Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 03 de junho de 2003 - Nº 794 Edições Anteriores

Regisoft Anuncie Aqui! Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   6º Festival do Camarão dá início ao mês oficial de Santo Antonio
   Camarão caiçara é um dos destaques do cardápio
   Caraguá faz a 1ª Procissão Marítima
   Reciclagem de lixo gera emprego em Caraguá
   Estudantes de Caraguá aprendem a combater incêndios
   Saúde fecha convênio com AACD
   Câmara discute projeto do Executivo
   Agenda de Caraguatatuba - Maio e Junho

Ilhabela:
   Comunidade recebeu dois veículos para transporte coletivo
   Alunos do PN de Ilhabela tem noções de Vela Oceânica

São Sebastião:
   Empresa é investigada por suspeita de fraude no litoral
   Prefeito nega falha em licitação
   Festival lança documentários sobre o homem e a natureza
   Estudantes recebem palestras sobre meio ambiente em São Sebastião
   Festa junina de Boiçucanga reúne centenas de pessoas no bairro
   Reunião em Boiçucanga define instalações da Praça pôr do Sol
   Comunidade de Maresias reclama da falta de segurança no bairro
   Universitários dão show de surf em Maresias

Ubatuba:
   Cooperativa de Costureiras de Ubatuba
   Ubatuba poderá contar com a segunda incubadora de cooperativas
   Lançamento do livro "O Falar Caiçara"
   Deputado Federal do PT fará palestra na Câmara
   Alexandre Augusto mantém liderança

   Carta do Leitor



6º Festival do Camarão dá início ao mês oficial de Santo Antonio

Caraguatatuba - A 6ª edição do Festival do Camarão acontecerá nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho, na Praia do Camaroeiro, em Caraguá. O evento comemora o fim do defeso — período de reprodução do camarão, quando a pesca é proibida.
A festa existe há 6 anos numa parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, a Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba) e os pescadores artesanais da cidade. Durante os três dias de evento, os visitantes podem apreciar a arte e conhecer um pouco sobre a vida e a cultura caiçara com as exposições de artesanato caiçara. Durante a festa haverá Tenda das Artes, comida típica, shows musicais, apresentações de dança e corrida de canoa.
Nos dias do Festival, o consumidor poderá comprar camarão fresco por um preço mais baixo que durante o ano, além de consumir pratos inusitados e tradicionais como o camarão no espeto, o Camarão à Caiçara,
Com a fartura do pescado, famílias de pescadores reúnem-se para preparar os pratos típicos da culinária caiçara a base de camarão. Uma das novidades da gastronomia é a Feijoada de Camarão, uma feijoada diferente à base de feijão barnco e camarão, criada por Dona Maria, que resolveu criar um prato novo. (Fonte: PMC)

Camarão caiçara é um dos destaques do cardápio

Caraguatatuba - Com o fim do defeso, a comunidade caiçara comemora no melhor estilo de sua culinária. João Carlos de Oliveira, 44 – Joãozinho, como é conhecido - filho e neto de pescadores do Massaguaçu sugere o Camarão Caiçara, "um prato raiz", como ele define, à base de mandioca. A receita rende de 6 a 8 porções e é leve.

Ingredientes:
1, 5 kg de camarão fresco sem casca
1, 5 kg de mandioca
4 dentes de alho
1 cebola grande
2 tomates maduros picados
1 pimentão verde
1 maço de cheiro verde picado
sal a gosto
1 cálice de azeite

Modo de preparo:
No azeite, doure o alho, acrescentando aos poucos a cebola, por último o pimentão e o tomate e junte os camarões. Deixe refogar por 5 minutos. Acrescente a mandioca e o cheiro verde. Coloque aos poucos 500 ml de água pré-aquecida para a mandioca formar um caldo e engrossar. Apure por 15 minutos.
Sirva acompanhado de arroz branco.


O Festival do Camarão existe há 6 anos e resulta de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, a Fundacc - Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba - e os pescadores artesanais da cidade. Durante os três dias de evento, os visitantes podem apreciar a arte e conhecer um pouco sobre a vida e a cultura caiçara. Haverá Tenda das Artes, comida típica, shows musicais, apresentações de dança e corrida de canoa. (Fonte: PMC)

Caraguá faz a 1ª Procissão Marítima
Para participar, é necessário inscrever-se com antecedência e reservar vaga nas escunas participantes. Além de um interessante passeio turístico, o roteiro da procissão de Santo Antonio vai lembrar um pedaço da história de Caraguá, como o trajeto da Cocanha ao Centro da cidade, que era feito a pé pelos caiçaras da região norte.

Caraguatatuba - Caraguá vai realizar pela primeira vez uma Procissão Marítima em homenagem a Santo Antonio, o padroeiro da cidade. Oganizada pela AHP- Associação de Hotéis, Pousadas e Similares, Prefeitura, Fundacc e Paróquia Santo Antonio e Associação das Marinas da Tabatinga, a procissão vai acontecer no dia 14 de junho e deverá ter 50 embarcações. A saída da procissão vai acontecer em frente à Capela de Santa Cruz na praia de Massaguaçu, com a imagem de Santo Antonio e segue para a Praia do Camaroeiro, onde todos receberão bençãos do bispo Dom Frei Fernando Mason.
O evento é aberto a todos. Para participar, é necessário inscrever-se com antecedência e reservar vaga nas escunas participantes. Até agora está confirmada a participação da Escuna Santa Maria, da Marina Martim de Sá; de onde sairão as embarcações direção para a capela da Santa Cruz; e a Maria Bonita, da Mikonos Turismo que também está participando do evento com uma escuna para 100 lugares. Um convidado especial desta embarcação é o pescador Benedito Cândido.
As inscrições podem ser feitas em três locais: no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, com os alunos do curso de Turismo do Módulo, no Sábado, 7 e Domingo, 8, das 9 às 12 horas; no Restaurante Golfinho, na Praia Massaguaçu; e Pousada Viamar, na Tabatinga. O custo do passeio será de R$ 5,00 por pessoa.
A procissão de Santo Antonio vai lembrar um pedaço da história de Caraguá, como o trajeto da Cocanha ao Centro da cidade, que era feito a pé pelos caiçaras da região norte.
Os hoteleiros associados de Caraguatatuba, que consideram a região sul de grande importância tuística para Caraguá, querem com esta realização, integrar-se não só aos eventos de Santo Antonio como também a outros eventos. “Queremos estar integrados às atividades sociais, culturais e religiosas do município”, afirmou o hoteleiro Waldemar Rodrigues Filho. (Fonte: PMC)

Reciclagem de lixo gera emprego em Caraguá

Caraguatatuba - O projeto Luxo do Lixo, de coleta e seleção de materiais recicláveis de Caraguá é um projeto mais que ecologicamente correto. Através da venda do material consegue-se gerar emprego e renda no município. O projeto é realizado no município há quase dois anos pelo Fundo Social e Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Caraguá "Arte de Viver", com o apoio de outras Secretarias como a da Assistência Social, do Meio Ambiente, Educação, Saúde, Serviços Públicos, entre outras.
O projeto passou a ter o apoio das escolas municipais, sob o título de Lixomania, que além de conscientizar pais e alunos sobre a importância do aproveitamento do lixo transformou estas escolas em postos de arrecadação de materiais recicláveis. Todas as escolas municipais receberam os super bags (sacolas gigantes) que ficam instaladas no pátio para que os alunos e a comunidade deposite o material reciclável.
"Quanto mais lixo recebermos, mais empregos vamos oferecer e mais famílias estaremos ajudando", afirma Cristina Marques, coordenadora da Associação "Arte de Viver", que emprega hoje 13 funcionários diretos e mais 4 catadores. "Quase todo o lixo produzido dentro de casa pode gerar renda, desde latas, vidro, papelão, plástico até aqueles saquinhos, garrafas, embalagens de perfumaria, leite, óleo, manteiga, iogurte, produtos de limpeza, etc)", afirmou.
Para ajudar a sua cidade gerar emprego e renda, recicle e ligue! Quem quiser colaborar, deve separar os materiais recicláveis em sacos de 100 litros, depois é só levar para a escola mais próxima ou ligar para 3883-4310 ou 9722-1100, e solicitar que a Associação passe para recolher. (é preciso juntar, no mínimo, 2 sacos de 100 litros para que o lixo seja buscado em sua casa).
Até agora, diversas empresas do município são parceiras da Associação, doando o seu lixo. Entre elas estão os Supermercados Silva Indaiá, Semar e Pão de Açúcar, lojas Seller, Casual, Nice Calçados, Bahia, Pesca Frio, Pedreira Massaguaçu, Omar Kazon LN Bebidas, Skol, Coca-Cola, Hospital São Camilo e Stella Maris e a maioria dos comerciantes do Massaguaçu. (Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá aprendem a combater incêndios

Caraguatatuba - Cerca de 200 alunos de escolas municipais de Caraguatatuba estão aprendendo a prevenir acidentes, praticar primeiros socorros e até mesmo a combater pequenos incêndios com o Programa "Bombeiros nas Escolas", que acontece com alunos de 7ª série do ensino fundamental.
Os alunos têm uma hora de aula por semana, com noções teóricas e práticas sobre cada tema. Os alunos receberam este mês um treinamento para prevenção de incêndios e chegaram a aprender a manusear extintores, identificar extintores de pó e água, retirar o lacre de um extintor e até combater pequenos incêndios. A cada semana os alunos aprendem um novo tema.
O programa foi lançado em março deste ano e acontece em três escolas da Prefeitura Municipal: Emef Profa. Maria Thereza Souza Castro, no Jetuba; Emef Benedito Miguel Carlota, no Massaguçu; e Emef Benedita Pinto Ferreira, no Casa Branca.
O programa está sendo desenvolvido pelo sargento Nestor Vicente da Costa, do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba e tem o intuito de desenvolver nos alunos a segurança adequada para poderem prestar auxílio em vítimas de diversos tipos de acidentes. (Fonte: PMC)

Saúde fecha convênio com AACD
A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, preocupada em atender melhor os deficientes físicos da cidade, fechou, hoje pela manhã, um convênio com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que garantirá tratamento personalizado aos pacientes da rede municipal

Caraguatatuba - A Secretária Municipal de Saúde, Myrlene Veneziane da Silva, recebeu, ontem, dia 02, a visita da coordenadora de ortopedia da AACD, Magda Bataline, para o fechamento de um convênio entre a Prefeitura de Caraguá e a entidade filantrópica. O objetivo desse convênio é garantir aos pacientes portadores de deficiência física um atendimento personalizado. Cerca de 2% da população caraguatatubense é deficiente físico, ou seja, 1,6 mil pessoas poderão ser beneficiadas com o contrato.
Segundo a secretária, as equipes do PSF (Programa de Saúde da Família), que cobrem 100% da cidade, fazem o diagnóstico e encaminham o paciente para a Clínica Municipal de Fisioterapia e Reabilitação para tratamento. Se, durante o tratamento, for notada a necessidade de o paciente utilizar uma órtese ou uma prótese, ele é encaminhado para a AACD, onde passará por uma consulta, na qual o médico emitirá uma prescrição personalizada do equipamento. Estando confirmada a necessidade, a prefeitura, então, embasada na patologia do paciente, irá comprar o equipamento com verba municipal ou estadual. “A garantia que esse convênio traz é a de que o paciente receberá um equipamento sob medida, ou seja, que atenda exatamente a necessidade desse deficiente”, disse a coordenadora da Clínica Municipal de Fisioterapia e Reabilitação, Adriana Ranieri Valentin de Oliveira. Segundo Myrlene, a prefeitura destinará R$ 36 mil, por ano, para essa finalidade.
A coordenadora da clínica, Adriana, informou que os equipamentos serão comprados dentro de uma lista de prioridades. “Estaremos verificando os pedidos de acordo com as necessidades de cada um, sempre priorizando os mais graves”, afirmou.
A secretária informou também que os trabalhos de transporte de pacientes para tratamento fora da cidade continuarão sendo realizados pela prefeitura, que com a nova frota, tem viaturas que proporcionam melhor conforto aos deficientes. (Fonte: PMC)

Câmara discute projeto do Executivo
Legislativo discute espaço aéreo e subsolo do município

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira, dia 3 de junho, na Ordem do Dia da 18ª Sessão Ordinária semanal, projeto de lei do Executivo que dispõe sobre o uso das vias públicas, o espaço aéreo e o subsolo do município. A discussão destina-se aos equipamentos urbanos que possam ser usados na cidade pelas concessionárias.
De acordo com a propositura, o Executivo quer disciplinar o uso das vias públicas, bem como do espaço aéreo e subsolo, para a utilização de equipamentos urbanos, destinados a prestação de serviços pelas concessionárias públicas ou privadas.
Em resumo, a Prefeitura quer organizar o uso das tubulações da Sabesp, da Telefônica, da Bandeirante e de outras empresas que possam vir a se utilizar do subsolo (abaixo da terra), bem como do espaço aéreo (postes). Na proposta há uma tabela de preços que ainda precisa ser efetivada por decreto.
O Presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), apresenta projeto para discussão e votação nesta mesma sessão, oficializando o Festival do Camarão, que acontece no próximo final de semana, dias 6, 7 e 8 de junho, na praia do Camaroeiro. Segundo o Presidente, a intenção é oficializar a festa, inserindo-a no calendário oficial do município.
Juntamente com estes projetos, há uma denominação de rua, de autoria também do Presidente Gobetti, que apenas denomina os prolongamentos das ruas já existentes, Aristóteles Francisco de Sá e Benedito Jacinto do Prado. Estas ruas estão localizadas no bairro do Perequê-Mirim.
A Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira - Drª Leonor (PDT) que cria o Dia Municipal de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Segundo a Organização Mundial da Saúde e a Organização Mundial do Trabalho, a LER é a doença do "Século 21", pois ela aparece em pessoas que tem o hábito de utilizar dos meios da informática.
Finalizando, a Vereadora Dalva Ricardo Santana coloca em pauta para discussão e votação, Título de Cidadão Caraguatatubense para o Procurador Geral do Município, o Advogado Sidnei de Oliveira Andrade. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Agenda de Caraguatatuba - Maio e Junho

De 29/05 a 01/06 - Caraguá Rodeio Show
Evento que reúne amantes dos rodeios, shows musicais e comidas típicas

De 30/05 a 08/06 - Festa do Divino
Programação litúrgica:
30/04 - Noite das comunidade.
31/04 - Noite dos motoristas motociclista e ciclistas.
01/06 - Noite dos religiosos com apresentação da relíquia da beata Júlia Salzano, com grande carreata às 17 horas do Pprto Novo ao Centro, em seguida, missa.
02/06 - Noite das pastorais e movimentos da igreja.
03/06 - Noite do comerciante.
05/06 - Noite das famílias.
06/06 - Noite dos comunicadores e artistas.
07/06 - Noite da educação.
08/06 - Folia do Divino

Dias 30/05, 01/06, 06, 07 e 08/06 - Festa do Divino
"Com o espírito, vivendo em comunhão"
Catedral do Divino. Na Catedral do Divino Espírito Santo, sempre às 19h30.

De 31/05 a 29/06 - Festa Social com premiações
Na Igreja Matriz de Santo Antonio.

Dia 01 de junho - Campeonato de Natação
Pró-Natação acontece, a partir das 8 horas, no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves". A prova serve como classificatório para participação nos Jogos Regionais.

06, 07 e 08 de junho - Festival do Camarão
Feira de camarão fresco (pescador - consumidor), Parque Gastronômico, Feira de Artesanato, Shows musicais com artistas regionais, Mostra de Artes e Cultura Caiçara, apresentação do folclore da região.
Local: Praia do Camaroeiro no Centro
(Entreposto de pesca artesanal do Centro).

13 de junho - Casamento Comunitário
Igreja Matriz de Santo Antonio, 11 horas.
Procissão do Padroeiro e missa solene, às 18 horas.

14 de junho - Início da 1ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação em todas as unidades de saúde.
Das 8h às 17 horas
Não esquecer de levar a carteirinha de vacinação

Até 22 de junho - Exposição de esculturas em vidro e telas, dos italianos Giulia Geronazzo e Gianni Parziale.
No Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

De 01 a 30 de junho - Arraiá de Santo Antônio
Quermesse com barracas do setor gastronômico típico, exposição e venda de artesanato, palco central com atividades culturais, religiosas, bingo beneficente, quadrilha, fogueira, pau-de-cebo e demais atividades do gênero junino, congregando as paróquias e entidades assistenciais do município
Local: Praça de Eventos (Avenida da Praia - Centro)

Até 17 de junho - 2º Concurso Fundacc de Dramaturgia
Inscrições até o dia 17 de junho
Sarau de premiação no dia 5 de julho, com R$1.500,00 em prêmios. Mais informações na Fundacc: (12)3883-7555 ou 3883-3737.

Até 17 de junho - Inscrições abertas para o Mapa Cultural Paulista.
Modalidades: artes plásticas, literatura, dança, desenho de humor, fotografia e teatro.
Mais informações e inscrições na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, tel 3883-7555.

Até 24 de julho - Concurso Fotográfico
Concurso "Veja Caraguá - o povo, sua cultura e seu modo de vida", para amadores e profissionais residentes em Caraguatatuba. São R$ 2 mil em dinheiro como premiação.
Inscrições até dia 24 de julho na Fundacc. (Fonte: PMC)

Comunidade recebeu dois veículos para transporte coletivo
Carros entraram em circulação nesta segunda-feira

Ilhabela - A empresa de ônibus Auto Viação e Turismo Ilhabela fez neste sábado, dia 31, a entrega oficial à comunidade de mais dois veículos zero km da marca Marco Pólo modelo Torino que somam um investimento de cerca de R$300 mil. A entrega aconteceu no pátio do paço municipal com a presença do prefeito Manoel Marcos, secretários e diretores municipais.
De acordo com o proprietário da empresa, Luiz Antonio Braga de Siqueira, o aumento e modernização da frota vêm de encontro às necessidades da comunidade que contarão com mais conforto e segurança.
O empresário também disse que por volta da primeira quinzena do mês de julho deverá entregar a comunidade novos veículos que seguem a linha ecologicamente correta, com motor eletrônico e que cumprem as novas exigências do CONAMA.
Os veículos entraram em circulação nesta segunda, dia 02, e farão as linhas Borrifos até Vila (Centro da cidade) e a linha Armação até Barra Velha (Terminal da Balsa). (Fonte: PMI)

Alunos do PN de Ilhabela tem noções de Vela Oceânica
As embarcações Mandrágura e Armação, modelo Delta 32, foram emprestados pela escola de iatismo BL3

Ilhabela - Os alunos do Projeto Navegar de Ilhabela vivenciaram na última semana uma experiência inesquecível em suas vidas. Em pareceria com a Escola de Iatismo BL3, através de seu proprietário Pedro, que cedeu dois veleiros da classe oceânica modelo Delta 32, as crianças puderam ter noções básicas do procedimento à bordo, podendo inclusive manusear os equipamentos, além de experimentar a sensação de velejar num desses barcos fantásticos.
A orientação ficou por conta do instrutor Half da BL3, que pacientemente colocou seus conhecimentos à disposição da garotada. Além disso, o Diretor Náutico José Roberto de Jesus, que é um experiente velejador e os instrutores do Navegar Márcio Reis e Marcelo Lins também participaram do evento.
Segundo o coordenador do projeto, Marcos Cardial, iniciativas como esta serão sempre bem vindas. “Com isso estaremos integrando nossas crianças no mundo da vela dando a eles oportunidades de estarem se tornando cidadãos participativos”, disse.
A Secretaria do Meio Ambiente cedeu o fotógrafo Reinaldo Lins, para registrar os momentos.
Exposição - Todo o trabalho desenvolvido no Projeto Navegar de Ilhabela como fotos, filmes e trabalhos realizados pelas crianças, estarão expostos num espaço cedido pela Secretaria da Cultura durante o evento da 30º Semana de Vela de Ilhabela, que começa dia 4 de julho. (Fonte: PMI)

Empresa é investigada por suspeita de fraude no litoral
Vigia de São Sebastião admite ter aberto firma para pai de genro do prefeito

São Sebastião - O Ministério do Trabalho e a Receita Federal investigam suposta fraude na abertura de uma empresa para prestar serviços à Prefeitura de São Sebastião.
O vigia Manoel Ferreira de Souza admitiu ontem ter criado a Eness Construtora e Serviço Ltda. a pedido do empresário Eugênio Caldeira, pai de Marcos Caldeira, genro do prefeito Paulo Julião (PSDB).
A empresa foi vencedora de uma licitação da prefeitura, em novembro de 2001, para realização da reforma do calçamento da praça Professor Antônio Argino, no centro, orçada em R$ 109 mil. A praça foi reinaugurada em março deste ano.
Souza afirmou ontem ao ValeParaibano, que junto com a sua mulher, a dona-de-casa Francisca Bastos de Souza, abriu a empresa em abril de 2001 a pedido de Caldeira, que trabalhava na pedreira Kraffer, no bairro São Francisco.
O vigia, que mora em uma casa próximo à pedreira, local onde trabalha, disse que nunca exerceu a função de proprietário da empresa. Ele afirmou que aceitou abrir a firma pela 'amizade' que tem por Caldeira.
"Fui até o cartório e assinei a documentação para abrir a firma. Tomei essa atitude por consideração pois ele (Caldeira) trabalhava na pedreira", disse o vigia.
Souza afirmou que não recebeu dinheiro pelo 'serviço' e que Caldeira teria alegado apenas que não poderia abrir a firma. O vigia disse desconhecer o motivo pelo qual a empresa estava sendo criada.
"Fiquei sabendo que a firma realizou a reforma da praça pelos jornais. Não recebi dinheiro para abrir a empresa e nem pela obra", disse.
A reportagem foi até a residência de Caldeira na tarde de ontem, mas ele não quis comentar o assunto.
O prefeito Paulo Julião (PSDB) negou qualquer irregularidade na licitação e disse que a empresa ganhou a concorrência pois ofereceu o menor preço (leia texto nesta página).
DEPOIMENTO - O casal prestou depoimento na Polícia Federal na tarde da última sexta-feira. Segundo o delegado da PF, Frederico Saldanha, 'um deles' admitiu ter aberto a empresa em seu nome, a pedido de uma pessoa --a polícia não revelou os nomes dos envolvidos.
O delegado disse que o caso vai ser encaminhado ao Ministério Público Federal.
"A pessoa declarou que abriu a empresa em seu nome, mas que não exerce o papel de proprietário", disse Saldanha.
Ele afirmou que ouviu o depoimento de um dos envolvidos pois a Polícia Federal atendeu uma solicitação do Ministério do Trabalho e da Receita Federal.
A denúncia foi encaminhada aos órgãos pelo vereador Edvaldo Amarante Reimberg (PPS).
INVESTIGAÇÃO- O delegado da Receita Federal do Litoral Norte, Carlos Nacif, disse que está investigando o caso e vai verificar se a empresa tem algum tipo de irregularidade no pagamento de tributos.
Nenhum representante do Ministério do Trabalho foi localizado ontem à tarde para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito nega falha em licitação

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), disse ontem ao ValeParaibano que desconhece a existência de quaisquer irregularidades na Eness Construtora e Serviços Ltda..
"Cumprindo-se os requisitos e a empresa sendo cadastrada, passa a participar de tomadas de preços. A Eness prestou alguns serviços à prefeitura, inclusive esse calçadão. Tem um serviço muito bem feito."
O tucano admitiu que o pai de seu genro, Eugênio Caldeira, era o procurador da Eness.
"O procurador dessa empresa é o senhor Eugênio Caldeira. Agora, quem era o dono ou não, isso eu não sei, mas não há obstáculo, já que os serviços são fiscalizados, medidos, tudo de acordo com o que foi contratado", disse Julião, que ontem visitava a cidade de Raleigh, na Carolina do Norte (EUA).
Ele está licenciado e a prefeita interina, Cláudia Batocchio (PSDB) não quis comentar o assunto.
ANÁLISE- O prefeito disse que pretende solicitar uma análise do caso ao seu deportamento jurídico, mas assegurou que a licitação seguiu os trâmites legais.
"Pelas informações que tenho, todos os trâmites legais foram cumpridos. Essa questão trabalhista não compete à prefeitura. Mas, na medida em que é levantada essa questão, temos o dever de verificar o que acontece. Temos que avaliar tudo o que coloque em dúvida a idoneidade da empresa."
LEGALIDADE- O prefeito negou ainda que tenha ocorrido favorecimento à empresa.
"Não vejo nenhum favorecimento. Parece que meu genro ajuda o pai em fiscalização de obras. Mas é uma questão familiar, minha filha é casada com separação de bens. Não vejo que isso possa ser algo imoral ou ilegal. Não se pode penalizar alguém por ser contra-parente. Genro não é parente."
O empresário Eugênio Caldeira, foi procurado na noite de ontem em sua residência pela reportagem do ValeParaibano, mas afirmou que não iria comentar sobre o assunto.
A reportagem também esteve na tarde de ontem, duas vezes, na residência do seu filho, Marcos Caldeira, genro de Paulo Julião, que não foi encontrado no local para comentar a acusação. (Fonte: ValeParaibano)

Festival lança documentários sobre o homem e a natureza

São Sebastião - Nessa quarta-feira, (4/6), será lançado o III ECOCINE - Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental, iniciativa da Prefeitura de São Sebastião. A mostra apresentará documentários, programas de televisão, filmes e teatro infantis, de participantes das edições anteriores do Festival, no Sesc Vila Mariana, durante sua comemoração da Semana do Meio Ambiente.
O III Ecocine, está sendo organizado pelo projeto “ São Sebastião tem Alma”, em parceria com a TAO Produções. As inscrições estarão abertas a partir da segunda quinzena de junho para a participação de vídeos e filmes brasileiros, documentais ou de ficção, produzidos a partir do ano 2000.
Os filmes (16 ou 35 mm) e os vídeos com qualidade Beta , deverão abordar temas direta ou indiretamente ligados às questões ambientais, incluindo a relação sócio-econômica e cultural entre o homem e a natureza.
PREMIAÇÃO - Os filmes serão selecionados por um júri de notório conhecimento cinematográfico e ambiental, conferindo prêmios e troféus às melhores obras das categorias curta, média e longa metragens, além de um Prêmio Especial do Júri, para qualquer bitola, suporte ou duração.
De acordo com a coordenadora geral do Projeto, Teresa Aguiar, “esperamos contar com a exibição de cerca de 100 filmes na terceira edição do Ecocine, que acontecerá de 4 a 9 de novembro, principalmente porque junto ao Festival, acontecerão o 8o. Encontro Nacional dos Povos do Mar e da Mata Atlântica, hoje reconhecido internacionalmente, além de cursos da pioneira da Universidade Aberta do Mar, com sede no município de São Sebastião”. (Fonte: PMSS)

Estudantes recebem palestras sobre meio ambiente em São Sebastião

São Sebastião - Entre as atividades realizadas durante a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, está levando para as escolas do município palestras sobre o assunto. No dia da abertura, quem recebeu os profissionais da educação ambiental foram os alunos de duas escolas de Boiçucanga. A primeira turma a receber as orientações era formada por estudantes de 5ª à 8ª séries do Colégio Positivus. Já o período da tarde foi reservado para as crianças do Colégio Raízes, que atende estudantes do ensino infantil.
O tema desenvolvido hoje pela coordenadora do projeto, a bióloga Christiane Cruz Silva de Moraes, foi “Coleta Seletiva”. Ela conta que este programa já é utilizado pela secretaria e que foi reformulado para atender também aos estudantes e foi adequado para todas as idades. “Desta forma, o tema: “Coleta Seletiva” pode ser abordado de maneira com que cada aluno possa absorver bem o seu conteúdo”, disse.
Para as crianças o assunto é tratado com muita brincadeira. Inicialmente, os estudantes do maternal receberam as informações de uma forma didática e descontraída, por meio de um teatro de fantoches. Na seqüência, os alunos do jardim, que têm entre 4 e 6 anos participaram de uma palestra sobre o assunto, que foi concluída com uma gincana.
Durante a palestra, os profissionais do Meio Ambiente mostraram cartazes para as crianças com algumas amostras de sucata e lixo. “Eles puderam observar, por exemplo, como o lixo deve ser separado. Que cada material deve ser colocada num saco específico”, exemplificou a bióloga.
Também foi realizada uma competição onde as crianças, em grupos, puderam disputar quem separava o lixo a sucata em menos tempo.
Terminada esta etapa, as crianças receberam alguns panfletos explicando todo o processo da coleta seletiva e foram orientadas a retransmitir a mensagem aos pais.
Christiane ainda informou que as escolas interessadas em receber o grupo para a exposição sobre meio ambiente podem entrar em contato com a secretaria e agendar a visita.
Foi isso que a direção do Colégio Raízes fez. Segundo uma das mantenedoras, Maria de Fátima de Oliveira, a escola vem se preocupando com os temas ecológicos e tem uma preocupação em transmitir aos estudantes a importância da preservação do meio ambiente. “Faz parte da nossa ideologia trabalhar com esses temas, e por isso, pedimos que essa palestra fosse realizada com as crianças”, concluiu.
Amanhã, 1º de junho, os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente realizam uma oficina de papel reciclado. Ela acontece a partir das 13h30, no Centro Comunitário do bairro Jaraguá. (Fonte: PMSS)

Festa junina de Boiçucanga reúne centenas de pessoas no bairro

São Sebastião - Quem passou pelo bairro de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, durante as noites do último final de semana, pôde perceber que ele estava mais agitado. Isso porque começou a tradicional festa junina do bairro que, logo de início, reuniu centenas de pessoas.
Na abertura, cerca de mil pessoas acompanharam a estrutura montada para a festa, que contou com decoração de ruas e barracas além do palco, utilizado para apresentações musicais.
Com o intuito de valorizar os artistas locais as apresentações musicais estão sendo realizadas pelas bandas locais, que tocaram diversos ritmos musicais.
As barracas bem movimentadas, contavam com uma variedade de comidas típicas, brincadeiras entre outras opções para os participantes. A prefeita interina Cláudia Batocchio e o sub prefeito da Costa Sul, Benedito Ribeiro do Prado Filho, estiveram no local para fazer a abertura e ficaram satisfeitos com o que viram. O secretário da Cultura, José Cardim de Souza, comentou que o evento é resultado de reivindicações dos moradores que desejavam a festa.
Segundo ele, um dos fatores importantes para essa realização, foi o fato da comemoração ter uma importância para a história do povo caiçara, “e a administração esta interessada no resgate da cultura local. “Não imaginava que iria encontrar numa sexta-feira, um número tão grande de pessoas. Agora acredito que o evento deva crescer a cada noite”, disse Cardim.
O vereador Wagner Teixeira, que também esteve no local, disse que um dos pontos que mais o deixou satisfeito foi o resgate da quadrilha, que era realizada no passado pelo já falecido “Toninho”. Segundo ele, a festa acontecia desde a sua infância, e esse resgate traz boas lembranças, não só a ele, mas como toda comunidade local. “Agradeço o empenho dos moradores, do prefeito e do secretário de cultura, que se empenharam para que esta festa fosse resgatada”, disse.
De acordo com o secretário de turismo, depois desse resultado positivo, “a administração espera trazer mais eventos para a região, valorizando sempre a cultura local. (Fonte: PMSS)

Reunião em Boiçucanga define instalações da Praça pôr do Sol

São Sebastião - Uma reunião realizada hoje à tarde em Boiçucanga, procurou definir a ocupação da Praça pôr do Sol, localizada no bairro, que deve ser entregue em breve. Na ocasião, estavam presente o secretário de turismo e cultura, José Cardim de Souza, a assessora de assuntos comunitários da prefeitura Rose Costa, o sub prefeito da Costa Sul, Benedito Ribeiro do Prado Filho, além de representantes de instituições organizadas da Costa Sul. Entre essas entidades, compareceram a Soab (Sociedade Amigos de Boiçucanga), a Aphb (Associação de Pousadas e Hotéis), Federação Pró Costa Atlântica e da Rádio Comunitária de Boiçucanga.
De acordo com o sub prefeito, durante o encontro foram relacionadas metas para que a utilização do espaço seja feita de uma maneira criteriosa e organizada.
A princípio, foi definido que um dos pavilhões será utilizado pelas entidades da região. A outra parte será de utilização da Secretaria de Cultura e Turismo. Os participantes ainda decidiram que outras reuniões ainda deverão acontecer para que todos os detalhes da ocupação interna sejam resolvidos, assim como a responsabilidade da área externa. Foi comentado durante o encontro que administração municipal deve marcar para o próximo mês a inauguração da praça. (Fonte: PMSS)

Comunidade de Maresias reclama da falta de segurança no bairro

São Sebastião - Segundo a secretária do Conseg Maresias, Tânia Ladaga, a situação no bairro tem assustado os moradores que temem principalmente os assaltos. Tânia acha, entretanto, que os moradores deveriam participar mais das reuniões do Conseg. “Infelizmente as pessoas não freqüentam as reuniões do Conseg, mesmo tendo muitas reclamações a fazer”, disse.
O vereador ouviu as reclamações dos moradores e disse que irá encaminhar todas as questões aos órgãos competentes.
“As pessoas estão revoltadas em Maresias com a falta de segurança. Eu disse a eles que vou levar os problemas ao comando da PM e também ao Secretário de Segurança Pública”, disse.
Além dos problemas de segurança a população levantou outras questões como falta de iluminação pública em ruas do bairro, a demora na abertura da agência de correios e a construção da Praça do Surfe, entre outros. O vereador prometeu cobrar as soluções da prefeitura.
Conseg - A secretária do Conseg disse que a entidade iria se reunir ontem no restaurante e pizzaria Vila Vieira, às 19h. Segundo ela as reuniões são uma boa oportunidade para a população expôr as reclamações sobre segurança, já que sempre contam com a presença de representantes das policias Civil e Militar.
Tânia comenta que a participação da comunidade é importante para o crescimento do Conseg e para minimizar os problemas de segurança do bairro. (Fonte: Imprensa Livre)

Universitários dão show de surf em Maresias
Missilvano, Bruno e Flávia foram os melhores na etapa de abertura do Volcom Surf Series

São Sebastião - Com ondas diminuindo de tamanho em relação aos dias anteriores, os universitários do Estado de São Paulo fizeram de tudo para chegar ao podium da primeira etapa do Volcom Surf Series 2003 - Circuito Paulista de Surf Universitário, que aconteceu neste fim de semana, (dias 31 e 1o.) na bela praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de SP.
Mesmo com falta de ondas em algumas baterias devido à diminuição da ondulação que chegou no domingo a meio metro de altura, Missilvano Alves, Bruno Koch e Flávia Soares conseguiram aproveitar o máximo possível das valas que surfaram e marcaram pontos suficientes para alcançarem a primeira colocação.
Tendo em seu currículo o título de campeão brasileiro universitário, Missilvano Alves (Unimes) ditou a regra nas baterias, determinado a levar a coroa. "A bateria foi muito difícil, mas eu estava determinado a vencer nesta etapa. Eu busco o título este ano e vou com tudo pra cima", disse o vencedor da categoria open. Mas o caminho será árduo para Missilvano.
Competindo pela primeira vez no circuito, o calouro Gustavo Nastasi deu muito trabalho nas baterias. Estudando arquitetura na Unisantos, Gustavo soube construir o seu caminho até a final sendo o segundo melhor da etapa. Entrando na segunda fase assim como Missilvano, Vinicius Batista marcou a melhor nota do evento (8,75) mostrando que também estava afiado, mas na final o aluno da Unimonte parou na terceira colocação, seguido do Rodrigo Andrade da Unimes.
Entre a galera que mora na Capital, Bruno Kock levou ao delírio a sua enorme torcida. Fazendo-os vibrar em cada onda, Bruno saiu do mar com um enorme sorriso estampado no rosto. "Estou muito feliz, achei boas ondas e só tenho que agradecer aos meus amigos e patrocinadores. Agora é só comemorar", disse o aluno de turismo da Unip.
Dando um show de surf em cada bateria, Michel Cardoso (Mackenzie) também fez uma excelente competição. "Estou feliz de ter mostrado um surf bastante coerente com esse tipo de mar, mas na final vieram poucas ondas e o Koch teve a sorte de achar as melhores. Ele é um excelente surfista e conhece bem essas ondas", disse o vice-campeão da etapa. Guilherme Decanine (Anhembi-Morumbi) também foi outro que se destacou e chegou na terceira colocação. Renato Amaral que estuda na faculdade Belas Artes foi o quarto melhor da etapa.
Entre as meninas, Flávia Soares da Unimonte surfou com maestria as ondas de Maresias. "Eu comecei muito bem, pois estava concentrada em ganhar o campeonato. Graças a Deus eu cheguei lá", disse. A segunda colocação ficou com a Jhaia Bettero da Unitau, seguida da Fabiana Barbosa (Unesp) e Juliana Gadelha (ESPM), em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
A próxima etapa esta marcada para os dias 23 e 24 de agosto na praia de Itamambuca, Ubatuba. O Volcom Air Show está com a premiação acumulada para esta etapa, já que os trinta "pilotos" não conseguiram decolar as suas aeronaves. Quem quiser participar do Circuito basta estar matriculado numa universidade e ser filiado à FUPE. O valor da inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais). Mais informações pelo telefone do Ibrasurf: (11) 5183-8366.
Confira a galeria de fotos na Free Surfer: www.freesurfer.com.br
O Circuito Volcom Surf Series 2003 tem o patrocínio da Star Point; co-patrocínio: Nixon; Reef; Nivana Turismo; KLM; Copa Airlines. Apoio: Bennett Foam; Brazilian Creations; Black Flys; Bully's; Rareblend; Turco Loco; Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer; Governo do Estado de São Paulo. Divulgação: Disk Surf; Jornal Nuts e Venice Magazine. Organização: Ibrasurf. Supervisão: APSU (Associação Paulista de Surf Universitário); FUPE e Federação Paulista de Surf. Colaboração na primeira etapa: Prefeitura de São Sebastião e Associação de Surf de São Sebastião.

RESULTADOS:

Uni Paulistana
1º. - Bruno Kock - Unip
2º. - Michel Cardoso - Makenzie
3º. - Guilherme Decanine - Anhembi-Morumbi
4º. - Renato Amaral - Belas Artes

Uni Open
1º. - Missilvano Alves - Unimes
2º. - Gustavo Nastasi - Unisantos
3º. - Vinicius Batista - Unimonte
4º. - Rodrigo Andrade - Unimes

Uni Feminino
1º. - Flávia Soares - Unimonte
2º. - Jhaia Bettero - Unitau
3º. - Fabiana Barbosa - Unesp
4º. - Juliana Gadelha - ESPM
Volcom Air Show - Acumulado para a próxima etapa.(Fonte: fama.assessoria@terra.com.br)

Cooperativa de Costureiras de Ubatuba
Uma história que começou com apenas dois reais

Ubatuba - Elas não tinham dinheiro para investir em uma empresa, mas em comum o dom para a costura. Após várias reuniões, cursos e meses de expectativa, o grupo se uniu para formar a COOSTUBA (Cooperativa de Costureiras de Ubatuba). O capital inicial aplicado: R$ 2 para comprar um mísero metro de tecido de algodão cru para a confecção de três shorts. O resultado está aparecendo com as encomendas.
Como as novas cooperadas, há outras seis cooperativas constituídas na cidade e cerca de 200 pessoas, se não empregadas, pelo menos donas de seus próprios negócios. Esse trabalho teve início há cerca de dois anos pela Secretaria de Assistência Social da prefeitura. O embrião saiu da Cooperfigueira (Cooperativa de Produtos de Limpeza).
Enrico Bonomo, coordenador do Projeto Cidadão, programa que administra as cooperativas, conta que a idéia surgiu como uma alternativa de geração de renda para a população mais carente.
Foram feitas diversas pesquisas junto ao empresariado e comerciantes de Ubatuba, com o objetivo de saber qual a necessidade de produtos na cidade e se eles comprariam o que fosse produzido por moradores. Após o aceno positivo, o projeto ganhou força até a sua implantação.
“No começo sofremos com a resistência da população, que não acreditava até na procura do produto, mas a partir da primeira cooperativa, o número de interessados cresceu e aumenta a cada nova empresa implantada”, explica Bonomo.
Patrimônio - A COOSTUBA tem hoje um patrimônio que corresponde a uma máquina galoneira, uma overloque, uma mesa de corte e uma bancada para exposição na feira. As 20 cooperadas conseguiram esse material com a venda dos três shorts fabricados, a R$ 10 cada e a venda de R$ 2.200 pelos produtos encomendados.
Elas se cotizaram e deram quatro cheques de R$ 550 pré-datado. O dinheiro para a primeira parcela foi conseguido após ela pegarem o primeiro serviço e receberem adiantado. Hoje, as encomendas estão chegando e o grupo está interessado em produzir mais e até participar de licitações da prefeitura.
“Estamos trabalhando para que a cooperativa dê certo”, diz Pedrina Guedes, assessora administrativa. Raimunda Pereira dos Santos, 60 anos, é uma das mais animadas com o status de cooperada. Há anos ela trabalhava em uma empresa que fechou as portas. “Acho que essa é uma boa oportunidade para continuar trabalhando e ganhando meu dinheiro.”
Curso - Uma regra básica para quem quer montar uma cooperativa com apoio municipal é fazer um curso de cooperado, que aponta, principalmente, qual a meta do cooperado, deveres e direitos. “A pessoa tem que entrar sabendo o que vai encontrar e que as coisas não acontecem de uma hora pra outra”, explica Enrico Bonomo.
Além de toda a assessoria técnica da prefeitura, os cooperados têm a oportunidade de estar divulgando seus produtos em feiras e eventos realizados no município. Na feira de artesanato da avenida Iperoig, no Centro, há um revezamento a cada dois meses, o mesmo acontecendo nas feiras de bairros.
Um dado interessante constatado por Bonomo é que 80% dos participantes nas coo-perativas são mulheres. Os homens estão melhor representados na Cooperfigueira.
Os pães caseiros são a “coqueluche” da Coomabem, instalada no Perequê-Açu
Uma das cooperativas que está fazendo o maior sucesso em Ubatuba é a COOMABEM (Cooperativa de Manipulação de Alimentos). Instalada no bairro Perequê-Açu e implantada em novembro do ano passado, seus cooperados produzem uma média de 60 pães caseiros por dia, especialidade da casa, principalmente o de cebola, além de salgados, doces, bolos e roscas de coco.
Os pães caseiros são a “coqueluche” da Coomabem - A aplicação do grupo está conquistando espaço a cada dia e a intenção, de acordo com a vice-presidente da cooperativa, Noeli da Silva Machado, é ter um espaço até para servir bufê. Clientes, aparecem a cada dia, e o grupo pensa até na possibilidade de ampliar seu quadro.
Para a abertura da cooperativa cada associado investiu R$ 4 mil, em 20 parcelas de R$ 200. Maria Rosana Gonçalves, 40 anos, funcionária pública, acredita que é um bom investimento.
“Tem muita gente desempregada na cidade”. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba poderá contar com a segunda incubadora de cooperativas

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos, recebeu este mês o prêmio de Prefeito Empreendedor entregue pelo SEBRAE-SP, por conta do trabalho desenvolvido com as cooperativas. Na entrega da congratulação, o superintendente da unidade paulista, José Luiz Rica, informou que a cidade poderá contar com a segunda incubadora de cooperativas do Estado, sendo que a primeira funciona na capital.
Para isso, a entidade deverá deslocar para a cidade, no segundo semestre deste ano, o projeto “Sebrae na Rua”, com a montagem de trailers, havendo, na seqüência, a transferência de uma representação em caráter permanente. A curto prazo, em decorrência do 7o lugar conquistado entre 456 municípios brasileiros que mobilizaram-se para gerar novos empregos, o SEBRAE estará desenvolvendo o projeto denominado “Projeto Ideal”, que consiste na preparação de 30 lideranças locais para reforçar a cultura empreendedora.
O gerente do SEBRAE- Litoral Norte, Mauro Medeiros, ressaltou que a implantação de cooperativa ajuda na reativação da economia local, porque o dinheiro tende a circular no município.
Com relação à incubadora, ele observa que a cidade deve receber um gestor para orientar melhor o andamento das cooperativas. “Outras cidades também podem pleitear o pedido para a incubadora”, adianta Medeiros.
Paulo Ramos lembrou o compromisso de campanha e o esforço e a persistência da equipe da Secretaria de Assistência Social para viabilizar o projeto de formação de cooperativas. (Fonte: Imprensa Livre)

Lançamento do livro "O Falar Caiçara"

Ubatuba - No próximo dia 05 de junho, quinta-feira, às 20 horas, no plenário da Câmara Municipal de Ubatuba, ocorrerá a noite de autógrafos para o lançamento do livro "O Falar Caiçara", de autoria de Carlos Rizzo e João Barreto. O livro relata todas as peculiaridades da cultura ubatubense, desde as expressões utilizadas até as curiosidades típicas de nossa terra. Uma obra que traduz e documenta as origens do nosso povo. Vale a pena conferir essa excelente dica cultural.

Deputado Federal do PT fará palestra na Câmara

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani(PTB), convidou o deputado federal do PT José Eduardo Cardozo para ministrar uma palestra na Câmara. No encontro, realizado no escritório político do deputado em São Paulo, foi decidido que daqui há alguns dias o mesmo estará no município para debater questões políticas e sociais. "O tema proposto por Frediani é muito interessante, precisamos unir forças para cuidar da ética política municipal", disse Cardozo. Estiveram presentes à reunião o professor Quincas Cruz Neto, Maria Aparecida da Cunha, líder comunitária e Malaquias Oliveira, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de Ubatuba. Essa atitude do vereador representa o crescimento e o desenvolvimento da cidade. "Aqui não há partido político e sim Ubatuba, que no final das contas é o nosso único partido. Este é o momento para recuperarmos a auto-estima da população e a imagem da classe política, que muitas vezes não tem sido muito bem vista, precisamos recupera-la, e o deputado federal José Eduardo Cardozo do PT é um companheiro nessa luta", concluiu Frediani.

Alexandre Augusto mantém liderança

Ubatuba - A rodada deste fim-de-semana foi boa para Alexandre Augusto, André Rafael e Fernando Macedo. Os três fizeram o dever de casa e se mantiveram na ponta da tabela de classificação, ainda que separados por apenas 2 pontos. Alexandre goleou Sílvio Fonseca e empatou com Ralph Solera e se mantém mais uma semana como líder isolado do Campeonato Metropolitano, o mais importante do semestre. André Rafael continua sua ascensão e já é o vice-líder. Fernando se recuperou dos 3 empates seguidos e isolou-se na terceira posição. Em 4º aparece Edu Macedo Jr (atual campeão), 1 ponto à frente de Ednelson Prado. Em 6º está Adauto Júlio e em 7º Ralph Solera e Daniel Gusmão, empatados. A briga pelo título está praticamente restrita a estes 7 jogadores. Na outra ponta da tabela, Sérgio Godoy continua na lanterna, 1 ponto atrás de André Santos. Tom Pires subiu uma posição e deixou a antepenúltima colocação para Sílvio Fonseca, em sua interminável má fase. Flávio Bellard, Rodrigo Lobo, Anderson Gomes, e Valdinei Campos estão praticamente fora da disputa pelo título. O Campeonato Metropolitano continua neste Sábado, 7 de Junho, a partir das 16:00 horas na sede da AUFM, atrás do Ginásio de Esportes "Tubão" e termina no dia 14 de Junho. Mais detalhes no site da AUFM ( www.futmesaubatuba.hpg.com.br ).

Carta do Leitor

Praia Grande - Precisei passar de carro na orla para falar com minha mulher que estava na praia. Assim que parei, veio um guardador de carros, fedendo pinga e falta de banho. Foi logo dizendo... "Seu doutor, agora não tem mais Contur, a coisa é co'a gente. Fica sossegado nóis cuida de seu carango e o doutor paga quanto quer".
O Renato Nunes tem razão... é a MALDIÇÃO DE CUNHAMBEBE !!!!!
A Camara Municipal de Ubatuba conseguiu o que queria... Ninguem precisa mais pagar 3 reais por dia para a Contur... Estamos de parabéns... e a Praia Grande agradece aos vereadores.
Sabe Renato, a maldição tem nomes... Esperemos que os eleitores lembrem deles.

Alvaro Campos de Oliveira
Praia Grande
Ubatuba, SP


Carta de um cidadão ao Secretário de Turismo de Ubatuba - Prezado sr. Sérgio Carvalho. Muito me surpreendeu e indignou o conteúdo de sua carta ao PT. Como cidadão, achei que seus argumentos foram típicos de alguém autoritário e desprovido de senso de democracia pois o PT e qualquer cidadão tem todo direito de divergir de suas propostas bem como de buscar caminhos alternativos aos propostos pela administração atual.
Gasta o sr. Secretário muitas linhas para enaltecer seu currículo e a necessidade de um "técnico" no comando do turismo, mas pergunto-lhe: qual o motivo real de alguém que não é da cidade, e com um "currículum tão importante" como o seu, vir ao nosso humilde município trabalhar por "seis anos", apenas com o salário de secretário de Turismo? Será só bondade? Por falar em seis anos, qualquer um mais esclarecido pode fazer uma fácil relação entre o tempo de execução de seu programa e os dois anos restantes de mandato do atual prefeito, adicionados de uma tentativa de reeleição, não é mesmo? É só coincidência?
Talvez uma análise mais realista da situação lhe mostraria que não há um apoio consistente a suas propostas, vide carta publicada nesse mesmo Litoral Virtual, em que uma pessoa cobra participação e relata que não havia empresários hoteleiros nem para encher os dedos de uma mão no evento realizado na escola Tancredo Neves. Conversas informais relatam que existe grande desconfiança e resistência a respeito dessa tal de Adentur, pois a experiência COMTUR deixa todos escaldados. E realmente não há como confiar em propostas de uma administração que está tentando salvar o pescoço no caso COMTUR, que realiza um asfaltamento em todo o centro da cidade sem sequer ouvir a população, passando por cima de tudo e todos, sem respeito aos cidadãos, que compra carro importado sem necessidade, que desrespeita leis ambientais, etc, etc, etc...
Lendo seu plano existe nele participação popular, mas em nenhum momento se afirma que tal participação será de controle efetivo do processo, tal como cooperativas de moradores locais, treinados e financiados para exploração localizada e democrátiva das atividades de ecoturismo, em áreas de proteção ambiental, nas áreas litorâneas ainda ocupadas por caiçaras, etc.
Seu plano é bem feito, precisa ser discutido muito bem, e envolver a população nos "benefícios" reais do turismo, como ser ela a proprietária dos negócios a serem gerados, pois a função do Poder Público é democratizar o acesso do maior número de pessoas ao empreendedorismo tão necessário à melhora na qualidade de vida de todos. Esses aspectos ainda não foram esclarecidos.
Finalizando, democracia é uma prática diária, por isso, todo o direito ao PT e a quem quer que seja, de propor, criticar, colaborar, etc. Afinal, posso não concordar com nenhuma de suas opiniões, mas lutarei sempre para que tenha o direito de externá-las. Isso é democracia!!!!

Maurício Moromizato
Ubatuba, SP


Bandeira de Fumaça - Ouvi esta expressão ontem, no “salão” promovido pelo novo secretário de turismo na ACIU. Muito representativa esta frase. Na verdade, esta flâmula é a personificação (fantasmagórica) da apoteose de todos os nossos esforços, cheios de boas ou más intenções de uns, e de outros. A verdade é que todos estes esforços, não tiveram ao menos a capacidade de promover e fazer perdurar a união entre nós, os maiores interessados no sucesso daquelas, chamemos assim “ações”.
Aí foram, distribuídos ao longo do tempo, longos tempos, a associação comercial, a associação de hotéis, embrião do Sindicato (que se tornou de um homem só), Protur (uma ação política para “combater” a Comtur) e a Comtur, que nasceu gêmea da de Santa Catarina (que funciona muito bem até hoje) e como as outras, foi descaracterizada, politizada, manipulada aos sabores de interesses escusos somados a um turbilhão de vaidades de incompetentes inconseqüentes “ativos” e “donos” de todas as verdades. Cômico e trágico. Deu no que deu.
E a mais “democrática” Ubatuba SIM! que alguns poucos espertalhões (como sempre) em um determinado momento de fragilidade do movimento, utilizaram-no para a política partidária. Pode? Pôde! E quem se esquece da megalomaníaca UBAFESTA? Assim, a ausência da grande maioria do Trade e demais representantes empresariais no “alvorecer” desta nova empreitada, tem fundamentos mais do que justificáveis. Afinal, quem é o porta estandarte desta nova bandeira? Estamos também escaldados de “porta bandeiras”.
Qual é o plano? A desconfiança chega as raias da satirização. Não é educado. Mesmo com a justificativa das más experiências passadas. De toda forma, é certo, certíssimo, que não melhoramos de lá para cá. Como está, não conseguimos ficar, muito menos continuar. Mesmo com dias de outono maravilhosos, ensolarados, céu de brigadeiro, mar de almirante refletindo a Mata.... ninguém (fora uns poucos gatos pingados aqui ou ali) além de nós mesmos. Continuamos iguais a ontem e estaremos iguais amanhã. Assim, até o próximo verão. Outros outonos e outros verões virão. Fazemos parte desta paisagem assinada como obra Dele. Temos tudo isso! Ele nos deu. Temos muito em relação a tantos outros lugares, que mesmo veladamente, nos invejam. Pecado! Pecado maior é não acreditarmos em nós mesmos. Pecado é continuarmos inertes. Descrentes. Quase que renegando esta dádiva divina. Os culpados dos insucessos? Nós mesmos!!! Confessado assertivamente também ontem no “salão”.
Particularmente, e com mais experiência, adquirida com estes “insucessos” anteriores, seguirei esta bandeira e, no que depender de mim, falarei dela aos quatro cantos e a quatro ventos. Não quero, e acredito que ninguém quer, errar e continuar errando por omissão. Cansados? Medo do que então? Vou “pagar para ver” do que é feita essa nova bandeira. Para os descrentes, solicito veementemente, em nome das nossas necessidades prementes, que nos apresente, de imediato, uma outra opção. Mesmo que esta “outra opção” para outros tantos, seja também uma bandeira de fumaça.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio

a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Tabatinga ©Emilio Campi

Caraguatatuba
Praia da Tabatinga
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante Igreja Ágape

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor