Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 26 de maio de 2003 - Nº 788 Edições Anteriores

Regisoft Pousada albatroz Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral tenta atrair turistas no inverno
   Frente fria chega com vento e reduz a temperatura na região

Caraguatatuba:
   Alunos "abraçam" rio em Caraguá para campanha
   Motoclube de mulheres reúne mil motociclistas
   Caraguá prevê construir 350 imóveis populares
   Roseli Morilla fala do World Fórum com 80 países no México
   Prefeitura prepara várias atividades para o Challenge Day
   Flores de Caraguá buscam mercado na Europa
   População exige construção de rotatória no bairro Cantagalo
   Palestra: A Previdência Social no Brasil
   Adolescentes são presos por morte de taxista em Caraguá

Ilhabela:
   Oito anos depois, polícia prende acusado de matar a mãe em Ilhabela

São Sebastião:
   São Sebastião quer criar Cidade Junina
   Comissão faz vistoria em merenda no litoral

Ubatuba:
   Ubatuba lança projeto para tratar chorume
   Prefeito é denunciado pela CPI da Comtur ao Ministério Público
   Asfalto no centro da cidade pode estar infringindo a lei
   Avenida Castro Alves é do povo
   Avenida São Paulo fica transitável
   Prefeito recebe Prêmio Empreendedor
   Feliz Aniversário, Gaiato!

   Carta do Leitor



Litoral tenta atrair turistas no inverno

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte vão investir em festas culturais, shows e campeonatos esportivos para atrair os turistas nos meses de junho e julho, período considerado de baixa temporada. Os comerciantes e a rede hoteleira vão oferecer descontos e pacotes promocionais para os turistas.
Em Caraguatatuba, as atrações terão início no dia 6 de junho com a Festa do Camarão, na avenida Arthur Costa Filho, conhecida como "Avenida da Praia". A festa comemora o término do recesso da pesca do camarão que dura três meses (março a maio), com uma variedade da culinária caiçara.
A principal atração será a tradicional festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, de 13 a 29 de junho. A abertura será oficializada com um casamento comunitário.
Para julho, as programações serão do projeto "Inverno Quente" que vai oferecer aos moradores e turistas atividades de recreação, cultural e musical. Durante o mês, de quinta a domingo haverá aulas gratuitas de aeróbica nas praias Martim de Sá, centro e na avenida da Praia, além de shows.
"Apesar do inverno, os visitantes poderão curtir as praias e as atividades de lazer", disse o secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha.
A expectativa da cidade é receber em torno de 200 mil pessoas no período.
ESPORTE - Uma programação esportiva e cultural, essa é a proposta de Ilhabela para o inverno, que terá como evento principal a Semana da Vela que acontece de 4 a 19 de julho.
A semana pretende reunir mais de 170 barcos e contar com vários profissionais como Lars Grael, campeão olímpico e atual Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer.
Outras atrações serão uma sala de cinema, exposições e shows de blues e rock. O investimento é de R$ 200 mil. A Secretaria de Turismo espera atrair 60 mil pessoas.
Em Ubatuba, está previsto eventos musicais durante julho, mas a programação vai ser definida na próxima semana, segundo a Prefeitura. (Fonte: ValeParaibano)

Principais Eventos

Caraguatatuba
- Festa do Camarão
- Festa de Santo Antônio
- Projeto "Inverno Quente" (atividades esportivas e shows)

Ilhabela
- Semana da Vela
- Shows blues e rock-pop

São Sebastião
- Festa Junina
- Festa de São Pedro Pescador
- Shows regionais

Ubatuba
- Apresentações musicais
Fonte: Prefeituras do Litoral Norte (Fonte: ValeParaibano)

Frente fria chega com vento e reduz a temperatura na região

Litoral Norte - A frente fria que chegou sexta-feira do continente deve deixar a temperatura mais baixa em todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte até o final da próxima semana.
A frente fria causou rajadas de ventos fortes e pancadas de chuva na região durante a tarde de ontem. As cidades do Litoral Norte foram as mais afetadas, chegando a registrar rajadas com velocidade de 100 quilômetros por hora, sendo que a média é de 20 a 30 quilômetros por hora.
A travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela foi interrompida por pouco mais de uma hora na tarde de ontem. Em Ubatuba, um homem teve ferimentos leves ao ao ser atingido por um muro que caiu devido à ação do forte vento.
Pelo menos três árvores caíram e uma casa ficou destelhada em Caraguá. Em São Sebastião, dois incêndios em mata foram alastrados pela ação do vento forte e uma árvore caiu.
PREVISÃO - A previsão do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é que o tempo permaneça chuvoso hoje de manhã e nublado à tarde.
Para amanhã, o sol deve aparecer no Vale do Paraíba e Litoral Norte, mas a expectativa é que os termômetros continuem em queda.
As temperaturas mínimas chegam a 6ºC na região de Campos do Jordão e 13ºC no Vale durante a madrugada de domingo. Há previsão de nevoeiros pela manhã e geada à noite nas áreas de serra.
Para o meteorologista do CEPTEC, Antônio Sérgio Pereira da Silva, as temperaturas só deverão voltar a subir a partir da próxima sexta-feira. "Uma massa de ar frio e seco deve permanecer após a passagem da frente fria." (Fonte: ValeParaibano)

Alunos "abraçam" rio em Caraguá para campanha

Caraguatatuba - Cerca de 700 alunos da escola municipal Professor João Baptista Gardelin, do bairro Poiares, em Caraguatatuba, fizeram na última sexta-feira um abraço simbólico às margens do rio da Paca. O "abraço" contou com a participação de mais 300 pessoas e marcou o início da arborização no local. O rio passa nos fundos da escola. Segundo a diretora da escola, Andréia de Cássia Gama, pelo menos 500 mudas serão plantadas até agosto. "Nossa idéia é conscientizar os alunos e moradores sobre importância da recuperação e preservação do rio", disse a diretora. (Fonte: ValeParaibano)

Motoclube de mulheres reúne mil motociclistas

Caraguatatuba - Cerca de mil motociclistas participaram na sexta-feira da abertura do evento do quinto aniversário do motoclube Garotas do Asfalto. O evento teve como atrações desfiles de mulheres motociclistas, bandas de rock, som mecânico e exposições. A expectativa era receber cerca de 1.000 motociclista e 20 mil turistas até domingo. "A comemoração do aniversário do motoclube vai movimentar a cidade", disse o secretário de Turismo, Paulo Noronha. O evento foi realizado na avenida da Praia, no centro. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá prevê construir 350 imóveis populares

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba pretende construir 350 casas populares em uma área de cerca de 80 mil metros quadrados no bairro do Juqueriquerê, região sul do município. O prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) assinou um decreto declarando de utilidade pública o terreno, dando início ao processo de desapropriação. O secretário municipal de Habitação, Leandro Borella, disse que a área é boa para a construção das moradias porque fica próxima de escolas, postos de saúde e possui infra-estrutura como redes de água e esgoto. (Fonte: ValeParaibano)

Roseli Morilla fala do World Fórum com 80 países no México
Projetos da educação infantil de Caraguá fizeram sucesso, serão divulgados e até implantados em outros países

Caraguatatuba - A Secretária Municipal de Educação de Caraguatatuba reuniu-se com alguns representantes da imprensa local para falar sobre a sua participação no “World Fórum - As melhores idéias para cuidar de nossas crianças”, congresso no qual Caraguá foi destaque, encerrado no dia 16 de maio. A secretária participou do encontro que reuniu 80 países juntamente com a coordenadora da Fundação Orsa, Vera Melis, divulgando o Progepi - Programa de Gestão Pedagógica para a Infância, realizado nos Centros de Educação Infantil do município. Segue uma entrevista obtida durante a coletiva na Secretaria de Educação, na última quarta-feira, dia 21.

PMC: Qual a importância deste encontro?
Roseli Morilla: Foi importante para que outros governos possam olhar e investir mais na educação infantil. A Prefeitura de Caraguá em parceria com a Fundação Orsa consegue, hoje, realizar o Progepi que revolucionou o ensino para as crianças de 0 a 6 anos. Nosso projeto foi apresentado com muito sucesso no World Fórum. Também foi importante para nós pela troca de experiências. Foram quatro dias de plenária que proporcionaram muita discussão e troca de informações.

PMC: Quais assuntos você poderia destacar?
Roseli Morilla:
-A valorização da 1ª infância e sua importância para a alfabetização;
Legislação para os direitos da criança - não aqueles direitos do Estatuto da Criança, mas também o direito de se expressar, de não querer fazer algo que a obriguem, de chorar, de se sujar, de ser amada e compreendida, etc.
- Também foi debatida a tecnologia no desenvolvimento profissional, programas de atualização para os profissionais da área e programas inovadores como as teleconferências; muito utilizadas em outros países;
- A importância de preservar a cultura com o resgate das músicas e das brincadeiras antigas com as crianças;
- O toque pessoal das civilizações e as experiências indígenas;
- A violência, que foi abordada de duas maneiras: os meios de comunicação que estimulam a violência, até mesmo com os heróis dos desenhos infantis; e a violência doméstica, duas questões que precisam ser revistas;
- Outro tema foi a exclusão de crianças portadoras de necessidades especiais,
- Apoio e prioridade em empregar as jovens mães solteiras para que elas possam rapidamente construir sua família;
- Um tema que nos alertou foi sobre programas para crianças afetadas pela AIDS que são crianças que já sofrem com a discriminação desde cedo e que merecem uma atenção toda especial.
-O jogo e a música como fonte de conhecimento;
-A importância de se investir na primeira infância. Financiamentos e grandes empresas poderiam investir mais.
-Outro assunto que considero bastante sério é a necessidade e o papel da imprensa no processo de divulgação e informação à população.

PMC: Como está a nossa educação infantil comparada a outros países?
Roseli Morilla: O Fórum foi uma grande oportunidade de perceber o quanto o nosso município está avançado, e que estamos no caminho certo. Outros países muito mais desenvolvidos não proporcionam um atendimento à criança como é feito aqui em Caraguá. Pena não ser uma realidade em todo o Brasil.

PMC: O que Caraguá mostrou durante o Fórum?
Roseli Morilla: Mostramos como é trabalhada a educação de crianças de 0 a 6 anos, nossos lactários diferenciados, os projetos que tem aumentado a participação da família na escola e consequentemente na educação de seus filhos. Mostramos os ambientes criados na escola para fazer com que a criança aprenda brincando as noções do mundo e da comunidade em que está inserida, como lanchonete, supermercado, cabeleireiro, camping, ambientes feitos com materiais recicláveis. Falamos ainda do toque da borboleta que são massagens feitas por nossas berçárias. Mostramos como estamos ensinando aos pais a brincar com seus filhos, estas e muitas outras questões são trabalhadas por psicólogos, assistentes sociais bem como todos os funcionários da escola e voluntários que atuam no projeto “Pais Cidadãos, um sonho possível”. Falamos da “Tarde da Cidadania”, um programa de geração de renda para famílias, passamos um filme sobre nossas escolas, divulgamos nosso programa de constante formação dos técnicos, desde os educadores até a cozinheira, e como todos são muito integrados em nossas escolas.

PMC: E a boneca Emília?

Roseli Morilla: A boneca Emília faz parte do projeto Contando Histórias, no qual um educadora vestida como a boneca, conta histórias para as crianças. Uma boneca Emília feita por mulheres do Projeto de Geração de Renda da Assistência Social, foi levada para mostrar um vídeo sobre nossas crianças, para que outros países pudessem ver como são atendidas em nossos Centros de Educação Infantil. O sucesso foi tão grande que agora, a boneca fará uma jornada entre várias escolas dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

PMC: O que os representantes de outros países acharam?
Roseli Morilla: Nosso trabalho foi muito elogiado e considerado um exemplo a ser seguido, principalmente pelos países da América Latina que têm realidades e culturas parecidas com a nossa. No dia 6, educadoras do Paraguai farão uma visita a nossas escolas para conhecer de perto nossos projetos pedagógicos e aplicá-los nas escolas infantis de Asunción. (Fonte: PMC)

Prefeitura prepara várias atividades para o Challenge Day
Volei, aeróbica, futebol e até prova pedestre poderão ser praticados no próximo dia 28 em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá vai participar do Challenge Day - O Dia do Desafio, na próxima quarta-feira, 28, quando o município disputará com o município de Itatiba. A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação já está organizando em diversos pontos da cidade, eventos com atividades esportivas para que os moradores possam participar. A participação de cada um durante pelo menos 15 minutos de exercício físico já é suficiente para o registro de pontos.
Na Praça de Eventos, à partir das 8 horas, haverá concentração de várias atividades como futebol, volei, aeróbica, além de atividades adaptadas para a terceira idade estarão animando o Dia do Desafio em Caraguá. Os ginásios do Perequê-Mirim, Tinga, Poiares, Barranco Alto e Casa Branca também terão atividades para toda a comunidade.
Uma prova pedestre está sendo organizada para crianças de 9 a 13 anos, nas categorias masculino e feminino. O percurso terá 1.000 (mil) metros. A saída vai acontecer em frente ao Caraguá Praia Shopping. O destino será a Praça de Eventos. Haverá quatro largadas e premiações com troféus e medalhas para os primeiros colocados.
As academias, os clubes esportivos filiados a Licaf-Liga Caraguatatubense de Futebol, e diversas empresas irão participar do Challenge Day com a mobilização de centenas de pessoas.
A população também poderá participar de sua própria casa, no bairro, no escritório ou na empresa onde trabalha, para que a sua participação possa ser computada.
Esta competição é realizada no mundo todo há doze anos para promover a atividade física entre moradores de cidades que têm número de habitantes equivalente. A principal meta dessa iniciativa é o combate ao sedentarismo. O importante não é gerar vencedores, mas constatar que o “desafio de participar” foi vencido pela comunidade. (Fonte: PMC)

Flores de Caraguá buscam mercado na Europa

Caraguatatuba - Flores de Antúrios cultivadas em Caraguá estão participando de exposições na França e Portugal. A iniciativa do produtor Marcelo Meireles é conquistar mercado para exportar suas flores e expandir a atividade no município. O cultivo do antúrio, visando a exportação, teve início há dois anos. Uma cooperativa está sendo formada na cidade com o objetivo de aumentar a produção para atender o mercado externo.
O antúrio é uma planta com cerca de um metro e meio de altura, cuja flor é muito utilizada em decoração interna e arranjos florais. Seu cultivo é basicamente orgânico. A planta precisa de sombra, água fresca e material orgânico. As flores resistem 30 dias após a colheita. Existem no Brasil 21 variedades de anturios. No mercado nacional, uma dúzia custa cerca de R$ 20 reais.
As flores de Caraguá foram levadas para a exposição Salão do Vegetal, nos arredores de Paris, pelo casal francês, Jean Marie e Cristine Veuvy , do laboratório Arthur Nogueira, na região de Holambra. Outros anturios foram encaminhados, também, na semana passada, para exposição em Portugal, na região do Algarve. “Inicialmente, estamos apenas colocando nossas flores a disposição do mercado externo. Futuramente, poderemos dar início a exportação”, comentou Meireles. A iniciativa de buscar mercado na Europa conta também com o apoio do Instituto Brasileiro de Floricultura.
O antúrio cultivado em Caraguá tem chamado a atenção dos especialistas. As mudas enviadas pelo IAC-Instituto Agronômico de Campinas vem se destacando pelas cores, brilho, comprimento do cabo e durabilidade. Meireles tem 10 mil plantas prontas para comercialização e outras 12 mil ainda em cultivo. O grupo de produtores que inclui Meireles e outros três agricultores da cidade encomendou do laboratório do IAC em Campinas 50 mil mudas, já chegaram 20 mil.
“Queremos criar uma nova alternativa para a agricultura na região”, afirmou Meireles. Ele que há dez anos cultivava legumes, pimentão, jiló, entre outros, trabalha com plantas ornamentais em hotéis e residências do Litoral Norte e da capital. O Litoral Norte que foi importante produtor de hortaliças e legumes , ganhou destaque nos últimos dez anos com o cultivo de gengibre para exportação. A cidade é uma das maiores produtoras de gengibre no país. (Fonte: PMC)

População exige construção de rotatória no bairro Cantagalo

Caraguatatuba - Mais de 150 pessoas, entre comerciantes, moradores dos bairros Martin de Sá, Cidade Jardim, Cantagalo e Terralão, estiveram reunidos ontem na Câmara Municipal para discutir com os vereadores, com o engenheiro do DER, Silas de Oliveira e o fiscal das obras na Rodovia Rio Santos, Aquino Yuri, a possibilidade da implantação de uma rotatória em frente à entrada do bairro Cantagalo.
Apesar da reivindicação ter vindo à tona há uma semana com a paralisação da Rodovia no último domingo, o assunto foi tratado em várias reuniões realizadas nos últimos anos. “Nada disso precisaria estar acontecendo se tivessem nos ‘atendido’ antes. Este é o momento de reivindicarmos, porque a obra esta no início e assim podemos ‘complementá-la’ com apenas uma rotatória”, explica o presidente da Associação dos Moradores da Martin de Sá, Alberto Conceição Caetano.
Aquino Yuri, fiscal da Enger, empresa que fiscaliza a obra explicou que levará as reivindicações à sua diretoria. “Posso explicar sobre a parte técnica e não administrativa. Acredito que no mínimo demoraria uns 40 dias para que no projeto seja implantada a rotatória. No trecho dos bairros Sumaré até o Casa Branca haverá três retornos e algumas lombadas, com distâncias de pelo menos 5 km uma da outra”.
O vereador Celso Pereira diz que achou um desrespeito com a população, o não comparecimento de autoridades do DER e órgãos envolvidos. “Uma moção de repúdio poderá ser encaminhada, principalmente ao representante do DER no Litoral Norte”.
O vereador Agostinho Lobo parabenizou a ação organizada da comunidade. “Com a mobilização podemos até embargar a obra, se for necessário”.
A vereadora Madalena Facchine ressaltou a ausência do prefeito Antonio Carlos, que atendia normalmente no seu gabinete, que fica no prédio ao lado da Câmara. “Com o poder de influência que o prefeito tem com o governador, um simples telefonema poderia resolver este problema da construção da rotatória. Falta vontade política, esta foi mais uma demonstração de não amizade e desrespeito do prefeito com seus eleitores”.
A vereadora Dalva Santana ressaltou que esta é uma obra do Estado e que o município tem limitações para interferi-la. “Este problema vem sendo discutido desde quando o projeto do DER estava sendo desenvolvido. E o problema não é só com a região norte, mas os bairros da região vão sofrer com o mesmo problema da construção do guard-rail com altura de 1,20 m, que impedirá a passagem de pedestres de um lado para o outro da rodovia”.
O presidente da Câmara, Wilson Gobetti, deixou à disposição da população o apoio do legislativo. O presidente da Associação Comercial e Indus-trial de Caraguá, Jorge Washington, diz que a mobilização é um movimento de cidadania, perfeitamente correto. “Antes o comércio não tinha força política, hoje tem. Não devemos procurar quem não agiu até agora”, afirmou.
O vereador Anderson Bertoncini, lider do prefeito Antonio Carlos na Câmara, disse que nem tudo é possível. “A população tem que entender que os engenheiros não podem fazer tudo que querem”. Ele foi vaiado pelos presentes mais de uma vez.
O manifestante Rodualdo Facchine lembrou que um guard-rail não é obstáculo para uma criança. “Se a rotatória não for construída agora, depois será tarde, porque muitos irão morrer nesta rodovia. Este é um problema social. O Rodoanel, que é a obra mais de importante da América Latina, foi mudado três vezes e agora está parado para estudo de novo projeto”.
O engenheiro civil Joel diz que 160 apartamentos começariam a ser comercializados na Cidade Jardim e que ele recebeu ordens de ‘diminuir’ o andamento das obras devido à falta de acesso ao bairro.
A reunião não pode ser considerada Audiência Pública devido à burocracia do Legislativo, que prevê maior prazo para divulgação. Uma Audiência está sendo marcada ainda para este mês, na qual os representantes do DER, do BID, da Enger-Fiscalizadora da Obra responderiam sobre a viabilidade das reivindicações. (Fonte: Imprensa Livre)

Palestra: A Previdência Social no Brasil

Caraguatatuba - O Grupo GESTO MÓDULO, grupo de estudos sobre o Terceiro Setor, do curso de Administração de Empresas e o curso de Direito, das FACULDADES INTEGRADAS MÓDULO, promovem uma palestra sobre a Previdência Social no Brasil.
Será palestrante a Profª. Ms. Maria José Giannella Cataldi, advogada trabalhista, professora universitária, Mestre em Direito pela PUC de São Paulo e atualmente concluindo doutorado na mesma instituição.
Segundo os organizadores, um resumo histórico da Previdência Social no Brasil inicia a palestra a que se seguirá uma abordagem dos aspetos relativos às transformações recentemente propostas para o sistema e que estão sendo debatidas pelos orgãos governamentais e sociedade em geral, com larga difusão nos meios informativos.
A palestra acontecerá na próxima quarta feira (28/05, em dois horários, uma sessão de manhã, às 11 horas, e outra à tarde pelas 17 horas. O local da palestra é o Auditório Ângelo Fonseca Nogueira, das FACULDADES INTEGRADAS MÓDULO, no centro de Caraguatatuba. A entrada é franca e o convite se estende a todas as pessoas e empresas que tenham interesse pelo tema. (Fonte: Módulo)

Adolescentes são presos por morte de taxista em Caraguá
Polícia flagra dois menores com objetos da vítima em uma casa em São Sebastião

Caraguatatuba - Dois adolescentes, ambos de 17 anos, foram detidos ontem de manhã em Caraguatatuba acusados da morte do taxista Pedro Reinaldo Costa, 31 anos, ocorrida na última quarta-feira.
Os menores M.A.S.J. e L.A.F. confessaram ter atirado na vítima. A dupla foi detida em uma casa no bairro da Enseada, na costa norte de São Sebastião. Eles disseram à polícia que mataram o taxista pois precisavam de um carro para viajar.
A polícia chegou até os suspeitos durante uma operação. Na casa onde estavam os suspeitos, mais sete menores foram detidos. No local foram encontradas 30 pedras de crack, cocaína, objetos furtados e um recibo de táxi com o nome da vítima.
Segundo o delegado do 3º Distrito Policial de São Sebastião, Mucio Mattos Monteiro de Alvarenga, os menores estavam sendo procurados por um assalto a um estabelecimento comercial.
Os dois menores suspeitos da morte contaram à polícia que planejaram o assalto pois precisavam de um carro. A suspeita da polícia é que eles iriam para Lorena comprar drogas. M. é morador de São Sebastião e L., de Lorena.
Os dois teriam aproveitado que Costa estava sozinho, por volta das 20h de terça-feira, em um ponto de táxi no centro, e teriam rendido a vítima.
Segundo a polícia, o taxista foi levado para o bairro Pegorelli, região periférica, onde foi obrigado a sair do carro e deitar no chão. Os menores disseram à polícia que queriam talão de cheque, cartão de crédito e dinheiro, mas o taxista não tinha nada. Um deles teria atirado na nuca de Costa com um revólver calibre 38. A vítima foi encontrada pela polícia na manhã seguinte.
"Eles (menores) mataram a vítima sem motivo pois não ficaram com nenhum objeto. Depois do crime, os dois retiraram o toca-fitas do carro e seguiram para São Sebastião, onde o veículo foi abandonado", disse o delegado.
Os menores serão apresentados à Vara da Infância e do Adolescente. O delegado afirmou que eles poderão ser levados para a Febem (Fundação Estadual de Bem-Estar do Menor), na capital.
Os outros sete menores também ficaram detidos e devem ser apresentados à Justiça.
REVOLTA - Familiares do taxista disseram ontem que ficaram mais aliviados com a prisão dos menores. O crime chocou a cidade e revoltou taxistas.
A dona-de-casa Luziane Costa, 32 anos, cunhada do taxista, disse que teme que os suspeitos sejam soltos, pois são menores, e matem outras pessoas.
"Ficamos aliviados pois o crime foi esclarecido, mas queremos justiça. Os menores devem ser punidos e presos", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Oito anos depois, polícia prende acusado de matar a mãe em Ilhabela

Ilhabela - Depois de oito anos, a Polícia Civil conseguiu descobrir o paradeiro de Laércio Oliveira Atti, 28 anos, preso no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, na tarde de quarta-feira, dia 21. Ele é suspeito da morte da mãe, a secretária Maria Aparecida de Oliveira, na época com 35 anos, ocorrido em março de 1995, em Ilhabela.
O crime chocou os moradores da cidade. A vítima era uma pessoa conhecida e ex-mulher do empresário Laerte Atti. A suspeita sobre o filho começou ainda no mesmo ano do crime, após o resultado do exame residuográfico de suas mãos dar positivo, ou seja, revelar que Laércio disparou no dia do crime.
Mariazinha ou Cida, como a vítima era conhecida, morreu atingida por três tiros na cabeça, peito e barriga. A suspeita contra Laércio cresceu quando ele foi embora da cidade, logo após saber do resultado. Com um mandado de prisão em seu nome, ele foi considerado foragido desde então.
A equipe de investigação de Ilhabela descobriu seu paradeiro no Balneário de Camboriú. O delegado Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho fez contato com a Polícia Civil catarinense, que providenciou a prisão. Ele deverá ser removido, na próxima semana, para Ilhabela, onde é aguardado para depoimento.
Mistério - Ainda há mistério na morte de Mariazinha, pois se o filho é suspeito, a polícia não sabe o motivo, que poderá ser revelado por Laércio. Segundo o delegado, há dúvida também quanto à participação de mais pessoas no crime, pois a perícia constatou que a vítima foi morta com dois tipos diferentes de calibre, 38 e 7.65.
Na ocasião do assassinato, o então delegado que investigava o crime, Orley Siqueira, declarou que tinha certeza que o autor do crime era conhecido da família, pois o cachorro (um pastor alemão) não latiu durante o período do assassinato.
O corpo da vítima, que estava deitado na cama, foi encontrado pelo filho Laércio, que na época declarou à polícia ter saído de casa para telefonar e quando voltou deparou com a mãe morta.
Várias pessoas foram ouvidas durante as investigações, incluindo o ex-marido e um ex-companheiro, que teria estado com a vítima na noite anterior ao crime. Ambos tiveram a participação do crime descartada, no decorrer da apuração, ficando o filho como principal suspeito. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião quer criar Cidade Junina

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião pretende criar uma "Cidade Junina" para atrair os visitantes. A partir do dia 13 de junho, acontecerá uma festa junina que vai reunir as comemorações de São Antônio (dia 13) e São João (dia 22).
Com o nome de "Caruaru é Aqui" as atrações da festa serão as barracas de comidas típicas, o concurso de quadrilhas e os shows regionais. Para o dia 29, a animação ficará por conta da Festa de São Pedro Pescador, que terá procissão de barcos e corrida de canoas.
A expectativa da cidade é receber 10 mil turistas a cada dia. (Fonte: ValeParaibano)

Comissão faz vistoria em merenda no litoral

São Sebastião - Um grupo de vereadores começou a vistoriar ontem creches e escolas estaduais e municipais de São Sebastião para analisar se há alguma irregularidade na distribuição da merenda escolar. O vereador Wagner Teixeira (PV) disse que convidou outros vereadores para realizarem as visitas, após a suposta intoxicação ocorrida no início de maio na escola municipal Maria Alice Rangel. Cerca de 40 alunos tiveram que ser levados para o posto de saúde com dor de estômago e vômito. O laudo sobre a análise das amostras da merenda ainda não foi divulgado. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba lança projeto para tratar chorume

Ubatuba - Depois de receber a confirmação no início do mês pela Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), de que o projeto do chorume se classificou entre os nove melhores do Litoral Norte e que receberá financiamento do fundo, a Prefeitura de Ubatuba pretende, assim que a verba for repassada, iniciar o projeto de tratamento do chorume no depósito de lixo municipal.
Ao todo 13 projetos foram apresentados ao CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográ-ficas do Litoral Norte) para concorrer a R$ 1,1 milhão, disponíveis neste ano.
A Prefeitura de Ubatuba foi a terceira classificada, para a adoção de projeto de tratamento de chorume.
Atualmente o chorume do aterro da cidade é jogado no Rio Grande, sem o devido tratamento.
Com o projeto a Prefeitura de Ubatuba pretende realizar o tratamento do resíduo em dois tanques e depois mandá-lo para estação de tratamento do bairro Ipiranguinha. Depois de tratado e com 100% de pureza, o chorume seria então despejado para o Rio Grande.
Segundo o chefe dos serviços públicos, ligado a Secretaria de Obras, Pedro Paulo de Barros, a intenção do projeto é diminuir o impacto ambiental causado pelo chorume.
O chorume é um líquido fétido produzido pela decomposição do lixo. Seu resíduo tem potencial altamente poluidor. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito é denunciado pela CPI da Comtur ao Ministério Público

Ubatuba - Depois de pouco mais de quatro horas de sessão, a Câmara de Ubatuba aprovou o relatório apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou possíveis irregularidades na administração da Comtur.
O relatório foi resultado de dois meses de investigações realizadas pelos vereadores Domingos dos Santos, Samuel dos Santos e Charles Medeiros, membros da comissão.
Devido ao grande número de documentos e diante de graves indícios, foi contratada uma empresa de auditoria que realizou a análise da documentação.
O relatório final apresentado possui mais de 60 páginas de conclusão, além de duas caixas cheias de documentos contábeis e duas com cerca de 30 depoimentos colhidos durante os trabalhos, quando foram ouvidos fiscais, funcionários da empresa e membros do conselho.
Aliás, de todos os convocados para depor, apenas três deixaram de comparecer. O prefeito Paulo Ramos, um dos mais aguardados, faltou a dois depoimentos marcados. Da primeira vez, ele alegou compromissos agendados fora do município, em reunião marcada com o governador do Estado. Na segunda, porém, ele utilizou-se da Lei Orgânica do município, por meio do parágrafo 2º do artigo 31 que não obriga o chefe do Executivo a ser incluído como ‘qualquer autoridade’, se reservando ao direito de ser ouvido apenas em juízo.
Os outros dois que se negaram a falar à CPI foram Fábio Bischof, filho do ex-presidente da companhia, e proprietário da Pousada Manobra, o que o relatório aponta como “um agravante, diante das irregularidades constatadas em documentos e citações que fazem referência aos seus cargos e funções”. E, por último, o diretor financeiro da companhia, Claudino Veloso, que não atendeu à convocação.
A Sessão - De acordo com a apresentação feita durante a sessão ordinária, os indícios de irregularidades chegam, em alguns, casos a serem grotescos.
O jornal A Semana teve acesso a todo o texto do relatório e vai registrar alguns dos casos mais absurdos, como o da compra de 200 quilos de alho e 700 quilos de chuchu, destinados à Polícia Militar.
Durante a leitura do relatório, feita pelos vereadores Charles Medeiros e Eduardo César, o público presente lotou as dependências da Casa de Leis e os que não puderam ficar dentro do plenário acompanharam as explanações do lado de fora, por meio de um sistema de exibição que utilizou a parede do prédio como telão.
A apresentação indicou, ao final, que a Companhia possui hoje cerca de R$ 2,5 milhão de dívidas, principalmente de impostos que não foram recolhidos, em especial ao INSS.
Enquanto os presentes aguardavam o início da sessão, um panfleto com dizeres contrários ao presidente da Casa, Rogério Frediani, foi distribuído. Esse panfleto gerou um boletim de ocorrência, até porque insinuava o PT como autor da divulgação, o que foi negado pelo vereador Domingos dos Santos, a maior liderança do partido na Câmara.
A votação - Após a leitura, os vereadores fizeram uso da palavra para se posicionarem a respeito do relatório, antes do início da votação.
Mais uma vez, os vereadores Charles Medeiros, Eduardo César e Domingos dos Santos foram duros em suas críticas, em especial ao prefeito Paulo Ramos.
O vereador Ricardo Cortes se pronunciou inicialmente contra o relatório. Sem muita clareza, deixou a entender que seria voto contrário, mas, para surpresa de muitos, foi um dos que votaram a favor do texto do relatório.
Já o vereador Ricardo Barbosa, que têm sido um dos maiores defensores do prefeito Paulo Ramos na Câmara, disse ter entendido tudo o que foi apresentado e também defendeu o encaminhamento do relatório para o Ministério Público. Porém, ele foi o único voto contrário. Como justificativa, ele disse que, pela lei, não haveria necessidade da votação e por isso se posicionou de maneira contrária não ao relatório, mas sim à votação.
Por conta do posicionamento do vereador Ricardo Barbosa, o presidente da Câmara Municipal, Rogério Frediani, fez uso da palavra para dizer que possuia um parecer do Cepam que permite que ele crie CPI no momento em que quiser, sem a necessidade de aprovação dos demais vereadores.
A fala deixou insatisfeito o ex-presidente da casa, o vereador Gérson de Oliveira, que, irritado, se disse desconhecedor dessa possibilidade.
O relatório aponta desmandos administrativos - Um dos pontos que chegaram a ser motivo de risos entre os presentes foi a leitura da declaração do atual presidente da Comtur, Guilherme Carneiro Bastos Neto (ele era o contador na gestão do ex-presidente Luiz Bischof), que justifica os questionamentos a respeito de em apenas 20 dias terem sido faturadas notas de fornecimento de alimentos da ordem de 4,4 toneladas, que teriam sido enviados à Polícia Militar, com destaque para 220 quilos de alho, 280 kg de cebola, 700 kg de chuchu e 600 kg de acelga, como “referente ao atendimento ao reforço policial que esteve aqui”.
Consta do relatório também um quesito referente a “irregularidades e ilegalidades nas notas fiscais não contabilizadas”.
Neste ponto, o relatório começa questionando o fato que, de acordo com a nota fiscal 190, foi efetuada junto à empresa MariaAlves Ubatuba Hidráulica e Elétrica Ltda., uma compra no valor de R$ 130,19, que teria sido paga com cheque. Porém, segundo apurado, tanto o cheque, quanto a nota fiscal não foram contabilizados.
Sobre o quesito combustíveis, o relatório descreve o fato de a Comtur ter quatro carros e duas motos (além das três motos doadas à Guarda Municipal), mas de existir notas fiscais de abastecimentos feitos à base de óleo diesel em alguns desses veículos, assim como à base de álcool. A empresa de auditoria constatou também que foram efetuados “pagamentos de valores somados no total das Notas Fiscais, sem os devidos comprovantes de abastecimentos”, isso sem contar o pagamento em duplicidade no total das Notas Fiscais.
Para o ex-presidente da empresa, Luis Bischof, não há nada a esconder com relação aos dois anos em que ficou à frente da Comtur. Ele ressalta que aumentou a receita de R$ 550 mil para mais de R$ 1,2 milhão. Bischof admite que errou em certos atos políticos, atendendo às necessidades do município, como a aquisição de motos para a Guarda Municipal; ajuda para a o setor de fiscalização, entre outros. O ex-presidente garante que tem a consciência tranqüila, com a certeza de que mais acertou do que errou.
Na opinião dele, os pagamentos efetuados pela Comtur são de responsabilidade do contador, pois cabe a ele verificar a veracidade dos fatos. Ele destaca que recebia os cheques prontos, referentes às notas fiscais e assinava em conjunto com o diretor financeiro, e que se tivesse de verificar cada nota fiscal, cada pagamento, por menor ou maior que fosse, ele não necessitaria de contador e acabaria sem condições de trabalhar pelo turismo da cidade.
Diante de tudo isso, ele explica que vai aguardar o desenrolar dos fatos, cabendo à justiça julgar os atos que ele praticou à frente da companhia, sempre ressaltando ter a consciência de que fez o melhor dentro das condições que tinha, pela Comtur e pela cidade.
O parecer final aponta “para desobediência aos preceitos legais, ao estatuto da Comtur, à moralidade e responsabiliza” ex-presidentes, diretores e o atual presidente da entidade.
O relatório afirma que as apurações “evidenciam suficientemente as infrações político administrativas e ilícitos praticados pelo Sr. Paulo Ramos de Oliveira, prefeito municipal (...) (...) por burlar o limite de gasto com funcionalismo, por co-responsabilidade nos ilícitos trabalhistas, fiscais e temerária praticados por diretores de sua confiança...”.
Diante de tudo o que foi exposto e com a aprovação do relatório pela Câmara, a expectativa fica por conta do posicionamento da justiça, já que os documentos foram enviados ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. (Fonte: Jornal A Semana)

Asfalto no centro da cidade pode estar infringindo a lei

Ubatuba - Segundo o artigo 137 do Decreto Estadual nº 13426, de 16/03/1979, que trata do processo de tombamento e dá outras providências:
“Artigo 137 - Nenhuma obra poderá ser executada na área compreendida num raio de 300 (trezentos) metros em torno de qualquer edificação ou sítio tombado, sem que o respectivo projeto seja previamente aprovado pelo Conselho, para evitar prejuízo à visibilidade ou destaque do referido sítio ou edificação.”
Sendo assim subtende-se que os respectivos círculos representando os 300 metros de restrição no entorno do Casarão do Porto e prédio da Câmara se sobrepõem, uma vez que ambos incluem-se na lei citada. O prédio da Câmara Municipal foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), em 13 de dezembro de 1985, decretado pela Lei 24.161/85, o mesmo órgão que tombou o Sobradão do Porto, em 11 de outubro de 1975, através da Lei 369/75, que também é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Sem considerarmos ainda os prédios do Fórum e da Cadeia velha.
A questão que se faz toda a população é: “Quais foram as regras usada pelas nossas autoridades perante a lei para mexerem nos paralelepípedos e meio-fios que fazem parte do raio dos 300 metros dos prédios tombados?”
Afinal, nós fazemos parte também da construção da história da cidade, seja ela boa ou ruim. Assim acreditamos que todo munícipe merece um esclarecimento público do fato que aflige a grande parte da população. (Fonte: Jornal A Semana)

Avenida Castro Alves é do povo

Ubatuba - Até que enfim podemos fazer este comentário! Depois de anos de espera, um pedaço da avenida de uns 200 metros que não tinha asfalto recebeu na semana passada uma camada asfáltica. Desta forma, deu uma valorizada maior no bairro. Esta que poderia ser uma opção para o trânsito já caótico do Itaguá nos feriados e férias, nunca recebeu a importância necessária como uma via de escoamento de trânsito. Os ubatubenses que conhecem a cidade, muitas vezes já usam a referida avenida como uma via rápida de acesso ao bairro ou à cidade.
A prefeitura poderia ter aproveitado as máquinas no bairro e ter feito uma operação tapa-buraco na avenida inteira, pois em vários pontos da mesma dá dó do carro e do bolso, pois não há suspensão que agüente enfrentar os buracos do asfalto.
Muitos dos problemas de ruas asfaltadas na cidade não são culpa da prefeitura. Principalmente no bairro do Itaguá, as empreiteiras contratadas pela Sabesp para fazer a rede de esgoto do bairro simplesmente destruíram as ruas e, na grande maioria dos casos, os locais onde ela repôs o asfalto ficou uma porcaria. Muitos buracos se iniciaram por culpa destas obras e hoje as empreiteiras não reconhecem a culpa.
A prefeitura fez recentemente um acordo com as empreiteiras para que recuperem os locais onde elas fizeram emendas, tanto no asfalto como em outras ruas da cidade. A princípio, até vimos homens trabalhando e recuperando certas ruas, mas, em certos casos, a recuperação está pior do que o que estava. Obras públicas deveriam ter a liberação do dinheiro só após a aprovação da comunidade. (Fonte: Jornal A Semana)

Avenida São Paulo fica transitável

Ubatuba - Nesta semana, o departamento de obras da prefeitura municipal fez um bom trabalho na av. São Paulo, no Perequê-Açu, que deveria ser hoje a principal avenida de saída do bairro sentido centro, mas até hoje não teve a importância devida.
Na administração passada, a prefeitura fez uma parceria com a comunidade e a valeta que tinha no meio da avenida recebeu tubulões para o escoamento das águas. Já nesta administração, outra parceria foi feita com a prefeitura para a colocação de guia e sarjetas, mas após esta parceria a avenida foi inteira abandonada e não recebeu nenhum nivelamento, ficando intransitável. Já houve caso em que um comerciante não agüentando mais ver o mato na avenida perto da praça contratou uma máquina e caminhões e fez a limpeza de parte da rua.
Hoje, após um serviço bem feito do departamento de obras, a avenida voltou a ficar transitável.
Os moradores e freqüentadores da avenida agradecem o departamento de obras pelos serviços prestados e solicitam se não há condições da prefeitura instalar umas luminárias na avenida, pois ela fica dentro da cidade e só tem uma luminária em toda a sua extensão, luminária esta paga por um morador. Iluminação pública não é luxo, é sim segurança para os moradores. Hoje ninguém tem coragem de passar pela avenida à noite, pois é um breu só. (Fonte: Jornal A Semana)

Prefeito recebe Prêmio Empreendedor

Ubatuba - O prêmio Mario Covas para o Prefeito Empreendedor é um reconhecimento aos grandes lideres que apostaram nas novas safras, que incentivam e fortalecem a cultura empreendedora em seus municípios e que cuidam das melhores condições para fazer germinar e frutificar as micro e pequenas empresas.
Um time cada vez maior de prefeitos trabalha nessa transformação, aliando ações planejadas a políticas públicas e associativismo, e merece ser reconhecido.
Seja promovendo a educação e cultura empreendedoras, identificando vocações econômicas, viabilizando negócios relacionados a elas por meio de facilitação de crédito ou reduzindo a burocracia, os prefeitos podem liderar mudanças que favoreçam o desenvolvimento não só local, mas também regional a nacional. Por isso o Sebrae-SP destaca essa força vital, nem sempre valorizada como deveria, e que precisa de maior reconhecimento de seus esforços em favor das micros e pequenos negócios, sempre visando ao desenvolvimento local, integrado e sustentável, a força do prefeito empreendedor.
Na manhã do último sábado, dia 17, com a presença de secretários municipais; representantes das várias cooperativas, das organizações não governamentais, das sociedades amigos de bairro e de políticos; autoridades civis e militares, o prefeito Paulo Ramos (PFL) recebeu o prêmio Mario Covas, em razão de Ubatuba ter conquistado a 7ª colocação entre 456 municípios brasileiros que mobilizaram-se para gerar novos empregos.
O coral infantil da Fundart abriu o evento e a Lira Padre Anchieta abrilhantou-o com apresentação primorosa.
No recinto, estavam stands com exposição dos produtos de seis cooperativas e do Sol Nascente, projeto da Secretaria de Assistência Social (SAS).
Enrico Buonomo, coordenador do “Projeto Cidadão”, programa de combate ao desemprego desenvolvido pela SAS, disse que cada cooperativa formada tem uma história peculiar e fascinante de luta e de perseverança.
Ricardo Barbosa, que tem dado muito apoio às cooperativas, colocou-se à disposição. “Como vereador estou disposto a criar toda e qualquer lei que venha favorecer as cooperativas”, prometeu.
O secretário de Assistência Social, Edson Francisco, disse que esse prêmio mostra que Ubatuba tem potencial, que seu povo é trabalhador e que tem o sucesso como objetivo.
José Luiz Ricca, superintendente do Sebrae, falou da importância da premiação para o município e discorreu sobre a informalidade do mercado de trabalho e a busca de soluções, como as cooperativas que estão sendo formadas no município. “Esta cultura empreendedora que a Prefeitura de Ubatuba representa hoje propiciando este tipo de possibilidade de abertura de vida nova é fundamental para a construção do século XXI”, esclareceu Ricca. Falou da importância das incubadoras de cooperativas. “Só tem uma funcionando no Brasil funcionando. É a do estado de São Paulo e eu quero que a segunda seja aqui em Ubatuba”, prometeu formalmente.
A partir de agosto, o Sebrae vai ministrar o Curso Sebrae Ideal, que consiste na preparação de 30 lideranças locais para reforçar a cultura empreendedora e também outros serviços, criando ainda mais condições de multiplicação dos princípios do empreendorismo, do associativismo e fomentando uma cultura séria e inovadora para alcançar o desenvolvimento local.
Paulo Ramos disse que esta foi a forma que encontrou para cumprir uma promessa de campanha: diminuir o desemprego. Disse ainda ao representante do Sebrae da necessidade de transformar em realidade a “Rota do Artesanato”, da Casanga, e da disposição da Prefeitura em continuar apoiando todas as iniciativas que possibilitem geração de novos empregos, inclusive liberação de espaço para as cooperativas na feira livre e outros locais permitidos pela fiscalização.
A cerimônia foi encerrada com apresentação de maculelê e capoeira dos alunos da Fundart e do projeto Gaiato. (Fonte: Jornal A Semana)

Feliz Aniversário, Gaiato!

Ubatuba - Nesta próxima segunda-feira, 23, a entidade beneficente O Gaiato - Associação do Menor Trabalhador, vai comemorar seus longos 11 anos de batalha em prol da educação e integração social de crianças e adolescentes do bairro do Ipiranguinha e região.
O Gaiato desenvolve atividades extra-curriculares como: Bordado e Tapeçaria; Pintura em Tecido; Papel Cerâmica; Decoração em madeira; Marcenaria; Corte e Costura; Turismo, dentre outras atividades como culinária, esportes, etc., visando sempre inseri-los no mercado profissional como cidadãos dignos e competentes.
A entidade, que hoje atende cerca de 80 crianças e adolescentes, conta com profissionais fixos e voluntários. A renda é angariada através da venda dos produtos confeccionadas no próprio Gaiato, jantares beneficentes, eventos e doações.
Todos podem participar. A porta da entidade está sempre aberta para todos. Localiza-se à rua das Palmeiras, 200 - bairro do Ipiranguinha. Nesta terça-feira, 20, o Gaiato foi até a Câmara Municipal levar a público seu fantástico universo. Encerrando as comemorações haverá jantar neste final de semana, nos dias 22, 23 e 24, no Restaurante O Rei do Peixe.
Maiores informações pelo fone: (12) 3833-3744. (Fonte: Jornal A Semana)

Carta do Leitor

Curso de UNITAU no Litoral Norte - A Universidade de Taubaté - UNITAU realizará a partir do dia 24 de maio, com o apoio do Núcleo Regional de Saúde de Caraguatatuba-DIR XXI da Secretaria de Estado da Saúde e das Faculdades Integradas Módulo, o curso de extensão em Saúde Coletiva na área de "Vigilância à Saúde". O curso destina-se a capacitação de profissionais de nível médio da área de saúde de todos os municípios do Litoral Norte e terá duração de 150 horas ou 9 meses e está sendo organizado pelo Departamento de Enfermagem da UNITAU sob coordenação do prof. Eduardo Sandini. O Curso deverá ocorrer em sábados intercalados em período integral e deverá realizar-se nas instalações das Faculdades Integradas Módulo em Caraguatatuba com uma turma de 40 alunos.

Denise M.E.Formaggia
Diretora Técnica do Núcleo Regional de Saúde de Caraguatatuba - DIR XXI
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo


Errata - Caro Editor. Com relação a matéria do dia 20/05/2003, pedimos que seja retificado o texto em que reproduz a fala: O presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Primavera, Osneu Gomes Machado afirmou que... por: O presidente da Sociedade Amigos de Bairro Cidade Jardim, Ormeu Gomes Machado afirmou que...
Grato

Roberto Pereira Dias
Diretor Tesoureiro
AMOCIJA - Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim



Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio

a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Prumirim - © Roberto Russo

Ubatuba
Prumirim
© Roberto Russo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante Igreja Ágape

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor