Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 10 de abril de 2003 - Nº 760 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Nautica Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Força-tarefa vai investigar ação de grupo de extermínio em Caraguá
   Polícia descarta justiceiro
   Prefeito diz que violência é 'fase'
   Caraguá 146 anos: Programação esportiva
   3ª Regata Cidade de Caraguatatuba começa dia 12 em Martin de Sá
   Filarmônica de São Bernardo do Campo faz apresentação em Caraguá
   Câmara de Caraguá realiza série de Audiências Públicas
   Câmara concede Gratidão Caiçara para Assessor Legislativo
   Câmara aprova Gratidão e isenção em Regime de Urgência

Ilhabela:
   Fazendeiro é autuado em Ilhabela

São Sebastião
   Famílias de pacientes estudam ação após morte em maternidade
   4 mulheres têm alta após hemorragia
   Entenda o caso
   São Sebastião comemora a Semana do Livro Infantil
   TCE aprova contrato entre prefeitura e Autoviass
   Pneumonia Asiática: procedimentos com navios suspeitos serão adotados
   Velejador de São Sebastião segue para Sul Americano de Optimist
   Paulo Julião "muda" gabinete para Costa Sul

Ubatuba:
   Polícia pedirá adiamento no inquérito sobre furto de armas
   Projeto Tamar cria Centro de Reabilitação de tartarugas marinhas
   Assembléia de Deus Ministério de Provetá promove "Culto de Retorno"
   Domingo, Ubatuba vibrará com os melhores do triatlon
   Alfabetização solidária com novas turmas
   Mais duas escolas são ampliadas e reformadas
   Primeira Sexta Básica Musical – Música na Praça da Fundart
   Natação abre calendário de competições
   Josino em Portugal e Japão

   Carta do Leitor



Força-tarefa vai investigar ação de grupo de extermínio em Caraguá
Município teve 21 homicídios de janeiro a março; 20 têm marcas de execução e preocupam o comando da Polícia Civil

Caraguatatuba - A Procuradoria Geral de Justiça deverá designar uma força-tarefa formada por promotores para investigar a suposta ação de um grupo de extermínio em Caraguatatuba.
O Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) recebeu ontem um relatório de todos inquéritos policiais e planeja reforçar o setor de investigações na cidade para esclarecer os casos.
Na cidade, foram registrados 25 homicídios até ontem --mais da metade do total de todo o ano passado, quando ocorreram 41 mortes. O primeiro trimestre de 2002 registrou 5 mortes contra 21 este ano.
Do total de 21 casos entre janeiro e março, 20 teriam registrado as mesmas características e estariam sob suspeita de serem execuções.
Apesar disso, a Polícia Civil nega a existência de uma relação entre os 20 casos.
A suspeita foi levantada pelo IML (Instituto Médico Legal) devido aos corpos apresentarem modos de execução similares, como marcas de tiros na cabeça e abandono em pontos desertos da cidade.
O assessor de direitos humanos da Procuradoria, Carlos Cardoso, afirmou ontem que avalia a possibilidade de enviar um grupo de promotores à cidade para acompanhar as investigações.
O Fórum de Caraguatatuba possui apenas três promotores, que não teriam como fazer uma investigação específica sobre os crimes.
"Os promotores deverão avaliar os casos, trabalhando com a hipótese de uma eventual existência de grupos de extermínio. Os inquéritos policiais ainda não foram concluídos e, por enquanto, não temos elementos para afirmar algo sobre o assunto", disse.
O promotor faz parte da equipe que investiga grupos de extermínios que estariam agindo em Guarulhos e Ribeirão Preto. Cardoso afirmou que não há indícios de participação de policiais nas execuções.
A promotora de Caraguatatuba, Maria Cristina Tadeu Garcia, disse que ela e os outros dois promotores que atuam na cidade não receberam nenhuma determinação da Procuradoria e que desconhece a suspeita de atuação de justiceiros na comarca.
"Aqui nós trabalhamos em sistema de clínica geral. Não temos como dar atenção exclusiva a este caso. Só este mês recebemos 515 inquéritos para analisar", afirmou.
Segundo a promotora, o Ministério Público da cidade não tem condições para fazer uma investigação devido ao número reduzido de promotores.
INVESTIGAÇÃO - O delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, afirmou que os crimes foram cometidas por pessoas diferentes, com exceção de um caso, e por motivos diversos, o que descartaria a hipótese de um grupo.
"Tiro na cabeça é comum em casos de homicídio. Pedimos a prisão preventiva em quatro ou cinco casos e as mortes estão relacionadas com desavenças pessoais e tráfico de drogas", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia descarta justiceiro

Caraguatatuba - O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, afirmou que está "preocupado" com a hipótese de um grupo de extermínio estar agindo em Caraguatatuba.
Ele solicitou um relatório de todos os inquéritos policiais e quer reforçar a equipe de investigadores na cidade.
Segundo o diretor, os inquéritos policiais não conteriam indícios que comprovem a hipótese de relação entre os crimes. Ele disse que foram 18 homicídios dolosos e outros dois casos foram consideradas morte natural e acidente de trânsito.
"Dos 18 homicídios, 15 foram esclarecidos e indicam autores diferentes, sem vínculo entre os casos. Eu não acredito em ação de um grupo de extermínio", disse.
Silva afirmou que apenas dois crimes foram cometidos por uma mesma pessoa. "Mesmo assim estamos preocupados e atentos para este problema", afirmou.
O diretor disse que o delegado de Caraguatatuba não achou necessário o envio de mais policiais. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito diz que violência é 'fase'

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB), comparou os homicídios ocorridos na cidade com a guerra no Iraque e disse que a violência é apenas uma "fase".
Antônio Carlos disse que está acompanhando os casos junto à polícia e que não acredita na existência de grupos de extermínio.
"Não acho que existe um grupo de extermínio agindo nem aumento de criminalidade. É uma fase, como na guerra", disse.
O prefeito afirmou que tem mantido contato com a Polícia Civil e que foi informado que os homicídios estariam relacionados com a disputa entre traficantes de drogas.
Foram registrados 25 homicídios na cidade somente neste início de ano, sendo que em 2002 ocorreram 41 mortes e, em 2001, 28. O primeiro trimestre de 2002 registrou cinco mortes contra 21 este ano. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá 146 anos: Programação esportiva

3ª Regata Caraguá - A 3ª Regata Caraguá e 2ª Etapa do Circuito de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba vai acontecer nos dias 12 e 13 de abril na praia Martim de Sá com a participação da classe monotipos e com validade para a segunda etapa do Circuito de Vela Monotipos 2003 do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Os velejadores vão competir nas classes Holder, Optmist e Tromar, onde serão premiados os três melhores colocados de cada classe e categoria.

2ª Copa de Natação Cidade de Caraguatatuba - No domingo, 13 de abril, o Cemug estará aberto para a 2ª Copa de Natação da Cidade de Caraguatatuba, à partir das 8 horas. A copa é aberta a todos e as inscrições já estão abertas. Poderão participar todas as categorias. Haverá entrega de medalhas e troféus aos participantes.

3ª Copa Suceno - As inscrições estão abertas para a 3ª Copa Suceno no dia 19 de abril, às 8 horas, com partidas de Futsal, Volei e Basquete entre clubes, escolas e instituições. Haverá premiação com troféus e medalhas.

Torneio de Futebol de Campo Amador - Outro evento esportivo marca as festividades de aniversário da cidade no dia 20 de abril, é a etapa final do Torneio de Futebol de Campo Amador com a participação de 42 clubes e entidades da cidade, com cerca de 500 pessoas. No Cemug às 15 horas.

Inauguração do Ginásio de Esportes no Tinga - O Ginásio de Esportes “Luiz Cláudio do Prado” será inaugurado no dia 22, às 16 horas com a presença de autoridades locais, esportistas e comunidade.

Rally 34 anos de Poeira - O Rally 34 anos de Poeira está confirmado para o dia 26 de abril, na Praça de Eventos, às 12 horas. O evento acontece em comemoração ao aniversário das cidades de Caraguá e Caçapava. A largada será dada no sábado, às 9 horas em Caçapava e a chegada por volta das 13 horas no quiosque Guaruça, na praia do Centro em Caraguá. A prova é destinada à participação do público em geral e com carros normais de passeio, pois acontece em asfalto em aproximadamente 170 km.

Torneio Tiradentes de Futsal - No dia 26 de abril o Cemug vai sediar a final do Torneio Tiradentes de Futsal, com cerca de 300 pessoas, entre diversos comerciantes do município disputando acirradas partidas de futsal, à partir da 11 horas.

14ª Prova Pedestre Caraguá - A Prova Pedestre está marcada para o domingo, 27 de abril, à partir das 9 horas, com saída e chegada na Praça de Eventos. Serão disputadas as categorias infantil, juvenil, adulto, master, pré-veterano, entre outras. O percurso é de 8 mil metros para adultos e de 3 mil metros para crianças. As inscrições estão abertas no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves ou no dia do evento. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria receberão troféus; e de quatro a oitavo lugar, medalhas. Todos os participantes portadores de necessidades especiais receberão medalhas. (Fonte: PMC)

3ª Regata Cidade de Caraguatatuba começa dia 12 em Martin de Sá

Caraguatatuba - Caraguatatuba recebe pela terceira vez consecutiva uma regata em comemoração ao aniversário da cidade. A 3ª Regata Cidade de Caragua-tatuba será realizada na praia Martin de Sá, nos dias 12 e 13, e vai contar com a participação da classe monotipos, que ainda terá validade para a segunda etapa do Circuito de Vela Monotipos 2003 do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Os participantes vão competir nas classes Holder, Optmist e Tromar. Serão premiados os três melhores de cada classe e categoria.
Realizado pela prefeitura, o evento recebe o apoio do Iate Clube Martin de Sá, da Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo), da ABCH (Associação Brasileira da Classe Holder 12), da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos em São Sebastião.
O velejador Alexandre Martinho, de Caraguatatuba, presidente da Associação Brasileira da Classe Holder 12, espera um público de aproximadamente 50 iatistas na raia. Estarão participando velejadores das cidades de Ubatuba, Santos, São Paulo, Paraibuna, São José dos Campos, Ilhabela e São Sebastião.
Quem representa Caraguatatuba no evento é a equipe de iatismo do Iate Clube Martin de Sá.
A primeira regata está prevista para iniciar às 13h30, sendo que diariamente serão realizadas três provas. No domingo, o início é às 12h. Após o término da regata os vencedores serão premiados. (Fonte: Imprensa Livre)

Filarmônica de São Bernardo do Campo faz apresentação em Caraguá

Caraguatatuba - A Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo realiza apresentação em Caraguá dia 20, na Praça de Eventos em comemoração ao aniversário de 146 anos de emancipação político-administrativa do município.
Formada a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através de sua Secretaria de Educação e Cultura, e a Sociedade de Amigos das Artes, a Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo teve sua estréia no dia 7 de setembro de 2000 sob a regência do maestro Paulo Rydlewski e um contingente de 54 instrumentos.
A orquestra se apresenta em diversos locais da cidade, como parques e teatros, oferecendo música sinfônica de boa qualidade. De forma a conseguir uma comunicação direta e objetiva com um público não habitual das salas de concerto, apresenta repertórios específicos, dotados de uma linguagem própria, como nos concertos para crianças. Aberta a todas as formas de manifestações musicais, como a música popular, a ópera e o balé e admitindo novas formações , com solistas convidados, corais e outros, a Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, surge, assim, sob o bom e bem-vindo signo da diversidade de estilo artístico e de público, realizando um grande projeto de integração cultural coma sociedade.
O regente maestro Paulo Rydlewski, é convidado das principais orquestras profissionais do país, já atuou em mais de 300 concertos, com um repertório extenso e diversificado, onde se incluem, desde o balé até a ópera. Bacharel em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP com mencão de louvor concedida pelo departamento de música Paulo Rydiewski, aproximou-se de mestres como Leonard Bernstein (EUA), Pierre Colombo (Suiça) ,Manoel Ivo Cruz (Portugal) ,Osvaldo Lupi(Argentina) e Eleazer de Carvalho (Brasil).
Fazem parte do repertório “Carmem”, “Intermezzo Sonfônico”, “Fosca”, “O Guarani”, “Vozes da Primavera”, “Por uma Cabeza” e “Gabriela”. (Fonte: PMC)

Câmara de Caraguá realiza série de Audiências Públicas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba atende a reivindicações de Vereadores e a dispositivo constante no Regimento Interno e realiza, de hoje (quinta-feira), até o dia 25, uma série de Audiências Públicas dos mais variados assuntos. Todas as audiências acontecem às 16 horas.
Os temas serão a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), Prestação de Contas do 1º Trimestre de 2003 da Secretaria Municipal de Saúde e a Pesca no Litoral Norte. As duas primeiras citadas são de autoria do Executivo e a última tem como autora a Vereadora Dalva Ricardo Santana - Profª Dalva (PPS).
A discussão da LDO, que fixa as metas orçamentárias para o exercício fiscal do próximo ano, será realizada hoje, quinta-feira, dia 10 e na próxima quarta-feira, dia 16. No dia 23 de abril (quarta-feira), será a vez da Prestação de Contas do 1º Trimestre de 2003 da Secretaria Municipal de Saúde e no dia 25 (sexta-feira), com a autoria e solicitação da Vereadora Dalva Ricardo Santana, será realizada a Audiência Pública para discutir a Pesca no Litoral Norte, mais precisamente nas águas territoriais de Caraguatatuba.
As Audiências Públicas tem entrada franca e liberada para membros da Sociedade Civil organizada, bem como pessoas comuns da população. Todos pode se manifestar, desde que com ordem e obedecendo o protocolo da cerimônia. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara concede Gratidão Caiçara para Assessor Legislativo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba concedeu, na forma de Regime de Urgência, Título de Gratidão Caiçara, para o Assessor Legislativo da Prefeitura Municipal, Lúcio Fernandes. A concessão ocorreu na Sessão Ordinária semanal desta terça-feira, dia 8 de abril.
A autoria da honraria coube ao Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), ex-presidente do Parlamento Municipal e Parlamentar no seu terceiro mandato.
Lúcio Fernandes tem 55 anos, é natural de Caraguatatuba e oriundo de tradicional família local, moradora no bairro do Massaguaçu, na zona norte da cidade.
Na política destacou-se como um dos fundadores do extinto MDB, elegendo-se Vereador em 1977, com reeleição garantida por mais 2 mandatos subseqüentes. Fernandes foi Presidente da Câmara Municipal durante o Regime Ditatorial e exerceu a Vereança durante a elaboração da Lei Orgânica Municipal (LOM), ocupando a função de 1º Secretário da Mesa Diretora.
Atualmente ocupa o cargo de Assessor Legislativo, que faz a ligação entre o Executivo e o Legislativo, desde 1997, quando o atual prefeito, Antonio Carlos da Silva (PSDB), elegeu-se pela primeira vez. Estando filiado ao PSDB, Lúcio ocupa atualmente a presidência do Diretório Municipal do partido.
O Título de Gratidão Caiçara é um projeto de autoria do Vereador Valmir Gonçalves, que tem por objetivo homenagear o Caiçara verdadeiro, aquele que aqui nasceu e tudo faz ou fez pela cidade. A honraria nasceu, entre outros motivos, pelo fato de não poder se homenagear um caiçara com Título de Cidadão.
A entrega se fará na própria Câmara, no dia 19 de abril, em Sessão Solene, às 10 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Gratidão e isenção em Regime de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, em Regime de Urgência, apenas 2 proposituras durante a 10ª Sessão Ordinária semanal, realizada na última terça-feira, dia 8 de abril. Um dos projetos concede Título de Gratidão e o outro isenta contribuintes em débito com o IPTU até dezembro de 2002.
O Projeto de Decreto Legislativo, tem a autoria do Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB) e concede o Título de Gratidão Caiçara para o Assessor Legislativo da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Lúcio Fernandes.
Outro projeto em Regime de Urgência tem a autoria do Executivo e concede isenção de multa e juros de mora para os devedores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), até o dia 31 de dezembro de 2002. Segundo a propositura, o pagamento com isenção poderá ser feito até o dia 30 de julho deste ano. Os dois projetos foram os únicos a serem discutidos e votados, sendo aprovados pela maioria dos Vereadores presentes.
Com isso a Ordem do Dia ficou prejudicada, visto que os projetos constantes não foram votados e repassados para a próxima sessão, em 15 de abril.
No Expediente, ocorreu a votação para o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara. Após um pleito concorridíssimo, o Vereador Laércio Aparecido de Andrade - Bolha (PPS), foi eleito com 9 (votos).
Foram lidos e encaminhados 2 Projetos para as Comissões Permanentes, 3 Moções foram discutidas, votadas e aprovadas e 22 Indicações foram lidas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Fazendeiro é autuado em Ilhabela

Ilhabela - A Polícia Ambiental autuou ontem á tarde o fazendeiro E.J.S.P., 60 anos, residente em São Paulo, por construir píer sem o devido licenciamento ambiental do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais).
De acordo com o comandante da Polícia Militar de Ilhabela e São Sebastião, tenente Jamir David Júnior, o infrator possuía autorização da Delegacia da Capitania dos Portos e da Prefeitura Municipal.
O píer está localizado na altura da avenida Perimetral Norte, no bairro de Pacuíba. Pela ação, o fazendeiro foi multado em R$ 1.102,93. O caso foi registrado na Delegacia de Ilhabela para averiguação de crime ambiental.
A Polícia Ambiental, juntamente com o DPRN, pretendem intensificar a fiscalização na região de Ilhabela e São Sebastião para fazer um levantamento dos píeres em situação irregular.
Ainda em Ilhabela, na segunda-feira os policiais autuaram R.A por degradação de uma área equivalente a 210 metros quadrados, localizada no bairro da Cocaia.
Foi constatada roçada em vegetação do tipo capoeira às margens de curso d’água ‘Cachoeira Cocaia’. R.A., proprietário da área, foi multado em R$ 440,40. Segundo informações de testemunhas, a degradação ocorreu para a construção de cerca.
No mesmo dia, na rua Maritaca, em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, foi constatada degradação ambiental através de supressão de vegetação de sub bosque em área total de 2.400 metros quadrados. A Polícia Ambiental autuou E.R.M em R$ 366,73.
De acordo com o tenente Jamir, com base nos termos do Artigo 195 Parágrafo único da Constituição Estadual, combinado com o Artigo 14 inciso IV da Lei 6938/81, foram suspensas as atividades na área objeto da autuação, sendo que, por se tratar de crime ambiental, os dados das ocorrências foram apresentados no Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Famílias de pacientes estudam ação após morte em maternidade
Familiares aguardam resultado de remédio para responsabilizar culpados em São Sebastião

São Sebastião - Familiares de duas parturientes --que foram vítimas de uma hemorragia aguda no Hospital de Clínicas de São Sebastião na semana passada-- estudam a possibilidade de encaminhar uma ação na Justiça pedindo ressarcimento pelos danos sofridos. Uma das pacientes morreu e a outra sobreviveu.
A ação poderá ser movida contra o laboratório do medicamento Oxiton, ingerido pelas mulheres após o parto. O remédio é suspeito de ter causado a morte de uma das pacientes e provocado hemorragia em outras sete parturientes.
Os familiares estão aguardando somente a divulgação dos exames feitos no medicamento para providenciar as ações. O resultado do exame deverá ser divulgado até amanhã pelo Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.
O zelador Antônio dos Anjos Queiroz, 39 anos, viúvo da dona-de-casa Eliane Félix de Miranda, 33 anos, disse ontem que não vai medir esforços para esclarecer o caso e encontrar o responsável pela morte da sua mulher.
"Alguém tem que ser responsabilizado para que não aconteça com outras mulheres", disse Queiroz.
Ele foi ontem ao cemitério Maresias, em São Sebastião, para acompanhar a exumação do corpo de Eliane. Chorando muito, Queiroz afirmou que vai aguardar o resultado do remédio para depois tomar alguma atitude.
O casal tem uma filha de 7 anos, além do bebê que nasceu na semana passada. Foi a primeira vez que Queiroz falou sobre o assunto após a morte da sua mulher.
"Ela (Eliane) era uma pessoa alegre e esperava ansiosa pela chegada da nossa filha. Agora tenho em casa duas crianças órfãs de mãe", disse.
Ilenildo Fonseca, 28 anos, irmão da paciente Marizeth Estevan, 39 anos, disse que pretende encaminhar uma ação judicial após o resultado da análise do medicamento. Marizeth também teve complicações pós-parto e foi liberada do hospital na manhã de ontem (leia texto nesta página).
"Ela (Marizeth) entrou saudável para fazer a cesária e quase morreu. Estamos revoltados com a situação, pois várias mulheres foram prejudicadas", disse.
EXUMAÇÃO - O corpo de Eliane foi exumado ontem. O procedimento durou cerca de 30 minutos e foi acompanhado pelo marido e duas amigas da vítima.
O delegado Odair Bruzos, responsável pelo caso, disse que a exumação é fundamental para esclarecer a causa da morte.
"Coletamos as vísceras e amostras de sangue que serão encaminhadas para o IML (Instituto Médico Legal) da capital, pois a vítima não passou pela autópsia. O resultado deverá ser concluído em dez dias", disse.
O médico legista Arnaldo José Rosiello, responsável pela exumação, disse que será feito exame químico-toxicológico com o material coletado. "Com esse material podemos identificar se ocorreu contaminação por meio dos medicamentos." (Fonte: ValeParaibano)

4 mulheres têm alta após hemorragia

São Sebastião - Quatro parturientes do Hospital de Clínicas de São Sebastião tiveram alta na manhã de ontem após oito dias de internação. Outra mulher já havia sido liberada no sábado.
Elas tiveram hemorragia pós-parto. Uma parturiente morreu e três tiveram o útero retirado devido ao problema. Duas mulheres continuam internadas --uma na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O atendimento no centro cirúrgico e na maternidade foi liberado anteontem. Segundo o hospital, até as 17h de ontem não havia sido realizada nenhuma cirurgia no local.
Antes do incidente, eram feitos uma média de 90 partos por mês. O centro realiza cirurgias de pequeno e grande porte. A maternidade tem 24 leitos.
A secretária da Provedoria do hospital, Carmem Sanches, disse que os médicos decidiram manter uma parturiente internada para observação.
"O quadro clínico da paciente que permanece na UTI está evoluindo. Mas, ainda não há previsão de liberar as mulheres", disse.
Carmem afirmou que o medicamento suspeito --Oxiton-- foi trocado por outro produto caso ocorra uma cirurgia cesariana. A DIR realizou várias vistorias nos setores do hospital desde a semana passada.
"Estamos aguardando o resultado das vistorias para fazer possíveis modificações. Outras mudanças serão anunciadas apenas com o resultado das análises do medicamento", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Entenda o caso

31/3 a 2/4 - Oito mulheres apresentam hemorragias pós-parto. Três delas tiveram o útero retirado
2/4 - A dona-de-casa Eliane Félix de Miranda, 33 anos, morre devido a complicações após cirurgia cesariana
3/4 - A direção do Hospital e Vigilância Sanitária decidem suspender o atendimento do centro cirúrgico e maternidade
4/4 - A Polícia Civil abre inquérito para apurar a causa da morte da paciente e as complicações das sete parturientes. A Vigilância Sanitária da DIR (Direção Regional de Saúde) de São José dos Campos faz vistoria no hospital
5/4 - Duas mulheres recebem alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas permanecem internadas. A Secretaria de Estado da Saúde publica no Diário Oficial do Estado a suspensão do comércio e do uso do medicamento Oxiton, suspeito de ter causado reações nas parturientes e descarta a possibilidade de infecção hospitalar
9/4 - O corpo da dona-de-casa Eliane Félix de Miranda é exumado para tentar descobrir as causas da morte
Fontes: Hospital de Clínicas de São Sebastião, Polícia Civil e Secretaria de Estado da Saúde. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião comemora a Semana do Livro Infantil

São Sebastião - O projeto de autoria do vereador, Wagner Teixeira, instituiu através de uma lei municipal, a Semana do Livro Infantil, comemorada pela primeira vez este ano, dos dias 2 a 9 de abril.
Durante essa semana, todas as crianças de 0 a 7 anos das creches e de 1a. a 4a. séries das escolas municipais, além das crianças da APAE, receberam clássicos da literatura infantil, como Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida, Branca de Neve, Peter Pan e muitos outros.
Para Teixeira, a Semana do Livro Infantil, tem como objetivo incentivar a leitura entre as crianças. “Não tive esta oportunidade, por isso criei este projeto. Estou plantando uma sementinha que se transformará em uma árvore e renderá bons frutos”, disse o vereador.
Segundo a secretária da Educação, Irma Sanches, 9.529 livros serão distribuídos nas escolas. “A leitura modifica o homem”, diz Irma. “O saber é a única coisa que não pode ser tirada de nós”.
“Dia 18 é o Dia Nacional do Livro, em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, e dia 23 é o Dia Mundial do Livro”, explica a diretora pedagógica, Gislaine Agostini.
“O prefeito Paulo Julião, dando importância a essas datas, resolveu instituir a semana do livro infantil em São Sebastião”, afirma.
Segundo o prefeito, através da leitura o ser humano pode viajar aonde sua imaginação desejar. “O conhecimento nos ajuda a crescer, amplia nossos horizontes e nos leva até ao infinito, se quisermos”.
Durante essa semana, também serão realizadas atividades nas escolas, todas orientadas por professores, como brincadeiras com fantoches e leituras. (Fonte: Imprensa Livre)

TCE aprova contrato entre prefeitura e Autoviass

São Sebastião - Em sessão ordinária realizada no dia 25 de março, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) julgou improcedente uma representação formulada em 2000 sobre possíveis irregularidades em um termo aditivo no contrato de concessão de exploração dos serviços de transporte coletivo de passageiros entre a Prefeitura de São Sebastião e a empresa Autoviass (Auto Viação São Sebastião).
A denúncia partiu de membros do Legislativo, que questionaram a autenticidade do termo, que prorrogava o prazo de contratação da empresa por mais 10 anos e que, segundo eles, não seguia os termos da Lei de Licitação (nº 8666/93).
Um dos vereadores da época, Luis Leite Santana, disse que o questionamento era sobre a legalidade na renovação do contrato. “Na época, a empresa não prestava bons serviços e ainda tinha a liberação do pagamento de ISS. Achei estranho que não existiu concorrência e a renovação por mais de 10 anos”, comenta.
Partindo dessa denúncia, o TCE decidiu analisar o termo aditivo e reanalisar a concorrência pública, o contrato e as despesas no contrato.
Depois de mais de sete meses de análises dos documentos do contrato e da defesa apresentada pela advogada da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Maura Cristina da Silva, o órgão decidiu julgar regulares a concorrência pública, o contrato e o termo aditivo em exame, bem como legais os atos determinadores das despesas.
O contrato, aprovado pelo TCE, prevê ainda mais sete anos de prestação de serviços da Autoviass na cidade, ou seja até o ano de 2010.
Segundo o proprietário da empresa, Luis Carlos Soares, a decisão foi a prova de toda a legalidade no contrato.
“Recebemos a notícia com aborrecimento, mas em nenhum momento desacreditávamos na legalidade do contrato, graças a competência da advogada Maura e da Secretaria de Assuntos Jurídicos, que apresentaram uma defesa muito convincente e que resultou na legalidade do contrato, do termo aditivo. Com isso, mostramos a transparência tanto da antiga administração como da atual e com isso podemos realizar ainda mais um bom trabalho no transporte coletivo da cidade”, destaca. (Fonte: Imprensa Livre)

Pneumonia Asiática: procedimentos com navios suspeitos serão adotados

São Sebastião - A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião informou ontem que a competência da proteção e promoção da saúde da população é da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A informação foi dada em resposta ao ofício enviado pelo vereador Carlos Borba, que ameaçou ir à tribuna da Câmara, na sessão desta terça-feira, usando uma máscara para chamar a atenção das autoridades sobre o fato do porto ser uma porta de entrada para navios oriundos de países asiáticos onde é crítica a ocorrência da Síndrome Respiratória Aguda, conhecida como pneumonia asiática. Borba encaminhou ofícios para o Porto, a Receita Federal, a Capitania dos Portos e ao Tebar,
“Apesar de ser solidário com a preocupação da possibilidade da ocorrência de uma caso de Pneumonia Asiática na cidade, em função da vinda de navios chineses, prevista para maio, cabe à Anvisa à fiscalização sanitária”, ressaltou o delegado.
De acordo com Souza Almeida, o procedimento de rotina adotado pela Anvisa sempre que um navio é oriundo de alguma área de risco sanitário é manter o mesmo fundeado fora do canal de São Sebastião.
Em seguida é procedida a análise documental do mesmo, seguida da inspeção sanitária pertinente, quando então será autorizada ou não a atracação. O mesmo procedimento será adotado para navios oriundos de áreas com histórico de ocorrência da pneumonia asiática.
Vírus espalhou-se a partir da China - Baratas podem ter ajudado a espalhar o vírus da pneumonia asiática por blocos de apartamentos em Hong Kong, na China, uma das regiões mais afetadas pela verdadeira pandemia da chamada SRAS (Síndrome Respiratória Aguda e Severa).
Segundo informações das agências internacionais, pelo menos 103 pessoas já teriam morrido e outras 2.750 teriam sido infectadas em cerca de 20 países. Em seu relatório de segunda-feira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) só confirma 98 mortes e 2.601 casos em 17 países. Ontem, Huang Qingdao, diretor do Departamento de Saúde da província de Guandong, onde a doença teria eclodido em novembro do ano passado, afirmou que o nível de novas infecções caiu consideravelmente e que o surto está sob controle.Em abril, a média de novos casos na região é de 7,5 por dia. Em março, o índice chegou a 12 por dia.
Hong Kong em alerta - Mas em Hong Kong, novo epicentro da doença, estão sendo registrados cerca de 40 novos casos por dia. Durante fevereiro foram infectadas 688 pessoas e 28 morreram, disse Huang em uma das poucas entrevistas abertas a repórteres estrangeiros desde o início do surto. No segundo mês do ano, apareceram em média 24,5 casos por dia.
A China registrou até agora 1.271 casos e 53 mortes.
Esperança - “O problema não terminou, mas a incidência está menor do que em fevereiro”, disse Robert Breiman, chefe da equipe da OMS que investiga o surto em Hong Kong. “Estamos vendo mais evidências de que as gerações subsequentes da doença estão sendo menos severas e as pessoas, conforme os ciclos geracionais avançam, transmitem a doença com menos eficiência.”
Huang disse que a taxa de sobrevivência em Guangdong está crescendo e que 82,3% das vítimas de abril se recuperaram, em comparação aos 78% de março. (Fonte: Imprensa Livre)

Velejador de São Sebastião segue para Sul Americano de Optimist

São Sebastião - Gabriel Melchert, veleja-dor da classe Optmist de São Sebastião, embarcará esta semana para o Uruguai, onde competirá no Sul Americano de Optimist, realizado entre os dias 12 e 20, em Montevidéu.
Gabriel, que tem 15 anos e compete desde os oito, é o único velejador de São Sebastião que conseguiu se classificar para o Sul Americano, após ficar com a 9ª classificação no Brasileiro, realizado em janeiro, em São Sebastião, onde os 15 primeiros colocados garantiram a vaga.
Esta é a segunda vez que Gabriel participa do Sul Americano. No ano passado, ele ficou com o 34º lugar no Equador, seu primeiro campeonato internacional.
Hoje, aos 13 anos, o velejador também já marcou presença no campeonato Europeu e em outras competições importantes no Brasil.
“No ano passado foi a minha primeira competição fora do país, por isso eu achava que os outros velejadores eram melhores. Este ano acho que será mais fácil”, disse Gabriel, destacando que em Montevidéu, o vento é mais forte. “Eu prefiro vento fraco ou médio, porque a força física necessária é menor”. Outra dificuldade que o velejador deverá encarar é o frio intenso que faz atualmente no Uruguai.
Em maio, Gabriel, que tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, disputará as seletivas classificatórias para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte Americano.
Para o Sul Americano ele irá acompanhado dos dois técnicos da Seleção Brasileira e dos outros 14 competidores que irão representando o país e participará da competição com o seu próprio barco. (Fonte: Imprensa Livre)

Paulo Julião "muda" gabinete para Costa Sul

São Sebastião - O Prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, esteve reunido ontem, dia 08, com empresários do setor hoteleiro para discutir sobre o PCM (Plano Comunitário de Melhoramentos), que visa a realização de obras de Saneamento Básico na Costa Sul do município, em parceria com a Sabesp e a comunidade. Dois empreendimentos, Paúba Canto Sul e Porto Paúba aderiram ao projeto, assinando um contrato de participação em toda a obra que será realizada nesse bairro. Os dois empreendimentos contam com 101 unidades e estão associados a RCI (Resort Condominium International), que conta com um total de 3,7 mil hotéis por todo o mundo. (Fonte: PMSS)

Polícia pedirá adiamento no inquérito sobre furto de armas

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba deverá pedir à Justiça, a prorrogação do prazo para conclusão do inquérito sobre o furto de aproximadamente 300 armas. O delegado titular Fausto Cardoso, disse que embora as investigações estejam adiantadas, deverá precisar de mais dias, além dos 30 normais.
O prazo vence no próximo dia 17. O delegado não quis adiantar nenhuma informação sobre a apuração, para não atrapalhar. Nas semanas seguintes ao crime, a polícia realizou uma série de diligências a procura das armas. Apenas duas delas, uma pistola e um revólver, teriam sido encontradas e seriam suspeitas de pertencer ao arsenal furtado. Elas continuam sendo analisadas pela perícia.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo também está investigando o crime. Segundo a assessoria de imprensa do setor, um inquérito já foi aberto, independente da apuração do Fórum e da Polícia Civil.
Conforme a assessoria, o Tribunal investiga se há participação de funcionários de segurança no crime. No dia do furto, o vigia que teria que estar em serviço não foi trabalhar alegando doença. A assessoria ainda explicou que não há ainda resultados da investigação.
O furto das armas que estavam em três salas do prédio do Fórum de Ubatuba, que funcionavam como depósito, ocorreu de domingo para segunda-feira. A polícia ainda não tem idéia exata do horário.
Segundo foi apurado, entre as 19h30 de domingo e 7h de segunda-feira, o prédio ficou sem vigilância, pois o responsável pelo turno da noite não teria ido trabalhar por estar doente. Pela manhã, os primeiros funcionários que chegaram ao trabalho constataram o arrombamento das salas que serviam como depósito. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Tamar cria Centro de Reabilitação de tartarugas marinhas

Ubatuba - Depois da implantação da Base de Ubatuba do Projeto Tamar-Ibama, em 1991, com o objetivo de proteger as quatro espécies de tartarugas marinhas que freqüentam a região, atualmente o órgão criou um Centro de Reabilitação, cujo pioneirismo aconteceu na Base do Espírito Santo.
O Tamar de Ubatuba montou um centro bem equipado para atender animais acometidos por fibropapilomatose (tumores que se espalham pelo corpo do animal, prejudicando a mobilidade e alimentação das tartarugas), cuja incidência vem aumentando na região.
Atualmente com seis tartarugas em tratamento, o centro realiza cirurgias para extração dos fibropapilomas, procedimento que reduz o desconforto das tartarugas infectadas e fornece amostras de tecido tumoral para estudos.
Segundo a coordenadora regional do Tamar, a oceanógrafa Berenice Gallo, o projeto realiza, em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (Universidade de São Paulo), estudos de pesquisa sobre a fibropapilomatose.
A médica Eliana Reiko Matushima, chefe do Departamento de Patologia da Faculdade, disse que existem trabalhos científicos sobre o assunto.
“Essa colaboração vem sendo desenvolvida há sete anos. Além disso, inúmeros trabalhos científicos já foram apresentados em congressos e publicados em periódicos nacionais e internacionais”, afirma a médica, que realiza ainda palestras para os estagiários e auxilia o Tamar em diagnósticos anátomo-patológicos de tartarugas mortas.
Segundo Berenice Gallo, a base de Ubatuba coleta sistematicamente dados sobre a ocorrência da doença buscando, através dessa parceria com a Universidade de São Paulo, estudar as possíveis causas desses tumores.
O Centro de Reabilitação do Tamar atende também casos de animais atropelados por embarcações, com problemas no aparelho respiratório ou que ingeriram lixo, inclusive sacos plásticos, pedaços de embalagens, lonas, linhas de pesca e outros artefatos.
Depois do fibropapilo-matose, as tartarugas debilitadas devido à ingestão de lixo, representam o segundo maior índice de atendimento no Centro de Reabilitação de Ubatuba, que conta com equipe especializada, área de quarentena para tratamento das debilitadas, ambulatório, sala de cirurgia e cinco tanques de até três mil litros, para isolamento dos animais em tratamento.
Apoio - Com o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura de Ubatuba, o Tamar-Ibama vem realizando no município atividades de pesquisa, educação ambiental e desenvolvimento de alternativas econômicas para as comunidades de pescadores que atuam principalmente na pesca artesanal, de grande importância econômica e cultural para a região.
As principais áreas de reprodução de tartarugas marinhas no Brasil estão protegidas, desde 1980, pelo projeto “Programa de Conservação do Ministério do Meio Ambiente”, co-administrado pela Fundação Pró-Tamar e patrocinado pela Petrobras.
Após a efetiva implantação das bases de proteção e pesquisa nas principais áreas de reprodução, o Projeto Tamar iniciou, como uma segunda etapa, o trabalho nas principais áreas de alimentação onde ocorrem capturas acidentais ou não de tartarugas marinhas. (Fonte: Imprensa Livre)

Assembléia de Deus Ministério de Provetá promove Culto de Retorno

Ubatuba - A Igreja Evengélica Assembléia de Deus - Ministério de Provetá - convida a todos aqueles que têm conhecimento do Evangelho, mas que por alguma razão se encontram afastados dos caminhos de Deus, a participarem do Culto de Retorno, que acontecerá às 19h nos dias 12 e 13 de abril de 2003, em sua sede situada na Rua Paraná, 262 - Centro de Ubatuba.
O evento contará com a presença do Pr. Ailton Muniz de Souza, de Mangaratiba, RJ (dia 12 sábado) e do Presb. Cleber Machado, de Angra dos Reis (dia 13 domingo).
Esta é uma oportunidade para que os afastados voltem para Jesus, garantindo assim uma perfeita comunhão com Cristo, conforme está escrito nas escrituras: “Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá.” João 11:25,26
Sob a direção do Pastor Efraim Gonçalves, o Ministério de Provetá em Ubatuba está em franco crescimento na missão de salvar almas. Somente na última semana foram abertos dois pontos de pregação, um no bairro da Estufa e outro no Perequê-Açu, respectivamente. Segundo o pastor Efraim, sua vinda tem como finalidade "Ganhar Ubatuba para Jesus!" (Fonte: Litoral Virtual)

Domingo, Ubatuba vibrará com os melhores do triatlon

Ubatuba - No próximo domingo, Ubatuba assistirá pela primeira vez a uma prova de triatlon envolvendo cerca de 300 atletas, inclusive do exterior. O argentino Oscar Galindez, vencedor do circuito de Santos, deverá confirmar presença assim como Fernanda Keller. O brasiliense Alexandre Manzan, melhor atleta olímpico do Brasil já disse que virá. Bicampeão brasileiro e recordista em Pirassununga surge como um dos favoritos.
O PowerBar Triathlon Long Distance, promovido pela Cia de Eventos com apoio da Prefeitura terá largada às 8h do Centro de Informações Turísticas, na avenida Iperoig, com os atletas fazendo 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida.
Ao mesmo tempo, haverá uma disputa de short triatlon, com 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.
Além de Manzan, outros nomes conhecidos como Renato Dantas, melhor brasileiro do Iroman do Hawai, Paulo Dantas e Fred Monteiro vêm mantendo contato com a organização para viabilizar suas participações. O secretário de Esportes e Lazer, Richard Ricardo dos Santos, diz que a cidade terá uma excelente oportunidade de presenciar uma competição de alto nível. “É uma competição de referência internacional em uma modalidade que vem crescendo em todo o mundo.” afirma o secretário.
Os vencedores, no masculino e feminino, receberão R$ 1,5 mil enquanto os vice-campeões ficam com R$ 1 mil cabendo aos terceiros colocados a importância de R$ 500. (Fonte: Imprensa Livre)

Alfabetização solidária com novas turmas

Ubatuba - O programa Alfabetização Solidária vem movimentando a Prefeitura e a Unitau que desde o último dia 2 e até o dia 10 de abril estarão recebendo inscrições de capacitadores e monitores na Secretaria de Educação. O curso de alfabetização de adultos, realizado pelo terceiro ano consecutivo no município, reúne em média 350 alunos e terá início no dia 11 de abril, sexta-feira, a partir das 8 horas. O projeto é patrocinado pela ONG Ação Solidária, em parceria com o Fundo de Solidariedade da Prefeitura e apoio da Secretaria de Educação e UNITAU. De acordo com os organizadores a avaliação dos capacitadores e professores do Ensino de Jovens e Adultos -EJA, da Secretaria da Educação será do dia 22 de abril até o dia 30. Durante reunião com diretores e associações de bairros ficou decidido que nos dias 15 e 16 de abril estarão nos bairros para fazer a matrícula dos alunos. A Secretaria da Educação colocou à disposição do programa as escolas dos bairros para a realização dos cursos. (Fonte: ACS-PMU)

Mais duas escolas são ampliadas e reformadas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entrega no dia 26 de abril, sábado, duas escolas que foram ampliadas e reformadas na Região Sul. Ambas estão localizadas na avenida Yoshio Tozaki, no bairro do Corcovado. A EM "Ernesmar de Oliveira", na Praia Dura, foi ampliada em mais uma sala e teve reformada o telhado, parte hidráulia e elétrica e ganhou nova bateria de banheiros. Na escola estudam 136 alunos de primeira a quarta séries divididos em 2 períodos. A Secretaria de Educação investiu na obra cerca de R$ 40 mil. No mesmo dia, a Prefeitura entrega a ampliação e reforma da EM Corcovado onde um grande muro, com cerca de 400 m isolou e protegeu a escola , além de ganhar mais uma sala, telhado novo, pátio ampliado, piso e telhados trocados e sistema de água clorada. A escola conta com 66 alunos distribuídos em dois períodos e nas melhorias da escola aSecretaria aplicou em torno de R$ 115 mil. O diretor José Carlos Firme diz que as novas instalações melhoram as condições de ensino e do atendimento da merenda refletindo no aprendizado dos alunos. (Fonte: ACS-PMU)

Primeira Sexta Básica Musical – Música na Praça da Fundart

Ubatuba - Ocorreu na sexta-feira, 04 de abril, nas dependências da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – a primeira Sexta Básica Musical, com apresentação da jovem artista Edlaine cantando um belíssimo repertório que abrangia desde músicas clássicas da MPB como Tom Jobim e Caetano Veloso até músicas mais atuais como Zeca Baleiro e Tribalistas.
A cantora, de apenas 20 anos de idade, que já canta em bares consagrados do Rio de Janeiro, encantou o público com sua voz grave e potente, mantendo-o cativo em um show que durou mais de três horas.
O intuito da Fundart de realizar uma apresentação musical na Praça Anchieta – em frente ao Casarão do Porto, não pode ser realizado devido ao mau tempo, porém, o tempo ruim não retirou o brilho do evento, que teve de ser transferido para o salão principal da Fundart, local comumente utilizado para exposições.
O Projeto da Sexta Básica Cultural busca popularizar a música em um ambiente descontraído onde seja oferecido um momento agradável de final do dia. "O happy-hour não é uma prática comum em nosso município, não há a prática do momento de descontração após o expediente, onde as pessoas possam se encontrar para conversar ao som de boa música."- declarou o Dr. Cícero Assunção, presidente da Fundart e idealizador do Projeto.
"Esta primeira mostra foi muito produtiva, visto que não contávamos com um público tão vasto na estréia, o show Edlaine – Bossa Nova e MPB é apenas uma face do que pretendemos realizar, visto que queremos atrair todo o grande público, mas lembrando que a música será sempre de qualidade. O evento será periódico, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, utilizando a área da Fundart, para habituar o público ubatubense a freqüentar a Fundação e prestigiar os nossos músicos, que sabemos, temos muitos músicos de qualidade no município."- completou.
O evento contou com a presença de figuras ilustres do município, que ficaram dispostas em todo salão principal e no corredor em frente a Fundart.
Para as próximas apresentações a Fundart pensa na possibilidade da inserção de um Sebo e de recitais de poemas clássicos da literatura brasileira durante os intervalos de descanso do artista.
Faz-se necessário lembrar do calendário da Fundação para o mês de abril: dia 18 às 21 horas – Encenação da Paixão de Cristo na Avenida Iperoig ( as inscrições para participação da encenação ainda estão abertas ); dia 19 às 12:00 horas – Malhação de Judas em 15 bairros do município e dia 26 às 21:00 horas – Abertura do "Madrigal – Música na Catedral" com a apresentação do "Quarteto Spalla" de instrumentos de sopro na Igreja Matriz.
Maiores informações na Fundart ou pelos telefones 38324584 e 38337000. (Fonte: ACS-PMU)

Natação abre calendário de competições

Ubatuba - A equipe de natação SEL/Vale Saúde abre neste domingo, 13, o calendário de competições válido para 2.003. A primeira prova será na abertura da 7a edição da "Copa Litoral Norte de Natação", dividada em quatro etapas será realizada em Caraguatatuba e contará com a participação das equipes locais além de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Outras competições estão agendadas pela Secretaria de Esportes e Lazer - SEL principalmente as tradicionais provas natatórias nos bairros da Almada, Enseada, Perequê-Açu e Lázaro. (Fonte: ACS-PMU)

Josino em Portugal e Japão

Ubatuba - O professor faixa preta de judô Josino Francisco de Souza, 6o DAN pela 2a Região Esportiva da Delegacia do Vale do Paraíba e Litoral Norte, estará ministrando aulas em Lisboa, Portugal, a partir do dia 14 de abril. Em junho, mais precisamente no dia 22, Josino fará parte da delegação brasileira que disputará o Mundial de Masters, em Tóquio, no Japão. É o nome de nossa cidade sendo levado para o exterior por meio do atleta que tantas glórias já trouxe para nossa cidade. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Agradecimento - Em nome da Vereadora Leonor Diniz, eu gostaria de agradecer ao César Guerardi e ao Litoral Virtual pelas palavras de apoio publicada na mídia. A vereadora diz que persiste na luta para melhorias na cidade de Caraguatatuba em todos os aspectos.
Saudações,

Deborah Rodrigues
Assessora Parlamentar
Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira
 

Foto do Dia:
Praia da Sununga
Ubatuba
Praia da Sununga
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Disk Denúncia Polícia Militar Basfibra

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor