Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 21 de maio de 2003 - Nº 785 Edições Anteriores

Regisoft Pousada albatroz Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   VI Litoral Dance Festival reúne 1600 bailarinos de todo o Brasil
   Caraguatatuba participa do Fest Dança em São José dos Campos
   Lançamento do Caraguá Bike Week é um sucesso
   Caraguá comemora 5 anos de Garotas do Asfalto
   Caçapava e Caraguá faturam 1ª Etapa do Vale Raid 2003
   Jipeiros doam alimentos para entidades assistenciais de Caraguá
   Largada atrai mais de 300 pessoas para a Avenida da Praia
   Taxista é morto a tiros em Caraguá
   Trio é preso em flagrante com motos furtadas no Rio do Ouro
   Assaltantes a pé fazem vítimas no final de semana de Caraguá

Ilhabela:
   Comissão de Avaliação do COB visita Ilhabela
   Alunos do Projeto Navegar aprendem noções de preparação física

São Sebastião:
   COB fará inspeção no canal de São Sebastião
   Prefeita se reúne com Sindicato
   Saúde pede nova análise de remédio dado a mulheres em São Sebastião
   MP pode entrar com ação contra secretário
   Dois jovens são assassinados em menos de 24 horas em São Sebastião
   Campeonato Mundial de Longboard em Maresias

Ubatuba:
   CPI da Comtur aponta dívida de R$ 2,5 milhões em impostos
   Travessia de Ubatuba já conta com mais de 850 atletas
   Sebrae montará incubadora de cooperativas

   Carta do Leitor



VI Litoral Dance Festival reúne 1600 bailarinos de todo o Brasil
A 6ª edição do “Litoral Dance Festival” traz para a cidade 1600 profissionais da Dança e 214 coreografias. Quadros vivos que expressam sentimentos e momentos peculiares numa sucessão de cenas, marcadas pela sensibilidade. Arte e talento reunidos num só festival proporcionado pela FUNDACC e Prefeitura.

Caraguatatuba - A FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - promove de 22 a 25 de maio, o VI Litoral Dance Festival de Caraguatatuba, em parceria com a Allegro Stúdio, dirigido pela bailarina e coreógrafa Mathilde Mathias, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. As apresentações têm início às 18h30min e a entrada é gratuita, nos dias 23, 24 e 25. Os convites podem ser adquiridos na secretaria do Centro Esportivo, na semana do evento.
De caráter competitivo, durante quatro dias, o festival vai reunir cerca de 1.600 bailarinos vindos de várias partes do país, apresentando seus trabalhos em modalidades, categorias e estilos próprios, enriquecendo a arte da dança no Brasil, revelando talentos e valorizando cada indivíduo em seu pleno potencial artístico. A edição 2003 traz 214 coreografias.
O evento, no entanto, não se limita às mostras competitivas. No intuito de proporcionar maior intercâmbio entre os participantes, a organização preparou aulas abertas, workshops, exposições, mostras não-competitivas e tenda de desafios.
Para a abertura do festival, na 5ª feira, 22, às 20h30min, a FUNDACC apresenta o espetáculo do Corpo de Baile de Caraguatatuba, “Nossa História Através da Dança”, dirigido pela bailarina e coreógrafa Mathilde Mathias. Neste dia, o ingresso custa R$3,00. (Fonte: PMC)

Caraguatatuba participa do Fest Dança em São José dos Campos

Caraguatatuba - O Corpo de Baile de Caraguatatuba, dirigido pela coreógrafa e bailarina Mathilde Mathias, está classificado para participar do Fest Dança, realizado em São José dos Campos, no próximo mês. O corpo de jurados responsável pela classificação foi Ismael Gizer e Toni Abott.
A coreografia “Fuga” vai concorrer com grupos semi profissionais.
Criado e mantido pela FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, o Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba tem seu elenco oficial composto por 17 bailarinos, avaliados ao longo dos meses: Amanda Terra, Arlete Gonçalves Leite, Éricka Ueda Yoshimoto, Bruna de Souza, Mariana Yume, Kamya Mello, Lidiane Ubiña, Priscila Mayara de Souza, Tatiane Vanuze Santos, Vanderson Luiz, Cristian Rocha, Marcelo Vitti, Carina F. Bravo, Carolina F. Bravo, Mônica Camargo, Ana Cláudia Barros, Taiana Floriano Sá.
Segundo Mathias, “durante esse primeiro período de implantação do projeto de criação de um corpo de baile para Caraguatatuba, os alunos foram submetidos a avaliações constantes, para verificarmos os níveis de evolução. Num desenvolvimento evidente, confirmado pelas participações do Corpo de Baile em alguns eventos, pode-se afirmar que este será um grupo de muita qualidade técnica e artística”.
O grupo participou de diversos eventos em Caraguatatuba e em São José dos Campos. No Festival de Campos do Jordão, obteve em 2001, a 2ª e a 4ª colocações; em 2002, o 2º e o 3º lugares. Em 2003, classificou-se para o Fest Dança.
Para a diretora do grupo, essa evolução se deu devido à seriedade imposta aos integrantes, que correspondem com dedicação e disciplina. Os alunos que não estão no elenco oficial farão parte do elenco B do Corpo de Baile. (Fonte: PMC)

Lançamento do Caraguá Bike Week é um sucesso

Caraguatatuba - O lançamento do novo evento motociclístico de Caraguatatuba, que aconteceu no Roger Garage, contou com a presença de autoridades e da imprensa regional. O empresário responsável pela organização, José Lopes, da Top Brasil, enfatizou o reforço na segurança que ocorrerá este ano e afirmou que Caraguá terá o maior evento do Brasil
Durante o lançamento do Caraguá Bike Week, que aconteceu na noite de ontem, dia 15, no Roger Garage, o empresário José Lopes, que organiza o Moto Road, há 6 anos, em Campo Grande/MS, afirmou que Caraguatatuba terá o maior evento motociclístico do País e explicou como deverá ser o novo esquema de segurança este ano na cidade. O Caraguá Bike Week acontece entre os dias 10 e 14 de setembro na Avenida da Praia.
“Caraguá, por ficar próxima de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Campos do Jordão e de São José dos Campos, enfim, de localização privilegiada; por ter grandes belezas naturais e, principalmente, por ter tradição no motociclismo, terá o maior evento do Brasil, sem dúvida! Minha expectativa é a de que deveremos receber de 150 a 200 mil pessoas. Em Campo Grande, na 6ªedição do Moto Road, nós recebemos mais de 120 mil pessoas em quatro dias de evento”. Com relação à segurança no local, ele afirmou que estão sendo estudadas três novas medidas. “Estamos discutindo três principais medidas de segurança. Uma delas é a realização do evento em um local fechado, onde o motociclista poderá entrar com sua moto, inibindo, assim, os roubos. As outras medidas são o monitoramento com câmeras de vídeo e uma proposta à rede hoteleira da cidade de disponibilizar em suas portarias, seguranças armados. Estes profissionais trabalhariam para o evento, mas ficariam espalhados pelos hotéis e pousadas da cidade”, disse.
Turismo e Participação - O Prefeito Antonio Carlos da Silva, em seu pronunciamento, agradeceu a confiança do empresário e pediu o apoio de todos para o sucesso do evento. “Agora, a festa dos motociclistas em Caraguá leva o nome de nossa cidade, o que nos engrandece muito dentro dessa tradição. Esse evento terá a melhor organização e a maior infra-estrutura que Caraguatatuba já teve”, afirmou. Ele acrescentou que é importante incentivar esse seguimento do Turismo, que são os eventos, para que eles tragam desenvolvimento para o município através da geração de empregos. “É importante que todos participem, que o comércio entre no espírito do motociclismo, assim como pude ver em Daytona, onde acontece o maior evento motociclístico do mundo. Lá, até a decoração das lojas é feita com o tema motociclismo!”, completou ACS.
Preocupado em manter a tradição do motociclismo em Caraguatatuba, o Secretário de Turismo, Paulo Noronha, falou da viagem que fez à Campo Grande, onde conheceu o empresário José Lopes e o convidou para trazer o evento para Caraguá. “Com a saída do Megacycle, fomos buscar uma forma de manter a identidade motociclística de Caraguá. No 6º Moto Road, conheci o Zé Lopes e ele se prontificou a realizar um projeto desse novo evento que será o Caraguá Bike Week”.
Incentivo - Estiveram presentes no lançamento, o presidente do Contur (Conselho de Turismo) de Caraguá, Paulo Gatto Bijos, e o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), Jorge Washington de Camargo, que declaram imenso apoio.
Segundo Jorge Washington, esse evento irá promover a valorização do motociclista. “Com a maior infra-estrutura e a melhor segurança, os motociclistas serão mais valorizados, já que a idéia principal é que vendamos esse produto (Caraguá Bike Week) com qualidade para que ele se torne de renome nacional. A Associação Comercial apoia e parabeniza a cidade pelo planejamento e profissionalismo da Top Brasil”. (Fonte: PMC)

Caraguá comemora 5 anos de Garotas do Asfalto
O motoclube formado por mulheres de várias regiões do país, entre 20 e 50 anos, escolheu Caraguatatuba para realizar sua festa de 5º aniversário. O evento promete muita música e novidades da área motociclística.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Roger Garage, está trabalhando muito para o sucesso do 5º Aniversário das Garotas do Asfalto. O motoclube, formado somente por mulheres, promete agitar a cidade com a comemoração, que acontece de 23 a 25 de maio, a partir das 10 horas, na Praça de Eventos. A entrada é aberta ao público.
Segundo a organizadora do evento, Ana Pimenta, da agência Let’s Ride, de São Paulo, Caraguá foi escolhida por ser uma cidade que já possui uma identificação com o motociclismo, além de ter atrativos turísticos e belezas naturais. “Caraguatatuba é uma cidade muito agradável e já tem um espírito motociclístico, além disso, o nosso contato com a prefeitura foi muito bom, e percebendo o interesse, optamos por realizar o evento aí”, disse.
Ainda segundo ela, o evento consiste em transformar o Aniversário em um grande atrativo turístico e de lazer. Durante o dia, haverá som mecânico e stands para exposição e venda de produtos motociclísticos como roupas, acessórios e peças. Já as noites prometem muita música, pois cada uma delas terá três bandas se apresentando. (Fonte: PMC)

Programação do Aniversário das Garotas do Asfalto

23/05 - sexta-feira

10h ...............

Abertura do V Aniversário das Garotas do Asfalto

11h ...............

Abertura dos estandes e praça de alimentação

11h30min .....

Abertura das inscrições para motoclubes

14h................

Início das gincanas

22h................

Início dos shows musicais

22h01min......

Fator 5

0h..................

Arcan

02h................

Espartanos

24/05 - sábado

10h ...............

Abertura dos estandes

11h ...............

Abertura dos estandes e praça de alimentação

11h30min .....

Abertura das inscrições para motoclubes

18h................

Início dos shows musicais

18h01............

Arcanjos

20h................

Magma

0h..................

Caça níqueis

02h................

Arcan

25/05 - domingo

10h ...............

Início da despedida

18h................

Fim do V Garotas do Asfalto



Caçapava e Caraguá faturam 1ª Etapa do Vale Raid 2003

Caraguatatuba - As duplas (piloto e navegador) que venceram a 1ª Etapa da 6ª Copa Vale Raid 2003 foram de Caçapava e de Caraguatatuba. Na categoria Graduados, os vencedores foram Mário e Zé Márcio, de Caçapava, e na categoria Turismo, a dupla vencedora foi Vital e Iberê, de Caraguá.
A prova, que aconteceu no último sábado, dia 17, na Fazenda Serra Mar, foi regada a muita adrenalina e lama por todo lado. A corrida contra o tempo começou às 9h e terminou às 15h. Ao final da competição, houve um churrasco de confraternização e também a entrega dos troféus na própria Fazenda.
Os segundos e terceiros lugares da categoria Graduados ficaram com Marcus Vinícius e Carlos Alberto, de São José dos Campos, e com Paulo Roberto e Danilo Gil, de Caçapava. Na categoria Turismo, Bode e Josafa, de Caraguá, ficaram em segundo, e Ronald e Carlos, também de Caraguá, em terceiro. (Fonte: PMC)

Jipeiros doam alimentos para entidades assistenciais de Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 200 Kg de alimentos não perecíveis foram entregues à Casa da Criança, Casa do Menor e Vila Vicentina em Caraguatatuba. É de praxe, que os jipes participantes de raids façam a doação no dia da inscrição na competição.
Na 1ª Etapa da 6ª Copa Vale Raid 2003, que aconteceu no último sábado, dia 17, na Fazenda Serra Mar em Caraguatatuba, o número de carros inscritos nas categorias Graduados e Turismo foi, respectivamente, 32 e 12. Cada jipe deveria ter feito uma doação de 5 Kg de alimento, aqueles que não fizeram a doação, sofreram penalidade. O jipe é composto por 2 pessoas: o piloto (aquele que dirige o carro) e o navegador (aquele que lê a planilha e guia o piloto).
Membros do Jeep Clube Distração 4X4, de Taubaté, e do Jeep Clube Tamoios, de Caraguá, irão juntos fazer as entregas dos alimentos. Segundo o jipeiro Mário Pires, dos Tamoios, é muito gratificante obter esse número de doações como resultado. “Às vezes, o competidor prefere sofrer a penalidade do que doar o alimento, por ser mais prático, mas nesse raid, tivemos bastante colaboração de todos. Nossa idéia é incentivar, cada vez mais, esse espírito solidário nos participantes”, afirmou. (Fonte: PMC)

Largada atrai mais de 300 pessoas para a Avenida da Praia

Caraguatatuba - A organização da 1ª Etapa da 6ª Copa Vale Raid, realizada no último sábado, dia 17, na Fazenda Serra Mar, em Caraguatatuba, realizou o evento da Largada Promocional
na noite de sexta-feira, dia 16. Mais de 300 pessoas entre jipeiros, moradores e turistas prestigiaram a festa
Mais de 300 pessoas, entre jipeiros, moradores e turistas, prestigiaram a festa da Largada Promocional da 1ª Etapa da 6ª Copa Vale Raid. A festa aconteceu no dia 16, sexta-feira, a partir das 20h, no Quiosque Guaruçá, na Avenida da Praia, com o objetivo de realizar o sorteio da ordem de largada dos carros da competição.
Na tarde de sexta-feira, os organizadores do evento montaram uma pista de indoor com obstáculos, para que durante o sorteio, os jipeiros pudessem se divertir. A prova de indoor consistia em o piloto dirigir com os olhos vendados seguindo, apenas, as orientações do seu navegador (guia). Um fiscal ia no banco traseiro para evitar fraudes. A dupla que conseguisse fazer o percurso em menor tempo, levaria um troféu para casa.
A competição aconteceu no sábado, dia 17, a partir das 9h, na Fazenda Serra Mar, aberta à imprensa e aos competidores. (Fonte: PMC)

Taxista é morto a tiros em Caraguá

Caraguatatuba - O taxista Pedro Reinaldo Costa, 31 anos, foi encontrado morto com um tiro na cabeça ontem de manhã no bairro Pegorelli, em Caraguatatuba. Ele estava desaparecido desde as 20h de segunda-feira.
Apesar da polícia trabalhar com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), o carro da vítima foi encontrado uma hora depois no centro de São Sebastião. Dentro, estavam o telefone celular, rádio e dinheiro da vítima.
O taxista era casado e deixou dois filhos, de 2 e 4 anos. O crime revoltou colegas de trabalho de Costa, que planejam uma manifestação no enterro da vítima hoje às 8h.
Segundo a Polícia Civil, Costa foi visto pela última vez no ponto de táxi da praça Cândido Motta, no centro, onde trabalhava. Ele estaria sozinho no momento.
Segundo a delegada de Caraguá, Maria Amélia de Moraes, responsável pelo caso, a suspeita é de latrocínio.
Ela afirmou que o irmão da vítima, que não teve o nome revelado, prestou depoimento ontem e outros familiares serão ouvidos nos próximos dias.
Até as 21h de ontem, nenhum suspeito havia sido localizado pela polícia.
REVOLTA - O pai da vítima, o também taxista José Alves da Costa, 61 anos, também teria sido vítima de uma tentativa de assalto no mesmo ponto, no último domingo. Ele teria conseguido fugir dos assaltantes.
Ele e sua mulher, a dona-de-casa Augusta Barbosa da Costa, 68 anos, tiveram que ser medicados após saberem do assassinato do filho.
"Gostava do Pedro como se ele fosse um filho. Ele era muito trabalhador, calmo e nunca se envolveu em confusão", disse a sogra da vítima, a dona-de-casa Jocelina de Fátima Conceição, 46 anos.
O taxista Francisco Ribeiro, 49 anos, disse que os profissionais estão inseguros para trabalhar. A categoria planeja fazer um protesto para pedir mais segurança.
"Temos que colocar a vida em risco para trabalhar no período noturno, mesmo não tendo segurança. A concorrência é desleal (transporte clandestino) e dobramos o horário de expediente para garantir um lucro", disse.
O comandante da Polícia Militar de Caraguá, Valter Padulla, disse que estuda a possibilidade de reforçar o patrulhamento próximo aos pontos de táxi na cidade.
Ele afirmou que a segurança nos locais é feita diariamente por viaturas e policiais que percorrem a região central a pé ou de bicicleta. (Fonte: ValeParaibano)

Trio é preso em flagrante com motos furtadas no Rio do Ouro

Caraguatatuba - O trio O.F.F., A.R.G.G. e G.A.P. foi preso por receptação. Eles foram flagrados pela Polícia Militar com motos roubadas, além de outros produtos de procedência duvidosa.
A prisão aconteceu na manhã de domingo, no bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba.
A polícia fazia patrulhamento pelo bairro, quando deparou com as testemunhas S.U.R. e G.A P.. Eles contaram que a moto de seu cunhado, que tinha sido furtada no último dia 12, foi vista na rua Nossa Senhora da Paz, no Rio do Ouro.
Os policiais foram ao local, encontrando o veículo, que foi furtado em São Sebastião, e uma outra moto, produto do mesmo crime, em Caraguatatuba. Em um dos quartos da casa, a polícia ainda apreendeu os objetos. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes a pé fazem vítimas no final de semana de Caraguá

Caraguatatuba - Assaltantes a pé fizeram vítimas em dois roubos ocorridos no final de semana em Caraguatatuba. Em ambos os casos a Polícia Militar foi avisada, mas não conseguiu localizar os autores.
Na madrugada de sábado, dia 17, o frentista S.S.C.S., 23 anos, que trabalhava no Posto de Abastecimento da avenida Altino Arantes, no Centro de Caraguatatuba, foi abordado por um assaltante, que insinuou ter uma arma embaixo da camisa. Ele pegou R$ 80 e fugiu a pé.
Na manhã do mesmo dia, a vítima de roubo foi o projetista de máquinas J.H.H., 56 anos, morador no Morro do Algodão. Ele estava dormindo quando acordou com um barulho. Ao verificar, foi rendido por três homens armados.
O trio amarrou e amordaçou o projetista, fugindo a pé, levando celular, computador, jóias, cartão de crédito e documentos pessoais. Os casos foram registrados na Delegacia de Polícia.
São Sebastião - O comerciário J.C., 20 anos, foi vítima de roubo quando andava na avenida São Sebastião, sentido atracadouro da balsa, na noite de sexta-feira. Uma dupla armada, escondendo os rostos com camisas, se aproximou dele, avisando do assalto.
Eles agrediram a vítima com coronhadas na cabeça e fugiram com R$ 30. O comerciário disse que estava com medo de registrar o roubo na polícia. (Fonte: Imprensa Livre)

Comissão de Avaliação do COB visita Ilhabela
Ilhabela concorre como sede das paras as regatas de iatismo nos Jogos Olímpicos de 2012

Ilhabela - A Comissão de Avaliação das Postulações à Sede dos Jogos Olímpicos de 2012, formada no último dia 15 de abril pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), estará nesta quinta, dia 22, por volta da 11h30, realizando uma avaliação no núcleo de iatismo de Ilhabela, que concorre a sediar como raia de vela as Olimpíadas de 2012.
O prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira, que é conselheiro do Comitê de Postulação à Sede dos Jogos Olímpicos de 2012, recepcionará a chegada dos membros da Comissão de Avaliação, membros do Comitê de Postulação de São Paulo e o Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, que acompanhará toda a visita.
Manoel Marcos acredita que os membros da comissão irão constatar que o núcleo de iatismo de Ilhabela e o Canal de São Sebastião têm as melhores características para realização de competições de iatismo. Um exemplo é a realização do maior evento do Iatismo da América Latina, a Semana de Vela de Ilhabela, que completa sua 30ª edição no próximo mês de julho.
O Projeto de Postulação para a cidade de São Paulo sediar os Jogos Olímpicos de 2012, tem como objetivo fazer de São Paulo uma cidade completamente olímpica, com os valores do Olimpismo – tolerância, confraternização e paz – e do esporte propagados por todos os cantos e irradiados para o Brasil e para a América do Sul, não apenas nos dias do evento, mas antes e depois.
De acordo com o cronograma da Comissão, até dia 15 de junho, deverão avaliar os projetos apresentados pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e elaborar um relatório final. No dia 7 de julho será escolhida a cidade brasileira candidata à sede dos Jogos de 2012. (Fonte: PMI)

Alunos do Projeto Navegar aprendem noções de preparação física

Ilhabela - O Projeto Navegar de Ilhabela recebeu nos dias 19 e 20 de maio o professor de Educação Física, Daniel Furquim, que realizou dois dias de palestras enfocando a importância da preparação física para o velejador. Esta foi a primeira de uma série de palestras programadas pelo coordenador do projeto Marcos Cardeal para a turma do Projeto Navegar deste ano.
Há nove meses em Ilhabela, Daniel foi triatleta profissional durante quatro anos e já representou o Brasil em competições internacionais como Mundiais de Triathlon e dois Iron Men no Hawaii. Entre os títulos que conquistou está o de campeão Sul-americano e vice-campeão Pan-americano. Atualmente o professor se dedica a passar sua experiência para atletas ajudando-os em seu treinamento.
O professor utilizou uma linguagem fácil usando comparações e interagindo sempre com os alunos que perguntavam e se mostravam interessados. O assunto principal foi à preparação física direcionada aos praticantes do iatismo abordando as qualidades que devem ser aprimoradas, como resistência, equilíbrio, agilidade, coordenação entre outras. Alimentação, treino, descanso e a importância do alongamento e aquecimento também foram discutidos em classe.
Outros velejadores também foram convidados a participar da palestra, como é o caso dos alunos da Escola Municipal de Iatismo e os velejadores da classe Opitmist como Baepi Pinna e Fernando Cardeal, que se destacam, junto a outros integrantes do Grêmio de Vela de Ilhabela, em campeonatos importantes da classe. (Fonte: PMI)

COB fará inspeção no canal de São Sebastião

São Sebastião - A Comissão de Avaliação das postulações de cidades brasileiras à sede dos Jogos Olímpicos de 2012 estará na próxima quinta-feira, 22, em São Sebastião e Ilhabela para realizar a visita de inspeção no canal que separa as cidades, inserido nas propostas do Comitê de Postulação de Candidatura da Cidade de São Paulo como local para as competições de vela.
Esta comissão é a responsável pelo relatório que será enviado aos membros da Assembléia do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e que resultará na escolha da cidade brasileira à sede dos Jogos Olímpicos de 2012, no dia 7 de julho.
O canal de São Sebastião é conhecido por abrigar competições importantes de Vela como o Campeonato Hemisfério Sul, o segundo evento internacional sediado em São Sebastião. Em 1997, a cidade também foi um dos pontos de parada dos participantes da Volvo Ocean Race – Whitbread, sendo considerada pelos velejadores como a mais receptiva de todo o campeonato.
O local, indicado pela Comissão de Postulação de São Paulo e aprovado pela Confederação Brasileira de Vela para sediar esta categoria esportiva, é considerado de ótimo calado, com dragagem natural realizada pelos ventos, excelentes também à prática deste esporte. No relatório inserido no dossiê enviado pela cidade de São Paulo, o objetivo é transformar esta região, após as Olimpíadas, num pólo internacional de vela, com um centro de estudos e museu, ambos voltados ao esporte.
Campeonato - As competições olímpicas de vela serão divididas nas categorias masculina, com Prancha à Vela; Star; Laser; 470; Tornado; Finn; Soling e 49er, e feminina, com Prancha à Vela; 470 e Europa.
No caso da proposta de São Paulo ser aceita para representar o país, e se eleger durante a assembléia do Comitê Olímpico Brasileiro, que ocorrerá em julho de 2005, serão investidos U$ 58,2 milhões, que, segundo a prefeita em exercício de São Sebastião Cláudia Batocchio, serão provenientes de financiamentos internacionais e particulares, venda de parte da mídia e de recursos federal, estadual e municipal.
“Na verdade, neste valor estão inseridas uma série de ações que já estão sendo realizadas na região, como as melhorias nas Rodovias Tamoios e Imigrantes e no Porto da cidade. Este é um investimento de caráter mundial e, somente a escolha da Comissão de Postulação, já é um cartão de visita para São Sebastião e Ilhabela. Isso mostra a qualidade do nosso canal e o espaço respeitado para a vela que temos hoje”, explicou Cláudia, acrescentando que todo o litoral norte será beneficiado, já que com a melhora nesta área esportiva aumentará a procura e o interesse pela região.
Temas Analisados - As 12 pessoas que integram a comissão estarão analisando os 19 temas do dossiê apresentado por São Paulo, como acomodação, finanças, esportes, segurança, mídia, marketing, área médica, transporte, área legal, proteção ambiental, condições ambientais, características nacionais e regionais das cidades, alfândega e imigração, programa oficial dos Jogos, organização geral dos esportes, olimpismo e legado, vila olímpica, tecnologia e garantias, e terão até o dia 15 de junho para avaliar os projetos apresentados pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em São Paulo, a cidade olímpica seria situada em cinco núcleos principais que concentrariam a maioria das instalações a serem utilizadas nas Olimpíadas e durante as Paraolimpíadas de 2012.
Os integrantes da Comissão de Avaliação e suas respectivas áreas são: André Gustavo Richer (presidente), Fábio Starling (acomodações e relatoria da Comissão), Ministro Homero Santos (finanças), Agberto Guimarães (esportes), General Candido Vargas Freire (segurança), José Ricardo Mello dos Santos (mídia), Liliana Nakonechnyi (tecnologia), Carlos Rogério Zech Coelho (marketing), Dr. Eduardo De Rose (médica), José Alberto Guerreiro (transporte), Sérgio Mazzillo (legal) e Marcelo Buzalgio Dantas (meio ambiente).
Roteiro - Enquanto estiver em São Paulo, a comissão fará o seguinte roteiro: Estádio Olímpico (a ser construído para atletismo, abertura e encerramento das Olimpíadas), Estádio Palestra Itália (adaptação para softbol), Estádio do Pacaembu, Ginásio Água Branca (a ser construído, para badminton e ginástica rítmica), Ginásio Geraldo José de Almeida (basquete e handebol), Parque Aquático Caio Pompeu de Toledo (pólo aquático), Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (boxe), Parque Anhangüera (adaptação para mountain bike e hipismo), Parque Cidade - Jundiaí (canoagem slalom), Centro Esportivo Guarapiranga (a ser construído, para vôlei de praia, tiro com arco e ao prato), Clube Hípico de Santo Amaro (hipismo), Credicard Hall (adaptação para levantamento de peso), Transamérica ExpoCenter (adaptação para tênis de mesa), Velódromo da USP (ciclismo), Raia Olímpica da USP (canoagem de velocidade), Estádio do Cepeusp (hóquei de grama), Cidade Universitária (ciclismo e triatlo), Estádio de Beisebol Giants (beisebol), Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi (beisebol), Ginásio Olímpico (a ser construído, para ginástica e vôlei), Complexo Aquático do Anhembi (a ser construído, natação, saltos e nado sincronizado), Estádio do Morumbi, Ginásio Villa Lobos (a ser construído, vôlei), Estádio de Tênis (a ser construído), Conjunto Olímpico de Tênis Villa Lobos (a ser construído), Parque Ecológico do Tietê (adaptação para remo), Ginásio Expo Center Norte (a ser construído, boxe e judô), Pavilhões do Expo Center Norte (adaptação para taekwondo, esgrima e luta olímpica) , Polígono de Tiro Fontes do Ipiranga (a ser construído, para tiro com bala), Ginásio Poliesportivo de São Bernardo (handebol), Estádio de Vila Belmiro e Canal de São Sebastião (vela). (Fonte: PMSS)

Prefeita se reúne com Sindicato

São Sebastião - A Prefeita de São Sebastião Cláudia Batocchio esteve reunida nesta terça-feira, 20, com representantes do Sindserv – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso, para discutir a Lei 1040/95, que trata sobre conjunto habitacional dos servidores.
O Sindicato propôs à administração, a mudança do artigo 3º da Lei, que prevê ao Poder Executivo as providências administrativas, assim como medidas complementares necessárias à seleção, pela Secretaria de Promoção Social, passando estas obrigações à responsabilidade da entidade sindical, que se tornaria a responsável na realização de um novo sorteio dos apartamentos que se encontram vazios. (Fonte: PMSS)

Saúde pede nova análise de remédio dado a mulheres em São Sebastião
Secretaria quer mais informações sobre Oxiton; polícia investiga o Hospital de Clínicas

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião pediu ontem nova análise do medicamento Oxiton para o Instituto Adolf Lutz e DIR (Divisão Regional de Saúde) de São José. A secretaria alega que a análise feita no mês passado está incompleta.
O Oxiton era o principal suspeito de ter causado reações em oito parturientes do Hospital de Clínicas --uma morreu e três tiveram o útero retirado. A análise no instituto descartou a suposta ligação entre o uso do medicamento e o problema.
Anteontem, foi divulgado relatório sobre inspeção da Vigilância Sanitária realizada em abril que constatou irregularidades nas condições de higiene do hospital.
Segundo a prefeitura, a análise microbiológica que poderia identificar se o remédio estava contaminado não foi realizada.
O laboratório União Química Farmacêutica Nacional, responsável pelo medicamento, informou que todas as análises foram realizadas e que não há possibilidade de o produto ter causado a reação.
INVESTIGAÇÃO - A polícia de São Sebastião tem pelo menos 15 procedimentos investigatórios e inquéritos abertos e em andamento para a investigação de denúncias de negligência médica supostamente praticada no Hospital de Clínicas de São Sebastião e no Pronto-Socorro Municipal.
Segundo o delegado seccional João Barbosa Filho, a Vigilância Sanitária Municipal já foi procurada por ele, há oito meses, para alertar que algo de errado estaria acontecendo com as instituições. O hospital também teria passado por vistorias pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo o presidente da Associação de Profissionais da Saúde de São Sebastião, Vladinei Ferreira de Lima, a entidade está discutindo os problemas apresentados pelo hospital. Também vamos nos manifestar sobre o assunto e também enviaremos um ofício ao Ministério Público", afirmou Lima, que também representa o Cremesp (Conselho Regional de Medicina) no Litoral Norte.
A provedora do hospital, Elisabeth Chagas, não foi localizada ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

MP pode entrar com ação contra secretário
Motivo é a falta de vistoria em mais de cem áreas de preservação ambiental ou ocupadas irregularmente. Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Teixeira Filho, diz que a maioria dos processos são antigos.

São Sebastião - O Ministério Público de São Sebastião poderá entrar com uma ação contra o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, José Teixeira Filho, por “falta de vistoria” em 130 áreas de preservação. Trata-se de vários pontos degradados ou ocupados de forma irregular, que originaram abertura de processos.
Ontem à tarde, a promotora de Habitação e Urbanismo, Ana Luiza Toledo de Barros, informou ter expedido um ofício ao secretário municipal. No documento, ela estabelece prazo de 60 dias para que todas as vistorias sejam efetuadas.
De acordo com a promotora, sem a fiscalização, os processos acabam ficando parados. “Não podemos dar continuidade sem as vistorias”, afirmou Ana Luiza Toledo.
Ela ressalta que a maioria dos inquéritos são da Costa Sul. “É a área mais problemática do município”, avaliou a promotora. Se a prefeitura não cumprir a determinação, o caso será encaminhado à Procuradoria de Justiça para a abertura de processo contra o secretário.
Ainda segundo Ana Luiza Toledo, algumas vistorias pendentes são de administrações anteriores. A promotora depende das inspeções para ter conhecimento sobre a atual situação das áreas, seja da degradação ambiental ou da ocupação irregular.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, José Teixeira Filho, afirmou ontem à tarde que grande parte dos processos são antigos. “Estou na secretaria há seis meses e me coloquei à disposição da promotora para ajudar, dispondo de um funcionários para trabalhar no caso”, frisou o secretário.
Teixeira avalia que o prazo de 60 dias é insuficiente - “É absurdo, não temos estrutura para todas as vistorias. São coisas que dependem de desarquivar processos antigos. Não podemos parar o trabalho do dia-a-dia só para este serviço. No entanto, estamos buscando uma parceria, pois também é nossa vontade acertar esta situação”, declarou.
Ele salienta que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem apoiado as ações do Instituto Florestal, Polícia Ambiental e Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DEPRN). “Nós damos o apoio logístico para todos estes órgãos”, citou Teixeira. “Estou disposto a ajudar na vistoria de todos estes processos, mas o prazo é pequeno. Tem coisa que é sobre humano. É uma injustiça o que querem fazer comigo”, finalizou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois jovens são assassinados em menos de 24 horas em São Sebastião

São Sebastião - Dois jovens de 19 anos foram assassinados no sábado, dia 17, nos bairros Topolândia e Itatinga, locais com grande índice de homicídios na região central de São Sebastião. O motivo e autoria ainda são desconhecidos.
O primeiro aconteceu por volta das 16 horas, na rua Silvestre Neves, próximo a Escola Josepha Santana Neves, na Topolândia. O ajudante Fábio Santos Vieira foi morto com vários tiros provenientes de arma calibre 38.
Segundo a polícia apurou no local, dois ocupantes em um Gol cinza passaram atirando. Fábio era natural de São Paulo. Ele morava no mesmo bairro do crime. O ajudante era o caçula da família.
Morte por engano? - Boatos no bairro, não confirmados pela polícia, revelaram que Fábio teria sido morto por engano. O alvo original dos assassinos seria a segunda vítima, assassinada no mesmo dia por volta das 20 horas, na avenida Itatinga, bairro do mesmo nome.
Edson da Silva Almeida também foi atingido por vários tiros no corpo. Morador na rua Onofre Santos, ele pedalava uma bicicleta quando foi assassinado. Edson nasceu em São Sebastião. As duas vítimas, que teriam aparência semelhante, não mantinham amizade, mas chegaram a estudar juntas.
Embora os dois não tivessem antecedentes criminais, a polícia suspeita que ambos conheciam bandidos no bairro e seriam usuários de drogas. Eles foram enterrados no domingo, no Cemitério Municipal de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Campeonato Mundial de Longboard em Maresias

São Sebastião - Maresias vai receber a partir de hoje os melhores surfistas de longboard do mundo, para a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Longboard da ASP (Association of Surfing Professional).
O Oxbow Pro Longboard acontece até o próximo domingo, com premiação em torno de US$ 20 mil, além de valer pontos para o ranking mundial, na categoria pranchão.
Com investimento em torno de US$ 70 mil, o evento terá caráter móvel, dependendo das condições do mar (leia previsão no Boletim do Mar, nesta página). Para isso a organização escolheu como opções as praias de Cambury e Baleia, também na Costa Sul de São Sebastião.
Ao todo, 112 atletas estarão na competição, incluindo brasileiros e estrangeiros, entre eles os brasileiros Picuruta Salazar, Amaro Matos, Paulo Kid, e Phil Rajzman, além dos estrangeiros Beau Young (filho do lendário Nat Young), Colin McPhillips (tri-campeão mundial), o havaiano Bonga Perkins (campeão em 1996), Duane de Soto, Jonathan Larcher, Jye Byrnes, Kekoa Uemura, Zack Howard e Mathew Moir.
Os destaques da região serão os surfistas Carlos Bahia (que já está pré-classificado e figura entre os dezesseis melhores surfistas do ranking brasileiro), Alexandre Abolição (vencedor da etapa do Circuito Brasileiro, em Santa Catarina), além de Cristiano Aladin e Frank do Moreira.
O evento contará com staffs, sendo dois spotters (auxiliares de juiz), dois beach marshall (responsáveis pela entrega de camisetas e regras aos competidores), além de seguranças de água e areia.
Ontem à noite os surfistas participaram de uma festa de abertura do evento, no Bar Legends, em Maresias.
O evento têm o apoio da Prefeitura de São Sebastião, Federação Paulista de Surfe e Associação de Surfe de São Sebastião.
Próximas etapas - A próxima etapa acontecerá entre os dias 3 e 6 de julho, na cidade de Caparica, em Portugal. Logo depois será a vez da cidade de San Sebastian, na Espanha, receber os surfistas entre os dias 10 e 13 de julho. A 4ª etapa será em Biarritz, na França, entre os dias 15 e 20 de julho.
O único país a receber duas etapas será o Brasil, que abrigará também a penúltima etapa, na praia de Saquarema, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 27 de julho.
A etapa final terá como cenário as clássicas esquerdas de Raglan (Nova Zelândia) e uma premiação de US$ 50 mil, além dos pontos decisivos da temporada.
Experimento - A ASP ainda não formou o ranking na categoria feminina, mas durante o Oxbow Pro Longboard, em Maresias, ocorrerá uma demonstração da modalidade.
A princípio o cronograma prevê a participação de 14 atletas, mais duas convidadas pela Oxbow.
Outra ação será a bateria para convidados, que já tem Raul Gazolla e Rodrigo Veronese confirmados.
Benção indígena e pedido pela paz - Hoje a partir das 10h, a abertura do evento contará com a participação dos índios guarani da Aldeia Ribeirão Silveira, de Boracéia.
Um coral de crianças da aldeia cantará canções em guarani e, logo depois, o cacique Vera Mirim abençoará os atletas participantes da competição.
Tradicionalmente, nas competições de surfe, os atletas realizam o “Ho’Okupu”, cerimonial havaiano de mistura das águas que os surfistas trazem de sua praia nativa.
O objetivo é pedir, como benção, boas ondas para o evento. No entanto, a Oxbow optou por homenagear os nativos brasileiros com a apresentação, em guarani, de canções da tribo de Boracéia.
Ainda no evento será realizado um ato dos surfistas de todo o mundo, que escreverão nos seus pranchões a palavra paz, em inglês, francês e português. (Fonte: Imprensa Livre)

CPI da Comtur aponta dívida de R$ 2,5 milhões em impostos

Ubatuba - Depois de dois meses investigando supostas irregularidades nas atividades realizadas pela Comtur (Companhia Municipal de Turismo), a Câmara de Ubatuba apresentará hoje, em sessão ordinária, o relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquéritos), formada pelos vereadores Domingos dos Santos, Samuel dos Santos e Charles Medeiros.
Para ajudar nos trabalhos, a CPI contratou uma empresa de auditoria, em função do grande número de documentos submetidos à sua análise.
O relatório final contêm 61 páginas de conclusão e mais duas caixas com documentos contábeis e outras duas com os cerca de 30 depoimentos, entre eles de fiscais, funcionários e membros do conselho, que estão em posse da empresa de auditoria.
Segundo o presidente da CPI, Domingos dos Santos, a conclusão do relatório apresentou diversas irregularidades. “Percebemos depoimentos contraditórios, fatos não esclarecidos, o não recolhimento de tributos cuja dívida em impostos deve chegar a R$ 2,5 milhões, enfim várias irregularidades. Nesse relatório os culpados aparecerão, inclusive, pessoas ligadas ao Executivo, que deverão responder por dívidas da prefeitura que foram repassadas à Comtur, como a compra de motos para a Guarda Municipal e horas extras de funcionários públicos pagos também com dinheiro da companhia. Enviaremos todos os documentos a Procuradoria da Justiça, Ministério do Trabalho, ao setor de fiscalização do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), ou seja, a todos os órgãos competentes onde foram detectadas irregularidades, até porque acreditamos que o relatório será aprovado por unanimidade pelos vereadores, em função das evidências”, destaca.
O presidente da Casa, Rogério Frediani, disse que só se manifestará sobre o relatório final da CPI, depois de sua apresentação. O relatório da CPI da Comtur foi concluído sem um dos depoimentos considerados mais importantes - o do prefeito Paulo Ramos.
Para não comparecer às convocações da CPI, Paulo Ramos baseou-se na Lei Orgânica do Município, através do parágrafo 2º do artigo 31, que não obriga o chefe do Executivo a ser incluído como ‘qualquer autoridade’.
Domingos dos Santos disse que, mesmo sem o depoimento de Paulo Ramos os trabalhos foram bem encaminhados. “Era interessante se ele prestasse esclarecimentos, até porque foi citado várias vezes”, disse.
Votação - Depois de discutido, o relatório final da CPI da Comtur passará por votação no Legislativo. Se aprovado, as medidas judiciais cabíveis serão tomadas, caso contrário será arquivado.
A discussão do relatório final promete esquentar os ânimos da Câmara e da população. Para que mais pessoas pessoas assistam a sessão das 19h30, será instalado um telão na avenida Iperoig, que transmitirá tudo ao vivo.
A CPI da Comtur foi criada para investigar supostas irregularidades cometidas pelo órgão no emprego do dinheiro arrecadado com a Zona Azul nas praias.
Uma das suspeitas seria de que o órgão não convertia 80% do total arrecadado (previsto por lei municipal) em obras de melhoria nas praias.
A Comtur é responsável pela cobrança do estacionamento em quatro praias da cidade – Grande, Lagoinha, Tenório e Maranduba, onde alega arrecadar fundos para investimentos na área de turismo em Ubatuba.
A Zona Azul estava suspensa por meio de decreto do legislativo, mas a prefeitura conseguiu liminar judicial para suspender os efeitos do decreto, no início de março. Atualmente a taxa é de R$ 3 por 12h no uso do estacionamento nas praias.
Sindicância - No início do mês, o prefeito Paulo Ramos pediu a instauração de sindicância para apurar eventuais irregularidades ocorridas nos últimos cinco anos na Comtur.
O período compreende três anos da administração do ex-prefeito Euclides Vigneron e dois da do próprio Paulo Ramos. Uma comissão formada pelo procurador Washington Pereira de Souza, pela secretária de planejamento Marico Utiama Egashiro, pelo contador Luiz Carlos Abreu Filho e pela chefe de contabilidade Vera Lúcia Ramos, deve concluir os trabalhos em um prazo de 60 dias, prorrogável por igual período, se necessário.
Os trabalhos estão atrasados, até porque muitos documentos estão em posse do Legislativo, que concluiu hoje o relatório da CPI. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a comissão terá total independência e acesso a documentos, inclusive para contratar profissionais especializa-dos em auditoria de contas públicas. (Fonte: Imprensa Livre)

Travessia de Ubatuba já conta com mais de 850 atletas

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Federação Aquática Paulista e com apoio da Secretaria da Juventude Esportes e Lazer do Governo do Estado de São Paulo, realizará no dia 25 de maio, ás 09:00 horas, na Praia do Cruzeiro, a 34ª Travessia de Ubatuba.
A 34ª Travessia de Ubatuba será a 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, já está incluso na Federação Aquática Paulista. São mais de 850 atletas inscritos de mais de 20 cidades do estado de São Paulo. A travessia é dividida em 03 percursos, 1.000 metros, 3.100 metros e 9.400 metros.
O percurso de 1.000 metros terá sua largada na Prainha do Matarazzo, o percurso de 3.400 metros largará do Cais do Porto e o percurso de 9.400 metros, largará da Praia do Perequê Açu, sendo a chegada dos três percursos será na Praia do Cruzeiro.
O circuíto - As categorias em disputa serão: Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil, Junior, Sênior, Máster e Absoluto. Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Esportes e Lazer, pelo telefone 3833-3818. (Fonte: ACS-PMU)

Sebrae montará incubadora de cooperativas

Ubatuba - Durante a entrega do prêmio de Prefeito Empreendedor a Paulo Ramos, de Ubatuba, o Superintendente do SEBRAE-SP, José Luiz Rica informou que a cidade poderá contar com uma incubadora de cooperativas, a segunda do Estado, pois a única existente funciona na Capital. Para isso, a entidade deverá deslocar para a cidade, no segundo semestre deste ano o projeto “Sebrae na Rua” com a montagem de trailers, havendo na sequência a transferência de uma representação em caráter permanente. A curto prazo, em decorrência do 7o lugar conquistado entre 456 municípios brasileiros que mobilizaram-se para gerar novos empregos, o SEBRAE estará desenvolvendo o projeto denominado “Projeto Ideal”, que consiste na preparação de 30 lideranças locais para reforçar a cultura empreendedora.
Ubatuba recebeu o certificado de Prefeito Empreendedor - Prêmio Mario Covas apresentando o “Projeto Cidadão” coordenado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social por meio de cursos profissionalizantes, integração e cooperação de núcleos com a comunidade e, principalmente, formação de cooperativas.
Lançado e implementado na atual administração possibilitou 200 empregos diretos e 1.800 alunos de cursos profissionalizantes. Sete cooperativas já estão em funcionamento. São elas: Cooperfigueira, Cooperbabylandia, Limpurb, Cooperuba, Coostuba, Coomabem e Cooperclean. Outras duas estão programadas até o final do ano: Cooperativa de Agricultores do Sertão do Poruba - Coopasp e Cooperativa de Manipulação de Produtos Alimentícios da Costa Norte - Copernorte.
O prefeito Paulo Ramos, ao agradecer a homenagem no último sábado, no Ginásio de Esportes “Tubão”, lembrou o compromisso de campanha e o esforço e a persistência da equipe da Secretaria de Assistência Social para viabilizar o projeto de formação de cooperativas .Disse ainda ao representante do SEBRAE a necessidade de transformar em realidade a “Rota do Artesanato”, da Casanga e da disposição da Prefeitura em continuar apoiando todas as iniciativas que possibilitem geração de novos empregos. O prefeito informou ainda a liberação de espaço para as cooperativas na feira livre e outros locais permitidos pela fiscalização. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Lombadas - Com relação a lombada que o Sr. Antonio Fernando Casas está reclamando, e todas as outras lombadas do mundo, infelizmente elas existem por existirem maus motoristas, motoristas que não respeitam sinalização nem a vida humana. Se esta está muito alta, realmente deve ser rebaixada mas não tirada, porque ali naquela região de pescadores vivem muitas crianças que atravessam a rua para brincar no areão do rio. Normalmente quem vai passar o dia na Caçandoca bebe todas e quando volta calibrado, vem rasgando e levando o que tem pela frente. Ali nunca teve sinalização e o povo vai se defendendo como pode. infelizmente é assim que funciona.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP



Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio

a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Fogueira no Promirim - © Roberto Russo

Ubatuba
Fogueira no Promirim
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante Igreja Ágape

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor