Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 27 de março de 2003 - Nº 750 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Alerta: chuvas podem aumentar casos de dengue na região
   Gerenciamento Costeiro alcança consenso sobre zoneamento terrestre
   Juízes do Litoral Norte podem se beneficiar de escolta policial
   Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

Caraguatatuba:
   Temporal alaga 3 bairros de Caraguá
   Família perde roupa e alimentos
   Trânsito da Rio-Santos é desviado no Jetuba
   Violência contra menor cresce em Caraguá
   Grupo reclama de trânsito no litoral
   Banco do Povo beneficiou 226 pessoas em 2002
   O Núcleo do Artesanato em busca de resultados
   Gobetti faz Moção para Presidente da Câmara dos Deputados
   Ruas ganham novos nomes em Caraguá
   Pastor Anderson é o novo líder do prefeito na Câmara
   XV de Caraguá abre inscrições para Torneio de Futebol de Campo

Ilhabela:
   Câmara aprova contas de ex-prefeita com restrições

São Sebastião:
   Jovem é espancada e estuprada na Olaria em São Sebastião
   Fugitivo de presídio é capturado na zona
   Judoca representa São Sebastião no Campeonato Brasileiro de Kata
   Empate classifica o Tebar para semifinais da 1ª Copa Integração
   Mulheres presas furtando supermercado e farmácia

Ubatuba:
   Novo secretário de Saúde de Ubatuba prioriza PSF
   Polícia Civil apreende pistola levada do Fórum de Ubatuba
   Roubo de armas pode ter sido desvendado
   Assaltante vai roubar, não acha dinheiro e leva lanche



Alerta: chuvas podem aumentar casos de dengue na região

Litoral Norte - As chuvas que têm castigado a região nos últimos dias estão preocupando os especialistas da Vigilância Epidemiológica das cidades do Litoral Norte. O excesso de água, se acompanhado de calor e de falta de consciência da população, pode levar ao crescimento do número de casos de dengue.
Apesar dos registros da doença estarem bem abaixo dos números do ano passado, os meses considerados mais críticos ainda não chegaram. Abril, maio e junho costumam acumular os maiores índices de dengue no Estado.
De acordo com a VE (Vigilância Epidemiológica) de São Sebastião, a cidade confirmou este ano apenas três casos. Se comparado a 2002, quando houve mais de mil registros na cidade, o número é bem menor.
Para Eduardo Eiras, diretor da VE, a queda nos números da doença está associada também ao trabalho de conscientização feito junto à população. “Agora são dois anos de conscientização. A população passou a conhecer a doença e suas responsabilidades.”
No entanto, ele não descarta a possibilidade de crescimento da doença na região por causa das chuvas. Como exemplo, ele lembrou que em 2001 a chuva começou a cair em outubro, o que antecipou a fase mais crítica da doença. “Quando chegou janeiro nós estávamos cheios de criadouros.” Por isso, ele ressalta que a população deve continuar alerta para não juntar água da chuva.
Da mesma opinião sobre a participação ativa da população, a diretora da VE de Ilhabela, Fabiana Cristina Gonçalves afirma que as pessoas não devem descuidar de possíveis focos, apesar do baixo número de registros este ano. “Com a dengue você tem que estar sempre atenta.” Ela também acredita que a doença pode crescer nos próximos meses, por causa do excesso de chuva.
O Litoral Norte ainda tem outra característica agravante no caso da dengue, de acordo com Fabiana. Por ser uma região turística, recebe pessoas de outras cidades, que também registraram índices elevados da doença, como Santos, por exemplo. Ela contou que Ilhabela teve 38 casos notificados este ano, sendo 15 descartados e apenas um confirmado. Outros 21 casos ainda estão sob suspeita e esperando a confirmação através de exame.
A cidade de Ubatuba teve apenas um caso confirmado em fevereiro. No entanto, a VE esclareceu que se trata de um caso importado. Uma moradora que passou férias na Bahia, voltou para a cidade com os sintomas, que foram confirmados através de exame.
Neiton Nogueria de Lima, coordenador do programa da dengue na cidade, afirmou que o acúmulo de água da chuva é motivo de preocupação. “Preocupa, mas ao mesmo tempo a gente está bem estruturado.” Ele contou que, além do trabalho de rotina, a coordenadoria quer realizar reuniões com diretores e coordenadores de escolas, para que a questão da doença seja inserida no conteúdo programático. Esta semana acontece também um treinamento para os 120 fun-cionários do PSF (Programa de Saúde da Família).
Caraguatatuba foi a única cidade da região que ainda não registrou nenhum caso de dengue este ano. Até o momento foram 54 notificações de suspeita, mas nenhuma positiva.
Prevenção - A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) esteve ontem em nove quarteirões da região central de São Sebastião, aplicando inseticida nas casas para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Antonio José Dias Carvalho de Santana, da equipe da Sucen, explicou que o trabalho estava sendo realizado porque um caso de suspeita de dengue foi registrado na rua Armando Sales de Oliveira. Por isso, o inseticida foi aplicado num raio de 500 metros do local.
Eiras, diretor da VE do município, explicou que o trabalho de prevenção da dengue deve ser sempre realizado em caso de suspeita. “Todo trabalho é feito na suspeita e não na confirmação. Se você não fizer na suspeita esse mosquito pode estar procriando.” (Fonte: Imprensa Livre)

Gerenciamento Costeiro alcança consenso sobre zoneamento terrestre

Litoral Norte - O grupo de setorial do Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte conseguiu consenso sobre o zoneamento terrestre da região. A medida ocorreu durante dois últimos dias de reuniões em Ilhabela. O grupo é formado por representantes do governo do Estado, das quatro prefeituras e da sociedade civil organizada.
Durante as reuniões, o grupo elaborou minuta do zoneamento terrestre, sob os aspectos ecológico e econômico da região. “Este fato significou importante avanço”, comemora um dos membros do grupo, Teo Balieiro, vice-presidente da Federação Pró-costa Atlântica, entidade que reúne associações de bairros da Costa Sul de São Sebastião.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente apresentou a proposta da minuta que foi discutida pelo grupo. Segundo Balieiro, alguns aspectos foram alterados, após análises. A minuta visa regulamentar a Lei Estadual do Gerenciamento Costeiro, que prevê zonas de restrição ambiental de 1 a 5, a primeira a mais restritiva.
De acordo com a minuta elaborada, a zona 1 abrange o entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, com extensões diferenciadas, conforme a caracterização de cada área, porque há locais já degradados pela ocupação urbana. A zona 1 envolve também outras unidades de conservação, como nascentes de corpos d’água. O Parque Estadual foi considerado “zona 1 especial”.
O grupo ainda não decidiu sobre o zoneamento marinho. Balieiro explica que a Secretaria Estadual também apresentou proposta para este assunto, mas o documento não contempla áreas chamadas de transição, como praias, costões e mangues. Assim, a secretaria vai apresentar nova proposta.
Martinus Filet, funcionário da Secretaria Estadual, também considera que as reuniões em Ilhabela foram muito produtivas. Ele explica que além do zoneamento marinho a ser definido, todo assunto deverá ser apresentado às prefeituras, antes de uma audiência pública.
Estiveram presentes às reuniões representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, das Secretarias de Meio Ambiente de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela, além das instituições não governamentais AL-Norte, Federação Pró-Costa Atlântica, Associação Sócio Ambiental de Ubatuba, Faculdades Módulo, Fundespa, Rotary Clube de Ilhabela, OAB de Caraguatatuba, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela e Mopress. (Fonte: Imprensa Livre)

Juízes do Litoral Norte podem se beneficiar de escolta policial

Litoral Norte - Os quatro juízes do Litoral Norte poderão se beneficiar de escolta policial. O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou proteção pessoal a todos os magistrados do Estado que atuem na Vara de Execução Penal, independente de pertencer a regiões e cidades pequenas, que não abrigam penitenciárias.
O Vale do Paraíba e Litoral Nortetêm 24 juízes e o Estado conta com 300 magistrados. Juízes da região não quiseram informar se irão fazer uso da escolta pessoal, até por medida de segurança. A determinação é que o próprio juiz entre em contato com o comando das companhias da Polícia Militar , para solicitar proteção.
Os juízes podem optar ou não pela escolta 24 horas por dia. O sistema de segurança inclui o policiamento reforçado nos fóruns e a escolta no caminho do trabalho para casa, na ida e na volta.
A juíza Adriana Andrade Pessi, de Caraguatatuba, disse que a região não sofre os problemas que ocorrem em grandes centros e ela espera que continue assim. Já o juiz Fernando Eduardo Diegues Diniz, de São Sebastião, informou que todas as providências necessárias para garantir a segurança dos magistrados locais serão tomadas. O juiz de Ubatuba, José Carlos de França Carvalho Neto, não quis se manifestar sobre o assunto.
Sem escolta - O juiz Josué Vilela Pimentel, da Vara Distrital de Ilhabela, disse que não anda com escolta. Nem mesmo há policiamento fixo na porta do Fórum. “Logo que cheguei à cidade, em fevereiro de 2000, os responsáveis pela Polícia Militar local solicitaram o soldado que guardava o prédio, alegando falta de efetivo. Nunca mais tivemos outro policial”. Mas não se mostra preocupado por acreditar que não está no grupo mais vulnerável, dos juizes das Varas de Execução Criminal – caso dos dois magistrados assassinados recentemente.
Pimentel comentou que soube dos casos pelos jornais. Até agora, a única manifestação que recebeu do Tribunal de Justiça foi um fax, que solicitava dados sobre o efetivo policial em frente ao Fórum. “Temos nossos funcionários, que respondem pela vigia no turno da noite, mas de PMs até agora, nada”, disse.
A proteção pessoal aos juízes foi determinada pelo Tribunal de Justiça após o assassinato de Antônio José Machado Dias, magistrado de Presidente Prudente, morto a tiros após deixar o fórum da cidade.
O esquema foi colocado à disposição dos magistrados e não sofreu modificações mesmo após a morte de Alexandre Martins de Castro Filho, 32 anos, juiz da Vara de Execuções Penais, assassinado anteontem no Espírito Santo.
Efetivo reduzido - Se cada um dos 300 juízes do Estado de São Paulo optar por escolta 24 horas, a Polícia Militar deverá dispor de 600 homens para atuar, uma vez que eles sempre trabalham em dupla.
Com a falta de efetivo que se encontra a corporação em todo o Estado, segundo sociedades organizadas, ficará difícil atender a esta demanda extra.
A ONU (Organização das Nações Unidas) estabelece que o ideal é um policial para cada 250 habitantes. (Fonte: Imprensa Livre)

Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

Litoral Norte - Hoje, dia 27 de março, ocorre a primeira reunião do CBH-LN de 2003, com posse dos novos representantes e eleição da nova coordenação do Comitê. Além disso serão aprovadas as datas e regras para apresentação de projetos que solicitem recursos do FEHIDRO. A reunião terá início às 9:30 com previsão de duração até às 17:00h. Acontecer na Pousada das Cachoeiras, no Sertão da Quina em Ubatuba (o acesso ao local é bem sinalizado). A pauta da reunião segue abaixo:

10:00h - Abertura - Prefeito Paulo Ramos e demais autoridades da mesa
10:30h - Aprovação da ata da reunião anterior
10:45h - Deliberação que dá posse aos representantes para o biênio 2003-2005
11:10h - Deliberação que aprova a nova versão do Estatuto que altera a representação do segmento Estado
11:30h - Posse dos demais membros do segmento Estado
11:45h - Eleição da nova coordenação do CBH-LN: Presidência, Vice-Presidência, Secretaria Executiva e definição dos membros das 3 Câmaras Técnicas - CT-PAI, CT-SAN, CT-TEA por parte dos representantes da Sociedade Civil e Estado.
12:30h- Posse da nova coordenação
12: 40h- Deliberação que altera a numeração das Deliberações anteriores.
12:45h - Ratificação da Deliberação 6/99 (antiga 2/99), que destina recursos para a PMU tendo em vista a implantação de ETE na Picinguaba.
13:00h - Almoço e passeio
14:30h - Deliberação que altera as regras para financiamento de projetos com recursos do FEHIDRO.
15:30h - Definição do valor e dos prazos para entrada de projetos que pleitearão recursos em 2003.
16:00h - Proposta de criação da Comissão Permanente de acompanhamento da Qualidade da Água e eleição do representante do CBH-LN - Denise Formaggia.
16:30h - Eleição dos representantes do CBH-LN junto ao Fórum Paulista de CBHs.
16:45h - Discussão do Plano de Trabalho do CBH-LN para 2003.
17:30h - Encerramento (Fonte: CBH-LN)

Temporal alaga 3 bairros de Caraguá
Casas de Massaguaçu, Capricórnio e Jetuba são invadidas pelas águas; alagamento afeta a Rio-Santos

Caraguatatuba - Três bairros de Caraguá ficaram parcialmente alagados em razão da forte chuva que atingiu o município na noite da última terça-feira. Pelo menos dez casas foram atingidas pelas águas. As famílias perderam roupas, móveis e alimentos e apesar dos estragos não quiseram ser removidas das casas, segundo a Defesa Civil.
Os bairros mais afetados foram Massaguaçu, Capricórnio e Jetuba --onde a água subiu mais de um metro. A rodovia Rio-Santos ficou alagada entre 1h e 6h. O trânsito teve que ser desviado ontem. Apenas caminhões e ônibus conseguiam passar trecho.
Segundo o presidente da Defesa Civil, Oduvaldo Romano, durante a madrugada foi registrado um índice pluviométrico de 80 milímetros na região norte e 45,5 milímetros na região central.
"A situação é preocupante pois para a mudança do estado de observação para atenção é necessário um índice acumulado de 120 milímetros em três dias de chuva", disse Romano.
Segundo ele, foi intensificado o trabalho de vigilância nas áreas de risco de deslizamento de terra e alagamento. As equipes da Defesa Civil estarão atuando nos locais 24 horas. "Vamos analisar as condições das casas alagadas. A intensa chuva e a maré alta colaboram para os alagamentos das residências", disse.
O município tem 13 pontos considerados críticos em dias de chuva onde moram cerca de 250 famílias.
No final de semana, duas famílias dos bairros Morro do Algodão e Perequê-Mirim foram removidas às pressas de casa após a chuva. Em Ubatuba, na semana passada, uma mulher morreu afogada quando tentava atravessar um córrego.
ASSISTÊNCIA - Durante a madrugada, vários moradores ficam "ilhados" dentro das casas. Alguns usaram canoas para deixar as residências. Os córregos e valas da região transbordaram. Ontem, as pessoas passaram o dia limpando as casas e retirando os móveis e roupas que estragaram com a água.
Na tarde de ontem, a Divisão de Assistência Social da Prefeitura de Caraguá entregou várias cestas básicas e peças de roupas para as famílias atingidas pelas águas. A prefeitura informou que dará assistência às famílias prejudicadas.
Em Ubatuba, a chuva também foi intensa, mas sem ocorrências. O índice pluviométrico do período foi de 54 milímetros. Em São Sebastião e Ilhabela também não ocorreram incidentes devido às chuvas.
PREVISÃO DE TEMPO - As áreas de instabilidade vão deixar o céu nublado com pontos isolados de chuvas no decorrer do dia em toda região, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) de Cachoeira Paulista. As temperaturas previstas para o Litoral Norte são mínima 22ªC e máxima 26ªC, Vale do Paraíba mínima 20ªC e máxima 27ªC e Serra da Mantiqueira mínima 14ªC e máxima 21ªC. (Fonte: ValeParaibano)

Família perde roupa e alimentos

Caraguatatuba - As famílias da região norte de Caraguá perderam móveis, roupas e objetos pessoais com a chuva. A água subiu mais de um metro dentro das residências, segundo os moradores.
O pedreiro Marcelo Ferreira dos Santos, 35 anos, disse que perdeu todas as roupas, móveis e alimentos. Ele está em Caraguá há 10 dias. O pedreiro veio de Recife (PE) e está na cidade com a mulher e três filhos em busca de uma vida melhor.
"Não esperava essa tragédia pois tinha a esperança de construir um novo futuro para minha família na cidade."
Santos afirmou que ontem era o seu primeiro dia de serviço em uma obra, mas a construção foi suspensa devivo à chuva.
O pedreiro Luiz Carlos de Jesus, 38 anos, disse que sua família ficou ilhada dentro de casa durante toda a madrugada. Ele mora com a mulher e dois filhos próximo de um córrego no bairro Massaguaçu.
"A água subiu mais de um metro dentro e atingiu o sofá, roupas, guarda-roupa e alimentos. Conseguimos salvar apenas alguns objetos." (Fonte: ValeParaibano)

Trânsito da Rio-Santos é desviado no Jetuba

Caraguatatuba - A rodovia Rio-Santos ficou alagada no trecho entre os bairros Massaguaçu e Capricórnio por causa da chuva que atingiu a região na madrugada de ontem. Entre 1h e 6h de ontem somente ônibus e caminhões conseguiam trafegar pelo local. A Polícia Rodoviária Estadual desviou o trânsito sentido bairro-centro na região do Jetuba. Segundo a Defesa Civil, a água invadiu toda a pista impedindo a passagem de carros de passeio e motocicletas. O motoristas continuavam usando o acesso alternativo até as 20h de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Violência contra menor cresce em Caraguá

Caraguatatuba - O Conselho Tutelar de Caraguatatuba registrou aumento no número de ocorrências de violência contra crianças e adolescentes entre os meses de janeiro e fevereiro.
O número de ocorrências de abuso sexual dobrou de dois para quatro no mês passado em relação a janeiro. Casos de negligência subiram de 12 para 26.
Segundo a coordenadora do Conselho Tutelar de Caraguá, Leila do Carmo Becker, em fevereiro foram denunciados cinco casos de espancamentos contra três de janeiro. São crianças vítimas de vizinhos, parentes e até dos próprios pais. "É necessário um cuidado maior dos responsáveis para evitar que as crianças sejam vítimas dos adultos", disse.
Leila afirmou que na maioria dos casos as crianças têm entre 6 e 16 anos. Nesses casos a denúncia é encaminhada para a polícia.
"O número de ocorrência é considerado elevado, mas sabemos que ainda muitos casos não são denunciados", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo reclama de trânsito no litoral

Caraguatatuba - Comerciantes da avenida Miguel Varlez, no centro de Caraguatatuba, fizeram um abaixo-assinado contra as mudanças no trânsito realizadas pela prefeitura. Segundo ele, as alterações provocaram uma queda no faturamento de 30% a 50%.
Cerca de 100 comerciantes e consumidores aderiram ao abaixo-assinado, que foi entregue à Comissão de Assuntos Relevantes do Comércio da Câmara de Caraguá.
Desde dezembro, os motoristas que seguem sentido centro-trevo pela avenida Miguel Varlez são obrigados a fazer um retorno pelas avenidas Prestes Maia e Rio de Janeiro, não passando em frente de pelo menos 18 estabelecimentos comerciais. Antes a avenida era mão dupla.
"Os motoristas deixam de passar na avenida e vão comprar em outros estabelecimentos. Na temporada o problema se agrava pois todo o trânsito da região é desviado para avenida da Praia", disse a comerciante Sônia Maria de Moraes.
O presidente da Comissão, vereador Omar Kazon (PL), disse que vai solicitar à prefeitura a modificação do sistema viário no local.
A Divisão de Trânsito informou que na terça-feira haverá uma reunião com a comissão para a apresentação de um estudo sobre o trânsito no local. (Fonte: ValeParaibano)

Banco do Povo beneficiou 226 pessoas em 2002

Caraguatatuba - O Banco do Povo de Caraguatatuba apresentou, na Segunda-feira, dia 24, um relatório do desempenho em 2002, detalhando o volume de recursos liberados e o número de pessoas beneficiadas. No ano passado foram liberados recursos na ordem de R$ 166.595,75, beneficiando um total de 226 pessoas. O Banco do Povo libera financiamentos que pode variar de R$ 200,00 a R$ 5 mil com prazo de pagamento que vai de 6 a 18 meses. O Banco do Povo é uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Caraguatatuba.
Dos empréstimos liberados o ano passado, 79% foram destinados ao mercado informal( pessoas que não possuíam firmas registradas) e 21% para o mercado forma(firma constituída). Um total de 52% dos recursos foram liberados atividade comercial, 46% para prestação de serviços e 2% para produção. Para investimento fixo (compra de equipamentos e ferramentas) foram destinados 73% dos financiamentos. Para capital de giro(compra de mercadorias e matéria prima) foram 14% e para investimento misto, 13%.
Segundo o relatório apresentado pelo Banco do povo, 58% dos recursos foram liberados para pessoas do sexo masculino e 42% para mulheres. Com relação a escolaridade dos pessoas que obtiveram os financiamentos: 46% tinham o primeiro grau, 41% o segundo grau e, 13% curso superior. Acredita-se que, a liberação dos R$ 166 mil resultaram na geração de 33 novos empregos no município.
Conseguir financiamento no Banco do povo é muito simples. Segundo a agente de crédito, Vanessa Rodrigues, basta apenas procurar a agência instalada na rua Taubaté, 520, no bairro do Sumaré, com os documentos de identidade, cic e comprovante de residência, caso a pessoa não possua firma. É preciso estar atuando no mercado informal pelo menos há seis meses e apresentar uma pessoa como avalista. Quem possui firma tem apresentar as documentações normais como as inscrições estadual e municipal.
Vanessa explicou que o banco não libera dinheiro para pagamento de dívidas. “ Aquele que tem aprovado a liberação do crédito, precisa apresentar um orçamento para compra de mercadorias, produtos ou equipamentos para que os cheques sejam liberados em nome das firmas”, detalhou ela. A liberação dos recursos é rápida. O juro cobrado é de 1% ao mês. (Fonte: PMC)

O Núcleo do Artesanato em busca de resultados

Caraguatatuba - O Projeto Empreender foi desenvolvido inicialmente por 3 associações comerciais e industriais do estado de Santa Catarina, Blumenau, Brusque e Joinville, com o apoio do Governo Alemão, através da HWK - Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, a partir de 1991, foi embrião do Projeto Empreender. As primeiras associações comerciais e industriais participantes, com suporte da HWK, criaram uma entidade, a Fundação Empreender, para desenvolver a metodologia e disseminá-la no Brasil e na América Latina. O resultado obtido por esta experiência inicial levou a FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina) e o SEBRAE/SC com o apoio financeiro do SEBRAE/Nacional, a partir de 1997, implantar em outros municípios do Estado. A partir de 1999, o SEBRAE/Nacional e a CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil), iniciaram a implantação piloto do projeto empreender em mais 7 Estados brasileiros: AL, BA, MA, MG, PE, PR e CE. Ao final de 2001, o projeto encontrava-se implantado em 210 Municípios, de 8 Estados, beneficiando diretamente 12.183 micro e pequenas empresas, distribuídas em 901 Núcleos Setoriais. A partir de 2002, iniciou-se a expansão do Empreender para todas as 27 unidades da Federação com a meta de atingir mais 650 municípios e beneficiar outras 32.500 Micro e Pequenas Empresas, em 3.250 Núcleos Setoriais.
O núcleo de artesanato, através do projeto empreender em Caraguatatuba, tem como objetivo a criação da Casa do Artesão de Caraguatatuba como base para a formação futura da cooperativa dos artesãos de Caraguatatuba.
Definido o objetivo é desenvolvido um planejamento que inclui várias etapas de desenvolvimento como a reorganização do núcleo de artesanato com 16 oficinas (reorganização elaborada pelo artesão Juliano) que se compromete com o projeto empreender e em seguida é definido um projeto para o cadastramento e classificação das oficinas de artesanato em Caraguatatuba (Projeto sob responsabilidade do artesão Daniel).
Este projeto inicial será apresentado a FUNDACC para a criação de um livro com o mapeamento do artesanato regional identificando a quantidade de artesãos bem como a classificação do artesanato.
O projeto deverá estar pronto em 28 de março de 2003 onde será submetido à avaliação do núcleo para aprovação e então será encaminhado para a FUNDACC.
Após a aprovação do projeto junto à FUNDACC será dada início à catalogação dos artesãos e em seguida a busca por patrocinadores para a edição do livro.
O núcleo é composto pelas oficinas: Maria Fernanda B. Ribeiro; Rosa M. Rita B. Gonçalves; Ana Paula Maria dos Santos; Daniel Foyoz de Moraes; Maria de Lourdes Marques Ribeiro; Betty Thaler, Andreas Thaler; Juliano Junqueira; Eduardo; Camila; Zal; Valéria; Carlos Dezontine; Paulo Eras; Dathy Eras; Carlos e Mari.
Venha, participe, somente unidos podemos crescer e superar dificuldades.
Para maiores informações entre em contato com o coordenador do projeto.
Cesar Francisco Ribeiro Neto - Consultor e Coordenador do Projeto Empreender de Caraguatatuba. Tel.: 3883-1303 (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba)
Email cneto2@ieg.com.br
Site: http://www.geocites.com/crneto2000


Gobetti faz Moção para Presidente da Câmara dos Deputados

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), homenageou com uma Moção de Congratulações, o Presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília, João Paulo Cunha (PT/SP), por sua eleição ao comando do mais alto posto do Legislativo nacional. A Moção tem uma razão especial; João Paulo Cunha é nascido em Caraguatatuba.
O atual Presidente da Câmara dos Deputados, o Deputado Federal João Paulo Cunha (PT) nasceu em Caraguatatuba, no dia 6 de junho de 1958, vivendo até os seus 3 anos de idade, quando mudou-se, juntamente com toda a família, para Andirá, no Estado do Paraná, pois o pai foi gerenciar uma Beneficiadora de Café.
João Paulo Cunha morou na rua Dr. Altino Arantes e sua família trabalhou no comércio, com uma loja que vendia artigos de praia. Este fato é motivo de grande orgulho para os cidadãos desta cidade, que tem agora um filho natural seu no planalto de Brasília.
Por causa disso o presidente Gobetti viu a necessidade de homenagear este filho tão ilustre que ocupa importantíssimo cargo na Capital Federal. Além da Moção, Gobetti está analisando a possibilidade de convidar João Paulo Cunha, seja para a entrega da singela homenagem ou para a realização de uma palestra, nas galerias do Parlamento Municipal. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ruas ganham novos nomes em Caraguá

Caraguatatuba - A 8ª Sessão Ordinária semanal, da Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada na terça-feira, dia 25 de março, aprovou novos nomes para algumas vias públicas da cidade. Nesta mesma sessão, foi aprovada outra denominação de rua, em Regime de Urgência, de autoria do Vereador Nílson Lopes da Silva - Nézão (PPS).
Na Ordem do Dia da sessão semanal, constavam apenas 4 projetos, todos denominação de nome de rua, de autoria dos Vereadores Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), Aurimar Mansano (PTB), Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PTB) e Celso Pereira - Celsinho (PSDB).
Destes, apenas os 2 últimos foram votados, com a troca da ordem de votação sendo aprovada pelos Parlamentares. De autoria do Vereador AG Pereira, foi aprovada a correção da identificação da via púbica denominada Jorge Burihan e do Vereador Celso Pereira, a denominação de Thomaz Totti, patriarca de uma das famílias mais antigas e tradicionais da zona norte de Caraguatatuba, para o trecho da rua Tourinhos no bairro do Massaguaçu.
Em Regime de Urgência foi aprovado projeto do Vereador Nílson Lopes da Silva - Nézão (PPS), que denomina a ponte que liga o bairro do Rio do Ouro com a comunidade identificada por Ilha do Sol, com o nome de Marina Bueno de Barros. A ponte, uma antiga reivindicação daquela comunidade, foi conseguida graças ao esforço do Vereador Nézão, junto ao prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), que deverá inaugurá-la no próximo mês, durante as festividades de aniversário do município.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 4 projetos, além da discussão e votação de 4 Moções. No intervalo foram lidas 30 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pastor Anderson é o novo líder do prefeito na Câmara

Caraguatatuba - O Vereador Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, é o mais novo líder do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) no Parlamento Municipal. O ofício foi protocolado esta semana e lido na Sessão Ordinária semanal de ontem, terça-feira, dia 25 de março.
O Pastor Anderson está ocupando a vaga deixada pelo Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - Baduca (PL), que oficializou sua saída na última semana, através de um ofício, reclamando do atendimento dado pelo Prefeito a ele e aos Parlamentares locais.
Baduca informou no ofício que não fará mais parte da bancada de sustentação do prefeito, mantendo uma linha de equilíbrio, pois acredita que existe a oposição crítica e a situação interesseira, da qual não faz parte.
Além de Anderson, fará parte da liderança do prefeito no Parlamento o Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia, ex-presidente desta Casa de Leis e fiel partidário do Chefe do Executivo, na função de Vice-líder.
Para o Pastor a tarefa é importantíssima e mais do que árdua, pois se assemelha aos trabalhos de Hércules. "Vou experimentar o que sempre sonhei ser além da Vereança, ser líder do prefeito Antonio Carlos. Alguns dizem que é um martírio; Outros dizem que o fardo é pesado demais. Vamos constatar com o decorrer do tempo", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

XV de Caraguá abre inscrições para Torneio de Futebol de Campo

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições pra o Torneio Aniversário de Caraguatatuba – Categoria de Base promovido pelo Esporte Clube XV de Caraguá e Quibinho Promoções.
O torneio será realizado em quatro dias, terá início em 18 de abril e é disputado em quatro categorias: fraldinha (até 10 anos), pré-mirim (11 e 12 anos), mirim (13 e 14 anos) e iniciante (15 e 16 anos).
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 9141-5313, com o presidente do Clube José Carlos de Oliveira, o “Quibinho”.
Subida - O Esporte Clube XV de Caraguá subiu para a série B1 do Campeonato Paulista após a desistência do Garça Futebol Clube, que em 2002 disputou a série A3 e caiu para a B1.
Com isso, o XV teve a chance de retornar para essa série e agora e está em fase preparatória para o Campeonato Paulista com a estréia marcada para o dia 6 de abril.
Segundo o presidente do clube, na administração passada o XV tinha caído para a série B2. “É merecido porque o XV teve um acesso para a A3, voltou para a B1, mas não pode participar por não ter arquibancadas suficientes no campo. No ano passado a equipe caiu para a B2”.
Em janeiro deste ano foi eleita a nova diretoria do clube. “ A nossa meta é formar uma equipe para subir, disputar o Campeonato Paulista e já que vamos participar, queremos subir”, afirma o presidente do XV.
Junto com José Carlos assumiram: Nerli do Amaral, como vice-presidente; Edinho Mosquito, técnico da equipe; Cláudio Vicente, preparador físico; Silvio Barbosa, 1º Secretário; Erineu Mendes de Souza, como diretor de patrimônio; Salomão Santa Branca, diretor de futebol e mais outras seis pessoas integram esta equipe.
“Assumimos a presidência em janeiro e estamos trabalhando com dificuldades porque não temos o apoio do comércio regional. No nosso time tem garotos da |Ilhabela, São Sebastião e Caraguá, estamos abrindo as portas para o litoral |Norte e estamos pedindo que as cidades nos apóiem através dos poderes Legislativo, Executivo e do Comércio”, desabafa o presidente. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara aprova contas de ex-prefeita com restrições

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou na segunda-feira as contas referentes ao ano 2000 da Prefeitura. Aprovou com ressalvas, apontadas pela Comissão de Finanças e Orçamento. O vereador Luiz Antonio dos Santos (PSL), o Luiz Lobo, presidente da comissão de Finanças e Orçamento, frisou que suas ressalvas estão relacionadas com 11 erros apontados pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na administração da ex-prefeita, Nilce Signorini.
Segundo os auditores do TCE os erros da professora Nilce vão desde o não cumprimento de prazos para a entrega de documentos da Educação até a sua própria remuneração, “paga a maior”, segundo o documento.
Outras falhas apontadas são a falta de transparência, por não realizar au-diências públicas trimestralmente para a Saúde, e o não cumprimento de pagamentos pela ordem cronológica de entrada das notas fiscais, como determinam leis federais que tratam sobre o assunto. (veja resumo do documento apresentado pelos auditores no box).
Depois das explicações da ex-prefeita, o TCE analisou os documentos apresentados por ela e resolveu aprovar as contas, reservando algumas matérias, que deixou pendentes para um estudo mais detalhado, seja pelo seu próprio corpo de auditores, seja pelos especialistas do Poder Judiciário.
A atitude serviu de parâmetro para a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal. Luiz Lobo justificou em plenário: “achamos por bem emitir também, a exemplo do TCE, um parecer favorável à aprovação das contas do exercício de 2000. Mas reservamos o direito de fazê-lo com ressalvas para as matérias ainda pendentes de apreciação pelo Judiciário e pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”
O vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT), o professor Catolé parabenizou a Comissão pelo parecer apropriado. “O que a Câmara de Ilhabela está aprovando hoje é o que o Tribunal de Contas também aprovou”. E aproveitou também para lançar farpas na administração Manoel Marcos: “a atual administração está incorrendo no mesmo erro que a passada, uma vez que não vem realizando audiências trimestrais referentes à Saúde”.
TCE aponta irregularidades - O processo TC – 2622/026/00, de autoria dos auditores do Tribunal de Contas do Estado, apontou 11 erros na condução das finanças públicas no ano de 2000. Depois de apresentados documentos pela ex-prefeita Nilce Signorini, voltou atrás e aprovou as contas do município, em 11 de junho de 2002. Veja um resumo delas, apresentadas pela Comissão de Finanças e Orçamento na segunda-feira:
Dívida Ativa – os recebimentos atingiram somente 4,32% do montante apurado;
Despesas com Ensino – não atendimento quanto ao prazo para entrega de documentação junto ao Tribunal de Contas nas despesas com Ensino, não atendimento ao que está disposto no caput do artigo 60 do ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias), com aplicação 56,68%, 14,17% dos recursos para manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e falta de formalização de Termo de Convênio para municipalização do ensino;
Despesas com pessoal – No segundo quadrimestre de 2000 superou o limite disposto no artigo 71 da Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo necessário, à época, alertar a Prefeitura Municipal para reduzir as suas despesas de pessoal até o limite da Receita Corrente Líquida daquele quadrimestre;
Remuneração dos Agentes Políticos – Remuneração paga a maior à prefeita municipal e ao vice-prefeito;
Despesas com Saúde – Os saldos financeiros do Fundo Municipal de Saúde não estavam de modo individualizados nos Balanços Financeiros e Patrimoniais, contrariando, portanto, a Lei de Responsabilidade Fiscal em seu artigo 50, inciso I, falta de audiências públicas trimestrais na Câmara para apresentar e discutir o Relatório Financeiro e operacional da Saúde, em desacordo com o artigo 12, da Lei 8.689 de 1993 e a falta de Parecer sobre as contas do Fundo pelo Conselho Municipal;
Despesas com Precatórios – Não apresentação do necessário mapa de precatórios relativo ao exercício examinado;
Despesas com Adiantamento – Dar fiel cumprimento à lei 804/99, que dispõe sobre o regime de adiantamentos;
Licitações – Processo Licitatório nº 5.385/00, desprovido da necessidade de ser considerado como dispensa e inexibilidade, quando deveria ter sido objeto de Licitação;
Contratação de Empresa de Assessoria – Falta de demonstração de interesse público na contratação de terceiros para encaminhamento de projetos e convênios junto aos órgãos Federais;
Ordem Cronológica de Pagamentos – Relações mensais da ordem cronológica de pagamentos dos meses de fevereiro a dezembro de 2000, confeccionadas fora do modelo do Anexo 8, com omissão do número de parcelas de cada pagamento e a identificação dos recursos;
Transparência da Gestão Pública – Não realização de audiências públicas na forma prevista pelo artigo 12 da Lei Federal nº 8.689/69 (aplicação na Saúde). (Fonte: Imprensa Livre)

Jovem é espancada e estuprada na Olaria em São Sebastião

São Sebastião - G.P.F., 19 anos, foi espancada e estuprada no último dia 17, em uma casa no bairro da Olaria, em São Sebastião. A denúncia foi feita ontem na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) pelo pai da vítima, que está internada e impossibilitada de prestar depoimento. O suspeito do crime, E.R.P., 20 anos, é conhecido da família e se encontra foragido.
A vítima, que tentou até o suicídio no dia do crime, se encontra em estado de choque e sob tratamento psicológico. Conforme o relato na delegacia, por volta das 20h30, a vítima foi até a casa do acusado, pois é amiga da família.
Logo após o criminoso chegou da rua e começou a discutir com a vítima por ciúmes. Em seguida, relata o pai na polícia, ele arrastou G. para o banheiro, trancou a porta e começou a agredi-la com socos. Na seqüência, ele tirou a roupa de G. e a forçou a manter relação sexual.
Durante o crime, a vítima gritava por socorro e o acusado a agredia mais, chegando a respingar sangue dela na parede. Conforme o boletim de ocorrência, o suspeito disse que não iria limpar o sangue, pois tinha nojo e toda vez que olhasse para ele iria se lembrar da vítima.
Uma hora de terror - Este horror durou cerca de uma hora, relatou o pai na DDM. Neste período, a irmã do acusado, que também mora na casa, ficava batendo na porta do banheiro pedindo que seu irmão largasse a vítima. E. gritava para ninguém se meter.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o cunhado do acusado, que seria marido da irmã dele, também estava na casa e pedia para a esposa não se intrometer na confusão. O fato pode ser enquadrado como omissão de socorro, disse a polícia.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima vinha sendo ameaçada de morte há algum tempo. O acusado dizia que queria um filho dela e caso não aceitasse fazer sexo e engravidar, iria matá-la. Em dado momento do estupro, ele chegou a mostrar um revólver para intimidar a vítima.
O pai conduziu G. ao pronto-socorro, onde ela recebe acompanhamento médico. A vítima tentou o suicídio no mesmo dia do crime, cortando os pulsos. Este fato chegou a ser registrado no 1° Distrito Policial. O suspeito teria fugido para o Estado de Minas Gerais. Ele já tem passagens pela polícia por porte de entorpecentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Fugitivo de presídio é capturado na zona

São Sebastião - O ajudante A.M.S., 28 anos, fugitivo da penitenciária de Presidente Prudente, foi capturado na rua Amazonas, zona de prostituição de São Sebastião, na madrugada de ontem. Ele portava cinco gramas de maconha.
A Polícia Militar fazia patrulhamento na área, um dos locais que registra o maior número de ocorrências policiais na cidade, quando deparou com o ajudante em atitudes suspeitas.
Ao ser revistado, a polícia encontrou a droga em sua carteira. A pesquisa dos antecedentes criminais revelou que ele é foragido do presídio, desde 1996, onde cumpria pena por assalto e lesão corporal. A. foi recolhido na cadeia pública masculina local. (Fonte: Imprensa Livre)

Judoca representa São Sebastião no Campeonato Brasileiro de Kata

São Sebastião - O judoca de São Sebastião André Luiz Sturaro, 26 anos, representou a cidade no Kata - técnicas de ataque e defesa – no Campeonato Brasileiro Super Máster e Katas de Judô em Araraquara que aconteceu no final de semana.
Sturaro, 3º Dan, que também é monitor de judô das escolinhas da prefeitura, ficou em 17º lugar, disputando com mais 28 duplas, juntamente com o atleta de São José dos Campos Luiz Carlos.
A dupla treinou junta durante apenas uma semana, o que dificultou o entrosamento na execução dos movimentos. “Perdemos muitos pontos no quesito harmonia, porque não estávamos entrosados”, disse o atleta. “Mesmo assim foi bom participar porque pude ver o nível em que estão as equipes melhor classificadas e as re-giões que elas representam”.
O objetivo maior de André Sturaro são os jogos Regionais deste ano, que serão realizados em Pindamonhangaba, em julho. No ano passado o atleta foi bronze.
“Eu agradeço àqueles que direta ou indiretamente ajudaram para que pudesse participar desse campeonato (Brasileiro Super Máster). Não tive tempo hábil para treinar, mesmo assim a experiência foi muito enriquecedora e virá acrescentar conhecimentos para campeonatos futuros”. (Fonte: Imprensa Livre)

Empate classifica o Tebar para semifinais da 1ª Copa Integração

São Sebastião - A equipe do Tebar e o time Comunidade Presente/SME jogam por um empate para se classificar para as semifinais da 1ª Copa Integração de Futsal sub 18. As duas equipes são cabeças de chave com seis ponto cada.
Hoje terá mais uma rodada do campeonato no Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Serão duas partidas, sendo que na primeira, às 20h30, o Esporte Clube Indaiá, que tem três pontos na tabela de classificação, enfrenta o Tebar. No jogo seguinte, às 21h30, a equipe Projeto Futuro joga contra o time Projeto Integração.
Rodadas Anteriores - Na rodada anterior o Tebar venceu as duas partidas, na primeira derrotou o Olímpica Sports por 4 X 2, com gols de Marcos Tadeu (3) e Jessé e na partida de sexta-feira goleou o SER Poiares em 8 X 1 com gols de Leandro (3); Diogo Queiroz (2); Jessé, Marcos Tadeu e Ricardo Rosa.
A equipe Projeto Integração venceu o time Indaiá por 8 X 4.
A 1ª Copa Integração de Futsal é promovida pelo 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguatatuba, Licaf e Escola Estadual Colônia dos Pescadores. Colaboram com o evento: Auto Posto Joti; Auto Vitras; Castilho e Gobetti; Tani Borracharia; Século XXI; Lima Letras; Trans 70; W.S.I. e Expressão Caiçara. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulheres presas furtando supermercado e farmácia

São Sebastião - Duas mulheres foram presas em flagrante em dois casos de furto ocorrido em um supermercado e uma farmácia, ambos no Centro de São Sebastião.
Na noite de segunda-feira, a dona de casa E.S.M., 30 anos, foi flagrada saindo do supermercado com um xampu e pasta de dente na bolsa, sem pagar.
Já na farmácia, o furto aconteceu na tarde de ontem. A mulher H.G., 40 anos, foi interceptada pelo gerente, carregando vidros de vitamina e dois frascos de perfumes.
A Polícia Militar atendeu os dois casos, encaminhando-os ao 1° Distrito Policial, onde se registrou os crimes. As mulheres foram conduzidas à cadeia feminina de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Novo secretário de Saúde de Ubatuba prioriza PSF

Ubatuba - O novo secretário de saúde de Ubatuba, Carlos Fragnan, que assumiu a pasta na segunda-feira, quer incrementar o PSF (Programa de Saúde da Família). Com a experiência de diretor técnico da Santa Casa, ele pretende diminuir os atendimentos da rede básica no hospital, que é o único do município, e utilizá-lo mais para emergências.
Fragnan é formado pela Faculdade de Taubaté e foi diretor médico do hospital Água Funda (SP), atuou na superintendência do IAMSP (Instituto de Assistência Médica do Servidor Público do Estado), além do Hospital Modelo Tamandaré, na capital. Em Ubatuba há oito anos, no momento está passando por uma fase de transição da diretoria da Santa Casa para a Secretaria de Saúde.
Como principal problema na saúde da cidade, o secretário destacou a questão do financiamento. Para ele isto não é um ‘privilégio’ de Ubatuba, pois qualquer município depende de recursos estaduais e federais. Para o orçamento deste ano, Fragnan falou que cerca de R$ 12 milhões estão previstos. “Não é pouco dinheiro, mas também não é suficiente”. Por isso também seu interesse em priorizar o PSF, que é uma forma de minimizar gastos e melhorar a qualidade de vida das pessoas, trabalhando com prevenção.
Outro objetivo do secretário é concluir as obras da Santa Casa e do Posto de Saúde da Maranduba. O hospital atende a cerca de 300 pacientes por dia. Na temporada este número chega a dobrar. Dos atendimentos, Fragnan esclareceu que 95% dos casos são feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Sua experiência como diretor técnico do hospital vai servir como base e parceria para diminuir os problemas do município. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Civil apreende pistola levada do Fórum de Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba apreendeu na manhã de ontem duas pistolas 380 e 635 e munições, em uma casa no bairro Pedreira, além de mais armas, 250 gramas de maconha e 53 pedras de crack. Cinco pessoas foram detidas.
Há suspeita que uma das armas faça parte do arsenal levado do Fórum de Ubatuba, na semana passada. Cerca de 300 armas, entre fuzis e metralhadoras foram levadas do setor.
O delegado Eduardo Cembranelli, que investiga o furto, disse que a partir do crime no Fórum, o setor iniciou uma série de investigações para identificar a autoria e recuperar as armas.
Na manhã de ontem, com um mandado de busca e apreensão a polícia foi vistoriar uma casa suspeita de abrigar criminosos e as armas.
Conforme o delegado, não há confirmação, mas pelo menos uma das pistolas apreendidas, a 635, suspeita-se ser do furto no Fórum. Como ela está com a numeração raspada, somente a perícia poderá dar alguma informação.
Outras armas apreendidas foram uma espingarda de pressão com cano serrado e outras três de caça submarina. Na casa foram detidas cinco pessoas, incluindo um menor. Cembranelli não quis divulgar os nomes dos integrantes para não atrapalhar as investigações.
O delegado adiantou apenas que um dos suspeitos é foragido do presídio de Tremembé. Cembranelli ressaltou que as investigações prosseguem. “A polícia não vai descansar enquanto não recuperar o maior número possível de armas levadas do Fórum”, salientou.
O delegado também declarou que dentre o material apreendido há também revólver de brinquedo e réplica de armas. O número do armamento, divulgado pelo Fórum, de 300, é questionado por Cembranelli. Ele explicou que o setor não tem um controle preciso das que já foram devolvidas para os respectivos donos, portanto, este número pode ser menor.
Além desta pistola, um outro revólver calibre 38, apreendido na última semana, também pode integrar o armamento levado. O grupo preso foi indiciado por formação de quadrilha, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e receptação. (Fonte: Imprensa Livre)

Roubo de armas pode ter sido desvendado

Ubatuba - A polícia de Ubatuba, litoral norte, apreendeu ontem cinco armas que podem ter sido furtadas do Fórum da cidade, no último dia 17. Dois homens e uma mulher foram presos. Eles estavam com uma pistola 380 milímetros, uma arma para a caça submarina e três arpões de pesca submarina. O material passará pela perícia. (Fonte: JT/Estadão)

Assaltante vai roubar, não acha dinheiro e leva lanche

Ubatuba - Um assaltante foi roubar o supervisor de área, R.T.G., 23 anos, na madrugada de ontem, na rua Maria Alves, no Centro de Ubatuba. Como a vítima estava sem dinheiro, ele levou dois lanches que o supervisor carregava.
A vítima caminhava pela rua quando foi abordada pelo assaltante armado, que exigiu dinheiro. O supervisor disse que estava “duro”. Sem opção o ladrão se contentou em levar o lanche, fugindo para rumo ignorado. A vítima avisou a Polícia Militar. (Fonte: Imprensa Livre)


Foto do Dia:
Praia de Ubatumirim
Ubatuba
Praia de Ubatumirim
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Disk Denúncia Polícia Militar Museu Caiçara

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor