Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 11 de abril de 2003 - Nº 761 Edições Anteriores

Cooperativa Educacional Ubatuba Nautica Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Maioria dos crimes de Caraguá foi cometida por vingança
   Moradores apontam problemas da violência
   Usuários reclamam de ônibus que faz linha de Caraguá a São Sebastião
   Caraguá inicia campanha de vacinação contra gripe neste Sábado
   Caraguá realiza Culto Ecumênico pela Paz
   Caraguá: 146 anos de emancipação político-administrativo
   Banco Real estuda possibilidade de instalar uma agência em Caraguá
   Vereador Bolha é eleito 1º Secretário na Câmara
   Pastor Anderson aprova Moção contra Guerra no Iraque
   Problema na Miguel Varlez gera bate boca radiofônico
   O personagem Pit Bitoca visita Câmara de Caraguatatuba

Ilhabela:
   Turista acusa descaso da polícia em furto
   Prefeito se reúne com Sabesp para discutir distribuição de água
   Campanha de Vacinação do Idoso

São Sebastião
   Hospital suspende cirurgias eletivas
   Polícia exuma corpo para apurar causa de morte no Hospital de Clínicas
   “Só Deus sabe o que eu estou passando”, diz viúvo
   Câmara quer informações sobre mortes
   São Sebastião busca licença para aterro

Ubatuba:
   Ubatuba muda lei para instalação de antenas
   Inquérito de armas é prorrogado
   Falta de verba deixa 150 sem atendimento
   Polícia de Ubatuba prende trio que assaltou Igreja
   Alfabetização solidária com novas turmas
   Espaço Baguá traz Curso de Astrologia
   Restaurante Italiano promove jantar
   Assembléia de Deus Ministério de Provetá promove Culto de Retorno

   Carta do Leitor

   Dicas de Manutenção Residencial



Maioria dos crimes de Caraguá foi cometida por vingança

Caraguatatuba - Mais da metade dos homicídios ocorridos desde o início do ano já foram esclarecidos, segundo o delegado titular de Caraguatatuba, Fábio de Carvalho Joaquim. Muitos foram motivados por vingança e acerto de contas entre criminosos, por isso as características de execução.
Embora houvesse no início uma suspeita de extermínio em razão dos tiros na cabeça, para o delegado os esclarecimentos dos crimes e as identificações dos autores provaram que não aconteceu esta ação na cidade.
Primeiramente, o delegado esclareceu que as mortes divulgadas pela imprensa não refletem a realidade. Dentro dos 21 crimes, que supostamente teriam sido assassinatos, há duas mortes registradas como naturais, de andarilhos encontrados mortos na rua, mas sem marcas de violência e também um caso de acidente. A vítima morreu no hospital após ser atropelada.
Restam 18 homicídios desde o início do ano, sendo que 12 foram esclarecidos. Há casos, ressaltou o delegado, que a polícia sabe apenas o apelido do suspeito, necessitando de mais investigações para fazer a identificação e pedir uma prisão preventiva.
A primeira vítima do ano, Dilson de Souza Cerqueira, morreu após ser agredido por “garrafada”. Foi um latrocínio, com mais de um autor, mas ainda está sem esclarecimentos.
Mas os outros que aconteceram em seguida têm, em sua maioria, identificação. Neste período dez pessoas foram presas pelos crimes e ainda há três pessoas identificadas, que estão foragidas, pois tiveram suas prisões preventivas decretadas.
O delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, explicou que os esclarecimentos e identificações demonstram que as mortes estão “longe de ser um grupo de extermínio”. Conforme Barbosa Filho, o fato das vítimas serem atingidas na cabeça, não significa extermínio.
Ainda de acordo com o delegado esta ação é conhecida entre os bandidos como “tiro de misericórdia”, para o assassino ter certeza que a pessoa morreu. “Mesmo porque se ele sobreviver, poderá matá-lo”, disse.
Conforme Barbosa, o bandido geralmente atira várias vezes e quando a vítima cai, se aproxima dando o “tiro de misericórdia”. “Mas não é uma só pessoa matando”, acrescentou. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores apontam problemas da violência

Caraguatatuba - Migração clandestina, desemprego, população flutuante, tráfico de drogas, são alguns dos problemas levantados pela população de Caraguatatuba para justificar as mais de 20 mortes ocorrida este ano, que teriam sido creditadas à ação de “justiceiros”, fato negado pelo delegado diante das provas encontradas nos crimes.
O morador C.H. do bairro Jardim Califórnia, que prefere não ser identificado, levantou a possibilidade dos homicídios terem sido praticados por “justiceiros” contratados pelos traficantes. “Hoje, o valor da vida é questionado... não vale nada para os traficantes, que não pensam duas vezes antes de matar um ‘traiçoeiro’”, relatou o morador.
P.R., do Perequê-Mirim, bairro que registrou cinco do total de homicídios, contou que ficou perplexo com um anúncio que viu na ‘feira do rolo’ sobre a venda de uma casa no bairro, no qual os 40 m² estavam sendo vendidos por R$ 5,00 o m², ou seja, por R$ 200 comprava-se o ‘barraco’.
“Os garotos de 14 anos já estão vivendo no mundo da criminalidade. Um homem parou de doar uma cesta básica quando o pai do garoto infrator morreu. Dias depois o garoto foi assaltá-lo”, disse.
Outro morador do Perequê-Mirim, A.L., acredita que a população fica ameaçada com as mortes que vem ocorrendo na cidade. “As pessoas saem de uma região pobre e vem para o litoral com esperança de melhoras. Mas, como a maioria das cidades turísticas não mantém durante o ano as oportunidades que oferecem na temporada.... imagino o futuro que estas crianças terão aqui. Nem meus filhos, que são caiçaras, têm oportunidade aqui! A solução é resolver o problema na cidade de origem destes migrantes clandestinos. No Estado de São Paulo é assim... pagamos o pacto dos outros”, desabafa.
Além dos homicídios que aumentaram este ano mais de 300%, se comparado ao mesmo período do ano passado, são freqüentes os roubos em residências, até mesmo o roubo de fiação telefônica no Perequê- Mirim, onde garotos de 13 anos vendem a fiação para sustentar o vício da droga.
Para os moradores, com o aumento da favelização, clandestinidade e pobreza, o número de homicídios tende a não se estabilizar em Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Usuários reclamam de ônibus que faz linha de Caraguá a São Sebastião

Caraguatatuba - Usuários da linha de ônibus suburbano da empresa Litorânea que faz o trajeto Caraguatatuba e São Sebastião estão reclamando dos serviços prestados. Segundo eles, nos horários considerados de “pico”, os passageiros sofrem diversos transtornos decorrentes da superlotação do veículo.
De acordo com Alcebiades Evangelista de Assis Filho, 26 anos, que utiliza a linha há cerca de dois meses, os piores horários acontecem no período das 7h, com saída de Caraguatatuba, e por volta das 17h, quando retorna de São Sebastião.
Ele comenta que o ônibus costuma estar muito cheio nesses períodos e que muitas vezes até idosos e mulheres com crianças de colo precisam ir de pé no coletivo.
O usuário ainda conta que um dia após várias pessoas reclamarem do serviço, a empresa colocou um veículo extra, que resolveu a situação, mas não o manteve em circulação.
Segundo ele, muitos usuários já estão se mobilizando para fazer um abaixo assinado a ser enviado ao órgãos competentes, uma vez que reclamar para a empresa não tem surtido efeito. “É um descaso”, desabafou.
Outro problema apontado pelo usuário é que os motoristas andam em alta velocidade para cumprir os horários estipulados, colocando em risco a vida dos usuários.
Paulo Eduardo, morador de Caraguatatuba, também diz estar insatisfeito com o serviço da empresa. De acordo com ele, muitas pessoas se deslocam até a rodoviária nesses horários de pico para conseguir um banco vazio. Segundo ele, quem fica no ponto tem que esperar pelo ônibus que, ou passa atrasado, ou não pára.
Ontem, houve um tumulto na Rodoviária de São Sebastião, por volta das 17h. Isso porque o veículo que deveria sair às 16h30 não partiu no horário e não foi dada nenhuma explicação. Muita gente que estava nos pontos foi para o local e só pôde embarcar às 17h.
Uma usuária que não quis se identificar relatou que fatos como esse são relativamente comuns. Segundo ela, muitas vezes o ônibus chega a levar cerca de 120 pessoas por viagem. “Ninguém toma providências e o problema vem se agravando a cada dia”.
A Artesp (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo), é a responsável pela fiscalização das linhas suburbanas na cidade.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, que foi comunicada do ocorrido, a empresa vai ser notificada e avaliada para checar tais irregularidades. Caso diagnosticado algum problema, serão tomadas providências, que serão divulgadas num prazo máximo de 15 dias.
Eles ressaltaram que os usuários também podem fazer reclamações na própria entidade, pelo do telefone 0800-787780.
Ontem o responsável pela empresa no Litoral Norte não foi localizado. Segundo funcionários, ele estaria em outra cidade e só retornaria a Caraguatatuba hoje pela manhã. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá inicia campanha de vacinação contra gripe neste Sábado

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal da Saúde de Caraguatatuba vai iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe em Idosos (acima de 60 anos) no próximo dia 12 de abril. A meta de Caraguá é vacinar cerca de 7 mil idosos.
Neste sábado, a vacinação acontece somente, das 8h às 17 h, no PACS Centro, que fica à Rua São Sebastião, 56, no Sumaré. A partir do dia 14 até o dia 30 de abril, a vacinação acontece também, das 8h às 17horas, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Perequê Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, PACS Centro, Jardim Casa Branca, Massaguaçu e Tabatinga. Nos feriados não há vacinação.
É importante que todas as pessoas levem suas carteirinhas de vacinação para que sejam atualizadas. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza Culto Ecumênico pela Paz

Caraguatatuba - Caraguá realizará um Culto Ecumênico pela Paz, no próximo dia 21, feriado de Tiradentes, que deverá reunir as igrejas católicas e evangélicas da cidade. O evento acontece na Praça Dr. Cândido Motta a partir das 19 horas.
Segundo o padre da Paróquia de Santo Antônio, Jacob Puthenkandan, as pessoas deverão estar vestidas com roupas brancas e segurando bandeiras. O tema central do culto será a Paz, devido à grande violência que o mundo vem enfrentando.
No próximo dia 12, os líderes do Conselho Municipal de Pastores de Caraguatatuba deverão se reunir, a partir das 9h, na igreja “Brasil para Cristo”, no bairro Estrela D’Alva para decidirem a participação da comunidade evangélica no evento.
“Cerca de 15% da população de Caraguá é evangélica, e é importante nossa participação no culto. Acredito que devemos adotar a Palavra de Deus, que diz que somos um em Cristo e que devemos nos amar como Ele nos amou. Esse tipo de atividade serve para despertar a fé nas pessoas”, disse o Pastor Sérgio José Minotti da igreja “Cristo é Poder”.
Segundo o Pastor Maurício Rosário da igreja “Comunidade Evangélica reviver em Cristo” do bairro Massaguaçu, o encontro do Conselho acontecerá para que um convite oficial à participação do Culto pela Paz seja feito a todas as igrejas evangélicas da cidade. (Fonte: PMC)

Caraguá: 146 anos de emancipação político-administrativo

Caraguatatuba - Caraguá irá comemorar no dia 20 de abril, 146 anos de emancipação político-administrativo e para festejar essa data, a ACIC - Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, em parceria com a Setur - Secretaria de Turismo e alguns associados, estarão promovendo para o eventos de porte como a II Etapa do Circuito de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba, a apresentação da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo e a Prova Pedestre Cidade de Caraguatatuba.
As festividades da cidade terá inicio neste sábado, dia 12, com a II Etapa de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba, 3ª Regata Cidade de Caraguatatuba, a partir das 13 horas na praia Martim de Sá. Para alimentar os participantes, a ACIC contou com a parceria da Docimar para a distribuição de lanches e com a Rede Legal na distribuição de refrigerantes. A regata segue até domingo, dia 13. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Classe Holder 12 e velejador de Caraguá, Alexandre Martinho, a expectativa de público é de 50 iatistas na raia. As cidades de Ubatuba, Santos, São Paulo, Paraibuna, São José dos Campos, Ilha Bela e São Sebastião. Caraguá estará sendo representada pela equipe de iatismo do iate Clube Martim de Sá.
A regata terá a participação da classe monotipos, com validade para a segunda etapa do Circuito de Vela Monotipos 2003 do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Os velejadores vão competir nas classes Holder, Optmist e Tromar, onde serão premiados os três melhores colocados de cada classe e categoria.
No domingo, dia 20, a Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo irá se apresentar na Praça de Eventos, a partir das 20 horas. Para a recepção da Orquestra, será realizado um almoço oferecido pelo restaurante Hangar 1. A orquestra oferece música sinfônica de boa qualidade sob a regência do maestro Paulo Rydlewski, de forma a conseguir uma comunicação direta e objetiva como um público não habitual das salas de concerto. Apresenta repertório específico, dotados de uma linguagem própria, aberta a todas as formas de manifestações musicais como: música popular, ópera e balet.
O regente maestro Paulo Rydlewski, é convidado das principais orquestras profissionais do país e já atuou em mais de 300 concertos, com um repertório extenso e diversificado, onde se incluem, desde o balet até a ópera. Bacharel em Composição e regência pela Universidade Estadual paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP com menção de louvor concedida pelo departamento de música Paulo Rydlewski , aproximou-se de mestres como Leonard Bernstein (EUA), Pierre Colombo (Suíça), Manoel Ivo Cruz (Portugal), Osvald Lupi (Argentina) e Eleazer de Carvalho (Brasil)
E para encerrar a comemoração, no domingo 27, será realizada, a partir das 9 horas, na avenida da Praia, a Prova Pedestre Cidade de Caraguatatuba, no centro da cidade. Para os atletas, serão distribuídos frutas doadas pelo supermercado Silva Indaiá. (Fonte: ACIC)

Banco Real estuda possibilidade de instalar uma agência em Caraguá

Caraguatatuba - Os representantes do Banco Real, Emerson Camargo Silva, supervisor do PAB´s e Edson Maia, assistente Diretor Regional, estiveram em Caraguatatuba almoçando com o prefeito Antonio Carlos da Silva e com o presidente da Associação Comercial Jorge Washington, nesta terça-feira, 08.
O Almoço foi realizado para discutir o número de consultas realizadas no quiosque instalado na frente do Caraguá Praia Shopping. De acordo com o supervisor Emerson Camargo Silva, o número de consultas superou as expectativas do banco.
Ainda será feito um segundo encontro para discutir sobre o assunto. (Fonte: ACIC)

Vereador Bolha é eleito 1º Secretário na Câmara

Caraguatatuba - O Vereador Laércio Aparecido de Andrade - Bolha (PPS), foi eleito durante a 10ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, 1º Secretário da Mesa Diretora, com mandato até dezembro de 2004. A eleição foi acirrada, tendo empatado em primeiro turno.
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caraguatatuba, eleita para o biênio 2003/2004 tinha a seguinte composição: Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), presidente; Juarez Pereira Pardim (PSDB), vice-presidente; Vera Lúcia Moreira Peixoto (PSDB), primeiro secretário e João Rodrigues de Godoy Filho (PL), segundo secretário e foi eleita por 10 votos a 7 contra a chapa liderada por Omar Kazon (PL).
Com a saída de Vera Peixoto para a Secretaria Municipal de Assistência Social, a vaga de primeiro secretário ficou vaga, o que não despertou qualquer atenção da Mesa Diretora, visto que ainda havia o segundo secretário para dar apoio às sessões.
Mas alguns Vereadores reclamaram que a Mesa Diretora deveria estar completa e após uma consulta ao Cepam (Centro de Estudos e Pesquisa em Administração Pública), observou-se que uma nova eleição deveria ser feita.
Na noite da última terça-feira, durante o Expediente da 10ª Sessão Ordinária semanal, 3 Parlamentares se candidataram ao cargo; Dalva Ricardo Santana (PPS), Laércio Aparecido de Andrade (PPS) e Leonor Diniz Santos Ferreira (PDT). A primeira era apoiada pelo prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) e o segundo pela Mesa Diretora. A Drª Leonor corria por fora, independente.
Na primeira eleição, foram anotados 8 votos para Dalva Santana, 8 votos para Laércio Andrade e 1 voto para Leonor Diniz. No segundo turno, após intenso lobby de Parlamentares ligados a Mesa Diretora, Laércio Andrade venceu por 9 votos a 8 de Dalva Santana.
Para o Parlamentar vencedor é a chance de demonstrar mais trabalho. "É uma função que sempre me chamou a atenção, mas como a Vera foi escolhida, não liguei. No momento em que ela deixou a Vereança voltei a ter esperanças", disse. Sobre a vitória, o Vereador diz ter mais trabalho. "Agora terei mais responsabilidades para com a população e darei mais de mim para não baixar a qualidade na Câmara e durante as sessões", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pastor Anderson aprova Moção contra Guerra no Iraque

Caraguatatuba - O Vereador Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson (PTB), aprovou na Sessão Ordinária semanal da última terça-feira, dia 8 de abril, Moção de Repúdio contra a demonstração de força das forças de coalizão perante o Iraque, sem a anuência da ONU (Organização das Nações Unidas). As forças de coalizão tem soldados dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Polônia.
De acordo com o Pastor é com desgosto que ele observa a maior potência bélica e econômica do planeta influenciar outros países a cometerem atrocidades sem a anuência de uma organização criada para este fim. O Vereador não concorda com a linha ditatorial do presidente iraquiano Saddan Hussein, mas frisa que problemas internacionais não podem ser resolvidos por decisão unilateral e sem o aval da ONU.
Segundo Anderson, os Estados Unidos buscam mais do que se vingar do ataque sofrido em 11 de setembro, buscam, na opinião do Parlamentar é aumentar suas reservas de petróleo e posições militares mais estratégicas no Oriente Médio. O Vereador entende que o ataque ao Iraque é um ato criminoso e que os criminosos devem ser julgados e devidamente condenados. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Problema na Miguel Varlez gera bate boca radiofônico

Caraguatatuba - A alteração na mão de direção de uma quadra da avenida Miguel Varlez, no centro da cidade, feita pelo Ditran (Divisão Municipal de Trânsito) e que teve a intercessão da Comissão de Assuntos Relevantes para o Comércio (CAR), gerou um bate boca radiofônico entre o presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba), Jorge Washington e o presidente da CAR, Omar Kazon (PL). A entidade dos comerciantes tentou reparar a omissão que teve quanto ao caso.
Uma alteração na Miguel Varlez, feita pelo Ditran, resultou em prejuízo comercial aos estabelecimentos daquela avenida, no quarteirão entre a Prestes Maia e a Benedito Francisco Oliveira. A Comissão de Comércio esteve no local e com o Ditran, dando uma opinião que foi aceita pelo órgão, que irá analisá-la e provavelmente a colocará em prática 15 dias após a aprovação.
Na última terça-feira, no programa da Rádio Comunitária Integração FM, às 18 horas, comandado excepcionalmente pelo radialista Ricardo Mazzei, o presidente da Acic, Jorge Washington iniciou uma série de críticas a Comissão de Assuntos Relevantes do Comércio da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Na opinião do dirigente, "algumas pessoas tentaram fazer uso político da situação". Washington também disse que a entidade deveria ter sido avisada quanto ao problema.
Imediatamente após ouvir as inverdades, o Vereador entrou no ar para desmentir as palavras proferidas pelo dirigente.
Kazon iniciou sua resposta desmentindo o presidente da Acic, alegando que não faz uso político de qualquer acontecimento na Câmara. "Não preciso fazer uso político de qualquer fato que seja. Não vivo da política, vivo do meu comércio e se estive no local, foi para atender ao reclamo dos comerciantes, que enviaram um abaixo-assinado sobre o problema da Miguel Varlez", disse.
O Parlamentar salientou que tanto os comerciantes como a CAR não são obrigados a avisar entidade nenhuma sobre qualquer problema que esteja acontecendo, e continuou sendo ainda mais incisivo. "O senhor e a Acic deveriam verificar melhor os problemas, pois o membro de sua diretoria, dono de um posto de gasolina no local, foi entrevistado, fez críticas as mudanças e conseqüentemente, é conhecedor do assunto", relatou.
Ao final, de acordo com Kazon, o presidente da Acic pediu desculpas e manifestou o seu apreço para com a Câmara e todos os Vereadores, isto sem antes o radialista Ricardo Mazzei mediar a discussão. Kazon mostrou-se satisfeito com o "bate boca" radiofônico. "É sempre bom debater assuntos de interesse da comunidade, mas é bom também esclarecer a população quanto as inverdades que podem ser ditas e que se tornam nocivas ao trabalho de uma entidade que tem por base lutar pelo povo", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

O personagem Pit Bitoca visita Câmara de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O ator Heitor Martins, que interpreta na televisão o personagem “Pit Bitoca”, em parceria com Tom Cavalcante, esteve presente na Câmara Municipal de Caraguatatuba na última terça-feira. O artista acompanhava uma amiga que veio falar com um Vereador e foi homenageado no plenário pelos Parlamentares.
Heitor Martins passou 8 anos de sua vida em Caraguatatuba, trabalhando no comércio de motocicletas, para depois tentar carreira. Após conseguir uma vaga para interpretar o “Pit Bitoca”, consagrou-se em todo o país, com o assistente gay de um “macho homossexual”, interpretado por Tom Calvacante, como o “Pit Bicha”.
Ao acompanhar uma amiga de velha data à Câmara Municipal de Caraguatatuba foi prontamente reconhecido pelos Vereadores, que interromperam a sessão e fugindo ao protocolo, discursaram falando sobre o seu gabarito no mundo televisivo, dentre eles o Parlamentar Omar Kazon (PL).
Em seguida Martins acompanhou a amiga, que foi visitar o Vereador Aurimar Mansano (PTB) e aproveitou para abraçar o também amigo de velha data. “Passei oito longos e gratificantes anos de minha vida aqui, o que me traz uma feliz recordação. Esta retribuição mostra o carinho que todos tem por mim”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Turista acusa descaso da polícia em furto

Ilhabela - A turista Silvia Prandina Francelli, moradora em São Paulo, que tem uma casa de veraneio no bairro Itaguassu, em Ilhabela, considerou um descaso da polícia o atendimento de seguidos furtos ocorridos em sua residência. “Em menos de dois anos, sofri quatro assaltos e uma clonagem de cartão de crédito”, disse a turista.
Conforme a vítima, a única resposta positiva nas ocorrências foi por parte do banco. Da parte policial, destacou, não teve resposta, a não ser que “não existe efetivo policial suficiente e que há muitas ocorrências acontecendo não dando tempo para solucionar todas”, declarou Silvia.
A turista também questiona informações policiais divulgadas em jornal de Ilhabela que a cidade continua segura para os moradores e os turistas. Ela ressaltou que está sempre ouvindo as pessoas falarem sobre estupros, furtos destinados para compra de droga, além de outras violências contra turistas e moradores.
Outro lado - O delegado titular de Ilhabela, Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho, explicou que compreende a aflição da turista, vítima da criminalidade que assola não apenas o país, como o mundo todo (referindo-se às guerras).
O delegado disse que queria poder dar respostas imediatas a todas as pessoas que procuram a polícia noticiando crimes, “mas a despeito de todos os esforços, que não são poucos - já que a polícia atua em horário noturno e locais ermos à busca de criminosos - alguns crimes estão, no momento, sem esclarecimento”, destacou.
Nestes crimes estão incluí-dos os dois furtos (e não roubos como disse Silvia), ocorridos na casa da vítima. O delegado disse ter conhecimento de pelo menos dois casos e não quatro registrados pela vítima. Já sobre o golpe no cartão de crédito, Pagliarini informou que o crime aconteceu em São Paulo.
Sobre a segurança com os turistas, apontada por Silvia como falha, o delegado explica que a estatística mostra que Ilhabela é o município de maior índice de esclarecimentos em crimes com violência, como sequestro, roubo, estupro, atentado violento ao pudor e esbulho possessório.
“A violência não se combate apenas com a polícia, é preciso cuidar das crianças e jovens, proporcionando empregos e vencer a barreira do abismo social que separa as classes no Brasil”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito se reúne com Sabesp para discutir distribuição de água

Ilhabela - O Prefeito Manoel Marcos esteve reunido nesta quarta, dia 9, em seu gabinete com o Diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Dr. José Everaldo Vanzo além do Superintendente do litoral Norte Eng. João Carlos Simões, o Gerente do departamento de Empreendimentos do Litoral Norte, Eng. José Antonio Prado, o Engenheiro Josival Alves de Souza, o Engenheiro Marco Antonio Vieira Sampaio e o encarregado do Posto de Operações de Ilhabela, Astrogildo Alves Silva.
O motivo do encontro foi para discutir problemas relativos ao aumento da capitação, tratamento e distribuição de água para os bairros do Bexiga e Green Park. Estas obras terão seu reinício nos próximos 60 dias e em uma segunda etapa poderão ser ampliadas para os bairros da Barra Velha, Perequê, Itaguassú e Itaquanduba. Foi discutida também a ampliação da rede coletora de esgoto e a retomada das obras de saneamento básico interrompidas no final do ano passado.
Segundo o Dr. José Everaldo, na ocasião as obras foram interrompidas porque as condições de solo e outros problemas que surgiram depois de seu inicio demandavam um aditamento de preços e a reformulação dos prazos previstos em contrato.
A ampliação da rede de esgotos e o tratamento, que envolvem um sistema de emissário submarino, é uma obra que em sua etapa inicial prevê um custo de R$ 5 milhões e tem sua retomada prevista para o segundo semestre deste ano.
Segundo o Dr. Everaldo o objetivo é atingir um nível de 100% de saneamento básico para o município igualando as condições de mais de 100 outros municípios onde a SABESP conseguiu este intento. “Ilhabela tem todas as condições, seja por se tratar de uma reserva ambiental da biosfera como também por ser um município turístico com clara vocação para o turismo ecológico”. (Fonte: PMI)

Campanha de Vacinação do Idoso

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Saúde dará início neste sábado, dia 12, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que se estenderá até o dia 30 de Abril. Pretende-se vacinar todas as pessoas a partir de 60 anos de idade, contra gripe e tétano.
A Gripe é uma doença viral aguda, transmitida através das secreções nasofarínges. Caracteriza-se pelo início súbito de febre, associada a calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, mal-estar, tosse e dores musculares, sendo responsável por um elevado número de hospitalização e até mesmo óbitos.
É importante lembrar que durante o inverno também temos uma grande circulação de vírus responsável pela transmissão do resfriado comum, e que apesar dos seus sintomas serem parecidos com a da gripe, os resfriados são prevenidos pela vacina.
O tétano é uma doença infecciosa grave, podendo ser introduzido no organismo através de ferimentos. Não escolhe idade para atacar. A proteção contra esse agravo é conferido após três doses de vacina específica e reforço a cada 10 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população acima de 60 anos a se proteger contra essas doenças. A Unidade de Saúde da Família da BarraVelha (3895-7190) estará aberto neste Sábado dia 12 de Abril das 8:00 ás 17:00 horas.
De Segunda a Sexta-feira, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando em período integral. Para maiores informações liguem para 3896-9200 ramal 9291 (Vigilância Epidemiológica). (Fonte: PMI)

Hospital suspende cirurgias eletivas

São Sebastião - O Hospital de Clínicas de São Sebastião está realizando atendimento no centro cirúrgico e maternidade somente para casos emergenciais. As cirurgias eletivas (marcada com antecedência) estão suspensas por tempo indeterminado.
Ontem, dois bebês nasceram de cesariana após cinco dias de suspensão do atendimento. Há oito dias uma mulher morreu devido a complicações pós-parto. Outras sete parturientes tiveram os mesmos problemas.
Segundo a secretária da Provedoria do hospital, Carmem Sanches, uma parturiente teve alta ontem da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e foi encaminhada para a enfermaria. Outra paciente continua internada em observação.
"Estamos aguardando o resultado das vistorias da Vigilância Sanitária para normalizar o atendimento das cirurgias eletivas. Os bebês que nasceram hoje (ontem) e as mães passam bem", disse.
O Instituto Adolf Lutz, informou que o resultado da análise do medicamento Oxiton --suspeito de ter causado as reações-- deverá ser divulgado hoje. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia exuma corpo para apurar causa de morte no Hospital de Clínicas

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião, por meio do Instituto Médico Legal (IML), realizou ontem à tarde, no Cemitério de Maresias, a exumação do corpo de Eliane Félix de Miranda, que faleceu há uma semana no Hospital de Clínicas, vítima de hemorragia após cesariana.
O marido de Eliane, o zelador Antônio Queiroz, esteve no local, mas preferiu não acompanhar o trabalho da polícia. Ele falou das dificuldades enfrentadas na primeira semana sem sua esposa (leia mais nesta página).
Segundo o delegado Odair Bruzos, a exumação foi necessária porque os demais exames ainda não trouxeram resultados oficiais. Além de Eliane Miranda, mais sete mulheres tiveram hemorragia depois do parto na semana passada e algumas tiveram de ser levadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Três delas foram submetidas a uma histerectomia (retirada do útero).
Tal situação resultou no fechamento do Centro Cirúrgico, reaberto na última terça-feira. O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo descartou a possibilidade de infecção hospitalar, com base nos sintomas das mulheres.
O CVS investiga uma possível reação ao medicamento Oxiton 5-U.I./ml dos lotes 207007 e 212603, fabricados em julho e dezembro de 2002 pelo Laboratório União Química Farmacêutica Nacional. O remédio auxilia a contração natural do útero. No último sábado, o CVS publicou no Diário Oficial a interdição cautelar do medicamento, que passa por análise no Instituto Adolfo Lutz.
De acordo com o delegado Odair Bruzos, o laudo da exumação do corpo de Eliane Miranda deve ser concluído em uma semana. Contudo, somente o resultado do exame toxicológico poderá apontar se houve contaminação por alguma substância.
A análise do sangue e de parte das vísceras, coletadas ontem à tarde, será feita pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, que só deve divulgar o laudo em 30 dias. “O exame toxicológico pode não mostrar substâncias no corpo, por isso o laudo principal é do Adolfo Lutz”, disse Bruzos.
O médico legista Arnaldo José Rosiello também salientou que o exame do IML da capital pode ou não detectar substâncias que possam ter provocado a hemorragia.
A partir de hoje, o delegado Odair Bruzos começará a ouvir as pacientes e o corpo clínico que atuou nos partos. “Até agora só ouvimos parentes e amigos. Vamos ouvir uma das pacientes na própria casa”, finalizou. Todas passarão por exame corpo delito. (Fonte: Imprensa Livre)

“Só Deus sabe o que eu estou passando”, diz viúvo

São Sebastião - O viúvo de Eliane Miranda, o zelador Antônio dos Anjos Queiroz, 39 anos, disse que ainda não sabe o que fazer a partir de agora. “Só Deus sabe o que eu estou passando. Não quero que ninguém passe por isso”, disse Queiroz, ontem à tarde, ao lado do Cemitério de Maresias.
Ele preferiu não acompanhar a exumação. “Há uma semana ela me disse que minha filha iria nascer. Chegou a ficar duas horas com a criança no colo e depois aconteceu tudo isso. Agora tenho duas criancinhas para criar”, disse o pai de duas meninas.
Após 12 anos de casamento, Antônio Queiroz disse que a falta da mulher cresce a cada dia. “Vou até vender meu carro, pois toda vez que entro sinto uma enorme tristeza ao olhar para o lado”, concluiu o zelador.
A criança está sendo amamentada pela tia, Ivonete Félix Miranda, que teve uma bebê há cerca de seis meses
A amiga da família Adriana de Cássia Moura espera justiça. “Terão de ajudar ele a sustentar esta criança, pois o bebê vai precisar da mãe e não terá. A Eliane era como uma irmã para mim”, declarou a dona de casa.
Adriana Moura criticou o sistema de saúde pública. “É uma vergonha o que acontece neste país. Recentemente precisei ir ao posto de saúde e não tinha iluminação. Comprei duas lâmpadas para que pudesse fazer a consulta. Nós queremos justiça”, encerrou. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara quer informações sobre mortes

São Sebastião - A Câmara Municipal está solicitando ao secretário de Saúde, diretor clínico, provedoria do Hospital e membros do Conselho Municipal de Saúde, informações sobre as complicações ocorridas em procedimentos obstétricos cesarianos. Trata-se do requerimento n.º 168/03, de autoria do vereador Edvaldo Amarante Reimberg, que foi aprovado por maioria de votos.
O único vereador contrário foi Marco Antônio de Souza. Ele justificou sua posição alegando que o documento seria inócuo, porque teria o prazo de 15 dias para ser respondido pelos responsáveis. “Nesse período é inviável apresentar um questionamento, já que o problema ainda estará aguardando respostas do Instituto Adolfo Lutz”, salienta.
Segundo ele, outros vereadores também seriam contra o requerimento. Na ocasião, Souza chegou a sugerir o retorno da votação, que teria sido prejudicada, mas o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, após consultar a assessoria jurídica, disse que o regimento interno não permite tal procedimento. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião busca licença para aterro

São Sebastião - A Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião encaminhou esta semana ao Estado um pedido para o licenciamento ambiental do aterro sanitário do bairro da Baleia, costa sul do município. Segundo o diretor do Meio Ambiente, Nivaldo Simões, a prefeitura elaborou um RAP (Relatório Ambiental Prévio) que descreve as atuais condições do aterro. O município coleta em torno de 90 toneladas de lixo por dia. O relatório foi apresentado ontem para a sociedade civil durante evento realizado em Maresias, na costa sul. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba muda lei para instalação de antenas

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou na terça-feira uma alteração na lei municipal que trata das normas para a instalação de antenas de telefonia celular. O recuo entre o equipamento e as extremidades do terreno, que era de 5 metros de distância, aumentou para 15 metros, a mesma distância prevista na legislação estadual. Cerca de 20 antenas já instaladas deverão se adequar às novas medidas. As empresas Tim e Telesp Celular informaram que ainda não foram notificadas e só tomarão as providências após a comunicação oficial. (Fonte: ValeParaibano)

Inquérito de armas é prorrogado

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba vai prorrogar por mais 30 dias a conclusão do inquérito do furto de 300 armas de dentro do Fórum. O prazo para o término da investigação é dia 17.
Até agora, somente duas armas foram recuperadas. Segundo o delegado Fausto Geraldo Cardoso, o pedido vai ser feito à Justiça pois a polícia identificou novos suspeitos, que devem ser convocados para prestar esclarecimentos.
"Os policiais estão nas ruas em buscas das armas. Mas com o surgimento de outras pistas, vamos precisar de um novo prazo", disse o delegado.
O prédio foi invadido por assaltantes em 17 de março. Eles arrombaram a janela da sala da promotoria e levaram revólveres calibre 38, pistolas de grosso calibre, espingardas e facas.
A direção do Fórum abriu uma sindicância para apurar o caso e solicitou ao Tribunal de Justiça um reforço no sistema de segurança. (Fonte: ValeParaibano)

Falta de verba deixa 150 sem atendimento

Ubatuba - O projeto Meninos do Mar, de Ubatuba, encerrou o atendimento para cerca de 150 crianças e adolescentes do bairro de Ubatumirin. Segundo a presidente do projeto, Ruth Escobar, o motivo seria a falta de recursos financeiros. No local as crianças tinham aulas de música, teatro, dança e artes plásticas. "No início do ano a Petrobras suspendeu a liberação de R$ 300 mil, verba que atenderia a entidade por 10 meses", disse. A empresa informou que devido às mudanças de administração as verbas estão sendo reavaliadas. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia de Ubatuba prende trio que assaltou Igreja

Ubatuba - A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem três pessoas, incluindo um menor, acusados de furtar vários instrumentos musicais da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Ipiranguinha, em Ubatuba. Todos os aparelhos, que totalizavam cerca de R$ 5 mil, foram recuperados.
O setor de investigação explicou que logo após o crime a equipe esteve no bairro apurando o caso e chegando aos autores, que moram próximos da Igreja, sendo quase vizinhos.
Os instrumentos levados da Igreja, como teclado, violão, mesa do som, sete microfones, uma guitarra, um equalizador e duas potências, estavam nas casas dos autores. “Cada um guardava algum aparelho”, disse o setor.
O trio confessou o furto, que teria ocorrido na madrugada do último sábado. Pela manhã, o padre da paroquia, Dislaw Marzuk, que mora ao lado, descobriu o crime quando foi abrir a Igreja e constatou o arrombamento de uma janela lateral e porta da sala, onde ficavam os instrumentos.
O encontro dos aparelhos causou alívio para o padre e os fiéis, uma vez que eles não tinham seguro e servem para animar as missas e festas. (Fonte: Imprensa Livre)

Alfabetização solidária com novas turmas

Ubatuba - O programa Alfabetização Solidária vem movimentando a Prefeitura de Ubatuba e a Unitau, que até hoje recebem inscrições de capacitadores e monitores na Secretaria de Educação. O curso de alfabetização de adultos, realizado pelo terceiro ano consecutivo no município reúne, em média, 350 alunos e terá início amanhã, a partir das 8h.
O projeto é patrocinado pela ONG Ação Solidária, em parceria com o Fundo de Solidariedade da Prefeitura e apoio da Secretaria de Educação e UNITAU.
De acordo com os organizadores a avaliação dos capacitadores e professores do Ensino de Jovens e Adultos -EJA, da Secretaria da Educação será do dia 22l até o dia 30. Durante reunião com diretores e associações de bairros ficou decidido que nos dias 15 e 16 equipes estarão nos bairros para fazer a matrícula dos alunos.
Mais escolas - Ainda na área da educação a Prefeitura de Ubatuba entrega no dia 26 de abril duas escolas que foram ampliadas e reformadas na Região Sul. Ambas estão localizadas no bairro do Corcovado.
A E.M. “Ernesmar de Oliveira”, na Praia Dura, foi ampliada e ganhou mais uma sala. Também foram reformados o telhado, parte hidráulica e elétrica e a unidade ganhou nova bateria de banheiros.
A Educação investiu na obra cerca de R$ 40 mil - Na EM Corcovado foi construído um muro com cerca de 400 metros e a unidade escolar ganhou mais uma sala, telhado novo, pátio ampliado, piso e sistema de água clorada. A Secretaria da Educação aplicou em torno de R$ 115 mil.
As novas instalações melhoram as condições de ensino e do atendimento da merenda refletindo no aprendizado dos alunos. (Fonte: Imprensa Livre)

Espaço Baguá traz Curso de Astrologia

Ubatuba - Nos dias 23 a 25 de abril, Suzana Maiani estará ministrando curso de Astrologia no Espaço Baguá, Praia Vermelhinha em Ubatuba. Este curso é dirigido ao público em geral, para quem tem ou não conhecimento da linguagem astrológica.
Abordará temas entre os quais o trânsito planetário atual, global e pessoal, a influência energética dos planetas e o uso da astrologia como bússola para o caminho e a consciência pessoal.
Os integrantes do grupo devem fornecer dados para elaboração do Mapa Natal, incluído no curso. O mapa natal é como se fosse a sua impressão digital psicológica, sua carteira de identidade astrológica. Os dados necessários para calculá-lo são dias, mês, ano, hora e cidade em que você nasceu.
Os planetas falam de suas qualidades e a casa astrológica em que um planeta se encontra fala da área propícia para o desenvolvimento de determinada tendência.
Os aspectos dos planetas vão falar dos conflitos e fluências entre as diversas facetas da personalidade.
Os doze signos são como doze estilos, divididos em quatro essências, relacionadas aos quatro elementos: fogo, terra, ar e água, três ritmos: cardinal (o que inicia um movimento),
fixo (o que estabiliza) e mutável (o que está pronto para mudar o movimento).
Quando você ouve a interpretação do seu mapa natal, a sua personalidade básica é desvendada não em fatias, mas como um todo, coeso, trazendo a consciência dos
conflitos e fluências dentro de si, os lados positivos que possam ter sido negligenciados e os lados negativos ou auto-destrutivos que promovem um boicote inconsciente
ao seu próprio sucesso.
O mapa é o que a palavra diz. Ali está anotado tudo em relação à pessoa analisada, e a consciência disso possibilita a utilização de nossos tesouros guardados e escaparmos das armadilhas de nossa psique. Para maiores informações e inscrições entrar em contato com Jayo pelos telefones (12)3835-1275 ou 3835-1788.

Restaurante Italiano promove jantar

Ubatuba - Nos dias 04 e 05 de maio, a Tratoria Mangia Che Fà Bene, dirigida pelo casal Maria e Wilson, promoveu o primeiro evento gastronômico italiano em Ubatuba. Com vasta experiência e longos anos de estrada à frente do Empório Mangia Che Fàbene, que tornou-se referência em especilidades italianas em São Paulo, o casal transferiu para o município toda o conhecimento, magia e dedicação adquiridos
durante esse período.
Agora o bom gosto para massas e vinhos conta com um lugar diferenciado e aconchegante que servirá a cada quinze dias os melhores pratos italianos e vinhos variados. A cozinha com produção totalmente artesanal é dirgida pela própria Maria, que estendeu suas habilidades ao interpretar um vasto repertório de músicas nacionais e internacionais, durante apresentação ao vivo. O atendimento personalizado fica a cargo do Wilson Vianna proprietário da casa e conhecido publicitário paulistano.
O músico argentino alejandro animou o ambiente com violão, teclado e voz, descontraindo a todos os convidados.
Estiveram presentes neste primeiro encontro: Cecília Portela, Badú do Ellen Pão de Queijo, Euclides Carrion e Carmen Castilho, o arquiteto José Ricardo, dentre outras personalidades da sociedade local.
Os proprietários da casa, convidam à todos que têm bom gosto e apreciam a cozinha italiana, para o próximo encontro gastronômico nos dias 25 e 26/04. Ligue e faça a sua reserva: 3833-6868. A Tratoria Mangia Che Fàbene, fica na Rua Guarany, 736 – Itaguá, loja 13 e atende de Quinta a Terça-feira à partir das 18h e finais de semana e feriados à partir das 12h. Nos próximos dias estaremos implantando o sistema delivery. (Fonte: Notícia da Hora)

Assembléia de Deus Ministério de Provetá promove Culto de Retorno

Ubatuba - A Igreja Evengélica Assembléia de Deus - Ministério de Provetá - convida a todos aqueles que têm conhecimento do Evangelho, mas que por alguma razão se encontram afastados dos caminhos de Deus, a participarem do Culto de Retorno, que acontecerá às 19h nos dias 12 e 13 de abril de 2003, em sua sede situada na Rua Paraná, 262 - Centro de Ubatuba.
O evento contará com a presença do Pr. Ailton Muniz de Souza, de Mangaratiba, RJ (dia 12 sábado) e do Presb. Cleber Machado, de Angra dos Reis (dia 13 domingo).
Esta é uma oportunidade para que os afastados voltem para Jesus, garantindo assim uma perfeita comunhão com Cristo, conforme está escrito nas escrituras: “Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá.” João 11:25,26
Sob a direção do Pastor Efraim Gonçalves, o Ministério de Provetá em Ubatuba está em franco crescimento na missão de salvar almas. Somente na última semana foram abertas duas congregações, uma no bairro da Estufa e outra no Perequê-Açu, respectivamente.
Segundo o pastor Efraim Gonçalves, sua vinda tem como meta  "Ganhar Ubatuba para Jesus!" (Fonte: Litoral Virtual)

Carta do Leitor

Vamos sair de cima do muro! - Esgotou-se o tempo para se passar das palavras a ação. Estamos correndo o risco do caminho sem volta. A força da opinião pública precisa sair de cima do muro e exigir o que é seu de direito e de fato. Chega de picaretagens assistencialistas, a miopia dos importadores de modelos não os permite ver o mal que fazem ao processo de desenvolvimento. A expectativa é que se faça alguma coisa útil, lúcida e coerente a sociedade tem que se fazer ouvir para que surjam soluções eficientes.

Ezio Pastore
Ubatuba, SP


Dicas de Manutenção Residencial

Por que a resistência do chuveiro
só queima quando você esta ensaboado?


A lógica é a seguinte: A resistência não queima com o chuveiro desligado. Queimar quando você esta apenas molhado é reservado para pessoas que tem sorte. Mas os aborrecimentos continuam: Se não tiver resistência em casa terá que vestir-se e sair para comprar outra. Se você não sabe trocá-la terá que esperar o marido chegar em casa ou convocar algum entendido na vizinhança. Se você é o marido e chega em casa tarde, cansado de um dia exaustivo de trabalho ficara irritado ao saber que terá que trocar a resistência antes do banho tão desejado.

Solução: Melhorar a instalação do seu chuveiro de maneira que, qualquer pessoa, possa trocá-lo rapidamente e sem o uso de qualquer ferramenta. A final adquirir um chuveiro reserva não é tão caro.
O chuveiro esta ligado à casa pelo cano e pelos fios.
No cano, instale uma união. (Conexão parecida com aquela que vai entre a mangueira de jardim e a torneira, porem não vaza e requer apenas um leve aperto manual.)
Nos fios, instale uma tomada na caixinha da parede e um pino nos fios do chuveiro.
A tomada e o pino devem ser do tipo 3 pólos chatos e de boa procedência, os fios devem ser apertados com força e o fio terra deve ser instalado no pólo central.
Pronto, agora o seu chuveiro permite troca rápida. Da próxima vês que a resistência queimar, você vai sair de baixo porque a água esta fria, tirar o sabonete das mãos, fechar a água, desencaixar o pino da tomada, desenroscar a união e retirar o chuveiro. Monte o chuveiro reserva na seqüência inversa e termine seu banho com tranqüilidade.
Observe que ao tirar o pino da tomada não há mais perigo de choque elétrico.
Na montagem do chuveiro reserva, após apertar a união, abra o registro e deixe escorrer um pouco de água. Somente depois deste procedimento, você pode encaixar o pino na tomada, caso contrario a resistência queima. (Procedimento normal para a instalação de qualquer chuveiro ou resistência.)

Finalmente observamos as seguintes vantagens adicionais: Você pode deixar a troca da resistência queimada para o domingo de manhã quando estiver descansado e bem disposto. Você vai trocar a resistência com o chuveiro apoiado na pia da cozinha e não dentro do Box, de ponta cabeça tomando pingos nos olhos. Deixa de ser necessário desligar a chave geral para trocar a resistência do chuveiro.

Coluna de utilidade pública, cortesia de:Tecaserviços

Tecaserviços
Manutenção Predial e Residencial
Ubatuba: 3833-8825
Emergência: 9769-7908
www.tecaservicos.com.br
 

Foto do Dia:
Praia do Lázaro
Ubatuba
Praia do Lázaro
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Disk Denúncia Polícia Militar Basfibra

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor