Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 29 de abril de 2003 - Nº 772 Edições Anteriores

Ilha do Pontal Pousada albatroz Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Secretários debatem a Educação no Litoral Norte
   Receita espera receber 62 mil declarações de IR até amanhã

Caraguatatuba:
   Caraguá tem curso de vela
   Prefeitura e Petrobrás vão investir em trilhas para ecoturismo
   14ª Prova Pedestre Aniversário de Caraguá reúne 200 atletas
   Caraguá registra 2 casos de dengue
   Fundacc faz teatro itinerante
   Caraguá promove gincana da amizade
   Doação de móveis em desuso ocupa pauta da Câmara

Ilhabela:
   Vencedores das categorias fraldinha e dentinho foram definidos
   Brasil dá 1º passo rumo à America´s Cup

São Sebastião:
   Tubarão é capturado em São Sebastião
   Aciss realiza 2º sorteio da campanha “Faça sua Mãe Feliz”

Ubatuba:
   TJ impede cobrança de saneamento
   Abertas inscrições para Campeonato Metropolitano Futebol de Mesa

   Carta do Leitor



Secretários debatem a Educação no Litoral Norte

Litoral Norte - Os secretários de Educação do Litoral Norte e representantes da área de ensino da região vão participar hoje do 2ª Fórum Regional de Educação, no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba. O evento é uma realização da Prefeitura de Caraguá. O principal objetivo do fórum é a elaboração de um Plano Municipal de Educação e a eleição dos novos representantes do Conselho Municipal, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. O evento acontecerá das 17h às 22h, no salão nobre do clube Ilha Morena, com entrada franca. (Fonte: ValeParaibano)

Receita espera receber 62 mil declarações de IR até amanhã

Litoral Norte - O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda do ano 2003 acaba nesta quarta-feira e as delegacias da Receita Federal do Vale do Paraíba e Litoral Norte esperam que 62 mil contribuintes entreguem os formulários até amanhã.
O número de declarações que ainda não foram entregues corresponde a 20% do total de formulários que a Receita Federal espera receber este ano na região.
A Receita Federal estima que 307 mil contribuintes do Vale e Litoral declarem o imposto este ano.
São 130 mil na região de São José, 150 mil na regional da Receita em Taubaté, e 23 mil contribuintes na área que abrange os municípios de São Sebastião, Caraguá, Ubatuba e Ilhabela, no Litoral Norte.
Quem ainda não declarou o imposto pode preencher e enviar o fomulário via internet pelo site da receita www.receita.fazenda.gov.br . O contribuinte pode optar em entregar o formulário nas agências dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
A expectativa do delegado da Receita Federal de São José, Antônio Branisso Sobrinho, é que a maioria dos contribuintes declare o imposto no prazo correto. "Pelo ritmo que estão sendo feitas as entregas esperamos que a maioria dos contribuintes cumpram a data limite", disse Sobrinho. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá tem curso de vela

Caraguatatuba - Um novo esporte começa a ser impulsionado em Caraguatatuba. Vários atletas vêm se destacando cada vez mais neste esporte, que agora, também é praticado nas praias de nossa cidade e que vai, literalmente, de vento em popa: a vela.
Após realizar três importantes regatas na praia Martim de Sá, a cidade mostrou que tem condições favoráveis à prática do esporte. Tanto que iniciou-se na cidade um movimento favorável à vela, com aulas para pessoas de todas as idades.
O trabalho está sendo desenvolvido no Yatch Club Martim de Sá, sob a coordenação do iatista Alexandre Martinho, que ministra aulas de vela para quem se interessar. Seu projeto também incluiu crianças carentes do município, que podem participar gratuitamente.
O curso oferecido inclui aulas para a classes Optmist - de 8 a 15 anos; Holder; e Laser - 15 anos. Segundo o instrutor Alexandre Martinho, a vela pode ser praticada por crianças de idade acima de 8 anos.
O que estimulou a prática das vela em Caraguá foi a realização de três regatas consecutivas. Este ano a Regata Caraguá aconteceu em homenagem ao aniversário da cidade valendo para a 2ª etapa do Circuito de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba. O campeonato reuniu 50 velejadores de todo o litoral, baixada santista, São Paulo, Vale do Paraíba, Paraibuna, entre outras cidades, disputando nas classes Optmist, Holder e Laser em diversas categorias.
“ Os ventos em Caraguá são muito favoráveis. Além disso não temos problemas com correntezas e as condições para velejar são iguais tanto na praia do Centro como na Martim de Sá. Os ventos aqui favorecem as aulas, os campeonatos e os passeios.” (Fonte: PMC)

Prefeitura e Petrobrás vão investir em trilhas para ecoturismo

Caraguatatuba - Representantes da secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Educação da Prefeitura de Caraguatatuba reuniram-se na quinta-feira, dia 24, na sede da Secretaria de Turismo com o pesquisador científico do Parque Estadual, João Evangelista Melo Neto, que representou o diretor do Parque, Ivan Soares da Mota. Durante a reunião, foram discutidas propostas de revitalização do Parque Estadual. A iniciativa partiu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que pretende fomentar o ecoturismo no município em parceria com o Parque Estadual e a Prefeitura de Caraguá.
O projeto da Secretaria, que visa reativar e formar mão de obra em ecoturismo e reativar, foi estimado em R$12 mil e será financiado pela Petrobrás. A empresa vai oferecer, gratuitamente, o curso de guia turístico para 30 pessoas. Após capacitados, os monitores irão atuar em trilhas do município como monitores e educadores ambientais. A idéia tem total apoio do diretor do Parque, Ivan Soares da Mota. Ele acredita que se a atividade for monitorada por profissionais capacitados, o trabalho pode ser desenvolvido com sucesso. A turismóloga Alessandra afirmou que o Parque Estadual de Caraguatatuba tem uma grande área protegida e abriga trilhas para crianças e adultos, de características fáceis e difíceis, o garante o ecoturismo com sucesso. “Atualmente o Parque não está estruturado para receber grupos para passeio, e por outro lado acaba sendo invadido por pessoas da comunidade que entram clandestinamente no parque. Se a comunidade tem essa tendência por que não capacitarmos essas pessoas para atuarem como profissionais”, indagou.
A intenção é abrir as quatro principais trilhas do Parque para passeio. Para isso as trilhas serão revitalizadas através dos próprios alunos e professores durante a curso de capacitação. Algumas deverão ser credenciadas, como a trilha do Tropeiro, que liga o município a Paraibuna; trilha que possui rico valor histórico e cultural; ela foi usada pelos Tamoios no século XVI e que contam através das ruínas e cachoerias, em 6 horas de caminhada, um pouco da história da região naquela época. Há trilhas com caráter científico que podem ser exploradas dentro da unidade, como a trilha da pedra redonda e a do Poço Verde.
Na opinião do secretário de Turismo, Paulo Noronha, a prefeitura deverá apoiar o projeto, já que há o interesse em valorizar o ecoturismo, o rapel e o esporte ecológico com a finalidade de fomentar o turismo de qualidade e diminuir a sazonalidade.
Outros projetos ambientais irão contar com o apoio da Petrobrás em Caraguá, como as obras da Estrada Rio Claro, que liga Caraguá a Salesópolis. A obra prevê custos na ordem de R$ 300 mil que será aplicado no Programa de Educação e Proteção Ambiental com início em maio. O projeto também será feito em parceria com a Prefeitura, que cuidará das questões operacionais, com monitores, educadores, vigilantes. O projeto para esta área inclui implantação de trilhas, manutenção melhoria dos acessos, turismo e preservação. (Fonte: PMC)

14ª Prova Pedestre Aniversário de Caraguá reúne 200 atletas

Caraguatatuba - A 14ª Prova Pedestre Aniversário de Caraguá reuniu no último domingo, 200 atletas do Litoral Norte e Vale do Paraíba, que disputaram diversas categorias, entre o público infantil - 3 mil metros e adulto - 8 mil metros. O percurso da prova foi realizado na orla da praia do Indaiá, avenida Geraldo Nogueira da Silva até o trecho do Rio Lagoa, no Aruan, para os adultos. Para categoria infantil, o percurso foi estipulado da Praça de Eventos até o Rio Santo Antonio, onde o atleta era obrigado a pegar o cordão, senha e água. O evento contou com a presença do Secretário de esportes, Nivaldo Rodrigues Alves e do secretário de Turismo paulo Noronha, além da vereadora Dra. Leonor Diniz, que participaram da cerimônia da premiação.
A prova foi realizada pela Secretaria de Esporte com o apoio de diversas secretarias municipais, além da Polícia Militar, Associação de Corredores de Rua de Caraguá, Fundacc, ACIC, Supermercado Silva Indaiá, entre outros.
Podemos destacar na classificação geral adulto, os destques foram poara Antonio Carlos de Jesus, de Ubatuba, em primeiro; Osmar Franco de Souza, de Jacareí, em 2º; Evaldo de Jesus Souza, em 3º; Paulo Tadeu Moreira, de Natividade da Serra; e Benedito Agustinho Filho, de Jacareí. Na categoria “ L” Veterano “B” Masculino, de 45 a 49 anos, o 1º colocado foi Ivanir José de Oliveira, da Acorj, de Jacareí; em 2º Pedro José de Lima , da Acorj de Jacareí, em 3º Benedito ª Venino, de São José dos Campos. (Fonte: PMC)

Caraguá registra 2 casos de dengue

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, através do setor de Vigilância Epidemiológica, registrou na última semana dois casos de Dengue confirmados. O primeiro é um caso importado e, o segundo tem o local de infecção indeterminado, pois a pessoa infectada mora em Caraguá e trabalha na cidade de São Sebastião.
Desde o início do ano, foram registradas 66 notificações, 38 casos negativos, 24 estão aguardando resultado de exame e 2 indeterminados (o exame não apresentou resultado eficaz).
O surto de conjuntivite foi sanado. Segundo a Vigilância Epidemiológica, foram registrados apenas 12 casos na última semana. PMC

Fundacc faz teatro itinerante
Bairros mais distantes de Caraguatatuba começam a receber espetáculos teatrais a partir do dia 10 de maio

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba) estréia no próximo mês o projeto "Caravana Fundacc de Teatro", projeto que vai levar aos bairros mais distantes da cidade espetáculos teatrais gratuitos. A estréia acontece no dia 10, no Poço da Anta, na escola do bairro.
Segundo o orientador cultural da Fundacc e diretor do espetáculo que vai percorrer os bairros, Júnior Magresco, 25 anos, o projeto é muito interessante porque vai atender as comunidades que não tem acesso à linguagem teatral. "As pessoas poderão se divertir, informar e ao mesmo tempo conhecer o teatro, já que muitas não têm acesso."
A idéia de levar o teatro através da caravana até os bairros é criar um público mais receptivo e interessado, segundo o diretor. As peças serão apresentadas pelo Corpo Experimental de Teatro da Fundacc.
Para estréia, o espetáculo escolhido pelo diretor foi a peça "Zé Saci no Reino das Cores", de Ana Paula Santos. O texto foi o 1º colocado no Concurso Fundacc de Dramaturgia 2002.
O espetáculo conta a história de um lugar mágico guardado por Fantasia, onde Zé Saci, um saci de duas pernas que fugiu da Terra das Lendas vai se esconder. Depois de fugir por ser discriminado, no Reino da Cores ele encontra Curupira e juntos combatem o terrível Mago Fedor, que pretende transformar tudo em trevas. Na batalha descobrem a arma para vencer o mal: a amizade.
De acordo Júnior, a linguagem da peça é própria para apresentação em locais alternativos. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá promove gincana da amizade

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Orsa são parceiras das escolas da região do Rio do Ouro e Jaraguazinho na 2ª Gincana da Amizade na cidade. As escolas envolvidas este ano são as Emefs Profª Aida de Castro Grazioli e Bernardo Ferreira Louzada e a CEI Profª Honorina Pacheco Correia, todas do Rio do Ouro. A Emef Jorge Passos, do bairro Jaraguazinho também participa. As provas acontecerão até o dia 30 no CEI Rio do ouro. A entrada é franca. (Fonte: ValeParaibano)

Doação de móveis em desuso ocupa pauta da Câmara

Caraguatatuba - O Projeto de Decreto Legislativo que doa materiais em desuso para o Centro de Convivência da Terceira Idade - Estrela do Mar, é o destaque da Ordem do Dia da 13ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba. A sessão acontece tradicionalmente às terças-feiras, a partir das 19h30 com entrada franca e obrigatória aos contribuintes e munícipes da cidade.
Além de ser destaque este tipo de projeto é tradicional, pois costumeiramente os materiais em desuso do Legislativo são repassados para entidades filantrópicas ou públicas, como é o caso do Centro de Convivência da Terceira Idade - Estrela do Mar, que tem como presidente a Vereadora afastada e atual Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Lúcia Moreira Peixoto (PSDB).
Constam também na Ordem do Dia projeto do Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), que revoga lei 897/2000 que denomina "Praça das Crianças", a área localizada no Loteamento Jardim Rio Santos, no bairro da Ponte Seca.
Outro projeto é o do Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB), que denomina rua "João Levy Navarro" a rua C, que tem início na avenida Massaguaçu e termina na rua E, localizado no bairro do mesmo nome, na zona norte da cidade.
Finalizando há o projeto do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), que altera a Lei 808/99, para corrigir a identificação da via pública denominada de "Oswaldo Pires de Almeida".
Estes projetos já constavam na pauta e só não foram discutidos e votados, devido a Projetos em Regime de Urgência que tem preferência durante a Ordem do Dia das Sessões Ordinárias semanais. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vencedores das categorias fraldinha e dentinho foram definidos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes realizou no último sábado, dia 26, no Ginásio Municipal, no Itaquanduba, as finais das categorias Fraldinha e Dentinho do III Campeonato Municipal de Futsal. A entrega de prêmios aconteceu com a presença do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o diretor de esportes Luiz Carlos do Nascimento, os pais dos atletas, além de um grande público.
As duas finais foram disputadíssimas e terminou com a vitória da Ilha Soccer A (categoria fraldinha) por 5 gols a 3 do time Ilha Soccer B. Na categoria dentinho o grande vencedor foi o time da Ilha Soccer A, que venceu o Ilha Soccer C por 8 a 2.
Dentro da categoria fraldinha o artilheiro Kaíque Marques Padial foi considerado o melhor com 9 gols e o goleiro menos vazado foi Rafael Gaia com 10 gols. Já na categoria dentinho o artilheiro do campeonato foi Gabriel Menezes Vieira do Nascimento, com 13 gols e o goleiro menos vazado foi Anísio A. Oliveira Filho, com 11. (Fonte: PMI)

Brasil dá 1º passo rumo à America´s Cup

Ilhabela - A America´s Cup, competição mais tradicional da vela no mundo, com 152 anos de história, é o desafio máximo e o sonho de grande parte dos veleajdores de oceano. O que não se sabe é como enfrentar campanhas multimilionárias – a do suíço Alinghi, atual campeão, foi estimada em US$ 100 milhões – se o projeto é de um grupo de iatistas brasileiros, sem os recursos. Mesmo o ´sonho menor´ de ter uma tripulação à bordo do veleiro Made in Brasil (já tem nome, embora o projeto ainda esteja no papel) na maior regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, custaria US$ 12 milhões. O caminho escolhido passa pela organização do Match Race Brasil, a partir de maio, o primeiro campeonato brasileiro do gênero.
A tripulação do comandante Torben Grael contra a do comandante Robert Scheidt, em uma regata de 5 quilômetros (cerca de 25 minutos). Campeão olímpico contra campeão olímpico, barco contra barco. Essa é a proposta do torneio, que terá oito tripulações de dez velejadores cada.
"O que motivou a criação da empresa que está organizando o brasileiro foi a idéia de ter uma equipe brasileira na Volvo. Não íamos partir para a Fórmula 1 sem ter algo intermediário, sem envolver as pessoas da vela no País e chegar mais perto do público", resume Ênio Ribeiro, da Vela Brasil, fundada em sociedade com Alan Adler, para desenvolver profissionalmente o esporte.
Ênio acrescentou que esse tipo de prova barco contra barco, que pode ser organizada próxima à terra e com transmissão da televisão ajudaria o público a compreender melhor a vela. Dentro do projeto de ter um barco brasileiro na Volvo estão sendo mantidos contatos com o Ministério da Indústria e Comércio para discutir a captação de recursos com empresas brasileiras, que poderiam se exibir pelos portos de paradas ao redor do mundo.
Além de Torben – o mais experiente velejador brasileiro em regatas de oceano (participou da campanha do italiano Luna Russa na America´s Cup de 2000) – e Scheidt, os outros comandantes serão Marcos Soares, Alex Welter, Alan Adler, Gastão Brun, João Signorini e André Fonseca (todos velejadores experientes e integrantes da elite nacional do esporte competitivo). Lars Grael será tático de Alan Adler.
A primeira etapa do Match Race Brasil será de 30 de maio a 1 de junho, em Búzios; a segunda, de 17 a 19 de outubro, em Ilhabela; e a final, de 21 a 23 de novembro, em Angra dos Reis (já tem patrocínio da UBS, American Express e Vivo e terá custo de cerca de R$ 1,7 milhões).
Os barcos quatro para oito tripulações – Alucinante, Asbar, Capim Canela e Odoya – serão iguais, do estilo Benneteau 40.7, com cerca de 13 metros, 7 toneladas e três velas – grande, genoa e balão. O sistema de disputa é simples. As tripulações, divididas em duas chaves de quatro, disputam todas contra todas dentro do grupo, nas duas primeiras etapas. As duas primeiras de cada chave vão à semifinal, em melhor-de-três regatas. (Fonte: Estadão)

Tubarão é capturado em São Sebastião

São Sebastião - Um tubarão de cerca de 230 quilos foi capturado por três pescadores próximo à praia de Paúba, em São Sebastião. O tubarão ficou enroscado em uma rede de pesca na sexta-feira a uma distância de três quilômetros da praia.
Segundo os pescadores, o animal ficou preso em uma rede de espera --que fica vários dias no mar-- próximo a um ilhote conhecido como Laje de Paúba.
O presidente da Colônia dos Pescadores de São Sebastião, Guilmer Puertas Tavares, disse que os tubarões estão se aproximando das praias em busca de alimentos.
"A pesca de arrastão está acabando com os peixes menores causando uma redução da cadeia alimentar. Essa técnica considerada irregular aumenta a possibilidade do aparecimento de tubarões na região", disse.
Segundo os pescadores, o tubarão capturado na Paúba seria uma fêmea de cação e deverá ser comercializado pelos pescadores.
No Rio de Janeiro, um tubarão de 1,20 metro foi capturado na praia de Grumari na última sexta-feira e outros dois foram vistos na última semana em Copacabana, uma das praias cariocas mais movimentadas, onde um estudante de 16 anos foi atacado. (Fonte: ValeParaibano)

Aciss realiza 2º sorteio da campanha “Faça sua Mãe Feliz”

São Sebastião - A Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião) realizou esta semana o segundo sorteio da campanha “Faça sua Mãe Feliz”, destacando algumas lojas da Costa Sul. Das nove urnas escolhidas, seis são da região sul do município.
Nesta primeira fase da promoção, a Aciss retira cupons de urnas espalhadas pelo comércio, premiando somente as mães. A própria empresa fornece o presente. O cupom sorteado volta para a urna, pois continua concorrendo ao prêmio final da promoção.
No Bazar e Sapataria Passarela, de Boiçucanga, Cícera Carla Souza Santos, moradora de Barra do Sahy, ganhou um vale compras de R$ 50,00. Em Toque-Toque Pequeno, Neuza Ribeiro dos Santos, do Bairro de São Francisco, foi sorteada no Bar do Dico e o prêmio é uma cesta de café da manhã.
Maria Augusta Porto Pires, da cidade de Santa Branca, ganhará um patinete da Loja Papnet, de Maresias. Confira os demais ganhadores: Rosilda da Silva Soares (vale compras R$ 50,00/loja Ver Se Tem/Boiçucanga), Leda Paixão (vale presente/loja Pura Praia/Maresias), Joana Maria da Silva (vale compras/Mercado Paulista), Martha Oliveira Souza (uma blusa até R$ 50,00/Raiz Mar), Kátia A. B. dos Santos (um relógio/Relojoa-ria Muniz), Lionia Alves dos Santos Melchiades (R$ 50,00 em compras/Casa Barateira Magazine).
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Artur Ramirez Balut, os sorteios estão superando a expectativa da organização. Ele afirma que muitas pessoas já reivindicam novas campanhas.
Além disso, Balut ressalta que muitos consumidores dão preferência para os estabelecimentos comerciais que fazem parte da promoção. “No sorteio final, além das mães, os atendentes também serão premiados.
Este ano, vamos dar utensílios domésticos e pessoais para as mães homenageadas”. Até agora já são 250 urnas e 50 mil cupons distribuídos em 15 dias. Em 2002 foram 150 mil cupons em toda a campanha. IMP

TJ impede cobrança de saneamento

Ubatuba - O Tribunal de Justiça de São Paulo considerou inconstitucional a lei criada pelo Legislativo de Ubatuba que determina que as despesas com obras de saneamento básico sejam repassadas ao dono do imóvel beneficiado.
A lei foi aprovada em 96 pela Câmara. Desde então, a Coambiental (Cooperativa de Saneamento Ambiental da Praia Grande) cobra uma taxa de R$ 1.977,24 para executar a ligação de esgoto na rede coletora.
A cooperativa é a única que oferece o serviço no bairro Praia Grande, onde 1.012 casas continuam utilizando fossas.
"O Legislativo notificou a prefeitura no dia 16 pedindo que a lei seja anulada", disse o presidente da Câmara, Rogério Frediani (PTB). O secretário de Assuntos Jurídicos, Luis Bitetti, disse que a responsabilidade pela anulação da lei é do Legislativo.
O presidente da Coambiental, Álvaro Campos, afirmou que nunca utilizou da lei para fazer a cobrança pelo serviço --cerca de 2.400 imóveis estão conectados à rede.
"Os proprietários não foram obrigados a contribuir com as despesas, mas somente tem o esgoto ligado à rede quem pagar pelo serviço", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Abertas inscrições para Campeonato Metropolitano Futebol de Mesa

Ubatuba - Estão abertas, de 28/04 à 07/05, as inscrições para o maior evento promovido pela AUFM no 1o Semestre, o Campeonato Metropolitano de Futebol de Mesa, em pontos corridos, que vale uma vaga direta na Copa dos Campeões no final do ano. Apenas associados podem participar do evento, que acontecerá na nova sede esportiva da AUFM, localizada nas dependências da Secretaria Municipal de Esportes, e não há taxa de inscrição. Para os que gostariam de se associar e, assim, poderem participar do evento, a anuidade é de apenas R$ 15,00 e pode ser paga no ato da filiação, na sede administrativa da entidade. Maiores informações no site da AUFM - www.futmesaubatuba.hpg.com.br 

Carta do Leitor

Sou contra-mão sim! - Ao ler o comentário do Eng. Maurício Costa, "Na contra-mão do desenvolvimento", na edição da última sexta-feira (25/04/2003) deste Informativo, fiquei surpreso com a forma veemente de seus comentários!
Recentemente, coloquei-me contra o asfaltamento do Centro da cidade de Ubatuba, neste mesmo espaço. Hoje continuo ainda mais convicto em relação a este assunto.
Isto não significa estar "NA CONTRA-MÃO DO DESENVOLVIMENTO".
O desenvolvimento deve-se dar de uma maneira muito mais correta e objetiva. Não significa que, se nossa cidade tem ruas asfaltadas, seu povo é mais desenvolvido ou mais civilizado. O desenvolvimento sustentado visa, prioritariamente, o uso irrestrito de todos os recursos disponíveis, sejam eles de que tipo forem. A água deve ser economizada, a energia elétrica deve ser poupada, o alimento aproveitado. Nada pode ser desperdiçado. Essa sim é uma sociedade que preza pela boa qualidade de vida. Realmente, não precisamos de asfalto para vivermos bem. Nem para atrair turistas.
Citar São Paulo dos anos 1940 como exemplo de desenvolvimento ideal ou tentar comparar o progresso da Capital com o progresso de Ubatuba é, no mínimo, surrealista. O Sr. Maurício conseguiu, com pouquíssimas letras, relacionar TODOS os logradouros do Centro que estão relativamente em bom estado de conservação. Mas esqueceu-se de todos os outros em estado deplorável que provam que asfalto não tapa-buracos a não ser os encontrados nos fundos dos bolsos. Somos da "Turma do Contra", sim. Somos contra a arbitrariedade, a desorganização, a roubalheira. Somos a favor da transparência, da inteligência e do desenvolvimento.
Minha argumentação contrária ao asfalto (que significa progresso, para alguns) tinha apenas a intensão de espernear de alguma forma contra uma imposição com a qual não precisávamos concordar. Ruas asfaltados no Centro? De um dia para outro, colocaram-se máquinas nas ruas, homens trabalhando, placas e faixas, transformando a cidade num "canteiro de obras". Afinal de contas, depois do asfalto sobre as ruas, quem o removeria? Infelizmente, só conseguimos ver tanto "progresso" no terceiro ano de mandato.
Ah, se o asfalto resolvesse todos os nossos problemas...Teríamos pessoas sorrindo pelas ruas, satisfeitas por viverem em uma cidade que lhes dá todos os recursos para uma vida saudável e feliz. Saúde, alimentação, educação, turismo, pesca, comércio, paz, segurança e qualidade de vida. Tudo sustentado pela Natureza pródiga da região!...
É... realmente acho que estou "NA CONTRA-MÃO DO DESENVOLVIMENTO" da forma que se nos apresenta...

Álvaro Gonçalves
Ubatuba, SP


Apoio - Manifesto minha integral concordância com os textos assinados pelo Sr. Ezio Pastore Junior de Ubatuba e pela Sra. Sabrina Collineti de Caraguatatuba, respectivamente nominados "Vá plantar batatas" e "Na contra mão do desenvolvimento II", e publicados pelo Litoral Virtual em 28/04/2003. Sensatos escritos. Parabéns.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP


Ubatuba veta instalação de presídio - Quero parabenizar a Câmara Municipal de Ubatuba, na pessoa do nobre Vereador Marcos Francisco, que "por unanimidade aprovou projeto que proíbe a instalação de estabelecimento prisionais no município".
Se a idéia fosse boa, o governador a proporia ao prefeito de sua cidade natal. Como não é, propõe aos nossos. É claro que os Cadeiões precisam ser construídos em algum lugar. O absurdo está em querer construí-los em cidades turísticas. Já não chega o exemplo das usinas nucleares que nos foram impostas na ditadura militar?
Felizmente existem aqueles que são capazes de se indignar e ir à luta.
Parabéns Vereadores de Ubatuba!

Angelo Nogueira
Caraguatatuba, SP

 

Foto do Dia:
Barco de Pesca Caiçara
Ubatuba
Barco em 7 Fontes
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 
Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante A.Coutinho

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor