Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de abril de 2003 - Nº 763 Edições Anteriores

BIL Nautica Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral tem reforço de policiais
   Guerra eleva receita de royalties no litoral

Caraguatatuba:
   Ministério Público fecha o cerco contra as marinas de Caraguá
   Região Sul de Caraguáa pode ganhar um Conseg em maio
   Caraguá dá isenção de multa a inadimplentes
   Grupo é preso com drogas no litoral
   Trate sua voz com carinho
   Detalhe técnico adia Audiência Pública sobre LDO
   Câmara de Caraguá retoma projetos da Sessão anterior

Ilhabela:
   Estudantes estão 35% mais gordos em Ilhabela
   Estagiários da prefeitura participam de worshop
   Prefeito se reúne com nadadores e reafirma apoio ao esporte
   1ª Etapa Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela

São Sebastião:
   Drogarias no Centro se regularizam após uma delas ser interditada
   Mutirão de limpeza chega ao Porto Grande e Vila Amélia
   Fanfarra de Boiçucanga receberá instrumentos musicais da prefeitura
   Ciama entrega certificados do curso sobre aleitamento
   Ibama apreende 90 quilos de camarão

Ubatuba:
   Comtur cancela concurso e não avisa
   Câmara de Ubatuba decide hoje prorrogação da CPI da Comtur
   Sindicato dos Servidores questiona redução de abono
   Marceneiro é morto com vários tiros após briga em danceteria

   Colunista



Litoral tem reforço de policiais

Litoral Norte - A Polícia Militar do Litoral Norte vai receber na próxima quinta-feira um reforço de 130 homens durante o feriado da Páscoa e de Tiradentes. O aumento do número de policiais é de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.
As cidades de Caraguatatuba e Ubatuba esperam receber um público de aproximadamente 450 mil visitantes, durante os quatro dias de feriado. Ilhabela e São Sebastião não divulgaram a expectativa de turistas.
Segundo o chefe de operações do 20º Batalhão da Polícia Militar, capitão Eduardo Rosmaninho, os homens estarão monitorando as praias, bairros e pontos de concentração de visitantes.
Os policiais ficarão no litoral a partir das 11h de quinta-feira até as 16h de segunda-feira --feriado de Tiradentes.
"A média do reforço do efetivo nos feriados é de cerca de 80 homens. Mas, este ano vamos contar com uma nova equipe que concluiu o curso da PM em São Paulo", disse o capitão.
A polícia vai receber ainda 9 motocicletas e 12 viaturas --base móvel e carros de passeio. Cerca de 10 homens vão refoçar a segurança de Ilhabela, que receberá uma viatura e uma base móvel.
Em São Sebastião serão distribuídos 40 homens, uma base e três carros. O efetivo será o mesmo em Ubatuba e Caraguá, que vão receber três veículos cada. VALE

Guerra eleva receita de royalties no litoral

Litoral Norte - A arrecadação dos royalties do petróleo nas cidades do Litoral Norte cresceu, em média, 17% após o início da guerra no Iraque. O royalty se refere ao pagamento de direitos e é gerenciado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Em São Sebastião, o aumento foi de 16,84%. O município --que mais arrecada royalties na região por sediar o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso)-- recebeu R$ 3,4 milhões em março contra R$ 2,9 milhões de fevereiro. A administração pretende investir o valor adicional em educação, saúde e infra-estrutura. As cidades de Ilhabela e Caraguatatuba também contaram com aumentos de repasse no mesmo patamar. VALE

Ministério Público fecha o cerco contra as marinas de Caraguá

Caraguatatuba - A Promotoria do Meio Ambiente de Caraguatatuba está investigando as ações irregulares de marinas instaladas na praia da Tabatinga, em Caraguatatuba, e que estariam provocando degradações ambientais. Os processos foram instalados desde 2000 e já foram pedidas providências a diversos órgãos como prefeitura, DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais) e Cetesb (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que constataram as irregularidades.
O inquérito civil foi instaurado por causa de uma representação da Sociedade Amigos da Tabatinga que pedia providências em relação à poluição sonora dos quiosques, que atrapalhavam o descanso e colocava em risco a segurança do local com a realização de ‘luaus’; e à poluição na orla marítima por causa do derramamento de óleo, condições inadequadas nos banheiros das embarcações, entre outros problemas.
O Ministério Público aguarda análises do DPRN quanto à poluição na orla marítima e da Cetesb, que em agosto de 2002 constatou irregularidades em mais da metade das marinas fiscalizadas, deixando recomendações técnicas. O MP quer saber se estas recomendações foram seguidas.
A assessoria de imprensa da Cetesb informou que em março de 2002 o MP pediu uma verificação na Marina Nautimec1. Na resposta, en-viada em agosto do mesmo ano, constava que a marina deveria adequar o sistema de separação de água e óleo. Em novembro o ministério pediu uma nova atualização das atividades das 11 marinas instaladas na Tabatinga.
Em janeiro foi feita uma fiscalização pela Cetesb, onde não foi constatada nenhuma degradação ambiental por parte das marinas, inclusive nas águas coletadas para o teste de balneabilidade da praia.
Prefeitura lacra três marinas - No início deste mês o setor de Fiscalização do Comércio da Prefeitura realizou uma ‘blitz’ em mais de 15 marinas da cidade. Foram lacradas, por 48 horas, uma marina na praia Martin de Sá, uma no Centro e outra na Tabatinga. A principal irregularidade encontrada foi a falta de documentação, como o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
“Esta é a primeira fiscalização realizada nas marinas nos últimos seis anos. A visita foi positiva porque os proprietários começaram a colocar em ordem os impostos atrasados e os documentos já vencidos ou mesmo não providen-ciados”, explicou o chefe de Fiscalização Eduardo Machado de Castro. Segundo ele, assim que as marinas apresentaram os protocolos dos documentos solicitados elas voltaram a funcionar.
O sargento do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, Célio Dias, explica que o Auto de Vistoria deve ser providenciado por estabelecimentos comerciais maiores de 750m², caso da maioria das garagens náuticas.
No auto, que tem a validade de três anos, um engenheiro apresenta o Projeto Técnico, no qual o bombeiro distribui na planta do estabelecimento quantos e onde devem ser instalados os extintores, tanto de pó químico como de água, os hidrantes, alarme de incêndio, as saídas de emergências, o controle de material de acabamento e proteção de incêndio.
“Depois do projeto apresentado, vamos até o local vistoriar se as recomendações foram cumpridas”, esclarece o sargento Célio.
Comércios de até 100m² não necessitam de Projeto Técnico e os menores de 750m² somente apresentam o projeto, mas não são vistoriados para aprovação.
Todo dia o Corpo de Bombeiros fiscaliza pelo menos um comércio. Desde o começo do ano foram pedidos mais de 60 Projetos Técnicos, número baixo se comparado ao número de comércios da cidade.
Câmara aprova congratulação à Associação de Marinas Tabatinga - O vereador Celso Pereira aprovou este mês uma Moção de Congratulações à Associação de Marinas Tabatinga pelos relevantes serviços prestados em Caraguá. Ele justifica que com o desenvolvimento do bairro, o turismo náutico se desenvolveu e provocou o aumento no número de marinas.
“Para colocar normas e organizar uma entidade que representasse todas marinas, foi criada a Associação, que garante mais de 200 empregos diretos durante o ano, dobrando o número de funcionários na temporada de verão”.
Indignado com a congratulação Cesar Guerardi desabafa. “Pobre Caraguá. É degradada, vilipendiada, poluída pela ação combinada do poder público e iniciativa privada e agora soma-se a voz do legislativo que oferece congratulações àqueles que enriquecem às custas da destruição inconseqüente do meio ambiente que a todos pertence”.
Ele continua criticando que “a Câmara parabeniza as marinas da Tabatinga (que, segundo o executivo não existem, por que Caraguá é a única cidade da região que não possui píer ou marina!).
Empreendimentos estes prestes a explodir e causar danos à coisa pública e privada. Que rotineiramente transportam combustível em carros de passeio (desobedecendo o Código de Trânsito) e oferecendo riscos de acidentes e contaminação por metais pesados à nossa Caraguá. Que não desenvolvem turismo sustentado porque atendem, exclusivamente, a privilegiada elite do rico condomínio vizinho, a qual, diga-se de passagem, não está nem aí para as questões da cidade e muito menos para o Legislativo! Porque é auto-sustentável!”.
B.G., proprietária de uma casa de veraneio na Tabatinga, acredita que deva haver qualquer equívoco em homenagear as marinas pelos serviços prestados ao turismo da cidade.
“Não há turismo na Tabatinga, pois 90% dos freqüentadores da praia são proprietários de casas no Condomínio Costa Verde. Além da superação na capacidade de suporte ambiental da praia, que não comporta as quase 500 embarcações numa extensão de 2 km de praia”. IMP

Região Sul de Caraguáa pode ganhar um Conseg em maio

Caraguatatuba - Vereadores, comunidade e autoridades da Polícia Civil e Militar estiveram reunidos esta semana para discutir a implantação do Conseg (Conselho de Segurança de Caraguá) Regional Sul. A nova diretoria deve ser apresentada no próximo dia 28, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, durante a reunião mensal do único Conseg da cidade.
A escolha dos representantes deve ser feita antes dessa data. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o ideal é que cada distrito policial tenha um Conseg. Como Caraguá tem somente duas delegacias - uma no centro e outra no Porto Novo - a cidade ficará completa desta instituição, cabendo ao atual Conseg, somente administrar a região norte e centro da cidade.
A população mostrou-se preocupada com os mais de 20 homicídios registrados até o momento em Caraguá e apontou que a cidade precisa aumentar o efetivo de policiais. Eles lembraram que algumas ações simples de serem solucionadas devem ser tomadas para evitar a violência, tais como ruas sem iluminação pública, terrenos baldios e com mato alto, ruas intransitáveis com lamas onde as viaturas da polícia não têm acesso, tráfico de drogas envolvendo garotos, entre outros.
Para o vereador Aurimar Mansano só a possibilidade da reunião em produzir frutos já foi positiva. “Nesta região há muita rivalidade de traficantes, por isso as pessoas devem unir forças e lutar contra a violência. A população sabe onde mora o traficante, onde os ladrões guardam os objetos furtados, eles podem ajudar a polícia com denuncia anônima”, disse o vereador que é delegado licenciado.
O atual presidente do Conseg Janos Majoros explica que a instituição existe há mais de 15 anos na cidade, mas que faltava atuação. “Ainda hoje a participação da sociedade deixa a desejar, por isso propus que o Conseg da Região Sul, assim que for criado, realize as reuniões mensais em conjunto pois teremos maior número de participantes, e o nosso assunto é um só: a segurança na cidade”. Uma média de 30 pessoas comparece às reuniões mensais do Conseg.
O capitão Valter Padula relata que está contente com a intenção da população em ajudar no trabalho da polícia. “A população tem que ser ativa, participante até mesmo na fiscalização do trabalho policial. O ideal é sabermos do crime antes dele acontecer. As pessoas têm que confiar na polícia”. IMP

Caraguá dá isenção de multa a inadimplentes

Caraguatatuba - O contribuinte inadimplente de Caraguatatuba que efetuar o pagamento dos créditos tributários atrasados até o dia 30 de abril ficará isento de juros e multas. O benefício é válido somente para pagamento à vista das dívidas relativas ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), taxas, ISS (Imposto Sobre Serviços) e contribuições de melhorias. Segundo a procuradora fiscal de Caraguá, Eliane Inês Santos Pereira, o sistema é uma oportunidade para o morador quitar seu débito com a prefeitura. A cidade tem 72 mil contribuintes e 20% são inadimplentes. VALE

Grupo é preso com drogas no litoral

Caraguatatuba - Seis homens foram presos anteontem acusados de formação de quadrilha e tráfico de drogas no bairro Pouso Alto, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam em uma casa na rua João Gonçalves Toledo onde foi encontrado uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38, duas motocicletas e 50 gramas de maconha. Em Taubaté, a polícia prendeu, na manhã de ontem, Rogério Aires Barbosa Júnior, 19 anos, no bairro Estiva, acusado de tráfico de drogas. Na casa do suspeito, a polícia teria apreendido 51 gramas de crack e 36 gramas de maconha, balança de precisão e rolos de papel alumínio. VALE

Trate sua voz com carinho

Caraguatatuba - "Trate sua voz com carinho" é o título da palestra a ser realizada no próximo dia 22 de abril, das 18 hs às 19:30 hs, no auditório das Faculdades Integradas Módulo, pelo Dr. Charly Torregrossa e pela fonoaudióloga Renata B. Blun
Esta palestra, destinada principalmente a professores, pretende dar esclarecimentos sobre o aparelho vocal, doenças e exames relacionados aos distúrbios da voz, assim como sobre os tratamentos médicos e a fonoaudiologia.
A “Semana Nacional da Voz”, em que se insere esta palestra, existe para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados com a sua saúde. Esta iniciativa brasileira é reconhecida e reproduzida no mundo inteiro, tendo este ano como Tema Central da Campanha: "Trate sua voz com carinho". A fala integra-se de tal modo na vida cotidiana que a grande maioria das pessoas se esquece da importância da voz. Ela pode revelar a idade, o sexo, procedência geográfica, o estado emocional e até traços da personalidade do indivíduo. Sem a voz, 60% dos brasileiros não teriam como trabalhar.
A fala é fundamental para a comunicação, e os cuidados com a voz não deveriam se restringir a cantores, atores e professores. Infelizmente, mesmo entre estes profissionais, a preocupação com a saúde vocal está abaixo do ideal. Basta dizer que a principal causa de afastamento de professores na rede de ensino público de São Paulo está relacionada a problemas da voz.
O mau uso da voz é o responsável pela grande maioria das doenças que atingem o aparelho vocal. Especialistas calculam que até 30 % da população apresenta algum tipo de lesão nas cordas vocais.
A diretora acadêmica dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas Módulo, Prof. Drª Sílvia Cristina de Oliveira Quadros, disse que se sente honrada em poder contribuir, mais uma vez, para o êxito de uma campanha tão meritória e espera uma adesão do público de Caraguatatuba e outras cidades do Litoral Norte, especialmente do corpo docente da rede pública e privada destas cidades.
Vale lembrar que a palestra é gratuita e os interessados poderão participar sem confirmação prévia de presença. Não perca esta oportunidade. MODULO

Detalhe técnico adia Audiência Pública sobre LDO

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatuba adiou para o dia 16 de abril, quarta-feira, a primeira Audiência Pública sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2004. O horário continua o mesmo, 16 horas. O adiamento se deu devido a uma falha técnica na publicação do convite.
O adiamento não alterou a série de Audiências Públicas que a Câmara Municipal pretende fazer até o final deste mês. Mesmo com a falha técnica, as audiências sobre LDO serão realizadas nos dias 16 e 24 de abril, sempre às 16 horas.
As audiências restantes também não serão alteradas; No dia 23 de abril é a vez da Saúde do município apresentar a sua prestação de contas do primeiro trimestre deste ano e no dia 25 será a vez da Audiência Pública que discutirá a pesca no Litoral Norte, com ênfase para as águas territoriais de Caraguatatuba, de iniciativa da Vereadora Dalva Ricardo Santana - Profª Dalva (PPS).
Com a alteração, as audiências ficam assim distribuídas; dia 16 sobre a LDO; dia 23, prestação de contas da Saúde Municipal; dia 24 a segunda audiência sobre a LDO e no dia 25 sobre a Pesca no Litoral Norte. As audiências acontecerão sempre às 16 horas, com entrada franca e a presença obrigatória da Sociedade Civil Organizada. CMC

Câmara de Caraguá retoma projetos da Sessão anterior

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba retoma, nesta semana, para a Ordem do Dia da 11ª Sessão Ordinária semanal, dia 15 de abril, terça-feira, a partir das 19h30, os projetos constantes na pauta anterior. A pauta só não foi votada devido a 2 Projetos em Regime de Urgência que deram entrada na sessão anterior.
A Ordem do Dia se inicia com o Veto do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), sobre o projeto do Vereador Nivaldo Alves (PL), que estabeleceu o novo prazo de 120 dias para o corte de água e luz na cidade. Segundo a mensagem do chefe do Executivo esta competência não pertence ao Legislativo, mas sim a União, através de suas agências reguladoras, que assinaram contratos respectivos a este assunto com as concessionárias.
Atualmente Nivaldo Alves é Secretário Municipal de Esportes e Lazer em Caraguatatuba.
A Câmara estará votando também Projeto de Decreto Legislativo, que dispõe sobre a doação de móveis em desuso para o Centro de Convivência da Terceira Idade - Estrela do Mar.
Finalizando, três projetos de lei, que denominam nome de rua na cidade. Do Vereador Valmir Gonçalves (PSDB), revogando a lei 897/2000 que denomina "Praça das Crianças" a área localizada no Loteamento Jardim Rio Santos, no bairro da Ponte Seca.
Do Vereador Aurimar Mansano (PTB), denominando rua Sebastião Calixto de Souza a atual rua 11 no Jardim Porto Novo, na zona sul da cidade e por último, do Vereador Celso Pereira (PSDB), denominando rua "João Levy Navarro" a rua C, no bairro do Massaguaçu, zona norte de Caraguatatuba. CMC

Estudantes estão 35% mais gordos em Ilhabela

Ilhabela - Pesquisa revela que nos últimos 25 anos houve um aumento de 35% na massa corporal dos alunos da rede pública de Ilhabela. O Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul fez avaliação física em cerca de 500 alunos de 7 a 18 anos das escolas municipais e estaduais. A pesquisa aponta dois fatores como os causadores do aumento da massa corporal dos alunos --qualidade da alimentação e pouco gasto energético. "Hoje em dia as crianças assistem televisão, vão para a escola e voltam para a televisão", disse o doutor Vitor Matsudo, membro do centro. VALE

Estagiários da prefeitura participam de worshop

Ilhabela - Cerca de 70 estagiários da Prefeitura Municipal de Ilhabela participaram no início deste mês de um curso de treinamento promovido gratuitamente pelo CIEE (Centro de integração empresa escola) de São José dos Campos, na sede do Centro de Convivência da 3ª Idade, na Barra Velha.
O curso foi solicitado pelo prefeito Manoel Marcos através da Diretoria de Recursos Humanos com a intenção de treinar os estagiários na questão da qualidade no atendimento ao público, relações e postura no trabalho.
O workshop foi ministrado pela funcionária do CIEE, Fernanda Sanches, através de palestras, vídeos e dinâmicas de grupo. De acordo com a chefe de treinamento de pessoal da diretoria de Recursos Humanos, Priscilla F. Dias, a partir de agora os estagiários terão uma rotina de cursos do CIEE, que deverão acontecer pelo menos uma vez por mês, com objetivo principal de enriquecer a vida profissional e até pessoal do estudante.
Os estagiários aprovaram o workshop e acreditam que ajudará a encarar com maior desenvoltura o mercado de trabalho. PMI

Prefeito se reúne com nadadores e reafirma apoio ao esporte

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos se reuniu semana passada com um grupo de nadadores ilhabelenses e organizadores de um dos mais importantes eventos esportivos do município, agora em sua segunda edição, o Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela “Troféu Eurípedes da Silva Ferreira”.
Reafirmando suas propostas de campanha em que o esporte seria uma de suas metas prioritárias, Manoel Marcos, declarou perante a um grande número de aficionados do esporte seu inteiro apoio a realização de provas de natação na cidade.
Entre os eventos discutidos, ficou confirmado o total apoio da prefeitura através da Diretoria Municipal de Esportes na realização do II Calendário de Maratonas, que reúne nos finais de semana de prova cerca de 100 nadadores de Ilhabela e várias cidades de São Paulo.
O troféu que dá nome ao circuito homenageia o pai do prefeito Manoel Marcos, falecido em 2000, o ex-prefeito Eurípedes da Silva Ferreira que sempre colaborou com o esporte em geral e especialmente, a natação. PMI

1ª Etapa Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela

Ilhabela - O calendário terá início no próximo sábado, dia 19, às 13h na praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras) que constará no total de dez etapas. Este ano a organização do evento prestará homenagem a incentivadores do esporte em Ilhabela em cada etapa do circuito “Troféu Eurípedes da Silva Ferreira”.
Esta primeira etapa levará o nome de Daniel e Jeanete Prada de Almeida, antigos proprietários do Hotel Colonial, que sempre colocaram a disposição as dependências do hotel para uso de nadadores, além de promover encontros de confraternização para os atletas.
O percurso da prova será de três voltas ao redor da Ilha das Cabras somando aproximadamente 1.500 metros de distância.
As inscrições para a prova deverão ser feitas na sede da Diretoria de Esportes até o dia 19 em horário comercial e até 30 minutos antes da prova. A taxa é de cinco quilos de alimentos não perecíveis.
Diretoria Municipal de Esportes - Av. Bandeirantes, 446, Itaquanduba.
Informações pelos telefones (12)3896-1765 e (12)3896-2655. PMI

Drogarias no Centro se regularizam após uma delas ser interditada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião interditou a drogaria SOS Farma, no centro de cidade, no último fim de semana, por falta de certificado de a-tuação de farmacêutico responsável e também por ausência do estabelecimento aberto durante 24 horas ininterruptas.
O secretário da Fazenda, Luis Leite Santana, ainda na tarde de ontem, assinou a reabertura da drogaria. “Recebemos o documento sobre o farmacêutico e o compromisso de que o local trabalhará por 24 horas”.
Após a meia-noite de ontem, o secretário iria determinar também a interdição da Farma Conde, também no centro, pelas mesmas razões.
Mas o estabelecimento apresentou ontem o documento e se comprometeu a atuar sem fechar as portas. “Se a promessa de ambas drogarias não for cumprida, serão interditadas”, garante o secretário.
Ele explica que o funcionamento ininterrupto é obrigatório para todas as farmácias e drogarias instaladas a menos de 400 metros de distância entre elas, o que é o caso. A medida consta em lei municipal. “Agora, regularizadas, a situação é boa para comunidade, para todos”, finaliza Santana. IMP

Mutirão de limpeza chega ao Porto Grande e Vila Amélia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Serviços Urbanos – Regional Centro, iniciou ontem mais um mutirão de limpeza. Desta vez, o trabalho será intensificado durante uma semana no Porto Grande e na Vila Amélia.
Vários bairros da cidade já receberam o mutirão, entre eles Maresias, Paúba, Boiçucanga, na Costa Sul, e Jaraguá, Canto do Mar e Enseada, na Costa Norte. Ainda ontem, funcionários da prefeitura trabalhavam no Pontal da Cruz, que teve atraso nos serviços, em razão da chuva na semana passada. “No Pontal ainda faltava a capina química, que tem de ser realizada sem chuva”, disse o diretor da Regional Centro, Áureo Olegário Leite.
Ele informou que o Porto Grande já teve corte de grama e limpeza das praças, além de podas de árvores. Na tarde de ontem houve a retirada de entulho na Vila Amélia.
Segundo o diretor regional, este mesmo serviço será feito hoje no Porto Grande. “Também estamos trabalhando no Centro, preparando para o feriado”, enfatizou. As guias das ruas serão pintadas e as calçadas passarão por “tapa-buraco”.
Áureo Olegário ressalta a importância da colaboração da população. “Nós colocamos dezenas de placas para que as pessoas não depositem entulhos pelas ruas. É preciso conscientização”. O mutirão na Vila Amélia e Porto Grande segue até o dia 19 de abril. IMP

Fanfarra de Boiçucanga receberá instrumentos musicais da prefeitura

São Sebastião - A fanfarra da escola Walkir Vergani vai receber da Prefeitura de São Sebastião a doação de instrumentos musicais.
A solicitação dos instrumentos foi feita pela diretora da escola, Anny Correa da Cruz, durante reunião do prefeito Paulo Julião com a comunidade, na semana passada, em Boiçucanga.
Na solicitação a diretora disse que outra escola estadual do município havia recebido instrumentos, e questionou a exclusão de sua escola das doações.
O prefeito Paulo Julião explicou que os instrumentos foram adquiridos para as escolas do município, mas prometeu a entrega de instrumentos para a escola Walkir Vergani, que pertence ao Estado. “Em setembro, na próxima apresentação, os instrumentos já estarão com a fanfarra”, disse Julião.
A diretora enviou à Secretaria de Educação, no dia 9 de abril, um ofício com a relação dos instrumentos necessários à fanfarra.
Segundo a secretária de Educação Irma Sanches, a relação de instrumentos é grande, mas não impossível de cumprir. “Vamos fazer uma cotação de preços, e dependendo dos valores poderemos comprar todos os instrumentos. Mas não é um processo rápido, pois dependendo do valor a compra terá de ser licitada”, explicou.
Vale Transporte - A secretária também falou que está aguardando da diretora uma lista com os trajetos dos alunos do ensino médio que receberão passe escolar. A solicitação foi feita pelo presidente da Sociedade Amigos do Sertão de Cambury, Antonio Waldir da Silva.
Segundo ele, vários alunos do ensino médio de Cambury correm o risco de perder o ano letivo por não conseguirem pagar a passagem até Boiçucanga.
O prefeito Paulo Julião se comprometeu a enviar passes para até 100 alunos da escola Walkir Vergani.
A diretora Anny Correa da Cruz disse que terá que fazer uma seleção para que os contemplados com os passes sejam alunos carentes. “Temos muitos alunos de fora de Boiçucanga, então temos que fazer uma seleção. Tem muitos alunos, principalmente à noite, que dependem de carona para vir à escola, e outros que acabam desistindo das aulas”, comentou. IMP

Ciama entrega certificados do curso sobre aleitamento

São Sebastião - O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) entregou, ontem à tarde, na Videoteca Municipal, os certificados do curso para gestantes e mães orientadoras. No total, 25 mulheres participaram das aulas realizadas na sede da entidade.
“A mãe também precisa de colo e este é o trabalho do Ciama”, disse a coordenadora Carla Maria Bruço, logo na abertura. Durante as aulas, as participantes recebem informações sobre a importância do aleitamento.
Além disso, também aprendem a superar dificuldades na gestação. “A amamentação vale a pena. Amamentar é investir em amor”, completou Carla Maria.
Segundo ela, médicos, enfermeiros e atendentes do Programa Saúde da Família (PSF) foram treinados para passar informações do aleitamento materno. Tradicionalmente, o município realiza entre 4 e 10 de novembro a Semana da Amamentação. O Banco de Leite do Ciama é referência em todo o litoral paulista, servindo às principais cidades da região.
Para Luciana de Matos Dias, uma das participantes do curso, a experiência foi gratificante.
“Achei maravilhoso, pois sou mãe de primeira viagem e tive dificuldades de amamentar. Com o Ciama nós aprendemos muito”.
Luciana Dias conta que sua filha estava abaixo do peso, mas com o aleitamento a situação mudou. “Agora está ganhando 75 gramas por dias”, destacou.
O Ciama funciona na rua Cristovão Soares, no Centro de São Sebastião. Os cursos são realizados todas as segundas e quartas, às 14h. IMP

Ibama apreende 90 quilos de camarão

São Sebastião - A Estação Ecológica Tupinambás, órgão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), em São Sebastião, apreendeu 90 quilos de camarão, durante operação realizada no último fim de semana no Litoral Norte. A apreensão se deve a desrespeito ao período de defeso (quando a captura é proibida).
Conforme Roberto Reis, agente de fiscalização da Estação Ecológica, quatro embarcações foram autuadas e os infratores sofreram multas entre R$ 3,5 mil a R$ 4,5 mil. Também deverão responder processo por crime ambiental, com base na lei 8.605/98.
O período de defeso começou em 1º de março e termina em 31 de maio. A multa para quem não cumpre a norma é de R$ 700 a R$ 1 mil, além de mais R$ 10 por cada quilo apreendido. Os alimentos serão doados a asilos e creches de São Sebastião e Caraguatatuba. IMP

Comtur cancela concurso e não avisa

Ubatuba - Um grupo de 40 candidatos que iria prestar concurso na Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba registrou boletim de ocorrência na delegacia contra a companhia por ter cancelado as provas sem aviso prévio aos participantes.
Cerca de 230 pessoas compareceram ao local das provas no último domingo, na escola Trancredo de Almeida Neves, mas não encontraram ninguém.
"Ficamos em frente da escola no período das 8h às 10h. É um desrespeito com os candidados que se prepararam para disputar as vagas", disse Amazildo Francisco Dias, 27 anos, um dos candidatos.
O concurso era para selecionar 59 candidatos. A Comtur oferecia vagas para fiscal de ônibus e Van, coordenador de Zona Azul, auxiliar de serviço geral e auxiliar e fiscal de Zona Azul. Os salários eram de R$ 250 a R$ 450.
"A administração passada não poderia marcar o concurso antes da mudança da nova diretoria, que aconteceu dia 4. Não temos dinheiro para as contratações pois estamos com um saldo negativo de R$ 25 mil no caixa", disse o presidente da Comtur, Guilherme Carneiro Bastos Neto.
Ele disse que pediu para a assessoria jurídica avisar os candicatos sobre o cancelamento, mas não houve tempo para cumprir a ordem. VALE

Câmara de Ubatuba decide hoje prorrogação da CPI da Comtur

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba poderá se manifestar hoje, durante sessão, sobre o Projeto de Resolução 4/2003, que prevê prorrogação de 30 dias para a conclusão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que apura eventuais irregularidades na Comtur (Comissão Municipal de Turismo).
A abertura da CPI foi aprovada em final de março, por sete votos a seis, com prazo de 30 dias. A iniciativa do decreto é da mesa diretora da Câmara. O objetivo é apurar, principalmente, a utilização de cobrança da Zona Azul.
A Comtur é responsável pela cobrança do estacionamento em quatro praias da cidade – Grande, Lagoinha, Tenório e Maranduba, onde alega arrecadar fundos para investimentos na área de turismo em Ubatuba. A Zona Azul estava suspensa por meio de decreto do legislativo, mas a prefeitura conseguiu liminar judicial para suspender os efeitos do decreto, no início de março.
Três vereadores foram designados a desenvolver a CPI. O presidente é Domingos dos Santos, o relator é Samuel dos Santos e o terceiro membro é Charles Medeiros. Entre as acusações contra a Comtur, está cobrança indevida do estacionamento, descontrole na aplicação de verbas, além de uso indevido de recursos. O relatório final deve ser apresentado para deliberação do plenário.
Também está em pauta da sessão hoje o projeto de lei 38/2003, de autoria do vereador Marcos Francisco. Ele pretender fazer com que a prefeitura assuma o prejuízo de danos provocados em veículos em razão de má condição das vias públicas.
O vereador Charles de Medeiros é autor do projeto de lei 41/2003, também em pauta, que visa excluir da abrangência da lei 2.311/2003, autorização para construção de banheiros na praia do Tenório. IMP

Sindicato dos Servidores questiona redução de abono

Ubatuba - O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ubatuba está questionando a “redução do abono” para funcionários de licença médica. A diretoria sindical afirma que no mês de abril houve corte do benefício.
Segundo o sindicato, no caso do servidor que tenha tirado 30 dias de licença médica, a prefeitura paga os primeiros 15 dias mais 50% de abono, enquanto que nos outros 15 dias o Instituto de Previdência efetua o pagamento sem outros 50%.
Ainda de acordo com a diretoria sindical, o abono não é computado para o benefício do desconto da Previdência. Conforme informou, o instituto está instruindo os funcionários a solicitar parecer por escrito do não pagamento deste benefício à administração.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ubatuba informou que a cidade conta com um Fundo de Previdência do Funcionário, instituído pela Lei 2162/02. Este estabelece que os primeiros 15 dias da licença devem ser pagos pela administração e o restante pelo instituto. Além disso está estabelecido que o cálculo da primeira quinzena é feito com base no salário-contribuição, ao contrário dos últimos 15 dias, calculado pelo salário-benefício.
Assim, a prefeitura garante que não houve corte de abono, mas apenas o cumprimento de lei. Em média, 50 funcionários encontram-se em licença médica. IMP

Marceneiro é morto com vários tiros após briga em danceteria

Ubatuba - O marceneiro José Wilson Pereira de Souza, 19 anos, foi morto com pelo menos sete tiros, descarregados de uma pistola PT 380. O crime aconteceu na madrugada de domingo, na esquina na rua Botofago com Paranaense, bairro Estufa I, em Ubatuba, na presença de várias pessoas. O autor do crime se entregou no dia seguinte.
A vítima recebeu tantos tiros que os documentos no bolso foram perfurados pelos projéteis. Ele chegou a ser levado ao pronto-socorro da Santa Casa de Ubatuba, onde deu entrada morto.
O acusado do crime, J.U.D., 20 anos, contou à polícia que estava na danceteria quando a vítima se aproximou e começou a provocá-lo para briga. Nervoso, ele pegou a pistola, que tinha escondido em uma fábrica de blocos, dando os tiros.
J. já tem duas passagens policiais por porte ilegal de armas. Como ele se apresentou espontaneamente e já havia passado do flagrante, ele foi ouvido e liberado, e responderá o processo em liberdade. IMP

Colunista

Para quem acredita que o nordeste esta fazendo a festa na temporada, leia o artigo abaixo.

Ronaldo Dias

EXCESSO DE HOTÉIS
Preços baixos esmagam a hotelaria no Ceará

Os números otimistas do turismo atraíram investidores e duplicaram a capacidade hoteleira de Fortaleza nos últimos anos, estabelecendo uma concorrência acirrada. A oferta de hoje já ultrapassa os 24 mil leitos e a demanda está retraída em função do empobrecimento da população, que perdeu o seu poder de compra.
Baixa ocupação, temporadas de férias cada vez mais curtas e oferta excessiva de leitos estão levando os hotéis de Fortaleza a uma grave crise, que já vem provocando desemprego e fechamento de alguns estabelecimentos.
Para amenizar o problema e ganhar o mercado, os hoteleiros assinaram um contrato de risco, estabelecendo uma política de preços baixos que os leva ao fundo do poço. Vale tudo na guerra de preços. Até diária de US$ 7,00 em hotel de três estrelas.
A situação levou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Secção Ceará (ABIH-CE) a reunir seus associados para ouvirem uma palestra de quem está do outro lado do “balcão”. O operador Eduardo Pinto Lopes, diretor presidente da TerraBrasil, de Portugal, compareceu à sede da entidade e falou sobre “Política de preços da hotelaria cearense na visão de um operador português”.
O palestrante foi apresentado pelo presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros, que externou sua preocupação com o momento de crise e sugeriu a união de todos na busca de uma solução. Eliseu destacou a falta de integração dos hoteleiros e disse que “não é através de tarifas baixas que vamos melhorar”.
Eduardo Lopes, que já operou com charter da TerraBrasil de Portugal para o Ceará, em 1999, disse que está havendo, em Fortaleza, uma desagregação do destino por causa da política de preços. Para justificar, ele fez um comparativo em relação a Natal e mostrou como a situação se inverteu em Fortaleza.
Segundo Eduardo, em 1999, Fortaleza tinha o dobro dos vôos de Natal, a tarifa dos hotéis era o dobro, a ocupação muito superior e tinha estratégia. Hoje, passados três anos, Natal foi à luta, conquistou mercados e tem preços mais altos, ocupação igual, mais vôos e estratégia. Fortaleza perdeu seu diferencial, parou no tempo e pratica preços baixos sem resultados na ocupação. Um hotel de cinco estrelas, por exemplo, que naquela época cobrava US$ 135,00, hoje cobra apenas US$ 50,00.
Diferente de outros operadores, Eduardo disse que não interessa tarifa baixa e fez algumas recomendações para salvar a hotelaria:
• Uniformizar critérios e definir parâmetros de acordo com a classificação, estabelecendo preços máximo e mínimo;
• Aumentar os mercados emissores para não ficar mordendo o calcanhar um dos outros;
• Agregar valores à cidade e criar mix com outros hotéis do Brasil;
• Agregar produtos para os públicos jovem e da melhor idade;
• Passar as regras do jogo para os parceiros internacionais.
Como o parâmetro era Natal, Eliseu Barros aproveitou para fazer um comparativo em relação à cidade. Apesar das chuvas, Natal está limpa, com vias em perfeito estado de conservação e ruas ajardinadas no seu bairro mais famoso - Ponta Negra. Como no primeiro caso, Fortaleza também apresenta situação inversa.
CHARTER - Um alento para os hoteleiros foi anunciado por Eduardo Lopes, Ele iniciou o retorno dos vôos semanais da TerraBrasil, Lisboa/Fortaleza, no dia cinco deste mês, até cinco de maio e, depois, de cinco de julho até nove de janeiro de 2004. A TerraBrasil utilizará aeronave com capacidade para 272 pessoas e ocupará vários hotéis de Fortaleza
Fonte: http://www.diariodonordeste.globo.com / Mauro Guimarães

enviado por
Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia:
Praia Brava de Caraguá
Caraguatatuba
Praia Brava
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Disk Denúncia Polícia Militar Flamboyant

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor