com 277, e Ilhabela, com 130.
Com medo de uma possível epidemia, cidades do Vale do Paraíba estão se preparando para enfrentar a doença. Em São José dos Campos, no último final de semana, a Secretaria da Saúde registrou um aumento de casos na cidade.
Para tentar reverter a situação, a Prefeitura de Caraguá está desenvolvendo um trabalho para conscientizar a população sobre a doença. Para a campanha, a cidade dispõe de 13 Unidades de Saúde Familiar e de 20 equipes do Programa Saúde da Família do município, que farão a orientação à população.
Para o coordenador do Programa Saúde da Família, Lourival Costa, o tratamento desse tipo de conjuntivite é simples e os casos em breve devem se estabilizar e, em seguida, começar a diminuir.
Segundo Costa, a transmissão da conjuntivite viral pode ser ampliada, principalmente se as condições de higiene pessoal são precárias.
RECORDE - Só no mês de março, 4.308 casos foram registrados no Litoral Norte. Em Ubatuba, só no sábado e domingo, 89 casos novos foram registrados. "Não se tem notícia de uma epidemia tão grande de conjuntivite na região", disse a responsável pelo Serviço de Saúde Coletiva de Ubatuba, Josiani Andreatta.
Para Josiani, o fator atmosférico contribui para o transmissão da doença, que começou a se espalhar pela região a partir do Sul do país. "Logo alguns casos já estarão chegando no Espírito Santo e Bahia, que ficam no caminho da epidemia", afirmou.
Segundo ela, a grande diferença nos números entre Ubatuba e Caraguá, é o fato da concentração de pessoas nas cidades, o que propicia a epidemia da doença. "A população de Caraguá fica mais concentrada. Em Ubatuba, a aglomeração de pessoas é menor", afirmou ela.
Segundo o secretário da Saúde de São Sebastião, Aldo Conelian, as Unidades de Saúde do município já estão orientando a população sobre os meios de contágio, os problemas da utilização de remédios por conta própria e o que fazer quando for contaminado. "Por ser conjuntivite viral, o contato com os afetados deve ser evitado", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Os números da conjuntivite
 
Municípios Casos Período
Caraguatatuba 3.157 (de 10 a 24 de março)
Ubatuba 744 (de 1º a 24 de março)
São Sebastião 277 (de 17 a 24 de março)
Ilhabela 130 (de 18 a 23 de março)

Saiba mais sobre a doença

O que é:
Inflamação em uma membrana interna dos olhos, chamada de conjuntiva ocular

Causas:
Por vírus ou bactéria

Sintomas:
Olhos avermelhados
Lacrimejamento
Dor de cabeça e febre
Pálpebras inchadas e avermelhadas
Secreção amarela nos cantos dos olhos ou bordas das pálpebras
Intolerância à luz (fotofobia)
Sensação de areia nos olhos
Pálpebras grudadas ao despertar
Visão borrada


Transmissão:
Geralmente começa em um olho e passa para o outro olho
Contato com objetos usados pelo doente (toalhas, fronhas, produtos de maquiagem ou objetos de uso pessoal)
Em piscinas
Por meio do ar


Como evitar:
Reforce cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos
Evite ambientes fechados
Não use óculos ou produtos de maquiagem de outras pessoas


Tratamento:
Repouso em casa por cinco dias
Não esfregar os olhos com panos ou lenços de papel
Lave os olhos com água boricada, água filtrada e fervida ou soro fisiológico
Uso de colírio só com indicação médica


Fonte: Centro de Vigilância Epidemiológica e DIR (Fonte: ValeParaibano)

Chuva deixa 5 famílias desabrigadas

Litoral Norte - A forte chuva que atingiu o Litoral Norte no final de semana deixou cinco famílias desabrigadas. Pelo menos 500 residências ficaram alagadas no bairro de Maresias e a queda de um barranco destruiu uma casa de madeira em Toque-Toque Pequeno, em São Sebastião.
Segundo a Defesa Civil de São Sebastião, foram registradas pelo menos 62 ocorrências de chuva nos últimos dias. No bairro do Itatinga, uma creche ficou alagada.
Várias árvores foram derrubadas nos bairros e um poste de madeira caiu em Maresias, onde a água subiu cerca de um metro invadindo as casas.
Em Caraguatatuba, duas famílias do Morro do Algodão e Perequê-Mirim ficaram abrigadas dois dias no Ginásio de Esportes Perequê-Mirim. Os moradores retornaram na tarde de ontem para suas residências.
PREVISÃO - O tempo vai permanecer nublado com previsão de chuva no Litoral Norte nos próximos dias, segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista.
As temperaturas devem permanecer em queda. Para hoje, no litoral a mínima será de 20ºC e máxima de 27ºC; no Vale do Paraíba, a mínima será de 18ºC e máxima de 25ºC. (Fonte: ValeParaibano)

Duas Famílias removidas devido as fortes chuvas

Caraguatatuba - A Defesa Civil de Caraguatatuba precisou remover duas famílias no Sábado devido as fortes chuvas que atingiram a cidade. Três adultos e uma criança foram abrigados no ginásio de esportes do Pereque-Mirim. Uma família reside no Pereque-Mirim e a outra, no bairro do Morro do Algodão. Segundo informou a Defesa Civil, as duas casas sofreram alagamento, devido ao transbordamento dos rios Pereque-Mirim e Juqueriquerê. As famílias retornaram hoje às suas casas.
A Defesa Civil comunicou que choveu 51,1 milímetros entre Sábado e Domingo. A chuva causou alagamentos nos bairros do Pereque-Mirim, Morro do Algodão e Barranco Alto, devido ao transbordamento dos rios e Pereque-Mirim e Juqueriquerê provocado pela maré alta. A Defesa Civil também registrou uma queda de árvore na rua José Pedro de Oliveira, no bairro do Olaria. As famílias removidas pela prefeitura, receberam alimentos, roupas e colchões da Assistência Social. (Fonte: PMC)

Cavec doa motocicleta à Secretaria de Turismo

Caraguatatuba - A concessionária Cavac de Caraguatatuba, revendedora da Yamaha, doou hoje uma moto YBR 125 cilindradas para a Secretaria Municipal de Turismo. A moto avaliada em R$ 4 mil será utilizada para serviços das secretarias de Turismo e de Comunicações, segundo informou o secretário de Turismo, Paulo Noronha. Segundo ele, a doação faz parte de uma parceria entre a prefeitura e a concessionária. A Cavec promoveu dois eventos de motocicleta no município durante a última temporada.
“A parceria é muito importante para o município. Os eventos promovidos pela Cavec atraíram muitos turistas para nossa cidade”, destacou Paulo Noronha. O secretário aproveitou para elogiar o empresário Marcelo Maia, proprietário da concessionária, por acreditar e investir no turismo local. Maia realizou duas exibições do motociclista Jorge Negretti em Caraguatatuba. A Cavec foi instalada na cidade em abril de 2001 e gera cerca de doze empregos. (Fonte: PMC)

Secretaria intensifica o controle da conjuntivite em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba contabilizou 3.157 casos de conjuntivite no município nos últimos 15 dias. Segundo o coordenador do Programa Saúde da Família, Lourival Costa, o aumento no número de casos já era esperado. “ Trata-se de uma evolução normal num quadro de epidemia”, afirmou ele. A secretaria de Saúde intensifica os trabalhos de orientação à população sobre a doença e seus principais sintomas.
Segundo Lourival Costa, a melhor maneira de impedir o avanço da doença é intensificando as orientações junto à população, trabalho que vem sendo feito pelas Unidades de Saúde da Família e pelas equipes do PSF-Programa Saúde da Família. A cidade tem 13 USF e vinte equipes do PSF que estão visitando cada a casa para prestar orientações às famílias visitadas.
O coordenador do PSF adiantou ainda que todos os casos são referentes a conjuntivite viral, cujo tratamento é mais simples. A doença, segundo ele, tem atingido pessoas com idades que variam de um mês a 80 anos. Lourival Costa disse acreditar que nos próximos dias o número de casos deve se estabilizar e em seguida, reduzir.
A conjuntivite viral é uma doença muito frequente na população e sua disseminação pode efetuar-se com muita facilidade, principalmente, quando as condições de higiene pessoal é precária. Os principais sintomas são: olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, sensação de areia nos olhos e visão borrada. A conjuntivite pode ser evitada adotando cuidados com a higiene pessoal como: separar objetos de uso pessoal, evitar coçar os olhos, manter unhas aparadas e limpas, lavar constantemente as mãos com água e sabão, entre outras medidas preventivas. (Fonte: PMC)

Primeira FM de Caraguá estréia no Litoral Norte

Caraguatatuba - Uma nova sintonia irá entreter e informar o litoral norte. Em abril será inaugurada a primeira Rádio FM de Caraguatatuba.
De propriedade das famílias Diniz e Abrahão, a Caraguá FM é o maior investimento na área de radiodifusão já realizado no litoral norte. Pronta para entrar no ar a partir do próximo dia 11, a nova FM conta com tecnologia de última geração. Além das antenas e transmissores instaladas no alto do morro do Jardim Forest, a Rádio dispõe de toda estrutura técnica para garantir o melhor do som nos seus 89,5 Mhz.
Outra novidade é que além de ser a primeira FM de Caraguatatuba, também é a primeira Rádio vitrine do litoral. O estúdio vai funcionar no 2º piso do Caraguá Praia Shopping, e toda a dinâmica e operacionalidade poderão ser apreciadas pelos visitantes do shopping.
Com toda essa originalidade, um dos objetivos da FM, é solidificar-se como a melhor opção de informação, música e entretenimento do litoral norte. A Rádio deve se destacar pela produção de programas regionais, com muita interação e participação do ouvinte, e ainda pela exibição de programas jornalísticos e esportivos da Jovem Pan, através de uma parceria firmada entre as duas rádios. Esse convênio integra a Caraguá FM à Jovem Pan Sat, rede nacional com mais de 80 emissoras e 17 milhões de ouvintes.
Através da Jovem Pan Sat a Caraguá FM irá receber notícias via satélite de acontecimentos nacionais e internacionais, como coberturas de eventos esportivos, fatos inéditos e informações recentes de diversos assuntos.
Nos programas locais, os ouvintes também poderão acompanhar notícias de todo o litoral norte. A rádio Caraguá FM terá uma programação especial que irá atingir diferentes públicos, para todos os gostos e idades.

ACIC promove Campanha para o mês das mães

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, estará realizando entre 04 de abril a 11 de maio, a Campanha Mês das Mães " O amor é o maior presente".
Para participar, basta comprar nas lojas identificadas com cartazes e badeirolas, preencher o cupom e depositar em uma das urnas. Os participantes estarão concorrendo a 01 carro 00 Km; 01 conjunto de jóias no valor de R$ 4.000,00; sendo, uma corrente, um pinjente, um par de brinco e um anél; e, 10 pares de brincos em ouro.
O sorteio e a entrega dos prêmios serão realizados na segunda-feira, 13 de maio, a partir das 10h, na praça Cândido Motta. (Fonte: ACIC)

Fórum aponta roubo de 300 armas

Ubatuba - A direção do Fórum de Ubatuba confirmou ontem que 300 armas foram roubadas durante o arrombamento do prédio na semana passada. O número havia sido confirmado pela Polícia Militar e divulgado pelo ValeParaibano no dia seguinte ao crime. No entanto, a direção do Fórum havia negado a informação e apontado o furto de somente 10 armas.
Segundo levantamento final, entre as 300 armas estariam pistolas automáticas, revólveres calibre 38 e espingardas.
Três depósitos onde estavam as armas foram arrombados pelos criminosos. Segundo o diretor do 2º Ofício do Fórum, João Alves Lima Júnior, foi realizado um levantamento de todas as armas registradas desde 1981.
"Pelo menos 300 armas que estavam registradas não foram localizadas nos depósitos."
Lima Júnior afirmou que a direção do Fórum solicitou ao Tribunal de Justiça mudanças no sistema de segurança do prédio.
O delegado Fausto Geraldo Cardoso disse que nenhuma arma foi localizada ainda. (Fonte: ValeParaibano)

Verba para avenida de Ubatuba é liberada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba anunciou ontem a liberação de R$ 1,9 milhão para a obra de reurbanização da avenida Iperoig, considerada a principal via pública da região central. A verba é do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que corresponde ao orçamento de obras turíticas para 2003. Segundo o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Gilmar Rocha, o projeto visa a pavimentação e ampliação do local. O início da obra está previsto para o segundo semestre e a conclusão em 12 meses. "Teremos uma avenida com três pistas de sentido único Itaguá/Perequê-Açu", disse Rocha. (Fonte: ValeParaibano)

Premiação do Concurso de Poesia

Ubatuba - Na última sexta-feira, 21 de março, foi realizada a entrega da premiação do XVI Concurso de Poesia Estudantil Idalina Graça, promovido pela Fundart. O evento aconteceu na biblioteca municipal. A Cooperativa Educacional de Ubatuba teve alunos vencedores dos quatro primeiros lugares. São eles: Lena Lugão Carvalho Viggiani - com a poesia Janelinha; Débora Zorron Berlink - Tic -Tac; Isadora Morales Chaves - Vida; Felipe Luíz Rezende Telles Vaz Diniz - Por quê?
A Cooperativa Educacional de Ubatuba se sente honrada pela conquista de seus alunos e parabeniza a Fundart pela realização deste importante evento. (Fonte: Cooeduba)

Carta do Leitor

Descaso com o Massaguaçu - Senhor Editor. Há mais de vinte e dois anos frequentamos o balneário de Jardim Garden Mar, na localidade de Massaguaçu, onde possuímos uma casa desde 1976. Nos ultimos dois anos investimos mais de 250 mil reais em reformas no imóvel e, hoje, lá reside minha mãe de 90 anos de idade.
Acontece que aquela área da cidade de Massaguaçu, pelo que me lembro nestes vinte e poucos anos, dificilmente recebeu qualquer tipo de contra partida de obras e serviços públicos pela Prefeitura local. Massaguaçu, uma localidade esquecida, poderia ser o cartão de visita turistica de excelência para o municipio, gerando divisas e empregos carentes por lá. As ruas são sujas, esburacadas, com esgotos a céu aberto, lama, mato, ratos, mosquitos e mais mosquitos. Por exemplo, na rua ¨J¨ do Consomínio Garden Mar existe um córrego, parte canalizado com uma galeria que foi construída nos idos de 1974, em manilhas de aço, hoje estragada, enferrujada, deixando este córrego aberto, além
de comprometer o leito carroçavel, ja péssimo por natureza, formando grandes valôes e buracos de mais de 3 metros, desviando o traçado de ruas mal acabadas, concorrendo para o perigo de perdas de vida e danos materiais.
Fizemos a denúncia para o Secretário de Obras Públicas que nos remeteu para o Senhor Otávio, Superintendente da Setor Norte, que, por sua vez, nos referenciou ao Secretario de Obras da Prefeitura, após nos presentear com uma cópia do memo do Sr. Otávio ao Secretario, transferindo a responsabilidade do fato existente, isto é, cada um tentando tirar a culpa e a reponsabilidade de agir de cima de seus ombros.
Na semana passada um octogenário, após um intenso dia de chuva, caiu num desse buracos fecais. Como o buraco estava cheio de água barrenta o trabalho de remoção do senhor idoso foi realizado com muita dificuldade por moradores locais, pois o corpo de bombeiros instado a comparecer, não foi ao local.
A Prefeitura do Super. Otávio, do Sec. de Obras, da Dona Cleusa da Tributação são fantásticos funcionários zelosos no cumprimento de suas obrigações de compungir os munícipes a pagarem as suas taxas... e que taxas, mas são demasiados omissos para assumirem as responsabilidades legais, enquanto isso não há sequer estudo para resolver esse problema angustiante dos moradores permanentes daquela área. Os riscos estão lá. Quando houver vítima humana ainda assim, acredito, o jogo de empurra irá continuar, até aparecer uma administração municipal que dê maior ênfase a condições de vida de seus munícipes do que comprar ilhas e veículos novos para seu secretariado. Prefeito, em que situação
está a obra da elevatória de Massaguaçu? Para que servem as taxas pagas pelos moradores de Massaguaçu? As últimas eleições federais provaram que, em política, nada é eternamente permanente.
Brasília (DF), 24 de março de 2003.

Augusto Lopes Ribeiro
Garden Mar, Massaguaçu
Caraguatatuba, SP


Terrenos Baldios - Novamente aproveito a oportunidade que este periódico proporciona a seus leitores, mas desta feita para agradecer à equipe de limpeza urbana da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, que promoveu uma excelente limpeza nas ruas do bairro Cidade Jardim, que estavam em um estado lastimável, cobertas por matos e muito lixo. Agora só me resta sonhar com o dia em que os proprietários de terrenos (bons terrenos por sinal) naquele bairro entenderão da necessidade de os manterem limpos, bem cuidados e sobretudo murados para evitar não só a proliferação de bichos, cobras e insetos rasteiros, como também para evitar a presença de marginais e outros oportunistas.
Grata.

Arlete Carvalho
São José dos Campos, SP


Projeto para modificação da lei de Uso do Solo - Sr. Prefeito de Ubatuba. O que podemos esperar de um secretário que vai a câmara discutir o projeto para modificação da lei de uso do solo, sem ao menos ter o conhecimento do projeto.
Lamentável a importância que essa secretária vem dando aos problemas de meio ambiente que esta destruindo a cidade de Ubatuba, seja pela falta de atuação junto a Cetesb para punir ou proibir a poluição dos rios de forma indiscriminada, ou seja, pela falta de atuação junto a policia florestal para punir os destruidores da mata.
A responsabilidade pelos atos de vandalismo contra a natureza deve ser do Sr. prefeito que nomeia a sua equipe e tem que cobrar os resultados.
No bairro Perequê-mirim um morro esta sendo destruído, no meia da mata derrubaram arvores e construíram barracos, provavelmente sem a menor
fiscalização das áreas competentes, os rios levam águas poluídas para a praia, a lavanderia SOMA polui o ar e o rio, e nada é feito!
Sr. Secretário, visite a cidade e identifique os pontos de destruição, crie uma linha direta com as associações de bairro, que podem levar ao seu conhecimento problemas do meio ambiente para que o Sr. possa tomar as medidas cabíveis e encaminha-las aos órgãos competentes.
Vamos defender o meio ambiente com entusiasmo, força e vontade de preservar o que ainda resta da mata atlântica.

Pascoal Spinelli Neto
Ubatuba, SP


Foto do Dia:
Praia da Caçandoca
Ubatuba
Praia da Caçandoca
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Disk Denúncia Polícia Militar Museu Caiçara

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor