Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 02 de junho de 2003 - Nº 793 Edições Anteriores

Anuncie Aqui! Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Homem vai à delegacia e é preso em Caraguá
   Comandante da PM fala na Tribuna da Câmara
   Vereadores entregam Moções de Congratulações
   Prefeito comparece na Audiência Pública da Saúde
   Vereador Zé Pedro está atuante na defesa do povo
   Aurimar quer veículo especial para Fisioterapia
   Jorge Washington conversa com assessor técnico do DER

Ilhabela:
   Alunos da Água Branca visitam viveiro municipal
   Médico de Ilhabela participará do programa “Note e Anote” na Tv Record
   Semana do Meio Ambiente é comemorada com distribuição de mudas
   Prefeitura oferece treinamento para recepcionistas das UBSs e Hospital
   Curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros aberto para comunidade

São Sebastião:
   PF apreende 1 tonelada de camarão
   São Sebastião apura desvio de funções
   Exumação pode ter resultado inconclusivo
   Junho cultural em São Sebastião
   Mapa Cultural Paulista continua recebendo inscrições
   Encerramento Oficinas Culturais
   Começa a construção e reforma de duas escolas na Costa Sul

Ubatuba:
   Assaltante usa arma de brinquedo
   Quilombolas discutem direitos em Ubatuba
   Presidente da Embratur confirma presença em Ubatuba
   Prefeitura firma convênio com Associação de Estudantes
   Câmara rejeita novo pedido de cassação do prefeito
   Liminar pode afastar vereadores
   Parede de escola desaba na Estufa II
   Secretário de Obras esclarece asfalto no centro
   Flagrante por porte de arma
   Promoção Rally dos Sertões Ipiranga
   Serginho e Lacraia animam casa noturna em Ubatuba
   Mais uma vez o DADE
   O Falar Caiçara

   Carta do Leitor



Homem vai à delegacia e é preso em Caraguá

Caraguatatuba - O pintor Hailton Bento da Silva, 32 anos, foi preso na noite de anteontem após fazer um boletim de ocorrência em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Militar, o pintor compareceu à delegacia para dar queixa de três homens que teriam invadido sua residência, na avenida Brasil, no bairro Ipiranga. A polícia suspeitou de Silva e, ao verificar seu antecedente criminal, ficou constatado que ele era foragido da Justiça. Após concluir a ocorrência de invasão domiciliar, o pintor foi novamente detido e encaminhado para a cadeia pública. (Fonte: ValeParaibano)

Comandante da PM fala na Tribuna da Câmara
Capitão Padulla fala na Tribuna da Câmara e pede apoio da população

Caraguatatuba - O Comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar em Caraguatatuba, Capitão Valter Padulla, ocupou a Tribuna da Câmara de forma extraordinária, na última terça-feira, durante a Sessão Ordinária semanal, para falar sobre a Segurança Pública na cidade. Na ocasião o oficial pediu o apoio da população no combate ao crime.
A Tribuna dos Vereadores é o espaço reservado para o Parlamentar durante as Sessões Ordinárias semanais, que ocorrem toda terça-feira, das 21 às 22 horas. Este período é dividido pelo número de Vereadores inscritos para falar. Esta parte da sessão não é reservada para pessoas ou autoridades que não sejam do Legislativo, que podem fazê-lo, mediante inscrição antecipada e apenas na primeira terça-feira de cada mês, das 19h30 às 19h30 na seção denominada "Tribuna Livre".
De forma extraordinária e quebrando o protocolo, a convite do presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), o Capitão PM Valter Padulla, Comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar no município, falou sobre Segurança Pública na cidade. Num pronunciamento que durou cerca de 30 minutos, Padulla teceu comentários sobre a segurança no município e os índices de criminalidade, ressaltando que a Polícia Militar só existe por causa da população e que a corporação é uma "arma", a disposição da comunidade, da lei e da justiça.
O oficial da Polícia Militar frisou também que a parceria entre população e Polícia Militar é de grande importância para a solução da criminalidade. "A ação da PM é mais eficaz quando os contribuintes nos ajudam, nos indicam provas e pessoas, nos orientam sobre determinados assuntos e nos esclarecem a verdade", disse.
Ainda sobre a ajuda que a comunidade pode dar a Segurança Pública e à cidade, Padulla se referiu a algumas pessoas que compram objetos de receptadores; há alguns pais de família que deixam suas crianças irem e voltarem sozinhas da escola, ficando a mercê dos traficantes, que podem até "adotá-los". Outro ponto observado pelo comandante diz respeito a transitar em determinado horário, principalmente a noite, em locais escuros, ermos ou suspeitos.
O policial militar garantiu que a 2ª Cia. cobre os principais locais problema da cidade, o que reduz as ocorrências diariamente, mas não pode evitar que ocorrências existam, pois a Polícia Militar é chamada para resolver problemas corriqueiros e elaborar Boletins de Ocorrência fúteis. Com a intenção de deixar o patrulhamento mais dinâmico e ágil, está trabalhando com bicicletas e motos.
Sobre a Prostituição Infantil, concorda que a mesma exista na cidade, mas está ciente que a sua existência está relacionada a procura por moradores de cidade ou amigos destes moradores, que recebem a indicação de nossos habitantes.
Finalizando, explanou sobre o "Projeto Fecha Bar", alegando que seria uma de muitas maneiras de conter a onda de crimes que assola tanto a cidade quanto a região. Segundo Valter Padulla, muitos dos bares existentes na cidade são irregulares, pois ou não possuem Alvará ou não tem autorização para tocar sequer música mecânica. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores entregam Moções de Congratulações

Caraguatatuba - Os Vereadores Juarez Pereira Pardim (PSDB), vice-presidente da Câmara e Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), presidente do Legislativo, entregaram durante a última Sessão Ordinária semanal, Moções de Congratulações a funcionários públicos municipais. A entrega foi feita no gabinete da presidência.
Foram entregues Moções para o Secretário Municipal de Urbanismo, Leandro Borella e para os servidores Joaquim Leandro e José, que também trabalham no setor.
As Moções foram feitas com base nos relevantes serviços prestados pelos servidores ao longo dos anos em pró do serviço público. A medida, além de conceder a honraria ao servidor, economiza gastos dos cofres públicos com cerimônias, o que vai de encontro a política de contenção de gastos da atual Mesa Diretora. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito comparece na Audiência Pública da Saúde

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba sediou a Prestação de Contas do 1º Trimestre da Saúde no município. A obrigação da pasta vem de Lei Federal, amparada na requisição dos Vereadores e a pedido do Comus (Conselho Municipal de Saúde). O encontro durou cerca de 3 horas. Destaque para a aparição do prefeito municipal, que falou sobre a pasta por 15 minutos.
Com um atraso de uma hora, a Secretaria Municipal de Saúde prestou contas na tarde de quarta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba, sobre os seus trabalhos no primeiro trimestre deste ano. Estiveram presentes membros do Comus e pessoas ligadas a Saúde na cidade.
O destaque do encontro se deu pela presença inesperada do prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva (PSDB), que sentado na primeira fileira das galerias do Parlamento Municipal, pediu a palavra para falar sobre o assunto. Ao final de seu discurso de 15 minutos o prefeito se retirou, dando lugar para a explanação de sua esposa, a Secretária Municipal de Saúde, Myrlene Veneziani da Silva.
Após as palavras explicativas da primeira-dama e Secretária de Saúde, foi a vez das perguntas vindas de setores ligados ao assunto e da Sociedade Civil organizada. Todas as perguntas feitas, foram respondidas.
Esperava-se uma manifestação maciça de Deficientes Físicos, o que não aconteceu, devido à exoneração da senhora Cleuza, que durante muitos anos coordenou os trabalhos ligados ao setor. O encontro durou cerca de 3 horas e transcorreu na mais pura normalidade. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Zé Pedro está atuante na defesa do povo
Em 5 meses o Parlamentar resolveu diversas pendências de longa data na região da Zona Sul

Caraguatatuba - O Vereador José Pedro Lucas (PRP) assumiu em janeiro a cadeira deixada pelo Parlamentar José Benedito Gonçalves Pinto - Zézinho Prequeté (PDT), que afastou-se para tomar posse como Diretor Geral da Câmara. Em 5 meses de trabalho o Parlamentar tem cumprido promessas, resolvido pendências e conseguiu dar um novo rumo aos moradores da Zona Sul, principalmente no Perequê-Mirim.
No final de janeiro deste ano o suplente José Pedro Lucas (PRP), assumiu a vaga deixada pelo Vereador José Benedito Gonçalves Pinto - Zézinho Prequeté (PDT), que afastou-se para tomar posse na função de Diretor Geral da Câmara Municipal de Caraguatatuba, visto que recebeu convite direto e pessoal do Presidente Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
Com aproximadamente 5 (cinco) meses de mandato o hoje Vereador já tem um conhecimento pleno de toda a região sul, em especial o Perequê-Mirim, seu reduto eleitoral, estando a par das dificuldades e reivindicações daquela comunidade. Nestes quase 150 dias como Parlamentar, Zé Pedro já resolveu problemas, solucionou pendências antigas e se firma como peça fundamental no desenvolvimento da região sul do município.
O Vereador tem agido em diversas áreas, como Esportes, Educação, Saúde e Segurança Pública. O pedido de construção de um Ginásio de Esportes no Perequê-Mirim é o primeiro de uma série de pedidos. A elaboração de uma área de lazer no bairro do Barranco Alto mostra a preocupação com o descanso e a descontração do trabalhador da Zona Sul.
Ainda no esporte, Zé Pedro pediu ao prefeito municipal Antonio Carlos da Silva (PSDB), que chama de "grande parceiro e amigo do povo", a troca das luminárias na quadra de esporte do Perequê-Mirim. As ruas e sua manutenção são outro problema que vem sendo combatido pelo Vereador, com constantes solicitações de nivelamento e cascalhamento das ruas da Zona Sul, sendo que algumas já foram atendidas, provando a parceria entre o Legislativo e o Executivo.
Já na Saúde fez solicitação ao prefeito para que uma ambulância esteja estacionada e pronta para operação, diariamente na UBS do Perequê-Mirim. Além dos pedidos e solicitações, o Parlamentar vem desenvolvendo um trabalho importante na região, fazendo um corpo-a-corpo com seus eleitores, procurando saber suas realidades e atendendo aos seus pedidos mais prioritários. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer veículo especial para Fisioterapia
Vereador vê a necessidade de veículo destinado apenas para este fim

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento que está para ser votado, onde solicita do prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva, a compra ou cessão de uma viatura especial, para o transporte de Deficientes Físicos às sessões de Fisioterapia. Caraguá tem um grande número de Deficientes cadastrados no município.
Os Deficientes Físicos de Caraguatatuba, cadastrados junto a Secretaria Municipal de Saúde, fazem Fisioterapia periodicamente na sede da AACD (Associação Auxílio da Criança Defeituosa) e se utilizam de viaturas comuns para o seu transporte, que é feito várias vezes durante a semana.
Na concepção do Vereador Aurimar, a categoria merece uma viatura diferenciada, equipada com ar condicionado, banco anatômico, porta deslizante, espaço para os equipamentos e seu acompanhante e até um mini elevador, que coloca e retira o deficiente que se utiliza de cadeira de rodas, dentro da viatura, poupando-lhe esforço para entrar e sair.
Para o Parlamentar, a maior luta do deficiente tem que ser pela cura. "Não há como colocar um deficiente e seu acompanhante, na maioria das vezes a mãe, em situação desconfortável, visto que depois de atendido, fica esperando o retorno do carro por várias horas. O deficiente já tem uma luta que é a sua cura. Não podemos transformar a sua viagem de ida e de volta num tormento maior do que a sua deficiência", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Jorge Washington conversa com assessor técnico do DER

Caraguatatuba - O presidente da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Jorge Washington de Camargo, juntamente com a assessora de imprensa Maria Bassan, a jornalista Sarita Sanches, o empresário Frederico e o engenheiro César Abboud, estiveram presentes ontem, às 16h, na Secretaria Estadual de Transportes em São Paulo, para discutir as reivindicações feitas por moradores e comerciantes dos bairros Cidade Jardim, Martim de Sá e Canta Galo, na rodovia SP-55, região norte da cidade.
As reivindicações: duas rotatórias e a regularização da Ponte do rio Guaxinduba, estão sendo estudadas pelos engenheiros responsáveis pela obra em Caraguá.
De acordo com o assessor técnico do DER José Manoel de Aguirre Neto, as reivindicações serão estudadas e agilizadas para que dê continuidade nas obras no quilômetro 95 a 98. José Manoel ficou de dar um parecer sobre o assunto até terça-feira, 03 de junho. (Fonte: ACE)

Alunos da Água Branca visitam viveiro municipal

Ilhabela - Alunos das 4ª e 3ª séries da Escola Municipal da Água Branca, acompanhados de pais, professores e a dirigente Esther S. Batista, visitaram na última quinta e sexta, 29 e 30, a antiga usina da Cesp, que está sendo transformada em museu, a cachoeira da Água Branca e o Viveiro Municipal de Mudas Aroeira, que compreende também o Centro de Educação Ambiental Casulo, onde foi realizado um piquenique.
De acordo com a dirigente da escola o objetivo do passeio foi apresentar na prática o que os estudantes já haviam aprendido na teoria, em sala de aula, como os geradores antes usados para gerar energia elétrica e o processo de plantiu. Além disso, conheceram locais como a cachoeira da Água Branca, que alguns afirmaram não saber que existia. “Depois do passeio, os alunos farão o fechamento do bimestre com a apresentação de um trabalho”, afirmou a dirigente.
De acordo com a educadora ambiental Vanda Estela, a visita iniciou pela estufa onde foi explicado todo processo de plantio desde a coleta e separação da semente até o momento da plantação. Além disso, com a participação de toda equipe do meio ambiente, o grupo aprendeu sobre leis ambientais, coleta seletiva, reciclagem entre outras. Os alunos interagiram o tempo todo e demonstraram grande interesse no assunto, que envolve diretamente a cidade onde vivem.
A secretária do meio ambiente Cássia Redó, a educadora ambiental Vanda Estela, os viveiristas e estagiários recepcionaram o grupo, que foi o primeiro do ano a visitar o viveiro. A equipe da secretaria convida a toda comunidade e turistas além de outras escolas da rede municipal, estadual, escolas particulares e também de outras cidades para conhecer o Aroeira e o Centro de Educação Ambiental Casulo.
Educação Ambiental - O Centro de Educação Ambiental “Casulo” foi inaugurado em setembro do ano passado e desde então vem recebendo grupos de escolas e da comunidade com a finalidade de pesquisar assuntos relativos ao meio ambiente em geral. O Casulo é equipado com tv, vídeo, retro-projetor, carteiras escolares, além de uma mini biblioteca com materiais didáticos, visuais e fotográficos ligados ao meio ambiente disponível aos visitantes.
As mudas cultivadas no Viveiro Municipal Aroeira também são revertidas em alimentos que são sorteados na gincana do Ilhabela tem Cara Limpa, que acontece uma vez por mês nos bairros do município que apresentam acúmulo de entulho.
As mudas de frutíferas, floríferas e plantas nativas produzidas no viveiro podem ser trocadas por um quilo de alimento, de segunda a sexta das 9h às 5h no próprio Viveiro, localizado no Bairro da Água Branca, próximo a antiga usina da Cesp e cachoeira da Água Branca. (Fonte: PMI)

Médico de Ilhabela participará do programa “Note e Anote” na Record

Ilhabela - O médico da Unidade Básica de Saúde da Vila, em Ilhabela, Dr. Wilson Carletti, estará nesta segunda, dia 2, a partir da 9h, ao vivo, no programa “Note e Anote” apresentado por Claudete Troiano, na Tv Record. Aproveitando a chegada da época de festas juninas, Dr. Carletti, que é especialista em resgate e medicina de urgência foi convidado para falar sobre cuidados com fogos de artifícios, balões e as queimaduras que podem provocar. (Fonte: PMI)

Semana do Meio Ambiente é comemorada com distribuição de mudas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Meio Ambiente estará presenteando todas as pessoas e grupos escolares que visitarem o viveiro Aroeira durante a semana do meio ambiente - que inicia hoje dia 2 - com mudas de plantas frutíferas, floríferas, ornamentais e nativas cultivadas no viveiro.
Ao final da semana do meio ambiente, o viveiro volta a realizar a troca das mudas por um quilo de alimento não perecível, que é sorteado entre a comunidade no evento Ilhabela tem cara limpa. As trocas podem ser efetuadas de segunda a sexta das 9h às 17h no viveiro, localizado no Bairro da Água Branca, próximo a antiga usina da Cesp e cachoeira da Água Branca.
Nos dias 11 e 12 de junho, a Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Turismo estarão promovendo um Seminário de Ecoturismo para sociedade civil, associações e entidades ligadas ao meio ambiente, no Hotel Itapemar.
O evento vai contar com a presença do prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o secretário de turismo Ricardo Fazzini, a secretária do meio ambiente Cássia Redó, a diretora do parque estadual Cátia R. Biagini Arean, entre outras autoridades municipais. A secretária do meio ambiente da cidade de Brotas Daniela Soares e João Aliese do Instituto de Ecoturismo do Brasil, entre outras pessoas importantes da área. (Fonte: PMI)

Prefeitura oferece treinamento para recepcionistas das UBSs e Hospital

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Saúde promove neste sábado, dia 31, das 8h as 18h, na UBS Água Branca, o treinamento Acolhimento e Recepção especialmente desenvolvido para recepcionistas e funcionários que executam a função de “receber o usuário do SUS” nas Unidades Básicas de Saúde do município e no Hospital Municipal Governador Mário Covas Jr.
O objetivo do treinamento é otimizar os procedimentos operacionais de atendimento aos pacientes que são atendidos na rede básica de saúde do município. É na recepção que se identifica a necessidade do usuário. É importante que o paciente e familiares sintam confiança ao receber a informação e que a comunicação seja clara e segura. Recepção é a porta de entrada de todos os problemas e soluções à população.
O treinamento será realizado pelas educadoras Lídia Colombani e Zenaide Lessa e a psicóloga Ana Claudi Fedato, todas da DIR XXI e contará com a presença do secretário municipal da saúde, Antonio Luiz Colucci, do diretor administrativo da secretaria da saúde, Márcio Tenório e a coordenadora do programa de saúde da família Sônia Monteiro. (Fonte: PMI)

Curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros para comunidade

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Saúde realizará de 10 a 13 de junho, no Hotel Ilhabela, um Curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros especialmente elaborado para toda comunidade. As aulas serão ministradas pelo médico da Unidade Básica de Saúde da Vila e especialista em resgate e urgência, Wilson Carletti que contará com o apoio operacional da equipe de enfermagem e dos agentes comunitários da UBS, chefiados pela enfermeira Ana Paula Salomon.
Serão abordados temas como desengasgamento, queimaduras, parada cardíaca, afogamento, envenenamento, fraturas, estado de choque, hemorragias, eviscerações além prevenção de acidentes de trânsito e quando utilizar o serviço de emergência e das unidades básicas de saúde do município.
O objetivo é ensinar noções de prevenção de acidentes em geral e de primeiro atendimento em casos de acidentes. Segundo Dr. Carletti será usado linguajar de fácil assimilação, contando inclusive com treinamentos práticos em manequins de ressuscitação.
De acordo com o secretário da saúde Antonio Luiz Colucci o evento demonstra, novamente, a preocupação da administração em melhorar cada vez mais a saúde e a segurança da comunidade. Para o diretor administrativo da secretaria da saúde Márcio Tenório o curso é extremamente importante porque tem, principalmente, o aspecto educativo e preventivo da população em geral.
O curso conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Saúde e Secretaria de Turismo, Coordenaria do PSF de Ilhabela, Professor Mário Bello, Socorrista José Fernandes Filho e Farmácia Helicônia.
Dias: 10, 11, 12 e 13 de junho
Horário: Das 19h30 às 21h30
Local: Hotel Ilhabela
Idade: Maior de 14 anos
Vagas limitadas
Inscrições: 2 quilos de alimentos não perecíveis
Serão oferecidos certificados de participação
Informações e inscrições: Tel (12)3896-1212 ou Rua São Benedito, 151, Vila de segunda a sexta, das 8h às 16h. (Fonte: PMI)

PF apreende 1 tonelada de camarão

São Sebastião - Agentes do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente) e da Polícia Federal apreenderam na madrugada de sábado uma tonelada de camarão em uma operação conjunta realizada entre as ilhas do Montão de Trigo e Alcatrazes, em São Sebastião.
A operação teve como objetivo fiscalizar o período de defeso, entre 12 de maio e 31 de maio, época em que a pesca do camarão é proibida. Foram apreendidas três embarcações e os proprietários foram autuados e responderão processo em liberdade.
O camarão apreendido será distribuído a entidades sociais de Caraguatatuba e São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião apura desvio de funções

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião investiga denúncias de desvio de funções dos servidores do Executivo.
Pelo menos 490 funcionários trabalham em cargos diferentes das funções para as quais foram contratados em concurso.
Segundo o vereador Carlos Souza Borba (PMDB), o desvio de funções 'desfalca' outros setores da prefeitura.
"Alguns departamentos têm falta de funcionários, pois eles estão atuando em outros cargos", disse.
O vereador encaminhou ao Executivo um requerimento solicitando informações sobre o caso.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Afonso da Silva, o desvio de funções causa prejuízos aos cofres públicos. Ele afirmou que os servidores são realocados em outros cargos devido à contratação de empresas prestadoras de serviço.
"A prefeitura tem que pagar a empresa terceirizada e o salário do funcionário que vai ser transferido para outra função", disse.
A prefeita em exercício, Cláudia Batocchio (PSDB), admite o problema, mas alega que o Executivo está fazendo uma avaliação em todos os setores.
"Há várias gestões ocorre esse desvio de cargo. Alguns funcionários foram readaptados em outra função devido à necessidade do setor, mas todos os casos serão avaliados", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Exumação pode ter resultado inconclusivo
IML diz que material colhido em corpo de parturiente de São Sebastião estava em estado de decomposição e atrapalhou exame

São Sebastião - O IML (Instituto Médico Legal) está com dificuldades para analisar o material recolhido durante a exumação do corpo da dona-de-casa Eliane Félix de Miranda, 33 anos, realizado no dia 9 de abril, no cemitério de Maresias, na costa sul de São Sebastião.
A exumação poderia comprovar se houve contaminação nos medicamentos usados pela vítima. Eliane morreu após complicações pós-parto no Hospital de Clínicas. Outras sete mulheres tiveram problemas após a cirurgia cesariana --três delas retiraram o útero.
Segundo a assessoria do IML, da capital, o material recolhido do corpo da vítima estava em adiantado estado de decomposição, prejudicando assim a realização do exame químico-toxicológico. Foram recolhidos ainda amostras de sangue. A análise está sendo feita pelo IML de Santos (SP).
O corpo de Eliane foi enterrado sem a realização da autópsia e a exumação foi feita oito dias após.
O instituto informou que apesar das dificuldades vai continuar tentando fazer o exame. A análise ainda não tem prazo para ser concluída.
O delegado Odair Bruzos disse que, caso o instituto não realize o exame das vísceras, a polícia estará perdendo uma informação importante para a investigação. "O exame seria importante para verificar se teve algum tipo de contaminação."
O Centro de Vigilância Sanitária descartou que o medicamento Oxiton tenha causado as reações nas parturientes.
O Ministério Público está analisando o termo de ajuste de conduta que foi assinado entre o hospital e a Secretaria de Saúde. O hospital tem um prazo de 90 dias para cumprir as irregularidades sanitárias e estruturais apontadas pela Vigilância. (Fonte: ValeParaibano)

Junho cultural em São Sebastião

São Sebastião - A cidade terá uma extensa programação cultural durante o mês de junho. Entre os dias 13 e 22, a Praça de Eventos da Rua da Praia se transformará numa grande “Cidade Junina”, com 35 barracas, tablado para apresentação de dança e palco para shows.
As barracas foram destinadas pela Setec – Secretaria de Cultura e Turismo - para as entidades assistenciais, sociedades amigos de bairro, cooperativas, igrejas, escolas de samba, clubes de serviços, conselhos municipais e associações esportivas.
Além de pipoca, quentão, vinho quente, comidas típicas e apresentações, haverá também o concurso de quadrilhas. A partir de segunda-feira, 2, estarão abertas as inscrições para os grupos interessados em participar. As apresentações serão divididas em três categorias, sendo: 1ª Categoria - Ensino Fundamental, 1ª a 4ª séries; 2ª Categoria – Ensino Fundamental, 5ª a 8ª séries e; 3ª Categoria – Adulto.
As inscrições vão até o dia sete e podem ser feitas no paço da Setec – Secretaria de Cultura e Turismo. Acreditando numa previsão de cinco a 10 mil pessoas por noite, o secretário da Cultura José Cardim de Souza, diz que o evento irá reunir a comunidade e também movimentar a cidade na baixa temporada.
“Pretendemos criar uma alternativa de entretenimento e lazer para a população. Além disso, também estaremos reunindo as várias entidades do município numa grande festa, diferente do que acontecia antes quando cada um fazia a sua festa”, explicou. (Fonte: PMSS)

Mapa Cultural Paulista continua recebendo inscrições

São Sebastião - Também continuam abertas as inscrições para a Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista. Esta é a 8ª edição do evento e os interessados poderão se inscrever nas modalidades: teatro, fotografia, artes plásticas, desenho e humor, conto, dança e poesia, no pátio da Setec, até o dia seis de Junho.
O evento foi criado pela secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com o objetivo de viabilizar o intercâmbio entre as diferentes culturas regionais e, desta forma, valorizar novos talentos, identificando e ressaltando a produção cultural do Estado de São Paulo.
Segundo a diretora de cultura, Ana Alexandrina Cardim, na cidade há pessoas capazes que estão preparadas para participar do evento. “Uma prova disto foi o desempenho dos participantes na última edição. Quem não foi para a final, recebeu algum tipo de menção e, devido ao nosso desempenho, nós ganhamos o respeito da Delegacia Regional da Cultura”, disse Ana.
Novamente São Sebastião receberá a fase regional, só que desta vez na modalidade teatro, que acontecerá a partir do dia 20 de novembro.
Ubatuba ficou responsável em abrigar os participantes da fotografia, Caraguatatuba será sede para os artistas plásticos, Redenção da Serra para o desenho de humor, em Paraibuna serão apresentados os contos, em Queluz a dança e, em Campos do Jordão, as poesias.
Ana ainda informou que há muitos interessados e, que por isso, acredita que São Sebastião estará bem representada. (Fonte: PMSS)

Encerramento Oficinas Culturais

São Sebastião - Neste mês a Prefeitura também realiza o encerramento do 1º Trimestre das Oficinas Culturais, a partir do próximo dia 11 e que se estenderá até o dia 30 de junho.
Para a diretora de Cultura Ana Cardim, esta é uma forma de reavaliar as atividades mais vezes ao ano. “Assim faremos outras avaliações no decorrer do ano, ao invés de uma única feita no final deste ano”, disse.
As apresentações e exposições ocorrerão em vários locais, acompanhe a programação completa:
11/06 – 20h30 Teatro Municipal – Apresentação da Oficina Cultural de Teatro, espetáculo “Integração”.
23/06 – 18h Centro Comunitário da Topolândia – Apresentação da Oficina Cultural de Música
24/06 – 18h Praça Antonio Argino – Apresentação da Oficina Cultura de Música
25/06 – Centro Cultura e Esportivo da Costa Sul, em Boiçucanga
14h Oficina Cultural de Música
15h Oficina Cultural de Dança
17h Oficina Cultura de Capoeira Regional
26/06 – Quadra Esportiva do Bairro São Francisco
17h Oficina Cultura de Capoeira
19h Oficina Cultura de Música
20h30 Oficina Cultura de Dança
27/06 – 19 h Secretaria de Turismo e Cultura – Oficina Cultural de Artes Plásticas
28/06 – Praça Antonio Argino
17h Oficina Cultural de Tai Chi Chuan
21h Oficina Cultural de Dança
29/06 – 16h Praça de Eventos – Oficina Cultural de Capoeira
20h Teatro Municipal - Oficina Cultural de Teatro, espetáculo “Noite da Performance”
30/06 – 20h Teatro Municipal – Oficina Cultura de Teatro, espetáculo “Noite do Esquete” (Fonte: PMSS)

Começa a construção e reforma de duas escolas na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião deu início ontem, as obras de duas escolas na Costa Sul. A primeira delas é a construção de uma escola em Barra do Una, que vai atender alunos do ensino infantil e fundamental. Construída no mesmo terreno onde já funciona uma escola, a obra pretende atender a demanda de alunos do bairro, que vem aumentando anualmente.
Este ano, por exemplo, a opção encontrada pela Secretaria de Educação, foi improvisar salas de aula em contêineres para que os alunos pudessem estudar. Com a nova construção, esses estudantes terão no início do próximo ano letivo, melhores condições de espaço físico para estudar.
A outra obra iniciada foi a reforma e ampliação da escola municipal de Juquehy. Ela, que pertencia ao Governo do Estado, foi municipalizada e agora atende os alunos da rede municipal.
De acordo com o secretário de obras pública, Ueneri Reich, as duas construções fazem parte do pacote de obras realizados pela prefeitura no setor da educação. Nele, ainda estão as reformas e ampliações de mais três escolas na cidade. Também está incluído neste pacote a construção da escola de Maresias.
A secretária de Educação, Irma Sanches, conta que em Juquehy, serão construídas quatro salas de aulas, além da reforma geral. Já em Barra do Una, a construção será feita no mesmo terreno da unidade antiga, devido ao fato de ser bem grande e comportar a nova escola. Segundo ela, serão feitas duas construções no local, uma que será utilizada para o ensino infantil e outra para o fundamental.
Pavimentação - Ontem os operários que estão trabalhando na pavimentação da rua Itapeva, em Barra do Una, encerraram a primeira etapa do processo que é a realização das guias e sarjetas. De acordo com alguns funcionários que trabalhavam no local, a obra já deveria estar pronta, mas as chuvas do último mês dificultou o trabalho da equipe.
De acordo com o secretário de obras públicas, Ueneri Reich, entre segunda e terça-feira, será iniciada a segunda fase, que é o espalhamento do agregado para a pavimentação. Ele acredita que essa fase demore cerca de dez dias para ser concluída, quando então a rua deverá ser entregue a comunidade.
O vice-prefeito da Costa Sul, Benedito Ribeiro do Prado Filho, anunciou ontem que a Prefeitura já está providenciando a compra do material para dar continuidade à pavimentação de outras ruas na Costa Sul. Ele conta que as vias de maior acesso na região deverão receber melhorias. Segundo conta, o acesso que fica no Areião, em Camburi, será o próximo a receber o asfalto. Segundo ele, a equipe vai fazer o mesmo trabalho na estrada da Maquininha e na Rua do Cascalho, até o início da ponte, ambas em Boiçucanga.
O sub prefeito ainda falou que está providenciando melhores condições aos dois acessos de Juquehy, que estão sendo utilizados até o término da construção da ponte, na principal via de acesso. (Fonte: PMSS)

Assaltante usa arma de brinquedo

Ubatuba - O marceneiro Alexandre Carvalho dos Santos, 19 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira acusado de assaltar uma loja com uma arma de brinquedo na região central de Ubatuba. Outro assaltante conseguiu fugir durante a ação.
Segundo a Polícia Militar, Santos e o servente Anderson Souza de Jesus, 20 anos, renderam o comerciante Ahmed Mohamed Goussef, 76 anos, e levaram cerca de R$ 40 em dinheiro.
Eles ameaçaram a vítima com uma pistola de brinquedo, segundo informações da polícia. A vítima acionou a polícia e o marceneiro foi localizado próximo ao estabelecimento portando a arma e o dinheiro. O servente conseguiu fugir, segundo a Polícia Militar .
A vítima reconheceu o marceneiro na delegacia. Santos foi preso e encaminhado para a Cadeia Pública de Ubatuba. A polícia ainda não tem pistas do fugitivo.
No último final de semana, dois homens foram presos em Santa Isabel suspeitos de assaltar três postos de pedágios na via Dutra com uma arma de brinquedo, incluindo a praça de Jacareí. Eles renderam os funcionários dos pedágios e levaram R$ 1.000 em dinheiro. (Fonte: ValeParaibano)

Quilombolas discutem direitos em Ubatuba

Ubatuba - Mais de 15 representantes do quilombo da Caçandoca, em Ubatuba, participaram ontem de uma audiência pública na Assembléia, em São Paulo, para discutir a regularização fundiária e os demais direitos dos remanescentes de escravos com relação à previdência. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, deputado Renato Simões (PT), disse que a idéia é criar uma unidade no Litoral Norte na luta dos caiçaras, índios e quilombolas. "Vamos marcar uma nova atividade em Ubatuba em julho para definir os planos com as comunidades." (Fonte: ValeParaibano)

Presidente da Embratur confirma presença em Ubatuba
Sérgio Carvalho lançará a pedra fundamental do futuro Centro de Convenções

Ubatuba - No final da tarde desta sexta-feira, 30, o Secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, Sérgio Carvalho, obteve a confirmação da presença do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, que permanecerá durante todo o dia 27 de junho no município. Para este dia, Sérgio Carvalho está preparando toda a programação. Dentro da pauta já está confirmado o lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do Centro de Convenções e Eventos de Ubatuba, palestra pelo presidente da Embratur no auditório da Unitau para empresários e estudantes universitários e técnicos de turismo, solenidade oficial na Câmara Municipal de Vereadores e será confirmado almoço ou jantar com empresários do setor hoteleiro, turístico e autoridades do município. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura firma convênio com Associação de Estudantes

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba firmou convênio no valor de R$ 135 mil com a Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba (AEUU) para custear o transporte dos estudantes universitários para Taubaté e Caraguatatuba. Atualmente são transportados cerca de 500 estudantes diariamente em nove ônibus. O repasse de R$ 22,5 mil mensais, dividido em 6 parcelas, será feito pela Prefeitura a partir do mês de maio. O prefeito Paulo Ramos (PFL) disse que a intenção a Prefeitura é colaborar com a categoria que busca, através do estudo, garantir um futuro com maiores possibilidades de sucesso. José Pinto de Sousa Americano, presidente da AEUU, agradeceu a colaboração da Prefeitura, pois “trata-se de um subsídio que ajuda a Associação. Além disso, trata-se de um convênio não obrigatório e sim autorizativo e a Prefeitura mesmo assim fez questão de assinar”, conclui o Presidente. (Fonte: ACS-PMU)

Câmara rejeita novo pedido de cassação do prefeito

Ubatuba - Uma semana após aprovar o relatório apresentado pela CPI que apurou possíveis irregularidades na administração da Comtur, a Câmara rejeitou, por sete votos a quatro, denúncia apresentada por Maria Aparecida Cunha contra o prefeito Paulo Ramos, por improbidade administrativa.
Para pedir o afastamento do chefe do executivo, Maria Aparecida utilizou-se das informações apresentadas pelo relatório, onde constam ações consideradas irregulares.
Ao contrário da sessão anterior, desta vez não houve telão para a apresentação da denúncia, nem tampouco discursos inflamados quanto ao que era apresentado.
Muito diferente do clima de euforia de uma semana atrás, o que se viu na última terça-feira foram alguns vereadores despreocupados com a importância do assunto. Tanto que alguns ficaram conversando no momento em que Maria Aparecida fazia uso da Tribuna para explicar melhor as razões da denúncia.
Nem mesmo a transmissão pela Rádio Gaivota foi suficiente para motivar os vereadores a se pronunciarem sobre o caso. É verdade que não foi dada a palavra para a apresentação de argumentos, mas não é difícil pensar que se fosse há uma semana antes, qualquer um dos vereadores pediria a palavra para poder se posicionar a respeito do assunto.
Dos vereadores que votaram a favor do relatório, concordando com o que foi apurado pela CPI, seis mudaram de posição sete dias depois. Afinal, não há outra explicação para que os vereadores Marcos Francisco, Ricardo Cortes, Andrade Henrique, Gerson de Oliveira, João Maziero e Osmar de Souza se negassem a acatar a denúncia. Pela posição assumida na sessão do dia 20, a única posição contrária à denúncia que se poderia entender é a do vereador Ricardo Barbosa, que foi voto vencido na sessão que aprovou o relatório.
Argumentos
Entre os argumentos utilizados, a denunciante afirma que o prefeito teria se utilizado da posição de acionista majoritário para definir os nomes dos ocupantes do que ela define como “postos chaves da diretoria e dos conselhos da Comtur”. Ela argumenta que para tais cargos foram indicados nomes de confiança do prefeito, como Luiz Bischof para a presidência, que à época da nomeação era presidente do PFL e um dos coordenadores da campanha de Paulo Ramos, que é filiado ao Partido da Frente Liberal.
Outro argumento utilizado pela denunciante para justificar o pedido de cassação foi o pagamento de horas extras de funcionários da fiscalização da prefeitura. Na denúncia, ela destaca que o pagamento via Comtur ocorreu como forma de burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na verdade, quem teve acesso ao texto da denúncia pôde perceber que foram utilizados exclusivamente dados e informações que foram relatados pela Comissão Parlamentar de Inquérito e foi justamente esse fato que gerou surpresa no momento da votação. (Fonte: Jornal A Semana)

Liminar pode afastar vereadores

Ubatuba - Diante da posição dos vereadores que rejeitaram a denúncia de improbidade administrativa contra o prefeito Paulo Ramos, na sessão ordinária da última terça-feira, dia 27, a moradora da Estufa I, Maria Aparecida Cunha, decidiu levar o caso ao conhecimento do Ministério Público.
No texto protocolado na última quarta-feira, dia 28, ela pede o afastamento por meio de liminar de sete dos 13 vereadores da Câmara Municipal. São eles: Osmar de Souza, Ricardo Cortês, Gerson de Oliveira, Marcos Francisco, João Maziero, Andrade Henrique e Ricardo Barbosa por terem sido voto contrário à denúncia apresentada. Ficaram de fora da lista, os vereadores que votaram favoráveis à denúncia, ou seja, Maurício Leite, Samuel dos Santos, Charles Medeiros e Domingos dos Santos; também se livraram do pedido de afastamento Eduardo César, que não participou da última sessão, e o presidente da Casa, Rogério Frediani, que não é obrigado a votar e que, desta vez, menos afoito não se pronunciou a respeito. Já em várias outras oportunidades em que também não tinha a obrigação de manifestar o voto ele se posicionou, o que já gerou muita discussão.
Mesmo o vereador Ricardo Barbosa, que se posicionou contra a votação do relatório apresentado pela CPI da Comtur, foi citado.
Mais uma vez, Maria Aparecida se utiliza do texto do referido relatório para justificar sua posição. Assim como ocorreu com o pedido apresentado na Câmara, ela fala sobre a condução dos trabalhos administrativos da Comtur, que contrariam as leis vigentes, entre elas, a de responsabilidade fiscal.
Maria Aparecida faz questão de ressaltar o posicionamento dos mesmos vereadores com relação ao relatório e a postura deles quando da apresentação da denúncia de improbidade.
Para ela, faltou transparência no encaminhamento do processo legislativo e por isso, deveriam ser instaurados “PROCEDIMENTOS APURATÓRIOS CONTRA OS VEREADORES (...), com a finalidade de serem ouvidos quanto a questão da REJEIÇÃO, uma vez que trata-se de grave indícios de crime político praticado pelo Executivo, o que no mínimo MORALMENTE e LEGALMENTE deveriam apurar e não rejeitarem da forma realizada, pois não traz a transparência do PODER LEGISLATIVO, pois não trata-se de opinião e sim de prova material indícios de crime”.
O texto finaliza pedindo à promotoria que promova o afastamento por meio de liminar dos sete vereadores citados.
Além disso, a denunciante sugere ao MP que solicite a ata da sessão ordinária do último dia 27. O objetivo é dar conhecimento sobre a forma como foi conduzida a votação.
Incansável em sua luta, Maria Aparecida disse que além do Ministério Público, enviou cópia da denúncia, via e-mail, ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, para os senadores Eduardo Suplicy e Aloísio Mercadante e para o Ministro da Justiça. Com a documentação, foi encaminhado um pedido para que a Força Tarefa Contra a Corrupção fosse mandada para Ubatuba para a apuração de todos esses acontecimentos.
Além disso, ela garante que o deputado estadual José Eduardo Cardozo, do PT, está empenhado em obter uma audiência com o presidente Lula para que ela possa, pessoalmente, falar sobre os fatos registrados na política em Ubatuba. (Fonte: Jornal A Semana)

Parede de escola desaba na Estufa II

Ubatuba - Na sexta-feira passada, dia 23, no momento em que uma forte chuva acompanhada de um vento passavam pela cidade, o inesperado aconteceu na escola municipal Maria Josefina Giglio, que está sendo construída no bairro do Estufa II. Ao lado, está sendo construído um ginásio de esportes que faz parte do conjunto da nova escola, uma obra grande no estilo do Tubão, com uns sete metros de altura, pelo que vimos, uma estrutura metálica, onde as paredes estão sendo feitas de bloco. A parede dos fundos, que faz divisa com a escola Aurelina, começou a inclinar. Neste momento, vários pedreiros trabalhavam terminando de rebocar a parede e ouviram outros pedreiros gritando que a parede iria cair. Foi um tal de pedreiro se jogando do andaime e só não foram atingidos em cheio pela parede porque todos eles correram para as laterais. Felizmente, só um deles teve ferimentos leves e já não se encontrava mais no local quando nossa reportagem chegou.
Conversamos com um pedreiro sobre a referida parede e perguntamos há quantos anos ele era pedreiro e se o vento que tinha dado era suficiente para a parede cair. A resposta nos surpreendeu mais ainda: ele alegou que é pedreiro há mais de cinco anos e que a parede só caiu porque não tem nenhuma amarração.
Pegamos uma parte do concreto que foi usado nas vigas e com muito pouco esforço, ou quase nenhum, o mesmo desmanchava na mão. Os blocos usados na obra são muito feios; não podemos alegar que são de má qualidade, mas o material deveria ser recolhido e encaminhado ao Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) para testes. Não só o bloco como todo a material que está sendo usado na obra. Referente a testes de qualidade isto deveria ser praxe em obra pública: nenhum material deveria ser usado sem um certificado de garantia.
A escola Aurelina e todos os alunos não sofreram nada, graças a Deus, porque a parede caiu para dentro da obra; se tivesse pendido para o outro lado, não temos idéia do que poderia ter acontecido até porque no momento da queda estava em horário de aula.
É muito difícil julgar se uma obra está ou não dentro dos padrões mínimos de segurança e se o material usado é de boa qualidade ou não, mas, diante do que vimos, fica uma dúvida muito grande e ficamos imaginando como foram feitas as paredes laterais, e como foi feita a escola. O mais triste é imaginar que quem vai freqüentar o local são nossos filhos.
Segundo o secretário de Educação Corsino Aliste Mezquita, foi um acidente provocado pela rajada de vento, que atingiu a cidade naquela tarde, e que a parede só caiu porque não estava com todas as amarrações e o concreto estava secando. “Não houve falha da Secretaria de Educação. A empreiteira responsável pela obra já assumiu os prejuízos”, esclareceu Corsino. E para justificar o fato como um acidente ele lembra que a obra que está sendo feita no Taquaral está sendo executada pela mesma empreiteira, que é a Pré Engenharia, da cidade de Caraguá.
Não entendemos quando o secretário diz que as amarrações não haviam ainda sido feitas, pois a parede estava praticamente pronta, só faltando uma parte do reboque de uns dois metros de altura na parte de baixo. Não entendemos como poderia ser feita uma amarração em uma parede já rebocada. O pouco que vimos de obras e construções ao longo da vida, as paredes são amaradas através de colunas unidas umas nas outras, mas nunca vimos uma obra sofrer amarrações depois da parede pronta, a não ser que hajam erros de projeto ou risco de cair. (Fonte: Jornal A Semana)

Secretário de Obras esclarece asfalto no centro

Ubatuba - Na semana passada, aconteceu uma reunião entre comerciantes e o secretário de Obras Jeriel da Rocha, onde a pauta era as ruas que serão asfaltadas no centro da cidade. Ficou muito claro para o secretário que todos os presentes não eram contra o asfalto da ruas, que a preocupação da grande maioria era quanto a qualidade do mesmo e a falta de um escoamento de água adequado para todas as ruas.
O secretário esclareceu que já está fazendo uma parte das galerias de água, que em dois pontos da Thomaz Galhardo será feita a coleta da água através de galerias de águas. Também disse que as obras do asfalto estão paradas, pois a Promotoria Pública pediu um estudo de bacia para ver a realidade da situação das águas na cidade e se há necessidade de se fazer alguma obra em função das águas, que hoje ele só pode asfaltar ruas que já estão asfaltadas, que dentro de, no máximo, 30 dias já deverá ter em mãos um parecer da Promotoria sobre o asfalto, mas que a população não tem com que se preocupar, pois se não puder ser feito o asfalto nas ruas centrais as sarjetas que estão sendo executadas servirão de base para se melhorar as ruas mesmo com paralelepípedos, e também que as sarjetas ajudam em muito o escoamento das águas.
Outra preocupação apresentada era referente aos desníveis das ruas, se primeiro seriam arrumadas e depois asfaltadas. Jeriel informou que nos locais onde há afundamentos vai uma camada de massa asfáltica mais resistente, com brita nº 1. Desta forma, quando da colocação da camada mais fina este local vai ficar com a mesma resistência que os outros pontos da rua, que sua previsão é que este asfalto tenha durabilidade de dez anos.
Jeriel ainda desabafou que um dos maiores problemas que a prefeitura tem hoje com asfalto na cidade é a Sabesp, que quebra as ruas, e a rede de esgoto que vive sofrendo afundamentos. Ainda informou que o convênio da Prefeitura com a Sabesp está rompido e hoje a Sabesp tem que arrumar todos os locais onde quebra o calçamento.
O secretário também informou que a intenção é que todas as ruas estejam prontas antes do mês de novembro, pois não há como entrar na temporada fazendo obras no centro da cidade.
Uma curiosidade muito grande é que este asfalto a frio leva muito mais tempo para curar do que o a quente, e o ideal seria que caminhões e carretas fossem proibidos de passar sobre este calçamento pelo menos por uns 20 dias. Desta forma, aumentaria consideravelmente a vida útil do asfalto.
O secretário se colocou a disposição da população para qualquer esclarecimento a respeito não só do asfalto como de qualquer outro assunto relacionado a sua secretaria. (Fonte: Jornal A Semana)

Flagrante por porte de arma

Ubatuba - Na manhã de terça-feira, dia 27, os investigadores da Polícia Civil Flávio e Rodrigo saíram em diligência para esclarecimento do furto de uma bicicleta praticado por um morador do bairro Sesmarias. Dirigiram-se à casa do suspeito, onde localizaram um revólver Taurus calibre 38, duas polegadas, numeração pinada, municiada com cinco cartuchos intactos, mais seis cartuchos intactos calibre 38, três cartuchos intactos calibre 38 “jaquetados”, dois cartuchos intactos de fuzil 762, uma máquina fotográfica Polaroid super color modelo 635l, duas caixas de som cinza Kenwood, uma plaina Makita mod 1100 manual azul, uma serra azul circular para pedras Makita modelo 4100h, uma bicicleta Sundown marrom e vermelha, um aparelho de som para auto marca Ford; um relógio Swatch de fundo azul pulseira prateada e R$ 310 US$ 8, em espécie.
O pedreiro A. R. F., 48 anos, casado, residente no local, confessou ser o proprietário da arma. Porisso, foi lhe dada voz de prisão e conduzido a Delegacia de Polícia local, onde a autoridade policial determinou as demais providências. (Fonte: Jornal A Semana)

Promoção Rally dos Sertões Ipiranga

Ubatuba - A rede de postos Ipiranga anunciou uma nova campanha promocional. Com investimentos da ordem de R$ 7 milhões, a empresa parte para uma nova estratégia, agora destinada aos motoristas de todo o país. Ao todo, serão sorteados dez veículos Troller 4X4, considerado um dos melhores off-road brasileiro da atualidade.
Até o dia 18 de agosto, os consumidores que abastecerem nos postos Ipiranga além de concorrerem aos dez Troller poderão participar da promoção “Rally dos Sertões” .
Os primeiros cinco sorteados ganharão, além do veículo Troller 4x4, credenciais para participarem na categoria Expedition do Rally deste ano. Os outros cincos ganhadores serão inscritos para a competição em 2004.
Clientes que abastecerem 25 litros de combustível, adquirirem três litros de lubrificantes ou consumirem mais de R$ 5,00 nas lojas am/pm tem direito ao cupom.
Os postos Kamomê, Utyama, Praia Grande e Kamomê Náutico, todos da rede Ipiranga, já conhecidos como pé quente. Já sortearam em 95 R$ 25 mil, em 97 um Fiat Palio em 99 bateu todos os recordes num só sorteio a nível Nacional, onde 4 camionetes Dakota e 1 Home Theater saíram para sortudos de Ubatuba. Desta vez a família Utyama não quer que você fique de fora, passe hoje mesmo em um de nossos postos e comece a torcer. Você poderá ser o sortudo que irá levar o nome de Ubatuba no Rally dos Sertões. (Fonte: Jornal A Semana)

Serginho e Lacraia animam casa noturna em Ubatuba

Ubatuba - O movimento Funk tem conquistado cada vez mais adeptos no município. Uma das grandes demonstrações dessa nova realidade foi o show de Serginho e Lacraia, ocorrido na última quinta-feira, dia 22, no salão da Beer House.
Ao som de músicas como Egüinha Pó-có-tó, quase mil pessoas foram ver de perto a atração. Um dos momentos que mais agitaram a noite foi quando a organização ofereceu um prêmio em dinheiro para o homem que aceitasse beijar a boca da lacraia. Diante da proposta de R$ 50 para quem aceitasse o desafio, um dos presentes aplicou um beijo memorável de quase um minuto, o que levou o público presente ao delírio.
Serginho e Lacraia chegaram a Ubatuba por volta das 17 horas, onde participaram de uma entrevista na Rádio Studio FM (91,3), que juntamente com os promotores do evento, Paulo César (do Som) e o DJ Guará, da Moon Night, ajudou na divulgação do show. Satisfeitos com o resultado da promoção, os organizadores prometem para breve novas atrações.
Serginho e Lacraia nunca estiveram em Ubatuba e confessaram ter amado a cidade. (Fonte: Jornal A Semana)

Mais uma vez o DADE

Ubatuba - (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) vai ser responsável pela realização de obras no município. Está prevista a construção de uma ciclovia com 2.054 m de comprimento, incluindo muros de arrimo e canteiros, entre os bairros do Perequê Mirim e Saco da Ribeira.
De acordo com as informações, o valor do contrato para a obra é de R$ 363 mil e foi assinado entre a Prefeitura de Ubatuba e a empresa Massaguaçu, com o prazo de conclusão da obra previsto para dez meses.
Outro contrato assinado é o de continuidade das obras de urbanização da Praia Grande. Com as obras previstas para se encerrarem em seis meses, o contrato é de R$ 331 mil e prevê trabalhos entre as ruas Paul Harris e Bandeira
Outra obra realizada em parceria com o Governo do Estado é a urbanização da avenida Leovegildo Dias Vieira, entre o rio Acaraú e rua Capitão Felipe, no bairro do Itaguá, que já foram iniciadas.
“São obras de extrema importância para dar suporte ao desenvolvimento turístico de Ubatuba do orçamento do ano passado e já temos assegurado mais R$ 1,9 milhões, também do DADE, do orçamento deste ano para a urbanização da avenida Iperoig que inclui um espaço de vivência e entretenimento”, disse o prefeito Paulo Ramos “.
Dos 65 municípios contemplados com recursos do DADE a cidade de Ubatuba ocupa a 7a posição em obtenção de verbas.
Foi anunciada ainda a construção de uma quadra poliesportiva no bairro do Lázaro em uma área onde existe um pequeno campo de futebol. A obra, ao contrário das citadas, será realizada por meio da CEF (Caixa Econômica Federal), ao custo de R$ 115 mil. O prazo estipulado para a conclusão é de quatro meses.Estado libera verbas para ciclovia e obras de urbanização. (Fonte: Jornal A Semana)

O Falar Caiçara

Ubatuba - Com o passar dos anos, algumas palavras e expressões foram-se perdendo entre o tempo e o espaço e com elas, os valores de um povo.
Com a preocupação de resgatar as particularidades vivenciadas e ilustradas por nossa língua, numa confraria de amigos surgiu a idéia de reuni-las em livro, as quais compuseram “O Falar Caiçara”. João Barreto, João de Souza, Julinho, entre outros, contribuíram com o rico conteúdo do livro e Carlos Rizzo ia organizando-o. Foi convidado o grande ilustrador Antonio Coutinho que produziu as figuras todas em bico de pena e Fabíola Vigginai teve a feliz oportunidade da revisão.
As idéias iniciais divagavam primeiro em ser um livro técnico, como um dicionário, depois surgiu a possibilidade de ser uma leitura corrida e eis que “O Falar Caiçara” foi um junção de um de tudo isso e mais um pouco.
Assim ele reúne cerca de 900 verbetes, alguns merecendo verdadeiras crônicas, além de curiosidades caiçaras como, por exemplo, o nome de seus pássaros e peixes até mesmo como “lidava” com a meteorologia; alguns contos também estão registrados... Enfim, eu diria que é um livro que nos delicia a cada página assim como o saborear alguma fruta ou doce que nos trazem o sabor de infância!
Como todos sabemos, produzir um livro em nosso país é um ato de coragem, pois patrocinadores não é algo fácil e a concorrência em editoras é sem duvida numérica. Assim os produtores do livro deixam seus agradecimentos especiais àqueles que acreditaram e apostaram nesta primeira publicação do livro. São eles: Dª Erô Godoy e Rogério Frediani. É importante frisar que este trabalho está sendo realizado artesanalmente, um a um, pela Confraria dos Escritores de Ubatuba; Carlos Rizzo, que imprime folha por folha e depois coloca número por número, desenvolveu uma técnica para colar as capas para assegurar sua durabilidade e com todo este amor ele confecciona cada “O Falar Caiçara” deixando um importante recado no epílogo por ele redigido: “Cuidado, leitor! Não permita que o virar das páginas deste livro seja o fechar de uma parte da nossa história.”
Assim podemos saber o que de fato quer dizer: Ir prá cama de pau duro = o “seu” João, 65 anos, faz muito tempo que não vai prá cama de pau duro. Depois que ele começou a dormir em colchão de molas, nunca mais quis saber da cama rudimentar feita de varas e coberta com folhas, isto é, dormir na cama feita de pau duro. Sirrir = dar risadas, sorrir. Arrelá = Dó, comiseração, de coisa querida que não se pode perder. Ex: “...a bacia, que eu gostava tanto de usar, agora não serve pra nada, arrelá.”, entre tantas outras expressões.
O livro está à venda nas livrarias Bambu de Vez e Costa Verde, ou com o Carlos Rizzo sob encomenda. O livro também pode ser personalizado, caso alguma empresa se interesse. Maiores informações pelo fone: (12) 3833-8981. (Fonte: Jornal A Semana)

Carta do Leitor

Barra do Sahy - Campo de Futebol I - Em relação ao espaço utilizado como campo de futebol na Barra do Sahy, informo que em 1952, alguns caiçaras se reuniram e limparam o terreno com a finalidade de ter um espaço para jogar bola. No dia 11/11/1954 foi fundado o então Sport Clube Praia do Sahy, que desde aquela data vem participando de campeonatos municipais e regionais. Muitas tentativas houveram de se regularizar a situação do Clube e não foram levadas adiantes, em parte por falta de interesse dos dirigentes da época e também por falta de conhecimento, informação e disposição financeira. Em Setembro de 2002, algumas pessoas ligadas ao clube e preocupadas com a situação de abandono do espaço, onde se passou todo o ano de 2002 sem condições de jogo, procuraram a Sociedade Amigos de Barra do Sahy para solicitar apoio no sentido da regularização do Clube. Após algumas reuniões a SABS se decidiu por ajudar a regularizar toda a parte jurídica e administrativa do Clube e em conseqüência o espaço físico do campo de futebol, até então completamente desorganizado, sempre destacando que sua finalidade deveria ser a ocupação e utilização organizada pela comunidade local, sendo esta a imposição para a ajuda da Sociedade.
No dia 09/Out/02, foi publicado no jornal Imprensa Livre, edição de nº 2674 na pág 05, o Edital de Convocação para a Assembléia Geral Extraordinária, que seria realizada no dia 13/Out/02 às 18 hs na sede do Clube, com a finalidade de constituição do Esporte Clube Barra do Sahy e aprovação do Estatuto Social. Após aprovação do referido Estatuto e a eleição da nova Diretoria, a Ata da Assembléia foi registrado no cartório de São Sebastião e se deu entrada na Receita Federal para fins de inscrição no CNPJ, o qual recebeu o nº 05.417.974/0001-99, no dia 04/Nov/02. Estando, portanto constituído o Esporte Clube Barra do Sahy como Instituição Sem Fins Lucrativos, com sede onde se encontra o campo de futebol.
Ainda dentro do processo de organização da parte administrativa do Clube, todos os sócios e atletas começaram a pagar mensalidade. Como só esta mensalidade não é o suficiente, tendo em vista outras despesas de ordem de estrutura do Clube, estaremos realizando eventos do tipo, bingos, festas, festival de futebol e etc, com a finalidade de obter recursos financeiros. Temos carência de uniformes e equipamentos para os dois times principais, a Escolinha de Futebol que já funciona há 02 meses conta com 91 crianças e jovens de 08 a 15 anos, e o time de futebol feminino conta com 43 jovens de 14 a 19 anos. Infelizmente tudo caminhando bem devagar devido à falta de estrutura do clube. A titulo de informação, conseguimos com o Chefe de Divisão de Esportes da Costa Sul, Sr. Luiz Antonio (Borracha), um monitor da Prefeitura que irá dar aula para a escolinha de futebol, uma vez por semana.
Conseguimos assim, em pouco tempo e quase sem dinheiro algum, juntar no espaço de um campo de futebol cerca de 150 crianças e jovens para uma atividade esportiva.
Este é o objetivo do Esporte Clube Barra do Sahy, já demos o primeiro passo e os seguintes virão, temos consciência que será lento e trabalhoso, pois para dar continuidade a este projeto, com certeza, necessitaremos de parcerias e patrocínios.

Eduardo Nunes
Secretário do Esporte Clube Barra do Sahy
jeduardo_nunes@ig.com.br


Barra do Sahy - Campo de Futebol II - No dia 05/Dez/02, o Sr. Graciano dos Santos deu entrada na justiça com processo para requerer o espaço do campo de futebol, alegando ser herdeiro do verdadeiro dono do espaço. No mês de Jan/03, o mesmo fechou o acesso ao espaço, colocando grades de ferro com corrente e cadeado e proibindo assim a utilização do campo de futebol. A Diretoria do Clube se movimentou no sentido de convocar toda a comunidade local, para juntos reabrirmos e retomar a posse que nos é de direito. Em face do ocorrido, tivemos que contratar um advogado (Dr. Silas D’Ávila), que em uma atitude de solidariedade e por entender que, se trata de um clube sem reservas financeiras e que está lutando por preservar uma área que será útil para toda a comunidade, está dando andamento em todo o processo por uma quantia mensal relativamente baixa, mas que o Clube terá condições de saldar somente através de doações de sócios do Clube.
Caros leitores deste importante meio de comunicação, onde quero chegar com esta narrativa? Mais do que simplesmente informar o que se passa em Barra do Sahy, gostaria de chamar sua atenção para uma situação, a qual me parece ser normal neste meio, que para você requerer algo que não lhe pertença, basta para isto criar uma história fantasiosa, forjar alguns documentos e ter ao seu lado um Advogado que traduza tudo isto em bonitas palavras. Pronto, está ai a receita para você atrapalhar a vida de qualquer pessoa de bem. Teria sido esta a receita usada por anos a fio, em um passado não muito longínquo, para este tipo de pessoas roubarem as terras dos caiçaras? Parece-me que sim, pois aqui temos um aluno muito aplicado.
Na próxima 2ª feira, dia 02 Jun 03, às 13:30 hs na 2ª Vara de São Sebastião, teremos a 1ª audiência, que será para julgar uma liminar em favor do Sr. Graciano dos Santos, para que fique na posse do que é da comunidade, até terminar o processo.
Será que a mentira irá prevalecer sobre o certo, espero que não, pois do lado certo, temos toda uma comunidade que já é carente de varias atividades e não poderá, agora, perder seu único espaço para atividades esportivas e sociais, em beneficio de, como seu próprio advogado o classifica, “pessoa de honrado nome e honradez pessoal”. Com certeza seu advogado conseguiu “traduzir” tudo o que a comunidade local pensa a seu respeito.
Aproveito aqui, para convidar as pessoas que se solidarizaram com a causa do Clube, a engrossar o coro da comunidade de Barra do Sahy, que estará presente na 2ª Vara de São Sebastião, para, pacificamente, acompanhar a decisão da Justiça.

Eduardo Nunes
Secretário do Esporte Clube Barra do Sahy
jeduardo_nunes@ig.com.br


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio

a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Ilhabela  ©Emilio Campi

Ubatuba
Vista de Ilhabela do mirante da Ponta Aguda
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante Igreja Ágape

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor