Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de maio de 2003 - Nº 778 Edições Anteriores

Regisoft Pousada albatroz Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Após morte de mulher, Saúde vistoria hospitais do litoral
   Secretarias entregam folhetos explicativos sobre escargots

Caraguatatuba:
   Site do Caraguá Bike Week já está no ar
   Caraguá inaugura novo Centro de Convivência do Idoso e “Espaço Cidadão”
   Prefeitura concede 100% de anistia de juros e multas nos impostos atrasados
   1ª Copa Caiçara de Bicicross reuniu cerca de cem pilotos
   Aprovado em 1º turno projeto que proíbe mineradoras em Caraguá
   Labirintório de Letras - Oficina de Literatura
   Valmir Gonçalves pede adiamento da alteração da sessão
   A Câmara e os números de Abril

Ilhabela:
   Câmara pode mudar nome de Ilhabela

São Sebastião:
   Polícia Federal pode fechar em São Sebastião
   Grupo de alunos passa mal em escola
   São Sebastião realiza curso de prevenção contra Aids
   Foca surge na Praia de Barra do Sahy

Ubatuba:
   Prefeito Paulo Ramos pode depor hoje na CPI da Comtur
   Ubatuba promove corrida pedestre
   Manhã de Lazer atendeu mais de 500 crianças no Ipiranguinha
   Começam as obras do Centro de Convenções
   Violência em Ubatuba: dois assassinatos em 24 horas

   Carta do Leitor



Após morte de mulher, Saúde vistoria hospitais do litoral
Inspeção começa em São Sebastião, onde uma parturiente morreu no mês passado

Litoral Norte - A DIR (Divisão Regional de Saúde) de São José dos Campos realizou ontem uma inspeção no Hospital de Clínicas de São Sebastião. O relatório da vistoria, realizada em parceria com a Vigilância Sanitária do município, será divulgado hoje.
A inspeção também deve ser realizada em outros hospitais do Litoral Norte, segundo a DIR.
No mês passado, uma mulher morreu e outras sete tiveram complicações pós-parto em São Sebastião. Três delas retiraram o útero.
A diretora técnica do Núcleo Regional de Saúde, em Caraguá, Denise Formaggia, disse que a inspeção foi feita em todos os setores do hospital e seria um procedimento de rotina.
"A inspeção não está diretamente ligada com o caso das parturientes. Os técnicos analisam as condições de higiene, funcionamento e as instalações físicas", disse Denise.
Segundo ela, a data das inspeções nos outros hospitais da região ainda não foi definida.
O secretário de Saúde de São Sebastião, Aldo Conellian Júnior, disse que devido aos problemas ocorridos com as parturientes no mês passado, a equipe de inspeção teve uma atenção redobrada no trabalho realizado ontem.
Conellian Júnior afirmou ontem que ainda não havia recebido oficialmente o laudo do Instituto Adolfo Lutz sobre o medicamento Oxiton, que era o principal suspeito de ter provocado as reações nas parturientes. O laudo do instituto foi divulgado na segunda-feira e descartou a possibilidade de o medicamento Oxiton ter causado os problemas nas mulheres.
A provedora do Hospital de Clínicas de São Sebastião, Elisabeth Chagas, não foi localizada pelo ValeParaibano para comentar o assunto na tarde de ontem.
INVESTIGAÇÃO - O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde informou que a Vigilância Epidemiológica está vistoriando os prontuários médicos das pacientes para verificar os procedimentos adotados pelas mulheres antes do parto.
O Centro de Vigilância também aguarda o resultado das análises do IML (Instituto Médico Legal), que exumou o corpo da dona-de-cada Eliane Félix de Miranda, 33 anos. O laudo deve ser concluído em três semanas, segundo o delegado Odair Bruzos, responsável pelo inquérito que investiga a morte da dona-de-casa. (Fonte: ValeParaibano)

Secretarias entregam folhetos explicativos sobre escargots

Litoral Norte - Em decorrência da freqüente presença dos caramujos africanos que vem incomodando os moradores do Litoral Norte, as Secretarias de Saúde das cidades estão intensificando a campanha de orientação à população, ressaltando os problemas ocasionados pelo bicho.
O caramujo gigante africano (Achatina fulica) proliferou rapidamente na região e hoje é comum vê-lo escalando os muros das residências e preocupando moradores.
A cada dois meses um caramujo bota 200 ovos. Em São Sebastião, o secretário de Saúde Aldo Conellian, disse que a intenção da prefeitura é fazer uma campanha através de mutirão com a população e parceria com outras secretarias.
“Já entramos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente. Queremos incinerar esses bichos, que são largados por criadores irresponsáveis”, destaca.
Em Caraguatatuba, a Seção de Zoonoses têm feito a entrega de folhetos explicativos à população, pelos cerca de 200 agentes comunitários que visitam os bairros da cidade.
Já Ubatuba não tem um programa específico, mas segundo a chefe da Seção de Saúde Coletiva, Josiani Andreatta, a distribuição de folhetos vem sendo feita pelo órgão.
“Com a chuva os problemas aumentam. Já conversamos com pessoas ligadas à prefeitura sobre a possibilidade da criação de um departamento que realize a limpeza em terrenos baldios, principal local onde o caramujo se aloja. Acho que é necessária uma ação intensa e fiscalizadora”, destaca.
Explicações - O caramujo africano, como o próprio nome diz, é originário da África e entrou ilegalmente no Brasil em 1988, para ser comercializado como escargot.
O consumo do escargot é comum nos Estados Unidos e na Europa, especialmente na França, quando criado dentro das condições higiênico-sanitárias. Ele entrou no Brasil por Curitiba, durante uma exposição agropecuária, prometendo retorno financeiro fácil e possibilidade de exportação.
Em contato com a natureza, eles se tornam venenosos para o organismo humano, ao contrário do que acontece com os criados em cativeiro. Eles são transmissores de um tipo de meningite e podem provocar tumores no estômago.
O homem também pode contrair as doenças ao ingerir as larvas dos vermes encontradas no muco que eles deixam em verduras, legumes e frutas. O ideal é lavar bem esses alimentos, deixando-os de molho em uma mistura com água sanitária (duas gotas de água sanitária para cada litro de água). (Fonte: Imprensa Livre)

Site do Caraguá Bike Week já está no ar
Megaencontro de motos de Caraguatuba/SP terá Know-how do Moto Road, de Campo Grande/MS

Caraguatatuba - Internautas e aficcionados por motos já podem conferir na Internet - www.caraguabikeweek.com.br - os primeiros detalhes do Caraguá Bike Week 2003, encontro de motos que será realizado de 10 a 14 de setembro em Caraguatatuba/SP em substituição ao antigo Megacycle. A diferença fundamental é que o novo evento terá know-how do Moto Road, de Campo Grande/MS, considerado hoje o maior encontro de motociclistas da América do Sul. O lançamento acontece no próximo dia 15, em Caraguatatuba, com um coquetel para a imprensa às 20h30min no Roger Garage.
A empresa Top Brasil, idealizadora e organizadora do Moto Road, será a responsável pela organização do evento no litoral paulista. O empresário José Lopes de Alencar está cuidando pessoalmente de todos os detalhes estruturais e de viabilização da festa cuja realização é da Prefeitura de Caraguatatuba através da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento.
No site ainda em desenvolvimento, o internauta encontra uma breve apresentação do encontro, rápidos detalhes sobre a cidade, um convite especial aos motoclubes, mensagem a virtuais expositores e endereço e contato com a empresa organizadora. De quebra, pode participar de um "quiz", testando seus conhecimentos sobre o mundo do motociclismo. Toda a navegação é acompanhada por uma trilha musical com petardos e baladas do country-rock. Em breve, o site conterá também dados e ações desenvolvidos pela Prefeitura de Caraguatatuba.
O Caraguá Bike Week será realizado na orla de Caraguatatuba. Um extenso trecho de praia será fechado só para os participantes do evento. A previsão é de um público entre 80 e 100 mil pessoas nos cinco dias do encontro. Uma das maiores preocupações será com a segurança. O sistema que está sendo preparado contará com a mobilização de centenas de policiais. Além de grandes shows e exibições de motos, haverá uma praça de alimentação á disposição do participante. (Fonte: Escritório de Imprensa)

Caraguá inaugura Centro de Convivência do Idoso e “Espaço Cidadão”

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá vai inaugurar no próximo dia 10, às 19 horas, um novo Centro de Convivência do Idoso, em parceria com o Centro de Convivência do Idoso Estrela do Mar e também com a Fundacc. O novo espaço é voltado a pessoas com idade acima de 45 anos, que poderão ser beneficiadas com os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e Fundacc. A primeira atividade do núcleo é o curso de Expressão Corporal, monitores de Educação Física, que já está com inscrições abertas. O espaço vai oferecer diversas oficinas laborativas, com arte, artesanato e esporte. O projeto Geração de Renda, da Assistência Social também vai envolver os idosos em projetos que possam aumentar a renda familiar. Segundo Ana Maria Maganini, uma das coordenadoras do Projeto “Espaço Cidadão”, no novo espaço também será desenvolvido um trabalho de fortalecimento das relações do idoso com a família, além do atendimento pelo Programa Saúde da Família.
A prefeitura também vai inaugurar no próximo dia 16, sexta-feira, às 10 horas, o Centro Integrado de Atendimento Social “Espaço Cidadão”, do bairro Getuba. O novo espaço será coordenado pela Secretaria de Assistência Social e vai promover atividades de geração de renda, atendimento com psicólogos e assistentes sociais, que irão encaminhar as famílias para o atendimento adequado às suas necessidades, de saúde a documentação.
O “Espaço Cidadão” já acontece nos bairros Pegorelli, Barranco Alto, Casa Branca e Centro. Todos com plantão social para atendimento da população local. Outros novos centros serão inaugurados em bairros diferentes. A secretária de Assistência Social, Vera Peixoto, está muito satisfeita com os resultados que os projetos têm alcançado, e agora mais ainda com novos espaços. “Descobrimos a cada dia o talento latente em crianças e adultos que só precisavam de um pouco de estímulo e atenção. Agora fica bem mais fácil ampliarmos nosso atendimento com projetos que são excelentes e que já garantem renda para muita gente na cidade”, comentou. (Fonte: PMC)

Prefeitura concede 100% de anistia de juros e multas nos impostos atrasados

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba está concedendo novos benefícios fiscais. A anistia será de 100% nos juros de mora e multas para quem quitar à vista seus débitos em atraso até o dia 30 de julho de 2003.
De acordo com a Lei Complementar nº 12, de 10 de abril de 2003, poderão usufruir do benefício, os munícipes que possuem impostos, taxas e contribuições de melhoria, entre outros créditos tributários do município, vencidos até 31 de dezembro de 2002, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não.
Segundo a procuradora fiscal Eliane Inês, o prefeito Antonio Carlos da Silva, extendeu o benefício aos contribuintes com parcelamentos pendentes não liquidados, desde que efetuem o pagamento do saldo devedor nas condições estabelecidas, considerando as parcelas já pagas como quitação, sem direito a qualquer restituição.
O benefício será concedido mediante requerimento do interessado. Os munícipes poderão obter mais informações sobre seus débitos e de como se beneficiarem da anistia de juros e multas consultando a Procuradoria Fiscal, que fica na Rua Luiz Passos Júnior, 50, ou através dos telefones (0xx12) 3897-8141 e 3897-8182. (Fonte: PMC)

1ª Copa Caiçara de Bicicross reuniu cerca de cem pilotos

Caraguatatuba - A 1ª Copa Caiçara de Bicicross reuniu cerca de 100 participantes na Pista Ton Ferreira, na praia do Indaiá, em Caraguatatuba, no domingo.
O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo do município, em parceria com a Associação Caraguatatuba Bicicross Clube e reuniu atletas de várias cidades do Estado de São Paulo, como São José dos Campos, Campos do Jordão, Jacareí, Bom Jesus dos Perdões e das quatro cidades do Litoral Norte e também de outros Estados. Os pilotos de Caraguatatuba participaram em várias categorias e conquistaram diversas medalhas no campeonato.
Os atletas que faturaram o ouro foram: Dayane Freitas (categoria feminino 15 anos); Alexandre Ajimi, (Júnior Cruiser); Marcos Conceição (25 a 29 anos); Igor Souza, de São José dos Campos (6 anos); Renye Oliveira (7 a 8 anos); Alan Marques (9 a 10 anos); Renan Martins (11 a 12 anos); Jeferson Soares (Expert 13 a 14 anos); Willian de Paula (15 a 16 anos); Acácio Nonato (acima de 19 anos) e Paulo César (Elite Mam).
Segundo o presidente da Associação Caraguatatuba de Bicicross, José Batista Cezar, a primeira regional da Copa Caiçara reuniu um bom número de participantes, levando-se em conta que foi a primeira a ser realizada.
As próximas etapas da Copa Caiçara estão marcadas para os dias 13 de julho, 5 de outubro e 7 de dezembro, todas em Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Aprovado em 1º turno projeto que proíbe mineradoras em Caraguá

Caraguatatuba - O vereador Juarez Pereira Pardim teve aprovado na última sessão extraordinária da Câmara de Caraguá, ocorrida dia 2, o projeto que altera o artigo 77 da Lei Orgânica do Município, proibindo a instalação de empresas destinadas à extração e beneficiamento de minerais para produção de brita, com uso de explosivos.
A Lei Orgânica já proíbe a instalação de usinas nucleares, estabelecimentos penais, indústrias bélicas e de agrotóxicos no município, resguardados os direitos adquiridos. Esta foi a aprovação em 1º turno, ficando, para o próximo dia 12, a segunda e última votação para o projeto ser aprovado por completo.
Com três votos contra, das vereadoras Dalva Santana, Madalena Facchine e Leonor Diniz, o projeto foi aprovado com a maioria de 12 votos.
Dalva Santana explica que, como em Caraguá há somente uma empresa deste ramo, a Pedreira Massaguaçu, o projeto transgride a lei federal que proíbiria monopólio. “É errado não ter concorrência, mesmo porque não sabemos qual a área que a Pedreira Massaguaçu ainda pode explorar. Não sabemos nem os projetos que ela desenvolve para compensar as áreas degradadas”.
A vereadora Madalena Facchine explica que quer tudo dentro da lei. “Há outras leis de extração que devem ser respeitadas. Há de se ter regulamentação e seguir as normas dos órgãos do Meio Ambiente”.
O autor do projeto justifica que há necessidade de proibir a devastação da Mata Atlântica, porque esta região é um depósito natural de matéria prima para fabricação de brita. “Em toda a costa brasileira não conheço litoral mais lindo do que o nosso, por isso temos que evitar que empresas degradem nosso patrimônio ambiental”.
Com relação à acusação de formação de monopólio, Pardim explica que há outras pedreiras, em São Sebastião, Jambeiro e localidades próximas, que são concorrentes. “Acho que as pedreiras são um mal necessário, mas para compensar elas têm o PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas). As leis ambientais no Brasil são muito rigorosas”.
Lucia Florentino, diretora administrativa e comercial da Pedreira Massaguaçu, única mineradora instalada na cidade, convida a população e as vereadoras que votaram contra para conhecer o trabalho e os projetos de recuperação de áreas degradadas da empresa.
São 10,5 hectares de área industrial da Pedreira, mas somente 1,3 está sendo explorado. A Pedreira Massaguaçu doou 80 hectares de Mata Atlântica para o Estado, ficando com o compromisso de preservá-la. Os órgãos ambientais fiscalizadores, como Cetesb e Instituto Florestal, disse, semanalmente realizam vistorias na empresa.
“Acredito que só há uma possibilidade bem remota de outra empresa mineradora se instalar na região. Primeiro porque não tem uma área propícia, somos cidades turísticas e vivemos das nossas belezas naturais. Segundo porque levaria uns 10 anos para uma mineradora conseguir a aprovação de todos órgãos ambientais. Demoramos 7 anos para conseguir a aprovação dos órgãos competentes para ampliarmos somente 1,5 hectares. E, terceiro porque é um investimento muito alto”, explica Lucia Florentino. (Fonte: Imprensa Livre)

Labirintório de Letras - Oficina de Literatura

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo e a Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em parceria estão lançando o labirintório de letras, um curso prático de leitura, análise e de criação de textos literários.
De acordo com Hélio Rosa de Miranda, professor de Teoria Literária e Literatura Comparada das Faculdades Integradas Módulo e também responsável pelo projeto, “o Labirintório foi pensado como um panorama das literaturas antigas e modernas, um apanhado de poetas e prosadores das mais diversas épocas e estilos, como forma de emoldurar a poesia, o conto, a crônica e o romance nos padrões que também os definem como obras de arte literária”.
Hélio Rosa disse que o Labirintório é um curso que serve para juntar pessoas interessadas em ler, interpretar e escrever poemas, peças, filmes, canções, contos e crônicas com elegância e estilo próprios. Serve também para fornecer aos interessados parâmetros críticos para julgar e apreciar a obra de arte literária, admitindo sua complexidade orgânica, capaz de suscitar verdadeira emoção no leitor/leitora apto a percorrê-la em sua extensão ficcional, profunda, sedutora e perigosa como labirintos borgianos.
Por último, o professor disse que o Labirintório serve para articular a teoria e a prática da Literatura; escrita e leitura como atividades complementares ao ato eminentemente humano de criar. Para ele, o Labirintório é um curso para poetas, escritores, professores, leitores em geral.
O curso acontecerá na sala Cinemateca Lúcio Braun, Pólo Cultural Adaly Coelho Passos (Centro de Caraguatatuba) de 10 de maio a 2 de agosto de 2003 aos sábados, das 14:00 às 17:00. A inscrição custa R$ 20,00 e pode ser feita nas Oficinas Culturais da FUNDACC, R. Santos Dumont, 140, Centro, fone 3883 0357. (Fonte: Módulo)

Valmir Gonçalves pede adiamento da alteração da sessão

Caraguatatuba - O Projeto de Resolução do Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), que altera o horário das Sessões Ordinárias na Câmara de Caraguatatuba, foi adiado por 4 (quatro) sessões por ordem do autor. Na mesma sessão foi aprovado em Regime de Urgência projeto que proíbe o Cerol na cidade.
O projeto do Vereador Valmir da Colônia pretende alterar o horário da realização das Sessões Ordinárias na Câmara de Caraguatatuba, através do Regimento Interno. Atualmente a sessão acontece toda terça-feira, das 19h30 às 24 horas. Pela propositura do Vereador, as sessões aconteceriam no mesmo dia, só que no horário das 14 às 18 horas.
Durante a Ordem do Dia, o projeto foi adiado por 4 (quatro) sessões pelo autor, que alegou necessitar fazer algumas emendas, que ainda serão estudadas.
O projeto de lei do Vereador Nivaldo Alves (PL), que substituiu o Parlamentar Omar Kazon (PL), durante sua ausência por motivos de saúde, que denomina avenida Severino Soares da Silva, uma via pública localizada no Loteamento Jardim Britânia, não pôde ser votado. Um erro do setor de Cadastro da Prefeitura liberou a via pública que já tinha um nome registrado. Segundo a Assessoria Parlamentar do Legislativo, um Projeto Substitutivo deverá ser feito para que o nome seja dado a outra via pública.
O mesmo Vereador apresentou outro projeto que foi votado e aprovado. A propositura denomina Benedito Duarte a via pública que tem início na avenida Geraldo Nogueira da Silva - Boneca e termina na rua Álvaro Teodoro da Cruz, no Loteamento Jardim Britânia.
O quarto projeto constante na Ordem do Dia não foi votado devido ao adiantado do horário. De autoria do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), o Parlamentar concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o padre José Bramakulan, que atua na região sul da cidade.
Foram aprovados em Regime de Urgência 2 proposituras; Do Executivo, que decreta o mês de junho como sendo o "Mês de Santo Antonio" e o insere no calendário oficial do município. Este projeto recebeu emenda que decreta também o mês de dezembro como sendo o "Mês dos Evangélicos", que também será inserido no calendário da cidade.
Do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), foi aprovada propositura que proíbe o uso, comercialização e fabricação do Cerol, mistura de vidro moído com cola. Este produto é comumente usado pelas crianças quando empinam pipas.
Foram lidos e encaminhados 6 projetos para as Comissões Permanentes, bem como lidas 77 Indicações durante o intervalo da sessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Abril

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga os números de sua produção no mês de abril. Os índices mantêm os valores estimados para o terceiro ano de Legislatura do Parlamento Municipal.
O Parlamento Municipal mensalmente verifica a sua produção, quanto as proposituras elaboradas e protocoladas, quanto ao número de visitantes diários e as presenças durante as Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Solenes e Audiências Públicas.
Em termos de proposituras, foram elaboradas 221 no mês passado, assim distribuídas: 11 Projetos de Lei, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, 4 Projetos de Resolução, 2 Projetos de Decreto Legislativo, 10 Moções, 10 Requerimentos e 182 Indicações, além de um documento diverso.
Quanto as visitas, foram registradas 1291 pessoas em abril, que tinham como objetivo ter audiências com os Vereadores, dentro do horário de expediente. A média diária em abril ficou na casa dos 68 pessoas/dia, em 19 dias úteis.
Já as presenças registram o número de pessoas que comparecem às sessões da Câmara, que podem ser Ordinárias, Extraordinárias, Solenes ou Audiências Públicas. Em abril este número foi de 211 pessoas, com uma média de 30.1 pessoas/sessão. No mês passado foram 7 sessões, sendo 5 Ordinárias, 1 Extraordinária e 1 Solene. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara pode mudar nome de Ilhabela

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela deve votar até o final deste mês um projeto de lei encaminhado pelo prefeito Manoel Marcos Ferreira (PTB), que sugere a alteração do nome das ilhas e ilhotas que compõem a cidade de 'Arquipélago de São Sebastião' para 'Arquipélago de Ilhabela'.
De acordo o chefe do Executivo, há o estigma de que o município de Ilhabela pertença à vizinha São Sebastião por causa da nomenclatura.
"Somos emancipados politicamente desde 1805. Temos os três poderes constituídos na cidade e precisamos acabar com este falso vínculo", disse.
Para solicitar a retificação, Ferreira recorreu a um estudo feito há 14 anos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em conjunto com o Departamento de Geografia da USP (Universidade de São Paulo).
A pesquisa relaciona que 11 ilhas e ilhotas, além de dois acidentes geográficos (lages) pertencem à cidade.
"Se abrangemos todo este acervo, então só pode ser atribuída a denominação do próprio município. Ou seja: 'Aquipélago de Ilhabela'", afirmou o prefeito, que se reúne hoje com os vereadores da cidade para pedir agilidade na votação do projeto.
O presidente da Câmara, José Donizette da Silva (PFL), disse ontem que 'precisava de tempo para se inteirar sobre a proposta'.
REAÇÃO- O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), reagiu com bom-humor ao comentar a idéia de Ferreira, ontem à tarde.
"Desde que não tentem mudar o nome do canal (de São Sebastião, que liga as duas cidades), tudo bem", afirmou.
Depois, Julião elogiou a possibilidade de mudança. "Temos 366 anos. Ilhabela e Caraguá pertenceram a São Sebastião e foram emancipadas posteriormente. Se contar com aprovação popular eu acho simpática a tentativa de alterar o nome do arquipélago." (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Federal pode fechar em São Sebastião

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião lançou ontem uma campanha para tentar impedir o possível fechamento da delegacia da Polícia Federal do município.
O presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, disse que foi comunicado sobre o fechamento pelo delegado da PF.
Prado afirmou que está pedindo apoio de prefeituras, Câmaras e entidades para que se mobilizem contra o fechamento, que estaria ocorrendo por contenção de gastos.
Ele disse que enviou um resumo do trabalho da delegacia ao deputado federal Marcelo Ortiz (PV), de Guará, para que mobilize a Câmara dos Deputados sobre a importância da PF na região.
Segundo Prado, a maior preocupação é com relação às investigações sobre a ligação do litoral com o crime organizado de São Paulo e Rio de Janeiro.
O delegado responsável pela unidade de São Sebastião não foi encontrado ontem após as 20h para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo de alunos passa mal em escola

São Sebastião - Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Maria Alice Rangel, de São Sebastião, passaram mal logo após consumirem a merenda na segunda-feira. Os alunos foram levados ao posto de saúde com dor de estômago e vômito.
Segundo a direção da escola, as crianças ingeriram suco de goiaba, arroz e salsicha. A Vigilância Sanitária encaminhou amostras dos alimentos ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para análise.
A empresa Coan Alimentos --contratada no último dia 23 para fornecer merenda escolar-- informou que comentará o assunto após conclusão da análise das amostras. O fornecimento não foi suspenso. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião realiza curso de prevenção contra Aids

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião, através do programa municipal de Doenças Transmissíveis (DST) e Aids, está promovendo o 1º curso de prevenção voltado para a comunidade escolar. Muitos profissionais da área de educação como diretores, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários, pais e representantes das associações de pais e mestres estão assumindo o compromisso de desenvolver projetos de prevenção nas escolas e desta forma difundir informações sobre DST e Aids. A idéia é introduzir o assunto na estratégia pedagógica adotada por cada escola, além de orientar na confecção de material educativo. O curso será ministrado às segundas-feiras até 16 de junho, em período integral, no Porto Grande Hotel, por consultores da Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), para um público de 42 pessoas. Existem 169 casos de Aids, dos quais 23,4% ocorrem em menores de 24 anos. Levando-se em consideração o período relativamente longo que caracteriza a infecção, isso significa uma grande exposição ao risco entre adolescentes de ambos os sexos. Desta forma será necessário um trabalho de conscientização aos jovens quanto ao uso da camisinha e que não devem compartilhar seringas. A incidência de casos de Aids em São Sebastião é duas vezes maior que a média do Estado de São Paulo e quatro vezes maior que a média nacional. (Fonte: ValeParaibano)

Foca surge na Praia de Barra do Sahy

São Sebastião - Uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus) apareceu na manhã de ontem, na Praia de Barra do Sahy, em São Sebastião. O animal ficou na areia entre 6h e 10h30, quando seguiu para o mar.
A oceanógrafa Shirley Pacheco, que esteve no local, explica que a foca já foi vista em Peruíbe, Litoral Sul, há dois dias. O mamífero tem uma marca amarela de identificação em uma das patas posteriores, sinal colocado pela equipe do Aquário de Santos, para o controle.
A presença do animal em Barra do Sahy atraiu curiosidade de muitas pessoas, mas a Polícia Militar esteve no local para preservar a integridade do bicho. Posteriormente, compareceram também agentes da Defesa Civil e a oceanógrafa. A Polícia Ambiental foi acionada, mas ao chegar à praia a foca já havia ido embora.
Shirley lembra que a chegada da foca na praia tem as mesmas razões de outros mamíferos marinhos que surgem no litoral. Param para descansar ou se aquecer após longos períodos no mar.
O corpo da foca caranguejeira é bege e a parte do pescoço marrom. O animal encontrado na praia tem cerca de dois metros de comprimento, um exemplar adulto. Não foi possível verificar o sexo. Conforme Shirley, esta espécie vive na Antártida e, durante o inverno, se desloca para América do Sul, sul da África e Nova Zelândia.
Segundo Shirley, é possível que a foca ficasse mais tempo na praia de Barra do Sahy, se não houvesse tantas pessoas próximas a ela. A oceanógrafa explica que aglomerações de pessoas estressam o animal. Esta foca também tem duas cicatrizes de cada lado do corpo, causadas por rede de pesca.
Orientações - Shirley lembra que em hipótese alguma as pessoas devem tocar nos animais marinhos que surgem nas praias, assim como tentar afastá-los para o mar ou até jogar água sobre eles. O correto é acionar setores competentes para a segurança, como Polícia Ambiental e profissionais especializados.
Em geral, quando os animais aparecem nas praias, deve-se deixá-los em paz e sob proteção, a menos que necessitem de cuidados especiais, quando feridos. A remoção destes bichos só é adotada sob extrema necessidade e por decisão de especialistas.
A população pode comunicar o surgimento dos animais marinhos nas praias, pelos telefones (12) 3862-1099 e (12) 9141-6129, de Shirlei Pacheco, membro do Instituto Terra e Mar e do Projeto SOS Mamíferos Marinhos, de São Sebastião, e pelo (12) 3862-0811, da Polícia Ambiental. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito Paulo Ramos pode depor hoje na CPI da Comtur
Depoimento poderá durar aproximadamente seis horas

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba, através de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), convocou para hoje às 18h, o depoimento do prefeito Paulo Ramos sobre as atividades realizadas pela Comtur (Companhia Municipal de Turismo), em sua gestão.
O depoimento, conforme os membros da CPI, formada pelos vereadores Domingos dos Santos, Samuel dos Santos e Charles Medeiros, é o mais importante dentro dos trabalhos, que já dura cerca de dois meses.
Segundo o assessor do presidente da CPI, vereador Domingos dos Santos, o depoimento do prefeito é o mais esperado, até porque 51% da Comtur é patrimônio público. A previsão é de que o depoimento termine por volta da meia-noite.
A previsão para a conclusão dos trabalhos da CPI deve acontecer na próxima semana e até o momento foram ouvidas 27 pessoas, entre elas fiscais, funcionários e membros do conselho. Para ajudar nos trabalhos, a CPI contratou uma empresa de auditoria, em função do grande número de documentos a analisar.
Hoje, além do prefeito, serão ouvidos membros do Conselho Fiscal da Comtur.
A CPI da Comtur foi criada para investigar supostas irregularidades cometidas pela Comtur no emprego do dinheiro arrecadado com a Zona Azul nas praias.
Uma das suspeitas seria de que o órgão não convertia 80% do total arrecadado (previsto por lei municipal) em obras de melhoria nas praias.
A Comtur é responsável pela cobrança do estacionamento em quatro praias da cidade – Grande, Lagoinha, Tenório e Maranduba, onde alega arrecadar fundos para investimentos na área de turismo em Ubatuba.
A Zona Azul estava suspensa por meio de decreto do legislativo, mas a prefeitura conseguiu liminar judicial para suspender os efeitos do decreto, no início de março. Atualmente a taxa é de R$ 3 por 12h de uso do estacionamento nas praias.
Prefeito - sindicância - O prefeito Paulo Ramos foi procurado e não foi encontrado para comentar o assunto. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito não quis comentar o caso.
Até o fechamento desta edição o prefeito não havia confirmado se iria depor ou não.
Na última semana, um decreto do próprio Paulo Ramos, instaurou sindicância para apurar eventuais irregularidades ocorridas nos últimos cinco anos na Comtur.
O período compreende três anos da administração do ex-prefeito Zizinho Vigneron e dois da do próprio Paulo Ramos.
Uma comissão formada pelo procurador Washington Pereira de Souza, pela secretária de planejamento Marico Utiama Egashiro, pelo contador Luiz Carlos Abreu Filho e pela chefe de contabilidade Vera Lúcia Ramos, deve concluir os trabalhos em um prazo de 60 dias, prorrogável por igual período, se necessário.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a comissão terá total independência e acesso a documentos, inclusive para contratar profissionais especializados em auditoria de contas públicas. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba promove corrida pedestre

Ubatuba - Será realizada no próximo sábado, dia 10 de maio, pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Polícia Militar de Ubatuba, a 6ª Prova Pedestre Soldado Francisco Paulino. O evento faz parte das comemorações do 14ª aniversário da 3ª Companhia da Polícia Militar de Ubatuba. A largada da Prova Pedestre será às 9h no Quartel da Polícia Militar (Parque Vivamar), e o percurso será de 8 Km (sentido Itaguá, com retorno no Cais do Porto). Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone: (012) 3833-3818. (Fonte: ValeParaibano)

Manhã de Lazer atendeu mais de 500 crianças no Ipiranguinha

Ubatuba - As crianças do bairro Ipiranguinha, em Ubatuba, brincaram e se divertiram muito na Manhã de Lazer promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a SABI (Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha).
Foi no sábado e contou com muitas atividades recreativas e esportivas: oficina de desenho, confecção de bichinhos com bexigas, oficina de jogos de mesa como dama, xadrez, dominó, quebra-cabeça e jogo da memória. A SABI montou uma barraca para atender a comunidade, com o fornecimento de documentos e aferição de pressão arterial.
Cerca de 14 alunos do primeiro ano de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, de Caraguatatuba, monitoraram as atividades.
“Atingimos nosso objetivo, que é o de promover a integração entre as crianças e divulgar o esporte”, afirmou a recreacionista da Secretaria de Esportes, Kátia Silene Castilho.
Este foi a segunda Manhã de Lazer do ano. A primeira aconteceu no dia 24 de abril, no bairro do Taquaral, e contou com a participação de 300 crianças, de várias idades.
A Manhã de Lazer faz parte do projeto “Brincando na Comunidade” e também das comemorações da Festa do Trabalhador e teve o apoio da confecção 100% Brasil, que uniformizou os monitores do Projeto.
A próxima Manhã está prevista para o dia 8 de junho, no Parque Guarani. (Fonte: Imprensa Livre)

Começam as obras do Centro de Convenções

Ubatuba - A pedra fundamental do Centro de Convenções de Ubatuba será lançada no final de junho. A informação é da secretaria de turismo do município, que está trabalhando para que as obras tenham início este ano e sejam finalizadas até dezembro de 2004. O projeto para o espaço, que é o primeiro da região, foi elaborado pela SAU (Secretaria Municipal de Arquitetura e Urbanismo) e prevê a construção de dois pavilhões, com dimensões de 5 mil metros quadrados cada e uma área de entretenimento e conveniência também de 5 mil metros.
Os investimentos para a obra, que será na área do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), devem ficar em torno de R$ 5 milhões. Segundo a secretaria de turismo, já existem recursos aprovados pelo DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias do Governo do Estado de São Paulo) da ordem de R$ 2,5 milhões. O restante do orçamento necessário deve sair da iniciativa privada e de verbas federais.
Em junho haverá ainda o lançamento do Convention & Visitors Bureau de Ubatuba, que será gerido pela iniciativa privada e junto com o Centro de Convenções deve refletir positivamente na economia do município, gerando empregos e renda para a comunidade. “É importante pensar no turismo de negócios, com a realização de feiras e eventos, para a quebra da sazonalidade no município e com isso fazer valer a máxima que diz: ‘Ubatuba o Ano Inteiro’”, definiu Sérgio Carvalho, secretário municipal de turismo.
Para os lançamentos, o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz já confirmou presença na cidade. Carvalho esteve com ele em Campos de Jordão, no dia 2 de maio, época do lançamento do Convention & Visitors Bureau daquela cidade e região. (Fonte: Imprensa Livre)

Violência em Ubatuba: dois assassinatos em 24 horas

Ubatuba - O município de Ubatuba, que registrou aumento de 200% nos homicídios, segundo estatística trimestral da Secretaria Estadual de Segurança Pública, bateu um recorde na manhã de ontem, com a descoberta de dois assassinatos ocorridos na noite anterior. Sem terem relação, ambos aconteceram em pontos extremos da cidade, nos bairros Maranduba e Picinguaba.
Em Maranduba, a polícia encontrou o corpo do peão boiadeiro Valdelanio Bento de Oliveira, de 31 anos, conhecido por “Zé Trovão”, por volta das 9 horas, caído no mato próximo à beira da avenida do Engenho. Ele estava enrolado em uma capa de colchão e tinha perfurações de faca.
Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago de Carvalho, a vítima foi abatida a pauladas e depois esfaqueada. Ela acredita que o crime ocorreu em outro local. O motivo seria briga pessoal. A vítima teria se envolvido em uma briga no bar na noite anterior.
Já o segundo homicídio foi em Picinguaba, próximo à divisa com Rio de Janeiro. A vítima, do sexo masculino, ainda não foi identificada e morreu com tiros na cabeça, costas e peito. Ele estava somente de cueca e meias e aparentava ter cerca de 20 anos de idade.
O corpo foi achado por populares em uma trilha às margens de um córrego no bairro. A delegada acredita que o crime ocorreu no mesmo local.
Elizabeth, que está interinamente como titular da delegacia, cobrindo férias do delegado Fausto Cardoso, considera preocupante o aumento dos crimes na cidade, mas lembra que dos nove homicídios no trimestre deste ano, seis foram esclarecidos. “Não iremos descansar, enquanto não tiver redução da violência. Estamos trabalhando para elucidar todos os crimes”, assegurou.
Número de homicídios sobe no Litoral Norte, mas cai no Estado - Enquanto subiram em 128% os homicídios no Litoral Norte, com Caraguatatuba e Ubatuba liderando, em todo o Estado de São Paulo o número caiu em 6%, segundo estatística trimestral da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Foram 3.148 registros no primeiro trimestre de 2002 e 2.971 no mesmo período deste ano, ou seja 177 vítimas a menos este ano. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Campeonato Estudantil I - Ocorreu no mês de abril e maio os Jogos Intercolegiais na modalidade volleybol entre as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. A escola Alcides de Castro Galvão, aqui de Caraguá, bateu os jogadores da liga de nossa cidade e os jogadores da liga de Ubatuba, conseguindo com estes dois feitos, classificar-se para representar "nossa cidade" e o Litoral Norte na etapa regional em Lorena, onde competirá com outras agremiações do Vale do Paraiba.
Desde já nossos agradecimentos aos nossos filhos caiçaras representantes de nossa cidade e a este jornal pela colaboração em colocar esta pequena nota, e parabenizar pela qualidade do mesmo.
Estamos no mesmo barco (escola publica e municipal é o mesmo público ou seja todos municipes) portanto vamos dar apoio a todo povo de Caraguatatuba, independente de escola, partido, bairro, classe social, religiosa ou outros, repetindo: estamos no mesmo barco!!!!!!!
Grato pela atenção, um grande abraço.

Direção do Alcides de Castro Galvão
Caraguatatuba, SP


Campeonato Estudantil II - Gostaria de mandar os parabéns ao alunos da EE Alcides de Castro Galvão (escola do Ipiranga) pela bela atuação nos jogos voley. Parabéns a todos os alunos, com o pouco recurso mas muita garra, precipalmente para aqueles que que são os nossos joagadores.

Alba
Caraguatatuba, SP


Apoio - Manifesto meu total apoio ao iniciativa e ao trabalho apresentado pelo secretário Sérgio Carvalho. Tenho a certeza que se todos se unirem e colaborarem em prol do mesmo objetivo, somados a competência deste profissional de turismo que já demonstrou conhecimento e capacidade, sem dúvida alguma, conseguiremos reverter o quadro de desanimo, pessimismo e descrença que assolam algumas pessoas de nossa terra e principalmente alguns homens que detém o poder em nossa cidade e que antes qualquer coisa, criticam pelo prazer de criticar, ou se posicionam contrário a iniciativas como esta.
Prezado Secretário, faço votos que o enfoque principal de sua gestão, esteja voltada para ações de um planejamento estratégico para nosso município, levando-se em consideração sua cultura e suas adversidades e peculiaridades locais e regionais. Aproveito a oportunidade para nos colocar a disposição daquilo que vier de encontro aos trabalhos a serem desenvolvidos pela comunidade.
Boa Sorte !!!

Helio Camargo
Ubatuba, SP


Recado ao Sergio Carvalho - Prezado Emílio. Começa mal o Secretário Sergio Carvalho que pretende gerenciar racionalmente o turismo neste nosso indisciplinado município, o mais significativo e desprestigiado vetor econômico que temos. É triste ver a repetição contínua de palpites agindo fundo nas questões estruturais de caráter urbanístico.
No início da gestão Paulo Ramos, sugeri ao novo secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud, a abertura de uma via que, saindo da avenida fronteira ao aeroporto entrasse mato a dentro e tomasse o rumo em linha reta da rua Guaicurus, para proporcionar a criação de uma imensa área livre destinada a ser um amplo, ajardinado e arborizado estacionamento para apoio e desenvolvimento da magnífica zona de restaurantes e comércio que floresce na rua Guarani estimulada pela urbanização da avenida 9 de Julho. Fiz a sugestão na certeza de que finalmente se poderia planejar a descentralização e valorização de zonas específicas que aproveitassem o potencial altamente diversificado de situações paisagísticas e viárias existentes em Ubatuba.
Isto seria o lógico e promoveria condições de controle do adensamento da região.
Feito o projeto nesses termos, fui informado pelo Secretário que o DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), vendo surgir em suas terras tão ampla área frente para o mar insistiu que queria ali um Centro de Convenções como condição de autorizar a reformulação viária proposta. Faltou clareza e firmeza aos nossos dirigentes ao aceitarem as imposições daquele órgão aeronáutico que, ignorando princípios urbanísticos elementares de responsabilidade do município, programou o tal Centro de Convenções, com certeza acenando aos nossos tupiniquins que, assim fazendo, ganhariam seu apoio para as choramingas das verbas estaduais.
Triste fim da avenida Iperoig que já não aguenta mais ser a passarela de multidões de duros que zoam e não gastam, mas que em troca, afugentam aqueles que gostariam de gastar.
Imagine Emílio, um espaço construído de dez mil metros quadrados usado nas temporadas como Centro de Convenções, com centenas de automóveis estacionados não se sabe onde, circulando não se sabe como pela rua Guarani e rua Guaicurus. Será, sem dúvida, a reedição diabólica da Praia Grande em seus piores dias.
Se estiver com ele, e como ele está chegando talvez ainda não saiba, avise-o por favor, que o que falta em Ubatuba é a noção da importância das ações integradas. Não se pode conceber impunemente a implantação de equipamentos urbanos de grande impacto, desconhecendo-se as regras de articulação do uso do solo com as implicações turísticas desse mesmo solo. O projeto de lei de reformulação da lei 711 em tramitação na Câmara Municipal foi elaborado considerando-se o Turismo como nossa fonte prioritária de recursos, a verdadeira jazida que podemos usar e devemos preservar. Peça-lhe que o leia, não a partir do artigo primeiro como seria lógico, mas do Anexo I - A Caracterização do Município -, e veremos então, se ele tiver bom senso, que de um mau começo poderemos ter um final muito bom.
Nada contra um Centro de Convenções, o próprio Sidney sugeriu fazê-lo no Horto, terras do Estado, lugar excelente, porquê não?
Antes que eu me esqueça, diga-lhe também que é brega usar o nome em inglês. Convention & Visitors Bureau talvez seja bom para capitais internacionalizadas, mas é ridículo para cidades com o folclore, a história e o cenário natural que temos. Nem estrangeiro gosta.
Um grande abraço,

Renato Nunes
Ubatuba, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia
Praia do Pereque Açu
Ubatuba
Pereque Açu
© Caroline Borges de Lima


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante A.Coutinho

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor