Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 08 de abril de 2003 - Nº 758 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Nautica Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Bandeirante interrompe fornecimento de energia

Caraguatatuba:
   Diminuem os casos de conjuntivite em Caraguatatuba
   Cidade vai instalar 160 câmeras de vídeo
   Mortes em Caraguatatuba sugerem extermínio
   Para a polícia, matador agia a mando do tráfico
   Segurança é executado em Caraguá
   Falta de ortopedista aumenta fila
   Concurso Público em Caraguatatuba
   ACIC apoia comerciantes nas mudanças da avenida Miguel Varlez

Ilhabela:
   Ilhabela pretende adotar o "fecha-bar"

São Sebastião:
   Vigilância proibe uso de medicamento
   Empresa nega problema com medicamento
   Entenda o caso
   São Sebastião comemora o Dia Mundial da Atividade Física
   Centro de São Sebastião promove treinamento de aleitamento materno

   Carta do Leitor



Bandeirante interrompe fornecimento de energia

Litoral Norte - A Bandeirante Energia S.A. precisa, eventualmente, interromper o fornecimento de energia elétrica em algumas localidades de sua área de concessão para a realização de serviços de melhoria na rede. Embora o fornecimento esteja interrompido, como medida de segurança, os clientes deverão considerar energizados todos os seus equipamentos durante o período do serviço. Para chamadas de emergência, deve-se ligar 0800-55-0800.
Serão realizados serviços nas seguintes localidades:

Município de Caraguatatuba
  • Dia 7/4/2003 (Segunda-feira)
    Das 8h00 às 8h01 - Massaguaçu - Todas as vias.
    Das 8h00 às 9h30 - Perequemirim - Rua Antônio Ovídio
    Ferreira, travessa Antônio Ovídio Ferreira, rua Jânio da
    Silva Quadros e imediações.
    Das 10h00 às 12h00 - Massaguaçu - Rua Pedro Xavier do
    Nascimento, rua Gertrudes F. de Jesus e imediações.

Município de São Sebastião

  • Dia 8/4/2003 (Terça-feira)
    Das 8h30 às 10h00 - Bairro Reserva - Rua Frei Galvão e
    imediações.
    Das 9h30 às 11h30 - Praia Deserta - Avenida Manoel Hipólito
    do Rego, rua Coronel Edgard Armond, rua Lírio e imediações.
    Das 10h00 às 10h30 - Centro - Rua Prefeito João Cupertino dos
    Santos, rua Capitão Luiz Soares, rua São Gonçalo e
    imediações.
    Das 14h30 às 15h30 - Santiago - Travessa da Fartura e
    imediações.
     
  • Dia 9/4/2003 (Quarta-feira)
    Das 10h00 às 11h30 - Toque Toque Pequeno - Alameda
    Pitangueiras, alameda Guaiuba e imediações.
    Das 15h00 às 16h30 - Maresias - Rua Alfredo do Valle e
    imediações.
     
  • Dia 10/4/2003 (Quinta-feira)
    Das 10h00 às 11h30 - Boiçucanga - Rua Guilherme dos Santos,
    rua do Beija Flor, estrada do Cascalho e imediações.
    Das 12h00 às 14h00 - Boiçucanga - Rua Astrogildo G. Oliveira,
    estrada Beira Rio, rua Benedito Rodrigues, via Prestes Maia e
    imediações.
     
  • Dia 11/4/2003 (Sexta-feira)
    Das 10h00 às 11h30 - Juqueí - Rua Duarte da Costa, rua
    Teotônio S. Santos e imediações.
    Das 14h00 às 15h00 - Boracéia - Alameda Santo André, alameda
    Rio Grande da Serra e imediações.

Para maior comodidade dos clientes que possuem acesso à Internet, a Bandeirante publica também em suas páginas na Web a relação das localidades onde realizará serviços de melhoria na rede, por município e com atualização semanal.
O site da empresa é http://www.bandeirante.com.br 

Diminuem os casos de conjuntivite em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou 948 casos de conjuntivite entre os dias 31 de março e 7 de abril no município. Segundo o coordenador do Programa Saúde da Família, Lourival Costa, a redução do número de casos já era prevista pela secretaria. Na semana anterior, entre os dias 24 e 31 de março, a cidade registrou 3.832 casos da doença.
“ A epidemia está em sua fase descendente. Acreditamos que, nas próximas semanas não teremos índices elevados da doença no município”, afirmou Lourival. Segundo ele, a epidemia de conjuntivite seguiu sua evolução normal, ou seja, os casos cresceram nas duas primeiras semanas e agora, começam a reduzir. No período de um mês, o município registrou 8.184 casos de conjuntivite.
Lourival Costa disse ainda que durante a epidemia a secretaria não registrou nenhum caso grave da doença, mas apenas casos da conjuntivite viral. O coordenador do PSF comentou que apesar da redução do número de casos, a secretaria continua realizando o trabalho de orientação e prevenção nas USF-Unidades de Saúde da Família e, nas moradias, com os agentes comunitários de saúde. (Fonte: PMC)

Cidade vai instalar 160 câmeras de vídeo

Caraguatatuba - Para tentar conter o avanço da criminalidade em Caraguatatuba, o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) deve investir, nos próximos seis meses, R$ 600 mil na instalação de equipamentos de monitoramento eletrônico.
O projeto prevê a instalação de 160 câmeras de vídeo. As primeiras 57 devem estar colocadas nas ruas e avenidas de maior movimento nos próximos 30 dias.
De acordo com o prefeito, a iniciativa visa, além de aumentar a segurança nas ruas, reduzir o número de acidentes de trânsito.
"Avenidas do centro e da periferia, escolas e regiões próximas às praias terão equipamentos que irão facilitar a ação das autoridades policiais", disse o prefeito.
A instalação de equipamentos eletrônicos é apenas uma alternativa para conter a violência na cidade. De acordo com o prefeito, para que Caraguatatuba se torne uma cidade mais segura, é necessário que haja um acréscimo no número de policiais militares.
"Sabemos que muitos homicídios têm ligação com o tráfico de drogas. Embora a polícia esteja realizando um excelente trabalho, o efetivo precisa de um reforço significativo", afirmou Silva.
De acordo com o prefeito, o projeto de instalação dos equipamentos foi desenvolvido em parceria com a Divisão de Trânsito Municipal. "Além da segurança, vamos poder controlar e diminuir os casos de acidentes de trânsito que ocorrem na cidade, principalmente no verão, quando o número de carros circulando pelas ruas aumenta", disse.
Antes de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela instalaram, no final do ano passado, 33 câmeras.
O objetivo dos equipamentos é monitorar os pontos de maior circulação de turistas e moradores.
Em Ubatuba, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram registrados 19 homicídios em 2002 contra 13 no ano anterior.
Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), investiu R$ 76.700 na compra de 13 câmeras de monitoramento eletrônico. Outros 15 equipamentos serão instalados no primeiro semestre deste ano para completar o sistema de vigilância. (Fonte: Folha Cotidiano)

Mortes em Caraguatatuba sugerem extermínio
Dos 21 casos registrados nesse primeiro trimestre, quase todas as vítimas receberam três ou mais tiros na cabeça

Caraguatatuba - Pelo menos 20 dos 21 assassinatos registrados no primeiro trimestre deste ano no município de Caraguatatuba, o maior do litoral norte de São Paulo, com 78 mil habitantes, apresentam características de ações de extermínio.
Levantamento feito com base nos boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil mostra que a maioria das vítimas, 16, foi assassinada com três tiros ou mais, quase sempre na cabeça.
A maioria dos crimes ocorreu durante a noite e a madrugada, sem testemunhas. Em vários casos, os corpos foram encontrados de bruços, em locais ermos.
O total de assassinatos nos três primeiros meses do ano é muito superior ao verificado no mesmo período de 2001 (seis casos) e de 2002 (cinco) e mais da metade do total do ano passado (41), quando o desempenho da cidade nesse tipo de crime foi recorde.
Segundo números da Secretaria de Estado da Segurança Pública, os 41 assassinatos ocorridos na cidade em 2002 foram 46,4% maior que o verificado no ano anterior, quando o município teve 28 homicídios -em todo o litoral norte, foram registrados 98 assassinatos no ano passado.
A atuação de grupos de extermínio na cidade também é a hipótese mais provável, segundo policiais ouvidos pela Folha.
Já para os comandos das polícias Civil e Militar, o alto número de assassinatos na cidade pode estar ligado ao aumento da ação do tráfico de drogas na região.
Para o delegado-titular de Caraguá, Fábio de Carvalho Joaquim, os assassinatos na cidade têm, sim, características de extermínio, mas por parte do tráfico.
Na semana passada, um homem morto durante tiroteio em que houve outras duas mortes foi apontado pela polícia como sendo um justiceiro contratado por traficantes para eliminar rivais.
Embora quase todas as vítimas sejam moradores da cidade, a maioria de bairros pobres e populosos, a Polícia Civil acredita que o crescimento das mortes está relacionado à temporada de verão, meses em que Caraguá recebe cerca de 240 mil visitantes.
Segundo o delegado, cerca de 70% dos crimes ocorridos no período foram solucionados -as vítimas seriam consumidores ou traficantes de drogas.
O pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo) Luiz Antônio de Souza classificou de "ridículas" as justificativas dadas pelas autoridades policiais para o aumento da violência.
"Dizer que as pessoas morreram porque era verão é um absurdo. Nos anos anteriores, no mesmo período, também era verão e o número de mortes era menor. Está evidente que um grupo de extermínio atua na cidade", disse.
Para a Polícia Civil, o crime na cidade é facilitado pelo alto número de casas de veraneio (58% do total) e de terrenos de proprietários de fora do município (60% das propriedades).
Segundo os policiais, em alguns bairros, principalmente na periferia da cidade, há ruas inteiras com casas sem moradores (ficam fechadas a maior parte do ano) e muitas residências abandonadas, além de terrenos baldios.
Líderes comunitários dos bairros que concentram a maioria dos homicídios em Caraguá afirmaram que a falta policiamento na periferia contribuiu para o alto número de ocorrências.
No bairro do Perequê-Mirim, onde foram registradas 5 das 21 mortes do trimestre, a sede da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) foi totalmente destruída, segundo o presidente da entidade, Mário Noronha de Souza, 59, por usuários de droga da região.
"Para comprar droga, eles [os usuários" roubam fios de luz, janelas e cadeiras da sede", disse.
Já a presidente da SAB do Indaiá -bairro onde ocorreram dois assassinatos neste ano-, Leila do Carmo Becker, acredita que a falta de programas sociais para os aos jovens carentes também contribui para o aumento da violência. (Fonte: Folha Cotidiano)

Para a polícia, matador agia a mando do tráfico

Caraguatatuba - Pelo menos dois dos 21 homicídios registrados no primeiro trimestre do ano em Caraguatatuba foram praticados por um matador de aluguel, diz a polícia.
A Polícia Civil acredita que o motorista Edgar Vieira Martins, 44, assassinado com dois tiros de pistola no último dia 20 de fevereiro, no Jardim Jaqueira, foi morto pelo pintor Claudemir Vilela de Oliveira, 28, conhecido como Bola, que seria um justiceiro a serviço do tráfico -ele também teria sido o autor de outro assassinato na cidade neste ano.
"Provavelmente, o Bola era um matador de aluguel, contratado por alguém ligado ao tráfico de drogas para assassinar pessoas ligadas ao crime", disse o delegado Fábio de Carvalho Joaquim.
A polícia ainda investiga quem foi o mandante dos crimes. O autor dos disparos foi morto no último final de semana, com dois tiros, próximo a um bar no bairro Perequê-Mirim. Na mesma noite, o dono do bar, Roque José Barbosa, 66, também foi assassinado, com dois tiros -um atingiu a cabeça e outro a perna.
Segundo o delegado Joaquim, Bola, que tinha passagem pela polícia pela prática de homicídios, estava foragido. O delegado disse ainda que o assassino esteve escondido por um período em São José dos Campos.
"É um caso isolado, no qual as características são típicas de alguém contratado para matar desafetos", afirmou o delegado. (Fonte: Folha Cotidiano)

Segurança é executado em Caraguá

Caraguatatuba - O segurança Hélcio Fernandes Araújo, 47 anos, foi morto na noite de anteontem, no bairro Morro do Algodão, região periférica de Caraguatatuba. Segundo a Polícia Civil, Araújo foi executado com um tiro na cabeça.
Pelo menos 26 pessoas morreram assassinadas este ano no município, segundo dados do IML (Instituto Médico Legal). No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública registrou cinco homicídios entre janeiro e março, totalizando 41 mortes no ano.
O delegado Fábio de Carvalho Joaquim, foi procurado durante o dia de ontem, mas não retornou as ligações. Até as 18h de ontem, a polícia não tinha suspeitos pela morte de Araújo. (Fonte: ValeParaibano)

Falta de ortopedista aumenta fila

Caraguatatuba - A ausência de médicos ortopedistas nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de Caraguatatuba está acumulando o número de atendimentos na Santa Casa do município.
Uma média de 60 a 80 pacientes - casos de emergência e rotina - é atendida diariamente, segundo a administração do hospital.
"Esse número poderia ser reduzido pela metade se houvesse atendimento nas unidades. Os dois médicos da rede publica deixaram o cargo há pelo menos quatro meses", disse a secretária de Saúde de Caraguá, Myrlene Silva.
Segundo ela, a prefeitura iniciou o repasse de R$ 20 mil por mês ao hospital, que assumiu o atendimento. (Fonte: ValeParaibano)

Concurso Público em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba estará realizando Concurso Público para preenchimento de vagas nas seguintes modalidades: Professor de Educação Básica II – 42 vagas, salário inicial de R$ 967,00; Agente administrativo I – 30 vagas, salário inicial de R$ 485,89; Inspetor de Alunos – 20 vagas, salário inicial de R$ 424,05; Técnico de Segurança do Trabalho – 02 vagas, salário inicial de R$ 837,57; Professor Adjunto – 20 vagas, salário inicial de 322,33.
As inscrições deverão ser feitas em Caraguatatuba no Prédio da FUNDACC, situado à Rua Santa Cruz, nº 396 – Centro, no horário das 09 às 16:30 horas, até dia 11 de abril e 2003.
O candidato receberá, no local de inscrição, o Boletim Informativo do Concurso e a Ficha de Inscrição e deverá efetivar o depósito bancário que deverá ser recolhido em qualquer agência do Banco BANESPA S/A. Clique Aqui para receber edital completo do concurso.
Outras informações poderão ser obtidas na realizadora do Concurso, a ASTEC – Centro de Estudos Tecnológicos e Soluções Alternativas, através dos telefones: (12) 3896-6307 e 3896-1948.

ACIC apoia comerciantes nas mudanças da avenida Miguel Varlez

Caraguatatuba - A obras realizadas pela Ditran - Divisão de Trânsito, num trecho da avenida Miguel Varlez, no centro da cidade, tem causado muitos problemas para os comerciantes com ponto comercial entre as esquinas das avenidas Prestes Maia e a rua Benedito Francisco Oliveira.
De acordo com o segundo vice-presidente da Associação Comercial de Caraguá, Roberto Navarro Magalhães, a ACIC tem acompanhado todo o processo junto com outros comerciantes, como foto publicada no jornal Noroeste News, nesta quinta-feira,03.
De acordo com o periódico, os comerciantes encaminharam ao diretor da Divisão de Transito, uma abaixo-assinado contendo 100 assinaturas, reclamando das alteração da Ditran, que deixou a quadra da avenida com mão única no sentido bairro-centro. Devido as mudanças , os comerciantes tiveram uma redução no faturamento de aproximadamente 60% mensalmente.
Jorge Washington de Camargo, presidente da Associação Comercial diz que a ACIC dá todo apoio numa ação que venha a prejudicar o comerciante. "A Associação sempre estará aberta à reivindicação, desde que o comerciante as faça". ACIC

Ilhabela pretende adotar o "fecha-bar"

Ilhabela - A Prefeitura e a Câmara de Ilhabela estudam a limitação de horário para fechamento de bares. O prefeito Manoel Marcos de Jesus (PTB) disse que o objetivo é reduzir a violência. Segundo ele, os bares de bairros mais afastados do centro deveriam funcionar até as 23h. "Não vejo a medida como discriminatória porque estaríamos protegendo o dono do bar e os moradores." A vereadora Maria das Graças Souza (PSDB), autora da proposta, retirou o projeto da Câmara para modificação e deve reapresentá-lo em 15 dias. O presidente da Associação Comercial e Industrial, Marcelo de Freitas, disse que deve haver o cuidado para não ocorrer discriminação. (Fonte: ValeParaibano)

Vigilância proibe uso de medicamento
Segundo Secretaria da Saúde, medicamento Oxiton é principal suspeito de ter causado complicações pós-parto em S. Sebastião

São Sebastião - O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem que dois lotes do medicamento Oxiton são os principais suspeitos de ter causado a morte de uma mulher no Hospital de Clínicas de São Sebastião, na semana passada. Mais sete mulheres sofreram complicações pós-parto --três delas tiveram que tirar o útero.
As oito pacientes ingeriram medicamento Oxiton, que é usado para contrair o útero depois da cirurgia cesariana, segundo a Vigilância.
A União Química Farmacêutica Nacional, laboratório responsável pelo medicamento, nega problemas nos lotes (leia texto nesta página).
No sábado, a secretaria publicou no Diário Oficial do Estado a proibição do uso e comércio do produto que será mantida até a conclusão da análise dos lotes que está sendo realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Ontem, a vigilância descartou a hipótese de infecção hospitalar na maternidade e no centro cirúrgico. O atendimento nos setores estão suspensos desde quinta-feira.
Segundo a vigilância, o órgão investiga se o medicamento Oxiton 5-U.I/ml dos lotes 212603 e 207007 teria causado reações nas mulheres. O produto é freqüentemente usado para auxiliar na contração muscular após a cesariana e controlar hemorragias. A produção dos lotes foi nos meses de julho e dezembro de 2002, respectivamente.
A assessoria de imprensa do instituto informou que o resultado deve ser divulgado até o final da semana.
A provedora do hospital, Elisabeth Chagas, disse que somente uma mulher continua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas apresenta melhoras no quadro médico. As outras pacientes estão internadas em observação médica. Entre segunda e quarta-feira três mulheres tiveram que retirar o útero após a cesária por causa de hemorragia. A dona-de-casa, Eliane Félix de Miranda, 33 anos, morreu na noite de quarta-feira.
"Os médicos vão manter as pacientes internadas para ter controle da evolução do quadro clínico. Vamos aguardar o resultado das análises do medicamento", disse.
O secretário de Saúde, Aldo Conellian Júnior, disse que o funcionamento do centro cirúrgico e da maternidade devem ser liberados nos próximos dias.
"A Vigilância Sanitária da DIR (Direção Regional de Saúde) de São José dos Campos, está nos acompanhando no caso. Nos reuniremos amanhã (hoje) com a direção do hospital para uma possível liberação do setor", disse.
Valdir Souza, marido de Milene Santos Souza, que ficou internada na UTI por causa das complicações pós-parto, disse sua mulher não teve problemas durante a gravidez da primeira filha do casal.
"Espero que apareça um culpado e tudo indica que foi o remédio. Mas pretendo tomar alguma atitude somente quando o caso for esclarecido", disse.
INQUÉRITO - O delegado Odair Bruzos, responsável pelo caso, disse que os funcionários e médicos que atenderam as parturientes vão prestar esclarecimentos nos próximos dias. Ele aguarda a recuperação das sete pacientes que vão passar por um exame pericial no IML (Instituto Médico Legal).
"Existe a possibilidade de exumação do corpo da vítima, mas o procedimento não está confirmado", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Empresa nega problema com medicamento

São Sebastião - O laboratório União Química Farmacêutica Nacional, de São Paulo, responsável pela fabricação do Oxiton, informou que descarta problemas nos lotes dos medicamentos usados no Hospital de Clínicas de São Sebastião.
A União Química divulgou ontem uma nota oficial assinada pelo vice-presidente da empresa, Cleiton de Castro Marques.
Na quarta-feira, representantes do laboratório recolheram amostras do Oxiton no hospital para análise em um laboratório da empresa. O laudo teria descartado problemas com os lotes.
Segundo a União Química, até o dia 2 de abril o hospital teria usado 1.980 ampolas do lote 207007 e 54 unidades do lote 212603. Entre agosto e setembro de 2002, a entidade teria comprado 2.000 unidades do medicamento do primeiro lote e mais 150 unidades do segundo lote em março deste ano.
O hospital ainda teria 44 unidades dos lotes no estoque.
A empresa informou que vende o medicamento há mais de 10 anos, atende vários hospitais do país e que não foi registrada nenhuma reação ou ineficácia no produto. (Fonte: ValeParaibano)

Entenda o caso

31/3 a 2/4 - Oito mulheres apresentam hemorragias pós-parto depois de ingerir medicamentos para ajudar na contração do útero. Três mulheres tiveram o útero retirado por causa do sangramento agudo

2/4 - A dona-de-casa Eliane Félix de Miranda, 33 anos, morre devido a complicações após cirurgia cesariana e hemorragia

3/4 - A direção do hospital e a Vigilância Sanitária decidem suspender o atendimento do centro cirúrgico e maternidade. As gestantes do município são encaminhadas para hospitais da região --Caraguatatuba e Ilhabela. O hospital anuncia que três mulheres --duas que retiraram o útero-- estão em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

4/4 - A Polícia Civil abre inquérito para apurar a causa da morte da paciente e as complicações das sete parturientes. A Vigilância Sanitária da DIR (Direção Regional de Saúde) de São José faz vistoria no hospital

5/4 - Duas mulheres recebem alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas permanecem internadas. A Secretaria de Estado da Saúde publica no Diário Oficial a suspensão do comércio e do uso do medicamento Oxiton --suspeito de ter causado reações nas parturientes. A secretaria descarta a possibilidade de infecção hospitalar (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião comemora o Dia Mundial da Atividade Física

São Sebastião - Escolas municipais de São Sebastião estarão comemorando nesta segunda-feira, dia 7, o Dia Mundial da Atividade Física. O objetivo é conscientizar os alunos e a população da importância de se praticar atividades físicas regulares, enfatizando que, além dos exercícios possibilitarem melhora da qualidade de vida e do rendimento escolar, podem gerar a diminuição dos gastos da área publica da Saúde, que podem ser revertidos para outras áreas sociais.
Segundo a secretária da Educação, Irma Sanches Altamirano, o evento deve contar com a presença de cerca de 20 mil pessoas. Cada escola terá uma programação diferente e, com a ajuda de um professor voluntário, divulgará a idéia do projeto Agita Mundo, de que todo cidadão deve acumular pelo menos trinta minutos de atividade física, na maior parte dos dias da semana (se possível todos os dias), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada.
A maioria das escolas realizará caminhadas enfocando, além do tema Atividade Física, a Paz Mundial.
Programação das escolas (se estende aos dois períodos de aulas):
E.M. Profª. Iraídes Lobo Vianna do Rego e E.M.E.I Reino da Alegria – As escolas realizarão caminhadas pela paz nas ruas do bairro Itatinga.
E.M de Boracéia, E.M.E.I. Carrossel, E.M. Abras do Una e E.M.E.I Abras do Una – as escolas realizarão caminhada pela praia com a comunidade escolar, além de outras atividades como salto em distância, corrida, cabo de guerra, tiro ao alvo, entre outras. A meta dessas escolas será continuar a caminhada com a comunidade escolar às segundas-feiras, durante 30 minutos.
E.M. Canto do Mar – serão realizadas atividades com bola, bambolê, aeróbica e caminhada pela paz.
E.M.E.I Mundo Encantado – Caminhada no bairro Canto do Mar, com todos os alunos e professores.
E.M. da Enseada e E.M.E.I Pônei Azul – a escola realizará uma gincana pela fome e pela paz. O objetivo é arrecadar alimentos que serão doados para a comunidade carente, bem como protestar contra a guerra e a violência, mobilizando a comunidade escolar e local. Serão realizadas outras atividades, como caminhada, música, dança e relaxamento.
E.M. Profª. Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, APAE e Creche Algodão Doce – Será realizada uma caminhada aderindo a atividade física como condição necessária para uma vida saudável e, juntamente com ela, a busca pela paz. Para tanto, uma bandeira da paz será fixada no píer do Pontal da Cruz.
E.M. Alegria das Crianças – Boiçucanga – Será realizada uma caminhada na praia junto com professores, pais e alunos.
E.M. Henrique Tavares de Jesus - Barra do Una – A escola fará gincana e caminhada na praia.
E.M. Camburi e E.M.E.I Sementinha – na parte da manhã, as escolas farão uma caminhada até a praia de Camburi; na parte da tarde, até a praia da Baleia, onde serão realizados jogos entre as crianças.
E.M.E.I Emília Pinder – Peteleco - A escola realizará atividades físicas com as crianças, através de contos infantis.
E.M.E.I Chapeuzinho Vermelho e E.M.E.I Pingo de Gente - Serão realizados alongamento e caminhada com funcionários, pais e alunos, no Bairro de São Francisco, além de conversas e brincadeiras
E.M. Profª. Verena de Oliveira Dória – Topolândia – a escola realizará jogos, relaxamento e alongamento na parte da manhã. Na parte da tarde, os alunos realizarão uma passeata pela paz nas ruas do bairro.
E.M. Prof. Dr. José Machado Rosa – Realizará atividades de macroginástica.
E.M. Henrique Botelho – Passeata pela paz junto com Creche São Sebastião.
C.E.I Profª. Maria Leonarda da Costa – A escola também realizará passeata pela paz.
E.M. Maria José da Penha Frúgoli – Serão realizadas atividades como alongamento, futebol, basquete e aeróbica.
E.M. de Juqueí – Além de uma passeata, a escola realizará o projeto “Agito Solidário”, que consiste na arrecadação de alimentos que serão usados para montar cestas básicas para famílias carentes do bairro.
E.M. Guiomar Aparecida da Conceição Sousa – Boiçucanga – a escola realizará uma caminhada de conscientização de cidadania, além de gincanas, jogos, torneios, peças teatrais, entre outras atividades.
C.E.I.Adriana Vasques Fernandes, C.E.I. Meire Vasques dos Santos e E.M.E.I Reino da Alegria – As escolas realizarão caminhada pelas ruas dos bairros Itatinga e Topolândia. (Fonte: PMSS)

Centro de São Sebastião promove treinamento de aleitamento materno

São Sebastião - O Ciama (Centro Intensivo ao Aleitamento Materno) de São Sebastião promove, a partir de hoje, dia 07, um treinamento de manejo de aleitamento materno.
No curso de 18 horas, com duração de três dias, 30 profissionais do PSF (Programa de Saúde da Família) - entre médicos, enfermeiros e dentistas - aprenderão a importância do aleitamento materno para mãe e filho, como evitar o desmame precoce e as técnicas para coleta e armazenamento do leite materno.
Segundo a enfermeira-obstetra e coordenadora do Ciama e do banco de Leite, Carla Maria Bruço, o objetivo do treinamento é oferecer a esses profissionais a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Ciama, que visa combate à mortalidade infantil, a prevenção à desnutrição e outras doenças.
“A atual administração da prefeitura nos ajudou bastante”, conta Carla. “Fizemos a reforma do Ciama e adquirimos uma nova sede mais adequada para o Banco de Leite Humano, considerado uma referência para o Litoral Norte”.
O Ciama conta também com outras parcerias muito importantes, como o Corpo de Bombeiros, os Correios, a secretaria de Educação e a Pastoral.
Há quase dez anos em São Sebastião, o Ciama é um espaço destinado ao acompanhamento de mulheres gestantes e aquelas que possuem bebês recém-nascidos com até seis meses.
O Ciama também oferece cursos gratuitos onde as mulheres aprendem sobre a gestação, recebem orientação sobre a evolução do trabalho de parto, pós-parto, amamentação, cuidados com o bebê e planejamento familiar, entre outros.
O Ciama fica na rua Cristóvão Soares, 379 – Centro e o Banco de Leite fica na avenida Capitão Luiz Soares, 557, loja 21 – Centro (em frente ao Hospital). (Fonte: PMSS)

Carta do Leitor

Portais em São Sebastião - Uma carta publicada hoje mostra espanto de leitora com a construção de dois portais para a cidade de São Sebastião. A leitora certamente desconhece a luta das sociedades de amigos do Município e particularmente da Federação Pró Costa Atlântica para que esses portais sejam implantados nas duas entradas do Município, ou seja, nos limites com Bertigoga e com Caraguatatuba. Não são portais pura e simplesmente. Deverão ter dependências para escritório turístico, com informações sobre hoteis, restaurantes, bares, farmácias, imobiliárias e pontos interessantes e deverão ainda - e principalmente - ter dependências para a Polícia Militar. Como o Município tem apenas duas entradas essa medida poderá conter a violência na cidade. Avisada de roubos, furtos, crimes diversos, a PM poderá deter os carros que pretenderem fuga da cidade. Eis porque a Federação Pró Costa Atlântica considera a colocação dos portais nas entradas da cidade como prioridade máxima para maior conforto e segurança do cidadão sebastianense e do turista que nos procura.
Primeiro, os portais. Depois, a luta para que a PM realmente coloque neles efetivo suficiente para que funcionem como a gente deseja. E como deve ser.

Regina Helena de Paiva Ramos
Presidente da Federação Pró Costa Atlântica


Roubo de Documentos - Gostaria de saber se há possibilidade de publicarem o roubo de meus documentos. Fui assaltada dentro do meu escritório na Av. Horácio Rodrigues, 145 - Praia Martim de Sá, Caraguatatuba. Meu nome é Dulcinea Arouca Lopes Nunes e foram roubados meu RG, CIC, Carteira de Habilitação, Cartões e cheques dos bancos Bradesco e Banespa, cartão Unimed e Título de Eleitor.
Qualquer informação favor comunicar o editor deste informativo.

Dulcinea Arouca Lopes Nunes
Caraguatatuba, SP


Gerenciamento Costeiro - Caros leitores. Em anexo, alguma fotos de um amigo em férias nas ilhas "Maldivas". As fotos podem ilustrar ou ainda sugerir a discussão tão acirrada, do uso do solo e do "Gerenciamento Costeiro" em uma região sem alternativas econômicas, e com uma paisagem exuberante, a única que sobra é o turismo. Cada vez mais essa atividade se profissionaliza e a concorrência se acirra. Será, que com tantas restrições ambientais, como pude ver (em notícia do Litoral Virtual) até para um pequeno píer é necessário "licenciamento ambiental" do Estado... Porque não definir as regras para qualquer pier de determinado porte?.
Vamos ter o futuro de nossas vidas e dos nosso filhos dirigidas pelos ocupantes (funcionários públicos remunerados) de cadeiras de gabinetes burocráticos (com ar refrigerado)? Quem irá nos indenizar para, contemplando o palmito, não morrer de fome? Quem ira oferecer as outras alternativas econômicas? Irão "inventar" a "Sobrevivência Alternativa"? Irão nos incluir no FOME ZERO??? Quem tem a coragem necessária para discutir o crescimento populacional (irracional) da região? A migração? A invasão dos pé de serra e das áreas dos mananciais pelos "carentes" sociais? Pelos STP " Sem terreno na praia". Pelos MRCSR (Movimento dos Recém Chegado Sem Recursos). O Mundo Globalizado, não se orienta mais por conversas e discussões sem fim. O futuro? É hoje!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia:
Ilha Anchieta
Ubatuba
Ilha Anchieta
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Disk Denúncia Polícia Militar Basfibra

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor