Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de abril de 2003 - Nº 755 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Nautica Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Geração Independente é a campeã da Copa Litoral de Futsal Feminino

Caraguatatuba:
   Caraguá discute rotatória em avenida
   Caraguá Bike Week: lançamento para a imprensa será dia 10
   Prefeito sugere criação de agência regional de desenvolvimento
   Campanha para o mês das mães e dos Namorados
   Casa de Decoração é inaugurada em Caraguá
   Fundacc promove Curso Básico de Esperanto
   Fundacc comemora 146 Anos de Caraguá com muita festa
   Igreja católica promove curso para co-dependentes químicos
   Renovação Carismática se reúne este final de semana

Ilhabela:
   Ilhabela quer atrair alemães
   lhabela e São Sebastião podem receber vela na Olimpíada de 2012

São Sebastião:
   Polícia ambiental autua 2 em Maresias
   Petrobras treina pescador para ajudar em acidentes
   OAB lança campanha em São Sebastião
   Rafael Souto vence 1ª etapa do Circuito Bertioguense de Surfe

Ubatuba:
   57 ruas do centro serão asfaltadas
   Estrada abre novas perspectivas para o município
   Creche da Pedreira vai atender 80 crianças
   Futebol internacional em Ubatuba
   Poupatempo é solicitado em Ubatuba
   Transporte coletivo: concorrência em fase final
   Ubatuba vibra com os melhores do triatlon
   Projeto Cidadão é reconhecido
   Fundação mantém lojinha de artesanato, literatura e música

   Carta do Leitor



Geração Independente é a campeã da Copa Litoral de Futsal Feminino

Litoral Norte - A Copa Litoral Norte de Futsal Feminino – Troféu Maria Rosemary de Macedo chegou ao fim e a equipe de Caraguatatuba, Geração Independente, sagrou-se campeã ao golear o Tebar A em 9 a 0. Os gols foram marcados por Adriana (3); Fábia (2), Daborah (2) e Gá (2).
Segundo o técnico da equipe vice-campeã, Rogério Cozendey da Silva, o Bolinha, foi o time reserva que disputou esta final porque suas atletas tinham participado de uma partida de futebol de campo às 15h do mesmo dia.
Esse jogo foi válido pelo 6º Campeonato de Futebol de Campo Feminino realizado pela Liga Municipal de Guara-tinguetá contra a equipe de São José dos Campos, a boa notícia é que as meninas da equipe de São Sebastião venceram esta partida por 2 X 0. Para poupar as jogadoras, o técnico escalou o time reserva para a final que aconteceu às 20h.
O terceiro e quarto lugares da Copa Litoral também não foram muito disputados. O Sasf venceu com facilidade a equipe do Barra Velha (Ilhabela) por 7 X 0. As autoras dos gols foram: Janice (2); Viviane (2); Juliana; Camila e Luana.
A artilharia do campeonato ficou com Fábia, do Geração Independente, com 18 gols, Adriana, sua colega de equipe, foi a segunda colocada com 16 gols. A equipe campeã realizou uma excelente campanha durante o torneio, seguiu invicta e fez 55 gols prós em sete partidas e 13 gols contra, com um saldo de 42 gols, totalizando 21 pontos na tabela.
O Tebar A, 2º colocado, totalizou 12 pontos. Das sete partidas venceu quatro, fez 27 gols pró e tomou 25 gols com um saldo final de 2 gols.
A goleira menos vazada do campeonato foi do Sasf, Janice, com 15 gols.
A Copa Litoral Norte de Futsal Feminino foi realizada pela Liga de Futebol de Salão Caraguatatubense com o apoio da Secretaria de Esportes de Caraguá, Lojas Bolha e Tebar Praia Clube. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá discute rotatória em avenida

Caraguatatuba - A Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguatatuba planeja implantar uma rotatória no cruzamento das avenidas Miguel Varlez com a Prestes Maia, na região central. O projeto foi discutido anteontem durante uma reunião com vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes do Comércio da Câmara. Os vereadores alegam que, desde dezembro, a mudança do sistema viário prejudicou os comerciantes do local. Atualmente, o trânsito sentido centro-trevo é desviado pela avenida Rio de Janeiro. Antes todo o trecho era mão única. "Vamos enviar a proposta ao Executivo e construir a rotatória", disse o diretor da Ditran, Celso Rapasi. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá Bike Week: lançamento para a imprensa será dia 10

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo e a empresa Top Brasil farão no dia 10 de abril o lançamento do CARAGUÁ BIKE WEEK para a imprensa local e regional. O evento de motociclistas substituirá o Megacycle e será realizado de 10 a 14 de setembro na praça de eventos. Segundo o secretário de Turismo, Paulo Noronha, a realização do CARAGUÁ BIKE WEEK foi aprovada pelo CONTUR-Conselho Municipal de Turismo em recente reunião. O evento deverá ser o principal atrativo da cidade no mês de setembro.
Paulo Noronha adiantou que, o CARAGUÁ BIKE WEEK oferecerá shows, feira, stands e inúmeros outros atrativos para os milhares de motociclistas que deverão vir a cidade prestigiar o evento. O CONTUR, em parceria com os organizadores, optou por não cobrar a entrada dos representantes dos motoclubes na Praça de Eventos. “É uma maneira de estimular e atrair a participação dos motoclubes”, afirmou Noronha.
Festa do Camarão
O CONTUR aprovou também a programação de Aniversário da Cidade e a realização do Festival do Camarão, previsto para junho. A festa acontece na praia do Camaroeiro e envolve os pescadores artesanais e seus familiares. “Queremos que os restaurantes e os quiosques se integrem cada vez mais na festa do camarão”, afirmou Noronha. Já está confirmado uma parceria com os hoteleiros filiados à AHP que promoverão pacotes promocionais para o período.
Festa de Santo Antonio - Na reunião do CONTUR, também ficou praticamente definida a realização da Festa de Santo Antonio no mês de junho, evento que está sendo desenvolvido pela AHP - Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, FUNDACC, SETUR e SEBRAE. O Secretário de Turismo Paulo Noronha estuda ainda a realização de um encontro nacional de jipeiros no município, em parceria com o Jeep Clube do Brasil, para março do ano que vem, uma iniciativa do empresário Hélio Leite vice presidente da AHP. (Fonte: AHPSC)

Prefeito sugere criação de agência regional de desenvolvimento

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, afirmou ontem que é favorável à criação de uma agência regional para desenvolvimento do Litoral Norte. Segundo ele, a agência teria participação das prefeituras, associações comerciais, câmaras municipais, representantes da iniciativa privada, entre outras entidades, para definir e iniciar uma linha de desenvolvimento para a região. “Temos que aproveitar as características de cada um de nossos municípios e fazer um trabalho para valorização do Litoral Norte como um todo”, afirmou.
A idéia da criação de uma agência regional para agilizar o desenvolvimento da região foi sugerida durante um jantar oferecido pelo prefeito aos vereadores de Ubatuba, em agradecimento à concessão do Título de Cidadão Ubatubense pela Câmara local. Participaram do jantar onze dos treze vereadores da cidade, bem como, representantes da imprensa local. Segundo o presidente da Câmara de Ubatuba, Rogério Frediani, o prefeito de Caraguá tem se destacado por defender o fortalecimento da região junto à classe política estadual e federal. “Devemos trabalhar o Litoral Norte de maneira regional, não cada cidade individualmente”, comentou Frediani.
O vereador Charles Medeiros disse que os demais prefeitos deveriam se empenhar na defesa dessa mesma idéia. “Temos que defender os interesses regionais”, destacou Medeiros. Segundo Antonio Carlos, a região tem tido apoio do governo do estado e é importante, nesse momento, atrair a iniciativa privada para investimentos que resultem na geração de empregos na região. Antonio Carlos destacou as obras de melhorias nas rodovias dos Tamoios e Rio-Santos, que segundo ele, vão aumentar o fluxo de turistas à região. “Temos ainda que ter investimentos no setor náutico, na rede hoteleira e, até mesmo, num aeroporto regional”, finalizou. (Fonte: PMC)

Campanha para o mês das mães e dos Namorados

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, estará realizando entre 20 de abril a 28 de junho, a Campanha Mês das Mães e Mês dos Namorados "Com fome de amor".
A campanha foi lançada com o intuito de incrementar as vendas do comércio local. Essa promoção é um concurso Cultural, no sistema de raspadinha, aonde o consumidor poderá levar na hora um brinde do comércio que comprou, definido pelo prórpio comerciante. Posteriormente, o consumidor preencherá os dados nos campos ao verso, depositará o cupom na urna e participará de dois sorteios: o primeiro no dia 12 de maio, referente aos mês das mães e o segundo no dia 1º de julho, referente ao mês dos namorados.
As lojas particpantes estarão identificadas com cartazes e bandeirolas e os consumidores participantes estarão concorrendo a 01 Jóia para o primeiro sorteio e 1 carro 00km no segundo sorteio. (Fonte: ACIC)

Casa de Decoração é inaugurada em Caraguá

Caraguatatuba - A casa de decoração, Empório das Artes Marcenaria e Decoração, foi inaugurada nesta terça-feira,1º de abril, às 20h30. Para quem presenciou a festa de inauguração, pode apreciar maravilhosas peças artesanais como mesas, cadeiras, quadros, abajours, entre outros que compõem a decoração da casa.
De acordo com a proprietária Mara Simão, o Empório das Artes já está na cidade há três anos, mas seu trabalho começou em Taubaté, há 16 anos, apenas com a marcenaria. "Quando cheguei em Caraguá, não tive grandes dificuldades, apenas quando o país estava em crise, no começo eu levava os móveis para expor aos meus clientes e também a parte de decoração, como quadros e outros objetos", explicou.
O belo trabalho produzido pelo Empório das Artes, não acaba na marcenaria e nem na decoração. É um trabalho em parceria com vidraçarias, lojas de tintas, paisagistas, arquitetos e todos àqueles que englobam a construção civil e acabamento da casa.
Para a arquiteta e urbanismo Kátia Regina Gomes, a Marcenaria veio somar para os arquitetos, já que ela executa fielmente aquilo que foi imaginado e idealizado pelo arquiteto. " É uma forma de atender todos os clientes e seus gostos", comentou.
Mara Simão, casada com o marceneiro José Luis, somou para a família do marido a profundidade artística. De acordo com o primo de José Luis, Eunápio Ramos, assessor e irmão do prefeito de Ubatuba Paulo Ramos, a arte sempre foi muito forte dentro da família e esse espaço que está sendo inaugurado pode não ser uma novidade, mas sim uma oportunidade para àqueles que possuem bom gosto. " Não acredito que as pessoas sejam tendenciosas ou obcecada por uma única linha ou modismo, talvez, falte opção de bom gosto, ser mais acessível para as pessoas independente da sua condição financeira. Existem pessoas ricas e humildes que têm bom gosto extremo, como ao contrário", disse.
O Empório das Artes Marcenaria e Decoração fica na Avenida Castelo Branco, 750, no bairro do Sumaré. Fone/Fax (12) 3881-1848 ou pelo email eartes@uol.com.br. (Fonte: ACIC)

Fundacc promove Curso Básico de Esperanto

Caraguatatuba - Tem início hoje, dia 3 de abril, às 19 h, a aula inaugural do Curso Básico de Esperanto, na sede das Oficinas Culturais da Fundacc, no centro. O curso é gratuito. As aulas serão ministradas pelo Dr. Maurício Monken Gomes, sempre às terças-feiras, no horário das 19 horas. Os interessados devem ter mais de 12 anos. A Oficina Cultural do Centro fica na Rua Santos Dumont, 140, no centro. Mais informações pelo telefone (12) 3883 0357.
O que é Esperanto? - Publicado em 1887 por um jovem oftalmologista polonês, L. L. Zamenhof, o Esperanto não foi criado para substituir as demais línguas do mundo.
O Esperanto é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro. Mais de cem anos de utilização prática fizeram do Esperanto uma língua viva, capaz de exprimir qualquer nuance do pensamento humano. Ela é internacional e neutra porque pertence a todos os povos e proporciona a comunicação entre pessoas de todo o mundo, sem qualquer tendência de hegemonia cultural, política, religiosa e econômica.
Segundo esperantistas, quem aprende o Esperanto tem o privilégio de usufruir de duas cidadanias que se interagem e mutuamente se enriquecem:
A primeira, todos recebem automaticamente quando nascem. É influenciada pelas tradições, costumes e crenças de cada país, ou seja, pela cultura local.
A segunda, quando, voluntariamente, optamos por ser cidadãos do mundo, através do Esperanto, engloba a cultura mundial, em suas mais diversas manifestações. Os que optam pela "dupla cidadania" através do Esperanto são chamados de esperantistas. São pessoas que não só conhecem a língua mas também a usam para comunicar-se com esperantistas de outros países, para estabelecer contatos com culturas diversas e são ativistas da divulgação e da defesa da idéia da Língua Internacional.
Após o surgimento do Esperanto, pessoas que o aprenderam sentiram necessidade de organizar grupos para a prática, ensino e sua divulgação.
Com o passar do tempo, esses grupos cresceram, alguns ultrapassaram as fronteiras do país de origem, novos surgiram e hoje temos centenas de
organizações esperantistas em funcionamento no mundo inteiro. (Fonte: Fundacc)

Fundacc comemora 146 Anos de Caraguá com muita festa

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba programou uma série de eventos culturais para o Aniversário dos 146 Anos de Emancipação -Político - Administrativa de Caraguatatuba. Estão previstas exposições, shows, inaugurações, lançamentos de livros entre outras atrações.
De 10 de Abril a 6 de maio de 2003, acontece no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos a Exposição “Os Senhores da Terra”, com objetos, plumagem, cestaria, numa parceria com Museu Índia Vainure, de Tupã e na Sala 2, a exposição “Construção da Estrada - Trecho Paraibuna - Caraguá (atual Rodovia dos Tamoios) realizada pelo Arquivo Público do Município de Caraguatatuba - Arino Santana de Barros. A visitação é de terça a domingo das 10 às 18 horas e a entrada é franca.
Já de 17 de abril a 4 de maio de 2003, no Salão de Exposições da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, acontece a Exposição “Imagem e Arte”, resultado do curso do fotógrafo Gianni D’Angelo. Durante a exposição, acontece o lançamento do Concurso de Fotografia “Veja Caraguá” e também uma mostra de artesanato local, uma realização das Comissões Municipais de Cinema, Vídeo e Fotografia e Artesanato da Fundacc. A visitação é de terça a domingo, das 16 às 21 horas e a entrada é franca.
No dia 17, às 21 horas, acontece show musical com Najlla Abdul, de Lorena, no Coreto da Praça Dr. Cândido Motta. Também na praça, no dia 19, às 21h Concerto com a Banda Municipal Lira Padre Anchieta, de Ubatuba.
No dia do aniversário, 20 de abril, acontecem várias ações no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos; às 8h30 a Fundacc apresenta a Casa da Farinha - complemento da Sala do Caiçara; às 8h45 acontece o lançamento das publicações: “O Santo que Andava”- História em quadrinhos, de Marcos Oliveira - Projeto Recontando Caraguá - realização APMC Arino Santa de Barros e Fundacc; “Recontando Caraguá - Cultura” - CD- Rom - realização Fundacc; “Memorial de Sua Excelência”- de Justo Arouca - apoio cultural Fundacc; “Prosas em Poesia”, de Maurício Neto - apoio cultura Fundacc; e às 9 horas é a vez do Concerto com a orquestra e Coral do Projeto Guri, na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos.
Ainda no dia 20, às 21 horas, está programado o show “As Canções do Roberto” com Antonio Carlos e Banda, no Coreto da Praça Dr. Cândido Motta, no centro. Também no dia 20, às 20h30 acontecem shows musicais nos Coretos das praças dos bairros Porto Novo, Perequê-Mirim, e Massaguaçu com grupos locais.
Fechando a programação cultural, no dia 22 às 17 horas, a Fundacc inaugura o Centro Cultural do bairro do Travessão, na Av. José da Costa Júnior, na Praça do Travessão. (Fonte: PMC)

Igreja católica promove curso para co-dependentes químicos

Caraguatatuba - Coordenado pela Pastoral da Sobriedade da Diocese de Caraguatatuba, será realizado nos dias 7, 8 e 9 de abril, no salão paroquial da Igreja matriz Santo Antonio - Caraguatatuba - um curso de formação para dependentes químicos e familiares, bem como a pessoas interessadas em trabalhar na formação de grupos de apoio e acompanhamento a estes doentes. O curso será ministrado por profissionais da área de saúde e pelo diretor da APAF - Associação de Amparo a Fármaco-dependentes, da cidade de Ubatuba, onde a entidade é reconhecida pela assistência social do município e pela Igreja católica, abriga e da assistência a cerca de 40 internos.
Este é o segundo encontro realizado em Caraguatatuba. O primeiro deu esclarecimentos sobre a Pastoral Sobriedade e seu trabalho, e de como funcionam os grupos de apoio. Este segundo momento deve ser mais concreto, sendo que dele saírão pessoas que receberão capacitação na cidade de Curitiba, Santa Catarina, para a formação efetiva dos grupos na cidade.
O curso é aberto, tem uma taxa simbólica de R$5,00 e tem início às 19h30. Serão 3 noites de formação e capacitação.
Informações sobre o curso: Bob (12) 3832.5206 ou na secretaria da paróquia Santo Antonio (12) 3883.1611. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Renovação Carismática se reúne este final de semana

Caraguatatuba - Entre os dias 5 e 6 de abril, a Renovação Carismática Católica, movimento que vem crescendo e atraindo centenas de pessoas, estará realizando no Ginásio Municipal de Esportes Benedito Lippi, no bairro do Poiares, o 2º Congresso Diocesano da RCC. A programação terá início às 9h30 com a Missa de abertura celebrada pelo Frei Gastone Pozzobon, da cidade de Ubatuba. Durante o dia serão ministradas palestras e pregações. O Congresso contará com a presença do pregador Martins, da cidade Guaratinguetá.
Durante os dois dias haverá momentos de louvor e no sanado, ás 20horas, show com a Banda Geon. No domingo, a programação tem início ás 9h30 e encerra-se ás 16 horas com a santa Missa presidida por Dom Fernando Mason
Informações sobre o Congresso: Rogério Montes Claros (coord.dioc.RCC). Fone (12) 3832.1182. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Ilhabela quer atrair alemães

Ilhabela - Com o sugestivo nome Ilhabela Erlebnisurlaub (algo como Férias Ativas em Ilhabela, em alemão), um grupo de profissionais da ilha, a 206 quilômetros de São Paulo, está investindo pesado para trazer turistas alemães para o lugar. O Hotel Porto Pacuíba (0--12-3896-2466) e a Pousada do Capitão ( 0--12- 3896-1037) traduziram cardápios e folhetos promocionais para o alemão e também estão treinando seus funcionários para falar inglês.
De acordo com um dos idealizadores da proposta, Werner Benz, de 30 anos, o projeto quer atrair um segmento que, com a atual guerra no Iraque, "perdeu" destinos no Oriente Médio e até em pontos do Mediterrâneo. "O Brasil, então, figura como uma alternativa, ainda que exótica", diz. Entre os atrativos, o turista alemão poderá ter contato direto com a natureza e, se quiser, interagir com a população local.
A idéia é que, até 2004, a taxa de ocupação dos dois estabelecimentos participantes cresça em 25% - estima-se que os visitantes provenientes daquele país sejam responsáveis por 40% das visitas à ilha durante a alta temporada. O pacote, sem parte aérea, é vendido por 540 e dá direito a sete noites de hospedagem no sistema all inclusive, passeios e transporte terrestre, além de guia falando alemão. (Fonte: Estadão)

Ilhabela e São Sebastião podem receber vela na Olimpíada de 2012

Ilhabela/São Sebastião - A cidade de São Paulo recebe hoje o Conselho Técnico de Postulação para a candidatura do município aos Jogos Olímpicos de 2012. Se a capital for sede do evento, os reflexos positivos no desenvolvimento de todo Estado serão inevitáveis, inclusive nas cidades do Litoral Norte.
Pela estrutura geográfica do canal de São Sebastião, o município e também Ilhabela obrigatoriamente receberiam as provas de vela e se transformariam em um dos pólos do evento esportivo mais assistido de todo o mundo.
Junto com São Paulo, o Rio de Janeiro também disputa a candidatura. Por isso, para envolver governos estadual e municipal e fortalecer a capital, o Conselho de Postulação foi criado. Na região, os prefeitos Manoel Marcos, de Ilhabela e Paulo Julião, de São Sebastião, estão diretamente envolvidos nos trabalhos do Conselho. Além de serem membros, os dois apoiam a realização dos jogos na capital, conforme esclareceram Gilberto Schweder e José Magalhães Junior, representantes da Prefeitura de São Paulo que conversaram com os dois prefeitos, ontem. “Essa colaboração dos dois é fundamental”, frisou Schweder.
Ao todo, são cerca de 250 pessoas que representam sociedade civil, órgãos públicos, atletas e empresariado no Conselho. A idéia de formar um núcleo para trabalhar na candidatura tem como principal objetivo envolver todos os níveis da sociedade. Umas das exigências do COI (Comitê Olímpico Internacional) é a aprovação da opinião pública. Na última pesquisa realizada pelo Conselho, em março, 80% das pessoas apoiavam a realização dos jogos na capital. “Dificilmente você consegue mobilizar Estado e Município”, defendeu Schweder justificando a criação do Conselho.
Depois do encontro de hoje, o Conselho vai terminar o dossiê com 600 páginas, que será apresentado em 15 de abril. Mas, somente em julho o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) vai definir a cidade aspirante à sede dos jogos de 2012. Além da cidade brasileira, mais dez cidades de outros países devem ser candidatas. Destas, quatro vão para a final e apresentam um projeto mais detalhado ao comitê. Em julho de 2005 a cidade sede é escolhida e tem até 2012 para se preparar para os jogos.
O desafio de São Paulo - Para receber 18 mil atletas e juizes, 25 mil profissionais da imprensa e 500 mil espectadores em 17 dias de jogos, a cidade precisa vencer alguns desafios, entre eles a questão do transporte e da segurança. No entanto, conforme questionou Schweder “qual é a grande cidade do mundo que não tem problemas?” Para resolver parte desses desafios o Conselho já está idealizando algumas ações, como a construção de mais duas novas linhas de metrô e a despoluição do Rio Tietê.
José Magalhães traduziu a capital em números e apresentou alguns motivos para São Paulo sediar os jogos olímpicos. Ele lembrou que a cidade é o maior centro econômico e técnico da América Latina e que mantém o maior número de atletas olímpicos do país. Além disso, São Paulo já recebe importantes eventos esportivos como o Grande Prêmio de Fórmula 1. Outro fator destacado por Magalhães é com relação à rede hoteleira da Capital. O COB exige 38 mil acomodações para os jogos, e São Paulo já tem hoje 41 mil.
Além de São Paulo, mais cinco cidades do Estado receberão parte das competições: São Sebastião, Ilhabela, São Bernardo do Campo, Jundiaí e Santos. Na capital seis núcleos vão compor a sede: Anhembi, Água Branca, Vila Lobos/USP, Ceagesp, Ibirapuera e Represa Guarapiranga. Para a reforma e preparação destes locais o Conselho pretende promover um concurso nacional.
São Sebastião e Ilhabela - Uma das exigências do Comitê Olímpico para a realização das provas de vela é que o local tenha arquibancadas. Para isso, os dois representantes da prefeitura de São Paulo estiveram ontem em Ilhabela conversando com o prefeito Manoel Marcos, que já se comprometeu em construir as arquibancadas na Ponta das Canas.
Lars Grael, um dos principais nomes da vela no país, e que também é vice-presidente do Conselho de Postulação, já definiu o canal de São Sebastião como um dos melhores do mundo para o esporte.
Em São Sebastião o projeto para a construção de uma marina na área do aterro, na Rua da Praia, deve ser adaptado a fim de cumprir as exigências do COI. Além disso, os investimentos no porto da cidade também devem ser antecipados.
Conselho Técnico de Postulação - Além do atleta Lars Grael, fazem parte do Conselho a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, como presidente, e o empresário Abílio Diniz. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia ambiental autua 2 em Maresias

São Sebastião - A Polícia Ambiental de São Sebastião autuou ontem dois moradores de Maresias, costa sul do município, por desmatamento em área de preservação ambiental e corte de árvore nativa. A polícia informou que, após receber uma denúncia, localizou uma área de cerca de 150 metros desmatada no bairro. No local estava sendo construída uma casa. O dono do imóvel foi multado em R$ 290. No mesmo bairro, um morador recebeu uma multa de R$ 70 por cortar uma árvore nativa. O nome das pessoas não foi divulgado. (Fonte: ValeParaibano)

Petrobras treina pescador para ajudar em acidentes
Empresa vai ensinar voluntários a trabalhar na contenção de óleo no caso de vazamento no mar

São Sebastião - A Transpetro, subsidiária da Petrobras no transporte de petróleo, vai realizar amanhã e sábado, em São Sebastião, um treinamento para 270 pescadores de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. O objetivo é treiná-los para ajudarem no trabalho de contenção quando houver vazamento de óleo no mar.
Os pescadores farão parte de uma brigada, que será acionada em situações de emergência. Eles receberão uniformes, bonés, sapatos e até pagamento em dinheiro quando precisarem atuar. O valor por dia trabalhado não foi divulgado.
Amanhã os pescadores vão receber aulas teóricas no Teatro Municipal de São Sebastião, das 9h às 13h. No sábado as aulas práticas acontecerão no mar das 8h às 17h, próximo ao Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso). O treinamento vai contar com 90 embarcações, dos próprios pescadores.
O coordenador de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Transpetro, Rogério Picado, disse que os pescadores vão aprender a colocar as barreiras absorventes no mar, feitas de material plástico, nas áreas que forem atingidas por óleo.
Em 2002 a Transpetro realizou treinamentos para moradores da região atuarem como agentes ambientais nas praias. Cerca de 1.200 pessoas de Caraguá, Ilhabela e São Sebastião foram formadas.
Os treinamentos têm o apoio das secretarias municipais de Saúde e de associações de pescadores.
Preocupação - O coordenador da Cooperativa de Pesca de São Sebastião, Waldemar Zanineli, disse que é importante a participação dos pescadores para conter o mais rápido possível o petróleo quando houver vazamento. "Não podemos deixar que o vazamento atinja os criadouros de camarão e dos outros peixes", afirmou.
Ele disse que só em São Sebastião 3.000 famílias dependem da pesca.
O Tebar, que iniciou suas operações em 1969, está funcionando com uma licença provisória de 60 dias enquanto a prefeitura analisa os documentos apresentados sobre o funcionamento do terminal.
O terminal movimentou no ano passado 48,3 milhões de litros de petróleo e derivados e recebeu 713 navios.
Acidentes - O acidente de grande porte mais recente envolvendo o Tebar aconteceu em outubro de 2000 quando vazaram 86 mil litros de petróleo do navio Virginia 2. No ano passado 2.600 litros do produto caíram no mar devido a um problema em um dos setores do terminal. (Fonte: ValeParaibano)

OAB lança campanha em São Sebastião

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião vai lançar uma campanha de desarmamento no Litoral Norte durante o 2ª Fórum Regional de Segurança Pública, que acontece amanhã no município.
O fórum vai discutir propostas para conter a violência na região, entre elas a instalação de portais nas entradas das cidades e a construção de um CDP (Centro de Detenção Provisório) no litoral.
Segundo o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, o objetivo da campanha de desarmamento é conscientizar as pessoas sobre o risco de ter uma arma em casa. Ele disse que as armas poderão ser entregues nas sedes da OAB do litoral.
"O desarmamento é o primeiro passo para reduzir o índice de criminalidade. Caso seja necessário vamos buscar a arma na residência da pessoa, que não será identificada", disse.
Prado afirmou que os objetos apreendidos serão encaminhados para a Polícia Civil. Durante uma campanha realizada há dois anos no município foram arrecadadas em torno de 100 armas num período de seis meses.
Para o delegado seccional João Barbosa Filho, a campanha ajuda reduzir o número de armas em circulação.
"Em 2002 a polícia apreendeu cerca de 460 armas somente na região. O controle é necessário para evitar que novas armas entrem na cidade", disse.
O presidente da Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da Costa Norte, Ueneri Reich, disse que a campanha deve reduzir a violência nos bairros periféricos.
Em Taubaté, a Diocese lançou no dia 1ª de janeiro a campanha "Armas no chão e flores na mão", em parceria com a polícia e a OAB. A sede da OAB na cidade também está recebendo armas de moradores.
Portal - O 2ª Fórum Regional de Segurança Pública, que acontece amanhã em Maresias, na costa sul de São Sebastião, vai reunir prefeitos do Litoral Norte e Bertioga e representantes das polícias Civil e Militar.
O evento acontecerá das 9h às 17h no Hotel Tambayba, com entrada franca.
Membros de Conseg, associações de moradores de bairro e entidades civis também poderão expor suas sugestões de segurança no evento.
A instalação de portais na entrada das cidades faz parte de um pacote de 12 sugestões do programa "Viver Melhor" que vai ser apresentado durante o Fórum. A projeto visa reduzir a migração desordenada nos municípios. (Fonte: ValeParaibano)

Rafael Souto vence 1ª etapa do Circuito Bertioguense de Surfe

São Sebastião - O surfista de São Vicente, Rafael Souto, foi o vencedor da 1ª etapa do 3º Circuito Bertioguense Brazilians Creations de Surf. A disputa aconteceu no final de semana na praia da Enseada, em Bertioga, e reuniu 91 surfistas de todo Litoral Paulista e da grande São Paulo.
Souto, campeão na categoria Pro/Am, faturou o prêmio de R$ 500, uma prancha da Brazilians Creations, kits e troféus. O 2º lugar na Pro/Am ficou com Davi do Carmo (Praia Grande) que faturou R$ 200. Já o bertioguense Missilvano Alves, levou R$ 100 e lidera o ranking local nessa categoria. O quarto lugar ficou para Fábio Porto, de São Vicente, que obteve a nota 9, a mais alta da competição.
Um dos destaques da prova foi o guarujaense Jesse Mendes que venceu nas categorias Petit e Iniciantes. “Eu não esperava ganhar porque o circuito foi bem disputado e teve altas ondas”, disse Jesse, que comemorou as duas vitórias. Na Petit, ele passou à frente de Deivid Silva (Prainha Branca) que é o líder do ranking local. Em 3º lugar ficou o bertioguense Otavio Jatene, seguido de Jordan de Oliveira (Prainha Branca).
Na Iniciantes, a segunda posição foi do guarujaense Wesley Moraes, seguido de Tedy Júlio, que lidera o ranking bertioguense, além do atleta local Tomas Lucas que ficou em 4º. O líder nas categorias Júnior e Mirim do ranking local, Jefferson Silva, conquistou o primeiro lugar na Mirim. O 2º lugar ficou para Aristides Tavares; Tiago Camarão, de São Sebastião, 3º e Robson Santos em 4º.
Já na Categoria Júnior a 1ª colocação ficou para o sebastianense Aristides Tavares, seguido do Jefferson Silva na 2ª colocação. Diego Angelo, de Bertioga, garantiu a 3ª colocação, e Tiago Camarão, a 4ª.
Na categoria Longboard, Marcos Vinicius, da Prainha Branca, faturou o primeiro lugar e lidera o ranking bertioguense. Ele venceu o sebastianense Carlos Bahia, Jonas Lima, de Praia Grande,que ficou em 3º, e Alexandro Abolição, de São Sebastião, que garantiu o 4º lugar.
Entre as meninas, a disputa foi acirrada, como comentou a vencedora Bruna Queiroz, de São Sebastião. “Foi difícil porque tinha meninas muito fortes, mas consegui pegar altas ondas e me dei bem”. O mar não proporcionou a mesma sorte para a líder do ranking local, Juciele Rodrigues, que ficou em 2º lugar. “Nem sempre a gente ganha, mas o nível foi muito bom, tinha gente de nome disputando”, disse Juciele.
Para a 2ª etapa, que será realizada em julho, no canto esquerdo da praia de São Lourenço, a organização do evento estuda a possibilidade de aumentar a premiação em dinheiro da Pro/Am e também estendê-la às categorias Júnior, Feminino e Longboard, destacou Frank Constâncio, presidente da Assub (Associação de Surfe e Poliesportiva de Bertioga), que elogiou o nível dos competidores. A terceira e última etapa está prevista para dezembro, na praia de Itaguaré.
O 3º Circuito Bertioguense Brazilians Creations de Surf é organizado pela Assub com supervisão da Federação Paulista de Surfe. (Fonte: Imprensa Livre)

57 ruas do centro serão asfaltadas

Ubatuba - O centro da cidade de Ubatuba será revitalizado e ganhará um novo visual com a pavimentação em asfalto das principais ruas. O projeto vem acompanhado de colocação de guias e sarjetas que vai diminuir a ação das enchentes, pois as águas serão direcionadas para o canal da Rua Liberdade rumo ao mar e também para o Rio Grande.
As obras foram precedidas de um levantamento plano altimétrico ( topografico)que visa captar as águas pluviais possibilitando a drenagem e o encaminhando das águas por meio de guias ,sarjetas e galerias. O teste realizado na rua Coronel Domiciano, utilizando a base de paralelepípedo existente, mostrou-se eficiente demonstrando que o mesmo procedimento poderá ser utilizado nas outras ruas em idênticas condições.
Segundo a Secretaria de Obras, serão investidos no projeto completo cerca de R$ 3,5 milhões divididos em mão de obra ( R$ 700 mil); 2 mil toneladas de emulsão asfáltica ( R$ 1,8 milhão); 15 mil m3 de pedrisco ( R$ 600 mil). A rua Thomaz Galhardo vem recebendo as correções em relação a guias e sarjetas com base em um contrato em separado orçado em cerca de R$ 220 mil. " São os recursos dos impostos do contribuinte utilizados em benefício da população" diz o prefeito Paulo Ramos. A pavimentação das ruas Thomaz Galhardo e Conceição permitirá o estabelecimento definitivo de duas mãos de tráfego, ordenando o fluxo de veículos e eliminando o problema crônico dos ciclistas na contra mão.
Os limites desse amplo projeto de pavimentação compreende, nos extremos, as ruas Liberdade, Rio Grande do Sul, Esteves da Silva e av. Iperoig. (Fonte: ACS-PMU)

Estrada abre novas perspectivas para o município

Ubatuba - As obras de asfaltamento da estrada Rio Escuro-Monte Valério, com 12 km de extensão, construída com recursos próprios do município, ganharam um ritmo mais forte nesta última semana . A empreiteira trabalha com rolo sobre pneus, de uso misto, outro de cilindro além de cavadora, cobrindo com asfalto a base de pedrisco com a velocidade e tecnologia próprias dos equipamentos modernos existentes para este tipo de trabalho.
prefeito Paulo Ramos esteve inspecionando as obras e reunido com a população quando falou da alegria em, finalmente, poder acompanhar as máquinas em ação: “ São recursos da própria prefeitura, isto é, do imposto do contribuinte, com uma obra que gera benefício para todos”, afirma. O prefeito destacou que a rodovia cria uma nova alternativa para chegar e sair da cidade, sem enfrentar os engarrafamentos crônicos dos feriados e temporada de verão na rodovia Ubatuba-Caraguatatuba. Lembra ainda que a pavimentação permitirá o desenvolvimento de uma região até então com acesso bastante limitado.
A obra está estimada em R$ 1,7 milhão com a pavimentação de 89 mil m2 e a colocação de 3km de drenagem pluvial. Na terraplenagem e compactação serão utilizadas 30 mil m2 de bica corrida como camada de regularização. O Secretário de Obras, Jeriel da Silva Rocha, disse que o ritmo das obras é ditado pela ocorrência ou não de chuvas e que o prazo de conclusão, previsto para 8 meses, fica condicionado a este fator. (Fonte: ACS-PMU)

Creche da Pedreira vai atender 80 crianças

Ubatuba - O bairro da Pedreira e seus vizinhos Sumidouro, Taquaral, e Perequê-Açu contam com umanova creche que vai atender 80 crianças em período integral. As antigas instalações permitiam o atendimento a 35 crianças. A cerimônia de inauguração foi neste último sábado, 29, com a presença do prefeito Paulo Ramos, moradores do bairro, vereadores e familiares de Terezinha Fernandes Rossi, patrona da escola.
Fábio Rossi, representante da família agradeceu a homenagem e falou do exemplo de dedicação e atenção às crianças pela merendeira que sempre soube transmitir alegria e confiança no futuro. O vereador Ricardo Barbosa , destacou a importância social da obra permitindo às mães trabalharem fora de casa.
“Era uma mulher carismática, alegre e querida por todos, principalmente pelas crianças. Nada mais adequado que pessoa com esse perfil para figurar como patrona de uma creche e ser apresentada como modelo a ser imitado por todos” disse o secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita.
O prefeito Paulo Ramos, autor do projeto ,falou da importância de homenagear pessoas que merecem serem lembradas e imitadas . Lembrou ainda a entrega em breve de uma creche para 45 crianças no Bairro do Ipiranguinha a ser administrada por uma cooperativa de mães do próprio local. O programa Escola Comunitária de Ensino Infantil - ECOI, contará como apoio técnico e pedagógico e merenda da Prefeitura, além do repasse de R$ 130,00 por aluno e locação do imóvel, quando for o caso.
A creche “Terezinha Fernandes Rossi”, que atende crianças de 0 a 4 anos foi reformada e ampliada em mais 3 salas de aula, 2 berçarios , ganhando ainda pátio, cozinha e um muro de contenção de até 5,5 m de altura. A Secretaria da Educação investiu na obra cerca de R$ 180 mil. (Fonte: ACS-PMU)

Futebol internacional em Ubatuba

Ubatuba - Atletas de 10 a 17 anos de vários países estarão participando, de 14 a 20 de julho, de um Torneio Internacional de Futebol incluindo equipes femininas. A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba confirmou a presença de Costa Rica, Colômbia, Chile, Bolívia, Argentina, Venezuela e México. Os jogos serão realizados no Estádio Municipal e outros locais a serem definidos pela tabela. O Secretário de Esportes e Lazer, Richard Ricardo, disse que equipes de outros Estados também estarão participando . A promoção é da empresa Soccer Futebol Internacional que já vem fazendo as reservas nos hotéis da cidade para alojar os atletas. (Fonte: ACS-PMU)

Poupatempo é solicitado em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria da Educação manteve contato com a regional de São José dos Campos do Projeto Identidade e Cidadania, mais conhecido como Poupatempo, para a prestação de serviços também em Ubatuba. O projeto compreende a emissão de carteira de trabalho e identidade principalmente para alunos da rede pública. Serão instalados 5 postos em escolas estrategicamente distribuídas nas regiões norte, centro e sul funcionando nos finais de semana a partir de junho até outubro deste ano. A Secretaria de Educação deverá colocar transporte à disposição dos alunos interessados em regularizar sua documentação. (Fonte: ACS-PMU)

Transporte coletivo: concorrência em fase final

Ubatuba - A licitação para definir o concessionário para serviços de transporte coletivo urbano e rural de passageiros de Ubatuba entra em sua fase decisiva. A Comissão de Licitação da Prefeitura recebeu na última quinta-feira, 27, a documentação de 4 empresas : São Cristóvão Transportes Ltada; Novo Milênio Turismo Ltda; Viação Bertioga Ltda. e Auto Vias São Sebastião Ltda. De acordo com parecer da Comissão, a Novo Milênio foi considerada habilitada enquanto a Viação Bertioga está na dependência de comprovação da veracidade de alguns ítens da documentação apresentada. As demais foram consideradas inabilitadas.
A previsão de conclusão da licitação, caso o processo siga em frente sem interrupção, deverá ocorrer nos próximos dois meses. A Prefeitura vem tentando regularizar a situação quanto a concessão do transporte coletivo desde o início de 2001. A concessão é pelo prazo de10 anos renovável por igual período. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba vibra com os melhores do triatlon

Ubatuba - No próximo dia 13 de abril, domingo, Ubatuba estará assistindo, pela primeira vez, uma prova de triatlo envolvendo cerca de 300 atletas, inclusive de outros países. O argentino Oscar Galindez, vencedor do circuito de Santos deverá confirmar presença assim como Fernanda Keller. O brasiliense Alexandre Manzan, melhor atleta olímpico do Brasil já confirmou participação. Bicampeão brasileiro e recordista em Pirassununga surge como um dos favoritos.
PowerBar Triathlon Long Distance, promovido pela Cia de Eventos com apoio da Prefeiturade Ubatuba por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e patrocínio da PowerBar, terá largada às 8h do Centro de Informações Turísticas, na av. Iperoig, com os atletas fazendo 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Haverá, paralelamente, uma disputa de short triatlo, com 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Além de Manzan, outros nomes famosos como Renato Dantas, melhor brasileiro do Iroman do Hawai , Paulo Dantas e Fred Monteiro veem mantendo contato com a organização para viabilizar suas participações.
O Secretário de Esportes e Lazer, Richard Ricardo dos Santos, diz que a cidade terá uma excelente oportunidade de presenciar uma competição de alto nível. “É uma competição de referência internacional em uma modalidade que vem crescendo em todo o mundo.” afirma o secretário.
Os vencedores, no masculino e feminino receberão R$ 1,5 mil enquanto os vice-campeões ficam com R$ 1 mil cabendo aos terceiros colocados a importância de R$ 500,00. (Fonte: ACS-PMU)

Projeto Cidadão é reconhecido

Ubatuba - A Comissão Municipal de Emprego - Coemprego, da cidade mineira de Rio Grande estará na próxima sexta-feira, 4, em Ubatuba para conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social principalmente no que se refere aos resultados atingidos na área de cooperativas. Durante a visita, a Prefeitura estará expondo no Calcadão da Rua Dna Maria Alves a produção da maioria das cooperativas. Os demais projetos como Complementando a Renda ( apoio à família) e Sol Nascente ( assistência ao menor) também estarão sendo mostrados à população. O atendimento à comissão de Rio Grande inclui palestra na Secretaria da Educação e visita ao projeto musical e cultural Sexta Básica, da Fundart. (Fonte: ACS-PMU)

Fundação mantém lojinha de artesanato, literatura e música

Ubatuba - O turista ou morador local que visitar o Sobradão do Porto – sede da FUNDART - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, além de apreciar obras de vários artistas em exposições periódicas, têm a oportunidade de adquirir livros, CDs e pequenas peças artesanais que estão à venda na lojinha ali instalada.
Produtos artesanais de vários artistas, juntam-se aos CDs “Canto Caiçara”, “Nande Reko Orandi” (dos índios Guaranís) e discos do popular João Alegre, bem como títulos literários do saudoso Washington de Oliveira (seo Filhinho), Silmara Retti, Carminda Paixão e outros. Para comercializar seu produto, o artesão, escritor ou artista, deve procurar o responsável pela loja, que fica aberta das das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Praça Anchitea, 38 Centro, em Ubatuba; Telefones: 3833-7000 ou 3832-4584. E-mail: fundart@fundart.com.br ; site: www.fundart.com.br . (Fonte: Notícia da Hora)

Carta do Leitor

Asfalto I - Penso o porquê do asfalto no centro de Ubatuba. Por que descaracterizar nossa cidade já tão maltratada por administrações que pouco se importam com o patrimônio cultural e histórico de Ubatuba?
E as chuvas?? Se com o escoamento que o bloquete e o paralelepípedo permitem já são muitos pontos de alagamento o que será do centro asfaltado?
Por que simplesmente não fazer ciclovias nas principais vias para proporcionarmos melhores condições de trânsito a todos nossos ciclistas, mantendo o pouco da característica de nossa estância balneária e realmente preocuparmo-nos em usar as verbas disponíveis para melhorarmos as condições de outros pontos nevrálgicos de Ubatuba?
Ou será que o super faturamento do asfalto é via mais fácil para os desvios de verba tão costumeiros na presente administração?

Abigail Costa
Ubatuba, SP


Asfalto II - Sou morador do Lázaro a mais de 13 anos e fui presidente da Sociedade Amigos da Praia do Lázaro - SAL por seis anos, quando tive entre vários projetos desenvolvidos, um que era o de fazer a colocação de guias e sarjetas no bairro, melhorando o escoamento de águas pluviais e definindo o leito carroçável das ruas, possibilitando a colocação de calçadas e melhorando aspecto geral do bairro.
Sob aquele polemico e questionado até juridicamente "Plano Extraordinário de Obras", na primeira gestão do então atual Prefeito Paulo Ramos, a Prefeitura começou este trabalho e várias ruas tiveram colocadas guias e sarjetas, mas o preço era tão absurdo que a SAL entrou na justiça e conseguiu liminar cancelando a cobrança e os serviços foram paralisados.
Hoje o Lázaro está completamente abandonado, durante toda administração do Prefeito Zizinho e agora já com quase 3 anos da administração do Prefeito Paulo Ramos nem uma guia foi colocada (a exceção de uma rua de uma quadra por pressão de uma moradora que havia pago o plano e não tinha nem guia nem sarjeta, nos primeiros meses da gestão atual).
Não estou falando de pavimentação, estou falando de guia e sarjeta.
Na Avenida Andrelino Miguel, uma das principais do bairro, o antigo Secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sr Sidney, iniciou um trabalho de remoção e recolocação da pavimentação da avenida, tivemos esperança de que o bairro seria lembrado, porém este trabalho se estendeu por pífios 50 metros, foi abandonado e além da avenida estar deplorável, vários bloquetes foram retirados de um ponto mais adiante na avenida e nada foi colocado no local, o mato tomou conta do buraco e a avenida teve deslocados os bloquetes abrindo os vãos entre os mesmo e prejudicando o leito da avenida.
O bairro do Lázaro carece de limpeza, as ruas estão esburacadas com mato tomando conta, quando chove várias ruas ficam inundadas pois os bueiros, as valas e as poucas canalizações de águas fluviais estão comprometidas pela falta de manutenção, limpeza e atuação da Prefeitura no bairro.
O esgoto corre a céu aberto em várias ruas sendo que a rede de coleta já está 95% pronta e não foi concluída, vários moradores ligam clandestinamente seu esgoto na rede que não está operante causando problemas na praia e nas ruas com o transbordamento de águas contaminadas.
Bem, relatei tudo isso, primeiro porque a comunidade do bairro está indignada com esta situação e depois para demonstrar que a atitude da Prefeitura em pavimentar o centro, deveria passar pelo bom senso de melhorar os bairros porque os turistas que estão do lado sul, na temporada nem vão para o centro, mas freqüentam praias e ruas de acesso que causam vergonha aos proprietários de hotéis e pousadas que os recebem.
Já me posicionei anteriormente ao absurdo de ser feita pavimentação asfáltica onde já existe pavimento de paralelepípedos ou bloquetes.
O exemplo do Prefeito de Caraguatatuba deveria ser seguido, lá foi retirada toda a pavimentação da avenida central que era de bloquetes e além de pavimentar de forma adequada uma avenida de transito intenso com asfalto, fazendo todas as camadas necessárias para se adaptar nosso solo ao piso asfáltico, levou os bloquetes para a periferia e pavimentou inúmeras ruas sem desperdiçar um pavimento já pago pelos contribuintes, mostrando respeito pelo dinheiro público, com o contribuinte e ainda com a comunidade moradora dos bairros que também merecem atenção.
Aqui em Ubatuba, serão desperdiçados os bloquetes da Rua Conceição e os paralelepípedos de várias ruas do centro, colocando-se asfalto por cima. Será desperdiçado um pavimento de alta durabilidade e adequado ao nosso tipo de solo (paralelepípedos e bloquetes) por uma pavimentação que tem sempre que ser feita manutenção, além do que o tipo de preparação do solo para receber paralelepípedo e bloquete é diferente do que deve ser feito para colocação de piso asfáltico ainda mais aqui em nossa região do litoral que tem o lençol freático alto e a movimentação do solo prejudica a pavimentação asfáltica, fato que pode ser atestado por qualquer engenheiro. Arrisco dizer que quando começarem a aparecer os buracos, será mais difícil, complicado e caro fazer a manutenção do que se fosse feita a pavimentação de maneira correta.
Sr Prefeito Sres vereadores, ainda há tempo de se reverter esta situação e readequar esta proposta de pavimentar o centro desta maneira.
Se a Lei fosse cumprida e o Conselho Municipal de Desenvolvimento estivesse funcionando acredito que projetos como este, seriam mais discutidos com a comunidade e tais distorções não seriam cometidas.

Roberto Francine Jr
Secretário do MDU - Movimento de Defesa de Ubatuba
Ubatuba, SP


Asfalto III- Particularmente, não considero o asfalto um benefício essencial para nossas vidas. Afinal de contas, já temos vivido muitos e muitos anos com ruas de paralelepípedo e isto ainda não matou ninguém. Acho apenas que todos nós (moradores e contribuintes de Ubatuba) temos de considerar que haverá um esforço do poder público para que todas as ruas do Centro de Ubatuba sejam asfaltadas e isso merece aplausos. Afinal de contas, temos visto muito poucos esforços em melhorar a infra-estrutura turística da cidade durante vários dos últimos anos.
Precisamos, porém, como Comunidade, considerar alguns fatores relevantes a respeito deste assunto.
Primeiramente, existem outros problemas prioritários a serem resolvidos. Vagas em escolas municipais, infra-estrutura da Santa Casa, desperdício de dinheiro pelo Poder Público, corrupção, fomento à pesca e ao turismo, apoio para a manutenção da cultura caiçara, Comtur, Passat importado, preservação do Meio Ambiente, Lei do Uso do Solo, Gerenciamento Costeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal, ambulantes nas praias, Lei de Diretrizes e Bases. Isso apenas para citar os primeiros que me vêm à mente. A maioria deles é discutido amplamente no calor dos fatos mas, logo depois, some dos noticiários e nós, meros eleitores (que não temos poder algum, diante de tantas falcatruas), não ficamos sabendo dos desfechos. Quando temos acesso ao resultado de alguma dessas discussões, nem sempre podemos ficar felizes com o que foi resolvido, pois a decisão foi favorável a meia dúzia de interessados (que até vão comer pizza em público na avenida Iperoig, com vista para o parquinho) e não favorável à grande maioria da população. Será que é hora de pensar em asfalto?
Em segundo lugar, como bem disse a Sra. Maria Braga, sabemos que o asfalto melhorará o fluxo de veículos e bicicletas que, finalmente poderão andar no mesmo sentido da mão de tráfego, acabando com as bicicletas na contra-mão, que é um sério problema em Ubatuba. Além disso, a falta de buracos fará com que nossos carros não tenham mais tantos problemas com suspensão, alinhamento e balanceamento de rodas, representando um economia direta em nossos bolsos. Falta saber por quanto tempo as ruas ficarão sem buracos. Afinal de contas, basta andar pela rua Liberdade, no Centro da cidade para saber que asfalto não nos livra, em momento algum, dos famigerados buracos. E a rua Rodrigues de Abreu, no Itaguá. Que tragédia. Além de esburacada, é uma grande maternidade daqueles bichinhos bonitinhos chamados Aedes Aegypt. "Operação Tapa-Buracos" em Ubatuba deveria chamar-se "Operação Cria-Calombo"!!! Na rua Maria Vitória Jean, por exemplo, a Secretaria de Trânsito até aboliu os redutores de velocidade, pois não tinham utilidade alguma em uma rua que se andava a menos de 20 Km/h por causa dos buracos não-tapados e dos calombos criados pela "correção" dos buracos. O problema dos buracos nas ruas de Ubatuba começa com o tipo de solo da cidade, passa pela ineficiência ou falta de vontade dos órgãos públicos, pela Sabesp que contratou uma empresa para esburacar a cidade para fazer o esgoto mas tampou as valas mal e porcamente, aos grandes buracos crônicos da cidade (por exemplo, na esquina da rua Liberdade com a rua Manoel Souza, perto do Colégio Taba) e chega à qualidade do asfalto utilizado para calçar as ruas. Se for para colocar asfalto de quinta categoria nas nossas ruas, seria preferível deixar os paralelepípedos. Será que devemos investir realmente no asfalto?
Em terceiro lugar, como ressaltou nosso vereador sem partido, Eduardo César, e as ruas dos bairros? Como vão ficar? Jardim Carolina, Ressaca (sem a ponte, que está prometida há meses), Ipiranguinha e Perequê-Mirim (os bairros com maior número de eleitores de Ubatuba), Maranduba ("portal" da cidade), Itamambuca, Camburi etc. etc. etc. Para estes, coitados, não sobrarão nem os paralelepípedos retirados das beiradas das ruas asfaltadas! Será que o asfalto é mesmo a solução ou apenas um paliativo?
Por falar nisto, chegamos ao quarto item de nossa lista: o escoamento de águas pluviais. Serão feitas galerias para o escoamento ou deixaremos que a gravidade leve calmamente as enxurradas para o mar, deixando-nos "boiando" nos pontos mais críticos, como a esquina da Thomaz Galhardo com a praça Treze de Maio ou na esquina da rua Guarani com a rua Tamoios? As guias que já estão sendo feitas parecem muito desniveladas para quem está preocupado com esta situação. Na Thomaz Galhardo a nova guia passa de 3 a 7 cm acima do nível em menos de 5 metros de extensão. Ou seja, muito provavelmente a água continuará empoçada onde está mais baixo! Mas se o negócio é continuar "empossado", tudo bem, não é mesmo? Será que o asfalto vai mesmo resolver os problemas?
Em quinto, podemos considerar o aumento da temperatura (que pode ser de mais de 10%), que faria com que fosse nacessária uma arborização bem planejada em todas as ruas asfaltadas. Será que o asfalto é ecologicamente correto?
Para acabar com o assunto, que se delongou além da conta, precisamos saber quais os reais interesses nesta empreitada. Será que o asfalto vai durar até a próxima eleição? Será que os turistas vão voltar a Ubatuba apenas porque agora as ruas do Centro estão asfaltadas?

Álvaro Gonçalves
Morador, eleitor e contribuinte da ESTÂNCIA BALNEÁRIA de Ubatuba


Eu gostaria de saber... - Eu fico tentando descobrir porque nossos políticos e companhia gostam tanto de perder tempo desarrumando o que estava arrumado. Tenho acompanhado o caso da Miguel Varlez e dos comerciante,s que são prejudicados pelo infeliz desvio que foi feito.
Não tenho nada contra que se realize obras ou estudos para melhorar a malha viária de nossa cidade, mas convenhamos, o responsável por isso deve achar que Caraguatatuba é uma cidade de brinquedo, pois nunca vi com que capricho colocam aqueles "olhos de gato" , nas "largas ruas e avenidas" da cidade. Com isso eles não se preocupam em causar acidentes, não é? Porque não colocam o bendito semáforo, de onde eu acho que nunca deveria ter saído? Não seria o mais correto? Ou vão fazer mais uma maravilhosa rotatória? Novamente eu pergunto: Ninguém tem bom senso? É só dar uma olhada para ver que não há espaço. Nossa maravilhosa cidade está crescendo em muitas coisas, violência, bueiros entupidos, trânsito, mas o espaço físico das ruas é o mesmo de muitos anos atrás. Eu moro aqui há mais de 20 anos e acho que antes era tudo mais simples e fácil. Antes tinha o semáforo, depois ficou sem semáforo, depois veio o Ditran e agora o desvio. Que beleza!
Por favor, não achem que a cidade fica bonita com essas porcarias. Não se esqueçam que a cidade antes de mais nada tem que ser prática também. Parece aquele ditado do "se pode complicar, pra que descomplicar?"

Alexandre Antonakis
Caraguatatuba, SP

 

Foto do Dia:
Praia do Cruzeiro
Ubatuba
Praia do Cruzeiro
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Disk Denúncia Polícia Militar Museu Caiçara

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor