Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 01 de abril de 2003 - Nº 753 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Cinco pessoas são executadas no final de semana do Litoral Norte
   Escolas da região recebem kits da Bandeirante Energia
   UNDIME-SP realiza eleiçoes

Caraguatatuba:
   Três homens são executados no mesmo bairro em Caraguá
   Prefeito já admite nova candidatura
   Caraguá ganha rádio FM com música e programas jornalísticos
   Prefeitura pode embargar hoje as obras em condomínio da Mococa
   Procon dá palestra em escola no Dia da Família
   Caraguá tem programação esportiva no aniversário
   Torneio de Futsal Integração começa dia 20
   Prefeitura faz mutirão em bairros de Caraguá
   Fundacc abre inscrições para curso de computação
   Executivo quer revogação de doação de área para Sabesp
   Comissão do Comércio se reúne com chefe do Ditran

Ilhabela:
   Pier licenciado pela prefeitura da Ilha é autuado pela Polícia Ambiental
   Ilhabela confirma segundo caso de dengue autóctone este ano

São Sebastião:
   Tebar cumpre exigências e consegue barrar interdição
   Tebar cumpre exigências na última hora e obtém licença precária
   Saúde ganha verba para dar continuidade a projetos anti-Aids
   São Sebastião discute segurança

Ubatuba:
   Pavimentação em Ubatuba gera polêmica
   Alunos de Ubatuba obtêm certificado de Cambridge
   Trabalho em aldeia de Ubatuba pode ser tema de cartilha
   Itamambuca reuniu feras do surfe paulistano no Circuito Maresia

   Carta do Leitor



Cinco pessoas são executadas no final de semana do Litoral Norte

Litoral Norte - Cinco pessoas foram executadas com tiros na cabeça no final de semana, que registrou maior número de homicídios do ano no Litoral Norte. Três mortes aconteceram no Perequê-Mirim, o bairro mais violento de Caraguatatuba, em um espaço de quatro horas. As outras duas ocorreram na Costa Sul de São Sebastião e Ilhabela.
O Perequê-Mirim teve sua primeira morte por volta das 22h30 de sábado, na rua Januário Paulino Ferreira. A vítima, o comerciante Roque José Barbosa, 66 anos, foi assassinado dentro de seu bar. Ele morava nos fundos do estabelecimento. Um sobrinho contou à polícia que estava na casa quando ouviu os tiros. Ele correu e encontrou o tio caído no chão, todo ensangüentado.
Cerca de três horas depois, na rua Nossa Senhora Aparecida, a polícia encontrou o corpo de Claudemir Vilela de Oliveira, 45 anos, conhecido por “Bola”. Ele era procurado da Justiça e tinha passagens policiais por vários crimes. “Bola” seria suspeito de matar Edgard Vieira Martins, 44 anos, que fazia lotação clandestina, e foi assassinado em frente à padaria da Rodoviária, em fevereiro último.
Uma hora depois da morte de “Bola”, na avenida José da Costa Pinheiro, a principal do bairro, foi localizado o corpo do pedreiro José Jorge Júnior, 27 anos, morto na rua. Ele morava sozinho no mesmo bairro. Os crimes são investigados no 1° Distrito Policial, que ainda não tem autoria. Os três foram mortos com armas de calibre 38 e à queima-roupa.
Justiceiro? - O delegado titular da cidade, Fábio de Carvalho Joaquim, afirmou que as três mortes no Perequê-Mirim não têm relação com a hipótese de um “justiceiro” agindo na cidade. Ele também declarou que não iria mais dar informações sobre ação de extermínio em Caraguatatuba. “Criou-se muita polêmica em cima disso”, justificou.
A possibilidade de um “justiceiro” estar agindo em Caraguatatuba chegou a ser levantada por Joaquim. Esta hipótese foi totalmente descartada pelo delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho. Para ele, este tipo de criminoso tem outra forma de agir.
“Este bairro é perigoso”, alerta morador do bairro
O morador do Perequê-Mirim, R.B., alerta sobre o perigo do bairro, que se tornou o “mais feio e perigoso” de Caraguatatuba. “Todo mundo anda armado e as pessoas têm medo de sair nas ruas. Não temos mais sossego”, desabafa. Para ele, o bairro precisa urgente de mais policiamento e de uma “limpeza” de crimes.
R.B. acredita que a morte de Roque foi vingança ou assalto, uma vez que ele seria uma pessoa de bem no bairro. O morador acredita que as mortes no bairro não tiveram relação uma com outra.
A delegada Maria Amélia de Moraes Giubin, que investiga os crimes, acredita que as mortes, embora tenham ocorrido no mesmo bairro e na mesma noite, foram casos isolados.
Sobre o fato do bairro ser violento, a delegada disse que a Polícia Civil está se empenhando, fazendo rondas constantes na região. (Fonte: Imprensa Livre)

Escolas da região recebem kits da Bandeirante Energia

Litoral Norte - Serão beneficiados alunos de 1ª a 4ª séries das escolas EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, em Caraguatatuba, e EMEF Guiomar Aparecida de Souza, em São Sebastião.
O Projeto Bandeirante Comunidade Educação é feito em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, que tem como tema “O Futuro da Vida: Ambientes Saudáveis para as Crianças”. A idéia é conscientizar os estudantes sobre o problema representado pela cárie dentária e pela doença periodontal (de gengiva), que ocorrem entre 50% e 99% das pessoas na maioria das comunidades em todo o mundo.
Durante a entrega dos kits - composto de uma revista, um dedoche (fantoche de dedo), uma escova e um tubinho de creme dental -, profissionais ligados à área de saúde farão palestras para incentivar os alunos a realizarem corretamente a escovação dos dentes, além de outras medidas destinadas a conservar a saúde bucal.
Hoje, os kits serão entregues na escola do bairro Casa Branca, em Caraguá, a partir das 15h, e no dia 10, os beneficiados serão os alunos do bairro Boiçucanga, em São Sebastião. A entrega será as 10h. (Fonte: Imprensa Livre)

UNDIME-SP realiza eleiçoes

Litoral Norte - No último dia 28 de março, sexta feira, realizou-se na cidade de Taboão da Serra, município integrante da grande São Paulo, o Fórum Estadual da UNDIME-SP.
A UNDIME - União dos Dirigentes Municipais de Educação é uma entidade que representa os Secretários municipais de educação, e que busca discutir assuntos de interesse da educação e sua melhoria constante.
O evento teve como objetivo a reforma estatutária da UNDIME bem como a adaptação ao estatuto da UNDIME Nacional e principalmente as novas eleições para o biênio 2003-2004.
O Professor João Medeiros de Sá Filho, Secretário Municipal de Taboão da Serra foi eleito presidente.
A Professora Vera Hilst, ex Secretária de Educação de São Sebastião, presidente da UNDIME na gestão 2001-2003, foi eleita integrante do Conselho de Representantes, com a função de representar o Estado de São Paulo junto a UNDIME NACIONAL, recebendo também homenagens e moção de congratulações por sua gestão frente a UNDIME-SP.
O relatório de gestão do período 2001-2003, foi aprovado por unanimidade em reunião do dia 11 de março p.passado, tendo também sido apresentado no Fórum com total aprovação.
Como representante regional foi eleito o Professor Antonio Cornélio de Morais Filho, Secretário de Educação de Ilhabela, tendo como suplente a Professora Roseli Morila, de Caraguatatuba.
A Secretária de Educação de São Sebastião, Professora Irmã Sanches Altamiro bem como representante da Prefeitura de Ubatuba participaram do evento.
Na região, a UNDIME realizou o Programa de Capacitação de Secretários Municipais de Educação - o PRASEM III, realizado em novembro de 2001, com a presença de mais de 500 secretários municipais. Também se consolidou a prática de reuniões mensais entre os Secretários de Educação da região para tratar e discutir de assuntos comuns.
Telefones para contato: Professora Vera Hilst 9715-6715 - Professor Antonio Cornélio de Morais Filho - 9142-5660. (Fonte: Divulgação)

Três homens são executados no mesmo bairro em Caraguá
Vítimas foram mortas com tiros na cabeça em um intervalo de cinco horas; crimes geram clima de medo

Caraguatatuba - Três pessoas foram executadas com tiros na cabeça no final de semana no bairro do Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. Os crimes aconteceram em menos de cinco horas e em ruas próximas. Uma das vítimas tinha passagem na polícia por tráfico.
As mortes geraram um clima de medo entre os moradores. Este ano, foram registrados 24 homicídios na cidade, segundo o IML (Instituto Médico Legal). Somente em março, seriam 9 mortes violentas.
A Polícia Civil deslocou três equipes para o bairro para investigar os casos.
A primeira vítima foi o comerciante Roque José Barbosa, 67 anos, morador da rua Januário Paulino Ferreira. Por volta das 22h30 de sábado, um homem teria entrado em seu bar e efetuado dois disparos.
À 1h25 de domingo, o pintor Claudemir Vilela Oliveira, 28 anos, foi executado com três tiros na cabeça, na rua Nossa Senhora Aparecida. Ele tinha antecedentes de tráfico.
A última vítima foi o desempregado José Jorge Júnior, 28 anos, que foi morto com quatro tiros na cabeça. A vítima estava na avenida José da Costa Pinheiro Júnior, às 2h45, próximo ao local do primeiro crime.
A delegada da 1º Distrito Policial de Caraguá, Maria Amélia de Moraes, disse que desconhece uma suposta relação entre os três casos.
"Estamos apurando todas as possibilidades pois os crimes aconteceram em um pequeno intervalo de tempo", disse.
A Polícia Civil não revelou o modelo e o calibre das armas usadas nos crimes.
MEDO - Os familiares do comerciante assassinado disseram que estão assustados.
"Toda a família está abalada. Ele (Barbosa) era amigo de todos e não tinha inimigos", disse uma sobrinha da vítima, que não quis se identificar.
A comerciante T.V., 39 anos, afirmou que pretende mudar do bairro por causa da violência. Ela disse que ouviu vários disparos na noite dos crimes.
"Consigo dormir somente a base de calmantes e não saio de casa depois que escure", disse.
O Litoral Norte registrou mais dois homicídios no final de semana --em Ilhabela e São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito já admite nova candidatura

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva (PSDB), admitiu ontem pela primeira vez a possibilidade de disputar as prefeituras de Jacareí ou de Lorena no próximo ano. A liderança tucana nos dois municípios agendaram reuniões com o prefeito para formalizar o convite.
Reeleito em Caraguá em 2000, ele possui estreita ligação com Jacareí, onde nasceu, e Lorena, onde morou por muitos anos e atuou como empresário. Até então, Antonio Carlos negava qualquer possibilidade de se candidatar em outros municípios.
Impossibilitado de disputar nova reeleição em Caraguá, a candidatura para o Executivo de outra cidade seria uma forma de se manter em evidência na política regional.
O prefeito de Lorena, Aloísio Vieira (PSDB), enfrenta a mesma situação. Reeleito em 2000, ele já manifestou desejo de concorrer à sucessão municipal na vizinha Cruzeiro.
Segundo a legislação, prefeitos que quiserem disputar o Executivo de outros municípios têm que mudar o domicílio eleitoral um ano antes do pleito e se afastar do cargo até abril do próximo ano.
"Meu objetivo hoje é concluir meu mandato em Caraguá, mas fico honrado com esse convite do PSDB de Lorena e de Jacareí. Vou conversar com os dirigentes e estudar esse assunto com calma", disse o tucano.
Segundo Antonio Carlos, uma possível candidatura dependeria do apoio do PSDB e da população. "Ninguém é candidato de si só e preciso saber que apoio teria nessas cidades."
O presidente do diretório do PSDB de Jacareí, Pedro Zanone, que planeja se encontrar com Antônio Carlos esta semana, disse que o prefeito de Caraguá é a prioridade do partido para a sucessão em Jacareí.
Já o presidente do diretório tucano de Lorena, Wander da Silva Pereira, afirmou que Antonio Carlos seria um nome forte para manter a hegemonia do PSDB no município. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá ganha rádio FM com música e programas jornalísticos

Caraguatatuba - A partir de 11 de abril Caraguatatuba ganha uma nova sintonia para entreter e informar as cidades do Litoral Norte.
A rádio Caraguá FM estará pronta para entrar no ar a partir do próximo dia 11 de abril e contará com uma tecnologia de última geração.
Além das antenas e transmissores instaladas no alto do morro do Jardim Forest, a rádio dispõe de toda estrutura técnica para garantir o melhor do som nos seus 89,5 Mhz.
O estúdio vai funcionar no 2º piso do Caraguá Praia Shopping e toda a dinâmica e operacionalidade poderão ser apreciadas pelos visitantes do shopping.
Um dos objetivos da rádio, de acordo com sua direção, é solidificar-se como a melhor opção de informação, música e entretenimento do Litoral Norte.
A rádio deve se destacar pela produção de programas regionais, com muita interação e participação do ouvinte e ainda pela exibição de programas jornalísticos e esportivos da Jovem Pan, através de uma parceria firmada entre as duas rádios.
Esse convênio integra a Caraguá FM à Jovem Pan Sat, rede nacional com mais de 80 emissoras e 17 milhões de ouvintes em todo o país.
Através da Jovem Pan Sat, a Caraguá FM receberá notícias via satélite de acontecimentos nacionais e internacionais, como coberturas de eventos esportivos, fatos inéditos e informações recentes de diversos assuntos.
Os proprietários da rádio informaram que a programação jornalística não se aterá apenas aos noticiários nacionais e não informaram o custo para a implantação da emissora.
Na grade está previsto um programa jornalístico entre as 8h às 9h30, com o noticiário regional. Nesse programa os ouvintes também poderão participar, com entradas ao vivo.
Os proprietários não quiserem divulgar o investimento para o projeto da rádio, mas asseguraram que é o maior, em termos de radiodifusão, já realizado na região. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura pode embargar hoje as obras em condomínio da Mococa

Caraguatatuba - A Secretaria de Habitação e Urbanismo de Caraguatatuba poderá embargar ainda hoje as obras do condomínio Porto Fino, na praia Mococa. No último sábado, quiosqueiros, turistas e militantes políticos deram um ‘abraço’ no condomínio e cantaram o hino nacional demonstrando o descontentamento com a obra, que estaria causando perdas e danos aos que sobrevivem da única praia ‘virgem’ de Caraguatatuba.
O secretário de Urbanismo Leandro Borella disse que a obra está sendo embargada até que a Bevilacqua Engenharia, responsável pela construção, apresente licença do DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais) com aprovação do IBAMA para intervenções na vegetação de restinga situada na área de reservas ecológicas. Também estão sendo pedidos os certificados do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), órgão da Secretaria da Habitação do Estado, e a aprovação dos projetos por esse órgão.
O arquiteto Eduardo Bevilacqua, que foi secretário de Urbanismo entre 2001 e 2002, explicou que a obra tem aprovação de órgãos municipais, estaduais e federais, como Marinha, IBAMA e outros necessários e que esta é uma área particular que terá uma ocupação ordenada.
“O que realmente precisa na Mococa é de uma reurbanização da praia e a regularização dos quiosques, porque teremos uma ocupação ordenada, sem prédios e com estacionamentos adequados”.
O muro de 50 cm de altura que cerca os 32.000m² do terreno está a 50 metros da praia. Em maio de 2002, o Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) proibiu qualquer construção até 300 metros do quebra-mar, mas a obra foi aprovada antes de 2002.
As ruas de acesso à praia estão com muitos buracos e lama, fazendo com que os carros dos turistas atolem e impedindo o acesso de caminhões distribuidores para os quiosques.
“Há três semanas não tenho condições de trabalhar no meu quiosque porque os turistas não conseguem chegar de carro e não recebo mercadoria”, reclama a quiosqueira Débora Nunes Sampaio Monteiro.
Bevilacqua explica que a mureta tem a finalidade de preservar a área que será reflorestada, visto que nos finais de semana cerca de mil carros estacionavam na área que pertence ao condomínio. “Enquanto a vegetação não atingir a altura necessária, manteremos a mureta”. Ele acrescentou ainda que a rua de entrada da praia, prejudicada com a passagem das máquinas da obra, está sendo melhorada.
Manifestação - No protesto de sábado os militantes do PV levantaram faixas com dizeres como: ‘A praia é direito de todos’. Ontem, eles se reuniram para encaminhar uma ação civil pública pedindo a paralisação da obra, a recuperação da área e a reabertura da rua que dá acesso à praia.
O deputado estadual Padre Afonso, que recebeu abaixo-assinado com mais de mil assinaturas, prometeu entrar com uma ação de repúdio na Assembléia Legislativa, além de tomar outras providências para paralisar a obra.
O condomínio começou a ser planejado em 1998, mas somente em setembro de 2000 conseguiu aprovação da Secretaria Municipal de Urbanismo. O condomínio contará com 34 casas que serão construídas em 7.000m², equivalentes a pouco mais de 20% do terreno. (Fonte: Imprensa Livre)

Procon dá palestra em escola no Dia da Família
Orçamento doméstico é um dos assuntos a serem discutidos

Caraguatatuba - O Procon de Caraguatatuba irá participar do Dia Municipal da Família, na escola Municipal Prof. João Batista Gardelim nesta terça, 1º de abril, quando a data será comemorada em todas as escolas municipais. Irão participar do evento os familiares dos alunos e da comunidade escolar que serão convidados para diversas atividades e palestras. O Procon quer levar informações úteis às famílias, para que elas possam aplica-las no dia-a-dia.
O Procon vai promover um debate com os participantes para que sejam abordados os assuntos de maior interesse da família. Entre os assuntos que o Procon espera informar estão: orçamento doméstico, sociedade e cota de participação, título de capitalização, procedimentos ao ser abordado por vendedores, nos horários das 9h15 às 10h15 e das 15h às 16h. O Procon também vai falar de educação para o consumo, um projeto desenvolvido pelo nas escolas do Litoral Norte. Serão distribuídos materiais informativos sobre o assunto.
O projeto visa educar crianças para o consumo, para que conheçam desde cedo sobre os direitos e deveres do consumidor. “Quando as crianças estão informadas sobre um assunto elas acabam influenciando as pessoas da família sobre o que aprendeu na escola, além do mais estas crianças que aprendem hoje sobre os direitos do consumidor não precisarão recorrer ao Procon para se defenderem”, acredita a advogada Lucy Ferreira. (Fonte: PMC)

Caraguá tem programação esportiva no aniversário

Caraguatatuba - A secretaria de Esportes de Caraguatatuba-Secer, tem uma programação para o mês de abril, quando a cidade comemora 146 anos de emancipação político-administrativa. Vários campeonatos irão envolver centenas de pessoas da cidade e de outros municípios.
No próximo de 5, Caraguá vai sediar a primeira disputa da Liga do Vale de Voleibol, competindo com Mogi das Cruzes uma partida de basquete infantil na categoria 15/16 Feminino outra na Masculino, sendo uma às 10h e outra às 11h, no Ginásio Municipal Ubaldo Gonçalves-Cemug.
No domingo, 13 de abril, o Cemug estará aberto para a Copa de Natação da Cidade de Caraguatatuba, à partir das 8 horas. A copa é aberta a todos e as inscrições já estão abertas. Haverá entrega de medalhas e troféus aos participantes.
As inscrições estão abertas para a 3ª Copa Suceno no dia 19 de abril, às 8 horas, com partidas de Futsal, Volei e Basquete entre clubes, escolas e instituições. Haverá premiação com troféus e medalhas.
Uma Corrida Pedestre está marcada para o dia do aniversário da cidade, 20 de abril à partir das 9 horas, com saída do 1º quiosque após a ponte do Rio Santo Antonio, sentido Indaiá.
Outro evento esportivo marca as festividades de aniversário da cidade no dia 20 de abril, é a etapa final do Torneio de Futebol de Campo Amador com a participação de 42 clubes e entidades da cidade, com cerca de 500 pessoas. No Cemug às 15 horas.
No dia 26 de abril o Cemug vai sediar a final do Torneio Tiradentes de Futsal, com cerca de 300 pessoas, entre diversos comerciantes do município disputando acirradas partidas de futsal, à partir da 11 horas.
Atletas de Caraguá aguardam a tabela da Liga Paulista de Basquete para os jogos que também estão marcados para o mês de abril com a participação de diversas cidades da região disputando basquete Feminino e Masculino Infantil e Infanto-juvenil na categoria 17/18 anos. (Fonte: PMC)

Torneio de Futsal Integração começa dia 20

Caraguatatuba - A Secer-Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguatatuba dará início ao Torneio de Futsal Integração no dia 20 de março com a participação de representantes do comércio no município.
Os jogos acontecem nos dias 20, 25 e 27 de março e 1, 3, 10, 17, 24 e 29 de abril, no Ginásio do Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves.
Entre as equipes que irão disputar os jogos estão a Center Trevo, Nice Calçados, Coca-Cola, Shopping do Pão, Sabesp, Auto Posto Caraguá, Seller Magazine, Semar, Mecânica da Mata, Posto Bracar, Folha de São Paulo, Skol, Polícia Militar e Aldo Marmoaria. (Fonte: PMC)

Prefeitura faz mutirão em bairros de Caraguá

Caraguatatuba - Uma frente de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba está promovendo um mutirão de limpeza em diversos bairros do município. Desde a semana passada, uma equipe de 50 funcionários está atuando no bairro Rio do Ouro, trabalho que deverá continuar até quarta-feira, dia 2 de abril.
Após o término do trabalho no Rio do Ouro, o mutirão irá acontecer no bairro Jaraguazinho e em seguida no Jardim Jaqueira. Após o mutirão neste bairros a equipe volta para o bairro Tinga.
Diversos bairros receberão a limpeza. As prefeituras regionais estarão coordenando mutirões em outros bairros da região sul e norte do município.
Bota-fora. A equipe de serviços municipais pede que os moradores colaborem e aproveitem a oportunidade, colocando todo tipo de entulho nas calçadas para que possam ser retirados pela equipe do mutirão. (Fonte: PMC)

Fundacc abre inscrições para curso de computação

Caraguatatuba - A Fundacc está recebendo inscrições para admitir em caráter temporário, professores para ministrar o curso livre de operador de computadores que tem início em abril, no Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte. Estão abertas também, as inscrições para os alunos interessados.As aulas acontecerão no período de 14 de abril a 22 de outubro, às segundas, quartas e sextas-feiras.
As inscrições dos alunos devem ser feitas entre os dias 31 de março a 11 de abril, na secretaria do Ceprolin no horário das 9 às 17 horas. O curso terá 250 horas, sendo 60 de estágio incluídas.Os alunos devem estar matriculados no 2º ano do ensino médio ou ter concluído o equivalente ao ensino médio. A idade mínima é de 16 anos, e as vagas são limitadas.Os documentos necessários são RG, comprovante de conclusão ou declaração da escola onde cursa, e comprovante de pagamento da taxa de matrícula.
Já para inscrever-se para ministrar as aulas, os interessados devem entregar currículo e competências, com graduação em nível superior com especialização ou ênfase em informática. Os interessados devem inscrever-se na Fundacc, munidos dos seguintes documentos: cópia de identidade e registro geral, e cadastro de pessoas físicas, comprovante de residência, inscrição junto ao INSS, curriculum, e cópia dos diplomas. A classificação obedecerá critérios como graduação, especialização, experiência e uma entrevista.
Mais informações pelos telefones (12) 3883 7555- Fundacc e (12) 3888-3888 - Ceprolin. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, centro. (Fonte: Fundacc)

Executivo quer revogação de doação de área para Sabesp

Caraguatatuba - O Executivo enviou projeto de lei, que será discutido e votado na 9ª Sessão Ordinária semanal, de 1º de abril, terça-feira, onde pede a revogação de desafetação de área para a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A revogação é requerida, visto que o Ministério Público entrou com Ação Civil Pública sobre o caso.
Segundo a mensagem do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), a área foi concedida à Sabesp, para a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto. A concessão da área foi por meio de sua desafetação, passando de bem público de uso comum para bem patrimonial do município.
A revogação se deve ao fato do Ministério Público mover Ação Civil Pública, o que culminou com a paralisação da concessão e conseqüente multa de R$ 1.000,00 (Hum Mil Reais) diários, no caso de desobediência.
Ainda na Ordem do Dia, a Mesa Diretora da Câmara elaborou Projeto de Decreto Legislativo, doando móveis em desuso para o Centro de Convivência da Terceira Idade - Estrela do Mar.
Outros projetos constam na Ordem do Dia. Do Vereador Valmir Gonçalves (PSDB), revogando Lei 897/2000 que denomina Praça das Crianças a área localizada no Loteamento Jardim Rio Santos, no bairro da Ponte Seca. Do Vereador Aurimar Mansano (PTB), denominando rua Sebastião Calixto de Souza a atual rua 11 no Jardim Porto Novo e finalizando, do Vereador Celso Pereira (PSDB), denominando rua João Levy Navarro a atual rua C, no bairro do Massaguaçu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Comissão do Comércio se reúne com chefe do Ditran

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes do Comércio (CAR), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, estará reunida às 11 horas de hoje, terça-feira, dia 1º de abril, na sede do Ditran (Divisão Municipal de Trânsito), para discutir as reclamações dos comerciantes da avenida Miguel Varlez. A reunião foi agendada há uma semana e será feita com o diretor do órgão, o Coronel Celso Rapacci.
No encontro a Comissão do Comércio, presidida pelo Vereador Omar Kazon (PL) e que tem como Relator o Vereador Pastor Anderson Bertoncini (PTB) e como membro o Parlamentar Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PTB), discutirá com o chefe do Trânsito o porque da mudança na mão de direção de uma única quadra da avenida Miguel Varlez, entre a avenida Prestes Maia e a rua Benedito Francisco Oliveira e as conseqüências disto no comércio daquela quadra.
Na semana passada a Comissão do Comércio esteve na avenida Miguel Varlez conversando com os comerciantes do setor que sofreu alteração sobre os prejuízos causados a eles. Estes comerciantes fizeram um abaixo-assinado, contendo mais de 100 assinaturas, pedindo uma solução quanto ao caso.
Com a alteração, quem vem pela Prestes Maia deverá cruzar a Miguel Varlez, contornando a avenida por trás e saindo na Benedito Francisco Oliveira no sentido centro-bairro ou entrar a direita no sentido bairro-centro. Quem está na Miguel Varlez deverá fazer o mesmo no sentido centro-bairro, mas poderá continuar em linha reta no sentido bairro-centro.
A reunião só não aconteceu na semana passada, pois o Coronel Rapacci estava num Congresso em Curitiba. Os membros da CAR esperam ter uma solução satisfatória quanto ao assunto, que vem causando prejuízos de até 60% aos comerciantes daquele setor.
Na última Sessão Ordinária semanal, foi aprovada a prorrogação do prazo da Comissão por mais 60 (sessenta) dias, com o período terminando em maio. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pier licenciado pela prefeitura da Ilha é autuado pela Polícia Ambiental

Ilhabela - A Polícia Ambiental descobriu, na quinta-feira, 29, um pier construído irregularmente no bairro Barra Velha, em Ilhabela. “Desde o início deste ano, este é o terceiro píer construído sem licenciamento estadual, embora todos com alvará expedidos pela Prefeitura de Ilhabela”, afirma o tenente Jamir Davi Junior, comandante da corporação São Sebastião/Ilhabela.
O tenente declara que este tipo de empreendimento requer Estudo de Impacto Ambiental, por ser considerado potencialmente poluidor, capaz de causar degradação ambiental. “Sua construção pode alterar a dinâmica das águas, erosão na orla marítima e alteração do aspecto paisagístico”.
Segundo ele, a proprietária do píer na Barra Velha é S.M.V.D., 25 anos. Ela foi multada em R$ 1.102,93 e deverá responder por crime ambiental, conforme explica o tenente.
Prefeito  - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, afirma que há muitos píeres na cidade, construídos ao longo de vários anos. Segundo ele, a prefeitura concede alvará, mediante aval da Câmara de Vereadores. “Em nossa lei, não há necessidade de licenciamento pelo Estado”. O prefeito diz que se baseia em resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) sobre píeres de pequeno a grande porte. Ontem, ele não soube citar o número da resolução.
“Estranho o fato da Polícia Ambiental estar agindo agora; a menos que a lei tenha mudado ou ainda que tenha faltado rigor e ocorrido omissão da Polícia Ambiental”, declara o prefeito. Mas ele disse que irá rever o assunto do licenciamento por órgãos do Estado. “Havendo necessidade, vamos começar a exigir”, disse.
DEPRN  - Renato Herrera, supervisor da equipe técnica do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais), em São Sebastião, confirma que as medidas e explicações do comando da Polícia Ambiental estão corretas. Ainda declara que a polícia está agindo sob orientação do DEPRN.
Segundo Herrera, a Resolução 4/2002, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, disciplina as estruturas de apoio a embarcações de pequeno, médio e grande porte. “Todas dependem de licenciamento estadual”.
Ele também cita que quando a obra é de médio e grande porte, os processos têm de ser submetidos ao Daia (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental). Ele declara que já expôs o assunto à Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.
“Há a licença federal, pela Capitania dos Portos, a estadual, pelo DEPRN e Daia, e a municipal, pela prefeitura”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela confirma segundo caso de dengue autóctone este ano

Ilhabela - A Secretaria de Saúde de Ilhabela confirmou o segundo caso de dengue autóctone neste ano. A vítima é um morador no bairro do Perequê, região central da cidade.
O município tem ainda 39 notificações, 22 suspeitas e 15 casos negativos da doença. Os agentes de saúde vão reforçar o monitoramento nos bairros ao redor do Perequê.
Com o registro do caso em Ilhabela, o Litoral Norte passa a ter seis casos positivos confirmados este ano.
O maior índice de casos confirmados na região foi registrado em São Sebastião, com três autóctones. Os pacientes foram picados pelo mosquito Aedes aegypti (foto), transmissor da doença, nos bairros Pontal da Cruz, Barequeçaba e Topolândia. A cidade tem ainda 61 casos suspeitos, 34 negativos e 24 aguardando resultado. Nos três primeiros meses de 2002, foram notificados 1.100 casos, com 466 positivos. No ano passado, São Sebastião foi o município que mais apresentou casos de dengue, com mais de 2.500 notificações.
Atualmente a cidade, que reduziu drásticamente a incidência da doença, conta com aproximadamente 100 agentes de saúde, trabalhando desde Boracéia (Costa Sul) até o Canto do Mar (Costa Norte).
Em Ubatuba foi registrado um caso importado. Já Caraguatatuba, de janeiro a março, não registrou nenhum caso de dengue.
Conjuntivite - Os números de casos de conjuntivite na região chegou aos 6.880 casos, contra 6.434 da última estatística. Mesmo com o aumento no número de confirmações, as secretarias de Saúde de Caraguatatuba e São Sebastião, têm percebido uma diminuição nas estatísticas semanais.
A cidade com maior número de casos confirmados é Caraguatatuba, com 4.079 pessoas atingidas. Entre os dias 1º e 24 de março foram registrados 3.832 casos. Já no acúmulado entre os dias 24 e 31 de março foram registrados mais 247 casos, totalizando 4.079 casos.
De acordo com informações da Vigilância Epidemio-lógica, os números registrados semanalmente vem diminuindo graças ao trabalho educativo dos agentes comunitários do PSF (Posto de Saúde da Família) e agentes de saúde.
Em segundo lugar está São Sebastião, onde o número de casos passou de 1.210 para 1.308 pessoas contaminadas, um aumento de aproximadamente 8,1% .
Ubatuba vem em seguida com 1.080 casos, de acordo com o balanço feito pela Vigilância Epidemiológica na última quinta-feira.
Ilhabela registrou um aumento de 28,26%, passando de 322 para 413 casos.
Caraguatatuba foi a primeira cidade a notificar os casos da doença. Depois da evolução dos casos de surto para epidemia, há cerca de três semanas, a notificação para a Vigilância Epidemiológica do Estado passou a ser obrigatória para todos os municípios. (Fonte: Imprensa Livre)

Tebar cumpre exigências e consegue barrar interdição
Prefeitura de São Sebastião ameaçava não renovar licença

São Sebastião - A Petrobras cumpriu as exigências da Prefeitura de São Sebastião para renovar a licença ambiental do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) e conseguiu impedir a interdição do local. O fechamento deveria ter ocorrido ontem.
A licença autoriza o funcionamento do terminal no município. A estatal se comprometeu a atender duas exigências da administração para obter o novo licenciamento. A prefeitura aguardava o cumprimento das exigências desde dezembro de 2002.
Uma delas é a de fornecer o número de funcionários que atuam no Tebar e a outra, a de contratar um técnico especializado para orientar sobre o plano de segurança do terminal.
O Tebar é o maior terminal da Petrobras no país. Ele é responsável por 55% do total de petróleo distribuído para o refino.
O acordo foi firmado em reunião à tarde entre o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), e representantes da Petrobras.
O prefeito informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que deu um prazo até a meia noite de ontem para a estatal entregar o relatório que informa se o atual quadro de trabalhadores é suficiente para manter a operação do terminal.
Caso essa exigência não fosse atendida, terminal seria interditado a qualquer momento. Hoje, o Tebar tem 730 funcionários, desses 130 são próprios e 600 terceirizados.
Segundo o prefeito, a Petrobras também deverá pagar hoje R$ 30 mil para a contratação de um técnico, que vai detalhar o plano de segurança para evitar acidentes e vazamentos no local.
OUTRO LADO - O coordenador de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Transpetro --subsidiária da Petrobras no trasnporte de petróleo e que responde pelo Tebar--, Rogério Picado, afirmou que entregou à noite o relatório sobre o número de funcionários do Tebar.
"Corremos bastante para entregar esse documento. Não queremos causar problemas porque sempre nos colocamos à disposição para cumprir a legislação."
Sobre o dinheiro para contratar o técnico, ele garantiu que o depósito será feito diretamente na conta da prefeitura.
O terminal distribui para quatro das mais importantes refinarias do país, ambas em São Paulo --Revap (Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos), Replan (Refinaria de Paulínia), Recap (Refinaria de Capuava, em Mauá) e a RPBC, em Cubatão. (Fonte: ValeParaibano)

Tebar cumpre exigências na última hora e obtém licença precária

São Sebastião - O Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, continua operando hoje, graças à “Licença Ambiental Provisória Extraordinária”. Isto porque até às 20 horas de ontem, prazo definido pelo prefeito Paulo Julião, a Transpetro/Petrobras cumpriu com a apresentação de exigências que estavam pendentes para a análise e concessão do licenciamento 2003/2005.
O prefeito ameaçou interditar o Tebar, à meia-noite de ontem, já que a licença 2000/2002, venceria neste horário e o Comdurb, em reunião na última quinta-feira, se manifestou pela não renovação da licença.
As exigências pendentes eram documentos que apontassem o número adequado de funcionários do Tebar e o pagamento de R$ 30 mil para a contratação de um especialista, que auxiliará as análises de uma série de documentos pelo Comdurb. Os conselheiros escolheram o especialista Walter Lazarine, que terá 30 dias úteis para concluir os trabalhos.
Taxa de licença - A Transpetro deve depositar hoje os R$ 30 mil na conta da prefeitura, por meio de um documento de arrecadação, referente à “taxa de licença provisória extraordinária”. O dinheiro só não foi depositado ontem porque o acordo entre a Transpetro/Petrobras e a prefeitura terminaram após o fechamento do expediente bancário.
Para firmar o acordo estiveram reunidos com o prefeito Paulo Julião, ontem, o gerente do Tebar, Luiz Alberto de Faria Franco, o coordenador da SMA (Secretaria de Meio Ambiente e Saúde) da Transperto, Rogério Migueis Picado, e o diretor municipal de Meio Ambiente Nivaldo Simões.
O gerente da Transpetro, em manifestação documentada ao Comdurb, havia dito que a exigência sobre a questão do contingente de funcionários do terminal era assunto de exclusiva competência da empresa, não cabendo ao município o assunto. Sobre o pagamento de especialista a serviço do Comdurb, o setor jurídico da Petrobras concluiu que não existe instrumento legal para o pagamento, mas que poderia ser resolvido por meio de cobrança emitida pela prefeitura, via taxa. A prefeitura argumentou não ter taxa específica para pagamento de especialista. Até sexta-feira-feira passada, era esta a situação.
Enfim, foi estabelecido o recolhimento por meio da taxa de licença provisória e a Transpetro acabou por informar que a empresa tem 156 funcionários próprios e 334 contratos temporários, número que varia conforme a necessidade, índice “adequado” segundo a empresa, mas que ainda será avaliado pelo Comdurb.
Ordem superior
Segundo o engenheiro Rogério Picado, foi o presidente da Transpetro, Mauro Orofino Campos, por intermédio do gerente geral da empresa, A-luísio Teles Ferreira, quem determinou o atendimento a todas as exigências da prefeitura de São Sebastião e do Comdurb, de forma imediata.
O prefeito, na sexta-feira, havia relatado, em fax enviado ao presidente da Transpetro, o impasse para o licenciamento do Tebar, e solicitou audiência. O prefeito também enviou ofícios sobre o caso ao presidente da Petrobras, senador José Eduardo Dutra, e ao diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Sebastião do Rego Barros. Nos documentos, Julião relatou que restaria à prefeitura interditar o Tebar, em razão da decisão do Comdurb em não renovar a licença.
Nivaldo Simões diz que a licença provisória será, a princípio, de 60 dias, tempo para a contratação dos especialistas, suas análises em 30 dias úteis e a decisão final do Comdurb.
Licenciamento - A licença ambiental ao Tebar é concedida pela prefeitura a cada dois anos. Na quinta-feira, o Comdurb votou pela não renovação do licenciamento. Pela lei municipal 848/92, criada por Paulo Julião, em gestão anterior, o Tebar não pode operar sem a licença.
A licença 2000/2002 já estaria vencida em dezembro do ano passado, mas o Comdurb prorrogou o prazo por falta de tempo para avaliar uma série de documentos da Petrobras, relativos ao cumprimento de exigências condicionadas à licença 2000/2002. A empresa entregou vários volumes de documentos, apenas dois anos depois, em dezembro de 2002, após notificada pela prefeitura.
Ainda em dezembro do ano passado, ao prorrogar o prazo, o Comdurb também deliberou pela contratação do especialista a fim de auxiliar na análise dos documentos da Petrobras. Especialista escolhido pelo conselho e pago pela Petrobras. Em razão da não contratação do especialista, e da falta de apresentação da exigência sobre a contingência operacional do Tebar, os documentos não foram avaliados e o Comdurb votou pela não renovação da licença.
Rigor - Ontem, o prefeito Paulo Julião, em reunião com os representantes da Transpetro, garantiu que iria determinar a interdição do terminal à meia-noite, se tudo não ficasse resolvido até às 20 horas. Nivaldo Simões considera que o Comdurb foi respeitado e que as definições, pelo menos por enquanto, são boas para todos os lados. “Estaremos à disposição do Comdurb para outros eventuais esclarecimentos”, disse Picado, quanto ao desenvolvimento das análises visando a licença definitiva 2003/2005.
O conselheiro, Luiz Tadeu de Oliveira, representante da OAB no Comdurb, após ser informado sobre a nova decisão, disse que a situação pode ter tomado bom encaminhamento. “Mas lamento o fato do Comdurb não ter sido convocado para reunião extraordinária, a fim de deliberar o assunto”. Segundo ele, apesar da licença que venceria à meia-noite de ontem, esta reunião poderia ocorre antes, a qualquer hora. (Fonte: Imprensa Livre)

Saúde ganha verba para dar continuidade a projetos anti-Aids

São Sebastião - A Secretaria da Saúde de São Sebastião vai receber R$ 153 mil para a implementar este ano os projetos de prevenção e combate à Aids e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
A verba foi liberada esta semana pelo Governo Federal para as 39 cidades que apresentaram projeto, intitulado de PAM (Plano de Ações e Metas). São 334 municípios com direito aos recursos.
O PAM da cidade foi aprovado no último dia 20 de março, pelo Ministério da Saúde.
Pelo não cumprimento de exigências do PNA (Programa Nacional de Aids), quase R$ 14 milhões deixaram de ser aplicados nas ações de tratamento e prevenção da doença nas cidades brasileiras.
O sistema, que passou a vigorar este ano, exige que as secretarias se habilitem na Coordenação Nacional de AIDS.
Para o período entre fevereiro e abril, o PNA havia reservado o repasse de R$ 18,7 milhões. Foram transferidos R$ 4,8 milhões, o correspondente a 18,8% dos recursos ou o atendimento de 17,82% da população.
A mudança na forma do repasse foi definida no ano passado. Desde que estejam habilitadas, secretarias municipais e estaduais recebem uma quantia, definida de acordo com metas previamente estipuladas.
Segundo o coordenador-adjunto do Programa Nacional DST-AIDS, Alexandre Granjeiro, o objetivo é descentralizar as ações e tornar mais ágil a aplicação de recursos.
“Com a alteração, o número dos municípios contemplados pelo programa passou de 150 para 411. Isso atende às mudanças do perfil da epidemia, que nos últimos anos apresenta uma tendência de ‘interiorização’. Esperamos que a situação se normalize até maio. Caso contrário a qualidade do programa corre risco de ser afetada”, destaca.
O coordenador disse que o atendimento a pacientes portadores do vírus HIV e o trabalho de prevenção contra a AIDS correm o risco de ser interrompidos nos próximos meses. A ameaça não é provocada pela falta de dinheiro, mas pela inadequação de secretarias municipais e estaduais de saúde às novas regras para repasse de recursos.
Programas - Com o dinheiro repassado ao Programa Municipal de Prevenção de DST-Aids, a Prefeitura de São Sebastião investirá em projetos como o controle de casos, traçando o perfil do portador, através da Vigilância Epidemiológica em DST/AIDS; a assistência social ao portador e ainda ações de educação e prevenção para a população em geral, através da captação de agentes comunitários do PSF (Posto de Saúde da Família), além de implementar a prevenção para os chamados profissionais do sexo.
O sociólogo Cláudio Monteiro, da equipe DST/AIDS, disse que a partir de maio será implantado nas escolas um programa de orientação aos alunos, professores e funcionários sobre o combate e prevenção das doenças.
“Essa verba foi uma vitória política para o município. O nosso projeto vem sendo realizado com sucesso. Somos a única cidade do Litoral Norte a conseguir o dinheiro”, comenta.
Atualmente São Sebastião tem 183 pessoas portadoras que estão em atendimento, sendo metade do sexo masculino e metade do sexo feminino. A maioria desses contágios aconteceu através de relação heterossexual e faixa etária de maior incidência está entre 20 e 40 anos.
“A cidade foi uma das pioneiras no trabalho anti-Aids na classe materno infantil. Desde 1996 nenhum caso foi registrado, graças ao pré-natal diferenciado”, finaliza o sociólogo.
Nessa verba não estão englobados a distribuição de medicamentos, preservativos e exames de laboratório, que recebem repasses específicos. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião discute segurança

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza na sexta-feira o 2º Fórum Regional de Segurança Pública. O evento é uma parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e deverá contar com a presença dos prefeitos do Litoral Norte e de Bertioga (SP).
Serão discutidos temas como segurança nos bairros mais populosos, criação de guardas municipais e migração desordenada. O assunto principal será a proposta de lançamento do programa "Viver Melhor", que visa mais qualidade de vida e segurança à região. O evento será às 9h, no Hotel Tambayba, em Maresias. (Fonte: ValeParaibano)

Pavimentação em Ubatuba gera polêmica

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba começou o asfaltamento de 57 ruas da região central da cidade sobre os paralelepípedos. A obra, avaliada em R$ 3,5 milhões, está causando polêmica.
Segundo o secretário de Obras, Jeriel da Silva Rocha, a pavimentação deverá ser concluída em um prazo de oito meses. "Vamos beneficiar a região mais frequentada pelos turistas colocando um piso asfáltico e novas bocas de lobo e sarjetas", disse.
A pavimentação inclui o trecho entre as avenidas Rio Grande do Sul, Liberdade, Salvador Corrêa e Dr. Esteves da Silva. A rua Professor Thomás Galhardo (principal via de acesso à região) também vai ser asfaltada.
O vereador Eduardo César (sem partido) disse que a obra é um desrespeito aos munícipes. "O Executivo deseja mudar a sua imagem somente perante aos turistas. Os moradores de vários bairros sofrem por causa do péssimo estado de conservação das ruas", disse.
Para o vereador Ricardo Barbosa (sem partido), o asfaltamento das ruas vai mudar o visual da região central. "A prefeitura tem o meu apoio na realização da obra. Temos que deixar a cidade atraente para os moradores e turistas", disse.
A comerciante Maria Braga afirmou que o asfalto vai colaborar no tráfego de veículos e bicicletas. "Os ciclistas têm dificuldades para transitar por causa dos paralelepípedos. Vamos ter uma região livre dos buracos", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos de Ubatuba obtêm certificado de Cambridge

Ubatuba - Oito alunos da escola de idiomas BP English, de Ubatuba, obtiveram o certificado PET (Preliminary English Test), concedido pela Cambridge University, após exames aplicados pela Cultura Inglesa de São Paulo.
O PET é um certificado de nível intermediário reconhecido em todo mundo, e por isto mesmo uma importante “ferramenta” para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, já que eles estariam aptos a manter conversações em inglês consideradas avançadas.
“É como se estes alunos agora tivessem uma carteira de motorista internacional”, diz a professora Ally Truram, que preparou os alunos por quatros meses para os exames realizados em novembro no ano passado, mas com os resultados divulgados somente em março.
Os exames testaram o conhecimento do idioma por meio de redação, diálogo e audição, avaliando as quatro principais habilidades dos alunos com o inglês - falar, ouvir, ler e escrever. Para conseguir o certificado foi necessário um aproveitamento de pelo menos 70% das questões aplicadas.
Os alunos que conquistaram o PET estudam inglês há pelo menos três anos. A BP English foi aberta em Ubatuba há aproximadamente quatro anos e tem cerca de 90 alunos, de acordo com seu diretor, Jorge Carolos Seabra Neves. (Fonte: Imprensa Livre)

Trabalho em aldeia de Ubatuba pode ser tema de cartilha

Ubatuba - O trabalho desenvolvido pela bióloga Nadege Riechelmann, na Aldeia Boa Vista, em Ubatuba, deve se transformar em uma cartilha de orien-tação para os indígenas. Atuando como voluntária no local há cerca de oito meses, ela e o engenheiro agrônomo Mateus Cembranelli criaram uma horta comunitária para a subsistência dos habitantes e iniciaram aulas de educação ambiental.
O contato com o grupo está servindo de base para a pesquisa da bióloga, que vai preparar uma cartilha que funcione como manual, escrito em português e guarani, e acompanhada de muitas ilustrações. A idéia é orientar os índios na plantação e dar dicas de saúde que sirvam para qualquer aldeia do país.
Nadege destacou que, para as aulas de educação ambiental e saúde, ela teve de se adaptar à cultura indígena. “A aula tem que ser diferente.”
Como exemplo, ela citou a utilização de folhas em remédios caseiros. São cerca de 30 crianças, auxiliadas por um índio, que traduz a aula para o guarani. No conteúdo, dicas de primeiros socorros e de plantação têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes da aldeia.
A horta comunitária, segundo Nadege, foi desenvolvida a partir da observação de deficiências no cardápio do grupo. A aldeia contava apenas com a criação de alguns animais e a plantação de mandioca e bananas. Para uma alimentação mais balanceada, foi verificada a necessidade de inclusão de hortaliças na alimentação. Além da horta, os índios ainda esperam pela construção de um açude, que vai possibilitar a criação de peixes. Para a obra, a instituição Cáritas, da Igreja Católica, investiu R$ 12 mil.
A bióloga contou também que auxilia os índios nos trabalhos de artesanato. Nas aulas de educação artística os temas também são voltados para o meio ambiente. O material utilizado é cedido por Nadege e pela prefeitura. “Tudo que eles precisam eu vejo na prefeitura.” Além disso, os índios coletam material da própria aldeia, como folhas secas, por exemplo.
Todo o artesanato do grupo é vendido na beira da estrada. Para ampliar as vendas e incentivar a arte do grupo, a aldeia aguarda a implantação de um projeto de turismo, que pretende construir uma casa de cultura para exposição e venda do artesanato, além de apresentações de dança.
De acordo com Marcos Siqueira, representante da Funai em Ubatuba, os trabalhos desenvolvidos na aldeia Boa Vista têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Ele ainda contou que a prefeitura iniciou a construção de duas salas na Escola Municipal Tembiguai, sendo uma de aula e outra equipada com computador, tv e vídeo.
A previsão é da obra ficar pronta em quatro meses. A escola tem 34 alunos, sendo quatro adultos, que estão sendo alfabetizados. Também estão sendo construídos uma cozinha e um pátio na escola.
“Apesar dos índios receberem bolsa-escola, vale gás e algumas doações, a horta vai melhorar a alimentação dos índios e desenvolver um trabalho de subsistência com as mulheres”, resumiu Siqueira.
Escola - No conteúdo programático da escola da aldeia, as aulas de guarani são desenvolvidas na 1ª e 2ª séries, enquanto o português começa a partir da 3ª série. Para ampliar a educação da aldeia, três professores indígenas estão sendo formados pela PUC de São Paulo. Eles serão responsáveis pela aulas no novo espaço. (Fonte: Imprensa Livre)

Itamambuca reuniu feras do surfe paulistano no Circuito Maresia

Ubatuba - No último final de semana a praia de Itamambuca, em Ubatuba, reuniu em suas areias surfistas da Zona Oeste de São Paulo na primeira etapa do Circuito Maresia SP Contest 2003.
Com ondas em torno de um metro de altura, melhorando no domingo quando o mar deu uma acertada na ondulação, a categoria open ZO foi definindo os finalistas e confirmando a boa fase do campeão Henrique Tricca. Entre disputas acirradas vários competidores não conseguiram os pontos necessários para as fases seguintes, ficando fora da disputa final.
Melhor para Cadu Piolho, Ricardo Capeletto, Henrique Tricca e Marcello “Morceguinho” Minutti, que por pouco tiraria o título das mãos de Tricca. Morceguinho faturou a Glasser Best Wave, com a maior nota do evento, 8 pontos, apresentando um surfe forte e preciso.
Seguindo o mesmo caminho do bicampeão open ZO, Diego Biston até que tentou na mesma categoria, mas foi na júnior que ele se saiu melhor, se consagrando como primeiro colocado nesta categoria.
Competindo pela primeira vez na vida, Igor Serra, 17 anos, faturou o vice-campeonato da categoria júnior e chamou para as próximas etapas outros competidores. “Essa oportunidade de competir entre nós é excelente, já que surfamos somente aos finais de semana”, comemorou.
Marcelo de Mello conquistou o título da categoria longboard. Com 20 anos de surfe, sendo 7 dedicados ao long, Mello comemorou na praia que freqüenta nos finais de semana. O vice-campeonato ficou com Alexandre Miranda, 32 anos.
Na open local, destinada aos surfistas de Ubatuba, Thiago Rabelo levou a melhor logo na primeira onda da final. “Foi um pouco difícil, mais dei sorte de pegar uma onda excelente e marcar 8 pontos. Acho o evento alucinante, principalmente pela oportunidade que eles dão para os locais”, disse o campeão.
A primeira etapa do Circuito Maresia SP Contest 2003 teve o patrocínio da Maresia Boardtech. Apoio: Quiet Flight; Brasil Boards; Universo Radical; Opanka; Prorider; Fu-Wax; BHS; Teccel; Pousada Todas as Luas; Bola de Neve; Turco Loco; Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Governo do Estado de São Paulo; Associação Ubatuba de Surf; Prefeitura de Ubatuba. A próxima etapa vai atender a galera da Zona Sul de São Paulo, e será realizada no Píer de Mongaguá, Litoral Sul, entre os dias 17 e 18 de maio. Os oito primeiros colocados da categoria Open Zona Oeste e os quatro da Júnior, Long e Open Local se enfrentam após a quinta etapa do campeonato em um confronto final que vai reunir os melhores de todas as estadas. O local e data ainda não foram definidos. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Por Falar em Loucura - “Que tempos são estes em que uma conversa sobre árvores é quase um crime, pois implica o silêncio sobre tantas injustiças?” (Bertolt Brecht ao voltar, nos anos 40, à sua Alemanha)
Após ser entrevistado pela Rádio Costa Azul, pelo amigo Dodinho, recebi tantos telefonemas sobre o assunto, que venho por este prestigioso Litoral Virtual, atender tais pedidos.
Segundo analistas, os EE.UU., preocupados com o abastecimento futuro de petróleo, que deverá escassear dentro de 30 a 40 anos, tinha planos para a Ásia Central. A antiga União Socialista Soviética (URSS), de olho nessa mesma reserva, invadiu o Afeganistão na vã tentativa de o conquistar. Bin Laden e seu ensandecido terrorismo das famosas Torres Gêmeas de N. York, deu de bandeja aos EE.UU. O Afeganistão, removendo assim o obstáculo para a passagem do futuro oleoduto que irá escoar a vasta bacia petrolífera da Ásia Central.
Usando Bin Laden, ou melhor, a ameaça de terrorismo, os EE. UU. taxaram os três países satânicos que abrigavam possíveis terroristas (Iraque, Irã e Coréia do Norte), enfatizando a necessidade de eliminar tais ameaças, a qualquer custo. O Iraque representará adição considerável de petróleo aos EE.UU, que passarão às Sete Irmãs (companhias de petróleo) para negociá-lo, mesmo que para tal use outra bandeira, e talvez alterando o equilíbrio alcançado pelos países produtores através da OPEP. A qualidade do petróleo dessa região é a melhor do mundo e está à flor da terra. E, sempre é bom lembrar, há um fator ponderável, a vaidade desmedida do conquistador, na embriaguez da vitória, de invadir o Irã.
É uma ilusão pensar que essa política surgiu com o atual presidente dos EE. UU. Ela foi formulada no tempo da Guerra Fria, passando pela Inglaterra. São coniventes. Outros países europeus que se alinharam à Coalizão tem governos de extrema direita, imperialistas, com interesses paralelos, mas serão os chacais do repasto, sobrando-lhes restos. E tantos ingleses como espanhóis que criticam Saddam pelo domínio sobre os curdos, têm minorias reclamando liberdade, diga-se IRA e ETA.
No Oriente, a China, com grande interesse comercial com os EE.UU, mostrou discreto protesto à guerra. O Japão e a Coréia do Sul, ainda com bases militares americanas, também alimentam interesses comerciais. A Coréia do Norte, a vilã, por enquanto fica em escaramuças.
Segundo os analistas o mundo não mais será o mesmo após a derrubada de Saddam. A presença norte-americana na Ásia Central mudará a relação comercial da região com a Rússia e com a França, que podem abalar ou pelo menos afetar toda a UE. Daí a preocupação de Blair com a ONU. Para a Inglaterra a UE é vital, já que Bush é primário, desmedidamente primitivo para encarar uma política global. É capaz que surjam discórdias no eixo Inglaterra-EE.UU. De qualquer forma o mundo que emergirá será bem diferente do atual. E a ONU? Grande interrogação.
Nesse contexto o Brasil terá dificuldades para levar à vante questões fundamentais contra o protecionismo comercial dos EE.UU. e da Europa, luta que a administração Lula vem se empenhando para aumentar as exportações. Os empréstimos se tornarão mais difíceis, a vinda de aplicações externas diminuirão radicalmente. Alguém já disse que essa guerra poderá levar o mundo a um colapso igual ao de 1929.

Flávio Girao Carvalho
Ubatuba, SP


Foto do Dia:
Praia do Sul - Ilha Anchieta
Ubatuba
Praia do Sul - Ilha Anchieta
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Disk Denúncia Polícia Militar Museu Caiçara

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor