Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 09 de maio de 2003 - Nº 779 Edições Anteriores

Regisoft Pousada albatroz Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Polícia Federal nega desativação de delegacia no litoral
   Projeto Empreender: Como exportar o seu artesanato

Caraguatatuba:
   Prefeitura comemora o Dia das Mães com baile ao ar livre
   Caraguá promove VI Litoral Dance Festival em maio
   Atleta da Linha D’Água é campeão em Maratona Ilhabelense
   Junho de Santo Antonio promete eventos e festa
   Valmir pede adiamento para alteração da Sessão
   Lúcio Fernandes recebe Gratidão Caiçara nesta sexta
   Câmara de Lorena visita Caraguatatuba

Ilhabela:
   Prefeito de Ilhabela quer mudar nome do arquipélago
   Comissão de Carnaval entrega de troféus do carnaval 2003

São Sebastião:
   Estado libera R$ 4 milhões para porto
   Polícia investiga morte em São Sebastião
   Maresia SP Contest chega no píer de Mongaguá

Ubatuba:
   Carvalho confirma presença do presidente da Embratur em Ubatuba
   Centro de Convenções e Eventos de Ubatuba
   Prefeitura e Sabesp acertam ações em Ubatuba
   O Toque que Salva
   DER mostra projeto de recuperação de rodovias em Ubatuba
   Defesa Civil busca mais segurança para o turista
   Mapa cultural: inscrições começam nesta segunda-feira
   CPI: Prefeitura cumpre decisão judicial
   Asfalto e calçadão no Ipiranguinha neste sábado
   Programa de Saúde da Família e seus eventos
   Setur prepara o 1º Salão Profissional de Turismo de Ubatuba
   Ubatuba vence prova pedestre em Caraguá
   Chorinhos embalam Sexta Básica Musical da Fundart
   Começa neste Sábado o Campeonato Metropolitano

   Carta do Leitor



Polícia Federal nega desativação de delegacia no litoral

Litoral Norte - A Polícia Federal negou ontem que a delegacia em São Sebastião possa ser fecha devido a uma necessidade de contenção de gastos. Anteontem, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do município iniciou campanha para tentar evitar a possível desativação da sede. Segundo a OAB, o próprio delegado teria avisado sobre o fechamento. A assessoria de imprensa da PF informou que está sendo realizado um estudo para analisar o funcionamento de todas as delegacias do Estado. O fechamento não está confirmado, mas caso fosse necessário, um posto seria instalado no porto. O delegado Frederico Saldanha não quis comentar o caso ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Empreender: Como exportar o seu artesanato

Litoral Norte - Os Correios oferecem facilidades para os artesãos que desejam enviar os seus produtos para o mercado internacional. Através do Exporta Fácil, tanto pessoas físicas como jurídicas podem enviar suas peças para o exterior. Basta procurar uma agência dos Correios, preencher um formulário de exportações e pagar pelo serviço. O preço varia de acordo com o peso, o prazo de entrega e o país de destino. Você pode ainda fazer um seguro, que custa 0,5% sobre o valor da mercadoria. As encomendas são de até 30 quilos por objeto e a dimensão dos pacotes não pode ultrapassar 1 metro e 20 centímetros. Com o Exporta Fácil, você exporta produtos com valores de até 10 mil dólares. Pela Internet, você pode simular o custo da taxa de postagem e obter informações sobre o prazo de entrega. O endereço é www.correios.com.br/exportafacil. (Fonte: ACIC)

Prefeitura comemora o Dia das Mães com baile ao ar livre

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Turismo e da Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba), vai realizar um baile ao ar livre em homenagem às mães, no próximo sábado, dia 10, véspera do Dia das Mães.
A festa será aberta ao público e acontecerá no coreto da Praça Dr. Cândido Motta (Praça da Matriz de Santo Antonio), a partir das 21 horas, com Mara Amaral e Banda.
Toda a população está convidada a levar suas mães para homenageá-las e participar dessa linda festa. (Fonte: PMC)

Caraguá promove VI Litoral Dance Festival em maio

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove entre os dias 22, 23, 24 e 25 de maio, o VI Litoral Dance Festival de Caraguatatuba, em parceria com a Allegro Stúdio, dirigido pela bailarina e coreógrafa Mathilde Mathias, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. As apresentações têm início às 18h30 e a entrada é gratuita.Os convites devem ser retirados na secretaria do Centro Esportivo ou na Fundacc antecipadamente.
Festival de caráter competitivo, reunirá cerca de 1.600 bailarinos vindos de várias partes do país, apresentando seus trabalhos em modalidades, categorias e estilos próprios, enriquecendo a arte da dança no Brasil, revelando talentos e valorizando cada indivíduo em seu potencial artístico.
Com a finalidade de criar um intercâmbio entre os participantes, o festival não se limita às mostras competitivas, tendo paralelamente, outras atividades como workshops, mostras não competitivas, exposições, tenda do desafio e aulas abertas. Este ano, a abertura do festival, no dia 22, às 20h30, apresentará o espetáculo do Corpo de Baile de Caraguatatuba, “Nossa História Através da Dança” sob a direção da bailarina e coreógrafa Mathilde Mathias. Este dia, o ingresso custa R$ 3. (Fonte: PMC)

Atleta da Linha D’Água é campeão em Maratona Ilhabelense

Caraguatatuba - O atleta de Caraguá, Marcos Antonio do Nascimento foi campeão na 2ª Etapa do Circuito Ilhabelense de Maratonas Aquáticas, realizado no início do mês de maio. Ele ficou em primeiro lugar na categoria H e ainda obteve resultados que garantiram a nona posição na classificação geral. Marcos Antonio do Nascimento, o Vavá, treina na Academia Linha D’Água e representou Caraguá num percurso de 1.800 metros. Os competidores largaram da praia Grande, passaram pelo “Ilhote” e chegaram à praia do Julião. A Segunda etapa foi batizada com o nome de Manoel Pereira Júnior, em homenagem a um popular pescador que morreu em 1987, aos 33 anos, por afogamento. (Fonte: PMC)

Junho de Santo Antonio promete eventos e festa

Caraguatatuba - O mês de junho promete ser muito animado em Caraguá. A cidade vai comemorar com muita fé o santo padroeiro da cidade, Santo Antonio, que é festejado em todo o município, no dia 13.
Uma parceria entre a AHPSC - Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Fundacc, paróquia de Santo Antonio, contando com amplo apoio e aprovação do Sebrae-SP, resultou no projeto “Junho em Caraguá com a Proteção de Santo Antônio”.
O projeto envolve toda a comunidade em uma série de ações culturais, comemorações religiosas, e sociais, enaltecendo a imagem religiosa e pública de Santo Antônio, o Padroeiro da Cidade, sendo uma alavanca extraordinária para o aumento do afluxo de turistas no período. Entre as ações, estão Festival de Autos contendo as passagens da Vida do Santo, seminários sobre o livro Santo Antonio de Caraguatatuba - Memórias e Tradições de Um Povo, Concurso de Redações, Lançamento da Pedra Fundamental de uma capela réplica da que teria existido em 1664, às margens do Rio Santo Antonio, em frente ao futuro Teatro Municipal, no Indaiá, lançamento de livro sobre as lendas de Santo Antonio, lançamento de Caminho de Santo Antonio de Caraguatatuba, Festa de Santo Antonio na praça de eventos, Casamento Comunitário, e o Festival do Camarão, que este ano, acontece entre os dias 6, 7 e 8 de junho. Atrelados a todos esses eventos, os hotéis estão preparando pacotes especiais e recepções para casais, lua de mel e namorados... e muito mais...junho promete em Caraguá! (Fonte: PMC)

Valmir pede adiamento para alteração da Sessão

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), pediu adiamento por 4 (quatro) sessões do projeto de sua autoria, que altera o horário da realização das Sessões Ordinárias semanais da Câmara Municipal de Caraguatatuba. O autor acha que a propositura necessita de alguns ajustes.
O Projeto de Resolução, de autoria do Vereador Valmir da Colônia, prevê a mudança no horário das Sessões Ordinárias semanais da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Atualmente a sessão acontece toda terça-feira, das 19h30 às 24 horas. Segundo o projeto, mantêm-se o dia mas altera-se o horário, das 14 às 18 horas.
Esta propositura necessita da aprovação de 2/3 dos Vereadores, ou seja, 12 votos.
Este Projeto de Resolução altera a Resolução 04/90, que instituiu o Regimento Interno da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Na alteração, serão modificados o artigo 100 e 106, no seu parágrafo 1º e 3º, além da revogação dos parágrafos 3º e 4º do artigo 100.
Os parágrafos do artigo 100 dizem respeito aos Parlamentares Universitários, que poderão se ausentar das sessões se as mesmas coincidirem com o horário de aula e durante as provas bimestrais. Já o artigo 106 fala do horário para o término do Expediente e do prazo de fala de cada Vereador durante a tribuna.
Se aprovada a propositura modificaria a Sessão Ordinária da seguinte forma: Expediente das 14 às 15h30, Tribuna dos Vereadores das 15h30 às 16h30 e após o intervalo de 15 minutos, teria início a Ordem do Dia, das 16h45 às 18 horas.
A medida visa economizar valores do orçamento do Legislatrivo, no que tange a água, luz, telefone e hora extra dos funcionários, além de trazer mais conforto, visto que o Parlamentar já estará nos seus afazeres diários dentro do Legislativo, ocupando o período noturno para reuniões políticas e afazeres domésticos e familiares.
A economia estimada seria de aproximadamente 15% na folha de pagamento e de até 30% no custeio mensal da Câmara, o que vai de encontro aos planos de redução de gastos e agilização dos serviços, proposto pelo Presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
A propositura foi apresentada para discussão e votação na última Sessão Ordinária, em 6 de maio e nela o autor percebeu entre os Vereadores que necessitava de maiores ajustes. Com base nisso, Valmir da Colônia requereu o adiamento por 4 (quatro) sessões. “Percebi que a idéia é boa e com muitas chances de ser aprovada, mas ao mesmo tempo faltam ajustes, retoques que farei no período do adiamento”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lúcio Fernandes recebe Gratidão Caiçara nesta sexta

Caraguatatuba - O Assessor Legislativo da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Lúcio Fernandes, recebe nesta sexta-feira, dia 9 de maio, às 19h30, o Título de Gratidão Caiçara da Câmara Municipal de Caraguatatuba. A autoria da honraria coube a Valmir Gonçalves - Vereador Valmir da Colônia (PSDB).
O Título de Gratidão Caiçara é concedido às pessoas nascidas em Caraguatatuba e que comprovaram relevantes serviços prestados à comunidade local, sendo diferenciado do Título de Cidadão Caraguatatubense. Esta honraria é concedida apenas 1 vez por ano e sempre no dia 19 de abril, véspera do aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Caraguatatuba.
Excepcionalmente, por motivos particulares, Lúcio Fernandes não pôde estar presente na data tradicionalmente marcada para a entrega da concessão, podendo fazê-la apenas nesta sexta-feira.
O homenageado é filho de tradicional família do bairro do Massaguaçu, zona norte de Caraguatatuba, nascido em 20 de março de 1948 e tem atualmente a filha Fernanda Fernandes, de 18 anos, que cursa o 2º ano de direito e irá realizar o sonho do pai, que era o de ser advogado.
Lúcio Fernandes foi um dos fundadores do extinto MDB na cidade e eleito Vereador em 1977, seguindo-se mais 2 mandatos. Foi presidente da Câmara de 1981 a 1982 e Vereador Constituinte, como 1º Secretário da Mesa Diretora na elaboração da Lei Orgânica Municipal.
Atualmente é homem de confiança do Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), com o cargo de Assessor Legislativo, que tem a função de fazer a ligação entre o Executivo e o Legislativo, nas questões que envolvem projetos e discussão de proposituras com o Parlamento Municipal. Fernandes ocupa também a presidência do Diretório Municipal do PSDB em Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara de Lorena visita Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Lorena,.... juntamente com comitiva, esteve na noite da última terça-feira em Caraguatatuba, no gabinete do Presidente do Parlamento Municipal, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS). A visita teve cunho informal, onde a interação entre as Casas de Leis, além de experiências Legislativas foi a base principal.
Na ocasião, Gobetti recebeu os parabéns do Vereador ... pela sua vitória na eleição à Mesa Diretora e trocou experiências e idéias sobre administração Legislativa e o trâmite de proposituras.
Para ... é sempre um aprendizado conhecer outros Centros Legislativos. “Caraguatatuba é a maior cidade do Litoral Norte e conhecer o seu trabalho nos dá subsídios para dinamizar o nosso dia-a-dia em Lorena”, disse.
Segundo Gobetti é motivo de muita honra receber o representante dos Vereadores de Lorena. “Uma cidade como Lorena, que tem um grande papel no desenvolvimento do Vale do Paraíba mostra, através de seu Presidente, que está preparada para enfrentar os principais problemas da política, graças a competência de sua presidência”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito de Ilhabela quer mudar nome do arquipélago

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira encaminhou a Câmara de Ilhabela um projeto de lei pedindo a mudança do nome do conjunto de ilhas que fazem parte do Arquipélago de São Sebastião para Arquipélago de Ilhabela. O projeto de lei deve ser votado no Câmara Municipal até o final deste mês.
De acordo com um levantamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em conjunto com o Departamento de Geografia da USP, publicado em 1989 com o nome de “Ilha do Litoral Paulista”, relaciona como pertencente ao município de Ilhabela todas as ilhas, ilhotas e lages do arquipélago.
Fazem parte do arquipélago, além da principal ilha, Ilhabela, as ilhas de Búzios e Vitória e as ilhotas Pescadores, Serraria, Sumítica, Cabras, Galhetas, Castelhanos, Lagoa, Figueira, Codó, Cabras e Prainha, além das Lages da Garoupa e Lage do Carvão.
A iniciativa partiu do prefeito que, baseado neste levantamento, acredita que a melhor denominação a ser atribuída ao arquipélago seja a mesma do município, que compreende todas as ilhas e ilhotas. “A mudança de nome também ajudará a tirar a idéia de que o município ainda pertence a São Sebastião já que o município é emancipado politicamente desde 1805”, disse o prefeito. Além disso existe a questão geográfica já que alguns mapas nomeiam Ilhabela como Ilha de São Sebastião. (Fonte: PMI)

Comissão de Carnaval entrega de troféus do carnaval 2003

Ilhabela - A Comissão de Carnaval através de seu presidente o vice-prefeito Gilson Tangerino, realizou nesta quarta, no gabinete do prefeito Manoel Marcos, a entrega dos troféus do Carnaval 2003 para os três primeiros lugares das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, além de troféus para bateria nota 10 e carnavalesco nota 10. O prefeito Manoel Marcos não pode estar presente, já que estava em São Paulo cumprindo importantes compromissos.
Presenciaram a entrega vários diretores além do chefe de gabinete Roberto Fazzini e da vereadora Maria da Graça Ferreira dos Santos Souza. Os representantes de todos os blocos premiados e das escolas Padre Anchieta e Unidos do Garrafão compareceram.
O presidente de honra da escola Meninos da Vila, vencedora do carnaval 2003, Gilmar Pinna, não compareceu e também proibiu que qualquer outro membro da escola recebesse em seu lugar, recusando-se até a receber o ofício convite enviado pela comissão.
Em um pequeno discurso, o presidente da comissão Gilson Tangerino agradeceu a presença de todos e parabenizou a todos membros da comissão pela excelente organização e estrutura.
Duas escolas receberam o título de bateria nota 10 do carnaval 2003, Meninos da Vila e Padre Anchieta. O troféu de carnavalesco nota 10 foi, pelo terceiro ano consecutivo, para José Antonio P. do Nascimento da escola Meninos da Vila, além de medalhas para toda equipe do barracão. (Fonte: PMI)

Estado libera R$ 4 milhões para porto

São Sebastião - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou a liberação de R$ 4 milhões para a execução de obras de melhoria e ampliação do Porto de São Sebastião, no Litoral Norte.
Da verba disponibilizada pelo Estado, R$ 1,5 milhão será utilizado no Projeto Executivo e R$ 2,5 milhões para a construção de dois novos Dolfins (local onde se amarram as embarcações) para melhoria das condições de segurança dos navios, pavimentação dos 500 metros da avenida Portuária e ampliação e reforma do Armazém 3.
A ampliação do Porto de São Sebastião é uma antiga reivindicação do Codivap (Consórcio para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba).
Na segunda fase do projeto, o Estado deverá liberar R$ 40 milhões até o segundo semestre do próximo ano para construção de dois novos cais e uma ponte de acesso ao sul do único cais existente atualmente, com 370 metros de comprimento.
Com essa ampliação, será possível a atracação simultânea de três navios - hoje só há espaço para um.
"A nova ponte terá 16 metros de profundidade, o que permitará a atracação de navios de até 130 mil toneladas. Hoje, só podemos receber navios de até 25 mil toneladas. Além disso, a ampliação vai gerar mil novos empregos diretos e indiretos", disse o administrador do porto, Vilson Costa. O local tem atualmente 250 funcionários.
Segundo ele, o Estado deve abrir licitação no prazo máximo de 60 dias para contratação de empresa para elaborar o Projeto Executivo e realização de obras de construção dos dois novos Dolfins, pavimentação da avenida e ampliação e reforma do Armazém 3. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia investiga morte em São Sebastião

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião investiga a hipótese de negligência e imprudência na morte de uma parturiente no mês passado no Hospital de Clínicas. Outras sete mulheres tiveram complicações pós-parto. "O corpo clínico do hospital está prestando esclarecimentos e os prontuários médicos do pré e pós-parto serão analisados", disse o delegado Odair Bruzos. Ele afirmou que o laudo da exumação do corpo deve ser divulgado nos próximos dias e do exame das vísceras, em três semanas. A secretária da Provedoria do hospital, Carmem Sanches, disse que a entidade não tem dúvidas sobre a eficiência dos funcionários. (Fonte: ValeParaibano)

Maresia SP Contest chega no píer de Mongaguá
A segunda etapa do Circuito vai reunir os surfistas da Zona Sul

São Sebastião - O Píer de Mongaguá, litoral sul de São Paulo, será o palco da segunda etapa do Circuito Maresia SP Contest nos dias 17 e 18 de maio. Desta vez é a galera da Zona Sul que estará definindo a equipe, que irá representar a região no confronto final, onde serão conhecidos os campeões de 2003. E a Zona Sul tem algo em especial.
Pois é justamente lá que se encontram os três primeiros campeões do Maresia SP Contest. João Carlos e Leonardo Paioli venceram no confronto final em 2002 e levaram os títulos das categorias open e longboard respectivamente, e Renata Bosquete venceu na categoria feminina. E não foi só isso. Na seletiva os “garotos” também faturaram a etapa da região, ao lado do Thiago Marton que foi o vencedor na categoria junior.
Agora a defesa dos títulos cabe a eles e os demais já podem se inscrever, pois as vagas já estão abertas para a segunda etapa. Os atletas da Zona Sul podem correr nas categorias junior, open e longboard. Vale ressaltar que o critério de participação exige que o competidor seja morador da região, isto é, não basta ter um endereço familiar para se inscrever, é necessário que haja um comprovante de sua estadia fixa. O valor da inscrição é de R$ 40,00, encerrando-se no dia 16 de maio (sexta-feira) às 12:00h.
Além das três categorias a surfistada poderá também participar da Tent Beach Board Shop Expression Session e aquele que obtiver a melhor nota durante o evento será premiado pela Central Surf Best Wave. A grande novidade deste ano é que no confronto final haverá a categoria open local. No entanto, os surfistas de Mongaguá estarão definindo também a equipe da cidade. Os interessados devem entrar em contato com a associação local para se inscreverem. fama.assessoria@terra.com.br

Carvalho confirma presença do presidente da Embratur em Ubatuba

Ubatuba - O Secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, Sérgio Carvalho, esteve presente no lançamento do Convention & Visitors Bureau em Campos de Jordão, no último sábado, 2. O evento aconteceu no hotel Mont Blanc e contou com a presença empresários e de diversas autoridades locais, regionais, estaduais e federais. Este Convention Bureau é um consórcio que tem como objetivo gerar eventos e negócios para a região que compreende as cidades de Campos do Jordão, São Bento do Sapucai e Santo Antônio do Pinhal. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, o vice-presidente da Federação de Convention Bureau do Brasil, Rui Carvalho, o prefeito de Campos do Jordão, Lélio Gomes (PSB), e o prefeito de São Bento do Sapucai, Zé Dias (PT).
Ao final do cerimonial Carvalho teve a oportunidade de conversar com o presidente da Embratur e confirmou a sua presença em Ubatuba, no final de junho. Nesta data, que será confirmada, Carvalho fará o lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Convenções e Eventos do município e também o lançamento do Convention & Visitors Bureau de Ubatuba. Sanovicz e Rui Carvalho ouviram com entusiasmo a descrição do projeto para Ubatuba que prevê 15 mil metros de área construída, com um investimento de cerca de R$ 5 milhões. Os prefeitos Lélio Gomes e Zé Dias também conversaram com o Secretário de Ubatuba e disseram unânimes que seus municípios também vivem a crise da sazonalidade e acreditam que a partir deste Convention Bureau haverá turismo e negócios o ano inteiro. (Fonte: ACS-PMU)

Centro de Convenções e Eventos de Ubatuba

Ubatuba - O Secretário Sérgio Carvalho retomou o projeto do Centro de Convenções e Eventos de Ubatuba que será construído na área do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), ao lado do aeroporto Gastão Madeira. Carvalho disse que está empenhado para que as obras tenhm início ainda este ano e conseqüentemente estarem finalizadas até o final de 2004. O projeto que está sendo desenvolvido pela SAU (Secretaria Municipal de Arquitetura e Urbanismo) prevê a construção de dois pavilhões com dimensões de 5 mil metros quadrados cada um e uma área de entretenimento e conveniência também de 5 mil metros. O salão de convenções terá a capacidade para 3 mil pessoas, com possibilidade de subdividir em módulos para grupos de 100 pessoas. Já existem recursos aprovados pelo DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias do Governo do Estado de São Paulo) da ordem de R$2,5 milhões e o restante será captado na iniciativa privada e em verbas federais.
Para administrar o Centro de Convenções, gerar negócios e promover o desenvolvimento econômico do município, Carvalho vai criar o Convention & Visitors Bureau de Ubatuba, que será gerido pela iniciativa privada. Carvalho adiantou que estes instrumentos são conceitos dos mais modernos, aplicados mundialmente com resultados econômicos surpreendentes com geração de emprego e renda para toda a comunidade. "É importante pensar no turismo de negócios, com a realização de feiras e eventos, para a quebra da sazonalidade no município e com isso fazer valer a máxima que diz: "Ubatuba o Ano Inteiro". Mas, o importante também é a inclusão social que está inserida naturalmente dentro de todo este processo de desenvolvimento econômico. Hoje, no Brasil existem 46 Convention & Visitors Bureau e para a cidade de Ubatuba vamos trabalhar para garantir a vaga de número 47. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura e Sabesp acertam ações em Ubatuba

Ubatuba - Os bairros da Praia Dura, Folha Seca, Corcovado e Rio Escuro, todos na Região Sul, deverão contar com abastecimento de água da SABESP. O projeto está na fase de pré-qualificação das firmas pela companhia estadual e aprovação dos recursos da Caixa Econômica Federal - CEF da ordem de R$ 3,8 milhões. As informações foram prestadas ao prefeito Paulo Ramos que esteve acompanhando a visita do Diretor de Sistemas Regionais da SABESP, Everaldo Vanzo e equipe durante visita de inspeção na última quarta-feira, 7. As obras compreendem a coleta e análise da água , captação e rede distribuidora . Durante a passagem pela Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, na Estufa 2, o prefeito foi informado que o sistema está atendendo 5 mil ligações podendo, a curto prazo, atingir 12 mil. Vanzo determinou a equipe para agilizar a conclusão do sistema de rede coletora para a maior utilização possível da ETE despoluindo vários pontos da cidade. O prefeito informou ainda que, após percorrer os principais onde o asfalto está bastante danificado em decorrência de remendos e quebra da tubulação como ocorreu nas ruas Alagoas, Xavantes, Gastão Madeira, etc, ficou acertada a contratação de empresa para os reparos. " A SABESP está licitando as obras para resolver os problemas de recalques mais graves em 6 pontos da cidade. As obras deverão estar concluídas em 90 dias", disse o prefeito. Estiveram participando da inspeção , além do prefeito e do Diretor de Sistemas, Jeriel Rocha, Secretário de Obras; João Carlos Simões, Superintendente; Carlos Prado, do Departamento de Empreendimentos; Cleber Castilho, do Departamento de Desenvolvimento e Gustavo Bahia, da Regional de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

O Toque que Salva

Ubatuba - Este é o folheto distribuído pela Secretaria de Saúde para estar orientando a comunidade através do PSF. Assim como você se preocupa com a sua beleza e forma física, outras partes de seu corpo também precisam de atenção. O auto exame de suas mamas detecta o câncer em seu estágio inicial, quando existe a possibilidade de cura. É um processo simples e permite que você salve sua vida pelo toque. Deixe que esta ação faça parte de sua vida.
Procure o Programa de Saúde da Família de seu bairro para orientações como esta do toque que salva e também sobre o uso de anticoncepcional. Você tem que saber quando usar o anticoncepcional, como deve ser tomado, como reiniciar o uso, após quanto tempo o anticoncepcional faz efeito, o que deve ser feito quando esquecer de tomar no dia certo. Todas estas informações poderão ser encontradas nos postos de Saúde e com as equipes do PSF - Programa de Saúde da Família. São orientações simples que podem salvar sua vida. (Fonte: ACS-PMU)

DER mostra projeto de recuperação de rodovias em Ubatuba

Ubatuba - Durante reunião promovida pela Administração da Regional Sul, da Prefeitura de Ubatuba, o DER apresentou os principais ítens do projeto de recuperação da rodovia Ubatuba-Caraguatuba, a cargo do Governo do Estado, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BIRD. O trecho, com 42,8 km de extensão está estimado em R$ 17 milhões e terá prazo de execução de 12 meses. De acordo com o engenheiro Reinaldo Lima, do consórcio Enger-EPT-Planserve-Umah, o projeto vai contemplar o aproveitamento dos retornos existentes e os trechos de ciclovias serão implantados em áreas onde haja a maior incidência do uso da bicicleta. Os trechos serão todos construídos do lado oposto a orla da praia ( à direita de quem se dirige para Caraguatatuba). Gilmar Rocha, Secretário de Arquitetura e Urbanismo aproveitou a oportunidade para atualizar a troca de informações com o DER sobre a ciclovia que o prefeito Paulo Ramos vai construir entre o Perequê-Mirim e o Saco da Ribeira. Eduardo Vieira Dias, diretor do DER, confirmou a tramitação normal da documentação.
Mia Mafalda, representante da Regional Sul, coordenadora do encontro, encaminhou as sugestões dos participantes ficando acertada a constituição de uma comissão para análise detalhada do projeto pelos moradores. Roberto Rezende, do Centro de Processamento de Dados informou ainda que a região Sul estará em breve interligada ao sistema de dados central da Prefeitura proporcionando maior velocidade na troca de informações.
O engenheiro Jorge Jobran, diretor-técnico do DER disse que a localização exata dos acostamentos e ciclovias somente virão com as marcações definitivas no terreno, que estão em andamento. Os trechos mais povoados serão atacados fora da temporada para não prejudicar o comércio. Informou ainda que as obras na rodovia Oswaldo Cruz, entre Taubaté em Ubatuba, do km 70 ao 78, com a pavimentação do trecho de serra e pequenos melhoramentos como drenagem, alargamentos e sinalização, além de ciclovia na baixada, deverão estar licitadas até setembro deste ano. Os recursos, também do BID, são da ordem de R$ 15 milhões. (Fonte: ACS-PMU)

Defesa Civil busca mais segurança para o turista

Ubatuba - Em reunião na Capitania dos Portos de São Sebastião na segunda-feira, 5, com o Capitão de Fragata Paulo Rogério de Souza Almeida, o presidente da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil), Arly Cruz, tratou de vários assuntos referentes a segurança do turista e das embarcações de turismo náutico no município. A iniciativa de Arly partiu após o incidente sem conseqüências ocorrido nesta semana como uma embarcação em Ilha Bela que ficou à deriva e também com o acidente ocorrido recentemente com vítimas fatais em Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro. A Defesa Civil de Ubatuba conquistou um forte aliado e a primeira ação preventiva desta parceria será a realização de uma palestra com o Capitão de Fragata, para todos os empresários do turismo náutico e proprietários de barcos de pesca de Ubatuba. O local e a data serão definidos até o final da próxima semana.
Para esta palestra o Capitão Almeida já definiu alguns dos temas que serão abordados. Será ressaltada a importância da qualidade do serviço prestado ao turista, segurança de navegação, o uso adequado de embarcações de passageiros e de pesca, mecanismos para o turista de denúncias de ocorrências junto ao Instituto Brasileiro de Turismo, entre outros assuntos. Arly Cruz também está elaborando uma pauta contendo temas que considera importante para um melhor desempenho dos empresários locais e a segurança do turista. Para Cruz esta iniciativa é apenas o começo de um trabalho importante para a prevenção de incidentes no município. "Esta iniciativa não é só uma preocupação da Defesa Civil, mas também do prefeito Paulo Ramos (PFL) que reivindicou um trabalho preventivo. Será bom para todos, principalmente para os empresários que estarão se adequando às normas e técnicas de segurança", finalizou Cruz. (Fonte: ACS-PMU)

Mapa cultural: inscrições começam nesta segunda-feira

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - FUNDART estará recebendo, a partir desta segunda-feira, dia 12, as inscrições para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista referente aos períodos 2003/4. A fundação está mobilizando a comunidade para garantir o maior número possível de candidatos nas 7 modalidades que são: artes plásticas, dança, desenho de humor, fotografia, poesia e teatro. "Esperamos contar com um grande número de artistas que já demonstraram, em diversas oportunidades, potencial para competir com outros municípios", afirma Cícero Assunção, presidente da Fundart.
Mapa Cultural é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de identificar, incentivar e ressaltar a produção cultural do Estado. O projeto é desenvolvido em tres fases: municipal, regional e estadual.
O candidato que conseguir passar nas seleções das 3 fases terá direito a prêmios além de ganhar a divulgação de seu trabalho em todo o Estado. As inscrições para todas as modalidades começam dia 12 e terminam dia 23 de maio, das 8:00h às 12:00h e das 14:00 às 18:00h, de segunda a sexta-feira. Mais informações com Marilena, na Fundart, pelos telefones 3832.4136 ou 3832.7732. (Fonte: ACS-PMU)

CPI: Prefeitura cumpre decisão judicial

Ubatuba - O Secretário de Assunto Jurídicos da Prefeitura de Ubatuba, Luiz Biteti da Silva, disse que a administração não foi informada oficialmente sobre a constituição de uma CPI da Câmara Municipal tendo como tema o lançamento contínuo de esgoto na Praia do Itaguá. A ação é movida pelo Movimento em Defesa de Ubatuba - MDU. De acordo com Biteti, em se tratando de crime de responsabilidade praticado pelo prefeito, o órgão competente para julgar seria o Tribunal de Justiça. Quanto a enquadrar o fato como infração político-administrativa, nos termos do artigo 4o inciso VIII do Decreto Lei número 201/ 67 é uma questão que enseja muita discussão jurídica. Como se trata de ação civil pública, cabe ao Ministério Público, exigir o cumprimento da sentença. Assim, de acordo com o Secretário, a Câmara Municipal não é o Poder Público adequado para o encaminhamento desta questão. "Alem disso, a tramitação do processo vem ocorrendo dentro dos prazos previstos em lei", afirma Biteti. (Fonte: ACS-PMU)

Asfalto e calçadão no Ipiranguinha neste sábado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entrega neste sábado, 10, as obras de pavimentação asfáltica da rua Frei Tarcísio Correa e do calçadão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Ipiranguinha. As inaugurações estão previstas para 17 e 18 h., respectivamente.
prefeito Paulo Ramos diz que o bairro vem recebendo uma série de melhoramentos e deverá contar em breve com um novo sistema viário, com entrada e saída independentes. "A conclusão das ruas Minas Gerais, parte da rua das Promessas, permitindo acesso à rodovia Oswaldo Cruz e Babaçus, fazem parte do novo esquema de trânsito. Esta nova situação permitirá ainda garantir mais segurança para motoristas e pedestres e para o grande número de ciclistas do Ipiranguinha", afirma o prefeito.
O calçadão "Madre Sofia", ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima é uma antiga reivindicação da comunidade que foi atendida pela Prefeitura que trabalhou em parceria com a Sociedade Amigos do Ipiranguinha - SABI. A entrega será feita no dia em que se comemora a festa da padroeira do bairro. O espaço significa uma nova área de lazer e um local onde a Paróquia poderá desenvolver ações culturais e promoções de caráter beneficentes. No Dia do Trabalho, primeiro de maio, a Prefeitura entregou um campo de futebol no bairro do Vale do Sol. (Fonte: ACS-PMU)

Programa de Saúde da Família e seus eventos

Ubatuba -No bairro do Sertão da Quina em comemoração ao Dia Contra a Pressão Alta ( Hipertenção) a equipe realizou um evento no dia 25/04/23, contando com a colaboração do Sítio Santa Cruz e dos profissionais de educação física da Secretaria de Esportes FabianoTexeira de Brito e Luciana Barbosa dos Santos. Este evento começou com uma caminhada depois uma palestra sobre verificação de pressão e teve também um concurso de dança com premiação e um lanche e um lanche organizado para 60 pessoas do bairro. (Fonte: ACS-PMU)

Setur prepara o 1º Salão Profissional de Turismo de Ubatuba
Esta é a primeira ação para o planejamento turístico que levará ao desenvolvimento econômico do município

Ubatuba - Começa no próximo dia 13 e encerra no dia 22 de maio o 1º Salão profissional de Turismo de Ubatuba que está sendo preparado pela Setur (Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Ubatuba). O Salão será divido em três módulos que têm como objetivo atingir os públicos estudantil, comunidade e empresarial. Serão realizados na Unitau (Universidade de Taubaté - Campus Ubatuba), na escola Municipal Tancredo Neves e na ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba). Esta é a primeira ação prática do novo secretário, Sérgio Luiz Alves Carvalho, que assumiu a pasta no início de abril. Após este Salão, Carvalho dará início à implantação do PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) com a total participação de toda a comunidade ubatubense e o planejamento turístico para o ano de 2004.
O primeiro módulo será nos dias 13 e 14, com início às 19h, no anfiteatro da Unitau (Universidade de Taubaté - Campus Ubatuba), onde estará reunindo estudantes de Turismo de curso superior e técnico. Para o prefeito Paulo Ramos (PFL), este encontro terá como objetivo reunir informações e identificar estratégias para este importante segmento acadêmico que poderá formar em breve uma mão de obra qualificada de interesse do município, além de um verdadeiro laboratório que proporcionará a experiência para este setor. O chefe de Departamento da Unitau (Campus Ubatuba), Dorivaldo Francisco da Silva, considera esta iniciativa como uma parceria saudável com a Universidade. "Com certeza, este Salão Profissional de Turismo vem ao encontro da filosofia do curso de Hotelaria e Turismo. Com isso, poderemos mostrar à comunidade a formação de novos profissionais, com mão de obra qualificada, para conduzir os destinos turísticos e econômicos do município de Ubatuba", finalizou Silva.
Na escola Tancredo Neves será o realizado o segundo módulo, nos dias 19 e 20, com início às 19h. Este módulo estará reunindo toda a comunidade, por meio de seus representantes, para discutir os caminhos do turismo na cidade. Será o momento alto do 1º Salão, já que se espera um forte comprometimento da comunidade na aplicação dos planos para o turismo da cidade. Para Carvalho, a união da comunidade representa o passo mais firme para a construção e consolidação de um plano sustentável para o turismo. O Secretário Municipal de Educação, Corsino Aliste Mezquita, considera esses eventos importantes, porque facilita a participação da comunidade nos assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento do município. "Para os alunos é um momento importante de encontro para refletir na prática sobre os conceitos que diariamente recebem na sala de aula", afirmou Mezquita.
O terceiro e último módulo será realizado na ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba), nos dias 21 e 22 a partir das 20h. Desta vez estará reunindo empresários e representantes de empresas que atuam no segmento turístico na cidade, ou mesmo aquelas que têm interesse em investir no município. "Será a oportunidade de travar um rico debate em torno das necessidades dos empresários e de todos os setores produtivos do município que formam esse segmento, para participarem na construção de um plano profissional de turismo para o desenvolvimento e o crescimento real da cidade", afirmou Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba vence prova pedestre em Caraguá

Ubatuba - Foi realizada no final de semana passado, a 14ª Prova Pedestre em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Cerca de 200 atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte, disputaram os 8 kilometros com muita garra e determinação. O grande vencedor foi o ubatubense Antonio Carlos de Jesus que foi patrocinado pela Academia Personal Fit e pela Ótica Alvorada.
Segue abaixo a Classificação Geral:
1º - Antonio Carlos de Jesus - Personal Fit/ Ótica Alvorada - Ubatuba Tempo: 26:15
2º - Osmar Franco de Souza - Jacareí Tempo: 26:26
3º- Edvaldo de Jesus Souza - Ilhabela Tempo: 26:28
4º- Paulo Tadeu Moreira - Natividade da Serra Tempo: 27:30
5º- Benedito Agostinho Filho - Jacareí Tempo: 27:50
A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba parabeniza o atleta pelo seu desempenho, levando o nome de nossa cidade no lugar mais alto do podium, e também as empresas que patrocinam o esporte em geral. (Fonte: ACS-PMU)

Chorinhos embalam Sexta Básica Musical da Fundart
Dilvar Pimentel toca Dilermando Reis no salão de exposições

Ubatuba - Na primeira sexta-feira deste mês de maio foi realizada a segunda edição do Sexta Básica Musical, projeto desenvolvido pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). Nesta segunda edição foi a vez do violonista Dilvar Passos Pimentel e grupo, que apresentaram um repertório com músicas de Dilermando Reis e muitos outros chorinhos que marcaram época. O show teve início por volta das 18 horas e terminou um pouco mais das 21 horas. A apresentação seria na praça, mas devido a chuva ocorreu dentro do salão de exposições da Fundação Cultural. Mesas e cadeiras acomodaram um público seleto que acompanhou todas as peças musicais tocadas pelo grupo que foi formado por Paulo Bento na flauta, Ari de São Paulo no violão base, Miltinho César na bateria horizontal e Vanderlei no cavaquinho. Salgados e bebidas ficaram por conta da Aduba (Associação dos Deficientes Físicos de Ubatuba), com a renda revertida à entidade.
Esta apresentação do violonista Dilvar Pimentel faz parte do seu projeto denominado "26 anos sem Dilermando Reis", que já passou pelo Sesc Taubaté e terá a sua próxima apresentação no Centro Cultural de Jacarei, em data que será confirmada. Na sexta-feira pela manhã, o presidente da Fundart, Cícero Assunção, acompanhado pelo violonista Dilvar Pimentel e seu grupo estiveram nos estúdios da emissora de televisão Band Vale, em Taubaté, onde cederam entrevista e deram uma "palhinha" do som que iria rolar naquela noite. Assunção declarou que o objetivo desta iniciativa é abrir espaço para que músicos tenham a oportunidade de mostrarem seus trabalhos. "A nossa intenção é que o Sexta Básica Musical da Fundart, que acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, seja realizado na praça, ao ar livre, aproveitando o charme e a descontração que o local oferece. Vamos torcer para que a próxima Sexta Básica, que será no próximo dia 6, o tempo colabore para que possamos curtir o ambiente bucólico da praça", disse Assunção. (Fonte: ACS-PMU)

Começa neste Sábado o Campeonato Metropolitano

Ubatuba - Tudo pronto na AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) para o início do maior campeonato do semestre, o Metropolitano. O atual campeão, Fernando Macedo (melhor botonista de Ubatuba em 2002) confirmou participação e é, juntamente com Daniel Gusmão (líder do ranking municipal) e Ednelson Prado (ganhou recentemente a Copa Charles Miller), um dos favoritos ao título. Edu Macedo Jr, melhor botonista de 2001, e André Rafael também são cotados para o título. Seguindo a tradição do evento, a fórmula de disputa será pontos corridos, sendo declarado campeão o botonista que somar o maior número de pontos ao longo do torneio. O campeonato tem início neste Sábado e seu término está previsto para o dia 14 de Junho. Os jogos serão disputados na sede esportiva da AUFM, atrás do Ginásio de Esportes "Tubão", das 16:00 às 20:00h.
Mais detalhes no site da AUFM: www.futmesaubatuba.hpg.com.br

Carta do Leitor

Recado ao Sergio Carvalho II - Parece que esse Ronaldo Nunes não entende nada de Turismo, como pode construir um Centro de Convenções no Horto de Ubatuba, nada haver!!
O Horto deveria ser um Parque Ecológico como é o de Campos do Jordão isso sim, não um lugar abandonado como é hoje, além de um Centro de Convenções ter que ser próximo ao centro da cidade, próximo a restaurantes, hoteis e comercio em geral, para movimentar a economia local.
Se esse secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud, fosse bom ele já teria feito muita coisa por Ubatuba atravéz da prefeitura.
E se o nome Convention & Visitors Bureau fosse brega, não estaria em Campos do Jordão, uma cidade pequena, com folclore e belezas naturais.
Sr Ronaldo Nunes, se o Sr não tem o que fazer não vem atrapalhar, quem com muito sacrificio, tem muitos trabalhos há realizar em Ubatuba!!
Pois as suas críticas além de serem sem fundamentos não servem para nada!!

Flávia Cristina
Moradora de Ubatuba


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia
Praia do Meio
Ubatuba
Praia do Meio
© Roberto Russo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante A.Coutinho

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor